Artigo atualizado em 07/02/2014
Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter

FALTA DE AR | Causas e tratamento

Publicidade

O cansaço e falta de ar são sintomas que costumam andar juntos, por isso, são muitas vezes tratados pelos pacientes como se fossem a mesma coisa. Mas não são. A falta de ar, designada na medicina como dispnéia, é uma sensação de dificuldade para respirar. É a impressão de que a quantidade de ar que entra nos pulmões é insuficiente. Pode-se manifestar também como uma dificuldade para expulsar o ar já respirado.

O cansaço ou a fadiga, é a dificuldade de se realizar esforços, mesmo que mínimos, como escovar os dentes ou pentear os cabelos. Para saber mais sobre as causas de cansaço, leia: CANSAÇO | FADIGA | Principais causas.

O cansaço e a falta de ar costumam estar juntos, mas podem surgir isoladamente. Neste texto vamos falar apenas sobre a falta de ar. O cansaço será abordado em um texto próprio.

A dispnéia apesar de parecer um sintoma muito subjetivo, na verdade não é. A sensação de falta de ar realmente é muito individual, mas nós médicos, através do exame físico e de análises, conseguimos determinar muito bem a gravidade da dispnéia.

Este detalhe é importante porque não é raro recebermos pacientes jovens e sem doenças queixando-se de dispnéia devido a uma crise de ansiedade. Neste momento é importante saber distinguir quem tem uma dispnéia real daqueles que acham que tem falta ar, quando na verdade não apresentam nenhum sinal de má oxigenação.

E uma vez estabelecida que a queixa de falta de ar realmente indica uma má oxigenação tecidual, é preciso quantifica-la para se avaliar a gravidade do caso.

Para poder distinguir as queixas de falta de ar da ansiedade das dispnéias reais, é preciso entender como funciona a captação e utilização do oxigênio do ambiente.

O ar entra nas vias aéreas, desce pela traquéia e chega aos pulmões. Nos alvéolos pulmonares (que na verdade são microscópicos e não como está no desenho acima) ocorre o que chamamos de trocas gasosas. O oxigênio vai para o sangue, e o gás carbônico (CO2), que estava no sangue vai pra o alvéolo para ser devolvido às vias aéreas e expelido na respiração. Portanto, inspiramos oxigênio e expiramos gás carbônico.

O oxigênio não fica “solto” no sangue. Ele precisa das hemácias (glóbulos vermelhos) para ser transportado para os tecidos. Uma vez nos tecidos, as células usam o oxigênio para produzir energia. Este processo produz CO2, que é captado novamente pelas hemácias e levado em direção aos pulmões para se reiniciar o ciclo.

A falta de ar é um sintoma que surge quando o cérebro recebe a informação de que a quantidade de oxigênio nos tecidos está baixa e não é suficiente para a sobrevivência das células ou quando a quantidade de CO2 está alta.

A falta de ar verdadeira pode, então, acontecer por vários mecanismos:

- Quando o nível de oxigênio no ar está baixo.
- Quando algo obstrui nossas vias aéreas e não conseguimos respirar adequadamente
- Quando o coração está fraco ou há alguma obstrução ao fluxo sanguíneo e não se consegue levar sangue oxigenado para os tecidos
- Quando há algum problema no pulmão que impede a troca dos gases (gás carbônico e oxigênio)
- Quando o sangue não consegue transportar oxigênio adequadamente, como nos casos de anemia grave ou hemácias defeituosas.

Assim que o cérebro recebe a informação de há má oxigenação dos tecidos, a primeira providência é aumentar a frequência e intensidade da respiração. Em adultos a frequência respiratória média varia entre 12 a 20 incursões por minuto. Chamamos de taquipnéia quando a frequência está acima de 20.

Não conseguimos contar a nossa própria frequência respiratória, pois uma vez que tomamos consciência da nossa respiração, ela passa a ser diferente. Quando nós médicos contamos a frequência respiratória dos pacientes, o fazemos sem que o mesmo se aperceba do fato.

O aumento da frequência respiratória é um processo de adaptação que ocorre a todo momento. Por exemplo, quando corremos precisamos gerar mais energia e por consequência, nossas células precisam de mais oxigênio. O que o cérebro faz? Aumenta a frequência respiratória e cardíaca. Mais oxigênio chega aos pulmões e mais sangue é transportado para os tecidos, resolvendo-se o problema.

Portanto, a primeira coisa que se faz frente a uma queixa de falta de ar, é contar a frequência respiratória. Não se espera que uma verdadeira falta de ar não venha acompanhado de aumento da frequência respiratória.

É importante salientar que uma pessoa com crise de pânico ou muito ansiosa pode perfeitamente estar respirando mais rápido pelo nervosismo, sem que isso indique falta de oxigenação real.

Quando a falta de ar começa a se intensificar, surgem alguns sinais de esforço respiratório. Um deles é o aumento e diminuição do diâmetro das narinas enquanto puxamos o ar. Este sinal é chamado de batimento de asa do nariz. Indica esforço para se puxar o ar.

Outros sinal de esforço é quando podemos notar a contração dos músculos do peito e da barriga enquanto se respira. O uso dos músculos acessórios da respiração é um sinal de desespero do organismo tentando aumentar de qualquer maneira o aporte de oxigênio para os pulmões.

Esse sinais podem ser vistos após exercícios extenuantes. Neste caso não há problemas pois após o repouso, em questão de minutos, a oxigenação adequada se restabelece.

Um sinal de gravidade da falta de ar é a presença de cianose, que é a tonalidade arroxeada dos dedos, lábios e nariz. Pessoas com problemas pulmonares crônicos apresentam um alargamento das pontas dos dedos, chamado de baqueteamento digital pelo fato dos dedos ficarem parecidos com baquetas de tambor.

Cianose
Cianose dos dedos e baqueteamento digital

Cianose
Cianose de lábios e nariz

A hemácia quando rica em oxigênio fica avermelhada, e quando pobre, arroxeada. Quando as hemácias possuem pouco oxigênio, podemos notar esse tom mais roxo na regiões mais finas da pele como nas fotos acima. É um sinal de grave falta de oxigenação dos tecidos.

Nem todo mundo com dispnéia precisa se apresentar com os sinais de gravidade descritos acima. Pode-se ter apenas falta de ar e o único sinal ser a taquipnéia. Para se saber então se a dispnéia indica alguma doença ou não, temos que avaliar qual o grau de oxigenação do sangue.

Isto pode ser feito através do oxímetro de pulso, que é aquele aparelhinho que se coloca nos dedos dos pacientes. A saturação normal de oxigênio é maior que 95%. Valores abaixo de 90% indicam insuficiência respiratória.

