SAL e HIPERTENSÃO ARTERIAL

O nosso famoso sal de cozinha é composto basicamente de cloreto de sódio (NaCl). É o principal vilão da hipertensão arterial. O problema não é exatamente o sal, mas sim o sódio presente nele. Entenda por que o sal aumenta a pressão arterial e faz mal à saúde.

Publicidade

Não deixe de ler também:
SINTOMAS E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO
TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO | Captopril, Enalapril, Losartan
HIPERTENSÃO ARTERIAL DE DIFÍCIL CONTROLE 
SINTOMAS DA HIPERTENSÃO

As populações que apresentam baixa ingestão de sódio praticamente não apresentam casos de hipertensão. Nossa dieta contém muito mais sódio do que o necessário. Temos um paladar que foi acostumado a grandes quantidades de sal desde a infância que não notamos o quanto nossa comida é salgada.

Sal e hipertensãoPraticamente todos os meus pacientes, quando eu peço para reduzir o consumo, afirmam já comer pouco sal. 99% estão enganados. Se você vive no mundo ocidental e consome queijos, molho de tomate, comida congelada, come em restaurantes, consome fast food, biscoitos, comida enlatada e muitos outros alimentos facilmente encontrados nos supermercados, você tem uma dieta hiper sódica (excesso de sal). Você apenas não sabe disso porque seu paladar está adaptado a altas concentrações de sódio.

A quantidade máxima de sódio recomendada é de 2,4 gramas por dia, o equivalente a 6 gramas de sal. Para se ter uma idéia, aquele saquinho de sal, branco e quadradinho que existe em todo restaurante possui 1g de sal. Pacientes hipertensos, cirróticos, insuficientes renais crônicos ou com insuficiência cardíaca devem consumir menos de 1,5 grama de sódio/dia. A população ocidental consome em média de 9 a 15g de sal por dia.

Os efeitos do sal são diferentes em cada indivíduo, mas alguns grupos apresentam maior sensibilidade: negros, obesos e doentes renais crônicos.

Além de provocar hipertensão, o sal também atrapalha o seu tratamento ao inativar alguns anti-hipertensivos. Isso acontece principalmente na família dos diuréticos e dos IECA (captopril e enalapril são os mais famosos).

Além das consequências da hipertensão, o excesso de sódio também está relacionado a:

– AVC (derrames) (leia: ENTENDA O AVC – ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL)
– Insuficiência renal (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA – SINTOMAS)
– Insuficiência cardíaca (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA – CAUSAS E SINTOMAS)
– Câncer de estômago
– Pedras nos rins (leia: SINTOMAS DO CÁLCULO RENAL / PEDRA NOS RINS)
– Diabetes (leia: DIAGNÓSTICO E SINTOMAS DO DIABETES MELLITUS)
– Asma
– Osteoporose (leia: SINTOMAS E TRATAMENTO DA OSTEOPOROSE)

Devido aos problemas do sódio, o chamado sal light, composto por cloreto de potássio (Kcl), vem ganhando adeptos. O nome light não é bom e causa confusão, pois o termo normalmente é dado a alimentos de baixo valor calórico. Na verdade o sal light, não é cloreto de potássio puro, ele é uma mistura com cloreto de sódio, porque o gosto do potássio é muito azedo.

Trabalhos científicos mostram que uma maior ingestão de potássio, ao contrário do sódio, protege contra a hipertensão. Alimentos industrializados costumam ser ricos em sódio e pobres em potássio, enquanto que nas frutas e nos vegetais ocorre o oposto.

Mas existe um risco. O potássio em grandes quantidades pode ser letal. Tanto que nos países com pena de morte, o medicamento usado nas injeções letais é o próprio cloreto de potássio, obviamente em quantidades muito elevadas.

Em geral quem controla as concentrações de potássio no nosso sangue são os rins. Se ingerirmos mais potássio que o necessário, o excesso sai na urina. O problema são os pacientes com doenças renais, que não conseguem controlar bem o potássio sanguíneo. Nesses, o KCl é contra-indicado. Pessoas com boa função dos rins não correm risco.

Como a hipertensão é causa de insuficiência renal, assim como, a insuficiência renal leva a hipertensão, não é incomum encontrarmos pacientes com as duas patologias ao mesmo tempo. Por isso, se você é hipertenso ou apresenta fator de risco para doença renal, dose sua creatinina antes de tomar suplementos que contenham potássio (leia: VOCÊ SABE O QUE É CREATININA ?)

Bom, resumindo: O ideal é cortar o sal da dieta, ingerir menos de 6 gramas por dia e associar a uma alimentação rica em frutas e verduras. O sal light faz menos mal que o sal comum, mas ainda contém, mesmo que em menor quantidade, cloreto de sódio. O mais importante é uma reeducação do paladar para não sentir tanta falta do sabor salgado.

"SAL e HIPERTENSÃO ARTERIAL", 5 out of 5 based on 23 ratings.
Publicidade
  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não se sabe ao certo. Atualmente acredita-se que seja pela retenção de sódio, que provoca aumento do volume circulatório (o mecanismo resumido é mais ou menos o que você descreveu), mas também por ação direta do sódio nos canais de cálcio dos vasos sanguíneos, provocando contrição dos mesmos e impede a vasodilatação.

