Artigo atualizado em 18/10/2013

BIÓPSIA DA PRÓSTATA | Indicações e complicações

A biópsia da próstata é um procedimento no qual o urologista obtém amostras do tecido prostático com o propósito de tentar identificar células cancerígenas. Neste texto vamos explicar como é feita a biópsia de próstata, quais são suas indicações e possíveis complicações.

O que é uma biópsia?

A biópsia é um procedimento médico onde uma pequena amostra de um tecido é retirada de um órgão de um ser vivo para avaliação microscópica à procura de doenças. A biópsia da próstata é feita, portanto, retirando-se uma pequena amostra da próstata para posterior avaliação em um microscópio por um médico patologista à procura de células tumorais.

Indicações da biópsia de próstata

Habitualmente, a biópsia da próstata é indicada quando o urologista suspeita da presença de um câncer da próstata após uma avaliação clínica e laboratorial inicial. Os principais dados que levam o urologista a indicar uma biópsia são um exame de PSA aumentado, um toque retal que identifique tumoração ou irregularidades da próstata ou uma ultrassonografia que detecte um nódulo suspeito.

Se você quiser saber mais sobre câncer de próstata e sua investigação, sugerimos a leitura de:

- CÂNCER DE PRÓSTATA | Sintomas e tratamento
- CÂNCER DE PRÓSTATA | Perguntas mais frequentes

Como é feita a biópsia de próstata

O modo mais comum de ser realizar uma biópsia da próstata é pela via transretal, ou seja, através do ânus/reto. A biópsia transretal é um procedimento simples, geralmente realizado no próprio consultório do urologista com o paciente acordado durante todo o procedimento e apenas com anestesia local. O procedimento é feito com o paciente deitado de lado e com os joelhos e quadril fletidos.

O urologista insere pelo ânus uma sonda de ultra-som, semelhante à sonda usada na ultrassonografias transretais da próstata, com a diferença de haver também acoplada uma agulha de biópsia (acompanhe o texto com a ilustração abaixo). Não se assuste, pois a agulha permanece o tempo inteiro “escondida”, sendo exteriorizada apenas na hora de se obter as amostras de tecido. O exame quando feito com anestesia é praticamente indolor, porém, ainda assim pode ser um pouco desconfortável para pessoas mais ansiosas.

Biópsia da próstata

Com o ultrassom o médico consegue identificar a próstata e a  localização do(s) nódulo(s) suspeito(s), inserindo a agulha no ponto exato para coleta de material. Além dos locais suspeitos identificados pelo ultrassom, o urologista também costuma tirar pelo menos mais 6 amostras difusas de tecido prostático para aumentar a probabilidade de se obter uma amostra positiva. Quanto maior for o volume da próstata, mais amostras podem ser obtidas.

Normalmente, o procedimento não dura mais do que 10 minutos e o paciente pode ir para casa a seguir. O resultado costuma demorar uma semana para ficar pronto.

Eventualmente o paciente pode ter um câncer de próstata e esse não ser identificado pela biópsia. Se o tumor não for muito grande, a agulha pode não pegá-lo, sendo obtidas apenas amostras de tecido prostático sadio. Se o quadro clínico for muito sugestivo de câncer e a biópsia apontar apenas tecido saudável, o urologista pode optar por repeti-la. Quando a biópsia é repetida, o médico pode decidir pela chamada biópsia de saturação, quando são obtidos entre 12 e 24 amostras da próstata. Deste modo, a chance de se pegar uma área acometida por células malignas torna-se bem grande.

A biópsia da próstata também pode ser feita pela via transuretral (pela uretra, canal do pênis) ou transperineal (pelo períneo, região entre o ânus e a bolsa escrotal). Essa duas vias, porém, são usadas geralmente em casos especiais apenas.

Cuidados antes da biópsia de próstata

A biópsia da próstata aumenta o risco de infecção urinária, por isso, é comum o urologista solicitar uma urocultura antes da biópsia para não fazê-la caso o paciente apresente bactérias na urina (leia: EXAME UROCULTURA | Indicações e como colher). Se a urocultura for positiva, o paciente deve antes fazer um tratamento com antibióticos por 5 a 7 dias para esterilizar a urina. Mesmo estando a urocultura negativa, é recomendado o uso de pelo menos um comprimido de antibiótico, geralmente 500mg a 1000mg de ciprofloxacino, uma hora antes do procedimento. Também é comum a prescrição de antibióticos por alguns dias após a biópsia.

Alguns urologista indicam a lavagem intestinal com um enema para ser realizada no dia do procedimento em casa, porém, esta conduta não é essencial e nem todos os médicos a indicam.

