Menarca (primeira menstruação): o que é, idade e sinais

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 45 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

O que é a menarca?

A primeira menstruação da vida de uma mulher recebe o nome de menarca. Este evento ocorre habitualmente entre os 10 e 14 anos de idade.

Aos 15 anos, mais de 95% das meninas já terão tido a sua primeira menstruação, motivo pelo qual essa é a idade considerada limite para o surgimento da menarca. As meninas que completam 16 anos sem nunca terem menstruado devem ser avaliadas por um(a) ginecologista, para que ele(a) possa investigar os motivos de tal atraso.

A menarca é uma das manifestações da puberdade, mas não é a única nem a mais precoce. Várias alterações no corpo das meninas podem ser notadas antes do surgimento da menarca e servem de aviso para a chegada da primeira menstruação.

Como surge?

A menarca surge porque os ovários das mulheres começam a produzir hormônios a partir do início da puberdade. A primeira menstruação é apenas uma das muitas alterações que o corpo da mulher sofre por influência hormonal ao longo da adolescência.

O surgimento da menstruação marca o início da vida fértil da mulher, apesar da primeira menstruação em si não estar necessariamente associada a uma ovulação. A primeira menstruação pode ocorrer exclusivamente por ação do estrogênio sobre o endométrio, que é o tecido que recobre a parede interna do útero. Após a menarca, porém, a tendência é que a menina comece a ovular, inicialmente de forma irregular, o que se traduz por ciclos menstruais também irregulares, e, posteriormente, com o passar dos anos, de forma mais regular e previsível.

Portanto, após a menarca, qualquer atividade sexual sem métodos contraceptivos pode resultar em uma gravidez. O surgimento da primeira menstruação é uma ótima oportunidade para os pais conversarem sobre métodos anticoncepcionais e levem a menina para uma primeira avaliação do ginecologista (leia: 20 Métodos Anticoncepcionais e Suas Taxas de Sucesso).

Quando costuma ocorrer?

Curiosamente, ao longo dos últimos 150 anos, a idade da menarca tem vindo a baixar progressivamente. Relatos do século XIX nos mostram que a primeira menstruação ocorria em média entre 16 e 17 anos de idade. Ao redor de 1920, a média de idade da menarca já havia caído para 14 e 15 anos, e, desde a segunda metade do século XX, encontra-se ao redor de 12 e 13 anos.

Vários fatores podem explicar essa tendência de redução da idade da menarca, entre eles, mudanças na dieta ao longo das gerações, percentual de gordura das meninas, sedentarismo, exposição ao fumo, consumo de álcool, fatores socioeconômicos, estresse, etc. O fator individualmente mais importante, porém, ainda é a história familiar. As meninas cujas mães tiveram uma menarca tardia tendem a menstruar mais tarde também.

Atualmente, a menarca costuma ocorrer entre 10 e 14 anos, sendo a média entre 12 e 13.

Quais são os sinais que sugerem que a menarca está próxima?

Como já referido, a menarca é um dos marcos da puberdade, mas não é o primeiro deles. Anos antes da menarca, o corpo da menina já começa a passar por várias transformações, induzidas pelo início da produção de hormônios sexuais pelos ovários. Em geral, a menarca costuma surgir 2 a 2,5 anos após o início da puberdade.

O primeiro sinal do início da puberdade costuma ser a aceleração do crescimento, chamado de estirão puberal. Entretanto, nos primeiros anos da puberdade, essa aceleração ainda não é tão nítida, e, na maioria dos casos, o primeiro sinal perceptível é o surgimento do broto mamária, chamado de telarca. Em 15% das meninas, o aparecimento dos primeiros pelos pubianos, evento chamado de pubarca, ocorre antes da telarca e acaba por ser o sinal perceptível mais precoce da puberdade. Portanto, a primeira menstruação ocorre, habitualmente, cerca de 2 anos depois da telarca ou da pubarca.

