TÉTANO – Causas, Sintomas e Vacina

O tétano é uma doença grave, com elevada taxa de mortalidade, mas que pode ser facilmente prevenida através da vacinação.

Vacina do tétano

O tétano é uma doença infecciosa, causada pelas toxinas de uma bactéria chamada Clostridium tetani, que ataca o sistema nervoso central, provocando violentos espasmos musculares.

O tétano é uma doença com elevada mortalidade, mas que pode ser facilmente prevenida através da vacinação. Pessoas com a vacinação em dia não correm risco de contraírem esta doença.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Neste texto vamos explicar o que é o tétano, quais são as suas causas, que tipos de feridas são perigosas e quais são os seus sintomas e tratamentos. Vamos falar também sobre as indicações da vacina contra o tétano, esclarecendo o tempo de intervalo seguro para o cada reforço.

O que é o tétano

O tétano é uma doença grave, com mortalidade próxima aos 40%, causada pela contaminação de feridas pela bactéria Clostridium tetani, que vive habitualmente no solo, objetos ao ar livre, plantas e nas fezes de mamíferos. O Clostridium tetani é uma bactéria extremamente resistente, podendo hibernar e sobreviver em forma de esporos por anos ao ar livre, independente da temperatura e da umidade. O Clostridium tetani é capaz de resistir até a alguns desinfetantes.

Toda vez que sofremos um corte, expomos nossos tecidos internos para bactérias da pele e do meio ambiente. Se o corte for causado por um objeto contaminado pelo Clostridium tetani, esta bactéria conseguem se reativar e voltar a se reproduzir dentro da camada interior da pele. A bactéria é mais ativa em locais de pouco oxigênio, por isso, quanto mais profundo for o corte, maior é o risco de desenvolver tétano. Uma vez ativa, a bactéria passa a produzir uma neurotoxina chamada tetanospasmina, que é responsável pelos sintomas neurológicos que descreveremos mais à frente.

Desde a década de 1940, com o advento da vacina, o tétano tem se tornado cada vez menos comum. Infelizmente, nos países subdesenvolvidos, principalmente na África, a doença ainda ocorre com bastante frequência. No mundo inteiro acontecem cerca de um milhão de casos de tétano por ano.

Prego enferrujado transmite tétano? Como se pega tétano?

A relação entre metais enferrujados e o tétano é muito difundida na população, porém, não é de toda real. O fato de um ferro ou prego estarem enferrujados em nada muda o risco dos mesmos estarem contaminados pela bactéria Clostridium tetani. O problema é a perfuração, já que um prego infectado pelo Clostridium tetani consegue inocular as bactérias mais profundamente. E como já referido, quanto mais profundo na pele, menor é a quantidade de oxigênio presente. Portanto, ferir-se com um prego no solo, esteja ele enferrujado ou não, oferece um grande risco de contaminação pelo tétano.

Qualquer objeto ou trauma que perfure ou corte a pele pode inocular o Clostridium tetani, inclusive mordidas de animais, queimaduras, uso de drogas endovenosas e até lesão por arma de fogo (leia: MORDIDA DE CACHORRO – Cuidados e Tratamento). Outra maneira de se contaminar com o tétano é manusear ou pisar descalço na terra ou adubo tendo feridas abertas nas mãos ou nos pés. Na verdade, qualquer ferida que entre em contato com objetos ou sujeira  pode ser uma porta de entrada para o Clostridium tetani. Por isso, é essencial manter a vacinação contra tétano sempre em dia (explico mais adiante).

Feridas com tecido desvitalizado (morto), como nos casos de queimaduras profundas ou lesões por esmagamento, apresentam elevado risco de tétano. Do mesmo modo, qualquer ferida que apresente detritos, sujeira ou qualquer corpo estranho também são perigosas. Pacientes politraumatizados por atropelamento ou acidente de carro costumam apresentar grandes feridas sujas, com áreas extensas de tecido morto, estando, assim, sob elevado risco de se contaminarem pelo Clostridium tetani.

Sintomas do tétano

O período de incubação, ou seja, o intervalo de tempo entre a contaminação e os primeiros sintomas, varia entre 2 dias a vários meses. Todavia, na maioria dos casos, os sintomas surgem dentro de 8 dias. A inoculação da bactéria em locais do corpo distantes do sistema nervoso central, como mãos ou pés, resulta em um período de incubação mais longo do que nas inoculações próximas do sistema nervoso central, por exemplo, na cabeça ou pescoço. Habitualmente, quanto mais curto for o período de incubação, mais agressivo será o tétano.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Após penetrar na pele, o Clostridium tetani deixa a forma de esporos e se torna uma bactéria ativa, passando a se reproduzir e a liberar toxinas. A neurotoxina tetanospasmina viaja pelo corpo até o sistema nervoso central, onde irá agir sobre os neurônios. No cérebro, a tetanospasmina causa uma estimulação exagerada dos neurônios, provocando prolongadas e persistentes contrações musculares.

