Artigo atualizado em 03/09/2013
Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter

TSH E T4 LIVRE | Exames da tireoide

Publicidade

As duas principais alterações da glândula tireoide (ou tiroide), o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, são diagnosticados laboratorialmente através da coleta de sangue para medição dos níveis sanguíneos de, basicamente, dois hormônios, chamados T4 livre e TSH.

Neste artigo vamos explicar como se interpreta os resultados dos principais exames de sangue relacionados à tireoide. Ao longo do texto, abordaremos os seguintes pontos

  • Como funciona a tireoide.
  • Quais são os hormônios da tireoide.
  • O que são TSH, T3 e T4.
  • Importância do T4 livre.
  • Valores normais de T4 livre e TSH.
  • Significado de um TSH alto.
  • Significado de um TSH baixo.

O que são hipotireoidismo e hipertireoidismo

De modo bem sucinto, hipotireoidismo é a doença provocada pela produção insuficiente de hormônios da tireoide, enquanto que hipertireoidismo é a doença provocada pelo excesso de produção de hormônios tireoidiano. Ambas as doenças podem ser diagnosticadas através da dosagem de hormônios tireoidianos circulantes no sangue. Porém, para entender o que significam siglas como TSH, T3 e T4 livre, é preciso primeiro compreender com funciona a tireoide.

Se você quiser saber mais sobre as doenças da tireoide, leia também os seguintes artigos:
- SINTOMAS DO HIPOTIREOIDISMO
- HIPOTIREOIDISMO (TIREOIDITE DE HASHIMOTO)
- HIPERTIREOIDISMO E DOENÇA DE GRAVES
- NÓDULO NA TIREOIDE
- HIPOTIREOIDISMO SUBCLÍNICO
- HIPOTIREOIDISMO | Perguntas e respostas
- ANTICORPOS CONTRA TIREOIDE: anti-TPO, TRAb e anti-tireoglobulina

Como funciona a tireoide

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta, que se localiza na base do pescoço. A tireoide capta o iodo consumido nos alimentos e o junta a um aminoácido chamado tirosina para criar dois hormônios, conhecidos como triiodotironina (T3) e tiroxina (T4).

O T3 e o T4 sintetizados pela tireoide são lançados na corrente sanguínea, onde irão atuar em todas as células do nosso organismo, regulando o metabolismo das mesmas, ou seja, ditando o modo como as células irão transformar oxigênio, glicose e calorias em energia. Quando a tireoide produz muito T3 e T4, nosso metabolismo acelera. Quando a tireoide produz pouco T3 e T4, o nosso metabolismo se torna mais lento.

Em geral, do total de hormônios produzidos pela tireoide, 80% são T4 e 20% são T3. Apesar de ser produzido em menor quantidade, o T3 é um hormônio muito mais potente que o T4, sendo a sua concentração sanguínea a responsável direta por ditar o ritmo do metabolismo do corpo.

O T4 é, na verdade, um pró-hormônio, ou seja, um precursor do T3. 80% do T4 lançado na corrente sanguínea, ao chegar em órgãos ou tecidos, como fígado, rins, baço, músculos ou gordura é transformado em T3 para utilização das células. Portanto, o T3 é efetivamente o hormônio tireoidiano que age no nosso organismo, tendo sua origem predominantemente no T4 circulante. Apenas uma pequena parcela do T3 atuante é diretamente produzida pela tireoide.

O que é o T4 livre

Mais de 99% do T4 e do T3 circulantes na corrente sanguínea estão ligados a uma proteína chamada TBG (globulina ligadora de tiroxina, sigla em inglês). Estes hormônios ligados à TBG são inócuos, não podendo ser utilizados pelos órgãos e tecidos. Portanto, apenas uma ínfima fração, chamada T4 livre e T3 livre são quimicamente ativas e podem modular o metabolismo do corpo. Apenas o T4 livre é capaz de ser transformado em T3 nos órgãos e tecidos.

