Principais causas para falta de ar (dispneia)

Dr. Pedro Pinheiro

comment 54 Comentários


Introdução

O cansaço e falta de ar são sintomas que costumam andar juntos, por isso, são muitas vezes tratados pelos pacientes como se fossem a mesma coisa. Mas não são. 

A falta de ar, também chamada de dispneia, é uma sensação de dificuldade para respirar. É a impressão de que a quantidade de ar que entra nos pulmões é insuficiente. A dispneia pode se manifestar também como uma dificuldade para expulsar o ar já respirado.

Já o cansaço ou a fadiga é a dificuldade de se realizar esforços, mesmo que mínimos, como escovar os dentes ou pentear os cabelos. Esse sintoma é geralmente descrito pelos pacientes como uma falta de força ou desânimo para fazer tarefas que requeiram esforço, seja físico ou mental.

Outros termos também usados para descrever o cansaço são: exaustão, letargia, sonolência, fraqueza, astenia, falta de energia ou cansaço mental.

O cansaço e a falta de ar costumam estar juntos, mas podem surgir isoladamente.

Para saber mais sobre as causas de cansaço, leia: CANSAÇO – Principais causas.

Dispneia

A queixa de falta de ar pode ser real, quando paciente realmente tem alguma dificuldade de oxigenar o sangue, ou pode ser apenas uma sensação, quando o paciente refere dificuldade para respirar, mas ele efetivamente não apresenta nenhuma dificuldade de oxigenar os tecidos. Esse último caso costuma ocorrer nas crises de ansiedade.

Uma vez estabelecida que a queixa de falta de ar realmente indica uma má oxigenação tecidual, é preciso quantificá-la para avaliar a gravidade do caso.

Para poder distinguir as queixas de falta de ar da ansiedade das dispneias reais, é preciso entender como funciona a captação e utilização do oxigênio do ambiente.

O ar entra nas vias aéreas, desce pela traqueia e chega aos pulmões. Nos alvéolos pulmonares ocorre o que chamamos de trocas gasosas. O oxigênio vai para o sangue, e o gás carbônico (CO2), que estava no sangue, vai pra o alvéolo para ser devolvido às vias aéreas e expelido na respiração. Portanto, inspiramos oxigênio e expiramos gás carbônico.

O oxigênio não fica “solto” no sangue. Ele precisa das hemácias (glóbulos vermelhos) para ser transportado para os tecidos. Uma vez nos tecidos, as células usam o oxigênio para produzir energia. Esse processo produz CO2, que é captado novamente pelas hemácias e levado em direção aos pulmões para se reiniciar o ciclo.

A falta de ar é um sintoma que surge quando o cérebro recebe a informação de que a quantidade de oxigênio nos tecidos está baixa e não é suficiente para a sobrevivência das células ou quando a quantidade de CO2 está alta.

A falta de ar verdadeira pode, então, acontecer por vários mecanismos:

  • Quando o nível de oxigênio no ar está baixo.
  • Quando algo obstrui nossas vias aéreas e não conseguimos respirar adequadamente.
  • Quando o coração está fraco ou há alguma obstrução ao fluxo sanguíneo e não se consegue levar sangue oxigenado para os tecidos.
  • Quando há algum problema no pulmão que impede a troca dos gases (gás carbônico e oxigênio).
  • Quando o sangue não consegue transportar oxigênio adequadamente, como nos casos de anemia grave ou hemácias defeituosas.

Sintomas da falta de ar

Assim que o cérebro recebe a informação de há má oxigenação dos tecidos, a primeira providência é aumentar a frequência e intensidade da respiração. Em adultos a frequência respiratória média varia entre 12 a 20 incursões por minuto. Chamamos de taquipneia quando a frequência está acima de 20.

Não conseguimos contar a nossa própria frequência respiratória, pois uma vez que tomamos consciência da nossa respiração, ela passa a ser diferente. Quando nós médicos contamos a frequência respiratória dos pacientes, o fazemos sem que o mesmo se aperceba do fato.

O aumento da frequência respiratória é um processo de adaptação que ocorre a todo momento. Por exemplo, quando corremos precisamos gerar mais energia e por consequência, nossas células precisam de mais oxigênio. O que o cérebro faz? Aumenta a frequência respiratória e cardíaca. Mais oxigênio chega aos pulmões e mais sangue é transportado para os tecidos, resolvendo-se o problema.

