COMO TRATAR DE FERIDAS E MACHUCADOS

Como cuidar de pequenas feridas e machucados?

Publicidade

A pele é o maior órgão do nosso corpo. Ela é também nossa principal arma de defesa contra germes. É o nosso escudo protetor que impede o contato dos micróbios do ambiente com o nosso meio interno.

Apesar da pela ser colonizada por bilhões de bactérias potencialmente causadoras de doença, nós não ficamos doentes porque elas não conseguem entrar no nosso corpo. A pele nos protege.

O problema começa a surgir quando esta proteção é rompida, como nos casos de feridas e lesões da pele. A partir deste momento, estabelece-se uma porta de entrada para os germes externos que poderão levar a infecções.

Sugiro a leitura do texto sobre: O que é o pus ? O que é um abscesso? O que é uma infecção?

Podemos dividir as feridas da pele pelo mecanismo de lesão:

  • Incisas ou cortantes = São aquelas causadas por faca, bisturi, lâmina etc…
  • Perfurante = Causada por objetos pontiagudos como pregos e alfinetes.
  • Escoriação = Quando a lesão ocorre na superfície da pele, como quando caímos e arrastamos o joelho ou qualquer outra parte no chão.
  • Laceração = É uma escoriação mais profunda e que acomete o tecido subcutâneo
  • Contusas = Lesões traumáticas de grande força que lesam os tecidos abaixo da pele. Como em um soco ou trauma da cabeça. Normalmente causam as equimoses (manchas roxas ao redor da lesão)
  • Queimaduras = O nome já diz tudo.

A maioria das lesões apresenta mais de um tipo de característica, como perfuro-cortantes, corto-contusas etc…

As feridas também podem ser classificadas pelo grau de contaminação.

  • Limpas = são as feridas cirúrgicas
  • Contaminadas = São aquelas que tiveram contato com materiais sabidamente sujos como terra, mordidas de animais ou humanos, cortes na rua etc.
  • Feridas infectadas = são as que apresentam sinais de infecção.

Como proceder, então, após uma lesão:

– Antes de manusear qualquer lesão, deve-se lavar as mãos com água e sabão, ou álcool gel se disponível.

– Pequenos cortes, perfurações superficiais e escoriações podem ser tratados apenas com limpeza local. Água e sabão neutro são suficientes na maioria dos casos. Outra opção é irrigação com soro fisiológico. Deve-se limpar até desaparecer qualquer sinal de sujeira ou corpo estranho como terra, grama etc.

– Lesões mais profundas e cortes mais extensos devem ser avaliados por um médico para decidir se há necessidade de realizar sutura com pontos. De qualquer modo, a limpeza primária pode ser feita com água corrente ou soro fisiológico. Se notar presença de corpo estranho na ferida, vá ao médico.

– Nos casos de queimaduras leves sem rompimento da pele, a limpeza é feita com água e sabão de modo suave. Nunca estoure as bolhas! Não use manteiga, margarina, ou qualquer outra substância não esterilizada. Queimaduras mais graves devem ser avaliadas por médicos (leia: QUEIMADURAS | Graus e complicações).

– O uso excessivo de substâncias desinfetantes pode atrapalhar o processo de cicatrização. Mais uma vez, água e sabão são suficientes para a maioria das lesões pequenas. Deixe que o médico indique a utilização de antissépticos. Evite usar álcool ou iodo em feridas abertas sem a indicação do médico, já que estas substâncias podem irritar a lesão e piorar a inflamação.

– Mantenha a ferida sempre limpa. Procure protegê-la com um curativo ou Band-Aid, principalmente se forem em locais como mãos e pés que entram em contato com áreas contaminadas com frequência.

– Escoriações ou lesões úmidas, quando cobertas, devem ser feitas somente com curativo não aderente (Band-Aid) para evitar que o mesmo grude na ferida e cause nova lesão quando for ser retirado. Nunca use fita adesiva diretamente na lesão.

– Se a lesão está sangrando, use um pano limpo, gaze ou compressas para comprimi-la. Se o sangramento é intenso ou em jato, vá logo ao médico.

– Nunca lamba as feridas. Você não é cachorro e a sua saliva contém milhões de bactérias que podem causar infecções graves se entrarem em contato com uma ferida. A nossa boca é tão contaminada que uma mordida humana é considerada uma lesão muito mais grave que uma mordida de cão ou gato.

