4 de abril de 2014

ÁCIDO ÚRICO E GOTA

A gota é uma doença caracterizada por ataques episódicos de artrite (inflamação das articulações) em pacientes que apresentam níveis sanguíneos elevados de ácido úrico. A gota é um condição extremamente dolorosa que, se não for tratada adequadamente, pode, a longo prazo, levar a deformidades articulares e doença dos rins.

Publicidade

Neste artigo, além de abordar as causas, os sintomas e os tratamentos da gota, vamos também dar dicas sobre dieta e como evitar alimentos ricos em ácido úrico.

O que é o ácido úrico? O que é a doença gota?

O ácido úrico é uma substância produzida no fígado, derivada do metabolismo da purina, um tipo de proteína presente nos alimento que ingerimos. Quanto mais purina ingerimos, mais ácido úrico é produzido pelo nosso organismo.

Durante a evolução das espécies, o ser humano perdeu a capacidade de produzir uma enzima chamada uricase, que transforma o ácido úrico em alantoína, uma substância muito mais solúvel no sangue. Como resultado, os humanos apresentam níveis de ácido úrico muito mais altos do que a maioria dos outros mamíferos. Os nossos níveis de ácido úrico sanguíneo só não atingem níveis tóxicos porque a maioria de nós consegue eliminar o excesso através dos rins. Nas mulheres em idade reprodutiva, os níveis costumam ser um pouco mais baixos devido a influência do estrogênio, que potencializa a eliminação do ácido úrico pelos rins.

Apesar do bom trabalho dos rins, ainda assim os nossos níveis sanguíneos habituais de ácido úrico estão muito próximos do limite de solubilidade, fazendo com que pequenos aumentos na sua concentração causem precipitação (cristalização) deste nos tecidos. O ácido úrico é mais solúvel em temperaturas acima de 37ºC, que é a temperatura do sangue. Todavia, nas nossas articulações a temperatura é mais baixa, chegando a 32ºC em algumas delas, o que favorece a deposição de cristais nestes locais (toque no seu joelho e compare a temperatura deste com as das coxas ou pernas). O ácido úrico se deposita nos tecidos na forma de urato de sódio.

Quando ocorre deposição de cristais de ácido úrico (urato de sódio) nas articulações, estes provocam uma intensa reação inflamatória levando a uma artrite (inflamação das articulações) muito dolorosa que recebe o nome de gota.

Resumindo: O ácido úrico mantém-se dissolvido no sangue até níveis próximos de 7,0 mg/dl. A partir deste valor, quanto mais elevada for sua concentração, maior é a chance de cristalização e deposição nos tecidos, principalmente nas articulações, que são as regiões de menor temperatura do corpo. Caso a concentração sanguínea de ácido úrico continue se elevando, a cristalização pode passar a ocorrer mesmo em tecidos mais quentes, como a pele. É importante destacar, porém, que são necessários alguns anos de ácido úrico elevado para se desenvolver a doença gota.

Sintomas do ácido úrico elevado

A elevação do ácido úrico sanguíneo, chamado de hiperuricemia, não causa sintomas. Na verdade, mais de 2/3 das pessoas com ácido úrico elevado nem sequer desconfiam do fato. O fato de causar sintomas não significa, entretanto, que níveis elevados de ácido úrico não possam levar a complicações. As duas mais comuns são as crises gota e as pedras de ácido úrico nos rins.

Algumas pessoas com histórico de gota referem descamação das mãos e pés quando os níveis de ácido úrico estão elevados. Na verdade, não existe nenhuma comprovação de tal relação. Descamação das mãos e pés é geralmente causada por ressecamento da pele e não por ácido úrico elevado.

Sintomas da gota

Gota - podagra

Gota – podagra

A manifestação clínica da gota é a artrite, ou seja, inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, vermelhidão, inchaço e calor local (Para saber mais sobre artrite, leia: ARTRITE e ARTROSE | Sintomas e diferenças).

A gota é classicamente uma monoartrite, ou seja, uma artrite que atinge apenas uma articulação em cada crise. As articulações mais acometidas são as dos pés, principalmente o primeiro dedo do pé (dedão do pé) e joelhos.

A artrite da gota é tão dolorosa que algumas pessoas não conseguem nem cobrir os pés, pois só o contato do cobertor com a área inflamada já causa uma fortíssima dor. Podem haver calafrios e febre, simulando um quadro infeccioso.

Reparem na foto acima de uma artrite gotosa do primeiro dedo, com edema e vermelhidão do mesmo.

Gota tofácea no cotovelo

Gota tofácea no cotovelo

O ataque de gota dura alguns dias e depois desaparece espontaneamente. O intervalo entre a primeira e segunda crises pode durar até dois anos. Se não tratada, as crises de gota começam a ficar mais frequentes e intensas, podendo acometer mais de uma articulação por vez.

Ao longo dos anos a gota não tratada leva a formação de tofos nas articulações, causados por deposição crônica de cristais de urato. Os tofos podem ser únicos ou múltiplos,  levando a deformidades como nas fotos ao lado. Essa fase da gota é chamada de gota tofácea.

O excesso de ácido úrico também pode levar à formação de cálculos renais de ácido úrico. Existe também o risco de deposição de urato e formação de tofos nos rins, causando insuficiência renal crônica (leia: CÁLCULO RENAL (PEDRAS nos RINS) e VOCÊ SABE O QUE É CREATININA?)

Como já explicado, a gota é causada por prolongados níveis elevados de ácido úrico sanguíneo. Porém, nem todo mundo que tem ácido úrico alto, desenvolve gota. Algumas pessoas mantém-se anos com níveis de ácido úrico maiores que 7 mg/dl e nunca apresentam artrite gotosa ou doença renal. O porquê disto, ninguém sabe.

A gota é muito mais comum em homens e ocorre entre 35 e 45 anos. Nas mulheres costuma ocorrer somente após a menopausa.

O diagnóstico da gota é feito quando há um quadro clínico típico associado a níveis elevados de ácido úrico. Quando há dúvida sobre a causa da artrite, o médico geralmente punciona o líquido da articulação inflamada, procurando pelos depósitos de cristais de urato.

Fatores de risco para gota

Dieta para ácido úrico e gota

Pacientes com gota ou com níveis elevados de ácido úrico devem ter uma dieta especial, evitando alimentos ricos em purinas.

Os alimentos ricos em purina (ácido úrico) são:

  • Carnes: bacon, porco, vitela, cabrito, carneiro, miúdos (fígado, coração, rim, língua).
  • Peixes e frutos do mar: salmão, sardinha, truta, bacalhau, ovas de peixe, caviar, marisco, ostra, camarão.
  • Aves: peru e ganso.
  • Bebidas alcoólicas.

Alimentos com moderada quantidade de purinas (ácido úrico):

  • Carnes: vaca, novilho e coelho.
  • Aves: frango e pato.
  • Frutos do mar: lagosta e caranguejo.
  • Leguminosas: feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, aspargos, cogumelos, couve-flor, espinafre.

Alimentos com baixo ou nenhum teor de purina (ácido úrico):

  • Leite, chá, café, chocolate, queijo amarelo magro, ovo cozido, cereais como pão, macarrão, fubá, batata, arroz branco, milho, mandioca, sagu, vegetais (couve, repolho, alface, acelga e agrião), frutos secos, doces e frutas (mesmo as ácidas)

Tratamento da gota e do ácido úrico

O tratamento da gota se divide em duas fases: tratamento das crises e a profilaxia das crises. A gota não tem cura, mas pode ser muito bem controlada.

a. Tratamento da crise de gota

Durante a crise de gota o tratamento é feito com anti-inflamatórios comuns (AINE) (leia: AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS ) e/ou colchicina.

A colchicina é menos tóxica do que os anti-inflamatórios (especialmente para os rins e estômago) e controla a gota eficazmente, mas pode causar efeitos colaterais desagradáveis, como náuseas, vômitos e diarreia. Esse efeito adverso é geralmente relacionado à dose usada, sendo menos comum em doses baixas.

Nos pacientes que não toleram AINE ou colchicina, uma opção é o uso de corticoides, potentes anti-inflamatórios de origem esteroidal (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | Indicações e efeitos colaterais).

A aspirina (ácido acetilsalicílico) deve ser evitada sempre que possível, pois a mesma, apesar de ter efeito anti-inflamatório, reduz a excreção de ácido úrico pelos rins (leia: ASPIRINA | AAS | Indicações e efeitos colaterais).

b. Prevenção da crise de gota

Uma vez cessada a crise de gota, o tratamento se volta para a diminuição dos níveis de ácido úrico. A droga mais usada para este objetivo é o alopurinol. É importante ressaltar que não se deve começar o alopurinol durante as crises, pois há risco de piora do quadro. O alopurinol durante as crises só é aceitável se o paciente já fazia uso crônico dele antes do início da crise.

Sugere-se manter a colchicina para evitar novas crises enquanto os níveis de ácido úrico ainda não tiverem sido reduzidos pelo alopurinol. Podem ser necessários alguns meses de tratamento até se atingir valores desejáveis.

Uma outra opção para baixar os níveis de ácido úrico é a probenecida, um medicamento que aumenta a sua eliminação pelos rins. A probenecida não deve ser usada em pacientes com histórico de cálculo renal por ácido úrico.

Desde 2008 existe uma novo mediamento chamado Febuxostat, que serve de alternativa para os pacientes que não podem tomar nem alopurinol nem probenecida. O Febuxostat ainda não está disponível no Brasil.

Ácido úrico elevado sem sintomas | hiperuricemia assintomática

Como a maioria dos pacientes com ácido úrico elevado não desenvolve crises de gota ou cálculo renal, o consenso atual indica não usar alopurinol nestes casos. Só se começa tratamento com remédios se houver um primeiro episódio de crise de gota, cálculo renal, ou se os níveis de ácido úrico estiverem acima de 13 mg/dl no homem e 10 mg/dl na mulher.

Nos pacientes com hiperuricemia assintomática indica-se apenas uma alteração da dieta, visando evitar alimentos ricos em purinas.

"ÁCIDO ÚRICO E GOTA", 5 out of 5 based on 33 ratings.
Publicidade
      
ARTIGOS SELECIONADOS PARA VOCÊ:
- LEIA ANTES DE COMENTAR -
O nosso site tem recebido mais de 150 mil visitas por dia e centenas de perguntas espalhadas pelos mais de 550 textos que já publicamos. Como o volume de comentários é muito grande, as perguntas podem demorar até 10 dias para serem aprovadas e publicadas. Neste momento, temos mais de 1500 perguntas em fila para serem lidas, aprovadas e respondidas. Infelizmente, é humanamente impossível responder a todos, por isso, selecionamos diariamente apenas um percentual dos comentários para ser publicado. Lamentamos se a sua pergunta não for selecionada.

Não fazemos consultas nem opinamos sobre casos pessoais pela Internet. Antes de enviar uma pergunta ou comentário, leia atentamente as REGRAS DO SITE para entender os nossos critérios de seleção.

Para que possamos dar prioridade aos textos menos comentados, encerramos temporariamente a seção de perguntas dos artigos com mais de 400 comentários publicados. Agradecemos a paciência e a compreensão.
  • Denilson Aurelio

    Olá. tenho 18 anos e recebi meus exames hj e o Acido Úrico veio 8,0mg/dl. Isso já é ruim para mim ou não.?? Obrigado agradeço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      8 é um pouco alto, mas nada de assustador. Faça uma dieta apropriada que o ácido úrico irá baixar.

  • luis claudio soares barbosa

    dr.boa tarde tenho acido úrico a mas de 20 anos ele chegou num estagio que eu tenho dois tufos na mão direita comprometeu minha articulação da bacia e do fêmur por isso tive de fazer uma artroplastia total do
    quadril me de uma solução pelo amor de Deus estou sofrendo muito com essas dores,meu acido úrico 13 a14 eu sou crônico vou ter de viver com essas dores o resto da vida DR.Pedro Pinheiro

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você faz tratamento com o que?

  • Claudio Marques

    Boa tarde Dr. gostaria de saber se capsula de oleo de alho reduz mesmo o acido urico?…obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não de forma relevante.

  • Bruna Fernanda

    Olá, tenho 18 anos e meu acido úrico esta 8.0 mg e ando sentindo muitas dores no corpo, principalmente na região do cotovelo e coxa. Isso é muito ruim ?? Obrigada agradeço desde já.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não deve ter a ver com o ácido úrico.

  • Marcello Oliveira Franco

    Dr Pedro, aqui quem vos escreve eh também um seu colega. Estou afastado da clínica médica já há alguma tempo, exercendo apenas a medicina do trabalho. Poderia indicar-me sites de conteúdo mais específicos?
    Em tempo, muito legal esta sua iniciativa. Um grande abraço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em inglês, tem o Medscape. É bem completo e é gratuito.

  • Evaldo

    Olá Dr. eu tive a primeira crise de gota a 2 anos atrás, na época meu acido úrico estava em 10 mg/dL, usei por um ano o alopurinol, agora na semana passada tive a segunda crise, no mesmo dedão do pé direito, tomei analgésicos durante a crise e fiz exame de sangue onde deu 7,6 mg/dL. Para fazer um controle melhor, qual especialista devo procurar, nefrologista ou reumatologista? Obrigado !

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Para gota, o melhor é reumatologista.

