Quando é o período fértil para engravidar?

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 92 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 5 minutos

Introdução

Muitas mulheres que estão à procura de engravidar têm dúvidas sobre quando é o seu período fértil e quando é melhor momento para ter relações sexuais visando uma gravidez.

Ao contrário dos homens, que são férteis o tempo inteiro, a mulher só pode engravidar durante um período muito curto em cada mês. Na verdade, cada óvulo liberado pelo ovário só fica viável por cerca de 24 horas. Se não for fecundado nesta curta janela, ele degenera e termina o período fértil daquele mês.

Portanto, saber reconhecer o seu período fértil é essencial não só para facilitar, como também para evitar uma gravidez, dependendo de qual é o seu desejo.

Este artigo é uma versão simplificada do texto Ciclo menstrual – Período fértil, mais completo e com maiores explicações sobre as alterações hormonais que regem o ciclo ovulatório. Neste texto abordaremos o ciclo menstrual de modo mais superficial, dando mais ênfase ao período fértil e fornecendo dicas de como reconhecer a ovulação.

Ciclo menstrual normal

Para que você entenda o que é o período fértil, vamos antes fazer uma breve e simples revisão sobre o aparelho reprodutor feminino, ciclo menstrual e ação dos hormônios sobre a ovulação. Não se assuste, tentaremos escrever de forma bem simples e didática para que todos possam entender.

O ciclo menstrual é um processo natural que ocorre de modo cíclico em todas as mulheres férteis. Todo ciclo em que ocorre uma ovulação inicia-se e termina com a menstruação. A menstruação é um sinal que mostra que a mulher ovulou, mas este óvulo não foi fecundado.

A primeira menstruação da vida da mulher chama-se menarca. A última chama-se menopausa.

Por convenção, o ciclo menstrual (ciclo ovulatório) inicia-se no primeiro dia da menstruação, durando, em média, 28 dias e terminando no primeiro dia da menstruação seguinte. Algumas mulheres têm períodos mais curtos de até 21 dias, enquanto outras possuem períodos mais longos, indo até 35 dias. Mulheres adolescentes com menarca recente podem ter ciclos de até 45 dias, uma vez que seu sistema reprodutor ainda está amadurecendo.

O mesmo prolongamento pode ocorrer com mulheres próximas da menopausa, quando já começam a haver sinais de falência dos ovários (leia: Sintomas da menopausa).

Ao contrário dos homens que produzem seus espermatozoides continuamente ao longo de toda a vida, as mulheres nascem com um número contado de óvulos. São cerca de 450.000 e eles ficam estocados nos ovários, sendo liberados, na maioria das vezes, apenas um por ciclo.

Enquanto os homens são férteis por toda a vida, as mulheres só podem engravidar entre o período de anos que compreende a menarca e a menopausa.

Sistema reprodutor feminino
Sistema reprodutor feminino

Os órgãos reprodutores das mulheres consistem em dois ovários, duas trompas, um útero e a vagina.

Para facilitar o entendimento, vamos considerar o ciclo normal aquele com 28 dias, começando e terminando sempre no primeiro dia da menstruação.

O ciclo menstrual é regido pelos hormônios TSH e LH, produzidos na hipófise, glândula localizada no cérebro, e pelos hormônios estrogênio e progesterona, produzidos pelos ovários. Todo o processo hormonal tem duas funções: provocar a ovulação e preparar o útero para receber o feto, caso óvulo seja fecundado.

Em suma, o que ocorre é o seguinte:

1. Durante os primeiros dias do ciclo, o cérebro produz o hormônio FSH que provoca o amadurecimento dos óvulos, que por sua vez, passam a produzir estrogênio.

2. Enquanto os óvulos vão ficando maduros, o estrogênio age no útero, fazendo com sua parede (endométrio) cresça e se torne um local propício para a implantação do óvulo, caso este seja fecundado.

