FEBRE REUMÁTICA – Sintomas e Tratamento

85

A febre reumática, conhecida popularmente como reumatismo no sangue, é uma complicação que pode surgir após um quadro de faringite causado pela bactéria Streptococcus.

Nas regiões menos desenvolvidas do mundo, estima-se que cerca de 20 milhões de pessoas sofram de febre reumática, sendo esta a principal causa de morte de origem cardíaca na população abaixo dos 50 anos. É uma doença que ocorre principalmente na população jovem, com pico de incidência entre os 5 e 15 anos de idade. A febre reumática é pouco comum em adultos.

Neste artigo vamos explicar o que é a febre reumática (reumatismo no sangue), quais são os seus sintomas, suas causas e as opções de tratamento e prevenção.

Publicidade - Publicidad

O que é a febre reumática?

A febre reumática é uma doença inflamatória que ataca o coração e suas válvulas levando a sua progressiva destruição. É uma complicação de infecções comuns da garganta como a faringite e a escarlatina (leia: DOR DE GARGANTA | FARINGITE | AMIGDALITE e ESCARLATINA | Sintomas, causas e tratamento), ou de pele, como o impetigo (leia: IMPETIGO COMUM e IMPETIGO BOLHOSO | Sintomas e tratamento) causadas pela bactéria Streptococcus pyogenes (Streptococcus ß-hemolítico do grupo A de Lancefield).

A história acontece da seguinte maneira: uma pessoa jovem adquire uma faringite ou amigdalite comum, daquelas com febre, dor de garganta e pus nas amígdalas. Este paciente acaba por não procurar atendimento médico e não recebe o tratamento com antibióticos como seria suposto. Com o passar dos dias o seu sistema imune acaba por controlar a infecção e a faringite pode desaparecer. Porém, a bactéria Streptococcus pyogenes possui uma proteína muito semelhante à existente em alguns tecidos do nosso corpo como válvulas cardíacas, articulações, sistema nervoso e pele. Ocorre então que, ao tentar controlar a infecção, o nosso sistema imune pode acabar produzindo anticorpos contra essa proteína que, além de atacar a bactéria, acaba também por atacar indevidamente todos esses outros tecidos levando a sua destruição.

A febre reumática costuma surgir após 1 a 4 semanas do inicio da infecção de garganta pelo Streptococcus pyogenes.

Antes de seguirmos em frente, algumas ressalvas são importantes:

– Nem toda faringite não tratada apresentará a febre reumática como complicação. Vários germes podem causar dor de garganta, incluindo vários tipos de bactérias e vírus. A febre reumática é causada apenas pelo Streptococcus pyogenes.

– Entre a espécie Streptococcus existem vários tipos de bactérias como o Streptococcus pneumoniae, que causa pneumonia (leia: PNEUMONIA | Sintomas e tratamento), o grupo Streptococcus viridans, que causa endocardite e outras. Mesmo entre o Streptococcus pyogenes, existem várias cepas diferentes e nem todas parecem ser capazes de causar febre reumática.

– Além da bactéria específica, parece também ser necessária uma predisposição genética dos pacientes para se desenvolver febre reumática.

Portanto, para se ter febre reumática é preciso ter uma predisposição individual e uma infecção de garganta por cepas específicas do Streptococcus pyogenes . Além disso, é preciso que o paciente não receba tratamento adequado com antibióticos.

Publicidade - Publicidad

Sintomas da febre reumática

A febre reumática costuma surgir com um quadro de febre alta que vem acompanhado de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas:

Poliartrite migratória: artrite é uma quadro de inflamação das articulações como joelhos, cotovelos, punhos, tornozelos, etc. Os sintomas consistem em inchaço, vermelhidão, calor local e intensa dor. Chamamos poliartrite quando a artrite acomete várias articulações ao mesmo tempo. O termo migratória indica que ela vai mudando de articulação acometida ao longo dos dias.