  • monica nicoli

    boa tarde meu exame acido urico deu 3,07 isso é ruim??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      3 é um valor baixo. Não tem problema.

  • Elaine Furlaneto Julio

    Dr. Pedro, urticária crônica pode ter alguma relação com excesso de ácido urico no sangue????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma ter relação.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    De longe é difícil opinar, mas o que você descreve não se parece com gota. De qualquer modo, procure saber a opinião de um reumatologista.

  • José Carlos

    Meu nível de ácido úrico é 7, tem dias que tenho dores por todas as articulações dedos das mãos, pés, joelhos, cotovelos e onde mais eu possa ter esquecido de mencionar.Meus pés e mãos ficam inchados, os dedos das mãos ficam doloridos e inchados as dores mudam de lugar à cada dia. já percebi que quando como carne meus pés incham o que pode ser ?

  • Leandro Manfredo

    Olá Dr meu nível de acido úrico de 8mg no exame, é considerado alto, tem como curar isso?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      8 não é tão alto assim. Com dieta adequada você deve conseguir controlar melhor.

  • Nathan

    Gostaria de saber se meu caso pode ou não ser gota.
    Tenho 22 anos e a 1 ano e meio comecei a sentir fortes dores no pé. Visitei diferentes ortopedistas e reumatologistas, e não há um consenso se é ou não gota.
    Depois de várias consultas pediram para que eu fizesse uma cirurgia no pé esquerdo. Mesmo após a cirurgia a dor continua, e o que é pior agora começou a migrar para outras regiões (joelhos e cotovelo).
    Detalhe que desde o ano passado meu ácido úrico foi sempre superior a 10mg.

    Diante esses fatos, poderia realmente ser gota ou a gota a dor fica fixa em algum local?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      É fácil definir se é gota, basta aspirar um pouco de líquido da articulação inflamada e procurar por por cristais de ácido úrico.

  • Sérgio Ferreira

    Em alguns sites restringe-se o café, já em outros liberam. Em que podemos confiar?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não há problemas com café, pelo contrário, há estudos que mostram que o café é benéfico para quem tem gota ou ácido úrico elevado.

      http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17530645

  • Luis Oliveira

    Peço desculpa, mas depois de ver vários sites, chego à conclusão… que não há conclusão a tirar! Ou seja, aquilo que uns dizem que se pode há outro que desaconselha e vice-versa. Não percebo esta incongruência!

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Se você for mais específico na queixa, eu posso esclarecer sua dúvida.

  • Katia letícia da motta

    Muito bom saber mais de como cuidar de nossa saúde!

  • António Esqueva Cardoso

    Que medicamentos e alimentos posso usar para atenuar o ácido úrico.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      António, o texto é exatamente sobre isso.

  • lupercio

    duotor uma ves fiz um sxame de acido urico e deu 6.8 mas eu sentia muita dor eo medico em receitou alopurinol 100mg uma ves ao dia porq disse que eu devo ter muita sencibilidade ao acido urico. mas so q eu nao sigo o tratamento so me lembro de tomar oo remedio depois q as dores começa no meu calcanhar… segundo quando as dores fortes vao embora mesmo assim ate a proxima crise fico sentindo uma pequena dor no calcanhar… agradeço se poder me esclarecer alguma coisa obg

    • Pedro Pinheiro

      Se não tomar o alopurinol todos os dias não tem jeito. Se você quer melhorar, tem que passar a se lembrar do remédio.

  • Guest

    meu filho esta com os pes e maos despelando o que pode ser?

  • Evaldo

    Dr por quanto tempo eu tenho que me tratar com o alopurinol? tenho que tomar pelo resto da vida?
    agradeço desde já por sua atenção!

  • deocrelio dos santos fautins

    meu pes resecarao e perdi as senciebelidade
    e deformaçao nos dedos

  • Geraldo correa

    Dr. pedro, Fiz exames o meu acido urico está com 9,1mg o medico reumatologista, disse me para não tomar remedio, e tb. disse que não haveria necessidade de dieta, será correto?
    Geraldo

  • shirlei

    Dr. Pedro
    No momento de crise da Gota pode-se fazer compressa de água fria para minimizar a dor?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não vai adiantar muito não.

  • Angelo Giuseppe Xavier Mioti

    Bom dia Dr. Pedro! Estou em tratamento de pressão arterial tomando lozartana 50mg de dia e a noite, só que sofro muito com meu problema de gota. Meu ácido úrico está em 11,0 e depois que comecei fazendo dieta as crises estão constantes. Estou em tratamento de alergia também tomando 1/2 comprimido de Allegra 180mg e vou começar as vacinas amanhã. O alergista disse que eu poderia tomar alopurinol 100mg 3 vezes ao dia, mas minha duvida é em relação ao tratamento de pressao. Posso tomar lozartana e alopurinol juntos? Obrigado!!!

  • Arley Silverio

    Gostaria de saber se exercicios fisicos em excesso podem desencadear crise de gota.
    Tenho acido urico elevado e há tempos não tinha crise. Há alguns dias, estou fazendo dieta com muito pouco consumo de proteinas, alimentos que sobem o AU, e alcool, emagreci uns 4 kilos, porém ontem, corri na esteira por quase 1 hora e puxei ferros na musculação, me senti ótimo, mas durante a noite, acordei com fortes dores de gota.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Estresse físico pode desencadear. Alterações súbitas de dieta também.

  • T0be

    Dr. Pedro meu acido urico esta em 7,7 de 7,0 tolera.
    E não tenho sintoma nenhum, mais o medico me receitou o alopurinol durante 3 meses.
    Vc acha que tenho que seguir esse tratamento sendo que no texto acima diz que não é recomendado. Desde ja agradeço.

  • T0be

    Dr. Pedro minha dosagem serica de acido urico deu 7,7 no valor de referencia de 3,4 a 7,0 e não estou com sintoma nenhum.
    E o medico me receitou o alopurinol 3 meses o senhor acha que devo fazer esse tratamento?
    Desde ja agradeço.

  • http://profile.yahoo.com/YC5YOUU7A723NJQLPCMXPWUY7E Alceni

    O meu ácido úrico apresentou valor de 8.9 mg/dl num valor de referência de 2.6 a 7.2 mg/dl. Meu pé esquerdo está inchado a mais de 03 meses, isto tem a ver com o valor apresentado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só indo ao médico para saber. Sem examinar é impossível opinar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não indico tratamentos pela internet. Seu pai precisa procurar um médico.

  • agatha geovanna

    meu pai tem gota e acido urico , qual remedio que ele pode controlar o acido urico

  • agatha geovanna

    meu pai tem gota e acido urico , qual remedio que ele pode controlar o acido urico

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não indico tratamentos pela internet. Seu pai precisa procurar um médico.

  • carlosgota

    Eu tenho gota a 15 anos, ja passou do pé para a mão para os dedos, cotovelos joelhos e tudo mais, eu tomei todos os remédios que foi comentado por todos aí, tratei com 9 reumatologistas, tentei manter o regime mas nada adiantou, quantas e quantas vezes pedi para morrer, senti dores insuportaveis, fiquei dias de cama, tomei injeção de corticoides e nada, aliviava um pouco mas não o suficiente para sair da cama, da vontade de morrer.
    Aí descobri um remédio que podem criticar mas me deu outra vida, CASTANHA DA INDIA INDIANA do laboratório Vanerva. Tomo um único comprimido por semana e não tenho nenhuma crise a 2 anos, se tem corticoide junto não sei, sei que é natural e não me fez mau algum.

    carlos@aragaobus.com.br

  • Cleusvaldo

    boa tarde Dr Pedro.tenho acido urico no sangue e sinto muitas dores na nuca.sera que o acido urico que esta fazendo essas dores.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não deve ser esta a causa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não há contraindicação na associação de alopurinol e captopril. Agora, para saber se no seu caso particular elas estão indicadas, só o seu médico pode dizer.

  • alberto

    boa noite Dr bem eu só fiquei sabendo que eu tenho acido úrico a pouco tempo 
    as vesse eu fico encha do nos pés   ou ser eu mágoa a carne não poso ficar no sol.
    bem eu estou procurando na intermete o que  eu poço comer 
    o senhor poderia me ajudar.
    já cortei carne outros alimentos só ainda não cortei o feijão.
    obrigado.
    meu email:  martins-albert@hotmail.com  
       

  • almiro

    Dr. Pedro, boa tarde. Tenha gota há 5 anos, porém com raríssimas crises, pois faço a dieta indicada. Também sou hipertenso e tomo captopril 25 mg 1 vez ao dia, pela manhã. Gosta de saber se após uma crise de gota eu poderia tomar aluporinol concomitantemente com o captopril 25mg.
    Obrigado e parabéns pelo site.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há contraindicação na associação de alopurinol e captopril. Agora, para saber se no seu caso particular elas estão indicadas, só o seu médico pode dizer.

      • almiro

        Dr. Pedro, muito obrigado pela resposta. Farei isso, vou no meu médico confirmar.

        Em 27 de novembro de 2012 14:47, Disqus escreveu:

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Dor na articulação é diferente de artrite. Gota causa artrite. Se uma criança tem dor, ela deve ser avaliada pelo pediatra para saber a causa.

  • GILNEVES

    boa tarde! Gostaria de saber se crianças que apresenta dores nas articulações podem quando adultas desenvolver a gota ? E se quando adultas estas dores continuarem, principalmente em épocas de frio, é sinal de que o acido úrico está elevado?

  • GILNEVES

    boa tarde! Gostaria de saber se crianças que apresenta dores nas articulações podem quando adultas desenvolver a gota ? E se quando adultas estas dores continuarem, principalmente em épocas de frio, é sinal de que o acido úrico está elevado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Dor na articulação é diferente de artrite. Gota causa artrite. Se uma criança tem dor, ela deve ser avaliada pelo pediatra para saber a causa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Há pessoas que dizem que a gota é a dor mais forte que já sentiram.

  • alberto

    Dr. A dor da gota e como se tivesse elevado uma pancada.devido o inchasso e vermelhao

  • viviane

    gostaria de saber se pode comer frango quem tem acido urico

  • Dilzao Pereira

    Segundo, meu reumatologista tive resentimente uma crise de gota,só q já estou sendo medicada a exatamente dois meses e as dores não sessam totalmente,o local ,que é na articulação do dedão esquerdo só anda febril, e o solado do pé já despelou por completo, será q não existe um remédio q seja mais eficaz, pois 2 meses de dor não é brinquedo não , e tendo que trabalhar das 7:30h às 17h.. Ah! é verdade que todas as frutas vermelhas fazem mal para quem tem ácido úrico alto? O remédio que estou tomando(alopurinol+colchicina+meloxicam)

  • Bye54

    dissen que agua de coco com mamao e mel batido no liquidificador uma vez por dia em jejum pela manha faz curar a cota.

  • Bye54

    dissen que agua de coco com mamao e mel batido no liquidificador uma vez por dia em jejum pela manha faz curar a cota.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Duvido.

  • Dilzao Pereira

    Segundo, meu reumatologista tive resentimente uma crise de gota,só q já estou sendo medicada a exatamente dois meses e as dores não sessam totalmente,o local ,que é na articulação do dedão esquerdo só anda febril, e o solado do pé já despelou por completo, será q não existe um remédio q seja mais eficaz, pois 2 meses de dor não é brinquedo não , e tendo que trabalhar das 7:30h às 17h.. Ah! é verdade que todas as frutas vermelhas fazem mal para quem tem ácido úrico alto? O remédio que estou tomando(alopurinol+colchicina+meloxicam)

  • Jeferson Arante

    Esse medico lembou o Dimmi, huahuahau.

  • André Monteiro

    Dr. Estou no meio de uma crise de gota e o médico me receitou Indometacina (50mg) três vezes ao dia. Já faz mais de uma semana que estou usando o remédio e obtive uma leve melhora, mas a dor mesmo não passa. A pedido do médico agendei uma consulta com o reumatologista, mas será só na semana que vem. Gostaria de saber se há algum modo de diminuir a dor (me disseram que a ingestão de de uma cápsula de Vitamina C [Cewin 500mg)] por dia ajuda, será?). Estou com medo de tomar e o quadro piorar. O que você me orienta em relação a soluções caseiras para o alivio da dor? No aguardo…
    e desde já o parabenizo pelo site, muito claro e útil a todos nós.
    Obrigado.
    (meu em-mail: sm.andremonteiro@gmail.com)

  • André Monteiro

    Dr. Estou no meio de uma crise de gota e o médico me receitou Indometacina (50mg) três vezes ao dia. Já faz mais de uma semana que estou usando o remédio e obtive uma leve melhora, mas a dor mesmo não passa. A pedido do médico agendei uma consulta com o reumatologista, mas será só na semana que vem. Gostaria de saber se há algum modo de diminuir a dor (me disseram que a ingestão de de uma cápsula de Vitamina C [Cewin 500mg)] por dia ajuda, será?). Estou com medo de tomar e o quadro piorar. O que você me orienta em relação a soluções caseiras para o alivio da dor? No aguardo…
    e desde já o parabenizo pelo site, muito claro e útil a todos nós.
    Obrigado.
    (meu em-mail: sm.andremonteiro@gmail.com)

  • Rubens Cruz

    Obrigado DR. Isto muito me ajudou, ja tive crises de gota, e atualmente estou em tratamento conta acido úrico

  • http://profile.yahoo.com/VF633M52SNYHXV4P7YGKG2ABWA Anderson Bessiatti

    Tenho ácido úrico desde os meus 26 anos hoje tenho 39 anos,com dores nas articulações, localizados nos joelhos, cutuvelos, tornozelos e até na aticulação do peito. As crises são continuas quase que de 15 em 15 dias com dores fortes. já pasei por 4 reumatologistas mas as dores continuam, não cosigo fazer o uso de alupuirinol pois se estou sem crise começo a fazer o uso com a crise logo aparece. Hoje estou usando naproxeno de 400 mg, colchicina 1mg, deflazacort 1,5 mg evitamina c 1g de 12 em 12 horas estou com um dia com este tratamento e estou em crise. 23/10/2012.