Oxímetro

Se houver algum sinal clínico ou algo na história que aponte para uma causa de dispnéia, solicita-se uma gasometria arterial, uma análise onde se colhe sangue de uma artéria para se medir diretamente os níveis de oxigênio e CO2 do sangue.

Na gasometria identifica-se facilmente aqueles com falta de ar por ansiedade uma vez que o nível de oxigênio encontra-se bem alto e o de CO2 bem, baixo devido a rápida respiração, fato que não ocorre nas causas reais de dispnéia.

Quais são as principais causas de falta de ar?

- Asma
- DPOC (bronquite crônica e enfisema pulmonar) (leia: DPOC – ENFISEMA E BRONQUITE CRÔNICA)
- Pneumonia (leia: QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA PNEUMONIA ?)
- Tuberculose (Leia: SINTOMAS DE TUBERCULOSE )
- Outras infecções pulmonares
- Derrame pleural volumoso (leia:  DERRAME PLEURAL | Tratamento, sintomas e causas)
- Edema pulmonar
- Embolia pulmonar (leia: EMBOLIA PULMONAR )
- Hemorragia pulmonar
- Câncer de pulmão (leia: CÂNCER (CANCRO) – SINTOMAS E DEFINIÇÕES)
- Infarto do miocárdio (leia: SINTOMAS DO INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO E ANGINA)
- Insuficiência cardíaca (INSUFICIÊNCIA CARDÍACA – CAUSAS E SINTOMAS)
- Arritmia cardíaca (leia: PALPITAÇÕES, TAQUICARDIA E ARRITMIAS CARDÍACAS )
- Hipertensão pulmonar
- Aspiração de corpo estranho
- Obesidade mórbida (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA)
- Traumas
- Asbestose (leia: MESOTELIOMA | ASBESTOSE | Doenças causadas pelo Asbesto)
- Defeitos ósseos na coluna ou tórax
- Anemia (leia: SINTOMAS DA ANEMIA)
- Tamponamento cardíaco
- Sepse (O QUE É SEPSE / SEPSIS E CHOQUE SÉPTICO ?)
- Intoxicações
- Anafilaxia (CAUSAS E SINTOMAS DO CHOQUE ANAFILÁTICO )
- Gravidez
- Ansiedade

Como se trata a falta de ar?

O tratamento depende da causa. Se for devido a uma pneumonia, trata-se com antibióticos; Se for por insuficiência cardíaca, usa-se diuréticos; Se for anemia, trata-se com transfusão de sangue, e assim por diante.

Enquanto a causa da dispnéia não for resolvida, é importante assegurar que o paciente tenha sempre saturações de oxigênio adequadas para não entrar em colapso.

Quando há saturação de O2 está reduzida, o tratamento deve ser feito com oxigênio suplementar. Se mesmo com oxigênio em volumes altos o paciente ainda não for capaz de manter boas saturações, faz-se necessária a intubação e adaptação a um ventilador mecânico.

Alguns pacientes com doença pulmonar crônica, tipo enfisema, precisam de oxigênio suplementar com frequência, e às vezes, passam mais de 12 horas por dia com O2 em máscara.

Falta de ar na gravidez

A dispnéia é muito comum na gravidez. Até 2/3 das gestantes se queixam de falta de ar, fato que normalmente inicia-se no segundo trimestre. A dispnéia da gestação costuma ser pior quando a grávida encontra-se sentada e não apresenta relação com esforço físico.

Alguns fatores contribuem para essa dispnéia:

- Anemia que ocorre em toda gravidez.
- Elevação do diafragma pelo feto, principalmente no 3 trimestre
- Excesso de progesterona, que por si só causa aumento da frequência respiratória

Apesar de comum, é importante não confundir a dispnéia normal da gestante com dispnéia causada por doenças pulmonares ou cardíacas que podem muito bem ocorrer em quem está grávida. Um exame físico e uma boa história clínica costumam fazer essa distinção.

Publicidade
  • Érica

    Boa tarde drs.
    Meu avô fumou a vida inteira e agora está com DPOC grave. Depende de oxigênio durante quase todo dia e a noite precisa fazer o bipap (é assim que escreve?)

    Ele fica cansado por qualquer coisa e se tirar o oxigênio fica roxinho igual a foto do texto. Queria saber se existe algo que se possa fazer para melhorar a vida dele. Ele tem 78 anos, poderia tranplantar os pulmões?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Érica,
    Até onde eu sei a idade limite é 65anos. Dificilmente ele teria condições clínicas de suportar uma cirurgia tão agressiva quanto essa.

  • Anonymous

    Boa tarde drs!
    Meu nome é Ana,to passando por problemas de falta de ar,ja operei o nariz e a garganta,so q de uns tempos pra ca to tendo falta de ar!
    procurei otorrino e ele me disse q tenho q fazer encherto no nariz!Estou tendo falta de oxigenação meu nariz ao lado está roxeando e abaixo dos olhos tbm!Estou tendo tonteiras e o corpo ta ficando bambo isso tbm pode ser falta de oxigenação??Obrigada e fiquem com Deus!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Pode, acho que vc deveria procurar atendimento médico novamente.

  • Idelvanio

    Olá Doutores,
    Estou com bronquite alérgica que a anos não me atacava. Atualmente estou fazendo uso de Salbutamol Spray seguindo orientação médica, mas o mesmo não esta mais fazendo o efeito que fazia isso em 3 dias de uso. Existe algum exércicio ou atividade física que eu poderia fazer para melhorar minha respiração como caminhadas ou andar de bicicleta por exemplo? Desde já agradeço e parabéns a voçês pelo blog.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Idelvanio,
    Natação é o melhor esporte nestes casos.

  • Camila

    Doutores,
    tenho sentido muita dor nas costas e, de alguns dias para cá, sinto dificuldade de respirar. Aspiro o ar com força, como se estivesse me afogando. passa por alguns minutos, e depois, volta a aparecer. Também bocejo muito – bocejar parece aliviar a falta de ar.

    Estaria essa falta de ar ligada às dores nas costas? Qual profissional deveria procurar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Camila,
    Comece com um clínico geral. Se ele achar que realmente há algum motivo para dispenéia ele irá começar a investigação e eventualemnte te encaminhar ao pneumologista

  • Herica

    Ola estava lendo a materia sobre falta de ar.Todas as vezes que estou no final de periodo na faculdade,muito triste ou muito anciosa sinto muita “falta de ar”.Não vi essas causas ou sintomas.Tem algo haver???????

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Herica,
    No texto eu falo o tempo tempo que ansiedade e fatores psicológicos podem dar a sensação de falta de ar.

  • Anonymous

    Olá, meu nome é Rosana sou enfermeira especialista em U.T.I.
    Estou aqui hoje para somente para parabenizá-los pela forma didática em que abordam cada assunto!Um grande abraço.

