MIOMA UTERINO | Sintomas, causas e tratamento



O mioma, também chamado de leiomioma, é um tumor benigno originado do tecido muscular do útero. Neste texto vamos abordar os seguintes tópicos sobre mioma:
  • O que é um mioma.
  • Quais são os tipos de mioma.
  • O que causa o mioma.
  • Sintomas do mioma.
  • Tratamento do mioma.
  • Cirurgia para mioma.
O que é um mioma?

O mioma é um tumor benigno do útero, ou seja, uma lesão que não é câncer e nem apresenta risco de se transformar em um.

O útero é um órgão majoritariamente composto por músculos. O mioma é um crescimento anormal de uma área desta musculatura, formando geralmente uma tumoração com formato arrendondado. O mioma é composto exatamente pelo mesmo tecido do útero, sendo apenas uma lesão mais densa.

Existem quatro tipos de mioma, classificados de acordo com sua localização no útero. Acompanhe as explicações com a ilustração abaixo:

1. Mioma submucoso: são tumores que crescem logo abaixo do miométrio, a camada que recobre a parede interior do útero. O mioma submucoso se estende para dentro da cavidade uterina, podendo, quando grande, ocupar boa parte da mesma.

Classificação dos miomas de acordo com sua localização
2. Mioma subseroso: são tumores que crescem logo abaixo da serosa, a camada que recobre a parte externa no útero. Miomas subserosos dão ao útero uma aparência nodular

3. Mioma pediculado: são tumores subserosos que crescem e acabam se destacando do útero, ficando presos por um fino cordão, chamado de pedículo. O mioma pediculado pode crescer para dentro da cavidade uterina ou para fora do útero.

4. Mioma intramural: são tumores que crescem dentro da parede muscular do útero. Quando grandes, podem distorcer a parede externa como os miomas subserosos e/ou a parede interna como os miomas submucosos.

Causas e fatores de risco do mioma

O mioma é uma doença de mulheres em idade reprodutiva e apresenta relação com os hormônios estrogênio e progesterona. Os miomas não surgem antes da puberdade e são incomuns em adolescentes.

Não se sabe bem o que causa os miomas, sendo estes provavelmente o resultado de alterações genéticas, hormonais, vasculares e influências do meio externo.

Se as causas ainda não foram elucidadas, alguns fatores de risco para os miomas já são bem conhecidos:
  • História familiar: mulheres cujas mães ou irmãs tenham miomas, apresentam maior risco de também tê-los.
  • Raça negra: O mioma ocorre em todas as etnias, mas as mulheres afrodescendentes apresentam uma maior incidência. Além disso, neste grupo, os miomas costumam surgir mais cedo, ao redor dos 20 anos de idade.
  • Gravidez: mulheres que nunca engravidaram ou que tiverem sua primeira gravidez tarde apresentam maior risco de desenvolverem miomas.
  • Idade da menarca: quanto mais cedo for a idade da primeira menstruação, maior o risco de surgirem miomas.
  • Anticoncepcionais: a pilula costuma diminuir o risco de mioma e é, inclusive, uma das opções de tratamento: Todavia, quando meninas começam a tomá-la muito precocemente, antes dos 16 anos, parece haver um aumento no risco.
  • Bebidas alcoólicas: o consumo de bebidas, particularmente cerveja, aumenta o risco de miomas.
  • Hipertensão: mulheres hipertensas apresentam maior risco de terem miomas.

Sintomas do mioma

O mioma pode ser um tumor único ou vários tumores; pode ser minúsculo ou ter vários centímetros de diâmetro; pode causar sintomas ou ser completamente assintomático, passando despercebido por muito tempo.

A maioria dos miomas são pequenos e assintomáticos. Quando o mioma causa sintomas, estes normalmente se enquadram em uma das três categorias:

- Sangramento vaginal.
- Dor pélvica.
- Problemas reprodutivos.

O sangramento vaginal é o sintoma mais comum do(s) mioma(s), tipicamente se apresentando como uma menstruação mais volumosa e/ou que dura vários dias. Sangramentos vaginais que ocorrem fora dos períodos menstruais não costumam ser causados por miomas. Os miomas submucosos são aqueles que mais frequentemente se apresentam com sangramentos.

Dor ou uma sensação de peso na pelve é um sintoma comum dos miomas subserosos. Dependendo da localização, podem haver outros sintomas, como dificuldade para urinar no caso de miomas que comprimam a bexiga, prisão de ventre nos miomas próximos do reto e dor durante a relação sexual nos miomas localizados nas regiões mais anteriores do útero.

O mioma não interfere na ovulação, mas dependendo do seu tamanho e localização, pode atrapalhar uma eventual gravidez. Miomas grandes, múltiplos e que causam deformidade da cavidade uterina, mais comumente os intramurais e submucosos, podem aumentar o risco de complicações na gestação, como abortos, sangramentos, rotura do útero e problemas no parto. O risco de complicações aumenta quando a placenta encontra-se implantada sob um mioma. Os miomas subserosos não costumam casuar problemas na gestação.

O diagnóstico dos miomas normalmente é feito através do exame ginecológico e do ultrassom.

O mioma é uma causa possível de dismenorreia secundária (leia: CÓLICA MENSTRUAL | Sintomas e tratamento para entender o que dismenorreia).

Tratamento do mioma

Mulheres com miomas pequenos e assintomáticos não necessitam de tratamento. Na verdade, até 40% dos miomas regridem espontaneamente em um período de três anos.

Nas mulheres com sintomas, o tratamento inicial é geralmente feito com drogas, tentando reduzir os sangramentos e diminuir o tamanho dos miomas. Entre as opções estão os medicamentos análogos do GnRH, que induzem a uma temporária menopausa, inibindo a produção de estrogênios pelos ovários, os anticoncepcionais orais e o DIU com liberação de progesterona.

A cirurgia para o mioma torna-se uma opção quando:

- Os sintomas não respondem ao tratamento com drogas.
- Há intenção de engravidar e os miomas podem atrapalhar a gestação.
- Há dúvidas se os tumores são realmente miomas ou alguma lesão maligna.