A pintura acima é uma imagem típica de um opistótono, um dos sinais clássicos do tétano, uma violenta contração dos músculos do pescoço e do tronco, que forçam o paciente a ficar em uma posição arqueada. Outro quadro característico é o trismo, uma contração dos músculos maxilares, impedindo o paciente de abrir a boca, o que provoca o chamado riso sardônico.

As contrações são extremamente dolorosas e podem impedir o paciente de se alimentar e respirar. Muitas vezes os doentes permanecem conscientes, o que torna o quadro ainda mais dramático. Os espasmos tetânicos são desencadeados por estímulos externos, como luz e barulho. Por isso, os pacientes com tétano devem ficar alocados em quartos isolados e silenciosos.

Epistótono
Epistótono

O acometimento dos neurônios pelo tétano também provoca sudorese intensa, palpitações, febre alta, alterações da pressão arterial (episódios de hipertensão alternados com hipotensão), dor de cabeça e agitação psicomotora.

O tétano costuma durar de 4 a 6 semanas.

Existe também o tétano neonatal, causado geralmente por partos fora de ambiente hospitalar e em locais de pouca higiene. O recém-nascido é contaminado pelo  manuseio pouco higiênico do coto umbilical, principalmente através de fórmulas caseiras ou produtos não esterilizados, como manteiga, sucos ou moedas.

Tratamento do tétano

O tétano é uma doença amplamente prevenível através de vacinação. Porém, muitas pessoas não mantêm sua vacina em dia e se colocam em risco de contaminação pelo Clostridium tetani.

A vacina só serve para prevenir o tétano. Nos pacientes já contaminados e com sintomas, ela não apresenta utilidade. De qualquer modo, todo paciente com tétano curado deve ser vacinado, pois a infecção não confere imunidade e não protege o paciente de se contaminar novamente no futuro.

Para tratar o tétano, o primeiro passo é limpar bem a ferida que deu origem à contaminação, pois se ainda houver tecido morto ou corpo estranho, a bactéria pode permanecer ali alojada, produzindo toxinas indefinidamente.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Os antibióticos não agem diretamente na doença, pois eles não têm ação direta sobre os efeitos neurológicos das toxinas. Porém, o seu uso está indicado para eliminar o Clostridium tetani, interrompendo, assim, a produção de toxinas. Os antibióticos mais usados são o Metronidazol ou a Penicilina G.

As imunoglobulina contra o tétano é uma espécie de antídoto, que serve para inativar as toxinas circulantes no sangue que ainda não chegaram ao sistema nervoso central. Quanto mais cedo ela for administrada, mais eficaz no controle da doença ela será.

As toxinas já ligadas aos neurônios não são possíveis de serem removidas pela imunoglobulina, por isso, uma vez iniciados os sintomas, o único jeito é controlar os espasmos musculares com sedativos e relaxantes musculares até que o efeito da tetanospasmina se dissipe. Muitas vezes é preciso induzir os pacientes ao coma (leia: O QUE É O COMA INDUZIDO?).

Vacina contra tétano – vacina antitetânica

O tétano tem vacina e faz parte do calendário básico de vacinação. A imunização é obtida após 3 doses da vacina tríplice contra tétano, coqueluche e difteria, habitualmente administrada durante a infância. Após essa primeira imunização, devemos repetir a vacinação a cada 10 anos com a vacina dupla (tétano/difteria). A vacina não contém a bactéria viva e pode ser administrada em gestantes.

Quando o indivíduo se fere, é importante confirmar a data da última dose da vacina contra o tétano para saber se é necessário fazer um reforço. Para feridas pequenas, limpas e superficiais, o intervalo seguro é de 10 anos. Porém, em caso de feridas penetrantes, sujas (que tenham tido contato com o solo, fezes, saliva ou sujeira) ou nas lesões extensas, como acidentes automobilísticos, esmagamentos e queimaduras, o intervalo de segurança da vacina do tétano é de apenas 5 anos.

É importante lembrar que se a ferida for de alto risco e a última vacinação tiver sido há mais de 5 anos, a vacina por si só não basta, é preciso também administrar a imunoglobulina para evitar o aparecimento do tétano.

Nas feridas limpas e superficiais, basta o reforço da vacina, não sendo necessário fazer imunoglobulina, mesmo que a última vacinação tenha sido há mais de 10 anos.

A vacina contra o tétano deve ser aplicada o mais rápido possível, mas os pacientes que só procuram ajuda médica vários dias depois da lesão podem recebê-la também, pois o período de incubação pode ser de meses, apesar do habitual ser apenas 8 dias.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

186 Comentários

  1. Bruna

    Doutor,não tomei minha vacina de 15 anos e me arranhei em ferro enferrujado há 4 dias,a ferida já sarou porém hj vou ao postinho e tomarei a vacina,vai adiantar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim. Antes tarde do que nunca.

