7 de fevereiro de 2014

HANSENÍASE (LEPRA) | Sintomas e tratamento

 
109 COMPARTILHAMENTOS

A hanseníase é uma doença infecciosa causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, um tipo de bactéria. A hanseníase é conhecida por vários outros nomes, sendo lepra o mais conhecido. Também é chamada de morfeia, mal de Hansen ou mal de Lázaro.

Publicidade

A hanseníase é uma das doenças mais antigas da humanidade, havendo descrições suas que datam de 1350 a.C. O nome lepra sido evitado devido ao estigma de uma doença deformante, contagiosa e incurável que a doença carrega. Desde a última metade do século XX com a introdução do coquetel de drogas para hanseníase, a imagem histórica da lepra não corresponde mais a realidade.

Para se ter idéia da mudança na história natural da hanseníase, em 1985 ainda existiam 5,4 milhões de casos registrados no mundo, caindo para pouco mais de 200.000 no ano de 2008.

Atualmente 90% dos casos estão restritos a 11 países. As 6 nações com mais casos registrados são: Brasil, Índia, Madagascar, Moçambique, Miamar e Nepal.

Transmissão da hanseníase

O modo exato de transmissão da hanseníase ainda não foi identificado. Atualmente acredita-se que seja pela via respiratória, semelhante ao que ocorre na tuberculose, que também é causada por uma micobactéria (leia: SINTOMAS DE TUBERCULOSE). As secreções respiratórias, principalmente nasais, carregam uma grande número de bactérias. A transmissão pode ser por tosse, espirro ou perdigotos da fala.

Acredita-se também que possa haver transmissão pela pele através das feridas, e por contato com alguns animais que também carregam a micobactéria, como o tatu, por exemplo.

É importante destacar que a hanseníase não é transmitida com tanta facilidade como infecções respiratórias comuns tipo gripes e resfriados (leia: DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO). É necessário contato íntimo e prolongado que só ocorre em pessoas que moram na mesma casa. Contato esporádico com pessoas contaminadas apresenta risco insignificante de contágio.

O tempo de incubação, ou seja, da contaminação até o surgimento dos sintomas é em média de 2 a 5 anos. Portanto, uma doença de evolução extremamente lenta.

Outro fato importante de ser destacado é que mais de 90% da população é naturalmente resistente ao bacilo da lepra. Mesmo sendo contaminado, a imensa maioria das pessoas irá se curar sozinha sem necessidade de atendimento médico.

Portanto, a antiga prática de isolar compulsoriamente doentes com lepra e evitar seu contato com a população era apenas uma prática discriminatória causada pela ignorância.

Sintomas da hanseníase

A hanseníase se manifesta principalmente acometendo a pele e os nervos. A lesão típica é uma mancha hipopigmentada (mais clara que a pele) associada a perda de sensibilidade no local.

A hanseníase é classificada de acordo com a resposta do nosso organismo à presença do bacilo.

Hanseníase indeterminada = É aquela que apresenta uma lesão única e evolui para cura espontaneamente na maioria dos casos. São 90% dos casos.

Hanseníase paucibacilar ou tuberculóide = São os pacientes com 5 ou menos lesões de pele, onde não se consegue detectar a bactéria quando se retira amostras da lesões. São pacientes que apresentam resposta imune parcial ao bacilo. Não conseguem destruí-lo, mas também não o deixam se alastrar pelo corpo.

Hanseníase multibacilar ou lepromatosa = É a forma mais grave. Pacientes apresenta-se com 6 ou mais lesões de pele, com amostras positivas para o bacilo de Hansen. São doentes com sistema imune ineficaz contra a bactéria.

HanseníaseNas formas indeterminadas e paucibacilar as lesões são hipopigmentadas ou avermelhadas com bordas levemente elevadas.

A forma multibacilar, como já explicado, ocorre naqueles pacientes que apresentam o sistema imune incapaz de controlar a proliferação do bacilo da lepra. Formam-se várias lesões avermelhadas, elevadas, e, em casos mais graves, em forma de nódulos que podem ser deformantes. É muito comum o acometimento do lobo das orelhas e do cotovelo.

Uma característica de todas as lesões da hanseníase é a perda da sensibilidade. No início a dormência é restrita a lesão, mas se não tratada pode destruir nervos levando a perda completa da sensibilidade e paralisia nos membros e face.

