Anemia: o que é, tipos, causas e sintomas

Dr. Pedro Pinheiro

comment 105 Comentários


O que é anemia?

A anemia é um dos distúrbios mais frequentes na medicina. Apesar de ser uma condição comum, ela é muitas vezes mal diagnosticada, mal tratada e quase sempre mal explicada aos pacientes.

Popularmente, a anemia é conhecida como falta de sangue. Esse conceito não está de todo errado, mas podemos ser um pouco mais precisos. Anemia é a redução do número de glóbulos vermelhos (também chamados de hemácias ou eritrócitos) no sangue. As hemácias são as células que transportam o oxigênio, levando-o para todos os órgãos e tecidos do corpo.

A anemia não é uma doença, ela é um sinal de doença. Se o paciente é diagnosticado com anemia, o próximo passo é investigar a causa, pois com certeza há alguma doença por trás provocando a queda no número glóbulos vermelhos no sangue.

Para ficar mais fácil de entender, expliquemos o que é o sangue.

De que é feito o sangue?

O sangue pode ser dividido didaticamente em duas partes: plasma e células.

Composição do sangue após centrifugação
Composição do sangue após centrifugação

O plasma sanguíneo é a parte líquida, correspondendo a 55% do volume total de sangue. O plasma é basicamente água (92%), com alguns nutrientes diluídos, como proteínas, anticorpos, enzimas, glicose, sais minerais, hormônios, etc.

Os outros 45% do sangue são compostos por células: hemácias, leucócitos e plaquetas. Destas células, 99% são hemácias.

A anemia surge quando o percentual de hemácias no sangue fica reduzido, deixando-o mais diluído (as causas serão explicados mais adiante).

O diagnóstico da anemia é feito basicamente pela dosagem das hemácias no sangue, realizada através de em um exame de sangue chamado hemograma. Na prática, a dosagem das hemácias é feita através dos valores do hematócrito e da hemoglobina.

Para entender como se diagnostica uma anemia é preciso estar familiarizado com os termos hematócrito e hemoglobina. Vamos a eles, então.

Hematócrito e a hemoglobina

O que é hematócrito?

O hematócrito é o percentual do sangue ocupado pelas hemácias (glóbulos vermelhos). O hematócrito normal fica ao redor de 40 a 45%, indicando que 40 a 45% do sangue são compostos por hemácias.

As hemácias são produzidas na medula óssea e têm uma vida de apenas 120 dias. As hemácias velhas são destruídas pelo baço (órgão situado à esquerda na nossa cavidade abdominal). Isso significa que após quatro meses nossas hemácias já foram todas renovadas. A produção e a destruição das hemácias são constantes, de modo a se manter sempre um número estável de hemácias circulantes no sangue.

O que é hemoglobina?

A hemoglobina é uma molécula portadora de ferro que fica dentro da hemácia. A hemoglobina é o componente mais importante da hemácia por ser ela a responsável pelo transporte de oxigênio pelo sangue.

O ferro é um elemento essencial da hemoglobina. Pessoas com carência de ferro não conseguem produzir hemoglobinas, que por sua vez são necessárias para a produção das hemácias. Portanto, uma diminuição das hemoglobinas obrigatoriamente leva a uma diminuição das hemácias, ou seja, à anemia.

Na prática, a dosagem de hemoglobina acaba sendo a mais precisa na avaliação de uma anemia, uma vez que o hematócrito pode ser influenciado por um sangue mais ou menos diluído.

Diagnóstico

O diagnóstico de anemia é feito quando os valores da hemoglobina e do hematócrito estão abaixo dos seguintes valores de referência:

  • Hematócrito normal: 41% a 54% nos homens ou 35% a 47% nas mulheres.
  • Hemoglobina normal: 13 a 17 g/dL nos homens ou 12 a 16 g/dL nas mulheres.

É importante salientar que os valores de referência podem variar de um laboratório para o outro, e resultados um pouco abaixo do normal devem ser interpretados pelo seu médico, uma vez que não necessariamente indicam doença. Mulheres com grande fluxo menstrual podem ter valores menores que estes, sem causar nenhum dano à saúde. Uma leve queda no hematócrito nas mulheres pode não ter relevância clínica.

Bom, explicado o básico, vamos ao que interessa.