Resumindo:
1- Quem efetivamente age nas células do corpo modulando o metabolismo é o hormônio T3.
2- Grande parte do T3 ativo é derivado da conversão de T4 nos tecidos periféricos.
3- Como mais de 99% do T4 está ligado à TBG, no final das contas, apenas uma ínfima parcela de menos de 1% de T4 livre é efetivamente quem fornece T3 para os órgãos e tecidos do corpo usarem em suas células.

Concluindo, a dosagem do T4 livre sanguíneo é o exame que nos dá realmente a noção de quanto hormônio tireoidiano potencialmente útil há na circulação. Se houver muito T4 livre circulante, haverá muita produção de T3 nos órgãos, levando ao hipertireoidismo. Se houver pouco T4 livre circulante, haverá falta de T3 para os tecidos, provocando o hipotireoidismo.

Na prática clínica, a dosagem de T4 livre acaba sendo, na maioria dos casos, mais útil que a dosagem de T3 ou T3 livre.

Papel do TSH

A quantidade de T3 e T4 produzidas pela glândula tireoide é cuidadosamente controlada pelo sistema nervoso central, mais especificamente pela hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro. Em pessoas com a tireoide sadia, a quantidade de hormônios tireoidianos livres no sangue é mantida sempre de forma a não haver nem excessos nem insuficiência. Se há T4 livre a mais no sangue, a tireoide reduz a sua produção de T3 e T4. Por outro lado, se há sinais de que os níveis de T4 livre começam a ser insuficientes, a tireoide rapidamente começa a produzir mais T3 e T4, de forma a não deixar o metabolismo corporal desacelerar.

Hipotireoidismo - Funcionamento da tireóide

Funcionamento da tireóide

A ordem para a tireoide aumentar ou reduzir a sua produção de T3 e T4 vem da hipófise, através de um hormônio chamado TSH (hormônio estimulador da tireoide, sigla em inglês).

Veja  figura ao lado e acompanhe o raciocínio. Quando existe pouco hormônio tireoidiano circulante, a hipófise sente essa deficiência e aumenta a secreção de TSH, dando ordem para que haja uma maior produção de T3 e T4 pela tireoide. Quando os níveis de T3 e T4 voltam a ficar satisfatórios, a hipófise sente esta normalização e automaticamente reduz a produção de TSH, reduzindo, consequentemente, o estímulo sobre a tireoide, evitando que esta passe a produzir hormônios em excesso.

O balanço entre os níveis de TSH e T4 livre é muito delicado. A hipófise precisa manter sempre uma concentração de TSH ideal, de modo que ao mesmo tempo impeça a tireoide de produzir poucos hormônios, mas também não a estimule a produzi-los demais.

Valores normais de TSH e T4 livre

Na imensa maioria dos casos, bastam as dosagens de TSH e T4 livre para podermos avaliar como anda o funcionamento da tireoide. Antes de explicarmos como interpretar os resultados destes dois hormônios, é preciso saber quais são os seus valores de referência (estes valores podem mudar discretamente de um laboratório para outro).

Valores normais de TSH: 0,4 to 4,5 mU/L.
Valores normais de T4 livre: 0.7–1.8 ng/dl.

A atual técnica de detecção do TSH é chamada de TSH ultra sensível, pois ao contrário das primeiras gerações deste exame, o método ultra sensível consegue detectar níveis tão baixos de TSH quanto 0,1 mU/L.

O que significa um TSH elevado?

Os níveis de TSH se elevam sempre que a glândula hipófise sente que há uma queda nos níveis de hormônio tireoidiano na circulação. Nos pacientes com hipotireoidismo, a hipófise precisa manter níveis de TSH mais elevados que o normal (acima de 4,5 ou 5 mU/L), de forma estimular constantemente a tireoide a aumentar a sua produção de T3 e T4. A partir deste ponto, podemos ter 3 situações distintas:

1. Hipotireoidismo subclínico

Se a doença da tireoide ainda for branda e a elevação do TSH conseguir estimular a produção dos hormônios tireoidianos de forma a mantê-los em níveis adequados, o paciente não apresentará sintoma algum, já que os sintomas do hipotireoidismo só surgem quando os níveis de T4 livres estão baixos. Este é o caso do hipotireoidismo subclínico, que é uma forma inicial de hipotireoidismo.

