19 de novembro de 2013

DIARREIA | Causas e tratamento

A diarreia é daquelas doenças que todo mundo vai ter pelo menos uma vez durante a vida. A maioria das pessoas apresenta pelo menos um episódio por ano. Na verdade, diarreia não é uma doença, mas sim uma manifestação comum de várias doenças diferentes do trato gastrointestinal.

Publicidade

Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a diarreia:

  • O que é diarreia.
  • Como funciona a digestão.
  • Causas comuns de diarreia.
  • Sintomas da diarreia.
  • Sinais de gravidade da diarreia.
  • Tratamento da diarreia.

O que é diarreia?

Tecnicamente chamamos de diarreia toda vez que evacuamos mais de 200g de fezes por dia. Ninguém precisa pesar as fezes para saber se está com diarreia ou não. Prefiro a definição que diz que diarreia é a evacuação de fezes pastosas ou liquidas efetuada mais de três vezes por dia.

Identificar diarreia é muito fácil, mas por que ela ocorre?

Bom, mais uma vez, para entender uma doença, é necessário entender o funcionamento normal do organismo, neste caso, do sistema digestivo (ou digestório).

Como funciona a digestão?

Digestão é diferente de absorção. Digerir é o processo de quebrar compostos grandes em moléculas pequenas o suficientes para serem absorvidas. Primeiro se digere os alimentos para depois podermos absorvê-los. Se os alimentos não forem digeridos, os intestinos não conseguem absorvê-los, sendo os mesmos eliminados nas fezes.

Após ingerirmos um alimento qualquer, ele desce pelo esôfago até o estômago. O estômago tem três funções básicas: matar germes presentes nos alimentos através do seu pH baixo (muito ácido), quebrar moléculas grandes em moléculas pequenas para posterior absorção em outros segmentos do trato digestivo e armazenar comida, liberando para o duodeno os alimentos processados em velocidade constante.

Sistema digestivo

Sistema digestivo

Ao sair do estômago, o alimento chega ao duodeno, a primeira parte do intestino delgado. O duodeno recebe as secreções do pâncreas e da vesícula biliar.

O pâncreas libera o suco pancreático, um líquido rico em bicarbonato que ajuda a diminuir a acidez dos alimentos vindos do estômago. O suco pancreático também é rico em enzimas que fazem parte do processo de digestão de proteínas, carboidratos e gorduras (leia: PANCREATITE CRÔNICA E PANCREATITE AGUDA).

A vesícula biliar produz a bile, que é a responsável pela coloração das fezes e pela digestão de gorduras, colesterol e algumas vitaminas (A,D,E e K).

Após o duodeno, temos o jejuno e o íleo, respectivamente 2º e 3º partes do intestino delgado. Jejuno e íleo formam a maior parte do nosso sistema digestivo, podendo chegar a 6 metros de comprimento. Esta é a região onde ocorre a maior parte da absorção dos alimentos digeridos. O intestino delgado é responsável pela absorção de mais ou menos 1 litro de água.

Ao sair do intestino delgado, todo material que não foi absorvido chega ao cólon (intestino grosso). O cólon tem aproximadamente 1,5 metros e é colonizado por mais de 700 espécies de bactérias que participam da digestão dos elementos ainda não digeridos, principalmente fibras e polissacarídeos (carboidratos com moléculas complexas). Essa digestão realizada pelas bactérias do cólon é que causa os gases intestinais ( leia: GASES INTESTINAIS). Porém, a função básica do intestino grosso é reabsorver a água presente no conteúdo alimentar e eliminada nas secreções ao longo do trato digestivo, formando fezes sólidas ao final deste processo. O cólon reabsorve até 19 litros de água por dia.

Portanto, para resumir, podemos dizer que:
1. Estômago e o duodeno, com o auxílio do pâncreas e da vesícula, digerem os alimentos.
2. O intestino delgado (jejuno e íleo) absorvem grande parte dos nutrientes digeridos e um pouco de água.
3. O cólon absorve uma grande quantidade de água e um pouco de nutrientes digeridos.

Tudo o que não foi digerido ou absorvido ao final do cólon sai nas fezes.

Principais causas de diarreia:

1. Intoxicação alimentar

Mais de 200 tipos de germes, entre vírus, bactérias e parasitas podem causar quadros de diarreia por intoxicação alimentar. A diarreia pode ser causada pelo próprio germe ou por toxinas produzidas pelo mesmo. Quanto maior a concentração de toxinas ou micróbios, maior é a chance destes vencerem a acidez do estômago e alcançarem os intestinos. Algumas toxinas após sua produção não são destruídas no cozimento, por isso, o armazenamento de alimentos deve ser feito de modo correto antes e depois da preparação.

A intoxicação alimentar se apresenta de três maneiras diferentes:

1.1 Vômitos como principal manifestação

O início súbito de náuseas e vômitos, podendo ou não ser acompanhado de diarreia, menos de 12 horas após ingestão de alimentos contaminados (em geral menos de 6 horas), costuma indicar intoxicação por enzimas pré-formadas. Não é bactéria em si que causa a intoxicação, mas sim enzimas que elas produziram e ficaram depositadas nos alimentos. As toxinas agem principalmente no estômago, irritando sua mucosa e causando os vômitos.

Este tipo de intoxicação alimentar é normalmente causado por toxinas das bactérias Staphylococcus aureus (leia: Estafilococos aureus) e Bacillus cereus.

Outra causa de intoxicação alimentar com vômitos é um vírus chamado Norovírus. Esse vírus pode ser transmitido através de alimentos contaminados ou de pessoa para pessoa através de aerossóis como um resfriado.

Nos três casos acima a doença é autolimitada com 3 a 4 dias de duração e não necessita de tratamento específico além da hidratação e medicamentos para aliviar os sintomas.

1.2 Diarreia aquosa como principal manifestação

A diarreia aquosa causada por intoxicação alimentar é normalmente causada pela lesão da mucosa do intestino delgado pela própria bactéria ou por toxinas produzidas somente após a ingestão do germe. Neste caso os sintomas surgem somente após 24-48h da ingestão do alimento. Vários germes como Cyclospora cayetanensis, Escherichia coli e Clostridium podem ser a causa. Infecções virais também são causas de diarreia aquosa (leia: VÔMITO E DIARREIA | Gastroenterite viral). Pode haver febre baixa (menor que 38ºC).

Geralmente quando várias pessoas com contato social (trabalho, escola, etc.) desenvolvem diarreia, mas não apresentam ingestão de nenhum alimento suspeito em comum, costuma tratar-se de infecções virais, que se transmitem do mesmo modo que os vírus da gripe e do resfriado (leia: DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO).

As bactérias e toxinas agem na mucosa do intestino delgado, aumentado suas secreções e acelerando a velocidade com que os alimentos passam. O intestino delgado não consegue digerir e absorver os alimentos, que, deste modo, chegam em grande quantidade ao cólon. O volume de líquidos e nutrientes que chega ao intestino grosso é muito grande, impedindo sua absorção.

Mais uma vez, o quadro costuma ser autolimitado com duração de 3 a 4 dias. Não é necessário nenhum tipo de tratamento específico. O próprio corpo se encarrega de controlar a bactéria e sarar a mucosa do intestino.

A cólera é a infecção por uma bactéria chamada Vibrio cholerae, que causa uma severa diarreia aquosa. Os pacientes podem ter mais de 20 evacuações por dia e chegam a perder até 1L de água por hora. Nos casos mais graves é necessário internação para hidratação por via venosa.

1.3 Diarreia sanguinolenta ou com pus e muco

A diarreia que apresenta sangue, pus, muco ou febre alta associada deve ser sempre avaliada por um médico. Esse quadro é chamado de diarreia inflamatória ou disenteria e pode levar à sepse ou outras complicações graves (leia: O QUE SIGNIFICA E POR QUE TEMOS FEBRE ? e O QUE É SEPSE / CHOQUE SÉPTICO? )

A diarreia inflamatória é causada por bactérias como Salmonella, Shigella, Campylobacter e Escherichia coli enterohemorrágica, que acometem a mucosa do intestino grosso. Pode ser necessário o tratamento com antibióticos para controlar a infecção.

Todavia, é importante salientar que em casos de infecção por Escherichia coli, o uso de antibióticos pode piorar a diarreia e favorecer o aparecimento de um grave doença chamada síndrome hemolítica urêmica, que leva à anemia e insuficiência renal grave (leia. BACTÉRIA Escherichia coli | E.coli). Por isso, deve-se sempre realizar cultura das fezes para identificar o agente causador e indicar a necessidade ou não de antibióticos. Nunca se auto medique com antibióticos em caso de diarreias.

O uso mal indicado de antibióticos além de causar complicações, pode perpetuar a diarreia por impedir que a flora bacteriana original do intestino volte a crescer. Sem a flora natural não há digestão de alimentos no cólon e a diarreia não cessa.

Outro perigo dos antibióticos é a infecção pelo Clostridium difficile, uma bactéria que se aproveita da ausência da flora bacteriana normal para causar um diarreia inflamatória grave. A infecção pelo Clostridium difficile é a principal causa de diarreia em pacientes internados e em uso de antibióticos.

Diarreias causadas pela bactéria Campylobacter estão associadas ao surgimento da síndrome de Guillain-Barré (Leia: O QUE É A SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ?).

Além das gastroenterites bacterianas, diarreia sanguinolenta também pode ocorrer nos casos de infecção pela ameba Entamoeba histolytica (leia: AMEBA (Entamoeba histolytica) | Sintomas e tratamento). A amebíase intestinal provoca um quadro um pouco mais arrastado, com semanas de evolução, provocando perda de peso, cólicas e diarreia aquosa, que muitas vezes se transforma em disenteria.

2. Diarreia crônica

Toda diarreia com mais de duas semanas de evolução deve levantar suspeitas sobre alguma doença do trato intestinal que não tenha origem em uma intoxicação alimentar. Diarreias com mais de um mês de evolução são considerada diarreias crônicas e devem sempre ser investigadas.

As principias causas de diarreia crônica são as doenças inflamatórias intestinais, como a Doença de Crohn e a retocolite ulcerativa (leia: ENTENDA A DOENÇA DE CROHN E A RETOCOLITE ULCERATIVA), SIDA (AIDS), infecção por amebas e outros parasitas (leia: VERMES E EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES), tumores e hipertireoidismo (leia: DOENÇAS E SINTOMAS DA TIREÓIDE).

2.1 Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é uma causa comum de diarreia intermitente e dor abdominal. Não existe nenhuma doença orgânica que justifique o quadro. Normalmente o paciente se apresenta com diarreia e cólicas relacionadas a períodos de estresse emocional. Alguns pacientes alternam diarreia com constipação intestinal, outros apresentam pequenas quantidade de muco nas fezes. Excesso de gases intestinais também é frequente.

A síndrome do intestino irritável é uma doença benigna e pode apresentar melhora com algumas mudanças na dieta e no estilo de vida.

A presença de diarreia com sangue não ocorre na síndrome do intestino irritável. A sua presença indica a existência de outra causa para a diarreia.

2.2 Síndrome de má absorção

Existem algumas doenças dos intestinos que impedem a absorção de determinados nutrientes, levando à diarreia.

Um exemplo comum é a intolerância a lactose (derivados de leite). Ocorre devido a uma deficiência na produção da lactase, enzima que digere a lactose no intestino delgado (leia: INTOLERÂNCIA À LACTOSE | Sintomas e tratamento).

Outro exemplo é a pancreatite crônica, onde a ausência do suco pancreático impede a digestão de vários nutrientes ingeridos.

A doença celíaca ocorre por incapacidade de absorver glúten, uma proteína presente no trigo e em vários outros cereais (leia: DOENÇA CELÍACA | Enteropatia por glúten).

A síndrome de má absorção também pode ocorrer por parasitoses, como na giardíase (leia: GIARDIA LAMBLIA | Sintomas e Tratamento).

Como se pode ver, existem dezenas de causas para diarreia. A maioria dos casos é autolimitado, causado por infecções viriais ou intoxicação alimentar.

Quando procurar um médico devido a diarreia?

Quando a diarreia apresentar algum sinal de gravidade é necessário procurar atendimento médico, pois a mesmo provavelmente não irá desaparecer espontaneamente e ainda pode evoluir para um quadro mais grave. São sinais de gravidade da diarreia:

  • Febre alta, normalmente maior que 38,5ºC.
  • Diarreia severa que não melhora após 48-72h.
  • Desidratação.
  • Diarreia com sangue.
  • Diarreia por mais de duas semanas.
  • Diarreia em pacientes idosos e/ou imunossuprimidos.
  • Crianças que recusam hidratação ou alimentação durante a diarreia.

Se não houver os sinais de gravidade acima, a diarreia deve ser tratada com ingestão generosa de líquidos. Quanto mais intensa for a diarreia, maior deverá ser a reposição de água. Já existem soluções prontas para hidratação à venda nas farmácias, como o Pedialyte®. Nas farmácias populares este soro é distribuído gratuitamente.

Uma opção para quem não pode sair de casa imediatamente é o soro caseiro, que pode ser feito com 3,5 gramas de sal e 20 gramas de açúcar diluídos em 1 litro de água filtrada ou fervida. Se você não tiver uma balança para medir a quantidade de sal e açúcar, o soro pode ser feito a partir da adição de uma colher de chá de sal mais uma colher de sobremesa de açúcar em um recipiente com 1 litro de água. Esta forma, porém, é a menos desejada, dado o risco de haver erros na dosagem. Em geral, o soro pronto adquirido nas farmácias é a melhor solução. Uma vez pronto, o soro deve ser consumido em no máximo 24 horas.

Deve-se evitar a todo custo o uso de medicamentos para interromper a diarreia. Se há uma bactéria ou toxina no trato intestinal, ela deve ser expulsa do corpo. A suspensão da evacuação em doentes infectados pode levar à sepse grave.

Remédios como o famoso Imosec® (Loperamida) só devem ser usados sob prescrição médica. Na maioria dos casos ele não está indicado, pois pode agravar a infecção. Na maioria dos casos, não é preciso nenhum remédio para a diarreia. Basta ingerir líquidos. Se houver vômitos, podem ser usados medicamentos para controlá-lo.

Medicamentos probióticos, como o Floratil® (Saccharomyces boulardii) podem ajudar a reduzir o tempo de diarreia em alguns casos, mas seu benefício é bastante questionado.

