Artigo atualizado em 19/08/2013

ANESTESIA GERAL | Quais são os riscos?

A anestesia geral é uma técnica anestésica que promove abolição da dor (daí o nome anestesia), paralisia muscular, abolição dos reflexos, amnésia e, principalmente, inconsciência. A anestesia geral faz com que o paciente torne-se incapaz de sentir e/ou reagir a qualquer estímulo do ambiente, sendo a técnica mais indicada de anestesia nas cirurgias complexas e de grande porte.

Como é feita a anestesia geral

A anestesia geral possui quatro fases: pré-medicação, indução, manutenção e recuperação.

A fase de pré-medicação é feita para que o paciente chegue ao ato cirúrgico calmo e relaxado. Normalmente é administrado um ansiolítico (calmante) de curta duração, como o midazolam, deixando o paciente já com um grau leve de sedação. Deste modo, ele entra na sala de operação sob menos estresse.

A fase de indução é normalmente feita com drogas por via intravenosa, sendo o Propofol a mais usada atualmente. Após a indução, o paciente rapidamente entra em sedação mais profunda, ou seja, perde a consciência, ficando em um estado popularmente chamado de coma induzido (leia: COMA INDUZIDO). O paciente apesar de estar inconsciente, ainda pode sentir dor, sendo necessário aprofundar ainda mais a anestesia para a cirurgia poder ser realizada. Para tal, o anestesista também costuma administrar um analgésico opióide (da família da morfina) como o Fentanil.

Neste momento o paciente já apresenta um grau importante de sedação, não sendo mais capaz de proteger suas vias aéreas das secreções da cavidade oral, como a saliva. Além disso, na maioria das cirurgias com anestesia geral é importante haver relaxamento dos músculos, fazendo com que a musculatura respiratória fique inibida. O paciente, então, precisa ser intubado* e acoplado a ventilação mecânica para poder receber uma oxigenação adequada e não aspirar suas secreções.

* Em algumas cirurgias mais rápidas, ou que não abordem o tórax ou o abdômen, pode não ser necessária intubação, ficando o paciente apenas com uma máscara de oxigênio.

Anestesia geral

No início da fase de manutenção as drogas usadas na indução, que têm curta duração, começam a perder efeito, fazendo com que o paciente precise de mais anestésicos para continuar o procedimento. Nesta fase, a anestesia pode ser feita com anestésicos por via inalatória ou por via intravenosa. Na maioria dos casos a via inalatória é preferida. Os anestésicos são administrados através do tubo orotraqueal na forma de gás (vapores) junto com o oxigênio, sendo absorvidos pelos alvéolos do pulmão, passando rapidamente para a corrente sanguínea. Alguns exemplos de anestésicos inalatórios são o óxido nitroso e os anestésico halogenados (halotano, sevoflurano e desflurano), drogas administradas continuamente durante todo o procedimento cirúrgico.

A profundidade da anestesia depende da cirurgia. O nível de anestesia para se cortar a pele é diferente do nível para se abordar os intestinos, por exemplo. Conforme o procedimento cirúrgico avança, o anestesista procura deixar o paciente sempre com o mínimo possível de anestésicos. Uma anestesia muito profunda pode provocar hipotensões e desaceleração dos batimentos cardíacos, podendo diminuir demasiadamente a perfusão de sangue para os tecidos corporais.

Quando a cirurgia entra na sua fase final, o anestesista começa a reduzir a administração das drogas, já planejando uma cessação da anestesia junto com o término do procedimento cirúrgico. Se há relaxamento muscular excessivo, drogas que funcionam como antídotos são administradas. Nesta fase de recuperação, novamente analgésicos opioides são administrados para que o paciente não acorde da anestesia com dores no local onde foi cortado.

Conforme os anestésicos inalatórios vão sendo eliminados da circulação sanguínea, o paciente começa a recuperar a consciência, passando a ser capaz de voltar a respirar por conta própria. Quando o paciente já se encontra com total controle dos reflexos das vias respiratórias, o tubo orotraqueal pode ser retirado. Neste momento, apesar do paciente já ter um razoável grau de consciência, ele dificilmente se recordará do que aconteceu nesta fase de recuperação devido aos efeitos amnésicos das drogas.

