QUANDO FAZER O TESTE DE GRAVIDEZ?

76

QUando fazer o teste de gravidez
Com quantos dias de gravidez eu já posso fazer o teste de gravidez? Quantos dias depois da concepção o teste de gravidez torna-se positivo? É realmente necessário esperar pelo atraso menstrual? Posso fazer os testes caseiros antes de realizar o teste de farmácia?

Temos vários artigos sobre gravidez e diagnóstico de gravidez no nosso site, mas nenhum deles foca o momento correto de se fazer o teste de gravidez. As perguntas listadas acima têm sido feitas com alguma frequência pelas nossas leitoras, motivo pelo qual resolvemos escrever um artigo exclusivo sobre quando fazer o teste de gravidez. Neste artigo nós vamos explicar quantos dias de gravidez são necessários para que o resultado do teste de gravidez torne-se confiável.

Publicidade - Publicidad

Afinal, se a mulher já está grávida, por que os testes dão negativos nos primeiros dias e gestação?

Quanto tempo devo esperar para fazer o teste de gravidez?

Não existe uma resposta única para essa pergunta, pois isso depende do tamanho do ciclo menstrual da mulher e do momento que ocorreu a fecundação. Porém, como a maioria das mulheres tem um ciclo com mais ou menos 28 dias, umas com alguns dias a mais, outras com alguns dias a menos, o momento em que o teste de gravidez torna-se positivo não varia muito na maioria dos casos.

Todos os testes de gravidez utilizam o hormônio beta hCG como forma de diagnosticar uma gravidez em curso. Isso faz sentido, pois esse hormônio começa a ser produzido pelas células do embrião nos primeiros dias após a concepção (leia: ENTENDA O SEU BETA HCG).

Em geral, recomenda-se fazer o teste somente após a menstruação ter atrasado, pois é mais ou menos nessa época que os níveis de beta hCG tornam-se altos o suficiente para serem detectados pelos testes de gravidez.

Por que é necessário esperar a menstruação ter atrasado para fazer o teste de gravidez?

O atraso menstrual em si nada tem a ver com os níveis de Beta hCG. É apenas uma coincidência que, na maioria das mulheres, os níveis de beta hCG só tornem-se suficientemente elevados para serem detectados ao redor do fim do ciclo menstrual, ou seja, na época que a menstruação deveria aparecer. Vamos explicar com mais detalhes.

A ovulação costuma ocorrer no meio do ciclo menstrual. Isso significa que a maioria das mulheres ovula mais ou menos 14 dias antes do fim do ciclo. Como o tempo de vida do óvulo é de apenas 24 horas, ele precisa ser fecundado neste curto intervalo de tempo, caso contrário, não há como ocorrer uma gravidez. Logo, quando a mulher engravida, o óvulo é fecundado cerca de 14 dias antes da data prevista para a próxima menstrual descer.

Uma vez fecundado, o zigoto (produto da fecundação do óvulo pelo espermatozoide) migra das trompas em direção ao útero. Essa migração demora de 6 a 12 dias. Durante esse tempo o zigoto se transforma em embrião e desenvolve o trofoblasto, um grupo de células que irão dar origem à placenta. É o trofoblasto quem produz o hormônio hCG. Essa produção, porém, só inicia-se quando o embrião implanta-se na parede do útero (leia: Sintomas da Gravidez nas Primeiras 12 Semanas).

Portanto, na melhor das hipóteses, o hormônio hCG começa a ser produzido 6 dias depois da fecundação; na pior das hipóteses, 12 dias depois da fecundação. Só por essa explicação já dá para entender por que não adianta fazer o teste de gravidez poucos dias depois de ter tido uma relação sexual desprotegida. Se ainda não foi iniciada a produção do hCG pelo embrião, não há como nenhum teste de gravidez dar positivo.

