MAU HÁLITO | Causas e tratamento

O mau hálito, também chamado de halitose, é um problema que atormenta a humanidade há milênios. Existem relatos de tratamentos para o mau hálito desde há três mil anos. Até na Bíblia, no livro Gênesis, há menção de tratamentos para refrescar o hálito.

Publicidade

Neste iremos abordas as seguintes questões sobre mau hálito:

  • Causas de mau hálito.
  • Origem do mau hálito.
  • Comidas relacionadas ao mau hálito.
  • Dicas para acabar com o mau hálito.

É importante salientar que muitas pessoas que não têm halitose se preocupam exageradamente com seu hálito, enquanto boa parte das que realmente tem mau hálito não suspeita do fato. Até 25% das pessoas que procuram atendimento médico queixando-se de mau hálito, na verdade não o tem. É muito difícil para o indivíduo notar se o próprio hálito ruim é crônico ou aparece apenas pontualmente.

Causas do mau hálito

Existes mais quarenta causas diferentes para o mau hálito. Vamos focar apenas nas mais comuns.

Mau hálitoMais de 80% dos casos de halitose se originam na própria boca. São causados pela ação da flora bacteriana natural da nossa orofaringe sobre os alimentos que ingerimos. Possuímos mais de 600 tipos de bactérias na nossa cavidade oral, muitas delas capazes de produzir gases com odor devido à metabolização de materiais orgânicos, principalmente proteínas.

Dois pontos da cavidade oral são críticos: os dentes e a região posterior da língua, onde frequentemente ocorrem acúmulo da bactérias. O cheiro da halitose provém da produção de gases por bactérias após a metabolização de alimentos que ficam depositados nestas regiões.

Como é previsível, quanto menor for higiene bucal, mais bactérias existirão, mais detritos alimentares permanecerão na cavidade oral e mais intenso será o mau hálito. Inflamações como gengivites e periodontites, causadas por má higiene oral, também favorecem a halitose.

A saliva é uma antisséptico bucal natural. Além de possuir substâncias antibacterianas, ela ajuda no enxague da orofaringe, diminuindo os resíduos de bactérias e alimentos. Quanto mais ressecada for a boca, pior é o hálito.

Língua saburrosa

Língua saburrosa

A saburra lingual, ou língua saburrosa, é outra causa comum de mau hálito. Esta alteração se manifesta como uma placa esbranquiçada composta por bactérias e células descamadas que se aderem à língua. A saburra costuma surgir por falta de hidratação na cavidade oral, geralmente por falta de saliva ou por uma deficiente escovação da língua. Entre outros fatores de risco para a saburra estão dormir de boca aberta, roncar, uso de antissépticos bucais à base de álcool e uso de aparelhos ortodônticos. Escovar a língua e beber bastante água para manter a boca sempre hidratada são simples modos de diminuir a incidência da saburra e, consequentemente, do mau hálito.

Ainda na boca, outro ponto que pode dar origem ao mau hálito são as amígdalas. Um mau hálito que surge subitamente pode ser o primeiro sinal de um faringite ou amigdalite em desenvolvimento. Isto é particularmente real nas crianças.

Os pacientes com amigdalite de repetição costumam apresentar pequenas criptas em suas amígdalas, que favorecem a deposição de alimentos e de restos celulares, formando o cáseo (ou caseum). De vez em quando pequenas “pedrinhas” extremamente mal cheirosas se soltam destas criptas levando o paciente a imaginar que o seu hálito é tão ruim quanto este odor. Na verdade, nem sempre o cáseo amigdaliano é causa de mau hálito. O fato da “pedrinha” ser mau cheirosa não significa que o hálito seja igual (leia: DOR DE GARGANTA – FARINGITE E AMIGDALITE).

Outro sítio que pode ser a causa da halitose é o nariz, ocorrendo principalmente devido a quadros de sinusite. A existência de gotejamento pós-nasal pode levar ao acúmulo de substâncias mal cheirosas na base da língua (leia: SINUSITE | Sintomas e tratamento).

Muito raramente, um tumor oculto da orofaringe ou laringe pode ser a causa do mau cheiro.

Um tipo de mau hálito extremamente comum e normalmente passageiro é aquele que ocorre ao acordarmos. Dois fatos contribuem para essa halitose:

1. Muitas pessoas dormem de boca aberta, levando a um ressecamento da boca durante a noite que, como já foi explicado anteriormente, leva ao mau hálito.

2. Porém, o fator mais importante é outro. Durante o sono, chegamos a ficar mais de 10 horas em jejum. O corpo precisa produzir energia constantemente e em períodos de jejum há pouca glicose disponível como combustível. O organismo passa então a queimar gorduras para produzir energia. A metabolização de gorduras leva à produção de corpos cetônicos, substâncias com odor forte que são eliminadas pelos pulmões. Reparem que toda vez que estamos com muita fome, ou em longos períodos de jejum, ficamos com mau hálito. Felizmente este é fácil de resolver; é só comer.

O hálito cetônico do jejum é o mesmo que ocorre nos pacientes com diabetes mal controlados (leia: DIAGNÓSTICO E SINTOMAS DO DIABETES MELLITUS para maiores explicações).

Outras doenças sistêmicas que podem causar mau hálito são a cirrose (leia: CIRROSE HEPÁTICA | Sintomas e causas) e a insuficiência renal avançada. Esta última causa um hálito com cheiro de urina devido ao acúmulo de ureia e outras substâncias que não são devidamente eliminadas pelos rins (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA). Infecções nos pulmões também podem causar halitose.

Costuma-se supervalorizar o papel do estômago na halitose, todavia, raramente doenças deste são causas do mau hálito. A exceção ocorre no pacientes com refluxo gastroesofágico que podem ,em alguns casos, apresentar halitose (leia: HÉRNIA DE HIATO E REFLUXO GASTROESOFÁGICO). Porém, não se justifica uma investigação do estômago se o paciente apresentar mau hálito sem outros sintomas do refluxo.
Nossos hábitos diários também influenciam no hálito. O tabagismo, o consumo regular de bebidas alcoólicas e excesso de café são causas de mau hálito. Existe também uma relação ainda pouco entendida entre obesidade e halitose.

Alguns alimentos como alho e cebola são capazes de causar mau hálito por várias horas. No caso do alho, um dos gases produzidos pela sua digestão consegue ser absorvido pela circulação sanguínea, sendo eliminado pelos pulmões. Por isso, após a ingestão de alho, o hálito ruim pode permanecer por horas mesmo após a escovação dos dentes.

Tratamento do mau hálito

Como a grande maioria dos casos têm origem na boca, o dentista costuma ser o melhor especialista para diagnosticar e tratar a halitose. Já o otorrinolaringologista pode ser o melhor médico nos casos de mau hálito originado nas amígdalas, faringe ou nariz.