    • carlosgota

      Eu tenho gota a 15 anos, ja passou do pé para a mão para os dedos, cotovelos joelhos e tudo mais, eu tomei todos os remédios que foi comentado por todos aí, tratei com 9 reumatologistas, tentei manter o regime mas nada adiantou, quantas e quantas vezes pedi para morrer, senti dores insuportaveis, fiquei dias de cama, tomei injeção de corticoides e nada, aliviava um pouco mas não o suficiente para sair da cama, da vontade de morrer.
      Aí descobri um remédio que podem criticar mas me deu outra vida, CASTANHA DA INDIA INDIANA do laboratório Vanerva. Tomo um único comprimido por semana e não tenho nenhuma crise a 2 anos, se tem corticoide junto não sei, sei que é natural e não me fez mau algum.

      carlos@aragaobus.com.br

    • http://pulse.yahoo.com/_M3VJV3T2I4JTOBGB2MFOW27KEM Raphael Moura

      Amigo corticoide durante a crise e colchicina diariamente pra mim foi o que resolveu. Fiquei anos e detonei minha articulações atrofiando vários músculos por causa do uso de alopurinol sem resultado nenhum. Aliás pirou pois desenvolvi vários efeitos colaterais dele. Porém, isso aí resolve as crises mas os tofos apareceram e dores permanentes nas articulações. O que resolveu foi Narcaricina. A maioria dos médicos só faz o óbvio e não investiga nada. Depois de anos descobri que meu problema era não eliminar o ac. úrico direito e não o fato de produzi-lo em excesso. Por isso o alopurioal não adianta anda no meu caso. Problema é encotnrar narcaricina cada vez mais difícil.

  • Mylla1960

    tenho muintas dores nas pernas bem dase aimpreçao que doi tudo que e junta que tenho tem dia k eu choro de muinta dor

  • Mylla1960

    tenho muintas dores nas pernas bem dase aimpreçao que doi tudo que e junta que tenho tem dia k eu choro de muinta dor

  • cleuza aparecida bresciani

    descobri que estou com gota, como fazer uma dieta para eliminar acido úrico? vocês podem me ajudar? obrigada!

  • Relaine3

    tenho a gota nas mãos como devo tratar pois já tomei o alopurinol e ainda não resolveu o meu problema pois são muita sensibilidades nas mãos.muitas vezes elas estão muitos sensíveis que chegam até sangrar não sei mais o que fazer.

  • Flerneves

    O acido urico elevado tem alguma relação com o metabolismo estar acelerado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Layoutadesivos

    tenho rachados nos pés e nas mãos, e a uns 45 dias estou com dor no meu calcanhar não consigo colocar pé no chão de manhã e quando fico algum tempo sentado sem contar a dor constante parace que vaí furar a pele… será que é gota? estive lendo sobre isso, tenho impressão que tenho.
    tenho 32 anos peso 134 kilos e 1,73 altura…adoro churrasco e cerveja…

    • Paulomof

      voce tem que fazer exame de sangue de acido urico e ver qual o nivel que esta e tambem a coleta de urina para ver quanto esta saindo pela urina mas o melhor e ir a um medico reumatologista

  • edinice f dos santos

    !!!ÓLA meu nome é Edinice sou auxiliar de consultório tem dois anos que descobri que tem pressão alta,é mutio dificio controlar pois asvezes não tenho tempo para ir ao médico mais já estou me cuidando não tenho convênio,faço acompanhamento no posto de saúde,lá encontrei apóio pois,tem muito medo dessa doença que é silêciosa eu entrei aqui nesse saet porque qeria tira algumas duvidas sobre essa doença,se alguém quiser me mandar alguma coisa pra me sentivar agradeço meu emal é edc_nice@hotmail.com obrigada!!

  • di barros

    Olá!!
    A uns cinco meses descobri devido a fortes dores, dois calculos no rim esquerdo, sendo que a dor foi um dia só, depois disso melhorei minha forma de hidratação e nunca mais senti. Hoje fui fazer uma série de exames e verifiquei que meu ácido urico está em 7.1 mg/dl, sera que esses cálculo podem está associado a este valor, tem alguma coisa que possa ser feita, alem de cirurgia, caso eu faça o exame e ainda conste os calculos? obs. fui ao médico e como de praste no serviço público, o mesmo não me tratou bem e falou que tinha que “operar”.

  • Raul Barbosa

    Tomando alopurinol ou colchicina no tratamento de gota, posso tomar tandrotamol, paracetamol ou dorflex ???

  • Marcos

    Boa Tarde Doutor, admiro muito o seu trabalho.

    Gostaria de uma informação: Fiz o exame e o resultado foi de 6.7. Possuo uma pedra de 13mm no rim, pedra está de ácido úrico, pois a mesma não aparece no rx, somente aparece no ultrasom e na tomografia. Tenho dores nas articulações do quadril e do joelho. Meu médico disse não ser necessário eu tomar medicação, pois o indice de 6.7 ainda não é considerado alto. Gostaria de saber se realmente tem sentido essa afirmação.

    Att: marcos

  • Marcos

    Boa Tarde Doutor, admiro muito o seu trabalho.

    Gostaria de uma informação: Fiz o exame e o resultado foi de 6.7. Possuo uma pedra de 13mm no rim, pedra está de ácido úrico, pois a mesma não aparece no rx, somente aparece no ultrasom e na tomografia. Tenho dores nas articulações do quadril e do joelho. Meu médico disse não ser necessário eu tomar medicação, pois o indice de 6.7 ainda não é considerado alto. Gostaria de saber se realmente tem sentido essa afirmação.

    Att: marcos

  • Fabricioyoneda

    Todos os peixes são ricos em acido úrico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não sei afirmar se TODOS são, mas boa parte é. Talvez valha a pena vocÊ conversar com um nutricionista.

  • Raengracia

    olá!
    Gostaria de saber se há alguma restrição em consumir brócolis, já que ele se assemelha à couve-flor e também ao tomate, visto que é uma fruta, e que foi proibido pelo meu médico
    Mais uma vez agradeço

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Brócolis também não é bom para o ácido úrico.

  • Florinda1710

    que alimentos devemos evitar para reduzir acido urico

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A resposta está no texto.

  • amc

    tenho gota posso comer dobradinha e mocoto.

  • roberto kohler

    olha fiquei bem contente pois estou uma dor terrivel nos pés e tomando zeluric 300 mg e estou me sentindo melhor que já faz algum tempo que eu nem sabia disso mas eu estou tomando e me sentindo que melhorou a dor não passou a dor ainda mas diminuiu muito a dor 70% melgor se o sr doutor tiver um melhor tratamento e se pode me indicar sem mais meu muito obrigado pelas dicas pois forão ótimas mais uma vez obrigado

  • roberto kohler

    olha fiquei bem contente pois estou uma dor terrivel nos pés e tomando zeluric 300 mg e estou me sentindo melhor que já faz algum tempo que eu nem sabia disso mas eu estou tomando e me sentindo que melhorou a dor não passou a dor ainda mas diminuiu muito a dor 70% melgor se o sr doutor tiver um melhor tratamento e se pode me indicar sem mais meu muito obrigado pelas dicas pois forão ótimas mais uma vez obrigado

  • Raengracia

    Bom dia; gostaria de saber se há alguma interação entre hipotireoidismo e gota , visto que desde o inicio deste ano tive o diagnóstico de hipotireoidismo e tive um quadro de gota ha duas semanas (1ª vez).Para a Tireoide faço uso contínuo de Levotiroxina Sódica e ainda estou usando a Colchicina para a crise de gota.
    Desde já agradeço pela atenção

  • Raengracia

    Bom dia; gostaria de saber se há alguma interação entre hipotireoidismo e gota , visto que desde o inicio deste ano tive o diagnóstico de hipotireoidismo e tive um quadro de gota ha duas semanas (1ª vez).Para a Tireoide faço uso contínuo de Levotiroxina Sódica e ainda estou usando a Colchicina para a crise de gota.
    Desde já agradeço pela atenção

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Desconheço que haja associação.

  • Selmagueris

    Doutor sou portador do HIV e o ácido úrico está bem alterado.Posso tomar algum medicamento, pois já faço uso do coquetel antirretroviral.

  • Selmagueris

    Doutor sou portador do HIV e o ácido úrico está bem alterado.Posso tomar algum medicamento, pois já faço uso do coquetel antirretroviral.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não tenho como adivinhar. Só indo ao médico para saber.

  • Eduardo

    por que os braços queimam mais perto dos pulços na pele se pode ser presença?

  • Ivania Magalhaes

    Estou com meu tornozelo direito inchado e doendo muito, não posso apoiar o pé no chão que dói muito. Isso é ácido úrico elevado.

  • Ivania Magalhaes

    Estou com meu tornozelo direito inchado e doendo muito, não posso apoiar o pé no chão que dói muito. Isso é ácido úrico elevado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tenho como adivinhar. Só indo ao médico para saber.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Renatinha

    Boa tarde Doutor, gostaria de saber se o ácido úrico baixo tbm pode causar doenças, o meu resultado deu 2,6 , sou mulher tenho 28 anos, se estiver baixo, quais os alimentos que devo ingerir obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tem problema.

  • Ilkapaula

    Boa noite, eu posso desenvolver gota sem ter altas taxas de acido úrico?
    Tenho um histórico de dores e inflamações em articula em várias fases de minha vida, quando criança sofria muito com dores nas articulações e depois de muito tempo foi diagnosticada, ASLO alto, fiz tratamento com bezetacil, fiquei boa, já as vinte e um pouquinho voltei a sentir dores com puco esforço, não podia fazer uma faxina em casa, lavar uma roupa e outra coisas do dia a dia, fiz alguns exames e nada foi diagnosticado melhorei tomando antiflamatorios, muitooosss. A dois anos agora com 28 anos grávida tive crises horríveis não podia tomar remédio ficava colocando gelo, para cima e fazendo fisioterapia, mais ou menos 3 vezes durante a gestação. Varia de articulação, fica quente, vermelho e inchado a área, sintomas que hoje vejo que é de gota. Pesquisei hoje porque meu marido esta com nível de acido úrico elevado. Obrigada e aguardo resposta. Ilka

  • Ilkapaula

    Boa noite, eu posso desenvolver gota sem ter altas taxas de acido úrico?
    Tenho um histórico de dores e inflamações em articula em várias fases de minha vida, quando criança sofria muito com dores nas articulações e depois de muito tempo foi diagnosticada, ASLO alto, fiz tratamento com bezetacil, fiquei boa, já as vinte e um pouquinho voltei a sentir dores com puco esforço, não podia fazer uma faxina em casa, lavar uma roupa e outra coisas do dia a dia, fiz alguns exames e nada foi diagnosticado melhorei tomando antiflamatorios, muitooosss. A dois anos agora com 28 anos grávida tive crises horríveis não podia tomar remédio ficava colocando gelo, para cima e fazendo fisioterapia, mais ou menos 3 vezes durante a gestação. Varia de articulação, fica quente, vermelho e inchado a área, sintomas que hoje vejo que é de gota. Pesquisei hoje porque meu marido esta com nível de acido úrico elevado. Obrigada e aguardo resposta. Ilka

  • Kecio

    doutor bom dia meu nome e kecio tenho 39 anos tenho problemas com cota rarramente,
    o meu grande problema são bolhas sobre minha mão,varias depois que furada sai bastante liquido,
    e depois vira ferida e orivel.
    que devo fazer.

  • Rogerio caetano

    tenho uma forte escamação nos pés e com rachaduras e sangramento alguma pomada pra issso

  • Christian Fittipaldi

    Doutor, no meu exame o resultado deu 7,2 mg/dl, e foi diagnosticado como Gota, mas nunca tive nenhum sintoma da doença. Pode ser que seja apenas o ácido úrico alto?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Para ser gota é preciso haver artrite. Se não, é só hiperuricemia (ácido úrico elevado).

  • Cristianodalvani

    doutor quem tem gota pode comer pimenta todos os dias?

