17 de maio de 2014

URINA DE 24 HORAS | Como colher e para que serve

A chamada urina de 24 horas é uma análise da urina ainda muito utilizada por diversos médicos para avaliar o funcionamento dos rins e investigar algumas alterações urinárias.

Publicidade

Nos últimos anos, o exame da urina de 24 horas têm perdido popularidade, principalmente entre os nefrologistas, por ser um procedimento chato de ser feito, já que obriga o paciente a coletar sua urina para um garrafão durante 24 horas ininterruptas.

Neste texto vamos explicar o modo correto de colher a urina de 24 horas, quais são os seus objetivos e apontar suas vantagens e desvantagens.

Se você está preocupado(a) com o funcionamento dos seus rins, antes de seguirmos em frente, não deixe de assistir a esse curto vídeo de 3 minutos, produzido pela equipe do MD.Saúde, que explica de forma simples a insuficiência renal e o exame da creatinina:

Vídeo sobre doença renal crônica

Como colher a urina de 24 horas

Se você chegou até este texto é porque provavelmente o seu médico solicitou uma urina de 24 horas. Então, antes de falarmos da utilidade do exame, vamos primeiro explicar o modo correto de fazer esta análise da urina.

A urina de 24 horas é nada mais do que aquilo que o próprio nome diz: uma coleta de urina que dura 24 horas.

Instruções para colher a urina de 24 horas:

1.) O análise terá que ser feita durante 24 horas, portanto, o primeiro passo é escolher qual o intervalo mais confortável para que você colha a urina. O ideal é sempre escolher a hora em que você normalmente acorda. Vamos usar o horário de 7 horas da manhã como exemplo para o resto das instruções.

Urina 24h

Garrafão para urina de 24 horas

2.) Imaginemos que você irá começar a coletar a urina hoje. Ao acordar às 7h, você deve esvaziar a bexiga, urinando normalmente no vaso sanitário. Portanto, a primeira urina do dia deve ser desprezada. O exame começa na hora em que se esvazia a bexiga pela primeira vez no dia. Após urinar, anote a hora exata, pois a coleta deve terminar nesta mesma hora do dia seguinte.

Mas se o exame começa às 7 da manhã, por que então desprezar a urina desta hora?

Porque a urina que estava dentro da sua bexiga às 7h não foi produzida às 7h, mas sim durante toda a madrugada, desde a última vez que você urinou. Portanto, esvaziando-se a bexiga, colheremos apenas a urina produzida a partir das 7h da manhã.

3) Depois de esvaziar a bexiga, toda e qualquer urina deve ser guardada no mesmo recipiente (se você urina muito, pode-se usar mais de um recipiente). Não importa o volume, qualquer gota conta. Se for evacuar, não pode urinar no vaso. Se estiver tomando banho, não pode urinar no banho. Se for sair à rua, leve o recipiente junto ou não urine até voltar para casa.

O recipiente com a urina deve ser armazenado em temperatura ambiente ou dentro da geladeira.

Por comodidade, indicamos a coleta do exame durante o Domingo; deste modo você não precisa levar o recipiente para o o trabalho e ainda consegue entregá-lo no laboratório na Segunda-feira de manhã.

Se houver qualquer perda na urina, o ideal é abortar a coleta, desprezando o que já foi colhido, e reiniciá-la no dia seguinte. Uma pequena quantidade de urina perdida já é suficiente para causar erros no resultado final.

Se você colheu a urina de modo errado e não comunicou o seu médico, quem sofrerá as consequências será você mesmo, pois o clínico ira tomar decisões baseadas em um resultado errado.

4) Você deve colher toda urina até às 7h do dia seguinte, incluindo esta última. Se você por acaso acordou mais cedo e urinou às 6h, procure beber água para conseguir urinar de novo quando der 7h. Lembre-se, o exame começa quando você esvazia a bexiga às 7h, e termina quando a esvazia de novo, também às 7h. A coleta da última urina pode ter uma tolerância de 10 minutos para mais ou para menos (entre 6:50h e 7:10h)

5) Uma vez terminada a coleta de 24h, a urina no recipiente pode ficar em temperatura ambiente por até 48h, porém, o ideal é mantê-la refrigerada. Quanto mais cedo a urina for entregue no laboratório, melhor.

Por que colher urina de 24 horas e não apenas 1 ou 2 horas?

A urina de 24 horas é um exame solicitado para quantificar determinadas substâncias na urina. O EAS (urina tipo I) que é o exame de urina mais comumente solicitado, feito através de amostra, apenas detecta a presença ou não de determinadas substâncias, não sendo capaz de quantificá-las de modo acurado (leia:
EXAME DE URINA | Entenda os seus resultados). Como a excreção de determinadas substâncias na urina varia muito dependendo da hora do dia, colher apenas uma amostra torna-se um exame muto falho e de difícil padronização. Quando se usa um longo período de tempo para a coleta, como 24 horas, essas variações naturais acabam sendo minimizadas.

Para que serve a urina de 24 horas?

Mais de 90% dos pedidos de urina de 24h são feitos para se avaliar duas situações:

1.) Clearance de creatinina: O clearance de creatinina é basicamente a taxa de filtração dos rins, ou seja, a medição de quantos mililitros de sangue os rins filtram por minuto. É o principal modo de avaliar a função renal. Leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento para saber mais sobre o clearance de creatinina e a taxa de filtração renal.

