Enjoos e vômitos na gravidez (+ hiperemese gravídica)

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 64 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

Enjoo matinal

O enjoo matinal é tão comum e tão típico do início da gestação, que perde apenas para o atraso menstrual como o sintoma que mais faz as mulheres irem a uma farmácia para comprar um teste de gravidez. Cerca de 70% a 80% das mulheres sofrem de enjoo matinais no primeiro trimestre. As náuseas podem vir com ou sem vômitos; ocorrem principalmente na parte da manhã, mas podem se manifestar a qualquer momento do dia.

Os enjoos da gravidez normalmente surgem na 5ª ou 6ª semanas, durando, geralmente, até a 12ª semana, data que marca o início do 2º trimestre de gestação.

Algumas mulheres com menos sorte permanecem com náuseas até a 18ª semana, época em que 90% das gestantes já não as tem mais. Destas, cerca de 10% mantêm os enjoos durante períodos mais avançados da gravidez, podendo durar até o 3º trimestre.

A gravidade dos enjoos na gravidez varia muito. Algumas mulheres quase nada sentem; outras queixam-se de náuseas leves em curtos períodos, muitas vezes sem vômitos; há também os casos onde os enjoos e os vômitos são frequentes, tornando o primeiro trimestre muito penoso.

No final do espectro, existem ainda os casos de hiperemese gravídica, um quadro de náuseas e vômitos tão frequentes que impedem a alimentação e levam a gestante à desidratação. Abordarei a hiperemese gravídica mais adiante neste texto.

Por que surgem enjoos na gravidez?

O mecanismo exato que leva mulheres grávidas a sentir enjoos durante todo o primeiro trimestre da gestação é desconhecido. Sabe-se, porém, que as rápidas alterações hormonais do início da gravidez (estrogênio, progesterona e hCG) desempenham um papel importante no quadro. Alguns trabalhos mostraram que quanto mais alto os níveis do hormônio hCG, maior a incidência de náuseas durante a gravidez.

Os hormônios da gravidez, principalmente a progesterona, agem também na motilidade do trato gastrointestinal. Mulheres grávidas apresentam um “estômago preguiçoso”, que demora a se esvaziar, o que além de favorecer o aparecimento das náuseas, provoca também uma sensação de saciedade precoce, impedindo a ingestão de grandes quantidades de alimento. A gestante sente-se “empanturrada” com muita facilidade.

Fatores de risco

Apesar das causas para os enjoos não estarem completamente elucidadas, alguns fatores são amplamente reconhecidos como de risco para o desenvolvimento das náuseas e vômitos:

  • Mulheres que antes da gravidez já apresentam náuseas com mais facilidade, como durante movimentos ou após estímulos a cheiros e sabores fortes, apresentam maior risco de enjoos fortes na gravidez.
  • Mulheres ansiosas ou gestantes muito jovens também apresentam maior incidência e intensidade de enjoos.
  • Gestantes com antecedentes de enxaqueca apresentam maior risco.
  • Alguns estudos sugerem a hipótese de que mulheres que possuem a bactéria Helicobacter pylori possam apresentar maior risco de náuseas durante a gravidez.
  • Mulheres grávidas de gêmeos apresentam maior incidência e maior intensidade de enjoos.

Sintomas

Na maioria das mulheres grávidas os enjoos são intermitentes. É comum haver uma alternância entre fome e enjoos ao longo do dia. O ideal é que a gestante procure fazer suas refeições sempre que os enjoos desparecem.

Apesar de incômodo, os enjoos da gravidez raramente causam algum problema ao feto. A maioria das gestantes consegue se alimentar durante os períodos de alívio das náuseas, mantendo assim um adequado consumo de nutrientes.

Associado aos enjoos é possível que a gestante apresente alterações no seu olfato e paladar. Alimentos antes adorados podem perder todo o seu apelo. Por outro lado, é comum surgirem desejos de comer alimentos que outrora nunca eram escolhidos. Pode acontecer, por exemplo, de mulheres que não comam carne vermelha passem a ter desejos por hambúrgueres, ou de gestantes que eram aficcionadas por chocolate, simplesmente não conseguirem mais comer um único bombom.