O paciente não precisa entrar em jejum quando tem diarreia. Na verdade, a alimentação ajuda a controlar a diarreia. Deve-se apenas evitar alimentos gordurosos ou à base de leite, pois durante uma infecção intestinal a mucosa do intestino delgado está muito inflamada e não consegue absorver nutrientes complexos. Refrigerantes e Gatorade não são bons para diarreia, pois contêm grande quantidade de açúcar.

Para diminuir a contaminação, deve-se sempre lavar as mãos antes de preparar alimentos ou iniciar refeições. Pacientes com diarreia não devem preparar alimentos para outras pessoas até que estejam curados.

Vérsion en español:  DIARREA | Causas y síntomas
Publicidade
  • dudu teixeira

    ola já faz duas semanas que estou com a fezes ou pastosa ou so agua,pode ser diarreia cronica

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Diarreia com duas semanas de duração já tem indicação para ser investigada por um médico. Procure um gastroenterologista.

  • https://sites.google.com/site/humoramericano/ humorjean

    Existe alguma diferença entre uma diarréia acompanhada de dor na barriga e uma indolor?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não necessariamente. A dor nem sempre indica maior gravidade.

  • Any Branquinha

    ola minha filha tem 3 meses completados hoje dia 12 e faz exatamente um mes q ela tem diarreia to com medo dela morrer pq não sei mais oq fazer … ela pode tomar esse Bactrim F ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Por conta própria, de jeito nenhum. Pode piorar a situação dela. Tem que seguir as ordens do pediatra.

  • Sandro Sousa

    Contéudo muito esclarecedor, didático e profissional.

  • Melânia

    olá Dr.. a minha filha tem 04 anos, e a 05 dias esta com uma diarreia som sangue nas fezes e dor abdominal. ja tomou Sulfa..remédio pra vermes e flox…esse sangramento é comum?? Fico muito preocupada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é comum, não. Sangue nas fezes tem sempre que ser investigado, pois nunca é normal.

  • jakellyne

    Olá, Bactrin serve para infecção intestinal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em alguns casos, sim. Depende da causa da infecção intestinal.

  • Eduardo Ramos Ramos

    Excelente informações gostei

  • diana karoline

    Olá, meu filho de 10 (dez) anos ele estava com diarreia 2 (duas) semanas inteira eu um chá de camomila depois desse dia ele nunca estava com diarreia. será que este chá fez bem a ele Dr. Pedro ?

    • Eliana

      Parabéns pelo o site,já me ajudou muitas vezes. Obrigada!

    • Pedro Pinheiro

      É mais provável que tenha sido só um coincidência temporal. O chá de camomila não é conhecido por ser um antidiarreico potente.

  • mariana

    coma maçã

  • Morena

    Os últimos três dias da vida foram os piores, as madrugadas são horríveis levantei mais de dez vezes para ir ao banheiro e naum consigo fazer quase nada só sai liquido, já estou começando a ficar apavorada é muito ruim oq faço.

  • Mosh

    Putz, há 3 dias estou defecando água. Hoje estou melhor um pouco, mas me preocupo com tudo isso.
    É novo, pois nunca tive nada parecido. Espero que cure por conta.

  • MUSTASH

    Ola . fiquei uma semana doente com febre alta dps de uma entoxicação alimentar . agr estou melhor ” mais estou com diarreia . e quando n vo ao banheiro parece q iriei explodir . tive q ir no banheiro do colegio pq nao aguentei fica na sala no estado q eu estava .e to o dia todo com dor na barriga . isso e perigoso ?

  • Patricia

    Doutor ja vai fazer uns tres anos que todo mês uma ou mais vezes tenho diarréia e dores na barriga, fraqueza no corpo, ja fiz muito exames e deu q eu tinha tolerância a lactose, mais mesmo ñ tomando coisas com leite me da isso. Tenho medo de comer as coisas e sair pra lugares longes, pq ñ sei a hora q vai me dar, direto saio do trabalho pq ñ consigo ficar desse jeito. vou ao médico e só me dão soro só q as vezes com o medicamento meu coração acelera e fico agoniada com vontade de gritar correr é uma sensação horrivel parece que vou morrer. Mais ñ sei o q fazer pois semppre tenho isso me ajuda doutor ñ aguento mais, qualquer hora me mandam embora do trabalho pela quantidade de atestados.

  • lapr

    Olá, pelo menos 2 a 3 vezes por semana eu tenho diarreia liquida e colicas (mas logo que vou ao banheiro ja passa) é sempre após as refeições e na maioria das vezes nos finais de semana que como fora. Quando eu tomo medicamentos como repoflor que é pra repor a flora intestinal e imosec não tenho diarréias, mas logo que eu paro de tomar ela volta! Gostaria de saber oque eu poderia tomar para melhorar. Sera que tenho o intestino irritado ou alguma alergia alimentar?

  • Lamartine Nepomuceno Silva

    Doutour,

    Algum tempo venho reparando que tudo que como me da vontade de ir ao banheiro e depois de fazer a necessidade fico o dia todo com flatulencia e gases e uma situação chata pois é todos os dias. Será que verme? Qual remedio senhor me indica. Gostaria de resolver esse problema pois está muito chato.

  • maiqmor

    Ola doutor hoje acordei e fui ao banheiro minha diarreia saiu bem escura e eu estou tomando a medicação miosan caf e faço uso de outro medicamentos pode ser normal?

  • Mariana Fraga

    Olá! Minha mãe foi diagnosticada com ADENOMA VILOSO COM AREAS DE DISPLASIA DE BAIXO GRAU. Desde então tem muita dor na região abdominal. Porém, o que mais me preocupa é a diarréia constante…as vezes com sangramento. Em aproximadamente 2 meses ela perdeu mais de 10 kg e continua emagrecendo. O que deveria fazer para controlar a diarréia e a dor…enquanto esperamos pela cirurgia? Aguardo resposta urgente pois estou muito preocupada! Obrigada.

  • karinehugo

    meu filho de 2 anos e meio, entrou na crexe e apanhou uma virose que causou gastroenterite viral, mas passau-se 1 mês e meio e não havia melhoras, teve de levar uma injecção de penincelina, teve melhoras, mas já se passaram 2 mêses e meio e continua com fezes liquidas uma vez por semana, depois pastosas, e depois muito secas apresentando algum sangue, é normal? Anda nisto já quase á 3 mêses….

  • Renata Mª dos santos

    minha filha tem 2 anos e esta com diarreia estou dando ades de maça pra ela isso é bom e floratil tbm obrigada

  • julio alencar

    dr. estou tomando benicar de 20 todos os dias um por dia a 3 meses a pressao esta otima porem nao sei se é ele acredito que sim porque nao tinha isso estou tendo diarreia todos os dias leve. Tomo tambem o lexapro mas tomava antes e nada tinha. pode ser o benicar?

  • priscila

    oi minha filha tem 5anos e semte umas dorzinhas do lado direito da barriga ;mas e umas odrzinhas que hoje ela tem ;e passa um dois dias e volta será que é apemdicite?

  • Keila_llora

    Bom dia, sofro de diarreia desde de pequena, não é qualquer tipo de alimento que posso comer. Recentemente isso vem se agravando, normalmente evacuo uma vez por dia, mais é pastoso a liquido, tenho 43 anos sofro de enxaqueca e tomo remédios diariamente para combater. o que pode ser isso? Obrigada 

  • Geraldo

    Ola.
    Após uma perda familiar, e coincidentemente um tratamento para curar uma sinusite, tomei muitos antibióticos, chegando a um total de quatro caixas, neste período, desenvolvi uma diarreia muito forte com dores abdominais e bastante cólicas com desconfortos , a diarreia apresenta somente liquido e varias vezes por dia. No inicio não me preocupei tanto, imaginei que pelo fato de tanto antibiótico seria normal, porem, terminei de tomar os medicamentos e nada de melhora, já faz em media de cinco meses e neste meio tempo eu fui ao clinico e andei tomando alguns medicamentos e de nada resolveu. Acabei procurando um Proctologista e ele achou viável em fazer uma colonoscopia, graças a Deus não deu nada. Ele receitou TIORFAN 100mg, porem, não fez muito efeito e ele mandou consultar com um Gastro, estou aguardando a consulta. Mesmo fazendo estes relatos, eu sei que muito vago para fazer qualquer pergunta, porem, caso tenha alguma coisa a dizer, será muito bem vinda. Obrigado e parabéns pelo espaço aqui aberto ao publico.

  • Angelo

    Ola! Amigo estou tomando comprimidos para tratamento de hanseniase, e parei de tomar pelo fato de estar com diarreia, 4 dias já! fiz certo em parar.

  • Angelo

    Ola! Amigo estou tomando comprimidos para tratamento de hanseniase, e parei de tomar pelo fato de estar com diarreia, 4 dias já! fiz certo em parar.

  • lebeu augusto

    no guyton pagina 813 absorção do intestino delgado fala de 20 litros ou mais por dia.
    ja sobre o intestino grosso pagina 816 fala se de 1.500 mililitros que passa pela valvula ileo cecal mas adiante sobre absorção maxima fala-se de 5-8 litros por dia passando disso ja causa uma diarreia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O que o Guyton diz?

  • augusto

    augusto.
    doutor so gostaria que me tirasse uma pequena duvida leio muitos seu arquivos mais estou meio confundido em questao da absorcao de agua no intestino delgado, porq em literaturas como guyton , silverthon e tortora e eles falam de uma absorcao ao contrario dessa do tema diarreia devo ler outro livro ou houve confusao na hora de digitar

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O que o Guyton diz?

      • lebeu augusto

        no guyton pagina 813 absorção do intestino delgado fala de 20 litros ou mais por dia.
        ja sobre o intestino grosso pagina 816 fala se de 1.500 mililitros que passa pela valvula ileo cecal mas adiante sobre absorção maxima fala-se de 5-8 litros por dia passando disso ja causa uma diarreia.

  • Mineirinho

    Ola.
    Estou neste momento APAVORADO.
    Praticamente há três semanas, estou indo ao banheiro umas 3 vezes por dia.
    Sim, evacuando de pastoso à liquido. Enquanto escrevo este texto, minha barriga está “trovoando”, ou seja, na eminencia de um retorno ao vazo.
    Coincidência ou não, tudo começou na segunda dia 08/10. Foi uma semana muito tensa. Muitas coisas que me incomodam ocorrendo ao mesmo tempo. Teria alguma relação?
    Bom, agora vem o pior, o motivo do meu maior MEDO: Tenho relações há 8 anos com meu parceiro e sem preservativo. O que penso? O óbvio, HIV.
    Ainda não tive coragem de ir pessoalmente à um médico, mas creio que será necessário.
    Por favor me deem alguma ajuda e que eu possa me acalmar.
    Mineiro.

  • Climerioking

    dr. sempre que consumo bebidas alcólicas como cerveja e outras fico com dor de barriga e diarreia durante uns tres dias , pode ser problema no figado? quando paro de beber nao depois de alguns dias nao sinto mais efeitos a nao ser por comidas pesadas.

  • Climerioking

    dr. sempre que consumo bebidas alcólicas como cerveja e outras fico com dor de barriga e diarreia durante uns tres dias , pode ser problema no figado? quando paro de beber nao depois de alguns dias nao sinto mais efeitos a nao ser por comidas pesadas.

  • Daymeira

    Dr Pedro meu filho esta com diarreia tem 8 dias ele é alergico ao leite em extremo ja teve ataque anafilatico, o medico passou floratil pack, estou lendo a bula agora e na formula tem lactose estou com medo de dar, sera que tem algum problema?

  • Daymeira

    Dr Pedro meu filho esta com diarreia tem 8 dias ele é alergico ao leite em extremo ja teve ataque anafilatico, o medico passou floratil pack, estou lendo a bula agora e na formula tem lactose estou com medo de dar, sera que tem algum problema?

    • Joao M

      Na intolerância à lactose o paciente deve continuar a ingerir alimentos para manter os niveis recomendados diários de cálcio e vit D3.
      Cada capsula ou sachê de floratil contém 6,5 mg de lactose em cada dose de 50 mg. Medicamentos contendo 400 mg ou menos de lactose podem ser prescrito com segurança a pacientes com intolerância lactose

  • Cristiano

    ola. eu fiz uma cirugia quando nasci na qual tive que retirar boa parte do intestino grosso. Por causa disso sofro como uma diarreia cronica. As vezes tenho alguma melhora mas não dura muito. O que posso fazer para que as fezes sejam um pouco mais rigida.
    agradeço muito se puderem me ajudar.
    obrigado.

  • Tjrcabeca

    fiz a cirurgia de retirada da visicola , após essa cirurgia a diarreia é constante ja faz 2 meses e não para, o que eu devo fazer.

  • Andrea carvalho rodrigues

    tenho dor no estomago acompanhada com dor de barriga deve ser o que.

  • Susueli

    fiz colonoscopia mais nada deu, e a diarreia continua tem mais de um ano, o médico nao achou nada e nao me disse o que pode ser, apenas para eu melhorar a alimentaçao, mais como se quasse tudo que como meu intestino nao aceita, me ajude dr.

  • Susueli_marques

    Ola , gostaria de ajuda por favor, tenho uma diarreia cronica a mais de 2 anos jas fis varios exames, até colonoscopia, mais graças a Deus nao deu nada, mais o mádico nao soube ma dizer o que é. Quando vem a colica hego a vomitar de tanta dor abdominal, nao perdi pesso tudo esta normal, alem desse mal desconforto que sinso, tudo que como me causa essa diarréia, me ajude Dr.

  • Giuliana

    dr.o que diarreia?

  • Giuliana

    dr.o que diarreia?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Acho que sim.

  • CAU

    Dr. Gostaria de saber o que devo fazer. estou com uma diarreia a uma semana, já tomei floratil e até Bactrim. melhorou um pouco. o Sr. acha que devo procurar um médico?

  • CAU

    Dr. Gostaria de saber o que devo fazer. estou com uma diarreia a uma semana, já tomei floratil e até Bactrim. melhorou um pouco. o Sr. acha que devo procurar um médico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Acho que sim.

  • Crpasso

    Dr. gostaria de saber o que devo fazer, estou com uma diarreia a uma semana, já tomei Floratil e até Bactrim. mais ela continua. estava indo 5 a 6 vezes ao banheiro agora vou umas 3 vezes.

    Tá difícil..

