Pancreatite: o que é, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 87 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 5 minutos

O que é a pancreatite?

Pancreatite é o termo usado para descrever a inflamação do pâncreas, órgão localizado no abdômen e que faz parte dos sistemas endócrino e gastrointestinal.

Quando a inflamação do pâncreas ocorre de modo súbito, ou seja, agudamente, estamos diante de uma pancreatite aguda. Quando a inflamação é recorrente e há sinais de lesão persistente do pâncreas, chamamos de pancreatite crônica.

Quais são as funções do pâncreas?

O pâncreas é uma grande glândula de formato achatado, com mais ou menos 20 cm de comprimento, localizado no abdômen, logo atrás do estômago. Apresenta íntima ligação com as vias biliares e o com duodeno (parte inicial do intestino delgado).

O pâncreas possui duas funções básicas: participa do processo de digestão de alimentos e produz hormônios importantes no controle da glicemia (taxa de glicose do sangue), como a insulina e o glucagon.

O órgão produz enzimas que auxiliam no processo da digestão de proteínas, gorduras e carboidratos. Essas enzimas digestivas, diluídas em uma solução chamada de suco pancreático, são lançadas diretamente no duodeno onde encontrarão os alimentos recém-saídos do estômago. O suco pancreático também é rico em bicarbonato, que serve para neutralizar a acidez dos alimentos vindos do estômago, que possuem um pH muito baixo.

Anatomia do pâncreas
Anatomia do pâncreas

Do mesmo modo que a alimentação estimula a produção do suco pancreático para auxiliar na digestão dos nutrientes, ela também induz a produção de hormônios, que são lançados na corrente sanguínea. Os dois principais hormônios sintetizados pelo pâncreas são a insulina e glucagon, produzidos por um grupo de células chamado de ilhotas de Langerhans.

A insulina é o hormônio que permite que as células captem a glicose do sangue e a use como fonte de energia. O principal estímulo para a produção de insulina é o aumento dos níveis sanguíneos de glicose que ocorre geralmente após as refeições. Quando a glicose do sangue se eleva, a insulina produzida no pâncreas é liberada para a corrente sanguínea, permitindo que as células consigam captar a glicose que está chegando, vinda dos alimentos.

Se por algum motivo não houver insulina, não há como as células consumirem a glicose presente no sangue, permanecendo, assim, a taxa sanguínea de glicose constantemente elevada. Este processo dá origem à famosa diabetes mellitus (leia: O que é diabetes?).

O glucagon é um hormônio antagonista da insulina, ou seja, faz a função inversa. Quando os níveis de glicose estão muitos baixos, o pâncreas impede a liberação de insulina e estimula a produção de glucagon, que além de impedir a captação da glicose pelas células, age no fígado, estimulando a produção de glicose pelo mesmo.

Quando os níveis de glicose voltam a subir, os níveis de glucagon começam a cair e os de insulina voltam a subir novamente. Deste modo, o pâncreas consegue manter nossa taxa glicemia sempre na faixa entre 60 mg/dl a 140 mg/dl, mesmo após as refeições.

Pancreatite aguda

As enzimas digestivas produzidas no pâncreas só se tornam ativas após chegarem ao duodeno. A pancreatite ocorre quando, por algum motivo, essas enzimas se ativam quando ainda estão dentro do pâncreas, fazendo com que o mesmo comece a ser digerido.

Causas da pancreatite aguda

Em mais de 75% dos casos, a pancreatite aguda ocorre por abuso de bebidas alcoólicas (leia: Efeitos do álcool e do alcoolismo) ou por uma pedra da vesícula, que fica presa na saída do ducto pancreático, impedindo a drenagem das enzimas para o duodeno (leia: Pedra na vesícula e colecistite).

Outras causas menos comuns de pancreatite aguda incluem:

  • Hipertrigliceridemia: a pancreatite pode ocorrer quando os níveis de triglicerídeos ficam muito elevados, ultrapassando a barreira dos 1000 mg/dl (leia: O que são os triglicerídeos?).
  • Hipercalcemia: níveis elevados de cálcio sanguíneo também podem causar pancreatite aguda. .
  • Drogas: alguns medicamentos, como azatioprina, corticoides, pentamidina, metronidazol, clomifeno, pravastatina, ácido valproico, omeprazol, losartan, tamoxifeno, isoniazida, furosemida e enalapril já foram descritos como causas de pancreatite. Também é bem conhecida a relação entre consumo de cocaína ou maconha com a ocorrência de pancreatite aguda.
  • HIV (leia: Sintomas do HIV e AIDS (SIDA)) e outras infecções como citomegalovirose, caxumba, salmonelose, amebíase, toxoplasmose, etc., também podem atacar o pâncreas.
  • Traumas abdominais.
  • Malformações do pâncreas.
  • Fibrose cística.
  • Lúpus eritematoso sistêmico (leia: Lúpus eritematoso sistêmico).
  • Idiopático: em alguns casos não se consegue identificar nenhum fator para a pancreatite.