A miomectomia é a cirurgia na qual retira-se apenas o mioma, mantendo-se o resto do útero intacto. Dependendo do tipo de mioma, a miomectomia pode ser feita por laparoscopia, incisão abdominal ou histeroscopia. Em até 1/4 dos casos, o mioma volta a crescer após algum tempo.

A embolização da artéria uterina é outra opção, sendo realizada com a colocação de um cateter dentro da artéria uterina, responsável pela vascularização do mioma, seguida da injeção de agentes que levam à formação de trombos causando interrupção do fluxo de sangue. A isquemia do mioma leva-o a "murchar" e desaparecer em algumas semanas.

A histerectomia, que é a retirada completa do útero, é a opção de tratamento nas mulheres mais velhas ou naquelas que não mais desejam ter filhos.

Vérsion en español:  MIOMA UTERINO

»» ATENÇÃO! Antes de enviar uma pergunta, leia atentamente as regras para entender nossos critérios de seleção. Só serão publicadas as perguntas dentro das Regras para comentários.

126 comentários:

Anônimo disse...

Prezados Drs.
Parabéns pelo site, muito explicativo e de grande serventia para todos. Sou estudante de Ciências Biológicas e acho seu site excelente. Gostaria de se possível pedir que postasse algum texto sobre a Sindrome de Stevens Johnson. Grato. Almir.

Anônimo disse...

Fiz miomectomia há 6 anos e no segundo ano após os miomas voltaram. Fiquei muito triste, comecei a tomar chás de unha de gato e uxi amarelo (há evidências que curam miomas) mas não é o meu caso.Infelizmente. Atualmente estou me deparando com pressão arterial alta. Quero saber se mioma pode causar a elevção da pressão arterial. Tenho 41 anos, nunca tive filhos. Que devo fazer? Me ajudem, por favor!!!! E.L.S.L.

Dr. Pedro Pinheiro disse...

@ELSL
Não há relação entre mioma e hipertensão.

ana lucia salvador/Ba disse...

vs esta de parabens pelo informativo

Vilma santos silva disse...

tenho miomas uterino e ja estou com 54 anos  meu fluxo de sangue  aumenta cada esses  mes 02/2012 tive uma  hemorragia fui ao  genecologista ele me passou um comprinido que tomei  por 10 dias , voltou a menstruação quero  fazer  a cirurgia mas sem retirar o utero e  sim  só os miomas,  é possivel? ficarei  imensamente  grata pela resposta no qual vai me tranquillllizar....obrigada!!

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde disse...

Há casos em que é necessário retirar o útero, há casos que não. O seu ginecologista é quem vai decidir qual a melhor opção para o seu caso.

Norma disse...

eu conheço mulheres que já fizeram laquiadura de trompas tem miomas e mesmo assim engravidaram.

Norma disse...

conheço mulheres que fizeram laquiadura ,tem miomas e engravidou.

luciana disse...

tenho miomas, e dificuldade para engravidar o ideal seria a retirada cirurgica destes para que consiga engravidar?


luciana

Rose disse...

quais probalidades de uma mulher engrvidar na menopausa se com a idade a tendencia e nao ter ovulos

Lineuza Alves Dutra disse...

Faz 14 dias que estou com sangramento vaginal e cada dia que passa ao invés de diminuir, está é aumentando. Já fui no ginecologista e ele me recomendou fazer uma ultrassonografia endovaginal abdominal e exames laboratoriais para certificar do diagnóstico de mioma. Caso seja mesmo indício de cirurgia, ele irá me operar. Ele está mesmo suspeitando que seja mioma, e de acordo com os sintomas, tenho quase a certeza de que realmente é um mioma. Só tenho medo de ter que passar por um processo cirúrgico. Tenho 48 anos e a idade não me permite mais ficar arriscando a vida de qualquer jeito. Mas se for preciso, terei realmente que operar. 

Adriana disse...

Tenho 44 anos, tenho um mioma localizado na região externa do utero, por isso não tenho sangramento quando estou mestruada,  está medindo 3 a 4 cm, que considero grande, quando estou na epóca de menstruar, sinto desconforto e dores abdominais, quando passo as mãos na região pelvica sinto um nodulo, motivo pelo qual fico nervosa e apavorada. Qual seria a sua opinião sobre o meu caso?? Cirurgia ou outro modo de extrair esse mioma?

simone disse...

BOA NOITE  DR PEDRO PINHEIRO ESTOU COM MUITO MEDO ME CHAMO SIMONE FIZ UM EXAME UTRA VAGINAL E A OPINIÃO DO MEDICO FOI QUÊ MEU ÚTERO TA NO VOLUME DE 146CM3.DIZ QUE A IMAGEM NODULAR SUBMUCOSA EM CAVIDADE UTERINA (NÓDULO MIOMATOSO?) ENDOMÉTRIO ESPESSADO É MUITO GRAVE DOUTOR ?

maria disse...

Tenho 46 anos comecei a apresentar um sangramento que já estar a quase dois meses, fui aginecologista, ela passou primolut - nor,já tomei 7 e ainda não houve melhora. A ginecologista passou um exames: Ultrasonografia intravaginal, mas só para fazer quando o sangramento parar. Enquanto isso não acontece, o que eu devo fazer, estou ficando desesperada, pois quero saber o que tenho,se é menopausa, mioma ou ca.
Por favor responda mninha indagação com urgência.
 Obrigado!

Cremilda disse...

tenho 40 anos e descobri há mais ou menos dois anos e meio que tenho miomas,na verdade dois nodulos miomatoso,recentimente fui oa meu genecologista queixando -me de dores na area pelvica,ele me pedui algunas exames de rotina,fiz e de acordo ele era preciso eu fazer uma videolaparascopia,o qual outro profissional faria,fez a consulta e ele me orientou a fazer uma hesterectomia,já que não vou ter mais filhos.O que faço? É o unico recurso para ficar livre dessas dores pelvicas?

Ana Paula disse...

Olaaaa fiz exame recentemente e descobrir um mioma subseroso medindo 2,3cm em regiao fundica, tenho 29 anos e ainda nao tenho filhos, ja seria um caso cirurgico? Ou pode ser controlado com medicacao?
estou com muito medo.