Os pacientes com hipotireoidismo subclínico costumam ter TSH um pouco elevado, entre 5,0 e 10,0 mU/L, e um T4 livre normal, entre 0.7–1.8 ng/dl.

2. Hipotireoidismo clínico

Se a doença da tireoide for mais severa, por mais que a hipófise aumente a produção de TSH, a tireoide do paciente será incapaz de produzir hormônios tireoidianos de forma a normalizar os níveis sanguíneos. Nestes casos, o paciente tem TSH elevado, geralmente acima de 10 mU/L e níveis baixos de T4 livre. Como o seu T4 livre está baixo, o paciente costuma ter os sintomas típicos do hipotireoidismo.

Pacientes com hipotireoidismo não tratado podem ter níveis muito elevados de TSH, às vezes, acima de 100 mU/L.

3. Hipertireoidismo central

Uma situação completamente diferente ocorre quando o paciente tem níveis elevados de TSH, mas também de T4 livre. Neste caso, o problema não está na tireoide, que responde adequadamente ao estímulo do TSH. O problema está na hipófise, que mantém uma produção elevada de TSH apesar do paciente já ter níveis elevados de hormônio tireoidianos na circulação. Como há excesso de T4 livre, o paciente apresenta sintomas de hipertireoidismo. Esta forma de hipertireoidismo, causada por disfunção da hipófise, é mais rara que o hipertireoidismo provocado por doença da tireoide.

O que significa um TSH baixo?

O raciocínio em cima do TSH baixo é o mesmo para o TSH elevado. Se há muita circulação de hormônio tireoidiano no sangue, a hipófise reduz a sua liberação de TSH, diminuindo o estímulo sobre a tireoide. Do mesmo modo, podemos ter 3 situações distintas:

1. Hipertireoidismo subclínico

Se a tireoide anda muito funcionante, os níveis de TSH desabam, de forma a cessar o estímulo sobre a mesma. No hipertireoidismo subclínico, o TSH está muito baixo, abaixo de 0,4 mU/L, mas os níveis de T4 livre encontram-se normais. O paciente, portanto, não apresenta sintomas.

2. Hipertireoidismo clínico

Algumas doenças fazem com que a tireoide fique excessivamente ativa e passe a funcionar de forma independente da hipófise, produzindo hormônios mesmo que não haja estímulo pelo TSH. A hipófise encontra-se parada, com níveis de TSH de 0,1 mU/L (o nível mais baixo que conseguimos dosar), mas o T4 livre encontra-se muito elevado. Estes são os casos de hipertireoidismo clínico.

3. Hipotireoidismo central

Se o TSH estiver muito baixo, mas o T4 livre também, estamos diante de uma tireoide sadia, que responde adequadamente à falta de TSH. O problema mais uma vez será da hipófise, que diante de um nível baixo de T4 livre mostra-se incapaz de aumentar a liberação de TSH, de forma a estimular a tireoide a produzir mais hormônios e impedir que o paciente tenha hipotireoidismo. Esta forma de hipotireoidismo, originada na hipófise, é mais rara que o hipotireoidismo originado por problemas na tireoide.

Conclusão

O diagnóstico de hipotireoidismo e hipertireoidismo, sejam eles clínicos ou subclínicos, é feito na maioria dos casos apenas com dosagem dos níveis de TSH e T4 livre. Eventualmente, os níveis de T3 livre podem ser solicitados em casos mais complexos, que não cabem ser explicados aqui.

A dosagem de anticorpos contra a tireoide, como o Anti-TPO, anti-tireoglobulina e TRAb são abordados em um artigo à parte que pode ser acessado neste link: ANTICORPOS CONTRA TIREOIDE: anti-TPO, TRAb e anti-tireoglobulina

Publicidade
  • Milderval Mariano Tavares

    Fiz exame de sangue recente e deu o resultado do tsh alto que devo fazer?