Sintomas da pancreatite aguda

O sintoma universal da pancreatite aguda é a dor abdominal. A dor costuma se localizar difusamente na parte superior do abdômen, podendo irradiar para as costas. Normalmente é uma dor desencadeada e agravada pela alimentação. Ao contrário da cólica biliar que também costuma surgir após alimentação e dura de 6 a 8 horas, a dor da pancreatite aguda pode durar vários dias (leia: Dor na barriga – Principais causas). Outra característica da dor da pancreatite aguda é o alívio parcial quando o paciente curva-se para frente.

A dor costuma vir acompanhada de náuseas e vômitos em 90% dos casos e pode ser tão intensa que o paciente rapidamente procura atendimento médico. Porém, existem casos de pancreatite aguda com dor não tão intensa, o que muitas vezes dificulta o diagnóstico, pois o paciente demora a procurar ajuda médica.

A pancreatite aguda alcoólica é mais comum nos indivíduos que bebem cronicamente e costuma surgir dentro de 24 e 72 horas após um episódio de consumo excessivo de álcool.

A pancreatite aguda em mais de 80% dos casos se cura com o tempo e com apoio médico. Em certos pacientes, entretanto, ela pode se transformar em uma emergência médica. Em alguns casos mais graves, a inflamação pode ser tão intensa que se espalha por todo o organismo, levando o paciente a um quadro de choque circulatório e falência múltipla dos órgãos.

Diagnóstico da pancreatite aguda

O diagnóstico da pancreatite costuma ser feito com a dosagem sanguínea de duas enzimas pancreáticas que se encontram muito elevadas nos casos de inflamação do pâncreas: amilase e lipase.

A tomografia computadorizada (TC) é um exame complementar importante, não só para ajudar no diagnóstico dos casos duvidosos, mas também para avaliar a presença de complicações, como necrose e abscessos no pâncreas. Através dos achados na TC gradua-se alfabeticamente a gravidade da pancreatite de A a E, sendo A o quadro mais leve e E um quadro grave com sinais de complicações.

A ressonância magnética nuclear (RMN) pode ser usada no lugar da TC (leia: Ressonância magnética – Riscos, Contraindicações e Vantagens). A ultrassonografia é muito inferior a TC e a RNM para avaliar problemas no pâncreas.

Tratamento da pancreatite aguda

Em geral, todo paciente com pancreatite aguda deve permanecer internado. Se o caso for leve a moderado, a resolução é espontânea. Administram-se soros e controla-se a dor.

Neste período inicial, o paciente deve se manter em jejum total por no mínimo 3 a 7 dias, uma vez que a alimentação estimula a produção das enzimas pancreáticas que acabam por lesar ainda mais o pâncreas.

Para o paciente não desnutrir, faz-se necessária a alimentação enteral. Para tal, introduzimos uma sonda até o intestino delgado, fazendo com que a comida só chegue aos intestinos após o duodeno, não havendo assim estímulo à produção de enzimas pancreáticas. Se mesmo com a nutrição enteral o paciente apresentar sinais de atividade da pancreatite, a solução é a alimentação parenteral, administrada pelas veias.

Conforme o pâncreas vai se regenerando, a alimentação por via oral pode ser reintroduzida lentamente.

Se a causa da pancreatite aguda for obstrução por cálculos biliares, os mesmos devem ser retirados por via cirúrgica ou endoscópica. Como a recorrência da pancreatite aguda por cálculos biliares chega a 50%, o mais indicado é a remoção da vesícula, o que torna a formação de novos cálculos um evento incomum.

Em casos mais graves, com infecção e/ou necrose extensa do pâncreas, antibióticos e cirurgia para retirada do tecido morto podem ser necessários. Como já citado anteriormente, às vezes, o quadro é tão intenso que o doente desenvolve choque circulatório, complicações renais e pulmonares, necessitando ficar internado em uma UTI (leia: Entenda o que acontece com os pacientes na UTI).

