26 de julho de 2013

HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA

A hiperplasia prostática benigna ou hiperplasia benigna da próstata (HBP) é uma condição caracterizada pelo aumento do tamanho da próstata, não tendo nenhuma relação com o câncer da próstata. Neste texto vamos abordar os sintomas, o diagnóstico e o tratamento da hiperplasia da próstata.

Publicidade

O que é a próstata?

A próstata é uma glândula do tamanho de uma noz (3cm de diâmetro), com aproximadamente 20 gramas de peso, presente apenas no sexo masculino. Localiza-se na base da bexiga e circunda a parte inicial da uretra, canal que leva a urina da bexiga para pênis.

A próstata faz parte do sistema reprodutor masculino, sendo responsável pela secreção de um fluído alcalino (com pH elevado) que protege os espermatozoides do ambiente ácido da vagina e aumenta sua mobilidade, facilitando a chegada dos mesmos ao óvulo.

Como apresenta íntima relação com a uretra (canal que drena urina da bexiga), alterações no tamanho da próstata podem comprimir a mesma e dificultar a passagem de urina, levando aos sintomas de prostatismo, que serão explicados mais à frente.

Hiperplasia prostática benigna

Como a próstata encontra-se encostada ao reto, ela pode ser palpada através do toque retal, um dos métodos mais simples de avaliação da glândula. Uma próstata aumentada de tamanho ou de forma irregular devido à presença de um tumor pode ser facilmente identificada por este método. Falaremos com mais detalhes sobre o toque retal na parte de diagnóstico.

A próstata pode crescer e causar sintomas por três motivos:

– Hiperplasia benigna da próstata.
– Câncer de próstata (leia: CÂNCER DE PRÓSTATA | Sintomas, diagnóstico e tratamento).
– Prostatite – infecção da próstata (leia: PROSTATITE | Sintomas, causas e tratamento).

Para mais detalhes sobre a próstata, leia: O QUE É A PRÓSTATA?

Hiperplasia benigna da próstata (HBP)

O aumento do tamanho da próstata é um processo estimulado pela presença do hormônio testosterona e ocorre durante toda vida no sexo masculino. Quanto mais velho é uma pessoa, mais tempo a sua próstata teve para crescer. Isto significa que com a idade, praticamente todos os homens terão uma próstata grande. Aos 40 anos 10% dos homens já têm uma próstata aumentada de tamanho; aos 50 anos, esse número pula para 50%; após os 80 anos, mais de 80% da população masculina apresenta hiperplasia prostática benigna.

A hiperplasia benigna da próstata, como o próprio nome diz, é um crescimento benigno, que nada tem a ver com câncer. Repetindo para não haver confusão: a hiperplasia da próstata é um processo natural do envelhecimento e NÃO se transforma em câncer de próstata. Esta confusão surge frequentemente porque quase todo paciente com câncer de próstata tem mais de 60 anos, idade na qual a prevalência da HBP é alta. Fazendo uma comparação grosseira, podemos dizer  que muitos pacientes com câncer de próstata têm cabelo branco, mas nem por isso achamos que ter cabelo branco causa câncer.

Sintomas da hiperplasia benigna prostática

O aumento da próstata em si não é um problema. O problema está no fato da próstata estar anatomicamente localizada junto a algumas estruturas do trato urinário, principalmente a uretra.  O aumento da próstata comprime a uretra e atrapalha a saída da urina, podendo inclusive causar obstrução, hidronefrose (acúmulo de urina no rim) e insuficiência renal. Veja a ilustração do início do texto para entender como se dá a compressão da uretra.

Os sintomas da hiperplasia benigna prostática estão relacionados à obstrução da uretra. Os primeiros sinais são a perda de força do jato urinário e a necessidade de urinar frequentemente.

Explicando: a próstata aumentada comprime a uretra e atrapalha a drenagem da urina. Na maioria das vezes essa obstrução é parcial e permite que algum volume de urina passe, principalmente quando a bexiga está cheia e a pressão consegue vencer a resistência causada pela próstata aumentada. Porém, quando o nível de urina dentro da bexiga desce, a pressão cai e o jato, que já é fraco, se interrompe. O resultado final é uma bexiga que não consegue mais se esvaziar por completo, ficando sempre com alguma urina em seu interior. Por isso, o paciente sente vontade de urinar frequentemente, mas só consegue eliminar pequenos volumes.

O não esvaziamento completo da bexiga faz com que um grande volume de urina fique sempre represado, favorecendo o crescimento de bactérias em seu interior, já que o ato de urinar expulsa boa parte dos micro-organismos presentes na urina. Nos pacientes com hiperplasia benigna da próstata, há sempre um “laguinho” de urina para as bactérias se reproduzirem. Não é de se estranhar que a cistite (infecção da bexiga), rara em homens até os 45-50 anos, passe a ser um diagnóstico comum em idosos (leia: INFECÇÃO URINÁRIA (CISTITE) para entender mais sobe o assunto).

O fato da urina ficar represada dentro da bexiga também favorece a formação de cálculos (pedras) no seu interior (leia: CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS | Sintomas da cólica renal).

Hidronefrose - hiperplasia prostática

Conforme a próstata cresce, mais comprimida fica a uretra, até o ponto onde pode haver uma completa obstrução da passagem da urina. A urina que não é drenada se acumula na vias urinárias e acaba por acometer os rins, levando à hidronefrose (dilatação dos rins). O resultado final é a insuficiência renal grave, podendo haver necessidade de hemodiálise de urgência. (leia: HEMODIÁLISE).