A poliartrite da febre reumática é o sintoma mais comum da doença e acomete 3 em cada 4 pacientes.

Cardite: a febre reumática ataca todo o coração, desde o pericárdio, membrana que o envolve, até o próprio músculo cardíaco (miocárdio) e as válvulas do coração.

Os sintomas do acometimento cardíaco incluem dor torácica, principalmente quando se respira fundo, cansaço aos esforços e, principalmente, o aparecimento de um sopro no coração, indicando lesão em uma das suas válvulas (leia: SOPRO NO CORAÇÃO | Causas, sintomas e tratamento).

A lesão das válvulas do coração pode ser grave suficiente para causar insuficiência cardíaca (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA | CAUSAS E SINTOMAS).

A cardite é a complicação mais grave da febre reumática e ocorre em cerca de 40 a 50% dos casos. A cardite e a artrite costumam ser, após a febre, os dois primeiros sintomas da febre reumática.

Coréia de Sydenham: o acometimento do sistema nervoso central pela febre reumática causa a coréia, uma alteração neurológica que se manifesta com movimento involuntários dos braços, pernas e da cabeça, fraqueza muscular e alterações do discurso. A coréia desaparece durante o sono.

Publicidade - Publicidad

No vídeo abaixo é possível ver uma menininha que teve febre reumática e apresenta coréia de Sydenham.

A coréia de Sydenham, também chamada de dança de São Vito, é mais comum em mulheres e pode aparecer somente após 8 meses da infeção de garganta. Ocorre em 5 a 10% dos casos de febre reumática. Pode ser o primeiro sintoma e em alguns pacientes surge sem que haja sinais cardite ou artrite associados. A menina do vídeo acima recuperou totalmente a sua coordenação após alguns meses e não ficou com sequelas.

Nódulos subcutâneos: a presença de nódulos subcutâneos é outra manifestação típica da febre reumática.

Nódulo subcutâneo na febre reumática
Nódulo subcutâneo

Estes nódulos costumam ser indolores, endurecidos, sem sinais inflamatórios, medindo entre 0,5 e 2 cm. Podem surgir vários, mas a média é entre 3 e 4 nódulos distribuídos principalmente no cotovelo, punhos e joelhos. Normalmente desaparecem após 1 mês.

Ocorre em 10% dos casos e somente naqueles que também apresentam cardite. Os nódulos subcutâneos da febre reumática são muito parecidos com aqueles da artrite reumatóide (leia: ARTRITE REUMATÓIDE | Sintomas, diagnóstico e tratamento).

Eritema marginato da febre reumática
Eritema marginato

Eritema marginato: é uma rash avermelhado, evanescente, que acomete principalmente os tronco e partes dos membros. Costuma ficar mais evidente em temperaturas quentes e pode durar anos, aparecendo e desaparecendo ao longo do tempo. Ocorre em 5% dos casos e, assim como os nódulos subcutâneos, o eritema marginato também costuma estar associado a cardite.

Na maioria dos casos de febre reumática, o episódio agudo dura em torno de 6 semanas. Em 90% dos casos, os sintomas desaparecem em no máximo 3 meses. A coréia de Sydenham costuma melhorar em 3 a 4 meses, porém, alguns em alguns pacientes podem levar até 2 anos.

O principal problema da febre reumática são as sequelas cardíacas. Uma vez que a válvula esteja lesada, ela não se regenera. As lesões valvulares podem levar a insuficiência cardíaca e favorecem o aparecimento da endocardite (leia: ENDOCARDITE| Sintomas e tratamento). Muitas vezes se faz necessária uma cirurgia para troca da válvula cardíaca afetada.

Quem já teve um episódio de febre reumática apresenta um alto risco de rescindência toda vez que surge uma nova faringite, sendo portanto, necessário tratamento antibiótico profilático (explico mais abaixo).