  • Cristiano

    ola. eu fiz uma cirugia quando nasci na qual tive que retirar boa parte do intestino grosso. Por causa disso sofro como uma diarreia cronica. As vezes tenho alguma melhora mas não dura muito. O que posso fazer para que as fezes sejam um pouco mais rigida.
    agradeço muito se puderem me ajudar.
    obrigado.

  • Maisa

    Olá, gostaria muito que me respondessem por que o chá de uxi amarelo e unha de gato pode causar diarreia? Será pela quantidade excessiva de absorção dos chás? Sera que depende de cada organismo?, vejo relato de muitas pessoas que não tiveram efeitos colaterais, as que tiveram foram poucas, eu tomei um dia, e no dia seguinte a diarreia apareceu.
    Respondam por favor. grata.

  • Benevaldo carvalho

    Dr. minha irma tinha 82 anos e um medico passou imosec para ela assim tomar dois de entrada e um a cada evacuada ate 4 no total, resumindo com 3 dias ela consumiu os 4 imoses ai começou a vomitar, tontura, fata de ar, barriga inchada com colecas, levei para o hospital e com 1h no ospital ela teve obto, uma complicaçao ela defecava com sangue. pergunta: foi o imosec que levo-a obto.

  • Benevaldo carvalho

    Dr. minha irma tinha 82 anos e um medico passou imosec para ela assim tomar dois de entrada e um a cada evacuada ate 4 no total, resumindo com 3 dias ela consumiu os 4 imoses ai começou a vomitar, tontura, fata de ar, barriga inchada com colecas, levei para o hospital e com 1h no ospital ela teve obto, uma complicaçao ela defecava com sangue. pergunta: foi o imosec que levo-a obto.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ela passa pelos intestinos e é eliminada nas fezes, mas só causa doença no estômago e duodeno.

  • Lucia

    tirar uma dúvida. A bactéria hagapilori pode se alojar no intestino?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ela passa pelos intestinos e é eliminada nas fezes, mas só causa doença no estômago e duodeno.

  • Célia

    Boa noite ,meu tio esta com uma diarréia que já faz mais de um ano e nao sara, todas as veses que vo na casa dele todas as noite ele levanta várias vezes para ir ao banheiro e fica gemendo ,e ele tem érnia tambem mas não quer ir ao medico ,qual o tipo de médico e tipo de exame que ele tem que fazer,ou alguem poderia me dar algum nome de remédio para ele temar,fico no aguardo.

  • Caroline_corinthiana

    Tem um amigo da minha filha adolecente que usa fralda todos os dias por ter diarreia constantemente os colegas riam dele e ela me contou então entrei neste site para tentar ajudalo mas ele não gosta de falar nesse assunto começa a chorar eu não sei qual o problema dele mas se alguem podesse ajudar ele é de familia humilde sem condiçoes financeiras e passa por essa dificuldade acho que deve sofrer muito porque minha filha me falou que na sala de aula as vezes o coco ultrapassa a fralda e isso o fais sentir inferior o cheiro as vezes isala e as outras crianças comentão desde de ja se alguem poder ajudar agradeço

  • Amanda23nb

    tenho diarreia pelomenos uma vez por semana.e e minha também barriga passa o dia fazendo um barulho como se estivesse sugando liquidos o que é isso? já tomei remedios de verme e até melhoro mas,depois volta

  • Tedy

    Se você fosse homossexual não teria esse problema.

  • Ester-tel

    minha filha tem 1 ano e 3 meses ela está com diarreia a mais de 7 dias e reclama de dores na barriga gostaria de saber Doutor oque  pode está causando essa diarreia… obrigado 

  • Lincoln

    boa tarde ,dr !
    já faz uma semana, que tenho diarreia . dores de barriga constante, ja fui no médico e tomei 3 litros e soro .o medico passou medicamento (ciclatry) e to me medicando ja tomei 3 comprmidos, mais ainda a, dores de barriga !. o que devo fazer ?

  • GISA_GASF

    to com diarreia A DUAS SEMANAS O QUE PODE SER??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O óbvio: procure atendimento médico.

  • Ana

    Muito bom artigo! Parabens ao Dr.

  • Erica_myfriends

    dr. eu estou com diarreia há 4 dias tudo começou quando eu comi um pastel na sexta ai na madrugada começou o vomito, de 3 horas da manhã ate as 7, ai depois foi só diarreia oque eu faço já fui ao clinico e ele não me passou nada pra melhorar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Moro em Lisboa, Portugal.

  • Kikorj1000

    dr tenho hemorroidas a uns 8 a 9 anos, e de la pra ca. nunca mais deixei de ter diarreias diaria
     vc pode imaginar meu sofrimento
    gosteria de saber onde o sr atende aki no rio de janeiro  meu e-mail kikorj1000@hotmail.com

  • Paulo

    Olá Dr, me chamo Paulo, tenho 24 anos. Hoje é uma segunda-feira, na última quinta-feira à noite tive uma discussão que certamente elevou meu estress. Já na madrugada de sexta-feira, comecei a sentir febre e fui a um posto de saúde, minha temperatura estava em 39ºC. O médico me receitou dipirona para conter a febre e pequenas dores. Só que quando cheguei em casa, começou o quadro de diarréia. Fiquei sexta, sábado e domingo(tive uma melhora considerável). Só que hoje, segunda, ao evacuar, quando me limpei com papel higiênico, percebi que havia sangue. Gostaria de saber se isto é normal, pois realmente passei 3 dias forçando parte do sistema digestório. Fico agradecido com sua ajuda Dr. e antecipadamente, quero deixar meu Feliz Natal e Próspero ano novo para você e a todos!

  • Priscila Alvesf

    Dr. estou com diarreia a dois meses, sinto dores fortes apenas quando vou ao banheiro e já perdi 8kg. os remédios não estão fazendo efeito o q pode ser?

  • emersonaugusto26

    Bom dia eu estou com uma diarreia a mais de 3 meses…,cheguei a perder 7 kilos em 2 meses
    tem dia que as fezes vem normal mais a maioria vem uma diarreia…,e tambem achei estranho toda vez que vou beber coca-cola ataca a diarreia…,e escuto minha barriga fazendo ums barulho de agua dentro como si tivece formando algo dentro.o que pode ser ?
    estou tomando repoflor 100 mg vai me ajudar ou devo parar ?
    obrigado.

  • Rock Paulinho PaPlo

    meu pai ta qse um mes que nao para a diarreia cronica essa eu acho , vai fazer cirurgia daqui um mes mto tempo tem q esperar hospital publico aff,
    o que fazer pra amenizar ?

  • Rock Paulinho PaPlo

    e tem cura doutor ?

  • Jessica

    Estou com diarreia teim 5 dias , ja tomei remedios , ate o mais forrte da farmacia , comi banana , goiaba , chás , nao como comida gordurosa e sempre tomo bastente agua , so qi moro em Brasilia , e estou passando ferias em Campina Grande PB , Pode ter sido a mudança de clima , o q faço ?

  • Vanessa

    BOA NOITE DR.,
    NÃO LI TODOS OS COMENTÁRIOS, LOGO, NÃO SEI SE ALGUÉM REPAROU NO MESMO QUE EU: ESTOU ERRADA EM DIZER QUE A BILE É PRODUZIDA PELO FÍGADO E NÃO PELA VESÍCULA BILIAR?? VISTO QUE A VESÍCULA É O LOCAL RESPONSÁVEL PELO ARMAZENAMENTO, MATURAÇÃO E EXPULSÃO DA BILE (E NÃO “PRODUÇÃO”) ??? PEÇO JÁ DESCULPA SE EU ESTIVER ERRADA, CONTUDO, REVEJA O QUINTO PARÁGRAFO DE “COMO FUNCIONA A DIGESTÃO”.
    OBBRIGADA!

  • Raquel Hirata

    Olá Dr.,
    Meu filho tem 2 anos de idade e está com diarréia e vômito há mais de 10 dias, nos últimos dois dias ele não estava mais vomitando, porém hoje voltou…levei no hospital logo no segundo dia, onde troquei mais ou menos 15 fraldas, pois a diarréia estava incontrolável, mas não desidratou tanto por não ter parado de tomar líquidos. Estou preocupada, pois não sei a causa, e não estou conseguindo controlar, mesmo ele tomando os medicamentos e fazendo uma dieta leve, não sessa esta doença.
    O que deve ser e o que devo fazer, já que dei Dramin, Floratil, e soro para tomar…e nada mudou, ou um pouco, ele não está mais evacuando tantas vezes por dia, como antes, é normal demorar assim?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um gastroenterologista.

  • Carlos Augusto

    Dr. Pedro tomei azitromicina,e depois disso venho sofrendo de diarreia a quase um mês,o que devo fazer?qual a relação? já fiz exames de fezes,sangue e urina e os mesmos não acusaram nada,por favor aguardo resposta o mais urgentemente possível,agradeço desde já.

  • Deiaufrj

    Superchefe, se eu tiver sendo chata me avise. Queria sinceramente ouvir tanto as críticas negativas quando as positivas. Quero melhorar sempre. Gosto muito de vc e da Cristiane. Agosto vou estar com as baterias carregadas e vou fazer o melhor para conseguir o que vc deu a idéia, as capacitações. Vou mandar para o seu e-mail as idéias ou escrevo aqui. Primeiro, posso passar um questionário nos médicos perguntando aos médicos,qual é o melhor dia, se eles tem alguma sugestão, enfim estou elaborando o ACLSquestionário e quando terminar te mando por e-mail e aviso na mensagem. Tem alguém do HSJ que saiba bem as novas diretrizes ACLS? Com o dinheiro pode remunerar esse profissional? Vc tem já alguma sugestão ou nome de quem vai dar essa capacitação? Há problemas com a Lorileia? Há problemas com Lucia Brandão? Vc já elaborou o protocolos ou quer ajuda. Vou tb utilizar de estratégias para que tenha mais médicos. Depois falo mais… Bjs. Andréia

  • Aline souza

    olá doutor minha filha esta a uma semana com diarreira causada por gastroterite isso e normal no exame dela não deu nada um pouco de animia o que fazer estou desesperada me ajude doutor

  • Aline souza

    olá doutor minha filha esta a uma semana com diarreira causada por gastroterite isso e normal no exame dela não deu nada um pouco de animia o que fazer estou desesperada me ajude doutor

  • Marcos F.

    Dr: estou com diarreia com sangue a mais de 4 meses, as vezes vou a banheiro 10 vzs por dia, o que  torna quase impossível trabalhar. Não é uma constante, tem dias que o intestino funciona aparentemente normal, mas no outro dia tenho cólicas horríveis intestinais, onde tenho que ficar mais de 40 minutos no vaso, as vezes tenho vontade muito forte de ir ao banheiro e quando vou sai uma super cuspida explosiva e cai um pingo só misturado com sangue e a vontade passa… quase sempre acontece mais de 10 vezes por dia. Já tomei remédios para parasitas intestinais e não resolveu nada, tenho quase certeza que o que tenho é algo relacionado com vírus, pois nunca tive isso anteriormente e só vim a ter quando mudei para a Praia Grande em SP onde as condições de tratamento de água não é la muito bem vista. Por favor Dr, me dê uma ajuda nesse sentido, pois não tenho muitas condições de fazer um tratamento particular. Obrigado

    Marcos

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um gastroenterologista.

    • Erica_myfriends

      dr. eu estou com diarreia há 4 dias tudo começou quando eu comi um pastel na sexta ai na madrugada começou o vomito, de 3 horas da manhã ate as 7, ai depois foi só diarreia oque eu faço já fui ao clinico e ele não me passou nada pra melhorar.

  • David

    Doutor, estou com diarréia há 3 dias, tambem apresento muitos gases, o que devo fazer?

  • Danilomelo213

    faz mais de trita dias que estou com diarreia já fiz exmaes de fezes e nada deu que posso fazer

  • Danilomelo213

    faz mais de trita dias que estou com diarreia já fiz exmaes de fezes e nada deu que posso fazer

  • michel

    Ola Dr.
    tenho 23 anos não sou homossexual não uso esteroides já fiz exame de tireoide
    de vermes e não tenho nada mais já tem quase um ano ki minhas fezes esta mole
    vou ao banheiro 1 vez ao dia porem mole de vez em quando ela fica normal quando
    fui ao medico levar os exames me falou que era emocional que não tinha nada
    hoje ao chegar em casa não deu tempo de chegar ate o banheiro essa situação e
    muito desagradável já não sei o que fazer aguardo respostas att.

  • michel

    Ola Dr.
    tenho 23 anos não sou homossexual não uso esteroides já fiz exame de tireoide
    de vermes e não tenho nada mais já tem quase um ano ki minhas fezes esta mole
    vou ao banheiro 1 vez ao dia porem mole de vez em quando ela fica normal quando
    fui ao medico levar os exames me falou que era emocional que não tinha nada
    hoje ao chegar em casa não deu tempo de chegar ate o banheiro essa situação e
    muito desagradável já não sei o que fazer aguardo respostas att.

  • Lu…lu

    Dr. Pedro parabéns pelo artigo de fácil leitura para nós leigos, e pela gentileza e atenção com que responde às pessoas! Deus o abençoe!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ele não tem um pediatra?

  • regiani

    OI Doutor meu sobrinho tem darréia desde de bebê praticamente , agora ele esta com 2 anos e piorou bastante , gostaria de saber quais exames vc indica para descosbrir qual a causa desça doença . neu imail é regisl2009@hotmail.com se poder ajudar agradeço muito.

