O QUE SIGNIFICAM TGO, TGP, GAMA GT e BILIRRUBINA?

As provas de função hepática são um conjunto de exames laboratoriais que costumam estar alterados quando há alguma lesão do fígado ou das vias biliares.

160

A dosagem da AST e ALT, também conhecidas pelas siglas TGO e TGP, são ferramentas essenciais para o diagnóstico das doenças do fígado. Estas enzimas fazem parte do hepatograma, um conjunto de análises voltadas para identificar alterações na função do fígado e das vias biliares.

Neste artigo vamos explicar o que significa cada elemento do hepatograma, incluindo TGO, TGP, fosfatase alcalina, gama- GT e bilirrubinas.

O que é o hepatograma?

Chamamos de hepatograma o conjunto de elementos dosados no sangue que fornecem indicações sobre o funcionamento do fígado e das vias biliares. Por isso, o hepatograma pode também ser chamado de provas de função hepática.

O hepatograma consiste no doseamento das seguintes substâncias:

  • AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), antigamente chamada de TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e TGP (transaminase glutâmica pirúvica), respectivamente.
  • Fosfatase alcalina
  • GGT ou Gama GT (Gama glutamil transpeptidase)
  • Bilirrubinas (direta, indireta e total)
  • TAP (tempo de protrombina ativada) ou TP (tempo de protrombina) e INR
  • Albumina
  • 5′ nucleotidase (5’NTD)
  • LDH (lactato desidrogenase)

Em geral, nos pacientes assintomáticos e sem doença do fígado conhecida, apenas os quatro primeiros elementos costumam ser solicitados. São exames de rastreio para se identificar alguma doença oculta do fígado e/ou das vias biliares. Já naqueles sabidamente com problemas hepáticos, a dosagem de todos os itens se faz necessária para uma melhor avaliação da função do fígado.

Vamos, então falar, detalhadamente de cada item.

obs: TGO e AST, assim como TGP e ALT, são siglas diferentes para a mesma enzima. Para não criar confusão, usarei a partir de agora apenas as siglas TGO e TGP, que ainda são as mais usadas.

Transaminases (ALT e AST) ou (TGP e TGO)

As transaminases ou aminotransferases são enzimas presentes dentro das células do nosso organismo, sendo responsáveis pela metabolização de algumas proteínas. As duas principais aminotransferases são a TGO (transaminase glutâmica oxalacética) e TGP (transaminase glutâmica pirúvica).

Estas enzimas estão presentes em várias células do nosso corpo e apresentam-se em grande quantidade no hepatócitos (células do fígado). O fígado é uma espécie de estação de tratamento, sendo o órgão responsável pela metabolização de todas as substâncias presentes no sangue.

Toda vez que uma célula que contenha TGO ou TGP sofre uma lesão, essas enzimas “vazam” para o sangue, aumentando a sua concentração sanguínea. Portanto, é fácil entender por que doenças do fígado, que causam lesão dos hepatócitos, cursam com níveis sanguíneos elevados de TGO e TGP.

A TGO está presente também nas células dos músculos e do coração, enquanto que a TGP é encontrada quase que somente dentro das células do fígado. A TGP, é portanto, muito mais específica para doenças do fígado que a TGO.

Há algumas décadas, quando ainda não existiam os atuais marcadores de infarto do miocárdio, usávamos a TGO como um marcador de lesão do coração nos doentes com suspeita de isquemia cardíaca (leia: SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E ANGINA). Por uma razão óbvia, nestes casos, apenas a TGO se elevava, permanecendo a TGP em níveis normais, já que está última só existe no fígado.

Como as duas enzimas estão presentes em quantidades semelhantes nas células do fígado, as doenças deste órgão cursam com elevação tanto da TGO quanto da TGP.

As principais doenças que causam elevação das transaminases são:

– Hepatites virais (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES).
– Cirrose (leia: CAUSAS E SINTOMAS DA CIRROSE HEPÁTICA).
– Esteato-hepatite (leia: O QUE É ESTEATOSE HEPÁTICA?).
– Abuso de bebidas alcoólicas (leia: EFEITOS DO ÁLCOOL E ALCOOLISMO).
– Lesão do fígado por drogas e medicamentos (hepatite medicamentosa).
– Insuficiência cardíaca (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA – CAUSAS E SINTOMAS).
– Isquemia do fígado (hepatite isquêmica).
– Câncer do fígado.
– Doenças musculares.

Doenças mais raras que frequentemente cursam com lesão hepática:

– Hepatite autoimune.
– Doença de Wilson.
– Deficiência de alfa-1-antitripsina.
– Hemocromatose.

Os valores normais variam de laboratório para laboratório, ficando, porém, o limite superior sempre ao redor de 40 e 50 U/L.

Valores até 3 vezes maiores que o limite são inespecíficos e podem significar lesão de outros órgãos que não o fígado. Lesões musculares e hipotireoidismo são causas de pequenas elevações, principalmente da TGO. Lesões restritas às vias biliares também podem cursar com pequenos aumentos das transaminases, normalmente associados a grandes elevações da GGT e fosfatase alcalina (explico mais adiante).