    • Pedro Pinheiro

      Levar o resultado para o médico que o solicitou, para que ele possa avaliar o início de tratamento.

  • lais

    esse exame é feito só em jejum?

    • Pedro Pinheiro

      Não é preciso jejum.

  • Eronita porcher Silva

    Fiz exame de sangue e o resultado foi TSH 2,35 mUI\ml e T4 livre 9,0 ug/dl por que UG e nãoNG? ja tomo Puran T4 50 mcg (generico) .Está certo?

    • Pedro Pinheiro

      Não sei, em geral os laboratórios fornecem os resultados do T4 livre sob a forma de ng/dl. Não sei porque esse laboratório optou pelo ug/dl. De qualquer forma 1ug = 1000 ng.

  • elizangela Magalhães

    fiz um exame de tireoide o resultado deu 1,02 ng/dl no t4 livre com a referencia 0,54 a 1,24 e tsh ultra sensível deu 2,03 com valor de refencia 0,34 a 5,60, por favor alguém tira a minha dúvida qum já fez esse exame?? eu penso pelos os resultados está ok…

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Se está dentro dos valores de referência, está normal.

  • Gisele

    Oi dr Pedro.Tive hipertiroidismo fiz iodo radioativo e agora estou hipo, uso puran t4 porem as vezes sinto palpitacoes.o medico suspendeu por um mes e o tsh foi 20 e t4l 1,0.vou levar essa semana. Pq o t4l no meu caso sempre fica normal, mesmo qdo tive hiper era normal? E pq os sintomas que sinto sao ao contrario do sintoma q deveria ter? Ex qdo tinha hiper intestino preso.hipo o intestino normaliza?obrigado

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      O seu t4 só fica normal porque o TSH está muito elevado. A sua tireoide ainda responde alguma coisa ao estímulo do TSH. Em relação aos sintomas, não é uma regra. Cada organismo reage de uma maneira. O que a gente explica é o mais comum, mas não significa que casos selecionados possam ser diferentes. Isso ocorre em qualquer doença. Se as doenças respeitassem o que está nos livros, a vida do médico seria mito mais fácil.

  • EDER

    gostaria de saber se o nível t4 livre e tsh ficar fora do padrão do resultado normal as pessoas apresentam algum sintomas, da fraqueza como acabar com a fraqueza

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Sim, se ambos estiverem alterados o esperado é quem haja sintomas.

  • Carolina Freire

    Ola, meu TSH esta quase nulo, T3 e T4 normal, T4 livre levemente alto anticorpos nas alturas. Estou fazendo a reposiçao com tetraiodotironina e triiodotironina a 20 dias. Qual o quadro ideal?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      O ideal é manter TSH e T4 livre dentro dos parâmetros normais.

  • MARIZE

    Boa tarde dr. Pedro.
    Meu sangue sempre foi exemplo, tudo bom. fazia tratamento com medicina ortomolecular, sem problemas. Certa vez comecei a ter queimações e achava eu que era estomago. fiz exames e deu um pedrinha na vesícula. não operei mais cuido da minha alimentação procuro ter uma alimentação equilibrada.fiz um checape do coração e deu tudo certinho , mais o cardiologista pediu que repetisse o exame de sangue pois achou uma alteração no hormônio. passou 60 dias e fiz outro os resultados são o seguinte:data 10/05/13 , T 4 Livre 0,96 ng/dl. TSH 6.24 uUI/ml.
    data 15/07/13 , T 4 Livre 0,95 ng/dl TSH 17.53 uUI/ml.
    Gostaria de saber se vou ser dependente de remédios ou se é só tomar e volta ao normal , minha médica passou Puran T4 de 25, 1 comp em jejum .Desde de já agradecida, marize

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Geralmente o paciente precisa tomar remédios por muitos anos. O puran é apenas reposição de hormônios, ele não trata a tireoide em si.

