Artigo atualizado em 03/07/2014

GIARDIA LAMBLIA | Sintomas e Tratamento

A Giardia lamblia, também chamada de Giardia intestinalis ou Giardia duodenale, é um protozoário que parasita os intestinos dos seres humanos, causando diarreia e dor abdominal.

A doença causada pela Giardia lamblia recebe o nome de giardíase ou giardiose, e sua transmissão se dá pelo contato com fezes de pessoas contaminadas.

Neste artigo vamos fazer uma breve revisão sobre a giardíase, abordando suas causas, transmissão, sintomas e tratamento.

Ciclo de vida da Giardia lamblia

A Giardia possui duas formas morfológicas: cistos e trofozoítas.

Os cistos são as formas do parasita liberadas pelas fezes dos pacientes infectados, podendo sobreviver por muito tempo no ambiente se houver umidade. A transmissão da Giardia é fecal-oral, ou seja, ocorre pela ingestão dos cistos de Giardia que saem nas fezes de humanos ou outros mamíferos. Quanto piores forem as condições de saneamento de um local, maior o risco de epidemias de giardíase. Falarei especificamente dos meios de transmissão mais abaixo.

Giardia Lamblia

Giardia Lamblia

Após a ingestão do cisto, a Giardia, no intestino delgado, se transforma na forma trofozoíta, tornando-se organismos flagelados que medem apenas 15 micrômetros (0,015 milímetros). Para um melhor entendimento, podemos dizer que os cistos funcionam como ovos e os trofozoítas são os filhotes que saem do mesmo. Os trofozoítas são a forma capaz de se reproduzir, multiplicando-se dentro do intestino delgado do paciente contaminado, aderindo a sua parede e alimentando-se da comida que passa.

Quando o parasita chega ao intestino grosso, ele volta a forma de cisto, pois este é o único meio de sobreviver no meio ambiente após a sua eliminação nas fezes.

Formas de transmissão da Giardia

Como já dito, a giardíase é transmitida pela via fecal-oral. Qualquer situação em que os cistos de giardia liberados nas fezes alcancem a boca de outras pessoas, causará a contaminação. Alguns exemplos:

- Beber ou banhar-se em águas contaminadas (leia: DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA).
- Contaminação de alimentos por mãos mal lavadas. O processo de cozimento mata os cistos da Giardia, portanto, este modo de transmissão é mais comum com alimentos crus ou contaminados somente após estarem prontos.
- Creches e instituições de idosos onde há pouca preocupação com higiene.
- Sexo anal.
- Contato com fezes de cães e gatos contaminados.
- Manuseio de solo contaminado sem a devida limpeza posterior das mãos..

Sintomas da giardíase

A maioria das pessoas contaminadas pela Giardia lamblia não apresentarão sintomas. Naqueles que terão sintomas, os mais comuns são:

- Diarreia, normalmente bem líquida, mas por vezes gordurosa, chamada de esteatorreia (leia: DIARRÉIA | Causas, sinais de gravidade e tratamento).
- Cólicas abdominais.
- Mal-estar.
- Flatulência (leia: GASES INTESTINAIS).
- Náuseas e vômitos.
- Emagrecimento.

Febre é um sintoma menos comum e ocorre em menos de 15% dos casos.

Os sintomas descritos acima costumam surgir em aproximadamente 1 a 2 semanas após a contaminação com os cistos de Giardia, durando em média por 2 a 4 semanas. Após uma fase aguda, cerca de 2/3 dos pacientes que tiveram sintomas apresentam melhora espontânea. 1/3, porém, desenvolvem a infecção crônica pela Giardia, mantendo-se infectados e sintomáticos por longos períodos. Na giardíase crônica, os sintomas mais comuns são:

- Fezes pastosas
- Esteatorreia (fezes gordurosas e com forte odor)
- Perda de peso importante
- Cansaço
- Depressão

Um dos principais problemas da infecção pela Giardia é a síndrome de má absorção, caracterizada clinicamente pela perda de peso e esteatorreia. O paciente com giardíase apresenta dificuldade em digerir gorduras, carboidratos e vitaminas. Até 40%dos pacientes desenvolvem intolerância a lactose (leia: INTOLERÂNCIA À LACTOSE | Sintomas e tratamento).

Diagnóstico da giardíase

A infecção pela Giardia é normalmente diagnosticada através do exame parasitológico de fezes (leia: VERMES | SINTOMAS e EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES. Como o parasita é eliminado de modo intermitente, a coleta de pelo menos 3 amostras de fezes aumenta a chance de encontrarmos cistos.

Tratamento da giardíase

O tratamento da infecção pela Giardia tem dois objetivos: eliminar os sintomas nos pacientes sintomáticos e interromper a eliminação dos cistos pelas fezes, quebrando a cadeia de transmissão.

O tratamento pode ser feito com Tinidazol 2g em dose única ou Secnidazol 2g em única ou metronidazol 500 2x por dia por 5 dias. Outra opção é o Albendazol, também por 5 dias, mas a três primeiras drogas são as mais indicadas.

Publicidade
  • Anonymous

    Excelente trabalho dos senhores doutores. Este site é realmente muito útil, principalmente em uma época que os médicos não ficam nem 15 minutos atendendo os pacientes. Já não nos explicam mais nada; até parece que a doença é deles, e não nossa.
    Parabéns.
    Carla – MG

  • Anonymous

    Quero Parabenizar aos responsaveis do site,
    as informaçoes são bem completas e precisas,
    tanto para profissionais da saude quanto para
    a população em geral, a linguagem do site é
    totalmente compreensivel!
    LÍVIA

  • Blog Avon

    Parabéns pelo site, foi super útil no momento que mais precisei. Obrigada!

  • Anonymous

    Adorei o site, obrigada!