3. Quatorze dias antes da próxima menstruação, quando pelo menos um dos óvulos já se encontra suficientemente maduro, a hipófise lança na corrente sanguínea outro hormônio, chamado LH, que dentro de 36 horas provocará a ovulação.

4. Quando a mulher ovula, lança seu óvulo em direção as trompas e o ovário começa a produzir um novo hormônio, a progesterona, que será responsável em manter o útero rico em nutrientes e circulação de sangue, à espera do feto.

5. Se o óvulo não for fecundado, ele se degenera e a concentração de todos esses hormônios começa a cair. Sem hormônios, a parede espessa do útero não tem como se manter, e ela desaba. Isto é a menstruação. Agora, um novo ciclo se reinicia.

Dia da ovulação

Nas mulheres com ciclo menstrual regular, é possível prever o período fértil, pois em 95% dos casos, a ovulação ocorre nos quatro dias anteriores ou posteriores ao ponto médio do ciclo. 30% das mulheres ovulam exatamente no meio ciclo.

Ou seja, mulheres com ciclo regular de 28 dias têm o ponto médio do ciclo com 14 dias. 30% delas irão ovular exatamente no 14º dia de ciclo. No restante, o dia da ovulação costuma ocorrer entre os dias 11 e 18 do ciclo.

Para aprender a calcular o período fértil, leia: Como calcular o período fértil.

Por quantos dias a mulher permanece fértil?

O óvulo, após a ovulação, tem uma vida útil muito curta, cerca de 12–24 horas. Por isso, se a mulher ovular hoje, o espermatozoide tem um prazo máximo de 24 horas até encontrá-lo.

Como o espermatozoide tem uma vida muito mais longa, cerca de 3 a 7 dias, as maiores chances de fecundação ocorrem quando a relação sexual acontece 24 a 48 horas antes da ovulação. O ideal é que, quando o óvulo chegue à trompa, já exista uma grande quantidade de espermatozoides à sua espera.

Levando-se em conta a vida média do óvulo e dos espermatozoides, na prática, o período fértil acaba por compreender, em média, os 5 a 6 dias antes da ovulação até o dia seguinte à mesma.

As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez.

Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes:

  • Até cinco dias antes da ovulação: 4%.
  • Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%.
  • Durante as 24 horas após a ovulação: 8 a 10%.
  • Para o restante do ciclo: 0%.

Calculadora de ovulação

Se você tem um ciclo menstrual regular, utilize a calculadora abaixo para estimar quando será (ou foi) o dia da ovulação e quais são os melhores dias para ter relação sexual de forma a aumentar a chance de gravidez.


É possível engravidar fora do período fértil?

Existem duas forma de interpretar essa pergunta. Se você considera período fértil apenas o momento em que o óvulo encontra-se viável, ou seja, dentro das 24 horas que se seguem após a ovulação, sim, é possível engravidar tendo relações fora do período fértil. Na verdade, a maioria das gravidezes ocorre quando a mulher tem relações sexuais 1 ou 2 dias antes de ovular, fora, portanto, do período fértil segundo esta interpretação.

Agora, se você considera período fértil o período de 5 ou 6 dias que antecedem a ovulação mais as 24 horas seguintes, neste caso, é impossível engravidar fora do período fértil. Para a mulher engravidar são necessários dois fatores: um óvulo viável é uma grande quantidade de espermatozoides viáveis. Se a relação sexual ocorrer mais de 24 horas depois da ovulação ou mais de 7 dias antes, não há como esses dois fatores estarem presentes o mesmo tempo.

Dicas de como engravidar

Trabalhos atuais mostram que a qualidade do sêmen é maior quando ocorre intervalo de 2 a 3 dias entre as ejaculações. Por isso, para quem deseja engravidar, indica-se o coito dia sim, dia não, ou pelo menos, a cada 2 dias.

Quando não é fácil prever o dia da ovulação, sugerimos aos casais que queiram engravidar ter relações sexuais três vezes por semana, iniciando-as logo após o fim da menstruação. Deste modo garante-se pelo menos 3 relações dentro do período fértil, com um sêmen de boa qualidade.

