Triglicerídeos: o que são, sintomas, riscos e tratamento


O que são os triglicerídeos?

Os triglicerídeos, também chamados de triglicérides ou triglicéridos, são as principais gorduras do nosso organismo e compõem a maioria das gorduras de origem vegetal e animal da nossa dieta.

Os triglicerídeos estão presentes em vários alimentos, mas a maior parte que circula no sangue costuma ser produzida pelo nosso próprio organismo, através do fígado.

Os triglicerídeos funcionam como reservas energéticas em nosso corpo. Quando comemos mais calorias do que precisamos, especialmente em foma de gorduras ou carboidratos (doces, massas, pães, etc.), o corpo transforma essas calorias excedentes em triglicerídeos e as armazena no tecido gorduroso. Quando você desenvolve aquelas gordurinhas pelo corpo, como nos quadris ou na barriga, você está, na verdade, armazenando os triglicérides que estão em excesso.

Por outro lado, quando entramos em estado de déficit calórico, ou seja, quando gastamos mais calorias do que comemos, o corpo vai lá nessas reservas de triglicerídeos e as usa como meio de gerar energia.

Os triglicerídeos viajam pela corrente sanguínea acoplados a uma proteína chamada VLDL, uma lipoproteína semelhante ao HDL e LDL que transportam o colesterol pelo sangue. Quando há excesso de triglicerídeos circulando no sangue, damos o nome de hipertrigliceridemia.

Neste artigo abordaremos apenas os triglicerídeos. Se você procura informações sobre o colesterol, acesse: Colesterol: o que são HDL, LDL, VLDL e triglicerídeos?

Níveis sanguíneos indicados

O excesso de triglicerídeos no sangue é preocupante, pois ele está relacionado à deposição de gorduras nos vasos, um processo chamado aterosclerose, que é a origem das doenças cardiovasculares.

No entanto, como veremos mais adiante, correlação não necessariamente implica em causalidade. O fato de pacientes com níveis elevados de triglicerídeos apresentarem maior incidência de eventos cardiovasculares, não é evidência de que os triglicerídeos sejam a causa desses eventos.

Os níveis sanguíneos de triglicerídeos são classificados da seguinte forma pela National Cholesterol Education Program, Adult Treatment Panel III (NCEP ATP III):

  • Normal: abaixo de 150 mg/dL.
  • Moderado: entre 150 e 199 mg/dL.
  • Alto: entre 200 e 499 mg/dL.
  • Muito alto: maior ou igual a 500 mg/dL.

Já a Sociedade Americana de Endocrinologia propõe uma classificação diferente, dividida em 5 estágios:

  • Normal: abaixo de 150 mg/dL.
  • Leve: entre 150 e 199 mg/dL.
  • Moderada: entre 200 e 999 mg/dL.
  • Alto: entre 1000 e 1999 mg/dL.
  • Muito alto: acima de 2000 mg/dL.

Causas

Os níveis de triglicerídeos podem se elevar por vários motivos. Algumas pessoas apresentam alterações genéticas que predispõem à hipertrigliceridemia, outras desenvolvem hipertrigliceridemia devido a uma dieta hipercalórica ou à presença de determinadas doenças.

Entre as condições que mais frequentemente provocam hipertrigliceridemia estão:

O uso regular de alguns medicamentos também pode provocar um aumento dos triglicerídeos:

O aumento dos triglicerídeos pode ou não vir acompanhado de alterações no colesterol. As duas situações mais comuns são triglicerídeos e LDL (colesterol ruim) elevados ou triglicerídeos elevados e HDL (colesterol bom) baixo. A elevação isolada dos triglicérides, sem alterações do colesterol, não é muito comum.

Existem algumas formas de hipertrigliceridemia familiar, alterações de origem genética que fazem com que o paciente produza triglicerídeos em excesso, independentemente da sua dieta. Nesses caso, é possível que o paciente apresente níveis graves de triglicerídeos, às vezes acima dos 1000 mg/dL.

Dieta

Uma dieta rica em gorduras saturadas e carboidratos é um importante fator de risco para hipertrigliceridemia.