  2. Karyne Martins

    Boa noite, Doutor.
    Entrou uma farpa meio grossa dentro da minha unha do pé, e essa farpa é de madeira que pegou enchente há alguns anos. Minha vacina venceu esse ano, posso tomar a vacina no dia seguinte?

    Obrigada e aguardo a resposta! =D

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ideal é tomar assim que possível.

  3. monia

    Bom diia Drº

    Ontem meu pai piso em um prego todo enferrujado e ja faz muitos anos q ele tomo a vacina porem ele nAO que ir ao medico. Ele é diabetico e veio da roça acha que tudo cura com plantas,ele tem 64 anos o que eu faço ?por favor me ajude.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ele tem que ir ao médico. Precisa se vacinar e ver a ferida, pois diabéticos se infectam com muito mais facilidade. É muito importante.

  4. Caio Macedo

    Tomei a primeira dose da vacina no começo do ano e me cortei com estilete enferrujado hoje tenho risco de pegar tétano?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a última vacinação contra o tétano tiver menos de 5 anos, não há risco.

  5. Thiago José Ferreira

    Dr. Participei de um trabalho voluntário e me cortei com um prego enferrujado no sábado passado, o corte foi na palma da mão a região está com a casca e meio avermelhada ao redor, não me lembro a ultima vez que recebi vacina contra tétano, o senhor acha que eu já posso ter pegado tétano ou não ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você não se lembra de quando foi a última dose, o correto é se vacinar o quanto antes possível. A vermelhidão é um sinal de infecção da ferida, não de tétano.

  6. Antonini

    Doutor me furei com um alfinete faz 3 dias, a tempo de tomar e evitar o tétano ou não tem jeito mais?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Dá tempo.

  7. Victor

    Doutor.. Tenho 13 anos e neste sábado pisei em um prego meio enferrujado, saiu sangue mais nunca tomei a vacina, devo tomar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  8. Gleice

    Olá Dr. bom dia, eu tomei a vacina contra tétano a 13 dias atrás e meu
    braço continua dolorido, se levanta incomoda e dói, se aperta dói, é
    normal? até quantos dias é normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma ficar doendo por tanto tempo assim.

  9. Samiir Nascimento

    Pisei em uma tachinha enferrujada. Após pisar na tachinha, meu pé não sangrou e nem senti dores no pé. Passei sabão e alcool. Eu preciso tomar vacina anti-tétano?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a vacina não estiver em dia, sim.

  10. Maira Mendes

    Hoje estava no jardim e furei meu dedo com um arame, tomei a vacina há 8 anos, só que tomei uma dose só, não tomei as outras duas, é bom ir no posto tomar a vacina?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não custa nada, até porque já tava quase na hora mesmo do reforço.
      Obs: as doses iniciais de tétano você tomou na infância, não precisa tomar mais do que 1 vacina a cada 10 anos

  11. fabricia

    Dr arranhei a perna com im cabo de vassoura enferrujado corro risci?minha ultima vacina foi em 2005

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O mais seguro é revacinar, até porque esse ano acaba a validade da sua vacina.

  12. le

    Me cortei com uma tesoura aparentemente enferrujada, foi um micro corte é minha vacina anti tetânica esta atrasada faz 5 meses, corro risco?

    1. Pedro Pinheiro

      Se a vacina está fora do prazo, há sempre risco.

  13. marcio

    Apos a vacina do tetano pode-se ir a praia

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  14. Diogo Saãntoos

    Dr eu mim cortei em uma desinpena e ela nao estava enferrujada e eu estor tomando antienflamatorio e obrigatorio a varcina?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a sua última dose foi há mais de 10 anos, sim, a vacina é necessária.

  15. Rafaella Malta

    Doutor meu pai furou o pé com um prego enferrujado há 4 dias. No segundo dia ele tomou a vacina antitetânico, mais o pé dele está inchando muito e ficando quente. O que pode ser ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser uma infecção. A vacina só protege contra o tétano, nada impede que ele tenha uma infecção bacteriana na ferida.

      1. Rafaella Malta

        E doutor você acha q ele deve procurar um médico ? Que remédio ele pode estar tomando para essa infecção ?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Sim, se a inflamação está piorando, o ideal é procurar um médico.

  16. fernanda

    Me cortei e tomei antitetanica porém ingeri bebida alcoólica algumas horas depois. Preciso tomar outra?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  17. Joao victor

    Eu cortei a mão num prego enferrujado nunca tomei vacina corro risco de tétano?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se nunca se vacinou, sim, corre risco.

  18. leonardo pavan

    Dr,fiz um pequeno corte no dedo no arame inferrujado , minha ultima vacina foi 2009 ainda corro risco de tétano ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se o corte foi pequeno e superficial, a sua vacina ainda é eficaz.