Anticorpo antiestreptolisina O (ASLO)

Um exame que pode ser feito para saber se o paciente teve contato recente com a bactéria que causa a febre reumática é a dosagem do anticorpo antiestreptolisina O, conhecido também pela sigla ASLO. Valores elevados de ASLO indicam que houve um contato recente com a bactéria Streptococcus. O ASLO começa a se elevar após 1 semana de infecção pelo Streptococcus e atinge o seu pico ao redor da 5ª ou 6ª semana, época em que o paciente já desenvolveu sintomas febre reumática.

Tratamento da febre reumática

O tratamento da febre reumática se baseia primordialmente na sua prevenção. O tratamento das faringites/amigdalites bacterianas com antibiótico praticamente elimina o risco do aparecimento da doença. O ideal é não postergar o início do tratamento por mais de 7 dias após o início dos sintomas.

A não prescrição de antibióticos, principalmente se o paciente for jovem, ou a interrupção do esquema antibiótico antes do prazo estipulado, mesmo que a faringite já tenha desaparecido, são os principais fatores de risco para febre reumática.

Uma vez que o episódio agudo de febre reumática já tenha aparecido, o tratamento torna-se basicamente paliativo. Não existe terapêutica que impeça a destruição das válvulas cardíacas. Nestes casos a conduta consiste na administração de antibióticos para eliminar o Streptococcus do organismo, mesmo que já não haja mais sintomas de faringite ativa e na administração de anti-inflamatórios e aspirina para alívio dos sintomas como artrite e dor torácica (leia: AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS e ASPIRINA | AAS | Indicações e efeitos colaterais).

Prevenção secundária da febre reumática

A prevenção secundária é aquela que fazemos nos pacientes já tiveram um episódio de febre reumática. Como o risco de um segundo quadro agudo é muito alto, indica-se a o uso prolongado de antibióticos até os 21 anos de idade, ou até 5 a 10 anos após o último ataque. Nos pacientes que apresentam sequelas cardíacas, com lesão valvular, a profilaxia está indicada até os 40 anos de idade.

O esquema mais utilizado é a injeção de penicilina benzatina (benzetacil) a cada 3 ou 4 semanas (leia: PENICILINA BENZATINA).

Assuntos Relacionados:

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

85 Comentários

  1. Anonymous Diz

    Melhor texto sobre febre reumática da net. Parabéns.
    João Paulo.

  2. Anonymous Diz

    Antes não sabia como uma pessoa tinha febre
    reumática,e hoje eu sei graças a esse site que explica tudo,sem deixar duvidas,parabéns.

  3. loro Diz

    ja tive febre reumatica!!hoje estou bem graças a Deus,porem tive seqüelas no coraçao.Mas sempre estou sob acompanhamento medico!!

  4. Juniorsiebeneichler Diz

    Estou fazendo um trabalho para Faculdade sobre esse assunto, até mesmo em livro é muito difícil encontrar informações claras como as que o site apresenta.

    Parabéns

  5. Anonymous Diz

    parabens pela informaçoes prestadas por esse meio rapido e futuristico de se tirar duvidas ou simplesmente confirmar uma oua varias duvidas.
    mari

  6. Anonymous Diz

    Parabens, informações importantes, expressadas de maneira simples, facil de entender.obrigada

  7. Socorro Oliveira Diz

    Parabens pela grandiosa informação, eu tive febre reumatica aos 4 anos de idade,o tratamento indicado foi o da benzetacl a cada 30 dias, isso depois da primeira crise, e continuei ate os 25 anos, isto pq aos 15 anos tive uma outra crise. Tive todas as complicações que a infecção pode ocasionar, inclusive cardica e nervos. Graças a dedicação dos medicos e de minha mãe sou uma pessoa normal, tenho vida normal sem nem uma complicação.

  8. Bruno Cezar Diz

    Minha namorada está com os Sintomas da Coréia Sydenham, hoje ela está internada e todos estão fazendo um ótimo trabalho para resolver.
    Minha dúvida é se ela irá melhorar 100%, estou com ela dando o maior apoio.

