Artigo atualizado em 18/03/2014
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

URINA COM CHEIRO FORTE

Publicidade

Uma urina mal cheirosa pode ser um indício de desidratação ou infecção urinária. Neste texto vamos abordar as principais causas de uma urina com cheiro forte.

Causas de urina com cheiro forte

A urina apresenta um odor característico que é causado pela presença de uma substância chamada ureia. Quanto maior for a concentração de ureia, mais forte será o cheiro da urina. Na imensa maioria dos casos, uma urina mal cheirosa indica uma urina pouco diluída; em geral é uma urina com cor amarelo forte.

Portanto, o primeiro passo para que tem uma urina com cheiro forte é aumentar a ingestão de líquidos. Não existe um número mágico, temos que beber líquidos até a urina ficar quase transparente. Às vezes, são necessários até três litros de água por dia.

Além de melhorar o cheiro, uma urina diluída impede a formação de cálculos renais (leia: CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS | Sintomas da cólica renal).

Mau cheiro na urina causado por bactérias

Se a urina já está bem diluída e ainda cheira mal, deve-se pensar na presença de bactérias que metabolizam a ureia em amônia, substância que apresenta odor ainda mais forte.

cores da urina

É importante salientar que a presença de bactérias na urina não indica necessariamente que haja uma infecção urinária. Só é considerada infecção urinária se houver sintomas associados à presença de bactérias (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE | Sintomas e Tratamento).

Além da presença de bactérias na urina, algumas uretrites (infecções da uretra), como a gonorreia (leia: GONORREIA | Sintomas e tratamento), também podem ser a causa do mau cheiro. Um odor forte associado a um corrimento da uretra é muito indicativo de que a origem do cheiro seja uma infecção uretral. Nas mulheres, esse corrimento uretral, que é mais discreto que o corrimento vaginal, pode passar despercebido, sendo o mau cheiro na urina uma dica para o diagnóstico.

Aliás, no sexo feminino é preciso ter certeza de que o suposto mau cheiro da urina não é na verdade um mau cheiro da vagina, causado por corrimentos vaginais. Uma consulta ao ginecologista pode descartar infecções vaginais e uretrites (leia: CORRIMENTO VAGINAL | VAGINITE).

Outras causas de cheiro forte na urina

Existem medicamentos e alimentos que podem alterar o cheiro da urina. Aspargo e vitaminas são causas comum de urina com cheiro forte. Alguns antibióticos, principalmente da família da penicilina, também podem ser responsáveis. Às vezes não conseguimos detectar a causa do mau cheiro, mas mudanças na dieta podem melhorar o quadro.

O diabetes mellitus pode causar urina mal cheirosa, mas em geral apresenta outros sintomas associados, como perda de peso, fraqueza, sede, excesso de urina (poliúria), etc. Dificilmente, a urina com cheiro ruim é o único sintoma do paciente com diabetes (leia: DIABETES MELLITUS | Diagnóstico e sintomas).

Em pessoas mais velhas, câncer de bexiga e fístula (ligação) da bexiga para o intestino podem ser a causa do cheiro ruim. O câncer de bexiga costuma surgir em fumantes e cursa com hematúria (presença de sangue na urina) (leia: HEMATÚRIA | URINA COM SANGUE). A fístula da bexiga com o intestino causa um sintoma chamado pneumaturia, que é a saída de gases do intestino pela urina. São duas doenças que não devem ser pensadas em pessoas jovens, pois são muito raras nesta faixa etária.

Algumas doenças genéticas raras, como fenilcetonúria também dão cheiro forte, mas são doenças de recém-nascidos.

Tratamento para urina com cheiro forte

O melhor tratamento para uma urina mal cheirosa é uma maior ingestão de líquidos. Antes de qualquer investigação, devemos nos certificar que a urina está bem diluída.

Se a causa da urina com cheiro forte for uma infecção urinária, uma uretrite ou uma vaginite, o odor melhora com o uso de antibióticos para tratar essas infecções. Se forem detectadas bactérias na urina, mas não existirem sintomas de infecção urinária, o tratamento com antibióticos é polêmico. É preciso ter cuidado com o uso indiscriminado de antibióticos para evitar a ocorrências de bactérias resistentes. Se o odor for muito incômodo, um curso único de antibióticos pode até ser aceitável. Porém, se o cheiro forte retornar depois de um tempo, não é prudente ficar repetindo o uso de antibióticos devido ao risco de selecionar bactérias resistentes.

