Hipertensão Arterial: causas e fatores de risco

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 31 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

Introdução

A hipertensão arterial, chamada popularmente de pressão alta, é uma doença que atinge cerca de 1/3 da população adulta.

Atualmente definimos a hipertensão arterial de dois modos, de acordo com suas causas: hipertensão essencial (ou primária) e hipertensão secundaria.

A hipertensão essencial, também chamada de hipertensão primária, é aquela que surge sem causa esclarecida, enquanto a hipertensão secundária é aquela que ocorre devido a uma doença identificável, como insuficiência renal, apneia do sono, hipotireoidismo, etc.

Fatores de risco para hipertensão arterial primária

A hipertensão primária é a causa da pressão alta em 95% dos pacientes. Sim, é isso mesmo, praticamente todos os casos de pressão alta são causados pelo que definimos como hipertensão essencial.

Não se sabe exatamente por que a hipertensão primária surge, mas sabe-se que ela é causada por múltiplos fatores genéticos e de hábitos de vida. Sabe-se que entre os mecanismos responsáveis pela elevação da pressão arterial na hipertensão primária estão um aumento de absorção de sal pelos rins, uma excessiva resposta dos vasos sanguíneos a estímulos nervosos mediados por neurotransmissores, como a adrenalina, e uma perda de elasticidade das artérias, tornando-as mais rígidas.

A hipertensão essencial geralmente surge gradativamente, piorando ao longo dos anos. O porquê destas alterações surgirem em determinadas pessoas ainda é desconhecido, mas já conseguimos identificar alguns fatores de risco para a hipertensão essencial.

Afrodescendência

Ainda não se sabe bem por que os negros têm uma incidência de hipertensão essencial maior que outras etnias, mas o fato é que afrodescendentes não só têm mais hipertensão, como ela inicia-se mais cedo e costuma causar mais complicações. Acredita-se que haja uma interação de fatores genéticos e econômicos por trás desta incidência maior.

Negros costumam ter uma pressão arterial mais sensível ao consumo de sal, e como na nossa desigual sociedade há muitos negros pobres, a qualidade da alimentação destes costuma ser ruim, havendo grande consumo de alimentos hipercalóricos e ricos em sal.

História familiar

A influência genética na hipertensão primária é muito conhecida. Quanto mais parentes portadores de pressão alta você tiver, maiores são suas chances de também desenvolver hipertensão arterial. Pessoas com pelo menos um parente de primeiro grau hipertenso têm o dobro de chances de desenvolver pressão alta quando comparado com pessoas sem história familiar.

Consumo de sal

A hipertensão arterial essencial é uma doença típica das sociedades do mundo ocidental que habitualmente consomem muito sal. Pessoas que ingerem mais de 6 gramas de sal por dia (ou 2,3 g de sódio) apresentam maior risco de terem pressão alta.

O sal aumenta a pressão arterial por induzir duas alterações nos vasos sanguíneos: a.) o sal (cloreto de sódio) aumenta o volume de líquidos dentro dos vasos, pois para o sangue não ficar com níveis altos de sódio, os rins absorvem mais água para dilui-lo; b.) o sódio age diretamente nas paredes das artérias causando um constrição das mesmas, levando a um aumento da resistência (pressão) à passagem do sangue e uma menor capacidade de vasodilatação.

Obesidade

O excesso de peso é outro importante fator de risco para a hipertensão arterial. Pessoas obesas (IMC maior que 30) apresentam até 6 vezes mais chances de apresentarem pressão alta do que indivíduos com IMC abaixo de 25.

Além do excesso de peso, o tamanho da circunferência abdominal também é um fator de risco importante. A barriguinha (barrigona em muitos casos) não é só esteticamente indesejável, ela é também um fator de risco para diversas doenças, entre elas a hipertensão.

Consumo de álcool

O consumo diário de mais de 2 copos de vinho ou 2 copos de cerveja, ou o equivalente em álcool de qualquer outra bebida, aumenta em 2 vezes o risco de hipertensão. Quanto maior o volume regular de álcool ingerido, maior é o risco.

Por outro lado, o consumo moderado de álcool, isto é, consumo não diário e não maior do que 2 drinks ao dia, não parece ter efeitos maléficos sobre a pressão arterial (leia: EFEITOS DO ÁLCOOL | Tratamento do alcoolismo).