Publicidade - Publicidad

Após o início da produção do hCG, são necessários alguns dias para que ele alcance uma concentração sanguínea suficiente para que possa ser detectado pelos exames de sangue mais sensíveis. Isso significa que mesmo na melhor das hipóteses, que é uma implantação do embrião no útero ao redor do 6º dia após a concepção, são necessários mais uns 2 a 4 dias para que tenhamos quantidades relevantes de hCG no sangue. Consequentemente, na melhor das hipóteses, o hCG só torna-se detectável de 4 a 6 dias antes da menstruação descer. Na maioria dos casos, porém, o embrião não implanta-se tão cedo, e a época que o hCG torna-se detectável é apenas 1 ou 2 dias antes da data esperada para próxima menstruação. E não podemos esquecer que existem os casos de implantação tardia, o que faz com que o hCG só torne-se positivo depois do atraso menstrual.

Qual teste de gravidez torna-se positivo primeiro?

Existem apenas 2 tipos de testes de gravidez confiáveis: a dosagem do beta hCG no sangue e os testes de farmácia que detectam a presença do hCG na urina (leia: TESTE DE GRAVIDEZ DE FARMÁCIA). O teste mais confiável é com certeza a dosagem sanguínea do hCG. Esse exame é tão mais confiável, que mesmo que você tenha um teste de farmácia positivo, é indicado fazer o exame de sangue para confirmar o resultado.

Os testes de sangue conseguem detectar o beta hCG com concentrações até 20 menores que os testes de urina. Além disso, para que o beta hCG apareça na urina, é preciso antes que o hCG no sangue esteja em concentrações relevantes. Por isso, o teste de sangue torna-se positivo alguns dias antes do teste de urina, podendo estar positivo mesmo antes do atraso menstrual.

Contudo, como o teste de farmácia é muito mais simples de ser feito, fornece um resultado de forma quase que instantânea, não requer picadas com agulha e é capaz de detectar o beta hCH apenas poucos dias depois do teste de sangue, ele acaba sendo a opção mais simples para quem quer saber se está grávida ou não.

Se você quiser saber a forma de fazer o teste de gravidez em marcas específicas, como os testes Clearblue, Confirme, Gravtest Easy, Materntest tira test, Baby Sure e outros, leia: COMO FAZER OS TESTES DE GRAVIDEZ DE FARMÁCIA.

Quando o resultado do teste de gravidez é realmente confiável?

As causas de teste de gravidez falso positivo, ou seja, um teste dar positivo em uma mulher que não está grávida, são raras. Portanto, em princípio, se um teste de gravidez, seja de urina ou sangue, der positivo, devemos acreditar que a mulher esteja realmente grávida.

Em contrapartida, um teste de gravidez falso negativo, ou seja, um teste dar negativo em uma mulher grávida, é relativamente comum, principalmente se o teste estiver sendo feito antes do atraso menstrual. Nestes casos, o teste dá negativo não é porque a mulher não está grávida, mas sim porque o nível de hCG produzidos pelo embrião ainda está tão baixo, que os exames não conseguem detectá-lo. Falsos negativos são mais comuns nos exames de urina do que nos exames de sangue.

Os testes de gravidez sanguíneos costumam ficar positivos entre o 8º e o 13º dia após a concepção (isto é, 1 a 6 dias antes do atraso menstrual). A partir do primeiro dia de atraso menstrual, a chance do teste de gravidez de sangue dar positivo é de 99%. Se a sua menstruação está atrasada um dia e o teste de sangue deu negativo, a chance de você estar grávida é muito baixa. Se por acaso você estiver com sintomas de gravidez e não se convencer que não está grávida, o teste pode ser repetido após 5 dias (leia: 20 PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ). Às vezes, a mulher erra o cálculo do seu ciclo e acaba achando que a menstruação está atrasada quando ainda não está. Isso é comum em mulheres com ciclos muito irregulares. Nestes casos, o teste de sangue realmente pode dar falso negativo.