  • Antoniojuniorbb

    dr estou com uma crise de acido urico, fiz um exame em maio de 2012, e deu 7,0mg, agora em agosto fiz no mesmo laboratorio e deu 7,2mg, o medico me passou duas injecoes de beta trinta, e proflan 100mg, esses sao remedios corretos? e eu devo continuar tratando depois dessa crise? aguardo orientacao

  • Matheus Vargas

    fazer musculação piora ou melhora a gota?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for bem feita, não interfere

  • Vanete_pereira

    Boa tarde..
     DR° , minha filha tem 20 anos  tem dores de todos os jeitos nem sei mais o que fazer….
    Já fez RX , ultrason , de todos as formas dos rins , abdomen total ,  vive com pescoço travado , dores de lado mas os exames relatam que não são os rins
    Agora a pouco estava lendo sobre acido urico …ela esta tendo inchaço no pulso muita dor…no percoço, os pes inchados… tem muita dor na barriga por inumeras veses foi diaguinosticado enfecção de urina…. dr° o que eu devo fazer…. não entendo mas estou achando que ela pode ter acido urico …ou tbm poderia ser reumatismo  – artrite…..vanete …..vanete_pereira@hotmail.com

  • Vanete_pereira

    Boa tarde..
     DR° , minha filha tem 20 anos  tem dores de todos os jeitos nem sei mais o que fazer….
    Já fez RX , ultrason , de todos as formas dos rins , abdomen total ,  vive com pescoço travado , dores de lado mas os exames relatam que não são os rins
    Agora a pouco estava lendo sobre acido urico …ela esta tendo inchaço no pulso muita dor…no percoço, os pes inchados… tem muita dor na barriga por inumeras veses foi diaguinosticado enfecção de urina…. dr° o que eu devo fazer…. não entendo mas estou achando que ela pode ter acido urico …ou tbm poderia ser reumatismo  – artrite…..vanete …..vanete_pereira@hotmail.com

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Só a musculação não. Mas se vc toma suplementos alimentares, pode.

  • Marcelo Codeço

    Olá boa noite Drº Pedro!                        tenho 44 anos, 1,69 altura e atualmente com 90kg, e peguei o resultado hoje de alguns exames que fiz de sangue, e o resultado do acido úrico deu 8,20 mg/dl, venho tendo uma dor imensa nas 2  pernas a ponto de não consegui andar e inchaço nos 2 tornozelos e dor no calcanhar, venho tendo uma pequena falta de ar e cansaço, isso pode ser devido ao acido úrico? devo me preocupar quanto a esse resultado de 8,20?
    Posso estar com gota?
    Gosto de beber cerveja e as vezes bebida destilada, consumo carnes vermelha e as vezes frutos do mar.
    desde ja agradeço pela atenção.   
    Marcelo Codeço

  • Marcelo Codeço

    Olá boa noite Drº Pedro!                        tenho 44 anos, 1,69 altura e atualmente com 90kg, e peguei o resultado hoje de alguns exames que fiz de sangue, e o resultado do acido úrico deu 8,20 mg/dl, venho tendo uma dor imensa nas 2  pernas a ponto de não consegui andar e inchaço nos 2 tornozelos e dor no calcanhar, venho tendo uma pequena falta de ar e cansaço, isso pode ser devido ao acido úrico? devo me preocupar quanto a esse resultado de 8,20?
    Posso estar com gota?
    Gosto de beber cerveja e as vezes bebida destilada, consumo carnes vermelha e as vezes frutos do mar.
    desde ja agradeço pela atenção.   
    Marcelo Codeço

  • Carlos_bastosdemedeiros

    Boa noite Dr pedro, tenho 47 anos, tive a primeira crise de gota ao 17 anos de idade no dedao do pe esquerdo, de la pra ca  nao sei quantas crises tive, ate ficar de cadeira de rodas por 03 meses, quando de uma vez atacou joelho e tornozelo ao mesmo tempo, comecei tomar alopurinol nesta os 17 anos, ziloric, epoca, desde entao nao parei de tomar esta medicaçao, mais sempre com crises, depois mudei de medico  e ele me passou narcaricina  combinado com alopurinol, tive crises nos rins e urinava areia parecendo ouro e muito vomito, cancelei esta medicaçao, logo votei a tomar colcichina combinada com alopurinol e as crises sempre retornava, bom , hoje ando com muita dificuldade, dores nas maos, punho, joelho esquerdo mexido por ortopedista na crise de gota, logo perdi a força na perna, pergunta essa mediaçao nao faz efeito para mim ou existe outro tratamento que  eu nao conheça, sinto sofrimento diario com dores para andar, peço ajuda .grato.

  • VILMAR REIS

    Ola Dr. Pedro,
    Tenho ácido úrico elevedo no sangue chegando a 9 mg/dl. E minhas crises são constante.   Tomo anti- inflamatórios, devido a fortes dores em todas articulações do corpo. Não pratico mais atividades esportivas e nao bebo mais bebidas alcólicas e continuo tendo constantes crises que migrão de ligares, sempre.
    Gostei muito da sua matéria sobre ácido úrico e Gota, tirei algumas dúvidas mas estou preocupado devido a migração das crises e dores em todas  articulações.
    Grato, desde ja…qualquer ajuda ficarei muito grato.

    vilmar p. reis

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Provavelmente, mas não necessariamente.

  • Hilariomonteirojunior

    parabéns pelo Blog!, mas ficou uma dúvida, o fato de se desenvolver uma inflamação na junta dos pés, como na foto nesse artigo, significa a existência da doença gota?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Provavelmente, mas não necessariamente.

  • Tukubama

    Olá a todos os sofredores.
    Quero deixar aqui uma receita que testei e funcionou,para iliminar calculos renais,os meus eram provocados pelo acido urico.
    Tomar em jejum um copo pequeno de azeite da melhor qualidade,esperar mais ou menos vinte minutos e tomar a mesma quantidade de sumo de limão espremido na hora,repetir por trés ou quatro dias.Beber bastante água durante os dias.
    Foi tipo um milagre,após trés dias fui urinar e ouvi uma pedra cair na sanita e após quatro horas saiu a segunda.
    Anteriormente tinha feito ecografia e foram detectadas 2 pedras com 0,6mm,as dores nos rins já duravam á 8 anos e já tinha tomado muita coisa,já me preparava para ir á faca.Incrivel !!!experimenta , não custa nada.

  • Antonio jorge

    Ola dr,gostei muito das suas informações, esta sendo de grande importância p/muitas pessoas.
    Queria saber se o vinho tambem e rico em purina.Atenciosamente,jorge

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Para ter diagnóstico de gota é preciso ter artrite. Não depende só do valor do ácido úrico.

  • Papito

    muito bom, eu já sofro com gota a mais de 5 anos, hoje tenho 36, minhas crises as vezes acontecem uma vez por mes.

  • Papito

    já tomei todo tipo de antinflamatório: nimesulida, colchicina, prednisona e agora tô tomando um tal de tandrotamol, além de tudo sou hipertenso. Ás vezes tenho medo de ficar como o Michael Jackson.

  • Nayara

    Boa noite Dr. minha vida sempre foi normal , sabia que tinha acido urico mais nao sabia que era TANTO assim… em 1 semana meu namorado teve que puli minha aliança 2 VEZES .. ela ficou preta… MUITO preta.. nunca me aconteceu issoo..e bem nessa semana to fazendo uma dieta e seguindo a risca certinho com alimentos integrais , será que eu tenho que procura um medico ?

  • leni marcelino dos santos

    Lení m. dos Santos     Dr. Pedro rachaduras nos pés são sintómas de nível elevado de ácido úrico.                                                                                                                               

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Carlos Paiva 1

    Fazia 2 anos que não tinha crise de gota, passei a fazer uma dieta e exercícios físicos, corro 7 km por dia 5 vezes por semana. Posso continuar correndo? 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Desconheço comprovação deste benefício.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O tomate é rico em purina, o que pode elevar o ácido úrico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Gota com ácido úrico baixo não é habitual. É preciso confirmar este diagnóstico.

  • Vitor

    Bom dia, tenho 25 anos, mai ou menos 100kg, tenho sofrido de gota… normalmente no tornozelo da perna esquerda… no passado domingo depois de um jogo de futebol 11, já quando almoçava começou a dar-me uma dor forte em ambos tornozelos e aos pocos a dor tornou-se tão insuportavel que fiquei incapaz de andar, fui ao hospital onde fiz analizes ao acido urico, tinha os valores a 12,3, oje a crise gotosa já está um pouco melhor mas aainda não se encontra bem, eu tenho tomado ben-u-ron e colchicina para tratar a crise, o meu problema e que há cerca de dois anos sofri uma TVP, e depois de algum tempo a tomar varfine hoje tomo uma capsula de tromalyt por dia, e desde que tomo este comprimido as crises têm sido frequentes… Pois na minha idade não é muito frequente estes valores de acido urico apesar de ter execo de peso sempre fiz desporto, até ter começado a ganharmedo de lesões derivado a estas dores e quadros clinicos me me têm surgido na minha vida. Obrigado

  • Robertson

    Amigo, existe um remédio que e feito cm um bálsamo da Amazônia, entra no Google e procura.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pimenta não interfere no ácido úrico.

  • Richard Tibiriçá Canela

    ola

    Dr
    Exelente matéria parabéns.

    Gostaria de saber em relação ao consumo de pimenta!!! posso consumir nas refeições, sendo que tenho tambem problemas com acido úrico.

    RICHARD T CANELA
       

  • Ana Paula

    Doutor Pedro, sou uma mulher de 25 anos com peso ideal mas no meu útimo exame de sangue, o ácido úrico deu 6,4. Tenho motivos para preocupação?? Sinto algumas dores, mas não sei se tem relação…

  • Eduardo S.

    Dr., muito se fala sobre os efeitos do limão no combate ao excesso de acido úrico em nosso organismo. Os efeitos do limão são comprovados, ou é só especulação?

  • Rafael

    Muito bom o artigo. Uma dúvida minha é: há 3 semanas um hemograma meu apontou ácido úrico 7.7. Como estava fazendo uma dieta rica em proteínas, sabia que isso poderia ocorrer. Depois disso, voltei a comer normalmente, e reduzindo alguns itens que aumentam o ácido úrico. Um novo hemograma agora já indicará uma melhora ou eu devo esperar mais ainda?

  • Eduardo-lima

    tenho muistas crises de gota estou com tuo nos dois cutovelo e maõ que devo tomar ou comer para bachar

  • Fernando

    tem como reduzir o acido urico com dieta alimentares? teria como endicar algumas….

  • Fernando

    tem como reduzir o acido urico com dieta alimentares? teria como endicar algumas….

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O texto diz quais são os alimentos a serem evitados.

  • Roberto Rocha

    Informações excelentes…Já tive uma crise a 2 anos atrás, mais até então nem sabia que é realmente gota. Ha 2 anos atrás eu estava com 8,8 e tive a primeira crise, após isso, hoje com exatos 2 anos após tive uma crise bem avançada com dores absurdas durante 4 dias sem conseguir andar direito.No segundo dia de dor tomei alopurinol onde imagino que ajudou a aumentar e continuar a crise.
    Amanhã, 5º dia irei num reumato para dar início ao tratamento, dieta e medicamento como eu devo imaginar.Informo que tenho plano de saúde mas tenho receio de ficar toda hora indo em édico a qualquer custo, mas isso pode ter ocasionado um problema maior, como a gota.
    Tenho hoje 34 anos. Vou aproveitar e fazer um check-up geral como faço todo ano.
    Vejo que devemos dar atenção à saúde e aproveitar do plano de saúde “sem economizar”.Parabenizo o Dr Pinheiro pelos comentários bem explicados que até poderia me diagnosticar sem ir ao médico, mas este erro eu já cometi a 2 anos atrás.Muito obrigado. Qualquer infomações Roberto Rocha rcgrocha@terra.com.br

  • Alexandre-miojo

    Dizem que tomate faz mal pra quem tem ácido urico elevado, isso é verdade ou lenda?

  • rogerio

    boa tarde. meu acido urico estava 10 parei de comer carne vermelha, baixou para 6,7, so estou comendo salada, arroz e frango cozido no almoço e janta durante 70 dias, estou tomando alopurinolja 300 faz 3 meses, tomo antiflamatorio a crise passa, paro ela volta. pode me ajudar?

  • rogerio

    boa tarde. meu acido urico estava 10 parei de comer carne vermelha, baixou para 6,7, so estou comendo salada, arroz e frango cozido no almoço e janta durante 70 dias, estou tomando alopurinolja 300 faz 3 meses, tomo antiflamatorio a crise passa, paro ela volta. pode me ajudar?

    • Mascarlin

      Rogerio, tenho o mesmo problema, aconselho parar com antinflamatórios, normamente as crises são dolorosas mas desaparecem normalmente, antinflamatórios prejudicam o fígado e os rins, faça uma dieta a base de frutas, legumes e verduras, diminua a carne vermelha, principalmente pingando sangue, não precisar parar de comer carne, apenas diminua carnes mal passadas e gordurosas. Outra alternativa em conjunto com a dieta é a medicina ortomolecular, no meu caso foi o único tratamento que realmente apresentou resultados razoaveis, faça exercicios regularmente, principalmente aeróbicos, evite exercicios que sobrecarreguem as articulações com movimentos repetitivos e localizados, ex:  em orgãos tipo joelho, cotovelo, além de prejudicar a articulação por stress pode abrir a porta para artrite causando gota. Bebida alcoolica está proibido, é um veneno para quem sofre de gota. Como todo médico recomenda mas niguem faz ,é relaxar, procure praticar com mais frequencia hobbs que você  tem, ou atividades que você gosta ou tem prazer,  o stress contribui para o mal funcionamento dos  rins e consequentemente eliminará menos ácido úrico. Siga as recomendações e verá que as crises diminuirão em 70% e os espaçamento  entre crises também diminuirá. O alopurinol não tem contra-indicações   e poucos efeitos colaterais porém não deixa de ser uma  droga, com as orientações acima também poderá diminuir e até parar com o alupunrinol, lógico  que deverá efetuar exames de  sangue  e orientação médica para suprimir tal medicamento, espero ter ajudado, Boa sorte e sem dores, abs.

