Disfagia: causas de dificuldade para engolir

Dr. Pedro Pinheiro

comment 17 Comentários


O que é disfagia?

Disfagia é o termo médico utilizado quando o paciente refere dificuldade para engolir. A disfagia não está necessariamente associada à dor para engolir, mas sim a uma sensação subjetiva de dificuldade de fazer o alimento percorrer o caminho entre a boca e o estômago.

A dor para deglutir é chamada odinofagia e está habitualmente relacionada a quadros de inflamação da garganta. Odinofagia e disfagia são sintomas diferentes, que costumam ocorrer em doenças distintas, daí a importância de saber distingui-las.

A disfagia pode ocorrer por um obstáculo físico à passagem dos alimentos pela orofaringe ou pelo esôfago, ou por doenças neurológicas ou musculares que façam com que o deslocamento do bolo alimentar pelo esôfago ou orofaringe fique prejudicado.

Em geral, a dificuldade para engolir é um sintoma que deve ser levado muito a sério, pois ela pode ser um sinal de doenças graves, como tumores do esôfago ou problemas neurológicos.

Neste artigo vamos explicar como é feito o processo normal de deglutição, quais são as principais causas de disfagia e os seus sintomas habituais.

Processo normal de deglutição

A disfagia é um dos principais distúrbios da deglutição. Portanto, para entender as suas possíveis origens, é importante saber como esse processo é normalmente feito.

Processo de deglutição
Processo de deglutição

Ao contrário do que nos diz o senso comum, o processo de deglutição é muito mais complexo do que uma simples ação da gravidade, que permite a descida do bolo alimentar por um tubo que liga a boca ao estômago. Na verdade, você pode até estar de cabeça para baixo, que, ainda assim, qualquer coisa que você engula será transportado através do esôfago até o estômago.

Vamos então à explicação de como esse processo funciona. Dê uma olhada com calma nas ilustrações que serão fornecidas sobre a anatomia básica da boca, faringe e esôfago. Se você não tiver interesse em aprender como o processo de deglutição se dá, pule diretamente para a próxima parte do texto, que aborda as causas da disfagia.

Fase oral da deglutição

A deglutição começa com o processo de mastigação, que umidifica a comida e a transforma em bolo alimentar maleável, com formato e tamanho apropriados para ser engolido. Após uma mastigação rápida, nossa língua move-se de forma a empurrar a bolo alimentar em direção à faringe. Essa parte inicial é chamada fase oral da deglutição e é feita através da contração voluntária dos músculos da face e cavidade oral.

Fase faríngea da deglutição

Ao chegar na faringe, o processo de deglutição torna-se involuntário, ou seja, ele é feito de forma automatizada sem precisarmos ter ciência de cada passa que será dado. Como a faringe é uma via comum para o ar que respiramos e o alimento que comemos, para não haver risco do bolo alimentar ir em direção aos pulmões, a passagem para a laringe/traqueia precisa ser ocluída no momento em que estamos engolindo algo. Nós, portanto, não conseguimos engolir e respirar em simultâneo.

Disfagia
Deglutição

Essa proteção das vias aéreas ocorre graças à epiglote, uma estrutura em forma de lâmina, que fica por trás da língua e age como um portão, fechando a passagem para a traqueia toda vez que a língua faz o movimento de deglutição. Uma vez que a comida ou a bebida tenham passado em direção ao esôfago, a epiglote volta à sua posição original, permitindo o reinício da respiração.

Essa fase é chamada fase faríngea da deglutição, e é feita através da contração involuntária dos músculos da faringe, comandada pelos nervos cranianos XI (nervo glossofaríngeo) e X (nervo vago). Essa informação sobre os nervos é importante para entender o porquê de algumas doenças neurológicas serem causas comuns de dificuldade para engolir.

Fase esofagiana da deglutição

A última fase da deglutição é a fase esofagiana, que consiste na passagem do alimento pelo esôfago. No início e no fim do esôfago existem dois músculos em formato de anel, chamados, respectivamente, de esfincter esofagiano superior e esfincter esofagiano inferior. A função de ambos os esfincteres é impedir que o conteúdo presente no estômago volte em direção à boca.

