Anemia falciforme: traço, sinais e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 79 Comentários


O que é a anemia falciforme?

A anemia falciforme, também chamada de anemia drepanocítica, é uma doença genética caracterizada pela produção de hemácias (glóbulos vermelhos) anormais.

A anemia falciforme é comum em pessoas descendentes de populações do norte da África e do Mediterrâneo. No Brasil, ela é mais comum na população afrodescendente.

O paciente com anemia falciforme tem uma pequena quantidade de hemácias normais e uma grande quantidade de hemácias defeituosas.

A hemácia normal tem o formato parecido com uma boia de piscina e é maleável. As hemácias na anemia falciforme têm um formato alterado, parecido com uma foice, e são pouco elásticas.

Essas hemácias defeituosas além de serem menos efetivas no transporte de oxigênio, vivem apenas 20 dias (as hemácias normais vivem cerca de 120 dias), pois, por serem defeituosas, elas são rapidamente eliminadas do organismo pelo baço.

Explicaremos melhor essa situação mais à frente, na parte em que discutiremos os sintomas da anemia falciforme.

Como as células falciformes são pouco elásticas, elas têm dificuldade de fluir por vasos pequenos e bifurcações. Essa falta de maleabilidade leva as hemácias a ficarem presas em certas regiões dos pequenos vasos sanguíneos, causando obstrução do fluxo de sangue.

Hemácia na anemia falciforme

A anemia falciforme é uma das muitas causas de anemia existentes. Sugiro a leitura do texto ANEMIA – O que é, Causas e Sintomas para uma melhor compreensão do que é anemia.

Genética da anemia falciforme

A doença é causada por uma alteração do cromossomo 11. Antes de continuar, uma pausa para lembrar conceitos de genética.

O cromossomo é uma sequência de DNA composto por vários genes que determinam as nossas características. O ser humano possui 46 cromossomos, 23 foram herdados do pai e 23 da mãe.

Nossas caraterísticas são determinadas pela combinação dos cromossomos herdados da mãe e do pai.

Por exemplo, a cor dos nossos cabelos, o formato do nariz, a cor dos olhos, a chance de ter determinadas doenças, etc. são sempre determinados pelo conjunto de genes herdados (se tiver curiosidade de saber como a genética determina a cor dos olhos, leia: Qual será a cor dos olhos do meu bebê?).

O gene que determina as características das nossas hemácias fica em uma parte do cromossomo 11. Para que haja a anemia falciforme é necessário que a mãe e o pai tenham o gene defeituoso e o transmitam para seu filho(a).

Quando se recebe o gene defeituoso só de um dos pais, chamamos essa pessoa de portadora de traço falciforme. É um carreador assintomático do gene. Se essa pessoa tiver filhos com alguém que tenha a doença ou com outro carreador assintomático, o filho pode nascer ter anemia falciforme.

Reforçando: para se ter a doença são necessários dois genes defeituosos, um do pai e um da mãe. Se só houver um gene defeituoso, o paciente é apenas portador de traço falciforme, ele não tem a doença.

Parece complicado? Então veja as figuras dos exemplos abaixo para entender melhor.

Exemplo 1: mãe saudável e pai com anemia falciforme

Como o pai tem anemia falciforme, ou seja, possui dois alelos defeituosos, ele obrigatoriamente transmitirá um para os seus filhos. Como a mãe é saudável, tem os dois alelos normais, ela sempre transmitirá um alelo normal para seu filho.

O resultado é que todos os filhos serão portadores do traço falciforme, pois terão um alelo defeituoso vindo do pai e um alelo saudável vindo da mãe.

Legenda: r = gene defeituoso; R = gene normal.Vermelho = anemia falciforme; Roxo = traço falciforme; Azul = normal.
Legenda: r = gene defeituoso; R = gene normal.
Vermelho = anemia falciforme; Roxo = traço falciforme; Azul = normal.

Exemplo 2:  pai com doença falciforme e mãe com traço falciforme (portadora do gene).

Neste casos 50% dos filhos serão portadores de traço falciforme, receberão um alelo normal e um defeituoso, e 50% terão a doença, pois receberão um alelo defeituoso de cada progenitor.

 Legenda: r = gene defeituoso; R = gene normal.Pessoa Vermelha = anemia falciforme; Pessoa Roxa = traço falciforme.
Legenda: r = gene defeituoso; R = gene normal.
Pessoa Vermelha = anemia falciforme; Pessoa Roxa = traço falciforme.

Exemplo 3: pai portador de traço e mãe saudável.

