Vaginose bacteriana: sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 112 Comentários


O que é vaginose?

A vaginose bacteriana é uma infecção vaginal causada pela proliferação anormal das bactérias naturais da vagina, sendo a principal causa de corrimento vaginal nas mulheres em idade fértil.

A vaginose está relacionada ao crescimento de várias bactérias, mas uma delas em especial, chamada Gardnerella vaginalis, que pode provocar corrimento com odor desagradável, tipo cheiro de peixe.

Neste texto abordaremos o corrimento vaginal causado pela vaginose bacteriana, em especial pela bactéria Gardnerella vaginalis. Outras causas de corrimento vaginal são abordadas no seguinte artigo: CORRIMENTO VAGINAL | VAGINITE.

Causas

A vagina é um órgão naturalmente habitado por diversas bactérias, algumas “boas”, algumas “ruins”. Os lactobacilos são as bactérias “boas” e encontram-se normalmente em maior quantidade (cerca de 95% da população), impedindo o crescimento de bactérias potencialmente causadoras de doenças através do controle do pH vaginal e da competição por alimentos.

A vaginose bacteriana ocorre quando há uma ruptura deste equilíbrio, acarretando em uma diminuição dos lactobacilos e um crescimento da flora “ruim” que pode ser composta por diversas bactérias, entre elas: Gardnerella vaginalis, Prevotella, Porphyromonas, Bacteroides, Peptostreptococcus, Mycoplasma hominis, Ureaplasma urealyticum, Mobiluncus, Fusobacterium e Atopobium vagina.

De todas essas bactérias, a Gardnerella vaginalis parece ser o micro-organismo mais característico da vaginose, estando presente em mais de 96% dos casos.

Não sabemos ainda muito bem o que leva a essa desregulação da flora bacteriana natural da vagina, mas alguns fatores de riscos já são conhecidos:

  • Múltiplos parceiros sexuais.
  • Realizar ducha vaginal com frequência.
  • Fumar.
  • Uso recente de antibióticos.
  • Uso de DIU.

A vaginose bacteriana é uma doença típica de mulheres em idade fértil; não sabemos o porquê, mas é mais comum em mulheres afrodescendentes.

A classificação da vaginose bacteriana como uma doença sexualmente transmissível (DST) é atualmente aceita, apesar de ser ainda controversa. A favor da classificação como DST pesa o fato da promiscuidade ser um dos fatores de risco para o seu desenvolvimento.

Outro dado positivo é o fato do uso da camisinha diminuir a incidência desta infecção. Por outro lado, mesmo mulheres virgens ou sem relação sexual recente podem desenvolver vaginose bacteriana.

Sintomas

Duas em cada três mulheres com vaginose bacteriana não apresentam nenhum tipo de sintoma. Naquelas com sintomas, o mais comum é um corrimento acinzentado com forte odor, geralmente descrito como corrimento com cheiro de peixe. Este corrimento vaginal com mau cheiro costuma piorar após relação sexual.

Vaginose
Vaginose bacteriana

Ao contrário das outras causas de corrimento vaginal que costumam cursar com vaginite (inflamação da vagina), a vaginose bacteriana causa pouca ou nenhum inflamação, portanto, não costuma cursar com sintomas de dor, coceira ou disúria (dor ou incômodo para urinar).

Diagnóstico

O diagnóstico da vaginose bacteriana é baseada no conjunto de sintomas e achados laboratoriais. Se você tem queixas de corrimentos, o ginecologista fará um exame ginecológico completo e colherá amostras das secreções.

Através do exame das secreções é possível avaliar o pH da vagina (que fica menos ácido na vaginose) e procurar por micro-organismos através de um microscópio. Na vaginose há um teste simples,  feito no próprio consultório, que consiste na adição de hidróxido de potássio 10% na secreção vaginal para aumentar a liberação do característico cheiro forte de peixe.

Através do exame no microscópio é possível identificar as chamadas clue-cells, células típicas da vaginose bacteriana. Também é possível identificar outros germes que causam corrimento que não a vaginose, como fungos, por exemplo.

A cultura das secreções para identificação de bactérias não tem papel no diagnóstico uma vez que até 60% das mulheres sem vaginose possuem Gardnerella vaginalis e outras bactérias em suas vaginas. Ter Gardnerella vaginalis não significa que necessariamente a mulher irá desenvolver vaginose.