Uso de medicamentos, principalmente aqueles famosos suplementos de vitamina, cuja eficácia para saúde é duvidosa, podem ser a causa. O cheiro pode desaparecer após alguns dias sem estas substâncias.

Se o odor for algo que incomoda muito, sugiro uma consulta ao urologista ou ginecologista para elucidação do quadro.

Vérsion en español: ORINA CON OLOR FUERTE
Publicidade
  • Tony Madureira

    Olá,

    Mais um post interessantíssimo e pedagógico.
    Sempre aprender!

    Abraço

  • marcos

    Continuo me reciclando… um abraço!

  • Pedro Paulo

    Há informações aqui que não se acha em mais nenhum lugar da internet. Tudo o que preciso saber está em lugar só.
    abraço

  • iris

    Oi Dr.,
    Gostei muito das informações!
    Obrigada!

  • dany

    Este comentário foi removido pelo autor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Dany,
    Dificil dar uma opiniao de longe. Se voce tem dor nas costas tipo colica, tem que investigar calculo renal. A urina com mal cheiro pode ser um monte de coisas como expliquei no texto. Pode tembem ser infecçao urinaria. Procure um nefrologista

    abraços

    (estou viajando e o computador do hotel nao tem acento)

  • dany

    olá muito obrigada vou marcar logo o especialista!!! como sempre adoro suas respostas. abraços e boa viagem!

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro.

    Em janeiro tive uma infecção urinária que foi tratada, porém com interrupção no tratamento por problemas com os antibióticos. Em fevereiro a infecção voltou e dessa vez foi tratada corretamente e não mais senti dores ao urinar. Porém, faz algumas semanas que estou com a urina mal cheirosa, o cheiro forte é somente pela manhã ao longo do dia esse cheiro parece desaparecer e há dias que ela está mais amarelada. O que pode ser? Tenho ingerido líquidos com bastante frequência durante o dia, e acredito que seja por isso que o mal cheiro passa, mas logo pela manhã sinto o cheiro novamente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cheiro forte pela manhã é normal.
    Sua urina está muito concentrada.

    Sugiro que vocÊ aumente a quantidade líquidos que toma durante o dia, principalmente nesta época de calor (admitindo que você mora no Brasil).

    Beba mais água ao final da tarde e veja se não melhora.

    Abraços

  • José

    Olá Doutor!

    Parabens pelo trabalho, realmente eh show!
    Minha duvida é a seguinte: A um mês eu estive urinando escuro e com um pouco de mal cheiro, fui orientado a beber muita agua todo dia, e agora esta bastante clara, mas o cheiro parece pior, muito forte! E agora toda vez que tomo um copo de agua, depois de uns 5 minutos urino, e se paro de tomar demora horas para urinar. Gostaria de saber se isso esta relacionado a alguma infecção ou algo do tipo.

    Abração!

  • José

    Esqueci de uma coisa:

    Tambem ando tendo dores perto da regiao do rim quando fico de pé no onibus embora seja umas 2 vezes por semana… Seria um indicio de calculo renal?

    Abraço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    José,
    Esa sua dor parece muito mais coluna do que pedra no rim. A cólica renal é fortíssima e não tem fatores desencadeantes ou de melhora.

    Em relação ao cheiro, se é algo que te incomoda muito, procure um urologista.

    abs

  • Anonymous

    Oi dr. eu me chamo yure, tenho 13 anos e agora estou tendo uma urina clara e meio doce. é bom sinal???

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Yure,
    Baseado em que vc afirma que sua urina está doce?

  • Anonymous

    Doutor, minha urina está com um cheiro muito forte e diferente, não é cheiro forte de urina normal. Principalmente se eu como alguma coisa doce ou salgada, gordurosa, mas eu vejo esse sintomas todos os dias. Tenho pré disposição a ter diabetes, tenho 20 anos, sei disso porquê fiz exames, ams esses exames foram antes disso tudo acontecer.