Algumas dicas podem resolver, ou pelo menos aliviar o problema:

  • Adequada higiene oral e uso frequente de fio dental.
  • Check-up dental regular.
  • Gargarejos com antissépticos orais, principalmente à noite.
  • Escovação da língua. Molhe sua escova com antissépticos orais em vez de pasta de dente (dentífrico) para limpar a língua.
  • Ingestão de líquidos para evitar desidratação e ressecamento da boca.
  • Chicletes sem açúcar aumentam a salivação e ajudam a “lavar” a boca. Cinco minutos de mastigação são suficientes.
  • Evitar álcool, café e cigarro.
  • Evitar longos períodos de jejum.
  • Alimentar-se bem no café da manhã.
Vérsion en español:  MAL ALIENTO | Causas e tratamiento
"MAU HÁLITO | Causas e tratamento", 5 out of 5 based on 55 ratings.
Publicidade
  • karine

    Tenho um mau halito horivel tem cheiro de fezes e sinto que vem da garganta o que pode ser?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se você acha que vem da garganta, procure um otorrino para ele examiná-la.

  • Elvis Mendes

    Oi meu amigo tem 20 anos e tem mau hálito na boca que médico procuro?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Comece pelo odontologista.

  • lilian ap barros sartori

    oi d meu filho te 14 anos e tem mau haalito e um odor muito forte no corpo que medico procurar ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Para o odor no corpo, pode ser o dermatologista. Ele saberá depois indicar outro médico caso haja necessidade.

  • Lili

    Especialistas: muitas pessoas acham que estão com aquele cecê ou mau hálito, quando na verdade os outros não percebem cheiro nenhum nelas.

    Existe um distúrbio chamado Síndrome da Referência Olfativa, que é, basicamente, uma sensação falsa de que você está cheirando mal.

    Apesar de parecer engraçado, essa doença pode ter conseqüências sérias. Normalmente as pessoas não procuram tratamento, pois acham que realmente cheiram mal e estão com vergonha de si mesmas.

  • Alice

    Hoje acordei com um “caseum” na garganta e por impulso tirei, dando leves apertadas com o dedo, quando removi percebi que o cheiro é insuportável. E fui pesquisar para descobrir o que seria, e então associei aos sintomas de cáseos amigdalianos. A questão é: Devo removê-lo? Qual especialista devo procurar? (Alguém me dá um help, to nervosa)

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um otorrinolaringologista.

  • Paulo

    boa noite,fui ao dentista pgt,como estava minha boca,ele me falou que estava 10,minha saúde bucal,mas tem um cheiro muito forte,percebo que vem de dentro,de mim,o que será isso? Alguém pode me ajudar? É um odor horrível,parece carniça,tenho muita vergonha de falar proximo das pessoas,olha que escovo bem os dentes,e uso listerine sem alcool!

    • Pedro Pinheiro

      Procure um gastroenterologista.

  • Leonardo Henrique

    Olá doutor,

    Estou passando por um problema que agora tá seríssimo. Estou sentindo um cheiro, algo semelhante a ácido, já tem 1 semana e é direto. Não sei tem algo a ver, mas ultimamente tenho sentido muita azia, arrotando demais e queimação no estômago além disso um desconforto do lado direito do tronco abaixo da costela, uma sensação de leve inchaço. Esse cheiro tá me deixando louco e sempre pergunto se alguém próximo a mim sente o mesmo cheiro que sinto, mas dizem que não sentem nada. Só sinto quando inspiro. Ainda não fui ao médico, só gostaria de saber se pela experiência que o Sr., já passou alguém informando tais sintomas. Informo q não sinto dor apenas esse cheiro desagradável ao respirar, esse desconforto que mais parece sintomas de gastrite e às vezes esse inchaço que indiquei.

  • vivi

    eu tenho manchas brancas na minha lingua e riscos parece que esta faltando aguns pedaços da minha lingua nao sei o que fazer e da muito bafo *-* o que fazer!1pf

  • Leandro H.

    Os que não possuem álcool em sua composição, aprovados pela ABO.

  • http://www.facebook.com/uelinton.rosabrandao Uelinton Rosa Brandão

    cara você e 10 parabéns! desculpa pela pobreza de vocabulário mas o que guez dizer e que o medico realmente eficiente, certeiro, excelente no seu trabalho, oficio.

  • http://www.facebook.com/uelinton.rosabrandao Uelinton Rosa Brandão

    cara você e 10 parabéns! desculpa pela pobreza de vocabulário mas o que guez dizer e que o medico realmente eficiente, certeiro, excelente no seu trabalho, oficio.

  • nata

    oi eu também tive o mesmo problema q vc,,, posso tentar te ajudar aki meu imail natalirosa.gm@hotmail.com

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Tem que conversar com o seu dentista.

  • Renato

    Olá DR, me chamo Renato e tenho 19 anos, estou passado por esse problema já faz um tempo, eu uso aparelho e desde antes do tratamento eu já me sentia inseguro com o meu hálito, por pura vergonha eu não tive coragem de tocar no assunto com o meu dentista, já faz dois anos que eu uso aparelho e eu me cuido e mesmo assim eu sinto que estou com mau hálito, sinto um gosto ruim na boca em alguns períodos do meu dia, com essa insegurança eu deixei de namorar de sair com os meus amigos, queria me sentir mais seguro em relação ao meu hálito. o que eu devo fazer para descobrir a origem dele?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que conversar com o seu dentista.

  • http://twitter.com/bru_kurthh Bru

    que antissépticos vc me indicaria ?

    • Leandro H.

      Os que não possuem álcool em sua composição, aprovados pela ABO.

  • Deusa

    Olá Dr. Andei pesquisando muito sobre cáseos pois à mais ou menos 5 anos venho sofrendo com isso e pelo que tenho passado até hoje pelo jeito só piorou pois começou com pequeninas e várias bolinhas durinhas que saíam da minha garganta quando ia escovar os dentes, eu já estava encomodada com a irritação, ardência ao engolir saliva então eu escarrava com um pouco mais de força e saía várias bolinhas durinhas fiquei muito assustada com aquilo, derrepente denovo e denovo, por fim hoje estou sofrendo muito com isso os cáseos estão enormes e muito trabalhoso para ser retirado, e o pior é que até agora não sei como evitar a formação deles.

  • Saramendes 00

    eu não aguento mais tenho mau halito e n sei o motivo me ajude doutor por favor….
    az vezes sinto um gosto muito ruin da minha boca
    por favor doutor eu le emploro me ajude pelo amor de Deus
    eu so quero aliviar para eu poder falar com as pessoas sem medo e nem vergonha
     

  • Andreiabbrasil

    Meu filho tem dois anos e já é o terceiro mês que o levo a emergência, na primeira medicaram com bezetacil, na segunda vez medicaram com amoxilina durante 10 dias e da terceira vez bezetacil. Só que qdo passa o efeito (28 dias) ele volta a ter febre e a garganta dele está sempre com aquele mau cheiro e as vezes uma tosse seca. Qdo o levei na última consulta, a médica disse que era pra eu dar suco de limão. Quero saber se meu filho pode estar com amigdalite e se suco de limão é bom pra melhorar a garganta. Reparei tb que meu filho fica assado qdo toma sucos ácidos.
    Obrigada Andreia Duarte

  • Udson Pinto Oliveira

    oiii !!! estou precisando de ajuda urgente para acabar com mau halito isso é muito chato, não se pode falar perto das pessoas é muito rui ficamos ensolados de todos e de tudo até mesmo de nossa própria casa, sou casado e tenho 22 anos e tenho esse problema desde criança e não sei mais o que fazer preciso muito de sua ajuda……..

