Artigo atualizado em 04/04/2014

ÁCIDO ÚRICO E GOTA

A gota é uma doença caracterizada por ataques episódicos de artrite (inflamação das articulações) em pacientes que apresentam níveis sanguíneos elevados de ácido úrico. A gota é um condição extremamente dolorosa que, se não for tratada adequadamente, pode, a longo prazo, levar a deformidades articulares e doença dos rins.

Neste artigo, além de abordar as causas, os sintomas e os tratamentos da gota, vamos também dar dicas sobre dieta e como evitar alimentos ricos em ácido úrico.

O que é o ácido úrico? O que é a doença gota?

O ácido úrico é uma substância produzida no fígado, derivada do metabolismo da purina, um tipo de proteína presente nos alimento que ingerimos. Quanto mais purina ingerimos, mais ácido úrico é produzido pelo nosso organismo.

Durante a evolução das espécies, o ser humano perdeu a capacidade de produzir uma enzima chamada uricase, que transforma o ácido úrico em alantoína, uma substância muito mais solúvel no sangue. Como resultado, os humanos apresentam níveis de ácido úrico muito mais altos do que a maioria dos outros mamíferos. Os nossos níveis de ácido úrico sanguíneo só não atingem níveis tóxicos porque a maioria de nós consegue eliminar o excesso através dos rins. Nas mulheres em idade reprodutiva, os níveis costumam ser um pouco mais baixos devido a influência do estrogênio, que potencializa a eliminação do ácido úrico pelos rins.

Apesar do bom trabalho dos rins, ainda assim os nossos níveis sanguíneos habituais de ácido úrico estão muito próximos do limite de solubilidade, fazendo com que pequenos aumentos na sua concentração causem precipitação (cristalização) deste nos tecidos. O ácido úrico é mais solúvel em temperaturas acima de 37ºC, que é a temperatura do sangue. Todavia, nas nossas articulações a temperatura é mais baixa, chegando a 32ºC em algumas delas, o que favorece a deposição de cristais nestes locais (toque no seu joelho e compare a temperatura deste com as das coxas ou pernas). O ácido úrico se deposita nos tecidos na forma de urato de sódio.

Quando ocorre deposição de cristais de ácido úrico (urato de sódio) nas articulações, estes provocam uma intensa reação inflamatória levando a uma artrite (inflamação das articulações) muito dolorosa que recebe o nome de gota.

Resumindo: O ácido úrico mantém-se dissolvido no sangue até níveis próximos de 7,0 mg/dl. A partir deste valor, quanto mais elevada for sua concentração, maior é a chance de cristalização e deposição nos tecidos, principalmente nas articulações, que são as regiões de menor temperatura do corpo. Caso a concentração sanguínea de ácido úrico continue se elevando, a cristalização pode passar a ocorrer mesmo em tecidos mais quentes, como a pele. É importante destacar, porém, que são necessários alguns anos de ácido úrico elevado para se desenvolver a doença gota.

Sintomas do ácido úrico elevado

A elevação do ácido úrico sanguíneo, chamado de hiperuricemia, não causa sintomas. Na verdade, mais de 2/3 das pessoas com ácido úrico elevado nem sequer desconfiam do fato. O fato de causar sintomas não significa, entretanto, que níveis elevados de ácido úrico não possam levar a complicações. As duas mais comuns são as crises gota e as pedras de ácido úrico nos rins.

Algumas pessoas com histórico de gota referem descamação das mãos e pés quando os níveis de ácido úrico estão elevados. Na verdade, não existe nenhuma comprovação de tal relação. Descamação das mãos e pés é geralmente causada por ressecamento da pele e não por ácido úrico elevado.

Sintomas da gota

Gota - podagra

Gota – podagra

A manifestação clínica da gota é a artrite, ou seja, inflamação de uma articulação, caracterizada por dor, vermelhidão, inchaço e calor local (Para saber mais sobre artrite, leia: ARTRITE e ARTROSE | Sintomas e diferenças).

A gota é classicamente uma monoartrite, ou seja, uma artrite que atinge apenas uma articulação em cada crise. As articulações mais acometidas são as dos pés, principalmente o primeiro dedo do pé (dedão do pé) e joelhos.

A artrite da gota é tão dolorosa que algumas pessoas não conseguem nem cobrir os pés, pois só o contato do cobertor com a área inflamada já causa uma fortíssima dor. Podem haver calafrios e febre, simulando um quadro infeccioso.

Reparem na foto acima de uma artrite gotosa do primeiro dedo, com edema e vermelhidão do mesmo.

Gota tofácea no cotovelo

Gota tofácea no cotovelo

O ataque de gota dura alguns dias e depois desaparece espontaneamente. O intervalo entre a primeira e segunda crises pode durar até dois anos. Se não tratada, as crises de gota começam a ficar mais frequentes e intensas, podendo acometer mais de uma articulação por vez.

Ao longo dos anos a gota não tratada leva a formação de tofos nas articulações, causados por deposição crônica de cristais de urato. Os tofos podem ser únicos ou múltiplos,  levando a deformidades como nas fotos ao lado. Essa fase da gota é chamada de gota tofácea.

O excesso de ácido úrico também pode levar à formação de cálculos renais de ácido úrico. Existe também o risco de deposição de urato e formação de tofos nos rins, causando insuficiência renal crônica (leia: CÁLCULO RENAL (PEDRAS nos RINS) e VOCÊ SABE O QUE É CREATININA?)

Como já explicado, a gota é causada por prolongados níveis elevados de ácido úrico sanguíneo. Porém, nem todo mundo que tem ácido úrico alto, desenvolve gota. Algumas pessoas mantém-se anos com níveis de ácido úrico maiores que 7 mg/dl e nunca apresentam artrite gotosa ou doença renal. O porquê disto, ninguém sabe.

A gota é muito mais comum em homens e ocorre entre 35 e 45 anos. Nas mulheres costuma ocorrer somente após a menopausa.

O diagnóstico da gota é feito quando há um quadro clínico típico associado a níveis elevados de ácido úrico. Quando há dúvida sobre a causa da artrite, o médico geralmente punciona o líquido da articulação inflamada, procurando pelos depósitos de cristais de urato.