2.) Proteinúria: chamamos de proteinúria a presença de proteínas na urina, fato que só ocorre quando os rins estão doentes. O EAS (urina tipo 1) é capaz de detectar a presença de proteínas na urina, mas não consegue quantificá-la com exatidão. Além das proteínas totais, a urina de 24h também pode dosar a albumina na urina, chamada de albuminúria.

Leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA para saber mais sobre proteinúria e albuminúria.

A nossa urina ainda é composta por várias outras substâncias, entre elas: cálcio, sódio, amônia, ureia, oxalato, citrato, magnésio, fosfato, ácido úrico etc… Portanto, além da avaliação da função renal e da quantificação da proteinúria, a urina de 24 horas também pode ser usada para quantificar todas estas substâncias. Obviamente, nem todas estas dosagens apresentam relevância clínica. Na prática médica, as comumente solicitadas são:

3.) Sódio urinário – é um modo indireto de se avaliar a quantidade de sal que o paciente ingere. Em situações normais, a quantidade de sódio que sai na urina é semelhante a quantidade consumida ao longo do dia. Muito útil na:
– Cirrose (leia: CIRROSE HEPÁTICA | Causas e Sintomas)
– Hipertensão (leia: HIPERTENSÃO ARTERIAL (PRESSÃO ALTA) | Sintomas e tratamento)
– Casos de edemas (leia: INCHAÇOS E EDEMAS | Causas e tratamento)

4.) Cálcio urinário – importante na avaliação dos pacientes com cálculo renal (leia: CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS | Sintomas, causas e tratamento)

5.) Ácido úrico urinário – importante para os pacientes com gota e/ou ácido úrico elevados (leia: GOTA | ÁCIDO ÚRICO | Sintomas e dieta) e para os pacientes com cálculo renal a base de ácido úrico.

6.) Citrato – é uma substância que inibe a formação de cálculos. Pacientes com citrato urinário baixo estão sujeitos a formarem pedras nos rins.

7) Oxalato – também importante na investigação das causas de formação dos cálculos renais.

8) Potássio – útil na investigação de algumas doenças dos túbulos renais

Problemas da urina de 24 horas

A urina de 24 horas foi durante muitos anos o melhor e mais utilizado meio para se avaliar a função dos rins. Porém, devido às inerentes dificuldades em sua coleta e aos frequentes erros que esta ocasiona, tem sido cada vez menos pedida na prática médica, principalmente entre os nefrologistas, os especialistas em rins.

O fato é que grande parte dos pacientes não colhe a urina de 24 horas de modo correto. Uma urina mal colhida gera resultados errados que mais atrapalham do que ajudam a avaliação do médico. Um agravante está no fato de que uma considerável parte dos médicos não sabe reconhecer quando a urina está colhida de modo errado. Isto faz com que condutas sejam tomadas baseadas em resultados que não correspondem com a realidade.

Para saber se a urina foi realmente colhida durante as 24 horas, basta dividir o valor da creatinina urinária pelo peso do paciente. Por exemplo, se uma pessoa de 70 kg eliminou 1400 mg de creatinina em 24 horas, isto corresponde a 20 mg/kg.

Os valores normais são:
Homens 15 a 25 mg/kg
Mulheres 10 a 20 mg/kg

Valores abaixo ou acima destes indicam uma urina colhida de modo errado.

A urina de 24 horas nos dias de hoje

Atualmente já existem maneiras de se obter as mesmas informações da urina de 24h com exames mais simples. O cálculo da função renal, por exemplo, é atualmente feito com fórmulas matemáticas baseadas apenas na creatinina do sangue (leia: CREATININA e URÉIA| Como elas indicam lesão renal). A própria medição da proteinúria e da albuminúria também já pode ser feita de modo mais simples, apenas com uma amostra simples de urina.

A urina de 24 horas ainda é um exame útil naqueles pacientes que conseguem colhê-la corretamente. Porém, é um exame pouco confortável para o paciente e na maioria dos casos já não é mais preciso solicitá-la com frequência, já que é possível obter as mesmas informações com exames mais simples.

"URINA DE 24 HORAS | Como colher e para que serve", 5 out of 5 based on 83 ratings.
Publicidade
  • Cristiane Maciel

    como colher sem derramar nenhuma gota???Não dá!!!

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se está difícil, use uma bacia e depois passe a urina para a garrafa com um funil.

  • Célia

    Meu filho fez exame de urina de 24 horas, para ver o citrato o resultado foi 688,00 MMOL/ 24 horas. Está baixo? Ele tem 12 anos.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não está baixo, não.

  • alessandra

    O exame tem valores diferenciados para gravidas ou nao

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Luiz Roberto

    O resultado do exame de proteinúria, em mg/24 horas, obtido no exame de urina 24 horas depende do volume colhido neste período, ou seja, quanto maior o volume de urina maior será o valor obtido em mg/24 horas? Grato.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Somente se o exame não respeitar o tempo de 24 horas. Se a urina for realmente colhida dentro de 24 horas, o fato do paciente ter urinado 1,5 litro ou 2,5 litros não altera de forma relevante a quantidade de proteínas eliminadas ao longo do dia.

