Parto cesário: vantagens, riscos e recuperação

Dr. Pedro Pinheiro

comment 44 Comentários


Introdução

A cesariana, também chamada de parto cesário ou cesária, é uma forma de parto feita através de cirurgia.

A cesária ainda é a via mais comum de parto no Brasil, apesar do parto normal (parto vaginal) ser considerado pela organização mundial de saúde (OMS) e por diversas entidades médicas a melhor forma do bebê nascer.

Segundo recomendações da OMS, apenas cerca de 15% dos partos apresentam indicação para a cesariana, devendo os 85% restantes serem efetuados pela via vaginal.

O que é uma cesariana?

A cesariana é uma forma de parto realizada através de um ato cirúrgico, na qual é feita uma incisão no abdômen e outra no útero para se chegar ao bebê. Um parto cesário dura em média 45 minutos a uma hora. O nascimento do bebê costuma ocorrer já nos primeiros 15 minutos de ato cirúrgico, mas o obstetra ainda precisa de pelo menos mais 30 minutos para realizar todas as suturas, incluindo útero, músculos e pele.

Exceto nos casos de parto cirúrgico emergencial, a incisão da cesariana é feita horizontalmente, em uma região baixa do abdômen, já na altura dos pelos pubianos, de forma a não ser visível futuramente quando a mulher estiver com a barriga à mostra, como na praia ou na academia de ginástica.

Como qualquer cirurgia, a cesária precisa ser feita sob anestesia, habitualmente peridural ou raquidiana. A anestesia geral na cesária só em feitas em situações especiais. Durante a cesária, a paciente fica acordada, mas não consegue movimentar a parte inferior do corpo, que permanece anestesiada ainda algum tempo depois do fim da cirurgia. Não há nenhum tipo de sedação durante o parto.

Escolhendo a forma do parto

A forma de parto preferencial deve ser sempre o parto normal, pela via vaginal. Porém, a cesariana pode ser indicada por questões médicas relativas a problemas na gravidez, ou simplesmente por solicitação da gestante.

A exagerada popularização da cesária nas últimas décadas provocou na população a falsa impressão de que o parto por cesária é mais seguro e acarreta menos complicações para o bebê. Entretanto, o que ocorre é exatamente o oposto. Alguns estudos mostram que o risco de complicações na cesariana chega a ser o dobro do parto normal.

Cesariana
Cesária em curso

A mãe tem pleno direito de escolher a via de parto, mas cabe ao obstetra esclarecer todas as vantagens do parto normal antes de aceitar a realização de um parto cesário sem plena indicação médica.

Em geral, as mães que optam pela cesária o fazem por medo das dores do parto, por traumas psicológicos devido a problemas no parto vaginal em familiares ou amigos, ou por pressões familiares/profissionais para que a gravidez tenha uma data de término previamente estipulada. Todos esses medos e questões podem ser facilmente contornados com a devida orientação médica e esclarecimento dos prós e contras do parto por cesariana.

Vantagens

O fato do parto cesário não ser a via de eleição na maioria dos casos não significa que ele não apresente algumas vantagens em relação ao parto normal. O que se deve deixar claro é que, nos casos sem indicação médica, essas vantagens não superam os riscos de submeter a mãe a um procedimento cirúrgico.

Entre as vantagens e comodidades que a cesária proporciona, podemos citar:

  • Possibilidade de escolher previamente a data exata do nascimento.
  • Ajuda a reduzir o estresse materno durante o parto por passar a ideia de um ambiente plenamente controlado, onde tudo ocorre de forma previamente estipulada.
  • O trabalho de parto é curto e com duração previsível.
  • Garante que o obstetra da gestante estará disponível no dia do parto.
  • Impede a ocorrência de nascimentos pós-termo (com mais de 42 semanas de gestação), o que está associado a um maior risco de problemas para o neonato.
  • Elimina o risco de complicações relacionadas ao processo de trabalho parto vaginal, como lesão do plexo braquial relacionado a distocia de ombro, traumas ósseos (fratura de clavícula, crânio e úmero) ou asfixia provocada por complicações intra parto.
  • Reduz o risco a longo prazo de prolapso uterino ou de bexiga e incontinência urinária na mãe.