Quando procurar um médico

Ao contrário dos outros tipos de náuseas e vômitos, no enjoo típico da gravidez não há outros sintomas gastrointestinais ou sistêmicos associados, como febre, diarreia e intensas cólicas. A presença destes sintomas deve ser informada ao médico.

Outro sinal de gravidade são vômitos incoercíveis, fazendo com que a grávida não consiga se alimentar ou beber líquidos. Os enjoos da gravidez podem ser tão intensos que causam perda de peso e desidratação da gestante. Se você está grávida, apresenta vômitos frequentes e já perdeu pelo menos dois quilos por conta destes, procure um médico, pois podemos estar diante do diagnóstico de hiperemese gravídica.

Hiperemese gravídica

A hiperemese gravídica é uma apresentação anormal dos enjoos matinais. É uma forma grave das náuseas e vômitos da gravidez. A hiperemese gravídica ocorre em 0,5% a 2% das gestações e se caracteriza por vômitos frequentes, não responsivos ao tratamento, associados à desidratação, alterações hidreletrolíticas e perda de peso. Como a grávida não consegue se alimentar nem ingerir líquidos, a internação hospitalar pode ser necessária para que se possa administrar fluidos e alguns nutrientes por via intravenosa.

Tratamento

O primeiro trimestre da gravidez é o mais importante, pois é quando o feto está se formando. Nesta fase é imperativo evitar tomar qualquer tipo de remédio ou substância sem a explícita autorização do seu obstetra.

Na maioria das gestantes os enjoos matinais não necessitam de medicamentos, apenas algumas alterações na dieta e de alguns hábitos de vida:

  • Evite grandes refeições. O estômago da grávida esvazia mais lentamente, por isso, pequenas porções são mais bem toleradas. Comer demais e ficar com a estômago cheio pode precipitar os enjoos.
  • Os enjoos da gravidez costumam ser intermitentes ao longo do dia. Procure se alimentar sempre que estiver se sentindo bem. A fome pode desencadear as náuseas. Não deixe de se alimentar por medo de vomitar.
  • Evite comer e deitar-se logo após. Evite comer perto da hora de dormir.
  • Coma o que tiver vontade. É melhor comer qualquer coisa do que nada.
  • Peça para alguém preparar a comida. Algumas grávidas perdem a fome e começam a ter enjoos quando precisam preparar a própria refeição.
  • Procure estar sempre bem hidratada. Se você tem vômitos, procure repor os líquidos perdidos quando o enjoo tiver desaparecido. Mais uma vez, ingira pequenos volumes de cada vez. Líquidos frios são mais bem tolerados.
  • Reconheça os gatilhos dos enjoos e evite-os. Cheiros fortes, por exemplo, costumam ser mal tolerados. Outros gatilhos comuns são o calor, umidade, barulho e estar em movimento, tipo andar de carro ou avião.
  • Evite a fadiga. É comum haver intolerância ao exercício no primeiro trimestre. Se você é uma pessoa ativa, não tente manter a mesma carga de exercícios que você executava antes de estar grávida. Não é preciso ficar completamente sedentária, mas o ideal é não se cansar nesta fase.
  • Gengibre, limão ou melancia costumam ser muito bem tolerados pelas grávidas. Evite comidas apimentadas e muito gordurosas.
  • Se o seu enjoo não surge quando você acorda, mas sim logo após o levantar da cama, mantenha um pacote de biscoito tipo crackers na cabeceira para comer um ou dois antes de se levantar. Isso “acalma” o estômago.

O mais importante é reconhecer o que te faz bem e o que te faz mal. As dicas acima funcionam para a maioria das mulheres, mas pode ser que você tenha que descobrir quais as dicas ideais para o seu caso.

