Hipotireoidismo subclínico: o que é, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 62 Comentários


Introdução

Hipotireoidismo é o nome da doença provocada pelo funcionamento deficiente da glândula tireoide, responsável pela produção de hormônios que controlam o nosso metabolismo.

O hipotireoidismo subclínico, foco deste artigo, é uma forma branda de hipotireoidismo, geralmente sem sintomas, mas já detectável através de exames laboratoriais.

Funcionamento da tireoide normal

A tireoide é um órgão localizado na base do pescoço, cuja função é produzir os hormônios responsáveis por controlar a velocidade do nosso metabolismo. Os hormônios da tireoide são chamados triiodotironina (T3) e tiroxina (T4). Um aumento da concentração sanguínea desses hormônios acelera nosso metabolismo; já uma redução causa efeito contrário, letificando-o.

Hipotireoidismo é a doença provocada pela falta de T3 e T4, enquanto o hipertireoidismo é a doença provocada pelo seu excesso.

O funcionamento da tireoide e, consequentemente, a produção de T3 e T4 são controlados por outro hormônio, chamado TSH, produzido na glândula hipófise do cérebro.

Portanto, de forma bem simplificada, quando o organismo precisa acelerar seu metabolismo, o cérebro aumenta a liberação de TSH, que por sua vez estimula a tireoide a produzir T3 e T4.

Por outro lado, se o corpo precisa desacelerar o metabolismo, a liberação de TSH cai e a tireoide passa a produzir menos T3 e T4.

A liberação de TSH é feita de forma bem controlada, de forma a manter a tireoide produzindo somente a quantidade de T3 e T4 necessárias, sem provocar excesso ou carência destes hormônios.

Funcionamento da tireoide
Funcionamento da tireoide

A compreensão deste mecanismo é essencial para se entender o que é o hipotireoidismo subclínico. Se você achou essa explicação muito confusa e precisa de mais informações, sugiro a leitura do texto: TSH E T4 LIVRE | Exames da tireoide.

O que é hipotireoidismo subclínico?

No hipotireoidismo clássico, o paciente costuma ter níveis baixos de T3 e T4 e níveis elevados de TSH. Isso ocorre porque os pacientes possuem uma glândula tireoide doente, incapaz de produzir mais hormônios, mesmo que estimulada por níveis elevados de TSH. Por mais que a hipófise aumente a liberação de TSH, a tireoide mostra-se incapaz de responder a este hormônio.

Em boa parte dos pacientes a doença é progressiva, sendo, com o passar do tempo, necessários níveis crescentes de TSH para que a tireoide se mantenha funcionando adequadamente.

A doença progride até o ponto em que a glândula está tão doente que já não é mais capaz de produzir quantidades mínimas de hormônios, mesmo quando estimulada por níveis bem elevados de TSH. Quando isto ocorre, o paciente já não apresenta mais hipotireoidismo subclínico, mas sim hipotireoidismo franco.

O hipotireoidismo subclínico é uma espécie de “pré-hipotireoidismo”, uma fase anterior ao surgimento do hipotireoidismo clínico.

Na fase de hipotireoidismo subclínico, a tireoide está doente, mas ainda consegue produzir hormônios tireoidianos se estimulada por níveis elevados de TSH. Então, temos uma situação na qual o paciente apresenta níveis de TSH acima do normal, mas seus níveis de T4 e T3 ainda estão normais (na prática clínica, só precisamos dosar os níveis sanguíneos de T4 livre, como explicarei mais à frente).

Cerca de 5 a 10% da população é portadora de hipotireoidismo subclínico, boa parte dela desconhece tal situação.

O hipotireoidismo subclínico é mais comum em mulheres do que em homens. A incidência também é maior em brancos e em idosos. As causas são basicamente as mesmas do hipotireoidismo franco, sendo a tireoidite de Hashimoto a principal.

Diagnóstico

O hipotireoidismo subclínico é um diagnóstico laboratorial, pois, dado que o paciente ainda conseue manter níveis normais de hormônios da tireoide (T3 e T4), ele não apresenta nenhum (ou quase nenhum) sintoma.

Como já dito acima, o paciente com hipotireoidismo subclínico possui níveis normais de T4 livre e níveis elevados de TSH, em geral, entre 5 e 10 mU/L (alguns locais usam 4,5 e 15 mU/L como limites).