Pessoas com hipertrigliceridemia devem evitar o consumo regular de:

  • Refrigerantes ou qualquer outra bebida rica em açúcar.
  • Bebidas alcoólicas.
  • Doces.
  • Chocolate.
  • Pão.
  • Biscoitos.
  • Massas.
  • Pizzas.
  • Batata.
  • Sorvetes.
  • Frozen yogurt.
  • Tortas.
  • Bolos.
  • Leite integral.
  • Frituras.
  • Queijos gordurosos.

Quando for comprar comida, procure ler as informações nutricionais no verso de cada alimento e evite produtos ricos nos seguintes açúcares:

  • Sacarose.
  • Glicose.
  • Frutose.
  • Xarope de milho.
  • Maltose.
  • Melaço.

A lista de alimentos acima está longe de estar completa. Qualquer alimento rico em carboidratos ou gorduras saturadas pode causar aumento dos triglicerídeos. Mais adiante, na parte de tratamento da hipertrigliceridemia, daremos algumas dicas sobre a dieta para baixar os triglicerídeos.

Sintomas

Via de regra, a hipertrigliceridemia não provoca sintomas. É impossível saber se seus triglicerídeos estão altos ou baixos sem realizar exames de sangue.

Porém, os pacientes com as formas familiares de hipertrigliceridemia, geralmente com valores de triglicérides cronicamente acima dos 800 mg/dL, podem apresentar xantomas.

Xantomas são depósitos subcutâneos de colesterol sob a forma de nódulos ou placas amareladas. Essas lesões surgem frequentemente nas palmas, ao redor dos olhos, nos pés ou nas articulações.

Xantomas na pele - hipertrigliceridemia
Xantomas na pele

Perigos dos triglicerídeos altos

Pancreatite

A principal complicação associada aos níveis elevados de triglicerídeos é a pancreatite aguda. No entanto, a pancreatite só ocorre em níveis muito elevados de hipertrigliceridemia. O risco maior surge a partir dos 500 mg/dL, mas se torna realmente perigoso acima de 1000 mg/dL.

A pancreatite aguda é uma condição inflamatória do pâncreas, que pode resultar em dor abdominal severa, náuseas, vômitos e, em casos graves, complicações com risco de vida.

Esteatose hepática

A esteatose hepática, conhecida também como fígado gordo, é uma condição caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura nas células do fígado, que pode levar à inflamação e danos hepáticos.

Níveis elevados de triglicerídeos podem levar ao aumento da deposição de gordura no fígado, o que, por sua vez, pode exacerbar a inflamação e as lesões hepáticas.

Tanto a hipertrigliceridemia quanto a esteatose hepática compartilham fatores de risco comuns, tais como obesidade e resistência à insulina. Em alguns casos, a abordagem desses fatores de risco subjacentes pode ajudar a melhorar ambas as condições.

Eventos cardiovasculares

Essa é a relação mais controversa. Não há dúvidas que pacientes com hipertrigliceridemia apresentam um maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares, particularmente doenças coronarianas e AVC.

A questão, no entanto, é se os altos níveis de triglicerídeos colaboram diretamente para as doenças cardiovasculares ou são apenas um indicativo de risco elevado, dado que diversos fatores de risco cardiovascular provocam níveis elevados de triglicerídeos no sangue, como diabetes, obesidade, consumo de álcool e insuficiência renal crônica.

Todos os estudos mais recentes que tentaram mostrar que o tratamento da hipertrigliceridemia reduz o risco cardiovascular falharam. Ao contrário do que ocorre com o tratamento do colesterol LDL, do diabetes e da obesidade, que sempre demonstram redução da mortalidade, a simples redução dos valores dos triglicerídeos no sangue não resulta em redução de mortalidade cardiovascular.

Portanto, ao que tudo indica, níveis de hipertrigliceridemia acima de 150 mg/dL parecem ser um marcador de risco cardiovascular, mas o simples uso de medicamentos para redução dos triglicerídeos não parece oferecer nenhuma redução do risco cardiovascular.

Tratamento

O controle da hipertrigliceridemia deve sempre incluir modalidades de tratamento que sabidamente são benéficas para pacientes com alto risco cardiovascular, como dieta balanceada, prática de exercícios físicos, perda de peso, controle do diabetes e controle do colesterol LDL e HDL.