A posição em que se pratica o sexo e a presença ou não de orgasmo na mulher não influenciam na probabilidade de concepção. Do mesmo modo, ficar com as pernas para o alto ou qualquer outro tipo de posição ao final da relação sexual também não têm influência nenhuma. Nada indica que ocorra diminuição das chances de fecundação se a mulher retomar suas atividades logo após o fim do coito. Não é por falta de acrobacias ou devido a sua posição sexual favorita que você deixará de engravidar.

O uso de alguns lubrificantes vaginais como KY e Astroglide inibem a motilidade dos espermatozoides e podem reduzir as chances de fecundação. Para casais com dificuldade em engravidar, sugere-se evitá-los.

Para saber mais dicas sobre como aumentar as chances de engravidar, leia: Como engravidar mais rápido?

Como saber se estou ovulando?

Existem algumas maneiras de se estimar o momento da ovulação. Como já foi dito, nas mulheres com ciclo menstrual muito regular é possível prever a data da próxima menstruação, prevendo, assim, que aproximadamente 14 dias antes será o dia da ovulação. O problema é que a maioria das mulheres não possui ciclos tão regulares que permitam utilizar essa técnica tão bem.

Logo após o pico de LH que induz a ovulação, a temperatura corporal das mulheres se eleva discretamente, cerca de 0,5ºC, permanecendo assim por mais 10 dias.

Infelizmente esse método é pouco útil na prática. A medição da temperatura é um método bom para saber retrospectivamente se a mulher ovulou recentemente, mas essa subida costuma ocorrer tardiamente em relação à ovulação, não servindo para indicar o momento certo da relação sexual. Como o óvulo tem vida muito curta, quando se identifica a subida da temperatura, este praticamente já não está mais viável.

Outro modo pesquisar a ovulação é através do muco vaginal. Alguns dias antes da ovulação, o muco produzido pelo útero se altera, tornando-se mais espesso e elástico. Este muco é chamado de muco fértil, pois favorece a mobilidade dos espermatozoides em direção ao útero e às trompas.

Muitas mulheres conseguem detectar essa alteração nas características do seu muco, sendo uma indicação de que a ovulação está próxima de acontecer.

Algumas mulheres apresentam dor no momento da ovulação. A ruptura do folículo ovariano para liberar o óvulo, pode causar uma discreta irritação do peritônio, causando dor no lado onde está o ovário que ovulou. Esta síndrome é chamada de mittelschmerz, que significa dor no meio (do ciclo) em alemão.

Na prática, o modo mais simples para se identificar o período fértil é a dosagem do LH, uma vez que este se eleva 36 horas antes da ovulação. Já existem testes de urina, que podem ser adquiridos em farmácias, para detecção dos picos do LH pré-ovulatórios. É preciso salientar, porém, que existem falsos positivos.

Se você tem dificuldade em engravidar, o ideal é que este processo de acompanhamento da ovulação seja feito por um médico em uma consulta de infertilidade. Através da ultrassonografia o médico consegue visualizar diretamente os seus ovários e descobrir se há algum folículo maduro, pronto para romper-se e liberar um óvulo. O médico também pode estimular a ovulação com medicamentos, tornando o período fértil bastante previsível.

É possível engravidar durante a menstruação?

Possível é, mas é muito pouco comum. Os raros casos costumam acontecer em mulheres com ciclos ovulatórios curtos e período de menstruação longo. Na verdade, ninguém engravida durante a menstruação, o que pode acontecer é a relação sexual se dar durante a menstruação e o espermatozoide sobreviver tempo suficiente para encontrar um óvulo.