Publicidade - Publicidad

Já o teste de gravidez de farmácia não é tão simples de ser interpretado. Existem dezenas de marcas diferentes, algumas delas com maior sensibilidade que outras para detectar o beta hCG. Algumas marcas conseguem detectar o beta hCG com 1 dia de atraso menstrual em 97% das mulheres grávidas, mas há outras cuja a sensibilidade é só de 54%, ou seja, 46% das grávidas terão um falso negativo. Portanto, para que um teste de gravidez de farmácia seja realmente confiável, o ideal é só fazê-lo com 5 dias de atraso menstrual. O teste de farmácia pode até ser feito após 1 dia de atraso, mas se ele vier negativo, é preciso repeti-lo após 1 semana, pois a chance de ser um falso negativo não é baixa.

O teste de gravidez caseiro pode ser feito antes dos testes de farmácia ou de sangue?

Conforme nós explicamos detalhadamente no artigo: Teste de Gravidez Caseiro – Mito ou Verdade?, os testes de gravidez feitos em casa, seja com água sanitária, Coca-Cola, vinagre, pasta de dente ou qualquer outro produto caseiro, não são confiáveis e não servem para diagnosticar ou descartar uma gravidez. Esses testes não têm nenhum embasamento científicos e ainda podem fazer mal, pois a reação da urina com cloro ou com a água sanitária pode liberar gases tóxicos.

Portanto, se você acha que pode estar grávida, não adianta fazer teste de gravidez caseiro. A conduta correta é ir à farmácia comprar um teste de gravidez real.

Perguntas comuns sobre o momento certo de fazer o teste de gravidez

Se eu estiver usando algum método anticoncepcional, a época de fazer o teste de gravidez pode ser alterada?

Não, nenhum método contraceptivo interfere no resultado do beta hCG.

Algum medicamento pode impedir o teste de gravidez de ficar positivo?

Não, nenhum medicamento interfere no resultado do beta hCG de forma a torná-lo negativo em mulheres grávidas.

Teste de gravidez negativo após 1 semana de atraso menstrual é definitivo?

Sim, a não ser que você tenha errado a data da vinda da menstruação. Se você acha que a menstruação está atrasada 7 dias, mas ela realmente só está atrasada 1 ou 2 dias, pode haver um falso negativo.

Se eu não souber a data da próxima menstruação, quando devo fazer o teste de gravidez?

Caso a mulher tenha um ciclo muito irregular ou não esteja acompanhando as datas da sua menstruação para saber quando o próximo período deve chegar, o teste de gravidez deve ser feito, pelo menos, 21 dias depois da relação sexual que poderia gerar uma gravidez. Se a mulher teve múltiplas relações neste período, o intervalo deve ser contado a partir da última relação desprotegida. Obviamente, caso a menstruação desça antes do 21º dia, não é preciso mais fazer o exame, pois isso indica que a mulher não engravidou.

Este post também está disponível em: Espanhol

Assuntos Relacionados:

  • Amanda

    Minha menstruação não desce há 40 dias .. Fiz dois testes de gravidez e deram negativo, porém sinto dores nos seios e enjoos, não sei se é de nervoso. Posso estar grávida?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Com 40 dias de atraso e 2 testes negativos, é muito pouco provável que a causa seja uma gravidez.

  • Anonimo

    Dr, Estava no segundo mês do meu anticoncepcional, e como queria menstruar parei a cartela faltando quatro comprimidos. Após três dias a menstruação veio. A menstruação durou quatro dias e não iniciei outro anticoncepcional. No quinto dia tive relação com meu namorado, usamos camisinha e não houve rupturas. Com medo fiz uso da pilula do dia seguinte, já fazem três dias que usei e a menstruação não veio ainda. Pode ser que ela não venha pelo fato de eu ter menstruado a poucos dias? Tem chances de eu ter engravidado? São altas? Obrigada

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não deu tempo do seu útero proliferar com apenas 5 dias de ciclo. Não há o que descamar, pra gerar menstruação.
      Também é pouco provável que você tenha engravidado.