Como o pai só tem um alelo defeituoso, 50% dos seus filhos serão portadores do traço e 50% terão genes normais.

Anemia Falciforme -  Legenda: r = gene defeituoso; R = gene normal.Pessoa Roxa = traço falciforme; Pessoa Azul = normal.
Legenda: r = gene defeituoso; R = gene normal.
Pessoa Roxa = traço falciforme; Pessoa Azul = normal.

Exemplo 4: pai e mãe portadores de traço falciforme

Nessa situação, existe 50% de chance dos filhos terem traço, 25% de terem anemia falciforme e 25% de terem genes normais.

Anemia falciforme -  Legenda: r = gene defeituoso; R = gene normal.Pessoa Vermelha = anemia falciforme; Pessoa Roxa = traço falciforme; Pessoa Azul = normal.
Legenda: r = gene defeituoso; R = gene normal.
Pessoa Vermelha = anemia falciforme; Pessoa Roxa = traço falciforme; Pessoa Azul = normal.

Sintomas

O quadro clínico da anemia falciforme é habitualmente composto por dor difusa, infecções e anemia.

Crise vaso-oclusivas

Os quadros de dor na anemia falciforme são provocados pelas obstruções dos pequenos vasos sanguíneos.

Essas dores são chamadas de crises falciformes ou crises álgicas vasoclusivas e ocorrem principalmente no tórax, abdômen e membros.

Quando as obstruções ocorrerem em vasos maiores ou acometem órgãos internos, elas podem levar a complicações sérias, tais como AVC, infarto do miocárdio, insuficiência renal, trombose venosa dos membros inferiores e isquemia dos membros com formação de úlceras. Nos olhos, a obstrução de vasos da retina pode levar à cegueira.

Um dos órgãos que mais sofrem com a anemia falciforme é o baço, que é o órgão responsável pela retirada das hemácias defeituosas da circulação. Como nesta forma de anemia há muitas células defeituosas, depois de algum tempo, o baço fica congestionado de células que obstruem a chegada de sangue, ocasionado o que chamamos de infarto esplênico.

Infecções

O baço, além de remover células defeituosas do sangue, também é um órgão que participa do sistema imunológico. A ausência do seu funcionamento leva a uma queda na imunidade e favorece certas infecções, como a pneumonia e a meningite.

Infecções são a principal causa de morte em pacientes com anemia falciforme.

Anemia

A anemia surge porque a taxa de destruição das hemácias é mais rápida que a capacidade da medula óssea de produzir novas células saudáveis.

O portador de anemia falciforme precisa de transfusão sanguínea sempre que a anemia torna-se grave, o que costuma acontece várias vezes durante a vida.

Algumas situações aumentam a quantidade de hemácias em forma de foice, sendo a desidratação uma das principais.

Tipos de anemia falciforme

Atualmente a anemia falciforme não é mais considerada apenas um única doença, mas sim um grupo de doenças que tem em comum a presença da hemoglobina S (HbS). A hemoglobina é uma proteína que permite que os glóbulos vermelhos transportem oxigênio para todas as partes do corpo.

A seguir explicamos de forma sucinta os tipos mais comuns anemia falciforme

HbSS

Pessoas com essa forma de anemia falciforme herdam dois genes da célula falciforme (“S”), um de cada pai. Isso é geralmente é a forma mais grave da doença.

HbSC

Pessoas com essa forma de anemia falciforme herdam um gene da célula falciforme (“S”) de um dos pais e do outro um gene para uma hemoglobina anormal chamada “C”. Esta é geralmente uma forma mais branda de anemia falciforme.

HbS beta talassemia

Pessoas com essa forma de anemia falciforme herdam um gene da célula falciforme (“S”) de um dos pais e um gene para a beta talassemia, outro tipo de anemia, do outro pai. Existem dois tipos de talassemia beta: “0” e “+”. Aqueles com talassemia HbS beta 0 geralmente apresentam uma forma grave da anemia, enquanto pessoas com HbS beta + tendem a ter uma forma mais branda.

Tipos raros

HbSD, HbSE e HbSO – Pessoas com essas formas de anmeia falciforme herdam um gene da célula falciforme (“S”) e um gene de um outro tipo anormal de hemoglobina (“D”, “E” ou “O”). A gravidade desses tipos mais raros é variável.

Traço falciforme (HbAS)

Pessoas com traço falciforme são aquelas que herdam um gene da célula falciforme (“S”) de um dos pais e um gene normal (“A”) do outro pai.

Os pacientes portadores de traço falciforme costumam ser assintomáticos. Na maioria dos casos, o hemograma é normal.

