Hepatite B: sintomas, transmissão, tratamento e vacina

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 137 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 5 minutos

O que é a hepatite B?

A hepatite B é uma doença infecciosa provocada por um vírus chamado HBV, sigla em inglês para “vírus da hepatite B”.

A hepatite B é uma pandemia que acomete entre 250 milhões de pessoas em todo mundo e provoca a morte de mais de 600 mil todos os anos. Em algumas regiões da Ásia e da África, cerca de 6% da população é portadora do vírus.

O HBV provoca dois tipos de infecção: a hepatite aguda, que dura alguns dias e cura-se espontaneamente, e a hepatite crônica, a forma mais grave, que pode provocar a longo prazo cirrose hepática ou câncer do fígado (hepatocarcinoma).

Felizmente, vários medicamentos estão disponíveis para o tratamento da hepatite B crônica e a infecção já pode ser prevenida pela vacinação. Por conta desses avanços no tratamento, a incidência da doença e a sua mortalidade têm vindo a cair.

O que é hepatite viral?

Hepatite é um termo que significa inflamação do fígado. Ela pode ser causada por vírus, por álcool, por drogas, por acúmulo de gordura no fígado, etc. (explicamos os diferentes tipos de hepatite no artigo: As diferenças entre as hepatites).

São 5 as hepatites provocadas por vírus:

Na prática, quase todos os casos de hepatite são causados pelos vírus A, B ou C. As hepatites D e E são raras.

É importante saber que os vírus que causam cada uma dessas hepatites diferem entre si. O vírus da hepatite C, por exemplo, é geneticamente muito mais próximo dos vírus da dengue e da febre amarela do que do vírus da hepatite B.

Por serem vírus diferentes, as formas de transmissão, a evolução da doença, o tratamento e as vacinas para cada uma das 5 formas de hepatite viral também são diferentes. A única coisa em comum é o fato desses vírus atacarem preferencialmente o fígado.

O vírus da hepatite D apresenta uma particularidade: ele só ataca aqueles já contaminados com hepatite B. Portanto, todo paciente com hepatite D, obrigatoriamente também tem hepatite B. Pacientes com hepatite B+D apresentam um quadro bem mais agressivo de lesão do fígado.

Transmissão

A hepatite B é uma doença sexualmente transmissível. Cerca de 70% dos casos são transmitidos pela via sexual, em torno de 2/3 por relações heterossexuais e 1/3 por relações homossexuais.

Outras vias de transmissão do HBV incluem a vertical (da mãe para feto), transfusões de sangue e compartilhamento de agulhas ou acidentes com agulhas ou outros materiais hospitalares infectados.

O vírus B consegue permanecer vivo no ambiente por até 7 dias, podendo ser adquirido caso entre no organismo de alguém não vacinado. Isso significa que é possível contrair hepatite B através do uso comum de escovas de dentes ou lâminas de barbear, casos estes estejam contaminados com sangue. Essas vias, porém, são raras.

Também existem casos relatados de transmissão através da acupuntura, tatuagens ou body piercing realizados com material não descartável e contaminado com sangue.

Não há risco de transmissão da hepatite B em piscinas, através de abraço, aperto de mão, por espirro ou pela tosse.

A transmissão através de copos, talheres ou beijos só é possível se houver contato direto de sangue contaminado. Em condições normais, não há risco.

O uso de preservativos é indicado para prevenir a transmissão pela via sexual.

Sintomas

A hepatite B é dividida em duas fases: infecção aguda e infecção crônica.

Hepatite B aguda

O período de incubação, que é o intervalo de tempo entre o momento da contaminação e o surgimento dos primeiros sintomas, costuma ser de 1 a 4 meses.

A hepatite B aguda é habitualmente dividida entre formas ictérica, não-ictérica e fulminante.

Hepatite B aguda não-ictérica

Cerca de 70% dos pacientes contaminados com o vírus da hepatite B apresentam sintomas leves e inespecíficos da infeção. Muitas vezes, a fase aguda é tão branda, que pode passar despercebida, sendo confundida com um quadro gripal.

Nesses casos, não é nada incomum os pacientes só descobrirem que tiveram hepatite anos depois ao realizarem exames de sangue de rotina ou para doação de sangue.

Hepatite B aguda ictérica

Cerca de 30% dos pacientes desenvolvem o quadro clínico típico de hepatite, chamada forma ictérica da hepatite B aguda.

Icterícia é o nome dado à coloração amarelada da pele e das mucosas, devido ao acúmulo de bilirrubinas no sangue. Além da pele amarelada também costumam surgir urina escura e fezes de cor muito clara.

icterícia
Icterícia (compare a cor da mão normal com a pele do paciente)

Para saber mais detalhes sobre a icterícia, leia: Icterícia nos adultos.

Outros sintomas da hepatite B aguda incluem:

  • Cansaço.
  • Náuseas e vômitos.
  • Dores articulares.
  • Dor abdominal, principalmente na região superior direita.
  • Febre.
  • Perda do apetite.

Durante a fase aguda, nas análises de sangue, os marcadores de lesão hepática costumam estar altos. As transaminases (TGO e TGP) costumam estar muito elevadas, frequentemente acima de 1000 UI/L.