Habitualmente, quando o TSH já está muito acima de 10 mU/L, o paciente já não tem mais hipotireoidismo subclínico, pois o T4 livre costuma estar baixo e o paciente já apresenta sintomas de hipotireoidismo. Portanto, o hipotireoidismo subclínico geralmente apresenta TSH elevado, mas nunca muito superior a 10 ou 15 mU/L.

Sintomas

É importante salientar que para ser considerado hipotireoidismo subclínico, o paciente não pode ter sintomas evidentes de hipotireoidismo.

No hipotireoidismo subclínico, os níveis de T4 livre são normais e o paciente apresenta, quando muito, apenas sintomas brandos e inespecíficos, como um leve cansaço, uma discreta falta de vontade para realizar tarefas ou uma pequena intolerância ao frio.

Todos estes sintomas são comuns e podem ocorrer a qualquer um em determinados momentos da vida, principalmente em períodos de estresse, excesso de trabalho, início de viroses, etc.

Portanto, no hipotireoidismo subclínico não há sintomas clínicos relevantes que ajudem no diagnóstico. O diagnóstico só pode ser feito com exames laboratoriais.

Progressão do hipotireoidismo subclínico para hipotireoidismo franco

Uma grande parte dos pacientes com hipotireoidismo subclínico, eventualmente, irão desenvolver hipotireoidismo franco. Estudos mostram que após 10 a 20 anos até 55% dos pacientes com hipotireoidismo subclínico já terão evoluído para a forma completa da doença.

O risco de progressão está relacionado com a concentração inicial de TSH (pacientes com valores mais elevados de TSH, entre 12 e 15 mU/L possuem maior risco) e a presença de anticorpos contra a tireoide, como o anti-TPO (leia também: Anticorpos e Tireoide [Anti-TPO, TRAb e Anti-TGB]).

A doença de base também tem elevada influência no risco de evolução para hipotiroidismo clínico. Os pacientes com doença autoimune da tiroide, como tireoidite de Hashimoto, ou que tenham recebido radioiodoterapia ou radioterapia em altas doses tendem a evoluir para hipotireoidismo.

A recuperação espontânea também tem sido descrita em pacientes com hipotireoidismo subclínico, embora a frequência real desse fenômeno ainda não esteja totalmente esclarecida.

Há pacientes com critérios para hipotireoidismo subclínico que, após alguns anos, apresentam normalização dos exames laboratoriais sem que nenhum tratamento tenha sido estabelecido. Em geral, são pacientes com TSH persistentemente menor que 10 mU/L e com pesquisa negativa para anticorpos contra a tireoide.

Como boa parte dos pacientes com hipotireoidismo subclínico é assintomática, muitos deles podem desenvolver o problema, não tomar conhecimento, e após alguns anos curar-se espontaneamente, ainda sem tomar ciência da situação. Estes casos, obviamente, não viram estatísticas, o que dificulta a determinação da real incidência da cura espontânea do hipotireoidismo subclínico.

Consequências

Apesar de não provocar sintomas e de, em alguns casos, desaparecer espontaneamente, o hipotireoidismo subclínico não parece ser um problema totalmente inócuo.

Há vários estudos que sugerem uma relação entre hipotireoidismo subclínico e um maior risco de doenças cardiovasculares, como angina e infartos, principalmente nos pacientes com TSH maior que 10 mU/L.

Pacientes com hipotireoidismo subclínico também costumam apresentar níveis de colesterol mais elevados que a população geral.

Além dos problemas cardiovasculares, os pacientes com hipotireoidismo subclínico, principalmente aqueles com TSH mais elevado, apresentam também maior risco de esteatose hepática.

Tratamento

A maior dúvida que nos deparamos ao diagnosticar um hipotireoidismo subclínico é quanto à necessidade ou não de iniciar tratamento com levotiroxina, a forma sintética do hormônio T4 (leia: Levotiroxina (Puran T4) – Indicações e efeitos colaterais).

Atualmente, nenhum trabalho mostrou benefícios relevantes do uso de levotiroxina nos pacientes assintomáticos com TSH entre 4,5 e 10 mU/L. O tratamento do hipotireoidismo subclínico nestes casos é controverso.

Os que defendem o uso da levotiroxina argumentam que não há dados que demonstrem haver danos com a reposição do hormônio, além da possibilidade de melhora de sintomas não previamente reconhecidos, como cansaço e alterações discretas do humor.

O consenso atual, porém, recomenda apenas a monitorização dos níveis de TSH a cada 6 a 12 meses neste grupo de pacientes, a não ser que o paciente tenha sintomas que possam ser facilmente atribuídos ao hipotireoidismo.