Pancreatite crônica

Se o quadro de pancreatite aguda for muito extenso ou se o paciente apresenta repetidos episódios de pancreatite aguda, esta inflamação intensa e repetida pode causar lesão irreversível do tecido pancreático, levando ao que chamamos de pancreatite crônica.

A principal causa de pancreatite crônica é o consumo exagerado e prolongado de álcool. Porém, qualquer situação que imponha quadros repetidos de pancreatite aguda pode levar à lesão permanente do pâncreas.

Sintomas da pancreatite crônica

Assim como na pancreatite aguda, o principal sintoma da pancreatite crônica é a dor abdominal. Todavia, na doença crônica a dor é recorrente e não desaparece após alguns dias. O paciente costuma estar muito emagrecido, pois se alimenta mal, já que o ato de comer exacerba a dor. A dor costuma surgir após as refeições e dura em média 30 minutos.

A dor na pancreatite crônica costuma ser menos intensa que na pancreatite aguda e até 20% dos pacientes referem sentir pouca ou nenhuma dor. Porém, é possível haver períodos de agudização da pancreatite crônica, principalmente se o paciente continuar a beber. O paciente pode conviver mais ou menos bem com a sua pancreatite crônica, mas quando bebe, apresenta crises semelhantes as da pancreatite aguda.

Conforme a doença progride, como há lesão permanente do tecido do pâncreas, este começa a diminuir progressivamente a sua capacidade de produzir as enzimas responsáveis pela digestão dos alimentos. Com isso, mesmo que a dor não impeça a alimentação, o paciente não consegue digerir o alimento para poder absorvê-lo, acabando por emagrecer do mesmo modo.

Quando mais de 90% do tecido pancreático encontra-se lesionado, o paciente perde completamente a capacidade de absorver as gorduras da dieta, surgindo um quadro de diarreia gordurosa, chamado de esteatorreia. A esteatorreia é caracterizada por fezes misturadas com gotas de gordura.

Seguindo o mesmo raciocínio, o pâncreas também torna-se incapaz de produzir insulina e glucagon, levando o paciente a um quadro de diabetes mellitus (leia: Sintomas do diabetes).

Outras complicações da pancreatite crônica incluem a formação de cistos ao redor do pâncreas, obstrução das vias biliares e ascite (leia: O que é ascite?).

Pacientes portadores de pancreatite crônica apresentam maior risco de desenvolverem câncer do pâncreas.

Tratamento da pancreatite crônica

O tratamento da pancreatite crônica visa o controle da dor e dos sintomas da falência pancreática. É imperativo suspender o consumo de álcool. A dieta deve ser controlada, evitando alimentos gordurosos, que são os que mais estimulam o aparecimento da dor.

Pacientes com síndrome de má absorção precisam tomar suplementos com enzimas pancreáticas. Doentes com diabetes precisam de insulina.

Em casos onde a dor não consegue ser aliviada com drogas, a cirurgia do pâncreas pode ser necessária. Em geral, não há cura para a pancreatite crônica. Como já referido, o tratamento visa dar qualidade de vida ao paciente.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


87 respostas para “Pancreatite: o que é, sintomas e tratamento”

  1. Silvanagluz

    Drº meu esposo teve pancreatite aguda e uma parte do pancreas foi retirado devido a necrose, isso aconteceu a 04 anos e hj ele tem sintomas fortes de hipoglicemia, chegando muitas vezes ao nivel de 59, o endocrino receitou cloridrato de metformina mas não resolveu pois continua baixa, este medicamento é para aumentar o baixar o nivel da glicose?
    Muito grata silvana

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O cloridrato de metformina é um medicamento comumente usado para tratar diabetes tipo 2 e trabalha para baixar os níveis de glicose no sangue. No caso descrito, onde o paciente sofre de hipoglicemia, o uso de metformina parece-me contra-intuitivo. Geralmente, a metformina não é indicada para tratar a hipoglicemia, mas sim para controlar a hiperglicemia. Precisaria de mais dados sobre o caso para entender melhor essa conduta do endocrinologista.

  2. Luiz Silva

    O uso de cocaína pode causar pancreatite ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  3. Anabela Gonçalves

    Bom dia Dr. Pedro:
    Sou mãe de uma criança 6 anos com doença cronica complexa e que faz nutrição parentérica. Necessitava de uma consulta relativa as panqueatrites pelo que pergunto se da consultas em Lisboa.
    Grata
    Anabela Goncalves

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Oi, Anabela, eu sou Nefrologista. Você precisa de um gastroenterologista.