– Em caso de mordida de animais ou humano, procure saber do estado vacinal do animal e vá a um médico. São feridas que infeccionam com muita facilidade. A raiva não tem cura e a mortalidade é de quase 100% (leia: RAIVA HUMANA).

– Se após algumas horas surgirem qualquer sinal de infecção da lesão, como edema, uma área de vermelhidão, febre ou saída de pus, procure atendimento médico, mesmo que a lesão seja pequena.

– Se não for vacinado ou tiver tomado a última dose há menos de 10 anos, procure um hospital para tomar a vacina contra tétano, inclusive em casos de mordidas e queimaduras. Leia: TÉTANO. VACINA E SINTOMAS

– Se você for diabético ou imunossuprimido, tenha especial atenção às suas lesões. Na dúvida, visite um médico. Se você tem uma ferida que não cicatriza apesar de todos os cuidados, procure atendimento, isto pode ser sinal de diabetes mellitus (leia:Diabetes Mellitus | Sintomas e diagnóstico)ou alguma outra doença.

FERIDAS E MACHUCADOS

A maioria das pessoas já passou por situações em que tiveram lesões e machucados na pele que não receberam muita atenção e nada aconteceu. Em geral, pequenas lesões são negligenciadas pelos pacientes devido à baixa frequência de complicações.

Pois, se você é daqueles que não cuidam dos seus ferimentos, vou assustá-lo, então.

No início de 2009 saiu na revista New England Journal of Medicine o seguinte caso.

Um homem de 25 anos, previamente saudável, procurou atendimento porque uma pequena lesão na mão, que surgira 2 dias antes e que ele havia atribuído a uma picada de inseto, estava infectada.

O quadro piorou rapidamente e ele evoluiu com choque séptico (leia: O QUE É SEPSE E CHOQUE SÉPTICO?). A infecção não respondeu aos antibióticos e se espalhou rapidamente pelos tecidos subcutâneos, causando necrose extensa.

O doente precisou ir à cirurgia de urgência para retirar os tecidos mortos. Quase teve que amputar o braço.

Essa infecção foi causada por uma bactéria chamada de Streptococcus, uma das mais comuns e que com certeza você também tem na sua pele (leia: ERISIPELA | CELULITE | Sintomas e tratamento).

Portanto, cuide bem das suas feridas. Lavar com água e sabão é barato e não dá trabalho nenhum.

"COMO TRATAR DE FERIDAS E MACHUCADOS", 4 out of 5 based on 79 ratings.
Publicidade
  • carlos alberto botelho mendes

    perfurei uma veia do pé ja parou e fechou o machucado mais esta bem sensivel

  • Lucas

    Dr. Tomei um tiro não profundo 2cm o que eu faço?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Já foi a um hospital?

  • Anônima

    Doutor, eu tenho um machucado na perna que não cicatriza de jeito nenhum. Já fiz exames de diabete e diagnosticou que não tenho. Eu não sei mais o que fazer. No começo ele coçava demais mas hoje em dia até que a coceira parou, mas o machucado não some. O que pode ser ?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Há diversos motivos além do diabetes. Pode ser uma infecção, pode ser má circulação, pode haver alguma doença por trás… Só investigando para saber.

  • Matteo Catelli

    olá doutor,
    eu estava brincando c o IPAD da minha mãe e ele acabou escorregando da minha mao e bateu diretamente na minha cabeça ficou c um pequeno galo e cortou-se superficialmente n me agitei pois sabia q devia fzer algo rapido,entaolevantei a cabeçapara n pingar sange fui na cozinha peguei gelo e o coloquei sobre o ferimento durante 5 min esperei 2 min e coloquei outros 5 min como havia feito á um ano atras e n sei oq eu faço!Pode me dar uma ajuda…
    obrigado!!
    P.S.:eu só tenho 12 anos

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Matteo, peça para alguém olhar a ferida. Se for algo pequeno, não precisa se preocupar. Se for uma ferida grande, que continue sangrando apesar do gelo e da compressão, talvez seja necessário dar uns pontos nela.

  • Marcelo

    Se após sair a casca a pele está muuito rosada, bem diferente do tom do resto do corpo, quer dizer que vai ficar marcado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não necessariamente. Depende da profundidade da ferida.

  • joao vitor da silva

    oq faz pra tirar casquinha de machucado no braço sem sair sangue doutor

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tem que tirar. Tem que esperar cair sozinho.