Riscos e desvantagens

Quando a gestante é submetida a uma cesariana, ela deixa de ser simplesmente uma paciente em trabalho de parto e passa ser uma paciente cirúrgica em trabalho de parto. Por isso, além dos potenciais riscos inerentes a qualquer parto, acrescentam-se, ainda, os riscos inerentes a qualquer grande cirurgia.

Entre as complicações que a gestante fica exposta podemos citar:

  • Maior risco de infecções.
  • Maior risco de trombose dos membros inferiores.
  • Maior risco de hemorragias.
  • Maior risco de reações aos anestésicos.
  • Recuperação mais prolongada após o trabalho de parto.
  • Maior incidência de dor no pós-operatório.

Em relação ao bebê, o parto cesariano acarreta um maior risco de problemas respiratórios no pós-parto imediado, como a taquipneia transitória do neonato. Este risco é minimizado se a gestante já tiver pelo menos 39 semanas de gravidez e se for permitido que ela entre espontaneamente em trabalho de parto antes de a cesária ser realizada.

Além dos problemas imediatos da cesária, há também as consequências a longo prazo. A cada cesariana feita, a mulher passa a ter maior risco de implantação anormal da placenta, principalmente casos de placenta prévia, nas gravidezes subsequentes. Outro problema é o maior risco de ruptura uterina na gravidez seguinte, caso o parto, desta vez, seja por via vaginal.

Quando a cesária está indicada

Apesar dos riscos inerentes ao parto cesário, há certas situações médicas que tornam o parto normal mais perigoso que a cesariana. Nestes casos, que ocorrem em média em 1 a cada 7 grávidas, o médico deverá optar pela cesária para proteger a mãe e/ou o bebê.

Dependendo do motivo, a escolha pelo parto cesário pode ser feita previamente, ou somente na hora do nascimento, caso algo imprevisível surja durante o trabalho de parto normal.

Entre as situações médicas que habitualmente indicam a programação prévia de uma cesariana, podemos citar:

  • Quando o bebê está na posição errada, de lado ou com a cabeça para cima.
  • Quando o bebê é muito grande, havendo desproporção entre o seu tamanho e a pelve da mãe, o que dificulta a sua saída pelo canal vaginal.
  • Gravidez gemelar.
  • Quando a placenta está implantada de forma anormal, como nos casos de placenta prévia.
  • Mulheres que já tiveram mais de uma cesariana anteriormente.
  • Mulheres que tiveram parto cesariano recentemente.
  • Mães infectadas com doenças que se transmitem durante o parto, como herpes genital ou HIV.
  • Suspeita de anomalia genética do bebê.
  • Mioma volumoso que possa obstruir a passagem do bebê.
  • Cirurgia uterina prévia, como remoção de miomas.

Entre as situações médicas que indicam a mudança para cesariana durante um trabalho de parto normal já iniciado, podemos citar:

  • Trabalho de parto que não evolui como deveria, apesar das contrações já terem se iniciado há horas.
  • Sinais de sofrimento fetal imediatamente antes ou durante o parto, como redução da frequência cardíaca do bebê.
  • Hemorragia intensa por descolamento prematuro da placenta.
  • Posição inadequada do bebê, não reconhecida antes do início do trabalho de parto.
  • Protusão do cordão umbilical para fora do útero antes de o bebê sair.

Na verdade, a conversão de um parto normal para o parto cesariano deve ser feita sempre que houver algum problema durante o trabalho de parto que ponha em risco a saúde da mãe ou do bebê.

Recuperação após a cesariana

A estadia média no hospital após uma cesariana é de 2 ou 4 dias. A recuperação completa da cirurgia, porém, pode levar até 6 semanas, tempo muito maior que a do parto normal. Evite esforços e pegar peso desnecessariamente durante pelo menos as 3 ou 4 primeiras semanas.