  • Maira Lucia Petrich

    Fico feliz em ter um site que tire nossas dúvidas,e ainda explica de maneira que leigos como eu consigam entender bem de cada caso,DEUS proteja vcs médicos que se dispõem em ajudar as pesssoas,obrigada :0

  • http://www.fizpublicidade.com.br/ Renan Sales

    Muito Bom. Parabéns pelo artigo.
    Pena que meu médico ainda insiste nesse método. :(

  • Scar Predador

    Parabéns ao autor deste site e demais colaboradores da área médica para com o mesmo. Ótimas informações e muito úteis a qualquer pessoa. Aliás… Todo conhecimento que pode ser adquirido e passado adiante nunca é demais!!!

  • bruxinha domme

    Nossa, parabéns,seu site é espetacular!

  • Willer

    informações muito esclarecedoras, parabens!!!

  • angelica

    oi…
    Quais são os materias necessários para coleta de urina 24 horas?
    E também de svd?
    obrigado.
    OBS: estou fazendo trabalho para escola!

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Basta um garrafão para colher a urina. Pode ser de água.
      O que é svd?

  • Maria

    Eu estou fazendo esse exame para entregá-lo na perícia médica de concurso público. Porém, desprezei uma urina quando fui evacuar. Eu faço um grande volume de urina, será que é realmente necessário fazer de novo o exame?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Sim. Se perdeu urina, mesmo que pouco, o exame vai dar errado, vai subestimar sua função renal e você pode ter problemas se o médico que for avaliá-la não for muito esperto.

  • silverio

    primeiramente parabenizar pelo site, rico em informações e de forma clara.
    mas a minha duvida é sobre D. C. E. ? o que é essa sigla e o que significa, e o que é normal ou anormal no resultado. ?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Também não sei o que é DCE. Me dê mais informações.

  • https://www.facebook.com/sergio.braga2 Sergio Braga

    Bom dia minha mãe fez esse exame de urina 24 horas, contudo não sei se fez de forma correta , mas o resultado foi o seguinte:
    exame clearence de creatina resultado : 16,38 ml/ min, ela tem 79 anos e estou preocupado, por favor me diga será preciso hemodialise?
    obrigado
    Sergio

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Esse resultado só tem valor se o exame tiver sido colhido de forma correta. Se não, ele pode estar subestimando a real função renal da sua mãe.

  • manoel vieira de almeida

    parabéns muito esclarecedor este artigo bom de mais tirou todas duvidas que eu tinha mais uma vez parabéns valeu

  • Willine

    Doutor,se for colhida somente uma parte da urina durante cada coleta,altera o resultado?Pois estou grávida e tenho q fazer este exame,mas como estou urinando muito e em grande volume,acho que pode dá duas ou mais garrafas e fico pouco constrangida.Desde já,agradeço por esclarecer minha dúvida

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Tem que colher tudo, sem exceção, senão o resultado não terá valor. Se forem 3 litros de urina, os 3 litros têm que ser guardados nas garrafas.

  • http://tatiana_gomes26@hotmail.com tatiana g

    boa tarde estou cheia de duvida entao posso começar a coleta apartir de sabado terminar no domingo e o primeiro eu descarto e o utimo eu faço na garrafa me responda por favorrrrrrrrrr

    • Pedro Pinheiro

      É mais ou menos isso, o texto explica com detalhes. O problema de terminar o exame no Domingo é que os laboratórios só vão poder receber a urina na segunda-feira. O ideal é fazer de Domingo pra Segunda.

  • Eduardo

    Parabéns pelo texto! Irei colher esta semana a urina 24hrs. Meu laboratório recomendou uma dieta de 03 dias anteriores ao dia da coleta. É necessário realmente alterar os hábitos alimentares? E, no dia da coleta, a ingestão de líquido (água, suco) pode ser feita normalmente?
    Obrigado!

    • Pedro Pinheiro

      Em geral não é preciso dieta. Mas não sei qual é o objetivo do exame nem a técnica que o laboratório usa, por isso, sugiro seguir as orientações.

  • G.Marinho

    Rachel vc tem razão ! É que alguns médicos faltaram muitas aulas na facu e se sentem constrangidos e irritados quando o paciente demonstra q sabe demais sobre o próprio corpo ! Não ligo a mínima, pois, temos que saber tudo que for possível sobre o nosso corpo que é o nosso maior patrimonio !!

  • Mario Garrote Filho

    Parabens pelo texto. É objetivo, de leitura agradavel e bastante esclarecedor. Gracas a esse texto não há mais risco de que eu colha a urina dw 24h de modo errado, pois agora ntendo o porque dos procedimentos

  • http://profile.yahoo.com/EQMW3MY3CJTNAJW4NRXQJVB6UE ariane

    Olá! Fiz o exame de urina 24 horas e no resultado mostrou Proteínas – 0,16g/24h. Existe alguma inflamação neste resultado?
    Obrigada.

  • Marina Cairo

    Doutor, me indicaram no laboratório utilizar para a primeira coleta uma garrafa de água mineral, de 1.5L. Como o clima está muito quente e trabalho só a tarde e pego ônibus, gostaria de saber se posso levar uma garrafinha menor para o trabalho e chegando em casa, coloco esta urina produzida na garrafa maior.

  • Marina Cairo

    Doutor, me indicaram no laboratório utilizar para a primeira coleta uma garrafa de água mineral, de 1.5L. Como o clima está muito quente e trabalho só a tarde e pego ônibus, gostaria de saber se posso levar uma garrafinha menor para o trabalho e chegando em casa, coloco esta urina produzida na garrafa maior.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, se você não perder nenhum urina no caminho, não há problema.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se for urina de 24 horas, o exame começou às 7h, que é a primeira vez que você esvaziou a bexiga no dia. O laboratório tá confuso.