  4. Jaqueline Andrade Garcia

    DOUTOR estou sentindo uma dor do lado esquerdo embaixo da costela, pode ser pancreatite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É muito pouca informação. É preciso mais dados para se pensar em pancreatite.

  5. Norma Brunner Leite do Amaral

    Doutor, meu filho teve pancreatite na infancia decorrente da caxumba.Quais são as consequência para vida adulta (30 anos ) e asmático e usuario do aerolim a vida toda?
    Desde já agradeço.

    Atenciosamente.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em principio, se ele se curou da pancreatite, não terá maiores problemas.

  6. Patricia Santos

    Minha mãe está com 50% do pâncreas necrosado ela corre algun risco de vida ela está internado a 13 dia com pancreatite

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Difícil dizer isso à distância. Mas é uma situação que inspira cuidados.

  7. vitoria

    Esto com todos os sintomas da Aguda, fui no hospital público e o médico disse que pode ser o estômago e me receitou Omeprazol, será que devo procurar outro médico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você não ficou seguro, não se perde nada em pedir uma segunda opinião.

  8. ALBERTO

    sinvastatina pode causar pancreatite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas é raro.

  9. Marryany Marry

    estou sentindo dores forte que comeca na frente da barriga e vai para as costa e com a sensacao de um bolo depois irradia para toda lateral esquerda e doi latejando pode ser pacreatite .no passado tive um problema nos rins gravissimo que quase deu obito

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Independente de poder ser ou não pancreatite, é uma dor que deveria ser avaliada por um médico.

  10. Elda

    Depois que foi extraído a minha vesícula fiquei com o intestino preguiçoso e ressecado, isso tem a ver com a retirada da vesícula?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é o habitual.

  11. Rodrigo Feitosa

    O fato de não ter mais a vesícula (tenho diarreias constantes e agora dores fortes acima da costela no lado esquerdo que se estende até as costas), pode ocasionar um tipo e pancreatite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. Na verdade, não ter a vesícula até diminui o risco de pancreatite.

  12. Paula

    Meu marido tem triglicerídeos altíssimo e o Ácido úrico, ele pode ter problemas no pâncreas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Triglicerídeos acima de 1000 podem causar problemas no pâncreas.

  13. Maria Lima

    A amilase elevada pode ser encontradas em outras doenças que não as do pâncreas? Quais?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A amilase é encontrada em grandes quantidades no pâncreas e na saliva. Porém, ela existe em pequenas quantidades em várias partes do corpo. Por isso, dezenas de doenças podem causar elevação da mesma (nunca em valores tão altos quanto na pancreatite ou nas lesões das glândulas salivares). Apendicite, colecistite, infarto, HIV, traumas, gravidez ectópica, alcoolismo, insuficiência renal são apenas alguns exemplos.

  14. Suzi Barros

    O fato de ocorrer esteatorreia, indica necessariamente o comprometimento de mais de 90 por cento do pâncreas? Mesmo que tenha o corrido apenas um vez e com ausência total de dor?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Há várias outras causas para esteatorreia. Se foi somente uma única vez, é pouco provável que seja do pâncreas.

  15. Liliane Balonecker

    Doutor, minha mãe teve uma pancreatite recentemente (22/12), ela ficou internada e teve alta ontem, só que está com muita confusão mental e muita dificuldade na fala, além de não conseguir dormir mesmo tomando medicamentos fortes para dormir. Fica com essas sequelas mesmo??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Somente pela pancreatite não faz sentido ela ter ficado com alterações neurológicas. Algo a mais deve ter ocorrido durante a internação.

  16. Adriana Tomas Santana

    ola si eu tomo subutramina 15 mg pode ser a causa da minha pancreatite???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Poder, pode. A questão é saber se é. É preciso descartar outras causas antes de culpar a sibutramina.

  17. Maxshop Arcos

    A Finasterida 1mg tomada por apenas 15 dias pode ser denominada causa de uma pancreatite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A finasterida é considerada uma droga com baixo risco de causar pancreatite. Outras causas devem ser consideradas antes de culpar a finasterida.

