Artigo atualizado em 06/04/2014

APENDICITE | Sintomas e tratamento

Apendicite é o nome dado à inflamação do apêndice, quadro que se apresenta habitualmente como uma intensa dor abdominal. A apendicite é, em geral, uma emergência médica que necessita de tratamento cirúrgico. Se não tratada a tempo, há risco de rotura e infecção generalizada.

Neste artigo explicaremos o que é o apêndice e o que é apendicite, além das causas, sintomas e opções de tratamento para uma apendicite aguda.

O que é o apêndice?

O apêndice é um prolongamento do ceco, região de fronteira entre o intestino delgado e o intestino grosso (cólon). Possui aproximadamente 10 cm de comprimento e tem um fundo cego, como se fosse um dedo de luva. Seu formato lembra o de um verme, por isso também é chamado de apêndice vermiforme.

A parede do apêndice contém tecido linfático e participa na produção de anticorpos. O apêndice também serve como reservatório de bactérias intestinais que ajudam no processo de digestão.

Apêndice

Apêndice

É comum aprendermos no colégio que o apêndice é um órgão sem função, o que não é totalmente errado. O apêndice parece ser apenas um resquício evolutivo, que se não é de todo inútil, também não parece fazer falta quando retirado cirurgicamente.

O que causa a apendicite?

O apêndice normalmente produz um volume constante de muco que é drenado para o ceco e se mistura às fezes. O seu grande problema é ser a única região de todo o trato gastrointestinal que tem um fundo cego, ou seja, é um tubo sem saída, como um dedo de luva. Qualquer obstrução à drenagem do muco faz com que o mesmo se acumule, causando dilatação do apêndice. Conforme o órgão vai ficando maior, começa a haver compressão dos vasos sanguíneo e necrose da sua parede. O processo pode evoluir até o rompimento do apêndice, o que é chamado de apendicite supurada.

Localização do apêndice

Existem várias causas para a obstrução do apêndice. Em jovens é comum ocorrer um aumento dos tecidos linfáticos em resposta a alguma infecção viral ou bacteriana. Como o diâmetro interior do apêndice tem menos de 1 cm, qualquer aumento na sua parede pode obstruir a saída. Em idosos, o mais comum é a obstrução por pedaços ressecados de fezes. Também existe a possibilidade de obstrução por tumores ou por vermes intestinais, como o oxiúrus (leia: OXIÚRUS | Enterobius vermicularis).

Quando o apêndice fica obstruído e inflamado, as bactérias que vivem no seu interior conseguem atravessar a sua parede e alcançar a circulação sanguínea e o peritônio (membrana que recobre todo o trato intestinal). Este processo é chamado de translocação bacteriana e é responsável por grande parte dos sintomas da apendicite.

Sintomas da apendicite

O ceco e o apêndice ficam no quadrante inferior direito do abdômen, por isso, uma apendicite se apresenta tipicamente como uma dor nesta região. O problema é que em fases iniciais, quando há somente a distensão do apêndice ainda sem intensa inflamação ao seu redor, os sintomas podem ser muito vagos e não necessariamente localizados neste sítio. No começo da apendicite, a dor pode ser difusa, normalmente localizada na região do estômago ou em volta do umbigo. O apêndice é muito pouco inervado e sua inflamação isolada é mal percebida pelo cérebro. Somente quando o peritônio, este sim rico em terminações nervosas, fica inflamado é que o cérebro consegue identificar mais precisamente a região afetada. O quadro típico é de uma súbita dor ao redor do umbigo que vai ficando mais intensa conforme dirige-se para o quadrante inferior direito.

Náuseas, vômitos e febre são sintomas comuns nas fases avançadas da apendicite. Também pode haver diarreia ou prisão de ventre.

Quando a inflamação e a distensão levam à perfuração do apêndice, ocorre uma peritonite (inflamação do peritônio). O paciente com peritonite apresenta intensa dor e o abdômen costuma ficar duro que nem uma pedra. O doente sente dor com estímulos simples como pisar no chão ou mudar de posição. Este quadro grave costuma cursar com sepse (leia O QUE É SEPSE?).

De qual lado da barriga costuma ser a dor da apendicite?

Como explicado, a dor da apendicite costuma ser no quadrante inferior direito do abdômen. Mas lembre-se que nem sempre ela é tão bem localizada. Uma dor difusa na região inferior do abdômen, abaixo do umbigo, também pode ser a forma de apresentação da apendicite. De qualquer modo, uma dor isolada no lado esquerdo não costuma ser provocada pelo apêndice. Não é impossível uma apendicite com dor à esquerda, mas é muito pouco comum.

Para saber mais causas de dor abdominal, leia: DOR NA BARRIGA | DOR ABDOMINAL | Principais causas

Apendicite crônica

Alguns pacientes apresentam quadros de obstrução intermitente do apêndice, havendo desobstrução espontânea sempre que a pressão dentro da luz fica elevada. Imagine um pedaço ressecado de fezes alojado exatamente na saída do apêndice, que agora já não tem mais como escoar o seu muco produzido. Se esse pedacinho de fezes não estiver bem preso, conforme a pressão dentro do apêndice for ficando maior, ele acaba sendo empurrado pelo excesso de muco acumulado, e a obstrução desaparece.  Outra hipótese muito aceita é o caso de hipertrofia da mucosa do apêndice, levando à redução do diâmetro do seu óstio (orifício de saída), o que resulta em acúmulo de secreções no seu interior. Com o aumento da pressão, as secreções conseguem vencer a obstrução e, ao serem expelidas, levam à melhoria da inflamação e dos sintomas.