  • Jomedina

    Fiz o exame e não começei a contar quando descartei a 1 urina e sim quando colhi a segunda. Então eu errei a contagem?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, errou, a contagem deve ser iniciada quando você descarta a primeira urina.

  • Kelly

    No meu pedido de exame estava escrito para descartar a 1 urina que ocorreu as 7:00, e anotar a hr da segunda que foi 12;30, então anotei esse horario (12:30). Entendi no texto que nesse caso o exame terminaria as 7;00 do dia seguinte, mais quando fui entregar a coleta a moça me disse que o exame deveria acabar as12:30 que foi a hora que começei a coleta. Então tenho que fazer novamente o exame. Me deram a inforamão errada no ambulatório?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for urina de 24 horas, o exame começou às 7h, que é a primeira vez que você esvaziou a bexiga no dia. O laboratório tá confuso.

  • Kelly

    sobre o exame urina 24hr, fiz o exame da seguinte forma: urinei as 7:00 para esvaziar a bexiga depois começei a coleta, a instrução do pedido de exame dizia que deveria anotar a hora da primeira( coleta) que foi 12:30, então anotei eesa hr. No outro dia as 7;00 coletei a ultima urina. levei ao laboratório e a moça me falou que estava errado , disse que eu deveria terminar tb 12:30 que foi a hr da primeira coleta.
    Afinal eu começo a contar a partir da primeira urina que descartei ou da primeira urina que guardei????? Me senti lesada pois no mesmo dia colhi sangue, eu já estava ansiosa depois disso fiquei pior. Acho que fui mal informada agora tenho que repetir o exame, Então qual é o prossedimento correto????

    Agradeço desde já.. Aguardo a resposta!!!!

    Kelly.

  • Maria jose dos santos

    sempre que faço EAS tenho leucocitos na urina, mas, não tem piocitos considerável. o que significa?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    De 1490 para 1207 não é uma redução relevante.

  • sandra

    Bom dia,
    Quero saber se sem o uso de medicamentos a proteinuria pode baixar?O penultimo exame q fiz estava em 1490mg e o ultimo em 1207mg.

  • sandra

    Bom dia,
    Quero saber se sem o uso de medicamentos a proteinuria pode baixar?O penultimo exame q fiz estava em 1490mg e o ultimo em 1207mg.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      De 1490 para 1207 não é uma redução relevante.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Podem ser várias coisas, entre elas um câncer. É preciso ser vista por um médico para saber qual caminho a tomar inicialmente.

  • Luana

    Dr° Pedro estou com uma grande perda de sangue pela urina, pode ser um sinal de cancêr na bexiga?Qual o enxame mais indicado para se descobrir isso?

  • Luana

    Dr° Pedro estou com uma grande perda de sangue pela urina, pode ser um sinal de cancêr na bexiga?Qual o enxame mais indicado para se descobrir isso?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Podem ser várias coisas, entre elas um câncer. É preciso ser vista por um médico para saber qual caminho a tomar inicialmente.

  • sandra

    Bom dia Drº Pedro,estou perdendo em torno de 1490mg(urina de 24hrs).Qual é a perda normal?Só corticóide resolve o problema?Não existe outra forma?Pois minha médica disse que terei reações como diabetes,cataratas,inchaço.Fiz uma biópsia e deu inconclusa,pois foi pouco glomeros colhidos.Teria q repetir a biópsia para dar inicio ao corticóde ou só tratar como gesp é o suficiente?
    Obrigado.

    sandra

  • sandra

    Bom dia Drº Pedro,estou perdendo em torno de 1490mg(urina de 24hrs).Qual é a perda normal?Só corticóide resolve o problema?Não existe outra forma?Pois minha médica disse que terei reações como diabetes,cataratas,inchaço.Fiz uma biópsia e deu inconclusa,pois foi pouco glomeros colhidos.Teria q repetir a biópsia para dar inicio ao corticóde ou só tratar como gesp é o suficiente?
    Obrigado.

    sandra

  • Rosegleiciane

    Quantos Litros de urina devemos fazer dutante 24 horas

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não existe um número fixo que sirva para todas as pessoas. Em geral, o normal é urinar de 1000 a 3000 ml por dia, mas isso depende de vários fatores, como atividade física, temperatura ambiental, ingestão de líquidos, uso de medicamentos…

  • Thammy_antunes

    seu eu fizer o exame de criatinina pelo sangue ainda a nessecidade de fazer esse de urina 24h?

  • Thammy_antunes

    seu eu fizer o exame de criatinina pelo sangue ainda a nessecidade de fazer esse de urina 24h?

  • José

    Complementando a pergunta anterior, a creatinina está subindo isso é normal ?

    Creatinina(sangue)
    07-01-12 0,80
    01-09-12 1,00
    10-10-12 1,06

    Estou com urina espumosa há 11 meses. Suspeito de infecção crônica.

  • José

    Complementando a pergunta anterior, a creatinina está subindo isso é normal ?

    Creatinina(sangue)
    07-01-12 0,80
    01-09-12 1,00
    10-10-12 1,06

    Estou com urina espumosa há 11 meses. Suspeito de infecção crônica.

  • Mirna

    olá, Dr. Pedro estou gravida de 8 semanas e minha medica solicitou este exame, lendo o seu artigo pergunto, qual urina devo colher uma vez que tenho urinado pelo menos 3 (três) vezes durante a noite?