Por exemplo: imaginemos que uma mulher no 7º dia de menstruação, ou seja, 7 dias de ciclo, já com uma perda muito pequena de sangue, resolve ter relações sexuais desprotegidas, imaginando não haver perigo por ainda estar menstruada. Se esta mulher tiver ciclos ovulatórios muito curtos, ela pode ovular poucos dias após o início da menstruação. Como o espermatozoide pode sobreviver no sistema reprodutor feminino até 5 a 7 dias, existe a chance deste encontrar um óvulo e fecundá-lo. A relação sexual ocorreu durante a menstruação, mas fecundação se deu alguns dias depois.

Entretanto, ainda há outras questões que dificultam a gravidez durante a menstruação. Primeiro, o ambiente vaginal cheio de sangue menstrual é pouco amigável ao espermatozoide, diminuindo sua viabilidade. Segundo, o útero acabou de descamar, não estando pronto para receber um óvulo fecundado, diminuindo as chances de progressão da gravidez.

Portanto, quando se pergunta: é possível engravidar estando menstruada? A resposta é: sim, possível é, mas é pouco provável que uma relação sexual ocorrida durante a menstruação resulte em uma gravidez.

Se você quiser mais informações sobre o assunto: engravidar durante a menstruação, leia o seguinte artigo: É possível engravidar estando menstruada?

Se você está na dúvida quanto a possibilidade de estar grávida, leia: Posso estar grávida?

Caso você queira engravidar, mas está tendo dificuldades, temos uma gama de artigos no site que podem ajudá-la a entender melhor a sua situação. Acesse os links ao longo desta página e vá procurando pelos assuntos que mais lhe interessam.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


92 respostas para “Quando é o período fértil para engravidar?”

  1. Deide

    Para todos os casos citados no texto, sempre foram consideradas relações sexuais com ejaculação interna, doutor?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim.

  2. Taissa

    Minha última menstruação foi dia 20 de setembro
    Tive relação dia 17/09, 18/09 22/09 , 27/09 /,
    01/10 , 11/10 e meu parto ficou pra dia 26 de junho. Qual dia eu engravidei tira essa dúvida??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há como ter certeza, mas o mais provável é dia 01/10.

  3. Felipe

    Olá Dr sendo conteúdos são muito instrutivos. Minha namorada tem 44 anos com ciclos irregulares. A menstruação dela gira em torno de 60 dias. Tivemos relação com camisinha a todo momento e ejaculação fora nesse dia. Ela disse que menstruou um dia após dia 3. Nesse cenário seria possível uma gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se ela realmente menstruou depois da relação, isso significa que naquele ciclo não houve fecundação. Ou seja, ela não engravidou.

  4. Carol

    Bom dia, Dr! Gostei muito do site, muito informativo e coeso! Surgiu uma dúvida, DUM 09/02, ovulação foi provavelmente dia 22/02 (tendo um ciclo de 26 dias) de acordo com a calculadora do site. A calculadora também diz que até dia 27/02 eu poderia ter relações para engravidar. Isso é possível? Mesmo sendo 5 dias após a ovulação? Me ajuda a entender, por favor 🙏🏻

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A segunda parte da calculadora utiliza uma margem de erro, caso o ciclo em um determinado mês seja um pouco maior. No entanto, se o ciclo se mantiver regular e for novamente de 26 dias, aí o que vale é a primeria parte do resultado, onde diz: “Intervalo de dias com maior chance de concepção”. Neste caso, o resultado é de 18/02 a 23/02.

  5. Sabrina Pinheiro Ribeiro

    Como posso engravidar? Tendo dificuldade.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você já está tentando engravidar por métodos naturais sem sucesso há pelo menos 1 ano, o ideal é procurar um médico especializado em fertilidade para avaliar as opções de tratamento.

  6. Adrieli

    Olá boa noite. Gostaria muito de saber uma coisa pois esta me deixando paranoica no dia 23 de julho foi minha última menstruação e durou até o dia 27 então meu período fértil começou no dia 4 de agosto (segundo o app que uso) e foi até o dia 10. Quando foi no dia 11 tive relação sem proteção, com isso corro o risco de engravidar? (Obs não tomo anticoncepcional e não tomei a pílula)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sempre corre. Basta que nesse mês o seu ciclo tenha uma leve desregulação e sua ovulação ocorra 1 ou 2 dias depois. Por isso que a tabela não é um método contraceptivo confiável.