Estima-se que 30 milhões de pessoas sejam portadoras de traço no mundo todo.

Apesar de não terem a doença propriamente dita, as hemácias dos portadores de traço não são completamente normais e, sob circunstâncias desfavoráveis, elas podem sofrer transformação em hemácias falcêmicas.

Entre as circunstâncias desfavoráveis podemos citar as situações de redução de oxigenação, como em grandes altitudes ou em viagens aéreas prolongadas. Existe também um maior risco de morte súbita durante exercícios físicos extenuantes e prolongados.

Outras alterações que também ocorrem em maior frequência nos pacientes portadores de traço falciforme incluem:

Tratamento

O transplante de medula óssea é a única forma de tratamento que pode curar a anemia falciforme. Esse procedimento ,porém, está longe de ser simples.

Atualmente, ele é reservado para pessoas com menos de 16 anos, porque os riscos do grave toxicidade e morte são muito elevados para os pacientes com mais de 16 anos. Além disso, encontrar um doador compatível é difícil, pois habitualmente é necessário que esse seja um irmão geneticamente saudável.

Como o transplante de medula óssea não é uma opção viável para a maioria dos pacientes, o tratamento da anemia falciforme acaba ficando destinado a evitar as crises álgicas, aliviar os sintomas e prevenir complicações.

Transfusões sanguíneas são necessárias quando a anemia é grave. Um medicamento chamado hidroxiureia também ajuda, pois age diminuindo o percentual de células em foice no sangue.

Manter o paciente bem hidratado reduz os episódios de crise vasoclusiva.

Para reduzir o risco de infecções, é importante que o paciente com anemia falciforme seja vacinado contra os seguintes germes: Streptococcus pneumoniae, influenza, Neisseria meningitidisHaemophilus influenzae tipo B e hepatite B.

Com o adequado seguimento médico, os pacientes com anemia falciforme costumam ter uma expectativa de vida de cerca de 67 anos.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


79 respostas para “Anemia falciforme: traço, sinais e tratamento”

  1. Josiane

    Boa noite Dr.

    A anemia falciforme pode provocar queda de cabelo?

    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não de forma relevante, a ponto de ser perceptível para outros.

  2. Irani Rodrigues do Nascimento da Silva

    Os pacientes com o traço da anemia falciforme tem que fazer os mesmos tratamentos de quem tem a doença,eles correm o mesmo risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, os portadores de traço têm um quadro bem mais brando que os portadores de doença falciforme.

  3. edyrley16@gmail.com

    O homem portado do traço falciforme pode ter filho sem que nasça com o traço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  4. Sarah Cardoso Gomes da Silva

    O traço da anemia causa alergia nos olhos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não costuma.

  5. Nicole Silva

    A Anemia falciforme altera o hemograma, se sim , como?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, causa anemia.

  6. Deusiane Rodrigues

    Quero saber si anemia falciforme & traço falciforme e mesma coisa,

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não. O traço falciforme é uma forma mais branda da anemia falciforme.

  7. Sara Sol Gitirana

    Bom dia, Minha mae tem Anemia Falciforme, e n’os os filhos temos o traço. Minha mae sofre muito com essa doença, e agora est’a com diabetes. Gostaria de saber se essa diabetes tem ligaçao com a falciforme? E desculpe a falta de acentos em algumas palavras, meu notbook desconfigurou os acentos do teclado. Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, o diabetes e a anemia falciforme são doenças distintas, não têm relação.

  8. Wilkson

    Olá doutor
    Gostaria de saber se quem tem o traço falciforme tem direito a receber a vacina contra h1n1(influenza) grátis ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  9. Monaina Gonçalves

    Bom dia! Tenho traço Falciforme descobri através do resultado do teste do pezinho da minha filha que tbm é portadora do traço. Posso doar sangue?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

      1. Taco Deimos

        No site da fundação HEMO MINAS diz que quem tem o traço pode doar sim. Alguém está errado nesta afirmação. Só é inapto para aférese.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Sim, é verdade, não são todos ,mas atualmente a maioria dos centros de sangue já aceitam portadores de traço falciforme como doadores.

  10. DANIELE ALEXANDRE

    Obrigada dr pelas dicas minha filha de 6 aninhos tem traço
    Mas graças a Deus até agora tudo bem
    Que Deus ajude que ela seja saudável
    Só sei que me informaram para ela não ter parceiro que tenha mesma coisa…

  11. Missilene Cirilo Candido

    Excelente materia!