A apendicite crônica apresenta-se como um quadro de dor abdominal cíclica que costuma ser difícil de diagnosticar. Os sintomas só desaparecem de forma definitiva quando o apêndice é removido cirurgicamente.

Diagnóstico da apendicite

Como em qualquer doença, o diagnóstico começa pela avaliação dos sinais e sintomas através da história clínica e do exame físico. Como explicado acima, o apêndice é pouco inervado e quando não há inflamação dos órgãos ao seu redor, nomeadamente do peritônio, pode não haver sinais claros de apendicite ao exame físico.

Conforme a inflamação progride, torna-se fácil detectar uma intensa dor à palpação profunda no quadrante inferior direito do abdômen. Quando há peritonite, o paciente sente muita dor durante o exame físico no momento em que apertamos o abdômen com uma das mãos e subitamente a retiramos. Esta dor à descompressão é típica de processos inflamatórios do peritônio.

Os exames laboratoriais também são úteis, já que pacientes com peritonite costumam apresentar um número elevado de leucócitos no hemograma (leucocitose) (leia: HEMOGRAMA | Entenda os seus resultados).

Porém, uma suspeita clínica/laboratorial de um peritônio inflamado não é suficiente para fecharmos o diagnóstico da apendicite, já que existem várias outras causas para peritonite (ver a seguir em diagnóstico diferencial).

Casos típicos de apendicite, principalmente se avaliados por médicos experientes, podem ser diagnosticados sem maiores dificuldades, mas atualmente é muito comum e fácil solicitar exames de imagem para confirmação do diagnóstico. Os dois exames mais solicitados são a ultrassonografia e a tomografia computadorizada, sendo esta última a mais indicada em casos duvidosos ou com suspeitas de complicações.

Doenças que podem parecer com apendicite

A apendicite é uma das principais causas de dor e necessidade de cirurgia abdominal. Entretanto, vários outros processos inflamatórios dentro do abdômen ou pelve podem ser parecidos com os sintomas da apendicite, como:

- Diverticulite (leia: DIVERTICULITE | DIVERTICULOSE | Sintomas e tratamento).
- Doença de Crohn (leia: DOENÇA DE CROHN | RETOCOLITE ULCERATIVA | Sintomas e tratamento).
- Doença inflamatória pélvica.
- Diverticulite de Merckel.
- Ileíte aguda (inflamação do íleo, porção final do intestino delgado).
- Torção de cisto de ovário (leia: CISTO DE OVÁRIO).

Tratamento da apendicite

O tratamento da apendicite é cirúrgico, podendo ser feito de modo tradicional ou pela laparoscopia. A via laparoscópica é preferida em pessoas obesas, idosos e quando o diagnóstico ainda não é 100% certo na hora da cirurgia.

A cirurgia da apendicite é imediatamente indicada naqueles casos com menos de 3 dias de evolução. Nos casos onde o paciente demora para procurar atendimento, a inflamação pode estar tão grande que dificulta a ação do cirurgião, aumentando o risco de complicações. Nestes casos, se a tomografia computadorizada demonstrar presença de muita inflamação ao redor do apêndice, com formação de abscesso (leia: O QUE É INFLAMAÇÃO? O QUE É UM ABSCESSO?), pode ser preferível tratar a infecção com antibióticos por algumas semanas antes de levá-lo para cirurgia.

Publicidade
  • ~Direto do Fim do Mundo~

    Ola Dr. Pedro,
    Existe a possibilidade de complicacoes antes e apos a cirurgia do apendice?
    A pessoa que removeu o apendice pode ter alguma complicacao futura?

    Abraco

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    As complicações que podem aconetecer antes da cirurgia são pela sepse e plea peritonite.

    As complicações pós-cirurgicas são aquelas inerentes a qualquer cirurgia abdominal.

    Não há problema futuro nenhum em se retirar o apêndice.

  • Deyse

    Olá, Meu nome é Deyse, tenho 21 anos…
    estou com uma dor fraca e contínua no lado direito do abdomen, onde seria a apendice, no entanto, a dor começou a mais de 24 hrs e não mudou de intensidade, piora somente durante a relação sexual e ao andar ou sorrir….será que seria realmente uma inflamação da apendice?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Deyse,
    De longe é difícil opinar, mas não tá me parecendo apendicite não.
    De qualquer maneira, só um médico te examinando é que pode dar uma opinião mais confiável.

    abs

  • Anonymous

    ola Dr estou com uma dor no lado direito totalmente do lado direito e nao embaixo do abdomen ja começou uns 3 dias de leve vem e vai talves seria a visicula mal funcional ja qe e pra sima do unbigo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não dá para saber de longe, com tão poucas informações e sem te examinar.

    Procure um médico para que ele possa avaliar o caso

    …………….
    por favor assinem os comentários

  • Anonymous

    Olá Drs.:
    Apêndicite pode também causar dores na perna ou no pé esquerdo acompanhados da dos abdominal???
    Obrigada!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Este é o último comentário sem identificação que responderei. Por favor leiam as regras antes de comentar.

    ………………..

    Apendicite não causa dor no pé, não. A dor abdominal pode até irradiar para virilha e raiz de coxa, mais abaixo disso não é comum.

  • Anonymous

    Boa noite Dr. Pedro,

    Meu nome é Rafael, tenho 36 anos e sou portador de HIV assintomático.
    Venho sentindo dores ao redor do umbigo que doi quando encolho a barriga, e se irradia para todo o lado direito. Isso começou devagar a 1 mês, mas vem ficando cada dia mais forte, principalmente com esforço físico.
    Gostaria de saber se é sinal de apendicite e se o hiv pode mascarar alguns sintomas.
    Desde já agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafael,
    Isso não parece muito apendicite não. Se o seu HIV é assintomático e se seu CD4 for normal, o seu organismo reage normalmente a qulauqer infecção.