Portanto, a primeira coisa que se faz frente a uma queixa de falta de ar, é contar a frequência respiratória. Não se espera que uma verdadeira falta de ar não venha acompanhado de aumento da frequência respiratória.

É importante salientar que uma pessoa com crise de pânico ou muito ansiosa pode perfeitamente estar respirando mais rápido pelo nervosismo, sem que isso indique falta de oxigenação real.

Quando a falta de ar começa a se intensificar, surgem alguns sinais de esforço respiratório. Um deles é o aumento e diminuição do diâmetro das narinas enquanto puxamos o ar. Este sinal é chamado de batimento de asa do nariz. Indica esforço para se puxar o ar.

Outros sinal de esforço é quando podemos notar a contração dos músculos do peito e da barriga enquanto se respira. O uso dos músculos acessórios da respiração é um sinal de desespero do organismo tentando aumentar de qualquer maneira o aporte de oxigênio para os pulmões.

Esse sinais podem ser vistos após exercícios extenuantes. Nesse caso não há problemas pois após o repouso, em questão de minutos, a oxigenação adequada se restabelece.

Um sinal de gravidade da falta de ar é a presença de cianose, que é a tonalidade arroxeada dos dedos, lábios e nariz. A hemácia quando rica em oxigênio fica avermelhada, e quando pobre, arroxeada. Quando as hemácias possuem pouco oxigênio, podemos notar esse tom mais roxo na regiões mais finas da pele.

Pessoas com problemas pulmonares crônicos apresentam um alargamento das pontas dos dedos, chamado de baqueteamento digital pelo fato dos dedos ficarem parecidos com baquetas de tambor.

Nem todo mundo com dispnéia precisa se apresentar com os sinais de gravidade descritos acima. Pode-se ter apenas falta de ar e o único sinal ser a taquipnéia. Para se saber então se a dispnéia indica alguma doença ou não, temos que avaliar qual o grau de oxigenação do sangue.

Isto pode ser feito através do oxímetro de pulso, que é aquele aparelhinho que se coloca nos dedos dos pacientes. A saturação normal de oxigênio é maior que 95%. Valores abaixo de 90% indicam insuficiência respiratória.

Se houver algum sinal clínico ou algo na história que aponte para uma causa de dispnéia, solicita-se uma gasometria arterial, uma análise onde se colhe sangue de uma artéria para se medir diretamente os níveis de oxigênio e CO2 do sangue.

Na gasometria identifica-se facilmente aqueles com falta de ar por ansiedade uma vez que o nível de oxigênio encontra-se bem alto e o de CO2 bem, baixo devido a rápida respiração, fato que não ocorre nas causas reais de dispneia.

Causas de falta de ar

As principais doenças que podem provocar falta de ar são:

Tratamento da falta de ar

O tratamento depende da causa. Se for devido a uma pneumonia, trata-se com antibióticos; Se for por insuficiência cardíaca, usa-se diuréticos; Se for anemia, trata-se com transfusão de sangue, e assim por diante.

Enquanto a causa da dispneia não for resolvida, é importante assegurar que o paciente tenha sempre saturações de oxigênio adequadas para não entrar em colapso.

Quando há saturação de O2 está reduzida, o tratamento deve ser feito com oxigênio suplementar. Se mesmo com oxigênio em volumes altos o paciente ainda não for capaz de manter boas saturações, faz-se necessária a intubação e adaptação a um ventilador mecânico.

Alguns pacientes com doença pulmonar crônica, tipo enfisema, precisam de oxigênio suplementar com frequência, e às vezes, passam mais de 12 horas por dia com O2 em máscara.

Falta de ar na gravidez

A dispneia é muito comum na gravidez. Até 2/3 das gestantes se queixam de falta de ar, fato que normalmente inicia-se no segundo trimestre. A dispneia da gestação costuma ser pior quando a grávida encontra-se sentada e não apresenta relação com esforço físico.

