6 causas comuns de alergia na pele

Dr. Pedro Pinheiro

comment 18 Comentários


Introdução

A pele é um dos órgãos mais frequentemente acometidos por processos alérgicos. Existem diversas causas para alergia na pele, mas todas elas costumam se apresentar com duas características: rash cutâneo (manchas ou placas avermelhadas na pele) e intensa coceira.

As alergias de pele são dermatites não contagiosas, portanto, não há nenhum problema em partilhar objetos ou roupas, conviver ou tocar na pele do paciente.

Para saber sobre as diferentes causas de manchas vermelhas na pele, leia também os seguintes artigos:

Causas comuns de alergia de pele

Urticária

A urticária é uma lesão de pele, avermelhada, em placas e com relevo, que provoca intensa coceira. A urticária costuma ser causada por processos alérgicos, podendo ser desencadeada por remédios, alimentos, picada de abelha ou contato com substâncias, tais como tintas, látex, pólen, saliva de animais, etc.

A urticária de origem alérgica costuma surgir minutos depois do contato com o alérgeno (nome dado à substância desencadeadora da alergia).

O fato de você já ter tido contatos prévios com uma substância sem nunca ter apresentado sinais anteriores de alergia não significa que você não possa vir a desenvolver urticária após o uso da mesma. Por exemplo, o paciente pode apresentar urticária após o uso de um antibiótico, como a amoxicilina, mesmo este já tendo sido previamente utilizado em situações clínicas anteriores. Muitas vezes, o paciente usa um medicamento ou consome um alimento por anos e, de um dia para o outro, passa a apresentar alergia ao mesmo.

Urticária
Urticária

A urticária é um manifestação típica de alergia na pele, mas ela pode ter uma origem não alérgica, sendo provocada por infecções, principalmente de origem viral ou bacteriana. Entre as causas mais comuns estão gripe, resfriados, infecção urinária, faringite, mononucleose, infecção por coxsackievirus, HIV, etc.

A urticária de origem infecciosa pode surgir em qualquer momento do curso da infecção. Nas crianças, 80% dos casos de urticária são de origem infecciosa, não tendo nada a ver com processos alérgicos.

A urticária não alérgica também pode surgir por estímulos físicos, como calor, frio, exercício físico ou pressão sobre a pele. Existem também casos de urticária crônica, que duram mais de 6 meses e podem não apresentar uma causa clara.

Para saber mais sobre urticária, acesse o seguinte link: Urticária – Causas e sintomas.

Angioedema

O angioedema tem a mesma origem da urticária, mas é uma forma de alergia mais grave, pois acomete as camadas mais profundas da pele e também as mucosas, podendo provocar inchaço dos lábios, língua, olhos e das vias respiratórias.

Angioedema
Angioedema

O angioedema é uma quadro perigoso que pode levar à dificuldade respiratória por edema de glote ou asma grave, podendo ainda evoluir para choque anafilático.

O angioedema é mais comum em pessoas com história de urticária que são reexpostas à substância a qual elas são alérgicas.

Qualquer pessoa com quadro de urticária associado à edema dos olhos ou dos lábios deve procurar atendimento médico prontamente, pois o angioedema pode evoluir para anafilaxia rapidamente.

Nem todo angioedema, porém, tem origem alérgica. Um exemplo comum é o angioedema provocado pelos fármacos da família dos inibidores da enzima de conversão da angiotensina (IECA). Nesse tipo, o paciente não costuma ter nem urticária nem coceira na pele.

Para saber mais sobre os diferentes tipos de angioedema, acesse o seguinte link: Angioedema – Causas, Sintomas e Tratamento.

Dermatite de contato

A dermatite de contato é uma forma de irritação da pele causada pelo contato direto de uma substância com a mesma. Existem duas formas de dermatite de contato. A mais comum é aquela causada por contato da pele com substâncias naturalmente irritantes. A segunda forma é o contato da pele com substâncias na qual o paciente é alérgico. São, geralmente, substâncias que não provocam reação na pele da maioria das pessoas, como é o caso de luvas de látex ou de detergentes.

Entre as causas mais comuns da dermatite de contato podemos citar:

  • Bijuterias (principalmente as que contêm metais como níquel, cromo e cobalto).
  • Ouro.
  • Timerosal (antiga fórmula do Mertiolate).
  • Hera venenosa.
  • Antibióticos tópicos, como bacitracina, neomicina ou sulfadiazina de prata.
  • Látex.
  • Hidrocortisona tópica.
  • Perfumes e cosméticos.
  • Borracha.
  • Couro.
  • Esmaltes.
  • Sabonetes.
  • Álcool.