  • Anonymous

    Olá,

    Meu nome é ana e logo depois de tres dias que tive nene tive uma supeita de trombose e embolia pulmonar, mas com a tomografia dos pulmoes, ultrasson das pernas e do coração não foi constatado nada, porme meu exame de dimero d deu algumas alterações. Mas ainda sinto falta de ar pois sou muito ansiosa, já fui ao pneumologista e e realizaei outros exames e ele me disse que eu nunca tive e não neho nada, será que devo procurar um psicologo, pois sempre tenho medo de morrer e fico pensando que vai me dar um embolia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    se o seu pneumo já disse que está tudo bem, isso relamente pode ser só psicológico.

  • caroline

    Boa tarde,
    Gostaria de saber se é possível existir alguma relação entre dores na coluna (hérnia de disco, por exemplo)e falta de ar.
    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Caroline,
    Diretamente não, mas qualquer quadro de dor intensa pode causar uma sensação de falta de ar, principalmente se houver dor ao respirar.

  • Pedro

    Boa tarde!
    Meu nome é Pedro Luiz e gostaria de saber se ter medo de ter falta de ar nos leva a ter falta de ar?
    Muito Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Pedro
    Sim, ansiedade pode levar à sensação de falta de ar.

  • Anonymous

    Olá,
    Fiz uma cirurgia ortognática a 8 meses, onde meus canais respiratórios ficaram maiores. A cerca de 1 mês comecei a sentir falta de ar, a mesma não é continua, mas ocorre praticamente todos os dias.
    Gostaria de saber se minha cirurgia pode estar relacionada a esta falta de ar, e qual médico devo me direcionar caso não seja, pois não tenho nenhum outro sintoma. Fernanda

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Fernanda
    a cirurgia ortognática costuma melhorar a falta de ar por melhorar a anatomia das vias aéreas. Procure primeiro um clinico geral para ele lhe avaliar e decidir qual especialista mais indicado para o seu caso.

  • Anonymous

    Boa tarde. Já faz um ano que pratico natação e sempre percebi que rapidamente cansava e tinha que parar para respirar e descançar antes de começar novamente. Busquei oritenação médica, fiz um ecodopplercardiograma, teste de esforço na esteira e o resulto foi muito bom. Não tinha nenhum problema cardíaco. Porém preciso descobrir de onde provém este cansaço. Que especialidade médica devo procurar?

    Alexsandro/MG

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Alexsandro
    Procure um médico especializado em medicina esportiva.

  • Anonymous

    Paulo. Ah… finalmente entendi a diferença entre cansaço e falta de ar. Obrigado.

  • Marlicélia

    OBRIGADO! Suas orientação me ajudou a procurar um médico, para saber qual é a causa de minha falta de ar…

  • Lucianavieira1980

    oi, adorei as explicações,minha filha lara tem 04 anos possui a sindrome de cri-du-chat e tem muitas crises de dispinéia grave,e so agora com  vcs tive mais entendimento e clareza.OBRIGADO.

  • Lucianavieira1980

    oi, adorei as explicações,minha filha lara tem 04 anos possui a sindrome de cri-du-chat e tem muitas crises de dispinéia grave,e so agora com  vcs tive mais entendimento e clareza.OBRIGADO.

  • Francisco carlos

    Parei de fumar a 11 meses e de la pra cá aumentou a minha falta de ar. Tambem engordei 7 kg apos o vicio. Era de se esperar estes sintomas em função da alteração de peso? Quais os exercicios pra melhorar?  Atenciosamente.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser do ganho de peso. O ideal é associar execícios aeróbicos com musculação. Mas antes de iniciar qualquer atividade, procure fazer uma avaliação médica.

      • Dr Pedro

        Gostaria muito de saber , se fumamos durante trinta anos, e nada nos acometeu nestes anos todos, derrepente paramos de fumar e tudo quanto é doença nos acomete. Tem alguma explicação lógica para isto?

        • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Sim, algumas lesões do fumo demoram anos para aparecer, por isso podem surgir depois do fumo já ter sido suspenso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode ser do ganho de peso. O ideal é associar execícios aeróbicos com musculação. Mas antes de iniciar qualquer atividade, procure fazer uma avaliação médica.

  • elenuse ferreira

    há dois meses pela madrugada acordo sem ar aboca resseca não da nem para engolir salivaestou daaaesesperada da impressão que vai morrer vou para ohospital  tomo nebolização só consigo dormir durante odia e com dificudade naõ estou gripada nem com tosse  estou tomandaocefalexin

  • Diannacarla

    Boa tarde!

    Meu nome é Diana,tenho 26 anos e estou grávida de 2 meses, só que estou com muita falta de ar,tenho que fazer muito esforço para conseguir respirar, quando chega no final na tarde estou com o tóroxi todo doido de tanto esforço,me encomoda para falar,caminhar e ate mesmo dormir.Fui ao meu obstetra e ele não me indicou nada, disse que era normal, só que eu já tenho um histórico de Sindrome do Pânico há uns 7 anos atrás.
    Me ajudem pois é muito ruim não poder respirar, sem falar quem não tenho força para fazer nada, pois se não vou morrer sem respirar.

    Agradeço o espaço e a atenção.

  • Natanaelconrado

    eu tou com falta de ar o q fazer

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, algumas lesões do fumo demoram anos para aparecer, por isso podem surgir depois do fumo já ter sido suspenso.

  • JonasPorto

    A masturbaçao com frequencia pode ocasionar falta de ar e 
    inchando o peito e aumentando -se os mamilos do peito.?
    Pode ocorrer de ”catarros” nao serem expulsos do pulmao causando asim a falta de ar kando é feito
    alguma atividade mais forte?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Janilson

    Dr minha esposa esta gravida de 7 meses e sente muita falta de ar principalmente quando esta deitada. Isso é normal? Se não como proceder para ela sentirose melhor?
    Agradeço a atenção e aguardo resposta.