    O que poderá ser? Claro que irei ao médico, farei exames, mas estou com medo, muito medo preciso ver as possibilidades.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Você é o Yure?
    Antes de mais nada, peço que se identifique para eu saber se é um caso novo ou a mesma pessoa complementando a pergunta anterior.

  • dorenilson

    dr minha urina esta um pouco adocicada e no meu ultimo exame deu colesterol pouco alto a uns 8 meses atraz o que posso fazer e que medico procurar

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Dorenilson,
    baseado em que vc diz que sua urina está adocicada?

  • karina

    Ola Dr Pedro ou Dra.
    Meu nome é karina, tomo complexos vitaminicos tais como B, pratico atividades fisicas todos os dias.e minha urina de manha tem um odor fortissimo diferente de odores de infecca, e ao longo do dia nao. bebo de 2 a 3 litros de agua por dia,tenho casos de diabete na familia? a atividade fisica tem relação? devo ir ao urologista?
    Um abraço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Karina,
    Se o odor é forte só de manhã e vc nada sente, não vejo motivo para preocupação.

  • Anonymous

    tudo bem explicadinho, de um jeito simples, muitissimo obrigada, é de site assim que precisamos, abraço

  • vera cristina

    monto obrigado pelo assunto postadp, vou procurar beber mais àgua. beijo.

  • Andrea

    Oi Dr.Pedro, parabéns pelo site e por responder tão prontamente as perguntas.
    Meu caso é similar à alguns, mas não entendi bem se devo me preocupar ou não.
    Há alguns dias minha urina mudou de cheiro, aquele cheiro característico de urina está agora parecendo um cheiro adocicado. Não mudei a alimentação e não tomo remédios diferentes, o senhor acha recomendável procurar um especialista? Caso sim, de qual área?
    Muito obrigada,
    Andrea

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Andrea,
    procure um nefrologista. Se for algo de mais, ele saberá identificar. Se não for nada, vc ficará mais tranquila.

  • Eduardo Magalhães Alexandre Ribeiro Auana Nery Socorro de lima Patrícia cordeiro Niara Nazareno

    Olá…
    Gostei muito das informações contidas aqui…
    Parabéns..
    Me ajudou muito.

  • Eduardo Magalhães Alexandre Ribeiro Auana Nery Socorro de lima Patrícia cordeiro Niara Nazareno

    Olá…
    Gostei muito das informações contidas aqui…
    Parabéns..
    Me ajudou muito.

  • Eduardo Magalhães Alexandre Ribeiro Auana Nery Socorro de lima Patrícia cordeiro Niara Nazareno

    Olá…
    Gostei muito das informações contidas aqui…
    Parabéns..
    Me ajudou muito.

  • Eduardo Magalhães Alexandre Ribeiro Auana Nery Socorro de lima Patrícia cordeiro Niara Nazareno

    Olá…
    Gostei muito das informações contidas aqui…
    Parabéns..
    Me ajudou muito.

  • Eduardo Magalhães Alexandre Ribeiro Auana Nery Socorro de lima Patrícia cordeiro Niara Nazareno

    Olá…
    Gostei muito das informações contidas aqui…
    Parabéns..
    Me ajudou muito.

  • Eduardo Magalhães Alexandre Ribeiro Auana Nery Socorro de lima Patrícia cordeiro Niara Nazareno

    Olá…
    Gostei muito das informações contidas aqui…
    Parabéns..
    Me ajudou muito.

  • Anonymous

    Boa tarde…
    Meu nome é Rose faço enfermagem. Gortei muito destas informações, pois ás uso para fazer trabalho e obter mais conhecimento.
    Abraço

  • Anonymous

    Boa noite…
    Meu nome é Renata, trabalho em asilo e um dos idosos apresenta um odor muito forte na urina, quase insuportável, ele é diabético, a ponto de acordar com a cama cheia de formigas (ele faz uso de fraldas) e toma água o dia inteiro. O que poderia estar causando esse quadro?

    Abraço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renata,
    provavelmente este diabetes está muito mal controlado.