  • humorjean

    Mas qual é o mecanismo de ação do íon sódio na construção de um quadro de hipertensão? Efeitos osmóticos, os quais levam à uma maior concentração de água nos vasos sanguíneos objetivando a solubilização deste íon?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não se sabe ao certo. Atualmente acredita-se que seja pela retenção de sódio, que provoca aumento do volume circulatório (o mecanismo resumido é mais ou menos o que você descreveu), mas também por ação direta do sódio nos canais de cálcio dos vasos sanguíneos, provocando contrição dos mesmos e impede a vasodilatação.

  • http://website Talli

    Eu gostei muito é bem explicado…

  • Gleice Keli Fernandes Charles

    Drº Pedro, parabéns pelos artigos; muito bem elaborados e explicativos.
    Tenho 27 anos e estou com problemas de “pressão alta”. Meu médico me receitou Losartan 50mg e Hctz 25mg.
    Não fiz o M.A.P.A., há algum risco de estar tomando essas medicações sem antes ter feito um exame mais avançado?
    As vezes que medimos a pressão no consultório estava 16 por 14, 14 por 10, 14 po 9… etc.. sempre nessa base; e também já esteve 18 por 14.
    O que o Srº pode me orientar?
    Não fui em um médico recomendado, e sim, por acaso, procurei-o para que me passasse alguns exames de rotina, e acabei relatando a ele alguns momentos em que me senti mal (por 3 vezes) e estava na rua.. medi a pressão nesses casos e, EM TODOS ela estava alta. Não aconteceram no mesmo dia, mas cerca de 10 a 10 dias, até que eu procurei o médico.

    O que melhor seria que eu fizesse? iniciei a medicação dia 27/01/2013.

    Att;
    Gleice Keli.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é preciso fazer o MAPA para fazer diagnóstico de hipertensão.

  • http://profile.yahoo.com/TPROK3XH53KFCJJCTZHMETOODY Taah

    Por que uma pessoa com nefrite lúpica deve consumir pouco sal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O sal aumenta a retenção de líquidos e pode piorar edemas e hipertensão.

  • Rosangela

    Oi dr,tudo bem,dr,tenho uma pergunta eu tenho muito inchaço nas pernase nas mao,o que eu devo fazer para deminuir isso se fico sentada incha se fico de pe tambem,isso tambem e retençao de ligido,obrigada……….

  • Isaque Monteiro

    dr., o chamado sal Natural ou Sal marinho tem a mesma proporção de sodio que o sal de cozinha?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Diassisjose

    Faça-me entender por favor. Se eu uso o sal em excesso para proteger um alimento: carne, peixe, etc… deixando-o secar, e posteriormente, ao utilizilar tal carne, eu retirar todo o sal com água, a concentração de Nacl ainda pode ser nociva?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É difícil depois retirar todo o sal. O provável é que o alimento permaneça com bastante sal.

  • Eury

    Olá Dr.! Parabéns pelos site e pelos esclarecimentos.
    Tenho 33 anos e há cinco meses fui diagnosticada com HAS. Fiz uma bateria de exames de sangue, ecocaardiograma, mapa, teste de esforço. O mapa mostrou comportamento inadequado da pressão arterial, os demais apareceram normais. O cardiologista me passou Lotar 2,5 x 50mg mais selozok (beta bloqueador). Porém, sinto uma dorzinha no peito uns 40 minutos após tomar o selozok. Daí, parei por conta própria. Faço atividade física 3 vezes por semana e diminui bastante o sal. Estou me sentindo bem, minha pressão tá sempre controlada. Será que tenho mesmo que tomar o selozok?
    Obrigada!

  • Manuferr3

    Gostaria de saber se já existe algum remedio para hipertensão que não causa impotência no homem, algum médico poderia me responder essa pergunta?

  • Tania

    Bom dia doutor. Eu tenho 59 anos, faço academia 3 x por semana e ando diariamente na esteira elétrica por meia-hora. Tomo cerca de 1,5 litros de água por dia. Tenho hipotireoide e tomo remédio para isto. Notei que em meus pés a cerca de uns 4 meses eles tem inchado em volta dos tornozelos. Vou dormir e acordo com ele ainda inchados. Mas isto não ocorre o tempo todo. Posso estar com um problema sério?

  • Parabéns a esse site que nos esclarece tantas dúvidas! e gostaria de perguntar o que fazer quando a água do mar causa lesões nos lábios e porque isso ocorre,tem alguma coisa a ver com herpes lábial?

  • Elisa Alves

    O sal de cozinha é composto por cloreto de sódio (NaCl) e sabe-se q o o vilão dessa história para quem é hipertenso é o sódio (Na). Portanto, existe no mercado o sal diet q é composto por cloreto de potássio (KCl) não interferindo na pressão arterial de quem o consome. Vale ressaltar que o sal diet não tem o mesmo poder edulcorante do sal tradicional mais é uma segunda opção para quem não aprecia uma alimentação totalmente sem sal e infelizmente ele é um custo maior.