    De qualquer maneira como esse quadro já tem 1 mês, acho que vc deveria ser visto por um médico.

  • http://www.blogger.com/profile/04529505550824151393 Rikardo paiva

    Bom Dia, Dr. Pedro.
    Sou Ricardo tenho 24 anos, então no domingo fiquei segurando a ida ao banheiro, antes de jogar bola de manhã as 9 já deu vontade de liberar as fezes, depois a noite a vontade voltou, e quando usei o banheiro, fiquei com uma dor do lado direito inferior do abdomen e fiquei com febre de 37.3, no dia seguinte segunda feira, fiquei somente com algumas dores no abdomen mais com a barriga inchada, mais a liberação de fezes estava normal, na terça feira ficou uma dor fraca no abdomen bem fraca, mais ai fiquei com diareia, sera que pode ser apendicite?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    Não tenho como fazer diagnóstico a distância. Essa dor me parece muito branda para apendicite, mas só um médico te examinando pode descartar.

  • Sirlene

    drs, boa tarde.
    Meu esposo tem 46 anos, e nos ultimos dias vem lutando com muitas dores ao lado direito do abdomen. Já foi à médicos, com suspeita cardiáca que graças a Deus nada apareceu após os exames de eletro e ergo, enzimas. Emograma tbm nada apareceu. Fez uma ecografia total do abdomen, nada constou a não ser pouca gordura ao figado, mas nada de anormal. A duvida é que ele sente estas dores que pegam desde o umbigo, passa pela lateral direita e reflete nas costas. POr vezes se queixa de repuxar um pouco a perna.
    Na ultima quinta feira, sentiu-se fraco, deu muita tremedeira e dor forte no estomago, parecia gastrite. Está sendo medicado, mas a dor lateral persiste, as vezes é muito forte e as vezes alivia. Reclama que dependendo da posição alivia ou dói.
    Na ecografia aparece cfme abaixo:
    FIGADO: normais (com sugestiva de esteatose)
    VISICULA BILIAR: normais
    BAÇO: normais
    PÂNCREAS: normais (cauda pancreática ñ acessivel)
    AORTA E VEIA CAVA INFERIOR: normais
    RINS: normais
    BEXIGA: normais

    IMPRESSÃO DIAGNOSTICA:
    sinais de esteatose hepática leve, demais etruturas sem particularidades.

    Está com consulta marcada em um gastro e a duvida é o que ele deve perguntar.. sei que ñ é sua especialidade, gastro, mas lendo sobre a apendicite, resolvi tirar esta duvida. POde ser apendicite?
    Ressalto que ele vinha fazendo uma dieta, mas perdeu peso consideravelmente nos ultimos 15 dias.. de 108 p/ 101, sem exercicios.

    Poderiam nos ajudar de alguma forma?

    Muito agradecida. Sirlene.

  • Luiz Alberto

    Doutores, fiz uma cirurgia de apendicite por vídeo e retirei uma hérnia do umbigo há 8 dias. Gostaria de saber se posso fumar normalmente e com quanto tempo de repouso posso voltar a dirigir e jogar bola ?
    Receios de um recém-operado.
    Agradeço a atenção.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro e Dra. Renata!

    Meu nome é Daniel e gostaria de tirar algumas duvidas.

    Hoje a noite, comecei a ficar sonolento, peguei no sono e acordei pouco tempo depois com uma dor ao redor do umbigo, costumo ter essa dor quando faço muito esforço fisico, como por exemplo no dia de hoje. A dor é ao redor do umbigo, e muita gente diz que a dor da apendicite é uma dor fina ao redor do umbigo,e assim estou sentindo, uma dor fina ao longo do umbigo e que se irradia para cima do umbigo. Quando ando, troco de posição ou urino, a dor aparece, se fico deitado e massageando o local ela passa!

    Sei que a descrição é pequena, mas poderia ser este um caso de apendicite? Outra duvida que tenho é sobre a procura a um médico, se a pessoa suspeitar de apendicite e não for ao médico imediatamente, ela pode conviver com o problema por quanto tempo, ou ainda qual seria o momento ideal de procurar um médico?

    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sirlene,
    Em geral apendicite consegue ser vista na ecografia e um hemograma normal também fala contra.

    É preciso examiná-lo para saber do que se trata. Mas pode ser desde coluna até pedra nos rins (que não necessariamente apareceria na ecografia)

    Acho que se a dor é muito forte, ele deveria ser visto em algum sector de urgÊncia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luiz alberto,
    Fumar vc não pode nunca.

    Em relação as outras atividades, eu não posso te dar essa indicação a distância. Não tenho como fazer esta avaliação sem correr o risco de ser leviano.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daniel,
    O momento ideal de procurar o médico é quando vc sente uma dor que não melhora sozinha. Ou seja, o seu atual quadro.

    Não sei se pode ser apendicite, não parece muito, mas é preciso qeu um médico te examine para avaliar melhor.

    Se for apendicite, quanto mais tempo se demora, pior fica o quadro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Dalliane,
    Não, mas provavlemente contribuiu para ele estar mais debilitado e não resistir a apendicite.

  • Luiz Alberto

    Dr. Pedro,
    Eu sei que não se pode fumar nunca, mas como eu sou fumante gostaria de saber com quanto tempo posso voltar a fumar novamente já que fiz uma cirurgia de apendicite e retirei uma hérnia do umbigo há 9 dias.
    Obs: Li uma matéria sobre cirurgia falando que o tempo é de 3 semanas, mas queria saber do senhor.
    Agradeço pela atenção.