  • Udson

    o que você indicaria para mim usar na boca para acaber meu mau halito?

  • marcelo nicolau do carmo

    se estas bacterias podem passar p/ outra pessoa falando perto ou mesmo dentro do carro,que mau consegue ficar dentro

  • rogerio sousa

    sinto a boca amargar igual feu fui no medico e fiz exame endoscopia e não deu nada ele disse q podia ser sinusite ,wsn

  • ffm

    tenho mau halito desde que me entendo por gente,sempre fui muito bonita,ja cheguei a ser considerada a garota mais bonita do bairro e da escola,mais sempre me isolei das pessoas pq eu sempre soube q eu tenho um mau cheiro na boca,sinto vergonha,sinto vontade de morrer,nao sei mais o q fazer.

  • ffm

    tenho mau halito desde que me entendo por gente,sempre fui muito bonita,ja cheguei a ser considerada a garota mais bonita do bairro e da escola,mais sempre me isolei das pessoas pq eu sempre soube q eu tenho um mau cheiro na boca,sinto vergonha,sinto vontade de morrer,nao sei mais o q fazer.

    • nata

      oi eu também tive o mesmo problema q vc,,, posso tentar te ajudar aki meu imail natalirosa.gm@hotmail.com

    • Josafa moreira de oliveira

      ola bom dia meu nomem e fanael tenho 39 anos e tambem tenho mal alito gostaria de ta trocando ideias com pecoas como vc vamos se ajudar meu email e josafaportoes@hotmail.com e orkut

  • Ciceramarques_28

    meu marido parou de beber e percebi que ele ta com bastante mau halito.não é dos dente percebo que vem de dentro dele.

  • Izabel

    Dr. por duas vezes, senti um cheiro muito ruim saindo de minha boca, a primeira vez tive que parar o carro pois não identifiquei de imediato de onde vinha o cheiro, era um cheiro de carniça, peixe podre, não consegui avaliar muito bem, fui até o pronto socorro de imediato pois fiquei muito assustada com muito medo, em exame superficial a Dra. disse que estava com sinusite(não houve exame de raio x) foi tudo superficial, me medicou e tomei a medicação, na data de hoje +ou- 20 dias após o primeiro evento, senti novamente o cheiro que passa rápido, mas até o momento, 5 horas após exalar o cheiro, sinto um incomodo na garganta, tipo uma bola…. nada dói, mas confesso que estou com medo. Não tenho mau hálito, e estou desesperada com esses dois eventos.

  • Jefferson Lausus

    tomo hidantal e meu gama gt aumentou queria saber oq fasso para abaixá lo sem para de tomar o remedio

  • Martaioneide

    Bom dia! preciso de ajuda, sempre que estou conversando com alguém sinto que as pessoas colocam a mão no nariz e sei que é por conta do mal halito que tenho e isso estar mim incomodando o que faço?

  • Martaioneide

    Bom dia! preciso de ajuda, sempre que estou conversando com alguém sinto que as pessoas colocam a mão no nariz e sei que é por conta do mal halito que tenho e isso estar mim incomodando o que faço?

  • Izabel

    Dr. por duas vezes, senti um cheiro muito ruim saindo de minha boca, a primeira vez tive que parar o carro pois não identifiquei de imediato de onde vinha o cheiro, era um cheiro de carniça, peixe podre, não consegui avaliar muito bem, fui até o pronto socorro de imediato pois fiquei muito assustada com muito medo, em exame superficial a Dra. disse que estava com sinusite(não houve exame de raio x) foi tudo superficial, me medicou e tomei a medicação, na data de hoje +ou- 20 dias após o primeiro evento, senti novamente o cheiro que passa rápido, mas até o momento, 5 horas após exalar o cheiro, sinto um incomodo na garganta, tipo uma bola…. nada dói, mas confesso que estou com medo. Não tenho mau hálito, e estou desesperada com esses dois eventos.

    • Bbbb

      isso é sintoma de caseum!

  • =(

    PRECISO DE AJUDA!!! NAO AGUENTO+++….Escovo bem os dentes e lingua,antes e após as refeiçoes. logo após a escovaçao ja sinto um leve mau cheiro. eu sei q vem de dentro do estomago, as vezes sinto queimar. sao odores diferentes eu msm percebo. nao conssigo viver assim,com vergona,no canto rezando para que niguen chegue perto de mim. e as meninas…nem da pra comentar.Tem uma garota linda e que me ama muinto…msm sabendo que tenho mau hatilo! Eu tbm a amo! Eu Sonho em Chegar perto dela e ficar cara a cara e olhar nos olhos dela e falar; Eu Te Amo! Cara,Sem Mau hálito,Minha Vida iria Mudar ”Pra Caramba” =/ Detalhe(tenho 18 anos e Nem Posso Aproveitar a Vida.)

    • Dr-Brauzio

      Sempre saia com bala na boca , depende da que voçe gostar kara , ajuda bastante!!!

      • g.c.

        como uma balinha vai adiantar , no meu caso percebi que tinha mau halito desde meus 14 anos , hoje tenho 30, e não achei medico para me dar uma solusão

  • Eloixx

    Ótimo esse site adorei as dicas!Obrigada.

  • Eloixx

    Ótimo esse site adorei as dicas!Obrigada.

  • http://meuhalito.blogspot.com.br/ Antonio

    Muito bom seu artigo, eu mesmo já sofri bastante com este pesadelo, mais superei eu usei somente tratamentos com produtos naturais que temos em casa mesmo, e eu acho que ainda é uma excelente alternativa, em meu blog eu postei o que eu usei e realmente o mau hálito foi embora e não voltou mais.

    hoje eu sempre procuro evitar o mau hálito vou deixar 10 dicas para evitar
    Beba água,Escove os dentes apos todas as refeições,Não pule o fio dental,Escove a língua,
    Cuide da alimentação,A boca não é a única suspeita,Evite café,Masque chiclete (sem açúcar).

    funciona comigo.

    muito bom mesmo o seu site.

  • http://meuhalito.blogspot.com.br/ Antonio

    Muito bom seu artigo, eu mesmo já sofri bastante com este pesadelo, mais superei eu usei somente tratamentos com produtos naturais que temos em casa mesmo, e eu acho que ainda é uma excelente alternativa, em meu blog eu postei o que eu usei e realmente o mau hálito foi embora e não voltou mais.

    hoje eu sempre procuro evitar o mau hálito vou deixar 10 dicas para evitar
    Beba água,Escove os dentes apos todas as refeições,Não pule o fio dental,Escove a língua,
    Cuide da alimentação,A boca não é a única suspeita,Evite café,Masque chiclete (sem açúcar).

    funciona comigo.

    muito bom mesmo o seu site.