  • Nayara

    Boa noite Dr. minha vida sempre foi normal , sabia que tinha acido urico mais nao sabia que era TANTO assim… em 1 semana meu namorado teve que puli minha aliança 2 VEZES .. ela ficou preta… MUITO preta.. nunca me aconteceu issoo..e bem nessa semana to fazendo uma dieta e seguindo a risca certinho com alimentos integrais , será que eu tenho que procura um medico ?

    • Anônimo

       Nayara, procurar um médico é a primeira coisa a ser feita, ele irá solicitar exames de sangue e urina com as especificações necessárias. FAÇA REGULARMENTE EXAMES de SANGUE, URINA e FEZES, pois eles indicarão o caminho/dieta/tratamento a ser feito.

      • Ubirajara

        Para conhecimento de muitos pacientes atacados  pela gôta e portadores de joelhos inchados e duros   pelos depositos de cristais  , onde procurar  conhecimento ou procedimentos  que aliviem tal situação.?

  • moises

    Ola! meu nome é moisés ,gostaria de saber a respeito do oleo de copaiba…É eficais no tratamento de gota ou não??? só tomo tanderalgin.???

  • Araujopinturaereforma

    bom dia dr. esto com o tornozelo enchado e dororido quase nao cocigo apoia os peis no chão ja foi confirmado o acido orico alto, costaria de saber o que eu posso faser para evitar o almento, o tomate eu sei que nao posso o limão e a laranfa fais tarde dese diet

  • Ney

    Doutor,
    Minha filha tem 12 anos e não apresenta nenhuma doença, nenhuma dor, porém seus pés estão descascando e ficam horríveis. O que pode ser?

  • Ney

    Doutor,
    Minha filha tem 12 anos e não apresenta nenhuma doença, nenhuma dor, porém seus pés estão descascando e ficam horríveis. O que pode ser?

  • Roberto Alexandre de Carvalho

    Boa tarde, meu nome é Roberto, gostaria de saber se o peixe panga, é improprio para pessoas com acido urico acima do toleravel, e o que fazer quando o exame de urina de 24 horas, acusa um aumento nas taxas de acido urico,fosforo e acido citrico. Um abraço, Roberto.

  • Roberto Alexandre de Carvalho

    Boa tarde, meu nome é Roberto, gostaria de saber se o peixe panga, é improprio para pessoas com acido urico acima do toleravel, e o que fazer quando o exame de urina de 24 horas, acusa um aumento nas taxas de acido urico,fosforo e acido citrico. Um abraço, Roberto.

  • Eduardo

    Doutor, a matéria cita que a maioria das pessoas não apresentam sintomas quando estão com o ácido úrico elevado. mas, quais são os sintomas que os restantes dos pacientes podem apresentar quando estão com elevação do ácido úrico?

  • Bella Kell

    Parabéns pelo artigo,me ajudou muito a entender da doença do meu esposo,pois ele além da gota está com IRC e estou muito preoupada pois ele vive com muita dor e agora não pode tomar os anti-inflamatórios, o que fazer nessa fase?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Há outras opções para controlar a gota além dos anti-inflamatórios. É preciso conversar com o médico para saber qual a melhor opção no caso dele.

  • José Candido

    Dr minha esposa tem ácido úrico alto e alem disso tem apenas um rim, quais são os fatores de risco por ter apenas um rim e o que pode acontecer de grave com ela.

  • Aguinaldo Antunes

    Dr sinto muitas dores no pé, o exame apresenta acido urico de 7,3 mg, mesmo estando acima do normal não esta baixo para ter crises de gota

  • José Candido

    Dr minha esposa tem ácido úrico alto e alem disso tem apenas um rim, quais são os fatores de risco por ter apenas um rim e o que pode acontecer de grave com ela.

  • José Candido

    Dr minha esposa tem acido úrico alto e alem disso tem apenas um rim, qual o risco desse fator. 

  • Fernando

    Bom dia, ainda bem que temos a internet, e pessoas dispostas a publicar artigos como este, isto é de grande ajuda, uma vez que vivemos um um pais no qual a saúde está na UTI.
    Eu estou saindo de uma crise de gota, começou no Domingo dia 11/06, e graças a este artigo já estou bem melhor, pois cortei radicalmente, álcool, frutas acidas, carnes e estou tomando muita água. não estou tomando remédios ainda, pois o resultado do meu exame sairá na próxima Segunda 18/06.
    Muito obrigado e espero estar fazendo a coisa certa.  
      

  • Jose Edson Pereira Rodrigues

    Meu nivel de acido urico esta em 10,02,o dedão do pé não inchou e sim o pé todo e muita dor,depois com o anti imflamatorio diminuiu o inchaço mas continua bem dolorido o dedão mesmo após 3 semanas,não houve nenhum trauma para tal dor que persiste,tomo remedio para hipertensão e ai fica a duvida será ou ão gota? 

  • alberto

    Dr. A dor da gota e como se tivesse elevado uma pancada.devido o inchasso e vermelhao

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Há pessoas que dizem que a gota é a dor mais forte que já sentiram.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Gota com ácido úrico baixo não é habitual. É preciso confirmar este diagnóstico.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Crises de gota podem cursar com febre.

  • Tiamaria40

    Boa noite .gostaria de saber se uma pessoa que nao tem o acido  do urico alto se pode ter doeca de gota .Que meu esposo sempre faz exame e sempre o aco do urico ta normal e de tempo em tempo ele fica com o dedo do pe como da foto o medico disse que e gota mais lendo comentario acima nao entedi bem se algem puder tirar minha duvida ficarei grata 

  • Suzy valerio

    crise de acido urico pode causar calafrios e febre?

  • Claudetebela

    gostei muito deste artigo esclareceu e muito os sintomas que meu companheiro tempois lendo entendi

  • Anonymous

    Tenho 57 anos e desde os 44 tenho gota, descobri com 45 anos que não tinha um dos rins, passei por diversas crises de gota, somente utilizando a colchicina, mas ultimamente ( 2 anos) passei a utilizar o naproxeno ( por no maximo 8 dias seguidos), por recomendação medica, isto pode compromenter o rim ou não ?

  • Gouveiamestredeobras

    de todos sites que visitei até agora, esse foi o que melhor exprssa para que o leigo como eu entenda.

  • Tenha uma renda extra

    Ola doutor estom acido Urico,taxa de
    6.5 qe devo tomar para baixar,qual remedio de presão melhor para não agravar o acido!tomo o maleato de inalapril,esse.serve ou esta errado.
    estou desconfiado que o medico passou Errado!gostaria da sua recomendação.

  • Ecsalomao

    achei o artigo muito rico em informaçoes, ajudou e muito…

  • Monicabraga123

    obrigado por nos ajudar, tirar nossas dividas nos mantemos mais calmos até irmos ao medico.Uma boa noite.

  • Maryrose

    Boa tarde, gostaria de saber se é verdade que pele de frango é prejudicial p/ quem tem ácido úrico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O frango aumenta o ácido úrico, com ou sem pele.

  • Eduardo S.

    Dr., muito se fala sobre os efeitos do limão no combate ao excesso de acido úrico em nosso organismo. Os efeitos do limão são comprovados, ou é só especulação?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Desconheço comprovação deste benefício.

  • Thais Dias

    Dr,meu pai tinha gota…e alguns tempos atras meu dedinho do pé se encheu de bolinhas e estorou fazendo com que descascasse todinho meu dedo e agora vive assim descascando,minha mãe disse que é acido úrico,será que eu devo fazer exame?

  • Lígia Silva

    Meu acido úrico deu 7.2 tive dores nas articulações e febre e também falta de apetite minha médica reumatologista receitou um medicamento da farmácia de manipulação no dia seguinte eu senti melhoras. Gostaria de Indicações de alguma dieta especifica, para baixar as taxas de acido úrico. 
                                                                                                                        Grata desde já.

  • Monica

    Suspeito que meu pai esteja com artrite / gota. Ele tem o pé esquerdo, do meio para a esquerda, próximo aos dedos, bastante inchado, vermelho e dolorido. Minha mãe está evitando preparar alimentos ricos em purina (na verdade ele toma uma sopa todos os dias – de massinha ou de arroz ou de legumes), come legumes como pepino, abóbora, enfim (não come tomates, nem peixes, nem feijão)… Ele tá na fase que até a coberta causa dor. Mal consegue caminhar. Fizemos exames para verificar níveis de creatinina, uréia, vários, e nenhum se mostrou alterado. O problema é que ele é cardíaco, toma Naprix D 5/25 (que tem diurético junto), toma Pradaxa 150mg e Divelol 12,5. Toma também Sinvastatina 20mg, pois ele fez 5 anos de acompanhamento para baixar o colesterol e não adiantou, o que levou o cardiologista a crer que o colesterol dele era endógeno. Esses tempos ele teve uma crise de ácido úrico e o cardiologista receitou Nimesulida… só que ele mesmo disse que não é muito aconselhável (também li isso na bula). O que poderia ser feito? Existe algum chá, alguma erva, alguma solução caseira para isso?

  • luis carlos severino

    dr meu acido urico estar a 7,3  e estou com 114 quilos e sou ipertenso tenho poblema de artrite o que devo faser me ajude por favor eu ja perdi 2 filhos au nacer isto tem alguma coisa a ver com acido urico luis carlos de cubatao

  • Moacyr

    Dr meu nome é Moacyr, gostaria de saber qual o melhor analgésico para o caso de dor muito forte, quase insuportável?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Álcool e tomate aumentam o ácido úrico.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Álcool e tomate aumentam o ácido úrico.

  • Evandro

    dr pedro boa noite o meu acido ta com 14.9 to tomando alopurinol 100mg to comendo so arroz e batata frita e salada de alface e tomate e pepino o vinho suave faz mau ou bem

  • Alexandre-miojo

    Dizem que tomate faz mal pra quem tem ácido urico elevado, isso é verdade ou lenda?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O tomate é rico em purina, o que pode elevar o ácido úrico.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Tem que controlar a dieta também. Só o remédio, sem dieta, pode não ser suficiente.

  • Francisco

    Doutor, ácido úrico é muito difícil de controlar? já tomei alopurinol por 2 meses, mesmo assim os níveis ainda deram um pouco alterados.
    Abraço.

  • Periclescampista

    Faço muita musculação, isso pode aumentar meu ácido úrico?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só a musculação não. Mas se vc toma suplementos alimentares, pode.

  • Suzy

    eu tenho muita coceira no pe dr e rachadura e começo de acido urico

  • Maria Cristina Gabardo Costa

     Ótimo site, Dr. Pedro Pinheiro!   Muito didático e esclarecedor…    Obrigada, Maria Cristina Gabardo Costa.

  • Maria Cristina Gabardo Costa

     Ótimo site, Dr. Pedro Pinheiro!   Muito didático e esclarecedor…    Obrigada, Maria Cristina Gabardo Costa.

  • leni marcelino dos santos

    Lení m. dos Santos     Dr. Pedro rachaduras nos pés são sintómas de nível elevado de ácido úrico.                                                                                                                               

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Durante a crise deve-se manter repouso.

  • Flaviolucen

    dr pedro a atividade fisica abaixa o acido urico  e posso fazer caminhadas e corridas mesmo estando com  crise mesmo baixa(o dedao inflamado por exemplo  meu acido urico ja deu ate 12

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Durante a crise deve-se manter repouso.

  • Tiano oliveira

    obrigado Dr.Pedro. só mais uma pergunta o senhor pode mi orienta o que eu posso tomar pra abaixar o Ácido Úrico porque meu pé ta inchado e doendo muito por favor.
    obrigado e boa noite.

  • Jcamorim-rb

    o que que eo posso engerir para dieta de acido urico obrgado

  • Jcamorim-rb

    o que que eu posso engerir para controlar omeu acido urico obrigado 

  • Tiano oliveira

    Ola Dr.Pedro boa noite.tenho Ácido Úrico elevado ta 9.5 esse grau já é considerado gota?

  • Tiano oliveira

    Ola Dr.Pedro boa noite.tenho Ácido Úrico elevado ta 9.5 esse grau já é considerado gota?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Para ter diagnóstico de gota é preciso ter artrite. Não depende só do valor do ácido úrico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Realmente não sei se a carne de bode tem muita purina ou não. O ideal é perguntar para um nutricionista.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Realmente não sei se a carne de bode tem muita purina ou não. O ideal é perguntar para um nutricionista.

  • Eduardo S.

     ok, muito obrigado Dr. Pedro.

    belo post ;)

  • Júnior

    Dr. Pedro, bom dia.Gostaria de saber se  a carne de bode possui um  teor  baixo ou não de purina,já que  em outra publicação  informava que pode ser consumido.Grato pela atenção.

  • Júnior

    Dr. Pedro, bom dia.Gostaria de saber se  a carne de bode possui um  teor  baixo ou não de purina,já que  em outra publicação  informava que pode ser consumido.Grato pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Espere uns 3 meses e repita os exames.