  • Reginamagda8

    ___________________________________________________________________________________________________________________________
    CLEARENCE DE CREATININA Valor referencial para Clearance corrigido
    Volume Urinário 940 ml/24h Crianças de 70 a 140 ml/min/1,73m²
    Volume Minuto 0,7 ml/min Homens de 97 a 137 ml/min/1,73m²
    Superfície corpórea 2,07 m² Mulheres de 88 a 128 ml/min/1,73m²
    Creatinina (sangue) 1,0 mg/dl
    Creatinina (urina) 113 mg/dl
    Clearence de creatinina 73,77 ml/min
    Clearence de creatinina corrigido 61,54 ml/min/1,73m²
    Material: Sangue em jejum e Urina de 24 Horas / Método: Cinético – Reação de Jaffé.

    Drº Pedro, esse resultado, já que, a creatinina está normal, descarta a insuficiência renal? A ureia tb esta normal. Foi testada o mes passado e esse mes. A media da creatinina no soro se mantem na media de 1.0,mas a proteinuria que agora aparece normal, esteve em 572 no mes 08 e em setembro a microalbuminuria 43,1. Na sua opinião eu deveria estar dosando mensalmente para uma comprovação dos resultados? Sou hipertensa, tenho 48 anos e venho tendo alterações no volume urinário nos últimos 7 anos. Até ano passado eu tinha perda de urina, e ia ao banheiro de 10 em 10 minutos apesar de não consumir grande quantidade de liquido durante o dia(nunca consegui tomar muita agua).Estou passando por um nefro mas os exames estão muito discrepantes. No mes passado eu colhi a urina 24 hora e o resultado foram 350ml apenas e uma textura muito diferente parecia leitosa e com muitos residuos(tipo um po que se acumulava no fundo vidro) e a depuração foi calculada em 6.8. Em janeiro, a depuração deu 29.88. A creatinina em media 1.0, como citei acima.
    Sei que não é possivel um diagnostico, so gostaria de ter a sua opinião, pois todas as suas explicações e artigos são muito esclarecedores e na minha região temos poucas opções na sua especialidade.
    Grata pela contribuição que puder me dar para que eu possa tomar as medidas necessária para elucidar as duvidas sobre se há ou não a insuficiencia renal incipiente ou nao. Eu estou bastante inchada, quando decidi dosar na dieta o sodio(quase zerar), diminuir o potassio e o fosforo eu desinnchei 6 quilos em menos de 5 dias…Haveria alguma outra causa para o inchaço e depuração baixa?

    Obrigada!

  • Maura Ap Flaitt Sanches

    Aer que os rinseo ler cuidadosamente esse artigo, notei que o mesmo não fez referência à taxa e/ou nível de uréia, principalmente quando está acima . O que fazer para estabilizar e saber que os rins estão funcionando normalmente?

  • José

    Dr. Pedro,

    desculpe ser insistente, mas poderia me informar se isso é algo preocupante ou não.

    Se tenho de ir a um médico.

    Material: Urina recente.
    PROTEINÚRIA

    RESULTADO : 8,4 mg/dl
    RELAÇÃO ALBUMINA E CREATININA EM URINA RECENTE

    ALBUMINA ……………….: 8,6 mg/L
    CREATININA ……………..: 301,4 mg/dL
    RELAÇÃO ALBUMINA/CREATININA.: 2,9 mg/g

    Fiz esses exames sem requição médica, pois estou suspeitando que estou com uma infecção crônica, pois meus rins doem, minha urina está espumosa há 11 meses e minhas palpebras estão mais inchadas pela manhã.

  • José

    Dr. Pedro,

    desculpe ser insistente, mas poderia me informar se isso é algo preocupante ou não.

    Se tenho de ir a um médico.

    Material: Urina recente.
    PROTEINÚRIA

    RESULTADO : 8,4 mg/dl
    RELAÇÃO ALBUMINA E CREATININA EM URINA RECENTE

    ALBUMINA ……………….: 8,6 mg/L
    CREATININA ……………..: 301,4 mg/dL
    RELAÇÃO ALBUMINA/CREATININA.: 2,9 mg/g

    Fiz esses exames sem requição médica, pois estou suspeitando que estou com uma infecção crônica, pois meus rins doem, minha urina está espumosa há 11 meses e minhas palpebras estão mais inchadas pela manhã.

  • José Silva

    Dr. Pedro,

    Tipo de exame: Urina recente

    Proteinuira 8,4 mg_dl

    Albumina 8,6 mg_L
    Creatinina 301,4 mg_dl
    Relação Albumina x Creatinina 2,9 mg_g

    Isso é normal Dr ?

  • José Silva

    Dr. Pedro,

    Tipo de exame: Urina recente

    Proteinuira 8,4 mg_dl

    Albumina 8,6 mg_L
    Creatinina 301,4 mg_dl
    Relação Albumina x Creatinina 2,9 mg_g

    Isso é normal Dr ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Este texto é sobre urina de 24h, e não sobre ureia. O que vc procura deve ser esse: http://www.mdsaude.com/2008/09/voc-sabe-o-que-creatinina.html

  • Maura Ap Flaitt Sanches

    Aer que os rinseo ler cuidadosamente esse artigo, notei que o mesmo não fez referência à taxa e/ou nível de uréia, principalmente quando está acima . O que fazer para estabilizar e saber que os rins estão funcionando normalmente?