Fatores de risco para gota

Dieta para ácido úrico e gota

Pacientes com gota ou com níveis elevados de ácido úrico devem ter uma dieta especial, evitando alimentos ricos em purinas.

Os alimentos ricos em purina (ácido úrico) são:

  • Carnes: bacon, porco, vitela, cabrito, carneiro, miúdos (fígado, coração, rim, língua).
  • Peixes e frutos do mar: salmão, sardinha, truta, bacalhau, ovas de peixe, caviar, marisco, ostra, camarão.
  • Aves: peru e ganso.
  • Bebidas alcoólicas.

Alimentos com moderada quantidade de purinas (ácido úrico):

  • Carnes: vaca, novilho e coelho.
  • Aves: frango e pato.
  • Frutos do mar: lagosta e caranguejo.
  • Leguminosas: feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, aspargos, cogumelos, couve-flor, espinafre.

Alimentos com baixo ou nenhum teor de purina (ácido úrico):

  • Leite, chá, café, chocolate, queijo amarelo magro, ovo cozido, cereais como pão, macarrão, fubá, batata, arroz branco, milho, mandioca, sagu, vegetais (couve, repolho, alface, acelga e agrião), frutos secos, doces e frutas (mesmo as ácidas)

Tratamento da gota e do ácido úrico

O tratamento da gota se divide em duas fases: tratamento das crises e a profilaxia das crises. A gota não tem cura, mas pode ser muito bem controlada.

a. Tratamento da crise de gota

Durante a crise de gota o tratamento é feito com anti-inflamatórios comuns (AINE) (leia: AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS ) e/ou colchicina.

A colchicina é menos tóxica do que os anti-inflamatórios (especialmente para os rins e estômago) e controla a gota eficazmente, mas pode causar efeitos colaterais desagradáveis, como náuseas, vômitos e diarreia. Esse efeito adverso é geralmente relacionado à dose usada, sendo menos comum em doses baixas.

Nos pacientes que não toleram AINE ou colchicina, uma opção é o uso de corticoides, potentes anti-inflamatórios de origem esteroidal (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | Indicações e efeitos colaterais).

A aspirina (ácido acetilsalicílico) deve ser evitada sempre que possível, pois a mesma, apesar de ter efeito anti-inflamatório, reduz a excreção de ácido úrico pelos rins (leia: ASPIRINA | AAS | Indicações e efeitos colaterais).

b. Prevenção da crise de gota

Uma vez cessada a crise de gota, o tratamento se volta para a diminuição dos níveis de ácido úrico. A droga mais usada para este objetivo é o alopurinol. É importante ressaltar que não se deve começar o alopurinol durante as crises, pois há risco de piora do quadro. O alopurinol durante as crises só é aceitável se o paciente já fazia uso crônico dele antes do início da crise.

Sugere-se manter a colchicina para evitar novas crises enquanto os níveis de ácido úrico ainda não tiverem sido reduzidos pelo alopurinol. Podem ser necessários alguns meses de tratamento até se atingir valores desejáveis.

Uma outra opção para baixar os níveis de ácido úrico é a probenecida, um medicamento que aumenta a sua eliminação pelos rins. A probenecida não deve ser usada em pacientes com histórico de cálculo renal por ácido úrico.

Desde 2008 existe uma novo mediamento chamado Febuxostat, que serve de alternativa para os pacientes que não podem tomar nem alopurinol nem probenecida. O Febuxostat ainda não está disponível no Brasil.

Ácido úrico elevado sem sintomas | hiperuricemia assintomática

Como a maioria dos pacientes com ácido úrico elevado não desenvolve crises de gota ou cálculo renal, o consenso atual indica não usar alopurinol nestes casos. Só se começa tratamento com remédios se houver um primeiro episódio de crise de gota, cálculo renal, ou se os níveis de ácido úrico estiverem acima de 13 mg/dl no homem e 10 mg/dl na mulher.

Nos pacientes com hiperuricemia assintomática indica-se apenas uma alteração da dieta, visando evitar alimentos ricos em purinas.

Publicidade
  • José Carlos

    Olá Sr.Dr. Pedro
    Gostaria que o senhor falasee alguma coisa de um medicamento chamado rasburicase, que serve para baixar o ácido úrico.
    obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Zé,
    A Rasburicase é a forma sintética da enzima Uricase que está ausente nos seres humanos, como eu expliquei no texto.

    Ela transforma o ácido úrico em alantoina e por isso baixa rapidamente os níveis sanguíneos do primeiro.

    Seu uso está indicado nos pacientes com câncer que fazem a chamada síndrome de lise tumoral, onde a destruição de células neoplásicas pela quimioterapia joga na corrente sanguínea grandes quantidades de ácido úrico.

    Na gota ela ainda é experimental e pode ser usada naqueles com níveis muito altos de ácido úrico e que não toleram o alopurinol

    abs

  • Luis

    Dr Pedro,gostei muito de seu texto,deu para se informar bem.Tenho 31 anos e estou com nível 9 de acido úrico,só fiz o exame de sangue porque estou com crise de gota.Gostaria de saber se é necessário medicamento ou após a crise uma mudança de hábitos já funciona e é efetiva.Obrigado e até logo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Luis,
    Se vc nunca tivesse tido gota, as mudanças de hábitos provavelmente seriam suficientes. Mas no seu caso, acho mais indicado tomar medicamentos para baixar o ácido urico e impedir novas crises.

    Converse com o seu médico, ele saberá traçar a melhor estratégia.

    abs

  • Anonymous

    bom dia !

    meu nome é Arnaldo Souza, lendo sobre essas doenças, estou apredendo muito, tenho hipertenção, gota, e gordura no fígado, tomo medicamento contínuo para hipertensão,o Micardis 80mg só que minha pressão continua alta, diante desse quadro não é recomendável mudar o medicamento ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Arnaldo,
    Não necessariamente mudar, mas associar uma outra droga pode ser necessário. Volte ao seu médico.