  • Priscila Gonçalves Nascimento

    Olá Dr preciso de uma orientação. Tenho o costume de morder sempre o mesmo lugar dentro da boca, na parte interna do meu lábio inferior, acredito que minha mordida esteja incorreta pois isso só acontece quando eu como. Mordi 3 vezes no mesmo lugar sem querer, na última vez saiu um pouco de sangue e agora está meio branco, amarelado, e dói muito. Queria saber o que passo nesse machucado. Obrigada!

  • Priscila Gonçalves Nascimento

    Olá Dr preciso de uma orientação. Tenho o costume de morder sempre o mesmo lugar dentro da boca, na parte interna do meu lábio inferior, acredito que minha mordida esteja incorreta pois isso só acontece quando eu como. Mordi 3 vezes no mesmo lugar sem querer, na última vez saiu um pouco de sangue e agora está meio branco, amarelado, e dói muito. Queria saber o que passo nesse machucado. Obrigada!

  • http://profile.yahoo.com/7I77LGQEIIFFKTE2LGMLNOATTU Jessica

    ola meu esposo levou uma batida na moto e machucou o tornozelo aii foi pra o medico bateu o raio x e nao deu nada so inchasso o medico passou um remedio e disse pra fk 15 dias em repouso ele nao ficou muito mais ficou melhor e quando se passou uns 15 a 20 dias ele agora bateu e machucou e esta uma ferida muito feia cheia de puz o pe ta com uma bolha enorme de sangue e estamos todos com medo o medico pediu uma radiografia com o laudo mais so iremos saber o que é amanha e ele tava tendo muita febre estou com muito medo ele tomou injeçao contra o tetano faz uns 5 a 6 anos e ano passado fizemos o exame de glicose e deu normal o que pode ser

  • Jeronimo tomé

    Bom dia Dr.(a) Já oito dias sofri uma acidente de moto tratei os ferimentos de acordo com o artigo (lavando com água) usei soro e depois álcool 70 anticéptico. já no pé foi uma pancada maior e escoriação maior (no peito do pé na direção do dedo menor) está seca e com a capa de ferida uso riforcina, mas o meu pé continua inchado e vermelho já fiz os teste para ver se esta faturado (mecho com os dedos e não dói, pois ando com um pouco de dificuldade por conta do inchado. tentei tirar um raio-x mais o atendimento sabe…..o que devo fazer para de-inchar o meu pé?
    estou tomando anti-inflamatório (ibuprofano) e tomei amoxicilina 500ml ? agir corrento ?

  • Jeronimo tomé

    Bom dia Dr.(a) Já oito dias sofri uma acidente de moto tratei os ferimentos de acordo com o artigo (lavando com água) usei soro e depois álcool 70 anticéptico. já no pé foi uma pancada maior e escoriação maior (no peito do pé na direção do dedo menor) está seca e com a capa de ferida uso riforcina, mas o meu pé continua inchado e vermelho já fiz os teste para ver se esta faturado (mecho com os dedos e não dói, pois ando com um pouco de dificuldade por conta do inchado. tentei tirar um raio-x mais o atendimento sabe…..o que devo fazer para de-inchar o meu pé?
    estou tomando anti-inflamatório (ibuprofano) e tomei amoxicilina 500ml ? agir corrento ?

  • Francielle Regina Loch Wiethor

    Boa noite, não sei se esse é o post correto para fazer essa pergunta, mas como não achei nada diretamente relacionado a minha pergunta, vou fazê-la aqui mesmo. Existe alguma doença em que a pessoa tem compulsão em tirar as casquinhas das feridas, sejam elas de picadas de mosquitos, ou espinhas inflamadas? Se tiver algum artigo sobre o assunto, gostaria de saber.
    Agradeço pela atenção.

  • Nilvana10lisboa

    boa tarde, cai de moto ontem, me informa por favor o que devo usa,r esta doendo dimais estou com escoriações no cotovelo e ombro…me reponde urgnte.

  • Nilvana10lisboa

    boa tarde, cai de moto ontem, me informa por favor o que devo usa,r esta doendo dimais estou com escoriações no cotovelo e ombro…me reponde urgnte.

  • Nadia siqueira

    sol alergica a quase tudo me machuco facilmente demoro pra cicratizar,o que devo fazer

  • Nadia siqueira

    sol alergica a quase tudo me machuco facilmente demoro pra cicratizar,o que devo fazer

  • tatiana

    olá,eu quero saber mais sobre feridas de quem tem diabeti,minha endeada esta com uma ferida na verinha e esta profunda que aparece o nervo como devo proceder,ja a levaram ao médico mas ele so passa um remedios e nada acontece após uma semana voltamos a vela,e continua se aprofundando o que faco,por favor Dr.me ajude como proceder.