    Abraços,

  9. lucileia Diz

    @Dr. Pedro Pinheiro

    Olá Bruno Cesar

    Quantos anos tem sua namorada? Minha vó esta com ceoreia…e até ntão so tinha encontrado casos em crianças.

    como esta sendo o tratamento dela?

  10. tiago guedes Diz

    Eu ja tive frebre reumática, e em seguida coreia , uma doença causada de complicações da febre reumática ,,,
    e á causada de uma infecção de garganta por uma bactéria chamada streptococcus pyogenese

  11. Anonymous Diz

    Estou em tratamento dessa doença, atingiu minha válvula mitral esquerda,está com 1,4 daqui a 15 dias farei uma valvoplastia, graças a Deus só atingiu a válvula. Estou um pouco com medo desse procedimento mas espero que corra tudo bem.

    Vera

  12. Isabel Diz

    estafilococus aureus pode apresentar na garganta?

  13. Anonymous Diz

    Dr. Pedro Pinheiro,

    Parabéns pela belíssima explicação sobre a Febre Reumática.
    Eu tive-a, aos 10 anos de idade, mas não fiquei com sequelas. Tenho 64 anos e fiz muito desporto, incluindo desporto federado. Remo, futebol, óquei em patins, voleibol, ciclismo, etc…
    Um abraço
    Carlos Xavier Fernandes, Portugal

  14. Vanessa Diz

    Descobri a febre reumática a 1 mês e estou sofrendo com as dores, tem algo para previnir as dores como o que comer?
    Posso fazer exercícios, academia normalmente?
    Adorei o texto de vocês e aguardo resposta.

    Vanessa

  15. Ana Vieira Diz

    muito obrigado esti artigo mim ajudo muito  

  16. Jeslia10agostinho Diz

    Maravilhoso estava em busca de uma explicação como a sua. Me ajudou bastante em um trabalho de conclução de Curso Enfermagem que realizei. Obg!

  17. Jessica Aprijo Diz

    Obrigada pelo artigo. Descobri ontem que eu tive febre reumática e agora tenho sopro cardite e amanhã terei de tomar injeção benzetacil em 21 á 21 dias. Poderia me informar que grau é esse sopro?
    Jessica Aprijo
    dedaaprijo_pb@hotmail.com 

  18. Ester Careniro Diz

    Gostaria de saber se Coreia de Sydenhan tem cura, meu filho tem 7 anos e faz tratamento com benzetacil ja a 7 meses, os movimentos diminuem e aumentam de tempo em tempo, mas não tem nada alem disso.

  19. Hfariafernandes Diz

    Olá
    Parabéns pelo artigo.
    A minha mãe padece de Exostoses Múltiplas hereditárias e tem tido recorrentemente esta febre. gostaria de saber se tal potencia esta mesma doença.
    Cumprimentos.

  20. Kareennunes Diz

    minha mae tem artrite , dores fortes que chega a dar febre com calafrios , vai ficando sem sabor na boca , tem refluxo, exofagite será possivel que seja  febre reumatica? mas tem alergia  apenicilina.

  21. Ricardo Diz

    Parabéns pelo site. É difícil achar um site sobre medicina tão completo e de fácil manuseio.

  22. Lucianamnascimento1979 Diz

    Eu tive febre relmatica com 14 anos fiz longo trantamento passei pela  fase da coreia e hoje atualmentes sofro com crise de garganta e uma coisa chata sofro por antecipaçaõ quando sera a procima naõ quero mas isso

  23. daiane cristina marioto Diz

    eu ja tivi febre reumatica ,tomei 4 benzetacil .isso faz 2 anos, agora sinto muito cansaco ,falta de ar, e sinto minhas pernas queimar e tb esta inchando minhas pernas e estao muito cansadas .estou comecando a sentir dor  nas articulacoes e nos ossos do corpo .