  • Francisco Moreira

    Drs. boa tarde!
    Cada vez fico mais encucado alguns médicos dizem “Coma carne branca, tais como peixe e frango” então vou no google pesquisar sobre ácido úrico e leio “Não como frango pois o mesmo é rico em Purinas”
    Estou desde o dia 08/08 com uma crise de gota no último exame deu 9,9 a taxa, em dezembro qdo tive minha primeira crise, fiz um exame e a taxa deu quase 15, sempre tomava, recomndado pelo médio Bi-profenid e logo ficava bom no entanto agora tive que ir à hospitais tomar injeções e só vim melhorar com um cortecóide “Prednisona 20 mg”, antes já havia tomado, também por indicação médica “Indocid” 50 mg.
    O QUE DEVO FAZER?
    Obs.: Sou obeso e hipertenso sei que não ajuda muito, porém não consigo perder peso.
    O QUE DEVO FAZER?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Francisco,
    uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Quem tem gota deve receber orientações individuais e não pode sair comendo a mesma coisa que a maioria da população.

    Vc deve perder peso e precisa procurar um reumatologista para que ele inicie tratamento visando impedir novas crises. Gota é uma doença que pode ser muito bem contralada.

  • Renan Neres

    Olá Doutores.
    Gostaria que comentassem qual o motivo de o Alopurinol não poder ser usado durante as crises, e porque há o risco de piora no quadro.

    Obrigado
    Renan Neres

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renan,
    Normalmente as crises de gota surgem quando ocorre uma variação súbita nos níveis do ácido úrico.

    Por isso, como o alopurinol não funciona durante a crise, já que ele não tem efeito antiinflamatório, o seu uso ainda pode instalar novas inflamações ao reduzir os níveis de ácido úrico.

  • rosaria

    Dr Pedro faço uso de um medicamento com o nome de ARAVA ja uns 2 anos gostaria de conhecer a sua opinião a respeito desse medicamento.desde ja muito grata. rosaria dos anjos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rosaria,
    O Arava é uma nova classe de medicamentos com efeito antiinflamatório que tem sido muito usada nos casos de artrite reumatóide e artrite psoriática.

    Desconheço sua indicação formal para casos de Gota.

  • Pedro

    Olá Sr. Pedro.

    Passei em um concurso público. Contudo, ao fazer exame de sangue para os exames médicos, constou 8 mg/dl de ácido úrico nos mesmos. Nunca tive nenhum problema relacionado a isso. Gostaria de saber como consigo baixar em 1 semana e meia os níveis. Há algum remédio ou substãncia natural para baixá-lo? Já eliminei das minhas refeições os alimentos que mais tem ácido úrico. Daqui 1 semana farei novamente os exames para saber.

    Grato. Pedro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Pedro,
    Se vc não tem sintomas não indicação de baixar o ácido úrico tão rapidamente. Na verdade isso pode até desencadear uma crise de gota.

    Ninguém vai te impedir de assumir qualquer concurso por casua desse ácido úrico.

    Mude a alimentação e espere 3 meses para repetir o exame. Peocure um clínico para que ele possa te orientar melhor

  • Adilson Cardoso

    Olá Dr. Fiz recentemente um exame de sangue e o nível de ácido úrico está em 9.7 mg/dl. Da primeira vez que fiz (em setembro de 2007) estava em 10.4. Naquela ocasião comecei a fazer exercícios físicos (caminhar e correr) ao menos 5 vezes por semana e tomar alopurinol 300 mg, e uma regrada dieta alimentar, sob orientação médica e de uma nutricionista. Em dezembro de 2007 fiz novamente o exame e o nível de ácido úricao baixou para 3.8 mg/dl. Pergunto ao senhor se devo fazer a mesma dieta daquela ocasião e continuo a tomando o alopurinol 300mg ou devo novamente consultar um médico e um ricionista? Avisando que desde tomo a droga angipress CD desde 1998 para controlar a pressão.
    Grato
    Adilson Cardoso – Sumaré SP
    adilpor@yahoo.com.br

  • Adilson Cardoso

    Caros Doutores acabei de fazer uma pergunta e me esqueci de mencionar que fazendo a dieta regrada e praticando exercícios emagreci 15 kilos em 60 dias. Depois deste período abandonei tudo e somente agora voltei a fazer a dieta e os exercícios físicos. Outra dúvida é se pimenta (malagueta, comari, etc) prejudica na dieta para abaixar o ácido úrico ou o triglicérdies (está está em 429) o que está me preocupando muito.
    Antecipadamente agradeço a atenção
    Adilson Cardoso

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Adilson,
    Não posso indicar suspensão de drogas pela internet.

    Sugiro que vc volte ao médico e reavalie a necessidade do alopurinol.

    A dieta e os exercícios devem ser mantidos. Pimenta não interfere.

    Os triglicerideos baixam se vc diminuir os carboidratos da dieta

  • juslaine

    Dr Pedro ou Dra Renata temho 62 anos e é a segunda vez que me aparece o problema de gota. Fiquei sabendo que a (lima pérsia) é bom pra eliminar o ácido úrico, gostaria de saber se é verdade, ouvi dizer também que é bom comer pepinos.Gostaria de saber a sua opinião, se é verdade ou lenda.
    Muito obrigado. Meu nome é Antomio Romero Ciconini.

  • CENTURY21

    Bom dia Dr. Pedro, tenho 50 anos, e não estou entendendo, pois há 5 meses atrás tive uma crise de gota a qual estava com nível 7,7 de a.u., e tomei colchicina e depois narcaricina 1 x ao dia, e dieta em alimentos( e não bebo álcool), agora estou com 4,6 de a.u. e deu crise outra vez porque, aqui dizem que é a alimentação, que é normal, existe lógica, tem algum remédio para resolver isso? Grato Renato

    Dr. Pedro,Tenho 50 anos e estou com nível 4,6 de acido úrico,só fiz o exame de sangue porque estou com crise de gota, pois anteriormente há 3 meses eu estava com 7,7 e tive crise, fui ao medico o qual receitou narcaricina e estou surpreso pois mesmo com nível baixo eu posso ter crise?.Gostaria de saber se é necessário outros medicamentos ou após a crise uma mudança de hábitos o qual já fiz. e não estou entendendo e gostaria de resolver este problema, pois é no dedo do pé . grato

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juslaine
    vc não vai conseguir controlar seu ácido úrico com nenhum dos dois, apesar de não fazer mal nenhum introduzi-los na sua dieta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Century,
    Na verdade quando os níveis de ácido úrico baixam muito rapidamente, pode haver tb uma nova crise de gota. Se vc mantiver os níveis baixos a partir de agora a tendencia é que as crises não retornem.