  7. Rosana

    Fiz sexo 1 dia antes da menstruação. Tenho possibilidade de engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pouco provável.

  8. Manuel Lucas Feca

    Como posso controlar muito bem o ciclo menstrual?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Com algum anticoncepcional hormonal.

  9. Rosimeire

    Posso engravidar na véspera da menstruação

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  10. Marlety Carlos

    Fiz sexo no primeiro Dia do periodo fertil , sera que posso engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

      1. Rayka

        Mesmo tendo tomado a pílula do dia seguinte?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Com a pílula do dia seguinte o risco reduz muito.

  11. Beatriz gebert de Aguiar

    Fiz sexo no meu período fértil quanto tempo pra saber se estou grávida.
    Estou sentindo muita dor na parte de cima da barriga,não posso me esforçar que sinto algo estranho,deitar de bruços não dá sinto uma bola na barriga e dói.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A partir do primeiro dia de atraso da menstruação, você já pode fazer o teste de gravidez.

  12. Edson

    Gostei do site.

  13. Ana

    É possível uma jovem que só tentou fazer sexo pela primeira vez engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a relação ocorreu durante o período fértil, sim.

  14. Marcela da silva de sousa

    É mais facil engravidar logo depois da mestruaçao

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, na maioria das mulheres, o período fértil ocorre somente alguns dias após o fim da menstruação.

  15. Marisa

    É muito possivel engravidar na menstruacao porque EU estou gravida e apenas fazemos sexo sem precaucao quando estava menstruada. O meu ciclo é de 28 Dias e a duracao do periodo apenas 2 a 3 Dias.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é possível engravidar estando menstruada, mas para isso acontecer, o seu ciclo naquele mês não deve ter sido de 28 dias. Ele precisa ser mais curto para a ovulação ocorra quando os espermatozoides daquela relação ainda estão viáveis.

  16. Maria

    Boa noite Dr. Sou laqueada a 7 anos, posso engrávidar ainda? Tenho 38 anos e tenho vontade de ter mais um filho, já pensei até em reverter a laqueadura, mais nem sei se o sus faz isso… pode me esclarecer por favor? Obg.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a reversão da laqueação não for possível, a única chance de você engravidar é através da fertilização invitro.

      1. Vanessa

        Quem é laqueada fazendo a massagem da fertilidade com oleo de ricino ajuda a se reconstruir as trompas de volta?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Não.

      2. Sandrinha

        Quando uma mulher operada pode engravidar

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Depende de qual foi a operação.

  17. Layella Collat

    Transei sem camisinha no segundo dia da minha menstruaçao.Posso estar gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é impossível, mas é pouco provável.

  18. kele cristina

    Tem cono esta gravida e estando mestruando todos os meses

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, menstruação e gravidez são eventos incompatíveis.

  19. Lucas Lucatto

    Minha namorada esta no periodo fertil alto dela, e mesmo assim tivemos relaçao sexual, mais depois ela tomou a pílula do dia seguinte, ela pode engravidar ???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, a pílula do dia seguinte não é 100% eficaz.

  20. Luziane Valdeci

    Boa noite Dr., li um comentário em que a menina diz que retirou uma trompa e vem tenta há 5 meses e nada.Não entendi, cada mês o óvulo vem de uma lado, ou pode repetir do mesmo lado várias vezes.estou ansiosa, pois venho de 2 anembrionárias , um aborto de 1º trimestre, uma tubária.Constatdo a incompatibilidade, acabei de terminar o tratamento da vacina de linfócito e estou liberada para engravidar, acho que estou no pe´riodo fértil, ah minha trompa que restou foi a esquerda e está pervia.Um abraço, agradeço sua atenção.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É aleatório. Não existe um ordem previsível de qual ovário irá ovular a cada mês.