  • BrunoLRck

    Doutor. Tenho notado a uma semana que minha urina tem um cheiro que lembra salgadinho, daqueles de queijo. Não sei se é devido ao uso de antibióticos, pois estava com sinusite e o médico me receitou Amoxicilina. Não sei se começou antes ou depois, só sei que percebi depois.
    Eu quase não sou de comer doce, sou mais de comidas e alguns salgados, no máximo, penso eu, que deveria ter pressão alta, mas minha pressão esta normal.

  • Anonymous

    Dr Pedro, obrigada pelas informações.
    Deus o abençoe.

  • edno

    Dr.MINHA URINA ESTÁ COM CHEIRO FORTE PARECIDO COM O CHEIRO DE COMPRIMIDO ANTIBIÓTICO COMO CEFALEXINA,SULFADIAZINA,MERACILINA.NÃO ESTOU TOMANDO NENHUM MEDICAMENTO.O Q PODE SER DOUTOR NÃO TENHO NENHUM OUTRO SINTOMA?AGUARDO RESPOSTA.MUITO GRATO!

  • andressa

    muitoo bom tirei minhas duvidas e estou com um serio problema pois minha urina é forte e o cheiro tambem o jeito é beber liquidos então vamos la:D

  • Souzaelayne5

    LEIA SOZINHO porque no passado eu também não acreditava que ia dar certo, mas… funciona mesmo!!! Entrei neste site e fiz esta prece. Fiz para ver se ia dar certo e deu, assim que acabei meu amor ligou. A pessoa que eu copiei também não acreditava mas para ela também funcionou! AGORA VEREMOS…Diga para você mesmo o nome do único rapaz ou moça com quem você gostaria de estar (três vezes)…Pense em algo que queira realizar na próxima semana e repita para você mesmo (seis vezes).Se você tem um desejo, repita-o para você mesmo (Venha cá ANJO DE LUZ eu te INVOCO para que Desenterre ERSF de onde estiver ou com quem estiver e faça ele ME telefonar ainda hoje, Apaixonado e Arrependido, desenterre tudo que esta impedindo que ERSF venha para MIM , afaste todas aquelas que tem contribuído para o nosso afastamento e que ele ERSF não pense mais nas outras… mas somente em MIM. Que ele ME telefone e ME AME. Agradeço por este seu misterioso poder que sempre dá certo. Amém…).Publique esta simpatia por três vezes , basta copiar e colar por três vezes em in forum diferente esta simpatia abaixo e logo em 48hs você terá uma linda surpresa, beijos Ainda esta noite de madrugada o TEU amor dará conta de que TE ama, algo assim acontecerá entre 1 e 4 horas da manhã esteja preparada para o maior choque de sua vida! Se romper esta corrente terá má sorte no amor. Deus vai lhe abençoar e sua vida não será mais a mesma

  • katia

    Bom tirei minhas duvidas, mais tenho mesmo que ir no ginecologista. Pois eu bebo muito liquido que ate me incomoda, e minha urina nao limpa e nao acaba o mal cheiro.

  • katia

    Bom tirei minhas duvidas, mais tenho mesmo que ir no ginecologista. Pois eu bebo muito liquido que ate me incomoda, e minha urina nao limpa e nao acaba o mal cheiro.

  • Vowas

    obrigado pelo gesto, pro acaso quando bebo muto agua a urina fica limpa e nao chera mais, contudo quando bebo muita agua vou sempre urinar, e fiz uma cirurgia de amputacoa de testiculo vou acompanhao se havera melhorias

  • patricia

    eu estou com uma dor do lado da barriga o que pode ser

  • carmen

    Bom dia; meu nome e carmen, queria uma informaçao do senhor ja faz um tempo que to com o xixi com forte odor, tomo bastante agua todos os dias tomo umas 5 o 7 garrafinhas de aqua de 500ml por dia, depois de fazer xixi normal eu volto de novo no banheiro pra fazer mas em pouca quantidade o que seria isso.

  • talita

    Oi Dr. Pedro, minha urina está com um cheiro muito forte e tenho dores na bexiga..também percebi que estou soltando gases pelo canal da urina, isto é muito ruim?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Gases pelo canal da urina pode indicar fístula entre o intestino e a bexiga. Procure um médico, isso não é normal.