  • tatiana

    olá,eu quero saber mais sobre feridas de quem tem diabeti,minha endeada esta com uma ferida na verinha e esta profunda que aparece o nervo como devo proceder,ja a levaram ao médico mas ele so passa um remedios e nada acontece após uma semana voltamos a vela,e continua se aprofundando o que faco,por favor Dr.me ajude como proceder.

  • Anonymous

    Eu tenho uma ferida causada por uma unha e sem querer tirei a casca o que devo fazer?
    Acho não vai cicatrizar fica aquele branco feio

  • Gmoninha

    Oi. Por favor, poderia tirar uma duvida. cai da escada e machuquei a cabeça, um corte que me rendeu 4 pontos na caebeça. Vou tirar os pontos, ja se passaram 10 dias. No fim de semana, quando completara 14 dias ja tinha cabeleireiro marcado par fazer luzes, posso ou ainda tenho q esperar mais tempo???

  • Gmoninha

    Oi. Por favor, poderia tirar uma duvida. cai da escada e machuquei a cabeça, um corte que me rendeu 4 pontos na caebeça. Vou tirar os pontos, ja se passaram 10 dias. No fim de semana, quando completara 14 dias ja tinha cabeleireiro marcado par fazer luzes, posso ou ainda tenho q esperar mais tempo???

  • Johnny aveiro

    eu cai de bicicleta fez uma semana ontem desloquei o ombro e estou usando uma tipoia, mas eu tenho um machucado no ati braço e a tipoia aperta o curativo como por exemplo na hora de dormir e quando tiro o curativo a gaze agarra um pouco, mas não sai secreção quando eu tiro pra limpar e fazer um novo curativo limpando com soro. o problema é que está atrapalhando o processo de cicatrização. sendo que as outras feridas já cicatrizaram ou estão quase cicatrizadas pq não tinha nada pra apertar. quando eu me livrar da tipoia será que ficará mais fácil para cicatrizar? mas a ferida tá sempre limpa e eu tenho que usar a tipoia por mais uma semana  é só isso que me preocupa pq se eu não usar um produto úmido quando for tirar o curativo irá machucar mais

  • Jucileyde Oliveira

    olá Dr: pedro sabado fez oito dias que levei uma queda de moto, arranhei a coxa e a perna na coxa ja esta caindo a casca mas na perna ainda esta sarando, as vezes fica escorrendo um liquido. eu queria saber se posso lavar com agua e sabão amarelo? e queria saber se vai ficar a cicatriz? por favor manda a resposta preciso muito saber! obrigado

  • Jucileyde Oliveira

    olá Dr: pedro sabado fez oito dias que levei uma queda de moto, arranhei a coxa e a perna na coxa ja esta caindo a casca mas na perna ainda esta sarando, as vezes fica escorrendo um liquido. eu queria saber se posso lavar com agua e sabão amarelo? e queria saber se vai ficar a cicatriz? por favor manda a resposta preciso muito saber! obrigado

  • Vinicius_v6

    doutor meu machucado ja tem um tempo e ta saindo pus eu to passando uma pomada ele vai cicatrizar??

  • mayara

    acabei de me cortar em um ferrugi uque eu fasso ?????

  • Gugubicolor

    furei a minha mao no prego enferrujado mais nao sail munto sangue eu contrai a doença ?

  • Julioandretta

    Ola tudo bem entao eu cai de moto no sabado passado tive uns ralados mas nada de mais, deu um corte no meu pé perto do tornozelo e deu 6 pontos os pontos estao otimos nao ta saindo nada de puz ou coisa parecida, mas um poco a baixo dos pontos esta meio vermelho e inchado estou tomando ant-inflamatorio e analgezico oque poderia ser esse vermelhao e o inchaço abraços 

  • Josimard84

    cai de moto sabado  passado tive varios ralados  e esta roxo roxo no local fui no medico ele so receitol uma pomado mais nado e esta doendo muito no local que eu fasso?

  • luiz

    Boa Tarde Dr. Pedro, 
    Eu estava com uma coçeira há um tempo na região da canela, há dois dias tive calafrio durante toda a manhã e após o meio dia começou uma febre forte, tomei medicação para gripe, quando acordei no dia seguinte, já melhor dos sintomas, vi que a região da minha canela (do tornozelo até quase ao joelho) havia um enorme hematoma, sem coçeira, mas sensível ao aperto.
     
