Artigo atualizado em 20/09/2013

PARALISIA FACIAL | PARALISIA DE BELL | Causas e Tratamento

A paralisia facial ocorre quando há uma paralisia total de todos, ou alguns, músculos responsáveis pelos nossos movimentos e expressões faciais. O nervo que comanda os músculos da face chama-se nervo facial. Neste texto vamos abordar as paralisias faciais, dando ênfase à paralisia de Bell, que é a causa mais comum.

Para entender a paralisia facial é importante entender a anatomia e as funções do nervo facial. Leia os próximos parágrafos com atenção; vou tentar explicar o nervo facial do modo mais simples possível.

Nervo facial

Nosso corpo possui 12 pares de nervos cranianos. São nervos que nascem no sistema nervoso central (cérebro) e seguem para regiões da cabeça e pescoço sem passar pela medula espinhal. Como exemplos de nervos cranianos, podemos citar o nervo óptico que transmite as imagens dos olhos para o cérebro e o nervo olfatório que faz o mesmo com os odores captados pelo nariz.

Nervo facial

O nervo facial é um dos 12 pares de nervos cranianos. Dizemos pares, pois cada nervo craniano é composto por 2 nervos originados em um dos lados do cérebro, dirigindo-se cada um para um lado do crânio.

Repare na ilustração ao lado as regiões da face que o nervo facial, em amarelo, inerva (clique na imagem para ampliá-la).

De modo resumido podemos dizer que o nervo facial é responsável pelos movimentos da expressão facial, sensação de gosto nos 2/3 anteriores da língua, além de participar na secreção de saliva, lágrimas e inervação do tímpano.

Nervo facialComo já referido, cada um dos nervos faciais nasce em um lado do cérebro; antes de chegar ao rosto, uma parte de cada nervo cruza de lado, indo inervar a face contralateral. Este detalhe anatômico explica por que a lesão no nervo dentro do cérebro, chamada de lesão central do nervo periférico, causa um tipo de paralisia facial, enquanto que a lesão facial que ocorre depois que o nervo já ter deixado o cérebro, chamada de lesão periférica do nervo facial, causa outro tipo de paralisia facial (explicarei a diferença quando for falar do diagnóstico).

A ilustração ao lado (clique para ampliá-la) mostra com mais detalhes a anatomia do nervo facial. Para quem não é da área de saúde não é preciso entender como ocorre esta diferença entre lesão central e periférica do nervo facial. Ela é complexa e não vale a pena perdermos tempo explicando estes detalhes. Vamos seguir em frente.

Tipos de paralisia facial

Como já dito, a paralisia facial pode ser central, como nos casos de AVC (leia: AVC | ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL | DERRAME CEREBRAL, ou periférica, como nos traumas e infecções virais.

A paralisia facial é um evento que causa grande ansiedade no paciente e em seus familiares, pois a primeira coisa que vem a cabeça é possibilidade de um derrame (AVC). Entretanto, mais de 70% das paralisia faciais são causada por uma doença bem mais benigna, chamada de paralisia de Bell. É dela que vamos falar nas próximas linhas.

Paralisia de Bell

A paralisia facial de Bell acomete, somente nos EUA, cerca de 40.000 pacientes por ano. É uma doença bastante comum, apesar de pouco divulgada; pode acometer qualquer sexo, etnia ou idade, porém, é rara antes dos 15 anos.

A paralisia de Bell é uma paralisia facial periférica causada pelo vírus Herpes simples, o mesmo que causa a famosa herpes labial e genital (leia: HERPES LABIAL | HERPES GENITAL). Este vírus pode atacar o nervo facial fazendo com que o mesmo se inflame e inche, ficando comprimido dentro dos ossos do crânio, e assim, diminuindo sua capacidade de transmitir impulsos nervosos.

Além do vírus Herpes simples, outros vírus também podem atacar o nervo facial causando paralisia, como por exemplo, o vírus Herpes Zoster, causador da catapora (varicela) e do herpes zoster (leia: CATAPORA (VARICELA) E HERPES ZOSTER), Epstein Barr vírus, causador da mononucleose (leia: MONONUCLEOSE | DOENÇA DO BEIJO), e citomegalovírus.

A paralisia facial causada pelo vírus herpes zoster é chamada de síndrome de Ramsay Hunt; costuma apresentar dor e vesículas na face.

Entre os fatores de risco para paralisia de Bell estão gravidez no 3º trimestre e diabetes mellitus (leia: DIABETES MELLITUS | DIAGNÓSTICO E SINTOMAS).

Sintomas da paralisia facial de Bell

A paralisia facial de Bell é uma paralisia facial periférica, ou seja, acomete o nervo facial depois dele já ter deixado o cérebro.

Paralisia de Bell

A paralisia de Bell inicia-se abruptamente, com paralisia de toda a metade da face (hemi paralisia facial) que evolui em poucas horas. Os sintomas mais característicos da paralisia de Bell são a perda da expressão em metade da face com incapacidade de fechar totalmente um dos olhos, de levantar uma das sobrancelhas, de franzir a testa e de sorrir. As fotos ao lado ilustram os principais sinais da paralisia facial periférica (clique para ampliar).

Além dos sinais de paralisia dos músculos de uma hemiface, outros sintomas também costumam surgir, como diminuição do lacrimejamento de um dos olhos, aumento da sensibilidade ao som em um dos ouvidos, redução do paladar nos 2/3 iniciais da língua, diminuição da salivação e dor de cabeça ou dor ao redor da mandíbula.

Apesar da apreensão que um caso de paralisia facial pode gerar no paciente e nos familiares, a paralisia de Bell costuma regredir espontaneamente. Entretanto, nos casos mais agressivos, podem haver sequelas.

Os pacientes que costumam se recuperar totalmente são aqueles que apresentam sinais de regressão dos sintomas durante as primeiras 3 semanas. Quanto menor for a gravidade da paralisia, maior a chance de recuperação total. Se o paciente apresentar todos os sintomas descritos acima e não demonstrar melhora após 21 dias, existe o risco de permanecer com sequelas.

Mesmo sem tratamento, cerca de 70% dos pacientes se recuperam totalmente, porém, se a melhora costuma aparecer com 3 semanas, a recuperação completa pode demorar até 4 meses. Cerca de 7% dos casos podem recorrer dentro de um intervalo de 10 anos; 3% dos pacientes apresentam mais de uma recorrência, com 3 a 4 episódios de paralisia facial neste mesmo espaço de tempo.

Diagnóstico da paralisia facial

O diagnóstico da paralisia facial de Bell é normalmente clínico e de exclusão, ou seja, feito apenas após excluirmos outras causas, como por exemplo tumores que possam estar comprimindo o nervo facial e mimetizando uma paralisia de Bell.

A paralisia facial do AVC é diferente, pois é uma paralisia central que ocorre por isquemia do nervo dentro do cérebro. Enquanto que a paralisia periférica acomete toda uma hemiface, a paralisia central poupa a região superior da testa e olhos. Além disso, o AVC costuma apresentar outros sinais associados, como paralisias no resto do corpo, desorientação, dificuldades na marcha, etc.