Se suas náuseas não melhoram de jeito nenhum com as medidas habituais, talvez seja necessário usar alguns medicamentos para controlá-las. A lista de fármacos possíveis é vasta, porém, como alguns deles podem ser vendidos sem receita médica, não vou listá-los aqui para não estimular a automedicação, que é ainda mais grave quando feita por uma gestante no primeiro trimestre.

Perguntas e respostas

Mulher que não enjoa tem maior risco de abortamento?

Não necessariamente. Teoricamente uma gravidez com problemas não produziria os níveis adequados de hormônios e os sintomas de náuseas e vômitos seriam menos intensos. Porém, é comum ter uma gravidez normal sem ter que passar pelo sofrimento dos enjoos. Portanto, não é correto criar expectativas quanto ao sucesso da gravidez apenas pela presença ou não de enjoos.

Os enjoos da gravidez podem prejudicar o feto?

Não. Exceto nos casos mais graves, com necessidade de internação hospitalar, o feto nada sofre com suas náuseas e vômitos ocasionais.

O enjoo não desaparecer após o fim do primeiro trimestre significa algo de errado na gravidez?

Não. Algumas gestantes têm enjoos por toda a gravidez, apesar deste fato não ser o mais comum. Qualquer enjoo que se prolongue além da 20ª semana deve ser avaliado pelo obstetra, o que não necessariamente significa que haja algum problema com a gestante.

Chupar gelo com frequência melhora os enjoos?

Sim e não. Como já dito, essas pequenas dicas podem ser a solução para algumas gestantes e um completo fracasso para outras. A vantagem do gelo é que, em última análise, ele é água em pequenas quantidades, o que favorece a hidratação da grávida sem causar distensão do estômago.

Em que semana os enjoos da gravidez são mais intensos?

Os enjoos na gravidez começam geralmente por volta da 5ª a 6ª semana e tendem a atingir seu pico entre a 9ª e a 12ª semana. A intensidade e a duração dos enjoos podem variar bastante entre as mulheres. Para muitas, os sintomas melhoram significativamente no início do segundo trimestre, por volta da 12ª a 14ª semana. No entanto, em alguns casos, eles podem persistir por mais tempo.

Enjoos intensos indicam que o bebê é do sexo masculino?

Não, a intensidade do enjoo na gravidez não é um indicador confiável do sexo do bebê. Essa ideia é mais um mito popular do que uma realidade baseada em evidências científicas. A severidade dos enjoos e vômitos na gravidez é influenciada por vários fatores, mas não há evidência científica que apoie a ideia de que eles possam prever o sexo do bebê. Falamos sobre o sexo do bebê no artigo: Menino ou menina? Como saber o sexo do bebê.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


64 respostas para “Enjoos e vômitos na gravidez (+ hiperemese gravídica)”

  1. Duarte Durao
    Saudações. consegui tirar algumas duvidas em relação ao problema que a minha esposa esta a enfrentar no seu período de gestação em relação aos enjous e vômitos.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Fico feliz de saber que o artigo ajudou.
  2. Loisi
    Estou com 18 semanas e tenho náuseas com vomito ainda bem frequentes, os enjoos começaram na 6ª semana perdi 5 kg, minha medica diagnosticou hiperêmese gravídica,ainda não consigo me alimentar muito bem, espero que logo passem os enjoos para poder curtir a gravidez.
  3. Ana Paula Ferreira Reinicke