  • Talga00

    muito obriga doutor, eh muito util essas informaçoes, me ajudou muito quando precisei, deus o abençoe e proteja sempre.

  • Luiz Barros

    Muito obrigado pelas informações. Claras e bem diretas.

    Luiz Barros

  • Claudinha-4w

    meu filho de 06 anos fez o exame de fezes onde foi diagnosticado um parasita chamado giardia lamblia,sendo que ele não  tem nenhum dos sintomas relacionados ao tal parasita

  • Anonymous

    Excelente site. Parabens!

  • Anonymous

    Obrigado srs. profissionais pelas informaçoes prestadas, foram de grande serventia a nossa familia, parabens…

    AECIO MARTINS – MINAS GERAIS

  • marlucia

    fiz exames de feses e deu a giardia….o medico receitou 2.000 mil mg de uma so vez…tomei o remedio mas fiquei sentindo fortes colicas no minha barriga e muito dolorida o pe da barriga popular chamado..que sentia dores e ardor ao urinar..e normal isso?o remedio que eu tomei foi sectil-secnidazol (1000mg tomei dois comprimidos dose unica que dar 2000 mg de sectil…

  • Lucitânia

    Muito obrigada meu filho tem esses sintomas e perdeu bastante peso vou leva-lo ao médico para solicitar os exames de fezes para ter certeza do que ele tem.Gostei muito de ler essa matéria.Obrigada!!!

  • Seuorlando

    amei o comentario..a minha filha prescisou fazer 3 exames para que fosse detectado o verme..valeu..

  • Seuorlando

    amei o comentario..a minha filha prescisou fazer 3 exames para que fosse detectado o verme..valeu..

  • Gatinhavivi

    legallllllllllllllllllllllllllll

  • iracilda

    obrigado a dr pelo site aberto ao publico primeiramente, eu quero saber o tratamento e so para eleminar os simtomas e os cistos ou para matar a giardia em si?????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O tratamento visa eliminar o verme e os cistos do seu intestino

  • ticinhaventura@hotmail.com

    amei seu comentario me ajudou a se acalma. E eu tambem queria saber se esse protozoario e um ser fatal

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente não. Mas é preciso tratá-lo.

  • Franpety2009

    o tratamento e para matar overme tambem?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • vera holanda

    óla dr; pedro minha filha de 5 anos tá com giardia levei ao pediatra dela, fiz exames e constatou vermes, la ficou com o semblante feio magra e com muitas dores na barriga fiquei muito preocupada com ela a pediatra passou flagyl benzoilmetronidazol  por 5 dias 2 vezes ao dia, e floralyte 45 ela tomou todos os medicamentos e agora está boa graças a deus, dr; pedro isto pode voltar …. obrigada….

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode se ela se contaminar de novo.

  • Joseanemorena

    bom dia dotor meu filho tem 5 anos e estar com geardia eu qero saber qual o tratamento mais apro piado pra ele e se depois do remedio de vewrme ele tem q tomar alguma polivitamina por calsa da anemia e qual seria essa vitamina poi ele tambem ta perdendo peso. eu moro em serra talhada e para mim conseguir uma comsuta nos postos e uma luta e eu tou com medo de dar remedio por conta propria. mim ajude por favor!

  • Dulcris

    Bom dia.Fui ao médico com sintomas da giárdia.Fiz exame e confirmou.Tomei o flagyl durante 7 dias.Melhorei,mas depois de 10 dias após o término do remédio voltei com todos os sintomas.
    Estou tomando de novo o flagyl e estou melhorando.Gostaria de saber se vou precisar tomar uma terceira vez o remédio,pois não sei a duração do ciclo.Eu posso ter matado os adultos e os ovos eclodiram de novo.Como da primeira vez voltou com 10 dias,não sei o que fazer.Obrigada.

  • Antonyycklayton

    Dr. Já faz mais de 3 semanas que estou sentindo esses
    sintomas, fui ao medico e ele me receitou remédio p/ gastrite, só que o mesmo não
    estar fazendo efeito !???? O que deve fazer?

    e-mail antonyycklayton@gmail.com

  • Netinho_2525

    oi dr.minha filha tem 3 anos tá com giardia ela tem o peso muito baixo está com 13 kg dr:por favor me ajude!!!!!!!!

  • maria

    bom dia, Dr. Pedro
    Uma vez algúém da familia ter o diagnostico da giardia, se faz necessario que todos os membros da familia tomem o medicamento? Pois muitas vezes compartilhamos o mesmo local como: banheiro, lençois,..
    As roupas de camas e intimas dever ser escaldadas com água quente?
    Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é necessário. Tratamento só se alguém tiver exames positivos também.

  • Julinha Rachel

    acabei de panha o exame da minha filha de 6 anos na clinica,e constatou cistos giardia intestinalis,como eu não sabia mt sobre o parasita vim pesquisar sobre ele. e ela tah com  os sintomas como emagrecimento e dor abdominal.obrigado me ajudou muito!!!

  • Taty Bool

    boom dia Dr . estou cuspindo muito e cinto muita cólica entestinal as vezes parece que uma coisa vai sair pela boca, e nao defeco mais se nao solto sangue pelo anus oq devo fazer por favor me ajude pois acho que estou comm ABB ( acumulo de bosta na barriga) thatyara

  • Gilberto

    boa tarde Dr Pedro. foi encontrado no meu exame  cisto de giardia o que devo fazer e, isso pode voltat , como devo  proceder a medicação, qual horario , e quantidade de doses por dia; 

  • Ricardo6201

    Um bombeiro está mais exposto á gardia lamblia? Tenho sintomas de diarreia com sangue e muco á 13 dias, já fui varias vezes ao medico e não dão com o meu problema? Poderá ser A Giardia?