Assim que o bolo alimentar chega ao final na faringe, o esfincter esofagiano superior abre-se, permitindo a passagem da comida em direção ao esôfago. Imediatamente após a passagem do bolo alimentar, o esfíncter superior se fecha, para que a comida não consiga voltar para a orofaringe. Neste mesmo momento, o esfíncter inferior abre-se, permitindo a passagem da comida para o estômago.

Como já referido, o bolo alimentar não desce pelo esôfago por causa da gravidade. Ele é, na verdade, empurrado para baixo através de uma série de contrações musculares sincronizadas, que criam uma onda de peristalse, meio que “ordenhando” a comida para baixo.

Esse processo leva de 8 a 20 segundos para levar a comida do esôfago ao estômago sendo feito de forma totalmente involuntária e inconsciente, controlado por nervos que saem da medula espinhal.

Esse é, portanto, de forma bem simplificada, o processo de deglutição. A disfagia pode surgir sempre que existir algum problema em qualquer uma das fases que acabamos de descrever.

Causas

Existem dezenas de causas para disfagia, que podem ser divididas em diversos grupos, tais como causas neurológicas, musculares, farmacológica, anatômicas, esofagianas, etc.

Vamos descrever sucintamente as principais causas da disfagia.

Não tente se autodiagnosticar a partir das explicações abaixo, pois as causas são diversas e o diagnóstico da disfagia sem a realização de exames complementares pode ser difícil até para os médicos.

Se você tem dificuldade para engolir, não adianta querer ficar tentando adivinhar o que tem, o correto é procurar logo ajuda profissional, pois algumas causas de disfagia são graves, mas podem ter tratamento eficaz se diagnosticadas precocemente.

Obstruções físicas da faringe ou do esôfago

Uma causa comum de dificuldade para engolir é a presença de um obstáculo físico à passagem do alimento pela faringe ou esôfago.

Esse obstáculo pode ser desde um tumor na faringe ou dentro do esôfago, até reduções do calibre interno do esôfago provocadas por inflamações ou pelo desenvolvimento de cicatrizes no seu interior.

Algumas causas de disfagia por obstrução física da faringe ou do esôfago são:

  • Tumores do esôfago ou da faringe: câncer do esôfago é uma causa comum de dificuldade para engolir.
  • Tumores do pescoço: tumores ao redor da faringe ou do esôfago, como os da tireoide, podem, raramente, ser causa de disfagia.
  • Redução do calibre do esôfago: é geralmente causado por cicatrizes provocadas por quadros de esofagite (inflamação do esôfago) de longa data, secundária à doença do refluxo gastroesofágico.
  • Anel de Schatzki: é um estreitamento do esôfago de causa benigna, provocado pelo aparecimento de lesões em forma de anel dentro do órgão.
  • Divertículos do esôfago: divertículos são pequenos sacos que se formam dentro do esôfago, que podem se encher de alimentos e provocar obstrução da passagem. O mais famoso é o chamado divertículo de Zenker, que surge geralmente no terço superior do esôfago.
  • Malformações do esôfago: deve se desconfiar quando a dificuldade para engolir surge logo nos primeiros anos de vida.
  • Radioterapia: pacientes submetidos à radioterapia para tumores do pescoço ou tórax podem desenvolver, como efeito colateral, lesões constrictivas do esôfago.
  • Esofagite infecciosa: inflamações do esôfago por infecções, como herpes, candidíase ou citomegalovírus, podem provocar inflamação da parede interna e dificultar a passagem dos alimentos.
  • Membrana esofágica: as membranas esofágicas (síndrome de Plummer-Vinson) são membranas finas que se desenvolvem no interior do esôfago, habitualmente em pacientes com anemia por carência de ferro.
  • Esofagite eosinofílica: é uma doença que ocorre por infiltração da parede do esôfago por eosinófilos, um dos grupos de células de defesa do sistema imunológico. Esse ataque torna a parede do esôfago inflamada e rígida, impedindo a passagem de bolos alimentares mais volumosos.

A causa mais comum de disfagia súbita é a impactação de um alimento dentro do esôfago, geralmente um grande pedaço de carne. Isso costuma ocorrer quando o paciente já apresenta alguma pequena lesão dentro do esôfago, como anéis, estricturas ou membranas, que não causam problemas quando o bolo alimentar é pequeno, mas podem impedir a passagem de grandes pedaços de carne.