TGO e TGP acima de 150 U/L sugerem fortemente doença do fígado. Apenas pelas transaminases elevadas não é possível saber a causa da lesão do fígado, sendo necessária uma maior investigação.

TGO e TGP  maiores que 1000 U/L são causadas habitualmente por hepatites virais, hepatites por drogas (mais comum é intoxicação por paracetamol) ou hepatite isquêmica.

Além do valor absoluto das transaminases, outra dica é comparar a relação entre os valores de TGO e TGP. Normalmente, a relação TGO/TGP = 0,8, ou seja, a TGP costuma ser ligeiramente maior que a TGO. Na hepatite por abuso de álcool, a TGO eleva-se mais, tornando-se, pelo menos, 2 vezes maior que a TGP (TGO/TGP > 2). Nos casos de cirrose, os valores costumam ficar semelhantes (TGO/TGP = 1). Obviamente isso são apenas dicas. São dados que sozinhos não estabelecem nenhum diagnóstico.

É importante salientar que é perfeitamente possível ter uma doença hepática crônica e possuir transaminases normais. Isso é muito comum em pessoas com hepatite C crônica, por exemplo (leia: ENTENDA A HEPATITE C). Portanto, a ausência de alterações na TGO e TGP não descarta doenças do fígado.

A LDH é uma enzima presente em vários tecidos do corpo. Nos casos de lesão hepática, seus valores também aumentam. Ela, porém, é muito menos específica para o fígado do que a TGO e TGP. Mas é sempre mais um dado a ser levado em conta.

Fosfatase alcalina (FA) e Gama GT (GGT)

Enquanto as transaminases são usadas para avaliar lesões das células do fígado, a fosfatase alcalina e a Gama GT são enzimas que se elevam quando há lesão das vias biliares.

Repare na ilustração abaixo. O fígado produz a bile, que é drenada pelas vias biliares. A árvore biliar nasce dentro do fígado e sua ramificações terminam se juntando, formando um ducto biliar comum, já fora do fígado, chamado de colédoco.

figado-vias-biliares

A GGT e a fosfatase alcalina são enzimas presentes nas células das vias biliares, e analogamente ao TGO e TGP, a lesão dessas células causa a elevação de suas enzimas no sangue.

Porém, a GGT e a FA não são tão específicas para as vias biliares quanto a TGO e, principalmente, a TGP são para o fígado. A fosfatase alcalina pode ser encontrada em grande quantidade em vários outros órgãos, principalmente nos ossos, placenta e intestinos. A Gama GT também encontra-se no coração, no pâncreas e no próprio fígado.

Em geral, o que sugere lesões das vias biliares é a elevação concomitante de ambas enzimas. As principais patologias que cursam com elevação conjunta de GGT e fosfatase alcalina são:

– Obstrução das vias biliares.
– Cirrose biliar primária.
– Colangite (infecção das vias biliares).
– Câncer das vias biliares.
– Uso de alguns medicamentos (corticoides, barbitúricos e fenitoína).

Abuso de bebida alcoólicas costuma causar uma elevação maior da GGT do que a fosfatase alcalina. Um doente com elevação de TGP menor que TGO e uma GGT maior que a fosfatase alcalina, provavelmente tem uma doença hepática causada por álcool.

Doenças do fígado que causem lesão das vias biliares intra-hepáticas podem cursar com elevação da TGO, TGP e também de GGT e FA. Do mesmo modo, obstruções das vias biliares que cursem com lesão do fígado também podem se apresentar com elevação das 4 enzimas.

A 5′ nucleotidase A 5´nucleotidase (5’NTD) é outra enzima presente nas vias biliares, semelhante a GGT. Seu aumento tem o mesmo significado.

Bilirrubinas

As bilirrubinas são restos da destruição das hemácias velhas e defeituosas pelo baço. A bilirrubina produzida no baço é transportada pelo sangue até o fígado, onde é processada e eliminada na bile. A bile é jogada no intestino, participa da digestão, e posteriormente é eliminada nas fezes (daí a cor marrom das fezes).

A bilirrubina do baço é chamada de bilirrubina indireta, enquanto que a transformada no fígado é a bilirrubina direta.

Nas análises de sangue conseguimos dosar os dois tipos de bilirrubina. De acordo com o tipo que se apresenta aumentado, podemos ter ideia da sua causa.

Se, por exemplo, temos alguma doença que aumente a destruição das hemácias (hemólise), teremos um aumento da bilirrubina indireta no sangue. Do mesmo modo, se o nosso fígado encontra-se doente e não funciona bem, a transformação de bilirrubina indireta em direta fica prejudicada, causando o acumulo da primeira.

Algumas pessoas apresentam alterações genéticas e são incapacidade de conjugar a bilirrubina indireta em direta. A alteração mais comum é a síndrome de Gilbert que está presente em até 7% da população. Frequentemente, essa síndrome é descoberta por acaso ao se solicitar o hepatograma. (leia: SÍNDROME DE GILBERT, CRIGLER-NAJJAR e DUBIN-JOHNSON).