A dor mais intensa do período pós-cirúrgico costuma durar 2 ou 3 dias e analgésicos são frequentemente necessários. Cólicas e contrações uterinas também são comuns. A ferida cirúrgica pode permanecer mais sensível por até 3 ou 4 semanas.

Hemorragia vaginal após uma cesariana é normal e pode durar até 6 semanas, embora o sangramento habitualmente não seja tão pesado como após um parto vaginal. Esse sangramento é a forma com que o corpo se livra dos tecidos e do sangue extra do útero que mantiveram o bebê saudável durante a gravidez. É como se fosse uma menstruação prolongada.

Nos primeiros dias, o sangue é vermelho brilhante e coágulos do tamanho de uma bola de golfe podem ser expelidos. O sangramento vai ficando gradualmente mais leve e claro, passando a rosa, depois castanho e, por último, a amarelado claro antes de parar.

Você poderá notar um enfraquecimento do cabelo nos primeiros 3-4 meses. Isto é normal. É causado pela alteração dos níveis hormonais. Falamos especificamente sobre a queda de cabelo após o parto no artigo: Eflúvio telógeno gravídico: queda de cabelo após o parto.

Estrias vermelhas ou roxas na barriga e seios são comuns, princialmente em gestantes com menos de 30 anos. As estrias que surgirem não desaparecerão, mas vão se tornar menos intensas e mais claras ao longo dos meses (leia: estrias na gravidez: tratamento e prevenção).

Na segunda semana após a cesária, a paciente costuma ser reavaliada pelo obstetra. Nessa altura, o seu médico inspecionará o local da incisão cirúrgica e verificará se a sua recuperação está evoluindo bem.

Cicatriz da cesariana
Cicatriz recente da cesariana

A cicatriz da cesariana é horizontal, fica logo abaixo da linha do biquíni e costuma ter de 10 a 20 cm de comprimento.

A cicatriz será inicialmente vermelha e bem visível, mas costuma evanescer com o tempo e ser coberta pelos seus pelos púbicos. Algumas mulheres com múltiplas cesarianas podem apresentar uma falha nos pelos púbicos na região da cicatriz.

Se você tem histórico de cicatrizes hipertróficas ou queloide, converse com um dermatologista antes da cirurgia para tentar reduzir o risco de desenvolver uma cicatriz esteticamente incômoda (leia: Tratamento do queloide e da cicatriz hipertrófica).


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


44 respostas para “Parto cesário: vantagens, riscos e recuperação”

  1. maia

    artigo muito impreciso – os riscos incluem apenas os da mãe, e os do bebê? maior chance de diabetes, obesidade, alergias, distúrbios autoimunes e, como recentemente demonstrado em estudos, problemas comportamentais e de desenvolvimento??? não é um bom trabalho para lutar contra a cultura da cesariana no brasil! O Brasil tem mais de 50% de prevalência de cesarianas, enquanto os países desenvolvidos (Europa Ocidental, Escandinávia e até os Estados Unidos) têm 15-25%

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não foram citados no texto porque esses dados que você cita ainda são hipóteses, não são cientificamente comprovados. Há estudos observacionais e retrospectivos que sugerem algumas dessas relações, mas esse tipo de estudo não serve para confirmar casualidade. Eles servem para gerar hipóteses e direcionar novos estudos mais específicos. De forma alguma podemos dizer que há evidências fortes o suficiente para estabelecer essa relação de causa e efeito.

  2. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Não, mais arriscado seria um parto normal agora depois de 3 cesárias.

  3. Erica A Oliveira Nunes

    Assisti alguns videos de cesárea e notei que os tecidos internos são costurados de “qualquer maneira” não é costurado de maneira cuidadosa como a pele superior. O útero fica todo “embolado”. Minha pergunta é, nós mulheres ficamos com esses tecidos internos retalhados por dentro depois de uma cesárea? A cicatriz dos tecidis internos não ficam como o da pele superficial, que com o tempo até some?