Riscos da anestesia geral

Existe um mito de que a anestesia geral é um procedimento perigoso. Complicações exclusivas da anestesia geral são raras, principalmente em pacientes saudáveis. Na maioria dos casos, as complicações são derivadas de doenças graves que o paciente já possuía, como doenças cardíacas, renais, hepáticas ou pulmonares em estágio avançado, ou ainda, por complicações da própria cirurgia, como hemorragias ou lesão/falência de órgãos vitais.

Só como exemplo, um trabalho canadense de 1997, apenas com cirurgias odontológicas com anestesia geral, ou seja, cirurgias de baixo risco realizadas em pacientes saudáveis, detectou uma taxa de mortalidade de apenas 1,4 a cada 1 milhão de procedimentos. Isto prova que a anestesia em si é muito segura.

É importante destacar que muitas cirurgias sob anestesia geral são realizadas em pacientes com doenças graves ou em cirurgias complexas de alto risco. Porém, na imensa maioria dos casos, quando o desfecho é trágico, raramente a culpa é apenas da anestesia geral.

Também há de se destacar que a anestesia geral é um procedimento complexo, devendo ser feita somente por profissionais qualificados e em ambientes com ampla estrutura para tal.

Fatores que aumentam o risco da anestesia geral

Antes de qualquer cirurgia, um anestesista irá consultá-lo para avaliar o seu risco cirúrgico. Além do reconhecimento prévio de doenças graves que podem complicar o ato cirúrgico, é importante para o anestesista saber algumas informações pessoais do paciente que possam aumentar o risco da anestesia, tais como:

- História prévia de reação anafilática (leia: CHOQUE ANAFILÁTICO | Causas e sintomas).
- Alergias alimentares ou a drogas.
- Uso frequente de bebidas alcoólicas (leia: EFEITOS DO ÁLCOOL E ALCOOLISMO).
- Uso de drogas, principalmente cocaína (leia: COCAÍNA | CRACK | Efeitos e complicações).
- Uso de medicamentos.
- História de tabagismo (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO).
- Apneia do sono.
- Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA).

Conclusão sobre anestesia geral

A anestesia geral é um procedimento seguro quando realizado por uma equipe capacitada, sendo habitualmente o método anestésico mais indicado para cirurgias de médio/grande porte.

Publicidade
  • Fellipe

    Descobri o blog hoje ao acaso, gostei muito dele bem informativo.
    Só acho que faltou uma bara para pesquisa dentro do blog.

  • Rafaela

    Meus cumprimentos pelo blog e principalmente pela dedicação e paciência.

    A qualidade da informação é inquestionável e linguagem didática oferecida sem dúvida atrairá muito outros leitores.

    Parabéns.

  • Anonymous

    Ola gostei muito do blog, gostaria que tivesse mais assuntos na area de radiologia.

  • Danielle

    gostei bem informativo. os medicos parecem que passam insegurança na hora de explicar sobre anestesia!

  • Anonymous

    parabéns pela informação, eu tinha varia dúvidas que foram tiradas

  • Anonymous

    Dr Pedro, ha 4 anos fiz uma redução de mama e, segundo o medico, tive uma reacao alergica a anestesia peridural. Desde entao faço tratamento para acompanhar Aracnoidite Dorsal. Gostaria que vc postasse algo sobre esse asunto.

  • cleide paulino

    uma histerectomia pode ser usada a anestegia geral

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Alessandra-aferreira

    Sou alergica a dipirona,aass e aines,preciso fazer uma cirurgia da visicula,e a anestesia é geral,quais os riscos.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O anestesista vai te perguntar sobre alergias e vai evitar durante a anestesia medicamentos semelhantes a aqueles que vc tem alergia.

  • Sirlene Pedroso

    Dr Pedro Pinheiro, vou fazer uma manipulação sob anestesia geral, estou com capsulite adesiva do ombro a 14 meses, após vários bloqueios, fisioterapias(120) e medicamentos sem resultado de melhora, cada vez mais rígido, o médico optou por essa etapa do tratamento, antes de fazer uma artroscopia.
    A anestesia para casos ortopédicos, são de grande intensidade?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não são diferentes a de outras cirurgias de porte semelhante.

  • Fabio Lody

    Olá Dr. Como vai? Bom dia! Farei um procedimento para a quebra de calculos renais (via choque). E terei que tomar Anestesia Geral. Existe algum risco? Existem recomendações? obrigado!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Todo procedimento médico tem riscos, mas ele é pequeno. Recomendações é não beber nem usar drogas antes da cirurgia.