A paralisia facial causada por traumas é simples de ser diagnosticada, já que ela surge após a ocorrência de um trauma craniano.

Dentro do diagnóstico diferencial, ainda podemos citar as seguintes causas, muito menos comuns que paralisia de Bell, para paralisia facial:

- Doença de Lyme.
- HIV (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA)).
- Síndrome de Melkersson-Rosenthal.
- Otite média (leia: OTITE MÉDIA AGUDA).
- Colesteatoma.
- Sarcoidose.
- Síndrome de Sjogren.

Tratamento da paralisia de Bell

Agudamente, o mais importante é o cuidado com os olhos. Como o paciente com paralisia facial periférica costuma não conseguir fechar os olhos e pode apresentar redução da produção de lágrima, este pode tornar-se ressecado, com risco de cegueira por lesão da córnea.

Colírios com lágrimas artificias durante o dia e proteção dos olhos à noite, durante o sono, são importantes para proteção da visão até que os movimentos das pálpebras retornem ao normal.

Apesar da melhora espontânea na maioria dos casos, trabalhos recentes mostraram que o uso de corticóides aumenta ainda mais a chance de recuperação completa. O regime atualmente proposto é 60 a 80 mg de prednisona oral por dia por uma semana. O tratamento deve ser inciado nos primeiros 3 dias (leia: PREDNISONA E CORTICÓIDES | Indicações e efeitos colaterais)

Apesar da maioria das paralisias faciais serem causadas por vírus, ainda não se conseguiu comprovar plenamente o benefício do uso de antivirais para o tratamento destes casos; entretanto, alguns grupos utilizam este tipo de droga junto com os corticóides. O antiviral mais usado é o Valaciclovir.

Publicidade
  • ARENA GAMES

    E bom,agente ficar conhecendo o tipo de doenças q estamos enfrentando.assim podemos tratar com mais clareza…

  • http://www.bioinfo.com.br/ Marcos Teixeira

    Sinusite pode causar paralisia facial periférica?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Marcos Teixeira
    pode, principalmente se a origem for uma infecção viral. Mas não é algo comum.

  • Reginaldo Arruda

    Desde ontem estou 14/08 estou com paralisia facia do lado esquerdo do rosto. Já fui a um clinico e estou com consulta marcada daqui a 02 dias. No sábado estava brincando com um de meus cachorros e tenho alergia do pelo dele. Acabei me esquecendo disso e logo em seguida meus braços ficaram com “pelotes” avermelhados. Lembro tb de ter encostado o rosto nele. Isso pode ter alguma relação com essa paralisia? Algo como alguma toxina que agiu no meu orgamismo negativamente? Grato pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Reginaldo Arruda
    Provavelmente não tem relação.

  • rosineide

    no texto fala q é rara a paralisia de bell antes dos 15 anos, meu filho tem 4 anos.é mais dificil de curar nessa idade?nao consigo fisioterapia p ele.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @rosineide
    Primeiro é importante saber se a paralisia dele é mesmo paralisia de Bell. Nessa idade há várias outras causas. Se for mesmo Bell, o prognóstico costuma ser muito bom, não havendo sequelas na imensa maioria dos casos.

  • luizelena

    aparalisia de bel é contagiosa? ja que pode ser causada por virus?

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    @luizelena
    Não, não é contagiosa.

  • José

    Ola , chamo-me José e à uns meses atrás tive uma paralisia facial , da qual recuperei por completo , contudo tenho tido dores no peito e nas costas , e vários outros sintomas , que foram considerados pelos médicos , após algumas analises como sendo ansiedade . neste momento a minha paralisia voltou , e quando fazia pesquisa na internet sobre ansiedade , reparei que várias pessoas que sofriam de ansiedade tinham tido ou estavam a ter uma paralisia facial , e a pergunto que tenho a fazer é se a ansiedade pode ser a causa desta paralisia que estou a ter .
    desde já obrigado .

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @José
    Pode, mas só um médico vai saber distinguir a paralisia da ansiedade de uma paralisia por alguma doença.

  • Anonymous

    Oi Pessoal. A 1 semana após o treino na academia fui para uma festa de aniversário de um amigo meu. Chegando lá, uma amiga perguntou se eu tinha ído ao dentista pois a minha boca estava estranha. E eu disse que não, porém minutos depois eu estava sentindo dores na cabeça e a lingua dormente. Mediram a minha pressão, e estava alta, sendo que eu nunca tive probrema de pressão. Fui na hora para o hospital, e foi constatato que eu estava com a tal paralisia. Desde então, a minha alto estima caiu, não tenho saído mais, cancelei todos os compromissos de fim de ano, até os amigos secretos, tenho muita vergonha de sorrir e de falar, estou muito chateado, e pior que sinto muita dor de cabeça, tenho que cuida sempre do olho, principalmente a noite para dormir, a minha pressão esta fora do normal….Conversei com pessoas que tiveram, e com pessoas que conheceram alguém que teve a paralisia. E os motivos choque térmico, stress, etc… Teve uma pessoa que teve e estava em uma rave, enfim as mais diversas histórias. Mas, o que eu quero é ficar bom logo, pois, por mais que eu tenha o apoia da familia e amigos, só quem passa por isto sabe o quanto é a dificuldade…E claro com muita fé em Deus.

    P.S. Fui em uma Neurololista e disse para que eu faça massagem no rosto, passar gelo ajuda e mascar chiclete. Mas acho que vou fazer a fisioterapia para ajudar no processo.

  • Franciellesouza

    oi pessoas estou com a paralesia a aproximadamente 15 dias porem junto com ela veio muito dificuldade em enxergar e mesmo manter o equilibrio,em alguns momentos fiquei sem ao menos conseguir ir ao banheiro sozinha,alem de me sentir a pior das piores pessoas  quero saber um pouco mais sobre essa doença alguém pode me ajudar por favor

  • Reginacbazilio

    Li o que você escreveu, tive a mesma experiência á um tempo atrás ( fiquei desesperada na época) hoje já estou legal, não se repetiu a paralisia. Espero que você já esteja um pouco melhor,pois já fazem 3 semanas, foi quando comecei melhorar. Você escreveu que gostaria de fazer fisioterapia, pois então faça , vai te ajudar muito, principalmente quando começam a colocar um ¨choquinho¨, aí que comecei ficar melhor, espero que tudo de certo pra você como deu pra mim também, até….

  • marcia ferreira

    oi meu filho tem 7 anos e ele acordou com o lado do rosto torto ai levei ele ou hospital e a medica que isaminou ele dise que é paralisia de bell estou dandado um remedio pra ele que é para coiticoide e usando colirio que é uma lagrima artificial  a doutora falou que se em 15 dias nao der resultado é pra levar ele novamente hoje ja faz 5 dias e ainda nao vi melhora neuma o que devo faser dotor estou muito preocupada porfavor me ajude nunca vi isso na minha vida 

  • Anderson

    Olá pessoal me chamo Anderson e tive a paralisia de bell diagnosticada hoje e amanha irei ao neuro .Pelo jeito minha paralisia foi pouca mas,mesmo assim me bateu um pouco de desespero!Mas dizer a vcs q o bell tb começa como se tivesse um tipo de torcicolo dai no outro dia senti um tipo de dor muscular na mandibula q durou uns 20 segundos ,dai a dor cessou e não senti nada.Só observei algo de errado quando fui cuspir.Notei q minha boca estava levemente torta para a direita.fui ao medico e ele me falou q estava com paralisia de bell.Mas não percam as esperanças,confiem na medicina e m vcs e principalmente”DEUS”Ps:O medico disse q tem haver  calor com frio conhecida ENCONSTIPAÇÃO.Se quiserem trocar ideias (andmortal@gmail.com.)