    Mulheres sem menstruar tem risco de engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      A ausência de menstruação é sinal de que a mulher não está ovulando. É pouco provável engravidar neste contexto.
  4. Tati
    Que bom ! porque meus enjoos pararam na 15 semana e estava com medo , já que tinha enjoos quase todos os dias .
  5. Fabiana
    Gostei muito da orientações, Dr.
  6. Giilmar
    parabens doutores pela materia .pode ter certeza que já ajudou e está ajudando a esclarecer duvidas de muitos casais. principalmente os como nós que somos marinheiros de primeira viagem. que outros médicos vejam esse bom exemplo e façam o mesmo. muito obrigado
  7. Morganamorena
    Adorei as dicas Dr, mas essa e minha segunda gravidez e mesmo assim o enjoo e o dia todo. ja perdi peso e to desidratada… mas otimo suas dicas.
  8. Samara_radcliffe
    amei………………..
    me ajudou bastante doutor…
    muito obrigada ……..
  9. Jair
    A minha pergunta:
    Os enjoos não estão ligados a algum departamento do cérebro, junto com o aparelho digestivo?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, há uma ligação entre o cérebro e aparelho digestivo.
  10. drica
    Dr. Não sei com quanto tempo estou de gravidez, pois tive períodos anovulatorios, ainda não tive a primeira consulta c o obstetra. Somente fiz exame de sangue e minha ginecologista me encaminhou p obstetra. Mas. venho sentindo muito enjoo, dores pelo corpo, desânimo, cansaço e muita indisposição. É normal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      São sintomas comuns do 2º e 3º mês de gravidez.
  11. INSTALADOR DE PORTAS MONTADOR
    Doutor, realizei 3 cesáreas, agora estou gravida de novo? É gravidez de risco?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      A princípio, não.
  12. Karine Alves
    Estou gravida de 3 meses indo pra 4 ja emagreci 6 kilos nao consigo comer nem beber nada vomito varias vezes ao dia me sinto fraca oq eu posso ter doutor? porque nao aguento mais
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Algumas mulheres têm casos grave de enjoos na gravidez. Tem que conversar com o seu obstetra para ele decidir qual é a melhor maneira de tratar o seu caso. Em alguns casos, a gestante precisa ser internada.
  13. Carlos Pereira
    Olá Dr. Pedro Pinheiro. Veja este caso que interessante: minha esposa está de 8 semanas e passando mal desde 5 semanas. Está se medicando com Dramin 50mg (dimenidrinato cápsula gelatinosa), porém este medicamento será substituído, de acordo com os farmacêuticos, pelo Dramin B6 (dimenidrinato 50mg + cloridrato de piridoxina 10mg comprimido). A médica solicitou a troca para o Vonau Flash 4mg (ondansetrona). Fiquei espantado ao ver ao ler a bula que, categoricamente, diz “a ondansetrona não deve ser usada durante a gravidez, principalmente durante o primeiro trimestre”. Ao informá-la, ela passou o Nausedron, porém também é ondansetrona. Por fim, ela me indicou o Meclin 25mg (Cloridrato de Meclizina). Olhei em vários sites e blogs e vi que gestantes se espantam quando lêem, mas que tomam Ondansetrona sem problemas algum. Poderia me ajudar à esclarecer de fato esta situação? Obrigado.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      O medicamento não é contra-indicado, mas a segurança do ondansetron na gravidez ainda não foi totalmente estabelecida, por isso ele só deve ser usado em casos selecionados.

      Há estudos que mostram que ele é seguro, mas há outros que sugerem um pequeno aumento no risco de má-formações cardíacas quando utilizado no 1º trimestre.

      O atual consenso é que a droga só deve ser utilizada em situações de náuseas graves, que não respondem a nenhum outro tratamento. Nestes casos, os benefícios do medicamento parecem ser maiores que os possíveis riscos.

