QUANDO FAZER O TESTE DE GRAVIDEZ?

Saiba qual é a melhor época para fazer um teste de gravidez e quantos dias depois da concepção os testes de farmácia tornam-se positivos.

Com quantos dias de gravidez eu já posso fazer o teste de gravidez? Quantos dias depois da concepção o exame torna-se positivo? É realmente necessário esperar pelo atraso menstrual? Posso fazer os testes caseiros antes de realizar o teste de farmácia?

Temos vários artigos sobre gravidez e diagnóstico de gravidez no nosso site, mas nenhum deles foca o momento correto de se fazer o exame de gravidez. As perguntas listadas acima têm sido feitas com alguma frequência pelas nossas leitoras, motivo pelo qual resolvemos escrever um artigo exclusivo sobre quando fazer o teste de gravidez. Neste artigo nós vamos explicar quantos dias de gravidez são necessários para que o resultado do teste de gravidez torne-se confiável.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Afinal, se a mulher já está grávida, por que os exames dão negativos nos primeiros dias e gestação?

Quanto tempo devo esperar para fazer o Exame de gravidez?

Não existe uma resposta única para essa pergunta, pois isso depende do tamanho do ciclo menstrual da mulher e do momento que ocorreu a fecundação. Porém, como a maioria das mulheres tem um ciclo com mais ou menos 28 dias, umas com alguns dias a mais, outras com alguns dias a menos, o momento em que o teste de gravidez torna-se positivo não varia muito na maioria dos casos.

Todos os testes de gravidez utilizam o hormônio beta hCG como forma de diagnosticar uma gravidez em curso. Isso faz sentido, pois esse hormônio começa a ser produzido pelas células do embrião nos primeiros dias após a concepção (leia: ENTENDA O SEU BETA HCG).

Em geral, recomenda-se fazer o teste somente após a menstruação ter atrasado, pois é mais ou menos nessa época que os níveis de beta hCG tornam-se altos o suficiente para serem detectados pelos testes de gravidez.

Por que é necessário esperar a menstruação ter atrasado para fazer o teste?

O atraso menstrual em si nada tem a ver com os níveis de Beta hCG. É apenas uma coincidência que, na maioria das mulheres, os níveis de beta hCG só tornem-se suficientemente elevados para serem detectados ao redor do fim do ciclo menstrual, ou seja, na época que a menstruação deveria aparecer. Vamos explicar com mais detalhes.

A ovulação costuma ocorrer no meio do ciclo menstrual. Isso significa que a maioria das mulheres ovula mais ou menos 14 dias antes do fim do ciclo. Como o tempo de vida do óvulo é de apenas 24 horas, ele precisa ser fecundado neste curto intervalo de tempo, caso contrário, não há como ocorrer uma gravidez. Logo, quando a mulher engravida, o óvulo é fecundado cerca de 14 dias antes da data prevista para a próxima menstrual descer.

Uma vez fecundado, o zigoto (produto da fecundação do óvulo pelo espermatozoide) migra das trompas em direção ao útero. Essa migração demora de 6 a 12 dias. Durante esse tempo o zigoto se transforma em embrião e desenvolve o trofoblasto, um grupo de células que irão dar origem à placenta. É o trofoblasto quem produz o hormônio hCG. Essa produção, porém, só inicia-se quando o embrião implanta-se na parede do útero (leia: Sintomas da Gravidez nas Primeiras 12 Semanas).

Portanto, na melhor das hipóteses, o hormônio hCG começa a ser produzido 6 dias depois da fecundação; na pior das hipóteses, 12 dias depois da fecundação. Só por essa explicação já dá para entender por que não adianta fazer o teste de gravidez poucos dias depois de ter tido uma relação sexual desprotegida. Se ainda não foi iniciada a produção do hCG pelo embrião, não há como nenhum teste de gravidez dar positivo.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Após o início da produção do hCG, são necessários alguns dias para que ele alcance uma concentração sanguínea suficiente para que possa ser detectado pelos exames de sangue mais sensíveis. Isso significa que mesmo na melhor das hipóteses, que é uma implantação do embrião no útero ao redor do 6º dia após a concepção, são necessários mais uns 2 a 4 dias para que tenhamos quantidades relevantes de hCG no sangue. Consequentemente, na melhor das hipóteses, o hCG só torna-se detectável de 4 a 6 dias antes da menstruação descer. Na maioria dos casos, porém, o embrião não implanta-se tão cedo, e a época que o hCG torna-se detectável é apenas 1 ou 2 dias antes da data esperada para próxima menstruação. E não podemos esquecer que existem os casos de implantação tardia, o que faz com que o hCG só torne-se positivo depois do atraso menstrual.

Qual teste de gravidez torna-se positivo primeiro?

Existem apenas dois tipos de exames de gravidez confiáveis: a dosagem do beta hCG no sangue e os testes de farmácia que detectam a presença do hCG na urina (leia: TESTE DE GRAVIDEZ DE FARMÁCIA). O teste mais confiável é com certeza a dosagem sanguínea do hCG. Esse exame é tão mais confiável, que mesmo que você tenha um teste de farmácia positivo, é indicado fazer o exame de sangue para confirmar o resultado.