  • Paulocardoso

    Bem, pelo seu Currículo não há nada que justifique o Título de Doutor. Doutor é aquele que cursa Pós-Graduação em Nível de Doutorado com defesa pública de uma Tese Inédita e que traga alguma contribuição à Ciência e à Sociedade. No caso descrito o correto seria Especialista. Abraços de um Professor Doutor. 

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Por acaso o dotô já ouviu falar em homônimos?
    Por acaso o dotô já consultou o pai dos burros?
    Cada um que me aparece…

  • Tzinha

    Bom dia Dr. Pedro. Farei uma cirurgia de desvio de septo com anestesia geral. Gostaria de realizar o máximo de precauções possiveis para que ocorra tudo bem. Tenho 23 anos, não fumante, não tenho sobre peso, não tenho doenças crônicas… Enfim. Quanto tempo antes eu deveria parar de consumir bebidas alcoolicas? obrigada por sua atenção!!!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Uma semana está de bom tamanho. Mas se você consome álcool diariamente, o ideal é parar o mais rápido possível.

    • omara

      Ola farei implante coclear, a pessoa que marcou meu cardiologista anexou o pedido de anestesia junto com a do risco cirurgico.
      Então suponha que sera ele que em dara a anestesia? Sera no dia cirurgia ou antes.

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        A anestesia é sempre no dia da cirurgia. Minutos antes apenas.

  • Rflemes

    Olá Dr. Pedro!!!  Eu vou fazer uma cirurgia para retirada de um cancer de mama… você sabe me dizer se eu preciso ficar entubada ??? Abraços

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível.

  • Rogerio10gomes

    Boa noite! Vou fazer uma cirurgia de vesícula. Sou usuário de cocaina nos finais de semana. Qual o risco em  reação a anestesia?
    Desde já agraeço.
    Rogerio gomes

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você tem que avisar este fato ao anestesista, para que ele possa contornar eventuais problemas.

  • Tatiane

    Qual o risco de uma cirurgia de hernia umbilical em criança???

  • Gislaine Camargo

    dr….ano passado fiz 3 cirurgias em virtude de uma queda com fratura de olécrano e cabeça do rádio; este mês – junho – fiz u cirurgia no ouvido – todas elas com anestesia gera

  • Gislaine Camargo

    dr….ano passado fiz 3 cirurgias em virtude de uma queda com fratura de olécrano e cabeça do rádio; este mês – junho – fiz uma cirurgia no ouvido – todas elas com anestesia geral…tenho programada uma cirurgia de hérnia do hiato, pergunto: existe algum risco em tanta anestasia?…é  necessário esperar algum tempo entre uma e outra?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É possível.

  • Rflemes

    Olá Dr. Pedro!!!  Eu vou fazer uma cirurgia para retirada de um cancer de mama… você sabe me dizer se eu preciso ficar entubada ??? Abraços

  • Alison

    Boa noite.
    O meu filho de 2 anos foi operado este fim de semana, e com anestesia geral.
    Existe algum risco para a saude dele ?
    Noto que ele anda mais nervoso

  • Marciellyfappi

    Ola boa tarde meu filho fara uma cerurgia para uma retirada de um cisto benigno no braço esquerdo em baixo das axilas e estou com muito medo por ser anestecia geral sendo q ele tem apenas 2anos e 6 mneses

  • Vitor

    Dr. Pinheiro,

    Conforme a cirugia procede, os anestésicos vão deixando a corrente sanguínea, certo? Mas de que forma ? Pelos pulmões através da expiração?
    Ficou a dúvida.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, pelos pulmões, mas também pela metabolização no fígado e rins.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Todo procedimento médico tem riscos, mas ele é pequeno. Recomendações é não beber nem usar drogas antes da cirurgia.

  • Paulocardoso

    Bem, pelo seu Currículo não há nada que justifique o Título de Doutor. Doutor é aquele que cursa Pós-Graduação em Nível de Doutorado com defesa pública de uma Tese Inédita e que traga alguma contribuição à Ciência e à Sociedade. No caso descrito o correto seria Especialista. Abraços de um Professor Doutor. 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Você tem que avisar este fato ao anestesista, para que ele possa contornar eventuais problemas.

  • Rogerio10gomes

    Boa noite! Vou fazer uma cirurgia de vesícula. Sou usuário de cocaina nos finais de semana. Qual o risco em  reação a anestesia?
    Desde já agraeço.
    Rogerio gomes

  • Fabio Lody

    Olá Dr. Como vai? Bom dia! Farei um procedimento para a quebra de calculos renais (via choque). E terei que tomar Anestesia Geral. Existe algum risco? Existem recomendações? obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não são diferentes a de outras cirurgias de porte semelhante.