  • Eduardo S.

    Em quanto tempo o Alopurinol começa a baixar os níveis de ácido úrico? Estou tomando há 1 mês e acho que os meus niveis continuam elevados…

  • Eduardo S.

    Em quanto tempo o Alopurinol começa a baixar os níveis de ácido úrico? Estou tomando há 1 mês e acho que os meus niveis continuam elevados…

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Espere uns 3 meses e repita os exames.

      • Eduardo S.

         ok, muito obrigado Dr. Pedro.

        belo post ;)

  • Antonio

    Estou com início de crise de gota. Já estou tomando 0,5 de colchicina a cada 12 horas, além de muita água.

  • Antonio

    Estou com início de crise de gota. Já estou tomando 0,5 de colchicina a cada 12 horas, além de muita água.

  • Adelinomota

    Este artigo está muito bem organizado e esclarecedor.

  • JC Boechat Moreno

    Muito obrigado pelo esclarecimento, pois tenho uma inflamação no joelho e dai vim pesquisar. ;Moreno 

  • Donizete

    gostei desta Informação. eu tenho Gota esta cronica?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se já for gota tofácea não costuma sair.

  • Rodineibem

    Fiz o exame de ácido úrico e foi identificado gota. Meu cotovelo está com um caroço que não diminui. Será que com o tempo vai sair?

  • Rodineibem

    Fiz o exame de ácido úrico e foi identificado gota. Meu cotovelo está com um caroço que não diminui. Será que com o tempo vai sair?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se já for gota tofácea não costuma sair.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode não ser gota. De qualquer modo procure atendimento médico.

  • Cidinha Matos

    Obrigada pelo artigo, sinto dor no pé esquerdo a +- duas semanas depois de iniciar caminhadas diárias, parei com as caminhas e agora comecei a sintir que o pé está quente e inchado, sinto isses sintomas bem no meio do pé, parece está inflamado, estou com medo do diagnóstico por isso resolvi pesquisar sobre   a “gota”, depois de ler o artigo estou mais tranquilha e decidida aprocurar um especialista, mas gostaria se possível que o senhor falasse algo sobre os sintomas que sinto. Grande abraço! felicidades sempre!

  • Cidinha Matos

    Obrigada pelo artigo, sinto dor no pé esquerdo a +- duas semanas depois de iniciar caminhadas diárias, parei com as caminhas e agora comecei a sintir que o pé está quente e inchado, sinto isses sintomas bem no meio do pé, parece está inflamado, estou com medo do diagnóstico por isso resolvi pesquisar sobre   a “gota”, depois de ler o artigo estou mais tranquilha e decidida aprocurar um especialista, mas gostaria se possível que o senhor falasse algo sobre os sintomas que sinto. Grande abraço! felicidades sempre!

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode não ser gota. De qualquer modo procure atendimento médico.

  • Gracyelle-ribeiro

    eu quero saber se tei cura acido urico

  • Paulo Oliva

    Parabéns pelo artigo!!
    Muito bem explicado e detalhado nas questões da crise de gota.
    Fazia o tratamento errado,pois usava o alopurinol nas maiores crises.Agora uso o medicamento certo na crise e o alopurinol para diminuir o ácido urico.
    Obrigado Dr.Pedro e tenha sempre muito sucesso em sua profissão.

    Paulo Oliva
    Petrópolis,Rj.

  • Paulo Oliva

    Parabéns pelo artigo!!
    Muito bem explicado e detalhado nas questões da crise de gota.
    Fazia o tratamento errado,pois usava o alopurinol nas maiores crises.Agora uso o medicamento certo na crise e o alopurinol para diminuir o ácido urico.
    Obrigado Dr.Pedro e tenha sempre muito sucesso em sua profissão.

    Paulo Oliva
    Petrópolis,Rj.

  • Davidnigro

    toma uma scoll agora!! 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A gota causa artrite e não dores articulares difusas. O ácido úrico alto por si só não causa esse tipo de sintomas.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A gota causa artrite e não dores articulares difusas. O ácido úrico alto por si só não causa esse tipo de sintomas.

  • Pudi

    Meu pai tem o nivel de acido urico elevado, e ele sente dores nas articulaçoes dos dedos da mao e pelo corpo tambem.
    Existe a possibilidade destas dores serem causadas pelo acido urico?
    Obrigado.

  • Pudi

    Meu pai tem o nivel de acido urico elevado, e ele sente dores nas articulaçoes dos dedos da mao e pelo corpo tambem.
    Existe a possibilidade destas dores serem causadas pelo acido urico?
    Obrigado.

  • João Gomes de Lima

    Gostaria de parabenizar o Dr. Pedro Pinheiro, pelo excelente artigo. O mais esclarecedor que li até agora, nuito obrigado!!! João Gomes RJ.

  • Papito

    já tomei todo tipo de antinflamatório: nimesulida, colchicina, prednisona e agora tô tomando um tal de tandrotamol, além de tudo sou hipertenso. Ás vezes tenho medo de ficar como o Michael Jackson.

  • Papito

    muito bom, eu já sofro com gota a mais de 5 anos, hoje tenho 36, minhas crises as vezes acontecem uma vez por mes.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pimenta não interfere no ácido úrico.

  • Richard Tibiriçá Canela

    ola

    Dr
    Exelente matéria parabéns.

    Gostaria de saber em relação ao consumo de pimenta!!! posso consumir nas refeições, sendo que tenho tambem problemas com acido úrico.

    RICHARD T CANELA
       

  • ANA CRISTINA SACCHETT DEPRA

    muito esclarecedor esse artigo meu marido tem crises terriveis de gota  e ja apresenta nos cotovelos aquelas ¨”bolsas”ficando por vezes impossibilitado até de se locomover ,dirigir ,até mesmo alimentar-se nescessitando de auxiliotornando-se durante as crises incapacitado de  suprir suas nescessidades particulares sozinho com seu artigo consegui um esclarecimento  acerca de tratamentos e prevenção

  • Gilberto gomes da silva

    muito interessante o assunto relacionado a acido urico,sofro dessa doença a alguns anos,estou atualmente sendo acompanhado por uma reumatologista,fiquei alguns meses tomando aluporinol com conchichina,sempre com orientaçao da minha medica,atualmente ela suspendeu a conchichina,estou so tomando o aluporinol,a partir do momento que eu comecei ter um acompanhamento medico,nao tive mais ataque agudo de gota.      obrigado

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Moro em Lisboa, Portugal. Não tenho consultório particular.

  • Leomoreirajf

    Onde fica seu consultorio? obrigado.

  • Vitor

    Bom dia, tenho 25 anos, mai ou menos 100kg, tenho sofrido de gota… normalmente no tornozelo da perna esquerda… no passado domingo depois de um jogo de futebol 11, já quando almoçava começou a dar-me uma dor forte em ambos tornozelos e aos pocos a dor tornou-se tão insuportavel que fiquei incapaz de andar, fui ao hospital onde fiz analizes ao acido urico, tinha os valores a 12,3, oje a crise gotosa já está um pouco melhor mas aainda não se encontra bem, eu tenho tomado ben-u-ron e colchicina para tratar a crise, o meu problema e que há cerca de dois anos sofri uma TVP, e depois de algum tempo a tomar varfine hoje tomo uma capsula de tromalyt por dia, e desde que tomo este comprimido as crises têm sido frequentes… Pois na minha idade não é muito frequente estes valores de acido urico apesar de ter execo de peso sempre fiz desporto, até ter começado a ganharmedo de lesões derivado a estas dores e quadros clinicos me me têm surgido na minha vida. Obrigado

  • Antonio jorge

    Ola dr,gostei muito das suas informações, esta sendo de grande importância p/muitas pessoas.
    Queria saber se o vinho tambem e rico em purina.Atenciosamente,jorge

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O vinho é o menos pior. A cerveja é a que mais tem purina. Um copo de vinho ocasionalmente não parece aumentar o risco de gota.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Junior
    Não importa a qualidade da cerveja, todas são ricas em purinas.

  • Anonymous

    Olá dr, parabéns pela matéria. Uma pergunta: passada a crise, tomando alupurinol em seguida, é possível tomar uma cerveja de boa qualidade uma vez por semana, pelo menos? Nas cervejas de melhor qualidade, mais encorpadas, a purina encontrada na cevada é mais forte (gosto de tomar a cerveja heineken, apenas)… Fico grato desde já!Junior

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @SEGURANÇA DO TRABALHO
    Não é o mais comum, mas mulheres podem sim ter gota antes da menopausa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Lila
    Ficar muito tempo em pé não causa gota
    Traumas nas articulações, como quedas ou pancadas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Marlene
    Sim, o excesso de ácido úrico pode prejudar tanto rins naturais como o transplantado.
    O enxerto tem vida útil. Atualmente a média é de 10 anos, mas há rins que duram apenas 1 ano e outros que funcionam bem por mais de 20.

  • Lila

    Muito boa a matéria.

    Tenho uma dúvida, passar muito tempo em pé (por exemplo, para quem trabalha em pé o dia todo), pode causar gota?
    Quais tipos de traumas podem causar esse problema e quanto tempo depois de ocorrido o trauma geralmente se desenvolve a gota?

    obrigada

  • SEGURANÇA DO TRABALHO

    parabéns doutor adorei o conteúdo de gota eu agora compeendi do que se trata essa doença quero lhe perguntar: o senhor falou que nas mulheres a gota é na menopausa eu estou com 32 anos e estou com esse sintoma o dedo do pé vermelho e eu tenho artrite…

  • Anonymous

    Dr, Pedro. Meu nome é Marlene. Me esposo é transplantado renal ha 23 anos. Tem apresentado crises de gota ultimamente , trata e volta.Ja é a terceira vez nos últimos meses. Ha algum problema de perder o enxerto devido a gota? Está sinalizando algum problema de rins? O enxerto possui vida útil ou dura como um rim normal? Ele possui acompanhamento médico porem tenho essa preocupaçao. Desde já lhe agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @fausto
    A rasburicase não serve para ser tomada continuamente como o alopurinol. É uma droga usada por via venosa e é indicada em pacientes em quimioterapia que podem ter aumentos agudos do ácido úrico.

  • fausto

    Dr Pedro toda vez que tomo o aluporinol ou zelurique tenho crises muito fortes de gota que nao consigo nem andar ja nao sei mais o que fazer pois sigo a dieta alimetar sem consumo de carnes e alcool queria saber se tem algum remedio que eu poderia tomar para baixar o acido urico pois tenho muita dificuldade para baixalo e nao posso tomar o aluporinol e nem o zelurique meu niveo de acido urico esta em 14.6 ouvi falar de um remedio que geralmente serve para quem tem alguma intolerancia com aluporinol se chama Rasburicase seria uma boa ideia eu tomar esse remedio aguardo a resposta desde ja obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @fausto
    Não acho uma opção boa para tratar as crises, já que algumas dessas drogas não estão indicadas durante a crise, somente na prevenção.

  • fausto

    dr pedro
    me receitaram um remedio para gota com a seguinte formula aluporinol 100mg piroxican 20 mg ranitidina 150 mg benzobromarona 50 mg mandaram eu tomar uma caps por dia o senhor tem algum conhecimento sobre essa formula obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Leandro
    A dose da colchicina que faz mal é individual. Vc pode ser mais sensível que outros e não tolerar nem doses muito baixas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @LEO
    Pode ser o clínico, mas o reumatologista é mais especializado em artrites

  • Leandro

    Doutor, tenho 22 anos, descobri que sou hipertenso (9 meses atrás) e segundo os últimos exames, estou com ácido úrico elevado. Eu tomei Colchicina mas passei muito mal e parei. Já faz 13 dias que estou com crise de gota e ela não passa. Existe uma dose de Colchicina que provavelmente não irá me causar tanto mal estar? Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/17022752614509913263 LEO

    Que tipo de médico eu procuro quando sentir uma crise de gota? Clinico Geral? Endrocnologista?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @almada
    Não existem evidências científicas inequívocas de que a homeopatia seja um tratamento efetivo para qualquer doença, incluindo gota.

  • almada

    Dr.gostaria de saber se remédios homeopaticos podem ajudar a diminuir o a u

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Geraldo
    Todas as bebidas aumentam o ácido úrico, mas o vinho parece ser a menos pior.
    Bebidas alcoólicas atrapalham no controle da hipertensão.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Amanda e Geraldo
    Sim, há outras opções além do alopurinol.
    Sim, gota tem relação com história familiar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Marco Aurélio de Souza
    Sim, bebidas destiladas aumentam o risco de gota.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Wellington
    Não encontrei nenhum relato sobre uso de orlistat e crise de gota. Mas se houve uma clara relação temporal entre os dois, não é possível excluir que a droga possa ter relação com o aumento do ácido úrico.

  • Anonymous

    Olá Dr, sou o Geraldo,como li o artigo vi qui não pode fazer o uso de bebidas alcoólicas,mas eu adoro tomar uma nos fins de semana,e gostaria de saber qual bebida seria a melhor a destilada ou fermentada que faria menos mau?E quais são elas?
    Dr, tenho um guadro de pressão alta desde dos 23 anos,não tenho colesterol alto,e faço o uso de remedios frequentimente,e tenho a gota desde dos 30 anos.