  • Romualdo

    Boa tarde. Como ácido úrico alto, também tenho tido gota esporadicamente, mesmo cuidando com a alimentação. Por isto, um médico me receitou alopurinol, que comecei a tomar 3 meses atrás. Há poucos dias a gota voltou. Como estava viajando, fui em outro médico que disse que o Alopurinol é altamente prejudicial para os rins… É verdade?… E o quanto a hidroclotiazida produz ácido úrico? Obrigado.

  • Rodrigo

    Boa tarde. Fiz um exame de sangue e meu a.u. deu 7,4. Não tenho outros problemas, a não ser o colesterol que poderia estar melhor (Total 206 e LDL 149). Me informaram que o tomate é uma fruta que deveria ser evitada neste caso. Devo me preocupar? Qual o tipo de mudança de hábito que devo fazer?
    Desde já agradeço a atenção

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Romualdo,
    o alopurinol pode causar problemas renais, mas é indicado para o tratamento crônico da hiperuricemia associada a gota. O ideal é monitorizar a função renal regularmente. A hidroclorotiazida não produz ácido úrico, ela simplesmente impede a eliminação completa do mesmo pelos rins, mas em doses baixas esse problema é bem reduzido.
    Abraços.

  • Fidelis

    Drs.,comecei a fazer atividades físicas em setembro, logo em seguida tive uma crise de gota (já tinha tido outras no ano passado), meu ácido estava em 7,7, fiz todo o tratamento e melhorei.
    Em outubro tentei reiniciar minhas atividades físicas, e tive outra crise, meu ácido estava em 3,6, fiz todo o tratamento novamente e melhorei.
    Agora em novembro tentei novamente reiniciar atividades físicas, e 3 dias após o início, tive outra crise, meu ácido estava em 5,0, ainda estou tomando alopurinol de 300mg, colchicina já parei, mas sinto um pouco dor ao subir escadas.
    Qual a relação existente entre a crise e atividade física?
    Quando poderei fazer atividade física novamente?
    Desde já, fico muito agradecido pelas informações;
    Félix

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    O tomate é rico em purinas o que pode aumentar os níveis de ácido úrico. Sugiro que vc procure auxílio de uma nutricionista

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Félix,
    Em geral o exercíco regular previne ataques de gota, mas no seu caso existe um relação causal que não se pode desconsiderar. O seu é uma particularidade e deve ser discutido pessoalmente com o seu reumatologista.

  • edelma

    Ola Boa Tarde
    Tenho 32 Anos e a 2 descobri que tenho gota, no começo foi no dedo e nm percebi mais agora passa por todas juntas do pé, quando da crise vou ao medic faço exame de sangue e as veses não da acido urico alto, gostria de saber se tem algum remedio que possa toma na crise, obg.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Edelma,
    Existem várias opções. Vc precisa ser seguida por um reumatologista. Ele indicará o melhor remédio para o seu caso.

  • Anonymous

    Boa Tarde! Tenho 30 anos e me chamo César!! Faz uma semana que estou com um inchaço no cotovelo esquerdo; dói,vermelhidão, febril e a inflamação está partindo para o antebraço!! Fiz exame de ácido úrico e a taxa foi de 6,4 mg/dL. Pergunto: Posso desconsiderar o fator ácido úrico/gota pelo resultado estar abaixo dos níveis de referencia desejados??? Ou existe a possibilidade de ser gota, mesmo com o exame mostrando acido úrico abaixo dos niveis de referencia?? Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    César,
    Não, por esse valor não dá para descartar. É preciso uma punção da articulação do cotovelo para comprovar ou não a presença de cristais de ácido úrico

  • Renan

    Dr. Pedro, meu nome é Renan e tenho 21 anos, a 4 meses atras eu fui fazer um exame de sangue só corriqueiro e deu na minha taxa de 7,7 de ácido úrico, comecei uma pequena dieta, sem muita rigorosidade e depois de 4 meses retornei a fazer o exame e a taxa estava 7,9. Costumo fazer muitos exercicios fisicos, praticamente diareamente, nunca tive crise de gota. Gostaria de saber do senhor se isso causa algum risco, se eu tenho que fazer uma dieta rigorosa ??
    desde ja agradeço !!!

  • Romualdo

    Olá Doutores,
    Geralmente, quando o ácido úrico está alto, e especialmente antes de ter gota, tenho uma grande descamação da pela nos pés, e na palma das mãos. O que uma coisa tem a ver com a outra?… E também tenho notado que quando o ácido úrico está alto, há um depósito nos dentes (parte interna dianteira da arcada dentária inferior), que parece placa/tártaro, mas o dentista disse que não é… Pode ser do ácido úrico?

    Obrigado pela atenção
    Romualdo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renan,
    O ideal é baixar esse valores do ácido úrico. Quanto mais alto e quanto mais tempo ele permanecer elevado, maior o risco de cálculo renal e gota. Procure uma nutricionista para te ajudar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Romualdo,
    desconheço essas duas manifestações que vc descreve como consequencias de ácido úrico levado.

  • geraldo caldeira

    Dr.pedro sou transplantado renal a quase 2 anos, e meu acido urico deu 8,4, o problema e q meu triglicerideos tambem deu alto, 205 e a dieta quase nao bate uma com a outra, tem alguma forma de baixar um sem comprometer o outro. geraldo caldeira ji-parana-ro.ficarei muito grato se for atendido! desde ja agradesço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Geraldo,
    O seu caso é especial porque os imunossupressores podem causar elevações tanto dos triglicerídeos quanto do ácido úrico. Vc precisa de uma avaliação individual de um nutricionista. Provavlemente o serviço que te transplantou tem nutricionistas acostumados a seguir transplantados.

  • henrique

    Ola!
    gostaria de saber, se é que existem, quais os principais sintomas ligados aos altos valores de acido urico no sangue?
    Tenho 20 anos e quase todos os meus dedos das maos estao descascando, sem dor nenhuma. De acordo com o que venho pesquisando e me informando,tal fato parece estar ligado ao aumento de acido urico, é possivel?