Complicações

Mesmo nas pacientes sem sintomas, a vaginose pode causar algumas complicações. Entre elas podemos citar:

  • Maior risco de contaminação por outras DST* caso haja relação com parceiro contaminado.
  • Maior risco de transmissão de DST* para o parceiro caso a paciente esteja contaminada com alguma DST.
  • Maior risco de doença inflamatória pélvica, principalmente após cirurgias ginecológicas.
  • Maior risco de parto prematuro em grávidas

DST com risco de transmissão e contaminação aumentados:

Tratamento

Em cerca de 1/3 dos casos, a vaginose desaparece mesmo sem tratamento, devido à recuperação da população natural de lactobacilos na vagina. Portanto, como a chance de cura espontânea é relevante, só indicamos tratamento caso existam sintomas ou se a paciente esteja prestes a realizar uma cirurgia ginecológica.

Antibióticos

O tratamento, quando indicado, é feito com antibióticos por via oral ou intravaginal. Os mais prescritos são o metronidazol ou a clindamicina por sete dias. Tinidazol ou secnidazol também são boas opções.

Os esquemas terapêuticos mais indicados são:

  • Metronidazol comprimidos de 500 mg, por via oral, duas vezes ao dia por 7 dias.
  • Gel de metronidazol 0,75%, um aplicador completo (5 g) por via intravaginal, uma vez ao dia por 5 dias.
  • Creme de clindamicina 2%, um aplicador completo (5 g) por via intravaginal ao deitar por 7 dias.
  • Tinidazol 2 g, por via oral, uma vez ao dia por 2 dias

O consumo de álcool deve ser evitado durante o tratamento com metronidazol, pois essa mistura aumenta o risco de reação do tipo dissulfiram (leia: Bebida alcoólica com antibióticos – quais são os riscos?). A abstinência do uso de álcool deve continuar por 24 horas após a conclusão do metronidazol.

Quando é prescrito um curso de clindamicina por via intravaginal deve-se evitar relações sexuais com preservativos por até cinco dias após o término do tratamento, pois o antibiótico é feito à base de óleo e enfraquece o látex, diminuindo sua eficácia como barreira de proteção.

Como a vaginose não é necessariamente uma DST, não é necessário tratar o parceiro. Não há evidências de que o tratamento do parceiro influencie na taxa de cura da paciente. Em casos de relação homossexual entre mulheres ainda há dúvidas se o tratamento da parceira é necessário.

Grávidas

O tratamento da vaginose bacteriana nas grávidas deve ser feito sempre que houver sintomas.

Em relação às grávidas sem sintomas, o tratamento é controverso, pois não há provas de que o mesmo reduza a incidência de partos prematuros. Atualmente só o indicamos o tratamento na grávida assintomática se houver alto risco de parto prematuro ou se ela apresentar antecedentes de parto prematuro relacionado à presença de vaginose.

Recorrência

O tratamento com antibióticos cura a vaginose mas não age diretamente nas suas causas. Por isso, a taxa de recorrência é alta, cerca de 30% em três meses e até 50% em um ano.

Pacientes com mais de três episódios por ano se beneficiam de um tratamento a longo prazo com metronidazol gel intravaginal 0,75%, duas vezes por semana, por 4 a 6 meses.

O consumo de iogurtes com lactobacilos não é eficaz na prevenção, uma vez que esses lactobacilos são diferentes daqueles que vivem na vagina.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


112 respostas para “Vaginose bacteriana: sintomas e tratamento”

  1. Marlusa

    Estou com vaginose gardenerela…cheiro peixe…percebo quando meu marido goza dentro de mim piora o cheiro…. será ele tem também..tratemos com antibiótico mas não melhora… antifúngico também…o que fazer…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se for mesmo vaginose bacteriana, tem que tratar com os antibióticos apropriados.

  2. Maria Eduarda Duarte Gomes

    Ola bom dia!

    Estou com vaginose e tô fazendo o tratamento

    Mais tô sentido muitas dores de urina muito forte

    Oq fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se apesar do tratamento você mantêm dor para urinar, é preciso ver se não tem infecção urinária também?

  3. Liliana Silva

    Boa Noite, eu estou com a menstruação, mas pelo cheiro que tem (peixe) acho que estou com uma vaginose, como a posso tratar uma vez que estou menstruada?

    Agradeço desde já a atenção.

    Melhores cumprimentos

    Liliana Silva

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O tratamento por via oral não é afetado. E habitualmente, a menstruação também não atrapalha o tratamento por via intravaginal, se ele já tiver sido iniciado. Caso o tratamento como gel ou creme ainda não tenha sido iniciado, se possível, é mais cômodo esperar pelo fim da menstruação.