      1. Maxshop Arcos

        É porque não tomo bebida alcolica, nem tenho pedra na vesicula (US), e tive um almento da taxa de leucócitos em Março (22.500) e depois de um mês tive a pancreatite… será que pode ser por algum virus ou bacteria?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Pode.

        2. Maxshop Arcos

          E como é possivel se ter um diagnostico de pancreatite causada por virus? Existe algum exame ou coisa assim? Já que minha Ressonancia não mostrou nada..

        3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Geralmente é assim, você tem um quadro viral já diagnosticado, tipo caxumba, catapora, etc. e durante a evolução da doença você desenvolve uma pancreatite.

        4. Maxshop Arcos

          Doutor Pedro, o senhor disse que não se tem uma pancreatite isolada sem outras pistas, o que poderiam ser essas “outras pistas”?

        5. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Sintomas que indiquem uma origem viral.

        6. Maxshop Arcos

          E como é possivel o médico detectar que a causa seria uma bacteria ou virus?

        7. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Pela história clínica e pelos sintomas. Geralmente a pancreatite surge em decorrência de uma infecção, como caxumba, varicela, HIV, etc. Na maioria dos casos causados por infecção, o paciente não tem só uma pancreatite isolada sem outras pistas.

  18. Luís Fernando

    As Enzimas pancreáticas que devem ser tomadas oralmente quando o paciente apresenta emagrecimento constante, esse medicamento apresenta algum efeito colateral perigoso a saúde?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

      1. Luís Fernando

        Acho que vou ter que tomar pois estou emagrecendo muito e inclusive perdendo massa muscular magra… é uma pena não termos um Médico tão gabaritado e de conhecimento tão estendido como o senhor aqui no Brasil, sorte de Portugal…

  19. Luís Fernando

    Dr. um paciente que tem PC, no caso de ter um filho(a), esse filho terá maior probabilidade de ter uma Pancreatite de causa hereditária? Grato.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depende da causa da pancreatite do pai. Se for de origem alcoólica, por exemplo, só haverá risco se o filho também abusar do álcool.

      1. Luís Fernando

        È uma Pancreatite Edematosa, segundo o médico, mas é recorrente… tenho uma lipase normal e amilase pouco alterada… mas a causa não foi descoberta, pois não faço uso de bebida alcolica… teria algum problema assim sendo? Grato.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Sem saber a causa, é difícil avaliar se há risco de hereditariedade.

  20. Everaldo

    Tenho uma inflamação no pâncreas, leve, fiz uma RM que tambem não mostra nenhuma alteração fisionômica no orgão, o meu gastro disse para eu não me preocupar, pois é um caso leve e moderado, que está bem estudado. Mas já tem 2 anos que sinto esses sistomas, há casos de PC que o paciente não tem risco de vida?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sim, se a pancreatite for leve.

  21. Luis

    Doutor, uma PC de causa idiopática que nao é mostrada num TC por exemplo tende a ser mais leve do que a alcolica por exemplo?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não necessariamente. Mas uma pancreatite com tomografia normal costuma ser leve.

  22. Antonio Eustaquio

    Doutor Pedro, o que determina a gravidade de uma Pancreatite , os valores da Amilase e Lipase mostrados nos exames ou a imagem que se obtem do Pâncreas numa TC por exemplo?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      A gravidade é avaliada pelos exames laboratoriais (não só lipase e amilase) + estado clínico + imagens na tomografia.

  23. Luis

    Doutor, uma pergunta muito importante, quando o senhor diz que a Esteatorréia está presente quando ja houve destruição de grande parte do Pancreas, esta destruição do orgão é mostrada na TC ou RM? Grato.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sim.

      1. Luis

        Pois no meu caso, há Esteatorréia, em torno de 10% de gordura fecal, mas a TC e a RM mostram um Pâncreas normal, devo procurar outra causa?

        1. Avatar de Pedro Pinheiro
          Pedro Pinheiro

          Acho que sim, pois a esteatorreia só ocorre em casos avançados de pancreatite crônica.

        2. Luis

          Certo, pois a esteatorréia foi um dos primeiros sintomas que senti, junto com o emagrecimento, mas hoje após um ano ja fiz TC, RM e Colangiorressonancia, e nunca foi mostrada nenhuma anormalidade no pancreas, apenas um calculo e um cisto I Boniak no rim. Grato pela ajuda.

  24. Luis Fernando

    Doutor, se tenho uma PA ou PC, mas esta não é mostrada numa TC e RM, logo essa é pode ser uma pancreatite leve?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Pode.