Idade

Quanto mais velha é a pessoa, maior o risco de desenvolver hipertensão. Isto ocorre porque com o passar dos anos os vasos sanguíneos vão sofrendo um processo chamado de arteriosclerose, que é o endurecimento da parede das artérias, fazendo com que as mesmas percam elasticidade e capacidade de se acomodar de acordo com as variações da pressão arterial.

A hipertensão do idoso é tipicamente sistólica, isto é, a pressão máxima (pressão sistólica) fica alta e a pressão mínima (pressão diastólica) fica baixa.

Colesterol alto

O colesterol elevado aumenta a deposição de gordura nas artérias, um processo chamado de aterosclerose. A aterosclerose é uma das principais causas de arteriosclerose, explicada no tópico acima (leia: COLESTEROL HDL | COLESTEROL LDL | TRIGLICERÍDEOS).

Sedentarismo

A falta de exercício físico também é outro importante fator de risco para hipertensão arterial. A prática regular de exercícios diminui os níveis circulantes de adrenalina, que causa constrição das artérias, e aumenta a liberação de endorfinas e óxido nítrico, que causam vasodilatação. Além disso, o sedentarismo contribui para o sobrepeso e aumento do colesterol.

Tabagismo

O cigarro não só causa aumento imediato da pressão arterial por ação vasoconstritora da nicotina, mas também acelera o mecanismo de arteriosclerose, deixando os vasos duros e rígidos. O fumo passivo também é fator de risco para hipertensão arterial (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo).

Anticoncepcionais orais (ACO)

A pílula anticoncepcional costuma aumentar a pressão arterial de modo discreto, porém, em algumas mulheres, principalmente as fumantes com mais de 25 anos, os ACO podem levar à hipertensão (leia: EFEITOS COLATERAIS DOS ANTICONCEPCIONAIS).

O que foi listado acima são apenas fatores de risco para hipertensão, ou seja, fatores que aumentam a chances de um indivíduo apresentar pressão alta. Nenhum dos fatores acima sozinho é capaz de causar hipertensão arterial. Como já dito, os mecanismos de desenvolvimento da hipertensão primária ainda não estão totalmente elucidados.

Causas de hipertensão arterial secundária

Ao contrário da hipertensão essencial onde há fatores de risco identificados, mas não há uma causa claramente estabelecida, a hipertensão secundária é por definição aquela que tem uma causa bem definida. O paciente tem uma doença que leva à hipertensão. São várias as doenças que podem causar hipertensão secundária, mas todas juntas representam apenas 5% do total de casos de hipertensão. Isto é importante frisar: 95% dos casos de hipertensão arterial são primárias.

Ao contrário da hipertensão essencial que costuma piorar progressivamente, a hipertensão secundária costuma ter inicio abrupto, iniciando-se já com níveis pressóricos altos.

Como o rim é o principal controlador do volume de água e de sódio do organismo, as doenças renais são causas comuns de hipertensão secundária. A seguir listarei as principais causas de hipertensão secundária. Escreverei um texto especifico para cada uma dessas doenças posteriormente.

Insuficiência renal crônica

A insuficiência renal é uma das principais causas de hipertensão secundária. Quando os rins começam a falhar, o corpo passa a ter dificuldade em excretar o excesso de sal e líquidos consumidos, levando a um aumento da pressão arterial. Cerca de 85% dos pacientes com insuficiência renal crônica têm hipertensão.

É importante salientar que a insuficiência renal causa aumento da pressão arterial, mas também pode ser causada pela hipertensão. Uma pressão constantemente elevada durante anos costuma causar lesão dos vasos e dos glomérulos dos rins, podendo levar à insuficiência renal. O paciente passa então a apresentar um mecanismo de auto-alimentação: a hipertensão causa lesão nos rins que por sua vez causa piora da pressão arterial. Quanto mais a insuficiência renal progride, mais grave torna-se a hipertensão.

Glomerulonefrite

O glomérulo está para o rim como o neurônio está para o cérebro. São os glomérulos que possuem os filtros responsáveis pela “limpeza” do sangue. Chamamos de glomerulonefrite o grupo de doenças que causa inflamação dos glomérulos. São várias as doenças que causam glomerulonefrite e quase todas apresentam hipertensão como parte do seu quadro clínico.