Em algumas situações, a decisão de não tratar não é tão simples. Isso inclui os pacientes com colesterol elevado, alto risco de doenças cardiovasculares ou com anticorpos positivos contra a tireoide.

Estudos recentes sugerem que o tratamento do hipotireoidismo subclínico nos adultos com menos de 65 anos pode reduzir a mortalidade por eventos cardiovasculares. Esse efeito não foi observado em pacientes idosos. Por isso, um grupo grande de médicos atualmente considera que a levotiroxina já pode ser usada em adultos jovens com TSH acima de 7,0 mU/L.

Mulheres que querem engravidar e não conseguem também podem apresentar melhora da fertilidade se tratadas com levotiroxina.

Nos pacientes com hipotireoidismo subclínico e TSH acima de 10 mU/L a controvérsia é bem menor. A maioria das sociedades internacionais de endocrinologia recomendam o uso de levotiroxina para todos os pacientes nessa situação, pois o tratamento ajuda a prevenir a progressão para hipotireoidismo franco.

Em resumo, as situações em que o tratamento do hipotireoidismo subclínico é aceitável são:

  • TSH acima de 10 mU/L*.
  • Mulheres com dificuldades para engravidar.
  • Altos títulos de anticorpos anti-TPO.
  • Sintomas convincentes de hipotireoidismo (fadiga nova ou agravada, constipação, intolerância ao frio) ou aumento do bócio.

* Devido ao risco cardiovascular, cada vez mais endocrinologistas iniciam o tratamento do hipotireoidismo subclínico em pacientes com menos de 65 anos e com TSH maior que 7,0 mU/L.

A dose da levotiroxina deve ser sempre a menor possível capaz de manter o TSH entre os valores de 0,5 e 2,5 mU/L nos pacientes jovens e 3 a 5 mU/L nos pacientes idosos.

Hipotireoidismo subclínico na gravidez

Durante a gravidez, a fisiologia dos hormônios da tireoide altera-se completamente, fazendo com que os valores normais de TSH difiram neste grupo.

Durante o primeiro trimestre de gravidez, hipotiroidismo subclínico é definido como valores de T4 livre normais associados a um TSH acima de 2,5 mU/L. No segundo e no terceiro trimestre consideramos hipotiroidismo subclínico valores de TSH acima de 3 mU/L.

Como os hormônios tireoidianos são essenciais para o desenvolvimento neurológico do feto, o consenso atual é tratar todas as gestantes que tenham critérios para hipotireoidismo subclínico.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


62 respostas para “Hipotireoidismo subclínico: o que é, sintomas e tratamento”

  1. Nilzaferreira

    Meu tsh 9.83 meu t4 livre 0.57, tenho q tomar remedio?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente. Fale com o seu médico.

  2. Filipe

    Uso de antibióticos podem interferir no exame TSH?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é habitual.

  3. Daniel

    Ola, fui diagnosticado com Hipotireodismo subclinico T4 normal e com TSH de 14,8 e meu colesterol de 352.
    É possivel resolver o hipo com medicamento Levotiroxina e ser totalmente curado em algum tempo ou vou ter que tomar o medicamento sempre

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Geralmente é para sempre.

  4. João Pedro Martins

    Baita texto! Lúcido, coerente e efetivo! Perfeito trabalho de escrita e didática excelente! Meus parabéns ao autor!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado, João.

  5. Victor

    Excelente artigo, parabéns!

    Eu acredito que tenha hipotireodisimo subclínico, meu TSH fica em torno de 8 e 9 mas meu T4 está 1,38. Eu tenho 30, e não sinto nenhum sintomas de hipotireoidismo. Porém, como dito no artigo, TSH alto pode aumentar o colesterol, o que está acontecendo comigo no momento, o meu agora total agora está 240, apesar de meu trigiclerídeos está 70 e o HDL 80. Meus Anti-TPO e Anti-TG deram negativos (sem doença autoimune).

    Minha dúvida é se eu devo começar o tratamento?

    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Atualmente, muitos endocrinologistas usam o valor de TSH de 7,0 mU/L como limite para adultos jovens. Não seria errado começar a reposição no seu caso.

  6. Bárbara

    Foi muito bom ler esse artigo. Consegui entender perfeitamente o que está acontecendo comigo. Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado, Bárbara. Fico contente de saber que foi útil.