Hepatite B fulminante

A insuficiência hepática fulminante é rara e ocorre em menos de 0,5% dos casos. A coinfecção com a hepatite D ou o consumo frequente de álcool, drogas endovenosas ou paracetamol aumentam o risco de hepatite fulminante.

A hepatite fulminante é uma emergência médica, pois a insuficiência hepática aguda faz com que o paciente rapidamente evolua para encefalopatia hepática e entre em coma.

O transplante de figado emergencial é o tratamento indicado.

Para saber mais sobre os sintomas da hepatite agudam leia: 8 Sintomas de Hepatite Aguda.

Prognóstico

95% dos adultos que contraem hepatite B se recuperam de forma espontânea e ficam completamente curados dentro de 6 meses. Apenas 5% evoluem para forma crônica da hepatite.

Quanto mais jovem for o paciente, maior é o risco de evoluir para forma crônica, a ponto de até 50% das crianças menores de 5 anos e 90% dos recém-nascidos não conseguirem atingir a cura.

Hepatite B crônica

A hepatite crônica ocorre quando o nosso sistema imune não consegue eliminar o HBV até um prazo de 6 meses. Esses pacientes permanecem indefinidamente com o vírus no organismo, que permanece ativo, destruindo lentamente o fígado.

A hepatite B crônica costuma permanecer assintomática por muitos anos. Mesmo aqueles que tiveram sintomas típicos de hepatite aguda melhoram espontaneamente dos seus sintomas, apesar de ainda terem o vírus vivo no organismo.

Os pacientes portadores de hepatite B crônica podem contaminar outras pessoas através das vias de transmissão citadas anteriormente, especialmente através do sexo.

A intensidade dos sintomas na fase aguda não tem influência no risco da doença se tornar crônica. Na verdade, menos da metade dos pacientes lembra-se de ter tido sintomas de hepatite aguda. Para muitos, o diagnóstico da infecção crônica é recebido com surpresa.

Complicações da hepatite B crônica

Após o fim da fase aguda, os valores de TGO e TGP caem, mas permanecem ligeiramente acima do normal, pois o vírus continua causando uma lenta e contínua destruição das células hepáticas.

Entre as complicações mais comuns da hepatite B crônica estão a cirrose e o câncer de fígado. Felizmente, a maioria dos pacientes com a forma crônica da infecção não evoluem para esses dois desfechos, e quando o fazem, isso costuma ocorrer vários anos depois.

A taxa de progressão da doença após 5 anos de diagnóstico é de:

  • 10 a 20% dos pacientes com hepatite crônica evoluem para cirrose.
  • Cerca de 20% dos pacientes já com cirrose evoluem para fases avançadas da doença.
  • 6 a 15% dos pacientes com cirrose evoluem para hepatocarcinoma (câncer do fígado).

O risco de cirrose e hepatocarcinoma é mais alto nos pacientes que consomem álcool regularmente.

Além do álcool, outros fatores influenciam no risco de evolução para cirrose, entre eles: carga viral (contagem de vírus no sangue), taxa de atividade do vírus ou co-infecção com outras hepatites virais, como hepatite C ou hepatite D.

Os paciente com hepatite B adquirida ao nascimento costumam chegar até aos 30 anos sem maiores complicações da doença.

10 a 20% dos paciente com hepatite B desenvolvem doenças extra-hepáticas. As duas principais são a poliarterite nodosa e a nefropatia membranosa.

Diagnóstico

O diagnóstico da hepatite é confirmado através da sorologia sanguínea. A interpretação sorológica é complexa e não cabe aqui explicá-la com detalhes. Porém, algumas informações podem ser passadas:

HBsAg: é uma proteína existente na superfície do vírus. O HBsAg positivo indica que o vírus está presente na circulação.

Pacientes com hepatite B crônica permanecem com HBsAg positivo para sempre, já que nunca se livram do vírus. Pacientes curados têm HbsAg negativo.

Anti-HBs: é o anticorpo produzido contra o vírus. Normalmente, ele aparece quando a infecção está curada ou quando o paciente foi vacinado.

Pacientes com hepatite B crônica nunca apresentam anti-HBs positivo. Pacientes com anti-HBs positivo e HBsAg negativo são aqueles que estão imunes à hepatite, seja por vacinação ou por já terem tido a doença antes.

HBeAg e Anti-HBe: o HBeAg é uma proteína do núcleo do vírus e costuma estar presente quando o mesmo encontra-se em grande atividade.

O HBeAg costuma estar positivo na fase aguda e nos casos de hepatite B crônica com alta replicação viral.

O anti-HBe é um anticorpo que surge quando o paciente cura-se ou quando sua infecção crônica está adormecida e o vírus não está multiplicando-se.

Anti-HBc: é um outro anticorpo contra o vírus B.

O anti-HBc IgM está positivo nos casos agudos. O anti-HBc IgG é um anticorpo que está presente em todos que já tiveram hepatite ou a tem cronicamente. Quem, por exemplo, foi vacinado apresenta anti-HBs positivo, mas não apresenta anti-HBc.

Veja abaixo alguns exemplos de sorologia e suas interpretações:

Hepatite B agudaHepatite B crônicaHepatite curadaVacinado
Anti-HBc IgM+
Anti-HBc IgG+++
HBsAg++
Anti-HBs+++
HBeAg++/-+/-
Anti-HBe+/-

Vacina

A vacina para hepatite é muito segura e apresenta eficácia acima de 95%.

