Pneumotórax: o que é, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 53 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

O que é pneumotórax?

O pneumotórax é uma urgência médica relativamente comum, que é causada pela entrada de ar dentro da pleura, a membrana que recobre os pulmões.

O pneumotórax pode ocorrer espontaneamente em pessoas saudáveis, mas ele é mais comum após traumas torácicos, em fumantes ou em pessoas com doenças pulmonares.

O pneumotórax hipertensivo é uma forma grave, que pode levar o paciente à morte em poucas horas, se não for prontamente reconhecido e tratado por uma equipe médica.

Neste artigo vamos explicar, entre outras coisas, o que é a pleura, como surge o pneumotórax, quais são os seus sintomas e o que é exatamente pneumotórax hipertensivo.

O que é a pleura?

Todos nós temos dois pulmões que ficam localizados dentro da caixa torácica e são recobertos por uma fina membrana que se chama pleura.

A pleura é uma espécie de capa que isola os pulmões do resto das estruturas do tórax. Ela é composta por duas camadas, a pleura visceral, que é a camada mais interna, e a pleura parietal, que é a camada externa. Entre as pleuras existe apenas uma mínima lâmina de líquido que serve como lubrificante, impedindo que ambas fiquem aderidas.

Pleuras

Os nossos pulmões são órgãos esponjosos que se mantém insuflados o tempo todo, mesmo durante a expiração. O pulmão não funciona como um balão que se enche com ar e murcha sem ar. Mesmo quando jogamos todo o ar para fora, o pulmão não fica murcho. Isso ocorre devido a pressão negativa que existe dentro do nosso tórax.

Como surge um pneumotórax?

O pneumotórax ocorre quando há uma lesão da pleura e o ar que deveria estar apenas no dentro do pulmão, começa a vazar para a cavidade torácica. Como o pulmão fica insuflado devido à pressão negativa do tórax, qualquer vazamento de ar para essa região eleva a pressão e favorece o colapso do mesmo. O ar que deveria estar expandindo o pulmão, está agora do lado de fora, comprimindo-o e fazendo-o murchar.

Um pneumotórax (pneumo = ar) é exatamente o que seu nome diz, “ar no tórax”.

A imagem mais abaixo mostra um pneumotórax unilateral. Com a entrada de ar para dentro do tórax, o pulmão não consegue mais se expandir, pois não há mais a pressão negativa necessária para mantê-lo insuflado. Neste momento, o pulmão funciona como um balão furado, o ar que chega pela traqueia sai imediatamente em direção ao tórax, sem ser capaz de insuflá-lo.

Pneumotórax espontâneo

O pneumotórax espontâneo é aquele que surge de repente, sem nenhum fator desencadeante óbvio. Na maioria das vezes, este tipo de pneumotórax surge em repouso e de modo súbito.

O pneumotórax espontâneo é mais comum em homens, fumantes e pessoas magras e altas. O grupo de maior risco são os adultos jovens, entre 20 e 30 anos. O pneumotórax espontâneo é pouco frequente em pessoas acima dos 40 anos.

Por motivos que ainda desconhecidos, este é o grupo que apresenta maior risco de desenvolver bolhas nos ápices dos pulmões. Essa bolhas não representam nenhuma doença em si, mas podem se romper, causando um “furo” na pleura, facilitando, assim, a passagem de ar dos pulmões para a cavidade torácica. A analogia que podemos fazer é com um pneu que apresenta uma bolha, estando sob alto risco de se romper.

Pneumotórax

O cigarro causa inflamação das vias aéreas, facilitando não só a formação de bolhas na pleura, mas também o seu rompimento (leia: COMO PARAR DE FUMAR). Por isso, o cigarro é o principal fator de risco para o pneumotórax espontâneo.

Cabe ressaltar que o vilão do pneumotórax não é só o cigarro. Fumar maconha também está relacionado a episódios de pneumotórax, principalmente o ato de inalar profundamente a fumaça e soltá-la bem lentamente com os lábios semi fechados, mantendo a fumaça mais tempo presa dentro dos pulmões (leia: EFEITOS DA MACONHA).

Além do fumo, praticar mergulho, montanhismo, pegar peso e viajar de avião (leia: PROBLEMAS DE SAÚDE EM VIAGENS DE AVIÃO) podem desencadear um pneumotórax naqueles que já apresentam bolhas na pleura.