  • Cristiano

    Ola Dr. Sinto muita dor no estomago e por isso imagino que meu mau halito seja péssimo. Graças a essa dor, passo fio dental duas vezes ao dia, escovo os dentes apos cada refeicao e todo dia de manha e a noite uso limpador de lingua. Mas foi so um comentario. Referindo a um outro caso meu, ontem comi um alimento com muito alho e so pude escovar os dentes cerca de 5h depois. Mesmo apos isso, continuei com o mau halito. Chamo sua atencao a isso pois eu NUNCA sinto meu proprio halito, exceto de manha, ja que ronco e durmo de boca aberta. Entao, esses sao meus grandes problemas: se dor no estomago causa mau halito e por que nunca sinto meu halito…. é como se ele fosse sempre bom.

  • Cristiano

    Ola Dr. Sinto muita dor no estomago e por isso imagino que meu mau halito seja péssimo. Graças a essa dor, passo fio dental duas vezes ao dia, escovo os dentes apos cada refeicao e todo dia de manha e a noite uso limpador de lingua. Mas foi so um comentario. Referindo a um outro caso meu, ontem comi um alimento com muito alho e so pude escovar os dentes cerca de 5h depois. Mesmo apos isso, continuei com o mau halito. Chamo sua atencao a isso pois eu NUNCA sinto meu proprio halito, exceto de manha, ja que ronco e durmo de boca aberta. Entao, esses sao meus grandes problemas: se dor no estomago causa mau halito e por que nunca sinto meu halito…. é como se ele fosse sempre bom.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Tem que tratar a sinusite com um otorrinolaringologista.

  • marcio

    como tratar o gotejamento nasl posterior?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que tratar a sinusite com um otorrinolaringologista.

  • http://profile.yahoo.com/TX3K4NVCWYGDVWBMNDROHMM6S4 Amanda

    Ola Joao, estar mi pasando o mesmo problema que o seu..Queria saber se vc estar tomando algo para este problema e mi da o nome do remedio q vc estar tomando porfavaor..Obrigado

  • http://profile.yahoo.com/TX3K4NVCWYGDVWBMNDROHMM6S4 Amanda

    Ola preciso ajuda com ugencia..Tenho os tentes todo bem sempre faco limpesa na boca.. tenho bastante mal halito q remedio posso usar? obrigado

  • http://profile.yahoo.com/TX3K4NVCWYGDVWBMNDROHMM6S4 Amanda

    Ola preciso ajuda com ugencia..Tenho os tentes todo bem sempre faco limpesa na boca.. tenho bastante mal halito q remedio posso usar? obrigado

  • Flaviol

    em um exame deu hernia de hiato , ja tomei alguns medicamentos receitados mais ainda nao deu resultados que aguma outro modo de rewsolver

  • Ana rosa assunçao

    a algum produto que possa tratar halitose,por favor preciso de ajuda!

  • Nanda Albuquerque Luz

    O que devemos fazer se a halitose for causada por algum problema estomacal? tem algum remedio para isso? Aguardo resposta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Geralmente não é necessário. A opinião de um otorrinolaringologista é importante.

  • Vendasebookmundial

    Acabe já com o Mau Hálito.
    Solução definitiva para acabar com a halitose.
    Método natural para acabar com o mau hálito em 3 dias.
    http://www.fimdomauhalito.com/af/5062

  • Samararaiane21 10

    Parabens Dr. Muito esclarecedor. adorei o site!

  • Jaquelinesantana904

    Ola, tenho mal halito nao sei se algum problema no estomago pois nos dentes e na boca nao ha nenhum problema, gostaria de saber se tem algum medicamento que possa indicar para esse problema?

    • Lucasandre1975

      ola jaqueline quantos anos vc tem eu tenho 31 tenho o mesmo problema quem sabe nao podemos nos relacionar passa seu msn

  • Cícero

    Doutor, tenho cáseo, olho no espelho e vejo as amígdalas e a faringe hiperemiada, minhas amígdalas estão edemasiadas e com focos de pus, e sempre noto a presença de caseos.. os linfonodos cervicais são notórios sempre… só que com um porém, não tenho febre, é indolor, e não tenho aquela sensação de inflamação.. mas ultimamente tenho tido problemas com mau hálito, já procurei otorrinos, já fiz coleta e não apresentou nada de anormal…
    você pode me ajudar? procurei minha professora, e ela recomendou apenas gargarejos… sei que pode ser um caso mt diferente do normal, mas preciso da ajuda de alguém.. grato.

  • Cyberconectword

    nao sei se tenho mau halito mais sinto que as pessoas se sente mal quando falo porriso quero saber de um ensame que possa me mostra se eu tenho, para que eu possa procura tratamento quero uma resporta

  • cibely reis

    qual o esame a fazer para saber se eu tenho mau halito

  • joaquim sergio

    minha nossa,sejamos mais direto,sofri com dores de garganta dos 7 aos 32 anos.sem falar do bafo onça,era terrivel,os médicos só receitava xaropes e antibioticos, qdo as dores estavam muito frequentes,foram feitos varias baterias de exames,e nada, se dependesse da medicina  eu já estaria morto com um provavel cançer na garganta;.hoje não sei o que é isso a exatos 17anos.nem eu nem minha familia e aqueles que ouvem meus conselhos, raspe e escove bem a lingua até o fundo,nada de escovar só do meio prá frente.é no fundo onde faz ancia de vomito que tem mais bactérias,vivas e mortas que fedem qdo é removida…feito isso não tem friagem que vai lhe causar esse mau,nem dor de garganta e nem mau-halito.e a deus contas nas farmacias.

  • Fernandagsouza

    ola dr pedro como fazer para os dentes ficarem branco

  • Estetica Nanyoliver

    A uns dias tras sairam uma 06 bolinhas mal cheirosas da minha garganta, dias depois observei no espelho que tinha mais duas e consegui tira-las com um cotonete, mas agora tem uns 04 dias que sinto um encomodo na garganta como se tivesse mais bolinhas e não conseguisse sair, as vezes solta uns pedacinhos destas bolinhas o que devo fazer?

  • renata

    Doutor,gostaria de saber se voce pode me ajudar, essas tal de bolinhas,tem me incomodado bastante e esse gosto ruim na boca mais ainda,o que devo fazer,procurar um otorrino,pois minha garganta inflama frequetemente e porque tambem tenho sinusite?,ou será que um dentista pode diagnosticar o meu problema,desde ja agradeço,meu nome é renata e tenho 20 anos.e moro em brasilia. OBRIGADA.

  • renata

    DOUTOR,
     EU TENHO SINUSITE,E MINHA GARGANTA INFLAMA FREQUENTEMENTE, O QUE FAZER PRA QUE O MAU CHEIRO NA MINHA BOCA ACABE,NA VERDADE É UM GOSTO RUIM E NÃO UM CHEIRO,POIS AS PESSOAS NÃO SE QUEICHAM DE MAU HALITO, E SIM MINHA PARCEIRA SE QUEICHA QUANDO NOS BEIJAMOS.!POR FAVOR ME AJUDE, POIS ISSO TEM MIM EMCOMODADO MUITO.