Alguns fatores contribuem para essa dispneia:

  • Anemia que ocorre em toda gravidez.
  • Elevação do diafragma pelo feto, principalmente no 3 trimestre
  • Excesso de progesterona, que por si só causa aumento da frequência respiratória

Apesar de comum, é importante não confundir a dispneia normal da gestante com dispneia causada por doenças pulmonares ou cardíacas que podem muito bem ocorrer em quem está grávida. Um exame físico e uma boa história clínica costumam fazer essa distinção.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


54 respostas para “Principais causas para falta de ar (dispneia)”

  1. Mauro cesar

    Eu perco o ar quanto estou dormindo.fico roco depois o que pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ser apneia obstrutiva do sono.

  2. Alan Fernandes

    Acordei várias vezes com falta de ar e descobri que era alergia ao travesseiro.

  3. Alex Brito

    Se não há nada físico ou fisiológico procure outras causas.
    Já procurou auxilio psicólogico e psiquiátrico?
    Auxílio espiritual também ajuda.

  4. Jade

    Acho os artigos realmente ótimos , mas poderia incluir qual a referencia dessas informações .

  5. Lucia

    O´lha Neusa, li a sua publicação e posso te afirmar que sinto a mesam coisa que vc,também já fui parar varias veses no pronto socorro de um hospital achando que ia morrer, com crises de ansiedade,falta de ar,um dia desses me desencadeou tudo junto, fazia xixi de 5 em 5 min., a pressão arterial subiu porcausa do nervosismo, sentia até um desconforto nas costas, achava que estava com problemas de rins, fiz todos os exames até de sangue e também deu td ok, fis até um eletrocardiograma a princípio deu tudo bem e agora estou encaminhada para um ecocardiograma, mas os médicos já estão me dando remédios para tratamento de stress, ansiedade.Eu estou com 42 anos tenho 4 filhos, um marido e acho que também pode ser esgotamento físico e mental. Vim aqui em busca de conforto também pq a gente começa a botar tudo que não presta na cabeça, e td que lemos parece que a gente tem rsrsrsr achpo que a melhor coisa e tentar relaxar e controlar a respiração e confiar em Deus. beijossss espero também ter ajudado.

    1. Ivana

      Lucia li seu comentario aqui e tou do mesmo jeito, muita ansiedade, gostaria tanto q entrasse em contato comigo, nessas horas só contamos c quem passa pir isso, pq família, amigos pensam q é frescura….

  6. cleia

    olha neusa acho que vc deveria procurar um psiquiatria que vc deve estar com ansiedade ou síndrome do pânico eu tenho os dois e me sinto exatamente igual a vc melhoras procura fazer exercícios de respiração de 5 em 5 minutos ok bjs

    1. Maria Alice Avelar Dos santos

      Meu pai tem 83 anos e tem com muita freguencia a falta de ar onde se torna um cansaso, fica sem respiraçao eu trabalho e fico muito preocupada com a situaçao tenho muita vontade que meu pai melhorasse, seria minha alegria

    2. Jéssica Corrêa

      Também estou assim ,gente! Os rezadores falam que é espinhela caída, mas não acredito muito..e os médicos dizem que é transtorno de ansiedade..;/

  7. Alex

    Pessoal sinto os mesmos sintomas descritos aqui, ja fui no hospital, consutei com o clinico geral, mas nao adiantou nada pois a unica coisa que ele fez foi exame de sangue e raio x, assim falou que eu nao tinha nada e passou um caumante, e porque nao e ele que parece que vai morre com falta de ar, mas fazer o que ne. vou procurar um pneumulogista e recomendo para que tem esse problema fazer o mesmo.

  8. Georgina

    sinto sintomas bem parecidos aos que li aqui. Pratico exercicios sem problema , mas a falta de ar vem quando falo rapido e quando como, principalmente a noite. Tenho que forcar bocejos para sentirme mais satisfeita com o ar e sentir alivio pois e angustiante.Nao tenho conseguido estudar pois estudo lendo em voz alta e isso tem me incomodado muito! tenho 38 anos e nunca tinha tido isso antes. sinto minhas narinas entupidas e sequer pude fazer tratamento dentario pois nao posso estar respirando apenas pelo nariz, preciso puxar ar com a boca senao sinto que vou morrer sem ar. Fui parar na emergencia aqui nos EUA e parecia que eu estava morrendo, sentia que meus pulmoes estavam perdendo forca e ia ter uma parada respiratoria. No Hospital fizeram o raiox dos pulmoes, eletro cardiograma, exame de sangue, exame de urina, exame da respiracao para checar os niveis de O2. Dois medicos me atenderam e ambos disseram que meus exames estavam perfeitos, deram como resultado ” sindrome da Hiperventilacao” que tem os sintomas descritos anteriormente, a pessoa pensa que nao respira ar suficiente e comeca a procurar mais ar sentindo que pode morrer sem ar. Na verdade disseram que a causa e Ansiedade e nao me prescreveram nada, apenas relaxar quando sentisse isso e tratar com um especialista de ansiedade, ainda nao fui mas sinto que tenho que tentar pois pode ate ser ansiedade mas sinto bem real e fisico e nao tenho conseguido viver com minhas atividades normalmente.apenas escrevi no intuito de dividir com voces o meu caso e quem sabe ajudar.