  • ricky414

    Dr. Pedro, sou Bombeiro, gostaria de saber se mo meu caso poderei ter giardia, pois tenho fezes com sangue á 14 dias, fui tratado como gastroentrite bacterio com antibiotico mas não passa, posso ter giardia? por favor ajude-me obrigado

  • Rose

    Dr.  o meu filho tem 8 anos e não aguento mais conviver com esse problema, pois ele tem giardia e desde os seus 3 anos, que foi quando eu descobri e fiz o 1° tratamento eu sempre estou fazendo exames do meu filho inclusive o exame MIF, e não consigo ficar livre desse problema fico vendo o meu filho passar mal e nada de solução o medicamento só serve para que ele fique bem por um tempo e depois volta tudo de novo, estou angustiada com tudo isso preciso de uma solução mais eficaz, o meu filho come pouco e cada vez mais estou vendo que ele diminui a refeição dizendo que não sente fome e está muito magro por favor me ajude.
    Mãe desesperada Rose-Serra ES

  • Ben-Hur

    Doutor, tenho tido desde o começo do ano, sintomas de cólica abdominal e diarreias frequentes. Fiz exame parasitológico e deu positivo pra ameba. O médico me passou secnidazol mas continuei com os sintomas. Repeti o exame após 1 mês e não acusou nada. Mesmo assim o médico me passou flagyl. Mais uma vez eu tomei a medicação mas continuo com sintomas. Dessa vez ele me receitou Giamebil, sob suspeita de giardiase. Só que fico com receio de estar tomando muito remédio em vão. O que o senhor acha que devo fazer? Aguardo muito sua resposta doutor. Obrigado pela atenção e parabéns pela matéria.

  • Anonymous

    ADOREIIIII SABER DE TUDO ISSO VOÇÊS SÃO DE MAS.VITOR GOMES

  • daniela

    Dr, tratei minha filha de 5 anos com o medicamento, so que com as doses menores do que o medico receitou…o que faço agora ? interrompo o medicamento apos os 5 dias ? ou volto desde o começo a dar todas as doses ??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Volte ao médico.

  • Lorisvaldo

    Ola Dr.Pedro tenho problema de diarréia a mas de 7anos e já fiz varios exames e sempre dar essa tal de giardia, Obs.a diarreia e sempre mas na parte da manhã, e sinto dores de barriga que passa depois de evacuar.
      Tambem não consigo recuperar meu peso, ja tomei varios tipos de remedios secnidazol metronidazol giamebil giarlan annita, entre outros mas mesmo assim continuo com esses sintomas.  ficarei muito grato me respondendo.

  • Lorisvaldo

    Ola Dr.Pedro tenho problema de diarréia a mas de 7anos e já fiz varios exames e sempre dar essa tal de giardia, Obs.a diarreia e sempre mas na parte da manhã, e sinto dores de barriga que passa depois de evacuar.
      Tambem não consigo recuperar meu peso, ja tomei varios tipos de remedios secnidazol metronidazol giamebil giarlan annita, entre outros mas mesmo assim continuo com esses sintomas.  ficarei muito grato me respondendo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Volte ao médico.

  • Laysaliz

    Olá Lorisvaldo; sendo que o seu problema já é quase crônico, que tal investigar as fontes da contaminação? Pois quem sabe você toma a medicação, mata os parasitas mas se re- contamina.. Por exemplo: Em agosto de 2011 eu fiz exame de verme, e não deu nada. Aí fiz uma viagem rural no início de 2012; agora estou com Giardiase. Eu tentei investigar as causas: comi alimentos mal lavados, cultivados ali mesmo naquele terreno… bebi água da bica na roça, e tomei banho de cachoeira. Quem garante que alguém não fez cocô perto da fonte de água? entende o que digo? Tenta eliminar a causa, caso vc tenha animais domésticos, vermifugue eles também. è barato remédio de verme pra animal e fácil de dar. 

  • Laysaliz

    Olá Lorisvaldo; sendo que o seu problema já é quase crônico, que tal investigar as fontes da contaminação? Pois quem sabe você toma a medicação, mata os parasitas mas se re- contamina.. Por exemplo: Em agosto de 2011 eu fiz exame de verme, e não deu nada. Aí fiz uma viagem rural no início de 2012; agora estou com Giardiase. Eu tentei investigar as causas: comi alimentos mal lavados, cultivados ali mesmo naquele terreno… bebi água da bica na roça, e tomei banho de cachoeira. Quem garante que alguém não fez cocô perto da fonte de água? entende o que digo? Tenta eliminar a causa, caso vc tenha animais domésticos, vermifugue eles também. è barato remédio de verme pra animal e fácil de dar. 

  • Frederico

    Ola Dr, Sera que posso esta com giardia? Tem uns 8 meses que estou tendo diarreia. as vezes Bem liquida e as vezes pastosa, Fico soltando pum a todo momento e tbm sinto bastante vontade de arrotar, quase tudo que como da vontade de arrotar, sinto dor no peito tbm, as vezes mal estar e a boca fica cheia de agua!

  • anderson

    dr eu tenho giardia lamblia e a medica passo este remedio ciprofloxacino e outro eu acho que jenpe ,o que devo faz pra elimina este parazita ? pro favo mim responda muito grato .

  • anderson

    dr eu tenho giardia lamblia e a medica passo este remedio ciprofloxacino e outro eu acho que jenpe ,o que devo faz pra elimina este parazita ? pro favo mim responda muito grato .

  • Ben-Hur

    Doutor, tenho tido desde o começo do ano, sintomas de cólica abdominal e diarreias frequentes. Fiz exame parasitológico e deu positivo pra ameba. O médico me passou secnidazol mas continuei com os sintomas. Repeti o exame após 1 mês e não acusou nada. Mesmo assim o médico me passou flagyl. Mais uma vez eu tomei a medicação mas continuo com sintomas. Dessa vez ele me receitou Giamebil, sob suspeita de giardiase. Só que fico com receio de estar tomando muito remédio em vão. O que o senhor acha que devo fazer? Aguardo muito sua resposta doutor. Obrigado pela atenção e parabéns pela matéria.