  • Anderson

    Boa tarde!Caros amigos hoje fui a Santa Casa de misericódi de goiania ,e tive uma consulta com o Doutor  Silas Cândido da Silva CRM1923 Neurologista.Ele me disse que em 15 dias de tratamento
    com o medicamento q ele me receitou poderá haver melhora de 100% no meu caso clinico.Importante é vcs procurarem um médico neuro o mais cedo possível ,pois quanto mais antes o diagnostico da paralisia de bell ,mais chance de sucesso com a medicação dar resultados.Daki 15 dias retornarei a este site falando do resultado do tratamento.Anderson

  • Anderson

    Boa tarde!Caros amigos hoje fui a Santa Casa de misericódi de goiania ,e tive uma consulta com o Doutor  Silas Cândido da Silva CRM1923 Neurologista.Ele me disse que em 15 dias de tratamento
    com o medicamento q ele me receitou poderá haver melhora de 100% no meu caso clinico.Importante é vcs procurarem um médico neuro o mais cedo possível ,pois quanto mais antes o diagnostico da paralisia de bell ,mais chance de sucesso com a medicação dar resultados.Daki 15 dias retornarei a este site falando do resultado do tratamento.Anderson

  • Alinemorau

    Ei…tudo bom? eu tive o mesmo problema que  você… mas graças a Deus o meu rosto voltou tudo com 3 semanas.e vc ta bem agora?Então a minha duvida é a seguinte.. minha pressão, assim como a sua ficou extremamente alta. Neste momento estou tomando remédio de pressão. Mas nunca tive problema de pressão alta. Gostaria de saber qual foi o motivo da sua pressão alta… e se você precisou tomar remédio de pressão ( no meu caso eu tomo remédio de pressao -aradois). Entao, você conseguiu regularizar sua pressão? como?
    Aguardo Resposta se possível, pois estou muito ansiosa para para como esse remédio. Espero que vc tenha melhorado. Se possível me responda pelo email: alinemorau@gmail.com
     Obrigada Aline

  • Carlatessmanns

    OI MEU NOME E CARLA TIVE DUAS PARALisIA FACIAL DE BELL UMA FOI NOVEMBRO NO LADO DIREITO E A OUTRA NO LADO ESQUErDO AGORA EM JANEIRO , MEDICO PARTICULAr NÃO SOLICiTARAM NENHUM EXame mas ja o publico o hospital  das clinica solicitou varios exames de sangue  na primeira paralisia e na segunda ja solicitarão exame tomografia e ressonancia e outros que ainda vou fazer , no particular nero so mandou fazer fisioterapia. mas entrei agora em outra site fiquei sabendo que tem que passa otorrinolaringologista  vou tenta marca vamos ver que diagnostico ele vam fazer , pois ainda tenho  dor na cabeça , de vez em quando dor no peito e nos dedos da mãos
    os sitomas que eu sentir  foi dor na nunca , no peito na mão

  • Anderson

    passei meu gmail faltando ponto com.br.O certo é andmortal@gmail.com.br se alguem quiser trocar ideias e esperiencia sobre a paralisia de bell me envie e-mails.

  • Andmortal

    Ola aki é o anderson!Fiz relatos sobre minha paralisia na segunda.Deixei meu gmail errado.O certo e andmortal@gmail.com.br.estou a disposição de quem quiser trocar experiencias sobre a paralisia de bell.

  • luciana

    estou com paralizia bel cmo trata

  • joselia ferreira de jesus

     Olá Anderson, moro no interior em taguatinga tocontins minha nora esta com essa paralisia facial e eu estou apavorada ,nunca tinha visto, esta levemente com a boca torta e nao fecha direito o olho e antes sentiu muita dor de cabeça ela foi aq no medico ele passou uma benzetacil aqui nao tem neuro por isso mandamos pra goiania cheguo hoje la mas com esse feriado nao conseguiu consultar so quarta feira dia 22/02 estou preocupada porque começou dia 17/02 /12 ela me ligou agora e desse q nao piorou, por favor se souber de alguma coisa me responda estou ansiosae com medo nos estamos a procura de clinicas que tenha neuro, ela desse q vai na santa casa. obrigado……..meu  imail. e esse. josa960@hotmail.com

  • Lorena6cd

    Boa tarde,
    Ontem tive todos os sinais e sintomas da paralisia de Bell. Fui atendida por um neurologista q atendeu-me muito bem e solicitou a ressonância magnética para descartar outras patologias. O olho seco é muito ruim, mas pingo colírio conforme indicado de 2 em 2 hs e tomo tb predinisina. Hj de manhã fiquei desesperada, achando que a paralisia fosse ficar pra sempre. Mas lendo o site fiquei mais tranquila e acredito q terei recuperção total!

  • Alexandra tomczak

    Olá sou Alexandra e tenho paralisia desde pequena,tenho dores nos olhos do lado esquerdo.Sou uma pessoa muito infeliz com isso pois sou escrava de um oculos escuro.Vou procurar um neurologista para me da um diagnostico sob meu caso.

  • Paulo

    oi eu estou com paralisia facial de bell segundo o médico do meu bairro.. e ele me receitou predsiona por eu ser gestante eu posso tomar esse medicamento sem risco?

  • Anonymous

    Pessoal,me chamo Eduardo,também tive paralisia facial Bell…Nao sei se tem haver com esse virus herpes,pois eu nunca tive herpes genital ou nos labios!!Porem eu nunca fiz exames de herpes(se tiver exames pra isso,escrevam o nome)..Pois bem,percebi que,um dia antes de meu rosto ficar sem os movimentos,acordei com o lado direito da língua dormente,parecia que estava meio formigando,coisa leve.Porem no segundo dia percebi que,minha boca no mesmo lado,Nao tinha movimento!!!Claro que me apavorei e corri para o hospital,lá a medica disse que,poderia ser essa paralisia Bell!!!Pois bem,fiz físio com choques para estimular o nervo facial,em menos de uma semana já estava melhor,GRACAS A DEUS!!!Isso resolve com uma simples físio e remédios,no meu caso me receitaram somente colírio para o olho direito,pois nao fechava e poderia ressecar facilmente!!!Nao sei a causa,pois eu passei muito stress no meu casamento,sou muito nervoso,acho que isso pode ter me afetado,me lbro que uns dias antes foi muito estressante,devido a outros fatos de ser usuário de cocaína a alguns anos atras,isso pode ter sido um fator para desenvolver esse problema,sem duvidas!!!Confiem em Deus,parem de fumar ou usar qualquer porcaria…Deus abençoe a todos,nunca desistam,um dia volta tudo ao normal!!!Fiquem com Deus!!!!