  • José Alberto

    ola Dr….
    estou com diarreia,a 2 dias,e junto com ela ta vindo tb a febre baixa,dores de cabeça e abdominais, vomito e fraqueza. sera q vc pode me ajudar, obrigado…

  • Natalia

    ola Dr.
    Sempre que preciso acordar antes do meu horario comum (9:00am) eu tenho diarreia. Acordo sentindo enjoada e com o estomago sensivel, preparo meu cafe da manha, o que sempre como, (leite com toddy e pao) e depois de uns 30 min ou menos, comeca a vir a diarreia, as vezes nem da tempo de comer, tenho q correr logo pro banheiro. Comeco me sentir melhor depois das 10:00am e durante isso ja fui ao banheiro mais de 5 vezes. O engracado é que isso acontece só quando acordo muito cedo :( Porque sera que isso acontece? E o que posso fazer para isso nao acontecer?? Por favor, me ajude!!
    Obrigada

  • Natalia

    ola Dr.
    Sempre que preciso acordar antes do meu horario comum (9:00am) eu tenho diarreia. Acordo sentindo enjoada e com o estomago sensivel, preparo meu cafe da manha, o que sempre como, (leite com toddy e pao) e depois de uns 30 min ou menos, comeca a vir a diarreia, as vezes nem da tempo de comer, tenho q correr logo pro banheiro. Comeco me sentir melhor depois das 10:00am e durante isso ja fui ao banheiro mais de 5 vezes. O engracado é que isso acontece só quando acordo muito cedo :( Porque sera que isso acontece? E o que posso fazer para isso nao acontecer?? Por favor, me ajude!!
    Obrigada

  • Mariana Santos

    Boa tarde Dr.
    Estou com diarréia a 5 dias mais ou menos.No início estava saindo fezes bem líquida mesmo agora deu uma melhorada e está pastosa e as vezes em grande quantidade e as vezes em menos quantidade. Também tive gases, parecia que a minha barriga ficava borbulhando aí tomei chá de boldo e melhorou as gases.Já tomei Diasec por alguns dias e não melhorou e tomei 1 comprimido de Xantinon ontem pra ver se melhora e nada até agora.As fezes diminuiram bastante, mais ainda continua pastosa e meia bege.Emagreci 3 kg já e estou meia abatida, com olheiras..
    Gostaria de obter uma opinião de vocês com alguma sugestão.Será que é algo sério? será que devo ir no médico?
    Agradeço desde já a compreensão!!

  • José Alberto

    ola Dr….
    estou com diarreia,a 2 dias,e junto com ela ta vindo tb a febre baixa,dores de cabeça e abdominais, vomito e fraqueza. sera q vc pode me ajudar, obrigado…

  • Ander

    Olá Dr…

    eu estou com uma diarréia faz umas 2 semanas ja, tudo oque eu como sai que nem agua…
    queria saber uma explicação sobre isso!…
    Obrigado desde já

  • Lay

    olá Dr. eu comecei a senti febre dores no corpo e na cabeça no domingo e continuei sentindo tudo isso e mas as dores forte na bariga e diarreia na terça eu fui no medico ela mim passo bactrim repoflor e eu to tomando tudo do certinho nas hoje já é sexta e eu ainda continuio com dores forte na barriga e diarreia o que eu devo fazer.

  • Joao-burilli filho

    Excelente matéria, bem explicada, num linguagem simples, parabéns.

  • Fábio Batista

    oi boa tarde. Dr. ha mais de um mes estou sentindo dores no ouvido,leve, e dor moderada de cabeça. o que poderia ser?

  • gina

    Boa tarde, dr!.
    Há quase uma semana que sinto que o meu sistema digestivo não está bem. Ao levantar e pouco depois das refeições, os meus intestinos parecem doer, fico com cólicas, gases e urgência para evacuar. E tenho diarreia. Pensava que se devia à ingestão diária de kefir, mas interrompi o seu consumo um ou dois dias depois dos primeiros sintomas e nada mudou. De resto, a minha dieta não foi alterada em nada…

  • Elaine cristina

    Bom dia, doutor
    Eu fiz uma cirurgia de vesicula à 9 anos, depois disso eu não posso comer nada direito, nem como mais na rua, pois se eu comer é automático eu vou direto para o bh.
    e em casa tb. As vezes nem é comida gordurosa, até um café qque eu tomo pela mnhã, eu sinto a mesma coisa.
    Isso é normal? Só aconteceu isso após a retirada da vesicula.
    Obrigada.

  • Slash-02

    Olá Dr. eu comecei me sentir mal no domingo de noite dores no corpo, fraqueza e falta de apetite, na segunda de manhã começou a diarreia, na quinta feira começou a evacuar com sangue, desde então não melhora nada. O que devo fazer e o que pode ser?

  • Raquel Hirata

    Olá Dr.,
    Meu filho tem 2 anos de idade e está com diarréia e vômito há mais de 10 dias, nos últimos dois dias ele não estava mais vomitando, porém hoje voltou…levei no hospital logo no segundo dia, onde troquei mais ou menos 15 fraldas, pois a diarréia estava incontrolável, mas não desidratou tanto por não ter parado de tomar líquidos. Estou preocupada, pois não sei a causa, e não estou conseguindo controlar, mesmo ele tomando os medicamentos e fazendo uma dieta leve, não sessa esta doença.
    O que deve ser e o que devo fazer, já que dei Dramin, Floratil, e soro para tomar…e nada mudou, ou um pouco, ele não está mais evacuando tantas vezes por dia, como antes, é normal demorar assim?

  • Ricardo

    Olá Dr.,
    inicialmente gostaria de parabenisar por esse blog, mto bom!
    Bem, meu problema começou a 3 dias, inicialmente com febricola (37,5) e dor no corpo… pensei que fosse gripe, mas 12h depois uma dorzinha de barriga estava começando, logo estava com dores abdominais mto fortes, liguei logo ao fato de 2 dias antes ter comido carne de ovelha (estava bem mal passada) e maionese (das amarelas) em uma confraternização… Então começou a diarréia, pastosa e amarelada, depois veio o vômito e a diarréia cada vez mais aguada, mas sempre amarelada, com odor mto forte, parecia tóxica. Logo pensei que fosse Salmonela, mas ao pesquisar na internet, vi que poderia ser Giardiase, e como já tive esta praga e sofri por mto tempo, de duas em duas semanas me atacava e ficava uns 3 dias mal, fiquei com medo e fui ao pronto socorro… No PS a médica simplesmente disse ser uma virose e tals… Pode até ser, mas estou com medo de ser Giardia, e pelo visto os remédios que combatem precisam de prescrição médica e para isso preciso fazer exame… Oque vc acha doutor, pode ser Giardia? E posso tomar algo sem ter certeza?

  • Ana

    Doutor , eu tenho 16 anos e sinto dores muito fortes na barriga em toda a barriga principalmente no estômago , quando como alguma coisa sempre dói até beber algum líquido ,vou fazer uma endoscopia , já tomei omeprazol o que pode ser ? me ajude estou afrita eu sinto dores toda hora desde já obrgada

  • Aline souza

    olá doutor minha filha esta a uma semana com diarreira causada por gastroterite isso e normal no exame dela não deu nada um pouco de animia o que fazer estou desesperada me ajude doutor

  • Anonymous

    meu nome é taismara,estou preocupada pois minha filha de 2anos começou com uma diarreia aquosa não apresentou febre ainda e começou no domingo a noite durante a nite ela não aconteceu mas durante o dia da segunda começou de novo o que mim preocupa que ela só gosta de tomar só tody por mais que eu insista e se não der ela prefere ficar com fome e então o que fazer mim ajude obrigada.

  • Anonymous

    doutor a minha filha tem 2 anos e começou com uma diarreia aquosa e é muito ruim para alimentar so toma tody o que eu faço ?
    naõ apresentou febre ainda mim ajude obrigado.

  • Anonymous

    boa noite doutor, goataria de saber se a infecção pela bacteria
    hagapilori pode causar diarreia cronica?

  • Thiago

    Ola Doutor!

    Estou com diarreia faz dois dias, apresentou sintomas no sabado passado 26/05/2012 por volta das 14:00 e até agora não sarou! Estou com medo mas ainda não procurei um médico, e ja tomei remédios caseiros que melhoram por um tempo e volta depois…

    Queria uma ajuda, pois estou com muito medo! E não está com sangue nem pus… É só uma diarreia com MUITA agua e odor!

    Obrigada

  • Ana

    Muito bom artigo! Parabens ao Dr.

  • Ultra_cooller

    estou aqui a cagar-me todo . o que devo comer ?

  • gina

    Boa tarde, dr!.
    Há quase uma semana que sinto que o meu sistema digestivo não está bem. Ao levantar e pouco depois das refeições, os meus intestinos parecem doer, fico com cólicas, gases e urgência para evacuar. E tenho diarreia. Pensava que se devia à ingestão diária de kefir, mas interrompi o seu consumo um ou dois dias depois dos primeiros sintomas e nada mudou. De resto, a minha dieta não foi alterada em nada…

  • Vaninhasada

    bom dia,doutor meu sobrinho de 3 aninhos esta com diarreia a 2 semanas ja ele nao quer comer e quase nao bebe agua ja levamos ele a emergencia mais os medicos diseram que e normal , que a diarreia por si so vai melhorando mais nao esta,ele ficou muito magrinho bem rapido  ele tambem tem vomitos e febre de 38 graus.oque podemos fazer, pois sinto um grande descasso da parte dos medicos    aonde ja levamos ele.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ele não tem um pediatra?

  • Ercilio

     Eu tambem tenho a mesma coisa que voce e ja tenho 6 meses com isso, se melhorares podes dar uma dica okey. ercilioze@@gmail:disqus.com agradecido

  • Elaine cristina

    Bom dia, doutor
    Eu fiz uma cirurgia de vesicula à 9 anos, depois disso eu não posso comer nada direito, nem como mais na rua, pois se eu comer é automático eu vou direto para o bh.
    e em casa tb. As vezes nem é comida gordurosa, até um café qque eu tomo pela mnhã, eu sinto a mesma coisa.
    Isso é normal? Só aconteceu isso após a retirada da vesicula.
    Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é normal, mas também não é incomum. Procure a ajude de um gastroenterologista.

  • Guiguizt

    Amigo tenho quase a mema coisa, pega meu msn ai guiguizt@hotmail.com

  • Santana Maciel

    Boa noite, Dr. Pedro eu tenho algum problema no intestino pois minhas fezes saem mole como se fosse diarréia mais não sinto nada, não sinto dor, não tenho febre nem dor de barriga ja tem mais de um mês que estou assim, quando eu me alimento demora um pouco vou ao banheiro e as fezes saem mole, o que pode ser ??? 

  • Paullo_raphael02

    tenho 26 anos e me deparei hoje com uma diarréia muito escura. não sinto nenhuma dor nem desconforto, mais acordo quase todo dia com um mal estar na barriga. o que pode estar acontecendo?

  • Gabizinhaarruda_2

    Dr, é Comum a diarreia viral aguda e severa, apos uma melhora de dias ser reincidente ?  Ainda mais severa ? E depois extinta.

    Isso em um Jovem adulto, saudável ?Obrigada

  • Karen

    Olá Doutor,
    Estou com diarréia aquosa há cinco dias, sem dor ou vômitos. Começou após a ingestão de um medicamento para TPM de nome GAMAX, (óleo de borago). Em torno de meia hora após tomar a cápsula a diarréia começou até virar totalmente líquida. No quarto dia ontem, sem a esperada melhora resolvi ir ao pronto socorro para ingestão de soro pois estava enjoada e com medo de vomitar os liquidos. Melhorei do enjoo, mas não da diarréia. Estou usando FLORATIL, já tomei 3 cápsulas de 200mg e também não vi melhora. Estou comendo banana maçã, arroz, macarrão e batata  que paracem não segurar e nem ajudar a formar massa.   Estou ficando preocupada.   O médico do PS receitou um remedio para giárdia ALBENDAZOL que comecei a tomar hoje, 1 por dia durante cinco dia embora eu tenha sismado que foi  por causa do remédio que joguei fora antes de furar uma cápsula e ver que o cheiro do óleo estava horrível… Tenho medo de ter causado dano ao meu intestino.

    Por favor me dê uma opinião.   Vou fazer exames de fezes e leucograma solicitados pelo médico.

    Obrigada, Karen

  • Airsbrdesign

    Olá Dr Pedro!

    Estou com diarréia a uma semana, as vezes as fezes saem duras e logo em seguidas aquosas.]O que faço?

  • emersonaugusto26

    Bom dia eu estou com uma diarreia a mais de 3 meses…,cheguei a perder 7 kilos em 2 meses

    tem dia que as fezes vem normal mais a maioria vem uma diarreia…,e
    tambem achei estranho toda vez que vou beber coca-cola ataca a
    diarreia…,e escuto minha barriga fazendo ums barulho de agua dentro
    como si tivece formando algo dentro.o que pode ser ?

    estou tomando repoflor 100 mg vai me ajudar ou devo parar ?

    obrigado.

  • emersonaugusto26

    Bom dia eu estou com uma diarreia a mais de 3 meses…,cheguei a perder 7 kilos em 2 meses

    tem dia que as fezes vem normal mais a maioria vem uma diarreia…,e
    tambem achei estranho toda vez que vou beber coca-cola ataca a
    diarreia…,e escuto minha barriga fazendo ums barulho de agua dentro
    como si tivece formando algo dentro.o que pode ser ?

    estou tomando repoflor 100 mg vai me ajudar ou devo parar ?

    obrigado.

  • emersonaugusto26

    Bom dia eu estou com uma diarreia a mais de 3 meses…,cheguei a perder 7 kilos em 2 meses
    tem dia que as fezes vem normal mais a maioria vem uma diarreia…,e tambem achei estranho toda vez que vou beber coca-cola ataca a diarreia…,e escuto minha barriga fazendo ums barulho de agua dentro como si tivece formando algo dentro.o que pode ser ?
    estou tomando repoflor 100 mg vai me ajudar ou devo parar ?
    obrigado.

  • Mari cautela

    Ah Dr. Esqueci de dizer que ele aparentemente nao tem nada, mama umas mamadeiras por dia, seguido de uma chuquinha de agua. E nao aparenta desidratacao e nao esta tendo perda de peso. Me Ajude. Obrigada

  • Mari cautela

    Ola Dr. Pedro, tenho um bebe com 3 meses e a mais ou menos 20 dias ele teve diarreia.   Moro na inglaterra e ja o levei no medico aqui e eles passaram um sorinho pra cortar a diarreia. Melhorou imediatamente as fezes meio aguada, mais o coco dele esta mucoso, parecendo um catarro. A amamentacao e atravez de formula, mais sigo tudo a risca, esterializando mamadeiras e agua fervida, as fezes dele sao bem amarela mostarda, mais percebo que elas estao vindo com muco no decorrer desses dias. O que pode ser? Levei ele novamente no medico e eles insistem no sorinho. Tenho medo dele estar com uma infeccao e nao sei como proceder. Aguardo suas respostas. Obrigada.