Silvana disse...

Dr. Pedro,
Tenho 33 anos. Fui fazer um exame de rotina em maio de 2011 e através de uma ultra endovaginal, descobri que tinha um mioma intramural medindo 2,4x2,1x1,9cm, com vol 4,9cm3. Minha ginecologista me tranquilizou dizendo que se tratava de um mioma pequeno que não iria me trazer problemas para engravidar. Então resolvi adiar um pouco mais minha segunda gravidez. Então veio a surpresa, achei que estivesse tudo bem e quando esta semana voltei na ginecologista, com o intuito de engravidar, ela me dá a noticia de que o mioma cresceu muito, tendo as seguintes medidas: 4,0x4,5x4,1 cm com volume de 39,0cm3,localizado em região corporal anterior. Ela está com dúvida e me pediu para consultar outro ginecologista, para saber se devo operar ou tentar engravidar. Peço-lhe que me dê sua opinião, pois não sei o que fazer.

wilma disse...

tenho varios miomas,minha medica não passou nenhum tratamento
sinto varias dores,sinto que ta dando um nó dentro de mim
so falto morrer de dor.qnd estou mestroada o sangramento
é de cogolos de sangue,não sei se é normal.
tenho vontade de morrer.

Vgolfeto disse...

DR,Pedro me ajude por favor,eu fiz um ultrassom endovaginal onde deu um mioma de 1,6x1,6x1,8cm nos maiores eixos na parede ântero lateral  direita com peso de 84gr, isso dificulta  uma gravidez? se  eu engravidar tem risco?  pois  o meu médico   não indicou nenhum tratamento.,e estou tentando engravidar.Aguardo obrigada!

Erilaine disse...

tenho um mioma no utero ele me causa dores ,infecçao de urina ,tenho dificuldade para engravidar.o meu ginecologista me passou um anticoncepicional para tomar, apos tres meses de uso saiu caroços na minha perna fui ao dermatologista ele me recomendou suspender o uso do remedio se nao ele poderia me causar trombose começou a pouco tempo me dar colica de rins fiz exames o resutado foi uma hidronefrose segundo o meu canal da urina esta obstruido impedindo a passagem da mesma.          -quero saber se a alguma relaçao com o mioma

Mariolino souza disse...

 ola DR. minha mullher foi dignosticada com mioma,mais a medica dela falou que não precisa de tratamento, pois o mesmo encontra-se em posição que não oferece risco, isso é possivel?

Joana antonio disse...

OLA sou a joana já menstruo  a 5 dias mas antes pensei que fosse gravidez mas não é agora esta cada vez mas intensos e o sangue é de cor marrom e com bolas de sangue  quando urino sai muito e eu tenho 3 miomas o medico disse que não fazia mal se não tirar, será uma  hemorragia que estou fazendo?estou preocupada responde-me por favor.

Jarahmodas disse...

EDJARA
Tenho  32 anos,e fiz um examel e foi constatado um mioma por fora do utero.  A médica me falou que teria que tirar tudo utero mas me acho muito nova.Pois tenho medo de não ser mais a mesma mulher...(sexualmente).

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde disse...

Se o sangramento da menstruação está muito maior do que o de costume, vc deve procurar seu ginecologista.

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde disse...

O útero não tem função no prazer sexual.

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde disse...

A princípio o mioma não fará mal. Por que vc não faz esta pergunta ao seu obstetra? Ele tem muito mais condições do que eu de avaliar o risco.

paloma santos da silva disse...

oi o mioma pode matar?e pode passar de uma mae para a filha?

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde disse...

1- Raríssimas vezes podem haver complicações que possam levar ao óbito
2- Não. Mas não é incomum mais de um membro da família ter miomas.

Fernanda disse...

Gostei do artigo, simples e esclarecedor porem uma duvida ainda ficou; Qual o efeito da cerveja no surgimento dos miomas ?

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde disse...

Até onde eu sei, nenhum.

Jose disse...

as respostas do DR. são diretas...

JOSE disse...

DR. PEDRO, posso usar seu artigo para divulgar na minha comunidade?

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde disse...

Nunca ouvi falar disso.

rodrigo disse...

gostaria de saber si a mulher com 1mes sangrando e desendo pedassos de sange pode cer mioma

cristiane disse...

gostaria de saber se pode ocorrer sangramento ,no período do tratamento com drogas

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde disse...

Sim, sem problemas. Mas não esqueça de colocar o endereço do site nos créditos.

Patriciapaiva_ disse...

tenho 40 anos,2 filhos estou com mioma,de 187,8cm,medindo8,6x6,5x6,4cmuteroavf,o que o sehor mediz
 

Jsilvagata disse...

tenho mioma de26.23m intramural e gostaria de saber se posso engrafidr?

Roseane disse...

eu tenho 4 miomas cada um de um tamanho  um intramural /subseroso 0,8cm,outro 1,3cm, outro 0,8 e o ultimo com 0,9 . tambem ja estou com 34 anos sera que posso ainda ter filhos .

Rosanabryyto disse...

eu tenho mioma mas minha mestruacão vem muito pouco porquer.

Eliene Santos de Santana disse...

Olá,tenho 28 anos estou c/3 miomas segundo meu médico mt grande é subserosa,sinto mts dores principalmente na relação sexual,prisão de ventre,dor pélvica.O que q o Sr diz:

Mariacristina disse...

Olá, tenho tido dores pélvicas e sangramentos fora do meu período menstrual. Fui diagnosticada um com mioma subseroso de 12mm, mas pelo que eu tenho lido esse tipo de mioma não causa sangramento e pelo tamanho não era para causar dor. Já fiz exame preventivo e os resultados foram todos negativos. A médica que me atendeu indicou cirurgia, mas estou com medo dos sintomas não serem devidos ao mioma. Como estou fora do país, estou em dúvida quanto ao que fazer. Esses sintomas podem estar relacionados a outras enfermidades ou podem mesmo estar sendo causados por esse mioma?

Patrícia disse...

Procure outro médico, tratamento para isso existe.

Sandy Jesus disse...