  • Tatiane

    Qual o risco de uma cirurgia de hernia umbilical em criança???

  • Ana claudia

    Olá doutor!!!Meu esposo fará uma manipulação no braço,devido a uma fratura,o braço(cotovelo)não fecha,congelou,e vai precisar de anestesia geral,tem algum risco???Ele não fuma,não bb,é saudavél,dentro do peso,estamos preocupados,por ser anestesia gera!!!

  • Patriciacardoso28

    Boa tarde vou fazer uma cirurgia à vesícula gostaria de saber de depois vou ficar a fazer muitas fezes e moles

  • rogerio

    ola doutor,vou fazer uma cirurgia de adenodes,e vou precisar de anestesia geral,estou com medo,oque eu facho dr ?????

  • Juliana Apelian

    olá doutor,eu fiz uma cirurgia de vesícula tem uma semana,e posso estar grávida ,qual os riscos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A principio nenhum. Os anestésicos mais usados não costumam fazer mal ao feto.

  • Francisca

    mulher gravida pode circular salas cirurgicas? tem algum problema ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Raylaned Soledade

    Olá doutor! Fiz uma cirugia com o uso da anestesia geral e intubação orotraqueal.A médica cometeu um acidente, deu umpicote na minha bexiga. Gostaria de saber como funciona a cicatrização da bexiga e pq tive tanta irritação na garganta após a operação?

  • Filipe Froes de Moraes

    Ola doutor, fiz uma cirurgia de desvio septo, alem da anestesia geral tomei muita medicação para dor. Ma o que eu gostaria de saber é se eu tomar bastante liquido, vou estar ajudando a eliminar residuos da medicação de uma forma mais rapida??

  • convidado

    Doutor, vou fazer uma cirurgia com anestesia geral, e consumo alcool diariamente. Mas creio ser cirurgia de baixo risco, somente para desentupir os meus canais lacrimais. Eu corro riscos?

  • Andrea A. Fortes

    já fiz anestesia geral e quase morri, e hj quero colocar silicone nos seios, gostaria d saber se tem como colocar fazendo anestesia local?

  • Ka-monica

    Dr.fiz umaextraçao de um dente de leite, e apos alguns minuto ja fora do consultorio tive um dor de cabeça horrivel e meu rosto ficou deformado, a alergista me disse que toda pessoa que faz uma raçao a anestesico faz à qualquer outro anestesico e nao posso me submeter a cirurgia, procede o que diz, me ajude pois estou desesperada, por isso nao vou mais extrair outro dente, minha dentista ficou com medo.me responde obrigada Monica

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é bem assim. Há vários tipos de anestésicos. Na dúvida, o seu dentista pode consultar a opinião de um anestesista.

  • Cieli marques

    é normal no pós cirurgico com anestesia geral o paciente sentir enjoos e vómitos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Cassiaportante

    tenho pressao alta e tomo medicaçao ablok plus capto pril e pressat se eu precisar de uma anestesia geral tera algum perigo

  • Cassia

    tenho pressao alta corro risco

  • Vagner Matheus

    Olá Doutor, irei fazer um cirurgia para extrair 6 dentes da boca, tenho apenas 15 anos, meus dentes estão sem espaço e preciso usar aparelho.. o especialista me informou que tenho 2 opção a extração por anestesia geral ou local, mas ele me indicou fazer a geral que é mas tranquila.. mas estou com muito medo de fazer e não acorda mas ! Corro risco de algo do tipo ??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você é jovem e saudável o risco da anestesia geral é muito baixo.

  • André Neiva

    Olá Dr, fiz uma cirurgia de ginecomastia no começo de janeiro e recebi anestesia geral, fiquei “dopado” por 1-2 dias e voltei ao normal, tenho 17 anos sou saudavel(Apesar de ser um pouco gordo, o exame de sangue é todo ok e eletrocardiograma ok também). O que ocorre é que quando ingiro bebida alcolica(uma lata por exemplo), eu já fico bebado, estou ficando bebado muito rápido, será que a anestesia pode ter afetado algo em meu figado/rin? Eu também estou em processo de emagrecimento(comendo pouco carboidrato, etc), será que isso pode ter afetado? Obrigado!