  4. Rayssa

    Meu parceiro tem fazer o tratamento junto ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Geralmente não é necessário.

  5. Maria Luíza Pereira Dias

    Eu fui ao médico tomei medicamento para vaginose mas não resolveu muito , eu tenho que voltar ao médico para tratar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é o ideal.

  6. Débora Adérito Manuel Simão

    Posso fazer o tratamento com os antibioticos escritos aí mesmo sem ser consultada??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não aconselho, porque se o diagnóstico estiver errado, você estará tomando antibiótico desnecessariamente e atrasará o tratamento correto.

  7. Edna Alves de Brito

    Dr. Depois do tratamento com o metronidazol por 7 días q más tenho q fazer ou já está curada a vaginose??!!… muitíssimo obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se os sintomas desapareceram, não é preciso fazer mais nada.

  8. Isis

    Já tive várias vezes vaginose

  9. sandra

    Boa noite vaginose tem cura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, tem. O texto explica o tratamento.

  10. Lilian

    O miconazol serve como tratamento de vaginose

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  11. Natacha

    Metronidazol com nistatina serve para vaginose ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O Metronidazol serve. A nistatina é um antifúngico, serve para candidíase.

  12. Layane

    Dr, gino canesten é bom mesmo pra gardnerela ou pra candidíase ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Gino Canesten é clotrimazol, um antifúngico. Serve pra tratar candidíase.

  13. Evelyn

    Apos inicio do tratamento quanto tempo o corrimento da vaginose ainda persist ?Estou tomando metronidazol e fazendo banho de acento com cloreto de benzalconio.Pois tive bebe faz alguns dias e a medica aqui na China me recomendou estes remedios.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com 48 horas tem que começar a melhorar.

  14. Serena

    A minha ginecologista me passou colpistatin para usar por 10 dias, me sinto bem agora.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O colpistatin tem benzoilmetronidazol na sua composição.

  15. Marta

    Fluconazol pode ser toamado para gardnerella?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  16. Isabella Barreto

    Olá doutor! Gostaria de saber se o miconazol serve para tratar inflamação por gardnerella… E como devo usar…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não serve.

  17. Natália

    Olá , gostaria de saber se secnidazol ajudaria a tratar o problema? Muito obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, o secnidazol também serve pra tratar vaginose bacteriana.

  18. Rafaela

    O texto diz que os lactobacilos dos iogurtes nao sao os mesmos que vivem na vagina. Existe algum alimento que possua esse lactobacilo, para que eu possa consumir?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  19. Iza

    Olá Dr será que poderia passar a pomada nistatina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não serve pra vaginose.

  20. juliana

    Estou com uma coceira insuportável, muita sensibilidade, ardência, e com um corrimento amarelo e com aspecto de coalhada, além do cheiro horroroso. Já tomei fluconazol e apliquei 1 fentizol e não melhorou. O que eu faço? O que pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ginecologista já fez uma pesquisa do corrimento para saber qual é o micróbio responsável?

  21. Indira

    Sento constantemente na água quente com vinagre o cheiro diminuiu muito
    Faz mal
    Dr.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso sugere muito uma infecção ginecológica. Procure o seu ginecologista.

  22. Carla

    Fluconazol não serve para Gardnerella. Qual remedio o Dr. indica?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O texto explica quais são os tratamentos mais indicados.

  23. luana matusiak todero

    Dr, o senhor tem uma paciência de Jó! Parabéns!

  24. ARIANE DE MAGALHAES

    Dr. Pedro estou gravida de 18 semanas e com esse corrimento , meu medico me receitou o metronidazol de 250mg comprimido e o metronidazol gel para aplicar , queria saber se faz mal ao bebe?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não faz.

      1. Luana

        Dr. tenho um mal cheiro na vagina muito forte prejudica na gravidez ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Depende da causa do mau cheiro.

  25. jaque

    estou fazendo o tratamento e gostaria de saber se depois conseguirei engravidar sem nenhum problema ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em princípio, sim.

  26. Érika

    Estou com esses sintomas sitado no texto,e estou tomando fluconazol,gostaria de saber se tomando o fluconazol pode tratar desses sintomas(gardnerella)?Ou tem que ser os medicamentos sitados no texto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Fluconazol não serve para Gardnerella.

  27. Cristina

    Fiz um tratamento, mas pelo visto nao adiantou. Marquei consulta com a ginecologista denovo. O que pode acontecer nesse caso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Vai trocar o tratamento e deve ficar tudo bem. Se não melhorar com o novo tratamento, o diagnóstico deve ser repensado.