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Henrique,
    Gota e cálculo renal são as 2 principais complicações do ácido úrico elevado. Os sintomas são as dessas doenças. Se não houver essas complicações, não há sintomas.

  • Anonymous

    Dr. sou simões e gostaria de saber se o uso de antiflamatório para gôta pode nos levar a fazer hemodialize?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Simões,
    O uso em excesso de antiinflatórios é tóxico para o rim, principalmente se já houver algum grau de lesão renal prévia.

  • Anonymous

    Ola Dr. Tudo bem?

    Poderia me esclarecer uma duvida. Que ja foi perguntada pelo Henrique contudo o senhor nao elucidou nossas duvidas completamente. Tenho 22 anos, me chamo Leonardo “quase todos os meus dedos das maos estao descascando, sem dor nenhuma. De acordo com o que venho pesquisando e me informando, tal fato parece estar ligado ao aumento/diminuiçao de acido urico, é realmente possivel?” Isso eh sintoma da Gota ou calculos renais?

    Grato

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leonardo,
    a descamação da pele pode ocorrer durante a crise de gota. Não conheço essa informação de que a mão pode descamar quando há elevações assintomáticas do ácido úrico. Se vc encontrou essa informação em algum texto científico, por favor me mande o link para eu analisá-lo.
    grato.

  • Anonymous

    dr. gostaria de saber se o acido urico elevado pod e causar algum problema cardiaco. obrigado meu nome é edmilson.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Edmilson,
    existe uma associação entre níveis elevados de ac. úrico e aumento da incidência de hipertensão e doenças cardiovasculares.

  • Anonymous

    olá dr.Pedro
    eu me chamo Alessandra ,
    gostaria de saber se a acidez dos rins impede a mulher de engravidar?
    obbrigado!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alessandra,
    o que vc quer dizer com acidez nos rins? Não entendi sua dúvida.

  • Anonymous

    Viva! Com um histórico de crises de gota no halux e joelho me surgiu agora uma manifestação inflamatória logo abaixo do joelho, não no joelho, no terço superior da tíbia. Apresenta dor ao tacto calo, edema e rubor. Pode ser causado pelo ácido úrico mesmo não surgindo na articulação?

    Obrigado.

    Fernando

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    pode sim.

  • Anonymous

    Olá Doutor, me chamo Carlos,
    Analségico a base de dipirona pode ser usado para alívio da dor durante uma crise?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carlos,
    Pode, mas sozinho não costuma ser sufiente.

  • jaquelinemm

    dr pedro tenho 36anos e a 6anos venho sofrendo de gota meu nivel de acido urico chegou a 13 desde entao vivo sofrendo com a gota me incha tornozelos cotovelos dedos pes e maos e atacou ate minha bacia,doi muito,comecei a tomar um remedio feito em laboratorio de manipulação indicado por um amigo contem:nimesulide,benzobromarona,alopurinol,ranitidina,posso realmente tomar inclusive nas crises?
    att
    fabiano itajai sc

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fabiano,
    Não se deve iniciar alopurinol durante as crises.
    Procure um reumatologista para se tratar corretamente.

  • Rafael Calixto

    Dr., Li no seu artigo que só devem ser medicados os casos que apresentarem sintomas(gota ou cálculo renal) ou quando os níveis estiverem maiores que 13mg/dl. No meu caso, em exame de rotina, deu 9.0 mg/dl. Nunca tive nada e mesmo assim o médico logo receitou alopurinol 100mg. Por que ? Só a dieta não bastava? Corro o risco de ter crise por conta desse remédio? Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafael,
    Alguns médicos iniciam alopurinol mesmo com níveis mais baixos de ácido úrico. Ainda não há dados que comprovem que essa conduta é benéfica, mas não dá para se considerar como de toda errada. É possível que no futuro isso se torne o indicado. Porém, se formos seguir a literatura atual, o mais correto é mesmo o que está exposto no texto.

    Não há risco de gota pelo fato de vc usar alopurinol com 9 mg/dL; pelo contrário.

  • Mauricio

    Dr., nas crises de gota nos dedos dos pés e das mãos compressa de agua quente ou de água gelada pode ajudar a reduzir a dor e ajudar na dissolução dos cristais de ácido úrico? E limonada, é prejudicial?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mauricio,
    Podem aliviar a dor, mas não ajudam na dissolução dos cristais. A limonada não é prejudicial.

  • Anonymous

    É possivel ter crise de gota com niveis baixo, no meu caso 2.9 , e eu sigo acompanhamento de reumatologista mas sempre que chega nesse patamar começas as crises com caracteristica de gota.
    Bandeira.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bandeira,
    Não é comum, mas é possível. Para tirar a prova, basta tirar um pouco de líquido de alguma articulação inflamada durante a crise e procurar pelos cristais de ácido úrico.

  • Mesbla

    Dr Pedro, existe algum relato na ajuda do tratamento do ácido úrico com o suco da cranberry (uva do monte)? Tenho uma amiga que passou uma temporada USA, fez um tratamento com essa fruta e em 4 meses teve uma resultado bem satisfatório!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mesbla,
    eu sei que a cranberry é útil nos casos de infecção urinária. Para baixar níveis de ácido úrico, eu nunca li. Mas vou revisar a literatura e se achar algo comprovado eu atualizo o texto, dando esta informação

  • Mesbla

    Dr.Pedro…Obrigado pela atenção!

  • Alexandre

    Doutor Pedro, boa tarde

    Li o seu texto atentamente. Estou na dúvida, se a ingestão de mate é prejudicial a quem tem problemas com gota, face o mesmo ser diurético.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alexandre, não consegui encontrar nenhum estudo científico sobre gota e mate. Os relatos que há na internet não possuem valor científico. Não consigo te dizer se faz bem ou mal. O ideal é perguntar a um nutricionista

  • Anonymous

    Parabéns pela artigo

  • Jaque

    PARABENS PELO ARTIGO!
    ESCLARECEU TODAS AS MINHAS DÚVIDAS!
    MUITO BOM ENCONTRAR MEDICOS QUE SE IMPORTAM COM AS PESSOAS, PARABENS E OBRIGADA PELO CARINHO!