  25. Luis Fernando

    Doutor, quando de faz um exame de sangue para medir a Amilase e Lipase, o ideal é fazer este exame em jejum ou pode ser feito apos ter se alimentado?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não é preciso jejum.

      1. Luis Fernando

        Doutor, eu sempre fiz os exames de Amilase e Lipase em jejum de 10 hrs, essa opção de ter feito em jejum pode resultar em alteração dos mesmos?

        1. Avatar de Pedro Pinheiro
          Pedro Pinheiro

          Não muda de forma relevante.

  26. Jairo

    Doutor, meus exames de amilase sempre estão alterados em torno de 30% a mais do limite e a lipase sempre normal, já a TC, a RM e a Colangiorressonancia sempre não mostram nada além de um calculo nos rins, o senhor não pode dar um diagnostico aqui, mas isso é normal na Pancreatite?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Existem dezenas de outras causas para amilase elevada além da pancreatite. Quando a lipase encontra-se normal e o paciente não tem sintomas de pancreatite, em geral, a amilase elevada tem outra causa que não pâncreas. Pergunte ao seu médico sobre macroamilasemia.

  27. Jairo

    Fiz uma TC e uma RM, nelas não foi constatado dano nenhum ao pancreas, esta intacto. É normal isso na Pancreatite?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não, no mínimo inchado e com sinais de inflamação seria o esperado.

  28. Luis Fernando

    Doutor, primeiramente parabens pelo site, o senhor é muito simples e objetivo nas respostas, muito obrigado mesmo.
    Minha dúvida é, os sintomas da PC são mais ou menos parecidos com os de quem tem Giardiase Cronica? Esteatorreia, Emagrecimento, etc.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Os sintomas da pancreatite são mais graves. A dor abdominal após alimentação é bem mais intensa na pancreatite. O paciente com PC costuma já ter tido crises de pancreatite aguda, por isso, é pouco provável haver confusão, pois o diagnóstico de ambas as doenças é bem simples de ser feito.

  29. Luis Fernando

    Uma pessoa que tem PC pré-diagnosticada atraves de Exames de sangue com enzimas pancraticas alteradas, mas que a Tomografia Computadorizada não apresentou sinais de danos ao pancreas, isso seria possivel?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não é comum a tomografia ser completamente normal na pancreatite crônica, mas é possível. A ressonância magnética costuma ser mais sensível para detectar alterações na pancreatite crônica.

  30. Luis Fernando

    Doutor, o transplante de pâncreas não resolveria o problema de uma pessoa com PC?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      É uma opção nos casos graves, que não respondem ao tratamento clínico.

  31. Luis Fernando

    Doutor, é possivel uma pessoa ter PC e mesmo assim ter uma vida normal, ou ela já está automaticamente no tempo de sobrevida?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Depende da gravidade da pancreatite. Casos leves podem até ser revertidos.

  32. Luis Fernando

    Doutor, fui diagnosticado com pancreatite cronica pelo meu gastroenterologista ontem, qual a sobrevida do paciente na pancreatite cronica para quem nao faz uso de bebida alcolica?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Depende da gravidade da pancreatite e do quanto de função o pâncreas ainda apresenta intacto.

  33. Lilian Demite

    Infelizmente, meu pai faleceu tendo pancreatite cronica, as chances de um paciente sair com vida em um caso como esse é quanto?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Depende da gravidade da pancreatite. Há pancreatite leves, que não põem a vida do paciente em risco, e há pancreatites muitos graves, que levam ao choque circulatório.

  34. profissional da saúde

    este site é excelente linguagem clara e objetiva fornece o entendimento necessário na medida certa desde o leigo ate o profissional da saúde parabéns.

  35. Joice Amanda

    olá doutor meu marido teve agora Pancreatite aguda leve, e gostaria de saber como ele deve se cuidar em casa Agora? e o período que dura as crises como essa que ele teve.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Seria uma irresponsabilidade minha dar esse tipo de orientação à distância e sem conhecer o paciente. O médico que o diagnosticou é quem deve orientá-lo.

  36. Adao pereira

    Nunca tinha me acontecido de sair óleo, porém estou com fezes “moles” a meses tenho bebido umas 4 vezes por semana, no mínimo 3 vezes com intensidade, vou parar com os destilados e esperar um pouco para ver se melhora.. o que pode ser??  

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser lesão do pâncreas pelo álcool.