Artigo atualizado em 03/07/2013

O QUE SIGNIFICAM TGO, TGP, GAMA GT e BILIRRUBINA?

A dosagem da AST e ALT, também conhecidas pelas siglas TGO e TGP, são ferramentas essenciais para o diagnóstico das doenças do fígado. Estas enzimas fazem parte do hepatograma, um conjunto de análises voltadas para identificar alterações na função do fígado e das vias biliares.

Neste artigo vamos explicar o que significa cada elemento do hepatograma, incluindo TGO, TGP, fosfatase alcalina, gama- GT e bilirrubinas.

O que é o hepatograma?

Chamamos de hepatograma o conjunto de elementos dosados no sangue que fornecem indicações sobre o funcionamento do fígado e das vias biliares. Por isso, o hepatograma pode também ser chamado de provas de função hepática.

O hepatograma consiste no doseamento das seguintes substâncias:

  • AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), antigamente chamada de TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e TGP (transaminase glutâmica pirúvica), respectivamente.
  • Fosfatase alcalina
  • GGT ou Gama GT (Gama glutamil transpeptidase)
  • Bilirrubinas (direta, indireta e total)
  • TAP (tempo de protrombina ativada) ou TP (tempo de protrombina) e INR
  • Albumina
  • 5′ nucleotidase (5′NTD)
  • LDH (lactato desidrogenase)

Anatomia do fígadoEm geral, nos pacientes assintomáticos e sem doença do fígado conhecida, apenas os quatro primeiros elementos costumam ser solicitados. São exames de rastreio para se identificar alguma doença oculta do fígado e/ou das vias biliares. Já naqueles sabidamente com problemas hepáticos, a dosagem de todos os itens se faz necessária para uma melhor avaliação da função do fígado.

Vamos então falar detalhadamente de cada item:

obs: TGO e AST, assim como TGP e ALT, são siglas diferentes para a mesma enzima. Para não criar confusão, usarei a partir de agora apenas as siglas TGO e TGP, que ainda são as mais usadas.

Transaminases (ALT e AST) ou (TGP e TGO)

As transaminases ou aminotransferases são enzimas presentes dentro das células do nosso organismo, sendo responsáveis pela metabolização de algumas proteínas. As duas principais aminotransferases são a TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e TGP (transaminase glutâmica pirúvica).

Estas enzimas estão presentes em várias células do nosso corpo e apresentam-se em grande quantidade no hepatócitos (células do fígado). O fígado é uma espécie de estação de tratamento, sendo o órgão responsável pela metabolização de todas as substâncias presentes no sangue.

Toda vez que uma célula que contenha TGP ou TGP sofre uma lesão, essas enzimas “vazam” para o sangue, aumentando a sua concentração sanguínea. Portanto, é fácil entender por que doenças do fígado, que causam lesão dos hepatócitos, cursam com níveis sanguíneos elevados de TGO e TGP.

A TGO está presente também nas células dos músculos e do coração, enquanto que a TGP é encontrada quase que somente dentro das células do fígado. A TGP, é portanto, muito mais específica para doenças do fígado que a TGO.

Há algumas décadas, quando ainda não existiam os atuais marcadores de infarto do miocárdio, usávamos a TGO como um marcador de lesão do coração nos doentes com suspeita de isquemia cardíaca (leia: SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E ANGINA). Por uma razão óbvia, nestes casos, apenas a TGO se elevava, permanecendo a TGP em níveis normais, já que está última só existe no fígado.

Como as duas enzimas estão presentes em quantidades semelhantes nas células do fígado, as doenças deste órgão cursam com elevação tanto da TGO quanto da TGP.

As principais doenças que causam elevação das transaminases são:

- Hepatites virais (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES).
- Cirrose (leia: CAUSAS E SINTOMAS DA CIRROSE HEPÁTICA).
- Esteato-hepatite (leia: O QUE É ESTEATOSE HEPÁTICA?).
- Abuso de bebidas alcoólicas (leia: EFEITOS DO ÁLCOOL E ALCOOLISMO).
- Lesão do fígado por drogas e medicamentos (hepatite medicamentosa).
- Insuficiência cardíaca (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA – CAUSAS E SINTOMAS).
- Isquemia do fígado (hepatite isquêmica).
- Câncer do fígado.
- Doenças musculares.

Doenças mais raras que frequentemente cursam com lesão hepática:

- Hepatite autoimune.
- Doença de Wilson.
- Deficiência de alfa-1-antitripsina.
- Hemocromatose.

Os valores normais variam de laboratório para laboratório, ficando, porém, o limite superior sempre ao redor de 40 e 50 U/L.

Valores até 3x maiores que o limite são inespecíficos e podem significar lesão de outros órgãos que não o fígado. Lesões musculares e hipotireoidismo são causas de pequenas elevações, principalmente do TGO. Lesões restritas às vias biliares também podem cursar com pequenos aumentos das transaminases, normalmente associada a grandes elevações da GGT e fosfatase alcalina (explico mais adiante).

TGO e TGP acima de 150 U/L sugerem fortemente doença do fígado. Apenas pelas transaminases elevadas não é possível saber a causa da lesão do fígado, sendo necessária uma maior investigação.

TGO e TGP  maiores que 1000 U/L são causadas habitualmente por hepatites virais, hepatites por drogas (mais comum é intoxicação por paracetamol) ou hepatite isquêmica.

Além do valor absoluto das transaminases, outra dica é comparar a relação entre os valores de TGO e TGP. Normalmente a relação TGP/TGO = 0,8, ou seja, a TGO costuma ser apenas ligeiramente maior que a TGP. Na hepatite por abuso de álcool, a TGO eleva-se mais e costuma ser pelo menos 2x maior que a TGP (TGO/TGP > 2). Nos casos de cirrose, os valores costuma ficar semelhantes (TGP/TGO = 1). Obviamente isso são apenas dicas. São dados que sozinhos não estabelecem nenhum diagnóstico.

É importante salientar que é perfeitamente possível ter uma doença hepática crônica e possuir transaminases normais. Isso é muito comum em pessoas com hepatite C crônica, por exemplo (leia: ENTENDA A HEPATITE C). Portanto, a ausência de alterações na TGO e TGP não descarta doenças do fígado.