Não basta baixar apenas os valores de triglicerídeos, é preciso atacar os fatores de risco para doença cardiovascular.

Dieta para baixar os triglicerídeos

Em relação à dieta, como já referido anteriormente neste texto, pacientes com hipertrigliceridemia devem evitar alimentos ricos em carboidratos e gorduras.

Dê preferência a alimentos ricos em fibras, peixes e alimentos ricos em gordura insaturada e pobre em gorduras saturadas. Escolha pães, biscoitos e cereais que contenham aveia, grãos integrais, cevada, milho, arroz ou trigo como primeiro ingrediente. Opte por arroz integral e massas à base de trigo integral. Nas bebidas, evite o álcool e prefira os refrigerantes diet. O leite deve ser desnatado.

Quando consideramos baixar o colesterol LDL, o mais importante é evitar alimentos gordurosos. Quando ponderamos baixar os triglicerídeos, limitar o consumo de carboidratos e calorias é o mais efetivo.

Remédios para baixar os triglicerídeos

Os fibratos (genfibrozila ou fenofibrato) são os fármacos mais específicos para reduzir níveis de triglicerídeos, podendo alcançar reduções de até 70% em alguns casos. Esses medicamentos, porém, não agem sobre os valores de colesterol. Se o paciente tiver LDL elevado, uma estatina também se faz necessária.

Se houver necessidade de associar uma estatina a um fibrato, o fenofibrato deve ser o medicamento de escolha, pois apresenta menos riscos de lesão muscular.

Até pouco tempo atrás, indicávamos medicamentos para os pacientes com triglicerídeos acima de 200 mg/dL, principalmente se o colesterol LDL também estivesse elevado. Era comum vermos pacientes medicados com uma estatina para baixar o colesterol e um fibrato para controlar os triglicerídeos.

Com a falha dos estudos mais recentes em demonstrar benefícios cardiovasculares com o tratamento com fibratos, a tendência atual é dar preferência apenas às estatinas, dado que essas também apresentam efeito redutor dos triglicerídios (apesar de menor que os fibratos).

Estatinas de alta potência, como rosuvastatina e atorvastatina, podem reduzir os níveis de triglicéridos em até 40% ao mesmo tempo que baixam os níveis de LDL e são comprovadamente eficazes em reduzir o risco cardiovascular. Não há evidência de que associar um fibrato para reduzir ainda mais os triglicerídeos traga alguma vantagem do ponto de vista de redução do risco cardiovascular.

A tendência atual é reservar os fibratos apenas para aqueles pacientes com hipertrigliceridemia grave, com elevado risco de pancreatite.

É importante destacar que o uso de remédios para controlar a hipertrigliceridemia de modo algum exclui a necessidade do paciente mudar hábitos de vida. Se não houver controle na dieta, perda de peso, controle do diabetes e aumento da carga de exercícios físicos, o benefício do tratamento farmacológico ficará aquém do desejado.

Suplementos ricos em óleo de peixe (ômega 3) também são efetivos para redução da hipertrigliceridemia. Para haver efeito, as doses devem ser elevadas, acima de doses 3 gramas por dia de ácido eicosapentaenoico/ácido docosaexaenoico (EPA/DHA), o que significa pelo menos 4 cápsulas por dia. Alguns pacientes não toleram doses muito altas de óleo de peixa, apresentando diarreia e cólicas abdominais (leia: Ômega 3 – Benefícios para a saúde).

Dúvidas comuns

Para que servem os triglicerídeos?

Os triglicerídeos servem principalmente como uma fonte de armazenamento e fornecimento de energia para o corpo. Eles são um tipo de gordura encontrados no sangue e armazenados no tecido adiposo. Quando o corpo precisa de energia extra, por exemplo, entre as refeições ou durante atividades físicas, ele recorre aos triglicerídeos armazenados e os converte em energia utilizável.
Além disso, os triglicerídeos desempenham um papel importante no transporte e absorção das vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, D, E e K), que necessitam de gordura para serem absorvidas adequadamente pelo organismo.