Icterícia

Por outro lado, temos os casos em que a bilirrubina é transformada em direta, mas o fígado não consegue eliminá-la, fazendo com a mesma se acumule no sangue. Isto pode ocorrer no casos de obstrução do colédoco, seja por pedra ou por neoplasias. Em casos de hepatite aguda pode ocorrer edema das vias biliares intra-hepáticas e dificuldade das células do fígado em excretar a bilirrubina direta.

A bilirrubina total é a soma da direta com a indireta. Toda vez que seu valor sanguíneo for maior que 2 mg/dL, o paciente costuma apresentar-se com icterícia (pele amarelada), que é a manifestação clínica da deposição de bilirrubina na pele (leia: ICTERÍCIA – ADULTO E NEONATAL).

Quando a icterícia ocorre por aumento da bilirrubina direta, isso significa que a mesma não consegue chegar aos intestinos. É comum que as fezes fiquem bem claras, quase brancas, pela falta de excreção do seu pigmento.

Outras dosagens da prova de função hepática

Uma vez estabelecido o diagnóstico de lesão no fígado, é possível ter uma ideia do grau de falência hepática. As duas principais dosagens para esse fim são a albumina e o TAP (TP).

A albumina é um proteína produzida no fígado e a queda nos seus valores sanguíneos podem indicar má função hepática.

Do mesmo modo, o fígado também participa na produção de vitamina K que está envolvida no processo de coagulação do sangue. Pessoas com falência hepática apresentam maior dificuldade em coagular o sangue, o que pode ser aferido pela dosagem do TAP (TP) ou pelo INR.

Este artigo foi útil?  
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (9 votos, Total: 4,89 de 5)
Loading...
VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES
160 Comentários
  1. Andréia

    Quais são os efeitos no organismo de uma obstrução das vias biliares? Os tratamentos disponíveis? Pode ocorrer sepse abdominal, insuficiência renal, como por exemplo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      A obstrução das vias biliares pode provocar um quandro de colangite, que é uma infecção grave, que pode levar à sepse e insuficiência renal.

  2. Irineu Júnior

    Boa tarde, Dr. Pedro. Frequento academia e tenho uma alimentação balanceada. Bebo pouco. Os resultados do exame ficaram distantes: TGO = 73,3 / TGP = 13,9. Pode ser resultado de exercícios da academia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Exercícios intensos até podem causar elevação da TGO, mas isso não é muito comum. O ideal é repetir o exame para confirmar os valores.

  3. Jardel Jilvanni Monteiro Loure

    Dois pólipos (um de 7mm e outro de 2mm) na vesícula biliar pode dar resultados de TGO=35, TGP=55, FA=172 e GGT=97

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O pólipo por si só não causa alterações nas análises.

  4. Silva

    Dr. Pedro, tenho 28 anos e os valores de Triglicerídeos foi de 81mg/dL, de TGO 16 UI/L e de TGP 15U/L, são normais?
    Obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tudo normal.

  5. paulo

    Dr.Meu exame de Hepatie B Anti-HBs, deu resultado reagente com valor >1000,0 mUI/ml. O que significa isso?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Significa que você tem imunidade à hepatite B. Pode ter sido por vacina ou porque você teve hepatite B em algum momento da vida.

  6. eliciane moita

    Dr. Pedro malaria causa o aumento da gama gt, bilirrubinas fosfato alcalina tgo tgp?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode causar.

  7. Elis Regina Back Da Silva

    oi,meu tgo deu 27.0,está alto,baixo ou normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Normal.

  8. fran

    Dr Pedro foi feito o exame no meu bebe menino 5 meses de idade de transaminase glutamico oxalocetica ast tgo e deu 71 u/l o que pode ser?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Fran, assim, de longe e com tão pouca informação, é impossível opinar. Existem dezenas de causas possíveis. Tem é que fazer uma investigação. Medicina não é adivinhação.

  9. Maria Lima

    Cálculos na vesícula biliar podem aumentar os níveis das enzimas hepáticas TGO e TGP?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costumam. O que pode alterar é fosfatase alcalina e gama Gt.

  10. Nuno Loureiro

    Boa noite Dr. Pedro Pinheiro, esta semana fiz umas analises onde eu acusei 956 gama gt,que devo fazer para baixar os valores????

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que descobrir e tratar a causa. O problema não é o valor em si, mas o problema que o está provocando.

  11. michele

    TGP e ALT 199,4 u/l está alterado?
    Meu marido fez esse exame mas o médico não disse nada…obrigada

    1. Pedro Pinheiro

      Sim, está acima do valor da normalidade.

  12. Maria Santos

    Olá, gostaria de saber se o resultado de tgp 47u/l e tgo 43 u/l significam grandes alterações para uma pessoa que não faz uso de álcool.

    1. Pedro Pinheiro

      Não.

  13. vera

    Apenas a GGT alterada, para não alcoólatra, pode sugerir doença cardíaca? Exames feitos em laboratórios diferentes, mesmo resultado. Ressonância do fígado normal e sem hepatites.

