15 de maio de 2014

O QUE É PNEUMOTÓRAX?

 
417 COMPARTILHAMENTOS

O pneumotórax é uma urgência médica relativamente comum, que é causada pela entrada de ar dentro da pleura, a membrana que recobre os pulmões. O pneumotórax pode ocorrer espontaneamente em pessoas saudáveis, mas ele é mais comum após traumas torácicos, em fumantes ou em pessoas com doenças pulmonares.

Publicidade

O pneumotórax hipertensivo é uma forma grave de pneumotórax que pode levar o paciente à morte em poucas horas, se não for prontamente reconhecido e tratado por uma equipe médica.

Neste artigo vamos explicar, entre outras coisas, o que é a pleura, como surge o pneumotórax, quais são os seus sintomas e o que é exatamente pneumotórax hipertensivo.

O que é a pleura?

Todos nós temos dois pulmões que ficam localizados dentro da caixa torácica e são recobertos por uma fina membrana que se chama pleura. A pleura é uma espécie de capa que isola os pulmões do resto das estruturas do tórax. Ela é composta por duas camadas, a pleura visceral, que é a camada mais interna, e a pleura parietal, que é a camada externa. Entre as pleuras existe apenas uma mínima lâmina de líquido que serve como lubrificante, impedindo que ambas fiquem aderidas.

Pleura

Os nossos pulmões são órgãos esponjosos que se mantém insuflados o tempo todo, mesmo durante a expiração. O pulmão não funciona como um balão que se enche com ar e murcha sem ar. Mesmo quando jogamos todo o ar para fora, o pulmão não fica murcho. Isso ocorre devido a pressão negativa que existe dentro do nosso tórax.

Como surge um pneumotórax

O pneumotórax ocorre quando há uma lesão da pleura e o ar que deveria estar apenas no dentro do pulmão, começa a vazar para a cavidade torácica. Como o pulmão fica insuflado devido a pressão negativa do tórax, qualquer vazamento de ar para essa região eleva a pressão e favorece o colabamento do mesmo. O ar que deveria estar expandindo o pulmão, está agora do lado de fora, comprimindo-o e fazendo-o murchar.

Um pneumotórax (pneumo = ar) é exatamente o que seu nome diz, “ar no tórax”.

A imagem abaixo mostra um pneumotórax unilateral. Com a entrada de ar para dentro do tórax, o pulmão não consegue mais se expandir, pois não há mais a pressão negativa necessária para mantê-lo insuflado. Neste momento, o pulmão funciona como um balão furado, o ar que chega pela traqueia sai imediatamente em direção ao tórax, sem ser capaz de insuflá-lo.

pneumotórax

pneumotórax

Pneumotórax espontâneo

O pneumotórax espontâneo é aquele que surge de repente, sem nenhum fator desencadeante óbvio. Na maioria das vezes, este tipo de pneumotórax surge em repouso e de modo súbito.

O pneumotórax espontâneo é mais comum em homens, fumantes e pessoas magras e altas. O grupo de maior risco são os adultos jovens, entre 20 e 30 anos. O pneumotórax espontâneo é pouco frequente em pessoas acima dos 40 anos.

Por motivos que ainda desconhecidos, este é o grupo que apresenta maior risco de desenvolver bolhas nos ápices dos pulmões. Essa bolhas não representam nenhuma doença em si, mas podem se romper, causando um “furo” na pleura, facilitando, assim, a passagem de ar dos pulmões para a cavidade torácica. A analogia que podemos fazer é com um pneu que apresenta uma bolha, estando sob alto risco de se romper.

O cigarro causa inflamação das vias aéreas, facilitando não só a formação de bolhas na pleura, mas também o seu rompimento (leia: COMO PARAR DE FUMAR). Por isso, o cigarro é o principal fator de risco para o pneumotórax espontâneo.

Cabe ressaltar que o vilão do pneumotórax não é só o cigarro. Fumar maconha também está relacionado a episódios de pneumotórax, principalmente o ato de inalar profundamente a fumaça e soltá-la bem lentamente com os lábios semi fechados, mantendo a fumaça mais tempo presa dentro dos pulmões (leia: EFEITOS DA MACONHA).

Além do fumo, praticar mergulho, montanhismo, pegar peso e viajar de avião (leia: PROBLEMAS DE SAÚDE EM VIAGENS DE AVIÃO) podem desencadear um pneumotórax naqueles que já apresentam bolhas na pleura.

Nas mulheres, uma causa rara de pneumotórax é a endometriose do pulmão. Esse diagnóstico deve ser pensado em mulheres que fazem pneumotórax na época da menstruação (leia: ENDOMETRIOSE | Sintomas e tratamento).

Pneumotórax secundário

Pneumotórax secundário é aquele que surge em pacientes que já apresentam alguma doença  pulmonar, como enfisema, tuberculose (leia: SINTOMAS DE TUBERCULOSE ), pneumonia (leia: SINTOMAS DA PNEUMONIA), fibrose cística, asma ou câncer de pulmão. Doentes internados em CTI ligados a ventiladores mecânicos (respiração por aparelhos) também estão sob risco de pneumotórax.

Pneumotórax traumático

O pneumotórax também pode surgir após acidentes com traumas na região do tórax. Qualquer lesão perfurante ou de alto impacto no tórax  pode causar um pneumotórax, incluindo acidentes automobilísticos, facadas, lesões por arma de fogo, fraturas da costela…

Sintomas do pneumotórax

O principal sintoma do pneumotórax é uma súbita dor torácica de grande intensidade associada à dificuldade para respirar. O paciente costuma estar muito ansioso, pois a dor piora ao inspirar, o que leva a um imenso desconforto.

Pneumotórax - RX

O pneumotórax pequeno é aquele em que há apenas um pequeno vazamento de ar, não sendo capaz de “murchar” todo o pulmão. Neste caso o único sintoma é dor ao respirar.

Nos pneumotórax mais volumosos pode haver colabamento de um pulmão inteiro, fazendo com que o paciente sinta dor e muita dificuldade para respirar, pois um dos seus pulmões para completamente de funcionar.

Pneumotórax hipertensivo

O pneumotórax hipertensivo é o tipo mais grave e pode levar à parada cardiorrespiratória em pouco tempo, se não reconhecido e tratado rapidamente.

Em alguns casos de pneumotórax a lesão na pleura faz um mecanismo de válvula, que permite a passagem de ar em direção ao tórax, mas impede a sua saída. Como resultado, cada vez que o paciente inspira, entra um pouco de ar no tórax, ficando este preso lá dentro. Conforme a quantidade de ar presa no tórax vai aumentando, a pressão intratorácica vai eleva-se progressivamente, comprimindo órgãos internos como vasos, o outro pulmão e o coração.

O pneumotórax hipertensivo é uma emergência médica e deve ser tratado de imediato.

Diagnóstico do pneumotórax

O diagnóstico do pneumotórax deve ser suspeitado a partir da história clínica e dos sintomas do paciente. Se o pneumotórax for volumoso, é possível detectá-lo apenas com um exame físico bem feito . Isso é importante nos casos de pneumotórax hipertensivo que ocorrem fora do ambiente hospitalar, como após acidentes automobilísticos. Neste caso, o médico pode fazer o diagnóstico através da auscultação do pulmão do paciente e iniciar os procedimentos de emergência para descompressão do pulmão sem a necessidade de exames complementares.