  • Anonymous

    Olá Dr, o meu pai tem gota , e ele gostaria de saber porque o aloporinou provoca a dor de cabeça e se tem algum outro remedio que pode ser substituido por ele?
    Gostaria de saber tambem se a gota ou acído úrico pode ser hereditario de pai para filho,porque eu já sinto muitas dores nas juntas onde elas incham? Obrigada Amanda e Geraldo. Aguardo a resposta.

  • Marco Aurélio de Souza

    Bom dia.
    Gostaria de saber se a ingestão diária moderada (uma a duas doses) de bebida alcoólica (whisky) tem relaçao com a gota, ou mesmo com crises de gota.
    Grato pela atenção.

  • Anonymous

    Dr Pedro,
    Meu nome e Wellington, tenho 38 anos, ha duas semanas procurei uma endocrinologista que me receitou Xenical (orlistate), quatro dias depois realizei exame de acido urico e o resultado foi 8,2 . Uma semana depois encontro-me com o dedo maior do pe inchado e extremamente dolorido, alem de vermelho. Eh possivel que esse quadro seja consequencia da ingestao do medicamento citado?
    Aproveito para agradecer o seu texto sobre o assunto e dizer que o mesmo eh bastante esclarecedor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Monica
    Sim, qualquer diurético pode causar elevação dos níveis de ácido úrico. Se ele está em crise, o ideal é tentar antecipar a consulta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Micael
    Sim, com a sua idade é possível ter gota. Durante a crise não se deve tentar fazer esforços. Fora da crise de gota, a principio, não há problemas.

  • Monica

    Ola meu pai tem 50 anos, fez o exames de rotina e deu 10mg, o medico passou o alopurinol e indicou o reumatologista, na primeira semana do uso do remédio ele teve uma crise no joelho e tornozelo foi ao pronto socorro e foi indicado antiinflamatorio que ate o momento nao teve resultado o joelho melhorou ja estava praticamente normal e hj retornou a ter o sinais flogisticos no joelho. A consulta ja esta marcada porem só para o dia 20 do mes de julho, o medico que eles fez os exames disse que o remedio de pressao alta (tenoretic) dele pode causar o aumento do acido essa informação é comprovada? tem alguma coisa que possa ser feita para melhorar ate o dia dessa consulta com o reumatologista?

  • Anonymous

    @Mesbla

    Olá Mesbla, desde Lisboa, Portugal!
    Cranberry (mirtilo) é bom para infecções urinárias, quer em suco quer em cápsulas, mas pelo que eu li em artigos online, o que parece ter alguma acção no abaixamento do ácido úrico é a “sour cherry”, ou “tart cherry” (cereja/ginja ácida). Existe em cápsulas e em suco nas lojas de produtos naturais nos Estados Unidos e também no Reino Unido.
    Faça uma pesquisa online por “sour cherry”/”tart cherry” e obterá mais informação.

    Amélia Soares

  • Micael

    Olá Dr.

    Meu nome é Micael, tenho 21 anos e estou sofrendo com ichaço em 1 dedão do pé, em 1 tornozelo e em 1 joelho. Minha taxa de acido urico esta 8,0mg.
    O Médico me receitou Alopurinol com a justificativa que pode ser gota.
    É possivel uma pessoa com a minha idade ter gota?
    e posso realizar atividades fisicas?

    obrigado pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Gabriel
    Com 7,9 de ácido úrico a dieta deve ser suficiente. Com esses valores não há impedimento para doação de rim.

  • Gabriel

    Olá Dr.

    Meu nome é Gabriel, tenho 26 anos. Fiz um exame de sangue no qual constou ácido úrico elevado – 7,9 mg/dL – e gostaria de saber se com dieta apenas e exercícios, além de não ingerir bebidas alcoólicas pode fazer com que eu tenha níveis normais de ácido úrico, sem a necessidade de medicação. Não tenho dores pelo corpo nem nas articulações e nunca fui diagnosticado com problema de gota.
    Gostaria de esclarecer também se isso impede uma possível doação de rim para minha esposa.

    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Roberto
    Dieta.

  • Anonymous

    Olá Dr. Meu nome é Roberto. Estou participando de um estudo da farmacologia do estado do Ceará, e em um exame que fiz a taxa de acido urico 1º deu 9,6 e mandaram repetir o exame, já o 2º deu 8,0. O que faço para baixar essa taxa pois não tive nenhuma das doenças relacionadas as taxas altas de acido urico? Aguardo resposta obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Milena
    Não, esse valor de ácido úrico não impede ninguém de ser operado.

  • Milena

    Dr. Pedro, tenho uma lipoaspiração marcada daqui a 15 dias. Fiz os exames pré operatórios e a taxa do meu ácido urico é 8,3. Tenho 28 anos, nunca tive problemas de súade, pratico atividades físicas todos os dias,tenho uma alimentação saudável, ninguem na família tem esse tipo de problema, enfim, queria uma opinião, estou anciosa e minha consulta é só daqui a uma samana! Isso me impede de fazer a cirurgia?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Nelson
    O Dr. House é muito divertido, mas passa muito longe da realidade médica. Há uma dramatização excessiva dos fatos para tornar a série interessante. A colchicina é uma droga segura, prescrita há várias décadas. Em doses baixas não há problemas.

  • DESABAFE AQUI

    Parabéns pelo site!
    Tive minha primeira crise de gota em outubro de 2010, claro, no dedão do pé direito. Passei a medir o a.u. que gira em torno de 7,5.A crise foi clássica com inchaço, vermelhidão, febre, não podia tocar nem com o lençol, além de estar quente a regiao afetada.Porém tive duas outras crises neste ano de forma diferente: uma foi no”peito” do pé direito e uma nesta semana no tornozelo esq. mas não incharam, apesar de não poder por o pé no chão nos primeiros minutos da manhâ.O último exame de a. u. deu 7,8. A gota se manifesta assim?Outra pergunta: a colchicina foi até divulgada na série dr. House como extremamente tóxica, o que me deu medo de continuar usando. pode falar sobre ela?
    abç. Nelson

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Ana
    Ácido úrico baixo não tem problema.

  • Ana

    Dr.Pedro,fiz um exame á pouco tempo e constou o nível de ácido úrico baixo.Isso é grave?Eu devo fazer alguma dieta específica? O que isso pode causar? Obgd.

  • Jaque

    PARABENS PELO ARTIGO!
    ESCLARECEU TODAS AS MINHAS DÚVIDAS!
    MUITO BOM ENCONTRAR MEDICOS QUE SE IMPORTAM COM AS PESSOAS, PARABENS E OBRIGADA PELO CARINHO!

  • Anonymous

    Parabéns pela artigo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alexandre, não consegui encontrar nenhum estudo científico sobre gota e mate. Os relatos que há na internet não possuem valor científico. Não consigo te dizer se faz bem ou mal. O ideal é perguntar a um nutricionista

  • Alexandre

    Doutor Pedro, boa tarde

    Li o seu texto atentamente. Estou na dúvida, se a ingestão de mate é prejudicial a quem tem problemas com gota, face o mesmo ser diurético.

  • Mesbla

    Dr.Pedro…Obrigado pela atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mesbla,
    eu sei que a cranberry é útil nos casos de infecção urinária. Para baixar níveis de ácido úrico, eu nunca li. Mas vou revisar a literatura e se achar algo comprovado eu atualizo o texto, dando esta informação

  • Mesbla

    Dr Pedro, existe algum relato na ajuda do tratamento do ácido úrico com o suco da cranberry (uva do monte)? Tenho uma amiga que passou uma temporada USA, fez um tratamento com essa fruta e em 4 meses teve uma resultado bem satisfatório!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bandeira,
    Não é comum, mas é possível. Para tirar a prova, basta tirar um pouco de líquido de alguma articulação inflamada durante a crise e procurar pelos cristais de ácido úrico.

  • Anonymous

    É possivel ter crise de gota com niveis baixo, no meu caso 2.9 , e eu sigo acompanhamento de reumatologista mas sempre que chega nesse patamar começas as crises com caracteristica de gota.
    Bandeira.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mauricio,
    Podem aliviar a dor, mas não ajudam na dissolução dos cristais. A limonada não é prejudicial.

  • Mauricio

    Dr., nas crises de gota nos dedos dos pés e das mãos compressa de agua quente ou de água gelada pode ajudar a reduzir a dor e ajudar na dissolução dos cristais de ácido úrico? E limonada, é prejudicial?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafael,
    Alguns médicos iniciam alopurinol mesmo com níveis mais baixos de ácido úrico. Ainda não há dados que comprovem que essa conduta é benéfica, mas não dá para se considerar como de toda errada. É possível que no futuro isso se torne o indicado. Porém, se formos seguir a literatura atual, o mais correto é mesmo o que está exposto no texto.

    Não há risco de gota pelo fato de vc usar alopurinol com 9 mg/dL; pelo contrário.

  • Rafael Calixto

    Dr., Li no seu artigo que só devem ser medicados os casos que apresentarem sintomas(gota ou cálculo renal) ou quando os níveis estiverem maiores que 13mg/dl. No meu caso, em exame de rotina, deu 9.0 mg/dl. Nunca tive nada e mesmo assim o médico logo receitou alopurinol 100mg. Por que ? Só a dieta não bastava? Corro o risco de ter crise por conta desse remédio? Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fabiano,
    Não se deve iniciar alopurinol durante as crises.
    Procure um reumatologista para se tratar corretamente.

  • jaquelinemm

    dr pedro tenho 36anos e a 6anos venho sofrendo de gota meu nivel de acido urico chegou a 13 desde entao vivo sofrendo com a gota me incha tornozelos cotovelos dedos pes e maos e atacou ate minha bacia,doi muito,comecei a tomar um remedio feito em laboratorio de manipulação indicado por um amigo contem:nimesulide,benzobromarona,alopurinol,ranitidina,posso realmente tomar inclusive nas crises?
    att
    fabiano itajai sc

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carlos,
    Pode, mas sozinho não costuma ser sufiente.

  • Anonymous

    Olá Doutor, me chamo Carlos,
    Analségico a base de dipirona pode ser usado para alívio da dor durante uma crise?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    pode sim.

  • Anonymous

    Viva! Com um histórico de crises de gota no halux e joelho me surgiu agora uma manifestação inflamatória logo abaixo do joelho, não no joelho, no terço superior da tíbia. Apresenta dor ao tacto calo, edema e rubor. Pode ser causado pelo ácido úrico mesmo não surgindo na articulação?

    Obrigado.

    Fernando

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alessandra,
    o que vc quer dizer com acidez nos rins? Não entendi sua dúvida.

  • Anonymous

    olá dr.Pedro
    eu me chamo Alessandra ,
    gostaria de saber se a acidez dos rins impede a mulher de engravidar?
    obbrigado!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Edmilson,
    existe uma associação entre níveis elevados de ac. úrico e aumento da incidência de hipertensão e doenças cardiovasculares.

  • Anonymous

    dr. gostaria de saber se o acido urico elevado pod e causar algum problema cardiaco. obrigado meu nome é edmilson.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leonardo,
    a descamação da pele pode ocorrer durante a crise de gota. Não conheço essa informação de que a mão pode descamar quando há elevações assintomáticas do ácido úrico. Se vc encontrou essa informação em algum texto científico, por favor me mande o link para eu analisá-lo.
    grato.

  • Anonymous

    Ola Dr. Tudo bem?

    Poderia me esclarecer uma duvida. Que ja foi perguntada pelo Henrique contudo o senhor nao elucidou nossas duvidas completamente. Tenho 22 anos, me chamo Leonardo “quase todos os meus dedos das maos estao descascando, sem dor nenhuma. De acordo com o que venho pesquisando e me informando, tal fato parece estar ligado ao aumento/diminuiçao de acido urico, é realmente possivel?” Isso eh sintoma da Gota ou calculos renais?

    Grato

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Simões,
    O uso em excesso de antiinflatórios é tóxico para o rim, principalmente se já houver algum grau de lesão renal prévia.

  • Anonymous

    Dr. sou simões e gostaria de saber se o uso de antiflamatório para gôta pode nos levar a fazer hemodialize?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Henrique,
    Gota e cálculo renal são as 2 principais complicações do ácido úrico elevado. Os sintomas são as dessas doenças. Se não houver essas complicações, não há sintomas.

  • henrique

    Ola!
    gostaria de saber, se é que existem, quais os principais sintomas ligados aos altos valores de acido urico no sangue?
    Tenho 20 anos e quase todos os meus dedos das maos estao descascando, sem dor nenhuma. De acordo com o que venho pesquisando e me informando,tal fato parece estar ligado ao aumento de acido urico, é possivel?

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Geraldo,
    O seu caso é especial porque os imunossupressores podem causar elevações tanto dos triglicerídeos quanto do ácido úrico. Vc precisa de uma avaliação individual de um nutricionista. Provavlemente o serviço que te transplantou tem nutricionistas acostumados a seguir transplantados.

  • geraldo caldeira

    Dr.pedro sou transplantado renal a quase 2 anos, e meu acido urico deu 8,4, o problema e q meu triglicerideos tambem deu alto, 205 e a dieta quase nao bate uma com a outra, tem alguma forma de baixar um sem comprometer o outro. geraldo caldeira ji-parana-ro.ficarei muito grato se for atendido! desde ja agradesço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Romualdo,
    desconheço essas duas manifestações que vc descreve como consequencias de ácido úrico levado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renan,
    O ideal é baixar esse valores do ácido úrico. Quanto mais alto e quanto mais tempo ele permanecer elevado, maior o risco de cálculo renal e gota. Procure uma nutricionista para te ajudar.