Dr Pedro, as ervas Unha de Gato e Uxi Amarelo podem mesmo beneficiar pacientes com endometriose? Caso sim, quanto tempo antes a paciente deve parar de tomar os chás para tentar engravidar através de FIV?
Grata.

Marciamomenti disse...

A minha ginecologista quer fazer uma histerectomia, porque tenho um mioma pediculado, mas não tenho nenhum sintoma, minha menstruação é normal, tenho 41 anos... ela disse que é perigoso ele dobrar e gangrenar. O que faço não quero fazer a cirurgia...

Elisangela dos anjos disse...

minha mae esta com um mioma no utero,mas ela tem colicas,dor na barriga,e a barriga dela esta maior que o normal,teve sangramento ,os seios incharam e doem,e tambemela sente movimentos em sua barriga..ela esta comendo muito,sente muita ansiedde por causa disso....isso é normal de um mioma.se puderem me responder essa duvida!obrigada..ELiSANGELA DOS ANJOS

Marlene Santana disse...

Boa noite sou a marlene tenho 32 anos e descobrir a mais de um ano que tenho mioma submucoso na parede muscular onde iniciei o tratamento com o medicamento goserelina leuprorrelina 10.8g trimestralem outubro terminando o mesmo em abril/2012 a ultima dose da injeção ou seja o tratamento foi estipulado em três injeções e gostaria de saber qual a possibilidade do mioma reduzir a ponto de retirá-lo sem lesões ou infertilidade.Por favor gostaria que respondesse por favor. Agradeço a atenção.

Marlene

monica disse...

tenho três miomas,tenho 41 anos,já fiz uma miomectomia,fiz tratamentos com vários ginecologista que nao aprovam a técnica da embolizacao uterina,por nao conhecerem ou falam que esta técnica nao e eficaz,pura mentira que esta técnica esta revolucionando ao se tratar de miomas,gostaria de uma indicação de um profissional gabaritado que faca este procedimento,porque todos que eu conheço só faz este procedimento particular e geralmente e muito caro,e tenho plano de saude e queria fazer pela cobertura do plano,preciso muito da sua ajuda para tentar nao fazer uma histerectomia,pois nao queria perder a possibilidade de ter mais um filho,desde já agradeço imensamente,Monica

ADRIANA disse...

tenho 32 e fiz ultra sonografia e acusou mioma minha barriga e enorme e sinto mexer como a doutora que mim examinou tambem sentiu é necessário passar por cirurgia obrigada Adriana

Maria do Carmo F disse...

Eu tenho 21 anos e já tive um aborto ha 2 anos atrás, desde então não consigo engravidar e tenho dores durante a relação, minha menstruação apresenta um sangue "grosso" e as vezes coagulado.Ainda não fui ao médico e gostaria de saber se pode ter alguma relação com miomas e qual tipo de exame você me aconselharia para ter um diagnostico. Agradeço..

jose reimaldo disse...

quanto tempo é o resguardo para sexo pos cirurgia.

Maria disse...

Dr. alguns meses fiz uma ultra e foi detectado um polipo no meu utero mais não sei qual é oq faço pra descobri? o meu ginecologista passou uma video histeroscopia oq é isso é so um exame ou uma pequena cirugia?

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde disse...

Saiu algo esquisito por onde?

JOSE disse...

Obrigado pelas informações.
Minha esposa vai precisar de uma cirurgia e após a leitura do texto, fiquei mais tranquilo.
Agora vamos dar início ao tratamento.
abraços,
Jose Gleilton
Cotia SP

Lucimar disse...

Ola´Dr. Gostaria de saber que riscos podem ocorrer quando se tem um mioma de 12x7mm intramural.

ZELIA disse...

e necessario cirurgia com um mioma subseroso medindo 8.6cm.

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde disse...

Não.

Rita disse...

È possivel com remédios expelir um mioma subeseroso de 5cm?

Rita disse...

Dr fiz ultrasson e estou com um mioma de 5cm.Há alguns dias atrás senti fortes dores na barriga.Foram dois dias com dores, no 1º dia foi só as dores e sangramento, no segundo dia a dor foi mais forte e quando fui ao banheiro saiu algo esquisito, parecia uma massa rosada com coagulos de sangue. A partir daí não sinto mais nada, acabaram as dores e o desconforto que tinha.Meu ginecologista falou que é normal acontecer isso, mas não pediu um ultrassom pra ver como estou e que tenho que fazer a retirada do útero o mais rápido possível.Será que é possível que tenha expelido o mioma?

TATIANE MEDINA disse...

OLÁ DR. MEU NOME É TATIANE TENHO UM MIOMA SUBMUCOSO E SINTO MUITAS DORES MESMO SEM TER RELAÇÃO,GOSTARIA QUE O SR. ME RESPONDE-SE SE É COMUM SENTIR ESSAS DORES,SENTO QUE EU DESCOBRI A POUCO TEMPO QUE TAMBÉM ESTOU COM CANDIDÍASE.ESTOU EM TRATAMENTO PRA PASSAR ESSAS COCEIRAS QUE ESTOU SENTINDO MAS TA DIFÍCIL POR CAUSA DESSA DOR.POR FAVOR ME DÁ UMA AJUDA PRA QUE EU MELHORE O MAIS RÁPIDO POIS EU NÃO AGUENTO MAS TOMAR REMÉDIOS. 

Rita de cassia disse...

descobri que estou com mioma de 12 mm ,vou trer problema para engravidar.

Valdenia disse...

meu nome é valdenia tenho 30 anos tenho uma filha de  3anos  faço regurar todos exames possivel a cada 6 meses, em março de 2012 fiz um transvaginal é deu tudo normal, quando foi esse mês minha mestruação atrasou foi logo pro genicologista ele me passou o exame de gravidez deu negativo já o outro deu um pequeno mioma o medico retatou que não tem remedio porque e muito pequeno. o que faço, estou apavorada????? não tem remedios????

Vanessa Dejesus_ disse...