  • Leo Castro

    Tive paralisia de Bell e fiz acumputura. Em 10 dias estava curado.

  • Luis Carlos

    Boa noite, sou o Carlos, tenho 38 anos no dia 13/05/2012 eu estava conversando normalmente quando senti dificuldades de falar do lado direito do rosto, como eu havia feito uma pequena obra em casa um dia antes e senti dor no corpo por isso tomei um Dorflex (relaxante muscular), pensei que fosse efeito colateral. Bom no dia seguinte fui ao medido e fiquei preocupado suspeita de AVC, fiz uma tomografia, e 3 horas depois o medido ja descartou AVC e confirmou paralisia de Bell. Tomei Predinisona durante 10 dias, e inicial imediatamente exercicios com o rosto. 
    MInha situação era a seguinte, fiquei com o lado direito paralisado, mas fechava os olhos, sorria somente com o lado esquerdo da boca, praticamente nao conseguia mexer a bochecha direita, as sombrancelhas totalmente desalinhadas, fiquei muito triste com a situação. 
    Bom agora vou relatar a parte importante.
    1 – Durante uma semana eu fazia os exercicis (esse padrão que encontramos aqui na internet), fazer biquinho, assobiar, fazia assim enchia a boca de agua e tentava segurar por algum tempo.
    2 – Tentava fazer com o lado paralisado a mesma coisa que podia fazer com o lado normal. Era desaminador.
    3 – Mesmo assim não desistia, sorria, me esforçava e fui tentando, apos uns 5 dias que estava tomando o medicamento percebi que comecei a sentir a bochecha, comecei a mexer mais a boca do lado direito, tipo um sorriso bem discreto.
    4 – Ai insisti cada vez mais nos exercicios, e hoje 16 dias depois posso afirmar com um pouco de esforço eu fico 100% normal, agora de uma forma espontanea eu fico 80% normal, ja conversei com varias pessoas e elas não acreditam que tive paralisia de bell e que me recuperei tão rapido.

    Amigos, eu no inicio pensava que não ia adiantar, que eu ia ficar assim pra sempre, mas posso garantir eu sei que cada caso é um caso, mas faça exercicios esses basicos mesmo que encontramos na internet, tente fazer com o lado paralisado os mesmos movimentos que faze com o lado normal.
    Tenho certeza que poderá não ter uma recuperação tão rapida mas com certeza terá, confiem…
    Fiquem na paz.
    Um grande abraço
    Luis Carlos – São Paulo
    emal: lucass38sp@globomail:disqus .com

  • Anibal38

    Boa noite ! Meu nome é Anibal, tenho 49 anos e em outrubro de 2011, depois de muito extresse no trabalho, fui acometido de Paralisia de Bell que me causa ainda sérios transtornos até hoje. Fui acompanhado por neurologistas, fiz vários exames inclusive neurológicos. Sentí MUITA dor durante quase 2 meses no lado esquerdo da cabeça ( por traz do ouvido ), tomei Aciclovir por 3 meses, fiz fisioterapia… mas infelizmente o resultado não foi satisfatório.Precisei me afastar do trabalho por 3 meses !!!  Recuperei apenas uma parte do movimento muscular da testa, a pálpebra já se movimenta com certa normalidade, a audição está melhor pois está mesmos sensível à barulhos, o paladar voltou ao normal, mas o lábio superior ainda é o maior problema, pois continua paralisado e já não vejo condições de voltar ao normal.
    Hoje não tomo nenhuma medicação e não faço mais fisioterapia.
    Meu neurologista, informa que ainda deve melhorar e caso contrário, seria realizar correções com o uso de BOTOX.
    Gostaria se existem casos em que, mesmo depois de tando tempo, esses efeitos e limitações ainda podem regredir.
    Grato e parabéns pelo site

  • Luis Carlos

    Boa noite, sou o Carlos, tenho 38 anos no dia 13/05/2012 eu estava conversando normalmente quando senti dificuldades de falar do lado direito do rosto, como eu havia feito uma pequena obra em casa um dia antes e senti dor no corpo por isso tomei um Dorflex (relaxante muscular), pensei que fosse efeito colateral. Bom no dia seguinte fui ao medido e fiquei preocupado suspeita de AVC, fiz uma tomografia, e 3 horas depois o medido ja descartou AVC e confirmou paralisia de Bell. Tomei Predinisona durante 10 dias, e inicial imediatamente exercicios com o rosto. 
    MInha situação era a seguinte, fiquei com o lado direito paralisado, mas fechava os olhos, sorria somente com o lado esquerdo da boca, praticamente nao conseguia mexer a bochecha direita, as sombrancelhas totalmente desalinhadas, fiquei muito triste com a situação. 
    Bom agora vou relatar a parte importante.
    1 – Durante uma semana eu fazia os exercicis (esse padrão que encontramos aqui na internet), fazer biquinho, assobiar, fazia assim enchia a boca de agua e tentava segurar por algum tempo.
    2 – Tentava fazer com o lado paralisado a mesma coisa que podia fazer com o lado normal. Era desaminador.
    3 – Mesmo assim não desistia, sorria, me esforçava e fui tentando, apos uns 5 dias que estava tomando o medicamento percebi que comecei a sentir a bochecha, comecei a mexer mais a boca do lado direito, tipo um sorriso bem discreto.
    4 – Ai insisti cada vez mais nos exercicios, e hoje 16 dias depois posso afirmar com um pouco de esforço eu fico 100% normal, agora de uma forma espontanea eu fico 80% normal, ja conversei com varias pessoas e elas não acreditam que tive paralisia de bell e que me recuperei tão rapido.

    Amigos, eu no inicio pensava que não ia adiantar, que eu ia ficar assim pra sempre, mas posso garantir eu sei que cada caso é um caso, mas faça exercicios esses basicos mesmo que encontramos na internet, tente fazer com o lado paralisado os mesmos movimentos que faze com o lado normal.
    Tenho certeza que poderá não ter uma recuperação tão rapida mas com certeza terá, confiem…
    Fiquem na paz.
    Um grande abraço
    Luis Carlos – São Paulo
    emal: lucass38sp@globomail .com

  • alexsandra aguiar silva

    boa tarde,fiquei muito preocupada ao saber que o meu tio estava com paralisia bell, ai decidir pesquisar sobre a doença e fiquei muito aliviada, ao saber desse casos mim enchir de esperança pois ele ja foi ao neuro. agora e so confiar em nosso Deus e esperar a recuperaçaõ. valeu a todos que fazem parte deste site.alexsandra aguiar recife pe.

  • alexsandra aguiar silva

    boa tarde,fiquei muito preocupada ao saber que o meu tio estava com paralisia bell, ai decidir pesquisar sobre a doença e fiquei muito aliviada, ao saber desse casos mim enchir de esperança pois ele ja foi ao neuro. agora e so confiar em nosso Deus e esperar a recuperaçaõ. valeu a todos que fazem parte deste site.alexsandra aguiar recife pe.