  19. Felipy Jose

    Dr fiz um pequeno corte no pé em um rio a 3 dias, não sei o que me cortou. Minha vacina foi em 2008. Tenho que tomar algum reforço? A vacina é enficiente por 5 ou 10 anos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      10 anos para cortes pequenos.

  20. raylani

    eu me cortei no ralo do banheiro eu posso pegar tetano??? eu tenho 12 anos e o corte nao foi fundo

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a última dose da sua vacina foi há mais de 10 anos, sempre existirá risco.

  21. Guilherme Moreno

    doutor eu tomei a vacina antitetanica a alguns meses e hj eu me cortei com uma faca nao muito enferrujada o corte nao foi muito profundo mais sangrou um pouquinho eu preciso tomar a vacina ? passou uns minutos que eu me cortei o corte está feixando mais eu preciso tomar a vacina ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se antitetânica foi há alguns meses, não precisa de reforço agora.

  22. vinicius

    Doutor inalar pó de ferro enferrujado tem chance de pegar tétano?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  23. LUCIANA LIMA

    Doutor meu bebê se furou com o arame enferrujado. Ele tá com a caderneta de vacina em dia, mais acho que não foi vacinado ainda contra tetano? ele corre risco?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Qual é a idade do seu bebê?

  24. Vinicius

    Me cortei em uma superfície metálica, tenho 18 anos e acredito estar com a vacinação em dia. Corro algum risco? Sou meio hipocondríaco…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a vacinação está em dia, não há riscos.

      1. Vinicius

        Engano meu, doutor, verifiquei a carteira de vacina e eu deveria ter tomado a antitetânica em maio deste ano. Fui ao posto de saúde hoje e tomei. Não passaram 24 horas do ocorrido. Há riscos?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não, fique tranquilo.

  25. Alexsandra Cavalcanti

    Dr. Minha filha tem 7 anos e a caderneta de vacinação está em dia. Hj ela cortou o dedo indicador proximo da unha em uma lata de leite moça. Precisa tomar a a vacina? Obg.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se está tudo em dia, isso significa que ela tomou o reforço do tétano recentemente. Veja se na caderneta dela não há uma vacina chamada DTP (Tríplice bacteriana) recentemente.

      1. Alexsandra Cavalcanti

        Tomou a vacina sim, tudo certo obrigada!

  26. michele

    Boa tarde DR. Estou gravida de 38 semanas e não tomei as doses de vacinas contra tétano, gostaria de saber se posso tomar agora a primeira dose e as outras depois do parto, ou seria melhor todas depois?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode tomar já, não precisa esperar pelo parto.

  27. Leticia Marciano

    ÓTIMO texto de fácil entendimento !!!

  28. juliene

    Olá dr. tomei a primeira dose e a segunda contra o tétano em 2008 mas deixei de tomar a terceira, mas agora estou gravida e preciso tomar, só vai ser necessário tomar a ultima né, ou não.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  29. Taaty Maciel

    Ola dr. Ontem fui em uma festa e a piscina de la estava estranha, e cortei meu pe em um ferro, meu dedo esta inchado e doendo.. mas tomei a vacina anti tetano de 15 anos ano passado, corro algum risco?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em relação ao tétano, não há risco. Tem só que ver se a ferida em si não vai infeccionar.

  30. André Silva

    corrigindo: Doutor furei meu pé hoje com prego enferrujado quando estava indo para o
    Hospital, fiquei bastante preocupado se poderia pegar tetano mas,
    cheguei em casa lavei meu pé e logo depois voltei ao hospital com meu
    cartão de vacina para ver se estava em dia ,a responsavel da vacina disse que só posso
    tomar em 2019 , tenho 20 anos e meu pé ainda dói tenho chances de pegar
    tetáno?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a última dose contra o tétano tiver pelo menos 10 anos, você deve tomar o reforço. Agora, se a sua última vacinação foi depois de 2005, você não precisa se preocupar.

  31. danielszilagyi

    Olá, raspei minha perna em um ferro enferrujado há 2 dias atras, lavei com agua salina e o farmaceutico me passou um creme chamado Foban, que elimina bacterias em lesões, mas não limpou com agua oxigenada. Como não sei quando foi minha ultima vacinação, no dia seguinte fui ao pronto socorro e tomei a injeção, comprei agua oxigenada e estou limpando a cada 2 horas. Ainda existe o risco de Tétano?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, fique tranquilo.

  32. Bruno

    Qual a chance de contrair tetano se a ferida é pequena e você lavar ela bem, deixar sem resquicios de nada? Precisa realmente de vacina para esses ferimentos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Só é indicada se a vacina já tiver mais de 10 anos.

  33. Rubenspaulo29@hotmail.com

    Eu cortei o pé hoje em uma lâmina enferrujada que estava em um rio eu posso adquirir tétano? Tô com medo

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a vacina não estiver em dia, sim.