  • Ricardo

    Estou com intoxicação alimentar. Iniciou-se com vômitos e depois diarreia aquosa. Durou 3 dias e cessou, mas agora no 5º dia começou novamente a diarreia, mas bem fraca, acho que porque comi derivado de leite e tomei muito café? Agora estou tomando bebida isotônica e água. Também estou comendo biscoito de água e sal o tempo todo, pois não consigo me alimentar de outra forma. Vou almoçar arroz e frango apenas… Será que vou melhorar novamente? Tomara que sim…

  • Ricardo

    Estou com intoxicação alimentar. Iniciou-se com vômitos e depois diarreia aquosa. Durou 3 dias e cessou, mas agora no 5º dia começou novamente a diarreia, mas bem fraca, acho que porque comi derivado de leite e tomei muito café? Agora estou tomando bebida isotônica e água. Também estou comendo biscoito de água e sal o tempo todo, pois não consigo me alimentar de outra forma. Vou almoçar arroz e frango apenas… Será que vou melhorar novamente? Tomara que sim…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Isso não é incomum. Muitas mulheres têm alterações gastrointestinal relacionadas a menstruação. Entretanto, se você também sente dor, poderia questionar seu ginecologista sobre endometriose.

  • Colermarmoura

    Dr. Pedro, é comum em um processo de diareia o resultado do hemograma dar plaquetas 160.000?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode não ter nenhuma relação uma coisa com a outra.

  • Ariane Lima.

    Olá!
    Gostaria de saber porque tenho diarreia sempre quando estou menstruada, às vezes antes, outras durante e as vezes depois…

    • Rosa Diniz1985

      ola ariane,gostaria de saber a mesma coisa,pois nesses dias fico com gases,diarreia e m muita colica

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso não é incomum. Muitas mulheres têm alterações gastrointestinal relacionadas a menstruação. Entretanto, se você também sente dor, poderia questionar seu ginecologista sobre endometriose.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Repare no estado geral dela. Se estiver muito prostrada, sonolenta, pouco ativa ou aparentemente muito cansada acho que seria bom ela ser reavaliada.

  • simone

    minha bebe de2 anos esta evacuando meio em verdeado me ajude por favor

  • Carol B

    estou grávida de 18 semanas e estou com diarréia há 2 semanas. Minha obstetra recomendeou o floratil mas já tomei 6 comprimidos e não passou. Isso pode prejudicar o crescimento do bebê? Qual médico devo procurar? obrigada.

  • Paula

    boa tarde dr pedro
    gostaria de saber por que acordo de manha quase sem barriga e por volta de 9 ou 10 da manha já esta enorme! nem cabe na roupa que visto quando acordo! isso me incomoda muito! ja tomei remedio pra vermes ,antibioticos, chá pra gases!!! pode me ajudar?
    obrigada

  • Mttor

    Ola, estou com dores a muito tempo pelo menos 6 meses, estou cançado de exames e nunca deu nada (colonoscaopia, ultrasonografia 2x,sangue Raixo X), hj o que eu como me provoca cólica, e consequentemente a evacuação, as fezes não contem sangue, não pelo menos vizivel, mole, não da tempo de formar o bolo fecal, gazes muito barulho na barriga, tambem estou com sencibilidade na ponta da costela….(dores) tenho a impressão que estou com todo abdomen inflamado
    o que pode ser???

  • nandoword

    Ola Doutor… Parabéns Pelo Blog…

    Ah Aproximadamente 9 dias Estou com Diarreia, vou ao banheiro em torno de 10 vezes ao Dia, tive que adiantar as férias devido esse problema, nos primeiros dias sentia muita cólica, dores no adomem Vomito, e cheguei a 39 de febre, porem fui ao Medico e fui medicado com Soro e mais trés tipos de Remédio, que no mesmo instante me senti melhor, consegui dormir tranquilo, porem no dia seguinte já acordei com a mesma vontade de ir ao banheiro, só que sem dores, porem continuo indo ao banheiro com muita frequência na madrugada umas 4 vezes e de dia umas 10 vezes no minimo, Evacuo Pequenas Quantidades com frequência, parece uma disenteria, Evacuo cores escuras, liquida, estranha nunca tive esse problema, só diarreias rápidas de 3 dias no máximo Vou ao Medico mais queria saber mais sobre… Aguardo Contato  

  • elisangela mira

    a dose certa para o tratamento d floraltil pediatrico, quando a criança começar a presenta vômito , principalmente em tudo que come. elisangela mira

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Kelly, uma diarreia crônica enfraquece o corpo pela desidratação e perda de sais minerais. Em relação aos nutrientes, só se a origem for no intestino delgado, local onde os nutrientes são absorvidos. No intestino grosso já não há praticamente absorção de nenhum nutriente, apenas de água, por isso, não há síndrome de má absorção.
    As fibras podem ajudar na síndrome do intestino irritável, o albendazol não, a não ser que você tenha algum parasita.

  • Anonymous

    Olá, doutor Pedro,

    Primeiramente, parabéns pelo blog.

    Gostaria de saber se quando uma pessoa está com diarréia devido à ansiedade (como nos casos de SII), ela deixa de aborver muitos nutrientes. Até que ponto, se é possível calacular, a diarréia nesses casos pode deixar o corpo enfraquecido? As fibras ajudam a regular o intestino solto ou só são indicadas para pessoas que possuem prisão de ventre? Posso tomar remédio para parasitas (como o Albendazol) sem indicação médica, como uma forma de prevenção?

    Pergunto tudo isso porque tenho o intestino solto e diarréias com uma certa frequência. O gastro já diagnosticou uma SII. Por outro lado, às vezes, acho que posso estar com algum parasita.

    Muito obrigada,

    Kelly

  • Elaine

    Dr. tem 3 dias q estou com diarréia e muita colica intestinal e as vezes evacuo sangue. o que devo fazer?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O óbvio: procure atendimento médico.

  • Kikorj1000

    dr tenho hemorroidas a uns 8 a 9 anos, e de la pra ca. nunca mais deixei de ter diarreias diaria
     vc pode imaginar meu sofrimento
    gosteria de saber onde o sr atende aki no rio de janeiro  meu e-mail kikorj1000@hotmail.com

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Moro em Lisboa, Portugal.

  • Erasmo lopes

    dr. minha filha de 02 anos  está com diarreia há dois dias,faz cerca de 08 vezes por dia,mas está usando flotatil e pedialit 45, buscopan porque sente muita colica ao fazer.
    A pediatra disse paraa apenas hidratar,mas como as fezes são liquidas estou preocupada. Quando devo leva-la a emergencia?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Repare no estado geral dela. Se estiver muito prostrada, sonolenta, pouco ativa ou aparentemente muito cansada acho que seria bom ela ser reavaliada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Richard
    O ideal é sempre colher um coprocultura. A ciprofloxacina é um antibiótico usado para tratar diarreias causadas por bactérias.

  • Anonymous

    Olá doutor, me chamo Richard, tenho 23 anos e me encontro em missão de paz no Haiti. Bom, estou com diarréia há 3 dias, tive febre de 39,7(alta) e apresento sangue nas fezes(estas apenas água). Trataram minha febre com parecetamol 500mg e dipirona em comprimidos. Sumiu. Porém a diarréia persiste e com muito sangue. Começaram agora com ciprofloxacin, além de continuar com o soro e o floretil. Minha pergunta é, eles podem me receitar assim sem ao menos fazer um exame de coleta de fezes? Esse remédio combate o que afinal? Espero que o Sr. possa me ajudar. Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Susana
    Pode.

  • Anonymous

    Boa tarde Dr, a minha mãe tem 62 e desde ha 6 meses para cá, tem tido alguns episodios diarreicos e as fezes são sempre muito moles e com gases. Fez analises ao sangue e urina, mas estava tudo normal, agora vai fazer uma colonoscopia. Estando a minha mae a viver um periodo de grande ansiedade e depressão pode estar a provocar estes sintomas?
    Obrigada,
    Susana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Silvia
    Vc pode até suspender o antibótico se achar que este está causando reações adversas, como diarreia, mas isso deve ser informado ao médico o mais rápido possível para que ele possa definir uma nova conduta.

  • Anonymous

    ola dr. meu nome eh silvia. meu filho só tem 10 meses e está com uma diarréia bem amarela e rançosa..tem tosse, coriza, vomito e falta de apetite.. suspendi os remedios por conta dos vomitos e diarreia apos a ingestao dos mesmos..inclusive o antibiotico sinot clav.so esta tomando o florax. fiz errado em suspender?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @José Maira SP
    A diarreia do HIV é prolongada, pode durar várias semanas e não necessariamente há febre.

  • José Maira SP

    Qual o periodo de diarréia para o portador de HIV? Há a possibilidade de haver diarréia sem febre e ter HIV?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Felisbela Ferreira
    O seu caso não parece ser causado por bactérias. Bactérias causam diarréia aguda de curta duração. A própria diarréia expulsa as bactérias junto com a atuação do nosso sistema imune. Antes de tomar qualquer remédio para diarréia é preciso identificar sua causa.

  • Felisbela Ferreira

    Tenho muitos problemas de estômago, gases, não faço bem a digestão, ando sempre inchada, e tenho dores abdominais. Ultimamente, faço as refeições e depois se o estômago não aceitar, começo com uma “revolução” no estômago e faço diarreia. Li no blog que “deve-se evitar a todo o custo o uso de medicamentos para interromper a diarréia. Se há uma bactéria ou toxina no trato intestinal, ela deve ser expulsa do corpo”. Sendo assim, o que fazer para expulsar as bactérias do corpo?

  • Anonymous

    MUITO BOAS AS EXPLICAÇÕES,….OBRIGADA

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Patricia
    Se isso já tem mais de 1 mês, vale a pena vc ser reavaliada pelo seu médico.

  • Patricia

    Olá, Dr.

    Há uns 20 dias atrás tive um episódio de diarréia bem aguda, que o médico disse que era provavelmente intoxicação alimentar. Porém, depois disso meu intestino não voltou ao normal. Geralmente vou ao banheiro uma vez só ao dia, mas as fezes continuam pastosas e tb sinto cólicas. Já fiquei alguns dias sem esse sintoma, mas fico uns 2 dias normal, depois volta… e tem dias que vem mais forte.. eu tendo que ir ao banheiro várias vezes. Pode ser alguma complicação?
    obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Veronica
    Se a síndrome for muito ativa com diarreia e dores frequentes, o paciente pode ter esses sinais sim. Mas não são causados diretamente pelo intestino irritável, mas sim pelo desgaste causado pela doença

  • Veronica

    Boa noite! No caso da Síndrome do Intestino Irritável o paciente pode apresentar abatimento e olheiras? Obrigada.

  • PU2YDF

    Bom dia..(navegando pela net) encontrei um link para este site,quero registrar o quanto achei MUITO BEM EXPLICADO E COM CONTEÚDO RICO EM DETALHES E EXPLICAÇÕES.QUERO CRER SEJA DE UMA AJUDA IMPRESCINDÍVEL,VOTOS DE SUCESSO AOS MANTENEDORES E QUE DEUS PERMITA QUE CONTINUE CADA VEZ MAIS SENDO DE UTILIDADE PÚBLICA.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Márcia,
    Sim. É possível que esta seja a causa.

  • Márcia

    Boa Tarde!
    Sofro muito por causa de ansiedade, gostaria de saber se é normal por causa disto ter diarréia com as fezes meio amareladas e muitos gases?
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Helena,
    Diarréia com febre é sempre bom ser avaliada por um médico.

  • Helena

    Olá Dr.Pedro

    Estou com diarréia aquosa há quase 5 dias,vou diversas vezes ao banheiro,tive dores abdonimais até ontem,aliviando quando ia ao banheiro,agora estou sem as dores mas a diarréia continua igual ou maior,tive tambem febre e tenho calafrios,o que pode ser? é preciso procurar um médico logo?

    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cibele,
    existe uma diferença entre ser normal e ser comum. O que vc descreve é comum, porém, não necessariamente normal. Esta diarreia pode ocorrer apenas por alterações hormonais ou pode significar algum problema como endometriose. Isso só o seu ginecologista pode avaliar.

  • Cibele

    Olá!
    Quando estou entrando no período menstrual fico com diárreia. É normal? Pq isso acontece?

  • Valery

    Nossa adorei o blog. Fala de uma forma simples e objetiva. E esse é o ponto principal para as pessoas que desejam conhecer um determinado assunto. Adorei e já coloquei nos meus favoritos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paula,
    não, isso não normal. Vc precisa voltar no médico.

  • Paula

    Olá Dr.Pedro
    Sou portuguesa e ao pesquisar um problema encontrei este blog que achei fenomenal. Bastante actual e util. Obrigada por existir.
    Tenho uma situação que gostaria de umas palavras de quem sabe. Em 2008 fui operada a hemorroidas de grau IV, mas na altura ficaram algumas que 2º o medico…, não puderam ser tratadas. E ainda me disse que mais tarde voltariam a aparecer. Sempre tive uma alimentação rica em verduras e frutas, raramente como carne ou fritos ou picantes. Acontece que agora apesar de ter algumas hemorroidas externas estou a sangrar bastante mas sem dor. O problema é que evacuo muitas vezes ao dia (3-4) sem esforço e são fezes moles. Mas sempre que o faço parece que abro uma torneira de sangue. É assustador. É normal evacuar tantas vezes com vontade por dia? Estou a pensar voltar ao medico e ser de novo operada ás hemorroidas. Precisava de um conselho seu.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Hellen,
    Sim, doces podem desencadear diarréias pelos mais diversos motivos. Se a diarreía tem sido frequente e não melhorar nos próximos dias, vc deveria ver um gastroenterologista.

  • Anonymous

    Ola, me chamo Hellen, minha mãe sempre que come doces, em pequenas quantidades tem diarreia, e eu também, mas desde quarta-feira passada hoje com 1 semana venho tendo diarreia aquosa, no maximo 3 vezes ao dia, durante toda semana tomei muito suco de caju e goiaba, e comi goiaba verde, ai na sexta as fezes ficaram semi pastosas, no domingo de manha estavam pastosas, ai chupei uma unica bala, e após uma hora estava eu no banheiro com fezes aquosas, então tomei um imosec, mas segunda feira comi um pequeno pedaço de bolo de chocolate, tive fezes normal, então ontem por voltas das 22:00hs chupei uma bala, e as 3:40 da manha, estava eu no banheiro com fezes aquosas. Sempre que como doces, bolos de aniversario, casamento, chocolates, café, coca-cola tenho diarreia, tenho gastrite.
    O doce pode desencadear uma diarreia?? Tem alguma doença que o intestino não tolere o doce?? O que descrevi acima ja seria necessario a consulta com o especialista??
    Desde já agradeço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cr1s,
    não é preciso entrer em pânico. O albendazol não é indicado pq faltam trabalhos que comprovem sua segurança. Porém, tb não existem trabalhos em humanos que demonstrem que há problema. O veto é por uma questão de segurança até que se prove que a droga é segura. è diferente de várias outras drogas que são reconhecidamente teratogênicas.