  • Anonymous

    boa tarde Dr,meu nome é kelly tenho 29 anos tenho pressão alta porem controlo com enalapril 10 mg passado pelo meu cardio eu não sentia nada até engravidar a 3 anos tras na propria gravidez sentia muita falta de ar e apos meu parto e ate nos dias de hoje continuo sentindo, porem ja fui em varios cardiologista fiz uma bateria de exames e nunca constou nada , porém Dr sempre sentindo palpitações dor no peito e nas costas e o coração acelerado sendo que as vezes parece terum tremor dentro demim e ele bate uma batida as duas bem forte evolta ao normal a sensação é horrivel mas háum ano atras exatamente em maio acordei como se tivesse tomado un susto grande na madrugada e ele disparou e faltava o ar ao mesmo tempo dava uma tontura e batia acelerado e depois parava como se estivesse tentendo bater normal fui a emergencia fizeram um eletro onde disseram que eestava tendo um epsodio de arritmia porem fiquei umdia somente internada na emergencia tomando medicação na veia onde só melhorou qd me deram propanolol 40mg e continuei tomado apos sair dohospital ,porem sintomuita falta de ar intensa tem dia que não sinto nada mas tem dia que o ar falta e precisao sentar para respirar o coração de tantotomar propanolol começou a diminuir os batimentos entao baixaram a dose pra 10 mg e msm assim ainda bate em repouso 47,52,60 porem ainda sinto palpitação e e ele despara e me da muita vontade de arrotar parece que meu abdomen esta sendo impurrado para fora os medicos diz que eu não tenho nada quando isso acontece fico desesperada e como se eu sentisse umnó na garganta onde falta o ar eu me tremo toda choro e ai ele despara ja não sei mas o que faço Dr j FUI EM VARIOS CARDIOS ninguem acha nada em mim manada eu continuar com propanolol eu fico desesperada ao saber que emeus batimentos estão baixos mas se não tomo esse medicamento o coração acelera porem fiquei duas semanas sem tomar ele melhorou a falta de ar mas depois vem uma sensação de medo e ai começa a disparar o que devo fazer, o que o Senhor acha que eu tenho?me ajuda eu ja num sei mas a quem recorrer
    grata kelly

  • Anonymous

    Ando sentindo muita falta d ar,passei em 2 clinicos,um me mandou tomar antibiotico(azitromicina),charope(filinar),e inalaçao com 2 remedios(obs.ñ tenho febre).O outro me mandou tomar calmante,prq disse q eu ñ tinha nada era so ansiedade.agora to confusa!ambos me examinaram cm estetoscopio e nao me pediram raio x.sera q devo procurar uma terceira opiniao.?(ainda nao tomei calmante)

  • Anonymous

    Vç e totalmente grosso nas respostas credo

  • so

    antigamente tinha falta de ar qdo demorava almoçar e qdo ficava anciosa e nervosa agora ate pra engolir sinto falta de ar e dormencia nos seios  e nas pernas qdo sento e dormencia a noite qdo vou dormir durmo mal enfim  cansaço

  • http://twitter.com/CARLOS210437 Carlos S.B

    Dispnéia tem cura?Ou a pessoa quem tem esse problema vive dependendo de tratamento?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Depende da causa da dispneia.

  • Yasmim Vital

    Bom ,eu todas as vezes que levo um susto ou sinto um mal cheiro eu fico com falta de ar ,parece até que estou axi fixada ,para voltar  a respirar alguém tem que bater nas minha costas para voltar o ar .
    e após eu sinto uma forte do nos pulmões. oque é isso ?
    Tenho 15 anos.                                          -Yasmim Vital.
     

  • Erlonfilho

    falta de ar relacionado ao má funcionamento de intestino!
    Ultimamente tem aumentado muito minha prisão de ventre, mesmo com uma alimentação adequada como salada e legumes todo dia e pratico esporte, tenho muitos gases dentro de mim, solto fratulencias insuportaveis o dia todo.
    tenho tido muita falta de ar e quando consigo ir ao banheiro me sinto melhor, dá impressão que meu intestino quando para de funcionar a falta de ar fica forte naum consigo deitar para dormir, e quando fico de pé respiro melhor mas mesmo assim sinto a insuficiencia respiratoria tenho tido muita fadiga e cansaço. Quando tomo laxante pois evito ao maximo tenho diarreias fortes e dores insuportáveis no estomago e sinto barulhos estranhos dentro de mim muito forte me dá medo.

  • Keyci Gugel

    Estou com falta de ar, puxo o ar e ele parece que nao entra. Mas, nao passa da falta de ar. Nao tenho febre, nem tosse, nao estou com depressao e nem ansiedade. Isso ja vem ocorrendo a uns 3 dias. Noto que a tarde, quando se esta muito quente, a falta de ar aumenta. Vou procurar um medico, mas gostaria de uma palavra sua, antes, para ficar mais tranquila… Moro no Para. Nessa epoca do ano, estamos no verao. Meu peito e costas estao doloridos. Gostaria de saber o q pode esta acontecendo para causar esta falta de ar. Meu pai tem uma falta de ar cronica. Tem alergia a cheiros, tipo perfumes fortes, amaciante e outros… Pode ser hereditario? Agradeco desde ja!

    • neusa helena

      sinto a mesma coisa, puxo o ar e parece que ele não entra. Conseguiu algum tratamento de sucesso? Espero retorno, pois nos últimos dias parece que meu problema aumentou.

  • neusa

    Tive um avc esquemico leve, há 03 semana, depois disso sofro com  uma terrivel falta de ar, pode esta associado ao avc ou aos remédios que estou usando, fumei durante 30 anos e nu nca senti isso agora parei …

  • JonasPorto

    A masturbaçao com frequencia pode ocasionar falta de ar e 
    inchando o peito e aumentando -se os mamilos do peito.?
    Pode ocorrer de ”catarros” nao serem expulsos do pulmao causando asim a falta de ar kando é feito
    alguma atividade mais forte?

  • Vidaloka

    porque a masturbaçao com frequencia causa falta de ar

  • Adriano81650343

    boa tarde eu estou sentindo uma forte falta de ar e dor nas costas e com a chegada da noite isto piora ja fiz raio x de torax custela exame de sangue e cardiaco e nao deu em nada qual o proximo passo que devo tomar pra saber o que esta me causando isso 

  • valdirene

    ESTOU GRAVÍDA DE  cinco meses e sinto muita falta de ar , é normal? o que fazer??

  • Rafael

    Boa Tarde, tenho uma certa dificuldade para respirar, por exemplo eu respiro fundo mas quando chega na metade do caminho ela para e causa muita dor nas minhas costas, você sabe me dizer mais ou menos o que isso pode ser?
    Bom tenho insuficiência valvar e tricúspide minimas..
    se possível responder para o meu Email.

    grato Rafael

    rafaelut@hotmail.com

  • Elisangela Rocha dos Santos

    Dr. pedro Pinheiro estou com muita falta de ar e dores nas costas sera que e por que meu cachorro dorme no meu quarto,e estou com elergia a o pelo.

  • Elisangela Rocha dos Santos

    Dr. pedro Pinheiro estou com muita falta de ar e dores nas costas sera que e por que meu cachorro dorme no meu quarto,e estou com elergia a o pelo.