  • Beta

    Bom dia gostaria de saber porque razão a minha urina tem um cheiro tão forte parace ácido, será pelo facto de tomar medicação porque sou asmatica, pois tomo a cetrizina, o kestine, faço a bomba seretaide, budesonido inalador de pó e o venusmil para a má circulação do sangue

  • sulamariano@hotmail.com

     ola dr Pedro to com infecçao no meu rim esquerdo . ele parece soltar gazes o que sera isso?

  • sulamariano@hotmail.com

     ola dr Pedro to com infecçao no meu rim esquerdo . ele parece soltar gazes o que sera isso?

  • Nanda

    olá,dr to com a urina com cheiro de amõnia e soltando gases o q pode ser,infecçao nos rins

  • Nanda

    olá,dr to com a urina com cheiro de amõnia e soltando gases o q pode ser,infecçao nos rins

  • Tatiane

    ola dr pedro esto com dor ao lado do umbigo oque sera isso

  • Tatiane

    ola dr pedro esto com dor ao lado do umbigo oque sera isso

  • Camila vieira

    Bom dia Dr,
    Você sabe me dizer se no exame de sangue ou de urina tem como ver se está grávida ou não?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende de que exame de urina ou de sangue você se refere. Se for a dosagem do BhCG, sim.

  • Fabiano RDias

    Eu estou  tendo um problema minha urina apresenta cheiro forte parece que tenho um tipo de corremento mas urino normalmente minha urina é levemente amarela tambem sinto umas fisgadas quando estou descansando geralmente quando acabo de levantar de manhã mas quando estou quente agitado não sinto nada tenho medo de cer algo na prostata pois meu Vô faleceu com essa doença e meu tio descobriu a pouco tempo que tambem tem a doeça e esta se tratando eu tenho 28 anos e sou casado 7 anos tenho 2 filhos e só tenho me ralacionado com minha esposa a mais de 7 ano. 

  • Mariana

     Olá , meu nome é Mariana e tenho 14 anos , tem uns 2 meses qe estou sentido fortes dores na bexiga e minha urina estar laranja , com um cheiro mt ruin e fico mais de 24h sem urina , quando urino é bem pouco ,  devo se preocupar ? 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Depende de que exame de urina ou de sangue você se refere. Se for a dosagem do BhCG, sim.

  • Alexandre

    Doutores, notei que após a ingestão de peixe da agua salgada o cheiro da minha urina lembra muito o cheiro do peixe. Como e porque isso ocorre ?

  • Camila vieira

    Bom dia Dr,
    Você sabe me dizer se no exame de sangue ou de urina tem como ver se está grávida ou não?

  • cleide lucia

    tenho dilatacao e obstruçao no ureter esquerdo,varios cistos e calculos renais,tou com bacteria chamada coli causando cheiro forte na urina quando demoro ir ao banheiro,meu rin funcona pouco,se eu desobstruir o canal do ureter com cirurgia posso melhorar o funcionamento do meu rim? qual o risco que tou correndo com esse problema?

  • andressa

    muitoo bom tirei minhas duvidas e estou com um serio problema pois minha urina é forte e o cheiro tambem o jeito é beber liquidos então vamos la:D

  • ESTER

    oi meu xixi esta com cheiro forte de remédio o que pede ser 
    estou gravida de 6 meses , a cor do meu xixi esta normal .

  • Elan

    Olá Dr.! Parabéns pela linguagem simples e objetiva.
    Minha dúvida é a seguinte: Minha urina apresenta um odor fortíssimo, cítrico e exatamente como “aqueles banheiros mal cheirosos de boteco” – pra ser bem exata e a cor provavelmente no nível 4 da tabela. O cheiro forte apareceu primeiro e o ardor um tempo depois. Acontece que minha frequência urinária não mudou, pois sempre urinei várias vezes, e ainda, todas as vezes que urino a quantidade é grande.Tomei PYRIDIUM para aliviar , porém, acho que os sintomas não encaixam nas descrições citadas pelo senhor. Qual sua opinião? Qual especialidade recomendaria? Agradeço prontamente. Grande beijo.