  • Cr1s

    Oi Dr.
    Eu Descobrir q estou gravida e estou com diarreia a 12 dias. o medico m receitou ALBENDAZOL, tomei e vi q naum deve ser usado por gestantes. E agora?? oq eu faço?? oq pode acontecer?? como me previnir??

    Obriigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    caroline,
    Vc deve ter comido algo que não caiu bem e irritou o intestino. Depois que isso foi eliminado, tudo voltou ao normal.

  • Caroline

    Isso na verdade chegou a ser uma diarréia? Porque na verdade não estava com dor de barriga e sim no estômago, depois que evacuei mesmo sendo essas fezes amolecidas e liquidas a dor aliviou quase 100% e não tive necessidade de ir mais ao banheiro nesse dia. Então penso que meu intestino estava funcionando normalmente, o problema seria mais um desarranjo com estomago irritado? Me ajude, por favor

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Caroline,
    Não, caroline, essa sua diarréia não intensa.

    Diarréia intensa são aquelas em que o paciente vai ao banheiro várias vezes por dia e evacua grande quantidade de fezes líquidas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Graziella,
    Se ele está evacundo sangue, ele prcisa ser revisto pelo médico. O quadro muda completamente com essa nova informação. Pode ser uma doença inflamatória intestinal.

  • Caroline

    Olá, gostaria de saber o que caracteriza uma diarreia intensa, porque estava com dor de estomago e evacuei apenas uma vez fezes meio liquidas e pastosas, apos isso alivou a minha dor e eu não fui mais ao banheiro nesse dia nem tive mais problemas com as fezes. Posso considerar isso como uma diarreia intensa? Obrigada

  • graziella

    DRs,
    meu marido estava com problemas no estomago e que causava diarreia tb, comecou um tratamento com omeprazol e melhorou o problema, depois de um mes a diarreia voltou, nesse primeiro momento voltou por uma semana aproximadamente.Agora voltou, muito intensa, evacua muitas vezes por dia, o medico lhe receitou flagil, sem colher fezes, floratil, mas agora ele evacuou com sangue.estou muito preocupada.

    obrigada.
    Graziella

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Phodao,
    Pode e pode.

  • phodao

    Pois é doutor, foi no intestino. Para ilustrar melhor o meu problema, tenho 30 anos, e ja usei em ordem cronologica: um antibiotico(não lembro o nome) por 5 dias (durante os quais melhorei, mas depois de 2 dias voltou); tiorfan,e vermifugos (durante os quais melhorei, depois de 3 dias voltou) e depois usei dicetel 100 e florabem e muvinor,(algumas vezes diminuiam os sintomas, mas nada expressivo). Ressalto que todos remedios prescritos por médicos, que mediante ao quadro me indicaram a colonoscopia. Estou aguardando o resultado, e a minha dúvida é se eu posso desenvolver uma intolerancia a algum alimento depopis de 30 anos bem resolvidos? caso afirmativo, essa intolerancia pode ser pra sempre?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Phodao,
    Só me tira a dúvida, essa hiperplasia nodular focal foi vista no intestino pela colonoscopia ou ela é do fígado e foi detectada por outro exame? Porque no intestino normalmente o nome que se dá é hiperplasia nodular focal linfoíde e está associado a um processo inflamatório do cólon que pode cursar com diarreias. Pode ocorer por parasitoses, infecções, alergias alimentares etc…

    Todo exame de fezes corre o risco de erros e pode deixar de detectar algum parasita. Por isso, normalmente pede-se para fazê-lo 6x.

  • phodao

    Dr. o que é hiperplasia nodular focal? fiz uma colonoscopia e o parecer do medico informou isso, justificando a necessidade da bipsia, que ainda não esta pronta. tenho diarreia há uns tres meses, no começo era duas vezes ao dia. Hoje piorou um pouco, eu faço até 5 vezes, mas varia muito. Não tenho dor, sem febre, sem vermes. Existe algum parasita que não aparece em exame de fezes e sangue?

  • Rubens

    obrigado mais uma vez doutor,
    é estranho porque já tem um tempo
    que vou aos medicos e falo que estou nervoso e depressivo e eles
    ñ passam nenhum calmante, ou pelo menos dizer isso, que é psicoligico, nem como agir nesse caso, ae ninguem fala nada, ae gera essa preocupação toda!
    esse elo, paciente e doutor tem se quebrado.
    obrigado doutor pela diferença , por esse trabalho voluntario maravilhoso!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rubens,
    Agora é esperar a consulta com o gastro. Acho que boa parte dos seus sintomas são de origem psicológica.

  • Rubens

    olá doutor,
    fiz a colonoscopia que o gastro indicou, o medico falow que naum tenho absolutamente nada no intestino… fiquei bem feliz, porem os sintomas ainda pesiste, com gases, um pequeno incomodo abaixo da costela do lado direito que por sinal está inchado, mãos avermelhadas e muitas inguas na parte da garganta agora sem diarreia nem perdendo peso +!
    se eu fosse seu paciente doutor, como agir nessa hora? me sinto ainda com esses sintomas, tenho o gastro para daqui a uma semana, só que ainda me sinto fraco, e principalmente desanimado e preocupado!(depressivo)

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Estela,
    Pode sim. Tome o combiron junto com a comida que isso minimiza os efeitos gastrointestinais.

  • estrela

    O combiron remedio para anemia pode causar quais tipos de reaçoes instestinais.
    Senti muitas dores abdominais pela manha,nausea e as fezes saiam um pouco aquosa.Nesse mesma epoca estava tomando remedio para uma pequena infecção urinaria.Todo esse processo pode ser decorrente dos remedios??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rubens,
    De longe realmente não tenho como opinar. Por tudo que vc conta parece mesmo sindrome do intestino irritável.

  • Rubens

    Bom dia doutor,
    minha diarreia foi embora a 4 dias,
    lembrandoo que passei mais de 30 dias com esse bendita, e perdi cerca de 12 kilos, parou a perder peso a 10 dias graças a deus, só que acho estranho porque agora as fezes estão muito duras, algum problema nisso doutor? coloração amarelo mais escuro doque o normal, frequencia diaria 1 vez por dia, consistencia de massa de modelar e em grandeee quantidade.
    a 15 dias fiz exames de fezes e nada constou de estranho.
    sinto gases e eles parecem se formar abaixo do umbigo, querendo fazer dor, mais antes de aumentar sai as gases.
    muito obrigado doutor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Larissa,
    O melhor hidratante é o soro caseiro. A diarréia pode ser do antibiótico sim ,mas se ela está demorando muito para melhorar acho que vc deveria ser reavaliada por um médico.

  • Larissa

    Olá!
    sofri de sinusite e infecção nos brônquios, como em toda infecção que tenho, demorou-se acertar o antibiótico, nessa ‘peleja’ acabei tendo melhora com CECLOR BD 750g (o 4º que tomei) entre ampicilinas e NOVAMOX 2x que, segundo o médico, é para ‘segurar’ o efeito do CECLOR. Mas há 5 dias estou sofrendo de diarréia (evacuo mais de 5 vezes ao dia, líquido mas devido à dieta para anemia e vitaminas tem cor escura) sinto-me tonta, fraca e sem ânimo. Hoje, fui à farmacia e tomei FLORENT 200, pois não aguentava mais ir ao banheiro de 15 em 15 minutos. As cólicas melhoraram, mais ainda sinto desconforto, não pude permanecer na aula, já que minha licença médica terminou hoje. Gostaria de saber, além de muita água, soro caseiro, água de coco e chás (até de casca de cebola e broto de goiaba eu tomei)qual outro hidratante devo tomar? E essa diarréia pode ter sido causada pelos antibióticos? O médico disse que é normal, basta me hidratar bem, mas tá muito chato isso! Aceretei em estar tomando o Florent? Desde já agradeço a atenção:)

  • Rubens

    brigado doutor.
    deve ser muita ansiedade mesmo
    porque a diarreia veio mais forte hoje.
    vou esperar e ter calma. obrigado e tudo de bom.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rubens,
    Isso tudo pode ser só da ansiedade. Tenha calma e aguarde o exame.

  • Rubens

    OLÁ DOUTOR,
    FIZ OQUE O SENHOR ME ACONSELHOU,
    FUI A UM GASTRO E PROCTOLOGISTA,
    E ME RECEITARAM UM EXAME DE COLONOSCOPIA, DIA 01/09
    POREM TO SENTINDO MUIIIIIITOSSSSSS
    GASESSSSSS TODAS ORA FLATULENCIA ISSO É NORMAL? ESSES GASES PODEM INDICAR ALGO MAIS GRAVE? O PROCTOLOGISTA AVALIOU OS EXAMES DE SANGUE, FEZES E URINA E NADA CONSTATOU E AINDA ME FALOU DE SII,
    POIS ESTOU MUITO ANCIOSO E CHORANDO POR CAUSA DA PERDA DE PESO. OBRIGADO DOUTOR.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tatiana,
    Casos como esse são melhor avaliados em hospitais universitários. Procure atendimento no setor de gastroenterologia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Toreador,
    Não tenho com dizer de longe, mas acho que vc deve procurar o médico novamente. Pode ser um quadro de diarréia infecciosa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jane,
    Você parece ter tido uma esteatorréia (diarréia gordurosa). É um sinal de má-absorção intestinal. Justifica plenamente o emagrecimento.

    Acho que vc deveria procurar um gastro para que ele possa de avaliar e descobrir a causa disto tudo.

  • Tatiana

    Bom dia, Drs. Pedro e Renata.
    Meu caso é semelhante com o da Sra. Maria José (Zezé). Porém, meu marido tem diarreia cronica e dores abdominais a mais de 2 anos, com muitos gases, enjoo e desânimo (cansaço); durante esse tempo ele engordou uns 10 kgs e o que mais agrava seu quadro é que ele costuma ir ao banheiro 7 vzs por dia em média,(acorda no meio da noite para ir ao banheiro com muitos gases), por meia-hora cada; a barriga dele faz muito barulho, alto e contínuo; mesmo tomando 2 Imosecs (receitados, dia/noite) ele continua indo ao banheiro só que ALGUMAS vezes com as fezes menos líquida ou até mesmo um pouco sólidas, mas aumenta a sensação de pressão interna; há 2 meses ele fez a cirurgia de hemorroida, logo após a cirurgia, com os analgésicos e antiinflamatorios ele ficou bem melhor, até parar de tomá-los, achamos inclusive que a causa de tudo podia ser a hemorróida inflamada. Passamos por vários médicos de várias especialidades que pediram N exames como na dona zeze, as únicas alterações foram proteína C reativa > 8 e um pouco de gordura no fígado; biópsias (3) nada acusaram. Ele está a cada dia mais descrente e cansado.
    Gostaria da ajuda dos senhores e até uma indicação de um centro médico que possa nos ajudar, pois nem trabalhar ele consegue mais. Atento que não é um caso de depressão ou nervosismo, ele aceita bem a situação. Mas parece que a diarréia piora com o passar do tempo.
    Agradeço antecipadamente suas colaborações.
    Atenciosamente.
    Tatiana

  • toreador

    ola dr a uma semana estou com diarreia fui ao medico ele me passou soro na veia e tb me receitou um medicamento repuflor.
    passei 2 dia sem ir ao baheiro quando fui hj percebi q tinha um pouquinhooo de sague…oq sera

  • Furioso

    olá doutor,
    tive gases, vomitos e fezes gordurosas e inchaço na barriga,
    fui ao medico passou cipro sem exames iniciais, no meio do tratamento fiz exames de sangue, fezes, urina, tudo normal, só um apareçimento de hemacias na urina,
    melhorei mais observei que perdi 12 kilos em 30 dias, me assustei,
    continuo tenho fezes pastosa porem sem nenhum sintoma anterior.
    e estacionou nos 12 kilos.
    essa perca está relacionada as fezes pastosas? isso é um quadro de diarreia tb doutor? frequencia diaria de 2 vezes, hoje as fezes vieram duras e amareladas, mais normalmente esses ultimos dias era gordurosas picada e no sentindo explosivo.

    muito obrigado doutor.
    atenciosamente Jane aquilar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Romulo,
    Antibióticos podem causar diarréia.

    Ligue para o médico que prescreveu a amoxacilina e relate o caso.

  • romulo

    meu filho esta tomando amoxixilina 125mg e esta com diarreia a poucos dias… a alguma relaçao? o que devo fazer?

    quantos dias posso esperar que ele continue tendo diarreia ate procurar um medico?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rosana,
    O especialista é mesmo o gastro.

    Primeiro é preciso saber se há algo realmente de errado com seu peristaltismo. Se stiver tudo bem e for apenas uma caractarística do seu trato digestivo, provavlemente não haverá remédio

    Pode ser apenas uma questão de acerto de dieta. Procure reparar se não há piora com alguns alimentos.

  • Rosana de Oliveira

    Doutores, com uma frequencia muito grande meu intestino ou meu estômago fazem barulhos muito altos, me causam a impressão de que todas as pessoas perto podem ouvir esses ruídos…já procurei um gastro e fiz a endoscopia, mas nenhuma lesão no estômago foi detectada, e não há remédio que faça esses barulhos pararem, fico muito irritada e isso atrapalha minha vida social. Há algum remédio que possa melhorar isso, e neste caso, que médico devo procurar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leonardo,
    Não me parece nada de mais. Pode ser funcional.

    Já reparou se não está relacionado a períodos de estresse?

    Se vc quiser ter certeza, procure um gastro na próxima vez que tiver a diarréia.

  • Anonymous

    Olá Doutores,

    Desde 2006 sou acometido, em uma frequência de 4 em 4 meses, mais ou menos, de diarréia sem dor, aquosa, seguida de febre baixa (abaixo de 38 graus), que perdura por 4 a 5 dias.

    Todas as vezes em que consultei algum médico, logo diagnosticaram infecção viral, sem maiores exames, com tratamento simples, a base praticamente de reposição de líquido.