  • Jak_garciasilva

    meu filho e meu esposo tem mal halito meu esposo ronca e meu filho esta acima do peso o que devo fazer para melhorar a  situação deles

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Lamento, mas não conheço esses aparelhos para poder opinar. Vou procurar me informar.

  • Darlene

    tenho mal halito mesmo depois de escova os dentes em poucos istantes eu sinto um gosto ruim na boca,e tambem eu uso aparelho.

  • Debora

    Minha sogra tem um hálito que exala cheiro de fezes, principalmente na parte da manhã, é difícil dizer isto a ela e acabo evitando me aproximar, chega a dar náuseas. Gostaria de saber se muitos medicamentos poderiam causar, já que ela toma remédios para pressão, depressão e tireoide. Obrigada, Cristina.

  • Lucasandre1975

    ola tem uma gosto horrivel na boca cheiro de urina ja fiz todos os tipos de exame otorrino gastro dentista tudo até as amidalas ja retirei mais nada mas quando retirei as amidalas  fiquei uma semana em casa sem fazer nada nao tomava muita agua foi ai que descubri que se eu ficasse sem tomar agua o gosto horrivel desaparecia fiquei até com uma garota beijei muito mas no outro dia comceei a beber muita agua o gosto de urina voltou na sei mas oque fazer 

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não deve ser.

  • Analivia-gatinha2011

    ve se escova esse dente ´porcooo!!!!!

  • clara

    pesoal cliquem na foto da lingua e aumentem ela q nojooooo da pra vr em detalhes

  • Analivia-gatinha2011

    eu tenho mau halito pela causa que uso enxaguante bucal com alcool pq os meu enxaguantes bucais sao de  menta,canela forte,e extra ice com alcool sera que e isso que provoca o mau alito???

  • Sah Alcaino

    Gente….. neste site tem tudo bem explicadinho sobre mau alito por conta de “bolinhas na amigdalas”..
    http://www.caseosamigdalianos.com.br/ 

  • Adilovaldo

    por  favor eu tenho 21 anos  ao 14  eutive  eu tenlho alegia  e  o medico  disse  que  era  a  garganta  que  era  grosa   .o  mal  halito pode  ser   da  garganta eu  nao tenho  dente pode . quando  eu  escovo o  dente menos de  30  segundo  a  boca   fica amargar
      

  • Gilson

    a gengiva do meu dente grande molar esquerdo produz mau hálito,sempre continuadamente tantona noite como no dia. o que posso fazer?
    21/07/2012

  • Gilson

    a gengiva do meu dente grande molar esquerdo produz mau hálito,sempre continuadamente tantona noite como no dia. o que posso fazer?
    21/07/2012

  • Concunhado

    Cirurgia de hernia de hiato resolve o problema de mau halito?

  • wagner

    a minha garganta fica cheia de bolinhas amareladas que causam muito mau cheiro frequentemente eu uso direto agua com sal groso mais nao resolve o que eu devo fazer?

    • Brunadejesusudia

      wagner eu tinha esse problema,,so resolvel quando tirei as amidalas,mas sofre muito 8 dias sem quase comer nem engolir,mas é a pior coisa que tem essa bolinhas espero ter ajudado
      gomes

  • João Neto

    Olá, tenho 16 anos e a mas ou menos 3 anos tenho problema com mau halito e isso vem me dando depressão ja não saiu mas de casa, parei de estudar em fim minha vida praticamente acabou pesso muito a Deus que me ajude, muitas vez vejo que minha garganta começa ficar com um gosto meiu que adoçicado e muitas vez ja saiu umas bolinhas bem fedidas ja fui em medicos e eles sempre falam que é coisa da minha cabeça e que não tenho nada mas meus colegas praticamente 100% ja falaram que tenho mau halito e é forte e quero agradeçer pelo site muito bom agradeço desde já.

  • João Neto

    Olá, tenho 16 anos e a mas ou menos 3 anos tenho problema com mau halito e isso vem me dando depressão ja não saiu mas de casa, parei de estudar em fim minha vida praticamente acabou pesso muito a Deus que me ajude, muitas vez vejo que minha garganta começa ficar com um gosto meiu que adoçicado e muitas vez ja saiu umas bolinhas bem fedidas ja fui em medicos e eles sempre falam que é coisa da minha cabeça e que não tenho nada mas meus colegas praticamente 100% ja falaram que tenho mau halito e é forte e quero agradeçer pelo site muito bom agradeço desde já.

    • http://profile.yahoo.com/TX3K4NVCWYGDVWBMNDROHMM6S4 Amanda

      Ola Joao, estar mi pasando o mesmo problema que o seu..Queria saber se vc estar tomando algo para este problema e mi da o nome do remedio q vc estar tomando porfavaor..Obrigado

    • Laura_lima

      ola joao neto tbm tinha essas bolinhas brancas e muito fedidas comecei a ficar desesperada e graças a Deus conseguir resolver,nem pude acreditar ki deu certo.Veja so oq eu fiz peguei uma colher de sobremesa de pimenta do reino tem ki moer na hora os graos uma colher de sopa de sal grosso um copo americano de vinagre branco menos da metade desse mesmo copo de agua pra n ficar muito forte, entao faça o seguinte esquente a agua,o sal,o vinagre, tira do fogo e acresçente a pimenta moida deixe ate ficar morno entao faça 3 gargarejos no dia sempre dia sim dia nao por mais ou menos uma semana.obs.nao engula viu pois o sal nao fara muito bem a saude.por favor volta pra mim dar o resultado, se deu certo ou nao viu boa sorte fica com Deus.

  • João Neto

    Olé, tenho 16 anos e a mas ou menos 3 anos tenho problema com mau halito e isso vem me dando depressão ja não saiu mas de casa, parei de estudar em fim minha vida praticamente acabou pesso muito a Deus que me ajude, muitas vez vejo que minha garganta começa ficar com um gosto meiu que adoçicado e muitas vez ja saiu umas bolinhas bem fedidas ja fui em medicos e eles sempre falam que é coisa da minha cabeça e que não tenho nada mas meus colegas praticamente 100% ja falaram que tenho mau halito e é forte e quero agradeçer pelo site muito bom agradeço desde já.

  • João Neto

    Olé, tenho 16 anos e a mas ou menos 3 anos tenho problema com mau halito e isso vem me dando depressão ja não saiu mas de casa, parei de estudar em fim minha vida praticamente acabou pesso muito a Deus que me ajude, muitas vez vejo que minha garganta começa ficar com um gosto meiu que adoçicado e muitas vez ja saiu umas bolinhas bem fedidas ja fui em medicos e eles sempre falam que é coisa da minha cabeça e que não tenho nada mas meus colegas praticamente 100% ja falaram que tenho mau halito e é forte e quero agradeçer pelo site muito bom agradeço desde já.

  • Carlos

    O melhor artigo sobre o tema que já li. Parabéns Doutor, muito esclarecedor. Tenho halitóse e sofro bastante. 

  • Elisanela m.s

     meu filho de 12 anos tem um cheirode urina na boca gostaria de saber o notivo .