Qual é a taxa normal de triglicerídeos no sangue?

Apesar de existirem diferentes classificações em relação aos valores dos triglicerídeos no sangue, todas elas concordam que os níveis normais são aqueles abaixo de 150 mg/dL (1,7 mmol/L).

Quais são os riscos dos triglicerídeos altos?

Pacientes com níveis sanguíneos de triglicerídeos acima de 200 mg/dL apresentam maior risco de doenças cardiovasculares, como infarto e AVC. Isso, no entanto, não significa que a causa dessas doenças sejam os triglicerídeos. Eles parecem ser mais um marcador de risco cardiovasculares do que um causador direto.

Nos pacientes com triglicerídeos acima de 500 mg/dL, há um maior risco de pancreatite aguda.

Qual é a diferença entre triglicerídeos e colesterol?

Triglicerídeos e colesterol são ambos lipídios, mas têm funções diferentes no corpo. Triglicerídeos são a principal forma de armazenamento de energia, enquanto o colesterol é essencial para a formação das membranas das nossas células, para a síntese de hormônios (como a testosterona, estrogênio e cortisol), para a produção da bile, para digestão de alimentos gordurosos, para formação da mielina (uma bainha que cobre os nervos), para metabolização de algumas vitaminas, etc.

Eles também são transportados no sangue de maneira diferente: triglicerídeos são transportados principalmente como lipoproteínas de densidade muito baixa (VLDL), enquanto o colesterol é transportado como lipoproteínas de baixa densidade (LDL) e lipoproteínas de alta densidade (HDL).

O que provoca o aumento dos triglicerídeos?

Níveis elevados de triglicerídeos podem ser causados por diversos fatores, incluindo obesidade, dieta com excesso de gorduras ou carboidratos, consumo excessivo de álcool, diabetes não controlada, hipotireoidismo, doenças renais e predisposição genética. Além disso, certos medicamentos, como corticosteroides, diuréticos tiazídicos, betabloqueadores e estrogênios, também podem aumentar os níveis de triglicerídeos.

Quais alimentos que fazem mal aos triglicerídeos?

Em geral, carboidratos e gorduras, mas qualquer dieta hipercalórica pode levar ao aumento dos triglicerídeos. Alguns exemplos:
• Açúcares refinados: alimentos ricos em açúcares refinados, como doces, bolos, refrigerantes e outros alimentos processados.
• Carboidratos simples: consumir grande quantidade de carboidratos simples, como pão, arroz e massas refinadas.
• Gorduras trans: gorduras trans são encontradas principalmente em alimentos processados, como biscoitos, bolos e margarina. Elas aumentam os níveis de triglicerídeos e o colesterol ruim (LDL) enquanto diminuem o colesterol bom.
• Álcool: bebidas alcoólicas podem elevar os níveis de triglicerídeos, especialmente em pessoas predispostas a ter níveis elevados de triglicerídeos.
• Gorduras saturadas: alimentos ricos em gorduras saturadas, como carnes gordas, produtos lácteos integrais e óleo de coco, podem aumentar os níveis de triglicerídeos.
• Alimentos fritos e processados: batatas fritas e fast-food são ricos em gorduras não saudáveis que podem elevar os níveis de triglicerídeos.

Estresse pode causar aumento dos triglicerídeos?

Não há evidências de que o estresse sozinho provoque elevação dos triglicerídeos. No entanto, o estresse pode provocar mudanças no estilo de vida do paciente, fazendo com que o mesmo beba mais, coma de forma mais intensa e menos saudável, faça menos exercícios, etc.

Café aumenta os triglicerídeos?

Não há evidências que o café sem adição de açúcares ou cremes tenha influência direta nos níveis de triglicerídeos.

Quanto tempo uma pessoa leva para baixar os triglicerídeos?

Com remédios, são necessários pelo menos 30 dias para se notar alguma redução. Em geral, 90 dias são necessários para uma redução relevante. Por outro lado, se o tratamento for só com mudanças de hábito de vida, como dieta e exercícios, são necessários pelo menos 3 a 6 meses para termos uma redução relevante.

Beber mais água ajuda a baixar os triglicerídeos?