A LDH é uma enzima presente em vários tecidos do corpo. Nos casos de lesão hepática, seus valores também aumentam. Ela, porém, é muito menos específica para o fígado do que a TGO e TGP. Mas é sempre mais um dado a ser levado em conta.

Fosfatase alcalina (FA) e Gama GT (GGT)

Enquanto as transaminases são usadas para se avaliar lesões das células do fígado, a fosfatase alcalina e a Gama GT são enzimas que se elevam quando há lesão das vias biliares.

Repare na ilustração abaixo. O fígado produz a bile, que é drenada pelas vias biliares. A árvore biliar nasce dentro do fígado e sua ramificações terminam se juntando, formando um ducto biliar comum, já fora do fígado, chamado de colédoco.

Pedra na vesícula - via biliar

A GGT e a fosfatase alcalina são enzimas presentes nas células das vias biliares, e analogamente ao TGO e TGP, a lesão dessas células causa a elevação de suas enzimas no sangue.

Porém, a GGT e a FA não são tão específicas para as vias biliares quanto a TGO e, principalmente, a TGP são para o fígado. A fosfatase alcalina pode ser encontrada em grande quantidade em vários outros órgãos, principalmente nos ossos, placenta e intestinos. A Gama GT também encontra-se no coração, no pâncreas e no próprio fígado.

Em geral, o que sugere lesões das vias biliares é a elevação concomitante de ambas enzimas. As principais patologias que cursam com elevação conjunta de GGT e fosfatase alcalina são:

- Obstrução das vias biliares.
- Cirrose biliar primária.
- Colangite (infecção das vias biliares).
- Câncer das vias biliares.
- Uso de alguns medicamentos (corticoides, barbitúricos e fenitoína).

Abuso de bebida alcoólicas costuma causar uma elevação maior da GGT do que a fosfatase alcalina. Um doente com elevação de TGP menor que TGO e uma GGT maior que a fosfatase alcalina, provavelmente tem uma doença hepática causada por álcool.

Doenças do fígado que causem lesão das vias biliares intra-hepáticas podem cursar com elevação da TGO, TGP e também de GGT e FA. Do mesmo modo, obstruções das vias biliares que cursem com lesão do fígado também podem se apresentar com elevação das 4 enzimas.

A 5′ nucleotidase A 5´nucleotidase (5′NTD) é outra enzima presente nas vias biliares, semelhante a GGT. Seu aumento tem o mesmo significado.

Bilirrubinas

As bilirrubinas são restos da destruição das hemácias velhas e defeituosas pelo baço. A bilirrubina produzida no baço é transportada pelo sangue até o fígado, onde é processada e eliminada na bile. A bile é jogada no intestino, participa da digestão, e posteriormente é eliminada nas fezes (daí a cor marrom das fezes).

A bilirrubina do baço é chamada de bilirrubina indireta, enquanto que a transformada no fígado é a bilirrubina direta.

Nas análises de sangue conseguimos dosar os dois tipos de bilirrubina. De acordo com o tipo que se apresenta aumentado, podemos ter ideia da sua causa.

Se, por exemplo, temos alguma doença que aumente a destruição das hemácias (hemólise), teremos um aumento da bilirrubina indireta no sangue. Do mesmo modo, se o nosso fígado encontra-se doente e não funciona bem, a transformação de bilirrubina indireta em direta fica prejudicada, causando o acumulo da primeira.

Algumas pessoas apresentam alterações genéticas e são incapacidade de conjugar a bilirrubina indireta em direta. A alteração mais comum é a síndrome de Gilbert que está presente em até 7% da população. Frequentemente, essa síndrome é descoberta por acaso ao se solicitar o hepatograma. (leia: SÍNDROME DE GILBERT, CRIGLER-NAJJAR e DUBIN-JOHNSON).

icterícia

icterícia

Por outro lado, temos os casos em que a bilirrubina é transformada em direta, mas o fígado não consegue eliminá-la, fazendo com a mesma se acumule no sangue. Isto pode ocorrer no casos de obstrução do colédoco, seja por pedra ou por neoplasias. Em casos de hepatite aguda pode ocorrer edema das vias biliares intra-hepáticas e dificuldade das células do fígado em excretar a bilirrubina direta.

A bilirrubina total é a soma da direta com a indireta. Toda vez que seu valor sanguíneo for maior que 2 mg/dL, o paciente costuma apresentar-se com icterícia, a manifestação clínica da deposição de bilirrubina na pele (leia: ICTERÍCIA NO ADULTO E ICTERÍCIA NEONATAL).

Quando a icterícia ocorre por aumento da bilirrubina direta, isso significa que a mesma não consegue chegar aos intestinos. É comum que as fezes fiquem bem claras, quase brancas, pela falta de excreção do seu pigmento.

Outras dosagens da prova de função hepática

Uma vez estabelecido o diagnóstico de lesão no fígado, é possível ter uma ideia do grau de falência hepática. As duas principais dosagens para esse fim são a albumina e o TAP (TP).

A albumina é um proteína produzida no fígado e a queda nos seus valores sanguíneos podem indicar má função hepática.

Do mesmo modo, o fígado também participa na produção de vitamina K que está envolvida no processo de coagulação do sangue. Pessoas com falência hepática apresentam maior dificuldade em coagular o sangue, o que pode ser aferido pela dosagem do TAP (TP) ou pelo INR.

Publicidade
  • http://mulherdiferente.blogspot.com/ Jhennifer Cavassola

    Olá! Adorei demais o blog, vocês estão de parabéns!

    Sempre acompanharei aqui.

    beijos :)

  • Ale

    Essa explicação foi bem esclarecedora!!

  • pr.jsquintanilha@hotmail.com

    Olá,eu não poderia depois de ler este blog de parabenizar,os seus responsáveis pelo conteúdo informativo voltado à área médica,muito obrigado e que Deus abençoe a vida de vocês,e que este blog prospere e continue sendo um canal de informações para todos que desejam cresçer no conhecimento,neste mundo atual de muita coisa fútil e inútil que não traz edificação à vida de ninguém,voces estão no caminho certo,aprendir bastante.