Nos casos de um pneumotórax de pequeno volume, pode ser difícil fazer o diagnóstico com certeza apenas pelo exame físico. Nestes casos, o diagnóstico costuma ser confirmado através de exames de imagens, como a radiografia simples do pulmão ou uma tomografia computadorizada do tórax.

Tratamento do pneumotórax

Se o pneumotórax for pequeno (cerca  e 2 ou 3 cm) e o paciente estiver clinicamente estável, o tratamento pode ser apenas expectante. Basta manter o paciente em observação que o pneumotórax costuma regredir sozinho.

Nos casos de pneumotórax volumoso, está indicada a colocação de um tubo através do tórax  para aspiração do ar e expansão do pulmão. Quando a pleura cicatriza após alguns dias, o tubo é retirado.

Nos casos de pneumotórax hipertensivo, a colocação do tubo deve ser feita o mais rápido possível. Se a drenagem por tubo torácico não estiver imediatamente disponível, a equipe de urgência pode perfurar o tórax com uma agulha calibrosa, provocando a saída do ar pela mesma. Esse procedimento mantém o pneumotórax, mas ele agora não é mais um pneumotórax hipertensivo. O pulmão continua colabado mas já não há aumento de pressão dentro do tórax para comprimir o coração, uma vez que o ar consegue sair facilmente pela agulha. Esse procedimento transforma um pneumotórax hipertensivo em um pneumotórax não hipertensivo e é suficiente para salvar a vida do paciente enquanto se aguarda a chegada do material e da equipe para introdução do tubo torácico.

Publicidade
  • tomas

    Eu caí com a parte do pulmão no chão e desde aí não consigo respirar bem. O que acha Dr.Pedro?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Acho que você deveria procurar um médico.

  • Lennon

    Olá Dr. Aqui não foi colocado o tópico sobre os métodos de detecção do Pneumotórax, assim como o Artigo do Derrame Pleural tem. Os métodos de detecção do Pneumotórax são todos os mesmos do Derrame Pleural?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem razão, vou acrescentar esse tópico. Acho que ficará mais claro.

  • eliziane

    Eu tive pneumotórax com 18 anos, tenho 50 agora, na epoca tive que
    colocar muitos drenos, nao deu jeito, ai tive que operar o pulmão para
    retirada das bolhas, agora tenho que fazer uma viagem para a Ásia, corro
    algum risco?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O ideal seria você procurar um pneumologista para ele dar uma olhada no seu pulmão antes da viagem.

  • Rodrigo Costa

    No meu caso não fumo (não convivo com fumantes), ou uso drogas.

    estava a caminho da escola, foi repentino, dores fortes do lado esquerdo e falta de ar. no meu caso foi acompanhado de hemorragia.

    Características – Magro e alto na época 20 anos. (Hoje 22 anos.)
    (stresse e muito ansioso. tempo de testes na escola)

    um ano depois do ocorrido, parei no Hospital, falta de ar e aceleração cardíaca. Trauma Psicológico.(também nunca mais passei no local do ocorrido)

    Você não mencionou casos com hemorragia. Agora fiquei com medo.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que tipo de hemorragia você teve?

  • Marcelo Rippel

    Olá !! Gostaria de saber o que pode estar acontecendo comigo, eu estava super bem de saúde e fui ajudar a empurrar um carro e forcei muito a região do peito, depois desse esforço já estou 5 dias respirando diferente, sinto um aperto no meu peito, nada de dor, só um desconforto no peito de como alguma coisa estivesse me apertando ! Estou muito preocupado, o que pode ser ? Obrigado, espero o retorno se possível logo !

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Impossível saber à distância. Você tem que ser examinado por um médico. Assim vira adivinhação.

  • Cassandra Silva

    Por gentileza,

    Gostaria de saber a quais riscos está submetida uma pessoa que já mergulha mesmo tendo histórico de pneumotórax espontâneo. Existe risco de morte? Ela não tem crise há seis anos e pratica mergulho atualmente, porém, por enquanto, somente até dez metros de profundidade. Nunca sentiu nada embaixo d’água.
    Se ela fizer pleurodese pode mergulhar sem riscos?
    Obrigada! Preciso da resposta se possível.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      O ideal é você não praticar mergulho sem ter uma autorização de um pneumologista.

  • Alex sander souza borba

    Olá Dr. Em 2010 tive tres pneumotorax espontaneos em um mes na terceira vez fui submetito a uma pleurodese mecanica fiz tomografias e não apareceu bolhas embora seja fumante. Gostaria de saber se é normal sentir dores musculares ainda no local da cirurgia, sensibilidade a cheiros como perfumes, insensos que nunca tive e muitas vezes falta de ar? atenciosamente Alex sander

    • Pedro Pinheiro

      A dor sim, mas essa sensibilidade à cheiros eu não consigo explicar.

  • Luan Amancio

    Muito bom o ártigo Pedro! Vai ajudar em minha prova de PS hoje :)

  • gilmar martins

    OLÁ!!! Dr. AMIGÃO e/ou AMIGÃO Dr.
    A minha esposa foi fazer a colocação de um cateter (a cirurgia dura em média de 1:00 à 2:00) dependendo do paciente,a durou 4:00h; logo depois do exame de raio x, foi diagnosticado o PNEUMOTORAX, que foi um GROSSEIRO ERRO MÉDICO, queno final dos procedimentos mencionou que pegou uma veia errada, a que vai para os pulmões. Tal procedimento não aceitavel por mim. Gostaria muito de saber se tem um prazo de tempo para establização dos pulmões.
    Certo do seu retorno e evadeciado para sua dedicação, agradeço de breve retorno.
    GILMAR MARTINS

  • gilmar martins

    OLÁ!!! Dr. AMIGÃO e/ou AMIGÃO Dr.
    A minha esposa foi fazer a colocação de um cateter (a cirurgia dura em média de 1:00 à 2:00) dependendo do paciente,a durou 4:00h; logo depois do exame de raio x, foi diagnosticado o PNEUMOTORAX, que foi um GROSSEIRO ERRO MÉDICO, queno final dos procedimentos mencionou que pegou uma veia errada, a que vai para os pulmões. Tal procedimento não aceitavel por mim. Gostaria muito de saber se tem um prazo de tempo para establização dos pulmões.
    Certo do seu retorno e evadeciado para sua dedicação, agradeço de breve retorno.
    GILMAR MARTINS

  • Kleber Poeta

    Olá, tenho 27 anos, sou magro, alta, e voltei recentemente a fumar, quando pequeno conseguia ficar uns 46seg sem respirar, recentemente, percebi que não consigo mergulhar por 1seg! Volto completamente sem ar, sinto os meus pulmões cheios e não há espaço para o ar que eu puxo, é realmente apavorante! Sinto também alguns desconfortos se fico na piscina com a água na altura do coração, também recebendo água diretamente na cabeça com uma certa pressão. Espero que possas me ajudar, podes também se possível, qual especialista devo procurar?

    Desde já lhe agradeço pela atenção.

    Um cordial abraço.