Um jejum de pelo menos 4 horas é indicado.

A biópsia é um procedimento que sangra, os pacientes não devem estar tomando drogas que inibam a coagulação. Se você toma medicamentos como Clopidogrel, Ticlopidina, Aspirina (leia: ASPIRINA | AAS | Indicações e efeitos colaterais), anti-inflamatórios (leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS | Ação e efeitos colaterais) ou Varfarina (leia: INTERAÇÕES COM A VARFARINA (MAREVAN, VARFINE, COUMADIN)) alerte seu médico deste fato, pois a maioria dos urologistas prefere suspender estas drogas dias antes da biópsia.

Se o paciente apresenta uma próstata grande e dificuldades para urinar, o médico costuma passar uma sonda vesical para impedir que o edema da próstata após a biópsia obstrua totalmente a passagem da urina.

Cuidados após a biópsia de próstata

Após a biópsia o paciente pode ir para casa. Sugere-se evitar atividades físicas, incluindo atividade sexual até o dia seguinte. Como alguns médicos optam por uma sedação leve antes da biópsia, não é indicado dirigir após os procedimento.

É normal haver um pouco de dor na região pélvica e uma pequena perda de sangue pelo ânus. Também são comuns a presença de pequena quantidade de sangue na urina e no esperma por alguns dias. Outro achado não preocupante é uma mudança de cor do esperma por algumas semanas, ficando este geralmente mais claro.

Se o sangramento urinário ou retal for de grande quantidade ou persistir por mais de três dias, o médico deve ser consultado. Outro sinal de complicação é a retenção urinária. Se após a biópsia o paciente tiver vontade de urinar, mas não conseguir, deve-se contatar o urologista. Uma dor que se agrava em vez de melhorar com o passar dos dias ou a presença de febre também são sinais de possíveis complicações.

Vérsion en español:  BIOPSIA DE LA PRÓSTATA

Publicidade
  • Anonymous

    Obrigado pelas informações doutor. Estou com PSA aumentado e meu urologista quer fazer uma biópsia da próstata. Agora estou bem informado.
    Rui.

  • http://pulse.yahoo.com/_XUGVU4QSIRGFFQNLHLME5W6ABY bujão

    Gostaria de saber se o aumento de prostata benigno tem alguma causa?
    A vida sexual muito intensa pode ser umas das causas?
    Obrigado.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É natural da idade.

    • francisco

      Obrigado Dr. Estava tenso, agora vou fazer a biopsia mais tranquilo.

  • kelly

    gostaria de uma informação por favor, meu pai fez a biópsia, e diagnostico o câncer, medindo 0,3 mas ele anda sentindo muitas dores e ele fala que parece um ovo, o que pode ser? 
                             obrigado

  • Mararubiagarelha

    ola meu padrasto fez uma biopsia de prostata e depois de um dia começou ter febre e dificuldade de urinar, o que pode ter acontecido 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Existe um pequeno risco de infecção. É preciso contactar o urologista.

  • Prcs Iait

    Farei a Biopsia dia 17 pf. Obrigado pelo esclarecimento.

  • Lylian_oliveira2

    Meu pai fez a biopsia no sabado, no domingo a tarde teve muita febre e começou com retenção urinária, o médico colocou uma sonda para ele usar até sair o resultado da biopsia, esse procedimento é comum?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O edema da próstata após a biópsia pode causar um obstrução transitória do fluxo da urina. Enquanto ele tiver retenção urinária, a sonda está indicada.

  • Jailton

    Olá,meu pai tem 75 anos e á uns 15 dias atrás tinha vontade de urinar e não conseguia,ai colocaram a sonda nele e ficou cerca de 10 dias com a mesma,só que após a retirada ele continua sem conseguir urinar e o que é mais estranho,ele nem sente vontade. 

  • anônimo

    olá doutor Bom dia

  • Esperança

    Olá doutor bom um tio meu esta sentindo forte dores ao urinar sente ardência ao urinar,sente dores na região  pélvica e desconforto ao deitar,com isso passa a maior parte deitado devido as dores incomoda,ele foi em três médicos e todos ao falar dos sintomas suspeitam sobre próstata.Fico muito preocupada por que é um ente muito querido.Me ajude por favor sei que em muitos casos que Deus me perdoe,mais um tumor seja qual ele for só aparece os sintomas quando ele já esta bem avançado.Existe uma esperança  de cura mesmo se estiver em um estado avançado Doutor?
        Obrigada!!!!

  • Anonymous

    Meu pai fará amanhã a biópsia. Obrigada pelos esclarecimentos.