  34. Arthur Henrique Pires da Silva

    dr. eu enfiei metade de um prego no pé e ta doendo e ao redor do corte ta duro,minha vacina n ta em dia,o que q eu posso fazer???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que se vacinar o mais rápido possível e procurar um médico para ver s a aferida não está infectada.

  35. dani

    Dr. Eu raspei o dedo em um prego inferrujado mais tomei a vacia ano passado e pirigoso?estou amamentado
    Se eu estiver posso passar pro me filho?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Como a sua vacina contra o tétano tem menos de 5 anos, não há risco nenhum.

      Tétano não é transmissível de uma pessoa para outra, por isso, mesmo que você tivesse sido contaminado, os seus filhos não correriam nenhum risco.

  36. ramon

    Eu me cortei e o corte foi profundo fui ao hospital e não mederam a vacina do tétano e agr oq eu Fasso já faz cinco dias q me cortei como eu faço pra saber se tenho ou não a doença

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Vá a um posto de saúde tomar a vacina, caso a sua já esteja vencida.

  37. Giovanni Mendes

    doutor doi muito a injeçao de tetano, oq fazer pra n duer ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Dói pouco, como qualquer vacina.

  38. Vilmar

    Doutor eu furei o meu pé com um prego e estou com poucas dores no pé e ele tá inchado o que eu faço pode ser algo mais grave

  39. gabriel

    Doutor , ao encostar em uma grade enferrujada , arranhei minha mão , n chegou a sangrar, mas ficou um pouco vermelho , pode se transmitir dessa maneira?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se rompeu a integridade da pele, sim. Se a sua vacina já está vencida o ideal é renová-la.

  40. Moisés

    Doutor, furei meu pé, mas já era bem de noite e não dava pra eu sair pra ir num pronto socorro, não foi quase nada o furo, não doi, só que eu tenho crises de ansiedade e esse ocorrido me deixou muito preocupado. Eu fiquei com febre, sudorese e dores musculares, não consiguir dormir de tanto nervoso. No dia seguinte acordei assim tbm, será sido o Tétano? Ela age assim rapido?

  41. wesley

    Doutor faz algum tempo que em um acidente acabei cortando a minha orelha no para choque de um caminhão e não tomei a vacina.É preciso tomar ?
    E se não tomar poderá acontecer algo grave ?

    1. Pedro Pinheiro

      Se já tem muito tempo, você deu sorte. É pouco provável que ainda venha a ter tétano. Porém, é importante se vacinar para ter a imunidade em dia, caso volte a ter outro acidente.

  42. SARA

    Dr.a vacina que tomei foi no ano de 2002 foi reforço, já posso me vacinar novamente ou seja tomar a segunda dose,pois a empresa que irei trabalhar es
    ,ta solicitando a segunda dose.

    1. Pedro Pinheiro

      Pode.

  43. Ariani Oliveira

    Doutor hoje dia 19/06/2014 me furei com um prego que nao estava enferrujado,o prego era grande e entrou todo no pé,so esta dolorido e nenhuma alteraçao,porem usado pois minha casa esta em obras.Estou gestante de 8 meses,minha vacina ta em dia meu reforço é em 2022,como é feriado o posto esta fechado,fui no hospital porém eles nao vacinam me mandaram embora dizendo que nao havia problema pois estou em dia com a vacina.É seguro nao tomar?Principalmento por estar gestante,nao afeta o bebe em nada?

      1. bruna Melo

        oi meu sobrinho furou o pe no prego ,mas nao foi profundo.mas a ultima vacina dele foi no dia 19/04/2005 que foi o reforço.

        1. Pedro Pinheiro

          Tá no limite. O ideal é ele antecipar logo o novo reforço da vacina.

  44. Nathan

    doutor.. furei o pé com um ferro enferrujado.. meus 10 anos ja venceram.. quantas horas tenho pra tomar a vacina?

      1. Shirle Brito

        Dr estou grávida de 6 semanas,há 20dias levei um corte profundo e levei pontos em dois lugares;ja fazem mais de 5anos que tomei a vacina ainda posso tomar o reforço será que não vai prejudicar meu bebê..

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          A vacina do tétano não faz mal nenhum ao bebê.

  45. Ketlen

    Doutor, atualmente eu tenho 19 anos e não tomei a vacina de tétano aos 15 anos. Tem problema se eu tomar agora ou não? Quais as reações que essa vacina pode dar?

  46. Evilene Pacifico

    Doutor meu esposo durou o pé com prego ,ele foi no posto e lá falaram que não era preciso ele tomar a vacina,já que na cateira dele estava em 2010 a ultima dose da vacina,posso confiar?Ele não corre risco?pois o pé dele está inchando muito ai fico com medo;…

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se ele tomou uma dose de antitetânica em 2010, realmente não precisa de reforço. Isso não significa, porém, que ele não possa ter uma infecção bacteriana na ferida, que nada tenha a ver com tétano. Se estiver muito inflamado e doloroso, o ideal é ele ser visto novamente por um médico. Pode ser que ele precise tomar antibióticos.