  24. Joaosleite Diz

        Você foi muito feliz no esclarecimento da doença. Boa sorte na sua vida e nas condutas como médico, caro co0lega.

  25. Luciana Quirino Da Silva Diz

    meu esposo aos 50 anos descobriu que tem febre reumática, mesmo com essa idade há cura teve também alguns sintomas parecido com ataque cardíaco  dores no toráx agora ele faz tratamento com 3 tipos de injetáveis uma delas é a penicilina, a outra é uma vacina, peço a Deus que cure o meu marido,
    pois não aguento vê-lo sofrer.
    Luciana Quirino da Silva.

  26. bianca Diz

    oi doutor estou com umas manchas vermelhas nos tornozelos e nos joelhoes s
    e sinto muita dor nos punhos e cotovelos os medicos nao sabem o que e pode ser ferbre reumatica tenho 23 anos.
    obrigado bianca

  27. Marccello12 Diz

    tenho febre reomatica desde pequena tratei, fiquei boa mais com 30 anos ela voltou. Com artrite e artrose.O sopro tinha fechado mais agora esta aberto e a segunda valvula esta com pequeno problema.Sinto dores no peito,e ainda sou hipertença.
    Tomo bezetacil a 8anos .vou melhorar?

  28. Lidia Diz

    Meu nome é Lídia,até poucos dias eu não sabia oque causava a febre remática pois eu já tive aos sete anos,graças as essas informações do Dr°Pedro eu compreendi melhor essa doença, fiz tratamento na época durante quatro anos com benzetacil,o médico receitou duas ao dia e foi diminuindo até o final do tratamento,pois eu fiquei sem andar por alguns dias e com muitas dores nas articulações.Eu gostaria de saber se a febre reumática é diagnosticada em exame de sangue,se é qual exame de sangue deve ser realizado,porque o meu médico na época pedia pr mim fazer todo mês,e se a febre remática pode deixar a pessoa sem conseguir movimentar as pernas pela fraqueza que a comete.Obrigada.

  29. gilgliane Diz

    ola tenho 25 anos recetmente fui diagnosticada com febre reumatica sofri muito com muitas dores nos joelhos e febre muito alta e amidalite e infecção de garganta,estou em tratamento a um mes gostaria de saber por quanto tempo vou fazer o tratamento..ainda sinto um pouco de formigamento nos joelhos e dor.

  30. Anapaulamellosantos75 Diz

    meu nome é ana meu irmão tem essa doença ….e tão sofrido

  31. Geaneodonto Diz

    Olá meu nome é Geane, tenho com uma sobrinha e que tem febre reumática e ultimanente ela tem tido forte dores de cabeça e emmese isso é um sintoma de febre reumática?
    Att.

    Geane

    1. Jucamu2006 Diz

      ola meu nome è carla minha filha tem 6 anos vive com inflamaçâo na garganta; e com o coraçâo desparando e sente muitas dores nas pernas e na barriga constantemente isso pode ser a febre reumàtica???? 2 médicos desconfiaram mais nunca tive a certeza!!!!!

  32. Joana d´arc Diz

    Boa noite doutor,estou com 30 anos de idade,e descobrir que estou com problema de febre reumatica mais estou sofrendo muito por que os medicos não so mandam eu fazer varios exames,e eu sempre com muitas dores as vezes quando estou andando tenho que parar por que eu não aguento caminhar,as vezes me sinto muito fraca,e dor por todo corpo,so deus sabe que estou passando. 

  33. Marluce Diz

    parabéns, gostei muito das informações desse artigo,

  34. Gisa Gisa Diz

    Boa noite!!
    Dr., meu filho está com suspeita de febre reumática, ele tem somente 4 anos…. Na primeira quinzena de março levei ele ao pediatra e foi constatado q ele estava com impetigo, foi receitado somente mupirocina (pomada), e não foi dado nenhum antibiotico via oral, caso tivesse tomado alguma coisa, estaria livre dessa doença??
    Fico muito grata de me responder.