    Fiquei preocupado e fui em um posto de saúde, o médico olhou e falou que é a bactéria staphylococcus e me receitou pelicilina g. benzatina injetável e tenoxicam 20 mg injetável e dipirona, e passou nimesulida 100mg e cefalexina 500mg para tomar por 7 dias via oral.
     
    Começei a tomar ontem, hoje quando acordei o hematoma parece ter diminuido, o tamanho está um pouco menor, mas apareceram vários pontos mais escuros (roxos), e também estorou herpes em minha boca.
     
    Li muito a respeito dessa bactéria, fiquei preocupado com a gravidade de uma inflamação generalizada, portanto gostaria de uma orientação do Sr., se a medicação está correta, se pela minha descrição a bactéria ainda está localizada, pois apesar de ter ido ao médico plantonista, o mesmo não realizou nenhum exame de sangue ou qualquer outro para verificar a legitimidade da conclusão.
     
    Aguardo retorno,
     
    Desde já agradeço sua atenção:

  • bianca

    preciso muito de uma informaçao oque fazer?       Beatriz Vitoria Silva
                                                                                                       

  • luci

    Dr Pedro.tenho lido seu artigo com curiosidade porque meu pai esta passando por um problema e estou tentando achar uma solução: Ha mais ou menos um mes, ele sofreu uma escoriação grande na perna e depois disso passou alcool.ficou um pouco vermelho mas sem saber usou uma meia que tampava o ferimen to.Inflamou e formou uma casca de pus,que depois ficou como uma borracha,a medida que ia limpando ia saindo uns pedaços.Embaixo disto,ficou uma pele meio escorregadia,com um poquinho de sangue.algo estranho.parece que está com sa´bão.umida.foi a um clinico geral e ele receitou antibiotivcos e mandou meu pai passar uma pomada e colocar gase e enfaixar.2 vezes ao dia.só que nao vejo melhora.está certo??/demora mesmo??/quanto tempo???
    Obrigada desde já, se puder me enviar uma resposta.
    luci

  • luci

    Dr Pedro.tenho lido seu artigo com curiosidade porque meu pai esta passando por um problema e estou tentando achar uma solução: Ha mais ou menos um mes, ele sofreu uma escoriação grande na perna e depois disso passou alcool.ficou um pouco vermelho mas sem saber usou uma meia que tampava o ferimen to.Inflamou e formou uma casca de pus,que depois ficou como uma borracha,a medida que ia limpando ia saindo uns pedaços.Embaixo disto,ficou uma pele meio escorregadia,com um poquinho de sangue.algo estranho.parece que está com sa´bão.umida.foi a um clinico geral e ele receitou antibiotivcos e mandou meu pai passar uma pomada e colocar gase e enfaixar.2 vezes ao dia.só que nao vejo melhora.está certo??/demora mesmo??/quanto tempo???
    Obrigada desde já, se puder me enviar uma resposta.
    luci

  • Johnny aveiro

    eu cai de bicicleta fez uma semana ontem desloquei o ombro e estou usando uma tipoia, mas eu tenho um machucado no ati braço e a tipoia aperta o curativo como por exemplo na hora de dormir e quando tiro o curativo a gaze agarra um pouco, mas não sai secreção quando eu tiro pra limpar e fazer um novo curativo limpando com soro. o problema é que está atrapalhando o processo de cicatrização. sendo que as outras feridas já cicatrizaram ou estão quase cicatrizadas pq não tinha nada pra apertar. quando eu me livrar da tipoia será que ficará mais fácil para cicatrizar? mas a ferida tá sempre limpa e eu tenho que usar a tipoia por mais uma semana  é só isso que me preocupa pq se eu não usar um produto úmido quando for tirar o curativo irá machucar mais

  • Marinaldo

    Sugiro que vá logo ao médico. Ele avaliará se é “apenas” um corte, ou se houve lesão de tendão, etc.

  • Wal Sjc2

    Andando de bicicleta, uns 10 dias atrás, a corrente travou e o pedal causou diversos ferimentos na parte posterior da minha perna, desde a parte logo acima do calcanhar até a panturrilha. Lavei com água e sabão e passei uma pomada bactericida durante alguns dias, depois pomada hipoglós. A maioria dos cortes e arranhões cicatrizou, exceto um, que está com as paredes laterais do corte “duras”, porém aberto e sensível no centro. Localização do corte: transversal, uns dois dedos acima do calcanhar, sobreposto ao tendão que sobe para a perna. O ferimento não está inflamado e não purga, porém está muito sensível, não consigo usar calçado fechado. Gostaria de saber se é normal o processo de cicatrização demorar assim ou se pode ser algum problema secundário ligado a má ciatrização. Obs.: não entrou corpo estranho no ferimento, mas ele foi o mais profundo de todos, saiu um pedaço de pele de mais ou menos 2 cm de comprimento, 2 mm de largura e 2 mm de profundidade, tipo um corte por chapa metálica sem fio e sangrou pouco.