A hepatite B é uma doença potencialmente erradicável se houver campanhas efetivas de vacinação em massa. No Brasil e em Portugal, a vacinação para hepatite B já faz parte do calendário básico de vacinação para crianças.

O atual esquema é feito em 3 doses: a primeira ao nascimento, a segunda com um mês e a terceira aos seis meses.

Se entre a primeira e a terceira doses houver alguma falha, não é preciso recomeçar todo esquema. Porém, a chance da criança criar anticorpos (anti-HBs) é maior se o calendário for respeitado.

Dois meses após o término do esquema de vacinação pode-se realizar a sorologia para determinação da presença do anti-HBs, que traduz o sucesso da vacina.

Como na população geral essa taxa de sucesso é muito elevada, a maioria dos médicos só indica a sorologia quando a comprovação é essencial, como em profissionais da área de saúde, parceiros de pessoas infectadas, pacientes em hemodiálise, etc.

A vacina demora vários meses para criar proteção contra a hepatite, por isso ela não serve para impedir a contaminação nos casos de acidentes com agulhas contaminadas, por exemplo.

Nesses casos, se a pessoa que se feriu não tiver sido vacinada ou nunca tiver tido hepatite B, indica-se a administração da imunoglobulina para hepatite B, um coquetel de anticorpos contra o vírus.

A imunoglobulina deve ser administrada quanto antes, de preferência nas primeiras 24 horas após o acidente, para se evitar a contaminação. Passados 7 dias da possível contaminação, a imunoglobulina é ineficaz.

Tratamento

Hepatite B aguda

Na hepatite aguda indica-se apenas repouso, hidratação e evitar álcool e medicamentos que possam prejudicar o fígado. Não existe dieta especial e não há tratamentos alternativos que comprovadamente ofereçam alguma melhora. Evite os remédios ditos naturais, pois além de haver nenhuma comprovação de eficácia, eles podem piorar o quadro.

Hepatite B crônica

O tratamento para hepatite B está indicado apenas nos casos de hepatite B crônica com sinais de atividade, seja por haver HBeAg positivo, cirrose, elevações na TGO e TGP ou uma elevada carga viral.

Uma vez indicado o tratamento, existem vários fármacos disponíveis como lamivudina, adefovir, entecavir, telbivudina, interferon e tenofovir.

O tratamento costuma ser longo e as taxas de sucesso variam entre 20 e 70%, dependendo da situação. O objetivo da terapia não é curar o paciente, mas sim impedir a multiplicação do vírus e prevenir complicações futuras, como cirrose e câncer hepático.

A taxa de cura com os atuais tratamentos ainda é baixa, ao redor de 5% apenas. Porém, é bem provável que essa história mude nos próximos anos. Mais de 50 novos medicamentos estão em fase de testes e, assim como aconteceu recentemente com a hepatite C, é provável que em breve tenhamos um tratamento curativo para a hepatite B.

Nos casos mais graves, com sinais de cirrose e falência hepática, o transplante de fígado costuma ser a única opção.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


137 respostas para “Hepatite B: sintomas, transmissão, tratamento e vacina”

  1. Andressa Ribeiro
    Boa noite dr
    Não sou imune a hepatite B.
    Tem medicamento para criar essa imunidade?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, existe vacina para hepatite B.
  2. Helder Macapa

    O significa quando Paciente com.resultados dos exames conforme indicado abaixo:

    – Anticorpo anti- Rubella IgM. : 0.2 U/mL negativo;

    – Anticorpo Anti HCM. : 0,1. Ui/L. Negativo,

    – Antigenio HBs: 2212,20 UI/L positivo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Isso pode ser sinal de hepatite B aguda ou crônica. Depende dos outros resultados da sorologia e da história clínica dela.
  3. Suze

    Anti-HBsAG deu reagente

    Indice de leitura : 11.92

    O que significa?

    Qual tratamento?

    Estou muito preocupada!!!

    Desde ja agradeço!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O anti-HBsAg positivo significa que você já teve contato com o vírus hepatite B, seja o vírus real ou através da vacina. Pode ser uma infecção crônica, uma infecção curada ou apenas imunidade conferida pela vacina. São necessárias mais informações para saber realmente o significo clínico desse resultado.
  4. Zilma

    Hepatite B já crônica posso ter adquirido há quantos anos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Há muitos anos.
  5. Fernando

    Quando o exame dá positivo, a vacina faz efeito?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se o paciente já teve hepatite B antes e ficou curado, não precisa fazer a vacina.
  6. Alex
    Dr. meu resultado de sorologia foi o seguinte, o que significa?