Entre  6 a 12 meses antes da menarca, o aumento da produção de estrogênio pelos ovários gera alterações na mucosa da vagina, o que provoca o surgimento de um corrimento vaginal fisiológico. Esse corrimento que surge nos primeiros anos de puberdade é habitualmente fino, de coloração esbranquiçada, não tem odor e não provoca coceira ou ardência. Ele é um corrimento benigno e não tem nenhum significado clínico. Se você quiser conhecer as caraterísticas dos diferentes tipos de corrimento vaginal, leia: Tipos de Corrimento Vaginal: Branco, Amarelo, Marrom…

Cerca de 6 meses antes da menarca, a menina passa pela fase final do estirão puberal, que é a fase da adolescência com maior velocidade de crescimento. Meses antes da menstruação, a menina chega a ter uma velocidade de crescimento de 8 a 10 cm por ano. Quando a menstruação chega, a menina já alcançou cerca de 96% da sua altura final, e a velocidade de crescimento cai, anunciando o fim do estirão puberal. Portanto, após a menarca, a menina não para de crescer, ela apenas o faz de modo menos intenso e mais lento. Uma menina que tenha 1,60 metro de altura durante a menarca ainda pode crescer até 1,66 ou 1,67 metro nos próximos 2 ou 3 anos.

O que fazer se a primeira menstruação não tiver aparecido até os 16 anos?

A ausência de menstruação chama-se amenorreia. A amenorreia é dividida em duas formas: primária e secundária. Quando a menstruação para de descer em mulheres que já menstruaram alguma vez na vida, chamamos de amenorreia secundária. Quando a mulher chega aos 16 anos* sem nunca ter menstruado, dizemos que ela tem amenorreia primária.

* Alguns médicos consideram 15 anos, em vez de 16, a idade limite para a dizer que a menina tem amenorreia primária.

Portanto, se uma menina tem crescimento normal e já apresenta sinais da puberdade, mas aos 15-16 anos ainda não apresentou a menarca, ela deve fazer uma visita ao ginecologista para investigar a causa. Essa visita ao ginecologista deve ser antecipada, caso aos 13 anos de idade a menina ainda não tinha tido a sua menarca e também não apresente nenhum sinal do início da puberdade. A ausência da menstruação, da telarca e da pubarca aos 13 anos é um sinal de puberdade tardia e precisa ser investigada.

É importante sempre saber a idade da menarca da mãe. Se a mãe teve sua menarca somente aos 15 ou 16 anos, podemos ficar mais descansados, pois o mais provável é que a filha tenha a sua primeira menstruação com mais ou menos a mesma idade. Por outro lado, se a mãe teve sua menarca aos 12 anos e a filha aos 15 ainda não menstruou, isso é um indício de que possa haver algum problema.

Sintomas

Dias antes da descida da primeira menstruação, a mulher pode começar a ter, pela primeira vez, os sintomas da famosa tensão pré-menstrual (TPM). Alterações de humor, retenção de líquidos, aumento da sensibilidade das mamas, cólicas abdominais e câimbras são sinais e sintomas comuns.

Quando a primeira menstruação descer, o habitual é que menina note inicialmente um borrão de sangue na calcinha ou no vaso sanitário.

Como é a primeira menstruação?

O aspecto da primeira menstruação varia de caso a caso, mas o mais comum é que o fluxo seja fraco. Há meninas, porém, que desde a primeira menstruação já apresentam grande fluxo menstrual.

A cor da menstruação varia consoante o tempo de sangramento e com o fluxo. O sangue da menstruação costuma ser vermelho meio escuro, quase vinho. Porém, quando ele fica muito tempo em contato com o ar, o sangue oxida e torna-se mais escuro. Portanto, no início da menstruação, o sangue tende a ser mais vivo, mas com o passar dos dias ele vai ficando mais escuro. Se o fluxo for grande, o sangue é eliminado mais rapidamente e tem menos tempo para ser oxidado. Por outro lado, se desde o início o fluxo menstrual for pequeno, o sangue demora mais tempo para ser eliminado e acaba ficando mais escurecido.