  • Anonymous

    Obrigado pelo blog maravilhoso, tudo que estava procurando sobre exames eu encontrei aqui.
    Parabéns e se serve de incentivo vocês me ajudaram a pelo menos concorrer para a vaga de emprego de auxiliar de laboratório, uma chance quase que impossível para uma estudante de Biologia.
    Obrigada!

  • Anonymous

    Parabéns pelo blog!! Finalmente pude ter uma visão clara sobre esse assunto!! Muito obrigado!!

  • Ellen

    Adorei as explicações sobre doenças relacionadas ao fígado,gostaria de ter explicações sobre hipertensão arterial.Grata,Ellen.Senhor do Bonfim BA

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro
  • lucimara

    Dr. Pedro Pinheiro, muito obrigada por sua atenção à minha dúvida. Obrigada pelos esclarecimentos que foram além do que perguntei. Amei mesmo. Obrigada de coração.

    Lucimara – Lorena – SP

  • Juan Camp´s

    Parabens ao Blog, ha seis meses batalho contra uma Esteatose moderada, me privei de varias coisas que gostava, tomei silimarina e Vitamina E, Omega 6 e incluí exercicios fisicos em minha rotina diaria, melhorei muito, todos os niveis voltaram ao normal com exceção da TGP que se encontra ligeiramente alterada. Como sou hipocondríaco continuarei lutando arduamente contra esse mal “silencioso” que afeta muita gente. Mais uma vez o blog esta de parabens.

  • Eteres

    Agradeço a elucidação pelo blog, é norteador para nós leigos, obrigada

  • Mariana

    Parabéns pelo blog!
    Me esclareceu muitas duvidas!!
    Parabéns.

  • Anonymous

    Simples, objetivo e com as informações principais.
    Texto muito bom.
    Parabéns

  • Valdirene

    Gostei muito das informações obtidas, parabéns pelo BLOG! Muito obrigada.
    Valdirene estudante do 3°ano de enfermagem.

  • Samy Sardinha

    adorei as explicações.
    Foi muito bom entender termos que pareciam tão difíceis e que realmente são simples.

  • maryana

    mais qual e a relaçao entre a bilirrubina e a urina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maryana,
    não entendi a sua pergunta. Desenvolva mais o seu raciocínio.
    Não sei se ajuda, mas tenho um texto sobre exame de urina em que falo da bilirrubina
    http://www.mdsaude.com/2009/08/exame-de-urina.html

  • cesar

    Parabéns pelos esclarecimentos. Simples, concisso e de muita valia para os leigos. Merece meus aplausos. Viva, viva a internete. Hoje em dia esse instrumento de comunicação faz com que muitas pessoas vivam mais e melhor.

  • Anonymous

    Estou grávida e com pressão alta e esse blog me ajudou a tirar muitas dúvidas. Obrigada a todos.

  • Anonymous

    parabens pelo excelente blog..adorei!!!
    achei tudo o q eu precisava obrigada!!!

  • Anonymous

    Excelente texto, achei o que estava procurando.
    Parabéns.

  • gigi

    adorei o blog amanhã, vou ter que fazer esses tipos de exames e nao sabia para que eles eram agora to mais enformada do assundo. Parabéns

  • Anonymous

    Parabens o blog é muito claro e de excelente qualidade!

  • Anonymous

    Obrigada pelo esclarecimento, adorei e me foi muito util.

  • Anonymous

    parabens muito bom essas explicaçoes, ja tinha lido isso no livro mais nao entendia muito bem agora entendir certinho…. parabens muito boa essa explicaçao

  • Anonymous

    Parabéns pelo blog ,adorei as informações muito instrutivas !

  • harold

    Olá,
    procurei um clinico geral, com a intenção de fazer exames gerais de rotina. relatei a este médico que há dez anos foi constatado num desses exames uma hepatite B, já curada. questionei como deveria fazer um acompanhamento deste quadro, e então, ele pediu um TGO e TGP. Agora, lendo o seu blog, vi sobre a importância do FA, GGT e bilirrubina, mas esses itens não foram solicitados. Tenho retorno neste medico em 10 dias, vocês acham importante eu complementar meu exame com esses itens citados?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @harold
    Se a sua hepatite está sorologicamente curada, não há pq vc fazer acompanhamento rotineiro do fígado. Se está curada, está curada.
    Se sua TGO e TGP estiverem alteradas, será por outro motivo e não por uma hepatite B curada.

  • Mauro

    Prezado Doutor,se fosse expressar elogios a esse Blog, certamente não caberiam nessa página. Muito obrigado pelos esclarecimentos!! Gostaria porém, de abusar um pouco mais da sua prestimosa colaboração através das seguintes perguntas: Pode uma pessoa apresentar indices alterados de TGO,TGP e Gama-GT por sua propria natureza orgânica? Há atualmente algum tipo de medicação que conseguem controlar essas alterações?
    Mauro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Mauro
    1- Não
    2- A elevação da TGP e TGP não é doença para ser tratada com medicamentos, é apenas um sinal laboratorial que há uma alteração no fígado.

  • Lília

    Site excelete,de fácil entendimento.Agora só consulto este site,parabéns.

  • Antônio S. Melo

    Gostaria mde saber acerca do meu GAMA GT que registrou 820 U/L. Não sinto nada e toma três doses de Wuisk po dia. O que seria?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser um sinal de doença do fígado pelo álcool, sugiro que você procure a opinião de um médico.

  • Geraldoes

    Estou com TGO AST 62, TGP ALT 101 e GT DOSAGEM GAMA 137, estas alterações são devidas as cervejas que bebo nos finais de semana, preciso de tratamento ou se somente parar de beber resolve?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você precisa fazer duas coisas: parar de beber e procurar um médico para investigar a origem destas alterações.

  • Anonymous

    Dr. Pedro, o Sr. sim pode ter o Dr. na frente e não alguns “Drs” que a gente conhece, pois o Sr. leva a sério o lema e a ética da verdadeira Medicina, qual seja, todo profissional da medicina tem o dever de salvar vidas, e de tentar de forma regrada de informar(passar) a todos o seu conhecimento, independente de remuneração(em casos de pessoas hiposuficientes financeiramente).
    Parabéns, o sr é um exemplo do verdadeiro Dr.
    José Luiz – Registro-SP

  • Anonymous

    parabéns Dr. eu só queria ter certeza que não tenho nada de tão grave.suas explicações dissiparam qualquer dúvida.Legal, gostei muito.