  • ROSELI

    Dr. Eu fiz exame de sorologia de giardia, e deu positivo, meu médico me receitou 7 dias de Flagyl 400mg 3 vezes ao dia por 7 dias, tomei direitinho há 3 meses atrás, mas já sinto novamente as dores abdominais cada vez mais intensas e muiiita flatulência principalmente no final da tarde com forte cheiro. Ah, fiz outro exame e deu intolerância ao gluten, mas eu faço minha dieta direitinho, não uso nada que contenha glúten. Acha que posso estar com giardia novamente.
    Roseli

  • ROSELI

    Dr. Eu fiz exame de sorologia de giardia, e deu positivo, meu médico me receitou 7 dias de Flagyl 400mg 3 vezes ao dia por 7 dias, tomei direitinho há 3 meses atrás, mas já sinto novamente as dores abdominais cada vez mais intensas e muiiita flatulência principalmente no final da tarde com forte cheiro. Ah, fiz outro exame e deu intolerância ao gluten, mas eu faço minha dieta direitinho, não uso nada que contenha glúten. Acha que posso estar com giardia novamente.
    Roseli

  • Arnaldodb

    tive fezes amarelas hoje (quarta feira) de tarde.. segunda feira e terca feira fiquei com dores abdominais e enjoado…  queria saber qual medico devo procurar . gastro: 

  • Vitoria

    Hoje minha cachorrinha foi diagnosticada com giardia.  Diante disso, farei também exames para saber se também contrai, uma vez que ela não sai do meu colo.  Gostaria de saber se devo e como fazer quanto a desinfecção dos lencóis, almofadas, e também no jardim, onde elas defecam, etc.   Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ponha tudo para lavar com água quente. No jardim, não há muito o que fazer.

      • Vitoria

        Obrigada.

  • Rodinea cecília de Jesus

    Dr. minha filha tem 7 anos e há uns 2 meses atrás estava com cistos de giárdia, o médico receitou Annita por 5 dias, fiz o tratamento certinho e voltaram as dores. O que devo fazer? Repito novamento o remédio ou espero mais um pouco.
    Abraço.

  • Rodinea cecília de Jesus

    Dr. minha filha tem 7 anos e há uns 2 meses atrás estava com cistos de giárdia, o médico receitou Annita por 5 dias, fiz o tratamento certinho e voltaram as dores. O que devo fazer? Repito novamento o remédio ou espero mais um pouco.
    Abraço.

  • Alexandre souza

    ola Dr. pedro eu me chamo Alexandre e gostaria que o sh. me respondesse tive olhando aqui oje sobre esse parazita e eu a uns 3 anos atras fiz um exame e me lembro que deu em mim esse Giardia lamblia e então eu nem dei atenção dr.pedro pensei que fosse uma coisa normal e então passados esse tempo eu tenho emagrecido muito e como toda hr e posso almoçar ou janta que rapido ja tenho uma fome imensa que me deixa ate norvoso ? resumindo eu como toda hr e sempre tenho fome e se possivel o sh. me responder e me indicar o que devo fazer ? desde ja agradeço dr.pedro

  • Danezinha31

    ola dr  pedro eu fiz o exame e deu cistos de giardia lamblia, isso é perrigozo etou muito preucupada. daielle

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é necessário. Tratamento só se alguém tiver exames positivos também.

  • maria

    bom dia, Dr. Pedro
    Uma vez algúém da familia ter o diagnostico da giardia, se faz necessario que todos os membros da familia tomem o medicamento? Pois muitas vezes compartilhamos o mesmo local como: banheiro, lençois,..
    As roupas de camas e intimas dever ser escaldadas com água quente?
    Obrigada.

  • Rose

    Dr.  o meu filho tem 8 anos e não aguento mais conviver com esse problema, pois ele tem giardia e desde os seus 3 anos, que foi quando eu descobri e fiz o 1° tratamento eu sempre estou fazendo exames do meu filho inclusive o exame MIF, e não consigo ficar livre desse problema fico vendo o meu filho passar mal e nada de solução o medicamento só serve para que ele fique bem por um tempo e depois volta tudo de novo, estou angustiada com tudo isso preciso de uma solução mais eficaz, o meu filho come pouco e cada vez mais estou vendo que ele diminui a refeição dizendo que não sente fome e está muito magro por favor me ajude.
    Mãe desesperada Rose-Serra ES

  • eduardo

    eu eduardo estou com giardia ,estou com muita dor no abdome o que devo fazer.

  • CARLOS

    DR. PEDRO BOA NOITE MINHA FILHA TEM 8 ANOS SE QUEIXA DE DORES NA BARRIGA, FALTA DE APETITE, CANSAÇO EMAGRACEU E APARECEU UMA MANCHA BRANCA NA TESTA JA LEVEI AO MEDICO TO AGUARDANDO RESULT DE EXAMS, POD SER GIARDIA? OBR 

  • Talga00

    muito obriga doutor, eh muito util essas informaçoes, me ajudou muito quando precisei, deus o abençoe e proteja sempre.

  • Julinha Rachel

    acabei de panha o exame da minha filha de 6 anos na clinica,e constatou cistos giardia intestinalis,como eu não sabia mt sobre o parasita vim pesquisar sobre ele. e ela tah com  os sintomas como emagrecimento e dor abdominal.obrigado me ajudou muito!!!

  • Claudia Elisa

    existe a possibilidade então de se fazer um tratamento de 7 dias e apos uma semana voltar a diarreia? 