  • Ana

    Dr.Pedro,fiz um exame á pouco tempo e constou o nível de ácido úrico baixo.Isso é grave?Eu devo fazer alguma dieta específica? O que isso pode causar? Obgd.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Ana
    Ácido úrico baixo não tem problema.

  • DESABAFE AQUI

    Parabéns pelo site!
    Tive minha primeira crise de gota em outubro de 2010, claro, no dedão do pé direito. Passei a medir o a.u. que gira em torno de 7,5.A crise foi clássica com inchaço, vermelhidão, febre, não podia tocar nem com o lençol, além de estar quente a regiao afetada.Porém tive duas outras crises neste ano de forma diferente: uma foi no”peito” do pé direito e uma nesta semana no tornozelo esq. mas não incharam, apesar de não poder por o pé no chão nos primeiros minutos da manhâ.O último exame de a. u. deu 7,8. A gota se manifesta assim?Outra pergunta: a colchicina foi até divulgada na série dr. House como extremamente tóxica, o que me deu medo de continuar usando. pode falar sobre ela?
    abç. Nelson

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Nelson
    O Dr. House é muito divertido, mas passa muito longe da realidade médica. Há uma dramatização excessiva dos fatos para tornar a série interessante. A colchicina é uma droga segura, prescrita há várias décadas. Em doses baixas não há problemas.

  • Milena

    Dr. Pedro, tenho uma lipoaspiração marcada daqui a 15 dias. Fiz os exames pré operatórios e a taxa do meu ácido urico é 8,3. Tenho 28 anos, nunca tive problemas de súade, pratico atividades físicas todos os dias,tenho uma alimentação saudável, ninguem na família tem esse tipo de problema, enfim, queria uma opinião, estou anciosa e minha consulta é só daqui a uma samana! Isso me impede de fazer a cirurgia?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Milena
    Não, esse valor de ácido úrico não impede ninguém de ser operado.

  • Anonymous

    Olá Dr. Meu nome é Roberto. Estou participando de um estudo da farmacologia do estado do Ceará, e em um exame que fiz a taxa de acido urico 1º deu 9,6 e mandaram repetir o exame, já o 2º deu 8,0. O que faço para baixar essa taxa pois não tive nenhuma das doenças relacionadas as taxas altas de acido urico? Aguardo resposta obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Roberto
    Dieta.

  • Gabriel

    Olá Dr.

    Meu nome é Gabriel, tenho 26 anos. Fiz um exame de sangue no qual constou ácido úrico elevado – 7,9 mg/dL – e gostaria de saber se com dieta apenas e exercícios, além de não ingerir bebidas alcoólicas pode fazer com que eu tenha níveis normais de ácido úrico, sem a necessidade de medicação. Não tenho dores pelo corpo nem nas articulações e nunca fui diagnosticado com problema de gota.
    Gostaria de esclarecer também se isso impede uma possível doação de rim para minha esposa.

    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Gabriel
    Com 7,9 de ácido úrico a dieta deve ser suficiente. Com esses valores não há impedimento para doação de rim.

  • Micael

    Olá Dr.

    Meu nome é Micael, tenho 21 anos e estou sofrendo com ichaço em 1 dedão do pé, em 1 tornozelo e em 1 joelho. Minha taxa de acido urico esta 8,0mg.
    O Médico me receitou Alopurinol com a justificativa que pode ser gota.
    É possivel uma pessoa com a minha idade ter gota?
    e posso realizar atividades fisicas?

    obrigado pela atenção.

  • Anonymous

    @Mesbla

    Olá Mesbla, desde Lisboa, Portugal!
    Cranberry (mirtilo) é bom para infecções urinárias, quer em suco quer em cápsulas, mas pelo que eu li em artigos online, o que parece ter alguma acção no abaixamento do ácido úrico é a “sour cherry”, ou “tart cherry” (cereja/ginja ácida). Existe em cápsulas e em suco nas lojas de produtos naturais nos Estados Unidos e também no Reino Unido.
    Faça uma pesquisa online por “sour cherry”/”tart cherry” e obterá mais informação.

    Amélia Soares

  • Monica

    Ola meu pai tem 50 anos, fez o exames de rotina e deu 10mg, o medico passou o alopurinol e indicou o reumatologista, na primeira semana do uso do remédio ele teve uma crise no joelho e tornozelo foi ao pronto socorro e foi indicado antiinflamatorio que ate o momento nao teve resultado o joelho melhorou ja estava praticamente normal e hj retornou a ter o sinais flogisticos no joelho. A consulta ja esta marcada porem só para o dia 20 do mes de julho, o medico que eles fez os exames disse que o remedio de pressao alta (tenoretic) dele pode causar o aumento do acido essa informação é comprovada? tem alguma coisa que possa ser feita para melhorar ate o dia dessa consulta com o reumatologista?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Micael
    Sim, com a sua idade é possível ter gota. Durante a crise não se deve tentar fazer esforços. Fora da crise de gota, a principio, não há problemas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Monica
    Sim, qualquer diurético pode causar elevação dos níveis de ácido úrico. Se ele está em crise, o ideal é tentar antecipar a consulta.

  • Anonymous

    Dr Pedro,
    Meu nome e Wellington, tenho 38 anos, ha duas semanas procurei uma endocrinologista que me receitou Xenical (orlistate), quatro dias depois realizei exame de acido urico e o resultado foi 8,2 . Uma semana depois encontro-me com o dedo maior do pe inchado e extremamente dolorido, alem de vermelho. Eh possivel que esse quadro seja consequencia da ingestao do medicamento citado?
    Aproveito para agradecer o seu texto sobre o assunto e dizer que o mesmo eh bastante esclarecedor.

  • Marco Aurélio de Souza

    Bom dia.
    Gostaria de saber se a ingestão diária moderada (uma a duas doses) de bebida alcoólica (whisky) tem relaçao com a gota, ou mesmo com crises de gota.
    Grato pela atenção.

