Artigo atualizado em 11/08/2013

VARIZES | Dúvidas comuns

Este artigo é uma seção de perguntas e respostas sobre varizes, complemento do texto VARIZES | Causas e Tratamento

Estas são as perguntas mais frequentemente feitas aqui no blog e em outros fóruns da Internet.

1.) O que são as varizes?
R: Varizes são veias doentes, que por defeito no seu sistema de válvulas não conseguem mais escoar o sangue devidamente.

2.) Qual a aparência de uma variz?
a e muitas vezes arroxeada e com alguns “calombos” em seu trajeto, que são as válvulas defeituosas.

3.) Toda veia aparente nas pernas é uma variz?
R: De modo algum. Em pessoas magras e/ou musculosas, é perfeitamente possível ver as veias normais ao longo da perna.

4.) O que causa as varizes?
R: Vários fatores de risco já foram identificados, os mais importantes são: idade acima de 30anos, sexo feminino, história familiar, prolongados períodos em pé ou sentado, obesidade e tabagismo. No nosso texto de varizes falamos mais detalhadamente dos fatores de risco.
Leia: VARIZES | Causas e Tratamento

5.) Varizes doem?
R: Dor nas pernas é uma queixa frequente em pessoas com varizes. Sensação de peso e/ou queimação nas pernas também são comuns.

6.) O que é insuficiência venosa dos membros inferiores?
R: Insuficiência venosa dos membros inferiores é o nome que damos a doença do sistema de veias das pernas que se torna incapaz de realizar adequadamente a drenagem do sangue dos membros inferiores para o coração. A presença de varizes é um dos sinais de insuficiência venosa.

 Varizes - teleangiectasias

Varizes – teleangiectasias

7.) Como detectar a insuficiência venosa em estágios iniciais?
R: O primeiro sinal clínico da doença das veias das pernas são as teleangiectasias, também chamadas de aranhas vasculares (foto ao lado). Essas lesões podem ser consideradas micro varizes e são o primeiro estágio da insuficiência venosa.

8.) Varizes podem melhorar sem tratamento?
R: O momento ideal para alterações de fatores de risco, como uso de anticoncepcionais, ficar muitas horas em pé ou sentado, cigarro etc.., é durante o estágio inicial da insuficiência venosa, ou seja, quando surgem as primeiras micro varizes.

Quando já existem varizes visíveis, a tendência do quadro é sempre de piora se não houver tratamento adequado.

Varizes

Varizes

9.) Quais são as complicações mais graves das varizes?
R: É sempre importante ter em mente que as varizes são sinais de uma doença chamada insuficiência venosa dos membros inferiores. As complicações surgem em decorrência do agravamento desta insuficiência. As mais graves são as ulcerações na pele e a trombose das veias dos membros inferiores.

10.) Tenho varizes há anos e minhas pernas agora estão ficando escuras. O que isto significa?
R: O escurecimento da pele nas pernas é um sinal de insuficiência venosa grave e prolongada. Ele ocorre devido à estase prolongada do sangue nas veias das pernas, que facilita o extravasamento dos pigmentos do sangue para a pele.

11.) Qual é o melhor tratamento para varizes?
R: Depende do grau de doença. Casos discretos podem ser tratados apenas com alterações do hábito de vida e meias elásticas. Casos mais avançados precisam de intervenção médica. As mais usadas são a cirurgia a LASER, escleroterapia e cirurgia convencional. No texto VARIZES | Causas e Tratamento abordamos os tratamento com mais detalhes.

12.) Quando se destrói uma veia varicosa, não estamos piorando o quadro, já que é menos uma veia para drenar o sangue, e mais sangue para as outras veias? Não há risco de sobrecarregá-las?
R: É preciso notar que uma veia varicosa é uma veia doente e que já não trabalha direito. Ela não faz falta nenhuma. Além disso, toda vez que surge uma variz, as veias sadias naturalmente já começam a receber mais sangue. Essa sobrecarga de trabalho já acontece independente da veia varicosa ser retirada ou não.

13.) Tenho varizes e subitamente em uma delas surgiu um calombo doloroso. Agora a veia está quente e avermelhada. O que pode ser isso?
R: Isso é um dos sinas de uma tromboflebite, ou seja, formação de um trombo (coágulo) dentro de uma das varizes. Esta complicação pode ocorrer quando há traumas ou quando se fica muito tempo parado na mesma posição,como em longas viagens de carro ou avião (leia: PROBLEMAS DE SAÚDE EM VIAGENS DE AVIÃO).