  • Claudia Elisa

    existe a possibilidade então de se fazer um tratamento de 7 dias e apos uma semana voltar a diarreia? 

  • Jéssica Sousa

    Gostaria de saber se a ameba ou giárdia podem acometer a vagina, e se sim, quais são os sintomas.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, são germes do intestino.

  • Elinaldo

    como saber se a medicação estar dando certo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Melhoram os sintomas e o exame de fezes fica negativo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Melhoram os sintomas e o exame de fezes fica negativo.

  • Bianca

    Dr. o albendazol é indicado para tratar ameba??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Marianabritto

    Dr., descobri que estou com Giardia, meu parceiro também tem que se tratar?

  • Oscar

    Dr. Pedro, através do exame de fezes ficou constatada a presença de cistos de Giardia no meu intestino. Somado a isto, estou com prurido anal. Pode haver alguma ligação com o protozoário?

  • Oscar

    Dr. Pedro, através do exame de fezes ficou constatada a presença de cistos de Giardia no meu intestino. Somado a isto, estou com prurido anal. Pode haver alguma ligação com o protozoário?

  • Tatiane

    Doutor, já li muito sobre giardíase. Meus dois filhos um de 7 e outra de 5 estão com sintomas claros de giardíase. Eu eu quase morro ao vê-los se contorcendo pelo chão de dor. Comecei o tratamento com Albendazol por 5 dias, estou no primeiro. O que faço com as dores, queria que elas desaparecem e que eles voltassem a comer, pois são as duas coisas que mais me preocupam nesse momento. Obrigada!

  • Fernando Freitas

    Quanto tempo demora para giardia-lamblia sair do corpo?

  • roseny silva

    Muito bom e bem explicado.parabéns

  • Claudio

    Meu cachorro foi diagnosticado com giardia, tenho q dar remedio p meu outro cao? Devo tomar tbm?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você pode fazer o exame de fezes para ver se está contaminado. Em relação ao outro cão, é melhor perguntar ao veterinário.

  • Claudio

    Meu cachorro foi diagnosticado com giardia, tenho q dar remedio p meu outro cao? Devo tomar tbm?

  • Jussara

    Doutor, meu marido tem fortes dores na regiao da barriga, perto do umbigo, ja fizemos todos os testes possiveis e nao se descobriu nada, esteve internado por mais de 20 dias e nada se descobriu. agora nos pedimos um exame para giardia e ameba. comecou comfortes dores no abdomem que ia para as costas, numa tomografia descobrimos um grande aneurisma na aorta abdominal, foi operado e a dor continuou, voltou a ser internado para mais exames e nada. Fez tomografias (4) endoscopia, colonoscopia, raio x , ultrasonografia, etc. onde mais poderiamos investigar?

  • Jussara

    Doutor, meu marido tem fortes dores na regiao da barriga, perto do umbigo, ja fizemos todos os testes possiveis e nao se descobriu nada, esteve internado por mais de 20 dias e nada se descobriu. agora nos pedimos um exame para giardia e ameba. comecou comfortes dores no abdomem que ia para as costas, numa tomografia descobrimos um grande aneurisma na aorta abdominal, foi operado e a dor continuou, voltou a ser internado para mais exames e nada. Fez tomografias (4) endoscopia, colonoscopia, raio x , ultrasonografia, etc. onde mais poderiamos investigar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Você pode fazer o exame de fezes para ver se está contaminado. Em relação ao outro cão, é melhor perguntar ao veterinário.

  • Azaradojanota

    Dr a giardíase pode evoluir durante anos, por exº mais de 19 anos e cursar apenas com flatulências de forte odor?

    azarado janota

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é o habitual.

  • Guinoeu

    raquel nascimento ferreira oliveira tenho duas filha que tem giardia uma delas tem dez anos e peza 25k nao sei o que fazer para acabar com esse tormento

  • Layrane .lay

    doutor meu filho ta com dor e barriga eu deu remedio pra geardia ele começou a tosse e coceira na costa e nolma

  • Layrane .lay

    doutor meu filho ta com dor e barriga eu deu remedio pra geardia ele começou a tosse e coceira na costa e nolma

  • Lorena

    Dr. Pedro, meu filho de 2 anos apresentou sangue vivo numa fralda após uma evacuação, no dia seguinte já notei a presença de melena e há alguns dias ele se queixa de dores abdominais. Já o levei no médico e este mandou que aguardasse uma semana e verificasse sempre as fezes. Pode me ajudar, me dizer o que pode estar causando esse sangramento para que eu retorne ao médico melhor informada?

    • Kflavia

      tenho o mesmo poblema com o meu filho. ele tambem tem dois anos e comecou esta semana com sangue vivo nas vezes.. qualquer informacao sera bem appreciada. antecipo agradecimento.

  • Alessandra

    o secnidazol em dose de 20ml para criança de 4 anos e repetindo apos 10 dias mata a giardia e a entamoeba coli?obrigada Alessandra

  • Antonio

    Dr. Pedro, a minha esposa está fazendo o tratameto para elinar a Giardia, que foi diagnostcada no exame de laboratório. O médico receitou Anita, repetimos os exames e apareceu novamente a contaminação, o médico receitou o Giamebil, e os exames de Tomografia e colonoscopia.
    Estamos preocupados porque ela já está completando 03 meses com este quadro de dor abdominal, gases, diareia (pastosa) não contantes, e perda de peso (10 kg aproxim.). Qual sua orientação?