  • Anonymous

    meu tio caiu antes de onten de moto e esta super ralado e esta ardendo muito,muito,muito ele ate chora de dor o que devo fazer?

  • carla

    muito bom essas dicas. parabens ao blog

  • Julioandretta

    Ola tudo bem entao eu cai de moto no sabado passado tive uns ralados mas nada de mais, deu um corte no meu pé perto do tornozelo e deu 6 pontos os pontos estao otimos nao ta saindo nada de puz ou coisa parecida, mas um poco a baixo dos pontos esta meio vermelho e inchado estou tomando ant-inflamatorio e analgezico oque poderia ser esse vermelhao e o inchaço abraços 

  • Amanda

    bom recentemente sofri um acidente de moto e tive várias escoriações pelo corpo usando nebacetin há 8 dias as casquinhas que formaram já sairam , so que agora ta tudo rosa , sei lá meio avermelhado .. estou usando óleo de girassol no intuito de n ficar marcas , gostaria de saber se o óleo é mesmo bom ou o DRº recomenda algo mais….

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Que doença?

  • Gugubicolor

    furei a minha mao no prego enferrujado mais nao sail munto sangue eu contrai a doença ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que doença?

  • Maya

    ooa doutor…sofriu um acidente d moto, dei 4 pontos no joelho e tenho bastante ralados, o joelho esta como s tivesse repuxando o que posso fazer para parar d doer?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Catarina
    Não é preciso álcool. Basta mantê-la limpa com água e sabão neutro.

  • Anonymous

    catarina

    ola doutoreserida , cai de patins e agora tenho uma ferida no joelho! ela arde muito e eu nao fui ao médico, apenas a desinfectei com soro fisiológico e depois com alcóol! fiz bem? o que devo fazer?

  • marta

    o meu machucado eesta doendo

  • verdades socias

    Todos os profissionais da saúde, deveriam aprender lidar com feridas! pois, há muitos que não tem nem coragem de olharem para os clientes quanto mais cuidar… acho isso um abssurdo. No entanto, ainda há muitos que se dizem especialistas. será que lerem ao menos uma nota como esta? parabéns pra você que se preocupa com as feridas dos outros ! abraços , Danel cavalcanti…voê sabe o que é ferida doutores…

  • Valeria

    minha minha irmao me murdeu ficou as manchas sera que sai ate amnha …… gostei muito do site todos falam que net que so tem besteira tal mais agora vi que alguma coisa importante tem…. valeu mt obrigado

  • C.Stoner

    Está formando apenas manchas na pele.Nenhum problema do tipo quelóides.
    Muito obrigado pela atençao,Dr’s.
    Abraços!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Stoner,
    depois de plenamente estabelecida, só o cirurgião plástico é que pode tentar retirá-las.

    É mais fácil impeir que as cicatriz fique muito feia, do que concertá-la depois de formada

  • C.Stoner

    Muito obrigado,Dr.Pedro.
    Depois de algum tempo,há chances de serem retiradas as cicatrizes?
    Acabei não indo em um dermatologista mas tratei com ‘óleo de girassol’.Ainda está meio avermelhado,mas parece estar bem limpo.Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Stoner,
    A melhor maneira é procurar um dermatologista. Ele irá avaliar a extensão e a profundidade das lesões e poderá definir a melhor estratégia para evitar a formação de cicatrizes

  • C.Stoner

    Boa noite.Sofri uma queda de motocicleta e acabei com escoriações na parte superior dos dedos.Algumas nos braços também.Gostaria de saber se há algum cuidado pra não deixar cicatrizes?Estou usando ‘óleo de girassol’e não estou cobrindo o ferimento!Como devo agir no processo de cicatrização?Muito Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Olá Edgar,
    Acabei de publicar um texto sobre raiva e pretendo nas próximas semanas escrever outro sobre mordidas de animais.

    abs

  • Anonymous

    Edgar

    Olá doutores.
    Vc poderiam escrever alguma coisa sobre como cuidar de mordidas de animais

    obrigado