Nas mulheres, uma causa rara de pneumotórax é a endometriose do pulmão. Esse diagnóstico deve ser pensado em mulheres que fazem pneumotórax na época da menstruação (leia: ENDOMETRIOSE | Sintomas e tratamento).

Pneumotórax secundário

Pneumotórax secundário é aquele que surge em pacientes que já apresentam alguma doença  pulmonar, como enfisema, tuberculose (leia: SINTOMAS DE TUBERCULOSE ), pneumonia (leia: SINTOMAS DA PNEUMONIA), fibrose cística, asma ou câncer de pulmão. Doentes internados em CTI ligados a ventiladores mecânicos (respiração por aparelhos) também estão sob risco de pneumotórax.

Pneumotórax traumático

O pneumotórax também pode surgir após acidentes com traumas na região do tórax. Qualquer lesão perfurante ou de alto impacto no tórax  pode causar um pneumotórax, incluindo acidentes automobilísticos, facadas, lesões por arma de fogo, fraturas da costela…

Sintomas

O principal sintoma do pneumotórax é uma súbita dor torácica de grande intensidade associada à dificuldade para respirar. O paciente costuma estar muito ansioso, pois a dor piora ao inspirar, o que leva a um imenso desconforto.

O pneumotórax pequeno é aquele em que há apenas um pequeno vazamento de ar, não sendo capaz de “murchar” todo o pulmão. Neste caso o único sintoma é dor ao respirar.

Nos pneumotórax mais volumosos pode haver colabamento de um pulmão inteiro, fazendo com que o paciente sinta dor e muita dificuldade para respirar, pois um dos seus pulmões para completamente de funcionar.

Pneumotórax - RX
Pneumotórax

Pneumotórax hipertensivo

O pneumotórax hipertensivo é o tipo mais grave e pode levar à parada cardiorrespiratória em pouco tempo, se não reconhecido e tratado rapidamente.

Em alguns casos de pneumotórax a lesão na pleura faz um mecanismo de válvula, que permite a passagem de ar em direção ao tórax, mas impede a sua saída. Como resultado, cada vez que o paciente inspira, entra um pouco de ar no tórax, ficando este preso lá dentro. Conforme a quantidade de ar presa no tórax vai aumentando, a pressão intratorácica vai eleva-se progressivamente, comprimindo órgãos internos como vasos, o outro pulmão e o coração.

O pneumotórax hipertensivo é uma emergência médica e deve ser tratado de imediato.

Diagnóstico

O diagnóstico do pneumotórax deve ser suspeitado a partir da história clínica e dos sintomas do paciente. Se o pneumotórax for volumoso, é possível detectá-lo apenas com um exame físico bem feito . Isso é importante nos casos de pneumotórax hipertensivo que ocorrem fora do ambiente hospitalar, como após acidentes automobilísticos. Neste caso, o médico pode fazer o diagnóstico através da auscultação do pulmão do paciente e iniciar os procedimentos de emergência para descompressão do pulmão sem a necessidade de exames complementares.

Nos casos de um pneumotórax de pequeno volume, pode ser difícil fazer o diagnóstico com certeza apenas pelo exame físico. Nestes casos, o diagnóstico costuma ser confirmado através de exames de imagens, como a radiografia simples do pulmão ou uma tomografia computadorizada do tórax.

Tratamento

Se o pneumotórax for pequeno (cerca  e 2 ou 3 cm) e o paciente estiver clinicamente estável, o tratamento pode ser apenas expectante. Basta manter o paciente em observação que o pneumotórax costuma regredir sozinho.

Nos casos de pneumotórax volumoso, está indicada a colocação de um tubo através do tórax  para aspiração do ar e expansão do pulmão. Quando a pleura cicatriza após alguns dias, o tubo é retirado.

Nos casos de pneumotórax hipertensivo, a colocação do tubo deve ser feita o mais rápido possível. Se a drenagem por tubo torácico não estiver imediatamente disponível, a equipe de urgência pode perfurar o tórax com uma agulha calibrosa, provocando a saída do ar pela mesma.

Esse procedimento mantém o pneumotórax, mas ele agora não é mais um pneumotórax hipertensivo. O pulmão continua colapsado, mas já não há aumento de pressão dentro do tórax para comprimir o coração, uma vez que o ar consegue sair facilmente pela agulha.