É bom destacar que não é necessária a suspensão completa da urina para se ter grave lesão nos rins. O paciente pode ainda conseguir urinar e mesmo assim estar com obstrução e hidronefrose grave. Basta que ele tenha um ritmo de eliminação de urina menor do que a produzida pelos rins.

Quanto mais tempo os rins ficam obstruídos e cheios de urina, menor é a chance de recuperação após a desobstrução do fluxo. Após 7 a 10 dias de hidronefrose, começam a surgir lesões irreversíveis dos rins, um processo que se completa após 3-4 meses de obstrução, época em que provavelmente o doente permanecerá dependente de hemodiálise, mesmo que venha a corrigir o problema.

Outro sintoma do crescimento da próstata é a disfunção erétil (impotência), que ocorre por compressão dos nervos que controlam a ereção (leia: IMPOTÊNCIA SEXUAL | Causas e tratamento).

Resumindo os sintomas da hiperplasia prostática benigna:

– Dor ou dificuldade para urinar
– Jato urinário fraco
– Necessidade de urinar pequenos volumes com grande frequência
– Incapacidade de esvaziar a bexiga
– Infecção urinária
– Cálculo de bexiga
– Insuficiência renal nos casos de grave obstrução e hidronefrose

Como muitos pacientes com aumento da próstata e hidronefrose ainda conseguem urinar, não é incomum que os mesmo não procurem ajuda médica precocemente, negligenciando seus sintomas urinários. Este comportamento acaba por tornar o quadro bem mais grave, muitas vezes fazendo com que o paciente pare no hospital, tempos depois, com um quadro de insuficiência renal avançada. É importante que qualquer idoso, ao primeiro sinal ou sintoma de crescimento da próstata, seja avaliado por um urologista.

Como é feito o diagnóstico da hiperplasia prostática benigna?

Existe um tabela de pontos chamada de ESCORE INTERNACIONAL DE SINTOMAS PROSTÁTICOS. São 7 perguntas e cada uma recebe uma pontuação de 0 a 5

  • Quantas vezes ficou a sensação de não esvaziar totalmente a bexiga?
  • Quantas vezes teve de urinar novamente menos de 2 horas após ter urinado?
  • Quantas vezes observou que, ao urinar, parou e recomeçou várias vezes?
  • Quantas vezes observou que foi difícil conter a urina?
  • Quantas vezes observou que o jato urinário estava fraco?
  • Quantas vezes teve de fazer força para começar a urinar?
  • Quantas vezes, em média, teve de se levantar à noite para urinar?

0 = Nenhuma
1 = Menos de 1 vez em 5
2 = Menos da metade das vezes
3 = Metade das vezes
4 = Mais da metade das vezes
5 = Quase sempre

Leve: 0 a 7;
Moderada: 8 a 19;
Severa: 20 ou mais

O escore acima avalia a severidade dos sintomas prostáticos, mas não diferencia entre HBP, câncer de próstata e prostatites, que apresentam sintomas muito parecidos.

O diagnóstico diferencial envolve o toque retal, a dosagem do PSA, a ultrassonografia transretal e abdominal, e a biópsia da próstata (leia: BIÓPSIA DA PRÓSTATA | Indicações e complicações)

PSA

O PSA é um marcador de doença prostática, colhido através de análises de sangue. O PSA eleva-se na HPB, nas prostatites e, principalmente, no câncer de próstata.

PSA menor que 2,5 = Baixo risco de câncer
PSA entre 2,5 e 10 = Risco intermediário de câncer
PSA maior que 10 = Alto risco de câncer
PSA maior que 20 = Muito alto risco de câncer e elevada chance de doença metastizada

Pacientes com PSA baixo raramente tem câncer. Quando o valor do PSA é intermediário, o diagnóstico mais provável é a HBP, mas o câncer de próstata não pode ser descartado. PSA alto indica alto risco de câncer, mas também é possível que seja prostatite ou até mesmo apenas HBP. PSA maiores que 20, praticamente só surgem no câncer ou em alguns casos de prostatite.

Toque retal

Toque retal para avaliação da próstata

O toque retal consegue detectar o aumento da próstata, pois a mesma encontra-se encostada ao reto. Este exame da próstata, quando realizado por médico experiente, permite, em muitos casos, saber se o aumento da próstata é uniforme, ou seja, causado pela HBP, ou localizado, causado por um tumor.

O toque retal permite ao médico detectar irregularidades, nódulos, assimetrias e mudanças na consistência da próstata.

Ultrassonografia da próstata

O ultrassom realizado pela via retal permite uma boa visualização da próstata, permitindo calcular o seu tamanho e volume, podendo também detectar nódulos suspeitos.

O ultrassom abdominal permite calcular o volume de urina na bexiga e avaliar a capacidade de esvaziamento da mesma. Também é possível ver os rins e diagnosticar eventuais obstruções graves que estejam causando hidronefrose.

Se após a realização de todos esses exames, o câncer continuar sendo uma hipótese, faz-se necessária a realização da biópsia da próstata para se fechar o diagnóstico.