Causas de origem neurológica

Todo o processo de deglutição é controlado pelo sistema nervoso central, inicialmente de forma voluntária e consciente, e a partir da fase faríngea, de forma involuntária e inconsciente. Doenças neurológicas, portanto, podem causar dificuldade para engolir, não só por atrapalhar o ato de mastigar quanto por impedir a movimentação adequada da língua e dos músculos da orofaringe na hora da deglutição.

Algumas doenças que podem provocar uma disfagia de origem neurológica são:

Doenças do músculo do esôfago

O esôfago é um órgão revestido por músculos que se contraem de forma sincronizada para empurrar os alimentos em direção ao estômago. Doenças que acometam essa musculatura costumam causar distúrbios no transporte do bolo alimentar através do esôfago.

Algumas doenças que provocam dificuldade para engolir por acometerem a musculatura do esôfago são:

Outras causas de dificuldade para engolir

As doenças descritas acima são apenas algumas das causas de disfagia. Existem muitas outras, inclusive medicamentos, como cloreto de potássio, anti-inflamatórios e alguns tipos de antibióticos (doxiciclina, clindamicina e tetraciclina).

Uma hipótese diagnóstica que deve ser lembrada, principalmente quando todos os exames se mostram normais, é a chamada disfagia funcional, uma dificuldade para engolir sem haver qualquer doença que a justifique. Este diagnóstico é um diagnóstico de exclusão, o que significa que ele só pode ser dado após o médico ter descartado a existência de qualquer doença que justifique os sintomas.

Sintomas

Todos os pacientes com disfagia têm uma queixa em comum: sensação de dificuldade para engolir. Porém, a forma como cada paciente descreve a sua disfagia costuma variar de acordo com a origem do problema.

Pacientes com disfagia por transtornos na orofaringe geralmente queixam-se de dificuldade para iniciar a deglutição. Quando questionados em que ponto especificamente sentem dificuldade para deglutir, a região do pescoço costuma ser a apontada. Este tipo de disfagia costuma vir acompanhada de outros sintomas, tais como salivação excessiva, derramamento do alimento, necessidade de engolir pequenos bolos de comida de forma repetida, rouquidão, engasgo frequente, tosse ao comer ou dificuldade para falar.

A aspiração de alimentos é uma das complicações possíveis da disfagia de origem orofaríngea, o que pode levar a quadros de infecção pulmonar.

Por outro lado, quando a disfagia tem origem no esôfago, os sintomas costumam ser bem diferentes. O paciente não tem dificuldade para engolir a comida, mas, segundos após o alimento ter sido deglutido, ele sente uma sensação de que o bolo alimento empacou. Quando questionados em que ponto especificamente sentem dificuldade para deglutir, a região do peito é geralmente a mais apontada.

Quando os pacientes apresentam uma disfagia sugestiva de origem esofágica, alguns detalhes precisam ser elucidados. Por exemplo, se a disfagia ocorre de forma semelhante para líquidos e sólidos, o problema é provavelmente devido a uma desordem da motilidade do esôfago.

Em contraste, se a disfagia for predominantemente para sólidos, ou se for uma disfagia que iniciou com sólidos, mas com o tempo foi evoluindo também para líquidos, o mais provável é que haja uma obstrução mecânica em crescimento, como um tumor, por exemplo.

Sintomas associados à dificuldade de engolir, como azia, perda de peso, vômito sanguinolento, anemia ou regurgitação frequente de alimentos não digeridos também ajudam a definir as causas prováveis.

Diagnóstico

O médico indicado para investigar casos de disfagia é o gastroenterologista. Se a disfagia for claramente de origem orofaríngea, o médico otorrinolaringologista também pode ajudar na investigação.

Em geral, o primeiro exame a ser solicitado é a endoscopia digestiva, que é capaz de diagnosticar diversas causas de disfagia, tais como a presença de tumores, anéis, membranas, esofagite e divertículos. Se a endoscopia for normal, exames como a esofagografia com bário ou a manometria esofágica costumam ser o próximo passo.