  • Maura Ap Flaitt Sanches

    Aer que os rinseo ler cuidadosamente esse artigo, notei que o mesmo não fez referência à taxa e/ou nível de uréia, principalmente quando está acima . O que fazer para estabilizar e saber que os rins estão funcionando normalmente?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Deve ser vista por um nefrologia, pois você tem proteinúria.

  • http://profile.yahoo.com/VIYBL2CY6ZTNUSG7YFIHB4UE3M Adriano

    Boa noite,

    o resultado da urina 24hs deu 1578,50mg, o seja, bem acima de 150.
    Tenho doença de berger, devo fazer algum tratamento?

    Obrigado

  • http://profile.yahoo.com/VIYBL2CY6ZTNUSG7YFIHB4UE3M Adriano

    Boa noite,

    o resultado da urina 24hs deu 1578,50mg, o seja, bem acima de 150.
    Tenho doença de berger, devo fazer algum tratamento?

    Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Deve ser vista por um nefrologia, pois você tem proteinúria.

  • Thamyres

    Bom dia, excelente artigo, parabéns! No caso, a última urina coletada, no meu caso, seria as 7 da manhã, ela pode ser a primeira do dia (esvaziamento da bexiga)?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Mari Cordova

    Nossa, que ótimo este artigo!

  • Mari Cordova

    Nossa, que ótimo este artigo!

  • Dora_arruda

    boa tarde! o resultado do meu exame urina 24horas foi de 113,40. Gostaria de saber o que significa este resultado.

  • Dora_arruda

    boa tarde! o resultado do meu exame urina 24horas foi de 113,40. Gostaria de saber o que significa este resultado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Vanusalopessilva

    boa tarde!
    gostaria de saber de tem que fazer uma higieni antes de urina.

  • Vanusalopessilva

    boa tarde!
    gostaria de saber de tem que fazer uma higieni antes de urina.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Maura Ap. Flaitt Sanches

    Muito bom e esclarecedor esse artigo

  • Maura Ap. Flaitt Sanches

    Muito bom e esclarecedor esse artigo

  • Lidialopes1

    Dr. Pedro Pinheiro, boa noite, tenho feito exames de urina e sempre vem com uma quantidade de sangue muito grande , tenho 56 anos e não mestruo mais parte ginicologia esta tudo bem, meu medico pediu o exame 24 horas , estou preocupada por que esso ja vem a muito tempo.

  • Lidialopes1

    Dr. Pedro Pinheiro, boa noite, tenho feito exames de urina e sempre vem com uma quantidade de sangue muito grande , tenho 56 anos e não mestruo mais parte ginicologia esta tudo bem, meu medico pediu o exame 24 horas , estou preocupada por que esso ja vem a muito tempo.

  • daniela

    Boa tarde!
    Gostaria de saber como se chama esse exame  de urina 24 horas

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Urina de 24 horas.

  • daniela

    Boa tarde!
    Gostaria de saber como se chama esse exame  de urina 24 horas

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Urina de 24 horas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não costuma ser.

  • Vania Amarante

    Boa tarde , meu pai precisa fazer esse exame, é muito caro para fazer particular?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma ser.

  • Rosemara_deniz

    BOM DIA, MEU FILHO ESTÁ FAZENDO ESTE EXAME TODO MÊS ELE TEM 10 ANOS E 39 KG, O EXAME DELE DEU 1115 E O NORMAL É DE 150 O MÉDICO PASSOU UM REMÉDIO QUE EU NÃO CONSIGO ENCONTAR, ESTAMOS MUITO PREOCUPADOS COM ELE O MÉDICO DISSE QUE ELE TEM PURPURA HENOCH SHOLAIN…

  • Ezequiel E S Vasconcelos

    Peso 84 kg e tenho 60 anos de idade
    Que quantidade de urina devo urinar em 24 horas, para ser normal?
    E. Vasconcelos

  • Fab Rocha10

    recebi o  exame de urina da minha filha de 6 anos e deu cristais de oxalato de calcio devo procurar o pediatra ou o nefrologista?

  • Edena B

    Um dúvida. Meu pai vai fazer exame da urina 24h. Ele urinou as 2h da madrugada e às 4h. Só foi colhida a urina às 6h. vale para o Exame. Edena Maria

  • MILENA_CABRAL

    BOA NOITE! GOSTARIA DE SABER SE PARA A DETERMINAÇÃO DE NITROGÊNIO URÉICO EM URINA DE 24HORAS É NECESSÁRIO ACIDIFICAR? E SE FOR NECESSÁRIO, QUAL A QUANTIDADE? OBRIGADA.

  • José Manuguerra

    Olá, tenho hipoparaireodismo e faço tratamento suplementar com calcio (2,4g) e calcitriol (0,50ug).  Meu calcio urinario deu 442. corro algum risco com relação aos rins?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Isso parece uma urina colhida de forma errada. Confirme com seu médico se o exame foi bem feito.

  • Vladia

    Fiz um exame de urina 24 horas para Depuração da creatina(clearence) – res. 220,56 ml/min e Proteina, Dosagem na Urina – resultado 392,0 mg/24 horas
     

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso parece uma urina colhida de forma errada. Confirme com seu médico se o exame foi bem feito.