  • Kleber Poeta

    Olá, tenho 27 anos, sou magro, alta, e voltei recentemente a fumar, quando pequeno conseguia ficar uns 46seg sem respirar, recentemente, percebi que não consigo mergulhar por 1seg! Volto completamente sem ar, sinto os meus pulmões cheios e não há espaço para o ar que eu puxo, é realmente apavorante! Sinto também alguns desconfortos se fico na piscina com a água na altura do coração, também recebendo água diretamente na cabeça com uma certa pressão. Espero que possas me ajudar, podes também se possível, qual especialista devo procurar?

    Desde já lhe agradeço pela atenção.

    Um cordial abraço.

  • Joicimachado

    tive um penemotorax espontaneo a 1 semana, foi colocado um dreno para a retirada do ar, mais minha preocupação é que ja vinha sentindo uma dor desconfortavel  a mais ou menos 4 anos era uma dor nas costas tipo uma pontada e a dor seguia para frente (peito) quando caminhava faltava ar deitada do lado direito sentia palpitar e qd me abaixava sentia tosse. isso acontecia uns 3 a 4 dias e passava dai a 3 4 5 meses voltava e percebi que na maioria das vezes era na epoca da mestruacao. o que pode ser…

  • Flavia

    Boa noite! Ultimamente eu tenho sentido meu pulamao direito, latejar constantemente. Nao sinto dificuldade para respirar, porem tem sido constante. O que pode estar acontecendo?

  • Junior_ucam

    ola boa noite, fiz um exame para entrar em uma Empresa, quando fiz a tomografia acusou algo no pulmão, me encaminharam para o medico que falou que eu tinha uma Bolha de ar no pulmão, me perguntou se fumava respondi nunca, se tinha dificuldades de respirar tbem não, estava normal, então o Dr. me falou que podia ficar tranquilo que não tem perigo algum… que acha?

  • Junior_ucam

    ola boa noite, fiz um exame para entrar em uma Empresa, quando fiz a tomografia acusou algo no pulmão, me encaminharam para o medico que falou que eu tinha uma Bolha de ar no pulmão, me perguntou se fumava respondi nunca, se tinha dificuldades de respirar tbem não, estava normal, então o Dr. me falou que podia ficar tranquilo que não tem perigo algum… que acha?

  • Josue Ladeira

    Me senti assim por um tempo, tinha medo de andar sozinho… de dar outro pneumotorax… É assim, pode dar outro sim, mas não fique com medo… relaxa… Se der outro vc vai sentir… dores eh meio que normal… se cuida e fica tranquilo rapaz.. a vida continua… abração!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A princípio, não. Mas cada caso é um caso.

  • Silvana

    Olá! Tenho BAVT e precisei implantar marcapasso. Tive algumas complicações e em 1 mês precisei fazer 3 cirurgias para o implante. Na última, logo após a cirurgia, tive um desconforto muito grande, pontadas e falta de ar qdo inspirava. Apesar de comunicar o médico, este não deu atenção… Isso durou uns 15 dias, foi melhorando, até que desapareceu. Gostaria de saber se esses sintomas combinam com um pequeno pneumotórax, se pode acontecer após uma cirurgia e se posso voltar a ter. Obrigada!

  • elisa2011

    ola tive 4 pneumotórax expontaneo e de repetisaõ , fis uma rafia de poro diafragmático e 4 drenagens, e pela quinta vez fis pneumotórax de novo, os médicos me mandarão pra casa com muitas dores, eles falarão que vai espera da a sexta vez pra fazer mais uma cirurgia, não sei mais o que fazer doi muito e, eu ainda tenho asma pecistente: o que fazer??

  • Eduardo

    Boa tarde Dr.Tive um pneumotorax espontaneo em 2007 e gostaria de saber se existe alguma restrição com exercícios ex jogar futebol e se é necessário revisões periódicas?

  • Eduardo

    Boa tarde Dr.Tive um pneumotorax espontaneo em 2007 e gostaria de saber se existe alguma restrição com exercícios ex jogar futebol e se é necessário revisões periódicas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A princípio, não. Mas cada caso é um caso.

  • http://profile.yahoo.com/BEKH6J6WPDZGR6JBULNMMNTRJE Jhony

    ola tive pneumotorax espontaneo a primeira vez ,fiz a drenagem e depois de 2 meses ainda sinto um pouco de dor quando corro ou piso muito forte ,e pra completar não sai da minha cabeça a drenagem que eu fiz ,foi horrivel ,tenho medo de passar por isso de novo , dai por causa desse medo sinto falta de ar , agitação ,parece que meu coração vai parar de bater ,é normal a pessoa ficar doendo assim não vai mais parar , e a pessoa fica traumatizada assim mesmo , ou ta voltando mesmo o pneumotorax ? se puder me ajudar eu fico muito agradecido!

    • Josue Ladeira

      Me senti assim por um tempo, tinha medo de andar sozinho… de dar outro pneumotorax… É assim, pode dar outro sim, mas não fique com medo… relaxa… Se der outro vc vai sentir… dores eh meio que normal… se cuida e fica tranquilo rapaz.. a vida continua… abração!!!!

  • Cristiane

    Bom dia, minha mãe fez um Tc de tórax e foi diagnosticado um cisto aéreo medindo 9 x 17 mm, subdiafragmático, no segmento basal antero medial do lobo inferior esquerdo.
    Gostaria de saber o que é isso? Quais são suas causas e sintomas e tratamento? Já que a única coisa que a minha sente é uma dor localizada na região do pulmão esquerdo que se irradia para a frente.
    Aguardo resposta. Muito obrigada, cristiane.

  • Fernandohitalo

    sinto dores muito forte logo apos a adormecer n consigo dormir uma noite inteira sem sentir essa dor ela fica localizada no meio das costas como se fosse apertando com muita força n mim falta ar mais a dor me faz acordar quando me levanto com poucas horas n sinto mais nada de dores nas costas nao aguento mais ja são 3 dias assim gostaria de saber sua opinião.

  • luis camilo

    as informações são bem precisas

  • luis camilo

    as informações são bem precisas

  • luis camilo

    as informações são bem precisas

  • luis camilo

    as informações são bem precisas

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Depende do tamanho do pneumotórax.

  • Rochele

    Boa noite, adorei o blog, me acrescentou muita informação!!! Gostaria de saber se um paciente com pneumotórax causado pela pneumonia, pode ter o mesmo sanado somente com o tratamento da pneumonia??? Obrigada. Rochele.

  • Rochele

    Boa noite, adorei o blog, me acrescentou muita informação!!! Gostaria de saber se um paciente com pneumotórax causado pela pneumonia, pode ter o mesmo sanado somente com o tratamento da pneumonia??? Obrigada. Rochele.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende do tamanho do pneumotórax.

  • Paulo Freitas2009

    Prezado dr pedro bom dia!;

    Ja é a 3 vez que sinto sintomas de peneumotorax expontaneo isso aconteceu em 03/2010 depois 04/2012 onde forma feitos procedimento com dreno e onten 22/09/2012 senti os mesmos sintomas anteriores e como dor toraxica,tosse,desconforto no mesmo lado do pulmäo”sempre no esquerdo” e nesse caso qual o procedimento mais correto já que é a terceira vez que estou passando pela mesma situaçäo.
    Tenho 55 anos e pratico atividade fisica regurlamente”spinning e musculaçäo”,qual seria o na sua opini procedimento mais adequado a esse quadro que estou vivendo?pode me ajudar?02179642828(tim).