Tratamento

Como a disfagia é um sintoma, e não uma doença, o seu tratamento depende, obviamente, da sua causa. Doenças completamente distintas, como tumores, AVC e refluxo gastroesofágico podem até apresentar sintomas semelhantes, mas o seu tratamento é completamente diferente.

Portanto, sem ter um diagnóstico estabelecido, não é possível indicar um tratamento adequado para a disfagia do paciente.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


17 respostas para “Disfagia: causas de dificuldade para engolir”

  1. Joelson

    Toda vez que como tenho a sensação que vou me entalar, o que devo fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Procurar um gastroenterologista. Se for mesmo disfagia, você precisa fazer uma endoscopia.

  2. Enilson Soares

    quase toda vez que vou comer a comida entala

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Então tem que investigar a causa dessa disfagia. Procure um gastroenterologista.

  3. Juliano rojhan

    Ja estou a quatro dias sem comer e beber direito estou com dor na garganta e muita tosse com catarro n consigo engolir nem agua nada tenho que fazer muito esforco ate mesmo para engolir a saliva e quando tenho tosse doi muito oq devo fazer parece que uma bola na minha garganta n aguento mais

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Juliano, você tem que ir a um médico. Não há que você possa fazer em casa.

  4. Adriana

    Estou com dificuldade para engolir desde janeiro… Fiz endoscopia deu esofagite e gastrite… Fiz o tratamento , depois fiz exame de raio x de contraste ( EED) deu normal… Tomo líquidos normalmente… Começo a comer e de repente sinto dificuldade em engolir… E como se me faltasse força pra engolir… Não sinto dor… Também recentemente uma salivação na garganta … Sera q pode ser de ansiedade??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  5. Nadja

    Dr Pedro, meu pai está com esse mesmo problema, o levei no otorrino e o mesmo passou um exame chamado VED para ver o motivo da dificuldade de engolir, será que esse é o exame majs indicado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A VED (videoendoscopia da deglutição) é um bom exame pra avaliar a dificuldade de engolir se este ocorrer na fase oral ou faríngea da deglutição.

  6. Rafael Sousa Reis

    Muito bom!

    Bom dia Dr. Eu tenho esofagite. Mas tenho um caso curioso, as vezes acontece de eu supostamente engasgar, no entanto mantenho minha respiração normal, tudo funcionando normal até então. Porém quando estou supostamente engasgado, não consigo ingerir nenhum alimento(água,comida,nada mesmo) só que depois de forçar muito(a ponto de ferir minha garganta) e o liquido a descer, volta ao normal. Já fui em vários especialistas e nunca souberam me dizer; sempre a mesma coisa, – exame de endoscopia, motilium (remedio) e pronto. Acham que estou sarado. Mas depois de alguns meses volta esse “engasgo”. Detalhando: engasgo facilmente com qualquer tipo de alimento. Já fiz dieta de mudança de alimentação e tudo. Mas não tem jeito. Parece que a epiglote simplesmente fecha e não passa nada(uma teoria minha rs).

    Contudo, um jeito que adaptei de não sofrer com esse engasgos, foi me alimentar sempre com auxilio de bebida(almoçando tomando água), acabo “empurrando” o alimento literalmente pela “guela”.

    1. Raquel

      Meu pai de 80 anos também passa por isso e o mesmo não q ir ao médico. O que fazer para a passagem dos alimentos voltarem ao normal? Não está passando nem água.

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro

        Tem que ir ao médico. Pode ser um problema grave.

    2. Raquel

      Meu pai passa pela mesma situação, depois do engasgo nem água passa. O que VC faz para voltar a engolir normalmente?
      Meu pai se recusa ir ao médico.

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro

        Não há remédio para fazer engolir normalmente. Ele precisa ir ao médico pois pode haver alguma obstrução mecânica no esôfago à passagem da comida.

        1. GEOVANA NERI

          Dr Pedro, no caso acima citado, haveria indicação de um acompanhamento terapéutico com um profissional fonoaudiólogo(“Terapeuta da Fala”, assim chamado em Portugal) ??

        2. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Somente se a causa da disfagia for de origem neurológica e também atrapalhar a fala.