      1. paula

        Doutor. O ácido ascórbico é bom para gardnerela?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Ácido ascórbico é vitamina C. Que eu saiba não tem nenhum efeito sobre a Gardnerella.

  28. Luh.

    Essa bactéria faz parte da fiora vaginal??? É a mulher que transmite para o homem???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim e não.

      1. Luh.

        Dr. confundiu agora, ela não é transmitida em relações sexuais??? O homem então é imune??

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Conforme o texto explica, ainda há controvérsias se a garnerella é uma DST. Mulheres virgens podem ter vaginose.
          Homens não costumam ter problemas com essa bactéria.

  29. Dandara Fernanda

    Acho que estou com isso pois são os únicos sintomas q tive e sumiu após alguns dias.. Cheiro forte e a secreção. Passei em um ginecologista ele me receitou o creme vaginal nitrato de miconazol por 2 semanas. Mas se eu começar hoje dia 11, no dia 18 ou antes provavelmente estarei menstruada. Devo aplicar o remédio e usa-lo mesmo naqueles dias ou espero a minha menstruação descer e quando passar começo a utilizar o medicamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A menstruação não impede a aplicação de creme vaginal.

      1. Dandara Fernanda

        Muito obrigada. Pois havia ligado no posto de saude e me informaram que não. Porém não senti firmeza na resposta. Procurei na bula e realmente devo aplicar mesmo assim e jamais interromper por esse motivo. Seu trabalho aqui ajuda muitas pessoas. Muito inteligente e prestativo. Grata por seu serviço.

  30. priscila

    olá Doutor boa noite, após o tratamento por gardnerella, tem um cuidado especifico, por ex: com a calcinha, poderá usa-lá a mesma.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se estiver limpa, sim.

  31. Paula

    Olá! Gostei da publicação!! Minha média passou albocresil este remédio eh eficaz para gardenerella?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O fabricante diz que sim, mas eu não encontrei literatura médica que dê embasamento científico a esta afirmação.

  32. Vanessa

    Olá doutor estou com a gardnerella e estou gravida de 1 mes queria saber se ela pode causar algum problema grave no bebe ou so o parto prematuro?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A Gardnerella não costuma causar má-formação fetal.

  33. Amanda

    Gostaria de saber se essa doença pode ser auto imune, pois fazem dois anos que tenho a gardnerella e realizo tratamento com metronidazol, no período que faço até cura, mas passa um tempo e volta o corrimento de novo. Sendo que, realizo todas as orientações do meu gineco. Será que isso tem haver?
    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem nada a ver com autoimunidade.

  34. Aline

    Dr Pedro, minha médica receitou Novaderm creme ginecológico.
    Faço uma aplicação com o aplicador cheio à noite.
    Gostaria de saber se corre o risco do produto entrar no útero? Se isso ocorrer há algum problema?
    Pergunto pelo fato de que o comprimento todo do aplicador (11cm) conseguir entrar na vagina.
    Desde já agradeço!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem problema, não.

  35. Vanessa

    oi dr eu tenho a bacteria mais só sinto dor e é bastante forte mais não tenho corrimento com odor isso é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é possível.

  36. Augusta

    Prezado Doutor Pedro, estou com a bactéria Gardnerella e gostaria de saber se esta infecção tem alguma relação com a diminuição da lubrificação vaginal no período anterior ao ato sexual. Estou sentindo uma diminuição deste líquido antes da relação. Grata.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A inflamação da vagina pode diminuir a lubrificação.

  37. elaine

    bom dia doutor…estou com gardinarella vaginal além de ter um cheiro de bacalhau muito ruim sinto dor em algumas posições sexuais isso tem haver com a gardinarella,ele tem um corrimento acinzentado também,fico muito constrangida durante a relação com meu esposo pois o cheiro aumenta.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim a dor no ato sexual tem a ver, pois a sua vagina deve estar inflamada. Tem que ir no ginecologista tratar.

      1. elaine

        muito obrigado doutor me ajudou muito esse texto sobre vaginose…

  38. Pietra

    Oi Dr. Estou grávida de 28 semanas e meu gineco disse que tenho corrimento e me passou pomada vaginal por 7 dias usei e continuou a msm coisa. Sendo que vi em vario sites que corrimento não tem cheiro e o meu é amarelado com um fedor insuportavel e quando tenho relacoes fica pior oque faco ? Oque o senhor acha que pode ser ? Isso atrapalha um parto normal ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Dependendo da causa da infecção, pode contaminar o bebê durante o parto. Se não está melhorando, tem que fazer um exame laboratorial do corrimento para saber o que é.