Hanseníase - LepraA falta de sensibilidade nos membros faz que o paciente perca a capacidade de sentir dor, o seu principal mecanismo de alerta para agressões. Com isso, é possível que ocorram mutilações, principalmente nas extremidades, por lesões repetidas que não são percebidas pelos doentes. O paciente não sente queimaduras, cortes nem traumas nos locais onde os nervos foram destruídos pela hanseníase.

Diagnóstico da hanseníase

O diagnóstico é feito clinicamente e laboratorialmente. Um dos exames físicos que pode ser feito é testar a sensibilidade para temperatura com 2 tubos de vidro. Um com água fria e outro com água quente. A sensibilidade tátil pode ser testada com um fina mecha de algodão e a sensibilidade para para dor com a ponta de uma caneta esferográfica.

Amostras das lesões de pele podem demonstrar a presença do bacilo nas formas multibacilares. A ausência de bacilos nas lesões descarta a forma multibacilar, mas não a forma paucibacilar.

Tratamento da hanseníase

A hanseníase tem cura. As primeiras drogas efetivas surgiram na década de 1940. Desde então o tratamento tem ficado cada vez mais eficaz.

O tratamento com o coquetel de drogas, chamado de poliquimioterapia (PQT) consiste no uso conjunto de Rifampicina, Dapsona e Clofazimina.

O esquema terapêutico varia de acordo com o tipo de hanseníase:

Tratamento da Hanseníase - LepraTratamento para hanseníase paucibacilar

Rifampicina 1x por mês + Dapsona 1x por dia por 6 meses.

São fornecidas 6 cartelas como a exemplificada abaixo. 1 vez por mês o paciente precisa se encaminhar ao posto de saúde para tomar a dose mensal da rifampicina e pelo menos uma da dapsona sob supervisão médica.

Tratamento da Hanseníase - LepraTratamento para hanseníase multibacilar

Rifampicina 1x por mês + Clofazimina 1x por dia + Dapsona 1x por dia por 12 meses.

São fornecidas 12 cartelas, e, do mesmo modo, 1x por mês uma dose de rifampicina + Clofazimina + Dapsona é feita sob supervisão.

A vacina BCG, a mesma usada para tuberculose, também parece oferecer proteção parcial contra a hanseníase. Por isso, indica-se a sua utilização em todos as pessoas que dividam o mesmo domicilio de um paciente portador da doença.

Acredita-se que após o início do tratamento o paciente contaminado já não seja mais capaz de transmitir a doença.

Um dos grandes problemas do tratamento da hanseníase é a alta taxa de reações as drogas, que pode ocorrer em até 25% dos casos.

"HANSENÍASE (LEPRA) | Sintomas e tratamento", 5 de 5 baseado em 1 votos.
Publicidade
  • Rosi Soares

    Ola, boa tarde. Meu nome é Rosi Soares, tenho 28 anos, em outubro/2012 descobri uma mancha sem sensibilidade na minha coxa. Há 2 meses faço o tratamento de hanseniase, mas as reações ao remédio são muito fortes, tenho febre, dor de cabeça, enjoos, e dificuldade em respirar, já perdi 5kg. O médico que acompanha meu tratamento receitou omeprazol para o enjoo, mas não adiantou muito. Esse tratamento só está disponivel no SUS, mesmo tendo o plano de saude, estou de pés e mãos atadas, pq ainda falta 15 dias para minha consulta com o médico. Por favor pode me aconselhar?

  • cecicardoso

    Meu ex namorado contraiu hanseníase e não sabia, daí quando ele veio descobrir a doença já estava um pouco avançada, foi quando ele começou o tratamento, só que eu tive muito contato com ele antes do mesmo descobrir o diagnostico. Na época achei que depois dele ter começado o tratamento eu não tinha o porque ter medo dessa doença. Já fazem seis anos que nos separamos e agora eu venho sentindo dores musculares tantos nos braços como nas mãos e um pouco de dormência nas mãos, sinto também uma breve dormência na coxa onde só faz aumentar a cada dia, sem contar que ano passado surgiram uns caroços na minha perna que doía muito, mas comecei a usar uma pomada dermatológica para micoses e foi desaparecendo. Depois disso penso que posso ter contraído essa doença, o que faço? pois minha cidade é muito precária em termos de saúde.