  • Paulo Freitas2009

    Prezado dr pedro bom dia!;

    Ja é a 3 vez que sinto sintomas de peneumotorax expontaneo isso aconteceu em 03/2010 depois 04/2012 onde forma feitos procedimento com dreno e onten 22/09/2012 senti os mesmos sintomas anteriores e como dor toraxica,tosse,desconforto no mesmo lado do pulmäo”sempre no esquerdo” e nesse caso qual o procedimento mais correto já que é a terceira vez que estou passando pela mesma situaçäo.
    Tenho 55 anos e pratico atividade fisica regurlamente”spinning e musculaçäo”,qual seria o na sua opini procedimento mais adequado a esse quadro que estou vivendo?pode me ajudar?02179642828(tim).

  • Dayany

    Ola Dr tenho 19 anos e venho sentindo dores/desconforto ao respirar fundo a trez dias como se fosse gases mais para e volta durante odia e a um mes me sinto ofegante ate pra varer casa . obs: nunca fumei,nao estou acima do peso ,pode ser pneumotorax ?

  • Flavia

    Boa noite! Ultimamente eu tenho sentido meu pulamao direito, latejar constantemente. Nao sinto dificuldade para respirar, porem tem sido constante. O que pode estar acontecendo?

  • Carlinhoscfn

    Então pessoal, aproveitando o conteúdo de muita utilidade em termos de saúde, deixo aqui minha contribuição em relação a dores fortes e agudas no lado esquerdo do corpo, como se fosse sob as costelas, sabe quando se causa um trauma de acidente, batida neste local, nos últimos dias passei por esta experiência inusitada e estranha mas tirei de letra até o momento, pois sempre minha rotina foi de esportes constantes por praticar atividades fisicas todos dias, mas devido a mudança de endereço, região e cidade por questão de educação de pessoal local e familiares novos relaxei na alimentação e exercícios para manter o corpo em dia, churrasco quase todos dias e fim de semanas, aperitivos com bebida alcoolica acompanhando o sogro todos os dias, vinho colonial no horario do almoço, tudo isto em um prazo de 1 ano após ter me afastado do serviço militar e ir para reserva do corpo de fuzileiros navais, cheguei a conclusão que jamais devemos mudar nosso jeito de ser, nossas rotinas que nos fazem bem, nossa personalidade somente por de alguma forma não agrada esses e outros pois em consequência pode se ter sérios problemas de saúde que podem até mesmo te custar a vida, passei longos 3 dias com essas dores fortes até o domingo passado, quando disse a mim mesmo, chega…   o que estou fazendo para mim mesmo…    não posso ser aquilo o que os outros querem e retornei a atividade fisica no mesmo dia no fim da tarde mesmo com dores no peito que pareciam que iria falta ar ou complicar ainda mais os efeitos estranhos, mas Graças a Deus recuperei minha respiração aos poucos, hoje ainda sinto um pouco de dores mas leves, nada constante, sei que devo e tenho de procurar ajuda médica o mais breve possivel, mas como preciso me deslocar mais de 700km para ir a um atendimento militar de emergência, vou levando aos poucos até a virada do ano, para depois ir buscar suporte médico, agradeço a todos que puderem dividir comigo experiências neste sentido, pois são de grande valia para todos, sem mais.

    Boa Sorte a todos.

  • Fernandohitalo

    sinto dores muito forte logo apos a adormecer n consigo dormir uma noite inteira sem sentir essa dor ela fica localizada no meio das costas como se fosse apertando com muita força n mim falta ar mais a dor me faz acordar quando me levanto com poucas horas n sinto mais nada de dores nas costas nao aguento mais ja são 3 dias assim gostaria de saber sua opinião.

  • kamilla

    Boa noite 
    Dr estou com uma dor no peito,do lado direito ah uns tres dias tive uma gripe muito forte esses dias e agora começou essa dor estou muito preocupada e com muiiito medo e agora ? será que pode  ser penumotorax ou pneumonia  ai Dr que eu faço aah é só na ora que respiro que doi e parece que está machucado o lugar quando toco me ajuda dr!!

  • kamilla

    Boa noite 
    Dr estou com uma dor no peito,do lado direito ah uns tres dias tive uma gripe muito forte esses dias e agora começou essa dor estou muito preocupada e com muiiito medo e agora ? será que pode  ser penumotorax ou pneumonia  ai Dr que eu faço aah é só na ora que respiro que doi e parece que está machucado o lugar quando toco me ajuda dr!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Essa pergunta é técnica e tem que ser feita a um cirurgião torácico. Sou nefrologista, drenar pneumotórax não faz parte da minha prática médica habitual.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ela deve ter feito um RX de tórax no hospital. Se tivesse pneumotórax a radiografia mostraria.

  • Hugosilva

    Dr.Pedro…Tive uns 3 pneumotorax espontaneos, fui submetido a pleurodese..e ja nao tenho nenhum pneumotorax á mais de 3 anos.. O problema é que tenho constantes dores nas costelas perto das cicatrizes da cirurgia.. ja fiz raio x e dizem q esta tudo normal q provavelmente deve ser uma neurite intercostal devido á cirurgia em si.. Gostava de saber a sua opiniao e o que mais posso fazer para tentar descobrir a causa desta dor”””

  • Eduardo

    Dr. Pedro, o artigo tá excelente. Já tive dois pneunotorax espontâneos, um de cada lado. Tenho uma dúvida: essas bolhas podem ser vistas através de algum exame?? tomografia, por exemplo. Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sugiro que você pare pelo menos uma semana antes para não haver risco de interação com os anestésicos. E você deve contar este fato ao anestesista.

  • Ana

    Olá Doutor!

    Tive um pneumotórax espontâneo, que foi embora de forma espontânea também…
    Por já ter tido um, acredito que tenho grandes chances de desenvolver outro. Gostaria de saber se existe alguma coisa que eu possa fazer para prevenir outra lesão?

    Não tenho nenhuma das doenças citadas e não pratico nenhum tipo de atividade citado a cima.Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Acho que antes você deveria parar de fumar e voltar ao pnemologista.

  • Marcio

    Olá Dr., parabéns pela sua didática em ensinar, eu viajei de avião no começo de fevereiro e no segundo dia de viagem comecei a ter dificuldade para encher o pulmão, sintoma que tenho até hoje, fui no médico que pediu um raio-x e um teste de função pulmonar que segundo ele indicaram uma asma leve que só de parar de fumar eu melhoraria, logo depois comecei a ter problema no estômago, vômito e muitos gases e queimação, parei de tomar refrigerante e melhorou bem, mas a falta de ar persiste, tanto que comprei um oxímetro após ler um de seus artigos que indicou boa oxigenação nos dedos (97). Agora minha mulher acha que devo ir no psiquiatra pois devo ter síndrome do pânico, mas acho que deveria fazer mais exames antes de começar a tomar antidepressivo, qual sua opinião? Obrigado.