  • Romualdo

    Olá Doutores,
    Geralmente, quando o ácido úrico está alto, e especialmente antes de ter gota, tenho uma grande descamação da pela nos pés, e na palma das mãos. O que uma coisa tem a ver com a outra?… E também tenho notado que quando o ácido úrico está alto, há um depósito nos dentes (parte interna dianteira da arcada dentária inferior), que parece placa/tártaro, mas o dentista disse que não é… Pode ser do ácido úrico?

    Obrigado pela atenção
    Romualdo

  • Renan

    Dr. Pedro, meu nome é Renan e tenho 21 anos, a 4 meses atras eu fui fazer um exame de sangue só corriqueiro e deu na minha taxa de 7,7 de ácido úrico, comecei uma pequena dieta, sem muita rigorosidade e depois de 4 meses retornei a fazer o exame e a taxa estava 7,9. Costumo fazer muitos exercicios fisicos, praticamente diareamente, nunca tive crise de gota. Gostaria de saber do senhor se isso causa algum risco, se eu tenho que fazer uma dieta rigorosa ??
    desde ja agradeço !!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    César,
    Não, por esse valor não dá para descartar. É preciso uma punção da articulação do cotovelo para comprovar ou não a presença de cristais de ácido úrico

  • Anonymous

    Boa Tarde! Tenho 30 anos e me chamo César!! Faz uma semana que estou com um inchaço no cotovelo esquerdo; dói,vermelhidão, febril e a inflamação está partindo para o antebraço!! Fiz exame de ácido úrico e a taxa foi de 6,4 mg/dL. Pergunto: Posso desconsiderar o fator ácido úrico/gota pelo resultado estar abaixo dos níveis de referencia desejados??? Ou existe a possibilidade de ser gota, mesmo com o exame mostrando acido úrico abaixo dos niveis de referencia?? Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Edelma,
    Existem várias opções. Vc precisa ser seguida por um reumatologista. Ele indicará o melhor remédio para o seu caso.

  • edelma

    Ola Boa Tarde
    Tenho 32 Anos e a 2 descobri que tenho gota, no começo foi no dedo e nm percebi mais agora passa por todas juntas do pé, quando da crise vou ao medic faço exame de sangue e as veses não da acido urico alto, gostria de saber se tem algum remedio que possa toma na crise, obg.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Félix,
    Em geral o exercíco regular previne ataques de gota, mas no seu caso existe um relação causal que não se pode desconsiderar. O seu é uma particularidade e deve ser discutido pessoalmente com o seu reumatologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    O tomate é rico em purinas o que pode aumentar os níveis de ácido úrico. Sugiro que vc procure auxílio de uma nutricionista

  • Fidelis

    Drs.,comecei a fazer atividades físicas em setembro, logo em seguida tive uma crise de gota (já tinha tido outras no ano passado), meu ácido estava em 7,7, fiz todo o tratamento e melhorei.
    Em outubro tentei reiniciar minhas atividades físicas, e tive outra crise, meu ácido estava em 3,6, fiz todo o tratamento novamente e melhorei.
    Agora em novembro tentei novamente reiniciar atividades físicas, e 3 dias após o início, tive outra crise, meu ácido estava em 5,0, ainda estou tomando alopurinol de 300mg, colchicina já parei, mas sinto um pouco dor ao subir escadas.
    Qual a relação existente entre a crise e atividade física?
    Quando poderei fazer atividade física novamente?
    Desde já, fico muito agradecido pelas informações;
    Félix

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Romualdo,
    o alopurinol pode causar problemas renais, mas é indicado para o tratamento crônico da hiperuricemia associada a gota. O ideal é monitorizar a função renal regularmente. A hidroclorotiazida não produz ácido úrico, ela simplesmente impede a eliminação completa do mesmo pelos rins, mas em doses baixas esse problema é bem reduzido.
    Abraços.

  • Rodrigo

    Boa tarde. Fiz um exame de sangue e meu a.u. deu 7,4. Não tenho outros problemas, a não ser o colesterol que poderia estar melhor (Total 206 e LDL 149). Me informaram que o tomate é uma fruta que deveria ser evitada neste caso. Devo me preocupar? Qual o tipo de mudança de hábito que devo fazer?
    Desde já agradeço a atenção

  • Romualdo

    Boa tarde. Como ácido úrico alto, também tenho tido gota esporadicamente, mesmo cuidando com a alimentação. Por isto, um médico me receitou alopurinol, que comecei a tomar 3 meses atrás. Há poucos dias a gota voltou. Como estava viajando, fui em outro médico que disse que o Alopurinol é altamente prejudicial para os rins… É verdade?… E o quanto a hidroclotiazida produz ácido úrico? Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Century,
    Na verdade quando os níveis de ácido úrico baixam muito rapidamente, pode haver tb uma nova crise de gota. Se vc mantiver os níveis baixos a partir de agora a tendencia é que as crises não retornem.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juslaine
    vc não vai conseguir controlar seu ácido úrico com nenhum dos dois, apesar de não fazer mal nenhum introduzi-los na sua dieta.

  • CENTURY21

    Bom dia Dr. Pedro, tenho 50 anos, e não estou entendendo, pois há 5 meses atrás tive uma crise de gota a qual estava com nível 7,7 de a.u., e tomei colchicina e depois narcaricina 1 x ao dia, e dieta em alimentos( e não bebo álcool), agora estou com 4,6 de a.u. e deu crise outra vez porque, aqui dizem que é a alimentação, que é normal, existe lógica, tem algum remédio para resolver isso? Grato Renato

    Dr. Pedro,Tenho 50 anos e estou com nível 4,6 de acido úrico,só fiz o exame de sangue porque estou com crise de gota, pois anteriormente há 3 meses eu estava com 7,7 e tive crise, fui ao medico o qual receitou narcaricina e estou surpreso pois mesmo com nível baixo eu posso ter crise?.Gostaria de saber se é necessário outros medicamentos ou após a crise uma mudança de hábitos o qual já fiz. e não estou entendendo e gostaria de resolver este problema, pois é no dedo do pé . grato

  • juslaine

    Dr Pedro ou Dra Renata temho 62 anos e é a segunda vez que me aparece o problema de gota. Fiquei sabendo que a (lima pérsia) é bom pra eliminar o ácido úrico, gostaria de saber se é verdade, ouvi dizer também que é bom comer pepinos.Gostaria de saber a sua opinião, se é verdade ou lenda.
    Muito obrigado. Meu nome é Antomio Romero Ciconini.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Adilson,
    Não posso indicar suspensão de drogas pela internet.

    Sugiro que vc volte ao médico e reavalie a necessidade do alopurinol.

    A dieta e os exercícios devem ser mantidos. Pimenta não interfere.

    Os triglicerideos baixam se vc diminuir os carboidratos da dieta

  • Adilson Cardoso

    Caros Doutores acabei de fazer uma pergunta e me esqueci de mencionar que fazendo a dieta regrada e praticando exercícios emagreci 15 kilos em 60 dias. Depois deste período abandonei tudo e somente agora voltei a fazer a dieta e os exercícios físicos. Outra dúvida é se pimenta (malagueta, comari, etc) prejudica na dieta para abaixar o ácido úrico ou o triglicérdies (está está em 429) o que está me preocupando muito.
    Antecipadamente agradeço a atenção
    Adilson Cardoso

  • Adilson Cardoso

    Olá Dr. Fiz recentemente um exame de sangue e o nível de ácido úrico está em 9.7 mg/dl. Da primeira vez que fiz (em setembro de 2007) estava em 10.4. Naquela ocasião comecei a fazer exercícios físicos (caminhar e correr) ao menos 5 vezes por semana e tomar alopurinol 300 mg, e uma regrada dieta alimentar, sob orientação médica e de uma nutricionista. Em dezembro de 2007 fiz novamente o exame e o nível de ácido úricao baixou para 3.8 mg/dl. Pergunto ao senhor se devo fazer a mesma dieta daquela ocasião e continuo a tomando o alopurinol 300mg ou devo novamente consultar um médico e um ricionista? Avisando que desde tomo a droga angipress CD desde 1998 para controlar a pressão.
    Grato
    Adilson Cardoso – Sumaré SP
    adilpor@yahoo.com.br

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Pedro,
    Se vc não tem sintomas não indicação de baixar o ácido úrico tão rapidamente. Na verdade isso pode até desencadear uma crise de gota.

    Ninguém vai te impedir de assumir qualquer concurso por casua desse ácido úrico.

    Mude a alimentação e espere 3 meses para repetir o exame. Peocure um clínico para que ele possa te orientar melhor

  • Pedro

    Olá Sr. Pedro.

    Passei em um concurso público. Contudo, ao fazer exame de sangue para os exames médicos, constou 8 mg/dl de ácido úrico nos mesmos. Nunca tive nenhum problema relacionado a isso. Gostaria de saber como consigo baixar em 1 semana e meia os níveis. Há algum remédio ou substãncia natural para baixá-lo? Já eliminei das minhas refeições os alimentos que mais tem ácido úrico. Daqui 1 semana farei novamente os exames para saber.

    Grato. Pedro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rosaria,
    O Arava é uma nova classe de medicamentos com efeito antiinflamatório que tem sido muito usada nos casos de artrite reumatóide e artrite psoriática.

    Desconheço sua indicação formal para casos de Gota.

  • rosaria

    Dr Pedro faço uso de um medicamento com o nome de ARAVA ja uns 2 anos gostaria de conhecer a sua opinião a respeito desse medicamento.desde ja muito grata. rosaria dos anjos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renan,
    Normalmente as crises de gota surgem quando ocorre uma variação súbita nos níveis do ácido úrico.

    Por isso, como o alopurinol não funciona durante a crise, já que ele não tem efeito antiinflamatório, o seu uso ainda pode instalar novas inflamações ao reduzir os níveis de ácido úrico.

  • Renan Neres

    Olá Doutores.
    Gostaria que comentassem qual o motivo de o Alopurinol não poder ser usado durante as crises, e porque há o risco de piora no quadro.

    Obrigado
    Renan Neres

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Francisco,
    uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Quem tem gota deve receber orientações individuais e não pode sair comendo a mesma coisa que a maioria da população.

    Vc deve perder peso e precisa procurar um reumatologista para que ele inicie tratamento visando impedir novas crises. Gota é uma doença que pode ser muito bem contralada.

  • Francisco Moreira

    Drs. boa tarde!
    Cada vez fico mais encucado alguns médicos dizem “Coma carne branca, tais como peixe e frango” então vou no google pesquisar sobre ácido úrico e leio “Não como frango pois o mesmo é rico em Purinas”
    Estou desde o dia 08/08 com uma crise de gota no último exame deu 9,9 a taxa, em dezembro qdo tive minha primeira crise, fiz um exame e a taxa deu quase 15, sempre tomava, recomndado pelo médio Bi-profenid e logo ficava bom no entanto agora tive que ir à hospitais tomar injeções e só vim melhorar com um cortecóide “Prednisona 20 mg”, antes já havia tomado, também por indicação médica “Indocid” 50 mg.
    O QUE DEVO FAZER?
    Obs.: Sou obeso e hipertenso sei que não ajuda muito, porém não consigo perder peso.
    O QUE DEVO FAZER?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Arnaldo,
    Não necessariamente mudar, mas associar uma outra droga pode ser necessário. Volte ao seu médico.

  • Anonymous

    bom dia !

    meu nome é Arnaldo Souza, lendo sobre essas doenças, estou apredendo muito, tenho hipertenção, gota, e gordura no fígado, tomo medicamento contínuo para hipertensão,o Micardis 80mg só que minha pressão continua alta, diante desse quadro não é recomendável mudar o medicamento ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Luis,
    Se vc nunca tivesse tido gota, as mudanças de hábitos provavelmente seriam suficientes. Mas no seu caso, acho mais indicado tomar medicamentos para baixar o ácido urico e impedir novas crises.

    Converse com o seu médico, ele saberá traçar a melhor estratégia.

    abs

  • Luis

    Dr Pedro,gostei muito de seu texto,deu para se informar bem.Tenho 31 anos e estou com nível 9 de acido úrico,só fiz o exame de sangue porque estou com crise de gota.Gostaria de saber se é necessário medicamento ou após a crise uma mudança de hábitos já funciona e é efetiva.Obrigado e até logo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Zé,
    A Rasburicase é a forma sintética da enzima Uricase que está ausente nos seres humanos, como eu expliquei no texto.

    Ela transforma o ácido úrico em alantoina e por isso baixa rapidamente os níveis sanguíneos do primeiro.

    Seu uso está indicado nos pacientes com câncer que fazem a chamada síndrome de lise tumoral, onde a destruição de células neoplásicas pela quimioterapia joga na corrente sanguínea grandes quantidades de ácido úrico.

    Na gota ela ainda é experimental e pode ser usada naqueles com níveis muito altos de ácido úrico e que não toleram o alopurinol

    abs

  • José Carlos

    Olá Sr.Dr. Pedro
    Gostaria que o senhor falasee alguma coisa de um medicamento chamado rasburicase, que serve para baixar o ácido úrico.
    obrigado