Causas

A anemia tem três causas básicas:

  • Pouca produção de hemácias pela medula óssea.
  • Elevada destruição de hemácias pelo corpo.
  • Perda de hemácias e ferro através de sangramentos.

Como já referido, é importante entender que anemia não é uma doença, mas sim um sinal de doença. Ao se deparar com um hemograma evidenciando queda do hematócrito, o médico deve investigar qual das três causas acima é a responsável pelo quadro. Não basta prescrever ferro e achar que está tudo bem.

Exemplos de causas de anemia que não se resolvem apenas com reposição de ferro:

1. Um câncer de intestino pode causar sangramentos e perda de hemácias, levando à anemia. Esta anemia é causada por perda de sangue e, apesar do paciente realmente ter carência de ferro, uma simples reposição não irá estancar o sangramento, nem tratar o tumor. Na verdade, repor ferro sem investigar a causa da anemia pode melhorar os valores do hematócrito temporariamente, levando à falsa impressão de resolução do problema, o que só irá atrasar o diagnóstico final.

2. Uma infecção que atinge a medula óssea impede a produção de hemácias, levando à anemia. Neste caso, a queda do hematócrito ocorre por falta de produção de hemácias na medula. Do mesmo modo, repor ferro não irá tratar a causa.

3. Um medicamento que seja tóxico para as hemácias e cause sua destruição antes de 120 dias, também leva à anemia. Anemia por rápida destruição das hemácias também não será tratada com ferro.

Portanto, o simples diagnóstico de anemia não encerra a investigação. Pelo contrário, ele é apenas o primeiro passo para se obter o diagnóstico final. Se o paciente tem uma queda no hematócrito, existe uma causa por trás.

A reposição de ferro só está indicada nos casos de anemia por carência ferro, chamada de anemia ferropriva. Ainda assim, a reposição não elimina a necessidade de se investigar o que está causando a perda de ferro. O paciente pode perder sangue por úlceras no estômago, tumores no intestino, sangramento vaginal, etc. Para saber mais sobre anemia por carência de ferro, leia: ANEMIA FERROPRIVA | Carência de ferro.

Doenças que podem causar anemia

Na verdade, qualquer doença que curse com inflamação crônica pode inibir a função da medula óssea e cursar com queda das hemácias, uma situação que chamamos de anemia de doença crônica. Portanto, qualquer doença mais arrastada pode causar anemia.

Anemias primárias

Na maioria dos casos, a anemia surge devido a alguma doença, como nos exemplos citados acima. Todavia, existem também as anemias primárias, ou seja, causadas por defeitos próprios na produção das hemácias. As anemias primárias são aquelas que não são causadas por outras doenças, elas são a própria doença.

Estas anemias são normalmente doenças de origem genética. As mais comuns são:

  • Anemia falciforme.
  • Talassemia.
  • Anemia sideroblástica.
  • Esferocitose.
  • Hemoglobinúria paroxística noturna.
  • Deficiência de G6PD.

Apenas para reforçar os conceitos: na anemia primária, o paciente tem um defeito genético que o impede de produzir hemácias saudáveis. O paciente nasce com esse problema. Nas anemias secundárias, o paciente passa a apresentar anemia depois de contrair algum problema de saúde ao longo da sua vida.

Anemia vira leucemia?

NÃO! Nenhuma anemia causa leucemia, assim como nenhuma anemia vira leucemia. Na verdade, anemia não só não vira leucemia como nenhum outro tipo de câncer. Entretanto, como já foi explicado, a queda dos valores do hematócrito pode ser um sinal da existência de um câncer, entre eles a própria leucemia. Portanto, a leucemia leva à anemia e não o contrário.

Explicamos melhor o porquê da anemia não virar leucemia no artigo: Anemia pode virar leucemia?

Sintomas

Como as hemácias são as transportadoras de oxigênio do nosso corpo, a falta delas leva aos sintomas de uma oxigenação deficiente dos nossos tecidos. O principal sintoma da anemia é o cansaço. A anemia pode ser tão grave que tarefas simples como pentear o cabelo ou mudar de roupa tornam-se extenuantes.

Quanto mais rápido se instala a anemia, mais cansaço e fraqueza o paciente sente. Anemias que se instalam lentamente dão tempo ao paciente se adaptar e podem só causar sintomas em fases bem avançadas.