A existência de “bolinhas” na menstruação é perfeitamente normal e indica apenas a presença de coágulos. A menstruação não é um sangramento ativo, como aquele que ocorre quando nos machucamos; a menstruação é a descamação da parede interna do útero. Portanto, o que é expulso pela vagina é uma mistura de tecidos, glândulas, muco, secreções, sangue coagulado, vasos sanguíneos e outras estruturas que faziam parte da parede do endométrio.

Se você quiser saber mais sobre a menstruação, leia: 30 Perguntas sobre menstruação.

O que ocorre após a primeira menstruação?

A primeira menstruação costuma durar entre 3 a 8 dias e depois desaparece. Não espere nenhuma alteração nítida no seu aspecto imediatamente após a menarca. Se você não contar, ninguém vai saber que você já menstruou.

O dia que a segunda menstruação virá é sempre uma incógnita. Como o ciclo hormonal da menina ainda é muito imaturo, a ovulação ocorre de forma imprevisível. A próxima menstruação pode vir no mês seguinte ou somente 2 meses depois. Nos primeiros dois anos, a principal caraterística do ciclo menstrual é ser irregular e pouco previsível.

Não é incomum que a menina apresente alguns sangramentos vaginais no meio do ciclo. Em muitos casos, esse sangramento é até mais volumoso que o da menstruação.  Essa perda de sangue vaginal é chamada sangramento anovulatório disfuncional. A diferença deste sangramento para a menstruação é o fato dele ocorrer com menos de 24 ou mais de 38 dias de intervalo, não provoca sintomas, tais como cólicas ou retenção de líquidos, costuma ter grande volume e não está associado a uma ovulação.

Menarca precoce

A menarca precoce é definida como o início da menstruação em meninas com menos de 8 anos de idade. Essa condição pode ser causada por vários fatores, incluindo a genética, problemas de saúde, como disfunções da tireoide, tumores, disfunções hormonais, ou até mesmo fatores ambientais.

A menarca precoce está ligada a um maior risco de algumas doenças no futuro, como problemas cardíacos e diabetes tipo 2. Além dos aspectos físicos, o surgimento precoce da menstruação pode afetar o bem-estar emocional das meninas, pois elas enfrentam mudanças corporais e sociais mais cedo do que suas colegas.

Essas mudanças precoces podem levar a desafios emocionais e sociais. As meninas podem se sentir diferentes de suas amigas e ter dificuldades com sua autoimagem. Por isso, o apoio psicológico é tão importante quanto o cuidado médico. Esse suporte ajuda as meninas a entenderem e aceitarem as mudanças em seus corpos de uma forma saudável.

No diagnóstico da menarca precoce, os médicos realizam uma série de exames para entender a causa. O tratamento dependerá dessa causa e pode variar desde a observação até o uso de medicamentos. É fundamental que as meninas com menarca precoce sejam acompanhadas regularmente por profissionais de saúde.

Meninas virgens podem usar absorventes internos?

Sim, o hímen normal é uma membrana em forma de anel, com um orifício no seu centro. É por esse orifício que sai o sangue da menstruação e é nele que o absorvente interno se acomoda. A escolha entre absorvente externo ou interno é pessoal e depende de fatores como conforto e o volume da menstruação.


Referências

  • Normal puberty – UpToDate.
  • Your First Period (Especially for Teens) – American College of Obstetricians and Gynecologists.
  • Physiology, Menarche – StatPearls.
  • Zitelli BJ, et al. Pediatric endocrinology. In: Pediatric Physical Diagnosis. Philadelphia, Pa.: Elsevier; 2018.
  • Kliegman RM, et al. Disorders of puberty. In: Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, Pa.: Elsevier; 2016

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


45 respostas para “Menarca (primeira menstruação): o que é, idade e sinais”

  1. Janaína

    Minha filha tem 15 anos e ainda n menstruou pela primeira vez… Ela corre o risco de engravidar??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não é impossível, mas é pouco provável, pois se ela não menstrua é sinal de que não está ovulando.
  2. Ana Cristina da Matta

    Sou mãe de uma menina de 11 anos completados no último 30 de abril. Ela teve a menarca domingo passado 03/07/22, com fluxo intenso, sem dores, sem queixas. Até me surpreendeu positivamente, como lidou com isso. Ainda , hoje, 7 dias depois continua menstruada e de fluxo intenso. Li na publicação que é normal até 8 dias. Me tranquilizou. Mas se não cessar até amanhã(11/07), devo levá-la ao médico/ emergência? Meu contato, é mais para agradecer. Já acalantou um pouco o meu coração essa leitura. Gratidão. Já vou marcar ginecologista para a próxima semana, aproveitar o recesso escolar. Gratidão.