    1. Beatriz

      Tambbem me sinto assim nao consigo nem dormir forcando bocejos para sentir alivio dessa sensacao horrivel. E bom encontra alguem que en ende como eu m sinto tao mau. Parece que vou parar a quslquer momento e morrer.

  9. CatiaBras

    Bom dia, estive ontem nas urgências devido a falta de ar à mais de 15 dias. No inicio pensei ser do pó inalado durante o meu trabalho (trabalho com roupa e em época de saldos acumula muito cotão) e pensei também tratar-se de ansiedade, uma vez vez que sempre que falo mais excitada ou me fazem “consigas” fico com falta de ar (mas nesses casos controlando a respiração passa), mas não neste caso especifico. Cheguei às urgências e o médico disse que a oscultação não era de ataque normal de asma e pensou ser do pó, mas também com um “toque” de ansiedade… Fiz aerossóis e tomei um comprimido para relaxamento dos musculos. No final interroguei o médico se deveria procurar um especialista, para as crises de ansiedade, e o médico receitou-me uns calmantes e dissse-me para tomar quando me seni-se mais ansiosa.
    Hoje de manhã acordei com tosse e assim que tossi fiquei com falta de ar, mas percebi que devido a tossir consecutivamnete seria reação nervosa, porque passou entretanto… Não fique satisfeita com a decisão do médico em me aconselhar que não era necessário procurar um médico pois estas falta são extremamente desagradáveis e dolorosas e gostaria de saber a que especialista recurrer…
    Obrigada.

  10. Oliveira11

    Sinto muita falta que ar, mesmo estando em repouso, e na hoje estou sentindo dores leves no musculo do peito ao lado esquerdo. Qual especialidade eu devo procurar.

  11. Amanda Alves

    para uma falta de ar leve, moderada, repentina, o nebulizador me ajudaria?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depende da causa.

  12. fabitribuzzi41

    Dr.,
    Tenho 41 anos e há pelo menos 4 ou 5 anos sofro de uma falta de ar muito grande. Já fiz milhões de exames e nenhum apresenta alterações que justifiquem o problema. A falta de ar começa do nada, não importa o que eu faça. Tenho que ficar forçando bocejos para que o ar entre e eu sinta que respirei. O mais estranho é que percebo uma quanidade de ar muito pequena entrando, quando faço o bocejo, e uma expiração grande. É muito angustiante, pois começo a sentir uma pressão na cabeça, como se o ar tivesse faltando em cada parte do corpo. não sei mais o que fazer. Por favor, me dê uma esperança do que eu possa fazer

    1. Anahhy

      Olá! Gostaria de saber se houve melhoras no seu problema de falta de ar? Estou comm o problema identico ao seu, tenho que bocejar p/ me aliviar, não sei mais o que faço, já tentei tudo e não dá nada em exames. Abraços e me responda por favor!

    2. luizantonio123

      Também tenho o mesmo problema. Não sei mais o que fazer.

  13. Ricardo Oliveira

    Sinto falta de ar quando estou mais descansado…quando jogo futebol nunca me deu…quando estou pronto a dormir é que sofro mais, custa-me bastante a respirar e como parece que nunca tenho ar suficiente entao respiro depressa e passo noites em branco sem conseguir dormir. o que poderá ser?

  14. Paty

    Tenho falta de ar sempre ,qual especialista devo procurar para saber se tenho apnéia ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Comece pelo clínico geral.

  15. Paulinhamonteiroq

    Sinto falta de ar….ate parada, em tudo o que eu faço…e piora quando o verao chega…ja fiz varios exames e nao consta nada….