    1. Só o GGT aumentado é pouca informação para se pensar em algo do coração. São precisos mais dados.

  14. Marcos

    Bom dia. consumo alcool com frequência fiz alguns exames: TGO 23, valor de referência vai de 15 a 37 u/l. TGP 81, valor de referência vai de 10 a 65 u/l. Tenho algum problema no figado?

    1. Sim, o TGP está um pouco elevado, pode ser do álcool.

  15. Anderson de Lima

    Dr. Boa noite!
    Fiz exame de sangue e o resultado de GAMA-GT deu muito acima quase o dobro 128U/L, o que significa estou preocupado pode me orientar? Obrigado

    1. Tem que investigar, existem dezenas de causas para uma GGT elevada.

  16. valdecir

    Bom dia Dr. Pedro,

    Fiz exame esta semana e o resultado é o que esta abaixo, já tive hepatite na infância há uns 30 anos atrás e gostaria de saber se o resultado e de preocupar.

    TGO 40 u/l CINÉTICO 37°C 0 a 40

    TGP 65 u/l CINÉTICO 37°C 0 a 41

    1. O TGP tá discretamente aumentado.

  17. Maria

    Musculação pode provocar aumento nos níveis de TGO e TGP?

    1. Não costuma. Exercícios excessivos feitos de forma aguda podem aumentar um pouco o TGO devido à lesão muscular.

  18. jaqueline

    ola doutor fiz esse exames e o resultado foi TGO 168,TGP 348,Fosfatase alcalina 447 bilirrubina total 1.24 bilirrubina direta 0.66 e a indireta 0.58 e o medico me passou uma tomografia sera que estou com algo grave.

    1. Há algo de errado com o seu fígado. Tem que investigar o que é.

  19. katia

    Bom dia ! Fiz exames eo resultado foi TGP 57 Ul e o TGO 54UL ele tá alterado

    1. Estão levemente elevados.

  20. Cleverson Carvalho

    Doutor,boa tarde. Meu medico me pediu para fazer esse exame e o resutado foi;

    Bilirrubina toral 0,78 mg/dl ate 1,2

    Direta 0,24 mg/dl até 0,4

    Indireta 0,51 mg/dl até 0,8

    ele pediu para eu faxer o exame por que vou ter que operar para retirar uma pedra na visicula,
    esse resutado atrapalha no casa de realizar minha cirugia ounão.
    Aguardo seu retorno

    1. Os resultados estão normais.

  21. Márcio Barardas

    Doutor,boa tarde.Meu índice de TGP 56U/L valor de referencia 49 U/L índice de TGO 39 U/L valor de referencia 33 U/L estes dados devo me preocupar ok devo fazer para baixa-los obrigado
    Márcio Barradas
    Químico industrial

    1. Antes, tem que saber o motivo dos valores estarem levemente elevados.

  22. Pâmela Farias

    Doutor, bom dia. Meu índice de TGO deu 43 U/L e de TGP deu 56 U/L. Os valores de referência do laboratório onde fiz os exames são de 4 a 38 U/L para adultos. Esses índices podem sugerir doenças hepáticas graves?

    1. Pode ser um sinal de alteração hepática, mas com valores baixos, não deve ser algo grave. Pode ser só reação a algum medicamento, por exemplo. De qualquer forma, essa alteração tem que ser investigada.

  23. Miguel Angelo

    Fiz exames de TGO e TGP esta semana. A primeira está normal, mas a segunda está abaixo do valor normal de referencia. Que problemas podem ocasionar TGP abaixo do normal?

    1. Em geral, não há nenhum problema.

  24. Maria

    Postando novamente o primeiro comentário:
    .
    Meus resultados:
    HCV: “Reagente”
    TGO: 20,00 mg/dl (Referência até: 31,00)
    TGP: 23,00 mg/dl (Referência até: 32,00) (automação)
    ………………

    É MUITO comum(corriqueiro), Doutor, ocorrer pessoas com TGO/TGP normais e portadoras de Hepatite C?
    Obrigada. Maria

    1. Sim, é prefeitamente possível ter hepatite C e transaminases normais.

  25. Alex Guanho

    Doutor estou com os olhos pouco amarelados,mas fora isso nao sinto nenhum outro sintoma especifico, o resultado foi o seguinte:

    Bilirrubina Total: 2.82

    Bilirrubina Direta: 0.49

    Bilirrubina Indireta: 2.33

    TGO/AST:19 U/L

    TGP/ALT:14 U/L

    Pelo que eu entendi meu figado esta OK, qual então as possiveis causas da bilirrubina alterada?

  26. Patrícia

    Olá Dr. Pinheiro minha filha fez exame de sangue e o tgo dela deu 37U/L esta um pouco alto sera q é aguma coisa muito grave estou muito preocupada.