  35. Maria-betania1958 Diz

    minha filha tem 29 anos foi diagnosticado que esta com febre relmatica atraves de  exame de sangue que relmatologista pediu e passou o tratamento com bezetacil durante 3 meses no intervalo de 15 em 15 dias.qual o procedimento que devo seguirestou desesperada isso tem cura doutor pinheiro.Maria Betania Recife-PE

  36. Douglas_manes Diz

     doutor eu tenho febre reumatica minha tia tambm tem só q ela parou de tomar seus antibioticos antes da hora e soh agora q ela tem 43 anos, ela ja nao tem mais seu baço nem seu utero  apareceran os resultados a imunidade dela esta muito baixa como consequencia apareceu o lupus e uma serie de doenças ,sendo tambm q os machucados dela nao cicatrisam mais. ela tem um q esta a mais de um ano, eu qeria saber qual tratamento q o senhor indicaria para ela se estivesse com o caso dela?
    desde ja agradoço muito e conto cm sua resposta.

  37. Douglas_manes Diz

     doutor eu tenho febre reumatica minha tia tambm tem só q ela parou de tomar seus antibioticos antes da hora e soh agora q ela tem 43 anos, ela ja nao tem mais seu baço nem seu utero  apareceran os resultados a imunidade dela esta muito baixa como consequencia apareceu o lupus e uma serie de doenças ,sendo tambm q os machucados dela nao cicatrisam mais. ela tem um q esta a mais de um ano, eu qeria saber qual tratamento q o senhor indicaria para ela se estivesse com o caso dela?
    desde ja agradoço muito e conto cm sua resposta.

  38. Douglas_manes Diz

     a mais uns 15 anos tenho 16 e fasso desde os 4 e vou ter q faser ate 21 anos.

  39. Maria freitas Diz

    depois que a febre reumatica atinge o coraçao nao tem mais cura o paciente ta condenado a morte?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Não necessariamente. Mas se a lesão cardíaca for grave, o paciente pode precisar fazer uma cirurgia para trocas as válvulas do coração.

  40. Maria freitas Diz

    Maria freitas      Tenho febre reumatica a mais de vinte ano fiz tratamento  mais nunca fiquei boa ela sempre volta  tive uma crise a poucos dias com dor no peito dores na costa e nos nervos do pescoço inflamando os nervos dos olhos e ouvido e sopro no coraçao sera q ainda posso melhorar ?

  41. Lc Battera Diz

    tenho 20 anos e tenho febre reumática. fui ao médico no hospital público perguntar sobre musculação, omédico disse que é saudável eu fazer musculação, mas não senti segurança pra poder fazer tal atividade. ele realmente está certo ?

  42. Kaliane samara Diz

    olá,  eu tive febre reumática mas ou menos aos 10 anos hoje tenho 25, os médicos passarão um tratamento muito sofrido para mim, eu tinha q tomar injeção de besotacil  de 600ml até completar 21 anos de idade, mas cm 18 fiquei gravida ai tive q interonpe o tratamento e nao voltei mas a fazer. Quas  são os riscos que eu corro? me respondam por favor pelo meu facebook: kaliane samara do nascimento. agradeço desde já.    

  43. Joana Silva Diz

    prezado doutor me tire umas duvidas sobre a febre reumatica,estou com esse problema faz mais de três meses e tomei becetacil,em três dosagem,e ainda estou tomando meticorten( cortecoide) mais ainda continua enchando o meu tornozelos,as vezes não consigo andar de tanta dor.
     