Rins policísticos

A doença policística renal é outra causa de hipertensão secundária. A expansão dos cistos provoca um aumento da liberação de um hormônio chamado renina, que causa maior absorção de sódio nos túbulos renais, aumentando assim o risco de hipertensão.

Pacientes com rins policísticos podem ter hipertensão mesmo quando ainda não apresentam alterações detectáveis da função renal.

Estenose da artéria renal

Estenose é o termo que usamos para indicar um estreitamento em uma artéria. A estenose da artéria renal causa uma diminuição no aporte e sangue para o rim. Como a pressão do sangue que chega ao rim está muito baixa, este imagina que a pressão está baixa em todo corpo e passa a reter mais sal e líquidos para compensar esta falsa hipotensão.

Feocromocitoma

O feocromocitoma é um tumor maligno da glândula supra-renal produtor de adrenalina. Este excesso de adrenalina pode levar à hipertensão.

Aldosteronismo primário

Geralmente causado por tumor benigno da supra-renal ou por um crescimento anormal de toda a glândula, causa hipertensão devido a uma maior produção de um hormônio chamado aldosterona, que age no rim aumentando a absorção de sódio nos túbulos renais.

Síndrome de Cushing

A síndrome de Cushing é uma doença causada por excesso de corticoides no organismo, seja por produção exagerada da glândula supra-renal, seja por ingestão excessiva de corticoides sintéticos para tratamento de algumas doenças.

Apneia obstrutiva do sono

A apneia obstrutiva do sono é uma doença que ocorre principalmente em obesos e se caracteriza por períodos de apneia (ausência de respiração) durante o sono. 50% dos pacientes apresentam hipertensão que costuma estar mais elevada no período da manhã, ao contrário do que ocorre em outras causas de hipertensão.

Doenças da tireoide

Tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo podem cursar com hipertensão arterial.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


31 respostas para “Hipertensão Arterial: causas e fatores de risco”

  1. Silvio Alves

    estou tomando vartaz e minha pressão não baixa, tenho colesterol elevado 171 porque a pressão permanece alta até quando estou dormindo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Porque o tratamento ainda não está adequado. Muitos pacientes precisam de mais de um medicamento pra controlar a pressão.

  2. Rozangela

    Boa tarde!Minha filha tem 6 anos mas é só ela entrar em contacto com: ar condicionado ou o tempo esfriar,que começa a espirá sem parar. Isso tá tirando o sono da minha pequena.O que fazer doutor?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso pode ter origem alérgica. Converse com o pediatra sobre essa possibilidade.

  3. Rozangela

    Boa tarde! Não tenho colesterol alto,não bebo,não fumo,pratico exercícios regulamente e tenho uma alimentação regrada,mais a minha pressão sempre está alta.O senhor poderia me responder o motivo dessa pressão continua alta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É provavelmente genético. De qualquer forma, se você for jovem, uma investigação para causas secundárias pode ser útil.

  4. augusto

    Tenho pressao alta eu tomo atenolol+clortalidona,fica controlada ,más eu fiz o exame de urina 24 horas e deu perda de proteína,uma médica min receitou lozartana e hidroclorotiazida para proteger os rins más não ta fazendo efeito,não baixa a pressão qual medicamento seria mais eficaz no meu caso ,ou eu deveria tomar os dois ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Acho que um Nefrologista deveria opinar sobre a sua situação.

  5. fenelon lins

    Belolinha.. tenho 67 aþnos e meu caso e exatamente igual ao de sua irma. Acho q a medicina ainda nao pesquisou suficientemente a hipertensao noturna. Embora a gente ve muitos casos de pessoas que morrem durante o sono.(“morreu, enterra” E nao se fala mais nisso) . Acho q a unica saida e : nos q temos o mesmo problema nos unirmos pra aumentarmos nosso grito e sermos ouvidos. O dr. Frank. Scheer neurocientista da divisao de medicina do sono da harvard medical school foi o unico (q eu sei) q pesquisou hipertensao noturna (no . Netherlands institute for brain research – . Amsterdam. Mas ate onde sei, nao deu sequencia as pesquisas…. apesar de todo dia morrer gente durante o sono

  6. Marília Daniela

    Boa noite!
    Gostaria de saber se a hipertensão pode causar oclusão de ramo arteriolar? Ou seja, após ser diagnosticada com pressão alta, e já tomando o remédio há três dias, surgiu um “flash” no olho esquerdo, e no exame foi constatado um rompimento em pequeno vaso.
    Grata, excelente conteúdo!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ter relação com pressão sim, mas, em geral, é com valores muito elevados da pressão arterial.