  3. Renata maria

    Minha filha teve sua menarca em abril deste ano e ate o momento não voltou a menstruação o que pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Provavelmente não é nada de mais. Os primeiros ciclos podem ser bem irregulares. De qualquer forma, como ela já teve a menarca, o ideal é marcar uma consulta com o ginecologista.
  4. Jamila

    Depois da primeira menstruação é normal ficar dois meses sem aparecer ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Pode acontecer dos primeiros ciclos serem bem irregulares.
  5. Maria Rita

    Quanto tempo dura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Quanto dura o quê? A menarca? A menarca é um evento único e pontual, é a primeira menstruação que a mulher tem.
  6. Valdelir

    E normal mestruar pela primeira vez e depois nao sair mais sangue

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      É comum o ciclo ser bem irregular no início. Pode sangrar uma vez e depois demorar algum tempo para menstruar de novo.
  7. Joana

    Tenho 11 anos e já tenho a maioria dos sinais para ter a minha primeira menstruação, porém notei que eu tinha corrimento por mais ou menos 1 ano e meio e ele parou du nada,isso é bom?

    Outra dúvida que eu tenho,é que,eu estou tendo dor de cabeça,dor nas pernas,já tenho pelos nas axilas e pubianos,ainda tinha corrimento a uns 6 dias atrás… porém eu não tenho cólicas, será que tenho chance de menstruar pela primeira vez sem sentir cólica alguns dias antes?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Corrimentos, se são claros e sem odor forte, são normais nesta fase. Eles podem ir e voltar ao longo do tempo. Pergunte para sua mãe com que idade ela teve a menarca dela. A sua provavelmente será mais ou menos na mesma época e com características semelhantes.
  8. Leticia
    Eu tenho 11 anos e menstruei a 4 dias e minha mãe menstruou com 13 anos eu tenho 1,56 até aonde eu irei cresce mais ou irei ficar com essa altura ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      As meninas ainda crescem por mais 2 anos após a menarca.
  9. Regiane Santana
    Eu tive a minha primeira menstruação aos 10 anos de idade. Minha filha acabou de fazer 13 anos e ainda não menstruou. Tenho notado que os pelos pubianos estão crescendo mais rápido, ela também tem muita cólica. Acha que já está chegando o tempo dela menstruar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, não só pela idade, mas também porque ela já está desenvolvendo os caracteres sexuais secundários, como pelos pubianos.
  10. Amanda Giesch
    Minha mãe menstruou, por volta dos 14 15 anos, como eu havia lido, é mais provável q eu menstroue quase na mesma idade q minha mãe,
    Eu tenho 11 anos, mas como percebido já tenho vários sintomas como:pelos pubianos, sensibilidade nas mamas, cólicas, bem fracas,quer dizer q vou ficar daqui um meses?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A menarca só costuma surgir 2 a 3 anos depois dos primeiros sinais da puberdade. O mais provável é que sua menstruação só venha lá pros 13-14 anos.
  11. Yara
    É normal uma menina de 11 anos menstruar 20 dias?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      20 dias seguidos? Não.
  12. M Alexandre
    Minha filha menstruou pela primeira vez tem 11anos pelos e seios um pouco grandes vai crescer mais ainda e ela não e muito alta vai ficar pequena ou vai crescer mais lentamente e eu menstruei com 14 e ela e baixa será que vai crescer ou não eu também não sou alta o pai sim e tenho essa dúvida
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Como ela menstruou cedo, a tendência é crescer menos.
  13. Karem
    Boa tarde. Tenho uma menina de 9 anos. Com ainda 8 anos, começaram a aparecer pelos pubianos, além do broto mamário. Eu menstruei com 11 anos. O senhor acha que a menarca dela está próxima?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      É provável que a menarca dela também ocorra ao redor dos 11 anos. Talvez com 10.