    Que tipo de exame eu posso saber e ver como ficaram esses tecidos internos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O cuidado com os pontos na pele é por uma questão estética. Já os pontos interiores são feitos de forma mais “grosseira” porque o mais importante é eles não cederem. Não há preocupação do ponto vista estético. O útero continua se contraindo mesmo depois do parto e ele não pode romper.

  4. Noémia

    Tive 3 cesarianas, e a última foi em 2013 , e estou grávida novamente qual é o risco qui eu corro , ? E é possível ter um parto normal ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende do obstetra e do seu útero. Múltiplas cesarianas aumentam o risco complicações do parto normal, como rutura uterina. Mas como já tem muitos anos, não sei o que o seu obstetra vai decidir.

  5. HYNGRI PEREIRA DOS SANTOS ALVARADO

    Doutor eu estou com infecção urinária desde o início da gestação fiz uso de (nitrofurantoína, cefalexina, triaxin,monoril,rosefin e agora estou internada fazendo o uso de kefadin)estou com 35 semanas, gostaria muito de saber se no meu caso o ideal seria um parto Cesária e pq? Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se estiver tudo bem com você e o bebê no final da gravidez, o parto pode ser normal. O parto cesariano só seria indicado caso você esteja com uma infecção grave.

  6. Parteira

    Desserviço à população feminina e aos casais que buscam informações corretas sobre parto.
    Favor atualizar de acordo à OMS, Uptodate e artigos atualizados do pubmed.
    Mdsaude, Vergonhoso o trabalho de vocês!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há nenhum desserviço. Não gostar é um direito seu, mas dizer que o texto está errado é mentira. O texto é bastante equilibrado, fala das vantagens e desvantagens do procedimento, fala quando ele é uma indicação médica, está de acordo com os dados da OMS e utiliza literatura recente do pubmed e do UpToDate. Inclusive, isso está descrito nas referências do artigo. Você literalmente mandou eu utilizar as referência que eu usei e disse que tinha usado.

  7. wanderliane

    Ótimo,maravilhoso,gostei das informações,bem explicadas..
    Recomendo….

  8. Valéria

    Doutor tive meu primeiro filho Cesária pois estava em sofrimento fetal todo enrolado no cordão Ele já tem 4 aninhos estou grávida novamente já de 37 semanas quero muito um parto Cesária mas estou com um pouco de medo pois tive uma reação da anestesia ,minhas pernas ficarás vramelhas e cocava muito ficou assim uns 15 dias corro algum risco de ter trombose ou algo assim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O parto natural é mais seguro que a cesariana, ainda mais se você teve reação à anestesia.

  9. Glayceane Rocha

    Doutor estou gravida do terceiro filho sendo que o mais novo tem 2 anos ele fez dois agora dia 04/12/2016 meu parto ta previsto para o dia 29 de setembro os dois foram cesaria eu chego a 10 dedos de dilatação mas nao tenho passagem e provável que esse ultimo bebe seja cesaria e seria uma cesaria ainda recente mesmo tendo passado dois anos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      2 anos já é um intervalo razoável. Mas como você já fez 2 cesarianas prévias, cabe ao médico decidir a via que seja mais segura para você e para o seu bebê.

      1. Glayceane Rocha

        Obrigado

  10. Edivanisse Madeira

    Quanto tempo depois de deixar de tomar os contraceptivos a mulher pode engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      2 dias.

  11. Anna

    Quanto tempo após uma cesárea é seguro ter um parto normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      18 a 24 meses.

  12. Iara

    Dr. Qual o risco de haver uma hemorragia pós parto numa paciente saudável com a gestação normal?Será a minha segunda cesaria, com intervalo de 2 anos e 3 meses.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O risco é baixo.

  13. Noazir ferraro

    Você. gestane já escolheu seu acompanhante no parto? veja a Lei 11108/2005 para saber seus direitos…porém na pratica eles não serão respeitados! Saiba como agir antes que seus direitos não sejam respeitados!!

  14. fernanda

    Doutor tive uma cesária á 6 anos, estou gravida novamente de 7 meses. estou com medo do parto normal, pode ocorrer ruptura uterina e haver hemorragia, você acha arriscado eu tentar um parto normal???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depois de 6 anos não tem problema ter parto normal.