  47. Cinthia Furtado

    Dr. Pedro! Td bm? Eu tomei a vacina antitetânica as 3 doses em 2004 ai esse ano eu tenho q renovar só q o papel q diz q tomei a vacina juro não sei aonde está fui num posto aqui perto da minha casa aonde eu tomei 2 das 3 doses e a enfermeira me falou se eu não achar o papel eu vou ter q tomar as 3 doses novamente o q faço?

  48. Carlos

    Doutor , tenho uma duvida , ontem de tarde , estava caminhando e derrepente uma ponta de ferro me cortou a perna nao muito profundamente , tenho 14 anos , tomei aos 11 anos , na minha carterinha diz que devo renovar em 2021 . Obrigado .

  49. vera lucia kronbauer da silva

    ol`doutor a minha filha de quatro anos e dez meses pisou num prego enferrujado hoje ela precisa tomar a vacina anti tetânica ou não / ela tomou com 4 anos.

  50. ana

    me cortei com lâmina de barbear que não era nova, há riscos? tomei as 3 doses em 1986 e uma dose em 2008.

  51. Thayane

    Dr.. hj faz 7 dias que uma faca grande caiu de ponta no meu pé (em cima), imediatamente lavei e coloquei alcool iodado. A faca só tinha sido usada uma única vez, estava nova e limpíssima. O ferimento foi pequeno, com uns 1,7cm de profundidade, mas acabei não indo no posto levar os pontos. tenho sentido o local meio irritado, como se estivesse inflamado. Não lembro qnd tomei a vacina. Preciso tomar? Faz efeito ainda já q já tem 7 dias? o q me aconselha?

  52. Raphael

    Olá Dr. Hoje pisei em um prego, ele penetrou cerca de 0,5 cm no meu pé e lavei a ferida imediatamente, posteriormente coloquei álcool na ferida e cheguei em ksa e apliquei água oxigenada. Meu calendário de vacinas está em dia, já tomei com 15 anos e estou com 24. Ja pisei numa outra vez em um prego mas não tive problemas. Corro risco, tenho que ir ao médico ou tomar nova vacina? Grato!

  53. Guilherme

    Grato Doutor pela resposta, só mais uma dúvida onde encontro essa vacina
    fora de epóca? Tem em farmácias como solicito e qual o valor medio?
    quero toma-lá o mais rápido possível, e tb vou providenciar um exame de
    sangue.

  54. Paloma Larissa da Silva

    oi Doutor, sexta feira me furei com um pego enferrujado, tomei minha vacina antitetânica quando tinha 12 anos e hoje estou com 14 anos, será que corro algum risco? preciso reforçar? meu pé esta doendo muito.

  55. Guilherme

    Olá Doutor, raspei a batata da perna em um pequenino prego enferrujado de uma antiga mesa de minha mãe, apertei a região chegou a aparecer um ponto de sange do diametro de uma agulha lavei com sabonete antibacteriano e 5 minutos depois minha mãe chegou passou agua oxigenada, deculpe se parace engraçado perguntar isso mas tenho muito medo, será algum risco? devo procurar atendimento médico? fui vacinado quando pequeno mas agora minha vacinação esta vencida.

      1. Bruno

        Doutor faço 19 anos daqui a 3 meses e cortei num ferro nao tão inferrujado sera que a vacina ainda ta ativa?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Depende de quando foi o último reforço. Se você nunca fez reforço, aquela que você tomou na infância já não está ativa.

  56. Sarah

    Dr. furei meu pé no prego, o furo não foi muito fundo, sangrou um pouco, e esta um pouco dolorido… E só tomei uma dose em 2008, e no meu cartão só tem pra me tomar no ano de 2018. será que devo tomar vacina?

  57. Joao

    Pisei em um prego e ta doendo muito o meu pé devo me preocupar
    Obs. : não sei onde esta meu cartão de vacinação !

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você não tem certeza da época da última vacinação contra o tétano, o mais seguro é se vacinar novamente. Outra questão é procurar um médico para ver se a ferida não está infectada.

  58. Tatiane Amorim

    Ola Dr. Boa tarde, furei meu pé com grampo de pregar madeira, igual ao grampo de pregar papel, domingo e hoje é quinta – senti uma dor no ombro do lado direito, fui ao médico tomei uma vacina, e ele me disse que é quase improvavel, disse ser torcicolo, fiz um hemograma e não consta nenhuma infecção, graças a Deus esta tudo ótimo, enfim, é preciso se preocupar?

      1. Tatiane Amorim

        Entao, eu tomei a vacina e nao o soro antitetanica, mas com os remedios de dor ja passou 80% da dor e ja estou mechendo normalmente e dois medcos diferentes descaetaram a doenca.