  • Samararaiane21 10

    Parabens Dr. Muito esclarecedor. adorei o site!

  • Janderson

    Ajudou muito,obrigado mesmo Dr.Pedro

  • Debora

    Minha sogra tem um hálito que exala cheiro de fezes, principalmente na parte da manhã, é difícil dizer isto a ela e acabo evitando me aproximar, chega a dar náuseas. Gostaria de saber se muitos medicamentos poderiam causar, já que ela toma remédios para pressão, depressão e tireoide. Obrigada, Cristina.

  • Dalva

    Tenho mau hálito insurpotavel já fui no dentista,médico estomago e nada,as vezes fica uma coisa garrado na minha garganta com muito custo consigo tirar e umas bolinhas com cheiro desagradavel,o que fazer.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Lamento, mas não conheço esses aparelhos para poder opinar. Vou procurar me informar.

  • Alexandre

    olá dr Pedro esses aparelhos portáteis(
    Breath Checker )etc. para medir halito funciona ?
    e enxaguatorio bucal halifree e outros.  cura o mau halito mesmo?
    esses produtos são so propragandas ou dão resultados?

  • Darlene

    tenho mal halito mesmo depois de escova os dentes em poucos istantes eu sinto um gosto ruim na boca,e tambem eu uso aparelho.

  • Arlete F

    para saber se tem mau alito molhe o pulso com a saliva espere secar e sinta o cheiro

  • Meiremirella1

    Rosi.  pois digo o mesmo que a Marcinha thuka,sinto os mesmo sintomas,peço-lhe ajuda urgente mente .

  • Meiremirella1

    Rosi.  pois digo o mesmo que a Marcinha thuka,sinto os mesmo sintomas,peço-lhe ajuda urgente mente .

  • Anonymous

    doutor eu escovo meus dentes regulamente uso exaguante e fio dental mas sinto um mal cheiro ao beber algo parece q sai da faringe com s ficasse algum resto d comida engachado o q pod ser dtr. Tambem minha lingua tem muita saburra apesar de escova-la sempre

  • Carolaineps12

    Doutor!!!
    preciso de ajuda!!!escovo meus dentes regulamente!!!!!!!mesmo quando como,ums cinco minutos depos,volta o mal cheiro,bebo agua regulamente e mesmo assim não resolve!!!!!por favor mim ajude!!!!

  • Marcinha Thuka

    Doutor,
    preciso de ajuda, não sei o q fazer mais, escovo meus dentes, minha lingua cedo e qdo tomo café de manhã, logo apos começa mal hálito, depois das refeições costumo ficar tbm, mesmo escovando, logo volta gosto ruim ( mal hálito), não sabia q leite tbm dá mal hálito, isso é verdade, pq tomo todos dias leite, devo parar!! Desde já agradeço

  • Marcinha Thuka

    Doutor,
    preciso de ajuda, não sei o q fazer mais, escovo meus dentes, minha lingua cedo e qdo tomo café de manhã, logo apos começa mal hálito, depois das refeições costumo ficar tbm, mesmo escovando, logo volta gosto ruim ( mal hálito), não sabia q leite tbm dá mal hálito, isso é verdade, pq tomo todos dias leite, devo parar!! Desde já agradeço

    • Martimila

      Ola, pare de comer carne no meu caso esta dando certo era a proteina animal que me dava mal halito apesar de eu escovar os dentes rigorosamente e limpar a lingua, usar enxaguantes. Só quando decidi parar de comer carne vermelha, apenas como frango ou peixe, bom isso foi no meu caso, existem casos e casos, por uma sorte decidi sozinha essa experiencia, aliás eu e Deus que me deu essa visão após tanto tempo sofrendo desse mal. Agradeço a Deus pelo livramento!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se está te incomodando, procure um otorrinolaringologista.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se está te incomodando, procure um otorrinolaringologista.

  • Cunhajoaob

    Concordo com tudo que li sobr o mau hálito,mas não posso me furtar a dar umainformação baseada emexperiência própria e, posteriormente, verificada em outras pessoas. Uma boa parte das causas de mau hálito, senão, a maior delas, é a ingestão de leite. Quem tem mau hálito(pergunte à esposa ou filhos) experimente eliminar o leite da sua alimentação e depois comente o resultado.

  • Estetica Nanyoliver

    A uns dias tras sairam uma 06 bolinhas mal cheirosas da minha garganta, dias depois observei no espelho que tinha mais duas e consegui tira-las com um cotonete, mas agora tem uns 04 dias que sinto um encomodo na garganta como se tivesse mais bolinhas e não conseguisse sair, as vezes solta uns pedacinhos destas bolinhas o que devo fazer?

  • Jonathas

    gastrite da mau hálito?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma.

  • ALINE PAULA_2011

    oi …quando minha garganta inflama sai umas pelotinhas amarelinhas .igual a uma massinha..ao aperta exala um cheirinho desagradavel sinto que tem uma pelóta dessas na minha garganta o que pode ser ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    will,
    estomatologista.

  • Will Silva

    Will silva

    Olá, eu tenho mau hálito a um bom tempo, já procurei o dentista pra examinar minha boca e ele não detectou nada referente a cáries, saburra e nem gengivite.Não tenho amidalite etc. gostaria de saber o que eu faço, qual o profissional que eu devo procurar e se tem um especialista da áera bucal, pois tenho uma otima escovação diaria.

  • Almir

    Tambem sofro (sofri)  com a formacao de caseos, o que descobri foi que se voce diminuir, ou eliminar o consumo de “LEITE” e seus derivados eles quase nao apareceram.
    O problema e que o nosso organismo nao consegue digerir o leite (lactose).
    Fiz o teste e realmente funciona.
    Hoje controlo mais o consumo de leite e seus derivados, e os caseos quase nao aparecem mais.
    Espero ter ajudado.

    Almir 

  • Kel

    Olá Doutor, parabéns pela maneira excelente de esclarecer de forma simples assuntos tão complexos. Desde criança tenho faringites e amigdalites recorrentes, o que melhorou muito com a vacina contra influenza. No entanto, ainda sofro com as formações constantes de cáseos, é horrível; a remoção das amigdalas é recomendável neste caso?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente não é necessário. A opinião de um otorrinolaringologista é importante.

  • Anonymous

    Não tenho dúvidas, ainda… Quero te parabenizar pelo blog, pois é muito bom!

  • sonia

    Olá doutor Pedro gostei muito de suas informaçoes parabéns muito obrigada.bjs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Flávio
    Se estiver com muito tártaro, influencia bastante.

  • Anonymous

    meu nome é flávio,doutor,o tartaro influencia muito ou puco no mau halito

  • Anonymous

    Obrigado doutor, esse é o texto mais completo e de mais fácil leitura sobre mau hálito que eu encontrei na internet. Vou seguir seus conselhos e espero melhorar minha halitose.

    Carlos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Felipe
    O auto diagnóstico é difícil. O ideal é perguntar para alguém que vc tenha muita intimidade, como irmãos ou pais, por exemplo.

