TESTE DE HIV – Janela Imunológica, Resultados e Quando Fazer

Os testes mais modernos conseguem detectar a infecção pelo HIV até 15 a 20 dias após o contágio.

Teste HIV

Estima-se que mais de 33 milhões de pessoas em todo o mundo estejam atualmente contaminadas com o vírus HIV. Anualmente, entre 2,5 e 3 milhões de novas pessoas se infectam com o vírus. Cerca de 1/3 dos indivíduos contaminados  não sabem que são portadores do HIV, pois nunca realizaram um teste para o diagnóstico, chamado sorologia para o HIV.

Desde a década de 1980 quando os primeiros testes para o HIV foram desenvolvidos, muita coisa mudou, principalmente em relação à janela imunológica, que inicialmente era de até 6 meses e hoje caiu para menos de 1 mês.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

A sorologia para o HIV é um teste muito importante, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances do paciente viver de modo saudável por muitos anos com vírus. Além disso, saber que é portador do HIV reduz risco de transmissão para outras pessoas.

Este artigo abordará os seguintes pontos sobre os testes de diagnóstico para o HIV:

  • Tipos de testes disponíveis.
  • Janela imunológica atual.
  • Quando repetir o exame para HIV.
  • Falso positivo para HIV.
  • Falso negativo para HIV.
  • Teste rápido para HIV.

Outro textos sobre HIV do MD.Saúde:
SINTOMAS DO HIV | AIDS.
TRANSMISSÃO DO HIV | Como se pega AIDS?
SARCOMA DE KAPOSI | Sintomas da AIDS.
AIDS e HIV | Fotos.

Tipos de teste para HIV atualmente disponíveis

Existem dois tipos de exames para detectar o HIV: o teste rápido para HIV e a sorologia tradicional.

Sorologia para HIV

A sorologia tradicional existe desde 1985 e é conhecida como ELISA (Enzyme-Linked Immunoabsorbent Assay). O ELISA pode ser usado para várias doenças além do HIV, sendo uma técnica que permite a detecção de anticorpos específicos no sangue. Neste tipo de teste não se pesquisa diretamente a presença do vírus, mas sim a existência de anticorpos contra o mesmo. Existem outras metodologias além do ELISA para se detectar anticorpos contra o vírus HIV, como o MEIA, EQL e ELFA e CMIA, mas o ELISA ainda é o método mais popular, por isso vou me ater apenas a ele.

A lógica do exame é simples, só haverá anticorpos contra HIV no sangue se o paciente tiver sido contaminado pelo vírus. Pessoas que nunca tiveram contato com o HIV não têm como desenvolver anticorpos contra o mesmo. O nosso sistema imune só consegue produzir anticorpos contra uma determinada doença se tiver sido previamente exposta ao seu agente causador, seja ele um vírus ou bactéria.

Os anticorpos são proteínas produzidas com o objetivo de combater agentes infecciosos específicos. Uma vez que o vírus HIV tenha entrado em nosso organismo, ele é imediatamente capturado pelas células de defesa e sua estrutura é analisada. A partir desta análise, o sistema imune torna-se capaz de produzir anticorpos diretamente voltados para combater este invasor. Sempre que entramos em contato com algum germe pela primeira vez, o corpo demora algum tempo para analisar sua estrutura e produzir anticorpos específicos. Porém, uma vez reconhecido, o paciente terá anticorpos para o resto da vida. Um anticorpo contra o HIV só ataca o vírus do HIV, ele é inócuo para outras infecções, como por exemplo, gripe ou catapora.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

O tempo que decorre entre o momento da contaminação por um vírus e a produção de anticorpos suficientes para serem detectados na sorologia é chamado de janela imunológica. Portanto, quando falamos que um teste tem uma janela imunológica de 3 meses, isto significa que o exame só dará positivo 3 meses depois do paciente ter entrado em contato com o determinado vírus ou bactéria.

Nas últimas décadas a sorologia para HIV evoluiu muito. A primeira geração, usada na década de 1980 demorava até 6 meses para conseguir detectar anticorpos Hoje já estamos na 4º geração do ELISA, que é superior às gerações antigas pelo fato de não só identificar anticorpos contra o HIV mais precocemente, como também pesquisar o antígeno P24, uma proteína existente no vírus HIV. O ELISA 4ª geração é, portanto, um teste duplo que procura por anticorpos e pelo próprio vírus. Deste modo, a janela imunológica é bem mais curta e o teste consegue detectar infecções com menos de 4 semanas (em alguns casos em até 2 semanas).

A sorologias atuais procuram pela presença de anticorpos contra o HIV-1 (subtipo mais comum e agressivo) e HIV-2 (subtipo menos contagioso e menos agressivo).

Liberação do resultado para o paciente

Atualmente a taxa de falso negativo, ou seja, resultados negativos em pacientes positivos,  para o ELISA é de 0,001%, se o teste for feito respeitando a janela imunológica de 1 mês. Isto significa que um teste para HIV negativo feito por um ELISA de 4ª geração é um resultado muito confiável. Cabe ressaltar, novamente, que é preciso respeitar a janela imunológica.