  • Ana

    Boa tarde, Dr. Pedro. É possível uma pessoa apresentar AST e ALT dentro dos parâmetros e com valores iguais e não ter doença hepática?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Acho que sua pergunta saiu meio confusa. Se você está perguntando se é possível ter TGO e TGP normais e ainda assim ter doença hepática, a resposta é sim.

  • Anonymous

    muito esplendido este blog, ajudou me bastante. parabens e muita forca para a equipe.

  • Joao_nsilva

    Boa tarde.
    Ter o ast acima cerca de 20… é preocupante??

  • Valdemir

    Dr. Pedro Pinheiro,
    Parabens pelas as explicações, pois tenho 62 anos e tomo atorvastatina para controlar meu colesterol e tomo tambem levotiroxina sódica para controlar minha tireoide.
    Acredito que pode ser pelos remedios que tomo mas a diferença é pequeno pois o meu alanina amino transferase(TGP) é de 44 U/L e o aspartato amino transferase(TGO) é de 34 U/L esta um pouco acima mas acho que é normal pelo que percebi nos comentarios.
    Grato
    Valdemir.

  • Valdemir

    Dr. Pedro Pinheiro,
    Parabens pelas as explicações, pois tenho 62 anos e tomo atorvastatina para controlar meu colesterol e tomo tambem levotiroxina sódica para controlar minha tireoide.
    Acredito que pode ser pelos remedios que tomo mas a diferença é pequeno pois o meu alanina amino transferase(TGP) é de 44 U/L e o aspartato amino transferase(TGO) é de 34 U/L esta um pouco acima mas acho que é normal pelo que percebi nos comentarios.
    Grato
    Valdemir.

  • Amelia

    Você esta de parabéns seus textos são muito elucidativos e didáticos.

  • Amelia

    Você esta de parabéns seus textos são muito elucidativos e didáticos.

  • Amelia

    como os textos que vocês escrevem são bastante didáticos, gostaria de saber se posso utiliza-los em minhas aulas de ciências e biologia, obviamente dando o merecido credito a quem é de direito.Grata.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com certeza.

  • Amelia

    como os textos que vocês escrevem são bastante didáticos, gostaria de saber se posso utiliza-los em minhas aulas de ciências e biologia, obviamente dando o merecido credito a quem é de direito.Grata.

  • Moacirlmartins

    Ola sou transplanto de MDO Alogenico. Depois d1 ano de transplante meu figado começou a preocupar os medicos. Meu  GGT chegou a 2440, hoje esta em 840mg/ml. O que pode esta causando esta disparidade.? Atualmente tomo 40mg de Predsin dia pela manha , Losartana Potassica 50m dia (pressão) Bactrim F 2 4 6, Azitromicina 3 e 5 durante sete dias, Seretide 1 x dia  e a Ferretina esta alta tbem. Alem do meu médico Hemato, qual especialidade devo procurar para realmente solucionar este problema. Meu Médico (daqui de Florianópolis), acha que é devido aos medicamentos que venho tomando por muito tempo, como o Predinosona  O que devo fazer

  • Lolasilva10

    Parabéns pelas informações, todos os médicos deviam fazer isso,informar, para que         nos                                                                                                                                                                       pacientes saibamos pra que serve cada exame, isto é muito importante, continue assim doutor Pedro

  • Lolasilva10

    Parabéns pelas informações, todos os médicos deviam fazer isso,informar, para que         nos                                                                                                                                                                       pacientes saibamos pra que serve cada exame, isto é muito importante, continue assim doutor Pedro

  • cleonice

    medicamento para hanseniese altera o resultado de exame s.g.o.t.,s.g.p.t.,gama gt e glicose 6-fosfato dehidrogenase. estou em tramento a 4 meses e meus exames estao  todos alterados.  

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Podem alterar.

  • Lenicemesquita

    Dr. Pedro parabéns por disponibilizar do seu conhecimento e do seu tempo para nos informar, eu trabalho  em um presidio e ontem mesmo  estava lendo um resultado de exame com alterações no TGO-AST E TGP/ALT.Agora vou poder informar melhor ao preso,
     que estava bastante  preocupado com  os valores. Muito obrigada. Que Deus te de  muita sabedoria e  continue assim nos informando cada vez mais.

  • francisca

    adorei as explicações ,só não entendo como pode os exames de meu marido constar q ele tem hepatite c e um ultrasom  feito em consultório particular dar q o fígado dele está limpíssimo. se puder me responda por favor . meu email:maria_rita_crz@hotmail.com       obrigada desde já

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      São duas coisas diferentes. Uma é ter o vírus da hepatite C, a outra é já ter lesão no fígado pelo vírus.

  • Roseli-marcelino

    eu tive um quadro  de  hepatite aguda de medicamentos agora to bem mais  muito preucupada

  • Roseli-marcelino

    eu tive um quadro de hepatite de medicamentos fiquei mau agora estou boa mais esto com medo de fica doente de novo ,

  • Jesaramos

    Dr. Pedro parabéns pelo seu conhecimento e do seu tempo para nos informar. estou bastante preocupada com o resultado do meu Exame de GGT que deu 124 U/L fiquei bastante preocupado com os valores. ainda vou voltar ao medico + gostaria de saber pq tão alta… e como devo tratar… Muito obrigada. Que Deus te abençoe.
    Jesa Ramos
    Abraço.

  • Arletefurlan

    estou com tgo 441
    e tgp 428
     bilirrubina 3,7 ind.18,4 dir e 22.1 total

  • Gersonltda

    essas dicas foram curta e objetivas, gostei Dr Pedro Pinheiro

  • Gersonltda

    essas dicas foram curta e objetivas, gostei Dr Pedro Pinheiro

  • Anninhabelle

    doutor gostaria de saber se um paciente que tem esteatose e depois de 12 anos voltou a beber se as enzimas tiverem elevadas apenas com o abandono do alcool o quadro se estabelece? desde ja grata

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Dependendo do grau de lesão do fígado pode não haver regressão.