A inserção da agulha na pleura transforma um pneumotórax hipertensivo em um pneumotórax não hipertensivo e é suficiente para salvar a vida do paciente enquanto se aguarda a chegada do material e da equipe para introdução do tubo torácico.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


53 respostas para “Pneumotórax: o que é, sintomas e tratamento”

  1. Vânia Fernandes de Carvalho

    Nossa! Que explicação bem compreendida parabéns 👏

  2. Ana
    Meu tem 17 anos e foi diagnosticado com pneumotórax. Não sofreu nenhum trauma. A equipe do hospital que o atendeu optou por não fazer a drenagem do ar, pois segundo os exames de imagem (RX e tomo) há pouco ar na caixa torácica. Desde sua internação (há 2 dias) estão fazendo uso de antibióticos, anti-inflamatórios e analgésicos (mesmo com as dores controladas) Isso faz sentido? Todos os artigos que li a respeito não abordam essa conduta médica.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Se o pneumotórax for pequeno, realmente não há necessidade de drenagem. O tratamento pode ser conservador. Analgésicos e anti-inflamatórios fazem sentido. Antibióticos só se houver suspeita de infecção.
  3. Bruno
    Bom dia. Já tive 4 peneumotorax espontâneos (2 em cada lado) e por isso fui submetido a cirurgia de retirada de uma das pleuras para colagem por inflamação (acho que o nome é pleurectomia). Apos as cirurgias, nunca mais tive o problema. Faço parte do grupo de risco da covid-19? Obrigado.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Em principio, não. O problema é a reação do sistema imunológico ao vírus, que gera grande inflamação do tecido pulmonar. Não tem a ver com as pleuras. Porém, cabe ressaltar que não há estudos sobre a ação do vírus em pessoas submetidas a pleurectomia para que eu possa te dar uma resposta definitiva.
  4. OSNEIDE AZEVEDO CAVALCANTE
    Acabei de ser tratado de um pneumotórax hipertensivo pela equipe medica do Hospital Osvaldo Cruz de Palmas-To. A inte rvenção do Dr. Márcio, foi oportuna e regada do conhecimento sobre a matéria. Alem disso estava também com pneumonia mas a colocação de um tubo com recurso de sucção resolveu-se.
  5. Mary Alves
    parabéns pelo artigo, me ajudou muito
  6. Tailgunner
    Parabéns pelo artigo! Tive pneumotorax espontâneo em ambos os pulmões com uma diferença de 2 semanas. Nos dois casos não foi possível a recuperação apenas com o dreno e a cirurgia por vídeo também não foi eficaz pois havia bolhas espalhadas pelo pulmão, não apenas no ápice. O médico teve de abrir para a retirada das bolhas.
  7. Fernanda Melo
    Amei. vou utilizar informações obtidas aqui para fazer meu seminário de Anatomia :]
  8. Gislei
    Sou acadêmico de Enfermagem, o artigo foi muito esclarecedor. Parabéns Pedro.
  9. Pedro
    Boa tarde Dr. Tenho uma unica bolha enfisematosa no vertice do pulmão esquerdo, tive um pneumotorax há 5 anos. O facto de ter esta unica bolha significa que tenho enfisema pulmunar? Nunca mais tive nenhum sintoma. a bolha tem 19mm. Sou jovem 31 anos e fumador. Estou preocupado, se possivel ajude a esclarecer-me.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não, isso não é enfisema, é apenas uma bolha.
  10. Marlon
    Parabéns pelo artigo, é muito esclarecedor com bastante informação sobre o assunto de forma simples e objetiva.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Obrigado.
  11. evely
    Dr. Pedro
    parabéns adorei muito o seu texto, não consigo mais para de ler!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Obrigado.
  12. DrMatta Machado
    Dr. Pedro,
    Parabéns pela clareza, precisão e abrangência neste ótimo texto sobre pnumotórax. Matta Machado – médico
  13. Jocilene Silva
    Dr gostaria de saber se o dreno de tórax borbulha sim ou não?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Sim, borbulha.
  14. Sulamita
    Olá, Dr Pedro. Quero antes de mais nada parabenizá-lo pela enorme ajuda que o Sr dá a quem está angustiado e ignora questões de saúde, como Pneumotórax.
    Meu caso é o seguinte: tive 2 Pneumotórax, infelizmente parei de fumar tarde, já haviam se formado as bolhas apicais, me submeti a pleudorese com a fratura de 3 costelas para iso.
    Minha dúvida é saber se é normal sentir como se tivesse uma prancha dentro do toráx, edema no seio, limitação ao respirar fundo, algumas dores em pontada em pontos distintos do torax (minha tomografia só acusou o enfisema e as bolhas). Já tirei os pontos, já vai completar 30 dias da cirurgia. Me desculpe estar lhe fazendo tais perguntas é que só vou encontrar um Pneumologias daqui a cerca de 15 dias (estou pelo SUS !) ,
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Com 30 dias já era para estar melhor. Você chegou a fazer alguma fisioterapia respiratória?
  15. tomas
    Eu caí com a parte do pulmão no chão e desde aí não consigo respirar bem. O que acha Dr.Pedro?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Acho que você deveria procurar um médico.
  16. Lennon
    Olá Dr. Aqui não foi colocado o tópico sobre os métodos de detecção do Pneumotórax, assim como o Artigo do Derrame Pleural tem. Os métodos de detecção do Pneumotórax são todos os mesmos do Derrame Pleural?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Tem razão, vou acrescentar esse tópico. Acho que ficará mais claro.
  17. eliziane
    Eu tive pneumotórax com 18 anos, tenho 50 agora, na epoca tive que
    colocar muitos drenos, nao deu jeito, ai tive que operar o pulmão para
    retirada das bolhas, agora tenho que fazer uma viagem para a Ásia, corro
    algum risco?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      O ideal seria você procurar um pneumologista para ele dar uma olhada no seu pulmão antes da viagem.
  18. Rodrigo Costa
    No meu caso não fumo (não convivo com fumantes), ou uso drogas.