DR. tenho mioma subseroso, tenho 25 anos,foi detectado aos meus 23 anos, sinto dores as vezes na relação sexual, colica menstrual e sofro com gases. minha ginecologista disse q o mioma esta fora do utero, não tomo anticoncepcional pq passo mal, ela sugeriu fazer cirurgia de retirada apenas do mioma pq ainda não tenho filho, comecei a pouco tomar sumo de salsa, pois ouvir relatos de mulheres q conheço q com o uso do sumo o mioma desapareceu, há um outro tipo de tratamento q não seja pílula e cirurgia? obgda por sua atenção.... vanessa

Marcia valeria gomes disse...

Dr Pedro sinto muita dor lombar, e parestesia nas coxas, já fiz ressonância da coluna e não acusou nada, já fiz endovaginal e deu imagem sugestiva de mioma, já fiz eletroneuromiografia e não deu nada apenas nas mãos sindrome do túnel de carpo com parestesia nas mãos também. tive hipertireoidismo que gerou uma exofitalmia, fiz cirurgia da tireóide tirando-a bilateral parcial, gerou um hipotireoidismo faço reposição hormonal com levotiroxina sódica a 50 mcg. Trato de refluxo, sinto muita retenção de gases, barriga inchada pela manhã bem dura, enfim o que pode ser a parestesia nas coxas ? email; marciavaleriagomes@hotmail.com     obrigada Marcia

Roseliacostasilva@hotmail.com disse...

qual foi a resposta do medico?

ODETE disse...

MEU NOME E ODETE,MORO NA CIDADE ITAPERUNA RJ.TENHO 37 ANOS.TENHO TRES MIOMAS UTERINO.TENHO MUITO SANGRAMENTO E SINTO MUITA DOR.NAO AGUENTO MAIS.EM 2006 FIZ UMA CIRURGIA PARA RETIRADA DE UM MIOMA.EM 2008 APARECEU TRES MIOMAS.E TANTO SANGRAMENTO QUE NAO POSSO TRABALHAR,POIS SINTO MUITA DOR E SONZEIRA.NAO TENHO FILHO.O QUE EU FACO DR?? OBRIGADO, AGUARDO RESPOSTA .ODETEA@HOTMAIL.COM

Carmen disse...


Olá Dr. Sou Angolana, estou muito desesperada.
Em 2010 descobri que tenho mioma submucoso, em Dezembro de 2011 fiz tratamento de Zoladex 10.8, fiquei 4 meses sem menstruação e para não engravidar enquanto tinha efeito de Zoladex o Dr. receitou-me anticoncepcional ZWELY. Tive horríveis efeitos colaterais de ZOLADEX.

No 5.º mês tive um período menstrual normal sem cólicas menstruais, no 6.º tive muita hemorragia acompanhadas de cólicas menstruais, GO mandou me tomar DUPHASTON que parou a hemorragia durante 1 semana, depois voltou a passar com muita intensidade durante 1 mês como DUPHASTON não estancava a hemorragia passei a tomar DEPO PROVERA e METERGIN tive 1 mês com muita hemorragia, depois parou isto tudo foi em Agosto, e até agora não voltei a ter a menstruação.

Alguém já passou por isso?
Ando tão angustiada triste com medo de nunca mais fazer filhos, preciso saber se depois de todo esse remedio que tomei tenho a passibilidade de realizar um grande sonho de ser mãe. Ajuda-me por favor. Beijocas desesperada

Carmen disse...


Olá Dr. Sou Carmen
Em 2010 descobri que tenho mioma submucoso, em Dezembro de 2011 fiz tratamento de Zoladex 10.8, fiquei 4 meses sem menstruação e para não engravidar enquanto tinha efeito de Zoladex o Dr. receitou-me anticoncepcional ZWELY. Tive horríveis efeitos colaterais de ZOLADEX.

No 5.º mês tive um período menstrual normal sem cólicas menstruais, no 6.º tive muita hemorragia acompanhadas de cólicas menstruais, GO mandou me tomar DUPHASTON que parou a hemorragia durante 1 semana, depois voltou a passar com muita intensidade durante 1 mês como DUPHASTON não estancava a hemorragia passei a tomar DEPO PROVERA e METERGIN tive 1 mês com muita hemorragia, depois parou isto tudo foi em Agosto, e até agora não voltei a ter a menstruação.

Alguém já passou por isso?
Ando tão angustiada triste com medo de nunca mais fazer filhos, preciso saber se depois de todo esse remedio que tomei tenho a passibilidade de realizar um grande sonho de ser mãe. Ajuda-me por favor.


Iara Garrido disse...

Olá Doutor, tenho 32 anos e recentemente descobri um segundo mioma uterino.
Tenho um mioma q me acompanha desde o ano de 2004, q era diagnosticado sempre como subseroso mas agora ele é nomeado de intramural, n sei porque. Este, mede 36X21 mm em região fúndica. Agora, me apareceu um outro mioma, denominado intramural/submucoso, em região corpórea direta e medindo 16x14 mm.
Esse segundo atrapalha uma futura gravidez?
Aguardo ansiosa por um breve retorno, pois estou treinando p engravidar. Meu e mail: iaragarrido@direcionalseguros.com.br

Obrigada!

Carmen disse...

Bom dia Dr. Adval,
Em 2010 descobri que tenho mioma submucoso, em Dezembro de 2011 fiz tratamento de Zoladex 10.8, fiquei 4 meses sem menstruação e para não engravidar enquanto tinha efeito de Zoladex o Dr. receitou-me anticoncepcional ZWELY. Tive horríveis efeitos colaterais de ZOLADEX.

No 5.º mês tive um período menstrual normal sem cólicas menstruais, no 6.º tive muita hemorragia acompanhadas de cólicas menstruais, GO mandou me tomar DUPHASTON que parou a hemorragia durante 1 semana, depois voltou a passar com muita intensidade durante 1 mês como DUPHASTON não estancava a hemorragia passei a tomar DEPO PROVERA e METERGIN tive 1 mês com muita hemorragia, depois parou isto tudo foi em Agosto, e até agora não voltei a ter a menstruação.

Preciso muito da sua ajuda, ando angustiada triste com medo de nunca mais fazer filhos, preciso saber se depois de todo esse remedio que tomei tenho a passibilidade de realizar um grande sonho de ser mãe. Ajuda-me por favor.