  • Débora

    Bom Dia Doutor,
    Eu tenho 24 anos e fumava desde os 14 mais ou menos 20 cigarros em media por dia,
    tive um pneumotorax espontanio, depois da alta da minha internação não voltei a fumar, e tive uma crise nervosa, depois desta comecei a dar umas 3 tragadas durante o dia em um cigarro pra tentar diminuir a ansiedade, e então veio mais uma crise nervosa, e agora estou tomando medicação para controlar a vontade de fumar e ansiedade, e estou fumando 1 cigarro por dia as vezes ate 2, faz menos de 1 mês que tive o Pneumotorax, e ainda sinto a respiração pesada como se eu precisasse frequentemente respirar profundamente, e estou sentindo dor nas costas do lado esquerdo sendo que o pneumo. foi do lado direito, a dor é diferente é só nas costas mesmo não doi o peito, mais doi todos os dias tem alguma relação? ou seria só muscular provavelmente? e quanto ao cigarro qual a chance de ter outra vez se eu voltar a fumar? ou fumar nessa media de 2 cigarros por dia?
      Obrigada

  • Kati Breno

    seu blog é otimo para estudar

  • Niedna Veni

    Dr. Pedro Pinheiro, já faz  2 anos e 7 meses que  perdi um filho  com idade de 22 anos, e foi diagnosticado a causa PNEUMOTORAX, quase morri quando fiquei sabendo do falecimento de meu filho, ele era estudante de pedagogia e detestava qualquer tipo de droga, porém eu era fumante e sinto me culpada pela morte dele, será que eu causei tudo isto sem perceber o grande mal que estava lhe proporcionando.? ja ouvi comentarios de que fumantes tem 90% de chance de causar o mal para outras pessoas que não fumam principalmente pessoas como o meu filho que tinha tendencia a adquirir essa doença maldita, o pai dele faleceu do mesmo mal. me diga alguma coisa, se eu realmente causei tudo isto????

  • Suzana

    Olá  Dr., há Meu marido não perde os sentidos, mas para Literalmente de Respirar, os olhos saltam e ele vai perdendo a cor, passando alguns minutos ele volta a respirar. Já fez vários exames e não conseguimos entender o que ele tem. Vendo o filme ” E se fosse Verdade ” ouvi a palavra 
    pneumotórax pela primeira vez  e pesquisando encontrei seu estudo.  Minha pergunta é : Ele tem de repente : dormindo, comendo ao tomando água..e as vezes uma vez por dia, dando o maior susto em quem tenta  socorre-lo,Ele tem  isso a 20 anos e agora com mais frequência.
    Então ele tem uma Lesão Pleura ? E não  tem cura ?,

  • Guilherme Sencades

    Olá Doutor
    Uma bolsa para drenagem torácica que tenha uma Válvula unidirecional, trabalhando em conjunto com um
    Dreno torácico de silicone tamanho 28, serve para Drenagem de Pneumotorax?.
    Grato
    Guilherme Sencades

  • Edina

    Boa Tarde  Dr! Gostaria  de   saber   se uma lipo pode  provocar um  pneumotorax, segundo meu médico eu tive porque ele tirou uma hernia umbilical?   obrigada!!!! 

  • Guilherme Sencades

    A P. Simon fabrica uma bolsa com uma válvula unidirecional para drenagem torácica. Se eu colocar esta
    bolsa para funcionar junto com um Dreno Torácico de silicone tam 28-32 ou 36, este sistema serve para
    drenagem de PNEUMOTORAX?
    Guilherme Sencades
    Email – bioplan.ba@gmail.com

  • Edina

    Boa Tarde  Dr! Gostaria  de   saber   se uma lipo pode  provocar um  pneumotorax, segundo meu médico eu tive porque ele tirou uma hernia umbilical?   obrigada!!!! 

  • Guilherme Sencades

    Olá Doutor
    Uma bolsa para drenagem torácica que tenha uma Válvula unidirecional, trabalhando em conjunto com um
    Dreno torácico de silicone tamanho 28, serve para Drenagem de Pneumotorax?.
    Grato
    Guilherme Sencades

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Essa pergunta é técnica e tem que ser feita a um cirurgião torácico. Sou nefrologista, drenar pneumotórax não faz parte da minha prática médica habitual.

  • Marcio

    Estive fazendo uma trilha, e apos ter caminhado uns10 km com uma mochila de aproximadamente 8 a 10 kg.sobre os ombros  fiz um alongamento vertical ficando na ponta dos pes. Entao apos este dia sinto dores no peito mas exato no torax.
    Pergunto: Sera que no alongamento houve rompimento de vertebra de costela ? a dor que sinto e em movimentos que faço e quando preciono a mao sobre o peito ou quando acordo pela manha . Isso ocorreu a uns 2 meses tenho 47 masculino, e fumante

  • Jpkinhas63

    Olá doutor
    eu tive um pneumotorax espontaneo a pouco mais de um ano, e quase todos os dias volto a ter dores (nada comparadas com as que tive no dia em que se deu o pneumotorax) no mesmo sitio. A minha questão é: existe alguma operação que elimine este problema de vez e que me deixe fazer mergulho em profundidade (algo que me disseram nunca mais poder voltar a fazer)?

    Obrigado,
    Ricardo

  • Erick tonelli

    credo vais é abrir o pulmao vai se uma camada furada quirida, para de fuma pro teu bem! fica a dica

  • Erick tonelli

    credo vais é abrir o pulmao vai se uma camada furada quirida, para de fuma pro teu bem! fica a dica

  • Acklopper

    Por favor, moro em Portugal e fui diagnosticada com  enfisema pulmonar moderado. Segundo a médica meus testes respiratórios estão dentro da normalidade, mas tenho uma bolha de 2cms no lóbulo superior esquerdo. Como já fiz uma bulectomia em 1984 para retirada de bolhas no pulmão direito, achei que seria submetida a outra cirurgia para retirada desta bolha de 2 cms e de outras pequenas (multiplas) do pulmão esquerdo. A informação da médica é que o procedimento cirurgico ou a drenagem não é aconselhavel. Estou desesperada, porque moro com um filho de 15 anos (meu unico filho) e estamos sozinhos em Portugal. O que fazer, Doutor? Pelo amor de Deus, me ajude, porque estou desorientada. Obrigada pela ajuda.

  • Paola †

    Olá doutor, estou com uma dor que vem de vez em quando. Dói nas minhas costas, também parece estar nas minhas costelas, essa dor pulsa, e ela vai desde o meu pescoço até as minhas costas. É uma sensação muito ruim, não tenho dificuldades para respirar só um pouco para engolir. Já tomei dorflex uma vez pra ver se resolvia, mas mesmo assim demorou horas a passar. O que pode ser? 

  • Paola †

    Estou com uma dor estranha, que vai desde o meu pescoço até minhas costas. Tenho a sensação de estar engolindo cacos de vidro mesmo sem engolir saliva. Na minhas costas a dor chega a latejar, também dói na costela. É uma sensação muito ruim, já tomei dorflex, mas mesmo assim ela custa a passar. O que pode ser? 

  • Jpkinhas63

    Olá doutor
    eu tive um pneumotorax espontaneo a pouco mais de um ano, e quase todos os dias volto a ter dores (nada comparadas com as que tive no dia em que se deu o pneumotorax) no mesmo sitio. A minha questão é: existe alguma operação que elimine este problema de vez e que me deixe fazer mergulho em profundidade (algo que me disseram nunca mais poder voltar a fazer)?