    • Victor

      Antonio, estou com o mesmo problema de sua esposa, anteriormente eu havia feito em exame de fezes tipo MIF, e foram detectados numerosos cistos de ENDOLIMAX NANA, meu médico receitou SECNIDAZOL, tomei a medicação em duas doses, e algo estranho aconteceu, quando eu tomava a medicação eu voltava a evacuar normalmente, como se tivesse ficado bom, mas cerca de 3 dias após o término da medicação a diarreia(pastosa)e os gases voltavam a me incomodar, então voltei ao meu médico e descrevi novamente os sintomas para ele, e acrescentei que também vinha tendo coceiras frequentemente no anus, e ele disse que faria uma tentativa com o ALBENDAZOL, pois poderia ser um tipo de verminose que dificilmente é detectada nos exames de fezes, usei por 3 dias seguidos e obtive o mesmo resultado do já utilizado antes (SECNIDAZOL), três dias após o termino da medicação voltei ao estado inicial, diarreia pastosa, gases, coceira na região do anus, e não frequentemente dor abdominal. Já estou nesta luta a 4 messes, e perdi cerca de 6kg.
      Agora fiz um novo exame de fezes (MIF) e foram detectados cistos de GIARDIA LAMBLIA.
      Vou tentar marcar meu médico para semana que vem, pois peguei o resultado hoje.
      Se o Dr. Pedro puder nos dar alguma orientação, está será muito bem vinda!

      • Alexander

        Victor, meu caso é muito similar ao seu. Me ajudaria muito se vc puder informar os desdobramentos do seu caso. Como ficou? Resolveu?
        Se puder responder também no meu email, agradeço.
        alexanderburiti@superig.com.br

  • Antonio

    Dr. Pedro, a minha esposa está fazendo o tratameto para elinar a Giardia, que foi diagnostcada no exame de laboratório. O médico receitou Anita, repetimos os exames e apareceu novamente a contaminação, o médico receitou o Giamebil, e os exames de Tomografia e colonoscopia.
    Estamos preocupados porque ela já está completando 03 meses com este quadro de dor abdominal, gases, diareia (pastosa) não contantes, e perda de peso (10 kg aproxim.). Qual sua orientação?

  • Lorena

    Dr. Pedro, meu filho de 2 anos apresentou sangue vivo numa fralda após uma evacuação, no dia seguinte já notei a presença de melena e há alguns dias ele se queixa de dores abdominais. Já o levei no médico e este mandou que aguardasse uma semana e verificasse sempre as fezes. Pode me ajudar, me dizer o que pode estar causando esse sangramento para que eu retorne ao médico melhor informada?

  • Guinoeu

    raquel nascimento ferreira oliveira tenho duas filha que tem giardia uma delas tem dez anos e peza 25k nao sei o que fazer para acabar com esse tormento

  • Isagomes

    Gostei muito do site mais essas propagandas atrapalham muito.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É o único modo de mantê-lo totalmente de graça. Também é chato ter que interromper o filme ou a novela para ter comercial, não é? Infelizmente, a publicidade é a única maneira de tornar um produto gratuito economicamente viável.

  • evandro

    muito bom ,obrigado pelas informações.
    minha filha de 19 anos ta com esses sitomas

  • evandro

    muito bom ,obrigado pelas informações.
    minha filha de 19 anos ta com esses sitomas

  • Victor

    Antonio, estou com o mesmo problema de sua esposa, anteriormente eu havia feito em exame de fezes tipo MIF, e foram detectados numerosos cistos de ENDOLIMAX NANA, meu médico receitou SECNIDAZOL, tomei a medicação em duas doses, e algo estranho aconteceu, quando eu tomava a medicação eu voltava a evacuar normalmente, como se tivesse ficado bom, mas cerca de 3 dias após o término da medicação a diarreia(pastosa)e os gases voltavam a me incomodar, então voltei ao meu médico e descrevi novamente os sintomas para ele, e acrescentei que também vinha tendo coceiras frequentemente no anus, e ele disse que faria uma tentativa com o ALBENDAZOL, pois poderia ser um tipo de verminose que dificilmente é detectada nos exames de fezes, usei por 3 dias seguidos e obtive o mesmo resultado do já utilizado antes (SECNIDAZOL), três dias após o termino da medicação voltei ao estado inicial, diarreia pastosa, gases, coceira na região do anus, e não frequentemente dor abdominal. Já estou nesta luta a 4 messes, e perdi cerca de 6kg.
    Agora fiz um novo exame de fezes (MIF) e foram detectados cistos de GIARDIA LAMBLIA.
    Vou tentar marcar meu médico para semana que vem, pois peguei o resultado hoje.
    Se o Dr. Pedro puder nos dar alguma orientação, está será muito bem vinda!

  • Rosanabroetto

    Olá Dr.Pedro, estou com diarréia a um mês e um dia, começou por um forte vômito a noite e após diarréias por mais deuma sem diurna e noturna então foi feito exame hemograma e o exame de fezes deu amostra parasitológica negativa e dizem que nem sempre aparecem como diz q tem q fser até 3 amostras… tomo remédio citalopram mas no início nas 2 1ª sem eu tinha fezes normais e depois na 3ª mudou e meu dr diz que não tem a haver que pode ser gastrointerite mas não receitou remédio e até hj tenho diarréia durante ao dia o que posso fazer?

  • Rosanabroetto

    Olá Dr.Pedro, estou com diarréia a um mês e um dia, começou por um forte vômito a noite e após diarréias por mais deuma sem diurna e noturna então foi feito exame hemograma e o exame de fezes deu amostra parasitológica negativa e dizem que nem sempre aparecem como diz q tem q fser até 3 amostras… tomo remédio citalopram mas no início nas 2 1ª sem eu tinha fezes normais e depois na 3ª mudou e meu dr diz que não tem a haver que pode ser gastrointerite mas não receitou remédio e até hj tenho diarréia durante ao dia o que posso fazer?

  • Danisilvatj

    oi meu filho há dias que senti dor abdominal,só como doces ..comecei um tratamento pra giardia mas se caso não for tem algum problema o uso do medicamento?