  • Desirée Rodrigues

    Fiz 2 testes de gravidez um de farmácia e outro de sangue, os dois deram negativo, mas o meu hcg deu 25 mlU/ml, posso estar grávida?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      O teste de sangue está no limite. O ideal é repeti-lo após 4-5 dias. Se você estiver grávida, o hCG estará bem mais alto.

  • Werena Santos

    Olá Dr. minha menstruação veio 6 dias antes e To sentido muito cólica e tonturas e meu fluxo tá vindo muito forte , fora do normal , e tive relação mês passado mas foi com camisinha só que teve um momento que foi sem mas quando percebi tirei , mas acho que não deu tempo pra ele ter gozado, será que estou grávida ? Por favor me ajude Rs estou pirando

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Pela história que você conta, não me parece. Mas à distância é difícil opinar.

  • Mayara Novaes

    Dr. Estou com a menstruação atrasada à 6 dias e to sentido os sintomas, posso está grávida?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se você teve relações desprotegidas, em princípio, sim.

  • Renata Silva

    Se eu fizer o teste de gravidez de farmácia antes da menstruação vir e ele for positivo, posso confiar?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Todo teste de farmácia positivo, independentemente do momento que ele tenha sido feito, deve ser confirmado com o teste de sangue, que é mais confiável. O teste de farmácia sugere fortemente uma gravidez, mas a confirmação só pode ser feita pelo beta hCG no sangue ou pela ultrassonografia fetal.

  • Marc

    Um teste de gravidez de farmácia negativo, mas com o teste de sangue positivo. Em qual devemos confiar?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sempre no de sangue.

  • Lele

    Olá Dr. Fiz o uso de duas PDS, tive um sangramento 5 dias apos… com medo 15 dias apos fiz uma trans e deu utero com 6mm fase proliferativa e após fiz um beta sanguíneo q deu negativo. Só q ate o momento minh a menstruação ñ veio 3 dias de atraso, posso estar grávida? To pensando em fazer o beta novamente.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Nem o beta hCG nem o ultrassom são sensíveis para detectar uma gravidez tão precoce. Agora que a menstruação atrasou, você já pode repetir o teste de gravidez.

  • Gogo

    Dr. Se a menina menstruou 3 dias após a possível relação, é possível ainda estar grávida? É possível dedo com semen seco engravidar? Estou MUITO preocupado. Como saber se é mesmo menstruação?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      1- Se foi realmente menstruação, isso significa que ela não engravidou.
      2- Não.
      3- Pelo aspecto do sangramento. Se for semelhante ao que costuma ser sempre, não há motivo para achar que não é menstruação.

  • Anonimo

    Dr e se após tomar a pílula do dia seguinte e depois de uns cinco dias a menstruação vir, significa então que a mulher não engravidou?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Correto.

  • Amanda Barreto Ribeiro

    Dr, tive relação sexual 1 dia depois da minha menstruação, e houve ejaculação dentro.. Isso aconteceu quinta e até agora não tomei remédio. Corro perigo de estar gravida ?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      É pouco provável, mas não é impossível que uma mulher engravide tendo relações desprotegidas no primeiro dia após o fim da menstruação. O risco é maior se o seu ciclo menstrual for curto.

  • Thiago’

    Ola dr: Minha esposa amanheceu com uma fraqueza e tonturas mais a mestruação dela veio dia 09 e tivemos muitas relações desde o dia q ela disse que tinha melhorado. e possivel que ela esteja gravida?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se foram relações desprotegidas e sua esposa não usa nenhum tipo de método anticoncepcional, sim, há risco de gravidez.

  • bruna

    Dr. Esqueci de tomar meu anticoncecional na primeira semana da cartela por dois dias e no segundo dia tive relação. Depois de 20 hrs tomei a pirula do dia seguinte e parei com o anticoncecional. Já se passaram 16 dias e minha menstruação não desceu. Posso estar grávida? E quando posso fazer o exame sendo q não sei quando minha menstruação deveria vim?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sim, com essa história há risco de gravidez. Quando a mulher não sabe o dia da próxima menstruação, o teste de gravidez deve ser feito, pelo menos, 21 dias depois da relação sexual desprotegida que poderia ter gerado uma gravidez.