  • Ecineidesilva

    ola ontem meu esposo passou mau cm falta de ar e uma dor n peito. qual . diagnostico previsto. ecineide

  • Keyci Gugel

    Estou com falta de ar, puxo o ar e ele parece que nao entra. Mas, nao passa da falta de ar. Nao tenho febre, nem tosse, nao estou com depressao e nem ansiedade. Isso ja vem ocorrendo a uns 3 dias. Noto que a tarde, quando se esta muito quente, a falta de ar aumenta. Vou procurar um medico, mas gostaria de uma palavra sua, antes, para ficar mais tranquila… Moro no Para. Nessa epoca do ano, estamos no verao. Meu peito e costas estao doloridos. Gostaria de saber o q pode esta acontecendo para causar esta falta de ar. Meu pai tem uma falta de ar cronica. Tem alergia a cheiros, tipo perfumes fortes, amaciante e outros… Pode ser hereditario? Agradeco desde ja!

  • http://twitter.com/CARLOS210437 Carlos S.B

    Dispnéia tem cura?Ou a pessoa quem tem esse problema vive dependendo de tratamento?

  • Rubens Silva

    Boa tarde Doutor.
    Meu nome e Rubens tenho 18 anos de idade e estou ,ha 4 dias com uma sensação de que o ar ,que eu espiro não esta indo completamente. Isso seria alguma doença do coração , ou pode ser apenas algum tipo de gases?

  • Rubens Silva

    Boa Tarde Dr.Pinheiro meu nome e Rubens tenho 18 anos e venho tendo a sensação que quando ,espiro o ar não vai por completo.sera que isso pode ser um problema no coração ,ou pode ser apenas algum tipo de gases. Lembrando que não sinto dores no peito, e nem tonturas o q pode está acontecendo??

  • Rubens Silva

    Boa Tarde Dr.Pinheiro meu nome e Rubens tenho 18 anos e venho tendo a sensação que quando ,espiro o ar não vai por completo.sera que isso pode ser um problema no coração ,ou pode ser apenas algum tipo de gases. Lembrando que não sinto dores no peito, e nem tonturas o q pode está acontecendo??

  • Rubens Silva

    Boa tarde Doutor.
    Meu nome e Rubens tenho 18 anos de idade e estou ,ha 4 dias com uma sensação de que o ar ,que eu espiro não esta indo completamente. Isso seria alguma doença do coração , ou pode ser apenas algum tipo de gases?

  • leticia

    sinto como se o ar nao entrasse no meu pulmao,tenho que forcar a respiracao,e horrivel, e o lado esquerdo da minha garganta e como se tivesse tampado,o que pode ser doutor?

  • Claudia

    Boa noite!Meu nome é Cláudia,de um ano pra cá tenho muita falta de ar,pois já fiz vários exames como:prova de função pulmonar,teste ergométrico,raiox do tórax,ultra-sonografia do abdomen total,eletrocardiograma, teste alégico,carótidas e vertebras c/ doppler colorido,tireóide e todo tipo de exame de sangue.Os exames deram tudo ok,mais eu ainda continuo tendo falta de ar diáriamente.Quando fico ansiosa me da mais falta de ar,só melhoro um pouco quando eu tomo 1/2 rivotril de 0,5mg. Faço atividade fisíca todos os dias e corria,hoje em dia não consigo fazer a metade do que fazia á um ano trás.O que deve ser?Obrigada. 

  • lucia

    Dr. Pedro
    Sinto dores no braço esquerdo  que se  estende para axila e costas, cansaço e falta de ar .Fui ao médico ele examinou fez exame(ckmb) e disse que estou apenas com um quadro de dispneia,devo procurar uma segunda opinião 

  • Paty_gosson

    Tenho falta de ar que vem do nada, tem noites que fico sem dormir, pois acordo parecendo que meu ar parou de sair, acordo respirando fundo p poder voltar e não consigo mais dormir, por que esta acontecendo isso, to com muito medo????

  • Tania

    como saber se uma falta de ar aparente precisa de tratamento logo. Minha filha tem 6 anos tem rinite e começou com uma falta de ar que se altera quando está agitada o que devo fazer atenciosamente.

  • Erlonfilho

    falta de ar relacionado ao má funcionamento de intestino!
    Ultimamente tem aumentado muito minha prisão de ventre, mesmo com uma alimentação adequada como salada e legumes todo dia e pratico esporte, tenho muitos gases dentro de mim, solto fratulencias insuportaveis o dia todo.
    tenho tido muita falta de ar e quando consigo ir ao banheiro me sinto melhor, dá impressão que meu intestino quando para de funcionar a falta de ar fica forte naum consigo deitar para dormir, e quando fico de pé respiro melhor mas mesmo assim sinto a insuficiencia respiratoria tenho tido muita fadiga e cansaço. Quando tomo laxante pois evito ao maximo tenho diarreias fortes e dores insuportáveis no estomago e sinto barulhos estranhos dentro de mim muito forte me dá medo.

  • De

    Boa tarde, por favor ajudem-me, tenho 30 anos  a quase um ano sinto muito cansaço e sensação de falta de ar  e umas duas vezes ja  tive crise mesmo até fui levada a urgências,e qualquer  cheiro  forte como cigarros  perfumes Poeiras  sinto a formação de catarros, em qualquer esforço físico que eu faço sinto  peito seco com dificuldades para falar, ja consultei em varios medicos mas ainda continuo com esse mal estar  já fiz dieta evito farinhaços porque algumas vezes sinto que depois de comer alguns alimentos com farinhaços o problema aumenta Por favor digam-me alguma coisa da prevenção e que cuidados tomar estou mesmo mal Obrigada.

  • marcos

    Dr pedro tenho sofrido muito com sensação de falta de ar. fui levado ao hospital outro dia com o que parecia um enfarto. fui avaliado por uma enfermaira, e qual foi a surpresa pressão 11por 7, saturação 98%; detalhe deixei de fumar e as crises começaram, tem alguma dica para acabar com os sintomas?