Tratamento da hiperplasia benigna da próstata

Pacientes que apresentam HBP diagnosticada em exames de rotina e não apresentam nenhuma queixa ou sinal de obstrução urinária podem ser acompanhados regularmente sem tratamento específico.

Se houver aumento da próstata e sinais de obstrução moderada das vias urinárias, geralmente o tratamento indicado é feito com medicamentos que diminuem o tamanho da próstata. Entre as drogas disponíveis podemos citar:

– Terazosina.
– Doxazosina.
– Tansulosina.
– Alfuzosina.
– Finasterida.
– Dutasterida.

RTUP - tratamento da hiperplasia da próstata

Quando a obstrução das vias urinárias é grave ou quando o tratamento com medicamentos não tiver sucesso, ou seja, se não houver redução do tamanho da próstata, a cirurgia passa a ser uma opção.

A ressecção transuretral da próstata (RTUP) é atualmente o procedimento cirúrgico mais usado. Neste procedimento o urologista retira grande parte da próstata com um aparelho chamado ressectoscópio, que é introduzido através da uretra. Por este aparelho é possível introduzir uma lâmina para ressecar a próstata e aspirar o tecido retirado. Geralmente retira-se todo o interior da próstata, deixando apenas a parte externa. A cirurgia é feita com anestesia geral (leia: ANESTESIA GERAL | Como funciona e quais os riscos) ou regional e dura em média 90 minutos.

Se a próstata não for muito grande uma cirurgia possível é a incisão transuretral da próstata (ITUP), semelhante a RTUP, mas apenas retirando uma pequena parte de tecido da próstata, o suficiente para desobstruir a uretra.

Existem outras técnicas para ressecção da próstata, como Laser, micro-ondas, cauterização, etc. A técnica depende da gravidade de cada caso e da experiência do urologista.

Vérsion en español:  HIPERPLASIA BENIGNA DE PRÓSTATA
"HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA", 5 out of 5 based on 30 ratings.
Publicidade
Publicidade
  • Leni Aparecida Santos

    Boa noite Dr. Pedro, obrigada por esse espaço e tbem pelas explicações tão esclarecedoras. Meu marido começou a tomar à 5 dias o remédio MESILATO DE DOXAZOSINA 2MG, para tratar HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA (HPB). 2 comprimidos ao dia, 1 de manhã e outro a noite. Porém ele tem se sentindo muito mal, dores de cabeça forte, vomito, vertigem, calafrios, dores no pescoço etc…, como o médico é pelo SUS e as consultas demoram na média 2 a 3 meses, será que o Sr. pode nos esclarecer se esse remédio é perigoso ou se ele pode parar de tomar o remédio até a próxima consulta ????? Obrigada.

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      São efeitos colaterais possíveis. Se os sintomas forem muito fortes, o ideal é suspender e ver se melhora. Agora, se ele parar com o remédio, o ideal é entrar em contato com o médico e avisá-lo.

  • Ivan Barbosa

    Dr. tenho 46 anos e estou com dificuldade de urinar e também sinto uma pequena dor no prepúcio que fica irradiando. A bexiga esta meio dolorida. O que pode ser:

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      De longe não tenho como adivinhar. Mas de qualquer modo, são todos sintomas que indicam uma visita ao urologista.

  • teresa frizado

    Dr
    Meu cunhado sofre de próstata aumentada e hoje deixou de urinar.Foi ao médico e colocaram-lhe algália, que vai ser mudada só daqui a quinze dias.Ele não tem apetite e encontra-se em casa e muito debilitado.Esta situação é normal?
    Grata pela atenção

    Teresa

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Tem que saber como está a função renal dele. Se a obstrução foi prolongada, pode ter causado insuficiência renal aguda.

  • Ines

    Boa tarde, o meu marido fez análises de rotina e deu psa elevado para a idade. Repetiu e tinha aumentado um pouco. Nao tem quaisquer sintomas. Tem 37 anos e o valor é de cerca de 2 e pouco e depois 3. Fez uma eco prostatica, que deu que tem um lado mais escuro. A médica de clínica geral passou 1 antibiótico (Ciprofloxacina) para cerca de 13 dias e irá repetir a análise depois. Nao deveria ir a um urologista? Nao será mau tomar antibiótico sem saber se é bacteria. Obrigado e desculpe o incomodo.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Ela deve ter achado que se trata de uma prostatite, por isso indicou antibióticos. Acho que não faz mal esperar o fim do tratamento para decidir se é preciso ir ao urologista. Não me parece um caso de emergência, que precise ser visto imediatamente.

  • Irineu

    Doutor, tenho HPB e gostaria de saber como se calcula o volume e o peso da próstata. Qual é a fórmula matemática? Por exemplo, temos as medidas 0,51 X 0,45 X 0,43 que é igual a 52gr. Qual foi formula usada para achar o volume e depois o peso? Existe um peso específico gr/cm³ fixo, por exemplo, 1,08gr/cm³, para todas as próstata?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Existe mais de uma fórmula. A mais usada é a elipsoide. Multiplique largura x altura x comprimento x π/6

  • Ricardo Palota

    Ricardo Palota,

    Olá Dr. Pedro,

    Estou com caso em que meu pai, com 75 anos e com Alzhaimer, está urinando sangue e também sente muita dor ao urinar. Levamos ele no hospital onde ficou internado por um dia e foi atendido por uma clinica geral que solicitou uma ecografia, pois o hospital não possui aparelho para tomografia .
    Foi visto na ecografia que ele estaria com um coagulo de sangue dentro da bexiga e, a médica disse
    que poderia ser um tumor na bexiga. Ele já tem alguns prloblemas na próstata, e toma o Doxazosina,
    Sintomas que ele sente: Muita dor ao urinar e com sangue, sente dificuldade ao urinar, mas está conseguindo urinar bastante, mas diz que a dor é muito forte coitado.
    Será que é algum cancer mesmo ou alguma infecção seguida do inchaço da próstata ???