Não diretamente. Mas se você substituir refrigerantes açucarados por água, aí sim, notará uma queda nos níveis de triglicerídeos.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


89 respostas para “Triglicerídeos: o que são, sintomas, riscos e tratamento”

  1. Bruna Aquino

    Olá dr meu nome Bruna tenho 29 anos meu triglicérides tá 294 já comecei fazer dieta e exercícios físicos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Faz bem, Bruna.

  2. Adeilson santos

    Meu triglicérideos deu 673 tenho riscos de sofrer um infarto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende de outros fatores, não só dos triglicerídeos.

  3. José abnoan

    Quais são os sintomas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há sintomas. A única forma de saber se os triglicerídeos estão altos é fazendo exame de sangue.

  4. Levy

    Tenho o níveis de triglicerídeos em. 3600 tomo. Genfibrozila e.o máximo que consegui reduzir foi para 696 mesmo. Com dieta nutricionista e. exercícios como caminhadas teria algumas dicas a mais. Para baixar esse nível elevado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O seu problema provavelmente é de origem genética. 3600 é um valor muito alto, é realmente difícil normalizar. O que eu posso sugerir é perguntar ao seu médico sobre o uso de óleo de peixe (ômega 3), que em doses altas também ajuda a baixar os triglicerídeos.

  5. Erika

    Bom dia
    Obrigada por toda explicação, foi muito útil.
    Meu trig esta 391.1. Só com dieta e exercício físico, há possibilidade de diminuir? Ou nesse índice apenas com medicação?
    O uso de omega e colágeno influencia no aumento?
    Obrigada pela sua atenção

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a sua dieta atual for muito rica em carboidratos, pode ser haja uma relevante melhora.
      O ômega 3 pode ajudar a baixar os triglicerídeos. Em relação ao colágeno, eu não encontrei nenhuma informação.

  6. Patricia

    Muito boa noite DR, fui levantar as análises tenho os trigliceridos a 329 , tenho tiroidite síndrome de ashimoto. É preocupante ? Obgda boa noite

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O hipotireoidismo pode ser a causa, principalmente se você estiver com sobrepeso. É importante ver se o seu TSH está controlado.

  7. Jean Marcel Portilho

    Dr. Pedro,

    Primeiramente parabéns pela página. Sempre acompanho os comentários.

    Fiz um exame de triglicerides e de colesterol, sendo que o ultimo está no limite, porém o primeiro está 439, muito alto, sendo que sempre pratico atividade fisica, jogo bola, corro, caminho bastante, como muita verdura e frutas. Tenho esteatose hepatica leve. Tenho sentido algumas dores musculares e nas juntas. Tem alguma relação? Mesmo tomando suplementos Omega 3 era pra esse triglicedires esta mais baixo né?

    Grato

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Essa sua hipertrigliceridemia provavelmente é de origem genética. Nestes casos, eles só baixam com remédio. Em relação às dores, os triglicerídeos elevados não costumam ser uma causa.

  8. Soraya Gaya

    Estou fazendo Medicina e adorei as informações em linguagem bem simples, depois disso vou entender melhor o Guyton

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Fico feliz em ajudar.

  9. Maria

    Tenho 43 anos, o meu triglicerídeos está em 64 mg/dl. tão muito baixo pra minha idade?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esse valor por si só não diz nada.

  10. Antonio Martins Junior

    olá, boa tarde! estou estudando para concurso e gostaria de saber qual valor para ser considerado HIPERTRIGLICERIDEMIA? Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A partir de 150 mg/dl.

  11. Samayana Inacio Delprete

    Tenho 19 anos, minha triglicéride esta 200,0 mg/dL. No caso é preocupante, certo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. Com dieta isso deve melhorar.

  12. Carlos

    Já uso de lipless e alopurinol. O cloridrato de metformina também poderia ser usado junto com eles?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em princípio, não é contraindicado.

  13. cristiane

    Tenho 39 anos e meu triguiceridios tá em 52 é preocupante?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  14. Lucas Sarandy

    Olá, tenho 26 anos e meu triglicerídeos é de 61mg/dl, devo me preocupar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem nada de mais.