  • Anninhabelle

    doutor gostaria de saber se um paciente que tem esteatose e depois de 12 anos voltou a beber se as enzimas tiverem elevadas apenas com o abandono do alcool o quadro se estabelece? desde ja grata

  • Biatrakovisk

    Olá. Gostaria de saber se pode haver hepatite quando TGO e TGP dão como normais, apesar do exame de anti HCV dar “reagente”.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Hepatite C crônica pode apresentar TGO e TGP normais.

  • Biatrakoviski

    Então, HCV reagente significa hepatite crônica?

    Grata.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Na maioria dos casos, sim.

  • Biatrakoviski

    Então, HCV reagente significa hepatite crônica?

    Grata.

  • Biatrakovisk

     Pedro, aproveitando a sua boa vontade, gostaria de ratificar minha pergunta.

    1º “HCV reagente” é hepatite crônica?

    2º Mas, e hepatite C “sem ser crônica” (aguda – acho)? Também aparece TGO e TGP normais?

    3º É verdade que comer muito chocolate “ataca” o fígado? Quando como muito chocolate ou comidas muito gordurosas, passo mal, fico bem enjoada e só fico boa quando coloco tudo para fora…   Isso é hepatite? Essa sensibilidade a gordura pode ser enquadrada em “doença hepática”?

    Há um tempo fiz um exame de rotina que incluía o HCV e deu “reagente” (a moça disse que esse “reagente” podia nem ser nada – não entendi). Algum tempo depois, em atenção à esse “reagente”, (uns dois anos) fiz esse do TGO e TGP e deram normais.
    Tenho 20 anos, nunca senti nada, nunca consumi bebida alcóolica, drogas, não tenho piercing, raramente consumo comidas gordurosas – expliquei o por que acima. No seu artigo vi que hepatite aguda apresenta sintomas e, de certa forma, a hepatite crônica também. No meu caso, mesmo assim, esse HCV “reagente” pode ser hepatite crônica? Hepatite crônica se pega desde nascido? Manicure? Comendo chocolate!?

    Desculpa perguntar, mas é que preciso entender isso. O meu médico (nas duas vezes que fui) não soube me esclarecer a respeito, aliás, pedi um exame específico pra saber se tenho qualquer doença hepática (concursos pedem isso) e ele só pediu esse TGO e TGP que, ao meu ver, não me respondeu nada. Agora ele pediu uma ultrassonografia (é dessa forma que se detecta alterações no fígado?) Acho que terei que ir em outro médico. Porém, antes, poderias me esclarecer esses pontos?

    Ficarei grata,

    Bia D. Trakovisk

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- Sim
      2- Não é comum haver hepatite C aguda. Há hepatite C com transaminases normais e há hepatite C com transaminases alteradas. Depende da evolução da doença.
      3- Não, chocolate não ataca o fígado.

      Acho que você deveria procurar um hepatologista ou infectologista para ter certeza se tem mesmo hepatite C. Dê uma lida no meu texto sobre Hepatite C para entender a doença um pouco melhor: http://www.mdsaude.com/2009/10/hepatite-c.html

    • Biatrakovisk

      Agradeço a atenção, Pedro. Respostas esclarecedoras as suas. Não sabia que o ELISA podia dar falso negativo… A verdade é que estou desesperada por algo que nem sei se tenho (Deus queira que não tenha nada mesmo). Procurarei um médico.

      Sucesso! Seus artigos são realmente ótimos.

  • Biatrakovisk

     Pedro, aproveitando a sua boa vontade, gostaria de ratificar minha pergunta.

    1º “HCV reagente” é hepatite crônica?

    2º Mas, e hepatite C “sem ser crônica” (aguda – acho)? Também aparece TGO e TGP normais?

    3º É verdade que comer muito chocolate “ataca” o fígado? Quando como muito chocolate ou comidas muito gordurosas, passo mal, fico bem enjoada e só fico boa quando coloco tudo para fora…   Isso é hepatite? Essa sensibilidade a gordura pode ser enquadrada em “doença hepática”?

    Há um tempo fiz um exame de rotina que incluía o HCV e deu “reagente” (a moça disse que esse “reagente” podia nem ser nada – não entendi). Algum tempo depois, em atenção à esse “reagente”, (uns dois anos) fiz esse do TGO e TGP e deram normais.
    Tenho 20 anos, nunca senti nada, nunca consumi bebida alcóolica, drogas, não tenho piercing, raramente consumo comidas gordurosas – expliquei o por que acima. No seu artigo vi que hepatite aguda apresenta sintomas e, de certa forma, a hepatite crônica também. No meu caso, mesmo assim, esse HCV “reagente” pode ser hepatite crônica? Hepatite crônica se pega desde nascido? Manicure? Comendo chocolate!?

    Desculpa perguntar, mas é que preciso entender isso. O meu médico (nas duas vezes que fui) não soube me esclarecer a respeito, aliás, pedi um exame específico pra saber se tenho qualquer doença hepática (concursos pedem isso) e ele só pediu esse TGO e TGP que, ao meu ver, não me respondeu nada. Agora ele pediu uma ultrassonografia (é dessa forma que se detecta alterações no fígado?) Acho que terei que ir em outro médico. Porém, antes, poderias me esclarecer esses pontos?

    Ficarei grata,

    Bia D. Trakovisk

  • Biatrakovisk

    Toda minha preocupação é por
    causa disso >>>>>>>>>>> Uma hepatite controlada é:

    I-  incompatível com o cargo pretendido?       (Policial)
    II- potencializada com as atividades a serem desenvolvidas?
    III- determinante de ausëncias?
    IV- capaz de gerar atos inseguros que venham a colocar em risco a segurança do candidato ou de outras pessoas?
    V-potencialmente incapacitante a curto prazo?

    A junta médica irá analisar isso, Pedro. Você já viu diagnóstico de hepatite controlada (ou qualquer outra doença hepática menos complicada) como “incapacitante”? Isso incapacita uma pessoa? Nem sei se tenho, mas é bom ter noção do que um médico pensa.

    De 9 páginas de exames, só isso está me preocupando.

    Prometo que essa foi a última pergunta.

    Ótimo site, parabéns.