Os sintomas da dermatite de contato são um rash, que pode tanto coçar (forma alérgica), quanto arder (forma irritativa). Pequenas bolhas e rachaduras da pele também podem surgir. O rash da dermatite de contato tende a ficar restrito às áreas que entraram em contato com a substância nociva.

Dermatite de contato
Dermatite de contato causada pelo metal da fivela do cinto

Na maioria dos casos, a dermatite desaparece após alguns dias, caso o paciente não tenha mais contato com a substância que desencadeou o rash. Loção de calamina pode ser usada, pois ajuda a “acalmar” a pele. Nos casos de reação mais intensa, pomadas com corticoides podem ser necessárias.

Para saber mais sobre dermatite de contato, acesse o seguinte link: Dermatite de contato.

Dermatite atópica

A dermatite atópica, também chamada de eczema atópico, é uma lesão de pele, tipo rash, muito comum em crianças, que surge habitualmente em áreas de dobras, como a fossa poplítea (parte de trás dos joelhos), pescoço e fossa cubital (parte de trás dos cotovelos). Nos bebês, a face é uma área comumente atingida.

As causas da dermatite atópica são desconhecidas, mas é provável que haja uma combinação entre pele ressecada e irritada com defeitos do sistema imunológico. Estresse psicológico pode agravar as lesões. Apesar de aceito por muitos anos, atualmente, a relação entre dermatite atópica e outros processos alérgicos, como urticária, asma e rinite tem sido questionada.

Em cerca de 85% dos casos, a dermatite atópica surge dentro dos primeiros 5 anos de vida. O rash da dermatite atópica é um eczema pruriginoso, frequentemente, com aspecto de placas escamosas, espessas e escurecidas.

Dermatite atópica em área de dobra da pele
Dermatite atópica

O eczema atópico é uma condição crônica, com períodos de melhora alternados com fases de agravamento do rash. Cerca de 40% das crianças deixam de ter a doença espontaneamente ao chegarem à vida adulta. No restante dos casos, esta dermatite não tem cura, permanecendo pelo resto da vida. A boa notícia é que há tratamento e ele é bastante efetivo no controle do eczema.

Para saber mais sobre a urticária, acesse o seguinte link: Dermatite atópica.

Picadas de mosquito

Picadas de mosquitos são causas comuns de alergia na pele. Assim que somos picados, logo antes de sugar o nosso sangue, os mosquitos injetam a sua saliva, que tem ação anticoagulante, impedindo que o sangue sugado coagule. É a saliva do mosquito que costuma causar as reações alérgicas nas pessoas. Na maioria dos casos, a reação à picada é pequena e localizada, sendo o sintoma mais habitual uma pequena elevação avermelhada na pele com intensa coceira.

Os sintomas da picada costumam surgir dentro de 20 minutos e podem demorar até 2 dias para desaparecerem. Quanto mais sensível a pessoa é à saliva do mosquito, mais extensa e mais intensa costuma ser a reação à picada.

Algumas pessoas pessoas apresentam uma sensibilidade maior que o normal às picadas de mosquito, desenvolvendo um quadro chamado prurigo estrófulo. São pessoas que, após uma única picada, desenvolvem várias lesões avermelhadas e pruriginosas, como se tivessem sido atacadas por vários mosquitos ao mesmo tempo em diferentes partes do corpo. No prurigo estrófulo, as lesões podem duram até um mês.

Para saber mais sobre picada de mosquito, acesse o seguinte link: PICADA DE MOSQUITO.

Dermatite seborreica

A dermatite seborreica, também chamada de eczema seborreico, é uma doença da pele bastante comum e que coça muito.

Dermatite seborreica
Dermatite seborreica na face

Essa forma de dermatite é uma inflamação crônica que surge em áreas da pele que contêm grande número de glândulas sebáceas.

A dermatite seborreica se caracteriza por lesões de pele tipo rash, com placas vermelhas que coçam e podem descamar. As lesões surgem habitualmente em áreas com grande produção de oleosidade na pele, como couro cabeludo, face, região peitoral, canal auditivo e costas.

Quando acomete o couro cabeludo, a produção de caspa é um dos seus sinais mais comuns.

Apesar de parecer muito com outras dermatites de origem alérgica, com rash em placas e muita coceira, a dermatite seborreica não é exatamente uma alergia de pele, apesar de, aparentemente, ser causada por uma reação dos sistema imunológico à presença de um tipo de fungo na pele.