  15. amanda

    ola meu nome e Amanda tenho 19 anos e meu triglicerideos de 213mg ,é muito alto ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Um pouco. Nada que uma dieta balanceada não resolva.

  16. cleide silva

    Olá, meu nivel triglicerideos estava 260 há 4 meses. Comecei uma dieta menos calorica, porém tenho fibroids e estava com anemia e cirurgia marcada. Tomei injecao anticoncepcional para controlar o sangramento devido aos fibroides e Tomei suplementos e multivitaminas para melhorar o nível de hemoglobina (9,6) e também passei a comer mais alimentos ricos em proteínas e ferro. Fiz exame de sangue de novo e hemoglobina subiu para 11,9 mas os triglicerideos também subiram para 331. Fiz tudo errado? Anticoncepcional e suplementos podem influenciar? Meu médico disse que está tudo normal para a cirurgia. Será?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Os triglicerídeos em nada influenciam a cirurgia.

  17. joão

    ola dr. tenho 15 anos fiz um exame de rotina meu triglicerídeos deu 500mg/dL estou tomando fenofibrato,esse medicamento ajudara abaixar meu triglicerídeos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, ajuda.

  18. Maicon

    Triglicerídeos esta em 52,isso é bom?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  19. Dario Noronha

    Olá Meu Nome É Dario Noronha, tenho 23 anos ,
    estou malhando a algum tempo tomo suplementos como bcaa que produz um aumento de proteinas, meu nivél de triglicerideos deu 300 mg/dL está inadequado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tá um pouco elevado. Piorou com o suplemento?

      1. Natalia Gomes

        ele deve chamar ANABOLIZANTE de suplemento…rsrsrs

  20. adriano celestino

    Bom dia, meu hemograma apresentou valor de Triglicérides= 318, Colesterol= 197, HDL= 42, LDL= 91,4, VLDL= 0.
    Oque significa?
    Fiquei muito preocupado.
    Obrigado pela atenção, aguardo sua resposta.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O VLDL não pode ser zero. Ele é 1/5 dos triglicerídeos, ou seja, ao redor de 64

  21. giselly

    Oie tudo bem? minha mae tem 45 anos e está com 1900 de triglicerideos oque ela faz para melhorar? o medico ja passou remedio mais tem alguma coisa natural para ela fazer?
    obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há nada natural que funcione para um valor tão alto. Tem que ser remédio de verdade mesmo.

  22. mvjfbejdj cj

    Tenho 12 anos e meus trigliceridios estão baixos, como eu faço pra aumentar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não precisa aumentar.

  23. virlene oliveira

    Sou paciente pré operatório de bariatrica fiz o exame e deu tiglecerides 196 pode fazer eu não fazer a cirurgia

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esse valor não atrapalha nada.

  24. beatriz samanta

    Ola tenho 23 anos tomo Roacutam a 6 meses e hoje peguei os meus exames de rotina e o triglicérides dessa vez veio 351, não como muita fritura porem doces como bastante.

    Devo me preocupar com o resultado ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O que ela os triglicerídeos são os carboidratos: doces, refrigerantes, bolo, massas, pizza, pão, batata, arroz…

  25. Isabel Cristina Rosa

    Boa noite!!!!!!!!Dr. meu irmão fez uns exames de rotina e veio o do triglicerídeos no valor de 2.136 , ja temos caso na família ele alto 1.90 e pesa 96kg. é muito grave?? corre risco de morte??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com valores tão elevados, ele tem risco de pancreatite aguda.

  26. Andre Pereira

    tenho 16 anos e meu triglicerídeos está em 200 , mas eu tomo o Roacutam !

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O Roacutan deve mesmo ser o culpado.

  27. Kelen Alan

    Oi tenho 26 anos e meu triglicerídeos ta em 165 há algum problema.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tá um pouquinho elevado. Procure melhorar a sua dieta e praticar mais exercícios, que isso deve melhorar.

  28. Caio

    Posso tomar Roacutan junto com Sinvastatina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se for indicado por um médico, sim.

  29. Junior

    A partir de quais taxas eu devo parar de tomar o Roacutan?
    Por exemplo, meu colesterol “ruim” tem de estar em quanto para eu não poder tomá-lo? E os triglicerídeos? Obrigado!