  • http://pulse.yahoo.com/_XUGVU4QSIRGFFQNLHLME5W6ABY bujão

    Gostaria de saber se o aumento de prostata benigno tem alguma causa?
    A vida sexual muito intensa pode ser umas das causas?
    Obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O crescimento da próstata é natural da idade.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É natural da idade.

  • Esperança

    Olá doutor bom um tio meu esta sentindo forte dores ao urinar sente ardência ao urinar,sente dores na região  pélvica e desconforto ao deitar,com isso passa a maior parte deitado devido as dores incomoda,ele foi em três médicos e todos ao falar dos sintomas suspeitam sobre próstata.Fico muito preocupada por que é um ente muito querido.Me ajude por favor sei que em muitos casos que Deus me perdoe,mais um tumor seja qual ele for só aparece os sintomas quando ele já esta bem avançado.Existe uma esperança  de cura mesmo se estiver em um estado avançado Doutor?
        Obrigada!!!!

  • anônimo

    olá doutor Bom dia

  • Allan

    Quais são os riscos de uma biópsia? pode haver complicações graves após realizada?
    Obrigado, Allan

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sangramento, infecção da próstata e obstrução urinária por edema da próstata são as complicações mais comuns, mas ainda assim, ocorrem em menos de 5% dos casos.

      • jules6nov45

        Faz quatro dia que fiz a biopsia da próstata. Não estou urinando normalmente já que ficou dolorido, isto é comum ou tenho que procurar ajuda medica urgente

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Se você está com dificuldade de urinar, deve procurar procurar o seu urologista e comunicar este fato a ele.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sangramento, infecção da próstata e obstrução urinária por edema da próstata são as complicações mais comuns, mas ainda assim, ocorrem em menos de 5% dos casos.

  • Valter Cruz

    DR. Pedro,

    O que é C.M.P. Próstata ? Veja: LINK REMOVIDO PELO AUTOR DO SITE

    Isso é feito no Brasil?

    O Sr. recomenda? é essa maravilha toda que diz o texto?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Do jeito que está descrito ele vai contra todos os guidelines internacionais sobre diagnóstico de câncer de próstata. Como não há referências bibliográficas para sustentar as suas afirmações, fica impossível opinar sobre a sua utilidade real. Este texto para mim não tem nenhum valor cientifico.

  • Valter Cruz

    DR. Pedro,

    O que é C.M.P. Próstata ? Veja: http://drgdiaz.com/eco/prostata/cmpprostata.shtml

    Isso é feito no Brasil?

    O Sr. recomenda? é essa maravilha toda que diz o texto?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Do jeito que está descrito ele vai contra todos os guidelines internacionais sobre diagnóstico de câncer de próstata. Como não há referências bibliográficas para sustentar as suas afirmações, fica impossível opinar sobre a sua utilidade real. Este texto para mim não tem nenhum valor cientifico.

  • Allan

    Doutor, desculpas pelo incomodo, mais tenho uma dúvida que ainda não consegui esclarecer , que tipo de anestesia é usada durante a biópsia?
    Obrigado, Allan

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Local.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Local.

  • Allan

    Doutor, fazer uma biópsia não seria arriscado? ouvi dizer em um site, que uma biópsia pode aumentar o risco de um câncer de próstata se desenvolver mais rápido, falam que ela pode derrubar células câncerigenas (como metástase) no sangue, ou isso só ocorre em casos específicos? essa é mais uma dúvida que a internet poem em circulação e não especifica, somente a opinião de um especialista pode me esclarecer a dúvida, ficarei grato com a resposta!
    Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com as técnicas atuais este risco é muito baixo. Quase irrelevante. O benefício que o resultado da biópsia pode trazer é infinitamente maior que o risco de espalhar o câncer.

  • Allan_ribeirogabriel

    Adenocarcinoma Acinar Usual, já seria necessariamente um câncer, com Gleason 3+3? e o que é de fragmentos retirados da prostata ,invasão angiolinfática ausente e invasão perineural presente?

    Não estou pedindo qualquer diagnóstico, apenas uma opinião! sou muito grato pela atenção!
    Allan

  • Luciane_eickhoff

    Dr o meu pai descobriu um ccancer de prostata com grau 7. Quais são os riscos de uma cirurgia? O médico está querendo fazer tratamento com hormônios, mas li na internet que esse tratamento ñ cura a doença. Qual a sua opinião? O cancer esta só na prostata, mas ela está muito inchada e comprimindo a bexiga.