    Os sintomas, embora chatos, não me assustam. Mas passei a ficar perplexado com a frequência em que isso acontece comigo (+ ou – de 4 em 4 meses ao ano). Meus familiares também estão preocupados, mesmo porque isto só ocorre comigo.

    O que os Srs. acham de meu caso?

    Agradeço desde já a atenção e a parabéns pela iniciativa do Blogg.

    Abraço

    Leonardo

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Maria José,
    eu entendo a sua angústia, mas de longe e sem poder examinar o doente ou ter acesso a todas as informações médicas é muito difícil de ajudar. Pelo que eu percebi, vocês têm peregrinado em consultórios médicos à procura de um diagnóstico, sem sucesso até o momento. A única coisa que pensei para ajudá-los é que talvez o caso dele seja mais bem investigado em um Hospital Universitário. Onde vocês moram não há nenhum próximo?
    Dependendo de onde morarem podemos indicar alguém.

  • Zeze

    Prezados Drs. Pedro e Renata,
    Fiquei muito feliz por terem me respondido, pois é angustiante não ter respostas para essa diarréia do meu marido.
    Respondendo a pergunta do Sr.: Ele fez biopsia sim, e não acusou nada. E antes disso ele chegou a tomar remédio contra giardise e N. americano apesar de não ter-las.
    No exame de fezes que ele fez acusou a existência de fungos moderados.
    Devemos fazer algo mais?

    Desde já agradeçço muito a sua atenção, pois raramente se vê uma atenção como essa.

    Abraços,
    Maria José

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    André,
    Pode agravar sim.

    Se vc não tem febre, sangue nas fezes, não tem queda do estado geral, sinais de desidratação e não está emagrecendo, não há sinais de gravidade e teoricamente poderia espera mais alguns dias pela consulta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maria José,
    Que ele tem algo isso não resta dúvidas. Ninguém tem diarréia por tanto tempo sem que haja alguma doença por trás. O que chama atenção é o fato dele não emegrecer, o que seria esperado com tanto tempo de diarréia.

    Existem inúmeras causas para diarréia crônica, e às vezes o diagnóstico é difícil mesmo. Existe protocolos de investigação e este deve ser feito com um gastroenterologista, o que me parece estar acontecendo.

    O fato dele não emagrecer associado a uma colonoscopia normal nos deixa mais traquilos pois diminui muito a chance de ser algum tumor de colon.

    Ele fez biópsias na colonoscopia?

    De longe é difícil avaliar, mas pode ser infeccioso, pode ser hiperproliferação de bacterias, colite microscópica, ou otras sindromes disabsortivas. Tem que se ter paciÊncia e continuar a investigação.

  • André

    Bom Dia Doutor,

    Possuo exatamente os mesmos sintomas da pessoa do relato acima, a diferença é só que estou com diarreia a menos tempo ( Aprox: 35 dias).
    Já marquei gastro pro dia 9.
    Começei a tomar uma suplementação alimentar para ganho de massa.
    Tribulus terrestre + whey protein.Quando começei já estava uns 5 dias com diarreia, isso pode agravar? O gastro pro dia 9 está muito distante, é necessario + urgencia no caso?

    Obrigado,

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Letícia,
    Diarréia é um efeito colateral comum dos antibióticos. Porém´, 12 dias realmente tá um pouco prolongado. O que vc escreve não é de todo errado. Algumas vezes o antibiótico pode selecionar a flora bacterina do seu intestino e fazer com que bacterias resistentes a ele se proliferem por ausÊncia de competição. Vc provavlemente vai precisar fazer uma investigação neste sentido.

  • Letícia

    Olá Bom dia,
    Dr(a). Eu fiz um procedimento ginecologico e apos fiz uso de antibiótico cefalexina durante 7 dias, desde de o dia q terminei de tomar fazem 12 dias e estou com diarréia, as vzs me da vontade de ir ao banheiro logo que como. Nesse espaço de 12 dias fiquei mesntruada, onde costumo ficar c/ intestino mais solto, mais não como esta atualmente.
    Minha flora intstinal sempre foi boa, mais se comesse alguma comida q solta, o instestino fica mais solto ou se como alguma comida q prende tende a ficar preso.
    Quais são os exames que devo fazer? É comum um antibiotico dar esse efeito colateral por tanto tempo? Ou será que alguma bacteria pode ter ficado e se alojado no intestino?(não sei se falei algum absurdo). Não vou deixar d procurar um Gastro, mais queria já ter algumas informações. Espero q possam me ajudar em algo.
    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Pode ser sinal de má absorção. Vc pode realmente ter problemas para digerir gorduras.
    Procure um gastro.

    ———-
    Por favor, identifique-se ao comentar. Leia as regras.

  • Anonymous

    Olá,
    Solicito por gentileza que me esclareçam uma dúvida.Não posso comer doce ou alguma comida com um pouco mais de gordura que fico com diarréia, e não é questão de exagero pois costumo não abusar disto.O fato é que até uma pequena porção de carne assada ou churrasco me deixa mal e assim eu evito até de frequentar restaurantes ou comer na casa de outras pessoas com medo de algo me fazer mal. Comi certa vez um pão de queijo médio e já fiquei mal.As vezes passa um bom tempo sem ter nada, e outras basta uma bala mais doce para desencadear o problema que passa rápido.Seria algum tipo de doença, algo relacionado a má produção de alguma substancia que ajude a metabolizar os alimentos?Grata pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Patrícia,
    provavelmente a melhor pessoa para indicar algum exame complementar é mesmo o seu médico, depois de um exame físico completo e análise dos seus exames já realizados. Converse com ele.
    Abraçoc.

  • Anonymous

    Olá Dr.

    Meu mome é Patícia Souza, gostaria de saber se o Sr. tem alguma sugestão ou orientação para meu problema. Tem três meses que venho apresentando muitos gases, fezes pastosas e as vezes líquidas, sem sangue, muco, nem ceheiro estranho. As líquidas duram não mais que um dia e geralmente perto do meu período mestrual, acrescida de dor no intestino. Depois disso durante o mês evacuo umas duas vezes ao dia com fezes pastosas e discreto incomodo intestinal (parecido com o incomodo que ocorre quando se está ovulando). Fiz exames e deu ameba (endolimax nana). Tomei o remédio indicado pelo médico (albendazol)e no primeiro momento as fezes voltaram ao normal, mas depois voltou tudo novamente. Além disso apresento um quadro de gastrite e refluxo, que já está sendo tratada. Fiz exame de sangue, urina, fezes, ultra abdomem total, transvaginal, preventivo… A única alteração foi a ameba e meu HDL moderado (55mg/dl). Que tipo de exame posso solicitar a mais para meu médico? O Sr. pode me orientar de alguma forma?

    Obrigada pela atenção!
    Abraço!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Murilo,
    De longe não tenho como orientar se há necessidade ou não de ser visto por um médico.

    Como orientações gerais, que pode não se aplicar no seu caso em particular, se não há febre, sangue ou pus nas fezes, não há sinais de gravidade evidentes.

    Se o seu estado geral é bom e vc está conseguindo manter-se hidratado apesar da grande quantidade de evacuações, talvez possa esperar mais 24 horas.

    O quadro tem que estar sempre em tendencia de melhora. Se ele se mantiver inalterado ou piorar, aí sim vale a pena procurar um médico.

    Porém, lembro que estou dando opinião de um modo genérico. Não tenho como dizer exatamente o que fazer no seu caso.

  • M. Nersito

    Dr(a). Bom dia.
    Estou com uma diarréia deste terça (11/08) tendo neste dia fortes cólicas abdominais. Ontem e hoje as cólicas quase desapareceram porém a diarréia não (com uma frequencia de 10/15 vezes ao dia). Lendo o blog penso estar com intoxicação alimentar, estou tomando muito liquido desde terça, gostaria de saber se devo procurar um médico agora ou aguardar um pouco mais? Desde já muito obrigado!!
    Murillo

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Aline,
    o seu comentário foi feito ontem, mas você descreve uma situação que ocorreu há mais de 4 dias. Não sei se a resposta se adequará ao momento atual. A diarréia é um efeito adverso comum do Avalox. Em relação ao aspecto das fezes, é muito difícil avaliar de longe. Eu sugiro que você seja novamente avaliada e examinada, pode ser que o antibiótico tenha mesmo que ser substituído.
    Abraços.

  • Aline Braga

    Dr. Pedro, Boa noite!
    Na terça-feira comecei a tomar um antibiótico chamado avalox de 400mg, uma vez por dia, pois estava com um quadro de bronquite com acúmulo de secreção nos pulmões. Como tenho lúpus, o médico optou por entrar com o antibiótico. Tomei o primeiro comprimido às 22:30 de terça-feira. Na madrugada, em torno de 1:30 da manhã comecei a ir ao banheiro e apresentar diarréia líquida com cor amarelada. Passei toda a noite e o dia inteiro de quarta-feira com essa diarréia, indo ao banheiro com muita frequência. A noite, em torno das 21:00 retornei a emergência. Esse médico que me atendeu dessa vez optou por prosseguir com o antibiótico para não atrapalhar o tratamento do pulmão. Ele me colocou no soro com complexo B por mais ou menos uma hora e me mandou tomar flavox SR de 8 em 8 horas. Fui para casa, e ao chegar, vomitei. Fui ao banheiro mais uma vez e tornei a fazer a mesma diarréia líquida e amarelada. Fui dormir e passei aquela noite bem, sem levantar para ir ao banheiro nenhuma vez.
    Passei o dia de quinta-feira com uma dieta alimentar e com o flavox, conforme a prescrição médica e não parei de tomar o antibiótico. Porém na sexta-feira, hoje, apesar de ter passado toda a manhã com uma diarréia bem mais leve, ela retornou ao final da tarde com muita intensidade, como estava no começo, só que dessa vez está saindo líquida e com a coloração marrom avermelhada. Já fui ao banheiro 3 vezes e saiu assim. Também bebi gatorade de frutas vermelhas na tarde de hoje. Gostaria de saber se pode ter influenciado na cor das fezes ou se devo me preocupar e retornar ao médico. Devo continuar com o antibiótico mesmo me causando mal? A terapia está adequada? Por favor me responda.
    Um abraço,
    Aline Braga

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Darci,
    Não há muito mais o que fazer. Mantenha o buscopan. É preciso esperar a infecção passar. Se em 1 semana não desaparecer a diarréia, volte no médico para ser reavaliado(a)

    abs e melhoras

  • Anonymous

    Prezado Dr. estou apresentando diarréia faz uns 4 dias. O que me incomoda entretando são cólicas que aparecem sempre antes da diarréia. Fui ao médico e ele me disse que era rotavírus. Disse para eu tomar buscopan caso tivesse cólica. Já faz 2 dias que fui, entretanto as cólicas continuam me incomodando. As fezes apresentam cor normal ( porem liquida). Não sinto enjoo nem vomitei, somente forte colica. Estou tomando repoflor. O que mais devo fazer?
    Darci

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Roberta,
    Se a febre se mantém, talves seja necessário tomar antibióticos. Volte ao médico para ele reavaliá-la

  • Roberta

    Olá Dr. Pedro, meu nome é Roberta, domingo a noite tomei um iogurte antes de ir pra igreja e depois de aproximadamente 2 horas comecei a sentir nausea. Segunda de manha, estava com diarreia e febre que não cedia(junto a ela dor no corpo, calafrio,) . Fui ao medico e ele receitou Digesprid, Hioscina e Paracetamol. Hoje é quarta, continuo com a diarria e com a febre (com menas frequencia)… O que me preocupa é a febre… o que faço? É normal ela permanecer por tanto tempo?

    Obrigada…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rayssa,

    Parece ser sangue. Procure um médico, de preferência um gastro.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro,
    sábado comecei com diarreia…
    quando foi no domingo a noite começou ficar avermelhada…
    entao o medico passou loperamida…
    na segunda ainda estava com diarréia…
    na terça cortou..
    e hj de manha as fezes ficara mais vermelha…
    o que pode ser?
    o que devo fazer?
    Obrigada!
    Rayssa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Elielson,
    Tudo perfeitamente esperado pelo o seu quadro de gastroenterite.

  • Elielson

    Olá Dr. Pedro, atualmente estou com diarréia, e dentre os sintomas citados somente as “fezes líquidas” eu tenho. E tô com ela desde terça-feira. O que eu quero saber mesmo, se é normal minha barriga ficar fazendo barulho, sabe, como aquele barulho que emite quando se está com fome?

    Outra pergunta, é que com frequência, solto algo parecido como arrotos, que fedem um pouco. Na verdade não são arrotos, mas é parecido. Isso também é normal?

    P.S.: Parabéns pelo blog Dr.!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fernando 2
    Talvez a sua causa da diarréia não seja uma infecção e a melhora com bactrim tenha sido apenas coincidÊncia.

    Volte ao médico para ser reavaliado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marcos,
    Delonge é difícil.Com os dados que vc me deu, não consigo imaginar o que se passa. É preciso que vc volte a sua médica para que ela possa te reavaliar

  • Fernando

    Ola Dr.

    Estou com uma duvida eu estava com diarreia e o medico me receitou bactrim f durante 5 dias tomei o medicamento e depois minhas fezes voltaram a ter consistencia solida depois 3 dias se passaram e a diarreia voltou sendo q na manha quando fui ao banheiro minhas fezes estavam normais e a noite quando fui estavam semi liquidas.

    Obrigado

    Fernando

  • Marcos

    Oi dr. Parabéns pelo blog.Minha preocupação é : há 4 mêses tenho fezes q aparecem dia sim dia não, e as vezes em 1 dia e 3 dias não, uma coisa desorganizada,o máximo q ja fiquei sem evacuar nesses 4 meses foi quase 1 semana,nos primeiros meses só sentia um barulho na barriga e nao doia,mas dpois nos últimos meses sinto pequenas dores d barriga,pequenas mesmo,nao é diarreia,tenho quase certeza,pk as fezes nao sao aguadas ou pastosas,sao normais e as vezes macias,nao tem pús nem sangue,e sempre faz um barrulhinho na barriga e solto puns quase sempre,e sinto irritação nas veias,nos músculos e no pénis e no anús,como se fossem leves esticões,e quando ta mt frio sinto meus pés a arderem,ficam vermelhos,fui a consulta médica,e a médica disse p tomar albendazol(p as fezes) e complexo B(p o resto q sinto),tomei albendazol 400mg,em uma quinta feira,mastiguei e enguli,e 1 dia dpois(sexta) voltei a evacuar(fezes),e no domingo tambem,e tambem sinto mta vntade d urinar,urino muitas vezes ao dia doutor to desesperado,tnho 16 anos,nao sei o q fazer,me ajude,o mais rápido possível,o q pode ser?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Keyze,
    NEsta idade o mais provável é alguma lesão anal. Pode ser hemorróida ou fissuras.