  • Danisilvatj

    oi meu filho há dias que senti dor abdominal,só como doces ..comecei um tratamento pra giardia mas se caso não for tem algum problema o uso do medicamento?

  • Raquel cardoso

    olá doutor eu tenho 15 anos , fiz um exame de sangue , feze e urina , e constou que eu estou com vários ovos de ascaris lumbricoides , e vários cistos de giardia lamblia, que remédio eu posso tomar para matar cada uma delas, espero a resposta .
    agradecida desde já,deus abençõe.

  • Raquel cardoso

    olá doutor eu tenho 15 anos , fiz um exame de sangue , feze e urina , e constou que eu estou com vários ovos de ascaris lumbricoides , e vários cistos de giardia lamblia, que remédio eu posso tomar para matar cada uma delas, espero a resposta .
    agradecida desde já,deus abençõe.

  • aninha

    Olá Dr. Pedro, estava sentindo todos esses sintomas, fiz um exame que constatou que eu estava com Giardia, fiz um tratamento com metronidazol durante 4 dias, interrompi pois começou a me dar diarreia, essa diarreia é normal?

  • aninha

    Olá Dr. Pedro, estava sentindo todos esses sintomas, fiz um exame que constatou que eu estava com Giardia, fiz um tratamento com metronidazol durante 4 dias, interrompi pois começou a me dar diarreia, essa diarreia é normal?

  • ticinhaventura@hotmail.com

    amei seu comentario me ajudou a se acalma. E eu tambem queria saber se esse protozoario e um ser fatal

  • Franpety2009

    tem cirugia para isso?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Geralmente não. Mas é preciso tratá-lo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim.

  • Taiza

    Bom dia Pedro, no meu exame de fezes constatou esse verme Giardia, tomei o flagyl durante 8 dias e agora depois de uma semana, estou sentindo os sintomas novamente, creio que não matei o verme, seria melhor trocar o remédio dessa vez?

    Obrigada desde já.

  • vitor366

    quem tem cistos giardia lamblia tem dst?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tem nada a ver.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não tem nada a ver.

  • caio3333

    fui ao médico e tava com giardia ele me receitou secnidazol como vou tomar e que horas?

  • caio3333

    fui ao médico e tava com giardia ele me receitou secnidazol como vou tomar e que horas?

  • caio3333

    fui ao médico e tava com giardia ele me receitou secnidazol como faço pra tomar e que horas?

  • Sandra Pinheiro

    Dr. Estou com Giardia, o medico mim passou albendazol por 3 dias, é certo ou devo toma-lo por 5 dias?

  • Sandra Pinheiro

    Dr. Estou com Giardia, o medico mim passou albendazol por 3 dias, é certo ou devo toma-lo por 5 dias?

  • Sandra Pinheiro

    Dr. Estou com giardia, o medico mim passou um tratamento durante 3 dias com albendazol, está certo ou devo fazer o tratamento durante 5 dias?

  • http://profile.yahoo.com/EGJZQ2Y2VRTS3DOK463LHO2BIY Whisky

    Igualmente te parabenizo pelo site. Tudo muito bem explicado! Isso deve te dar um trabalho e tanto, hein! Mas fiquei com uma dúvida: A bula do ALBENDAZOL não traz como indicação o tratamento da GIARDIA e para nenhuma das indicações lá descritas há a sugestão de se tomá-lo por 5 dias. Poderia me esclarecer? Secnidazol não seria mais indicado para esta infecção e de uso mais simples que o METRONIDAZOL?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, o secnidazol é uma opção, já atualizei o texto. O Tinidazol também é mais simples.
      Depende da bula, como não é primeira opção no tratamento da Giardia, algumas não colocam. Mas há vários estudos brasileiros e internacionais que autorizam o uso do albendazol como alternativa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, o secnidazol é uma opção, já atualizei o texto. O Tinidazol também é mais simples.
    Depende da bula, como não é primeira opção no tratamento da Giardia, algumas não colocam. Mas há vários estudos brasileiros e internacionais que autorizam o uso do albendazol como alternativa.

  • diamante2013

    e ai dr.?andei sentindo por uns dias uns sintomas entranhos ,eu ia no banheiro e quando defecava no final aparecia tipo um muco,no príncípio tomei o secnidazol em 2 doses o que deu resultado por algum tempo normalizando um pouco as fezes,depois voltou a ficar do mesmo jeito,então resolvi tomar o albendazol,comprei 3 comprimidos e tomei um por dia,apenas endureceu um pouco as fezes,fui fazer uma consulta médica e o dr. me pediu exame de fezes e de sangue,ainda não os fiz pois tinha comprado annita para minhas filhas e resolvi tomar uma dose,foi bater e valer,comecei a colocar giárdias enormes mortas para fora,isso só tomando 7,5ml de annita,ainda não fiz os exames e estou evacuando de 2 em 2 horas e observando as fezes noto uma pequena melhora,tomei apenas 2 doses em dias alternados,e agora?É normal este distúrbio intestinal?O farmacêutico me disse que é uma forma das larvas ou ovos estarem saindo.Continuo ou não a tomar mais umas doses de annita pois não sei qdo parar,quando estarei livre destas pragas.

  • diamante2013

    já resolveu o seu problema?pelo que vc diz eu estava assim também e te digo que isso é sintoma de giardíase,qdo tomei annita comecei a colocar as giárdias pra fora e foam muitas,horrorosas mas agora parece estar normalizando,sem contar que ainda vou ao banheiro de 2 em 2 horas,deve estar limpando os ovos.

  • Elma Gomes

    Boa tarde, Uma criança com 4 anos, qual o tratamento o senhor indica para Giardia lamblia? Hemograma normal, salvo o eosinófilos (4); plaquetas excelentes.