Angely Chaia disse...

olá Dr ,fiz uma transvaginal e o resultado foi,útero em antervesão,cntrado,de dimensões aumentadas,contornos lobulados.A textura miometralé heterogênea pela presença de nódulo sólido medindo aproximadamente 42x40x38mm,em topografia sbserosa anterior e lateral direita.O últero mede 89x66x39mm,volume 125cm3.Eco endometrial cntrado proliferativo e homogênio medindo 3,9mm de espessura.Por favor me ajude explicando o que é isso,obrigado!!

Janaina Trindade disse...

olá , tive casos de mioma na familia, e já tem mais ou menos um mês que estou sentindo aluma coisa mecher dentro do meu utero, não tenho possibilidade nenhuma de estra gravida tenho duas filhas e meu marido fez vasectomia. é possivel que seja mioma não sinto nenhum dos sintomas escritos acima.

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde disse...

Depende do tipo e da técnica cirúrgica que será utilizada. De qualquer modo o risco não é elevado.

Fatimacosta disse...

moro em manaus, e gostaria de onformacoes sobre hospitais que fazem a embolizacao, tenho varios miomas e sao muito grandes.

Daniela_marquesfrr disse...

Bom dia Dr. tenho 29 anos e já tive uma gravidez até o 7 mês e perdi, á dois anos. Esse ano descobri que tenho micro miomas, parei de tomar Anticoncepcional á 5 mês, tem uns dias que venho sentindo o pé da minha barriga tremendo, pode ser por causa dos miomas, eles se mexem?

Barbarathereliable disse...

oi meu nome é barbara eu parei de tomar anticoncepcional há 6 meses e minha menstruação não desceu ainda e sinto os mesmos sintomas de gravidez e minha barriga as vezes mexe já fiz exame de gravidez e deu negativo será que tenho mioma?

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde disse...

Por que vc pensou em mioma?

Lilika disse...

Tenho 33 anos e fiz uma miomectomia abdominal para retirar um mioma intramural a 10 meses( do tamanho de bola de tênis). Estava aguardando o reposo pós operatório para tentar engravidar. Ontem descobri por ultra tranvaginal um novo mioma, agora submucoso de 7mm. Pretendia aguardar um pouco mais para engravidar mais esse novo mioma me preocupa. Devo tentar logo enquanto está pequeno ou posso esperar mais 1 ano? Diminui as chances de engravidar?

Susana disse...

boa tarde,tenho 26 anos e tenho um mioma intramural de 23mm ,que me causa muitas dores e muito sangramento.,gostaria de saber que tipo de tratamento é o mais adequado para mim e ,se posso engravidar sem problemas.

Rosivana Campos disse...

Rosi Campos,
Dr. , tenho 45 anos não engravido mais a 25 anos. Acabei de fazer uma transvaginal e na conclusão do laudo diz: nódulo miomatoso intramural fundico, medindo 12,5mm. Fico preocupada pois minha cunhada tratou por anos um mioma e teve um grande sangramento, quando foi operar para retirada do mesmo, para surpresa do médico e de todos era uma câncer rarrissímo que levou-a a óbito.
Então devo retirar o mioma?

Joana disse...

Bom dia,
tenho 32 anos e estou grávida de 13 semanas, em uma ecografia foi visto um mioma subseoso fúndico medindo 6x6cm. Minha preocupação maior é com a evolução da minha gestação, tenho receio que este mioma traga complicações para o crescimento de meu bebê, isso pode ocorrer?

Estevao disse...

Tenho 40 anos e considero seu blog uma maravilha e muito ensinamento

Karen_borghi disse...

Boa noite conforme pesquisas aqui na net venho através deste email solicitar uma orientação em relação ao mioma diagnosticado em mim no exame transvaginal em que minha ginecologista muito franca disse que apos a cirurgia tenho uma alta chance de não engravidar. Tenho 30 anos e ainda não tenho filhos e gostaria demais de ter. Conforme os exames meu mioma esta com 9,3x8,1x7,5 cm e meu volume uterino de 293,79 cm3. Acham que devo procurar uma outra orientação medica. Posso ter esperança de que ainda poderei ser mãe?

Desde já agradeço
Karen

Marcia valeria gomes disse...

O texto é bem explicativo, parabéns doutor, gostaria de saber se um útero com miomas pode atrapalhar a coluna vertebral e seus movimentos nas pernas causando dormência (parestesia) nas mesmas?meu  email para resposta é : marciavaleriagomes@hotmail.com obrigada.

eliene disse...

Boa noite! Dr Pedro Pinheiro, descobri que tenho mioma(vários) e um está bem grande,corro risco de ter problemas mais sérios? e estes mioma podem causar crescimento na barriga e é verdade que é uma coisa estranha (parece umbicho), fico até arrepiada.E tb causa náuseas depois da alimentação,vertigens e quais outros sintomas que não constam no site.
Maria

Vanusa Duarte Silva disse...

Bom dia meu nome e Vanusa Duarte, tenho 27 anos não tenho filhos, tenho um mioma de 3,1 cm suberoso, sinto muita colica fortes que so passa com remedios mesmo nao estando mestruada ! Queria saber se essas colicas e por causa do mioma?

I.Procópio disse...

Excelente artigo. Facil entendimento e muito esclarecedor. Obrigada

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde disse...

Não necessariamente.

Carol disse...

Olá. Tenho 31 anos e estou com 20 semanas de gestação. Semana passada tive dores muito forte na barriga, e ao fazer um ultra descobri que tenho um mioma de 8 centímetros pediculado. Achei estranho pois ele nunca se manifestou nem mesmo no ultra morfologico na 13ª semana. Isso é normal? Meu bebê corre algum risco? Estou muito preocupada.

Solange disse...

tenho abarriga muito grande as vezes sinto muitas dores em volta do umbigo so alivia as dores quando eu passo um gel de massagem que pode ser isso

Percha disse...

Tenho um mioma intramural e vou fazer cirurgia para retirada, li que geralmente os miomas retornam, qual é o prazo deste retorno do mioma?

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde disse...

Não há prazo exato. Isso é individual. Em geral, metade das mulheres possuem um novo mioma após 5 anos.

noemia21 disse...