  15. Rosemary Debbie

    Uma antiga cicatriz cirúrgica está presente no quadrante inferior direito do abdome, esta cicatriz pode ser uma cesariana???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A cicatriz da cesariana é uma cicatriz comprida e horizontal, na parte central da porção inferior do abdômen/superior da pelve, na região dos pêlos pubianos.

  16. Rosemary Debbie

    Uma antiga cicatriz cirúrgica está presente no quadrante inferior direito do abdome, esta cicatriz pode ser uma cesariana???

  17. Ana Paula Alves

    Boa tarde, Doutor, tenho dois filhos com diferenca de 4 anos os dois foram cesária. Já se passaram 5 anos da ultima, porem agora venho sentindo fortes dores no local dos pontos. os quais na epoca teve uma inflamação. E em um local isolado a dor, que por sinal forma um nódulo. Como proceder?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que ver se não formou aderências por baixo da cicatriz. Vá ao seu ginecologista para ele dar uma olhada na cicatriz.

      1. Antonia

        Doutor tenho duas cesárea a primeira já com 4anos, a segunda 8meses e descobri que estou novamente grávida.será que é um risco maior.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Provavelmente seu obstetra vai indicar nova cesária, pois o tempo em relação à última é pequeno. Fora isso, não deve haver maiores problemas.

  18. Ana Paula Fernandes

    Doutor vou ter meu terceiro filho,eu não entro em trabalho de parto e não tenho passagem,então,posso marca logo a minha cesariana? Faço 9 meses dia 15/05/2015

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que conversar com o seu obstetra. Ele é quem decide a melhor data para o parto e a via mais segura.

  19. Bianca

    Dr. Tive cesaria a 4anos pois nao tinha pasagem e estou gravida de novo sera q vai ser cesaria de novo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depois de 4 anos, não é obrigatório ser cesariana de novo. Vai depender da avaliação do seu médico.

  20. Glaciane

    Muito esclarecedor, estou de 33 semanas e quero que meu parto seja cesaria. Além de minha bb estar sentada tenho outros motivos, inclusive descritos no texto, que me levam a essa decisão.

  21. Glaciane

    Muito esclarecedor, estou de 33 semanas e quero que meu parto seja cesaria. Além de minha bb estar sentada tenho outros motivos, inclusive descritos no texto, que me levam a essa decisão.

  22. Igor Silva

    Doutor existe alguma possibilidade da anestesia subir a cabeça da paçiente ? minha esposa acabo de ter bebe i estar com muita dor na nuca estão dizendo que foi anestesia que subiu. não sei oque fazer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O que pode ocorrer é um pequeno vazamento de liquor após a anestesia. Isso reduz a pressão liquórica e pode causar dor de cabeça por alguns dias, principalmente quando o paciente fica muito tempo em pé.

  23. HIGOR PIRES

    Dr Pedro adoro ler os artigos de seu site , na verdae é uma bela contribuição para a sociedade. Sou enfermeiro e tiro muitas dúvidas neste site. gostaria de pedir para vc está falando sobre
    INCOMPETÊNCIA ISTMO-CERVICAL. MINHA ESPOSA FOI SUBMETIDA A UMA CERCLAGEM HOJE ESTÁ COM 16 SEMANAS E 2 DIAS SEU COLO ESTÁ COM UM COMPRIMENTO DE 2,4 CM

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ok, sugetão anotada.

  24. HIGOR PIRES

    Dr Pedro adoro ler os artigos de seu site , na verdae é uma bela contribuição para a sociedade. Sou enfermeiro e tiro muitas dúvidas neste site. gostaria de pedir para vc está falando sobre
    INCOMPETÊNCIA ISTMO-CERVICAL. MINHA ESPOSA FOI SUBMETIDA A UMA CERCLAGEM HOJE ESTÁ COM 16 SEMANAS E 2 DIAS SEU COLO ESTÁ COM UM COMPRIMENTO DE 2,4 CM