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não tem um valor definido de corte. Depende de cada caso.

  30. Junior

    Olá; tomo Roacutan a 30 dias. Ao iniciar meu tratamento, meu “colesterol bom” estava em 38 e o “ruim” em 190. Os triglicérides estavam em 200.
    Após o início do tratamento passei a comer bastante cereal e frutas. Quase ñ como gordura.
    Estou aguardando os resultados dos exames de sangue para poder iniciar a segunda caixa. Será que vai…

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Pode ser que sim, mas na pior das hipóteses, vai amenizar uma piora inevitável.

      1. Junior

        Supondo que haja uma piora “esperada”, a indicação é parar de tomar o Roacutan ou simplesmente reduzir a dosagem? A partir de qual valor* devo parar de tomar?

        *Valor dos triglicérides
        Por ex: Se ele for pra 250 ou 300, a indicação é parar com a droga?

        1. Avatar de Pedro Pinheiro
          Pedro Pinheiro

          O ideal é otimizar a dieta primeiro.

  31. Daiane Leite

    Dr. meu pai fez uns exame de sangue e o triglicerídios dele deu o resultado de 2.575 mg/dl,oque isso significa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Que está muito, muito alto. Ele provavelmente tem alguma alteração genética que provoca níveis muito elevados de triglicerídeos. É preciso tratar, pois há risco até de de lesão aguda do pâncreas.

  32. Laila Ribeiro

    Dr. Boa Noite.. acabei de fazer um hemograma completo mais não entendi duas informações que foram dadas, sendo uma observação de Anisocitose com microcitose (xx) no final do primeiro exame e o baixo índice do meu triglicerídeos sendo 75 mgdl, pois até o momento só achei falando de índice elevado. O que isso significa por favor???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Triglicerídeos de 75 não tem nada de mais.

      1. Mary

        Anisocitose é um tamanho irregular dos glóbulos rubros, que normalmente são calibrados e do mesmo tamanho e forma. Microcitose é quando os globulos são mais pequenos que o normal. Anisocitose com microcitose é típico de uma anemia por falta de ferro.

  33. Isabel A Oliveira

    Estou encantada com trabalho de esclarecimento de imensurável valor.
    sou eternamente grata por compartilhar sua LUZ.
    Paz Profunda e continuo progresso.

  34. miriam wachholz

    Doutor meu marido tem uma dieta bem equilibrada e mesmo assim os triglicérides estão sempre alto? qual o outro motivo que seria?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se a dieta já é adequada, o problema dele é provavelmente de origem genética. O organismo dele produz triglicerídeos em excesso sem causa aparente.

  35. Caroline

    Dr. Tenho 23 anos , meu exame deu Colesterol Total: 207, hdl:81 e triglicerídes:161.
    Já devo me preocupar ?

  36. Helena

    Dr Pedro, muito uteis suas informações, muito claras, ficou muito facil para entender. Gostaria de uma ajuda. Meu HDL està 35, LDL 105, Triglicerides – 291 e VLDL- 58 (confere a questão do 5x VLDL = Triglicerides). Pergunta : è possivel baixar o triglicerides e aumentar o HDL sò com dieta e baixa ingestão de carboidratos, ou tenho que realmentte tomar medicamento?
    Um medico me receitou o Lipless 100mg, ainda não tomei, pois uma amiga aconteceu o mesmo e tomou o Lipless por 4meses e ao fazer exames constatou alteração no exame (celulas cancerigenas).
    Eu tenho neuralgia de trigemeos e tomo LYRICA uso continuo, ha aproximadamente 4meses,e as vezes tomo predinisolona e tylex, isso poderia estar aumentando os valores do colesterol? Caso não, ha algum problema em tomar Lipless concumitante ao Lyrica?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se a sua dieta habitual for muito ruim, esse pode ser um ponto a ser trabalhado. Os triglicerídeos respondem bem à dieta. A prednisolona interfere com o metabolismo do colesterol. O tylex, não.