  • Elaine Bittencourt

    Espero q meu caso tbm seja logo resolvido!!!
    estou mto assustada! começou na quinta feira de manhã, regrediu até sabado…
    hoje (domingo) parece poko melhor, começo fisio na terça feira, mais já estou fazendo em casa exercícios tbm… como vc !!

  • Amanda

    Oi , Meu nome é Amanda tenho 13 anos e já tenho a Paralisia a 6 anos . Sofri muito com isso pois tudo começou no meu 1°ano de escola,foi muito difícil lidar com ela com todos meu amigos rindo de mim , sofri muita zoação e muito bulling . Hoje já não mais como antes , mas sempre tem alguém pra tirar sarro , minha mãe me disse que foi por causa de um xoque térmico ,estava com o corpo quente e lavei o rosto com água gelada, fui em muitos hospitais e em muito médicos.Cheguei ao ponto de dormir com o olho aberto ,com um proteção para fechar pois não conseguia,fiquei com um lado deformado . Fiz fisioterapia há uns 3 anos, por muito tempo ,mas não adiantou muito coisa.Hoje, depois de 6 anos estou bem melhor ,é quase impossível perceber quando estou séria , mas basta um pequeno sorriso para notarem.Toda vez q dou risada coloca a mãe no rosto discretamente para não perceberem , mas sempre percebem , qualquer reação que eu faça sem ser ficar séria todos percebem.É difícil para mim pois sou uma adolescente , sofro e já sofri muito . Leio esses casos dessas pessoas que melhoraram em menos de um ano e fico pensando ,como elas tem sorte , a sorte que não tive . Li em um site q pode demorar até 10 anos para a melhora , bom vamos ver se funciona só faltam 4 anos , já esperei 6 anos ,vamos esperar mais 4 .Só espero que possa voltar a esse site daqui a 4 anos e dizer que essa teoria de até 10 anos esta certa e que eu melhorei como todo mundo que teve essa doença.

  • Amanda

    Oi , Meu nome é Amanda tenho 13 anos e já tenho a Paralisia a 6 anos . Sofri muito com isso pois tudo começou no meu 1°ano de escola,foi muito difícil lidar com ela com todos meu amigos rindo de mim , sofri muita zoação e muito bulling . Hoje já não mais como antes , mas sempre tem alguém pra tirar sarro , minha mãe me disse que foi por causa de um xoque térmico ,estava com o corpo quente e lavei o rosto com água gelada, fui em muitos hospitais e em muito médicos.Cheguei ao ponto de dormir com o olho aberto ,com um proteção para fechar pois não conseguia,fiquei com um lado deformado . Fiz fisioterapia há uns 3 anos, por muito tempo ,mas não adiantou muito coisa.Hoje, depois de 6 anos estou bem melhor ,é quase impossível perceber quando estou séria , mas basta um pequeno sorriso para notarem.Toda vez q dou risada coloca a mãe no rosto discretamente para não perceberem , mas sempre percebem , qualquer reação que eu faça sem ser ficar séria todos percebem.É difícil para mim pois sou uma adolescente , sofro e já sofri muito . Leio esses casos dessas pessoas que melhoraram em menos de um ano e fico pensando ,como elas tem sorte , a sorte que não tive . Li em um site q pode demorar até 10 anos para a melhora , bom vamos ver se funciona só faltam 4 anos , já esperei 6 anos ,vamos esperar mais 4 .Só espero que possa voltar a esse site daqui a 4 anos e dizer que essa teoria de até 10 anos esta certa e que eu melhorei como todo mundo que teve essa doença.

  • Bianca Bitencourt

    Bom dia, tenho 16 anos e estou com uma afta na língua, porém, qd acordei, minha boca do lado esquerdo do rosto estava torta, mas consigo fechar os olhos e quando vou sorrir, minha boca fica torta do lado esquerdo! Comi uma maça e o gosto está “diferente”. O que pd ser?

  • Bianca Bitencourt

    Bom dia, tenho 16 anos e estou com uma afta na língua, porém, qd acordei, minha boca do lado esquerdo do rosto estava torta, mas consigo fechar os olhos e quando vou sorrir, minha boca fica torta do lado esquerdo! Comi uma maça e o gosto está “diferente”. O que pd ser?

  • Geldevan Dias

    Tive uma lesão no nervo facial (nono para ), ele reinervou porem ainda fiquei com um pouco de paralisia, não consigo frangir a testa e quando falo movimentando bastante a boca a paralisia e bem perceptível. Em um exame (eletromiografia) tem um diagnostico de “Reinervação Aberrante”.
    Tem algum tratamento que possa corrigir esta falha e melhorar minha estética facial?

    Meu nome é Geldevan e tenho 32 anos. Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Somente fisioterapia.

      • Geldevan Dias

        Então devo voltar a fazer fisioterapia? Com ela conseguireri à coordenar os movimentos faciais?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Não sei Geldevan. Não conheço seu caso para poder opinar. Só indo ao seu neurologista para ter essa resposta.

  • Anônimo

    Oi. Tive a paralisia a 8 anos, porém recuperei 80% dos movimentos naturalmente. Ainda há como recuperar os outros 20%? Acupuntura ajuda?

  • Maria Elena

    No dia 21 de julho de 2012 estava em um jantar  de casais  em uma associação de bairro ,quando
     derepente na mastigação senti minha lingua adormecida e não sentia uma parte do meu lábio,mas como estava comendo uma comida que continha pimenta achei que fosse a causa.Mas na mesma noite chegando em casa e me olhando no espelho senti que estava com um lado torto,corri para o hospital achando que estava tendo um AVC.Depois de diagnosticado o Neurologista relatou que se tratava de uma Paralisia de Bell,fiz um tratamento por 05 dias com prednisona 20mg e 07 dias com aciclovir 200mg estou fazendo fisioterapia com choque.Espero anciosamente pela recuperação nem saio de casa para que as pessoas ñ fique olhando pois agente se sente muito mal. Outro fato também é que um mês antes eu teria sofrido uma queda e quebrado o braço,mas acredito que foram fatos isolados. meu nome é Maria Elena tenho 52 anos.

  • Alexandra tomczak

    Olá sou Alexandra e tenho paralisia desde pequena,tenho dores nos olhos do lado esquerdo.Sou uma pessoa muito infeliz com isso pois sou escrava de um oculos escuro.Vou procurar um neurologista para me da um diagnostico sob meu caso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não sei Geldevan. Não conheço seu caso para poder opinar. Só indo ao seu neurologista para ter essa resposta.

  • volnei ruiz pereira

    Gostaria de saber se é normal dor na paralisia de bell.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é habitual.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é habitual.

  • Weslei

    Boa tarde! Li vários comentarios de vcs sobre a paralisia e todos me foram muito proveitosos, mas no meu caso estou ha 04 dias com a metade do rosto paralisado, e veio em decorrência de minha pressão que chegou a 22 por 11. Eu fui muito bem atendido num posto de saúde onde o clinico me medicou e agora a minha pressão ja ta 12 po 08. Só que hoje ele me encaminhou para um neuro e so tem vaga´para 10 de outubro, e o particular não estou em condições por causa de desemprego. Há allguem que ja passou por essa paralisia para me aconselhar com que tipo de fisioterapia devo fazer ou outros meios? Desde já fiquem na Paz do senhor..
    wdeoliveira_@hotmail.com

  • Ivanacasonato

    Dr.alem da Fisioterapia com choque e massagens o que mais podemos fazer para ajudar na recuperação da Paralisia facial

  • Lineubaldissera

    Após um ano da recuperação da paralisia facial de Bell, meu olho (no caso esquerdo) começou ter reflexos (espasmos) para fechar, quando :falo, mastigo, sorrio, seria consequencia!!!!!!!!!!