  • Sirlene

    DRS.. ele passou duas vezes pela emergência. Nas duas vezes fez a eco do abdome e nada apareceu.
    Mas algo me chama a atenão em sua resposta. Ele reclama de dores nas costas, principalmente coluna. Andou fazendo aulas de alongamento e natação e dai em diante começou a dor. Pode ter alguma relação?

    Quanto a especialista, qual seria o mais indicado?

    Grata mais uma vez. SIRLENE

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luiz,

    Se vc quiser saber em relação a cicatrização da cirurgia, ficar sem fumar por pelo menos 2-3 semanas ajudaria.

    E quam fica 3 semanas sem fumar, fica para o resto da vida se quiser, porque a pior fase são as 2primeiras semanas.

    Dê uma lida neste artigo
    http://www.mdsaude.com/2008/09/cigarro.html

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sirlene,
    Até pode, se o problema for de coluna. Acho que ele deveria ir em um clinico geral para primeiro saber a origem da dor.

  • Sirlene

    Grata novamente, dr Pedro.
    Porém ele foi a um ortopedista especialista em coluna que apenas pediu para levantar os braços, mexer as pernas e abaixar o torax.
    Disse que está com um pequeno desvio, não pediu um raio x nem outro exame qqr. Orientou-o a fazer aulas de pilates e/ou natação.

    Todas as noites ele chega em casa com muita dor nas costas, principalmente no meio. Fez um monte de outros exames, vesicula, rim, endoscopia (apareceu uma gastrite leve), mas nada.

    Tem dias que se queixa da temperatura subir até 37,5 e muito cansaço. Está um tanto quanto ansioso também. O incrivel é que depois de um banho quente, deixando a agua correr nas costas, diz que alivia e que se sente melhor.

    Mas o que mais preocupa-o é o fato de por vezes qdo dói, diz que o braço direito parece repuxar e ficar meio solto, assim como umas fisgadas na perna direita.
    Pode isso estar relacionado a coluna?

    Para ansiedade o médico disse para tomar passiflora moderadamente, isso pode ajudar?

    No aguardo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sirlene,
    Acho que a ansiedade tem um papel grande neste quadro. Quando há muitas queixas diferentes, em vários pontos do corpo, e que não batem com nenhum asíndrome conhecida, em geral isso é estresse.

    Não tem muito jeito, é continuar procurando um médico que consiga ao menos explicar o que ele tem.

  • Laninha

    Dr. Pedro, fiz uma cirurgia de apêndicite ta com 30 dias.
    Só q ainda sinto dores, umas pontada muito forte do lado direito, pode correr o risco de acontecer outra cirurugia? ou é normal?

    Atenciosamente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Laninha,
    De longe não tenho como dizer se é normal. Não sei como foi a su cirurgia, nem detalhes do estado da sua apendicite.

    A dor pode ser simplemente do pós-operatório, mas vc deveria voltar no cirurgião para que ele possa avaliar melhor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joice,
    Risco de complicações existem em qualquer cirugias. É inerente a qualquer procedimento médico. O que importa é que ela foi identificada e tratada a tempo.

    Em relação aos alimentos, não há nada de específico.

  • Luluzinha

    Dr. Estou me recuperando de uma apendicectomia, foi uma ótima cirurgia segundo meu médico, mas estou sentindo muitas dores não nos pontos mas por dentro do lado direito inferior do meu abdomem e ele diz ser normal. O que o Dr. Pedro acha ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luluzinha,
    Dor no pós-operatório é comum. Se o seu médico disse que está tudo normal, não há porque duvidar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Elci,
    Isso só funciona se for feito por um médico. Leigos não tem capacidade de descartar ou confirmar apendicite apenas por manobras semiológicas.

  • "Negrette"

    Olá! Meu nome é Lígia Oliveira e operei há 20 dias da apendicite! Na biópsia o diagnóstico foi “Apendicite Aguda Úlcero Flegmonosa. Peri Apendicite Aguda Fibrino Purulenta! Gostaria de saber o que significa o diagnóstico e se eu devo retornar ao médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lígia,
    Isso é só uma descrição em termos técnicos de uma apendicite. Não tem com o que se preocupar.

  • Anonymous

    Achei um site muito legal, com mta criatividade, bem legal! bjs

  • Anonymous

    Dr.Meu nome é Daniela..Hoje acordei com dor na virilha direita, é uma dor fraca como uma cólica que vai e volta e também um pouco de enjoo.Estou com medo de ser apendicite.Esses sintomas são preocupantes?Devo procurar um especialista? Obrigado.Não consegui me identificar pela conta do Google.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daniela,
    É simples. Se a dor ainda te incomoda, vc deve procurar um médico. Se já desapareceu, vc pode ficar tranquila.

  • ermildoferreira

    Bom dia Dr.pedro gostaria de saber quando o leucócitos estar (8.600)e conciderado apendicite.Pode concidera caso de cirurgia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ermildo,
    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.
    Não se faz diagnóstico de apendicite pelo número de leucócitos, ainda mais quando eles estão normais como no caso que vc descreve.

  • Anonymous

    Boa tarde. Meu nome é Lucio e resido em Sâo Paulo, capital. Fui submetido a uma cirurgia de apêndice há cerca de 30 dias. Gostaria de saber se é normal ainda sentir leve dor entre a região inferior do abdômen e a região inferior direita? caso positiva a resposta, qual o tempo necessário para esta que esta leve dor cesse?