    Obrigado.

  • Ricardo Palota

    Olá Dr Pedro,

    Meu pai está com 75 anos e foi feito uma ecografia no trato urinário e foi verificado que ele está com uma bola de sangue na bexiga, ele já tem problemas de prostata e toma o Doxazosina.
    O que nos preocupa é que ele está urinando muito sangue, ele também tem Alzheimer em estágio avançado e ele reclama que sente muita dor ao urinar.
    Ampedica disse que poder ser tumor na bexiga, será ???

  • Dalmo Peres

    Olá Dr. Pedro, bom dia,

    Estou com uma dúvida que me parece meio simples e penso que o Senhor pode me ajudar.

    Tenho 26 anos e há cerca de 5 anos venho notando uma perda de força do jato urinário, mas essa perda tem acontecido numa frequência muito, muito pequena.

    Acontece que dependendo do dia ou do momento, meu jato de urina é mais forte ou mais fraco. Parece que tem a ver com o que eu como ou bebo. Numa noite de algumas cervejas e água, por exemplo, o jato fica um pouco mais forte. E um sintoma curioso e peculiar: quando urino poucos minutos depois de ejacular, o jato se torna bem mais forte que o normal.

    O que pode ser a causa do meu problema? Suspetei de hiperplasia prostática benigna, mas não sei. Acredito que sou muito novo para começar a ter aumento benigno da próstata, não? E esse sintoma em especial de urinar mais forte após a ejaculação pode ser algum indicativo? Pois nunca ouvi falar nesse sintoma.

    Aguardo sua ajuda.

    Muito obrigado e parabéns pelo seu trabalho!

    Abraços,

    Dalmo Peres

  • Dalmo Peres

    Olá Dr. Pedro, bom dia,

    Estou com uma dúvida que me parece meio simples e penso que o Senhor pode me ajudar.

    Tenho 26 anos e há cerca de 5 anos venho notando uma perda de força do jato urinário, mas essa perda tem acontecido numa frequência muito, muito pequena.

    Acontece que dependendo do dia ou do momento, meu jato de urina é mais forte ou mais fraco. Parece que tem a ver com o que eu como ou bebo. Numa noite de algumas cervejas e água, por exemplo, o jato fica um pouco mais forte. E um sintoma curioso e peculiar: quando urino poucos minutos depois de ejacular, o jato se torna bem mais forte que o normal.

    O que pode ser a causa do meu problema? Suspetei de hiperplasia prostática benigna, mas não sei. Acredito que sou muito novo para começar a ter aumento benigno da próstata, não? E esse sintoma em especial de urinar mais forte após a ejaculação pode ser algum indicativo? Pois nunca ouvi falar nesse sintoma.

    Aguardo sua ajuda.

    Muito obrigado e parabéns pelo seu trabalho!

    Abraços,

    Dalmo Peres

  • hctorres

    Doutor

    Tenho 47 anos e recentemente realizei uma utrasonografia transretal da prostáta que concluiu que estou com hiperplasia prostática, me trato pelo SUS e minha consulta no urologista é para daqui alguns meses, o que mais esta me preocupando (segundo o laudo) e a presença de nódulos de hiperplasia e calcificações na glândula interna. O senhor poderia me explicar o que isso significa e o que são essas calcificações doutor? Obrigado.

    Dados:
    Medidas Prostáta: 36x37x45mm
    Peso 31,2 gramas
    PSA Total: 0,48
    Exâme de urina: Normal
    Histórico familiar: Pai com cancer de prostáta(falecido aos 69 anos) e irmão (58 anos) com hiperplasia prostática severa.

  • hctorres

    Doutor

    Tenho 47 anos e recentemente realizei uma utrasonografia transretal da prostáta que concluiu que estou com hiperplasia prostática, me trato pelo SUS e minha consulta no urologista é para daqui alguns meses, o que mais esta me preocupando (segundo o laudo) e a presença de nódulos de hiperplasia e calcificações na glândula interna. O senhor poderia me explicar o que isso significa e o que são essas calcificações doutor? Obrigado.

    Dados:
    Medidas Prostáta: 36x37x45mm
    Peso 31,2 gramas
    PSA Total: 0,48
    Exâme de urina: Normal
    Histórico familiar: Pai com cancer de prostáta(falecido aos 69 anos) e irmão (58 anos) com hiperplasia prostática severa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Possível até é, mas é muito pouco provável.

  • http://profile.yahoo.com/IC5GIIN5M5QPANAYJ77LZ7LQFA hermes ferreira

    Tenho 34 anos e de uns dias pra ca comecei a sentir dificuldade para urinar e indo diversas vezes no banheiro, é possível ter cancer de prostata com 34 anos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Possível até é, mas é muito pouco provável.