    Obrigado,
    Ricardo

    • Josue Ladeira

       Sim!!! existe eu fiz… Eles colam seu pulmao na caixa toracica…

  • Débora

    Bom Dia Doutor,
    Eu tenho 24 anos e fumava desde os 14 mais ou menos 20 cigarros em media por dia,
    tive um pneumotorax espontanio, depois da alta da minha internação não voltei a fumar, e tive uma crise nervosa, depois desta comecei a dar umas 3 tragadas durante o dia em um cigarro pra tentar diminuir a ansiedade, e então veio mais uma crise nervosa, e agora estou tomando medicação para controlar a vontade de fumar e ansiedade, e estou fumando 1 cigarro por dia as vezes ate 2, faz menos de 1 mês que tive o Pneumotorax, e ainda sinto a respiração pesada como se eu precisasse frequentemente respirar profundamente, e estou sentindo dor nas costas do lado esquerdo sendo que o pneumo. foi do lado direito, a dor é diferente é só nas costas mesmo não doi o peito, mais doi todos os dias tem alguma relação? ou seria só muscular provavelmente? e quanto ao cigarro qual a chance de ter outra vez se eu voltar a fumar? ou fumar nessa media de 2 cigarros por dia?
      Obrigada

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ela deve ter feito um RX de tórax no hospital. Se tivesse pneumotórax a radiografia mostraria.

  • Vaniajmf

    Ola doutor,
    minha mae quebrou 2 costelas, a 3ª e a 7ª do lado direito (caiu um portao de garagem muito pesado encima dela) tem muita dor, mas os medicos deram alta. Como saber se ela tiver pneumotórax? Hoje é o primeiro dia, ela tem muita dor nas costas, ela diz que na coluna, perto da cintura. Mas como saber os sintomas do pneumotorax nesse caso? Como devemos fazer para ajudar no tratamento? pois fica difícil levá-la ao hospital pois é SUS, nao sabemos se levá-la de novo melhora ou piora devido às condições do SUS.
    Desde já agradeço
    Vânia

  • Maicon vinivios

    olá doutor vou fazer uma cirurgia de Cisto pilonidal na região do cocix  eu fumo maconha diariamente não bebo so uso maconha tenho que parar de fumar quantos dias antes da 
     cirurgia ?
    se eu fumar no dia tem aguem risco?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sugiro que você pare pelo menos uma semana antes para não haver risco de interação com os anestésicos. E você deve contar este fato ao anestesista.

  • Guilherme Couto

    A minha mae esta neste momento a fazer a drenagem de um pneumotorax (penso q hipertensivo porque teve paragem cardiaca devido a ele). Este pneumotorax surge agora, apos a minha mae ter inalado fumaca de um incendio que lhe causou danos nos pulmoes. Esta a fazer drenagem e esta com ventilador.
    1 – sera q o ventilador podera piorar o pneunotorax?
    2 – quais as condicoes q tem de reunir p poder tirar o dreno? quanto tempo e q costuma demorar?

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Evitar o cigarro. Fora isso, não muito o que fazer.

  • Ana

    Olá Doutor!

    Tive um pneumotórax espontâneo, que foi embora de forma espontânea também…
    Por já ter tido um, acredito que tenho grandes chances de desenvolver outro. Gostaria de saber se existe alguma coisa que eu possa fazer para prevenir outra lesão?

    Não tenho nenhuma das doenças citadas e não pratico nenhum tipo de atividade citado a cima.Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Evitar o cigarro. Fora isso, não muito o que fazer.

  • Marcio

    Olá Dr., parabéns pela sua didática em ensinar, eu viajei de avião no começo de fevereiro e no segundo dia de viagem comecei a ter dificuldade para encher o pulmão, sintoma que tenho até hoje, fui no médico que pediu um raio-x e um teste de função pulmonar que segundo ele indicaram uma asma leve que só de parar de fumar eu melhoraria, logo depois comecei a ter problema no estômago, vômito e muitos gases e queimação, parei de tomar refrigerante e melhorou bem, mas a falta de ar persiste, tanto que comprei um oxímetro após ler um de seus artigos que indicou boa oxigenação nos dedos (97). Agora minha mulher acha que devo ir no psiquiatra pois devo ter síndrome do pânico, mas acho que deveria fazer mais exames antes de começar a tomar antidepressivo, qual sua opinião? Obrigado.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Acho que antes você deveria parar de fumar e voltar ao pnemologista.

  • Kati Breno

    seu blog é otimo para estudar

  • Giu Gobbi

    Olá Dr., Ja tive Pneumotorax espontaneo grande, no caso tive que colocar o dreno ao pulmão, e venho tido desde então pequenos casos de pneumotorax com os mesmos sintomas porém mais leves e vem reegredindo sozinho, 4-5 casos desde então, eu gostaria de saber, sabe-se que é causado devido o rompimento de uma bolha na parte alta do pulmão, essas bolhas nasceram comigo ou elas surgem conforme o tempo?, pois se elas nasceram comigo cedo ou tarde esses casos de pneumotorax irão parar pelo fato de não haver mais bolhas relaivamente grandes para ocasionar outro pneumotorax, porém se elas surgem conforme o tempo seria melhor eu fazer a cirurgia para colar as pleuras certo? como funciona essa cirurgia?, Obrigado pela ajuda. Atenciosamente,

  • Giu Gobbi

    Olá Dr., Ja tive Pneumotorax espontaneo grande, no caso tive que colocar o dreno ao pulmão, e venho tido desde então pequenos casos de pneumotorax com os mesmos sintomas porém mais leves e vem reegredindo sozinho, 4-5 casos desde então, eu gostaria de saber, sabe-se que é causado devido o rompimento de uma bolha na parte alta do pulmão, essas bolhas nasceram comigo ou elas surgem conforme o tempo?, pois se elas nasceram comigo cedo ou tarde esses casos de pneumotorax irão parar pelo fato de não haver mais bolhas relaivamente grandes para ocasionar outro pneumotorax, porém se elas surgem conforme o tempo seria melhor eu fazer a cirurgia para colar as pleuras certo? como funciona essa cirurgia?, Obrigado pela ajuda. Atenciosamente,

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Essas bolhas podem surgir com o tempo. Se você tem pneumotórax de repetição um dos tratamentos é “colar” as suas pleuras, para que não haja mais espaço entre elas. Isso é feito geralmente através de um tubo semelhante ao colocado na época do dreno.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pneumotórax não costuma causar derrame. Ele precisa ser visto por um pneumologista para investigar a causa.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pneumotórax não costuma causar derrame. Ele precisa ser visto por um pneumologista para investigar a causa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, tomografia pode detectar.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, tomografia pode detectar.

  • Ivone Paula

    Meu filho de 16 anos sentiu dores no peito e dificudades para respirar,levamos ao consultorio medico e ele disse que nao era nada,insistimos pois o garoto ja vinha reclamando ha alguns dias. Entao fizemos um rx pa/perfil e mostrou pneumotorax e derrame  pleural. Gostaria de saber se este derrame foi causado por causa da entrada de ar no torax ou nao e como resolver? O garoto é magro e alto pratica academia e box saudavel nao tem nem um vicio. Oque pode ter causado tudo isso?
     Por favor ,se puder me esclarecer um pouco mais a respeito eu agradeceria visto que as informaçoes que me passaram sao muito vagas  e eu estou preocupada.
    Obrigada
    Ivone
    Curitiba

  • Eduardo

    Dr. Pedro, o artigo tá excelente. Já tive dois pneunotorax espontâneos, um de cada lado. Tenho uma dúvida: essas bolhas podem ser vistas através de algum exame?? tomografia, por exemplo. Abraços.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O fumo passivo faz muito mal, mas é pouco provável que tenha tido relação com a morte dele.