  • Anonymous

    Boa tarde.

    Eu Felipe, suspeito de mau halito mas na verdade é dificil sabermos qual o cheiro do nosso halito.
    Tem alguma forma de fazermos o auto diagnostico de mau halito?
    Bom trabalho

  • gonçalo

    Dr Pedro,

    eu sinto muito incómodo ao falar por ter um pessimo halito e tenho uma excelente higiene horal(3 vezes por dia), fui operado as amigdalas e nao as tenho por isso nao sei como acabo com esse mau halito…acha que devia perguntar ao meu dentista…nao sei se tem a resposta…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Saruel
    Desconheço essa informação. Acho que você não deveria usar água oxigenada sem autorização de um otorrinolaringologista.

  • Anonymous

    DR aqui é saruel é verdade que agua oxigenada serve para limpar a garganta daquele pontinho branco?

  • Evelise França

    Dr. Pedro

    Gostei muito das informações acima porém estou muito preocupada há um tempo já sofro com um mal hálito terrivel, trabalho no ar condicionado o que e expoe mais ainda e com o publico tendo que lhe dar com pessoal que nunnca vi na vida, fico com vergonha e mesmo indo ao destinta fazendo toda a limpeza, depois de almoçar escovar o dente e fazer o enxague bocal com o anti septico bocal que eu acho fortissimo que é o listerine depois de meia hora meio halito esta podre e sem condiçoes de falar com qualquer pessoa que seja isso me preocupa seriamente e me leva uma socializaçao pois me bejo impedida de falar com qualquer pessoa por causa disso.

  • Regina

    Olá Dr Pedro,
    Parabéns pela excelente matéria. Tem muitas informações interessantes e me auxiliou a resolver os problemas de halitose.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Monica
    Retirar as amigdalas neste caso é um pouco radical. Procure um otorrinolaringologista que ele pode ser capaz de te tratar sem precisar da cirurgia.

  • Monica

    ola Dr.!
    Tenho essas “bolinhas fedorentas” na garganta, tem dias em q sai mais de uma… tinha sumido, mas agora esta pertinente este problema, estava lendo este artigo e uns outros foruns e vi q em muitos dos casos a solução e a retirada das amidálas. Então gostaria de saber, se a retirada das mesmas causaria algum problema, ou de nada elas servem?
    Desde já, Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Isolda
    Não.

  • Anonymous

    Dr. Pedro, recentemente termine um tratamento dentário e a médica elogiou minha gengiva e os dentes, só que depois de um implante de um elemento, eu que ja tinha um hálito talvez por causa do estômago, piorou muito, sinto gosto de fezes na boca, a Drª diz que é impressão minha, mas meu esposo e filhos sentem o mau cheiro. Ja tentei de tudo ate água oxigenada para enxaguar a boca, bebo bastante água, mas qdo passo a língua sobre os dentes e gengivas sinto um gosto ruim, parece que minha boca esta ácida. Dr. esteatose hepática da mal hálito?
    Me chamo Isolda.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Laissa,
    nunca li nada sobre isso. Mas contra fatos não há argumentos, se no seu caso você descobriu essa relação, evite o yogurt e veja se, a longo prazo, o cáseo realmente não surgirá novamente.

  • Laissa

    Oi Dr, primeiramente parabens pelo seu site… é otimo, bem resumido e ate mesmo quem nao entende do assunto consegue absorver bastante coisa..
    Dr, eu tenho caseo, fazem uns meses que apareceu.. minha dentista disse que é normal na minha idade (19 anos), e comentei com ela tbm uma coisa que uma amiga me disse.. que o leite faz forma o caseo.. entao eu fiz um teste, parei de tomar yogurt (nao tomo muito leie) e sumiu o caseo.. ai tomei dois dias seguidos eno segundo tinha uma crosta de caseo na minha amigdala..enfim que minha dentista disse que nunca tinha ouvido essa relaçao..

    gostaria de saber se é verdade que a idade influencia e se o leite, ou a lactose, pode ajudar na formaçao do caseo…

    Obrigada, Laissa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Martuschelly, comece pelo seu dentista.

  • martuschelly

    caro medico eu escovo meus dentes regularmente e tambem uso exaguante bucal porem estou muito trsite pois a cada dia cresce meu mau halito. eu nao tinha isso meu halito tinha xerinho de leite dizia minha namorada agora acho que esse leite azedou (brincadeira) mas me diga dr. ja que meus dentes estao tratados e nao tenho dentes encariadoq que mnedico eu procuro pra ver se resolvo isso que ta me deprimindo?

  • marciana

    Olá, eu percebi que muitas pessoas têm dúvidas sobre o caseum, as tais “bolinhas fedidas” que saem da boca.
    Como o Dr. Pedro já falou, elas são produzidas pelo acúmulo de restos alimentares nas criptas das amígdalas e açãõ de bactérias sobre os mesmos.
    Eu gostaria de dar uma dica, por experiência própria…
    Eu sempre verifico se há caseum em minhas amígdalas…e eu literalmente espremo minhas amígdalas com os dedos ou com a ajuda de algum objeto (cabo da escova de dente)e se houver caseum eles saem…Depois eu faço gargarejo…Esse processo é incômodo, dá ansia de vômito muitas vezes, mas resolve o problema…é melhor do que ficar com mau cheiro na boca.
    Espero que seja útil.
    Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    José, pouco provável.

  • Anonymous

    Olá.

    Meu nome é José e tenho 20 anos,sofro de mau halito ja faz algun tempo,cresci com fumantes e ja tive tres pneumonias..gostaria de saber se o mau halito pode ocorrer devido a esses fatores

    Muito obrigado

  • Vanusa

    Matéria muito clara, não tenho mais dúvida alguma, venho só parabenizar e agradecer esse trabalho.

  • Anonymous

    Oi!

    Cuspi 2 vezes na minha vida essas bolinhas,depois que comprei uma escova profissional elétrica na Oral b(nao estou fazendo propaganda)e tambem aqueles limpadores de lingua,nunca mais cuspi bolinha alguma,antes de ter cuspido essas bolinhas eu ja sentia um gosto estranho na garganta quando bebia agua.mas nunca tinha ouvido falar destas bolinhas,até o dia que cuspi uma,depois de umas 2 semanas outra,depois comprei a escova e parou,outra coisa eu tomo sempre coca-cola,apesar,eu sei,que nao faz bem para os dentes eu tomo sempre,tenho a impressao que me ajuda a dissolver essas bolinhas tomando uma garrafinha pequena um dia sim outro nao,abraç0!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mirian,
    Hemofilia é uma doença genética causada pela falta de fatores da coagulação no sangue. Devo escrever sobre o assunto no futuro.

  • miriam

    oi meu nome é sabrina gostaria que o senhor me respondesse o que é hemofilia? e se isso fas mau a saúde? obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sueli,
    Não. Nunca li nada sobre isso.

  • joaobcjunior

    Quem tem formação de cáseos, deve focar-se no problema, cujo tratamento é feito por análise médica e não odontológica. Não se deve tentar cirurgia sem antes ter certeza que essa seja a causa. De qualquer forma, a criptólise (laser) tem produzido resultados satisfatórios.
    Abraços, João.