  • Luiz Santos

    Doutor vou fazer uma operação de rim, a pieloplastia e estou com medo,tenho 17 anos vai ser anestesia geral, e se eu acordar antes do tempo?
    E se depois eu começar a sentir dores?
    Eu sou muito nervoso. E porque a necessidade de se depilar? Eu ou eles que farão isso?

  • Sarah

    Boa noite Dr. tenho 28anos quebrei o braço e vou fazer cirurgia com anestesia geral, mas já tinha uma cirurgia de correção do septo daqui 2meses, tem algum intervalo a se seguir entre uma anestesia geral e outra?
    Grata desde já.

    • Pedro Pinheiro

      Não.

  • erica

    bom dia a 7 dias atras eu f uma percutanea e tomei anestesia geral so que agora minha p ressão arterial esta alta e muita tontura sera que é por causa da anestesia

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não costuma ser.

  • Rosângela

    Boa Tarde Dr Pedro!
    Fiz uma cirurgia no ombro direito(de lesão maciça do manguito rotador), e ao sair do centro cirúrgico percebi que não estava enxergando do olho direito. E hoje, após 4 meses da cirurgia, infelizmente continuo sem enxergar . Quais seriam as possíveis causas desse fato?
    Por favor, lhe imploro que me responda.
    Pela atenção, antecipo meus agradecimentos.
    Att,

    Rosângela Catarina Hauagge Wolff

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não faz muito sentido você ir para cirurgia de ombro e sair cega de um olho. Você já foi avaliada por um oftalmologista? Seria importante saber que tipo de lesão seu olho sofreu para podermos pensar na causa.

  • Elisangela

    dr meu filho ira tomar anestesia geral para fazer um exame, gostaria de saber se uma criança que esta tomando antibiótico e xarope carbocisteína pode interferir na anestesia.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não, mas toda a medicação que ele toma deve ser relatada ao anestesista no dia da cirurgia.

  • Leonardo

    Doutor, tenho 41 anos e irei fazer uma cirurgia para extração de um lipoma atrás de minha cabeça (lado esquerdo). Confesso que estou com medo porque o médico disse que pelo tamanho do lipoma, a anestesia tem que ser geral. Ele pediu uns exames e disse que não há impedimento, só ressalvando que minha glicose anda meio alta (123). Queria sua opinião sobre os riscos envolvidos, pois tenho medo de não mais acordar.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não precisa ter medo de anestesia geral. Ela é muito mais segura do que as pessoas imaginam.

  • wingrid

    Dr Pedro . eu tenho 19 anos e tenho 157 de altura e peitos enormes G eu queria muito fazer uma mamoplastia de redução e elevaçao,mais tenho muto medo da dor pós e da anestesia, tenho medo tbm pq sou muito ansiosa tenho medo q isso possa atrapalhar, o que fazer

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      A anestesia não é esse bicho de sete cabeças todo. Eu mesmo já fui anestesiado umas 4 vezes.

  • omara

    Quando se deve tomar a anestesia geral? Pedido pelo medico no dia da cirurgia ou dias antes? Farei implante coclear, e o pedido é pre operatório.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A anestesia geral é feita minutos antes de se iniciar a cirurgia.

  • Diogo

    Boa noite Dr. Em uma cirurgia com anestesia geral, o motivo do paciente ser entubado é porque não se consegue respirar sem os aparelhos ou por precaução?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      As 2 coisas. Além de dificuldade para respirar, pois muita vezes o anestésico age sobre a musculatura respiratória, o paciente inconsciente não consegue proteger suas vias aéreas e pode broncoaspirar.

  • pricilla ayla

    Parabéns dr por ajudar a tirar duvidas q por mais simples q parece nos tiram o sono.boa noite

  • pricilla ayla

    Dr…qual seria a anestesia mais apropriada em uma cirurgia para por cilicone no bumbum?ou seja de menos risco.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente é feita com anestesia regional, tipo peridural. Mas há casos que a anestesia geral é necessária.

  • Guest

    que risco pode haver quando o paciente faz uso de maconha?o que pode acontecer durante a cirurgia no braço(cotovelo)?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em princípio nada de mais. Mas o ideal é que o anestesista saiba que você fuma, e você não deve consumir a droga nos dias que antecedem a cirurgia.