  • Tania

    Boa Noite Drs.
    Meu nome e Tania, sou dentista e tenho 22 anos. Gostaria de saber qto tempo um paciente pode sentir dores que sejam oriundas de apendicite,de forma cronica e intermitente.Ou se a dor e sempre de maneira aguda e de evolucao rapida?
    Tenho uma dor na regiao de apendice, mas que ja dura em media 2 meses dessa maneira cronica. Ja agendei consulta com meu medico pra descobrir a origem.
    Obrigada desde ja pela atencao.

  • Andressa

    Boa Noite Drs.

    Me chamo andressa e gostaria de saber se é possivel ter perceber a inflamção do apêndice à olho nu ou à tato, por um leigo?

    De ja obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lúcio,
    30 dias já era para vc estar sem dor. Mas poderia ser apenas dor da cirurgia. Entre em contato com o seu cirurgião e relate os sintomas

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tania,
    Não. A apendicite pode se manifestar de modo crônico. Já vi casos de dor intermitente há mais de 1 ano que no final descobriram ser apendicite. Não é o mais comum, mas pode acontecer.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Andressa,
    Não. É preciso um médico para identificar.

  • Lucio

    LUCIO DISSE: Boa Tarde Dr (a) Pedro/Renata. Muito obrigado pelas informações prestadas. No tocante à leve dor que ainda sinto decorrente da operação de apendicite, consultei meu cirurgião e ele me disse que é normal, posto referir-se à dor decorrente da cirurgia.

    Mais uma vez, grato pela atenção dedicada.

  • Diego Serrão

    Caros, passei por um procedimento cirúrgio para tratar de um quadro de apendicite há pouco mais de dois meses e meio. Meu pós-operatório foi completamente livre de dor, embora a cicatrização dos pontos externos tenha levado pouco mais de um mês (ouvi dizer que era num período bem mais curto). Eu gostaria de saber se o inchaço abdominal ainda é normal (fiquei com a famosa barriga de cerveja!)? Quando aperto a barriga e solto, ela volta com a mesma elasticidade de uma “bexiga”. Isso ainda se deve ao inchaço do(s) órgão(s) da região operada?

    Grato,
    Diego Serrão

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Diego,
    Não faz muito sentido a barriga estar inchada depois de mais de 2 meses de cirurgia.

    Não existe isso de órgãos inchados após apendicectomia.

  • Anonymous

    Olá, tenho 22 anos e tive apendicite à cerca de 3 meses. Após retirada do apêndice e saída do hospital não fui mais ao médico. Me sinto bem, mas gostaria de saber à que especialista devo ir para saber se a cirurgia foi realmente bem sucedida e se há algum problema. Além disso, ainda sinto a cicatriz bem aderida e não sei até que ponto isso é comum e o que fazer para que ela não fique muito aparente.

    Obrigada,
    Jéssica M.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jéssica,
    vc tem que ser vista pelo cirurgião que te operou. Que faz o seguimento pós-operatório é a equipe que opera.

  • Fernando

    Bom dia Dr.
    Meu nome e´Fernando. Tenho uma duvida quanto a este assunto de vido a um comentário que ouví quando tive apendicite, é possivel
    haver um apendice em outra parte do intestino ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    é raro, mas é possível que o apêndice se localize em um ponto diferente do intestino.

  • Rafael

    Patabéns pelo site.
    Ótimo trabalho =]

  • Anonymous

    estou fazendo um trabalho da escola e só encontrei ele aqui no seu site.parabens!

  • SM

    Boa noite Drs. Pedro e Renata,

    Desculpe-me novamente, mas será que poderiam futuramente escrever sobre hérnias inguinais, abdominais e umbilicais, o por que ocorrem, etc….

    Grata desde já,
    SM

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    SM,
    pretendemos, sim, escrever sobre hérnias.

  • SM

    Boa noite drs,

    Muito obrigada por atenderem ao meu pedido sobre as hérnias, estou aguardando.

    Obrigada,

    SM

  • Anonymous

    Prezados Drs,

    A apendicite tem cura sem a precisão da operação.

    att,
    Danilo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Danilo,
    em 99% dos casos, não.

  • Anonymous

    Ola doutor!

    Gostaria de saber qual o motivo de não poder fumar depois da cirurgia de apendicite, uma vez que a fumaça vai para o pulmão. Sou fumante,fiz a cirurgia por laparoscopia há 4 dias, e já estou louco para fumar.

    Bruno R.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    O cigarro atrapalha a cicatrização e a oxigenação dos tecidos. Ele entra pelo pulmão, mas é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea, se espalhando pelo corpo.

  • Anonymous

    esse site e muinto maneiro

  • Anonymous

    Bom dia meu nome é Matheus
    Fiz a operaçao a um ano atras.
    pode ocorrer de ter novamente uma apendicite ??
    e a marca dos pontos nunca vai sair ??
    agradeço
    otimo site

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Matheus,
    se você tirou o apêndice não tem como ter apendicite de novo. A cicatriz é para sempre, o que pode acontecer é ela ficar mais discreta ao longo dos anos.

  • KK

    Quero parabenizar aos doutores desse site. Bastante atencioso o Dr. Pedro respondendo a todaas as perguntas. Parabéns não é sempre que encontramos médicos atenciosos, principalmente na internet. Outra coisa interessante é sua prudência em responder todas as perguntas.
    PARABÉNS DR. PEDRO, tenha certeza que seu blog será a partir de agora um blog nos meus favoritos para tirar alguma dúvida sobre doenças, que por muitas vezes mesmo não estando doentes, nós leigos temos curiosidades de saber por ter escutado falar.
    Abraços e continue assim.
    Kátia Brito

  • homero motta coêlho

    Boa noite doutor,a pessoa que retirou a vesícula tem chance de sofrer de apendicite?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @homero motta coêlho
    Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Quem retirou a vesícula pode ter apendicite tanto quem não a retirou.