    • Roseliadelemosramos

      Fique tranquilo,com o tempo e fisioterapia você vai melhorar,tenha fé e reze.A males que vem para o bem…Eu tb estou em recuperação.Faço fisio,acupuntura ,a 10 meses.Vou ficar com sequela mas nada de mais,com a boquinha tortinha…Vai ser um charme…o olho tb está com reflexos…Pense,fique calmo,procure não ficar ancioso,tudo acontece no seu tempo e com nossa ajuda…tudo de bom e ruim.Procure agradecer sempre…bom e ruim…Tudo é um aprendizado…que bom q falei com vc,q DEUS te ABENÇOE! Até…felicidades.Reze….

  • Ivanacasonato

    Dr.alem da Fisioterapia com choque e massagens o que mais podemos fazer para ajudar na recuperação da Paralisia facial

  • Roseliadelemosramos

    Fique tranquilo,com o tempo e fisioterapia você vai melhorar,tenha fé e reze.A males que vem para o bem…Eu tb estou em recuperação.Faço fisio,acupuntura ,a 10 meses.Vou ficar com sequela mas nada de mais,com a boquinha tortinha…Vai ser um charme…o olho tb está com reflexos…Pense,fique calmo,procure não ficar ancioso,tudo acontece no seu tempo e com nossa ajuda…tudo de bom e ruim.Procure agradecer sempre…bom e ruim…Tudo é um aprendizado…que bom q falei com vc,q DEUS te ABENÇOE! Até…felicidades.Reze….

  • ana maria

    Boa noite!! O artigo ta bem esclarecedor porém gostaria de saber qual relação tem entre essa paralisia com a sindrome de German

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A síndrome de German é uma malformação fetal, não tem nada a ver com a paralisia de Bell.

  • ana maria

    Boa noite!! O artigo ta bem esclarecedor porém gostaria de saber qual relação tem entre essa paralisia com a sindrome de German

  • Renata menedin

    Boa Tarde… Meu nome é Renata Ap. M. Pereira. Gostaria de saber se essa Paralisia de Bell pode ser causada por Friagem? minha irmã recentemente descobriu que ocorreu essa paralisia com ela, os médicos disse que a causa dela foi por friagem, mas pelo que li no artigo isso da friagem não foi citado, gostaria de saber se realmente essa paralisia pode ser causada por friagem? desde já grata.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Há controvérsias.

      • Renata menedin

        Bom Dia Dr. Pedro, então quer dizer que não pode ter sido por causa de friagem? minha irmã tinha acabado de tomar banho quente e saiu de bicicleta na garoa de manhã, mais a tarde ela sentiu o rosto e a língua formigarem, esses sintomas podem acontecer derrepente?

  • Vladiathaise

    Olá estou com a parte esquerda do meu rosto paralisado fazem 3 dias , infelizmente estou em outro país e não tenho convênio , tudo começou com a chegada do outono onde a temperatura despencou e tive uma forte dor de ouvido exatamente do lado esquerdo .Gostaria de saber se tem a minha paralisia tem algo haver com minha forte dor de ouvido e se foi um choque térmico pois sai na rua depois de tomar banho no vento , e se fazendo os exercícios em casa eu posso melhorar ja que não tem como eu voltar para o Brasil agora e aqui médico é muito caro ! Estou um pouco desesperada se alguém puder me ajudar agradeço desde já , Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É mais provável que tenha a ver com o problema de ouvido.

  • lucianadedeus25@hotmail.com

    Boa tarde meu nome e luciana e tenho uma filha com 13 anos que tem sindrome de moebius,e um conjunto de problemas cujo tem pes tortos ,paralesia facial e tambem olhos congelados.Mas no momento gostaria de saber se qual especialista leva-la para uma avaliaçao quem sabe ate uma cirurgia para corrigir.Obrigado pela atençao.Um abraço.

  • tecadi

    boa tarde tenho a boca torta desde que nasci tenho 50 anos gostaria de saber se tem tratamento e qual é

  • tecadi

    boa tarde tenho a boca torta desde que nasci tenho 50 anos gostaria de saber se tem tratamento e qual é

  • Silvia helena

    ola, mim chamo SILVIA e tenho algum sintomas q parece ser com paralisia facial,então sinto tremor do lado direito de minha fase e algumas vezes tenho dores forte no ouvido direito e sentir q fiquei com esse lado dormente, pode ser um sintoma da paralisia facial?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Para ser paralisia parte do rosto tem que estar PARALISADA. Dor, tremor e perda da sensibilidade não é igual a paralisia.

  • solange figueiredo dos santos

    ola,meu tem 16 anos teve paralisia facial seguinda com convulção a 15 dias a boca continua torta o médico diagnosticou epilépsia.gostaria de saber tem algo em comum paralisia facial com epilépsia?desde ja agradeço.

  • Janina

    Como é diagnosticado o motivo da paralisia? Qual vírus pode ter gerado esse problema?
    Obrigada

  • Janina

    Como é diagnosticado o motivo da paralisia? Qual vírus pode ter gerado esse problema?
    Obrigada

  • Silvana Fbnet

    Olá, tenho 26 anos e estou com paralisia de Bell. Tive raiva cinco dias antes dos sintomas. Isto pode ter alguma relação com a paralisia? O neurologista falou que a causa foi viral, mas o que faz uma pessoa ter esta doença e outras não, já que todos estamos expostos aos vírus?

  • Epuchetti

    boa tarde; meu nome eh elisabete; em Outubro de 2009, tive paralisia facial, a dor de cabeca e nos ouvido era imensa….pensei que estava tendo um AVC…..sofrimuito durante 15 dias, fora o horror de estar comorosto torto, nao conseguir comer direito, atrapalhoe meu trabalho….tomei corticoides, fiz fisioterapia, exercicios…mas fiquei com sequela…..hoje posso dizer que eu ainda sinto o lado esquerdo do rosto repuxar, fiz fono, mas fiquei com uma sintilancia na voz….e ainda sinto as vezes que o sintoma vai para a garganta……meu olho esquerdo foi afetado….os medicos ainda dizem que podera voltar ao normal…..nao sei…gostaria de um comentario

  • Epuchetti

    boa tarde; meu nome eh elisabete; em Outubro de 2009, tive paralisia facial, a dor de cabeca e nos ouvido era imensa….pensei que estava tendo um AVC…..sofrimuito durante 15 dias, fora o horror de estar comorosto torto, nao conseguir comer direito, atrapalhoe meu trabalho….tomei corticoides, fiz fisioterapia, exercicios…mas fiquei com sequela…..hoje posso dizer que eu ainda sinto o lado esquerdo do rosto repuxar, fiz fono, mas fiquei com uma sintilancia na voz….e ainda sinto as vezes que o sintoma vai para a garganta……meu olho esquerdo foi afetado….os medicos ainda dizem que podera voltar ao normal…..nao sei…gostaria de um comentario

  • Luiz Fernando

    Boa tarde. Meu nome é Luiz. Tenho 42 anos. Tive paralisia facial há um ano e meio (face direita). Fiz o tratamento, que incluiu anti-inflamatório, complexo de vitamina B, fisioterapia. Não fiquei com sequelas aparentes, mas quando bocejo, ou abro bastante a boca, sinto um repuxamento dos nervos, e meu olho direito se altera. Hoje, o que mais me incomoda é a sensação de dormência, entre o queixo e a boca, e perto do nariz. Esse tipo de sequela, considerando o tempo que já se passou, pode ser tratada, que dizer, pode ser reverssível?
    Obrigado!