Apenas como exemplo, se o paciente perde sangue rapidamente e sua hemoglobina cai de 13 para 9,0 g/dL em dois ou três dias, o paciente sentirá um cansaço grande. Se, por outro lado, houver um sangramento pequeno, mas constante, fazendo com que a hemoglobina caia de 13 para 8,0 g/dL em três ou quatro meses, o paciente pode não notar muito cansaço a não ser que tente fazer esforços mais intensos.

Outro sinal de anemia é a palidez cutânea, muitas vezes identificadas até por leigos. Em pacientes de pele negra, a palidez cutânea é difícil de ser identificada.

Imagem comparando a mão normal do médico, bem corada, com a mão pálida de um paciente com anemia.
Imagem comparando a mão normal do médico, bem corada, com a mão pálida de um paciente com anemia.

Um jeito simples de identificar a anemia é olhar a conjuntiva, a membrana que recobre o olho e a região de dentro da pálpebra. Em pessoas normais ela é bem vermelhinha. Já em anêmicos ela é quase da cor da pele.

Anemia: conjuntiva pálida e conjuntiva corada (sem anemia).
Anemia: conjuntiva pálida e conjuntiva corada (sem anemia).

Além do cansaço e da palidez cutânea, outros sintomas da anemia incluem palpitações, falta de ar, dor no peito, sonolência, tonturas e hipotensão. Nos idosos pode haver algum grau de perda da atenção e dificuldades no raciocínio.

Para saber mais sobre os sintomas da anemia, leia: SINTOMAS DA ANEMIA.

Conclusão

Como se pôde notar, a anemia é uma situação complexa que pode indicar dezenas de doenças diferentes. O importante é procurar ajuda médica sempre que houver suspeita de anemia.

Não se satisfaça apenas com o diagnóstico de anemia e a prescrição de ferro para tratamento. Pergunte ao seu médico qual é a causa da queda do seu hematócrito e o que está sendo feito para diagnosticá-lo e tratá-lo.


Referências

  • Anemia – American Society of Hematology.
  • Anemia – Lab Tests Online – American Association for Clinical Chemistry.
  • Your Guide to Anemia – The National Heart, Lung, and Blood Institute.
  • Approach to the adult with anemia – UpToDate.
  • Anemia in the older adult – UpToDate.
  • Greer, J. P., Arber, D. A., Glader, B. E., List, A. F., Means, R. T., Rodgers, G. M., Fehniger, T. A. (2018). Wintrobe’s clinical hematology: Fourteenth edition. Wolters Kluwer Health Pharma Solutions (Europe) Ltd.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


105 respostas para “Anemia: o que é, tipos, causas e sintomas”

  1. Letícia

    dr.pedro, minha hemoglobina tá 14,5 g/dL 12,0 a 15,8 g/dL e o hematócrito 39,2 33,0 a 47,8 estou com anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  2. Vinicius

    Doutor, Hematócrito 49% é alto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Em homens ainda está dentro da normalidade.

  3. Silvia Cristina dos Santos

    Fiz exame de sangue ,estou perdendo muito peso .E na obs do meu exame de sangue apareceu : “LEOCOCITOS EM DUPLICATA CONFIRMADO “. Pode ser alguma anemia esse resultado ?

    Hemoglobina deu 12,8

    Hematócrito 42

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Silva, sinceramente eu não sei o que são “leucócitos em duplicada”. Tem que perguntar ao laboratório o que significa esse termo. Nunca tinha visto. De qualquer forma, isso não tem nada a ver com anemia. Sua hemoglobina e hematócrito estão com valores normais.

  4. Alexsandra Fernandes da Silva

    Dr.pedro, hemoglobina da minha mãe o resultado é 10 é considerado grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É uma anemia, mas não é um valor muito grave. De qualquer forma, tem que ser investigada a causa.

  5. Luciana Cunha

    Dr. Pedro, minha hemoglobina deu 8,4 e hematócrito 24. Estou com anemia grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é uma anemia relevante.

  6. Alessandra

    Hemoglobina 12, Eritrócitos 4,57, hematocrito 35,5%, VCM 77,7, HCM 26,2, CHCM 33,7, RDW 19,3%, ferro 37 e ferritina 13,5, já é considerado anemia? ou ainda não?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, hemoglobina de 12 já é anemia. É leve, mas está abaixo do normal.