    Anticorpo Anti-HBc Total (IgG + IgM) – Não Reagente
    Anticorpo Anti-HBe – Não Reagente
    HBeAg Total (Antigeno “e”) – Não Reagente
    Anticorpo Anti-HBs – Inferior a 2 UI/l
    HBsAg Antigeno de superficie do virus da hepatite B – DO/CO 0,31 – Não Reagente
    Anticorpo anti-HBc – IgM – Inconclusivo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      É um exame negativo para hepatite B.
  7. Jade Loran
    Reparei no meu boletim que fui vacinada de hepatite B por volta dos 10 aos 12 mas o intervalo entre a 2 e a 3 dose foi mais de um ano, isso pode fazer com que nao fique imune?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Pode atrapalhar. Mas você pode fazer a sorologia para ter certeza.
  8. Jade Loran
    Quanto tempo demora desde o acontecimento de risco até aparecer positivo nos exames de sangue?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      1 a 2 meses.
  9. roberto
    hepatite b cronica tem cura
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Isso é uma pergunta ou uma afirmação?
      1. roberto
        queria sabe hepatite b cronica pode ser curada?..
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          A taxa de cura é muito baixa.
  10. Patrícia Chálabi
    Qual o critério de cura para a hepatite B ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Basicamente é ter anti-HBs e Anti HBc IgG positivos com HBsAg negativo.
  11. Lu
    É possível ter hbsag reagente e antihbs positivo?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Sim.
  12. Zouk zouk
    Dr. A um ano fiz meus exames de admissão a faculdade estrangeira, mas nos resultados constava hepatite B positivo, eu como nem sabia o que era deixei assim estudei durante um ano, a dias fiz exames e o médico me disse que tenho hepatite B, isso é suficiente pra mim concluir que é crónica?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dependendo de quais exames ele pediu, sim, é possível diagnosticar uma hepatite crônica.
  13. Carol Curinga
    Dr. nos meus exames deu isso. O que significa?

    HEPATITE B – ANTI-HBC – IGG não reagente
    HEPATITE B – ANTI-HBS 20,6 mUI/ml
    HEPATITE A HAV – IGG não reagente
    HEPATITE A HAV – IGM não reagente
    HBs-Ag (ANTIGENO AUSTRALIA) não reagente
    VDRL – INCLUSIVE QUANTITATIVO não reagente
    ANTI-HCV (HEPATITE C) – ANTICORPOS TOTAIS 0,03 não reagente

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Isso sugere apenas que você já foi vacinada contra hepatite B.
  14. Nanda Santos
    Ola dr se o exame de sorologia deu reagente para anti-HBC – IGG o q pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Infecção antiga.
  15. roberto
    hepatite com baixa atividade pode fica assim muitos anos ,ela pode ativa novamente?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      As duas situações são possíveis.
  16. Marluce
    Por que um paciente curado da hepatite B, suas taxas de IgG não caem ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      IgG é anticorpo de memória. Isso ocorre em quase todas as infecções, não só na hepatite B.
  17. Jessica
    Doutor tomei as três doses da vacina em 2007, há um mês fiz e exame e deu mão reativo!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Se você não ficou imunizado, tem que repetir a vacinação.
  18. valdinei
    Doutor ,meu resultado deu HBsAg deu reagente 4.787,00 e Anti HBc deu reagente 0,013. Quero saber se esta alterado?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Sim, está.
  19. roger velter
    doutor , já tive hepatite b a 10 anos atras e está curada. pretendo fazer concurso para policia federal mas no edital pede todos os exames de hepatite. posso ser reprovado?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Se a hepatite está curada, não há motivos pra te reprovar.
  20. Caio
    Olá,

    alguém que tomou a vacina de Hepatite B, ao entrar em contato com o vírus, pode se tornar portadora e transmiti-lo?

    Muito obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não. Quem está imune não adquire o vírus nem o transmite.
  21. Airton Ferrari
    doutor, tomei apenas uma dose da vacina da hepetite b e entrei em contato com o portador será que estou contaminado?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Existe risco, pois uma dose apenas não costuma ser suficiente para imunizar.
  22. Pedro
    Doutor, realizei exame recente para hepatites B e C e HIV. O exame foi realizado 24 dias após relação de risco. Tive os seguintes resultados:

    HBSag – Não reativo
    Anti-HBC – REATIVO
    Anti-HBS – 588.0 UI/L
    Hepatite C – Não reativo
    Anti HIV 1 e 2 – não reativo

    Pelo que li do artigo, significa que tive hepatite B, mas meu sistema imune deu conta? Agora estou imune a hepatite B? Será que fiz os exames dentro de uma janela segura para averiguar hepatite C e HIV? Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      1- Sim.
      2- Tá bem no limite de tempo do HIV. Se o(a) parceiro(a) sabidamente tem HIV ou hepatite C, eu sugiro que você repita o exame com 3 a 6 meses.
  23. gabriele palhano
    Olá Dr. o exame da minha mãe deu os seguintes valores:
    Anti-HBC total não reagente
    Anti-HBS reagente – 338 mUi/l
    HBsag – não regente
    teve um médico cardiologista que falou que ela esta com hepatite b devido o resultado do HBs ter dado alto devo confiar
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Anti-HBs postivo com Anti-HBc e HBsAg negativos é o resultado de sorologia que a gente espera encontrar em pessoas vacinadas contra hepatite B, e não em pessoas com a doença hepatite B ativa.
  24. Jose Silva
    Dr., bom dia!

    Meu exame foi Anti Hbs – superior a 1000 mUi/l e os outros todos negativos.