  • Niedna Veni

    Dr. Pedro Pinheiro, já faz  2 anos e 7 meses que  perdi um filho  com idade de 22 anos, e foi diagnosticado a causa PNEUMOTORAX, quase morri quando fiquei sabendo do falecimento de meu filho, ele era estudante de pedagogia e detestava qualquer tipo de droga, porém eu era fumante e sinto me culpada pela morte dele, será que eu causei tudo isto sem perceber o grande mal que estava lhe proporcionando.? ja ouvi comentarios de que fumantes tem 90% de chance de causar o mal para outras pessoas que não fumam principalmente pessoas como o meu filho que tinha tendencia a adquirir essa doença maldita, o pai dele faleceu do mesmo mal. me diga alguma coisa, se eu realmente causei tudo isto????

  • wagner

    Boa Noite, já tive 3 pneumotorax , tenho um comercio de gás de cozinha, não fumo , não bebo e não uso drogas, mas pego peso .
    Preciso trabalhar , gostaria de saber se tem algum equipamento que possa identificar bolhas no pumão.Quero saber se tenho bolha ou não.
    Eu vi na internet um aparelho capaz de ver essas bolhas , tomografia espiral.
    Dessanimo , quando penso nesse poblema, nem fuma eu fumo nem uso drogas se eu usasse era compreensivo , mas como não uso é dificil aceitar .

    Meu imail é w.ca.net@hotmail.com

  • wagner

    Boa Noite, já tive 3 pneumotorax , tenho um comercio de gás de cozinha, não fumo , não bebo e não uso drogas, mas pego peso .
    Preciso trabalhar , gostaria de saber se tem algum equipamento que possa identificar bolhas no pumão.Quero saber se tenho bolha ou não.
    Eu vi na internet um aparelho capaz de ver essas bolhas , tomografia espiral.
    Dessanimo , quando penso nesse poblema, nem fuma eu fumo nem uso drogas se eu usasse era compreensivo , mas como não uso é dificil aceitar .

    Meu imail é w.ca.net@hotmail.com

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A tomografia computadorizada consegue identificar essa bolhas na pleura.

  • Carlinhoscfn

    Então pessoal, aproveitando o conteúdo de muita utilidade em termos de saúde, deixo aqui minha contribuição em relação a dores fortes e agudas no lado esquerdo do corpo, como se fosse sob as costelas, sabe quando se causa um trauma de acidente, batida neste local, nos últimos dias passei por esta experiência inusitada e estranha mas tirei de letra até o momento, pois sempre minha rotina foi de esportes constantes por praticar atividades fisicas todos dias, mas devido a mudança de endereço, região e cidade por questão de educação de pessoal local e familiares novos relaxei na alimentação e exercícios para manter o corpo em dia, churrasco quase todos dias e fim de semanas, aperitivos com bebida alcoolica acompanhando o sogro todos os dias, vinho colonial no horario do almoço, tudo isto em um prazo de 1 ano após ter me afastado do serviço militar e ir para reserva do corpo de fuzileiros navais, cheguei a conclusão que jamais devemos mudar nosso jeito de ser, nossas rotinas que nos fazem bem, nossa personalidade somente por de alguma forma não agrada esses e outros pois em consequência pode se ter sérios problemas de saúde que podem até mesmo te custar a vida, passei longos 3 dias com essas dores fortes até o domingo passado, quando disse a mim mesmo, chega…   o que estou fazendo para mim mesmo…    não posso ser aquilo o que os outros querem e retornei a atividade fisica no mesmo dia no fim da tarde mesmo com dores no peito que pareciam que iria falta ar ou complicar ainda mais os efeitos estranhos, mas Graças a Deus recuperei minha respiração aos poucos, hoje ainda sinto um pouco de dores mas leves, nada constante, sei que devo e tenho de procurar ajuda médica o mais breve possivel, mas como preciso me deslocar mais de 700km para ir a um atendimento militar de emergência, vou levando aos poucos até a virada do ano, para depois ir buscar suporte médico, agradeço a todos que puderem dividir comigo experiências neste sentido, pois são de grande valia para todos, sem mais.

    Boa Sorte a todos.

  • Anonymous

    Minha esposa tem pneumotórax espontânea varia vezes, foi dignosticado LAM relacionado a hormônios

  • Anonymous

    tenho 35 anos passei por pneumotorax espontaneo esses dias apos jogar futebol é muito ruim para drenar mas graças a deus e o medico estou melhor!@erondi cascavel pr

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @samanta
    É simples do ponto de vista médico. Mas para o paciente pode não parecer. Não é preciso ficar em UTI, caso o paciente esteja estável.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Luiz
    1- Como vc é jovem e não tem outras doenças pulmonares, o fato de já ter tido um pneumotórax espontâneo não contraindica viagens de avião. Porém, sugiro uma avaliação com um pneumologista antes de cada viagem, principalmente se forem de longa duração.
    2- O quadro pode ser mais grave uma vez que a pressão atmosférica é muito menor dentro da cabine, o que favorece a expansão dos gases.
    3- Não, só em casos onde o primeiro pneumotórax foi grave ou quando não houve total recuperação. Também só faz sentido se o paciente tiver fatore de risco para novo pneumotórax. Isso tem que ser avaliado caso a caso, pesando risco/benefício.

  • samanta

    ola, apresento um quadro de pneumotórax e sinto que ele vem piorando com minhas faltas de ar, mas tenho medo de fazer a drenagem, é um procedimento simples? fica dias em uti ou nem é preciso?
    p.s: já tentei o repouso e não adiantou.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Ivonete
    Sim, é normal ficar no oxigênio quando se tem pneumotórax e em muitos casos a conduta mais correta é mesmo apenas a observação.

  • Luiz

    Dr, meu nome é Luiz, tenho 22 anos e tive um pneumotórax em janeiro de 2010. Foi um pneumotórax espontâneo no lado esquerdo, 25% de colapso (é o que dizia no exame). Fui submetido a uma drenagem pleural, que durou 2 dias e meio e tive alta. Depois disso fiz uma tomografia do tórax, que não constatou a presença de bolhas visíveis e por isso o cirurgião disse que não haveria necessidade de cirurgia corretiva(só se eu tivesse um segundo caso). Tenho casos na família (meu pai, fumante, teve 3 espontâneos). Eu não fumo (ficava exposto ao fumo passivo, mas depois do pneumotórax, nem fico perto de quem fuma), não sou muito alto (1,70)….A minha dúvida é a seguinte, sabendo que o pneumotórax espontâneo tem altas taxa de recorrência (diferentes estudos falam entre 25 a 50% de chances), deve-se tomar algum cuidado com viagens aéreas? O que acontece se a pessoa tem o pneumotórax no meio de um vôo internacional?. A outra dúvida que tenho é: sendo um problema de alta recorrência, não seria mais inteligente realizar a operação logo no primeiro episódio (não falo do meu caso, e sim para todos em geral) ? Muito obrigado, e parabéns pelo seu site, que é muito útil e informativo.