      • bruna

        Dr. Não aguentei a anciedade e fiz o exame com 18 depois da relação. Deu negativo. Da pra confiar ou preciso refazer?

        • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

          Tem que refazer.

        • karla Maria

          No que deu Bruna? Ficou gravida?

  • Hazeo

    Tive relações com minha namorada usando camisinha fora do seu período fértil, e ela menstruou 1 semana depois o sangramento ocorreu durante 7 dias, não tivemos relações depois disso. Este mês a menstruação dela já esta atrasada a 2 dias, é possível que ela esteja gravida?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não me parece provável.

  • isabella

    Dr tive relação sexual com camisinha e minha menstruação esta três dias atrasada, sinto uma coloca bem fraquinha mas não é constante, posso estar gravida?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se não houve problemas com a camisinha, é pouco provável. Porém, não é impossível. Se vocÊ acha que pode estar grávida, faça o teste.

  • Amanda

    Dr. Estou com a menstruação atrasada 23 dias e tenho o ciclo bem regular de 30 dias. Fiz um beta hcg qualitativo com 14 dias de atraso e deu negativo. Marquei uma consulta com minha medica e fiz uma prevenção ela não descartou a possibilidade de uma gravidez e pediu pra eu fazer um beta hcg quantitativo, como o resultado vai demorar alguns dias, no mesmo dias da consulta quando estava com 18 dias de atraso resolvi fazer um teste de farmácia que deu positivo. Nos dias seguintes fiz mais 4 testes que deram negativo, e hoje estou com 23 dias de atraso e ainda não recebi o resultado do hcg quantitativo,mas já que os outros testes de farmácia deram negativos posso descartar a possibilidade de uma gravidez?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não, tem que esperar o resultado do quantitativo. Esse é o exame definitivo.

  • luara bandine

    Dr .. tive relações sem camisinha porém no outro dia tomei a pilula do dia seguinte certinho. 3 dias depois minha menstruação desceu, porém esse mês ela está atrasada 2 dias. Devo me preocupar? Posso estar grávida?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      A PDS pode ter alterado um pouco o seu ciclo. Se desde a última menstruação (você tem certeza que foi mesmo menstruação?) você não teve mais relações desprotegidas, não há porque pensar em gravidez.

  • Maria Aline

    Dr o teste qualitativo pode dar errado após um mês e dez dias após a ultima relação?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Muito pouco provável.

  • Fernanda

    Dr. tive um relação sem camisinha, mas dia seguinte tomei a pilula da forma correta em 12 em 12 horas, estou tendo corrimento bem clarinho! é normal? ou posso estar grávida?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Poder, pode, pois a PDS não é 100% eficaz. Se a menstruação não vier na época esperada, faça o teste.

  • Renata Silva

    Muito bom texto. Obrigada!

  • Isa Correia

    Ola , estou com todos os sintomas da gravidez e minha menstruação não veio, na verdade desceu uma mancha marrom com espuma e parou. Comprei um teste , e tive relação , como eu disse todos os sintomas , eu deveria esperar no outro dia ou posso fazer MSM assim ?

    Obg Isaa

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Pode fazer.

  • Karoliny

    Minha menstruação esta atrasada e estou com escorrimento branco pastoso posso estar gravida

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se você teve relações desprotegidas desde a última menstruação, sim.

  • Tatiana

    Oi, minha menstruação está atrasada 24 dias. O máximo que atrasou foram 10 dias. Tenho muito medo de fazer o teste de farmácia. Será que posso confiar?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Com 24 dias de atraso, sim.

  • Mateus Pereira

    Dr, a menstruação da minha namorada ta atrasa 3 dias hoje, e fizemos sem camisinha mais nao ejaculei dentro. Más nao fizemos no periodo fertil… Oq posso pensar agr

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Mesmo a relação não tendo sido no suposto período fértil, se a menstruação está atrasada, o ideal é fazer o teste de gravidez.