  • Db Maia

    dr. boa tarde! meu pai esta com a prostata com 122g, seu valores de psa foram:psa total 8.4 , livre 1.66 e a relaçao deu 19.76. gostaria de um opiniao do sr. obrigada

  • Thaisfabiola

    dr pedro me esclarece porque sai sangue esperma quando ejacula

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depois da biópsia pode ocorrer durante alguns dias, pois o esperma passa obrigatoriamente pela próstata.

  • Deborahfabiana

    Boa noite Dr. meu pai ( com 63 anos) tem a próstata aumentada , e o PSA muito alterado 8 % irá fazer uma biópsia, é normal nesta faixa etária ter esse problema ?Sempre teve a prostata aumentada, mas agora o PSA esta maior, é normal acontecer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Quando você diz “normal” eu fico meio sem entender o que realmente você quer dizer, pois doenças e alterações não são coisas normais, senão não seriam doenças. Se você quer saber se é comum, sim, é comum nesta faixa etária.

  • Deborahfabiana

    Boa noite Dr. meu pai ( com 63 anos) tem a próstata aumentada , e o PSA muito alterado 8 % irá fazer uma biópsia, é normal nesta faixa etária ter esse problema ?Sempre teve a prostata aumentada, mas agora o PSA esta maior, é normal acontecer?

  • Marlucerx

    Já tem 3 dias que fiz o exame da prostata com biopsia e continua sangrando é normal?
    E sinto umas fisgada no reto isso é normal também?

  • Vera Lucia

    Dr. Pedro, é normal indicar biópsia de próstata também quando ela esta com tamanho reduzido? pensei que só havia suspeita de cancer no caso hipertrofia
    da próstata! no aguardo , abçs e desde já agradeço.

    • Pedro Pinheiro

      Se ao toque retal ou através do ultrassom o médico notar algo de suspeito na próstata, a biópsia está indicada, mesmo que o tamanho da próstata seja normal.

  • Frederico

    Ola fiz o exme de bipsia da prostata dia 26/08 e só agora dia 30/08 tenho um pouco de sangue na urina, é normal depopis de 4 dias aparecer estes sintomas?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Pode acontecer. Porém, se o sangramento persistir, contacte o seu urologista.

  • Tatiana Lobão

    Oi Dr. Meu pai realizou a segunda biópsia agora dia 08/10. Desta ultima vez, achei o procedimento mais agressivo, já que não foi dada a anestesia geral. Desde então, apresenta picos de febre pelo menos duas vezes ao dia. O que fazer?
    Posso continuar com o Cipro? Ele está sem apetite, diz que tudo tem um cheiro ruim. Obrigada desde já!
    .

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não automedique. Se ele tem febre, pode estar infectado. Tem que entrar em contato com o urologista.

  • Adelinarodrigo@hotmail.com

    Boa tarde, Dr; meu pai esta com a próstata, e tem que realizar um exame, chamado biópsia so que estamos com duvida se pode ou não fazer, pois muita gente fala que se estiver com o câncer pode se estender pelo o corpo, existe essa possibilidade?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não existe isso. Se ele estiver com suspeita de câncer, tem mesmo que fazer a biópsia.

  • KATE NUNES

    Depois da biopsia ele está sentindo uma dor incomoda

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É comum.

  • ju souza

    olá Dr Pedro meu pai tem 75 anos Ta com problema na prostata dificuldade pra urina em uns exames deu nódulos.sera que ele ja está com câncer? ele vaí fazer outros exames para ve se opera ou não estou com muito medo pois pela teimosia dele ja faz muito tempo com esse sintomas só agora conseguimos convence ele a procura um médico..pela idade será que ainda da pra fazer cirurgia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O câncer de próstata costuma ser indolente. Na maioria dos casos há tratamento efetivo. Mas, antes de de se estressar, espere a confirmação do diagnóstico.

  • fausto soares

    Bom dia Dr. meu pai realizou uma biópsia da próstata e teve retenção urinária e teve que colocar uma sonda, após 5 dias o médico pediu para que a sonda fosse retirada, porém ao retirar a sonda ele está sofrendo novamente de retenção urinária, isto é normal?? qto tempo o trauma na próstata leva para se desfazer e ele possa voltar a urinar normalmente? Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A próstata ainda deve estar inchada, por isso a retenção. Não há uma data limite. O ideal é colocar a sonda e tentar retirá-la daqui mais alguns dias de novo.

  • Diego

    Bom dia Dr.
    Meu pai fez a Biopsia, e após dois dias está sentindo muita dor nas costas e até nas pernas!
    Para qual especialista devo levá-lo?
    Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Urologista.