  • Ana

    Doutor,acho que muitas pessoas tem a mesma dúvida que eu.Estou com uma mancha branca na minha unha e está começando a ficar vermelha.Não sinto dor quando bato em alguma coisa.Estou com medo de que pode ser lepre.

  • Liziane

    Oi tenho uma irmã com hanseníase a 3 anos,ela não consegue sair das reações, isso faz com que ela fique muito desmotivada que de costume.
    ela começou a fazer um tratamento com um remédio muito mas forte e a cada dia que passa ela fica pior,não sabemos mas o que fazer.

  • Simone_waleska

    oi boa tarde meu nome e simone e vivo com um homem que teve hanseniase to com ele a uns 7 anos e so agora descombri que ele teve a doença mas ele disse que si curou ele nao senti a pele ele e todo atrofiado gostaria de saber se eu posso te a doença e como posso fazer um teste
    aguardo resposta

  • Quirasilva10

    Valquiria de Jataizinho brigado

  • lucileide souza da luz

    Meu pai pegou essa maldita doença há uma no e como ele t diabete , ñ pode tomar corte coide dai os pé dele t ficando inchados e as mãos dormente , to ficando maluca de ver meu pai nessa situação pode me ajudar .

  • lucileide souza da luz

    Meu pai pegou essa maldita doença há uma no e como ele t diabete , ñ pode tomar corte coide dai os pé dele t ficando inchados e as mãos dormente , to ficando maluca de ver meu pai nessa situação pode me ajudar .

  • Elainnyegt

    esse medico e lindo
     

  • Elisadalila

    Minha cunhada faleceu ha dois dias, ela fazia tratamento para hanseníase já fazia dois anos, porém começou complicar a saúde com o aparecimento de anemia profunda e hipertireoidismo, o médico recomendou transfusão de sangue e isso causou enfarte; gostaria de saber se tudo isso pode ter sido causado pela hanseníase.
    Obriga, aguardo resposta.

  • Elisadalila

    Minha cunhada faleceu ha dois dias, ela fazia tratamento para hanseníase já fazia dois anos, porém começou complicar a saúde com o aparecimento de anemia profunda e hipertireoidismo, o médico recomendou transfusão de sangue e isso causou enfarte; gostaria de saber se tudo isso pode ter sido causado pela hanseníase.
    Obriga, aguardo resposta.

  • Cíntia Lara

    OI PEDRO EU TBM SOU PORTADORA DESSA DOENÇA MAIS JA FAÇO O TRATAMENTO ALEM DA PREMEDISONA EU TOMO TAMBEM A TALIDOMINA FORA OS REMEDIOS DA CARTELA VERMELHA MAIS SEI QUE JA ESTOU CURADA EM NOME DE JESUS.POR QUE SÓ ELE PARA NOS CURAR.
     

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não parece a descrição de um caso de hanseníase.

  • marquinhos

    Eu tenho umas mancinhas vermelhas na pele mais eu acho q nao seja lepra eu apertei ela com o dedo 
    para ver se tenho sesibilidade nao doi muito so um pouquinho,isso pode ser lepra??

  • Tamires_18_tica

    parabens!le essas informaçoes e muito importante pro nosso  dia a dia …

  • Tamires_18_tica

    parabens!le essas informaçoes e muito importante pro nosso  dia a dia …

  • marcosvg12

    Olar! preciso de ajuda se alguém puder me responder agradeço.
    bom, viajei a trabalho e fiquei longe de minha namorada por 5 meses e quando eu voltei ela tava com essa doença com o corpo cheio de manchas brancas e dormente. ela começou o tratamento com um remédio chamado ( predinizona ) mais tivemos relações no mesmo dia que ela começou o tratamento, ela usa anticoncepcional, esse remédio corta a cicro 21? eu me vacinei com o BCG bem antes. qual é o melhor remédio pra cura-la? eu amo muito ela e não quero pardela tenho medo. me ajudem….

  • marcosvg12

    Olar! preciso de ajuda se alguém puder me responder agradeço.
    bom, viajei a trabalho e fiquei longe de minha namorada por 5 meses e quando eu voltei ela tava com essa doença com o corpo cheio de manchas brancas e dormente. ela começou o tratamento com um remédio chamado ( predinizona ) mais tivemos relações no mesmo dia que ela começou o tratamento, ela usa anticoncepcional, esse remédio corta a cicro 21? eu me vacinei com o BCG bem antes. qual é o melhor remédio pra cura-la? eu amo muito ela e não quero pardela tenho medo. me ajudem….