Quando a trombose ocorre um uma veia mais profunda, o quadro é mais grave devido ao risco de embolia pulmonar (leia: EMBOLIA PULMONAR | Sintomas e tratamento)

14.) Tenho muitas varizes nas pernas e meu médico retirou minha veia safena. E se no futuro eu tiver um problema cardíaco e precisar de uma ponte de safena?
R: Não fará nenhuma falta, uma vez que a safena já era uma veia doente e nunca poderia ser aproveitada para o coração.

15.) Medicamentos como pentoxifilina, escina, aspira e outros, ajudam no tratamento das varizes?
R: Sim, estas drogas podem ser usadas para o tratamento da insuficiência venosa. Porém, elas tem indicações específicas e só devem ser tomadas com orientação médica.

Publicidade
  • Raquelhasman

    minha mãe está com uma ulcera varicosa na perna a quase dois meses e não some, já tomou antibiotico fez curativos mas não some

  • Iara Deusteama

    tenho muitas veias nas pernas,sera que fazendo aplicações elas somem e nunca mais voltam?fiz 3 seções.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Somem, mas não há garantias de que não possam surgir novas varizes no futuro.

  • Tatiana Domingues

    remedios naturais como a castanha da india resolvem ou amenizam os sintomas das varizes??  tatiana

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Andresa

    Boa noite dr. Pedro. Fiz uma cirurgia de varizes convencional e aplicações nos vasinhos há 30 dias atrás e tive hematomas. Houve a melhora dos hematomas porem notei manchas escuras onde as varizes foram operadas. Tenho tomado todos os cuidados não me expus ao sol, tenho feito o repouso e usando a pomada hirudoid 500. Gostaria de saber se essa mancha e definitiva ou não, se é normal com o tempo sai, se caso for uma mancha existe tratamento?

  • Adriano Adão Mendes

    todos homens tem tendencia a ter problemas com hemorróidas?

  • Adriano

    todos os homens pode vir a ter problemas com hemorróidas?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nem todos.

  • Giovanni_matioli

    bom dia : quero como e e informaçao sobre aneurisma cerebral  porq minha esposa esta com aneurisma cerebral e esta em como no hospital de santa casa (angra dos reis ) sendo acompanhada pelo dr. nakamura quero um orientaçao pq eu ainda nao tive alguma  meu mail    giovanni_matioli@hotmail.com espero por vcs  e que deus abençoe a daniele gouvea amaro 

  • Andresa

    Boa noite dr. Pedro. Fiz uma cirurgia de varizes convencional e aplicações nos vasinhos há 30 dias atrás e tive hematomas. Houve a melhora dos hematomas porem notei manchas escuras onde as varizes foram operadas. Tenho tomado todos os cuidados não me expus ao sol, tenho feito o repouso e usando a pomada hirudoid 500. Gostaria de saber se essa mancha e definitiva ou não, se é normal com o tempo sai, se caso for uma mancha existe tratamento?

  • Andrea

    Olá, Doutor!
    Minha pergunta é da área nefrológica, mas como não achei este tópico, vim neste, pois preciso muito da sua ajuda. Meu pai está internado há 8 dias comuma infecção urinária que não passa! Ele faz diálise peritonial e já é o segundo antibiótico injetável que ele toma e nada! A infecção estava indo para o sangue… isso o antibiótico cortou, mas ela continua na urina. Além disso, ele está com uma tosse seca que não passa. Ele tosse tanto (principalmente à noite) que chega a vomitar. Nosso hospital é precário e, embora ele esteja em um quarto sozinho, estamos preocupados, pois não há muita higiene. O que fazer? Estamos muito preocupados! Confiante em Deus, aguardo a sua resposta!
    Um abraço,
    Andréa Machado Cabral

  • Tatiana Domingues

    remedios naturais como a castanha da india resolvem ou amenizam os sintomas das varizes??  tatiana

  • Vanessa

    tenho pequenos derrames nas pernas e estou a tratar com a luz intensa.quais os riscos que posso correr? vanessa

  • Raquelhasman

    minha mãe está com uma ulcera varicosa na perna a quase dois meses e não some, já tomou antibiotico fez curativos mas não some

  • Rodrigo Tytan

    Olá tenho 25 anos e minha perna tem algumas varizes muito grandes e aparentes, sentado me sinto mal e tenho que ficar mexendo as pernas, tem até uma artéria que consigo vela inteira e toda dobrada em forma de ”s”, com uns 12cm de tamanho. Qual o melhor tratamento pra mim ?  Que dica posso usar para melhoprar essa situação, só operando ? se puder responda por e-mail (tonemvendo07@hotmail.com). Obrigado

  • Deh Paz

    Olá Dr. Pedro
    Meu nome é Deise, tneho 21 anos, e desde muito novinha tenho veias grossas e muito escuras na parte de trás das pernas. Gostaría de saber quál sería o melhor tratamento para isso? Imagino que não sejam varizes porque desde criança ja tenho! E de fato, me encomoda muito.
    Obrigada!!