  • Andreluizneri

    Olá ,Tive paralisia a 10 anos atrás, hj eu tenho 18 anos de idade fiz fisioterapia por um bom tempo, mas por se criança na fiz ela toda, queria saber se após esse tempo teria como, eu tirar as sequelas que ficaram, se tem algum tratamento?

  • Eliziane

     ola Francielle tive a paral. a um mês, com muita tontura o que não é comum; agora estou me sentindo melhor mas ainda não consigo sair sozinha na rua e nem dirigir. mas não se preocupe os sintomas vão diminuindo.

  • Lineubaldissera

    Após um ano da recuperação da paralisia facial de Bell, meu olho (no caso esquerdo) começou ter reflexos (espasmos) para fechar, quando :falo, mastigo, sorrio, seria consequencia!!!!!!!!!!

  • http://profile.yahoo.com/MKEMMYDJA4BAVHHBEJSDMDJ3EU Ivia

    ola.queria que me esclarececem uma duvida,ANQUILOSE É UM VIRUS QUE CAUSA PARALISIA.pois eu tenho uma deformidade na face que paralizou um lado do meu rosto,isso afetou o ouvido,os olhos,tenho varias cicatrizes no corpo,na cabeça.sera que depois de operada vou RIR como todos ou vou continuar rindo de uma lado só a vida toda.tive com 9 meses hoje tenho 23 anos.se puderem esclarecer minha duvida desde ja agradeço.

  • CarlaDMT

    Olá, Sou Carla e tenho 30 anos. Pois é, sou mais uma com a síndrome de Bell (diagnosticada no pronto socorro dia 05/12/12). É muito frustante olhar no espelho ou conversar com alguém. Sinto-me observada o tempo inteiro. Não consegui um neuro para me atender, sinto muita dor nos olhos, cabeça e agora maxilar.Sinto ainda tremura nos olhos e boca, tenho medo de que esteja piorando. Canto e neste momento não consigo cantar, pois a boca entorta e ficou mais difícil a pronúncia das palavras. Uso lentes de contato 6 graus em cada vista e o médico do pronto socorro pediu que parasse de usar, sendo assim a visão está horrível, pois estou com lente em um olho só. O óculos de grau está bem abaixo do grau, por isso não coloquei. Está afetando tudo na minha vida, por causa da Baixa estima. Estou com medo e queria muito começar uma fisioterapia logo para ajudar na recuperação. O que faço? Estou arrasada! Me ajude!

  • valdyrene

    Oi, alguém me ajude desde da segunda semana de agosto 2012 estou com o lado direito da face e lingua dormente e as vezes quando abaixo a cabeça sinto uma pressão nos dentes do mesmo lado, fui na emergência o médico que me atendeu apenas me passou vitamina B e me orientou a procurar um neurologista, pois fui e o médico pediu para eu fazer ressonância fiz não deu nada, ai ele me pediu novamente so que angio ressonância e também esta normal o médico disse que ele não poderia me dizer o que ha comigo e pediu para eu ir ao otorrino, então eu fui e o otorrino solicitou um raio x do seio da face e um exame de audiometria que esta normal. Estou muito nervosa as vezes choro pois não sei o que fazer.( obs:meu rosto não esta torto) se alguém souber algo a respeito me responda por favor meu email:livingval2@gmail.com

    • Celina Nunes

      Valdirene, tenho a impressão que pode ser algo emocional. Tive depressão e senti isso muitas vezes. Como você diz que chora muito, pode estar com problema emocional. Não é grave. Se os médicos solicitaram os exames e tudo está normal, confie no que disseram e pare de pensar em coisas ruins. Tire isso da cabeça e sorria mais. Talvez você se sinta melhor.

  • valdyrene

    Oi sou a valdyrene tenho 35 anos, em agosto de 2012 comecei a sentir dormência do lado direito da face e metade lingua fui ao médico o neurologista ele pediu ressonância e angioressonância deu normal eu perguntei se eu estava com paralisia facial e ele disse que não, o mesmo informou que não poderia fazer mais nada por mim, então fui ao otorrino que pediu para eu fazer um raio x da face e uma audiometria que também esta normal. bom continuo com os sintomas não sei a quem procurar estou muito nervosa e choro muito, o que pode ser? já que o médico informou que não e paralisia facial sera que pode ser dente pois quando abaixo a cabeça as vezes sinto uma coisa estranha tipo formigamento e uma pressão nos dentes do mesmo lado e uma coisa estranha se souberem de alguma coisa me respondam por favor.desde já muito obrigado meu email livingval2@gmail.com

  • pheliperocha1

    Olá, Boa Tarde.
    Tenho 15 anos e ontem acordei com a Paralisia Facial Periférica, foi do nada. Fui ao médico fiz tomografia, exames de urina e sangue, e ele me diagnosticou com a mesma. Falou para o meu pai me levar a um Nefrologista.
    Como é fim de ano minha mãe não consegue marcar uma consulta nem pelo convenio e nem particular, como não é nada com o cérebro acho que não há necessidade para eu ir a um Nefrologista, quero ir direto a um Fisioterapeuta pra que eu possa começar os tratamentos com remédios e exercicios. Se eu esperar até janeiro ficará mais dificil a cura? Quanto tempo demora pra voltar ao normal?
    Grato.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nefrologista cuida de rins. Não tem nada a ver com paralisia facial. Você deve estar querendo dizer neurologista. Acho que antes de qualquer coisa, é importante ouvir a opinião do neurologista.

  • pheliperocha1

    Olá, Boa Tarde.
    Tenho 15 anos e ontem acordei com a Paralisia Facial Periférica, foi do nada. Fui ao médico fiz tomografia, exames de urina e sangue, e ele me diagnosticou com a mesma. Falou para o meu pai me levar a um Nefrologista.
    Como é fim de ano minha mãe não consegue marcar uma consulta nem pelo convenio e nem particular, como não é nada com o cérebro acho que não há necessidade para eu ir a um Nefrologista, quero ir direto a um Fisioterapeuta pra que eu possa começar os tratamentos com remédios e exercicios. Se eu esperar até janeiro ficará mais dificil a cura? Quanto tempo demora pra voltar ao normal?
    Grato.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nefrologista cuida de rins. Não tem nada a ver com paralisia facial. Você deve estar querendo dizer neurologista. Acho que antes de qualquer coisa, é importante ouvir a opinião do neurologista.