  • XANDROHQ

    Olá,Dr.Pedro

    Depois de muito tempo..o meu caso..pois teve em 1993 e agora tou sentindo umas dores de vai e vem leves,pontadas no lugar da primeira…

    é possivel ter uma segunda apendicete?

    Grato,Alexandro.

  • bruno geraldo

    bom dia

    gostava de saber se pode-me ajudar no meu problema.deito cheiro a pum pelo corpo ou pela boca.fiz colonoscopia mas nao detetaram nada.disseram que a apendicite pode provocar este cheiro,e verdade?

    obrigado,cumps

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @XANDROHQ
    Não, se você teve o apêndice retirado, não há como ter nova apendicite. Pode até haver problemas no intestino na mesma região, mas não será apendicite.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @bruno geraldo
    Não, apendicite não causa mau cheiro.

  • regina

    dr. gostaria de saber se o apendice se dá no sexo fem e masc?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @regina
    Sim, apendicite acomete homens e mulheres

  • Elaine

    Drs. Obrigada pelo otimo trabalho de vcs nesse site, depois de quase ficar desesperada por uma febre alta do meu filho de 16 anos que não abaixava nem com paracetamol, comecei colocar pano molhado na testa dele e lendo o site de vcs. tive forças pra ficar por três horas fazendo isso, até que a febre dele abaixou.
    Parabens que Deus os abençõe.
    Ps: Assim que amanhecer vou leva-ló ao medico.
    Um abraço.
    Elane Fontes.

  • Anonymous

    Dr. fiz cirurgia do apendicite que estava infeccioando e apos 15 dias volto as dores na barriga e no 19º dia tive q fazer outra operação de retirada de 32cm do intestino delgado q estava com infecçao e hj fazem 18 dias q fiz a ultima cirurgia e estou tendo diarreia indo ao banheiro de 5 a 6 vz ao dia, isto é normal??

  • Michele

    Olá, meu nome é Michele. Gostaria de saber qual a dieta no pós operatório, para uma pessoa que retirou o apêndice? Em quanto tempo normalmente ela pode voltar a comer normalmente?
    Grata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Michele
    Entre 5 a 7 dias o paciente volta a comer normalmente.

  • Anonymous

    Ola,me chamo fernanda, gostaria de saber quanto tempo um adolescente pode voltar a fazer educação fisica e suas atividades fisicas apos uma cirurgia convencional de apendicite ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Fernanda
    Pelo menos 4 semanas sem esforços grandes. Mas quem tem a palavra final é o cirurgião que operou sua apendicite.

  • Anonymous

    Olá.
    Meu nome é Gustavo Henrique, tenho 15 anos.
    Já tive uma forte dor no lado inferior direito do abdome e dentro de 3 dias ela ficou fraca. Meu médico disse que poderia ser uma inflamação.
    Agora estou com a mesma dor, e ainda não fui ao médico porque estou evacuando normalmente, e quando fui lá da outra vez ele sempre me perguntava se eu estava evacuando normal. E antes não estava.
    Quero saber se quando a gente está com a apêndice inflamada a gente evacua normalmente ?

    Obrigado,
    Gustavo, 04 de Agosto de 2011

  • Anonymous

    boa noite chamo-me filipa. eu tirei o apendice pelo menos a 12 dias. e disseram me que nao puderia ter relaçoes sexuais pelo menos durante um mes para isto puder sarar por dentro?? é verdade?? fazer relaçoes sexuais pode afactar alguma coisa na recuperação?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Gustavo
    Geralmente há diarreia, mas é possível estar evacuando normalmente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Filipa
    Sim, 1 mês sem esforços físicos, incluindo sexo.

  • Anonymous

    olá me chamo ROSA,gostaria de saber se quem retirou apendice,não pode nunca mais comer farinha?ou tem que fazer dieta de certos alimentos, ouvi comentarios sobre isso.

    Por favor tire minhas duvidas.

  • Anonymous

    Site muito bom, parabens

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Rosa
    Não há nenhuma restrição de alimentos para quem já retirou o apêndice.
    obs: eu já tive apendicite e como de tudo

  • Anonymous

    Paulo César
    Professor de Informática

    Dr. Adorei seu Site, estava curioso sobre o Apendicite, pois estou com dores na região do Abdômen e fiquei preocupado quanto a isso, sem nenhuma pergunta tive as melhores explicações. Parabéns e continue com este lindo trabalho. Abraços!

  • Raul

    Boa tarde, meu nome é Raul, tenho 21 anos. Venho sentindo dores abaixo da região do umbigo e, preocupado, fui procurar informações na internet acerca disso. Em vários sites li que um exame rápido para possível diagnóstico de apendicite é pressionar o lado inferior direito do abdômen e soltar. Posto isso a conclusão é que se houver uma dor, então a probabilidade de apendicite. Minha dúvida é: essa dor é suportável ou extremamente dolorosa??
    P.S.: eu fiz o teste e senti dores, mas totalmente suportáveis.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Raul
    Dor é muito individual. O que é suportável para alguns pode ser muito intenso para outros. Não é por aí que se faz ou descarta o diagnóstico. Em geral, a dor piora com a descompressão e é muito forte.

  • Anonymous

    ola meu nome e maricelia e gostaria de tirar uma duvida! tenho uma prima chamada bruna q ja teve apendicite, gostaria de saber se quem ja teve apendicite pode ter filhos???

    maricelia, luis eduardo magalhaes-ba.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Maricelia
    Pode, não há nenhum problema.