  44. Missionaria Sueli Diz

    Sueli Corrêa da Silva
    Já faz 2 anos que tomo bezetacil 1200 de 20 em 20 dias, porque tenho febre reumatica. Logo que comecei ter dores nos membros superiores: como pescoço, ombros e cotovelos fui em uma ortopedista e então fui encaminhada para um reumato. As dores aumenta a cada dia, e os dedos estão duros  e braços e pernas muito inchados. Minha locomoção esta diminuindo porque as dores aumentam em todas as articulações.
    Não há uma medicação para diminuir os inchaços e dores ???? Há cura para febre reumática ?
    Porque tenho certeza Deus vai me curar !!!

  45. Angelica cristina Diz

    meu filho esta com a suspeita da febre reumtica,ficou sem andar com muita dores no juelho e tornozelo,vou comesar o tratamento. tenho fe que deus nao vai permetir pois nao aceito essa doença na vida do meu filho.

  46. Lulu-de-jesus Diz

    Doutor meu nome é luciene sou de oringem muito pobre e não lembro de ter tido a febre reumatica quando pequena, porém de alguns anos pra cá tive muitas crises de garganta, e hoje sinto fortes cefaléias, minhas articulações doi muito, e agora sinto dores musculares, afebre me ataca mais no periodo da noite. isso pede ser indicios que eu adiquerir a febre amarela? estou comedo, pois minha familia só morrem de duas coisas: infarto e câncer.

  47. Agatha Diz

    Eu gostaria de saber se mesmo com a pessoa fazendo o tratamento correto com a benzetacil a cada 21 dias até os 21 anos essa pessoa pode ter crises novamente após o tratamento…

    1. lilian Diz

      eu fiem tratamento fiquei boa, nao tive crises novamente.

  48. Marco Esio Diz

    Marco Esio Silva e Costa
    Apos o inicio do tratameto da febre reumática, ha algum risco da pessoa adquirir algum problema neurológico?

  49. Marco Esio Diz

    Marco Esio Silva e Costa
    Apos o inicio do tratameto da febre reumática, ha algum risco da pessoa adquirir algum problema neurológico?

  50. raquel paixão Diz

    Doutor meu filho tem trez anos e está tendo episodios de atividades reumatica , isso quer dizer que ele tem febre reumatica

  51. priscila Diz

    a febre reumatica a jemte semte se muitos calafrios ou é uma febre quemte mesmo ;?

  52. Roberto Mendonça Diz

    dr minha filha ja faz o tratamento com a benzetacil a cada 21 dias, mais de um mes pra ca apareceu a sindrome de coreia, ja esta atingindo a mao esquerda e a fala dela, e tb a face, gostaria de saber se ela vai ficar com esses sintomas para sempre, obrigado desde ja

  53. André Luiz Diz

    Tenho Febre Reumática e ja tive Coréia quando criança, isso pode voltar a acontecer? tenho 29 anos e muitos problemas cardíacos…

  54. Tatiane Diz

    Seriam suficientes para o diagnóstico de febre reumática: Um resultado de teste qualitativo de aslo igual a 400 UI/ml, um diagnóstico de P.V.M Mesotelesistólico com insuficiencia discreta e insuficiência valvar tricúspide discreta, para uma pessoa de 19 anos que tenha crises frequentes e mal curadas,desde a infância, de amidalite e fariginte e atualmente acompanhadas de febre alta,calafrios e dores persistententes, porem não intensas, nas articulações e cabeça? Se a resposta for não, o que seria capaz de compravar o diagnostico da doença ou descartar a possibilidade, então?