  16. Raquel Mika

    doutor sinto falta de ar qdo estou comendo normalmente é a noite na janta tenho até a impressão que minhas narinas estão entupidas sabe qdo agente esta gripada é mais ou menos igual as vezes qdo estou lendo ou falando muito rapido também sinto falta de ar ou sera que pode ser emocional pois cuido da minha mãe ha quase dois anos com sequela de AVC eu sinto me muito caçada sera que tem ha ver????????

  17. Sueli Lima Souza

    sinto falta de ar direto ja fiz varios exame nao da nada,

  18. Lidiane barros

    oi dr sofri um acidente a dois anos e perfurei a pleura do pulmao e hoje sinto muita falta de ar e um tosse horrivel e quando me da essas crises e fico com muita dor na parte torax e nas costa tive tambem contusao torax e quebrei 12 custelas e as duas craviculas tem tratamento o que pode ser pois recebi alta do meu medico pulmonar a um ano atraz e nao tomo nada hoje

  19. Naanahteixeira

    Oi, eu ja vinha sentindo falta de ar, só que hoje piorou fui no médico Tomei injeção fiquei no nebulizador e Bati Raio X , e nao deu nada no meu coração e nem no pulmão, quando eu entrei la dentro do hospital a falta de ar foi diminuindo, quando eu sai foi aumentando e eu sou uma pessoa muito asiosa e muito nervosa. oque pode ser isso? ja que nao tem nada no pulmao e coração?

    1. soliane rodrigues

      tambem sinto isso há 3 anos,minha cardiologista e psicologa diz que é ansiedade generalizada boa sorte!!!

  20. Mony

    Doutor, sinto muita falta de ar quando estou no escuro e quando choro o que seria isso????

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso tem cara de problema de ordem psicológica.

  21. Jessica

    doutor a quase 8 meses sinto falta de ar e nenhum exame mostrou nada o que pode ser

  22. Rosana_silva_elias

    oi meu nome é rosana eu tenho 26anos e faz uma semana q to sentindo falta de ar .não consigo puxa a respiraçao .respiro bem pela boca e pelo nariz só não to conseguindo puxa o ar e solta em seguida.ja fui no medico e ele disse q é piscologico; sera é esranho

  23. clotilde

    sou clotilde, tenho 62 anos, e a falta de ar sempre me preocupou, pois do nada tenho falta de ar. muitas vezes acordo anoite com falta de ar e tenho que sentar na cama e respirar devagar até melhorar um pouco, depois preciso dormir com travesseiro alto, senão volta a falta de ar. geralmente acordo de manha com falta de ar. tomo remedio para pressão, e é o unico remedio que uso, além do remedio para enxaqueca. não bebo e nunca fumei. minha alimentação é sadia, como muita fruta, legumes e verduras. tenho intolerancia a lactose mas não faço tratamento para isso, só abandonei o leite e seus derivados.peso 60 k.., ando bastante. este é o mal que me aflige, por favor dr. pode me dar alguma orientação a respeito. desde já obrigada.

  24. joselio souza de andrade

    Sou Josélio Andrade, tenho 56 anos e nunca senti nada graças a Deus, só que ultimamente jantei as 21 horas e fui dormi, acordei as 2;30 com falta de ar , passado uns 15 dias senti o mesmo problema depois, gostaria que me orientasse que devo fazer.

  25. Erikabatista

    dr tenho muita flta de ar ,nao sei o que e ,vou no medico eles disem q e ansiedade.oque eu faço ? me ajude

  26. Rubens Silva

    Boa Tarde Dr.Pinheiro meu nome e Rubens tenho 18 anos e venho tendo a sensação que quando ,espiro o ar não vai por completo.sera que isso pode ser um problema no coração ,ou pode ser apenas algum tipo de gases. Lembrando que não sinto dores no peito, e nem tonturas o q pode está acontecendo??

  27. Rubens Silva

    Boa tarde Doutor.
    Meu nome e Rubens tenho 18 anos de idade e estou ,ha 4 dias com uma sensação de que o ar ,que eu espiro não esta indo completamente. Isso seria alguma doença do coração , ou pode ser apenas algum tipo de gases?