  14. Luciany
    Doutor estou com 1/2 meses de gestação e sinto enjoos direto é normal? Ou devo me preucupar e me consultar com um médico?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Até a 12ª semana de gravidez, os enjoos são muito comuns.
      1. Carlos Pereira
        Perfeito. Mas existe um nível entre o enjoo natural (saudável) e o anormal?
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          É anormal caso ele impeça a gestante de se alimentar ou se hidratar adequadamente por vários dias seguidos.
  15. aliny
    Doutor estou com 7 meses de gestação e ontem, senti enjoos e vomitei, é normal nesse periodo? Seria algum problema? O que devo fazer?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Nesta fase não deve ter a ver com a gravidez, é provável que seja alguma virose gastrointestinal ou algo que você comeu que lhe fez mal.
      Porém, se isso não for apenas um episódio isolado, o ideal é contactar o seu obstetra para ter certeza que está tudo bem.
  16. Rafaela
    Estou com 11 semanas e tenho enjoo frequentes ao longo do dia e vomito muuuuuito.. não consigo comer e já tentei fazer de tudo quanto foi dica na internet, não funciona para mim. Fui no obstetra e ele me receitou um remédio que só me ajudou uns 4 dias.. depois disso, toda vez que eu o manuseava botava pra fora e ficava mais enjoada ainda. tem dias que até como bem, durante o dia todo mas não segura, perdi uns 4 kilos em 15 dias.. faz mal ao bebe, para o desenvolvimento dele? teve uns dias que fiquei em jejum. Agora por essa semana eu tô sentindo até uma melhorazinhaaa.. nem vomitei mais.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não faz mal não. É ruim pra você, pois o seu organismo dará sempre preferência ao feto.
  17. jessica
    Gostei muito das dica.Eu estava me sentindo um peixe fora da agua, achando que tudo estava dando errado na minha gravidez.
    Comia pouco e tinha a sessao de ter comido um boi fora que qndo acabava vinha tudo para fora.
    Vc me ajudaram muito
    Obrigado
  18. vinicius
    doutor, a obstetra da minha esposa receitou um remédio contra enjoo porem nao conseguimos distinguir o nome rsrss, começa com v, se eu nao me engano é volan, vltan algo assim, pode solucionar essa duvida.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não sei, mas o farmacêutico costuma ser muito bom em distinguir letra de médico.
    2. Nanda
      Deve ser o VONAU rsrs… estou com 15 semanas e é o remedio que minha médica me indicou para tomar até de 8 em 8hs para enjoo… provavelmente deve ser ele… pois os mais indicados pelos médicos são o VONAU<, MECLIN e Dramin B6. Não conheço outros.
  19. Ingrid Silva
    Estou de 20 semanas e comecei a passar mal agora.. Vomitos, nauseas e tontura.. Ja perdi muito peso e nao estou conseguindo me alimentar.O que fazer nesse caso?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Não é o habitual começar a ter enjoo agora. O que o seu obstetra disse sobre o isso?
  20. leandro
    ja faz três meses que nao vem a mestruasao e tem todos os sintomas de gravida fez exame de sangue e deu negativo mas nao para de ter enjoo os peitos tao grandes e doloridos e sai agua deles
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      É muito pouco comum o exame de sangue dar falso negativo.
  21. ELIANA
    oi eu estou com alguns sintomas e gostaria de saber sir posso suas opniao. eu fiz sexo sem camisinha e de la pra ka depois de algumas semanas comecei a sir sentir meia enfadigada com mais difuldade para obter folego cansaso sabe, e to tendo alguns vomitõs, e as vezes dou golpadas de vomito toda vez que como algo. os bicos do meu peito estao dolorido e eu sentie algumas dores nas costas mais na parte de baixo, e eu ganhei peso mto rapido, meus rosto esta redendo! e sinto enjou com cheiro de comida. posso estar gravida?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Se você teve relações desprotegidas, sim.
  22. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Em geral, exceto em situações muito graves, o bebê não costuma sofrer.
  23. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    O texto dá diversas dicas.
  24. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    De longe eu não tenho como ajudar. Se as dicas do texto não aliviam os enjoos, você tem que voltar ao obstetra para ele estabelecer uma nova linha de atuação.
  25. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Pode ser hiperemese gravídica. Tem que conversar com o obstetra.
  26. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Não, por mais enjoada que você esteja, não é normal ter sangue nos vômitos.
  27. Lidiane Martins
    Olá.. Descobri que estou grávida há 2 dias. Minha menstruação veio normal, e só comecei a desconfiar porque estou com muito enjoo. Pelas contas, devo estar de +/- 6 semanas.
    Não consigo tomar água, me dá muita ânsia.. Aliás, só não tenho ânsia quando estou dormindo.. =/
    Não fui ao médico ainda.. Não sei como me alimentar, o que fazer.. Estou preocupada..
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Coma pequenas porções nos momentos que você esteja menos enjoada. Evite longos períodos de jejum, pois eles pioram os enjoos. Se s outras dicas do texto não ajudarem, você terá que ser medicada pelo obstetra.
  28. francimara
    doutor estou gravida de 14 semanas e minha barriga mal parreçe gostaria de saber porque ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      É normal, ainda mais se for a primeira gravidez.
  29. Débora Borges
    Oii doutor
    estou na minha terceira gravidez, meu histórico não élá grandes coisas
    tive um aborto retido e um aborto espontâneo nessa 3° Gravidez éa primeira vez que sinto que esta tudo bem (ja ate escutei o coração do filhote ) o GRANDE problema é esse enjoo não consigo me alimentar não consigo ir trabalhar não consigo viver o mais chato de tudo é que esses enjoos veem sempre acompanhandos de pessimismos pensamentos :(
    Pensamentos de impotência de medo de “e agora ?”
    Estou indo para 7° Semana
    aguardando ansiosamente pela 12°
    Fico aliviada em saber que não sou a única que grita socorro em relação a isso
    parte de mim ja diz que é frescura mas meu organismo que sabe
    estou realmente muitíssimo injuriada com isso tudo