Os testes de sangue conseguem detectar o beta hCG com concentrações até 20 menores que os testes de urina. Além disso, para que o beta hCG apareça na urina, é preciso antes que o hCG no sangue esteja em concentrações relevantes. Por isso, o teste de sangue torna-se positivo alguns dias antes do teste de urina, podendo estar positivo mesmo antes do atraso menstrual.

Contudo, como o teste de farmácia é muito mais simples de ser feito, fornece um resultado de forma quase que instantânea, não requer picadas com agulha e é capaz de detectar o beta hCH apenas poucos dias depois do teste de sangue, ele acaba sendo a opção mais simples para quem quer saber se está grávida ou não.

Se você quiser saber a forma de fazer o teste de gravidez em marcas específicas, como os testes Clearblue, Confirme, Gravtest Easy, Materntest tira test, Baby Sure e outros, leia: COMO FAZER OS TESTES DE GRAVIDEZ DE FARMÁCIA.

Quando o resultado do teste é realmente confiável?

As causas de teste de gravidez falso positivo, ou seja, um teste dar positivo em uma mulher que não está grávida, são raras. Portanto, em princípio, se um teste de gravidez, seja de urina ou sangue, der positivo, devemos acreditar que a mulher esteja realmente grávida.

Em contrapartida, um teste de gravidez falso negativo, ou seja, um resultado dar negativo em uma mulher grávida, é relativamente comum, principalmente se o teste estiver sendo feito antes do atraso menstrual. Nestes casos, o resultado dá negativo não é porque a mulher não está grávida, mas sim porque o nível de hCG produzidos pelo embrião ainda está tão baixo, que os exames não conseguem detectá-lo. Falsos negativos são mais comuns nos exames de urina do que nos exames de sangue.

Os testes de gravidez sanguíneos costumam ficar positivos entre o 8º e o 13º dia após a concepção (isto é, 1 a 6 dias antes do atraso menstrual). A partir do primeiro dia de atraso menstrual, a chance do teste de gravidez de sangue dar positivo é de 99%. Se a sua menstruação está atrasada um dia e o teste de sangue deu negativo, a chance de você estar grávida é muito baixa. Se por acaso você estiver com sintomas de gravidez e não se convencer que não está grávida, o teste pode ser repetido após 5 dias (leia: 20 PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ). Às vezes, a mulher erra o cálculo do seu ciclo e acaba achando que a menstruação está atrasada quando ainda não está. Isso é comum em mulheres com ciclos muito irregulares. Nestes casos, o exame de sangue realmente pode dar falso negativo.

Já o teste de gravidez de farmácia não é tão simples de ser interpretado. Existem dezenas de marcas diferentes, algumas delas com maior sensibilidade que outras para detectar o beta hCG. Algumas marcas conseguem detectar o beta hCG com 1 dia de atraso menstrual em 97% das mulheres grávidas, mas há outras cuja a sensibilidade é só de 54%, ou seja, 46% das grávidas terão um falso negativo. Portanto, para que um teste de gravidez de farmácia seja realmente confiável, o ideal é só fazê-lo com 5 dias de atraso menstrual. O teste de farmácia pode até ser feito após 1 dia de atraso, mas se ele vier negativo, é preciso repeti-lo após 1 semana, pois a chance de ser um falso negativo não é baixa.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

O teste de gravidez caseiro pode ser feito antes dos testes de farmácia ou de sangue?

Conforme nós explicamos detalhadamente no artigo: Teste de Gravidez Caseiro – Mito ou Verdade?, os testes de gravidez feitos em casa, seja com água sanitária, Coca-Cola, vinagre, pasta de dente ou qualquer outro produto caseiro, não são confiáveis e não servem para diagnosticar ou descartar uma gravidez. Esses testes não têm nenhum embasamento científicos e ainda podem fazer mal, pois a reação da urina com cloro ou com a água sanitária pode liberar gases tóxicos.

Portanto, se você acha que pode estar grávida, não adianta fazer teste de gravidez caseiro. A conduta correta é ir à farmácia comprar um teste de gravidez real.

Perguntas comuns sobre o momento certo de fazer o teste

Se eu estiver usando algum método anticoncepcional, a época de fazer o teste de gravidez pode ser alterada?

Não, nenhum método contraceptivo interfere no resultado do beta hCG.

Algum medicamento pode impedir o teste de gravidez de ficar positivo?

Não, nenhum medicamento interfere no resultado do beta hCG de forma a torná-lo negativo em mulheres grávidas.

Teste de gravidez negativo após 1 semana de atraso menstrual é definitivo?

Sim, a não ser que você tenha errado a data da vinda da menstruação. Se você acha que a menstruação está atrasada 7 dias, mas ela realmente só está atrasada 1 ou 2 dias, pode haver um falso negativo.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Se eu não souber a data da próxima menstruação, quando devo fazer o teste de gravidez?

Caso a mulher tenha um ciclo muito irregular ou não esteja acompanhando as datas da sua menstruação para saber quando o próximo período deve chegar, o teste de gravidez deve ser feito, pelo menos, 21 dias depois da relação sexual que poderia gerar uma gravidez. Se a mulher teve múltiplas relações neste período, o intervalo deve ser contado a partir da última relação desprotegida. Obviamente, caso a menstruação desça antes do 21º dia, não é preciso mais fazer o exame, pois isso indica que a mulher não engravidou.