  • kelly

    Meu ths deu 6,082uui/ml estou muito preucupada posso ter algum problema de tireoide?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Pode, é um valor um pouco acima do normal. É preciso que um endocrinologista interprete os resultados.

  • Thaís

    No meu exame apareceu a palavra “gestante” falando ainda de 1º 2º e 3º trimestres… quer dizer que estou grávida?
    OBS: já tive relações sexuais (com camisinha), já tomei pílula do dia seguinte, mas não sinto nada de estranho, minha menstruação está vindo (apesar que desregulou um pouco por causa da pílula que tomei.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Você deve estar se confundindo. O exame deve estar apenas descrevendo os valores de referência para a gestante. Não há como fazer diagnóstico de gravidez pelas dosagens do TSH ou T4L.

  • Deyvid

    Ola fiz uns exames e o T4L deu um pouco acima valor de referência de 0,70 – 1,48 o meu de 1.50, preciso procurar um médico ?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Se você fez o exame é porque algum médico o solicitou. Você deve retornar neste médico para ele poder avaliar os resultados.

  • Vitória Berck

    É possível tratar um TSH elevado através de atividades físicas (yoga, musculação, pilates, etc)?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Se a tireoide estiver falhando, só a reposição de hormônio serve.

      • Vitória Berck

        Então, sendo essa uma recomendação que me foi feita por um médico, devo procurar outro profissional, para seguir com o tratamento adequado?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Quando você diz TSH elevado, qual é exatamente o valor que você se refere?

  • lucia helena machado

    Dr. Pedro meu exame de TSH deu 0,13 pode consciderar uma doença da tireóide?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É uma possibilidade. Leve esse resultado para um endocrinologista.

  • Gibrail Elias Silva

    Bom dia: Dr. Pedro

    Eu, Gibrail Elias, sou farmacêutico, tenho sempre lido suas matérias, tenho interagido muito, quero parabenizar pelo seu trabalho que tem sanado muitas duvidas.

    Abraço

    Gibrail

  • Kelly Cristina Nunes de Andrad

    Boa noite!!
    Meu nome é kelly meu resultado do exame t4 livre deu 1,10 ng/dl e o de tsh deu 1.011 uUI/mL será que é normal?Porfavor me ajude tenho duvidas,OBRIGADO.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Estão dentro do valor de normalidade.

  • Mirian Gouveia Davini

    Boa tarde, meu tsh deu 6,42 Micro UI/ML e o t4 livre 0,55 ng/dl será que esta dentro da normalidade?? tenho 48 anos. Como estou pelo SUS tenho consulta pra levar esses resultados só daqui 1 mês. Fiquei um pouco preocupada com o tsh. Poderia me dar uma dica?? Obrigada Dr.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O TSH está um pouco aumentado. Mas não é nenhuma urgência.

      • Mirian Gouveia Davini

        Muito obrigada pela resposta tão rápida. :)

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Você deu sorte, sentei agora para responder as perguntas dos últimos 4 dias. Comecei pelas mais recentes.

  • simone irene dos passos

    Obrigaodo Dr. por ter respondido minha pergunta!

  • simone irene dos passos

    Boa noite, meu tsh deu 1,42 MUI/ML E O T4 LIVRE é 1,11 ng/dl está normal? eu peso 42 kg e tenho 32 anos , fis esses exames porque sinto as vezes falta de ar e fraqueza, nao sou cardíaca se puder mim orientar qual medico procurar ficarei grata . obrigado!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tá dentro dos valores de normalidade.

  • gisele da silva rodrigues

    o meu resultado de TSH ultra sensivel 0.009 , e o T4 deu 7.77 eu tenho tiroide ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      São resultados compatíveis com hipertireoidismo. Procure um endocrinologista.

      • gisele da silva rodrigues

        obrigada doutor … mas esse e de engorda ?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          O mais comum é causar perda de peso.

  • Débora Duarte

    Olá Dr. Boa noite.
    Meu T4 livre deu 0,97 e o TSH 1,90… os valores estão normais?
    Um abraço!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Normais.