  • Thais-lemes

    Olá Dr° quero saber se pode me ajudar?
    No dia 3  de Dezembro de 2011 passei por um trauma muito grande, uma pessoa que amo muito passou mal e estavamos distantes da cidade e até chegar no hospital fiquei apavorada no caminho, mas no final terminou tudo bem, isso foi no sabado a tarde e a noite senti muito sono muito mesmo uma moleza intensa e no domingo vindo embora pra cidade fiquei enjoada no carro já que é normal pois tenho enxaqueca e enjoo em viagens, tomei um dramin e foi tudo normal, porém chegando em casa comecei a sentir forte sensação de falta de ar, muita mesmo como se respirasse e meus pulmões não ficassem satisfeito, porém não alterei minha respiração ela estava normal não faltou coloração e nada… Desde esse dia tenho tido essas crises e sinto muito medo me sinto só e quero muito é chorar mas meu pavor é no momento que sinto essa falta de ar que minha mente não sabe pensar em outra coisa so nessa falta de ar, nos primeiros dias não conseguia dar atenção pra nada so na paranoia de respirar e o ar não vim e como se a respiração não fosse um reflexo involuntario e sim que eu fosse obrigada a respirar e o ar não vem… Geralmente vem acompanhado de sonolencia e bocejo e quando ta muito forte é como se o bocejo me aliviasse e enchesse os pulmões, mandei manipular um floral que chama RESCUE e senti melhoras me apeguei demais em Deus e melhorei mas tinha dias de recaida, se me interto em algo como conversa ou compras esqueço disso mas basta um deslize e tudo volta a impressão de falta de ar o medo e se estou com meu namorado passo o dia inteiro chorando ele ja me levou em vários amigos dele que são médicos e ele e os outros alegam ser psicologico, e semana que vem tenho consulta num psiquiatra, mas o que não intendo é porque estou com isso!!! eu não entro em panico quando toco no assunto do medo que passei naquele dia e quando estou normal parece que estou curada so que quando volta a crise so sei ficar paranoica com isso so fico pensando na respiração e o ar não me satisfaz, estou com medo, qual a sua opnião devo fazer exames? O Dr acha que pode ser uma doença? Fiz o exame oxímetro de pulso e deu acima de 95, e venho tendo dificuldades para dormir e estou tomando diazepam 1/4 de 5Mg e mesmo assim fico variando no meio da noite eu durmo e acordo mas ate hoje não tive apneia só que chega final de semana durmo normal, nossa so quero que o Dr de uma opnião irei passar pelo médico psiquiatra agora mas so semana que vem e estou no meio dessa crise e queria uma resposta.
    Muito obrigado por ler e agradeço se puder responder….

  • Isa Beja

    Ansiedade e depressão, falta de ar (isto é : respirar fundo muitas vezes)… Tratamento no neurologista  com Paroxetina e diazepan 5mg… Quanto tempo vai demorar esta sensação horrivel a passar? Não tenho vontade de nada e só penso que tenho algo grave nos pulmões apesar de 3 médicos me terem dito que pulmões e coração trabalham bem.

  • Erikabatista

    dr tenho muita flta de ar ,nao sei o que e ,vou no medico eles disem q e ansiedade.oque eu faço ? me ajude

  • Erikabatista

    dr tenho muita flta de ar ,nao sei o que e ,vou no medico eles disem q e ansiedade.oque eu faço ? me ajude

  • joselio souza de andrade

    Sou Josélio Andrade, tenho 56 anos e nunca senti nada graças a Deus, só que ultimamente jantei as 21 horas e fui dormi, acordei as 2;30 com falta de ar , passado uns 15 dias senti o mesmo problema depois, gostaria que me orientasse que devo fazer.

  • joselio souza de andrade

    Sou Josélio Andrade, tenho 56 anos e nunca senti nada graças a Deus, só que ultimamente jantei as 21 horas e fui dormi, acordei as 2;30 com falta de ar , passado uns 15 dias senti o mesmo problema depois, gostaria que me orientasse que devo fazer.

  • clotilde

    sou clotilde, tenho 62 anos, e a falta de ar sempre me preocupou, pois do nada tenho falta de ar. muitas vezes acordo anoite com falta de ar e tenho que sentar na cama e respirar devagar até melhorar um pouco, depois preciso dormir com travesseiro alto, senão volta a falta de ar. geralmente acordo de manha com falta de ar. tomo remedio para pressão, e é o unico remedio que uso, além do remedio para enxaqueca. não bebo e nunca fumei. minha alimentação é sadia, como muita fruta, legumes e verduras. tenho intolerancia a lactose mas não faço tratamento para isso, só abandonei o leite e seus derivados.peso 60 k.., ando bastante. este é o mal que me aflige, por favor dr. pode me dar alguma orientação a respeito. desde já obrigada.

  • clotilde

    sou clotilde, tenho 62 anos, e a falta de ar sempre me preocupou, pois do nada tenho falta de ar. muitas vezes acordo anoite com falta de ar e tenho que sentar na cama e respirar devagar até melhorar um pouco, depois preciso dormir com travesseiro alto, senão volta a falta de ar. geralmente acordo de manha com falta de ar. tomo remedio para pressão, e é o unico remedio que uso, além do remedio para enxaqueca. não bebo e nunca fumei. minha alimentação é sadia, como muita fruta, legumes e verduras. tenho intolerancia a lactose mas não faço tratamento para isso, só abandonei o leite e seus derivados.peso 60 k.., ando bastante. este é o mal que me aflige, por favor dr. pode me dar alguma orientação a respeito. desde já obrigada.

  • Rosana_silva_elias

    oi meu nome é rosana eu tenho 26anos e faz uma semana q to sentindo falta de ar .não consigo puxa a respiraçao .respiro bem pela boca e pelo nariz só não to conseguindo puxa o ar e solta em seguida.ja fui no medico e ele disse q é piscologico; sera é esranho

  • Rosana_silva_elias

    oi meu nome é rosana eu tenho 26anos e faz uma semana q to sentindo falta de ar .não consigo puxa a respiraçao .respiro bem pela boca e pelo nariz só não to conseguindo puxa o ar e solta em seguida.ja fui no medico e ele disse q é piscologico; sera é esranho

  • Jessica

    doutor a quase 8 meses sinto falta de ar e nenhum exame mostrou nada o que pode ser

  • Alicedamasio

    Prezado senhor Dr. Pedro Pinheiro meu nome é alice e ultimamente tenho sentido muita falta de ar so consigo respirar se deitar de lado mesmo assim pela boca os médicos dizem que não tenho nada e sim é ansiedade o que devo tomar ou fazer por favor me ajude isto acontece mais a noite espero uma resposta sua meu imail é alicedamasio@hotmail.com

  • Mony

    Doutor, sinto muita falta de ar quando estou no escuro e quando choro o que seria isso????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso tem cara de problema de ordem psicológica.

  • Naanahteixeira

    Oi, eu ja vinha sentindo falta de ar, só que hoje piorou fui no médico Tomei injeção fiquei no nebulizador e Bati Raio X , e nao deu nada no meu coração e nem no pulmão, quando eu entrei la dentro do hospital a falta de ar foi diminuindo, quando eu sai foi aumentando e eu sou uma pessoa muito asiosa e muito nervosa. oque pode ser isso? ja que nao tem nada no pulmao e coração?

    • soliane rodrigues

      tambem sinto isso há 3 anos,minha cardiologista e psicologa diz que é ansiedade generalizada boa sorte!!!