ELISA NEGATIVO PARA HIV:  sempre que um paciente faz uma sorologia para HIV e o ELISA é negativo, este resultado é liberado para o paciente sem necessidade de outros testes. O protocolo indicado é fornecer o resultado com a seguinte frase: “Amostra Não Reagente para HIV”.

ELISA POSITIVO PARA HIV: quando ELISA fornece um resultado positivo para o HIV, ele precisa ser confirmado por um outro exame, que pode ser um dos três métodos:
– Western blot
– Imunoblot
– Imunofluorescência indireta para o HIV-1

O resultado positivo somente é liberado se o exame confirmatório também for positivo. O Western blot, por exemplo, tem uma acurácia de 99,7%. Quando temos dois resultados positivos (ELISA + WB) a chance de falso positivo é desprezível.

O resultado positivo nas duas técnicas é liberado como: “Amostra Reagente para o HIV”.

ELISA INDETERMINADO: algumas vezes o ELISA apresenta um resultado duvidoso, sendo incapaz de afirmar se há ou não a presença de anticorpos no sangue. Nestes casos com resultado indeterminado, o laboratório costuma entrar em contato com o paciente para solicitar uma nova amostra de sangue para que o teste possa ser refeito. O laudo do laboratório costuma referir: “Amostra Indeterminada para HIV”. Este fato significa que houve um problema técnico com a amostra, que a tornou incapaz de fornecer um resultado confiável.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Quando o ELISA é positivo, mas o teste confirmatório com Western blot é negativo, o resultado também é liberado como “Amostra Indeterminada para HIV”. Nestes casos, o paciente deve retornar ao laboratório em 30 dias para colher nova amostra de sangue.

Alguns fatores aumentam o risco de um resultado indeterminado, entre eles gravidez, presença de doenças autoimune e vacinação recente contra gripe.

Quando é necessário repetir um exame não reagente?

O exame não reagente para HIV é geralmente um resultado definitivo. Como já referido, se respeitada a janela imunológica de 1 mês, o risco de falso negativo é muito baixo. Porém, se o paciente acha que foi contaminado ou foi exposto a uma situação com elevado risco de contaminação, como sexo desprotegido ou acidentes com agulhas, sugere-se a repetição do teste após 30 dias. Se esta situação de risco aconteceu com alguém sabidamente HIV, ou seja, se o paciente tem certeza que foi exposto ao vírus HIV, sugere-se que o teste não reagente seja repetido duas vezes, uma aos 3 meses e outra aos 6 meses, para se descartar os raros casos de conversão tardia. É importante salientar que mesmo nos pacientes expostos ao HIV, um teste inicial negativo torna o risco de contaminação muito baixo. A repetição é indicada apenas porque há casos raros de seroconversão tardia e casos ainda mais raros de falso negativo (não existe exame laboratorial 100% perfeito).

Nos pacientes que fazem o teste para HIV apenas por rotina ou sem que tenha havido uma situação de risco relevante, um único resultado negativo é suficiente, não sendo necessária a repetição do exame.

Teste rápido para HIV

Os testes rápidos para HIV ganharam bastante popularidade a partir dos anos 2000. O teste rápido é aquele capaz de liberar o resultado em apenas 30 minutos. Este teste pode ser feito com uma pequena amostra de sangue colhida através de um furinho no dedo ou através da saliva, dependo do tipo de teste usado.

Os testes rápidos pra HIV têm uma sensibilidade um pouco menor do que os testes sorológicos tradicionais, porém, ainda assim, a sua taxa de falso negativo é baixíssima. Portanto, um resultado negativo no teste rápido tem o mesmo valor do resultado negativo na sorologia tradicional. Um resultado positivo deve ser confirmado pelo sorologia tradicional.

Em geral, indica-se o teste rápido naqueles casos onde deseja-se um resultado rápido. Ele é importante, por exemplo, para profissionais que se acidentam com agulhas (neste caso o teste é feito no profissional e no paciente) ou em grávidas que chegam em trabalho de parto sem terem realizado exames pré-natais.

Os pacientes com exposição ao HIV ou com comportamento de risco recente devem dar preferência ao teste tradicional, pois este ainda é o melhor exame para o HIV.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

282 Comentários

  1. adriano

    Boa noite DR fiz um exame de hiv hj e deu não reagente 1 e 2, posso ficar tranquilo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Se você respeitou a janela imunológica, sim.

  2. Kbl

    bom dia!
    tive positivo no primeiro teste com 14 dias.
    no mesmo dia num outro hospital tive um negativo no Elisa 4
    um negativo com 3 semanas
    e, mas um negativo com 1 mes e alguns dias.
    a pessos na qual me envolve, teve negativo 14 dias
    negativo 3 semanas
    negativo 4 semanas e alguns dias.
    a minha pergunta e:
    podemos ficar descansados?
    da onde saiu aquele primeiro positivo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Me parece que sim, deve ter havido algum erro no primeiro teste.