  12. osenir

    Oi Dr tô terminando o meu tcc e, na minha revisão coloquei as imagens com a legenda gene alterado,gene normal.
    Gostaria de saber se vc. É o autor dessas imagens?
    até, Osenir

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A imagem não é minha, é da Wikipedia. Mas ela é livre, não tem direitos autorais. A única coisa que fiz foi traduzir.

      1. osenir

        Boa noite Dr.
        Obrigado pela informação.

  13. Karla Andrea

    Olá, Dr.
    Existem sinais clínicos para traço falciforme?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente não. Mas alguns sintomas de anemia falciforme podem aparecer de forma mais branda.

  14. Juliana Ludwig Juh

    Oi Dr me chamo Juliana e muitas vezes ao ano sinto muitas dores nas costas e nas pernas é uma dor muito forte fui ao medico e ele vai me pedir alguns exames poderia ser anemia falciforme?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Existem dezenas de hipóteses diagnósticas para essas dores. Por que você pensou logo em anemia falciforme?

  15. jeremias

    eu so queria saber se com o tratamento e possivel ter um filho saldavel sem deficiencias?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O tratamento não influencia no risco de ter filhos com a doença ou com traço.

  16. Sofia

    Tenho problemas pulmonares, como bronquiectasias por pneumonias de repetição, e estão investigando a causa, o traço falciforme pode ter contribuição nisso?

  17. Mariangela

    Quem é portador de anemia falciforme pode receber sangue saudável ? Ou não é indicado ou não vai adiantar nada ? Como seria isso ? Agradeço sua gentileza. Mariangela

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Todo sangue transfundido é saudável. Se o paciente com anemia falciforme tiver um quadro de anemia muito grave, a transfusão pode ser necessária.

  18. Jussara

    Quem é apenas portador do traço de anemia falciforme pode doar médula óssea?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      A princípio, sim.

  19. gisele

    tenho o traço falciforme, tenho q fazer tratamento…

    1. afonso

      amiga, o traço, não significa que está com a doença, vc têm apenas o traço, uma hemoglobina normal e outra defeituosa, porém assintomática, sem os sintomas, sem crises dolorosas. mas cuidado qdo for casar, faça o exame: eletroforese de hemoglobina do seu companheiro para verificar se ele tb tem uma hemoglobina defeituosa, ok?

  20. Marceline

    Meu Deus minha colega Taianne tem que se cuidar ou pode até ter cançer citada :(

  21. 548932

    meu nome e jaine,tenho 3 filhos,a mais velha não tem, a do meio tem o traço,e o mais novo tem tambem o traço, meu marido tem mais 2 filhos com mães deferentes, e eles não tem, os meus 3 são dele,meu marido que tem o traço, eu não tenho.gostaria de saber porque isso acontece?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O texto explica.

  22. cieleoliver

    Dr. eu tenho traço falciforme e fiquei sabendo que se eu tiver um filho do sexo masculino, terá uma probabilidade de ele com nascera doença anemia falciforme, mesmo meu marido não tendo nem mesmo o traço e se for do sexo feminino, poderá nascer apenas com o traço falciforme. o que tem de verdade…?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se o marido não tem traço, o único risco é da criança também ter traço como você. Para haver doença falciforme os dois pais tem que ter no mínimo traço .

  23. Thiago Luiz

    Dr., me chamo Thiago. Desde criança fui diagnosticado com traço falciforme, mas me disseram que não preciso tomar nenhuma medida drástica e nem de um acompanhamento continuo. Porém, tenho sentido alguns sintomas estranhos (hoje tenho 17 anos), como um cansaço precoce na prática de exercícios físicos, o que ocasiona tonteira, formigamentos nos membros superiores e inferiores. Gostaria de saber se este sintoma pode estar relacionado ao traço, ou é mais provável que seja relacionado às crises de asma/bronquite da minha infância. Obrigado, aguardarei a resposta pacientemente.

  24. Alex

    Aumentar as hemoglobinas no sangue pode ser considerado um tratamento ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não. Só indica-se o aumento das hemoglobinas, quando a anemia é grave.

  25. Kênia Guimarães

    Os portadores de traço falciforme devem ter algum tipo de cuidado especial?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, evitar desidratação, ter cuidado com alguns medicamentos.. enfim, o ideal é ter um médico conhecido para acompanhá-lo periodicamente, caso necessário.

  26. Nessa Santos

    ola tenho 28 anos e a 8 anos descobri q tenho anemia falciforme, quando tive minha primeira filha. Ela tem o traço, mas nunca tive os sintomas, nunca senti dores nem nada, é normal isso acontecer? Alguns ate duvidam q tenho isso por se tratar de uma doença muito seria.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, há pessoas com traço que não sentem nada.