  • Rose_titita

    Este site foi muito esclarecedor.
    Obrigada.
    Rose

  • Mrllauren

    bem minha mae fez mas creatinina sangue deu 0,96 urina deu 38mg clearence corrigido deu 53ml proteinuria deu 1,24 microalbuminuria 4,20 ela tem 76 anos pesa 64 kg 1,62m altura sera que este exame esta correto e os valore indicam algum problema renal ela é diabetica tipo 2

  • Mrllauren

    bem minha mae fez mas creatinina sangue deu 0,96 urina deu 38mg clearence corrigido deu 53ml proteinuria deu 1,24 microalbuminuria 4,20 ela tem 76 anos pesa 64 kg 1,62m altura sera que este exame esta correto e os valore indicam algum problema renal ela é diabetica tipo 2

  • rosaangela

    tenho 101 kilos  meu exame volume 1820ml  vr 47,3

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não. Tem que fazer tudo de novo.

  • sonia

    Boa noite, gostei muito da explicação. Fiz meu exame errado pelo q vc explicou. Fiz apenas 20 horas e nao 24.Daria paproveitar os valores de cd item do exame e recalcular o valor de depuração corrigido ou é melhor refazer o exame?obrigada.

  • sonia

    Boa noite, gostei muito da explicação. Fiz meu exame errado pelo q vc explicou. Fiz apenas 20 horas e nao 24.Daria paproveitar os valores de cd item do exame e recalcular o valor de depuração corrigido ou é melhor refazer o exame?obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Tem que fazer tudo de novo.

  • Simone

    Gostei muito da sua explicação e por ela, pude perceber q realizei meu exame de forma errada. Recebi o resultado do exame e todas as minhas taxas :microalbumina, calcio, acido urico, fosforo,magnesio,sodio, potássio, estão normais, com exceção da creatinina,depuração q eu achei q está bem abaixo do valor de referencia: 57. Meu exame de sangue está normal tb. A minha dúvida é: por mais q eu tenha feito o exame de forma errada é possível q, ao realizar corretamente, esse resultado se altere de forma significativa?Eu só tenho um dos meus rins funcionando e tb gostaria de saber se o fato debeber mais liquido ao fz esse exame, por si só, tb alteraria o resultado.E tb, se a clearence de creatinina, de forma isolada, já determina q a pessoa tenha insuficiencia renal ou se outras taxas como a creatinina do sangue, ureia…tb teriam q estar alteradas.Att

  • Simone

    Gostei muito da sua explicação e por ela, pude perceber q realizei meu exame de forma errada. Recebi o resultado do exame e todas as minhas taxas :microalbumina, calcio, acido urico, fosforo,magnesio,sodio, potássio, estão normais, com exceção da creatinina,depuração q eu achei q está bem abaixo do valor de referencia: 57. Meu exame de sangue está normal tb. A minha dúvida é: por mais q eu tenha feito o exame de forma errada é possível q, ao realizar corretamente, esse resultado se altere de forma significativa?Eu só tenho um dos meus rins funcionando e tb gostaria de saber se o fato debeber mais liquido ao fz esse exame, por si só, tb alteraria o resultado.E tb, se a clearence de creatinina, de forma isolada, já determina q a pessoa tenha insuficiencia renal ou se outras taxas como a creatinina do sangue, ureia…tb teriam q estar alteradas.Att

  • Marta Furtado

    Gostei muito da explicação de como fazer a cpleta do exame de urina de 24 h, e também de saber sua útilidade….obrigada.

  • Marta Furtado

    Gostei muito da explicação de como fazer a cpleta do exame de urina de 24 h, e também de saber sua útilidade….obrigada.

  • Sandra

    Bom dia! Parabéns pelo site. Vou adiciona-los nos “meus favoritos”. Muito obrigada pelas informações.

  • Sandra

    Bom dia! Parabéns pelo site. Vou adiciona-los nos “meus favoritos”. Muito obrigada pelas informações.

  • rosaangela

    tenho 101 kilos  meu exame volume 1820ml  vr 47,3

  • Rachel

    Gostei muito desse site, e provavelmente vou utilizá-lo muito para entender e tirar dúvidas pois nem sempre os médicos nos respondem como deveriam. Sempre tenho a impressão que médico não simpatiza muito com paciente que “sabe” demais sobre o próprio corpo. 
    Parabéns pela iniciativa!!!
    Rachel

  • weverton cardoso

    pude tirar todas as minhas duvidas neste site.
    muito bom!!!
    valeu…

  • José Manuguerra

    Olá, tenho hipoparaireodismo e faço tratamento suplementar com calcio (2,4g) e calcitriol (0,50ug).  Meu calcio urinario deu 442. corro algum risco com relação aos rins?

  • Irene ribeiro

    meu calcio urinario 24 hrs deu (72) e o naormal é de 100 a 321mg 24hr, dependo deste resultado pra saber e posso tomar um remedio pra osteoporose, a medica disse q se desse alterarado eu nao deviria tomar o remedio, assim sendo a minha proxima consulta com ele é daqui a 2 meses ela é minha endocrinologista. o que me diz?
    obrigada 
    irene

  • Rose_titita

    Este site foi muito esclarecedor.
    Obrigada.
    Rose

  • Edena B

    Um dúvida. Meu pai vai fazer exame da urina 24h. Ele urinou as 2h da madrugada e às 4h. Só foi colhida a urina às 6h. vale para o Exame. Edena Maria

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não entendi. Explique melhor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Essa primeira urina desprezada de manhã foi formada ao longo da madrugada. Se a urina vai começar a ser colhidas às 8h, você não pode usar uma urina produzida durante a noite anterior. O exame começa com a bexiga vazia para você ter certeza que só estará colhendo urina produzido após às 8h. A última urina, no dia seguinte, deve ser guardada junto com todo as outras. Ela ainda está dentro do prazo de 24h.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Essa primeira urina desprezada de manhã foi formada ao longo da madrugada. Se a urina vai começar a ser colhidas às 8h, você não pode usar uma urina produzida durante a noite anterior. O exame começa com a bexiga vazia para você ter certeza que só estará colhendo urina produzido após às 8h. A última urina, no dia seguinte, deve ser guardada junto com todo as outras. Ela ainda está dentro do prazo de 24h.