    Estou com hepatite B? Acho que tomei a vacina, mas faz mais de 15 anos. Estou imune ou com a doença? Estou desesperado, por favor, me responda

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Sem ver a sorologia completa é difícil afirmar, mas o resultado me parece apenas comprovação de imunidade pela vacina.
  25. junior cruz
    Olá, minha esposa tem hepatite b e eu fui vacinado. Fiz exames para confirmar imunidade e obtive os seguintes resultados :

    Hbsag – negativo
    Anti Hbc – negativo
    Anti Hbs – superior a 1000 Ui/l

    Verifiquei que estou imune. A questão é se posso ficar despreocupado ou ainda corro risco de contrair a doença de minha esposa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Você tá imune. De qualquer forma, se o objetivo não for ter filhos, o ideal é sempre ter relações de camisinha, pois com o passar dos anos, a imunidade pode ir ficando mais fraca.
  26. Guilherme Augusto
    Bom Dia Doutor, fiz um exame e não estou conseguindo entender….

    Hepatite A – HAV IgG, Anti – Negativo
    Hepatite A – HAV Igm, Anti – Negativo
    Hepatite B – HBs, Anti – 800,0 UI/L
    Hepatite B – HBsAg – Antígeno Austrália – 0,40
    Hepatite C – HVC, Anti – 0,04.

    Pelo que percebo não possuo Hepatite A nem Hepatite C – Mas não consegui interpretar direito em relação a Hepatite B. Eu possuo esta doença ou não?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      O exame sugere que você ou foi vacinado ou já teve hepatite B no passado.
  27. Paulo Guerra
    Boa tarde, Doutor. Uma pessoa que está imune por contacto com o vírus de hepatite b ainda pode contagiar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Só se ela tiver a forma crônica da doença. Se ficou curada, não há risco de contágio.
  28. Aroldo
    O resultado do exame do meu filho de apenas 1 ano de idade de HBs-Ag deu positivo o que significa Drº?
    Grato , Aroldo
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Que ele pode ter hepatite B. Tem que conversar com o pediatra para confirmar esse resultado.
  29. paula
    boa tarde doutor,estou muito preocupada pq meu exame hepatite B resultado ANTICORPO ANTI_HBs inferior a 2 ui/l.por favor me ajuda.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Isso só significa que você nunca teve a doença, por isso não tem anticorpos.
  30. Fernanda
    E eu nunca vacinei contra hepatite B
  31. Rudi
    Olá, doutor! Meu exame HEPATITE B – Anti-HBs deu como resultado “Superior a 1000”. É um resultado bom ou ruim?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      É um resultado positivo. Para dizer se é bom ou ruim, eu preciso de mais informações. Pode ser, por exemplo, resultado de vacinação contra hepatite B.
  32. Maricélia sousa
    Boa tarde!
    Estou muito preocupada pois fui doar sangue e meu exame: teste anti HBC resultado: reagente. Não podendo doar sangue. Não entendi nada,quero saber o que isso significa. Espero ansiosa pela resposta, obrigada.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Tem que fazer a sorologia completa, mas o mais provável é que você já tenha tido hepatite B sem saber.
  33. marcia
    ola doutor, gostaria de saber se tenho hepatite b. no meu exame saiu
    Anti-HBe reagente e HBeAg nao reagente.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Essa informação é insuficiente para interpretar uma sorologia de hepatite B.
  34. Elcione F. Nascimento
    Minha esposa esta com 459,7 do anti-hbs ela tem hepatite B
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Isso é uma pergunta ou uma afirmação?
  35. Isa
    Boa noite, mulheres que nunca foram vacinas e estão grávidas devem ser vacinadas? como funciona o calendário nesse caso ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A vacina para hepatite B é segura na gravidez e o calendário é igual.
      Sobre outras vacinas na gravidez: https://www.mdsaude.com/2012/03/vacinas-na-gravidez.html
  36. Priscila
    Dr no meu exame de Anti-UBs está assim
    RESULTADO VALOR DE REFERÊNCIA
    REAGENTE: 77 UI/L Não reagente

    Tenho Hepatite B?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      O anti-HBs sozinho não dá para dizer se o paciente tem hepatite. Ele serve para dizer se o paciente já teve contato com vírus ou se for vacinado. Para saber se há doença ativa, é preciso ver o HBs-Ag e o Anti-HBc.
    2. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      O anti-HBs sozinho não dá para dizer se o paciente tem hepatite. Ele serve para dizer se o paciente já teve contato com vírus ou se for vacinado. Para saber se há doença ativa, é preciso ver o HBs-Ag e o Anti-HBc.
  37. Priscila
    Dr no meu exame de Anti-UBs está assim
    RESULTADO VALOR DE REFERÊNCIA
    REAGENTE: 77 UI/L Não reagente

    Tenho Hepatite B?