      1. Pietra

        Isso pode ser vaginose bacteriana ?
        Vai ser preciso tomar algum antibiotico ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          1- Sim
          2- Se for alguma infecção, sim.

  39. Priscila

    A minha ginecologista olhou minha vagina, viu o corrimento e prescreveu o Gino-Plettil! No momento estou no 5o dia do tratamento e sinceramente não vejo nada mudar. Meu corrimento é espesso, amarelado quando em contato com a calcinha, mas sem odor, ardência, dor, etc… É possível um diagnostico só de olhar? Estranho…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Às vezes, o corrimento pode ser muito característico e o médico inicia tratamento mesmo sem o exame laboratorial. Mas se não está melhorando, o ideal é enviar uma amostra para avaliação laboratorial.

  40. Joana

    Dr. Quanto tempo demora para sentir os sintomas de uma possível infecção por bactérias ou ou doença por fungos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Como a vaginose e a candidíase não são doenças habitualmente transmissíveis, é difícil estabelecer um período de incubação.

  41. Danielly Oliveira

    Dr. Tenho Gardnerella e foi recomendado pelo médico 2000mg de metronidazol em dose única. Será necessário tomar mais que a dose indicada? Só uma dose me curará? Obg!

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Para vaginose, o tratamento atualmente recomendado costuma ser de 500mg 2x por dia por 7 dias. Essa dose única de 2g é um esquema possível, mas tem pior desempenho.

  42. Aline

    Dr. Já fiz o exame e constatou que estava com a Gardnerella, a médica me receitou a pomada tinidazol + nitrato de miconazol, usei por 7 dias e ao voltar na consulta, a médica disse que estava melhor mas era pra usar mais 7 dias. Então usei 14 dias e depois de mais ou menos 1 mês, comecei a sentir o cheiro forte novamente principalmente depois da relação sexual. Usei novamente a pomada e passou. E agora 2 meses depois estou sentindo de novo. O que posso fazer para não voltar mais?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Confirmar o diagnóstico de gardnerella e tentar outros antibióticos.

  43. Lívia

    Dr estou com um corrimento branco liquido que chega a molhar muito a calcinha e com o cheiro muito ruim mesmo, e tbm sai durante e após o ato sexual. Não sinto outros sintomas ! Poderia ser vaginite bacteriana ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode. Tem que fazer um exame deste corrimento.

  44. Luma

    Dr. Pedro, essa bactéria Gardnerella pode ter alguma relação com endometriose?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Nunca li nada sobre a existência de uma relação direta.

  45. Debora Assunção

    Dr. tenho a bacteria Gardnerella vaginalis consigo engravidar sem fazer o tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A infecção atrapalha.

  46. Ramon

    eu e minha parceira podemos te relação no periodo de tratamento

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O ideal é não ter, pois a vagina dela pode estar muito inflamada.

  47. cintia

    olá dr.eu tenho essa bacteria gardnerella e a minha medica já passou a pomada vaginal metronidazol e secnidazol mas nao adiantou o que fasso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Volte na médica para lhe reavaliar e indicar novo tratamento, caso ela ache necessário.

  48. gilmara guedes

    Dr. O homem pode contrair vaginite da mulher. ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  49. Samantha

    Dr. o conclusão de meu papanicolau deu: Alterações celulares benignas (inflamatórias), Cérvico-colpite por Gardnerella vaginalis. Pode me explicar melhor? Isso que tenho, tem cura? Estou com um pouco de medo!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você tem uma infecção ginecológica por Gardnerella. Tem cura e não é grave, basta fazer o tratamento com o ginecologista..

  50. bruna

    ola dr ! estou gravida de 39 semanas e essa bacteria voltou a aparecer ,tive ela a quase 2 anos atrás ,agora não sei oque fazer devo optar pela cezaria ou posso me tratar com medicamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O seu obstetra é quem deve avaliar os riscos e benefícios do tratamento nesta fase da gravidez.

  51. maria

    Dr menina de 12 anos que não teve menstruação ainda pode ter isso? pois minha filha, ela tem esse corrimento!! devo levá-la ao ginecologista ou pediatra?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode. O ideal é o ginecologista.

  52. Evellini

    Estou com gardnerella e sinto alguns sintomas na barriga também… é uma dor insuportável. O que deve fazer? Já tomei alguns medicamentos e nada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que procurar um ginecologista e tratar com o antibiótico adequado. Não há outra opção.