  • Naanahteixeira

    Oi, eu ja vinha sentindo falta de ar, só que hoje piorou fui no médico Tomei injeção fiquei no nebulizador e Bati Raio X , e nao deu nada no meu coração e nem no pulmão, quando eu entrei la dentro do hospital a falta de ar foi diminuindo, quando eu sai foi aumentando e eu sou uma pessoa muito asiosa e muito nervosa. oque pode ser isso? ja que nao tem nada no pulmao e coração?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Isso tem cara de problema de ordem psicológica.

  • Jessica

    doutor a quase 8 meses sinto falta de ar e nenhum exame mostrou nada o que pode ser

  • Lidiane barros

    oi dr sofri um acidente a dois anos e perfurei a pleura do pulmao e hoje sinto muita falta de ar e um tosse horrivel e quando me da essas crises e fico com muita dor na parte torax e nas costa tive tambem contusao torax e quebrei 12 custelas e as duas craviculas tem tratamento o que pode ser pois recebi alta do meu medico pulmonar a um ano atraz e nao tomo nada hoje

  • Sueli Lima Souza

    sinto falta de ar direto ja fiz varios exame nao da nada,

  • Raquel Mika

    doutor sinto falta de ar qdo estou comendo normalmente é a noite na janta tenho até a impressão que minhas narinas estão entupidas sabe qdo agente esta gripada é mais ou menos igual as vezes qdo estou lendo ou falando muito rapido também sinto falta de ar ou sera que pode ser emocional pois cuido da minha mãe ha quase dois anos com sequela de AVC eu sinto me muito caçada sera que tem ha ver????????

  • Raquel Mika

    doutor sinto falta de ar qdo estou comendo normalmente é a noite na janta tenho até a impressão que minhas narinas estão entupidas sabe qdo agente esta gripada é mais ou menos igual as vezes qdo estou lendo ou falando muito rapido também sinto falta de ar ou sera que pode ser emocional pois cuido da minha mãe ha quase dois anos com sequela de AVC eu sinto me muito caçada sera que tem ha ver????????

  • Suzana

    PASSO ISSO COM MINHA MÃE TODO DIA, JÁ RESOLVEU O SEU PROBLEMA?, O DELA AINDA NADA.

  • Paulinhamonteiroq

    Sinto falta de ar….ate parada, em tudo o que eu faço…e piora quando o verao chega…ja fiz varios exames e nao consta nada….

  • Paulinhamonteiroq

    Sinto falta de ar….ate parada, em tudo o que eu faço…e piora quando o verao chega…ja fiz varios exames e nao consta nada….

  • Paty

    Tenho falta de ar sempre ,qual especialista devo procurar para saber se tenho apnéia ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Comece pelo clínico geral.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Comece pelo clínico geral.

  • lucia

    dor toracica e dispneia pode ser angina mesmo com exames normais,38 anos

  • Ricardo Oliveira

    Sinto falta de ar quando estou mais descansado…quando jogo futebol nunca me deu…quando estou pronto a dormir é que sofro mais, custa-me bastante a respirar e como parece que nunca tenho ar suficiente entao respiro depressa e passo noites em branco sem conseguir dormir. o que poderá ser?

  • fabitribuzzi41

    Dr.,
    Tenho 41 anos e há pelo menos 4 ou 5 anos sofro de uma falta de ar muito grande. Já fiz milhões de exames e nenhum apresenta alterações que justifiquem o problema. A falta de ar começa do nada, não importa o que eu faça. Tenho que ficar forçando bocejos para que o ar entre e eu sinta que respirei. O mais estranho é que percebo uma quanidade de ar muito pequena entrando, quando faço o bocejo, e uma expiração grande. É muito angustiante, pois começo a sentir uma pressão na cabeça, como se o ar tivesse faltando em cada parte do corpo. não sei mais o que fazer. Por favor, me dê uma esperança do que eu possa fazer

    • Anahhy

      Olá! Gostaria de saber se houve melhoras no seu problema de falta de ar? Estou comm o problema identico ao seu, tenho que bocejar p/ me aliviar, não sei mais o que faço, já tentei tudo e não dá nada em exames. Abraços e me responda por favor!

    • luizantonio123

      Também tenho o mesmo problema. Não sei mais o que fazer.

  • fabitribuzzi41

    Dr.,
    Tenho 41 anos e há pelo menos 4 ou 5 anos sofro de uma falta de ar muito grande. Já fiz milhões de exames e nenhum apresenta alterações que justifiquem o problema. A falta de ar começa do nada, não importa o que eu faça. Tenho que ficar forçando bocejos para que o ar entre e eu sinta que respirei. O mais estranho é que percebo uma quanidade de ar muito pequena entrando, quando faço o bocejo, e uma expiração grande. É muito angustiante, pois começo a sentir uma pressão na cabeça, como se o ar tivesse faltando em cada parte do corpo. não sei mais o que fazer. Por favor, me dê uma esperança do que eu possa fazer

  • Amanda Alves

    para uma falta de ar leve, moderada, repentina, o nebulizador me ajudaria?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende da causa.

  • Amanda Alves

    para uma falta de ar leve, moderada, repentina, o nebulizador me ajudaria?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Depende da causa.

  • Oliveira11

    Sinto muita falta que ar, mesmo estando em repouso, e na hoje estou sentindo dores leves no musculo do peito ao lado esquerdo. Qual especialidade eu devo procurar.

  • Oliveira11

    Sinto muita falta que ar, mesmo estando em repouso, e na hoje estou sentindo dores leves no musculo do peito ao lado esquerdo. Qual especialidade eu devo procurar.

  • Anahhy

    Olá! Gostaria de saber se houve melhoras no seu problema de falta de ar? Estou comm o problema identico ao seu, tenho que bocejar p/ me aliviar, não sei mais o que faço, já tentei tudo e não dá nada em exames. Abraços e me responda por favor!

  • CatiaBras

    Bom dia, estive ontem nas urgências devido a falta de ar à mais de 15 dias. No inicio pensei ser do pó inalado durante o meu trabalho (trabalho com roupa e em época de saldos acumula muito cotão) e pensei também tratar-se de ansiedade, uma vez vez que sempre que falo mais excitada ou me fazem “consigas” fico com falta de ar (mas nesses casos controlando a respiração passa), mas não neste caso especifico. Cheguei às urgências e o médico disse que a oscultação não era de ataque normal de asma e pensou ser do pó, mas também com um “toque” de ansiedade… Fiz aerossóis e tomei um comprimido para relaxamento dos musculos. No final interroguei o médico se deveria procurar um especialista, para as crises de ansiedade, e o médico receitou-me uns calmantes e dissse-me para tomar quando me seni-se mais ansiosa.
    Hoje de manhã acordei com tosse e assim que tossi fiquei com falta de ar, mas percebi que devido a tossir consecutivamnete seria reação nervosa, porque passou entretanto… Não fique satisfeita com a decisão do médico em me aconselhar que não era necessário procurar um médico pois estas falta são extremamente desagradáveis e dolorosas e gostaria de saber a que especialista recurrer…
    Obrigada.