  38. Eder Candiotto
    Doutor, o que significa o resultado do exame “HEPATITE B (ANTI- HBsAg) Resultado: Superior a 1000?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Significa que você tem imunidade contra hepatite B, seja por vacinação ou porque já teve a doença antes.
  39. Luana
    Doutor, fiz um exame de sangue e o resultado relativo à
    Anti-Hbs deu Reagente 114.0 UI/L. O que significa? Grata desde já.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Um anti-HBs positivo significa que você já teve contato com o vírus da hepatite B, seja por doença ou por vacinação.
  40. Angelita Laitz Garcia
    Boa Noite Doutor! Gostaria de saber se eu passar por uma imunossupressão, o vírus reativa no meu organismo?? , tenho Anti-Hbc positivo e Anti Hbs positivos
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se for uma infecção curada não tem problema.
  41. maria costa
    Doutor meu marido fez analises e estavam todas descontroladas a medica mandou fazer testes a hepatite e o resultado foi, antigénio Hbs – não reativo e anticorpo Anti-HCV não reativo . o que significa isto? afinal não tem hepatite
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não reativo é negativo.
  42. Thiago
    Bom dia Doutor Pedro, realizei alguns exames e os resultados foram esses:

    HBsAG: Não Reagente
    ANTI HBC IgG: Reagente
    ANTI HBC IgM: Não Reagente 0,43
    ANTÍGENO HBe: Não Reagente 0,37 IU/ml
    ANTICORPOS ANTI HBe: Reagente 0,28
    ANTICORPOS ANTI HBS: Não Reagente 3,02 mUI/mL

    Tenho consulta no médico somente no dia 18/01/2014, e ficaria agradecido por uma opinião sua sobre os resultados.

    Obrigado, Thiago.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Tem certeza que o anticorpo anti-HBs é negativo?
      1. Thiago
        Sim. Realizei outro exame a 1 mês atrás e o anticorpos anti-HBS era Não Reagente 2,77 mUI/mL. Esse aumento dos anticorpos significa algo ?

        Obrigado, Thiago.

  43. ana
    bom dia Doutor, gostaria de tirar uma imensa duvida pois meus médicos cada um fala uma coisa me ajude por favor,

    anti- HBs- INFERIOR a 2,0
    HBsAg- REAGENTE
    Anti- HBc total- REAGENTE

    me ajude tenho ou não a hepatite, Obrigada…

    1. andrea
      Falsos positivos sao comuns no exame de HBsAg?
      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
        Não.
  44. Neide
    Bom dia! gostaria de tirar uma duvida, fiz exames alguns dias atrás e o resultados foram esses.
    HBsAg: NÃO REAGENTE
    Anti-HBc: NÃO REAGENTE
    Anti – HBs: NÃO REAGENTE

    Isso significa que não estou imune a hepatite B e tenho que fazer o esquema de vacinas novamente? pois eu tomei as 3 doses da vacina em 2007, desde já agradeço atenção, tenha um ótimo dia.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sim, você não desenvolveu imunidade. O anti-HBs tem que ficar positivo.
  45. Maria
    Doutor Pedro, pesquisei algumas de suas respostas e encontrei algo que interessa à minha indagação:
    .
    “anti-HBs positivo significa que vc teve hepatite B ou foi vacinado para
    hepatite B. Isso não é motivo para reprovar ninguém em concurso.”
    .
    Pois é, exatamente. Porém, assim sendo, reforço minha pergunta: qual exame devo solicitar para PROVAR que tomei a vacina? Existe algum que comprove? Ou é melhor eu tomar as vacinas de novo e “guardar o cartão”? Posso tomar de novo as vacinas?Tem problema? (como ainda tenho muitos meses até os exames, pensei em tomar tudo de novo).

    Novamente, obrigada!
    Maria

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      O seu padrão sugere uma infecção antiga e curada por hepatite B. Na vacina, o anti-HBs é positivo, mas os Anti-HBc IgM e IgG são negativos. Isso é que distingue vacinação de infecção antiga. De qualquer modo, não há motivo para reprovação em concurso, pois o seu HBsAg e o Anti-HBc-IgM são negativos.
      1. Maria
        Doutor, agradeço a atenção!
        O padrão exemplificado é de um amigo. Queria ajudá-lo a tirar a dúvida. Graças ao senhor, consegui. Obrigada!

        Agora, gostaria de um esclarecimento para mim. Fiz exames e detectei os seguintes resultados:

        Antígeno HBsAg: NÃO REAGENTE
        Anticorpo Anti-HBc: NÃO REAGENTE
        Anticorpo Anti – HBs: NÃO REAGENTE
        Anticorpo Anti-HCV: REAGENTE

        “Anticorpo Anti-HCV: Reagente” significa portador de hepatite C?

        Seria possível concluir algo com essas informações? Quais exames devo pedir para obter um resuldado conclusivo?

        Mais uma vez, muito obrigada.
        Maria

  46. Maria
    Doutor Pedro, por favor, me tire uma dúvida:
    – HbsAg: negativo

    – Anti-HBc IgM: negativo

    >>>>>>>>>>>>>> Anti-HBc Total (IgG): positivo
    <<<<<<<<<<<<<<<<
    .
    Uma vez constatado isso, o Anti-HBc Total (IgG): POSITIVO, como posso solicitar ao médico novo (ou OUTRO) exame para que esclareça que esse resultado deve-se apenas ao fato de já ter sido imunizada através de VACINA.
    .
    Pergunto isso porque, a nível de concurso público, ter Anti-HBc Total (IgG) positivo pode ser interpretado como "portador da doença". Por isso, por favor, gostaria de saber que outro exame devo solicitar para provar a imunidade induzida (vacina).
    Obs: Não tenho meu cartão de vacinação.