    1. Tá normal. 37 é um valor baixo.

  27. gugasantos19

    Olá Dr. Pinheiro, parabéns pelo artigo. Meu TGO deu 74 U/L e o médico me deixou bastante preocupado. Não utilizo suplementos alimentares ou anabolizantes, não uso nenhum tipo de medicamento e também não bebo álcool. Entretanto, o médico disse que o valor da TGO está muito alterado e pode estar associado a hepatite, recomendando, inclusive, a parada imediata de atividades físicas (musculação). 1 – A alteração é alta e grave? 2 – Pode ser mesmo hepatite? 3 – Devo evitar exercícios físicos? Desde já, grato pela atenção. PS. Estou assustadíssimo e muito preocupado.

    1. 1- Tá um pouco elevado. Nada de muito assustador.
      2- Pode.
      3- De longe não tenho como dar essa indicação.

  28. Chris

    Olá …
    Meu exame de transderases deu o seguinte resultado:
    TGO: 42;10
    TGP: 100,40
    Como na minha infancia tive hepatite, estou muiiiito preocupada…
    me auxilie por favor…

    1. Tá alterado. Tem que descobrir o motivo.

  29. David

    Doutor, minha TGO TGP deram altas, tipo quase 2x do valore de referência. O que devo fazer para baixar? É para exame de admissão. Eu não bebo bebidas alcoólicas. Tenho 1,85 m e peso 120kg aproximadamente. Estou como exame marcado para amanhã e não posso demorar pois o prazo está curto para entregar a papelada.

    1. Não existe remédio para baixar. Você tem que descobrir a causa. Como você tem sobrepeso, pode ser esteatose hepática.

  30. Ana Clara

    Olá doutor Pedro, em agosto de 2013, fis exames laboratorais de rotina,e deu alteraçao nos seguintes resultados ;
    TGO= 48,0 U/L
    TGP=75,0 U/L
    Gama GT= 52 U/L
    Estou muito peocupada,pois os meus exames sempre foram muito abaixo desses resultados,ou seja,nomais. O que o senhor me orienta a fazer? Posso estar com algum problema mais grave?

    1. É apenas um pouco aumentado. O ideal é repetir para ver se se confirma. Se vier igual, procure um gastroenterologista.

  31. Andréa

    Olá Dr. Pedro, fiz exames esses dias e deu este resultado: Bilirrubina total 0,7
    Bilirrubina Direta:0,4
    Bilirrubina Indireta:0,3

    TGO/AST 121

    TGP/ALT 260

    Fosfatase Alcalina: 85

    Gama GT : 62

    Será que devo estar com alguma coisa no figado ? Alguma doença sei la ? ..

    A doutora me indicou um Gastro, ja marquei pra poder investigar esse problema, mais to ficando preocupada .

    Obrigada !

    1. As transaminases elevadas apontam para algum inflamação do fígado. Realmente uma consulta com gastro é necessária.

  32. joaquim indalecio gomes

    dr. como que faço pra curar a ggt elevado, pq no meu caso ela esta em 193,6 U/L

    1. GGT elevado não é doença, é um exame laboratorial. Tem que saber o que está causando a sua elevação e tratá-la.

  33. Thalita

    Olá Dr. fiz esses exames essa semana a pedido do médico e a minha bilirrubina total deu abaixo do valor de referência. Fiquei preocupada. Pode indicar alguma doença?

    Obrigada.

    1. Pedro Pinheiro

      Pouco provável.

  34. Ana Paula

    Olá, fiz alguns exames de rotina e meu TGO 36 U/L e TGP 70 U/L e em uma das ultrassonografias que fiz o médico constatou um nódulo na parede do meu fígado, disse que era benígno. Esse resultado do TGP acima do normal pode ser alteração no meu fígado, doença hepática, câncer ou a alteração foi do próprio nódulo???

    1. Pedro Pinheiro

      Se o nódulo é benigno, ele não é o culpado pelo TGP mais elevado. É preciso investigar para saber a causa.

  35. grasielle

    Gostaria de saber o porque da alteração do TGP e TGO com o paciente com dengue?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O vírus da dengue pode atacar o fígado, provocando hepatite transitória.

  36. maria fatima

    Por favor, gostaria de saber se há alguma forma de diminuir os valores de TGA,TGO, GAMA GT, pois principalmente os valores de gama gt dos meus exames estão aproximadamente 10x.

    Muito obraigado.

    1. Tem que tratar a causa.

  37. Vanessa Ferreira

    Peguei meu exame pela internet e ainda não fui no médico. Me assustei porque meu TGP está em 38 e meu TGO em 49. Mas acho que por serem valores baixo pode ser apenas uma alteraçãozinha, correto? Não deixarei de ir ao médico para ver tudo, mas é só para me sentir tranquila qté lá que pergunto. Obrigada

    1. Dependendo do valor de referência do laboratório, isso pode até ser normal.

  38. Felipe Nogueira

    Doença celíaca também ocasionar elevação das transaminases.

  39. Missias Sanchez

    Dr. Pedro, fiz um exame de bilirrubina, recebi o resultado essa semana, com os seguintes valores: direta 0,26 e indireta 0,31, total 0,57, gostaria de saber se está normal ou não?

    1. Ta dentro dos valores de referência.

  40. Leonardo

    Bom dia doutor;
    Fiz exame de sangue e deu TGO/ AST 42 iU/ l
    TGP/ ALT 84 iU/ l

    está muito acima do normal?