  • CarlaDMT

    Olá, Sou Carla e tenho 30 anos. Pois é, sou mais uma com a síndrome de Bell (diagnosticada no pronto socorro dia 05/12/12). É muito frustante olhar no espelho ou conversar com alguém. Sinto-me observada o tempo inteiro. Não consegui um neuro para me atender, sinto muita dor nos olhos, cabeça e agora maxilar.Sinto ainda tremura nos olhos e boca, tenho medo de que esteja piorando. Canto e neste momento não consigo cantar, pois a boca entorta e ficou mais difícil a pronúncia das palavras. Uso lentes de contato 6 graus em cada vista e o médico do pronto socorro pediu que parasse de usar, sendo assim a visão está horrível, pois estou com lente em um olho só. O óculos de grau está bem abaixo do grau, por isso não coloquei. Está afetando tudo na minha vida, por causa da Baixa estima. Estou com medo e queria muito começar uma fisioterapia logo para ajudar na recuperação. O que faço? Estou arrasada! Me ajude!

  • glauciopanda

    Olá tenho 46 anos, na segunda feira começou uma dor forte do lado esquerdo atráz da orelha, na terça feira o médico informou ser bell comecei a tomar 20mg de cortizona e relaxante muscular na quarta outro clínico me mandou tomar além da cortizona citoneurin 5.000 e dipirona, acontece que a dor é constante fiz uma ressonancia do cranio e a mesma mostrou um processo inflamatório agudo no maxilar, minha duvida mantenho o repouso? Faço massagens memso estando com dor? tenho muito medo dessa inflamação danificar os musculos pernamentemente, como devo proceder? Sò consegui consulta com um neuro par ao dia 08/01. A dor na mandíbula e atraz da orelha é terrível…Obrigado

  • http://profile.yahoo.com/3DQZGKW7IINU62JFKLEX7JVRPU Mauro

    ola boa noite pessoal sou mauro alexandre da silva tive uma paralisia de dell dia 23/12/2012 eu estava dirigindo carreta eu senti puxando do lado esquerdo olho começou a arder a boca começou a entortar fui no hospital nem lembro o nome da cidade mas a minha pressao estava 18,12 estava com a boca mais ou menos torta o enfermeiro mandou eu coprar uma caixa de chicletes kkkk ri dele mas comprei nao uma caixa mas resouveu um pouco eu fiquei muito assustado mas familia me dava muito apoio q ia melhorar nesta segunda feira dia 7/1/2013 fiz minha primeira seçao de fisioterapia graças a deus no segundo dia hoje ja consegui fechar o olho estou muito feliz pesoal tenha força de vontade nao desamine ora muito a deus ou reza si for catolico so de nois estarmo vivo ja e uma vitoria fica com deus abraçoas meu imail maurinhoalex@yahoo.com.br qual quer infrmaçao q estiver no alcançe ajudarei . fui com bocameio torta mas feliz

  • http://profile.yahoo.com/M3Z4JAPH7MDKZL4CB55ESZJKJY Reno

    Olá me chamo Breno tenho 22 anos ha uma semana atrás tive diagnosticado pelo médico Paralisia de Bell o meu ouvido esquerdo começou com um zumbido horrível fui também ao Otorrino que me passou injeção CELESTONE SOLUSPAN e PENTOXIFILINA.
    Já o outro médico me receitou os remédios Aciclovir e Prednisona,
    Fiquei totalmente abalado, pensei até em me matar, mas acredito que tenha tido isto por questões também emocionais, acho que acaba potencializando, estava muito abalado com certas frustações, pq fiz o exame de herpes que é uma das causas que são citadas em todos os sites deu não reagente,
    Será que drogas podem favorecer? Eis a questão como êxtase que eu usava,
    Enfim só sei que tomei todos os remédios e graças a deus e ao universo, exatamente uma semana após o ocorrido estou com todos os movimentos da face normais, como é bom voltar a sorrir, lembrando que fucei no youtube e tem um rapaz ensinando exercícios para tal paralisia que são ótimos, façam, mas só meu ouvido que não esta ainda 100%, alguém teve e voltou, ou ao algo semelhante ? esta extremamente sensível ainda, e com um défice de audição!, mas o rosto voltou totalmente ao normal.

  • mara rodrygues

    ola me chamo mara a dois dias atras senti meu lado direito estranho nao consigo fecha os olhos direito minha boca ta meia torta quando falo e nao sinto gosto de nada quando como fui a emergecia no mesmo dia e eles mal me atenderaum e me mandaraum para a clinica da familia fui la hj e o medico nao me disse nada so me passo aciclovir e um outro remedio pra eu toma e marco consunta pra mim marca ums exames tbm pq eu pedi por que a 2 anos atras tomei uma garrafada de litrao cheia na testa entao eu acho creio q seja por causa disse alguem me ajude por favor sera que to com tumor e nao sei …..

  • katia David

    Eu estava com este mesmo problema recentemente, eu achava que estava com inflamação no ouvido, pois o zumbido parecia mais um trator dentro da cabeça e sentia muitas dores no atras do ouvido e repuxamento nos nervos da face, tinha hora que sentia a musculatura do maxilar travar, uma sensação e dor horrível, para ajudar o otorrino descobriu uma inflamação na sinusite, através de uma tomografia, tomei anti inflamatório muito bom que praticamente me salvou e com a indicação do otorrino passei com um especialista em BucoMaxilar, que descobri uma disfunção nas ATMs que é a causa do problema, que estou tratando no momento, o que é melhor é que não preciso mais ficar tomando cortizona citoneurin 5.000.

  • Daiane

    Queria saber se no caso da paralisia facial por virus, passa de pessoa pra pessoa,

    Por exemplo: Minha filha esta, queria saber se eu posso pegar, por ser por vírus?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é uma doença contagiosa.

    • iraci

      não,fica tranquila não pega.

  • Elias de oliveira lemos

    amigo boa noite,o que vc diria sobre o TTO fisioterapico.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      TTO é tratamento? Se sim, acho que sempre é válido.

  • fernando

    aconteceu comigo essa paralisia fiquei com muito medo

  • Richard Mian

    Bom dia ! Estou com a ” Bell ” tem 8 dias, agora que o olho começou a lagrimejar o/

  • Hydekazu Sousa

    a paralisia facial é uma doença hereditaria?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Paloma Odelli Kroeger

    estou com esse choque facial como eu faço para curar??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em geral, cura sozinho, mas o ideal é você procurar a orientação de um neurologista.

      • Lúcia Lopes

        Tenho 23 anos e tenho paralisia facial desde os 5. Infelizmente quando aconteceu ninguém sabia do que se tratava e os anos foram passando sem que eu tivesse feito qualquer fisioterapia ou tratamento. Tem sido muito difícil viver assim. Mas quase que já me conformei que não há solução.

  • Angela Silva

    Minha mae entorto a boca ela tem pressão alta e diabete por ser começo de um AVC ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Pode.