  • Renatinhaqbm

    Boa Tarde! Estou gravida e não o que posso fazer para ter o tratamento, o problema e que estou sofrendo muito com isso. Me ajudem por favor. 
    meu e-mail é : renatinhabqmhotmail .com
    Se poderem me ajudar agradeceria muito…
                Renata Marques

  • helena

    Há ceca de 9 meses tive diagnóstico de fibromialgia. A partir daí, além das dores no braço, comecei a sentir falta de força na mao direita; a cerca de um mês sinto alguma falta de sensibilidade na mesma mão, sendo que os dedos polegar e indicador tem falta de sensibilidade e formigamento. Já convivi, mas de forma não contínua,c/ pessoa que teve hanseníase. Tenho bom plano de saúde, mas não sei qual especialista procurar.

  • helena

    Há ceca de 9 meses tive diagnóstico de fibromialgia. A partir daí, além das dores no braço, comecei a sentir falta de força na mao direita; a cerca de um mês sinto alguma falta de sensibilidade na mesma mão, sendo que os dedos polegar e indicador tem falta de sensibilidade e formigamento. Já convivi, mas de forma não contínua,c/ pessoa que teve hanseníase. Tenho bom plano de saúde, mas não sei qual especialista procurar.

  • fabii

    oi eu tenho uma mancha  na canela ela tem 3cm e meio branca porem na borda ela e escura e tbm comicha bastante eu nao tinha antes ela veio aparecende por volta de um mes sinto dor nela quando a toco nao esta sensivel ainda pode ser hanseniase???

  • Janny Brelaz

     gostei muito, me ajudou d +, parabens a vc dono desse blog

  • Janny Brelaz

    olhe marquinho, a melhor coisa que tem que fazer, é ir ao posto de saude mais proimo de sua casa

  • marquinhos

    Eu tenho umas mancinhas vermelhas na pele mais eu acho q nao seja lepra eu apertei ela com o dedo 
    para ver se tenho sesibilidade nao doi muito so um pouquinho,isso pode ser lepra??

  • Anonymous

    Ola! tive hanseníase a 6 anos,fiz o tratamento correto só que quando terminei o tratamento sentir umas reações e por causas dessas reações tomei muita prédinisona creio eu que por uns 2 anos sei que esse medicamento e muito forte…Gostaria de saber o que pode me acontecer futuramente com minha saúde pelo fato de eu ter tomado por tanto tempo esse medicamento? DE JÁ AGRADEÇO!!!

  • Vanderliapdani

    Agradeço pelos esclarecimentos, clareza das informações contidas é excelente,vai ser muito´útil.
    Atenciosamente.
    Vanderli.

  • Unknown

    Estou no segundo mes de tratamento da haseniase.
    a baciloscopia que fiz deu negativa.tenho so uma mancha na perna direita.
    minha mancha nao e totalmente durmente. nao acredito que seja haseniase.mais como o dermatologista falou que era vou faser o tratamento.
    estou tento algumas reacoes.leve dores

  • brendo

    as vezes aparece algumas manchas em minha pele, meia avermelhada em volta, e coça bastante, ja senti um poco de dormencia nos meus dedos em algumas vezes tambem. pode ser hanseniase?

  • Joaosantos0604

    Dr, estou no segndo mês de tratamento da hanseníase, no entanto, percebo que o quadro está piorando. Manchas maiores aparecendo e partes das mãos e pés sem senbilidade. Isso é normal quando estamos em tratamento? Com quanto tempo poderemos perceber uma melhora?

  • Antonio Sousatj

    Muito bons os comentarios. Eu gostaria de saber DR. Saiu duas manchas avermelhadas nos meus braços por cima, mas nao  dormentes. Eu coloquei sobre elas própolis e sumiram. Mas fiquei preocupado porque as juntas dos dedos das maõs estão doloridas. e tambem nao perdir a força de nenhum membro. Pode ser hanseníase?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nem sempre. O seu caso é especial por você ser transplantado. Se você tem contato com pacientes com hanseníase seria interessante a opinião de um infectologista.