    1. Muito acima, não, mas a TGP está um pouco elevada.

  41. Maria de Fatima da Silva

    Boa noite, gostaria de saber em quanto tempo aproximadamente os exames: TGO-TGP-Gama GT.
    Tenho que fazer estes o mas rápido possível, mas não sei quanto tempo costuma demorar.

    1. Fica pronto no mesmo dia.

  42. Gel

    Olá, Boa Noite! Possuo distrofia muscular e os meus índices de TGP e TGO deram mais que o dobro do considerado normal. Pode haver alguma correlação entre tais índices e a minha deficiência? Em caso positivo, de que forma estariam correlacionados? Desde já agradeço!
    Gel

    1. Fui procurar na literatura médica e há realmente relatos de elevação de TGO e TGP nas distrofias, principalmente na Duchenne por consumo de tecido muscular.

  43. Edu

    Boa tarde Doutor,

    Eu bebo constantemente á um bom tempo, fui ao médico e ele pediu diversos exames,
    dentre ele o Gama GT que deu 356,00 isso é sinal de cirrose?
    Todos outros niveis estão normais.
    Att.

    1. Não necessariamente já é cirrose, mas pode ser sinal de toxicidade do álcool.

  44. alexsandrashanandra

    fiz exame de TRANSAMINASE OXALACETICA (A.S.T) deu 34,0 u/l e de TRANSAMINASE PIRUVICA (A.L.T) deu 19 u/l o que significa?

    1. Estão dentro dos valores de referência.

  45. vanessa

    Fiz exames e a TGO deu aumentada 136,67 u/l, e a TGP normal 45,55 u/l. Devo me preocupar com esta alteração?

    1. Preocupar não é a palavra mais correta. Você deve procura rum médico para tentar descobrir o porquê desta alteração.

  46. Euber lopes pereira

    quanto tempo o alcool sai do corpo para faser um exame de sangue cujo ggt para pode da abaixo do pemetido

    1. Se a GGT está alterada é porque o consumo d eálcool é crônico. Ela aumenta por lesão do fígado e não pelo nível sanguíneo de álcool. Não é de um dia para o outro que ela irá se normalizar.

  47. Orival Arruda

    fiz exames GAMAGLUTAMILTRANSPEOTIDASE deu 95 U/L. Se a referencia para Homens é até 55. O que eu tenho mesmo e o que preciso fazer?

    1. O que você tem é impossível saber somente com esses dados. Vá a um médico para ele fazer uma investigação mais completa.

  48. Bianca Torres

    Boa Noite,
    Fiz os exames ontem e gostaria de saber o que significa estar com o TGO = 20 U/L e TGP = 7 U/L
    Tenho 50 anos, sou gastropastizada há 5 anos e agora decobri que estou com anemia ferropriva devido a 2 miomas no Útero,
    Esse TGP tão baixo tem algo a ver com a anemia?????
    Obrigada,
    Bianca,
    Brasília – DF

    1. Não tem problema.

  49. ANDRE SILVA

    Bom dia. Fiz uma consulta e o médico pediu-me um exame GGT e o resultado laboratorial trouxe um resultado de 84 U/L E TGP 95 U/L Tal resultado é um sinal de alerta para uma doença hepática? O que devo evitar de ingerir até que o médico possa avaliar os resultados?
    OBRIGADO ASS. ANDRÉ SILVA Fernandópolis SP

    1. Sim, estão elevados. É preciso ver se há algo de errado com o fígado.

  50. Gilmaralvesdasilva60

    Bom dia. Fiz uma consulta e o médico pediu-me um exame GAMA GT e o resultado laboratorial trouxe um resultado de 88 U/L. Tal resultado é um sinal de alerta para uma doença hepática? O que devo evitar de ingerir até que o médico possa avaliar os resultados?

    1. Tá só um pouco elevado. Tem que investigar melhor para saber se é realmente algum problema.

  51. O Mundo da patologia Clínica

    Ótimo site. As informações são tão claras que até mesmo cabeçudos entendem facilmente. Parabéns pelo trabalho.

  52. Luciana

    Gostei muito deste site , tem me ajudado muito a estudar as matérias da faculdade , os artigos são muito mais esclarecedores do que a própria explicação dada pelo professor em sala de aula
    Parabéns!!!

  53. Prof. Roberto de Paula

    Parabéns pelo artigo técnico-cientifico, esclarecedor em todos os niveis, nós Biólogos agradecemos. Prof. Roberto de Paula Souza.

  54. catia regina

    olá,boa tarde!fiz cirurgia de vesicula dia 18-08-2012 dia 04-09 voltei ao hospital porque fiz uma ultra e uma tc q teve como resultado um coagulo de 3 mm,mas o q eu gostaria de saber é q eu fiz um exame de sangue q deu a gama gt 648 gostaria de saber qual o risco q corro?

    1. Esse valor é pela manipulação e inflamação das vias biliares. O médico saberá conduzir ao caso.

  55. Eloah Freitas

    Como melhorar o quadro de gordura no fígado? Parei de tomar vinho e de comer gorduras, estou entrando na dieta para colesterol e fazendo esteira 3X por semana. Terá algum efeito no fígado?