  27. Tamara

    Dr, quando que diagnóstico pelo teste do pé do bebê começou? Nasci em 93, gostaria de saber se na época já acusava. Grata.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O teste do pezinho é feito desde a década de 60.

  28. marilia

    Tenho 30 anos e resolvi a doar sangue, e descobri que tenho traço da falsiforme fiquei preocupada pois do jeito que ala me explicou e viavel que eu nao tenha filhos bilogico.
    E o meu sonho ser mãe.

  29. Rose

    e normal uma criança com traço ter dores nas articuarção queda nos cabelo e falta de apetite

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Nenhum dos três sintomas é normal em qualquer criança, tenha ela traço falciforme ou não.

  30. Gislene

    quem tem traço de anemia falciforme pode sangrar pelo nariz?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Qualquer pessoa pode sangrar pelo nariz.

  31. Nathallybueno

    Quem tem anemia falciforme,os cabelos caem?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Gerlamente, não.

  32. Cicerabatista2010

    meu filho tem traço falciforme, quero sabe se ele tem que fazer tratamento.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não necessariamente.

  33. Monikapereira2010

    Dr sou casada meu marido tem o traço falciforme e tenho quatro filhos duas meninas e dois meninos e as meninas todas tem anemia falciforme me explique como isso aconteceu se meu marido só tem o traço falciforme e eu não tenho.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não faz sentido.

  34. Iaia Sil

    existe cura para quem sofre de anemia falciforme

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  35. Miriam

    como devo saber se tenho traço//

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Existem exames de sangue para isso.

  36. Giliane

    Boa noite Dr. Tenho 25 anos e em uma doação de sangue descobri que tenho traço da anemia falciforme. Gostaria de saber se tem algum risco pra minha saude pois todos os meu exames são excelente ( glicemia, colesterol, triglicerídeos, pressão…). Tenho que fazer algum acompanhamento especial? Estou grávida mas meu marido não tem traços, como a doença é homozigota recessiva sei que a criança não tem como nascer com a doença, mas pode ter traços como eu.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O portador do traço não neçessariamente terá sintomas

  37. Dspbeleza

    é verdade que a criança com traço falsiforme nunca se cura? O meu filho tem 4 anos e meio, e nasceu com traço falsiforme, mas é super saudável, corre, brinca, como qualquer criança. Só gostaria de uma melhor explicação, pois só me mandam dar combirom, e fazer exames, mas sem nenhuma explicação.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É uma alteração genética. Ele terá traço para o resto da vida.

  38. Regina

    Bom dia Dr. adorei este artigo sobre o traço falciforme. O meu filho tem o traço falciforme com 11 anos teve algumas crises com esforços físicos e evita ir a escola quando tem educação física ficando constrangido da atividade física onde reclama de muitas dores nas pernas relatando como se estivesse queimando a musculatura da perna e dor nas costas, pois bebe muita àgua e a urina é escura fazendo em exesso. Gostaria de saber pois os médicos falam que o traço não tem sitomas nenhum somente quem tem a anemia falciforme que sim. Eu vejo nitidamente que meu filho sofre devidos a dores constantes a atividade de exaustão, me informa algum caminho para eu me orientar melhor com este assunto.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O traço pode dar sintomas, mas são mais leves do que na anemia falciforme. Procure um hematologista.

  39. jessica lima

    mt bom,deu pra tirar minha duvida

  40. Elaine

    Dr: Pedro
    Boa tarde, eu e meu marido temos traços falciforme o meu primeiro filho nasceu com os traços falciforme, o meu segundo filho é portador da anemia falciforme FS, e eu estou gravida de novo
    qual a probabilidade desse meu bebe nascer com Anemia Falciforme.
    Estou um pouco com medo. desde já agradeço pela a sua atenção
    obrigada.
    Ass: Elaine

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pelo o que você conta, 25% de chance de anemia falciforme, 50% de chance de traço.

  41. Arthur Nascimento

    muito bom esse blog
    mais queria saber qual a especialidade do medico que cuida de anemia falci foemica???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Hematologista

  42. Keila Melo

    Dr.Pedro  parabéns pelo artigo!!
    Eu fui doar sangue e soube que sou portadora do traço falciforme, como leiga corri para internet pesquisar e este artigo foi ótimo, com detalhes e muito esclarecedor!!
    Muito obrigada pelo artigo.
    Att.
    Keila Melo