  • Maria Helena

    Olá Dr. Boa noite. Meu T4 livre deu 1,04 e o TSH 22,470 Um abraço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O TSH tá bem alto. Já mostrou esse exame para o seu endocrinologista?

  • Santiago S. Pereira

    Boa tarde Doutor,

    minha esposa esta com o TSH em 17,19 MICRO UI/ML, bem acima do valor de referencia, e o T4 Livre esta em 0,79 ng/dL, ou seja, dentro do valor de referência. O que isso significa? Ela já toma medicamento, será que não esta tendo resutado esperado ou isso esta dentro da normalidade? Um abraço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o TSH está elevado, é porque a dose do medicamento ainda não está adequada.

  • felipe

    boa tarde minha namorada deu t4 livre 0,93 e valores de referencia deu 0,54 a 1,24
    quer dizer k ela esta gravida ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não dá para dizer. O valor do T4 Livre não tem nada a ver com diagnóstico de gravidez.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não dá para dizer. O valor do T4 Livre não tem nada a ver com diagnóstico de gravidez.

  • Bruna Lampetry

    Oi Fiz meu exame e TSH Ultrasensivel deu 2.00 uUI/ml
    e o exame de T4 Livre deu 0,80 ng/dl… o que isso quer dizer? estou preocupada, desde ja agradeço… :)

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tá tudo dentro dos valores de referência.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Tá tudo dentro dos valores de referência.

  • GABRIELA

    esses exames servem para detectar tdh ,o medico pediu para meu filho de 6 anos.o resultado deu 1,821de tsh e 0,98para t4 ,tem algo errado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tá dentro dos valores de referência.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Tá dentro dos valores de referência.

  • Bruna

    Alteração no TSH e T4 tem relação com nódulos na tireoide?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ter.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Pode ter.

  • Gildete SIlva

    fiz um exame de anti-tpo deu 0,4 o valor de referencia é < 5,1 ui/ml…. está normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Maria Lima

    Euthyrox, Puran T4, Synthroid são a mesma droga a levotiroxina(T4) mas existe alguma diferença entre eles em relação a composição e a potência?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, são todas levotiroxina.

    • Maria Lima

      Além do T3 e T4, qual outro exame para avaliar se o metabolismo é lento ou acelerado?

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        Sem o TSH não dá para interpretar o T3 e T4.

  • pamela

    Dr. fiz exame de tsh e o resultado deu 1,818, pode considerar que esteja com a tiriodi alterada?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      TSH de 1,8 é normal.

  • jéssica

    Dr. fiz exame de T4 livre e o resultado foi 1,340 e o TSH deu 7,29. Estou preucupada. Pode ter algo errado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O TSH tá um pouco alto. É provável que você tenha hipotireoidismo. Procure um endocrinologista.

  • Italo Sampaio Santos

    Doutor eu consigo por a lingua na tireoide será que posso danifica-la?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Italo, você com certeza não consegue por a língua na tireoide. A tireoide é um órgão interno, acessível somente por via cirúrgica. Dizer que consegue por a língua na tireoide é o mesmo que dizer que consegue por a língua no cérebro, no coração ou na traqueia.

  • thalita

    como sei se estou com algum problema na tireoide

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Fazendo exames de sangue.

  • Anamaria Lemos Figueiredo

    meu tsh deu 98 gostaria de saber detalhes sobre essa taxa, não sinto nenhum sintoma. Devo me preocupar????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      98 é bem alto. É estranho você não ter sintoma algum. Tem certeza que o valor é esse?

  • Camila

    Eu gostaria de saber oque é exatamente tsh 9,6 ? E como devo tratar ? Desde já agradeço !

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      TSH de 9,6 é um TSH elavado. O mais provável é que seja hipotireoidismo. Você tem que procurar um endocrinologista para ele lhe avaliar.

  • monalisa

    doutor meu exame deu 11,23 valor muito elevado comparado ao valores de referencia da normalidade oque isso significa

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com TSH de 11,23 é provável que você tenha hipotireoidismo. Procure um endocrinologista.