    1. Já está no caminho certo.

  56. Vitor Araújo alves

    Não somente o decréscimo de plaquetas está associado à uma disfunção hepática? Existem outras causas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, há dezenas de outras causas para queda nas plaquetas.

  57. HELLENCRISTIAN_C18

    pessoas com niveis de  ALT elevaods nao devem doar sangue ?

  58. sandra regina

    oi, toda a pessoa que apresenta cor amarela na pele e nos olhos tem hepatite?

    1. Não necessariamente. Há casos de icterícia que não são provocados por hepatite.

  59. Samucadosreis

    meu exame de funcoes hepatica deu ast=120.9 u/l
    a alt=93.3 a gama gt=36.0 u/l
    a bilirrubina total 0.74mg/dl e a fosfatase=103.0 u/l
    bilirrubina direta 0.5 mg/dl bilirrubina indireta 0.24  mg/dl
    esses exames estao muito alterados e algo pra me preocupar e procurar um especialista pois na minha cidade nao tem especialista nessa area

    1. TGO e TGP estão um pouco elevados. Comece pelo clínico geral, não é preciso especialista ainda.

  60. J-a-m-i-l-y

    ;estou com dengue mais as minhas plaquetas estao normais, mais pq o tgo e o  tgp estao muitos altos.  e nao sei como baixar.

    1. Vai baixar com a melhora da dengue.

  61. Evandro

    meu resultado do gama gt é de 320 e agora?

    1. Agora vá ao médico para ele investigar a origem.

  62. Ruivinhaescorpiao

    O meu Gama GT deu 42 UI/L ,gostaria de saber se é normal?

    1. Tá dentro do valor de referência da maioria dos laboratórios.

  63. Drplacido

    Sou aluno de Medicina, Dr. Pedro Pinheiro estas de PARABÉNS, muito bom o site, agora sei onde ler ótimos artigos! rsrs valew

  64. Fabiana

    trabalho com analises clinicas e adorei os artigos do Dr Pedro são muito uteis na minha vida profissional e academica.
    obrigado.

  65. joziane

    parabens pelo trabalho e muito esclarecedor tanto para leigos ,quanto para analistas clinicos continue assim trasmitir conhecimento e uma gentilezapraticada por poucos

  66. Marialice Ergang Ludwig

    Boa tarde!
    Meu filho toma medicamento Roacutan para espinhas, e no exame  deu 179 u/l.
    Teria uma dieta para voltar ao normal.A medica diminuiu a dosagem.
    Estou preocupada.
    Um abraco
    Marialice.

    1. Dieta não ajuda. Tem mesmo que alterar a dose do medicamento.

  67. Leandro

    Revejam a relação TGO e TGP. Na verdade, o correto nas hepatites alcoolicas é que a relação TGO/TGP seja igual ou maior que dois. Isso é explicado devido o alcool causar maior lesão miticondrial, propocionando um maior aumento do TGO(AST). Caso eu esteja equivocado, gostaria uma melhor resposta para não ficar nenhuma dúvida. Agradece, leandro

    1. Tem razão, quis escrever uma coisa e saiu o oposto, o correto é TGO/TGP > 2

  68. Tânia

    Parabéns pelo artigo. Aprendi muito. Gostaria de saber se um paciente que apresente gordura no fígado e que seja diabético tem chance de voltar a ter um fígado normal. Tânia Salgado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  69. sandra regina

    oi, toda a pessoa que apresenta cor amarela na pele e nos olhos tem hepatite?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não necessariamente. Mas é preciso investigar.

  70. HELLENCRISTIAN_C18

    pessoas com niveis de  ALT elevaods nao devem doar sangue ?

    1. Não, até pelo menos descartar hepatite.

  71. rosa cavalcante

    tire minha duvida o resultado do meu exame de transaninase piruvica deu=1028,0 ul
    gostaria de saber se e normal
     

  72. Vvsp

    gostaria de saber se 40 mg/dl de bilirrubina no sangue é muito?

    Quiria
     

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  73. Sandrajf15

    Meus exames hematológicos apresentaram TGO normal e TGP 41 u/l, mas o GGT (gama glutamil transferase) esta em 241 u/l, uso a muitos anos a carbamazepina e o clonazepan, estou no aguardo do resultado da Eletroforese de Proteínas que ainda não saiu. Gostaria de saber se pode ser uma toxicidade pelo uso do remédio por tantos anos, sem controle mais profundo das taxas hepáticas? O que é Eletroforese de Proteínas?? 
    (Agradeço muito se me responder.)

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1- Pode.
      2- É um exame usado para saber se há um aumento de produção de algum tipo de proteína.

  74. Biatrakovisk

    Eita, nem percebi que tinha particularizado demais a pergunta. De todo modo, já consegui respostas para os meus questionamentos. Obrigada por ajudar!

  75. Biatrakovisk

     Pedro, aproveitando a sua boa vontade, gostaria de ratificar minha pergunta.

    1º “HCV reagente” é hepatite crônica?