  7. Tania

    Parabéns e obrigada pela explicação. Fica bem claro o entendimento.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado pelo feedback! Fico feliz em saber que pude ajudar e que as explicações foram claras.

  8. Tânia Oliveira

    Nos meus exames a tiróide está a 13,94 é bom ou mau?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O que especificamente está 13,94?

  9. Maira Mariano

    Parabéns pelas explicações. Minha filha de 9 anos está com TSH 6,5. A médica notou uma alta nesses valores nos últimos meses. Vou marcar endocrinologista, mas estou com medo de ser algo muito sério. O que o senhor acha?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem que ver isso mesmo, pois o hipotireoidismo nas crianças é mais sério que nos adultos, já que atrapalha o desenvolvimento.

  10. Heiress Marques de Souza

    Boa Tarde, suas explicações são excelentes. Parabéns. Por gentileza, meu TSH, está 2,69. Tenho hipotireoidismo. Tenho muito cansaço, depressão eColesterol alto. Muito obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      TSH de 2,69 indica um hipotireoidismo bem controlado. Os seus sintomas não podem ser totalmente atribuídos à tireoide.

  11. Jaqueline Arouca

    Grata pela explicação mega detalhada

  12. Mirna Maria Uchaki de Matos

    Boa tarde Dr.Pedro ! Gostaria de saber se é aconselhado eu tomar Mineral de IODO da BIocell ( minha médica homepata quer me dar ) ela acha que minha tireoide não está boa.Fiz exames hoje e o resultado foi TSH 4,88 (niveis normais laboratorio até 4,30 )….T3(niveis normais 2,00 a 4,40 ) meus está 3,01…..T4(niveis normais 0,93 a 1,70) o meu está 1,13 . A 21 anos atras tive hipertireoidismo ! Tenho minha endócrina tb,mas ela só volta a tender em agosto e fiquei preocupada com o resultado e ainda mais na dúvida se esse mineral a base de IODO vai me ajudar ou não.! Eu li que o TSH pode alterar,com alguns medicamentos.Tomei uma semana de antibiotico para uma cistite.Já estou bem.mas como tomo só homeopatia e fitoterápicos meu metabolismo pode ter alterado? Bem,espero poder tomar esse mineral de Iodo,e ajudar a equilibrar meus hormonios da tireoide.Tenho 65 anos.Muito grata !

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Mirna, só faria sentido tomar iodo e você tivesse deficiência de iodo. Atualmente, o sal de cozinha comum já vem enriquecido com iodo, motivo pelo qual o hipotireoidismo por falta de iodo tornou-se algo bastante raro nos dias de hoje. O seu TSH de 4,88 está ligeiramente aumentado, nada de grave. Pode esperar pela volta a sua endocrinologista. Não tem nenhuma urgência.

  13. Marta Sofia

    Muito obrigada pela explicação, foi o melhor site que eu encontrei. Salvou-me do exame que vou ter amanhã, a mim e à Maria. Obrigada das duas!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Fico feliz em poder ajudar.

  14. Leonarda

    Parabéns pela matéria. Perfeita explicação.

  15. Pedro

    Tenho 16 anos e fiz os exames TSH e T4.
    O TSH deu 19,941uiU/mL e o T4 1,47ng/dL. Então eu tenho hipotireoidismo subclinico? Fui a médica pq eu estava suando muito principalmente quando eu dormia, e ela solicitou esses exames. Sendo subclinico tem cura?
    Triglicérides deu 167,0mg
    Obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você tem sintomas, o quadro não é subclínico. De qualquer forma, basta tratar com levotiroxina. Sua médica vai prescrever a medicação adequada para controlar o seu TSH.

  16. Leandro Gumieri

    Dr. Pedro
    Devo considerar hipotireoidismo subclínico para uma adolescente de 16 anos com TSH de 6,05 mU/L e T4L – Tiroxina Livre de 1,07 ng/dl?
    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, se ela não tem sintomas, isso provavelmente é hipotireoidismo subclínico. O ideal é que ela seja vista por um endocrinologista pra confirmar o diagnóstico.

  17. Suzana Teodoro Neves

    Bom dia!
    pode me falar sobre a doença de Plummer, que e o meu diagnostico.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      De forma resumida, a doença de Plummer, também chamada de bócio multinodular tóxico, é a segunda causa mais comum de hipertireoidismo. É causada pelo aparecimento de múltiplos nódulos na tireoide que passam a produzir hormônios de forma autônoma.