  • CarineSena

    Bom dia, sou um adolescente, tenho 15 anos e nunca apresentei falta de ar, até dia desses, Tenho que me esforçar muito pra respirar, as vezes preciso parar de andar, porque se não, não consigo, fico muito cansada sem fazer nada, o tempo todo fico bocejando, e as vezes não consigo dar aquela respirada precisa, até de manhã quando acordo, parece que no dia anterior eu fiz um grande trabalho, porque já levanto exausta, dia desses senti como se meu pulmão estivesse meio dolorido, sei lá, de tanto eu me esforçar para respirar, isso está começando a me preocupar. Eu queria saber se fazer caminhada pode ajudar?, e se tem algum exercício de respiração?, existe graves consequências?.

  • Lissandra Queiroz

    Doutor, viajei para a Argentina recentemente e, em algumas dias, fez bastante frio. Agora, voltei à minha cidade, que é MUITO quente (fica no Nordeste do Brasil). Nos últimos dias, venho sentindo muita falta de ar e dor nas costas. Será que a variação de temperatura a que me expus pode ter causado algum problema respiratório?

  • Georgina

    sinto sintomas bem parecidos aos que li aqui. Pratico exercicios sem problema , mas a falta de ar vem quando falo rapido e quando como, principalmente a noite. Tenho que forcar bocejos para sentirme mais satisfeita com o ar e sentir alivio pois e angustiante.Nao tenho conseguido estudar pois estudo lendo em voz alta e isso tem me incomodado muito! tenho 38 anos e nunca tinha tido isso antes. sinto minhas narinas entupidas e sequer pude fazer tratamento dentario pois nao posso estar respirando apenas pelo nariz, preciso puxar ar com a boca senao sinto que vou morrer sem ar. Fui parar na emergencia aqui nos EUA e parecia que eu estava morrendo, sentia que meus pulmoes estavam perdendo forca e ia ter uma parada respiratoria. No Hospital fizeram o raiox dos pulmoes, eletro cardiograma, exame de sangue, exame de urina, exame da respiracao para checar os niveis de O2. Dois medicos me atenderam e ambos disseram que meus exames estavam perfeitos, deram como resultado ” sindrome da Hiperventilacao” que tem os sintomas descritos anteriormente, a pessoa pensa que nao respira ar suficiente e comeca a procurar mais ar sentindo que pode morrer sem ar. Na verdade disseram que a causa e Ansiedade e nao me prescreveram nada, apenas relaxar quando sentisse isso e tratar com um especialista de ansiedade, ainda nao fui mas sinto que tenho que tentar pois pode ate ser ansiedade mas sinto bem real e fisico e nao tenho conseguido viver com minhas atividades normalmente.apenas escrevi no intuito de dividir com voces o meu caso e quem sabe ajudar.

    • Beatriz

      Tambbem me sinto assim nao consigo nem dormir forcando bocejos para sentir alivio dessa sensacao horrivel. E bom encontra alguem que en ende como eu m sinto tao mau. Parece que vou parar a quslquer momento e morrer.

  • biano calçado

    tenho falta de ar so quando as vezes apareçe de uma hora pra outra oq pode ser?

  • luizantonio123

    Também tenho o mesmo problema. Não sei mais o que fazer.

  • neusa helena

    sinto a mesma coisa, puxo o ar e parece que ele não entra. Conseguiu algum tratamento de sucesso? Espero retorno, pois nos últimos dias parece que meu problema aumentou.

  • neusa helena

    Dr. há uns 3 dias estou com a sensação de que o ar não entra. Quanto mais dificuldade para entrar o ar, pior a minha sensação: tremor, cabeça cheia, fico zonza. Além da preocupação, há um desconforto muito grande.Procurei um cardiologista que me examinou e disse que meu coração está em boa forma. Fiz um exame do pulmão e tbém está tudo bem, mas estou sofrendo com a dificuldade para o ar entrar. que médico devo procurar

    • cleia

      olha neusa acho que vc deveria procurar um psiquiatria que vc deve estar com ansiedade ou síndrome do pânico eu tenho os dois e me sinto exatamente igual a vc melhoras procura fazer exercícios de respiração de 5 em 5 minutos ok bjs

      • Maria Alice Avelar Dos santos

        Meu pai tem 83 anos e tem com muita freguencia a falta de ar onde se torna um cansaso, fica sem respiraçao eu trabalho e fico muito preocupada com a situaçao tenho muita vontade que meu pai melhorasse, seria minha alegria

      • Jéssica Corrêa

        Também estou assim ,gente! Os rezadores falam que é espinhela caída, mas não acredito muito..e os médicos dizem que é transtorno de ansiedade..;/

  • Alex

    Pessoal sinto os mesmos sintomas descritos aqui, ja fui no hospital, consutei com o clinico geral, mas nao adiantou nada pois a unica coisa que ele fez foi exame de sangue e raio x, assim falou que eu nao tinha nada e passou um caumante, e porque nao e ele que parece que vai morre com falta de ar, mas fazer o que ne. vou procurar um pneumulogista e recomendo para que tem esse problema fazer o mesmo.

  • Lucia

    O´lha Neusa, li a sua publicação e posso te afirmar que sinto a mesam coisa que vc,também já fui parar varias veses no pronto socorro de um hospital achando que ia morrer, com crises de ansiedade,falta de ar,um dia desses me desencadeou tudo junto, fazia xixi de 5 em 5 min., a pressão arterial subiu porcausa do nervosismo, sentia até um desconforto nas costas, achava que estava com problemas de rins, fiz todos os exames até de sangue e também deu td ok, fis até um eletrocardiograma a princípio deu tudo bem e agora estou encaminhada para um ecocardiograma, mas os médicos já estão me dando remédios para tratamento de stress, ansiedade.Eu estou com 42 anos tenho 4 filhos, um marido e acho que também pode ser esgotamento físico e mental. Vim aqui em busca de conforto também pq a gente começa a botar tudo que não presta na cabeça, e td que lemos parece que a gente tem rsrsrsr achpo que a melhor coisa e tentar relaxar e controlar a respiração e confiar em Deus. beijossss espero também ter ajudado.

  • Jade

    Acho os artigos realmente ótimos , mas poderia incluir qual a referencia dessas informações .

  • nete

    meu poblema tambem e igual ao seu identico tenho que bocejar direto pra entrar o ar naum sei mais o que fazer…….vc melhou?me ajuda me fale de alguma remedio que vc tomou…….