  55. sandroelmaleite@gmail.com Diz

    ola Dr. Pedro tenho um filho com 9 anos ele já teve varios casos de inflamações de garganta mais todos tratados com medicamentos e dias indicados pelos médicos, ele tem rinite, já foi operado de adenoide aos 5 anos, e no mês de novembro de 2012 teve uma forte inflamação de garganta acompanhada de uma crise asmatica coisa que nunca tinha tido foi tratado, e sempre reclama que seu joelho está estralando mais sem dor, e em 19/03/13 começou a reclamar de fortes dores no joelho, nas pernas e dor na garganta a ponto de ficar cansado de não poder levar a bolsa escolar nem subir rapido os degraus da escola, neste mesmo dia levei ele pra a unidade de saúde, não estava com febre só dores e com o coração batendo muito rapido, a medica o examinou e falou que estava batendo normal mais que suspeitava de febre reumatica o encaminhou pra ser acompanhado e diagnosticar o real motivo só que morro no interior e só consegui marcação pra 25/04/13 isto por ele já é paciente do IMIP-RECIFE-PE e esta no periodo de marcação Dr sei que e dificil dizer ao loge mais realente pode ser febre reumatica o que o meu filho sente nas rotulas? espero resposta grata Sandroelma.

  56. Fernanda Alves Brito Diz

    Meu nome e Fernanda Alves tenho 23 anos e a +- um mês e mio descobri que tenho FR minha valvular esta aberta , não posso tomar bezetacil e estou tomando azitromicina , ate minha cardiologista descobrir outro medicamento , alias existe outro que seria a eritromicina injetável mas que não esta sendo mais fabricada . Tenho passado muito mau com a AZITROMICINA com alergia no anti braço, cansaço ,fraqueza perda de peso e muita dor de estomago . Gostaria de saber se o senhor sabe o motivo pelo qual a eritromicina injetável não esta sendo mais fabricada ? E se o senhor ja viu outros casos como o meu de ter que escolher outra medicação ?

  57. eliana Diz

    Coreia de Sydenham tem cura ou não tem 13anos que faço tratamento ,e é só dor muitas dores aplica em mim a injeção Benzetacil 1.200.000u morro em Taquaral de Goiás me chamo Eliana

  58. tania fagundes Diz

    bom dia!minha amiga tem febre reumatica e esta gravida,ela so tem 17 anos,ela corre algum risco?d o bb?obg

  59. shirleypaulo13@hotmail.com Diz

    fui diagnosticada com febre reumatica estenose da valvula mitral e insuficiencia leve fiz cirurgia a um mes e meio implantei valvula biologica e vou ter que continuar tomar bezetacil de 1200 de 21 em 21 dias eu estou curada ou continuo com a doença fiquei boa só do coração ou da febre reumatica tambem

  60. Raquel Diz

    Tenho febre reumática e controlo fazendo exames de sangue e tomando penicilina bizantina. O problema é que minha garganta vive com pus. Quando começo a sentir dores e ela incha, tomo uma benzetacil. Porem ela em poucos meses e ate mesmo semanas, volta a inflamar. E sempre esta com pus. Queria saber se esse seria um caso de retirada das amígdalas. Meu reumatismo atacaria menos se eu retirasse as amígdalas?

  61. Sara Diz

    Olá Dr. Pedro,

    Minha mãe toma bezetacil a 7 anos por conta de febre reumática. A minha dúvida é a seguinte: algumas pessoas param de tomá-la após algum tempo de tratamento, mas ouvi dizer que quem tem problema na valvula mitral que é o caso dela tem que tomar para o resto da vida. Essa informação procede ou ele também pode parar de tomar?
    Desde já agradeço pela atenção.

  62. Rayane Rocha Diz

    E o paciente que descobriu após 45 anos que teve febre reumática deve fazer o que?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Se não há sequelas, não há nada a fazer.

  63. Lídi Diz

    Parabéns pelo artigo. Esclarecedor. Gosto muito do mdsaude. Deus abençoe a todos!!!

  64. Souzaadeir Diz

    parabens pelo artigo! gostaria de saber os valores de referencias, meu exame deu possitivo para o aslo e bem asima da referencias de laboratorio ref ate 200 UI-L OMEU RESULTADO DEU 300.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      O que importa é o valor de referência do laboratório que você fez. Um ASLO positivo apenas indica uma infecção recente pela bactéria estreptococos.

  65. Ctgui Diz

    Parabéns, ótimo artigo

  66. Michele Diz

    Febre reumatica também dá em adulto ?