  • http://perfumenoar.blogspot.com/ Ivonete

    Boa Noite, Dr. meu nome é Ivonete, mas no momento sou uma avó preocupadíssima! Minha netinha nasceu dia 13/09/2011, de 39 semanas e 7/2 de parto fórceps as 8:40.Eu a vi logo depois do parto, estava mamando e bem saudável(apgar 9-10).Quando fui visitá-la a tarde ela ja estava no berçario tomando oxigênio pois foi constatado desconforto respiratório,me disseram q foi tirado um raio x e tinha uma manchinha e ontem foi feito uma tomografia onde foi constatado o Pneumotoráx.Perguntei o q leva um R/N a ter esse problema, e disseram q “podia” ser na hora do parto, mas não me deixaram nada claro. Qto ao tratamento eles disseram q ela ia expelir esse ar aos poucos naturalmente. É normal ficar no oxigênio? e esse procedimento de esperarar tbm é normal? Por favor me responda, estou muiiito preocupada, me desculpe, ficou longo o texto, mas queria me fazer entender, pois sou totalmente leiga desse assunto, nem conhecia essa doença. Muito Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Jeferson Silva
    Problemas respiratórios e tabagismo são as principais causas de pneumotórax espontâneo. A recuperação normalmente é total.

  • Jeferson Silva

    Gostaria de saber quais são as causas mais frequentes de pneomotórax? Problemas respiratórios e tabagismo ou traumas diversos.

    Consegue-se também uma total recuperação, ou o paciente ficará fragilizado em relação a isso?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Rodrigo
    Não, praticar esporte não ajuda a prevenir

  • Rodrigo

    e praticar esporte pode avaliar a situação? a minha foi a 10 mês sobrevivi 3 dia com hemorragia interna ater que colocaram um dreno em mim.
    tenho 19 anos alto magro nao fumo, nem bebo, nem uso nenhum tipo de drogas. eu não sei como estou vivo a minha foi em estado muito grave. excelente blog descreve de forma perfeita.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Adriano
    Sim. existem algumas maneiras, mas é preciso saber se existe indicação no seu caso. Um pneumologista pode avaliar isso.

  • Adriano

    Boa tarde! Meu nome é Adriano tenho 24 anos e já tive 3 vezes pneumotórax de pequena intensidade, não sou fumante, apenas tive muitos casos de Bronquite qdo criança. Das vezes que fui ao médico ele me disse que não haveria necessidade de fazer a drenagem, me orientou apenas repouso e não fazer esforço que o próprio organismo absorvia o ar entre o pulmão e a membrana. Meu último caso foi qdo levei uma pequena pancada no tórax qdo jogava bola e nisso já fazia 4 anos que não tive pneumotórax, é um disconforto muito grande com essa dor no tórax e com o repouso foi diminuindo essa dor. Gostaria de saber se existe algum procedimento para corrigir esta falha da membrana?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Elaine
    Este é mesmo o procedimento mais indicado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Marco Antônio
    Existem poucos estudo sobre esta forma de consumo, mas a princípio, as complicações são as mesmas da forma inalada, exceto pelas complicações pulmonares.

  • Elaine

    Boa noite, meu pai está internado com pneumotorax desde o dia 30 de dezembro 2010, lá no hospital colocaram um dreno nele para retirada do ar e estão fazendo fisiotereapia, sei que este é o procedimento, mas gostaria de saber se não há uma outra maneira para acabar com esse problema.
    Desde já agradeço.
    Elaine

  • Marco Antônio

    Dr,primeiramente venho me descupar por estar postando aqui,apesar de ter uma relaçao com o assunto…Estava lendo sua materia sobre a Cannabis,e percebi que o senhor(nao apenas o senhor,como a maior parte do material que achei na internet) fala como consequencia do uso problemas respitariorios como esse por exemplo,o que sao causados pelo uso por via pulmonar(fumar),mas quais sao as consequencias do uso por via oral(ingestal da droga)?
    Eu procurei de todas as formas nao infligir a regra de comentarios,mas como os comentarios estavam fechados e nao achei nenhum e-mail referete ao blog postei em um topico relacionado,se o senhor poder redirecionar esse comentario para a postagem certa seria melhor…
    Grato desde ja

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marina,
    desconheço esta relação. Sei que o pneumotórax pode ser causado por endometriose, mas em relação aos miomas, nunca li nada a respeito.

  • Marina

    Olá! Meu nome é Marina e minha Mãe apresenta Pnemotórax recorrentes. Antes ela apresentava a cada 5 anos, crises mais graves. Chegou a se submeter a uma cirurgia para “colar” as bolhas (não sei ao certo). Entretanto, mesmo após a cirurgia ele teve outros episódios e nos ultimos cinco anos, minha mãe tem tido crises muito frequentes (esse ano já foram 5) porem menos intensas.Uma médica (noiva de amigo do meu noivo…) comentou da possivel relação com hormônios e mioma. Minha mãe tem mioma no utero e está fazendo reposição hormonal para combater os efeitos da menopausa. Não consigo encontrar respaldo para essa hipótese em sites, tampouco os médicos levantam esses questinamamentos… O senhor sabe se existe mesmo essa correlação?? Ficaria muito grata com sua ajuda!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Manoel,
    Para se ter certeza ou não de uma fratura, é preciso realizar uma radiografia. Apenas com o exame físico só é possível identificar fraturas graves ou pneumotórax extensos.

    É importante salientar que a maioria das fraturas de costela não causa pneumotórax.

    A fratura ocorre por trauma direto na costela. Giros e cambalhotas podem levar a contraturas musculares, mas em pessoas com ossos saudáveis dificilmente levam a fratura.

  • Manoel Real

    vi em vários fóruns de luta um termo relacionado à contratura muscular que eles chamam de “costela trepou”… como a fratura de costela está relacionada ao pneumotorax é importante saber como diferenciar os sintomas… peço que postem ou respondam-me como diferenciar e se o fato de ter uma dor tolerável e sentir quando senta ou em determinados movimentos como se a costela estivesse móvel… significa estar fraturada necessariamente???
    Em uma arte marcial como o Jiu Jitsu em um simples movimento de giro ou cambalhota e sentir dor na altura do sexto par na região da cartilagem… pode ocorrer fratura???

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Liana,
    Não consigo pensar em nunhuma relação direta ou indireta.

  • liana

    Gostaria de saber se uma infecção urinária pode estar relacionada ao pneumotórax? Obrigada

  • saúde

    Nádia Cristina, tenho 34 anos e desde de criança tenho problemas pulmonares: bronquite asmático e alegíco, também já tive quatro pneumonia e há dois anos descobri que os meus pulmões não trabalham direito, sinto muita dor e falta de ar, e por isso tomo remédio controlado e a cada seis meses vou ao médico, não sou fumante, mais convivo com fumantes.

  • Larissa

    Deus me livre! Estou parando de fumar depois de uma infecção pulmonar, é muito difícil largar o vício, mas não quero chegar ao estágio de ter pneumatórax!