  • Elma Gomes

    Boa tarde, Uma criança com 4 anos, qual o tratamento o senhor indica para Giardia lamblia? Hemograma normal, salvo o eosinófilos (4); plaquetas excelentes.

  • catenaria_al@hotmail.com

    Eu fiz exame de fezes e apaereceu vários cistos de giardia lambia! como eu estav a com muita indisposição tomei albendazol por 5 dias! fui ao médico ele l me passou metronidazol, mas não falei para ele que tinha tomado albendazol! posso tomar o metronidazol tb, ou devo repetir o exame?

  • catenaria_al@hotmail.com

    Eu fiz exame de fezes e apaereceu vários cistos de giardia lambia! como eu estav a com muita indisposição tomei albendazol por 5 dias! fui ao médico ele l me passou metronidazol, mas não falei para ele que tinha tomado albendazol! posso tomar o metronidazol tb, ou devo repetir o exame?

  • tanatiely rodrigues de olivei

    minha filha esta com cistos da geardia lamblia qual tratamemto endicado ou remedio

  • Priscila de Paiva

    Você diz que a maioria das pessoas contaminadas ou que apresentem a giardíase não manifestarão sintomas. Por que elas não apresentam sintomas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Porque o organismo consegue de certa forma controlar o parasita.

      • Priscila de Paiva

        Obrigado pela resposta. Foi simples e de grande esclarecimento.

      • Vanessa

        Nesses casos não há a necessidade de tratamento?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Nestes casos o tratamento não é pelos sintomas, mas sim para quebrar a cadeia de transmissão.

    • disqus_fuwNYhAQ7m

      Olá pessoal.não sei se vocês vão acreditar e o Dr. Pedro principalmente.
      Mas, a minha Mãe, quando éramos jovens, que os exames acusavam Ameba e Giardia, ela comprava a Hortelã Miúda e Mel puro.Tirava o sumo da Hortelã.Se desse uma Xícara de sumo, usava a mesma quantidade de mel puríssimo. Misturava bem e colocava numa garrafa na geladeira. Tomávamos 1 colher de sopa em jejum. todos os dias.Ficávamos curados e sem efeitos colaterais.
      Tudo indica, que eu estou com as duas.Meu marido já comprou a hortelã e o mel. Assim que o resultado sair, começarei a tomar.Darei o resultado depois do tratamento.
      Obrigada, Gislene.

      • Patricia

        Gislene,, por favor me diga se seu remédio com a hortela deu certo , pois eu ja tentei quase de tudo e não consigo resultados . meu email patriciagomesalmeida@yahoo.com.br

      • Rose

        Gislene,se o resultado foi bom,quer dizer se vc ficou curada,mande mim dizer.por favor. obr

  • Priscila de Paiva

    Você diz que a maioria das pessoas contaminadas ou que apresentem a giardíase não manifestarão sintomas. Por que elas não apresentam sintomas?

  • disqus_fuwNYhAQ7m

    Olá pessoal.não sei se vocês vão acreditar e o Dr. Pedro principalmente.
    Mas, a minha Mãe, quando éramos jovens, que os exames acusavam Ameba e Giardia, ela comprava a Hortelã Miúda e Mel puro.Tirava o sumo da Hortelã.Se desse uma Xícara de sumo, usava a mesma quantidade de mel puríssimo. Misturava bem e colocava numa garrafa na geladeira. Tomávamos 1 colher de sopa em jejum. todos os dias.Ficávamos curados e sem efeitos colaterais.
    Tudo indica, que eu estou com as duas.Meu marido já comprou a hortelã e o mel. Assim que o resultado sair, começarei a tomar.Darei o resultado depois do tratamento.
    Obrigada, Gislene.

  • Priscila de Paiva

    Obrigado pela resposta. Foi simples e de grande esclarecimento.

  • Vanessa

    Dr.esse verme pode ser transmitido da mãe infectada durante a gestação ou amamentação para o bebe?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

      • Vanessa

        Obrigada !!

  • Vanessa

    Obrigada !!

  • Vanessa

    Nesses casos não há a necessidade de tratamento?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nestes casos o tratamento não é pelos sintomas, mas sim para quebrar a cadeia de transmissão.

  • http://www.facebook.com/carolina.freirediniz Carolina Freire Diniz

    Estou na mesma situação, ja tomei o Anita uma vez, fiz hemograma deu que estou com verme e minhas plaquetas estao muito baixas, o medico mandou eu tomar o Anita mais uma vez e vou pedir para repetir os exames. O Anita é um remedio eficiente ?

  • daiane

    Dr.Pedro eu fiz o exame de fezes e deu giardia, o medico me receito metronidazol de 250g tomar por 7 dias, e ele me encaminhou para o gastro , porque? e outra pergunta esse remédio pode tomar no período menstrual? E em um dos sintomas é emagrecer e eu estou engordando muito rápido. me ajuda por favor

  • Thales de Oliveira

    Olá, quando diz que a Giárdia crônica apresenta sintomas por longos períodos e síndrome da má absorção, isso poderia ser para o resto da vida ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se não tratado, sim.

  • Aline

    Dr. Minha filha de 1 ano apresento cistos de giárdia intestinalis, fiz o tratamento prescrito pelo médico com Annita. Agora o meu exame também deu cistos de giárdia intestinalis. Será que todos na família podem estar contaminados? Devo pedir que todos tomem o mesmo remédio e repetir para minha filha (tem aproximadamente 2 meses que ela tomou?
    Dá para notar nas fezes a eliminação do parasita? Conseguimos ficar totalmente livre dele, ou é uma doença apenas controlável? Aguardo as resposta e desde já agradeço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível que a família toda tenha que se tratar. Mas isso tem que ser definido por um médico. Não se automedique. A giardíase é curável.