  • Fernando1956

    Prezado Doutor Marcelo, fiz uma ressecção transuretral da próstata há 60 dias. Nos primeiros 15 dias correu tudo bem e nem parecia que havia feito cirurgia. No entanto, voltei ao trabalho antes dos 30 dias recomendados pelo médico e mais, tive relações sexuais antes dos 45 dias também recomendados. Hoje não me sinto bem, com ardência para urinar sensação de bexiga cheia. Desconforto é a palavra. O fato de ter tido relações sexuais antes do prazo pode ter causado o que estou sentindo? Isso atrasará o processo de cicatrização? Obrigado pela atenção.

  • http://profile.yahoo.com/HL5OGCYDNMRJMBJQQPUI4U76SA Marcelo

    Marcelo

    Dr. Primeiramente obrigado por essa coluna que de muito ajuda a tirar algumas duvidas entao ,eu tenho 50 anos fiz alguns exames ex: Toque , Biopsia da prostata, ultrassonagrafia , foi acusada prostata benigna e aumento do crescimento da prostata e o meu ANTIGENO PROSTATICO ESPECIFICO -PSA ESTA EM 10,16 o meu PSA livre 1,28 e a relação PSA livre/PSA total em 0,12 , voces podem me dizer qual o melhor remedio que eu possa tomar?
    Obs. as vezes sinto pouca vontade de fazer sexo e muito dos casos a base de estimulante isso se deve o aumento da prostata? Obrigado!!

  • Carlos Mazucato

    Dr. eu Fiz PSA total – toque e ultrassonografia, deu tudo normal, porém estou com jato fraco de urina, conforme meu médio me passou o mesilato de doxazosina, já tomei 3 caixas, mas quando esqueço de tomar os sintomas de jato fraco volta, se minha próstata não esta inchada o que sera isto então…

  • Carlos Mazucato

    Dr. eu Fiz PSA total – toque e ultrassonografia, deu tudo normal, porém estou com jato fraco de urina, conforme meu médio me passou o mesilato de doxazosina, já tomei 3 caixas, mas quando esqueço de tomar os sintomas de jato fraco volta, se minha próstata não esta inchada o que sera isto então…

  • Rafael Brito de Moura

    Dr. Pedro,
    Meu pai tem 56 anos e sempre teve acompanhamento médico regular. Sempre teve os níveis de PSA normais e exames de toque normais (ele faz anualmente, apesar de não apresentar nenhum fator de risco). Esse ano, ele fez o teste de PSA e deu 16. Muito preocupado, ele procurou seu urologista e o próprio médico fez um exame de toque retal e uma ultra-sonografia transretal e ambas deram normal. No dia que ele fez o exame de PSA, ele estava com infecção de urina, com muita dor para urinar e o exame de urina deu leucócitos elevado (12000) e segmentos elevado (não lembro o valor). Eu gostaria de acalma-lo, pois ele está tomando antibiótico e o médico disse que não é cancer, pois aumentou muito de repente e ele estava com infecção, que pode alterar o método. Assim que ele terminar o uso do antibiótico, ele vai refazer o teste de PSA. O que o senhor me diz e recomenda?

    • Rafael Brito de Moura

      Prezado Dr,
      Ainda falando sobre o caso do meu pai, após o uso de antibiótico por apenas 1 semana, o PSA dele abaixou de 12 para 7 (no texto anterior, eu informei que era 16, mas na verdade era 12). O médico falou que com certeza era a infecção que tinha elevado o PSA. Agora ele está tomando por 2 semanas, conforme o tratamento indicado pelos urologistas.
      A minha pergunta é a seguinte: Existe caso de câncer de prostata que o nível de PSA pode abaixar tanto assim com antibiótico? Como ainda não atingiu a faixa indicada, eu fico um pouco preocupado…

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        A prostatite pode causar elevação do PSA. Se com o tratamento houve queda do PSA, a princípio o diagnóstico e o tratamento estão corretos. Pensar em câncer só mais para frente se o problema não sumir.

        • Rafael Brito de Moura

          Prezado Dr,
          Muito obrigado pelo comentário.
          Meu pai repetiu o exame após os 15 dias de antibiótico e o PSA abaixou para 4,9. O médico mandou continuar com o remédio até o PSA atingir 3.
          O médico também falou que vai fazer um tratamento após os antibióticos, pois a prostata dele está levemente aumentada (pela idade dele, o médico falou que está normal, mas que daria pra tentar diminuir um pouco). Ele disse que é melhor tratar agora para evitar ter que retira-la mais para frente.
          Parabéns pela iniciativa do forum e pelas escolhas que você fez em sua vida.
          Abraço.

  • DilbertCN

    Dr. Pedro, Boa Tarde.

    Primeiramente, parabenizo-lhe pela iniciativa em disponibilizar neste site, informações importantes e bem esclarecedoras sobre o trato urinário.

    Dr. Pedro, gostaria muito de marcar uma consulta com o senhor, pois já fui a vários médicos e ainda apresento os mesmos sintomas. Acessando a esta página, pude identificar melhor os sintomas e as possíveis causas deste meu problema.

    Por favor, gostaria de saber onde fica a sua clínica e telefone para que eu possa marcar uma consulta o mais breve possível.

    Desde já, agradeço muito pela atenção dispensada e mais uma vez, parabenizo-lhe pelas informações apresentadas nesta site que, com certeza, serão útil a muitas outra pessoas.