  7. Lucia christianini

    NãO Fiquei com duvida.Gostei muito do comentario, achei bastante didatico

  8. Maria Regina monteiro Fusco

    O verme amarelão pode causar anemia, baixar os níveis de ferro? Idade 9 anos, menino.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, a ancilostomose (amarelão) tem como um dos seus sinais a anemia e a desnutrição. Temos um artigo sobre o assunto: https://www.mdsaude.com/doencas-infecciosas/parasitoses/ancilostomose/

  9. ulysses ayres

    meu Hematocrito é de 33,0 é muito baixo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende. O valor sozinho não diz muita coisa. É preciso avaliar todo os seu histórico médico e contextualizar esse resultado. Por exemplo, se você fosse uma mulher grávida, estaria normal. Se fosse um paciente com insuficiência renal crônica, também.

  10. Isabel Romanello

    Quero parabenizá-lo pelo lindo trabalho. Sua clareza e simplicidade são reconfortantes. A seriedade, a paixão pelo que faz e o conhecimento do assunto são claramente demonstrados. A maior percepção é do Amor e Respeito que sua abordagem, energia e força transmitem, nutrindo a esperança de muitos!

  11. Paula

    Bom dia!
    Gostaria de saber se vomitar um dia antes de fazer exame de sangue completo pode alterar os resultados?!
    Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se for um único episódio, não costuma ser suficiente para causar grandes alterações.

  12. Beatriz Mazzola.

    doutor, anemia também pode causar amarelado em volta do globo ocular?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente isso é causado por icterícia.

  13. Sara Cosra

    Boa tarde Dr.Pedro é possível ganhar essa doença através
    da grande perda de sangue por causa da menstruação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Por mais que a menstruação seja volumosa, ela não costuma ser o suficiente para causar anemia relevante. Mas, em casos excepcionais, isso pode ocorrer.

  14. Arns

    Boa tarde Pedro, caso suspeite de anemia, devo procurar um médico com alguma especialização?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser o clínico geral.

  15. Andre

    Dr. As analises feitas no hospital (urgencias) aquelas analises que fazemos lá, quando nos queixamos de algo e eles mandam fazer analises, essas analises se ouver anemia eles detectam?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se for solicitado um hemograma, sim.

  16. Patricia

    Dr. Estou gravida de 9 meses e meu exame de Hemoglobina deu 11,9 é anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pra grávida tá bom.

  17. nairacris

    Dr. Hematócrito 21 necessita obrig de transfusão? Motivo sangramento.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Numa anemia aguda por sangramento, com hematócrito nesse nível, a maioria dos médicos costuma transfundir.

  18. Franciele dos Santos

    olá doutor, fiz exame de sangue recentemente e meu hematocrito está 33,7 e a hemoglobina em 10,8, isso é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É um valor baixo, indica anemia. Não é anemia grave, mas é anemia.

  19. layane

    Bom dia, tive um aborto na terça feira e de acordo cm os médicos ficarei sangrando por mais um tempo ate a expulsão completa do material q ainda tem em mim.
    Devido a essa perda eu n como, n saiu n rua, e as vezes sinto câimbras ao me levantar cm tonturas.
    A pergunta é..
    Minha infecção de urina mais hemorragia podem se associar a anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não entendi a pergunta. Hemorragia causa anemia, mas que que infecção urinária tem a ver com a sua história?

  20. Jp

    Tontura, dor de cabeça, enjoo, dor no peito e algumas vezes pelo corpo e palidez podem estar relacionados a anemia ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, podem.

  21. Felipe Santos Pinheiro

    Doutor tenho gastrite erosiva ela tabem tem haver com a causa da anemia ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ter, se estiver a sangrar.

  22. Astrine Gonçalves Cardoso

    boa noite Dr. como é que eu faço para saber se tou com anemia por carência de ferro?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Há exames de sangue pra isso.

  23. Larissa Izabelle

    Doutor, por qual motivo a anemia causa edema em MMII ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não causa.