  • Sueli

    Dr. Pedro a sua matéria é muito educativa e esclarecedora, mas eu tenho uma duvida,talves nada convencional,sexo oral pode gerar mau halito? principalmente se o parceiro tiver algum tipo de bacteria?

  • Antonio

    cara vc me salvou obrigado nao é a toa que é chamado de doutor obrigado doutor Pedro

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    DINNAMARQUE,
    pronto, no final dos textos já há essa opção

  • DINNAMARQUE

    ola muito bom esse texto.
    vc podiam fazer uma forma de encaminhar essa materia para emails pois é sempre meio chato diser pra alguem que ela tem mau halito, então vcs tento um sistema a gente pode enviar essa materia pra pessoa saida do blog assim aumentando a visita e tb colaborando com a melhora de um amigo.
    vlw parabens

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro
  • José Roberto

    Olá,
    Poderiam citar o ou os motivos que provocam essas bolinhas com cheiro horrível que são expelidas frequentemente da minha boca? grato.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cristiane,
    Se isso se tornar recorrente, seria interessante você ser avaliada por um otorrino. Uma limpeza das amígdalas pode melhorar o quadro.

  • Cristiane

    Bom dia Dr Pedro , Fazem 2 semanas que venho sentido um incomodo na garganta e, expelindo umas bolinhas fedidas pela boca,ocorreu também uma alteração no meu halito,o que o Dr poderia sugerir? Normalmente não tenho problemas com halitose.Parabéns pelo seu blog, nos ajudam esclarecer nossa dúvidas.Aguardo sua resposta .

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Talvez você ache que eu deva dar diagnósticos e indicar tratamentos à distância, sem colher uma história clínica, sem examinar, sem ao menos encontrar o paciente pessoalmente e me baseando apenas em uma queixa de 3 linhas pela internet. Vamos então fechar os consultórios médicos e atender todo mundo via blogs.

    Se você tivesse tido o trabalho de ler as regras do blog, saberia que o espaço para perguntas é reservado para dúvidas sobre o texto e não para avaliação de casos pessoais.

  • Anonymous

    Mas que tropico doido é esse?
    Não tem respostas pra nada?
    Só “procure isso…procure aquilo…”
    Se não tem respostas pra nada, coloque então apenas o titulo.
    “Em caso de duvidas procure um médico”
    É cada coisa que agente vê nessa internet viu.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Victor,
    vc deve ter gengivite. É preciso procurar um dentista.

  • Victor

    Olá, toda vez que escovo os dentes minha boca sangra bastante. Isso causa mal hálito? O que devo fazer para nao sangrar mais?

  • Anonymous

    Obrigado Dr Pedro,tirei munhas duvidas sobre o mau halito, pois trabalho com opublico e tenho baste, e as vezes me sinto constragido,muito obrigado.

  • Elson

    Prezado Dr. Pedro e Dra. Renata

    Gostaria de apresentar um fórum específico de halitose com muitas informações interessantes e atuais sobre o assunto.

    Instituto do Hálito – http://www.institutodohalito.com.br

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Aline,
    Se as úlceras já estão cicatrizadas, elas não devem ser a causa. O motivo é outro. Procure ajuda médica.

  • Aline

    boa noite, tenho muito mal halito eu me incomodo muito com isso, pois meu marido me evita, ja tive ulceras no esofago, sera q isso pode estar piorando meu halito, hj ja ão tenho mais minhas ulceras ja estao cicatrizadas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Giselle,
    Vc precisa procurar ajuda de um dentista. Se vc tiver histórico de amigdalite de repetição, pode ser que um ototrrino te ajude.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Israel,
    Se vc tem vergonha de procurar ajuda médica, vc vai continuar com mau hálito. Não tem outra maneira.

  • Anonymous

    olá me chamo giselle tenho 26 anos e tenho mal hálito, sinto muita queimação no estomago, uso aparelho fixo e faço a higiene bucal corretamente, de vez em quando sai da minha garganta essas bolinhas fedidas mas não é sempre, gostaria de saber oque fazer para acabar com mal hálito o mas rápido possivel porq é muito constrangedor obrigada

  • israel

    olá dr,
    meu none é israel e assim: eu queria saber o o senguinte o meu mau hálito ébem forte eu noto isso quando as vezes as pessoas se afastam. eu queria saber o que eu faço ja tentei de tudo mais tenho vergonha de ir a um dentista. muito obg.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Júnior,
    Vc tem que voltar ao seu dentista e dizer que o mau hálito não melhorou. Ou ele tenta novo tratamento ou te encaminha para outro especialista.

    De longe é impossível eu saber qual o seu problema.

  • JUnior

    olá eu tenho fui ao dentista fiz o tratamento e ainda sim continuo com o problema do mau halito o dentista disse que o entendia a causa ja terminei o tratamento e ainda sim continuou faço a higienição bucal mais mesmo assim ainda continua o que o sr acha que eu tenho ou o que eu deveria fazer obrigado.

  • Adriana Marins

    Olá é um prazer em ter descoberto seu blog,sou Enfermeira e simplesmente gostei muito da forma da qual vcs explica,muito clara e objetiva,quero parabeniza-los,é com imenso prazer em dizer que serei sua leitora assídua.Um grande abraço!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Toddy,
    Procure um dentista para que ele possa avaliar de onde vem esse seu mau hálito.

  • toddy

    ola,Dr pedro tenho 30 anos e ja faz um bom tempo que tenho mau halito eu escovo corretamente mas nao resolve o que eu faço?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    A principio não. É comum ter ânsias quando se escova a base da língua, mas isso não acarreta nenhum problema.

  • Dezoito Amaral – SP

    Dr. Pedro.

    Há pouco tempo percebi que a escovação do “fundo da lingua” reduz potencialmente os odores da boca. Todavia quase sempre provocam ansia. Isto pode gerar algum problema?

    agradeço a oportunidade.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leidiane,
    Procure um dentista que ele pode dar jeito nisso.

  • leidiane

    ola, eu a 2 anos tenho tido o problema do mau halito, e nao consigo mais me divertir, nao saio com amigos. e estou em depressao. quero muito acabar com esse problema. de vez em quando sai da minha boca restos de comida, como se tivasse um lugar acumulando esse alimento e fica podre. me chamo leidiane, tenho 19 anos e moro em porto velho ro

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Adriana,
    Isso parece ser cáseo. Não é nada grave mas pode ser incômodo. Vc provavelmente deve ter ou ter tido muitas amigdalites. Procure um otorrinolaringologista que ele pode amenizar o problema.

  • adrianaribeirojosue

    sou adriana e ha muito tempo sai umas bolinhas fedorentas na miha boca que enche o saco .antes eu nao sabia da onde elas saim agora eu sei minha garganta tem uns buraquinhos e sai de la o que isso doutor ´e grave

  • Anonymous

    Olá dr. Pedro

    Obrigado por atender meu pedido. O texto está ótimo e me tirou várias dúvidas.

    Jotão