  • Fabiana MC dos Santos

    Olá!
    Tenho uma dúvida quanto a esse exame da urina de 24h. Li que a primeira urina doa dia deve ser desprezada, ok. Mas como completaria 24 horas se desprezamos essa urina? OU seja: A primeira urina do dia seguinte tmb deverá ser desprezada, é isso?
    Desculpa a ignorancia, é que é um exame novo pra mim.

  • Fabiana MC dos Santos

    Olá!
    Tenho uma dúvida quanto a esse exame da urina de 24h. Li que a primeira urina doa dia deve ser desprezada, ok. Mas como completaria 24 horas se desprezamos essa urina? OU seja: A primeira urina do dia seguinte tmb deverá ser desprezada, é isso?
    Desculpa a ignorancia, é que é um exame novo pra mim.

  • Aldisney

    Este site é NOTA DEZ!!!! Tenho aprendido muito aqui!!!! Obrigado pela iniciativa.

  • Aldisney

    Este site é NOTA DEZ!!!! Tenho aprendido muito aqui!!!! Obrigado pela iniciativa.

  • Andry

    Encontrei as respostas que procurava.Muito obrigada!Concordo com o comentario abaixo,os profissionais dessa area precisam estar bem qualificados,passar as instruções corretas ao paciente no momemto da coleta,isso ajudaria muito a evitar que ocorra resultados errados.

  • Edinanatureza

    Adorei, tudo minucuosamente explicadinho.

  • Edinanatureza

    Adorei, tudo minucuosamente explicadinho.

  • Ana Cristina

    Nossa, obrigada pelos esclarecimentos… Sou compatível de medula óssea para meu irmão,mas devido algumas alterações no meu Mielograma, não poderei fazer a doação. Porém estou repetindo os mesmos examem outros lugares, porém o médico solicitou esse exame de urina 24 hs, mas o pessoal do Lab. , não me explicou como seria essa coleta. Talvs seja porisso que o numero de falsos diagnósticos aumentam. Os profissionais devem ser mais capacitados quado o assunto é saúde.Obrigada Dr.

  • VALERIAMIRANDA67

    OBRIGADA TINHA   DUVIDAS SOBRE ESSE EXAME MAS  AGORA  NÃO TENHO MAS

  • Anonymous

    otimo artigo, bem explicado de facil compreensao…

  • Ana Cristina

    Nossa, obrigada pelos esclarecimentos… Sou compatível de medula óssea para meu irmão,mas devido algumas alterações no meu Mielograma, não poderei fazer a doação. Porém estou repetindo os mesmos examem outros lugares, porém o médico solicitou esse exame de urina 24 hs, mas o pessoal do Lab. , não me explicou como seria essa coleta. Talvs seja porisso que o numero de falsos diagnósticos aumentam. Os profissionais devem ser mais capacitados quado o assunto é saúde.Obrigada Dr.

  • Anonymous

    Parabéns Dr. Pedro. Sua explicação sobre o exame da Urina 24h foi muito esclarecedora. O texto foi redigido em linguagem simples, dando oportunidade para qualquer pessoa leiga entender a importância de colher corretamente a urina.

  • Anonymous

    hum, muito bom mesmo, agora sim entendo sobre a nescessidade de fazer o exame de urina 24 horas, ate porque sou transplantada renal!!! obigada

  • http://www.blogger.com/profile/10381140452466621418 Jaque

    muito bom.. bem explicado. agora entendi direitinho. obrigada

  • Anonymous

    Dr e a Cristina. Definitivamente pelos fatos, eu nao fiz o exame correto. Nao fiz com horario correto e nem mesmo quantidade, pois deixei cai +- 1/2 copo. :-(
    Muito Obrigado por estas explicacoes. O senhor alivio meu coracao :-).
    Mas vou repetir o exame e continuar em contato.
    Obrigada,
    Cristina

  • Anonymous

    exelente materia .ajudou-me bastante a entender o que sinto no meu dia a dia .obrigada

  • Walter

    Excelente! Obrigado.

  • Anonymous

    Obrigada, pelo esclarecimento agora sei para ke servi este exame. Bete. DF

  • Anonymous

    Realmente, excelente artigo!!
    Parabéns e obrigada pelas informações!!!

  • Anonymous

    ótimo artigo. Parabéns por facilitar o acesso da população à informações tão relevantes. Obrigada pela gentileza e dedicação nos textos e nas respostas às questões que nós internautas lhe fazemos.

  • Shii

    Muito legal precisava mesmo ler isso..bem explicadinho..
    Obrigada..!

  • Débora

    Agora eu entendi…

  • http://www.blogger.com/profile/15473241708268258266 Edilza Nascimento

    Excelente artigo. Muito abrangente e detalhado. Muito obrigado!
    Edilza