      1. Helena

        Boa tarde Dr Pedro, muito obrigado pela sua atenção.
        Minha dieta é bem saudavel, muito cereais, integrais, frutas e verduras, não fumo, não bebo. Peco um pouco com relaçao atividade física, fazia caminhada e pilates há seis meses atrás, a noite, por causa do trabalho. Depois da neralgia dos trigêmeos, o Lyrica me deixou cansada, com insônia, tontura, e mais a insegurança das ruas, me fizeram deixar de caminhar. Com a dieta, e tentar fazer exercicio, mesmo em casa, é possivel baixar os níveis sem medicamento? Obrigado.

        Helena

        Subject: Re: New comment posted on O QUE SÃO OS TRIGLICERÍDEOS?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Se a dieta já é saudável, há pouca margem de manobra. O exercício pode ajudar, mas não ira reduzir de forma relevante.
          Obs: o lipless não causa câncer.

  37. EDEMAR

    estou com o colesterol254,00mg eo ldl17500mg triglicerideo em 306,00mg mais creatinina 1.23mg e a ureia 33,00mg o que ta acontecedo

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Você tem dislipidemia.

  38. Marina

    Dr. Pedro, minha filha tem 15 anos e após 2 anos de tratamentos tópicos para acnes, iniciou há 2 meses o tratamento com a isotretinoina. Os exames laboratoriais apos o primeiro mês apresentaram alterações do triglicerides (141) e do colesterol total (180). Ela já tinha o hábito de não ingerir gorduras, mas procuramos uma nutricionista e há um mês está seguindo uma dieta. Mesmo assim o exame laboratorial apresentou piora das taxas: triglicerides (199) e colesterol total (204). Será possível fazer uso de medicação para colesterol e triglicerides para que termine o tratamento das acnes? Obrigada, Marina

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Quem tem que indicar isso é o dermatologista. Tanto a isotretinoína quanto os medicamentos para colesterol podem casuar dano ao fígado. É preciso que um médico avalie os riscos e benefícios antes de decidir qualquer instituição de nova droga. Até porque, os níveis de colesterol e triglicerídeos nem estão tão alarmantes assim.

  39. meiry russen

    Dr meus triglicérides 1320,0 mg/dl e estou com sete semanas de gravidez o que posso fazer?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      OS valores são muito elevados. É preciso iniciar tratamento. Seu obstetra saberá indicar um tratamento seguro para o bebê.

      1. luzia mello

        Meu trigricerides tá 47 ,0 isso é ruim. ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Não.

  40. Carlos Alberto Martins

    Dr. Pedro

    Essas informações foram relevantes. haja vista que fiz o exame e meu nivel de triglicerideos está muito elevado acima de 400. Creio que seja que a noite sinto umas pulsações no coração.

    Abçs

  41. Barbara

    Dr.meus trigliceridios estao em 305mg/dL e o colesterol esta 201,oomg/dL esta normal ou estão altos??

  42. Tania Pereira Muriano

    Dr Pedro, tens me ajudado muito com esses artigos bem minuciosos,porém tenho que pedir sua ajuda, pois estou perdida quanto ao especialista que devo consultar. Estou com uma série de problemas de saúde e confirmados por exames:
    1- Cisto de tarlov com duas protusões discais e muita dor no coquix.
    2- Efusão pericardica ; Com dores constantes no peito,queimação,etc
    3- Hipotireoidismo há 13 anos,agora com um nódulo único e regular sem calsificaçao e com tireoidite.
    4- Triglicerideos alto.
    5- Colesterol alto.
    6- Estou tomando um antibiótico para infecçao urinária.
    Entrei na menopausa recentemente.Faço reposiçao hormonal.
    Tenho 51 anos,tenho 1,64 mt de altura,peso 63,0 kls,sempre me alimentei da melhor forma possível,com dieta alimentar equilibrada, atualmente não tenho práticado exercícios físicos.Tenho plano de saúde ,más se for o caso até pago as consultas,sou de Bauru SP, se puder me orientar fico muito agradecida.

    1. Vânia costa

      Sinto muitas tonturas e o meu triglicerideos deu 201.fiz um exame que deu gordura no fígado. .será que as tontura é causada por isso?

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

        Nenhum dos dois causa tonturas.