Boa tarde, meu nome é Noemia tenho 44 anos e estou fazendo tratamento de miomano meu primeiro exame feito em 15/12/11 o nódulo neia 54x47mm ultero medindo 90x58x85 mm volume 238cm3 após ser examinda pela minha medica em 10/08/12 disse que estaria menor mudando meu medicamento para um mais forte Goserrelina 10,80mg fiz novamnte o exame meu nódulo esta com 89x82 mm meu útero medido 128x92x88 mm com volume 551cm3 resumindo ele aumentou, começei a tomar a injeção dia 09/11, Por favor me de a ua opnião a respeito. meu e-mail é noemia.bat@gmail.com

lcss disse...

Bom dia, tenho 45 anos e fui laqueada no terceiro parto fazem 12 anos. Mas quando meu filho tinha 2 anos fiz uma cirurgia de hérnia umbilical na qual ocorreu uma hemorragia interna devido a aderência de mina trompa ao intestino. O médico na época pediu que eu procurasse um ginecologista para avaliar minhas condições na época e eu não fiz. Passados todos esses anos, quando meu filho completou 10 anos minha irmã também laqueada e o filho com 12 anos teve uma gravidez tubária, então resolvi procurar o ginecologista que me disse que minha trompa podia se recanalizar e eu engravidar. Sempre faço meus exames papanicolau e mamografia de 6 em 6 meses pois tenho nódulo nos seios em Bi rads 2 que controlo(no começo era bi rads 3) então não deixo de fazer e todos os meus exames são
normais e meu gineco me disse que eu poderia até ter outro filo se quisesse de tanto hormônio que tenho rs. Bom, só que mês passado minha menstruação que sempre foi regular só veio borra e um filete de sangue clarinho dos 2 pcts de absorventes que usava e era noturno não usei nem metade de um pct. E esse mês deveria vir dia 15 e até agora nada. Fiz o beta ontem e deu negativo. Será que a menopausa chegou? Mesmo não sentindo nada de sintomas dela? Tenho um vida sexual ativa e normal sem dores e sem incomodo algum. Será que uma ultra resolve? Acordei com minha blusa do pijama com um circulo de secreção no seio esquerdo e meus mamilos estão sensíveis e escurecidos, normalmente são rosa. Sinto cólicas fraquinhas desde o dia que minha menstruação foi embora mês passado, pois fiquei com a sensação que ela iria descer novamente e nada. Sinto tonteiras, fome que não sentia antes(como jantar que já não fazia a anos pois passava mal a noite e agora sinto necessidade de jantar e não sinto nada). O QUE FAZER?????? Obrigada.

hnp_karla disse...

respondese urgente.
a minha sogra está com mioma o resut.foi q nota-se em cavidade endometrial um nodulo hipoecoico medindo 32 x30mm e em parede antero lateral uterina outro nodulo medin.35x31mm
conclusão.imagem sugestiva de nodulo miomatosos subseroso e submucoso.obrigada

hnp_karla disse...

respondese urgente.
oi meu nome e karla a minha sogra está com mioma o resut.foi q nota-se em cavidade endometrial um nodulo hipoecoico medindo 32 x30mm e em parede antero lateral uterina outro nodulo medin.35x31mm
conclusão.imagem sugestiva de nodulo miomatosos subseroso e submucoso.obrigada

Marta de Jesus Maciel disse...

Oi Dr:Tenho 2 miomas intramural,um mede 3 cm e o outro 4 cm.Tenho 31 anos e gostaria de saber se eu ainda posso engravidar.

Coutinho_moreno disse...

minha espoza tem um mioma ta no começo sera que ela tem que tirar logo

hnp_karla disse...

respondese urgente.
a minha sogra está com mioma o resut.foi q nota-se em cavidade endometrial um nodulo hipoecoico medindo 32 x30mm e em parede antero lateral uterina outro nodulo medin.35x31mm
conclusão.imagem sugestiva de nodulo miomatosos subseroso e submucoso.obrigada

sinesiocerqueira disse...

Muito bom mesmo, gostei muito do seu artigo, parebens amigo.

sinesiocerqueira disse...

Olá Dr. sou Mari tenho 16 anos iniciei uma vida sexual com meu namorado faz 8 mesese durante 1 meses tomei um anti-concepcional (Microvilan), e faz 1 mes que não tomo mais. Faz 3 dias que sinto dores na barriga, localizada no Mesogástrio, Hipogástrio,Fossa ilíaca esquerda e direita, juntamente com tontura. (obs: as veses as dores aliviam, causando dores quando pressiona os locais. sabe qual diagnostico? Obrigado pela atenção.

lili matsu disse...

Bom dia! Tenho 44 anos e alguns miomas pediculados e dois suberosos, que apareceram na minha última ultrassom transvaginal. Não tenho sintomas, mas gostaria de saber o melhor tipo de tratamento para que não seja necessária a extração do útero. Obrigada. Seria possível o senhor enviar telefone do seu consultório?

erica paula disse...

olá Dr. me chamo Érica e tenho 35 anos,tenho um mioma intramural,e estou fazendo tratamento a 3 meses,com anticoncepcional,pórem esse mês estou tendo dores muito fortes, minhas cólicas não passam, com nenhum medicamento,e tenho doris nas costas nos rins, no reto,e uma canseira na perna direita,gostaria de saber se é normal....ou devo procurar outro medico?

Ellen disse...

olá Dr tenho dois nódulos miomatosos medindo 2,0 x 1,3 x 1,4 cm vai ser necessário fazer cirurgia? Tenho 42 anos e não tenho filhos.

Rosangela L disse...

Boa tarde!


Dr poderia uma pessoa engravida e ter mioma sem saber essa criança pode nascer com alguma doença exemplo neurofibromatose

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde disse...

Não tem relação.

solange disse...

olá tenho 40 e tenho um mioma,mas não me explicaram mas nada só que tenho que fazer uma cirurgia para retirar todo útero,sera que não existe tratamento para diminuir.queria muito resolver essa questão já que não conversaram comigo direito desde já eu agradeço.

agda souza disse...