    2º Mas, e hepatite C “sem ser crônica” (aguda – acho)? Também aparece TGO e TGP normais?

    3º É verdade que comer muito chocolate “ataca” o fígado? Quando como muito chocolate ou comidas muito gordurosas, passo mal, fico bem enjoada e só fico boa quando coloco tudo para fora…   Isso é hepatite? Essa sensibilidade a gordura pode ser enquadrada em “doença hepática”?

    Há um tempo fiz um exame de rotina que incluía o HCV e deu “reagente” (a moça disse que esse “reagente” podia nem ser nada – não entendi). Algum tempo depois, em atenção à esse “reagente”, (uns dois anos) fiz esse do TGO e TGP e deram normais.
    Tenho 20 anos, nunca senti nada, nunca consumi bebida alcóolica, drogas, não tenho piercing, raramente consumo comidas gordurosas – expliquei o por que acima. No seu artigo vi que hepatite aguda apresenta sintomas e, de certa forma, a hepatite crônica também. No meu caso, mesmo assim, esse HCV “reagente” pode ser hepatite crônica? Hepatite crônica se pega desde nascido? Manicure? Comendo chocolate!?

    Desculpa perguntar, mas é que preciso entender isso. O meu médico (nas duas vezes que fui) não soube me esclarecer a respeito, aliás, pedi um exame específico pra saber se tenho qualquer doença hepática (concursos pedem isso) e ele só pediu esse TGO e TGP que, ao meu ver, não me respondeu nada. Agora ele pediu uma ultrassonografia (é dessa forma que se detecta alterações no fígado?) Acho que terei que ir em outro médico. Porém, antes, poderias me esclarecer esses pontos?

    Ficarei grata,

    Bia D. Trakovisk

    1. 1- Sim
      2- Não é comum haver hepatite C aguda. Há hepatite C com transaminases normais e há hepatite C com transaminases alteradas. Depende da evolução da doença.
      3- Não, chocolate não ataca o fígado.

      Acho que você deveria procurar um hepatologista ou infectologista para ter certeza se tem mesmo hepatite C. Dê uma lida no meu texto sobre Hepatite C para entender a doença um pouco melhor: https://www.mdsaude.com/2009/10/hepatite-c.html

  76. Biatrakoviski

    Então, HCV reagente significa hepatite crônica?

    Grata.

    1. Na maioria dos casos, sim.

  77. Biatrakovisk

    Olá. Gostaria de saber se pode haver hepatite quando TGO e TGP dão como normais, apesar do exame de anti HCV dar “reagente”.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Hepatite C crônica pode apresentar TGO e TGP normais.

  78. Anninhabelle

    doutor gostaria de saber se um paciente que tem esteatose e depois de 12 anos voltou a beber se as enzimas tiverem elevadas apenas com o abandono do alcool o quadro se estabelece? desde ja grata

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Dependendo do grau de lesão do fígado pode não haver regressão.

  79. francisca

    adorei as explicações ,só não entendo como pode os exames de meu marido constar q ele tem hepatite c e um ultrasom  feito em consultório particular dar q o fígado dele está limpíssimo. se puder me responda por favor . meu email:maria_rita_crz@hotmail.com       obrigada desde já

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      São duas coisas diferentes. Uma é ter o vírus da hepatite C, a outra é já ter lesão no fígado pelo vírus.

  80. Amelia

    como os textos que vocês escrevem são bastante didáticos, gostaria de saber se posso utiliza-los em minhas aulas de ciências e biologia, obviamente dando o merecido credito a quem é de direito.Grata.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com certeza.

  81. Geraldoes

    Estou com TGO AST 62, TGP ALT 101 e GT DOSAGEM GAMA 137, estas alterações são devidas as cervejas que bebo nos finais de semana, preciso de tratamento ou se somente parar de beber resolve?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você precisa fazer duas coisas: parar de beber e procurar um médico para investigar a origem destas alterações.

  82. Antônio S. Melo

    Gostaria mde saber acerca do meu GAMA GT que registrou 820 U/L. Não sinto nada e toma três doses de Wuisk po dia. O que seria?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser um sinal de doença do fígado pelo álcool, sugiro que você procure a opinião de um médico.

  83. gigi

    adorei o blog amanhã, vou ter que fazer esses tipos de exames e nao sabia para que eles eram agora to mais enformada do assundo. Parabéns

  84. cesar

    Parabéns pelos esclarecimentos. Simples, concisso e de muita valia para os leigos. Merece meus aplausos. Viva, viva a internete. Hoje em dia esse instrumento de comunicação faz com que muitas pessoas vivam mais e melhor.

  85. pr.jsquintanilha

    Olá,eu não poderia depois de ler este blog de parabenizar,os seus responsáveis pelo conteúdo informativo voltado à área médica,muito obrigado e que Deus abençoe a vida de vocês,e que este blog prospere e continue sendo um canal de informações para todos que desejam cresçer no conhecimento,neste mundo atual de muita coisa fútil e inútil que não traz edificação à vida de ninguém,voces estão no caminho certo,aprendir bastante.

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.