    Parabéns pelo blog.
    Maria

  47. Janaina Barros
    Por favor esclareça me algumas duvidas. Sou vacinada desde 2008 contr hepatite b e fiz recentemente exame e apresentou o seguinte: antígeno Hbe( Hbe-ag) negativo, TGO 27 u/l, TGP 34 u/l, hepatite a – HAV total IGg anti : reagente, hepatite a HAV total igm anti : negativo, hepatite b- anti Hbc IgG : reagente, anti HBc IgM : negativo, anti- Hbs : reagente 373. 0 UI/ L, hepatite B – HBsAg: não reagente, hepatite B – anti HBe negativo. Gostaria de saber em que grau esta a doença ou se já estou curada. E quais os riscos pois estou gravida de três meses. Obrigada
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Isso é um padrão de hepatite B e hepatite A antigas e já curadas.
  48. Lety12345Lety
    Doutor, tomei uma vacina contra Hepatite B e uma vacina antitetânica ontem aproximadamente às 6 horas da tarde, e hoje de manhã às 9:00 da manhã fiz um exame de sangue admissional para um novo emprego. Hoje à tarde me ligaram do laboratório falando que meu exame de sangue deu alterado para Hep. B, e falaram que deve ser por causa da vacina que eu havia tomado ontem. Após quanto tempo receber a vacina de Hep. B posso fazer tranquilamente o exame de sangue sem risco de interferência no resultado????? Estou muito preocupada. Se possível, gostaria de ter a resposta com a maior urgência. Muito obrigada!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      É preciso esperar pelo menos algumas semanas após o fim de todo o esquema de 3 doses. Não faz sentido solicitar um exame para hepatite B antes da vacinação estar completa.
  49. Ramon Miranda
    Passei no Concurso da UFPB e precisei fazer exames de Hepatite B, deu o seguinte: anti HBs reagente; HBsAg reagente 0,05 ( referencia de reagente maior ou igual a 0,05 e nao reagente menor que 0,05); Anti HBc nao reagente e HBc Igm nao reagente. Lembrando que eu tomei pela segunda vez as doses da vacina contra Hepatite B, onde a 3ª dose foi em AGOSTO de 2012 e esse exame foi feito dia 20 de dezembro de 2012, refiz hoje o exame de HBsAg, mas ainda nao sei o resultado. Pode ter havido alguma anormalidade devido eu ter tomado a vacina ?? A vacina H1N1 pode ter interferido no HBsAg?? Esse resuktadi FALSO POSITIVO pode esta alterado?? Aguardo explicaçoes sobre o assunto. Desde ja agradeço.
  50. xandepereira
    Doutor fiz teste de hepatite b e deu reagente, tive contato a dois meses gostaria de saber se posso tomar a vacina para ajudar ou e melhor não??
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Vacina não adianta mais nesta fase.
  51. ROBERT FERREIRA DA SILVA
    Boa Torde, Doutor!!!
    Senhor poderia dar-me alguns esclarecimentos?

    Meu exame de Hepatite B apresentou os seguintes resultados^

    HBSAG – nâo reativo
    IGM – Anti-HBC – não reativo
    Anti-HBC total – reativo
    Anti-HBE – reativo
    Anti-HBS – reativo com 108,8