  • Lindaiane_gatinha

    este site e otimo doutor parabens. 
    e por que minha mae esta com umja dor que vai so do lado direito do abdome para a perna, ela  estava achando que era penicite, então resouvi procurar quais sintomas , mas acho que não é.
    sera que alguem tem ideia do que sera?

    lindaiane, petrolina -PE

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, hepatite A pega-se só uma vez.

  • Charles-182

    ola, queria saber se apendicite é só no lado direito?porque me dói no lado esquerda em baixo da barriga e afeta até minha virilha só do lado esquerdo. porem só dói quando faço esforço muscular, como jogar futebol.  Se puder me responder, ficarei gratoo! Falow

  • Cris

    Muito muito bom! Muito bem explicado e detalhado!! Nossa!

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Apendicite não se manifesta deste jeito.

  • Alberto

    A explicação está excelente.
    Retirei o apêndice aos 07 anos. 
    Já faz algum tempo sinto um incomodo na região, as vezes acredito que chega até a perna direita.
    Não dói, é um incomodo… não sei explicar.
    Pode ser algo relacionado à cirurgia, hoje tenho 34 anos.
    Qual especialidade médica devo procurar?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pouco provável haver relação. Procure um clínico geral.

  • ThaynaraCost_

    Muito boa a explição, tenho 15 anos e operei a 5 messes e ainda não sabia oque causava a apêndice!

  • Lenilton Sena

    excelente explicação, parabéns Doutor, me ajudou a tirar dúvidas e a conhecer mais a respeito da medicina…

  • Kellyalvescrispim

    parabens!!! olha se na sexta-feira eu tivesse lido isso eu teria ido ao medico e operado antes e ai ja seria uma semana de cirurgia

  • Anonymous

    Olá Dr eu fiz a cirugia de apendicite a 2 anos e levei 12 pontos, no qual a a cicatriz ficou grossa, e será que com o passar dos anos essa cicatriz melhora?E também gostaria de saber se eu fazer academia novamente poderá surgir alguma complicação futura na região que foi feita a cirugia.Ass: Anderson

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Anderson, sim, com o passar dos anos a cicatriz vai ficando melhor. Depois de 2 anos da cirurgia de apendicite não há problema em fazer exercícios.

  • Anonymous

    Doutor, me chamo Lidiane e tenho 28 anos. A dor do apendicite pode ser confundida com dor no ovário direito? Eu sinto dores somente quando aperto. As vezes some, mas dps volta. Pode ser uma simples dor muscular tbm? Obrigada!

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, pode.

  • Michelebarrilari

    ola Dr. fiz todos os exames para ver se era algo na região pelvica e todos resultaram bem…eu sinto fortes dores do lado direito perto do umbigo  que vai ate a região das costas .. não é todos os dias mas ultimamente  tem sido.. dores como queimação, agulhadas,, parece que tem uma bolsa de agua como peso dentro  de mim.. não tive febre  mas estou constipada;; pode ser apendicite?

  • Morgana

    Olá me chamo Morgana tenho 27 anos, fiz a cirurgia penicite fazem 8 dias e gostaria de saber qual é o tempo necessário q devo me afastar do trabalho?Pois  meu trabalho exige rapidez,agilidade e esforço físico.
    Muito obrigado pela sua atenção

  • Thiago

    Fiz uma cirurgia no apêndice era (apêndice aguda).

    Faz três messes e meio que fiz a cirurgia gostaria de saber
    se já posso freqüentar a academia com exercícios leves?Pois minha medica esta
    de férias !!só gostaria de saber se irar acarretar algum problema,porque eu não
    quero ir tão cedo  para um hospital fazer
    qualquer tipo de cirurgia!!.Obrigado    

  • valdenice

    tive uma diarreia por +-3 DIAS depois disso fiquei com uma dor leve do lado direito mais se apertar a dr aumento isso tem 4 dias  tem se intesificando, a perto logo no final da costela entre esse osso grande da pena dor fica bem intesa pode ser apendicite?

  • Michelly

    boa noite doutor,tenho 16 anos,estou com dores no lado direito do abdomen,a uma semana,muitos me diseram que é rim,mais tomei remedios,chas,e não passa,neste momento esta me dando umas pontadas pela regiao da bacia,conforme me mecho doi,qual medico devo de ir,fazer o que 

  • isabel cristina

    Olá  Dr. me chamo ISABEL  e minha irmã fez a cirurgia e estamos com algumas duvidas tem como o senhor nos ajudar? Quais os sintomas apos a cirurgia no prazo de 48h  e se é normal sentir rouquidão? e como tratar?                                                                                                                               A medicação CLORIDRATO DE  CIPROFLOXACINO  é mesmo o apropriado durante a recuperação? Obrigada,aguardamos  resposta! 

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Clínico geral.

  • shirley

    bom dia DOUTOR
    minha filha de 5 anos esta com dor abdominal a 3 dias e faz uma semana q nao esta comendo praticamente nada emagreceu 1 kilo esta com inmtestino presso pode ser apeniciti?

  • Sabrina-bongarts

    porque algumas pessoas morrem de apendicite?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Por causa de sepse (infecção generalizada).