    obrigada por me “ouvir” adorei as dicas e ja vou indo comprar mais limoes

  30. juliana
    oi eu estou com 29 semanas e já faz 5 dias que eu só vomito isso e normal ou devo procura o meu medico
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Com 29 semanas já não é esperado haver enjoos na gravidez. Acho que você deveria procurar seu médico, sim.
  31. Ruane Carla
    Ola Dr. Meu nome é ruane e estou na 7 semana de gravidez ja tem 2 semanas que estou sentindo enjoos muito fortes, e ja nao estou conseguindo mais me alimentar nem ingerir liquidos por conta dos vomitos muito frequentes!! Hoje me senti muito quente e com muito frio , acredito q tenha dado uma febre rapida!! Nao estou aguentando mais pois estou muito fraca e preocupada pois so esta agravando a situaçao ME AJUDA POR FAVOR :( (TENHO UMA FILHA DE 2 ANOS E NA GRAVIDEZ DELA NAO SENTI NADA DISSO)
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Tem que pedir ajuda para o seu obstetra. Se você não consegue mesmo se alimentar, às vezes, é preciso até internação hospitalar por alguns dias para lhe hidratar e garantir que você consiga se alimentar.
  32. Lucilene Ap da Silva Santos
    Ola Dr, estou grávida de 7 semanas, a minha gravidez foi um milagre ja que eu tinha o diagnóstico de trompas obstruídas e tenho apenas um ovário o direito, enfim estou muito preocupada, pois a 2 dias não sinto mais os enjoos e os seios estão menos doloridos mas ainda estão inchados, como ja tive um aborto retido sem grandes sintomas fico muito preocupada e angustiada e a minha ultra vai ser ainda daqui 1 semana……pode acontecer de diminuir os sintomas?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode, só com isso não dá para afirmar nada. É preciso esperar o ultrassom.
  33. Liu Setubal
    é possivel apresentar enjoos entre a segunda e a terceira semana?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Possível é, mas não é o habitual.
  34. Alice Cajobi
    tem gravidez que não ocorre enjoo ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sim.
  35. Dcmassairo
    é possivel apresentar enjoos matinais já na primeira semana?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não é o habitual.
  36. Wachholzmiriam
    estou enjoada 24 horas por dia, isso é normal? estou no inicio da gestação.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Sim, há mulheres que enjoam mais e por mais tempo que outras. Mas se vc acha que o enjoo tá insuportável, contacte seu obstetra.
      1. gimara sangela
        dr.pedro estou com muito enjou .estava tomando o remedio dremim b6, mais me senti mal c ele sinto muito mal esta no corpo e não consigo dormi.que remedio o sr poderia me indicar p tomar?
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Não posso indicar remédios pela Internet, ainda mais para mulheres grávidas.