    Obrigado.

  • DilbertCN

    Dr. Pedro, boa tarde.
    Primeiramente, parabenizo-lhe pela iniciativa em disponibilizar neste site, informações importantes e bem esclarecedoras sobre o trato urinário.

    Dr. Pedro, gostaria muito de marcar uma consulta com o senhor, pois já fui a vários médicos e ainda apresento os mesmos sintomas. Acessando a esta página, pude identificar melhor os sintomas e as possíveis causas deste meu problema.

    Por favor, gostaria de saber onde fica a sua clínica e telefone para que eu possa marcar uma consulta o mais breve possível.

    Desde já, agradeço muito pela atenção dispensada e mais uma vez, parabenizo-lhe pelas informações apresentadas nesta site que, com certeza, serão útil a muitas outra pessoas.

    Obrigado.

    Atte,

    André

  • DilbertCN

    Dr. Pedro, boa tarde.
    Primeiramente, parabenizo-lhe pela iniciativa em disponibilizar neste site, informações importantes e bem esclarecedoras sobre o trato urinário.

    Dr. Pedro, gostaria muito de marcar uma consulta com o senhor, pois já fui a vários médicos e ainda apresento os mesmos sintomas. Acessando a esta página, pude identificar melhor os sintomas e as possíveis causas deste meu problema.

    Por favor, gostaria de saber onde fica a sua clínica e telefone para que eu possa marcar uma consulta o mais breve possível.

    Desde já, agradeço muito pela atenção dispensada e mais uma vez, parabenizo-lhe pelas informações apresentadas nesta site que, com certeza, serão útil a muitas outra pessoas.

    Obrigado.

    Atte,

    André

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Olá, André, além de não morar no Brasil, eu, por uma questão ideológica, não faço consultório particular, trabalho apenas em hospital público.

      • DilbertCN

        Olá, Dr. Pedro. Obrigado em responder-me. Tive uma infecção urinária causada pela bactéria E.Coli. Fiz a ingestão do remédio Fluxocip e após o tratamento, realizei outro exame de Cultura e Antibiograma cujos resultados foram negativos, mas continuo sentindo dores ao urinar, na região pélvica , lombar e necessidade de urinar pequenos volumes com uma certa frequência.

        Com esses sintomas, seria o caso de uma Prostatite Aguda ou Hiperplasia Benigna da Próstata?
        Para ambos os casos, existe tratamento com antibióticos?

        Mais uma vez, obrigado pela atenção.

        Atte,

        André

  • P. Henrique

    E quando a HPB ocorre com 21 anos, qual o melhor tratamento

  • Ramosdeoliveira

    Este é o lado positívo da internét.
    Muito obrigado doutor pelo seu esclarecimento.
    Rui Ramos

  • Sofianapolitano

    Boa noite Dr. Pedro, meu pai tem ca de prostata há 6 anos. Já retirou a próstata e os testículos, fez radioterapia e iniciou quimioterapia. Teve um inchaço na perna direita e descobriu-se que o ca saiu da loja prostatica e invadiu o assoalho da pelve e a veia ilíaca estava sendo comprimida. Está com metastase óssea.Agora o funcionamento de um dos rins parou e o outro está ruim com uma taxa de creatinina de 5,6.O que deve ser recomendado à ele? Hemodiálise ou diálise?Ele está com anemia devido à quimio. Será que há chance ou os riscos são grandes?

  • Sofianapolitano

    Boa noite Dr. Pedro, meu pai tem ca de prostata há 6 anos. Já retirou a próstata e os testículos, fez radioterapia e iniciou quimioterapia. Teve um inchaço na perna direita e descobriu-se que o ca saiu da loja prostatica e invadiu o assoalho da pelve e a veia ilíaca estava sendo comprimida. Está com metastase óssea.Agora o funcionamento de um dos rins parou e o outro está ruim com uma taxa de creatinina de 5,6.O que deve ser recomendado à ele? Hemodiálise ou diálise?Ele está com anemia devido à quimio. Será que há chance ou os riscos são grandes?

  • Fábio

    Dr Pedro, existe alguma técnica cirúrgica que diminua a chance de ejaculação retrograda?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode marcar logo.

  • Veraluciagimenez

    Dr. Pedro acabei de vir com meu pai do hospital o qual se detectou por exame PSA de 8,47 estou realmente preocupada foi constatado também infecção urinária no qual será tratato por 10 dias com cipro 12/12 horas . A pergunta é: Devo aguardar o tratamento para depois marcar uma consulta com o urologista ou isso não interfere no diagnóstico? Aguardo resposta
    Vera

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode marcar logo.

  • Rosa Maria Fonseca

    Mas no caso da cirurgia, o paciente pode ficar impotente apos a cirurgia ou ele ainda podera manter relaçoes sexuias normalmente e ter filhos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A impotência é uma complicação possível da cirurgia. Mas o objetivo do cirurgião é que ela não ocorra. A cirurgia não afeta a fertilidade.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O normal é o paciente não ficar impotente.

  • Pedro

    dr meu nome e pedro to com este problema na prostata queria ajuda mas eu nao tenho recurços de operar pois meu salario e de 800 reais como vou faser sozinho nao consigo quero ajuda obrigado

  • Evaldo

    Obrigado pelo excelente artigo. Tenho HBP moderada e tb a dificuldade para urinar. Gostaria de saber se após uma cirurgica de ressecçao não haveria necessidade futura de mesma cirurgia, já que a produção da testosterona, embora menor, ainda continua (estou com 57 anos). Abraços.