    estava a caminho da escola, foi repentino, dores fortes do lado esquerdo e falta de ar. no meu caso foi acompanhado de hemorragia.

    Características – Magro e alto na época 20 anos. (Hoje 22 anos.)
    (stresse e muito ansioso. tempo de testes na escola)

    um ano depois do ocorrido, parei no Hospital, falta de ar e aceleração cardíaca. Trauma Psicológico.(também nunca mais passei no local do ocorrido)

    Você não mencionou casos com hemorragia. Agora fiquei com medo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Que tipo de hemorragia você teve?
  19. Marcelo Rippel
    Olá !! Gostaria de saber o que pode estar acontecendo comigo, eu estava super bem de saúde e fui ajudar a empurrar um carro e forcei muito a região do peito, depois desse esforço já estou 5 dias respirando diferente, sinto um aperto no meu peito, nada de dor, só um desconforto no peito de como alguma coisa estivesse me apertando ! Estou muito preocupado, o que pode ser ? Obrigado, espero o retorno se possível logo !
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Impossível saber à distância. Você tem que ser examinado por um médico. Assim vira adivinhação.
  20. Cassandra Silva
    Por gentileza,

    Gostaria de saber a quais riscos está submetida uma pessoa que já mergulha mesmo tendo histórico de pneumotórax espontâneo. Existe risco de morte? Ela não tem crise há seis anos e pratica mergulho atualmente, porém, por enquanto, somente até dez metros de profundidade. Nunca sentiu nada embaixo d’água.
    Se ela fizer pleurodese pode mergulhar sem riscos?
    Obrigada! Preciso da resposta se possível.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      O ideal é você não praticar mergulho sem ter uma autorização de um pneumologista.
  21. Alex sander souza borba
    Olá Dr. Em 2010 tive tres pneumotorax espontaneos em um mes na terceira vez fui submetito a uma pleurodese mecanica fiz tomografias e não apareceu bolhas embora seja fumante. Gostaria de saber se é normal sentir dores musculares ainda no local da cirurgia, sensibilidade a cheiros como perfumes, insensos que nunca tive e muitas vezes falta de ar? atenciosamente Alex sander
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      A dor sim, mas essa sensibilidade à cheiros eu não consigo explicar.
  22. Luan Amancio
    Muito bom o ártigo Pedro! Vai ajudar em minha prova de PS hoje :)
  23. Eduardo
    Boa tarde Dr.Tive um pneumotorax espontaneo em 2007 e gostaria de saber se existe alguma restrição com exercícios ex jogar futebol e se é necessário revisões periódicas?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A princípio, não. Mas cada caso é um caso.
  24. Rochele
    Boa noite, adorei o blog, me acrescentou muita informação!!! Gostaria de saber se um paciente com pneumotórax causado pela pneumonia, pode ter o mesmo sanado somente com o tratamento da pneumonia??? Obrigada. Rochele.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Depende do tamanho do pneumotórax.
  25. Guilherme Sencades
    Olá Doutor
    Uma bolsa para drenagem torácica que tenha uma Válvula unidirecional, trabalhando em conjunto com um
    Dreno torácico de silicone tamanho 28, serve para Drenagem de Pneumotorax?.
    Grato
    Guilherme Sencades
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Essa pergunta é técnica e tem que ser feita a um cirurgião torácico. Sou nefrologista, drenar pneumotórax não faz parte da minha prática médica habitual.
  26. Maicon vinivios
    olá doutor vou fazer uma cirurgia de Cisto pilonidal na região do cocix  eu fumo maconha diariamente não bebo so uso maconha tenho que parar de fumar quantos dias antes da 
     cirurgia ?
    se eu fumar no dia tem aguem risco?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sugiro que você pare pelo menos uma semana antes para não haver risco de interação com os anestésicos. E você deve contar este fato ao anestesista.
  27. Ana
    Olá Doutor!