  28. Elisangela Rocha dos Santos

    Dr. pedro Pinheiro estou com muita falta de ar e dores nas costas sera que e por que meu cachorro dorme no meu quarto,e estou com elergia a o pelo.

  29. Keyci Gugel

    Estou com falta de ar, puxo o ar e ele parece que nao entra. Mas, nao passa da falta de ar. Nao tenho febre, nem tosse, nao estou com depressao e nem ansiedade. Isso ja vem ocorrendo a uns 3 dias. Noto que a tarde, quando se esta muito quente, a falta de ar aumenta. Vou procurar um medico, mas gostaria de uma palavra sua, antes, para ficar mais tranquila… Moro no Para. Nessa epoca do ano, estamos no verao. Meu peito e costas estao doloridos. Gostaria de saber o q pode esta acontecendo para causar esta falta de ar. Meu pai tem uma falta de ar cronica. Tem alergia a cheiros, tipo perfumes fortes, amaciante e outros… Pode ser hereditario? Agradeco desde ja!

    1. neusa helena

      sinto a mesma coisa, puxo o ar e parece que ele não entra. Conseguiu algum tratamento de sucesso? Espero retorno, pois nos últimos dias parece que meu problema aumentou.

  30. Erlonfilho

    falta de ar relacionado ao má funcionamento de intestino!
    Ultimamente tem aumentado muito minha prisão de ventre, mesmo com uma alimentação adequada como salada e legumes todo dia e pratico esporte, tenho muitos gases dentro de mim, solto fratulencias insuportaveis o dia todo.
    tenho tido muita falta de ar e quando consigo ir ao banheiro me sinto melhor, dá impressão que meu intestino quando para de funcionar a falta de ar fica forte naum consigo deitar para dormir, e quando fico de pé respiro melhor mas mesmo assim sinto a insuficiencia respiratoria tenho tido muita fadiga e cansaço. Quando tomo laxante pois evito ao maximo tenho diarreias fortes e dores insuportáveis no estomago e sinto barulhos estranhos dentro de mim muito forte me dá medo.

  31. Yasmim Vital

    Bom ,eu todas as vezes que levo um susto ou sinto um mal cheiro eu fico com falta de ar ,parece até que estou axi fixada ,para voltar  a respirar alguém tem que bater nas minha costas para voltar o ar .
    e após eu sinto uma forte do nos pulmões. oque é isso ?
    Tenho 15 anos.                                          -Yasmim Vital.
     

  32. Carlos S.B

    Dispnéia tem cura?Ou a pessoa quem tem esse problema vive dependendo de tratamento?

  33. so

    antigamente tinha falta de ar qdo demorava almoçar e qdo ficava anciosa e nervosa agora ate pra engolir sinto falta de ar e dormencia nos seios  e nas pernas qdo sento e dormencia a noite qdo vou dormir durmo mal enfim  cansaço

  34. JonasPorto

    A masturbaçao com frequencia pode ocasionar falta de ar e 
    inchando o peito e aumentando -se os mamilos do peito.?
    Pode ocorrer de ”catarros” nao serem expulsos do pulmao causando asim a falta de ar kando é feito
    alguma atividade mais forte?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  35. Francisco carlos

    Parei de fumar a 11 meses e de la pra cá aumentou a minha falta de ar. Tambem engordei 7 kg apos o vicio. Era de se esperar estes sintomas em função da alteração de peso? Quais os exercicios pra melhorar?  Atenciosamente.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser do ganho de peso. O ideal é associar execícios aeróbicos com musculação. Mas antes de iniciar qualquer atividade, procure fazer uma avaliação médica.

      1. Dr Pedro

        Gostaria muito de saber , se fumamos durante trinta anos, e nada nos acometeu nestes anos todos, derrepente paramos de fumar e tudo quanto é doença nos acomete. Tem alguma explicação lógica para isto?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Sim, algumas lesões do fumo demoram anos para aparecer, por isso podem surgir depois do fumo já ter sido suspenso.

  36. Lucianavieira1980

    oi, adorei as explicações,minha filha lara tem 04 anos possui a sindrome de cri-du-chat e tem muitas crises de dispinéia grave,e so agora com  vcs tive mais entendimento e clareza.OBRIGADO.

  37. Marlicélia

    OBRIGADO! Suas orientação me ajudou a procurar um médico, para saber qual é a causa de minha falta de ar…