  • Zarurmoveis

    estou com prostatite a mais ou menos 4 anos ja estou desanimado o que fazer .zarurmoveis@yahoo.com.br por favor doutor me da uma ideia do que fazer

  • Familiabinati

    Parabens DR.Pelas informações claras e consisas.

  • Vanialucia Fernandes

    Boa noite Dr.
    O problema da prostata no meu pai apreceu c/ 91 anos.O seu médico só fez o PSA. Por causa
    da sua idade. Então,cmeçou tomar o destibenol, euprostatim. Meses depois como o PSA aumentou
    ele acrescentou o frutamida. Agora os remedios estão dando muita dor na região da prostatica, uma hora após de ingeridos. O médico pediu outro PSA. Essa rejeição é normal?
    Ele come muito bem e c/a suspensão dos medicamentos depois de 15 dias estou notando q
    o volume da urina diminuiu. Só pelo PSA dá p/ ver se é mali´gno ou belígno?
    O que devo fazer?

  • Vanialucia Fernandes

    Boa noite Dr.
    O problema da prostata no meu pai apreceu c/ 91 anos.O seu médico só fez o PSA. Por causa
    da sua idade. Então,cmeçou tomar o destibenol, euprostatim. Meses depois como o PSA aumentou
    ele acrescentou o frutamida. Agora os remedios estão dando muita dor na região da prostatica, uma hora após de ingeridos. O médico pediu outro PSA. Essa rejeição é normal?
    Ele come muito bem e c/a suspensão dos medicamentos depois de 15 dias estou notando q
    o volume da urina diminuiu. Só pelo PSA dá p/ ver se é mali´gno ou belígno?
    O que devo fazer?

  • Tancredo Maia

    Artigo muito bem escrito. Parabéns ao autor!

  • Are

    bom dia, meu pai teve uma obstrução do canal da uretra a uns 6 anos atras, e agora o medico detectou novamente essa obstrução, e disse que ele precisa fazer essa cirurgia para desobstruir, ele disse também que o SUS não faz esse tipo de cirurgia, só faz em pessoas com cancer de prostata, o que não é o caso do meu pai, gostaria de saber se isso é verdade?

  • Paulo Roberto Fernandes

    Bom dia,Dr., o site é de melhor qualidade e informaçao, parabéns. O meu resultado sobre PSA livre foi de 0,28 ng/ml Razao livre total = 0,16. O que significa? tenho 62 anos e ando de bicicleta todos os dia. Um abraço e obrigado

  • Jorge

    Oi, Dr. Parabéns pelo site! Meu nome é Jorge, tenho 55 anos. Anualmente faço meus exames de PSA  e ULTRASOM DAS VIAS URINÁRIAS E PRÓSTATA e sempre tudo normal. Dia 20/08-12, FUI DE BICICLETA fazer o exame de PSA (todos os dias ando de bike) e no resultado “ANTÍGENO PROSTÁTICO ESPECÍFICO TOTAL” deu 1,21 ng/ml, o que significa está normal, pq de 50 a 59 anos é até 3,5 ng/ml.
    ATÉ AÍ, NORMAL.

    Fiquei na dúvida do ‘AG PROSTÁTICO ESPECÍFICO, FRAÇÃO LIVRE ….deu 0,19 e “RELAÇÃO PSA LIVRE/PSA TOTAL”……deu 0,16.
    (o método: Ensaio Imunoenzimatico por quimioluminescencia)
    Pergunto ao senhor, se esses valores estão alterados ou não? Quais os valores correto para a minha idade?
    Obrigado, Dr. Pedro.
    Abraço.

  • Anakgri

    Gostaria de saber se vc, Pedro Pinheiro, teria maiores informações para me passar referente os efeitos da prática de exercícios aeróbios em pacientes com HBP.

  • Anakgri

    Gostaria de saber se vc, Pedro Pinheiro, teria maiores informações para me passar referente os efeitos da prática de exercícios aeróbios em pacientes com HBP.

  • Santanna Moz

    Bom dia, Dr. conheci esta quanto pesquisava algo sobre saúde alimentar, me interesso porque encontrei aqui algo que tanto procuro, meu problema, tenho muita vontade de fazer sexo, trabalho longe de casa e pouco tempo estou com minha esposa masturbo-me todas as noites, acho isso estranho o que faço 

  • luisa

    Dr. Pedro meu pai tem 80 anos e esta com um tumor,da qual ele não consegue urinar.estava saindo ãos poucos,e quando viu esta com o abdome enorme,ai passou uma sonda,e permanece com ela.
    ele fez o exame da biópisia e deu camcer grau 3.
    como ele está com muita anemia estamos tratando da anemia dele primeiro!
    onde ele mora não tem especialista. qual atitude tomar? vai direto para um oncologista? ou primeiro no urologista? Tem como submeter um tratamento menos agressivo? ha meio dele para de usar a sonda? obrigado!!
    luisa.
    tratamento pelo sus? eu moro em niteroi,e ele esta no interior.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, mas existe tratamento em comprimido.