  21. Leandro

    Dr. Pedro por favor tenho umas duvidas, minha esposa ficou sem menstruar do mês de abril até final de maio, ou seja 2 meses sem menstruação, nesse periodo ela teve varios sintomas, aumento e sensibilidade dos seios, inchaço abdominal, cólicas leves, ganhou peso, dor lombar e leve corrimento/sangramento vaginal, quase todos os sintomas de uma gravides que eu vi em outro tópico”
    20 PRIMEIROS SINTOMAS DE GRAVIDEZ”, todos nós achavamos que ela estava grávida, no entanto no final do mês de maio fizemos 2 testes de farmacia e os 2 deram negativos, e agora no começo de junho ela teve menstruação, é possivél os 2 testes terem dado resultados falsos, ou ela pode ter tido um aborto espontaneo ou gravides psicológica, por favor espero sua resposta e desde já agradeço a atenção, o Sr. faz um excelente trabalho.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O mais provável é que ela não tenha engravidado em momento algum.

  22. Natalia

    Bom tive uma gravidez ectópica tive que retirar uma das trompas e desde a cirurgia não consigo engravidar já faz 1 ano que retirei a trompa e 5 meses que tento engravidar , a minha dúvida é o ovulo vai pra uma das trompas no meu caso que hoje só tenho uma trompa o ovulo vai todo o mês pra essa trompa , pois quero muito ter um bebe mas não consigo .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só há chance de engravidar quando o ovário que tem trompa libera o óvulo.

  23. Renata

    Olá …quero engravidar e parei de tomar anticoncepcional em Abril , já tenho chances de engravidar, ou é verdade que quem toma muito tempo anticoncepcional demora mais ?
    Tomava YAS …

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A maioria das mulheres volta a ovular normalmente nos primeiros 3 meses após a suspensão da pílula. Tem muita mulher que já consegue engravidar no mês seguinte.

  24. ze

    Dr Pedro se a menstruação da mulher começar no dia 28 de cada mês quando começa o período fértil, e quando é que podem o casal fazer relações sexuais para poder engravidar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ze, esse texto aqui explica com detalhes como calcular o período fértil: https://www.mdsaude.com/ginecologia/calcular-periodo-fertil/

  25. Tayna

    Olá Doutor Pedro Estou querendo engravida e tenho anemia falciforme posso ter dificuldade para engravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  26. Melyssa

    Doutor Pedro, existiria alguma relação direta entre “tipo de fluxo menstrual” e “qualidade do endometrio”? Ex.: fluxo menor, sangue escuro, de curta duração = endometrio não atingiu a espessura propícia para uma possível nidacao.
    Obrigada .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  27. Simone Queiroz

    Olá Dr. transei 15 dias antes te menstruar, no caso dia 22 de Nov. e minha menstruação veio normal dia 6 de Dez, mas no mês seguinte ñ veio mas mas mantive relações normal com meu marido. Posso ter engravidado antes ou depois que menstruei??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você menstruou em Dezembro é porque não engravidou em Novembro. É impossível engravidar antes de ter menstruado. A menstruação só ocorre quando a mulher não engravida.

  28. michele

    Outra coisa Dr esses chás que falam UXI AMARELO E UNHA DE GATO! é verdade que tem a função de ajudar a engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  29. moninha

    resposta a todas as perguntas: vá á um ginecologista :)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É o mais sensato a fazer.

  30. Jon

    Bom dia! Tive relações com minha namorada sem preservativo por menos de cinco minutos e sem ejacular dia 22/09. Depois coloquei a camisinha e continuamos. A última menstruação dela foi dia 13/09. Dessa forma, esse mês ainda não desceu. Fizemos teste de farmácia no dia 15/10 dando negativo.Existe grandes possibilidades de gravidez?
    Obs.: Ela possui ovário policístico.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Existir, até existe, mas sem ejaculação é pouco provável.