    Grato!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Isso é padrão de infecção antiga e curada.
  52. Eliana
    Boa Tarde Doutor!! meu exame de sangue deu assim ANTICORPOS ANTI-HBsAg > 1000 UI/L por favor o que significa?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Que você tem imunidade contra hepatite B.
  53. Leila
    Dr. o meu exame deu anti hbc reativo,e o medico falou pra mim que eu tenho IMUNIDADE e não podia ser doadora de sangue,eu não entedi nada da sua explicação o que eu devo fazer.porque doe 1 vez sangue em 2006 ou 2007 e meu nome estava no cardastro do HEMOAM,ai voltei em setembro de 2008 deu isso.leila lima
  54. marcelo dos santos
    Doutor Pedro após da regularização dos exames ( Hbsag negativo e anti-Hbs, anti_Hbe , anti Hbc M positivos) lembrando tambem que os niveis de Tgo e Tgp voltaram ao normal posso me considerar curado da hepatite B? Quando posso voltar a vida normal em relação ao o uso do alcool
  55. Paulo
    Dr. Pedro, meu filho tem quatro meses e tomou a primeira dose da vacina da hepatite B ao nascer e a segunda tose um mês depois. Agora, lançaram a vacina penta e não existe mais nos postos a vacina (tetra), portanto ele tomou a penta com 3 meses, irá tomar outra penta com 4 meses e outra penta com 6 meses. Neste caso não existe o risco de uma super dosagem da vacina de hepatite b ?
  56. Astracdti
    fiz um teste ao HBsAG e deu 4,3 (positivo), após o qual fiz o teste do HBV DNA que deu negativo. Dois meses depois fiz outra vez o HBsAG que deu novamente 4,6 (positivo). O que isto significa?
  57. Melmscaputo
    Dr. Pedro, tomei vacina para Hepatite B há 4 anos e meu exame de sorologia recente deu não reagente. Devo repetir as doses?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se não houve seroconversão é preciso tomar novamente a vacina (não necessariamente as três doses de novo).
  58. Adilsonmendes
    Dr. eu tenho e patiti B ha mais de 15 anos estou com a barriga enchada sinto dores abdominal articulaçoes , febre, falta de aptiti perda de peso,pele amarelada oq tem a dizer ?
  59. Manoel
    Dr. já realizei o exame anti Hbs uma vez, tomei todas as vacinas corretamente, so que meu teste deu negativo duas vezes, estou repedindo a vacina novamente, tomei uma agora, a outra será daqui a um mês e outra daqui a 05 meses, qual será o procedimento se apos o novo exame de negativo novamente. desde já agradeço.
  60. Gustavo
    DR, após contrair hepatite b e hepatite c quanto tempo tenho que esperar  para  para fazer os exames para que seja possivel detctar o virus?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A janela imunológica e de cerca de 30 dias.
  61. Leandro
    Bom dia! Tenho 46 anos, tive hepatite tipo B pela transfusão de sangue quando bebê. Fiz exames e foi constatado que meu organismo criou anticorpos e não precisei tomar vacina. Agora, minha dúvida é a seguinte, posso ter relação sexual tranquila com minha namorada sem uso de camizinha que não irei contaminá-la ou corro o risco de transmitir o virus da hepatite tipo B a ela? O que devo fazer? E caso tenhamos um filho, este também irá contaminar por via da mãe? Leandro.
    E-mail: [email protected]
  62. Billi
    doutor meu resultado de hepatite b deu o seguinte HEPATITE B, ANTICORPOS ANTI-HBc TOTAL e ANTICORPOS ANTI-HBe deu reagentes e ANTICORPOS ANTI-HBS Superior a 1.000,00 mUI/mL o que poderia ser…
    [email protected]
  63. Katiamourao68
    flor
    tenho 43 anos e descobrir que tenho o vírus da hepatite B cronica, gostaria de saber se vou levar uma vida mornal como trabalhar etc. Não sei como peguei mas meu pai teve a doença e faleceu. Nossa família está quase toda contaminada. Gostaria de receber algum tipo de apoio onde procurar? o que fazer?
  64. janny
    Estou gravida e tomei a vacina com um mes e meio de gestaçao,porem meu resultado do exame deu negativo,meu bebe corre algum risco??
  65. Jocilene
    tenho 32 anos, ja sou imunizada contra a hepatite B feito por um exama que fiz, mas mesmo assim ja tomei a 1º dose da hepatite B novamente e depois vou tomar a segunda  e a terceira dose tem algum problema? pois minha mãe é casada com um portador dessa doença.
  66. Alines Oliver
    Olá Dr.Pedro gostaria de saber o que significa quando o exame de Anticorpos Anti HBS da 52,0, pois o meu deu esse resultado.
  67. Fatima_rediling
    Boa tarde! Meu filho tem 17 anos e acabou de tomar a vacina, pois teve de fazer alguns exames de sangue ha um mes atrás e descobrimos q não estava imune a doença, foi vacinado quando pequeno.Ele tem uma a lergia que ainda não descobrimos a causa, por isso toma anti alergico. Gostaria de saber se o anti alergico vai deixar a vacina fazer efeito.
  68. Debora
    olá dr.Pedro tem como a interpretação do quadro sorológico da hepatite confirmar a doença…porq meus exames deram não reagentes mas este quadro de interpretação deram resultados + e -.
    é possivel dectar a doença somente pela interpretação do quadro?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Um médico é quem deve interpretar a sorologia. Há detalhes q uma pessoa leiga não tem como saber.
  69. lena
    dr.pedro pinheiro,quem tem a hepatiti B pode ter filhos? 

    meu nome e marci.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Poder pode, mas há o risco de transmissão para o feto. Tem que discutir o caso com seu médico.
  70. Maria Celia Ladeira
    Minha filha, 30 anos tomou a 1ª dose da vacina contra hepatite B  e desmaiou logo em seguida. Qdo foi tomar a 2ª dose teve um novo desmaio. Não estava nervosa, e inclusive no espaço de tempo tomou a anti tetânica e nada aconteceu. Nunca desmaiou antes na vida. Será que essa vacina pode trazer esse efeito colateral? Obrigada.
    Marina
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não conheço este efeito colateral. Mas a história parece bem convincente.
  71. PAULO
    OLA DR!
     Como uma pessoa pode saber que esta com hepatite délta, se seus exames se encontam com, HBSAG negativo e ANTI HDV  total negativo ?
    muito obrigado!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se a sorologia está negativa, o paciente não tem hepatite delta.
  72. lebazialves
    Dr. tomei a 2ª dose da vacina de Hepatite B no dia 06/03 e no dia 09/03 fiz um exame Bhcg e deu positivo. Minha gestação corre risco por isso? Em quê essa vacina poderá afetar o feto?
    Desde Já agradeço.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não tem problema.
  73. valdirene nunes
    gostei aprendi muito, gostaria mesmo era de saber o que eu devo fazer pois nunca tive hepatite nenhuma e tnho uma grande quatidade de anticorpos que me empediram de continuar a doar sangue coisa que fazia com tanto carinho.
  74. Marcela
    Boa Noite Doutor,
    já tomei 2 doses da vacina , só que meu gama GT sempre foi 200 ou um pouco mais, não bebo alcool…tem algum problema as vacinas. Desde já obrigada…
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não.
  75. Pessoa_alexandra
    Fiquei curiosa em saber mais sobre a hepatite, inclusive irei fazer exames por precaucão. As informações são muito interessantes e se as pessoas se cuidarem vão ficar curadas. Muito obrigada pelas informações.