    Bia

  • Anonymous

    Olá Dr. Meu TGO e TGP deram respectivamente, 95 e 97 logo em seguida baixou para TGO 42 e TGP 79
    Será porque estava usando antiflamatório?

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro gostaria de saber se devo me preocupar meu TGO e TGP deram respectivamente, 42 e 79 isso é fator critico de meu figado?

  • Biatrakovisk

    Eita, nem percebi que tinha particularizado demais a pergunta. De todo modo, já consegui respostas para os meus questionamentos. Obrigada por ajudar!

  • Biatrakovisk

    Agradeço a atenção, Pedro. Respostas esclarecedoras as suas. Não sabia que o ELISA podia dar falso negativo… A verdade é que estou desesperada por algo que nem sei se tenho (Deus queira que não tenha nada mesmo). Procurarei um médico.

    Sucesso! Seus artigos são realmente ótimos.

  • Isaiasoportunidade

    Obrigado otima informação.

  • Sandrajf15

    Meus exames hematológicos apresentaram TGO normal e TGP 41 u/l, mas o GGT (gama glutamil transferase) esta em 241 u/l, uso a muitos anos a carbamazepina e o clonazepan, estou no aguardo do resultado da Eletroforese de Proteínas que ainda não saiu. Gostaria de saber se pode ser uma toxicidade pelo uso do remédio por tantos anos, sem controle mais profundo das taxas hepáticas? O que é Eletroforese de Proteínas?? 
    (Agradeço muito se me responder.)

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- Pode.
      2- É um exame usado para saber se há um aumento de produção de algum tipo de proteína.

  • Vvsp

    gostaria de saber se 40 mg/dl de bilirrubina no sangue é muito?

    Quiria
     

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Vvsp

    gostaria de saber se 40 mg/dl de bilirrubina no sangue é muito?

    Quiria
     

  • rosa cavalcante

    tire minha duvida o resultado do meu exame de transaninase piruvica deu=1028,0 ul
    gostaria de saber se e normal
     

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Fabiana

    trabalho com analises clinicas e adorei os artigos do Dr Pedro são muito uteis na minha vida profissional e academica.
    obrigado.

  • Sina Paula

    sinair

    bilirrubina total e fracões dosagem direta 0,1 mgdl indireta 0,3 mgdl
    fosfatase alcalina 263 UL
    gama gt 91 UL
    Isto é normal ou tenho alguma doença do figado.
    Obrigada 

  • Danielaaraujo1981

    amei tirar as duvidas aqui.parabens

  • Marlybrazil

    Trabalho na àrea da Saude e sempre tiro minhas Duvidas, muito obgda

  • HELLENCRISTIAN_C18

    pessoas com niveis de  ALT elevaods nao devem doar sangue ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, até pelo menos descartar hepatite.

  • sandra regina

    oi, toda a pessoa que apresenta cor amarela na pele e nos olhos tem hepatite?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não necessariamente. Mas é preciso investigar.

  • Tânia

    Parabéns pelo artigo. Aprendi muito. Gostaria de saber se um paciente que apresente gordura no fígado e que seja diabético tem chance de voltar a ter um fígado normal. Tânia Salgado.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Monicasferreiraadv

    Olá Doutor. Tinha várias dúvidas que não conseguia entender. O seu relato é abrangente, didático e esclarecedor. Parabéns.

  • Leandro

    Revejam a relação TGO e TGP. Na verdade, o correto nas hepatites alcoolicas é que a relação TGO/TGP seja igual ou maior que dois. Isso é explicado devido o alcool causar maior lesão miticondrial, propocionando um maior aumento do TGO(AST). Caso eu esteja equivocado, gostaria uma melhor resposta para não ficar nenhuma dúvida. Agradece, leandro

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem razão, quis escrever uma coisa e saiu o oposto, o correto é TGO/TGP > 2

  • Leandro Rego, São Miguel/Rn

             Para enriquecer esse importante assunto, e justificar o comentario abaixo, normalmente nas hepatites virais agudas a relação TGO/TGP se inverte e ficar menor que um. Já nas cirroses, nas hepatites álcoolicas e nas hepatites crônicas a relação TGO/TGP é quase sempre maior  que um. Isso pode ser explicado devido o TGP está em maior concentração no citoplasma dos hepatòcitos(90%) e o TGO esta em maior concentração nas mitocondrias do hepatócito.Com isso se pode concluir que, normalmente, nas lesões agudas do fígado há uma maior liberação de TGP(ALT) na corrente sanguinea ,enquanto nas lesões crônicas há um aumento de TGO (AST) na corrente sanguinea.
              É importante frisar que esse é um assunto complexo e precisa ser melhor estudado, por nós estudantes de saúde, para que possa ser melhor entendido. Um abraço,

                                                                                                   Leandro Rego, Sao Miguel/RN

  • Jcostagil1

    Bom dia!
    tive dengue,ingeri por prescrição medica paracetamol e em decorrencia desenvolvi suspeita de hepatite medicamentosa pois os exames acusavam alteração nas taxas TGO/TGP.fiquei internado por que não conseguia ingerir nada, pós três dias muito melhor, depois de permanecer no soro fisiologico/glicosado tive melhora significativa porem passados 15 dias em casa tenho tido constantes nausea sem vomito,só aquela agua na boca.quero perguntar em 1ºlugar se isso é preocupante e se não for quanto tempo em media o figado leva para se recompor nesses casos?

  • Sheila

    Boa noite doutor!
    Qual a relação de um TGP baixo, aproximadamente 9, um TGO no limite inferior, aproximadamente 11, e um VELOCIDADE DE HEMOSSEDIMENTACAO (30 minutos=45mm e 60 minutos=85mm)?
    Esses são uns rsultados de uns exames que eu fiz.
    Obrigada.

  • gil façanha

    Meus sinceros parabéns pelo site. Nunca encontrei nenhum que tivesse explicações tão claras e simples. MUITO BOM MESMO!

  • Flávia

    Flávia
    Boa noite!
    Meu filho tem 3 anos e logo que nasceu teve que fazer uma cirurgia  para retirar parte do intestino e a vólvula Ilio Cecal desde então toma remédio diáriamente. A +- 15 dias fiz alguns exames do meu filho e o TGO(AST) esta 46 U/ml quando o valor de ref: é de 4 a 36 u/ml devo me preocupar com o resultado?