  24. Fabiana Berlandi

    Bom dia Doutor, estou com anemia, fiquei sabendo por causa de uns exames que minha Ginecologista me pediu, e indicou para eu tomar combiron, na verdade eu gostaria de procurar um medico especialista nessa área, mas não sei qual, vc pode me falar qual é a especialidade que cuida dessa parte? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Hematologista.

  25. Ciléia Santos

    Doutor, estou preocupada estou gestante e minha hemoglobina deu 8,80, hemácias 3,30 devo ta com algo serio?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É uma anemia maior que o habitual para grávida. Tem que investigar a causa.

  26. lazaro jose pereira

    obrigado dr Pedro tirei 10 no trabalho de ciencas

  27. Ronaldo

    Boa noite Doutor!
    Depois de muito tempo (19 anos) eu me auto-diagnóstico que tenho anemia, pois todos o sintomas citado à cima, são iguais aos que eu tenho, IDÊNTICOS .Vou procurar um médico o mais rápido possível.

    Obrigado pelas dicas, continue sempre assim! :D

  28. Thiago Pereira

    Olá dr. minha esposa teve anemia na gravidez. Mas minha filha vai fazer 1 ano de idade e tal anemia continua. Mesmo tendo melhorado a alimentação e outras coisas. Ela sente isso tudo que esta descrito acima em alguns itens. Fraqueza, mal estar, cansaço, esta pálida, etc. O que podemos fazer? Procurar que tipo de tratamento? Tem algum médico especifico? No aguardo desde já grato.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure um hematologista

  29. Gisélia

    Olá Dr, meu filho de 11 meses está com anemia e estamos investigando mais a anemia dele, mas ela faz com que a imunidade dele abaixe?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A anemia por si não causa baixa imunidade, a não ser que o problema se estenda a outras células do sangue, como os glóbulos brancos.

  30. Gisa

    Dr. Pedro, minha filha tem 21 anos e nunca teve anemia, no dia 05/05/2014 ele teve um bebe, que nasceu de 29 semanas, ela estava com infecção no sangue e anemia 8. essa anemia pode ser por causa da infecção? Ou falta de uma alimentação adequada ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O oposto é o mais provável: que a infecção, a gravidez e o parto tenham causado a anemia.

  31. Andre Calix

    eu sou um adolescente e tenho a palpebra palida tenho anemia ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só fazendo um hemograma para saber.

  32. Angela Pereira

    Olá bom dia !! eu tenho mioma e nos dias que eu to menstruada eu sangro muito, e fiz exame de sangue to com anemia 8.5 estou tomando remédio Maltofer , isso vai combater a anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ajuda, mas 8,5 de hemoglobina é um valor muito baixo. Só reposição de ferro não deve ser suficiente. Se a culpa da grande perda de sangue é do mioma, o ideal é pensar em retirá-lo.

  33. Giseli

    Bom dia!
    Estou sempre com anemia, mas tenho síndrome de ovários policísticos, será ela a causa desta anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não costuma ser.

  34. Thais

    Oi doutor, estou tendo muita queda de cabelo e eu tenho 15 anos, não sei o que fazer e lendo esse texto fui verificar e a minha regiao da palpebra esta branca

  35. gisselly

    oi eu sinto muita dor nas pernas sera que e anemia faço exame e não da nada
    muito obrigado pelas dicas DR.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      É pouco provável que anemia seja a causa de dor nas pernas.

  36. Luciana Arruda Pereira

    Boa noite, Minha mãe é diabética e recentemente o médico falou que ela está com anemia, e receitou umas vitaminas.
    Gostaria de saber se é normal pacientes diabético apresentarem quadro de anemia, e se a causa pode ser a diabétis.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Em geral, somente o diabetes não justifica a anemia.

  37. Sigrid Fernandes Ramos

    A anemia férrea por sangramentos excessivos é o tipo de anemia mais comum, certo? Sendo assim, ela pode estar ligada a problemas de coagulação sanguínea como na doença de von willebrand. Minha dúvida é: esse tipo de doença (a de von willebrand) pode ser diagnosticada em uma pessoa adulta, ou é difícil uma pessoa passar pela infância e adolescência sem saber que tem esse problema?
    Desde já agradeço!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Em casos mais brandos, o diagnóstico pode só aparecer após muitos anos. Não é impossível passar a juventude toda sem saber da doença.