  • Ymbrito

    Fiz transplante hepático e faço uso de imunossupressão. Quando criança, na época de iniciar o curso fundamental, tomei diversas vacinas, inclusive a BCG (teste de Mantoux). Fico preocupada com a possibilidade de vir a contrair essa doença, devido a imunossupressão. O teste realizado naquela ocasião ainda é eficaz?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nem sempre. O seu caso é especial por você ser transplantado. Se você tem contato com pacientes com hanseníase seria interessante a opinião de um infectologista.

  • Andrius Selistrenh

    Dr. eu tnho esta doença de hanseniase e tenho minhas duvidas, tnho manchas, cicatrizes, estou no tratamento a 7 meses e ainda tenho pequenas reações, estou tomando o remedio predsim 20 mg, queria saber se existe algum modo de não ter mais reações, faço academia, levo minha vida quase normal, mais quando tenho estas reações procuro evitar que as pessoas me vem e se existe algum tratamento que sairam estas manchas e cicatrizes, elas não saum graves. obrigado pela atenção!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Esse texto é de 2009.

  • Carleide santos

     O texto é muito  bom.  mais  em que ano  ele  foi feito???
     

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Esse texto é de 2009, revisado em 2010

  • Antonio Sousatj

    Muito bons os comentarios. Eu gostaria de saber DR. Saiu duas manchas avermelhadas nos meus braços por cima, mas nao  dormentes. Eu coloquei sobre elas própolis e sumiram. Mas fiquei preocupado porque as juntas dos dedos das maõs estão doloridas. e tambem nao perdir a força de nenhum membro. Pode ser hanseníase?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não parece a descrição de um caso de hanseníase.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Quintiliano
    Talvez um neurologista, mas depende de como for a consulta com o dermatologista.

  • http://www.blogger.com/profile/14586720033648657376 Quintiliano

    Inicialmente quero parabenizá-los pela iniciativa e pela clareza dos textos.
    Tenho tido dores nos dedos das mãos, nos punhos, nos pés, tornozelos, calcanhares, joelhos e cotovelos, todos os exames deram resultado normal exceto a eletroneuromiografia das mãos que aponta para neuropatia hansênica, acontece que não tenho nenhuma mancha de pele embora venha sentindo algum formigamento nos dedos e nas mãos e fraqueza considerável nos braços e mãos.Além do dermatologista que devo consultar amanhâ devo consultar outra especialidade? Que exames devo fazer?

    Grato,

    Quintiliano Vasconcelos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @cejal
    Acho que não entendi sua pergunta.
    Quem fornece o tratamento para hanseníase é o governo, é tudo gratuito.

  • cejal

    Gostaria de saber sobre as entidades que tratam da hanseniase, elas pedem colaboração sempre, isso é tudo particular?Não estou questionando só quero saber, pois aqui onde moro mtas pessoas colaboram.Obrigada.

  • Vanessa

    obg com o texo mee ajudou mt no trabalho da escola os autores estão de parabéns

    caso quizer me acc no orkut
    lukasdabg@hotmai.com

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Luciana
    É pouco comum hanseníase com VHS e PCR normais, mas isso não é suficiente para descartar caso o quadro clínico seja sugestivo.

  • Luciana

    Olá.

    Mandei um questionamento ontem, mas esqueci de perguntar:

    Caso os exames de VHS e PCR fiquem sem alteração, isso significa que a possibilidade de hanseníase pode ser automaticamente descartada? Ou se pode ter essa doença sem que ela apresente inflamação nos exames?

  • Ministério da saúde

    Olá, blogueiro(a)!

    Dia 30 de janeiro é Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Se antes a doença assustava portadores e suas famílias, hoje ela tem tratamento e cura!

    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar informações sobre a doença. Se tiver interesse em colocar o selo da campanha em seu blog, entre em contato com comunicação@saude.gov.br.

    Para saber mais sobre hanseníase, acesse: http://bit.ly/dZFocW

    Siga-nos no Twitter: http://www.twitter.com/minsaude

    Obrigado,
    Ministério da Saúde

  • Anonymous

    este texto e maravilhoso. os autores estao de parabens!!

  • Joel

    Excelente texto sobe hanseníase. Me ajudou muito no meu trabalho escolar.