  • Marinezoliveira67

    boa noite doutor tenho uma dor do lado esquerdo do abdomem é uma dor leve que aos poucos vai se tornando maior e chega a inchar toda a minha barriga ja nao sei o que fazer essa dor vem  acontecendo com mais frequencia pode ser ovario apendice  alguma inflamaçao no testino ou bexiga por favor me ajude  

  • Karla

    Boa Noite, fazem 1 mes e 21 dias que operei da apendice, levei 10 pontos e  colocaram dreno, agora estou em casa, tomei os remedios, os pontos já cicatrizaram, mas sinto minha barriga inchada mas não doi, somente sintos fiscadas, preciso procurar o médico novamente, estou afastada do meu trabalho, o médico da péricia me deu 60 dias para eu me curar, as pessoas dizem que não posso ficar fazendo esforços ou pegando pesos, pois dizem também que esta cirurgia, por fora cicatriza bem, mas por dentro demora mais. O Sr. concorda ou discorda sobre isso?obrigada – karla

  • Tiago Mendes

     O álcool em excesso causa a inflamação do apendici?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Luana

    Bom dia Doutor Pedro. Meu nome é Luana, tenho 24 anos.
    Desde a quarta feira da semana passada comecei a sentir vontade frequente de ir ao banheiro urinar,
    com bastante ardência e dor. Tomei chás e um remédio CYSTEX, as dificuldades ao urinar diminuíram significamente e a frequência que vou ao banheiro também. Porém na sexta feira da semana passada comecei a sentir fortes dores parecidas com cólicas na parte inferior do abdomen do lado direito, no sábado à tarde as dores foram diminuindo, mas ainda sinto uma dor fraca nessa região. O que pode ser? Deve procurar um médico? Devo tomar algum antibiótico? Por favor me passe alguma orientação, fico muito grata.

    Luana.

  • Anitadf

    NÃO, pois os bêbes, crescem e nascem no apêndice, Útero não serve pra nada, e nem cérebro tbém…Santo Deus

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    ???

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Acredito que você tenha tentado fazer uma crítica ao texto, mas do jeito que construiu as frases não dá para entender o que quis dizer. Bebês crescem e nascem no apêndice?

  • Alexandro do Valle

    Olá, quando eu era criança sentia dor embaixo do umbigo, quando eu deitva passava. Acabei de sentir essa dor de novo(estou com 29 anos) é uma forte fisgada que tenho até q abaixar na hora.

  • eduardo

    boa noite doutor tenho algumas duvidas sobre este assunto estou desde o final do ano doente onde me foi diagnosticado calculos renais e etive em tratamento neste momento continuo com dores muito fortes e encontrome muito mal qual o medico ou onde tenho que ir

  • daniele stoew

    Doutor, me chamo Daniele tenho 25 anos e tive uma dor muito intensa no lado dirieto, fiz 3 ultrasson( indicava liquido na cavidade pelvica, e cisto )  e 1 tomografia,( processo inflamatorio apendicular) fui avaliada pelo G.O que me disse que foi um cisto roto que se rompeu, porem o cirurgião falou que era apendicite e pediu autorização para o meu convenio para realizar a cirurgia porem não foi autorizado e fui transferida de hospital para o procedimento de cirurgia no hospital proprio do convenio, chegando lá o G.O olhou minha ultima ultrasson e falou a mesma coisa ( Cisto roto) passou medicamento e me deu alta, estou com medo do meu quadro piorar, estou tomando medicamentos em casa para dor, praticava  hidroginastica e  gostaria de saber se eu posso continuar posteriormente assim que essa dor sumir ou o esforço fisico pode agravar meu caso e qual especialidade eu procuro porque se os proprios medicos estão em cima do muro ( palavras ditas pelo cirurgião que me atendeu) imagina eu que não sei o que eu tenho!!!

  • Marcioluizdesouza

    dr. minha esposa sente dores na virilha do lado direito,mas nao sao frequentes,ela tem nefrite membranosa,o que pode causar essas dores,muto obs.

  • daniel moreira

    Olá doutor,meu nome é Daniel e tenho 24 anos,por favor, me tire uma duvida, a um dia atrás eu estava com diarreia,e quando eu ia fazer as feses ,parecia que eu estava urinando,eu tomei um chá ,e deu uma melhorada.Agora no segundo dia,sinto uma dor em cima do umbigo e vejo que minha barriga está um pouco inchada,quando eu aperto com a mão na região,sinto uma leve dor,e á primeira coisa que veio a minha mente ,foi a APENDICITE,tenho um certo receio de saber que isso seja possível no meio caso,oque eu devo fazer?

  • Rodrigo

    pessoas com o intestino preso tem mais chances de ter apendicite

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Joana

    gostei me ajudou bastante

  • jose marinho

    a cirurgia de apendicite pode ser feita gratis pelo sus.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim

  • Maria Elza Dias

    Parabéns gostei muito da matéria esta bem esclarecida para que possamos entender!!!!! Maria Elza

  • Vera Ferreira

    Boa tarde!

    Costumo sofrer de prisão de ventre! Na sexta-feira passada à noite comecei sentindo gases, e acordei sábado de madrugada com muita dor abdominal. Tive sempre com dores horríveis. Até que lá consegui ir à casa de banho (isto à tarde) e melhorei. O problema é que fiquei com uma dor intensa no lado direito e com umas picadas (sentia dor ao mexer-me). No domingo essa dor tinha diminuido. Hoje segunda feira continuo a sentir aquela dorzita no lado direito (mas nada que incomode). Hoje estou com diarreia, mas não sei se é de um suplemento alimentar natural que comecei a tomar para evitar a prisão de ventre.  Não sei que fazer… tenho medo que seja apêndice inflamado! Mas como não me está a incomodar muito….

  • Eliane

    Bom dia, fiz uma cirurgia do apêndice dia 17/02/2012, o médico me deu 15 diz de repouso, hoje retornei ao trabalho, porém to sentindo tontura, mal estar e dor no local da cirurgia. To preocupada, pois tenho medo de complicar e surgir hernia.Poderia me dizer o que poderia ser? Isso é normal depois de 17 dias após cirurgia.