    Tive um pneumotórax espontâneo, que foi embora de forma espontânea também…
    Por já ter tido um, acredito que tenho grandes chances de desenvolver outro. Gostaria de saber se existe alguma coisa que eu possa fazer para prevenir outra lesão?

    Não tenho nenhuma das doenças citadas e não pratico nenhum tipo de atividade citado a cima.Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Evitar o cigarro. Fora isso, não muito o que fazer.
  28. Marcio
    Olá Dr., parabéns pela sua didática em ensinar, eu viajei de avião no começo de fevereiro e no segundo dia de viagem comecei a ter dificuldade para encher o pulmão, sintoma que tenho até hoje, fui no médico que pediu um raio-x e um teste de função pulmonar que segundo ele indicaram uma asma leve que só de parar de fumar eu melhoraria, logo depois comecei a ter problema no estômago, vômito e muitos gases e queimação, parei de tomar refrigerante e melhorou bem, mas a falta de ar persiste, tanto que comprei um oxímetro após ler um de seus artigos que indicou boa oxigenação nos dedos (97). Agora minha mulher acha que devo ir no psiquiatra pois devo ter síndrome do pânico, mas acho que deveria fazer mais exames antes de começar a tomar antidepressivo, qual sua opinião? Obrigado.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Acho que antes você deveria parar de fumar e voltar ao pnemologista.
  29. Kati Breno
    seu blog é otimo para estudar
  30. Giu Gobbi
    Olá Dr., Ja tive Pneumotorax espontaneo grande, no caso tive que colocar o dreno ao pulmão, e venho tido desde então pequenos casos de pneumotorax com os mesmos sintomas porém mais leves e vem reegredindo sozinho, 4-5 casos desde então, eu gostaria de saber, sabe-se que é causado devido o rompimento de uma bolha na parte alta do pulmão, essas bolhas nasceram comigo ou elas surgem conforme o tempo?, pois se elas nasceram comigo cedo ou tarde esses casos de pneumotorax irão parar pelo fato de não haver mais bolhas relaivamente grandes para ocasionar outro pneumotorax, porém se elas surgem conforme o tempo seria melhor eu fazer a cirurgia para colar as pleuras certo? como funciona essa cirurgia?, Obrigado pela ajuda. Atenciosamente,
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Essas bolhas podem surgir com o tempo. Se você tem pneumotórax de repetição um dos tratamentos é “colar” as suas pleuras, para que não haja mais espaço entre elas. Isso é feito geralmente através de um tubo semelhante ao colocado na época do dreno.
  31. wagner
    Boa Noite, já tive 3 pneumotorax , tenho um comercio de gás de cozinha, não fumo , não bebo e não uso drogas, mas pego peso .
    Preciso trabalhar , gostaria de saber se tem algum equipamento que possa identificar bolhas no pumão.Quero saber se tenho bolha ou não.
    Eu vi na internet um aparelho capaz de ver essas bolhas , tomografia espiral.
    Dessanimo , quando penso nesse poblema, nem fuma eu fumo nem uso drogas se eu usasse era compreensivo , mas como não uso é dificil aceitar .
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A tomografia computadorizada consegue identificar essa bolhas na pleura.