  7. katarina

    quantos dias demora para fazer efeito o remedio para a pressão,estou tomando a tres dias ja ,e ela ainda não baixou,se for pelos rins tem cura??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que esperar pelo menos 1 semana para ver o efeito completo do novo tratamento.

  8. Janiely

    Boa Noite !
    Gostaria de uma ajuda. Vou apresentar um seminário sobre esse tema.
    E gostaria de saber quantos fatores bastam, pra pessoa desenvolver a hipertensão ? No texto diz assim “Nenhum dos fatores acima sozinho é capaz de causar hipertensão arterial” , mas quantos são necessários ? Existe uma resposta precisa ?
    Desde já grata, pelo conteúdo maravilhoso do site !

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não existe resposta. Não sabemos exatamente por que a hipertensão surge.

  9. mário roberto fagundes souza

    Boa tarde Dr, gostaria de saber se os dias muito frio aumenta a pressão arterial ? problemas emocionais, ansiedade ? a minha em dias alternados tem ido a 15×10, 16×10 e já chegou a 17×11, depois volta ao normal e qual o risco da pressão alta, desde já agradeço !

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sim, questões emocionais alteram a pressão arterial.

  10. Sabrina Kaely

    Olá Dr… no texto acima o Sr cita que o sal aumenta o volume de líquidos nos vasos, no caso não seria o sal diminui o volume de líquidos nos vasos, já que o rim absorve mais a água para poder dilui-lo… (é uma dúvida)…
    Abraços!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Veja bem, quando há muito sal, o rim passa a reter mais água no corpo (elimina menos água na urina) para diluir o sangue, deste modo, haverá mais água dentro dos vasos sanguíneos.

  11. Vanessa

    Olá queria tirar uma duvida !
    Meu pai toma remédio por causa da pressão alta. Mais ele nunca largou a bebida , não são todos os dias mais a maioria dos finais de semana sim. O problema e que ele começa a tussi e babar , ou logo vomitar. E eu gostaria de saber se tem a vê com a mistura do remédio com o álcool ? e si isso pode se agravar ainda mais por conta da idade dele 48 anos. Obrigada Aguardo a resposta.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O problema é só o álcool, não o remédio da pressão.

  12. Helferrer

    Faz dois dias que eu estou apresentando a pressão entre 17/08, 14/09, estou tomando medicamento e ela abaixa mas algumas horas depois volta a subir. O que eu faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O tratamento demora alguns dias para fazer efeito. Se você começou a tomar remédios há apenas 2 dias, ainda é cedo para dizer que o tratamento está ineficaz. obs: Você já cortou o sal da dieta? Isso ajuda muito.

  13. Calina

    Doutor Pedro seu artigo é muito interessante, mas acredito que a hipertensão
    necessita de mais pesquisas entre pessoas que sofrem com essa doença, porque,
    até agora, todos dizem que não tem sintomas. Mas ela tem sintomas sim.
    Senão as pessoas não iriam parar no prontosocorro com a pressão alta, muitas
    vezes queixando-se do sintoma que a leva ao hospital.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Crise hipertensiva pode dar sintomas se a pressão subir rapidamente. Mas mesmo assim, a maioria nada sente. Isso é bem diferente da hipertensão simples, que é assintomática.

  14. Lucilene

    quais sao os sintomas de pressao alta dos olhos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure pelo nosso texto de glaucoma, lá explicamos a doença

  15. William

    Oi Nelson, gostária de saber se algo emocional pode elevar a pressão arterial?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  16. thais

    boa noite Dr.
    tenho 27 anos e comecei a desenvolver a síndrome do panico por excesso de ansiedade, com isso infelizmente houve uma alteracao da minha pressao arterial e taquicardia. Gostaria de saber se essa alteracao pode ter me causado uma pessoa hipertenca

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode. Mas em geral após controle da doença, a pressão tende a se normalizar.