Para saber mais sobre dermatite de contato, acesse o seguinte link: Dermatie seborreica.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


18 respostas para “6 causas comuns de alergia na pele”

  1. Mateus saes

    Sofro com coceiras no corpo todo, já passei várias pomadas e já tomei vários remédios,não sara …

    Existe solução?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente, sim. Mas primeiro é preciso fazer o diagnóstico correto. Primeiro vem o diagnóstico, depois o tratamento.

  2. Mary

    Nao e duvida, parabéns pelos artigos , muito bem redigidos e explicados.

  3. Omar

    Meus ante braços tem manchas vermelhas não coçam e nem ardem. Não aumentam de tamanho. No calor ou quando faço alguma atividade física elas ficam bem mais vermelhas. De manhã elas estão mais claras. Já fui no dermatologista, ele disse que não é micose. Me receitou antialérgico.

  4. vivia maria alves de assis

    Olá doutor me chamo Vivia minha filha de 9 anos começou com uma coceira absurda na virilha que se espalhou pra barriga, meio dos peitos e bumbum, porém é uma coceira que só a umas bolinhas vermelhas mais é de tanto coçar. Já tá começando a criar feridinhas por favor me ajuda!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Vivia, lamento, mas é impossível eu conseguir ajudar à distância. A sua filha precisa de um diagnóstico, e pra isso, algum médico precisa ver as lesões. Não vai ser na Internet que você vai conseguir resolver o problema dela.

  5. Fernanda

    alergia na pele e no sangue o q fazer?no momento minha alergia é no braço e na nuca

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O que você quer dizer com alergia no sangue?

  6. Michele

    Boa tarde Doutor
    Eu estou com o corpo,pescoço e rosto pinicando e ressecado. Não sei se foi do sabonete.
    Isso pode ser Contagioso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Michele, sem saber o que é não dá para dizer se é contagioso ou não. Eu não tenho informações suficientes para fazer um diagnóstico.

  7. Marcio

    Comecei com uma coceira nas dobras de um braço, depois passou para o outro braço e foi estendendo pelo corpo. Já faz mais de ano que coço o corpo todo. Já fui no dermatologista, ja fiz exame de sangue e nada. O que me ajuda é o remédio Hixizine, mas caio de sono e moleza no corpo, só posso tomar quando estou de ferias, caso contrario não consigo trabalhar. As mãos coça demais, tem dia que são as dobras do braço, tem dia que é a costa, cabeça, pernas, enfim, o corpo todo. Troquei de sabonete, perfume, desodorante, coberta, lençol, agua mais fria, etc.. e nada! Não sei mais o que fazer!!

  8. Karen Araretê

    Boa Tarde. meu filho apresenta quadro alérgico que iniciou no braço e antebraço. Levei-o ao PA e receitaram prednisona+ hidroxizina 12 em 12 h. Hoje cedo teve piora. Retornou. Aplicaram Fenergan injetável e trocaram medicação. Mantendo hidroxizina+ fenergan. Já faz 7 h e ainda não houve melhora. O que fazer ???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      De longe é muito difícil opinar sobre um quadro de alergia, mas se for urticária, pode levar alguns dias até que o quadro comece a melhorar. Se ele não tem sinais de gravidade (dificuldade respiratória, edema de lábios, lingua e olhos, hipotensão, etc), a tendência é melhorar com o passar dos dias.

  9. Islandia Quecia

    estou com coceiras nas pernas e bolhas d’água, a coceira é intensa, estou passando sabonete de coceira mas não está adiantando muito. as manchas são avermelhadas como picada de mosquito, o que será?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É difícil dizer à distância. Pode ser alergia, pode ser infecção, pode ser uma irritação. É preciso que um dermatologista dê uma olhada.

  10. Judy Fidalgo

    Olá Dr. Quero somente parabeniza – lo pelo seu site. Você sempre explica os detalhes, nunca saio daqui com dúvidas. Sempre leio os comentários porque gosto das suas respostas, sempre objetivo: Sim, não, É…
    Att.

  11. sidnei

    Tenho alergia e não sei é a causa….já troquei sabonete, Shampoo,desodorante, travesseiro, cremes hidratantes, leites e temperos e até medicamentos de uso contínua, pois sou diabétoco e hipertenso! Alergia tem aparecido ao anoitecer e de madruga.O Que fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que procurar o especialista, que é o médico imunoalergista.