  38. Ana

    Boa tarde!!! Estou com anemia, mas a médica não receitou nada referente à isso… em contrapartida, estou com dores no estomago, diarréia e descobri que estou com verme. Vermes podem ser a causa da anemia? É necessário fazer uma endoscopia??? A médica disse que não, mas por essa matéria, acredito que seja importante….

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Infecção por parasitas pode levar à anemia.
      Qualquer anemia deve ter a causa elucidada.

  39. Elba

    Meu irmão tá com anemia, ele perdeu peso e está com a cor da pele amarelada. Se sente fraco
    Qual especialista procurar pra investigar a causa e dá o diagnostico correto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Comece com um clínico geral.

  40. Rogerio_mendez

    Sensacional o texto!

  41. Leydinha santos

    minha filha tem 7 anos e tem anemia e o cabelo dela caiu muito isso tem haver com a anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Anemia não provoca queda de cabelo. Mas é provável que a anemia e a queda de cabelos tenham a mesma origem.

  42. Maria Hasse

    meu bis
    neto vai fazer 3 meses dia 30 de junho sabado  vomitou  e veio       sangue isto pode  ser grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Vômito com sangue é um sinal que deve ser sempre avaliado por um médico.

  43. Andreiaalexandra

    ola sou a andreia.Eu tenho anemia e queixo-me mt da cabeça. Essas dores de cabeça tem alguma coisa a ver com anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Podem ter.

  44. Isabella

    oi sou isabella
    e eu estou sempre cansada,com sono e com falta de ar,isso pode ser anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      poder, pode.

  45. Alisonnn

    Olá, Fiz exame e o hematócrito deu 24, fiquei preocupado. O estresse pode causar tal quadro?
    Abraços,
    Alison

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Estresse não causa anemia

  46. alessandra

    a anemia pode causar a parada da mestruação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  47. Michellenardini

    Anemia causa coceira no corpo? há 20 dias estou com coceira sem alteração na pele, hemoglobina 9,0 e hematócrito 28,0, normocromia e anisocitose discreta e muito cansaço, falta de ar, dores de cabeça

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, anemia não costuma dar coceira.

  48. ivanilda rodrigues de siqueira

    gostaria de saber qual o especialista para fazer um exame bem detalhado de sangue pois minha filha antes de mestruar fica muito palida .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Hematologista é o especialista nas doenças do sangue.

  49. Tatiane Borré

    muito obrigado doutor

  50. Tatiane Borré

    ola! Boa tarde! Minha mãe tem um problema serio de anemia, seu ultimo exame de hemoglobina deu tão grave que foi necessário realizar transfusão de sangue. Ela fez uso de duas bolsas de sangue, e esta fazendo uso do Oniporum na veia. O que a gente mais achou estranho foi as reações que ela teve apos a transfusão e ao Oniporum, febre,dor de cabeça, tontura, pressão descontrolada (hora Baixa, Hora alta) e muita fraqueza. quero saber até que ponto esses sintomas são normais, e o que fazer para tentar elevar o nível de hemácias no sangue, já que o dela esta super baixo. Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Primeiro é importante saber se esses sintomas realmente foram reações à transfusão. Segundo, para tratar uma anemia é preciso saber a sua causa.

  51. Marcelo

    olá. com os resultados hemoglobina = 15,0 g/dl e hematocrito = 45,0% devo me preocupar com anemia? pois fui em dois médicos e um disse eu estar anemico e outro disse que não, está tudo bem. e agora?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso não é anemia, é um hematócrito normal.

  52. Cristina Ribeiro

    Estou com muita queda de cabelo ha alguns meses, muito desanimo, fadiga e minha pela esta palida. O sintoma de queda de cabelo pode ser da anemia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é habitual. Esses sintomas são mais comuns no hipotireoidismo

  53. Bel Celestino

    Meu pai teve uma hemoglobina de 4,5 no sabado e na quarta feira veio a falecer com insuficiência renal e respiratoria .gostaria de uma resposta porque a hemiglobina caiu tão rapido ok!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Exitem dezenas de causas. Impossível opinar à distância.

  54. Ana magalhaes

    boa noite eu gostava de saber se a anemia da febre?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  55. Tainaramarinho

    anemia pode ter queda de cabelo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, mas não é o mais comum.