  • Andre

    Há mais ou menos 1 ano tenho notado que o cheiro de minha urina se altera drasticamente após eu ingerir álcool (cerveja ou vinho). Ela fica com um forte mau cheiro, mesmo estando com cor clara. Não sinto qualquer dor ou ardência durante a micção. Um outro sintoma que apresento é o aumento da frequência de micções, mesmo que a quantidade de urina seja reduzida. Já fiz exames de urina, mas nada de anormal foi identificado. Independente do resultado negativo dos exames, o médico me receitou antibióticos para infecção urinária, mas o problema sempre volta. 
    Dr. Pedro, terias alguma idéia de quais poderiam ser as causas do meu quadro? Grato.

  • Amanda

    Oi. eu sofro muito tenho mais  de 5anos o corrimento tenho 23 anos
    e branco.. e agora vem com a urina forte..
    quando irino a casa toda reclama 
    no exame preventivo diz que e inflamação
    mas se e so isso pq tenho a tanto tempo?
    meus medico so passa metronidazol

  • Tata

    Olá doutor, bom dia!
    Há dois dias venho notando que minha urina está com um cheiro muito forte e desagradável. Esse cheiro é sempre na primeira urina do dia depois desaparece. A cor é normal e nao sinto dor alguma, tão pouco há corrimento. 
    Li em alguns locais que pode ser infecção, porém se for não ficaria o cheiro ao longo do dia?
    Já estou com consulta marcada com a Ginecologista para segunda, pergunto para ter uma ideia do que questionar. 
    Obrigada!
    Tata

  • Fernanda Leite Duarte

    Olá Doutor
    Tenho rins polícisticos e minha urina está com um cheiro muito forte e desagradável. Não sinto dor, nem incomodo, nem sua cor mudou, apenas está com um odor ruim. Já agendei nefrolofista para mim, mas a vaga só sairá em novembro. Será que é algo muito ruim? Já fiz uma nefrectomia parcial a direita, devido a inicio de necrose do rim.
    Por favor, me responda, estou muito preocupada com isso.
    Obrigada!

  • ivani

    oi dr ja tive cistite uma vez tenho uma pera no rim esquerdo e estou sentindo dores agora, uma vez eu fiz um contraste e foi constatado que tenho 4 ureter isso é ruim? ha todos os 4 funcionan meu email é iabel 2738@r7.com

  • Anonymous

    Olá Dr., tenho infecções de urina com muita freqüência, na minha gravidez tive 5. O q pode ser? Qual médico devo procurar? E percebi q quando tenho relação sexual tenho mais. Espero uma resposta. Tenho 26 anos e me chamo Lu. Obrigada

  • Hellentognete

    Boa tarde,
    Revirando em busca de alguma resposta para que eu estou passando encontrei esta pagina, sei que o Dr. não tem nenhuma obrigação em responder, porem, ja cansei de ir em medicos fazer exames de urina e tomar antibioticos sem sucesso! A 2 anos tenho esse problema (urina com cheiro de velha),o cheiro é bem caracteristico a aqueles cheiro de mendigo,quando se urina e fica por muito tempo sem se lavar :-( . Ja fiz inumeros exames e também ja passei em G.O e nada, Tem dias que a urina não cheira tanto mas tem dias que tenho que me lavar por toda vez que vou no banheiro, tenho vergonha pois as veses uso o banheiro e fica cheirando mal.Nos exames consta como uma infecção bem baixa, tomo os antibióticos para por um tempo o cheiro e volta novamente. Ja percebi que se a alimentação conter muitos temperos fica pior, evito de comer qualquer coisa. Estou de consulta marcada com um urologista novamente pela quarta vez e preciso de uma orientação quanto a que tipo de Exame seria o correto para tentar diagnosticar oque ocorre comigo.
    Att,
    Tânia

  • Sarastirle

    eu acho que estou gravida e estou com ardencia assim que termino de urinar sera que estou gravida estou com meu seio maior e ja estou com tres dias de atraso

  • adelaide rossini de jesus

    Li as respostas dadas às outras pessoas e acho que vou resolver meu problema: tomar mais água durante o dia. Urina laranja e com cheiro forte.
    Obrigada.
    Adelaide