  59. josi

    Olá, gostaria de esclarecer uma dúvida: Ontem dia 13/10/2013 furei meu pé com a ponta de um ferro de uma tomada, e minha vacina esta no prazo: Tem mais ou menos uns 7 anos que tomei a ultima, sendo que tomei as 3 recomendadas na infância sera que corro risco?

    obrigada!

  60. Deia

    Me machuquei semana passada e estou com a vacina em dia!!! Corro algum risco???

    1. Pedro Pinheiro

      Se a vacina está em dia, você não precisa se preocupar com tétano.

  61. Karine

    Dr. Pedro me tire uma duvida ,eu me machuquei com grampo de ferro que estava sujo,fui imediatamente a um pronto socorro.O médico me passou um antitetanico pos ferimento que segundo ele não era vacina,falou para mim ir a um posto depois de dois meses e tomar outras doses caso nunca tivesse tomado a vacina.só que eu não lembro a ultima vez que tomei a vacina. Tem problema se eu não tomar essas outras doses? grata

    1. Pedro Pinheiro

      Se você foi vacina corretamente na infância, basta uma dose de antitetânica a cada 10 anos. As 3 doses só estão indicadas para quem NUNCA foi vacinado contra tétano na vida.

  62. clemilson ferreira da silva filho

    doutor eu pisei no prego de novo
    eu preciso ser vacinado de novo ???

    1. Pedro Pinheiro

      Só se a última vacinação tiver mais de 10 anos.

  63. Claudir Jr.

    Dr., se a bactéria causadora do tétano é anaeróbica, significa que prefere abrigar-se em locais com a menor quantidade de oxigênio possível, certo?
    Portanto, sabendo-se que a ferrugem é a oxidação do ferro, creio que um prego com ferrugem possua um teor maior de oxigênio concentrado, estabelecendo um local onde a Clostridium tetani dificilmente será encontrada, se comparado um ferro com ferrugem com outro ferro sem ferrugem.

    Estou correto Doutor? Agradeço se puder sanar minha dúvida.

    1. Pedro Pinheiro

      Não sei se a ferrugem possui maior teor de ferro. Isso vai além do meu conhecimento. Talvez um professor de química saiba essa resposta. O que eu sei é que estar enferrujado não aumenta o risco de ter a bactéria do tétano.

  64. evelyn

    espetei meu pulso em uma planta está enxado e vermelho o que eu faço ?

  65. Johann Duque

    Dr.Pedro me furei com uma rebarba de metal enferrujado sendo que me vacinei ano passado. Tem algum risco ?

  66. 71 bern

    Olá Dr.Pedro, após o almoço percebi que havia caído ferrugem da tampa de inox do saleiro junto ao meu prato, ou seja, eu comi uma pequena quantidade dessa ferrugem. Tem algum perigo?
    Obrigado, abraço.

  67. Stéfani Nascentes da Silva

    Doutor, perdi meu cartao de vacina, existe alguma vacina que não posso tomar duas vezes, ja que nao sei quais foram as que eu tomei?

  68. Gabriel Epichin Monjardim

    Eu tropecei e meu braço arrastou em uma grade enferrujada, no local do braço não foi muito bem um corte, foram arranhões, nada fundo, mas eu bati em um local das costas em que o machucado é um pouco fundo, nada de mais, mas também eu estava com a camisa, então não teve contando com a ferrugem, sangrou em ambos os locais, pouco, e logo quando me machuquei eu lavei os locais, passei sabão de coco e joguei remédio, o único problema é que minha vacina já passou da hora de tomar, já tem um pouco mais de 10 anos que eu tomei, o acontecimento foi ontem, tem problema se eu for tomar a vacina hoje? E outro, eu corro risco de pegar tétano sendo que os ferimentos não foram muito fundo e o mais fundo não teve contato com a ferrugem?

  69. Guilherme s r

    Eu cortei com uma gilete nova mas nao foi profundo tem perigo de pegar tetano??

  70. gabriel zani s2

    Essa vacina tem alguma contra indicação, no caso em pessoas com problemas renais e hepáticas ?

  71. Helton Nunes Soares

    Olá Doutor, Pisei em um prego enferrujado !
    Estou com a vacina em dia, mas porém no local do ferimento está uma dor insuportável e um pouco inchado, até a minha circulação do sangue da perna estava um pouco prejudicada.
    Mas fiz compressa com aguá quente no ferimento e massagem na perna e a dor passou um pouco,
    Gostaria de saber se isso é normal e o que devo fazer daqui em diante ?
    Desde já, Obrigado.

  72. hipocondriaco

    Qual o aspecto do ferimento ou corte pelo qual a pessoa foi infectada?Ele cicatriza?Ou o ferimento vai piorando?