  • Daniela

    Dr.vou fazer uma cirurgia de desvio de septo e hipertrofia dos cornetos..estou morrendo de medo da anestesia. Como eles sabem que ja estamos totalmente anestesiados e já estamos sob efeito de sedativos?? Agradeço desde já a sua atenção. OBRIGADA

  • james

    Atualmente uso uma prótese no olho esquerdo e vou passar por uma cirurgia de reconstituição da cavidade orbital e a colocação de uma prótese mais moderna. Corro algum risco com a anestesia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A sua cirurgia não acarreta nenhum risco a mais na anestesia.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não tem que ter medo da anestesia. Diariamente milhões de pessoas são anestesiadas e nada de errado ocorre.

  • Alison Dantas

    Boa noite . Amanhã vou fazer uma cirurgia em que irei fazer uma anestesia geral . Na consulta eu disse à anestesista que não fumava mas neste sábado fumei :s. Tem algum risco isso ? Irá fazer mal com a anestesia ? Estou cheia de medo que possa acontecer algo . Aguardo resposta urgente.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tem problema. Mas avise que você é fumante quando chegar ao quarto antes da cirurgia. É bom o anestesista conhecer bem o seu histórico clínico.

  • Alison Dantas

    Pois mas eu não o sou, fumadora. Mas por vezes aos fins de semana com os amigos acabo por fazer essa asneira. Muito obrigada pela atenção .

  • Franciele Ferreira

    Oi boa noite amanha vou fazer uma cirurgia de laparoscopia nao perguntei o medico se ele iria usar a anestesia geral, sera que vai estou mto anciosa pois qando ele me disse qe teria qe operar fiquei mto abalada echorava muito.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Laparoscopia costuma ser com anestesia geral.

  • Danielle Loiola

    Olá… Bom dia!!!! Meu filho de 5 anos fará uma cirurgia de estrabismo no próximo mês, e estou muito apavorada por ser anestesia geral…. Existe algum exame para detectar alergia aos anestésicos? O médico me informou que não será necessario a intubação, mas, não seria mais seguro? Desde já agradeço imensamente…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se ele não tem história de alergias a múltiplos medicamentos, o risco de alergia ao anestésico é mínimo.

  • andreia

    dr minha filha de dois anos vai ter que fazer uma cirurgia ara arrancar as amigdalas como é feito a anestesia nela

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Provavelmente anestesia geral.

  • ana paula

    fui ao medico ele disse que tenho uma hérnia no umbigo disse que tenho que procurar um cirurgiaõ ,mas estou com medo se naõ fizer qual as consequências e se eu fizer tenho que toma anestesia geral

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Dependendo do tamanho da hérnia, ela pode encarcerar e provocar uma isquemia do intestino.

  • Cris

    eu tomo medicamentos como: olcadil, sertralina e selo sak…tem algum risco????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, basta comunicar o anestesista sobre esses medicamentos.

  • gil

    minha mãe de 74 anos recebeu anestesia geral na última dia 24 de março e dois ou três dias após essa data não se lembra de nada,perdeu a memória está desorientada no tempo e no espaço,isso é consequencia da anestesia,isso vai passar??????até o dia da cirurgia(colostomia e desbridamento de úlcera em região sacral) ela nunca apresentou problemas psiquiátricos

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ela ainda está internada?

  • Amirah Ami

    Porque eu nunca vejo meus comentárrios ? Já fiz duas perguntas e nenhuma foi respondida e os comentários nao ficam aqui . =(

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Amirah, leia as regras do site , por favor. Grato.

  • Patricia Lemos

    Posso fazer uma cirurgia de retirada da vesícula biliar estando menstruada?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Menstruação não contraindica cirurgia.

  • Jerusa M

    Ola Dr., vou fazer a retirada de pólipos uterinos com uso de anestesia geral. Sou fumante. Gostaria de saber se corro algum risco. Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A principio, apenas o risco inerente de qualquer cirurgia.

  • Deise Lima

    Olá Dr, acabei de descobrir que estou grávida, porém tenho uma cirurgia, com anestesia geral, marcada. Será que ainda poderei fazer a cirurgia? Já passei pelo anestesista que me avaliou e liberou, mas ainda não sabia da gravidez, meu bebê correria risco?
    Vou na Ginecologista e depois no médico que irá fazer o procedimento cirúrgico para avisar da gravidez, mas gostaria de obter sua opinião.
    Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Gravidez não é contra-indicação à cirurgia, porém, se não for nada urgente, o ideal é esperar pelo 2º trimestre.