  • Herlander Martins

    Varicocelo tambem pertence á classe de varizes? Tenho varicocelo desde os meus 13 anos de idade e fui operado aos 13 anos e reapareceu e fui operado novamente aos 29 anos de idade e por pudor não fui aos medicos mas ele continua lá, eu vejo e finalmente decidi ir ao médico agora aos 53 anos e ele disse que nesses casos não operam mais, porquê? Meeu testiculo esquerdo é uma massa toda disforme e hecterogenea.Então eu tenho de viver com dor? Posso pedir me façam ORQUIECTOMIA? Já fui pai e não preciso de viver assim. Tambem sinto dores no testiculo direito.

  • Lidiane

    ola,tenho 17 anos e eu ja tenho vazos na perna eu queria saber se eu posso malhar?se eu nao poder qual o tratamento melhor que eu posso fazer,minha familia tem tendencia a ter varizes tambem queria saber se no futuro terei.

  • Rosângela

    Tenho dor do lado da perna esquerda(coxa) quando ponho a mão parece que tem uma grande ferida também as vezes sinto uns choques,não é uma dor que eu não suporte,as vezes se eu não coloco a mão esqueço a dor. está acontecendo já faz um mês,parece uma dor queimada é muito estranho o que acontece.Não tem inchaço nem vermelidão, será que pode ser varize?

  • Vilma santiago

    Tenho varizes nas pernas e em cima dos pés ,antes eu fazia musculação ! Quem tem varizes em cima dos pés e nas pernas pode fazer esse tipo de exercício ?

  • Miltonmelo2013

    Parabéns Dr. Pedro Pinheiro! Excelente artigo, mostrando sua competência e conhecimento apurado!

  • jose da silva

    ja fiz 03 cirurgia nas 02 pernas fiquei de repouso mas não adianta com 03 anos voltaram fudo ok fazer

  • Heryson Rocha

    Tenho 23 anos, Tenho veias grossas e altas nas pernas e pes e tenho facilidades para ter caimbras… o que devo fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Essas veias grossas são varizes? Se sim, elas podem estar relacionadas com as câimbras. O ideal é procurar um angiologista.

  • candice miele

    Bom dia Dr°. Tenho 28 anos 3 filhos e sou magra , sempre fiz muita caminhada e hj venho notando q minhas veias estao altas sem carosços nem nada, apenas aparentam estarem “cheias”. E ao colocar as pernas pra cima fica um fundo no caminho das veias , o que poderia ser? Sera motivo de ir ao especialista?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você é magra e tem boa massa muscular, pode ser só característica da veia. Se a veia é grande mais não aparenta estar doente, o provável é que não seja nada de mais.

  • Cristina Santos

    Boa noite. Passei por uma Cirurgia de Varizes a 3 anos, mesmo tento cuidado com o sol e tudo mais alguns lugares ficarão escuro. Já foi para vários médicos e já usei vários géis, pomadas e cremes e nada resolveu a alguma outra maneira para clarear o local. Sou morena e ficou feio. Por que a veia sumir mais ficou a marca escura no local.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você tem outras cicatrizes no corpo que também ficaram escuras?

  • Stephanie

    Olá Dr. Por favor gostaria de tirar uma dúvida. Tenho 26 anos e todo um histórico familiar de arteriosclerose. Tenho as chamadas aranhas em ambas as pernas, mas discretas. Acordei subtamente a noite com uma queimação na lateral da perna direita e um choque seguindo uma linha da parte de cima da coxa até próximo ao joelho. Senti essa lateral inteira formigando. Estava dormindo e não fazia qualquer esforço. Tive que me levantar pra melhorar. Mas passei o resto do dia com a sensação de peso na coxa e algumas pontadas como agulhas. O que pode ser? E qual especialidade médica devo procurar? Agradeço a atenção.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser dor ciática. Se essa dor persistir, procure um ortopedista.