  • Carlosandrefurtado

    meu filho se alimenta de leite industrializado?: leite ninho que contem 95 mg de sódio, faz mal para a saude dele, o que faço para substituir o leite industrializado?

  • Carlosandrefurtado

    meu filho se alimenta de leite industrializado?: leite ninho que contem 95 mg de sódio, faz mal para a saude dele, o que faço para substituir o leite industrializado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você nem sequer disse a idade dele.

  • Parabéns a esse site que nos esclarece tantas dúvidas! e gostaria de perguntar o que fazer quando a água do mar causa lesões nos lábios e porque isso ocorre,tem alguma coisa a ver com herpes lábial?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É mais provável que a lesão seja pelo sol e pelo ressecamento dos lábios.

  • osmarina cristiane

    estava sentada trabalhando e minha cabeça começou a doer e continuei trabalhando quando derrepente começou doer mais ainda a minha cabeça, comecei a tremer e senti vontade de vomitar e eu estava tranquila não me aborreci com nada, desci e fui na farmácia para verificar minha pressão, ela estava medindo 157 sist. mm hg por 114diast.mm hg, quando fui aconselhada a procurar o médico, sair  e fui quando cheguei lá a médica verificou a mesma coisa, disse que tenho pressão alta, mas todos estes sintomas sempre tive a muitos anos atras, mas nunca tinha verificado a minha pressão, toda vez que me dar dor de cabeça sinto vontade de vomitar, começo a tremer e a suar frio e é uma dor insurportável que fico sensível a luz. A dor sempre começa na nuca subindo pra cabeça, as vezes só de um lado atingindo um só olho ou as vezes na fronte atingindo toda região dos olhos…Pergunto será que eu sou hipertensa?

  • Romario

    legal demais esse site, informações corretíssimas.

  • Romario

    legal demais esse site, informações corretíssimas.

  • Paula

    Essa história de sal light é a maior enganação. Sal é sal. Se você tem pressão alta, esqueça qualquer tipo de sal.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vannu,
    Com certeza.

  • Vannu

    Dr Pedro tenho hipertenção renovascular. O sal pode contribuir mais rápido para uma insuficiencia renal?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vilas Boas,
    PArece-me uma ótima opção. Eu sempre oriento os pacientes a preferir outros tempêros em vez do sal. Nosso paladar é muito acostumado ao sal, mas pode-se fazer comidas excelentes com muito pouco sódio.

  • Vilas Boas

    Site incrivel esse, o conheci hj e ja add nos meus favoritos e o assinei tb. Sou medico veterinario e adepto de alimentação mais natural possivel, tenho substituido o sal puro por uma mistura verde com 25% de manjericão, 25% de alecrim, 25% de oregano e 25% de sal marinho, triturando tudo no liquidificador. Acredito que com isso tenho diminuido em muito a ingesta de sodio. Jamais tive qualquer problema de saude. Gostaria que comentasse a respeito. Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Nilza,
    Essa sua elevação na tensão é provavelemte por estresse.
    Não tem nada a ver com a retirada do cálculo renal.

    Repense na sua vida, na quantidade de trabalho, na alimentação, na quantidade de exerccio fisico e no tempo de lazer que vc tem.

    abs

  • Nilza

    Boa noite Dr.Pedro. Realizei uma cirurgia de retirada de cálculo renal em 12 de fevereiro que foi bem sucedida. Retirei o duplo J em março, prém após a cirurgia minha pressão arterial que sempre foi normal, está oscilando muito e sempre para alta. Estou preocupada. Será que tem alguma coisa a ver com o procedimento cirurgico? No último feriado fui para a praia e notei que no litoral a pressão não aumentou.
    Desde já agradeço a sua atenção.

  • S – Porto Alegre

    Mais BÁ… DR. , o sr. tá demais!!!!!

    BÁ é sotaque gaúcho…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sueli, respondí sua pergunta alterando o final do texto.
    abs

  • Sueli – Porto Alegre

    Bem,pelo que entendi,quem não tem doença renal,o sal “light” é o indicado ?????

    Minha mãe tem somente 30% da função renal,e é uma luta: faz exames,e, uma hora tem muito potássio,outra hora tem pouco,
    outra hora é o cálcio,mas ela faz tudo direitinho que o nefrologista dela diz ,e tá durannnnndo!
    Agora ele tem 75 anos.

    Abraço

    • ANISIO

      Bastante elucidativa a materia. tirou um grande dúvida acerca dos efeitos benéficos e colateriais do maleato de analapril e lasartan. fica claro que a solução é evitar o sódio do sal de cozinha, utilizando como o faço hoje com frenquencia e consequencia o sal de churrasco muito rico en outras substancias que beneficiam toda estrutura do nosso corpo. sem que não nos esqueçamos das atividades físicas frequentes. no mais cada com sua destinação porque morrer é um fato e data…. só sabe deus!

      obrigado dr.