  • Rosesgomes1978

    bom dia, gostaria que de desse uma orientação com relação ao resultado de um exame que fiz do TGO e TGP, os valores do resultado foram: TGO: 148 e TGP: 264. Por favor diga-me o que essas alterações podem significar. Obrigada

    • Ana maria

      Meu filho também tem essas alterações no {TGO}e no {TGP} por favor se você ja  sabe o que é responda.Muito obrigada Ana

  • Teldaprato

    Bom dia, gostaria de saber qual o diaguinóstico, ja que meu exame de gama gt deu resultado de 140 u/l, sendo que o valor de referencia é de 50,0 u/l.  O que devo fazer ou providenciar, qual o risco?

  • patricia santos

    boa noite minha filha fez um exame e deu bilurrubinas presente(+)
    e algo serio porque a prdiatrado posto de saude diz que ela estar com anemia grave mas nao pasou medicamento
    devo proucurar uma particular
    obrigada pela sua atençao
    patricia machado
    alagoas (palmeira dos indios)

  • Edilaine Siqueira

    Parabéns pelo site, muito esclarecedor, sei que não devemos tomá-lo como um diagnóstico final, mas tive uma base enorme com o conteúdo. Novamente parabéns!

  • Anonymous

    Bom dia meus exames deram TGO 56 e TGP 28 tenho 30 anos tenho de me preocupar?

  • Marialice Ergang Ludwig

    Boa tarde!
    Meu filho toma medicamento Roacutan para espinhas, e no exame  deu 179 u/l.
    Teria uma dieta para voltar ao normal.A medica diminuiu a dosagem.
    Estou preocupada.
    Um abraco
    Marialice.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Dieta não ajuda. Tem mesmo que alterar a dose do medicamento.

  • DIADAMAE49

    Gostaria de saber se a Hidroxicloroquina ( receitada para artrite ) poderia modificar as dosagens no resultado do hepatograma.

  • Sheila

    Olá Doutor!
    O que pode ocasionar TGP=9; TGO=11? E se tem alguma relação com Velocidade de Hemossedimentação (30 minutos=45mm ; 60 minutos=85mm)?
    Obrigada por sempre esclarecer as nossas dúvidas.

  • Nadia costa de barros

    Parabens eu adorei seus esclarecimento foi de muita utilidade pra mim continue assim vc vai longe.

  • Nadia costa de barros

    Parabens eu adorei seus esclarecimento foi de muita utilidade pra mim continue assim vc vai longe.

  • Marisa Nicodemos

    Muito esclaredor.
    Obrigada,
    Marisa Martins Nicodemos

  • Marisa Nicodemos

    Obrigada, a matéria foi de grande utilidade .
    Marisa

  • Otavio Valenciano

    Boa noite. 
    Estou fazendo alguns exames para começar a tomar o remédio Roacutan, e dentre eles tem os exames ALT e o AST. Pois bem, faz um mês que eu fiz um  exame de ALT e AST e os resultados foram, ALT: 44 U/I a 37ºC e AST 33 U/I a 37ºC, a médica falou que o ALT estava com uma leve alteração e recomendou eu refazer os exames de ALT e AST após um mês ( que seria sexta passada.) Como recomendado refiz os exames e o resultado saiu hoje com os seguintes números, ALT: 64 U/L e AST: 47 U/L. Lembrando que esse segundo exame foi feito em um laboratório diferente. Gostaria de saber porque houve essa alteração. Não sou alcoólatra, porém ingeri bebida alcoólica 2 semanas antes desse segundo exame. Poderia ser isso o causador dessa alteração?

  • Edna

    meu gama gt deu 39 é normal ?sou mulher e tenho 39 anos

  • Kassia_plg

    ameii..explicaçes muito claras e simplis de se entender

  • Simone

    Muito esclarecedor, se todos os medicos explicassem para nos dessa forma, seria uma benção. Obrigada!

  • Regina Celia

    eu fiz todos os exames e o resultado fora normais,só o gama gt que deu alterado no primeiro exame foi 97 e no segundo exame deu 129,estou muito preocupada com o resultado,o que será que tenho?será que é por causa de remédios para dor e alergias que tomo?por favor doutor me responda.

  • Isabel

    Isabel,realmente suas explicações nos deixam mais seguros ,pois da para entendermos exatamente o que ocorre em nosso organismo,e assim trata-lo adequadamente . 
    Obrigada e parabens

  • Fernandocompesa

    BRAVO! PARABEMS! VALEU! …. não consigo palavras que possam expressar o reconhecimento por este trabalho maravilhoso. infelismente poucas pessoas se dá ao hábito de ler. o conteúdo de suas esplicações é bastante satisfatória e de fácil assimilação os termos usados como “barriga dágua ” e simplesmente caracteristico de um bom ex, talves se os médicos tivessem mais tempo para conversar mais com seus pacientes com estes termos as consultas seriam muito mais proveitosas. QUE DEUS ILUMINE SEMPRE A TODO DIA E A TODA HORA A SUA MENTE…… para que o Sr.Dr. mantenha esta página de tão grande importancia para nós “OS LEIGOS” MUITO GRATO  PARABEMS. 

  • Francisco

     Dr. Pedro………….bom dia,

    Estou com resultados do Gama G T de 126 U/L. Estou tomando o medicamento maleato de enalapril de 5 mg. Gostaria de saber se o medicamento tem alguma interferência neste resultado.

    08/07/12

    Obrigado

    Francisco

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Enalapril não costuma causar este tipo de complicação.

  • paulo

    ola. gostaria de uma orientação minhas taxas alteradas. TGO 57,0; TGP 167,0; GAMA 329,0, Colesterol total 280, Triglicerideos 449. Será q vocês poderiam m auxiliar?

  • Eduardo

    Meu filho esta fazendo um tratamento para as espinhas e tomando o roucutan, fez um primeiro exame antes de tomar que deu tudo certo e agora apos um 1mes e meio fez outro que de uma alteraçao no TGO com 47 e TGP 86, ele tem 16 anos, a pergunta é ele vai ter que parar de tomar a medicação, sofreu alguma lesao, o que fazer agora ou se já esperado isso já que Bilirrubinas total, direta e indireta estao normais, o que fazer Dr.