  73. Caroline Suemy Mariano Takiguc

    Olá Dr. primeiramente parabéns pelo artigo, muito bom!
    Ontem eu fui mordida bem no osso do tornozelo por um cachorro doméstico, que tinha fugido e me mordeu na calçada, como é um cachorro meio velhor os dentes somente me arranharam, e houve uma bem penena perfuração na pele (um furinho), eu tenho 24 anos, e me lembro de ter tomado a vacina anti-tetânica na escola, mas não me lembro o ano, eu gastaria de saber de quanto em quanto tempo que eu tenho que tomar essa vacina (para poder calcular se ja venceu ou não), com base em numa dúvida postada aqui por uma moça, eu acho que deve ter sido no 1° ano Ensino Médido com 15 anos, mas não tenho certeza… Na época acho q também tomei umas contra epatite…

    Eu fui ao posto médico, e como foi uma lesão bem superficial eles disseram que se eu estiver com minha vacinação em dia não precisaria de tomar por essa mordida, mas como na hora eu não tinha certeza, eu não a tomei. E eles pediram para eu observar esse cachorro durante 10 dias…
    Agora refazendo os calculos estou com medo porque talvez tenha vencido esse ano…
    Eu tenho certeza que tomei na escola, mas na minha carteirinha não tem nada preenchido, porque como foi na escola, no dia eu esqueci de leva-la então ela esta em branco.

    Por favor, me dê um conselho sobre o que fazer, porque de tão pequenino o furinho é até meio vergonhoso, mas se estiver realmente vencido, ai eu me motivo para tomar essa vacina.
    Só que, pela carteirinha estar em braco, meu medo é que eles queiram aplicar todas elas novamente, teria algum problema?

    Desde já muito grata

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O ideal é fazer o reforço a cada 10 anos. Mas se a última dose já tiver mais de 5 anos, como você se feriu, não custa fazer logo o reforço.

  74. Adriana

    Me cortei profundamente hoje em um ralo enferrujado ,minha vacina de tetano esta vencida gostaria de saber apos o corte ate quanto tempo posso tomar a vacina…

  75. Ricardo Teixeira

    Pisei num bueiro de esgoto e ele se soltou… Meu pé ficou arranhado com um pouco de sangue. O que devo fazer nesse caso? Existe algum risco? Obrigado…

  76. Mello

    Tomei a vicina de tétano há dois anos. Mas só tomei a primeira dose. Preciso recomeçar tudo de novo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  77. Maria Portugal

    Bom dia Dr. uma pessoa que tenha o sistema imunitário debilitado ao tomar a vacina do tétano pode ficar com tétano?

    Maria Portugal

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, é vacina inativa.

  78. Danniskt

    Olá! Preciso de um direcionamento. Uma certa instituição necessitou de um comprovante de vacina antitetânica. Como eu comprovo? Caso eu não encontre, posso “pedir” para tomar outra vacina?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você não tem o seu cartão de vacinação não há como comprovar. Se você não sabe quando foi a última vacina, pode tomar outra dose sem problemas.

  79. Aninhasouza03

    dr to precisando fazer um trabalho sobre o tetano 
    vc pode me ajudar

  80. Nana Oliver

    Dr gostaria de esclarecer uma duvida
    na sexta feira uma faca recentemente amolada caiu no pé e furou
    na hora lavei e saiu muito sangue
    na segunda tomei vacina anti tetanica pois a minha ja estava atrasada
    minha duvida é a seguinte :
    Quais os riscos de ter pego a doença ? Mesmo tendo tomado a vacina apos machucar ela pode ter algum efeito contra a doença ?
    grata

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você já tiver sido imunizada com as 3 doses da vacina contra tétano na infância, basta fazer o reforço em casos de acidentes, que o risco de tétano é muito baixo.

  81. Bibianabrum2009

    aonde encontro fotos de pessoas que tem tétano?

  82. Natan Iorio

    Dr. Pedo, é aconselhável limpar o ferimento com água oxigenada, uma vez que a bactéria é anaeróbica?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser feito, mas isso não elimina a necessidade da vacina.

  83. adriana furtado moreno

    como posso me previnir contra o tetano , trabalhando na area de  estetica?

  84. Priscila Tomaz

    Dr.preciso muito saber disso veja me furei a 3 dias com um prego,corro o risco de pegar tétano posso tomar a vacina? estou desesperada e n sei o que fazer ao tomar a vacina vou fica boa? como funciona?

  85. Marciely_urnau

    tomei a vacina a5 meses e estou com graves feridas posso contrair tetano?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se vc foi vacinada, não.

  86. Ana

    E tem cura para o tétano ?

    Obrigada e parabéns pelo excelente trabalho.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, mas a mortalidade pode chegar a 50% dos casos.

  87. Ivonejampa

    com quantos dias ápois leva um corte posso tomar a vacina antitetano

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não há limite, mas o ideal é sempre tomar a vacina nas primeiras 24 horas.