  31. Ivanete

    Olá tive relações faltando 3 dias para eu menstruar, de qualquer maneira, 3 horas após o ato sexual tomei a pilula do dia seguinte, 3 dias apos comecei a menstruar, primeiro começou a vir bem pouquinho e escura, depois de uns 2 dias a cor já estava normal e o fluxo também. Será que engravidei?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não me parece.

  32. Clarice

    Olá, eu gostei muito do site estão de parabéns.
    Mais tenho uma grande duvida, ontem eu transei com o meu namorado sem camisinha e hj pela manha minha menstruação desceu, meio fraca esta vindo de pouquinho em pouquinho. Queria saber se corro o risco de estar gravida? e se é normal… obrigada

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Se você menstruou hoje, não há risco de ter engravidado na relação de ontem.

  33. Cristiane

    Olá, me chamo Cristiane, gostaria de saber sobre o muco… eu senti meu muco no dia 13 e 14 tive relacoes no dia 13 e 14 so q hoje nao sinto mais o meu muco, gostaria de saber se e
    u ja engravidei?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Impossível saber desta forma. Tem que fazer o exame do BhCG pra saber.

  34. clau

    ola doutor estou tomado anticoncepcional ha 6 anos e agora quero engravidar gostaria de saber qual é a melhor idade pra engraviadar estou 25 anos.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Abaixo dos 30 anos é sempre melhor. Mas na nossa sociedade, nem todas as mulheres estão preparadas profissionalmente e financeiramente para terem filhos antes desta idade.

  35. pricila

    boa noite gostaria de saber se depois de dez anos tomando comprimido tenho chance de em gravidar depois da mestruacao nao tomei meu remedio e tive relacao com meu marido.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Que comprimido que você está falando? É o anticoncepcional? Se sim, a tendência é você voltar a ovular dentro de 3 meses. O uso prolongado da pílula não faz ninguém ficar infértil.

  36. daniela

    ola dr é o seguinte eu não tomei a pilula este mês a minha menstruação veio no dia 24 de junho tive relações desprotegidas sempre há probabilidade de eu estar gravida?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sim, com certeza.

      1. vanessa

        Dr. Eu uso pílula a 3 anos se eu para de usau por dois meses eu engravido

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          É possível.

  37. juliana

    Ola..boa tarde.minha menstruacao veio no dia 27/06/13 sendo no dia eu calculei o dia q era meu perido fertil q e no dia 06/06/1 a 12/06/13 mais no dia da ovulacao q era no dia 10/06/13 meu marido gozou dentro de mi eu posso estar gravida???

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Claro que pode.

  38. jaqueline

    Estou tentando engravida a 1ano e nao consigo qual e o medodo mais facil me ajuda

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Quando se tenta engravidar por mais de um ano sem sucesso, isso pode indicar infertilidade. O ideal é procurar um médico especializado em fertilidade para ver se há algum problema por trás.

  39. Thamires

    Transei sem camisinha no ultimo dia da menstruação, meu namorado ejaculou dentro da minha vagina. Mesmo que seja pouco provável engravidar, tomei a pilula do dia seguinte. As chances de engravidar reduziu ainda mais? Com a pilula devo menstruar em pouco tempo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim e sim

  40. Catarina

    Se tivermos com o muco vaginal podemos engravidar? Ou não?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Muco vaginal toda mulher tem. O que ocorre, conforme explicado no texto, é uma mudança nas características do muco no período fértil.

  41. marcelo

    gostaria onde agente v as respostas das peguntas q sao feitas aqui

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Leia as regras do site, por favor.

  42. Bruna

    Eu sou virgem, e masturbei um “amigo” e ele enjaculou na minha mão, e assim q cheguei em casa lavei a mão, e no dia seguinte antes de tomar banho lavei novamente, e tomei banho.. Isso no dia 22 de março, e vem sempre p mim dia 29/30. E já é 03/04 e ainda não veio p mim, estou preocupada, posso estar gravida ?? ): me ajudem pfvr.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Deste modo que você conta não há risco.