  • Anonymous

    Olá Dr, o meu pai tem gota , e ele gostaria de saber porque o aloporinou provoca a dor de cabeça e se tem algum outro remedio que pode ser substituido por ele?
    Gostaria de saber tambem se a gota ou acído úrico pode ser hereditario de pai para filho,porque eu já sinto muitas dores nas juntas onde elas incham? Obrigada Amanda e Geraldo. Aguardo a resposta.

  • Anonymous

    Olá Dr, sou o Geraldo,como li o artigo vi qui não pode fazer o uso de bebidas alcoólicas,mas eu adoro tomar uma nos fins de semana,e gostaria de saber qual bebida seria a melhor a destilada ou fermentada que faria menos mau?E quais são elas?
    Dr, tenho um guadro de pressão alta desde dos 23 anos,não tenho colesterol alto,e faço o uso de remedios frequentimente,e tenho a gota desde dos 30 anos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Wellington
    Não encontrei nenhum relato sobre uso de orlistat e crise de gota. Mas se houve uma clara relação temporal entre os dois, não é possível excluir que a droga possa ter relação com o aumento do ácido úrico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Marco Aurélio de Souza
    Sim, bebidas destiladas aumentam o risco de gota.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Amanda e Geraldo
    Sim, há outras opções além do alopurinol.
    Sim, gota tem relação com história familiar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Geraldo
    Todas as bebidas aumentam o ácido úrico, mas o vinho parece ser a menos pior.
    Bebidas alcoólicas atrapalham no controle da hipertensão.

  • almada

    Dr.gostaria de saber se remédios homeopaticos podem ajudar a diminuir o a u

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @almada
    Não existem evidências científicas inequívocas de que a homeopatia seja um tratamento efetivo para qualquer doença, incluindo gota.

  • http://www.blogger.com/profile/17022752614509913263 LEO

    Que tipo de médico eu procuro quando sentir uma crise de gota? Clinico Geral? Endrocnologista?

  • Leandro

    Doutor, tenho 22 anos, descobri que sou hipertenso (9 meses atrás) e segundo os últimos exames, estou com ácido úrico elevado. Eu tomei Colchicina mas passei muito mal e parei. Já faz 13 dias que estou com crise de gota e ela não passa. Existe uma dose de Colchicina que provavelmente não irá me causar tanto mal estar? Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @LEO
    Pode ser o clínico, mas o reumatologista é mais especializado em artrites

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Leandro
    A dose da colchicina que faz mal é individual. Vc pode ser mais sensível que outros e não tolerar nem doses muito baixas.

  • fausto

    dr pedro
    me receitaram um remedio para gota com a seguinte formula aluporinol 100mg piroxican 20 mg ranitidina 150 mg benzobromarona 50 mg mandaram eu tomar uma caps por dia o senhor tem algum conhecimento sobre essa formula obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @fausto
    Não acho uma opção boa para tratar as crises, já que algumas dessas drogas não estão indicadas durante a crise, somente na prevenção.

  • fausto

    Dr Pedro toda vez que tomo o aluporinol ou zelurique tenho crises muito fortes de gota que nao consigo nem andar ja nao sei mais o que fazer pois sigo a dieta alimetar sem consumo de carnes e alcool queria saber se tem algum remedio que eu poderia tomar para baixar o acido urico pois tenho muita dificuldade para baixalo e nao posso tomar o aluporinol e nem o zelurique meu niveo de acido urico esta em 14.6 ouvi falar de um remedio que geralmente serve para quem tem alguma intolerancia com aluporinol se chama Rasburicase seria uma boa ideia eu tomar esse remedio aguardo a resposta desde ja obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @fausto
    A rasburicase não serve para ser tomada continuamente como o alopurinol. É uma droga usada por via venosa e é indicada em pacientes em quimioterapia que podem ter aumentos agudos do ácido úrico.

  • Anonymous

    Dr, Pedro. Meu nome é Marlene. Me esposo é transplantado renal ha 23 anos. Tem apresentado crises de gota ultimamente , trata e volta.Ja é a terceira vez nos últimos meses. Ha algum problema de perder o enxerto devido a gota? Está sinalizando algum problema de rins? O enxerto possui vida útil ou dura como um rim normal? Ele possui acompanhamento médico porem tenho essa preocupaçao. Desde já lhe agradeço.

  • SEGURANÇA DO TRABALHO

    parabéns doutor adorei o conteúdo de gota eu agora compeendi do que se trata essa doença quero lhe perguntar: o senhor falou que nas mulheres a gota é na menopausa eu estou com 32 anos e estou com esse sintoma o dedo do pé vermelho e eu tenho artrite…

  • Lila

    Muito boa a matéria.

    Tenho uma dúvida, passar muito tempo em pé (por exemplo, para quem trabalha em pé o dia todo), pode causar gota?
    Quais tipos de traumas podem causar esse problema e quanto tempo depois de ocorrido o trauma geralmente se desenvolve a gota?

    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Marlene
    Sim, o excesso de ácido úrico pode prejudar tanto rins naturais como o transplantado.
    O enxerto tem vida útil. Atualmente a média é de 10 anos, mas há rins que duram apenas 1 ano e outros que funcionam bem por mais de 20.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Lila
    Ficar muito tempo em pé não causa gota
    Traumas nas articulações, como quedas ou pancadas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @SEGURANÇA DO TRABALHO
    Não é o mais comum, mas mulheres podem sim ter gota antes da menopausa.

  • Anonymous

    Olá dr, parabéns pela matéria. Uma pergunta: passada a crise, tomando alupurinol em seguida, é possível tomar uma cerveja de boa qualidade uma vez por semana, pelo menos? Nas cervejas de melhor qualidade, mais encorpadas, a purina encontrada na cevada é mais forte (gosto de tomar a cerveja heineken, apenas)… Fico grato desde já!Junior

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Junior
    Não importa a qualidade da cerveja, todas são ricas em purinas.

  • Antonio jorge

    Ola dr,gostei muito das suas informações, esta sendo de grande importância p/muitas pessoas.
    Queria saber se o vinho tambem e rico em purina.Atenciosamente,jorge

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O vinho é o menos pior. A cerveja é a que mais tem purina. Um copo de vinho ocasionalmente não parece aumentar o risco de gota.