  14. Mariana
    Tenho quase 13 anos e ainda não mestruei.É até dificil pra mim,vejo todas minhas amigas mocinhas e eu não.
    Eu sou muito magra,sinto dores na barriga,meus cabelos caiem muito,tenho bastante pelos pubianos e sinto dores ao escostar no peito.
    Estou na fase de mestruar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O importante pra você é saber com que idade sua mãe menstruou pela primeira vez.
  15. Ange
    Olá, minha filha tem 10 anos, desde os 9 começaram aparecer os pelos na axila e tal,agora que está surgindo as mamas mas pequeno aumento, a minha menstruação veio com 16 anos demorei muito pra desenvolver, e ela sempre foi alta tem mais de 1,65, será que a menstruação dela está chegando?Ou vira mais tarde como a minha?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      É bem provável que a menstruação dela venha mais cedo que a sua.
  16. Bruna
    Eu mentruei com 12 anos, e veio bastante normal, tive os sintomas antes e tudo mais. Só q já se passaram 3 meses e não veio mais nada.Só tenho um corrimento intenso. Devo me preocupar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Depende do corrimento. O mais seguro é que você seja avaliada por um ginecologista.
  17. Jessica
    Tive minha primeira menstruação aos 17 anos, após isso nunca mais tive nenhum sinal de menstruação, sempre tive sinais da puberdade, estou com 20 anos e não tenho menstruação isso e normal ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não é normal, você precisa ser avaliada por um ginecologista.
  18. Gislaine
    Minha filha tem 12 anos e ainda não menstruou mais esta com todos os sintomas só que ela está tendo muita cólica e junto com essa cólica ela está tendo muita falta de ar isso é normal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Falta de ar não é normal.
  19. Tamires
    Tenho uma menina de 11 anos que menstruou a 1 mês a trás, mas até o momento não ocorreu novamente! Isso é normal? Preciso já iniciar a visita ao ginecologista? E quanto as visitas ao pediatra, devo prosseguir também ou iniciar ao clínico geral?
    Obrigada.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Ela já deve ir ao ginecologista. Quanto ao pediatra, ela pode ficar com ele até os 13-14 anos (ou mais um pouco se o pediatra também atender adolescentes).
  20. Antonia Santos
    Minha menstruação veio pela primeira vez esse mês. Isso significa que eu já posso engravidar?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Sim, se você tiver relações desprotegidas, já há risco. Se você tem vida sexual ativa, tem que se precaver. O ideal é ir com seus pais a um ginecologista para ele explicar sobre métodos contraceptivos.
  21. Ana Caroline
    Eu menstruei pela primeira vez quando tinha 12 anos, e nos meses seguintes depois da minha primeira menstruação quase não vinha, até que parou de vez de vim (e eu ainda tinha 12 anos) e ficou sem vim por 1 ano (quase 2 anos praticamente) e agora com 14 anos ela voltou (mas agora em janeiro já completo 15 anos) mês passado dia 08-11 ficou por 3 dias (era um vermelho ralo) e esse mês não desceu sendo hoje já 19-12. É um sinal que tem alguma coisa errada ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não necessariamente, os primeiros anos de menstruação podem ser muito irregulares. De qualquer forma, como você já menstrua, o ideal é que você faça uma visita ao ginecologista.
  22. Debora
    Se a menina tem corrimento vaginal a mais de 6 meses, e um sinal que algo esta errado?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não necessariamente. Mas é preciso que um ginecologista avalie a situação.
  23. Renata Silva
    Se minha mãe tiver menstruado aos 16 anos e eu chegar aos 15 sem menstruar é sinal de problema?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Em geral, não, pois a história familiar é muito relevante nessa situação. Mas uma avaliação do ginecologista não custa nada.