  • sofia

    bom dia. ja tomo a pilula a muito tempo, mas o ultimo mes não tomei

    a pilula correctamente e tive relações, ha possibilidade de ocorrer a gravidez? a ultima foi no domingo, com quanto tempo posso fazer o teste de gravidez?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sim, se você não andou tomando a pílula como deve, há risco de gravidez.

  • Renata

    ola bom dia Dr. Pedro minha menstruação ta atrasada ah 7 dias posso considerar uma gravidez tive relação com meu marido frequente

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se fazer o teste de gravidez, não. Há outros motivos que não a gravidez para o atraso menstrual.

  • Renata

    Por favor mim tire uma duvida um endocrinologista ajuda a mulher que tem ovários polimicrocisticos a engravida?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      O ginecologista é o especialista mais indicado.

  • Tatiane

    Doutor, o calmante bromazepam pode interagir com o anticoncepcional? Obrigada.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não interfere.

  • Ana paula

    dr.Rodrigo sou muito regulada ciclo de 28 dias, porém ontem que deveria ser a minha menstruaçao, senti cólica quando estava deitada, e já tinha certeza que estava menstruada, porém não veio, ainda hj continuo com cólica e nada de menstruaçao, não uso ac pois me dá enxaqueca mas uso preservativos sempre, e uns 12 dias atrás o preservativo rompeu mas não chegou a vazar em mim, será q mesmo assim posso ter ficado grávida? 😞

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Pode. Sugiro que você faça um teste de gravidez de farmácia.

  • isabel Lima

    Doutor, faltam dois dias para minha menstruação chegar, mas já se passaram 13 dias da relação que foi no meu período fértil. Fiz o exame de farmácia e deu negativo, amanhã farei o de sangue. 13 dias após a relação já é possível detectar uma gravidez no exame?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Antes da menstruação atrasar os exames não são confiáveis.

  • Dany

    Doutor faz exatamente 8 dias q minha menstruação atrasou, porém realizei o teste de farmácia com 4 dias de atraso e deu negativo. Corro o risco de estar grávida?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Risco sempre há, mas um teste negativo com 4 dias de atraso faz com que a gravidez não seja a primeira hipótese.

  • Edrielli

    Boa noite, estou com 17 dias de atraso, fiz o teste de farmácia e deu negativo posso confiar?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sim, 17 dias de atraso é um intervalo grande. É pouco provável que seja falso negativo.

  • Karla

    Boa noite! Tive relações sexuais há 5 dias desprotegida durante a menstruação, e como não houve coito interrompido por segurança tomei a pílula do dia seguinte. Quanto tempo devo esperar para realizar um teste de farmácia? Obrigada!

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Faça se a próxima menstruação atrasar.

  • Laiane Vieira

    Olá , fiz o teste de gravides ontem é deu negativo ..
    Minha menstruação não vem a 13 dias , será que eu fiz o teste cedo de mais ?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não, 13 dias é mais do que suficiente.

  • Caroline

    Eu tive relação no meu período fértil 4dias antes da ovulação, meu esposo ejaculou dentro , posso engravidar? Em quanto tempo eu posso fazer o hcg?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      O ideal é esperar a menstruação atrasar.

  • liliana lima

    Boa tarde Dr Pedro .. a minha mestruacao esta atrasada , sinto me inchada , ando mal disposta com colicas e doi me muito os seios, mas fiz um teste de farmacia a dois Dias e deu negativo

  • Nathally

    doutor o meu teste de beta hcg deu 0.60 fiz quando estava com 20 dias de atraso e agora estou com 42 dias de atraso devo repetir ou realmente é negativo/?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Como 20 dias de atraso o teste já seria positivo. Porém, se você acha que pode estar grávida, não custa nada repetir o teste para você tirar essa dúvida da cabeça.

    • karla Maria

      E ai no que deu? está gravida?