  • Vitor

    Bom dia, tenho 25 anos, mai ou menos 100kg, tenho sofrido de gota… normalmente no tornozelo da perna esquerda… no passado domingo depois de um jogo de futebol 11, já quando almoçava começou a dar-me uma dor forte em ambos tornozelos e aos pocos a dor tornou-se tão insuportavel que fiquei incapaz de andar, fui ao hospital onde fiz analizes ao acido urico, tinha os valores a 12,3, oje a crise gotosa já está um pouco melhor mas aainda não se encontra bem, eu tenho tomado ben-u-ron e colchicina para tratar a crise, o meu problema e que há cerca de dois anos sofri uma TVP, e depois de algum tempo a tomar varfine hoje tomo uma capsula de tromalyt por dia, e desde que tomo este comprimido as crises têm sido frequentes… Pois na minha idade não é muito frequente estes valores de acido urico apesar de ter execo de peso sempre fiz desporto, até ter começado a ganharmedo de lesões derivado a estas dores e quadros clinicos me me têm surgido na minha vida. Obrigado

  • Leomoreirajf

    Onde fica seu consultorio? obrigado.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Moro em Lisboa, Portugal. Não tenho consultório particular.

  • Gilberto gomes da silva

    muito interessante o assunto relacionado a acido urico,sofro dessa doença a alguns anos,estou atualmente sendo acompanhado por uma reumatologista,fiquei alguns meses tomando aluporinol com conchichina,sempre com orientaçao da minha medica,atualmente ela suspendeu a conchichina,estou so tomando o aluporinol,a partir do momento que eu comecei ter um acompanhamento medico,nao tive mais ataque agudo de gota.      obrigado

  • ANA CRISTINA SACCHETT DEPRA

    muito esclarecedor esse artigo meu marido tem crises terriveis de gota  e ja apresenta nos cotovelos aquelas ¨”bolsas”ficando por vezes impossibilitado até de se locomover ,dirigir ,até mesmo alimentar-se nescessitando de auxiliotornando-se durante as crises incapacitado de  suprir suas nescessidades particulares sozinho com seu artigo consegui um esclarecimento  acerca de tratamentos e prevenção

  • Richard Tibiriçá Canela

    ola

    Dr
    Exelente matéria parabéns.

    Gostaria de saber em relação ao consumo de pimenta!!! posso consumir nas refeições, sendo que tenho tambem problemas com acido úrico.

    RICHARD T CANELA
       

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pimenta não interfere no ácido úrico.

  • Papito

    muito bom, eu já sofro com gota a mais de 5 anos, hoje tenho 36, minhas crises as vezes acontecem uma vez por mes.

  • Papito

    já tomei todo tipo de antinflamatório: nimesulida, colchicina, prednisona e agora tô tomando um tal de tandrotamol, além de tudo sou hipertenso. Ás vezes tenho medo de ficar como o Michael Jackson.

  • João Gomes de Lima

    Gostaria de parabenizar o Dr. Pedro Pinheiro, pelo excelente artigo. O mais esclarecedor que li até agora, nuito obrigado!!! João Gomes RJ.

  • Pudi

    Meu pai tem o nivel de acido urico elevado, e ele sente dores nas articulaçoes dos dedos da mao e pelo corpo tambem.
    Existe a possibilidade destas dores serem causadas pelo acido urico?
    Obrigado.

  • Pudi

    Meu pai tem o nivel de acido urico elevado, e ele sente dores nas articulaçoes dos dedos da mao e pelo corpo tambem.
    Existe a possibilidade destas dores serem causadas pelo acido urico?
    Obrigado.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A gota causa artrite e não dores articulares difusas. O ácido úrico alto por si só não causa esse tipo de sintomas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A gota causa artrite e não dores articulares difusas. O ácido úrico alto por si só não causa esse tipo de sintomas.

  • Davidnigro

    toma uma scoll agora!! 

  • Paulo Oliva

    Parabéns pelo artigo!!
    Muito bem explicado e detalhado nas questões da crise de gota.
    Fazia o tratamento errado,pois usava o alopurinol nas maiores crises.Agora uso o medicamento certo na crise e o alopurinol para diminuir o ácido urico.
    Obrigado Dr.Pedro e tenha sempre muito sucesso em sua profissão.

    Paulo Oliva
    Petrópolis,Rj.

  • Paulo Oliva

    Parabéns pelo artigo!!
    Muito bem explicado e detalhado nas questões da crise de gota.
    Fazia o tratamento errado,pois usava o alopurinol nas maiores crises.Agora uso o medicamento certo na crise e o alopurinol para diminuir o ácido urico.
    Obrigado Dr.Pedro e tenha sempre muito sucesso em sua profissão.

    Paulo Oliva
    Petrópolis,Rj.

  • Gracyelle-ribeiro

    eu quero saber se tei cura acido urico

  • Cidinha Matos

    Obrigada pelo artigo, sinto dor no pé esquerdo a +- duas semanas depois de iniciar caminhadas diárias, parei com as caminhas e agora comecei a sintir que o pé está quente e inchado, sinto isses sintomas bem no meio do pé, parece está inflamado, estou com medo do diagnóstico por isso resolvi pesquisar sobre   a “gota”, depois de ler o artigo estou mais tranquilha e decidida aprocurar um especialista, mas gostaria se possível que o senhor falasse algo sobre os sintomas que sinto. Grande abraço! felicidades sempre!

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode não ser gota. De qualquer modo procure atendimento médico.

  • Cidinha Matos

    Obrigada pelo artigo, sinto dor no pé esquerdo a +- duas semanas depois de iniciar caminhadas diárias, parei com as caminhas e agora comecei a sintir que o pé está quente e inchado, sinto isses sintomas bem no meio do pé, parece está inflamado, estou com medo do diagnóstico por isso resolvi pesquisar sobre   a “gota”, depois de ler o artigo estou mais tranquilha e decidida aprocurar um especialista, mas gostaria se possível que o senhor falasse algo sobre os sintomas que sinto. Grande abraço! felicidades sempre!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode não ser gota. De qualquer modo procure atendimento médico.

  • Rodineibem

    Fiz o exame de ácido úrico e foi identificado gota. Meu cotovelo está com um caroço que não diminui. Será que com o tempo vai sair?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se já for gota tofácea não costuma sair.