    Para se ter certeza, só indo a um proctologista

  • keyze

    olá Doutor!

    Sangue vivo nas fezes sem a diarréia,(dificuldade emdefecar, fezes empedradas) em rapaz de 17 anos, o que pode ser?

    keyze alencar

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Rita,
    Acho que sim. VocÊ deveria procurar um gastroenterologista.

    Agora, realmente parece intolerância a lactose, pois todos os alimentos citados contém derivados de leite. É o quadro é mais ou menos assim mesmo.

    Uma coisa tipica são as fezes meio espumosas, e depois de um tempo, ocorre irritação em volta do ânus, tipo assadura.

    Procure um gastro.

    abs

  • Rita

    Boa tarde Dr
    Eu tenho um pequeno problema, que nao sei se é problema. Qualquer alimento que ingiro dá-me a “volta à barriga” e não é bem diarreia porque não me acontece mais que 3 vezes ao dia, mas é liquido na mesma. Acontece me com alimentos de composição bastante diferentes, por exemplo, com um copo de leite, com coisas que tenham molhos a mais, com uma fatia de bolo com pouco creme, com um pouco de gelado no fim de jantar. Com estas pequenas coisas fico logo enjoada e com fezes liquidas, não sei porque fico assim. isto ja me acontece a bastante tempo (4 ou 5 meses) e é bastante incomodo.

    Acha que pode ser algum problema intestinal?

    (eu fiz analises porque eu achava que era alergica a lactose, porque o leite e seus derivados provocavam me diarreia, mas nas analises não foram encontradas anomalias)

    Obrigada Dr

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Clariana,
    Primeiro vc tem que ter certeza da gravidez. Faça o teste.

    A alimentação está ok. Se a sua diarreia não tem os sinais de gravidade descritos no texto, ela deve melhorar sozinha. Pelo o que vc descreveu não há grandes riscos para sua suposta gravidez.

  • Menina dos olhos de DEUS

    Bom dia Dr. Pedro Pinheiro
    Meu nome é Clariana, suspeito de estar grávida, pois pela primeira vezes minha mestruação atrasou, no entanto, ontem a noite começei a ter um quadro de diarréia que se estende até agora, não tomei nenhum medicamento e procurei me alimentar com biscoito de polvilho, fibras, frutas neutras e líquidos como: água, gelatina, água com fubá, água com maisena, gatorade, yakut e água de coco! Quero saber se isso pode acarretar algum risco de vida ao bebê, se essa alimentação está correta e o que é necessário fazer para uma melhora?
    Aguardo e agradeço desde já!
    Clariana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Márcia,
    Algumas considerações.

    1- Não sei se Gatorade seria o melhor líquido para se repor as perdas da diarréia. Pode-se até bebê-lo, mas dê preferência a água e ao soro caseiro. Faça um rodízio.

    2- O Repoflor não vai curar sua diarréia. Ele no máximo vai causar algum melhora. É preciso paciência, em geral as diarréias duram no máximo de 5 a 7 dias.

    3- Vc deve evitar principalmente gorduras e derivados de leite. Não é preciso fazer jejum.

  • Anonymous

    Bom Dia Dr.
    Meu nome é Marcia Regina, estou com diarréia a 3 dias, me sinto muito fraca pela perda de liquido que estou repondo com muito gatorade. A diarreia é muito liquida e já se tornou amarela. O tratamento que foi me passado foi Repoflor de manhã e a noite, em quantos dias esse remedio faz efeito? Preciso fazer alguma dieta específica?
    Grata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Renan,
    pode ser um monte de coisas. De longe é difícil avaliar. Pode ser apenas uma intoxicação alimentar ou uma alteração da dieta habitual.

    Se não há febre, pus, muco, sangue ou outros sintomas, isso deve ser auto-limitado.

    Se a dirréia se prolongar, procure um médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Tiago,
    Vc deve ter uma dieta muito pobre em fibras. Por isso, não consegue moldar as fezes e ter um trânsito intestinal regular.

    Pela sua história, não vejo nada que me chame a atenção. Não parece haver nada de grave.

    Aumente a ingestão de fibras, água e pratique exercícios com regularidade. Se não houver melhora, procure um gastro.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/09969572759746620371 Renan

    Renan disse…

    Estou com diarréia a 2 dias toda vez que eu como, logo em seguida sinto vontade de ir ao banheiro.oque pode estar causando isso?

  • Tiago

    Dr. Há 3 mêses estou nesta situação..começou na primeira semana d abril..uma evacuação estranha..minha barriga nem doia..só fazia barulho..e saio fezes em pedaços..nao sei se era diarreia..aparecia dia sim dia nao..continuava ate que parou na semana seguinte..e depois continuava..e parava..e dai após um mês (em Maio) já nao fazia diarreia mas fazia cocô..um dia sim e um dia nao..tô mt preocupado..tenho 16 anos..não tenho cólicas abdominais,mem pús,nem sangue nas fezes..doutor me ajuda..o que será..todos os dias tnho k evacuar..por favor..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Flavia,
    Esse seu descontrole da SII provavelmente esta ligado a descompensação da parte psiquiatrica.

    O floratil não faz mal nenhum

    Também não faria mal nenhum uma nova consulta com um gastro para confirmar se tudo isso é apenas uma SII descompensada ou se há algo orgânico novo

  • Flavia

    Olá,
    Adorei seu blog.
    Há 20 anos fui diagnosticada com SII, depois disso nunca mais fiz outros exames, passo períodos bem e outros com muita diarreia e todos os sintomas que tenho direito.
    Faço terapia, tomo trileptal e lexotan pois tenho bipolaridade leve e transtorno de ansiedade, faço yoga tb.
    Atualmente tenho tido muita diarréia um dia antes de menstruar e chego a ficar quatro a cinco dias com diarréia. Posso tomar imosec mas se parar começa tudo de novo, depois volto a um periodo de normalidade. O que mais me incomoda é durante minhas crises de diarréia sempre tenho crises de ansiedade que são muito parecidas com ataques de pânico, acho que isto me incomoda tanto ou mais que as benditas diarréias, pois tenho muito medo de nunca me livrar destes sintomas. As cólicas vem acompanhadas de muito pânico, muitos gases,um horror.
    Pq tenho tanta diarréia neste período menstrual?
    E pq será que desenvolvo as crises de pânico durante as idas ao banheiro?
    Posso tomar floratil para tentar diminuir minhas diarréias ou tem algo melhor a ser feito?
    Está certo não ter feito mais exames depois de tanto tempo?
    Me sinto perdida, pois parece que os médicos que me tratam já fizeram tudo que podia,o senhor tem alguma sugestão para me dar?
    Desculpa tanta pergunta,mas derrepente conseguimos ver alguma luz dentro destes “intestinos” para que eu melhore.
    Obrigada pela atenção.
    Flavia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Maria Paula,
    Se ela está com diarréia intensa e febre deve procurar atendimento médico.

    Em relação a alimentação, o ideal é evitar gorduras e derivados de leite.

  • Maria Paula

    Olá Dr,
    minha mãe já está a um dia apresentando diarréia e febre, sei que é pouco tempo, mas algo me preocupou. Desde que ela teve os rimeiros sintomas começou a tomar floratil e neosadina (febre), mas só que ela esta com medo de se alimentar e ficar com uma diarréia mais séria e não comeu nada, só tomou água de côco. Hoje pela manhã ela chegou em casa foi ao banheiro e teve diarréia novamente, só que me chamou dizendo que tava com uma cólica intensa e que não tava aguentando e achava que ia desmaiar. Dito e certo, ela desmaiou, ficou tremendo, com o olho meio torto e pálida. Queria saber o que estes sintomas podem significar porque estou muito preocupada. Obrigada!
    obs: o que ela pode comer enquanto estiver com diarréia ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Leny,
    impossível dizer qualquer coisa. O único dado que vc me deu foi que ele tem diarréia.

    De qualquer maneira, diarréia há 1 mês está mais do que indicada uma consulta com gastro, independente de ser amebiase ou não.

    abs

  • Leny

    Dr. meu nome é Leny,meu marido ta com diarreia a um mês ja foi ao medico duas vezes. Primeiro o dr. disse q era verme entao ele tomou o remédio da verme mais nao adiantou,ele continuou com diarreia. Na segunda vez q formos ao médico ele apalpou a barriga e disse q ele procurasse um gastro.
    Marcamos a consulta e estamos esperando. Mais um farmaceutico ex. médico amigo nosso disse q ta mais para uma parasita,como ameba…
    O que vc pode me responde,eo que eu posso fazer?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Luis,
    O dado sobre o emagrecimento é muito importante. Ele ajuda muito na investigação.

    Se não há emegrecimento, febre, nem sinais inflamatórios como sangramentos ou pús nas fezes, dificilmente essa diarréia indica algo de grave.

    Por outro lado, a presença de qualquer outro sintoma associado ao quadro, deve ser profundamente investigada.

    Sugiro que procure um gastroenterologista para que ele possa avaliar essa sua diarréia

    abs

  • Luís

    Oi doutor. .tenho diarreia ha 2 mêses. .aparece em um dia e desaparece por uns dias,e as vezes aparece por 2 a 3 dias e desaparece por uma semana,e acho que to emagrecendo por causa disso,mas é em pequena quantidade,sem sangue sem nada,o que devo fazer,o que sera?e isso deixa me sem forças. .

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Primeira coisa é parar de beber coca-cola que não ajuda e ainda pode piorar a dirréia.

    Por favor assinem os comentários.

  • Anonymous

    Eu, hoje estou com diarreia, já bebi coca-cola, não sei mais o que fazer.
    Alguem me pode ajudá?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Val,
    A colonoscopia é quem vai dar uma luz no caso. Diarréia crônica tem dezenas de diagnósticos possíveis. É preciso mais detalhes do caso para se estabelecer quais são os mais prováveis.

    abs

  • val

    Ola..a 5 meses tenho diareia tudo que eu vou comer me passa mal sinto muita dor de barriga na hora que tenho que ir ao banheiro. Tenho refluxos e geralmente tenho diareia 5 a 6 vezes no dia com grande volume de fezes. O meu medico fez exame de sangue e de fezes e nada foi encontrado. Agora estou esperando uma colonoscopia ser marcada. O que pode ser?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Vanessa,
    O floratil é apenas um concentrado de fungos que visa restaurar a flora intestinal

    Ele não impede nenhuma bactéria de ser eliminada. Da onde vc tirou a informação de seria contra-indicado na gravidez?

    Se não há outros sintomas como febre ou sangue nas fezes, essa sua diarréia deve realmente ser apenas uma questão de readaptação alimentar.

    abs

  • Anonymous

    Olá, Dr.

    Morei no Japão por muitos anos, com uma dieta balanceada, restringindo ao máximo frituras e consumindo apenas leite de soja.
    Retornei ao Brasil faz 4 semanas, com uma dieta rica em carboidratos, consumo de leite de vaca (em pó), e eventualmente frituras. Bem, faz 3 semanas que me encontro com diarréia, evacuando 3 vezes por dia. Gestante de 24 semanas, ontem fui ao medico que me recomendou ¨Floratil¨ mas em sua bula diz que não é recomendado para gestantes, e lendo seu texto, fiquei preocupada (não expulsar a bacteria levaria a sepse).
    Quais serão as causas da diarréia? Uma simples readaptação alimentar, como disse o médico, ou algo mais grave em relação ao tempo, já que faz mais de 3 semanas que me encontro assim…

    Desde já agradeço

    Vanessa

  • Mayufox

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O secnidazol (deprozol) é uma opção válida para o tratamento da diarréia por amebíase.

    Se não houve melhora, vale a pena refazer o teste e confirmar se o parasita foi mesmo eliminado.

    Retorne ao médico que prescreu o medicamento para ele te reavaliar

    abs e melhoras

  • Anonymous

    Oi, eu estou com diarréia ha mais de 1 semana, fiz exame de fezes e acusou Ameba. Mostrei o resultado do exame ao médico ele passou um remédio (Deprozol), eu tomeu esse remédio, só que continua a diarréia. Por que isso acontece?
    Obs.: evacuação de fezes pastosas no máximo 3 vezes por dia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Henrique,
    Como eu havia dito, tarda mas nao falha
    Vou tentar atender todos os pedidos de assunto. Pode demorar pois sao muitos pedidos, mas em algum momento eu escreverei
    abraços

  • Anonymous

    Excelente texto dr.
    obrigado por atender meu pedido

    Henrique

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bom,
    Primeiro tem que se confirmar esses valores. A urina de 24h é um exame com muitas falhas. Hoje em dia o melhor método é a relação proteina/creatinina em uma amostra de urina apenas. Segundo, essa proteinuria tem que ser repetida para ver se é transitória ou persistente.

    O controle da pressão é o melhor tratamento para os rins. Quem tem proteinúria precisa ter os niveis de pressão menores que 130×80 mmHg para evitar progressão da doença. Nenhuma outra medida vai beneficiar mais o rim dela do que o controle da pressão.

    Existe alguns anti-hipertensivos mais indicados para pacientes com doença renal.
    Os inibidores da ECA e os inibdores da conversão de angiotensina são as famílias de anti-hipertensivos mais indicada para quem tem proteinúria (caso não haja contra-indicações). Na verdade, usamos essas drogas mesmo se houver proteinuria sem hipertensão.

    Sugiro que vocês consultem um nefrologista, pois a proteinúria indica lesão renal. Esses valores se confirmados, indicam uma fase ainda precoce, e este é o melhor momento para se tratar.
    abraços

  • Anonymous

    Anônimo disse…
    boa noite, minha esposa recentemente descobriu que está com a taxa de proteinura elevada no resultado consta 334mg/24h
    diurese : 1600ml .
    então ela está com pressão alta o medico indicou metildopa 500mg para tomar 2 vezes ao dia .. veja bem é certo isso tomar remedio de pressão pro resto da vida e não vai tentar tratar os rins?
    qual a opção que ela teria…