Olá,boa noite!
Gostaria de saber se o senhor ja tratou alguém com endometriose no nervo ciático? Tenho uma cirurgia marcada para uma histerectomia,pois tenho miomas e uma bolsa de sangue no meu ovário esquerdo,mas notei que sinto muitas dores na minha perna esquerda á ponto de não conseguir caminhar e essas dores aumenta quando estou no meu período fertil,não comentei com minha médica,pois somente essa semana tomei conhecimento que existia esse tipo de endometriose,atraves de um programa na tv,e eles afirmam que são poucos casos tratatos no mundo e somente a alguns anos começou a se falar sobre isso,se puder me esclarecer,agradeço desde já.Abraços

Rosane Motta disse...

oi doutor tenho 38 anos fiz exame pelvico descubri que tenho 5 miomas omaior era volume de 518 fiz tratamento usando o remedio cerazete depois de 6meses ele diminuio 209 so que o meu tratamento era particular hoje nao posso porque nao tenho condicoes quero saber se esses miomas no utero atrapalha na relacao sexual e tamben se devo voltar o tratamento e tamben quero

Rosane Motta disse...

tamben quero saber se o caso de fazer sirurgia se eu tenho chance de tirar os miomas e nao o utero gostaria de engravidar pois nao tenho filhos mas tamben parei con remedio porque a miha mestruacao tinha un fluxo muito grande devo ou nao continuar ou nao con remedio obrigada

pameladesouzaesilva@yahoo.com. disse...

boa noite me champ pamela e minha mae fez uma transvaginal ela tem 57 anos de idade e deu que o utero dela esta com 9 cm e normal?? estou muito preocupada por favor me ajude

iara nascimento dos santos disse...

oi me chamo iara tenho 43 ea 30 dias fiz esterequitomia so que agora estou sangrando pela vagina o que faço

marcilene ferreira disse...

ola dr.tenho varios miomas e ultimamente venho sentindo dores na barriga em cima do umbigo,quando aperto sinto alguns e doi,sinto enjoou ,dor de cabeça e dores nas costas é normal,pra quem tem miomas?

katia disse...

Ola DR. me chamo Katia estou com 41 anos, tenho varios miomas e alguns polipos no utero meu ciclo menstrual e muito intenso e dura uma semana.Tenho tres tipos de miomas, intramural,mucoso e na parte externa do utero, tenho dores abdominas diariamente tamanho do utero e 285cc quero saber se tem indicacao cirurgica ou nao pois estou prestes a submeter-me em uma histerectomia.um abraco

dinair rodrigues carvalho disse...

tenho mioma e to gravida de dois mês, o medico disse que é de alto risco tenho muito enjoou tudo que como boto pra fora sintomas de gravidez e quero saber si tenho risco uns fala que não outros falam que sim minha barriga ta muito grande parece ta de quatro mês e to com cirurgia marcada pra retirada do útero mas agora não posso fazer por conta da gravidez quero uma resposta tem que tirar o bebe de 7 mês ou esperar o nono mês de gravidez mesmo ?

andre_baudichon@hotmail.com disse...

ola Dr. pois minha esposa tem mioma e nao consigo arrumar um tratamento pra minha esposa e ja faz mais de 1 ano e gostaria de saber se vc faz esse tratamento qual o valor,pois nao tenho muita condicao.Sou um assalariado e porisso nao tenho condicoes de pagar um tratamento caro e pesso sua ajuda que esse é um dos meus sonhos pois tambem tenho vontade de ser pai so que por causa do mioma nao conseguimos ter nosso filho.
ATENCIOSAMENTE

ANDRE SANTOS

lucia disse...

O útero pode aumentar seu volume perto da menstruação? qual é o tamanho normal de um útero? Pois fiz um ultra som faltando 6 dias para eu menstruar e o resultado foi: AVF, centrado, medindo 99 x 68 x 65 mm. Volume 231 cm³

Silvia Regina Rodrigues disse...

Ola, meu nome é Silvia, tenho 50 anos, estou com pequenos miomas e gostaria de saber se a retirada completa do útero influi no apetite sexual ou isso é besteira? A pergunta é porque conheço uma pessoa que disse não ter mais desejo sexual após ter retirado o útero. desde já agradeço a atenção.

carla disse...

bom dia, tenho 39 anos no momento tenho 5 miomas de 6 cm e 9 de mm a 2 cm, o Dr acha que é necessário fazer a histerectomia.

lucia disse...

o útero aumenta o seu volume perto de menstruar? qual é o tamanho normal de um utero? pois o meu está medindo 231cm³

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde disse...

O útero fica mais espesso antes de menstruar. A menstruação é o desabamento de parte da parede do útero.

Adriana Maeda disse...

Já procurou um posto de saúde? Vale a pena tentar... Não desista nunca...

lucia disse...

no meu caso então o meu útero poderá diminir depois da menstruação, ou não?
2013/4/20 Disqus

Ana zaine disse...

Ana zaineOi Dr tenho 36 anos tenho um mioma intramural 07cm,tive que deixar de tomar anticoncepcional ,para iniciar outro metodo,porem a minha mestruacao esta atrasada 15 dia fiz teste de gravidez e foi negativo , o que devo fazer ? Tomar anticoncepcional,tenho muita dores nas costa e na lateral direita das costas

MARIA LUCIA VERAS disse...

Olá Dr. Pedro Pinheiro!

Tenho 58 anos e descobri que tenho mioma. É possível ter mioma após a menopausa? Desde os 51 anos não menstruo mais. E fiquei sabendo que miomas se alimentam do sangue da menstruação. Como já entrei há 7 anos na menopausa, como é possível isso? Os sintomas que tenho: peso na parte inferior da bexiga; urina um pouco souta; dor quando tinha relação, faz muito tempo que não tenho relações sexuais; inchaço no abdome; cólica e sensação de gravidez.

Me ajude e me responda por favor. Se possível me mande a resposta para meu emal: mluciaveras55@yahoo.com.br

Obrigada pela atenção.

Maria Lucia Veras

disqus_WtdiPqs3ce disse...

Laudo de formação nodular hipoecoica, intramural com componentes subseroso medindo 4,0x 3,3 cm. O que devo fazer? Cirúrgico ou tem tratamento com medicamentos. Terei dificuldades p engravidar? Obrigada pela atenção.