  • Celene

    Bom dia! me chamo Celene gostaria que  que me tirasse uma duvida meu marido tem 45 anos e sempre que sente vontade de urinar sente dor no pe da barriga aprostata tava de 14.9cm peso de 15,6gr o medico falou que tava normal so que ele sente muita dor quando a bexiga enche porfavor me ajude, o medico receitou  esse remedio tbm ciprofloxacino e quando alivia ador mas se ele prar de tomar volta tudo dinovo me ajude porfavor obrigado.

  • Celene

    Bom dia! me chamo Celene gostaria que  que me tirasse uma duvida meu marido tem 45 anos e sempre que sente vontade de urinar sente dor no pe da barriga aprostata tava de 14.9cm peso de 15,6gr o medico falou que tava normal so que ele sente muita dor quando a bexiga enche porfavor me ajude, o medico receitou  esse remedio tbm ciprofloxacino e quando alivia ador mas se ele prar de tomar volta tudo dinovo me ajude porfavor obrigado.

  • luisa

    Dr. Pedro meu pai tem 80 anos e esta com um tumor,da qual ele não consegue urinar.estava saindo ãos poucos,e quando viu esta com o abdome enorme,ai passou uma sonda,e permanece com ela.
    ele fez o exame da biópisia e deu camcer grau 3.
    como ele está com muita anemia estamos tratando da anemia dele primeiro!
    onde ele mora não tem especialista. qual atitude tomar? vai direto para um oncologista? ou primeiro no urologista? Tem como submeter um tratamento menos agressivo? ha meio dele para de usar a sonda? obrigado!!
    luisa.
    tratamento pelo sus? eu moro em niteroi,e ele esta no interior.

  • Ademir Baierls Pereira

    Eu sou ademir  62 anos quero agradecer pela  clareza dos assuntos  tratados neste  blog, e  gostaria de  informações mais detalhadas sobre a presença de HPB sem sintomas com PSA alto, e a nescessidade de utilização de remedios, ou o que pode ocorrer sem uso de  medicação já  que  não   existem sintomas.   bahia  23-6-2012

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A próstata pode crescer demais e obstruir o trato urinário. Não se deve esperar os sintomas surgirem para iniciar o tratamento.

  • Ismael46barbosa

    fiz  ultra e minha prostata estava medindo 4,5×4,5×4,8 cm o urologista pedio novos exames disse que para minha idade minha protata estava alterada eu so ismael tenho 48 anos moro em olinda pe queria saber se esta duença a pessoa perde o apitite sexual

  • LUCIANO

    Boa tarde Dr.Eu urinei sangue,só que não estou sentndo dor alguma e nem dificuldade para urinar,não estou com infecçaõ urinária,e não sinto dor nos rins,ja colocquei uma pedrinha pelo pénis,ja fiz o exame retal,não deu nada,mais de vez enquando urino sangue,qual é o meu problema?me ajudem por favor …

  • Santanna Moz

    Bom dia, Dr. conheci esta quanto pesquisava algo sobre saúde alimentar, me interesso porque encontrei aqui algo que tanto procuro, meu problema, tenho muita vontade de fazer sexo, trabalho longe de casa e pouco tempo estou com minha esposa masturbo-me todas as noites, acho isso estranho o que faço 

  • P. Henrique

    E quando a HPB ocorre com 21 anos, qual o melhor tratamento

  • Adilson Carvalho de M,enezes

    Dr. Existe algum tratamento novo (não tão caro)  para HPB através de injeções que ressecam os diminuem a hiperplasia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, mas existe tratamento em comprimido.

  • Ramosdeoliveira

    Este é o lado positívo da internét.
    Muito obrigado doutor pelo seu esclarecimento.
    Rui Ramos

  • Araujo

    o que fazer para prevenir o cance de prosta,o que devemos fazer ou comer ou beber como chá de quebra pedra e outros

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    1. Sim
    2. Não

  • A. CARLOS

    Dr. meus respeito e minha admiração pela vocação da mais bela profissão…MÉDICO. Tenho 79 anos e anualmente faço PSA, e toque, tem intermitência de urinar algumas vezes a noite…o jato está aparentemente normal…meu PSA, é sempre abaixo de 1, queria saber se durante ao toque retal, é normal na minha idade sair um pouco se líquido seminal…e se problemas graves emocionais pode aumentar as vezes noturnamente de urinar…?obrigado Dr.meu nomen é A. CARLOS.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1. Sim
      2. Não

  • Sergio Alves

    obrigado pela informaçao   parabens pela equipe sucesso

  • Jaime Nascimento

    Excelente este artigo: claro, conciso, didático, altamente esclarecedor. Escrito numa linguagem facilmente compreensível, ele informa e demonstra causas e efeitos com ótimas ilustrações.Faz falta este tipo de linguagem nas literaturas que lemos na net. Parabéns ao médico que o redigiu.

  • Silvio Bio

    Eu vi recentemente uma reportagem sobre um tratamento que consiste em injetar na prostata ou nos vasos sanguineos que irriga a prostata que irriga a prosta (não lembro exatamente)  e que causa o ressecamento da prosta e dispensa a necessidade de cirugias e terapias.
    Gostaria de saber sobre este tratamento e como ter acesso à informações sobre este tratamenteo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro
  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @CARLOS ARCE
    Não há nenhum problema.

  • CARLOS ARCE

    Existe risco e tomar de forma permanente Doxazosina???
    Obrigado