  • joziane

    parabens pelo trabalho e muito esclarecedor tanto para leigos ,quanto para analistas clinicos continue assim trasmitir conhecimento e uma gentilezapraticada por poucos

  • joziane

    parabens pelo trabalho e muito esclarecedor tanto para leigos ,quanto para analistas clinicos continue assim trasmitir conhecimento e uma gentilezapraticada por poucos

  • ruth

    trabalho a 13 anos com quimicas e separaçao de residus a 2 anos comessei a passar muito mau fui enternado quase que morri com pancreatite aguda depois sempre estou com o gama 140 a 200 as veses chega ate250 sera que tem aver com as quimicas que trabalhei pode ter causado uma lesao no figado ou o gama nao tem nada aver com o figado nao bebo nem fumo nem tomo remedios muito obrigado e sou magro nao como gordura.

  • MILENE

    FIZ EXAME DE SANGUE A BIBIRRUBINAS DEU 0,27 ESTÁ BOA O RUIM

  • cinara

    Oi Dr. Pedro, tenho 41 anos e só descobri que sou portadora do HCV há 7 anos atrás, descobri que quando tinha 2 dias de vida recebi sangue o que pode ser a causa do problema, tenho alguns sintomas como: Fadiga, cansaço mental e fisico, urina escura, fezes cor de marron claro(papel metro) sinto mal estar o tempo todo, fiz diversos exames e sempre tenho as trasaminases flutuantes, figado em ultrassom, com densidade e tamanho normal, fiz duas biopsias, onde deu A – 0 F – 1, genotipagem 1B carga viral ultimo 5.0000000ul e minha cor meio amarelada, olhos quase normal, porém segundo meu medico não tenho indicação de tratamento, porque  estou fazendo tratamento para depressão. O Psiquiatra libera, mais o Hepatologista fica na duvida. O que o senhor acha desta situação.

    Cinara Almeida
    Salvador / Bahia

  • Fabiana

    trabalho com analises clinicas e adorei os artigos do Dr Pedro são muito uteis na minha vida profissional e academica.
    obrigado.

  • leidiana

    o meu exame de TGP/ALT deu 74,6 U/L gostaria de saber o que significa,mandar resposta para meu gmail: edilbertoeleidiana@gmail.com.

  • Marcoscosta 1972

    estou com 14.9 a média de pressão arterial, fiz exame o GGT 61 U/L  e Insulina 9,90 uU/ml Bilirrubina total 0,40 mg tenho 39 anos 1,70 de altura sexo masculino algum desses resultados pode alterar a pressão?

  • Fatimanunesrosa

    Boa noite Dr Pedro,meu filho faz uso de medicamentos para epilepsia e seu resultado de exame feito ontem tem algumas coisas alteradas por ex:transamilase piruvica: 55,7,linfocitos tipicos,15,1 plaquetas 135, MPV<6.7 ,o quer dizer estes resultados?Se puder me esclarecer ficarei grata pois seu médico só lhe atender na próxima semana e estou preocupada pois ele está apatico se deixar ele dorme o dia todo,ele tem 23 anos e é tbm autista.desde já agradeço a atenção .

  • Drplacido

    Sou aluno de Medicina, Dr. Pedro Pinheiro estas de PARABÉNS, muito bom o site, agora sei onde ler ótimos artigos! rsrs valew

  • Drplacido

    Sou aluno de Medicina, Dr. Pedro Pinheiro estas de PARABÉNS, muito bom o site, agora sei onde ler ótimos artigos! rsrs valew

  • JOSECARLOS MD

    Excelente seu blog doutor. PARABÉNS!

  • Maria Vieira

    Parabéns pela iniciativa de colocar essas informações tão valiosas no seu blog.

  • Ricardo

    Dr. boa tarde,

    Estou com o TGO-31U/L , TGP 38 U/L , GGT 33 U/L , e FOSFATASE ALCALINA – 64 U/L, sendo essa ultima a unica fora do padrao, o que poderia indicar isso

  • Rui buzato

    Faço acompanhamento reumatologico e desde os 24 anos com anti-inflamatórios, aproximadamente aos 35 fiz remoção da vesicula, hoje aos 42 me foi solicitado esse acompanhamento para as funçoes hepaticas. 
    Após a realização de alguns exames complementares e leitura de seu artigo restaram as seguintes duvidas:

    1- É possivel determinar o “tamanho” ou gravidade da lesão por esteatose gordurosa moderada apenas com TGP e GGT elevados?2- Existe a possibilidade de ser apenas o inicio de um processo inflamatório ou geralmente é diagnosticado esteatose-hepatica se observado o conjunto dos resultados?3- Diante destes resultados existe algum meio de diagnostico mais preciso além da biópsia?

  • Tatiane727

    Olá tomo marevan e meu INR está baixo ele tem que está entre dois e três e está 1´17 faço tudo que minha médica recomenda e não consigo manter a taxa a tp tamben esta baixa e não sei mais o que fazer para manter a taxa normal já aumentei a dose e mesmo assim não consigio

  • Saulo

    Dr. boa noite. SAULO. sinto dores tipo furada de agulha nas paredes do quadrante superior do abdomem(regiao do fígado), meu TGO foi 198u/l, TGPfoi 189u/l e apois as dores a pressão arterial aumenta a ponto de eu ter um infarto ou derrame. diante desses fatos qual o procedimentos eu devo tomar e qual medicamentos já que as dores eu acho que é por causa de inflamações.  

  • Leandro

    Revejam a relação TGO e TGP. Na verdade, o correto nas hepatites alcoolicas é que a relação TGO/TGP seja igual ou maior que dois. Isso é explicado devido o alcool causar maior lesão miticondrial, propocionando um maior aumento do TGO(AST). Caso eu esteja equivocado, gostaria uma melhor resposta para não ficar nenhuma dúvida. Agradece, leandro

  • Ruivinhaescorpiao

    O meu Gama GT deu 42 UI/L ,gostaria de saber se é normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tá dentro do valor de referência da maioria dos laboratórios.