  18. Paula

    Muito obrigada, Dr Pedro!
    Seu artigo foi muito esclarecedor para mim.

  19. Marina

    Artigos extremamente esclarecedores. Obrigada!

  20. Paloma

    Bom dia, tomo levotiroxina 50mcg e meu TSH está 3,30mU/L após 3 meses de tratamento. É preciso aumentar a dose? Os sintomas do hipotireoidismo continuam e parecem ter piorado, mas minha endocrinologista ignorou minhas reclamações dizendo que o TSH está normal.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O TSH está controlado. Tem que ver se a causa dos sintomas é mesmo hipotireoidismo.

  21. sueli

    Meu exame de THS deu 0,02 ..isso é bom ou preocupante?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tá abaixo do normal. Precisa ser avaliado por um endocrinologista.

  22. Cristina

    Estou grávida de 11 semanas e o resultado do TSH 41,340 gostaria de saber se pode trazer algum problema para meu bebê.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é preciso controlar o seu hipotireoidismo.

  23. Fabio de Rezende

    Já existe algum consenso no tratamento do hipotireoidismo subclínico (TSH abaixo de 10 mU/L, porém acima de 5, e T4 normal) associado a alta nos anticorpos contra a tireoide (Hashimoto)? O texto aborda este assunto mas não chega a uma conclusão.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É porque não há consenso. O médico precisa avaliar caso a caso.

  24. Thuany

    Boa Tarde, meu exame de TSH deu 6,279 .. tenho Hipotireoidismo Subclínico?? preciso tomar remédio?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Hipotireoidismo subclínico ocorre quando o TSH está acima do normal, mas o paciente nada sente.

  25. Hue Xian

    Bom dia, estou tomando lugol 5 gotas por dia a 2 meses por conta própria.

    Há riscos de hipertiroidismo subclinico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, há risco de hipotireoidismo. Por que você resolveu tomar lugol?

  26. Silvia Aguiar

    Boa noite, meu exame deu tsh 7,01 Devo tomar levotiroxina? a endocrinologista me passou por estar com o metabolismo lento…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a endocrinologista passou, sim.

  27. Roberto Silva

    Boa noite, meu exame deu tsh 6,02 e t4 deu 1,52. Devo tomar levotiroxina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Só se tiver sido indicado pelo endocrinologista.

  28. Luciana Garcia

    Boa tarde. Realizei exames de rotina e meu TSH está 11,7. Entretanto, não apresento alterações em T3 e T4. 126 e 1,2, respectivamente. Qual seria o tratamento indicado nesse caso? Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente, quando o TSH está de 10 há indicação de tratamento com levotiroxina. Tem que conversar com o seu médico.

  29. Vanessa Mafra

    Parabéns pelo blog! De grande valia e muito esclarecedor

  30. Maria de Fátima de Jesus

    Olá Doutor!
    Fiz um exame e o resultado veio com alteração no TSH em 7,489 e o T3 em 110.5 e o T4L em 1,01, isto que dizer que tenho que tomar levotiroxina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende dos seus sintomas. O TSH está aumentado, mas isso por si só não indica o início da levotiroxina.

  31. Guest

    Olá Doutor!

    Fiz um exame de ultra som recentemente e o resultado veio como ‘alteração textural do parênquima tireoidiano’. Isto quer dizer que tenho hipertiroidismo/hipotiroidismo ou pode ser alguma outra coisa?!

    Att,

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Esse resultado por si só não faz diagnóstico de nada.

  32. glauciacbarbosa@hotmail.com

    Estou grávida de 12 semanas e o resultado do TSH foi 7,29 e T4 0,99, antes de engravidar meus índices sempre foram normais. A gravidez pode causar hipotireoidismo subclínico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode influenciar. Até porque os valores normais de TSH na grávida são diferentes.

  33. Simone Santos

    É interessante e ao mesmo tempo não dá pra estar segura se deve ou não tratar a hipotireoidismo subclinico. Estou com o TSH em 4,90, mas T4 e 3 normais. Tomei por um tempo a menor dose de levotiroxina indicado pelo gine, mas depois o endocrino retirou. Tenho uma ponta de dúvida se o uso por quase 3 anos de anticoncepcional sem interrupção não pôde influenciar no aparecimento da hipo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, o anticoncepcional não atrapalha.

  34. José Roberto Morenoroberto

    Dr.Pedro, muito obrigado, seu blog é muito claro, obtive todas as minhas dúvidas.