  3. mary

    Dr.quando exame de hiv da positivo, asistente social do hospital liga pro paciente ir la conversar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Cada hospital tem um protocolo.

  4. luana arruda

    Os testes rapidos são confiáveis?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      São.

  5. julio

    dr porque a janela do exame de 4 geração é de 22 dias? Com 61 dias após a relação de risco o exame de 4 geração é definitivo? Fiz uso da PEP por 28 dias

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O exame de 4º geração não só dosa só os anticorpos, como os exames mais antigos, ele também consegue detectar proteínas do vírus no sangue.

      Sim, 2 meses é uma janela bem segura. Porém, se o parceiro(a) for sabidamente HIV positivo, eu repetiria o exame com 6 meses só por via das dúvidas.

      1. julio

        Dr portanto exames de 4 geração também detecta a presença do vírus HIV (por meio da proteína), com isso ainda existe a possibilidade da temida soro conversão tardia?

  6. ALEX

    Dr fiz vários exames com 30 ,60 ,90 120, 155 e 180 uns com geração 4 e um com 135 dias nat. todos não reativos, mais o que esta me torturando são as dores que sinto a 6 meses e uma irritação na mucosa nasal que tbm já dura esse tempo todo, será que corro o risco de esta contaminado?

  7. joao

    Depois de quanto tempo tomado a vacina da hepatite B (2a dose) posso realizar o exame de hiv sem dar um falso-positivo?

  8. Rafael Bernardo

    Dr Azitromicina pode alterar um exame de 4ªgeração HIV?

  9. rodrigo

    Dr. no papel para pegar o exame está escrito assim “HIV 1 e 2 pesquisa de antigeno E anticorpos” você pode me explicar o que esse 1 e 2 siginificam?? obrigado

  10. rodrigo

    Qual é a geração de um exame de hiv comum? fui ao médico, vou fazer um check up geral, e no exame de sangue pedi um anti hiv, você sabe me informar qual é a geração?

  11. janjo

    Oficialmente, qual o tempo da janela imunológica? CTAs dizem “2 meses”. Mas especialistas dizem 1 mês ou menos. Qual o real?

  12. janjo

    Quem fez vacina H1N1 pode ter resultado do exame alterado?

  13. everton

    Dr existe carga viral forte e fraca ou o virus tem a mesma força?

  14. Fafa1234

    Dr. Fiz o Elisa de 4 geração e deu não reagente com 45 dias na janela. Tenho psoriase, desde os 15 anos, a psoriase influencia na soroconversao tardia? Ou posso ficar tranquila e descartar a infecção? Obrigada!

      1. Fafa1234

        É psoriase bem leve, uso a loção CLOB X, mesmo assim corre risco?

  15. Ocram

    E para quem está a fazer profilaxia pós exposição, o exame de 4a geração mantém o período de janela? Excelente artigo.

  16. Vinicius

    Olá, fiz um exame Elisa, que deu reagente. Mas o Western Blot deu negativo. Dez dias depois, fui fazer o exame de confirmação e continua a mesma coisa: reagente nos anti-corpos e western blot negativo. Como interpretá-lo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Para ser considerado HIV positivo é preciso ter ELISA e Western Blot positivos. No seu caso, o WB não confirma a infecção. O mais provável é que o seja um ELISA falso positivo. De qualquer modo, a opinião de um infectologista seria interessante.

  17. anonimo

    Ola dr ei tive uma relação de risco e fiz dois testes de 4 geração (hiv1+hiv2 e p24).
    O primeiro foi com 14 dias e o segundo foi com 53 dias onde os dois deram negativo.
    Acha que posso encerrar o caso e seguir com a minha vida.
    A relação que tive foi com uma pessoa de sorologia desconhecida onde falei com ela e ela me disse que não tinha hiv.

  18. Dani

    Dr. no meu exame deu 0.31, sendo o não reagente inferior a 0.90, porém eu fiz o teste com 70 dias após a suspeita de contágio. O valor de 0.31 pode ser devido a janela imunológica de curto periodo?
    Obrigada

  19. marcelo javis

    fis o teste rapido hiv (rapid check ) deu nao reagente apos 9 meses posso ta contamindo nao tive outra relaçao de risco . A minha situaçao de risco foi sexo oral sem camisinha com uma garota fui passivo estou muito preucupado sobre a sorocoversao obrigado pela resp

  20. humberto rainha

    Dr exames com 46,95,108,128,e 165 dias (5 meses e meio ) todos negativos depois de uma situação de risco com soropositiva,é definitivo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Praticamente. Porém, se a pessoa é sabidamente HIV positivo, eu repetiria o exame com pelo menos 9 meses, pois há raríssimos casos de soroconversão tardia. Mas é mesmo um excesso de cautela, pois é muito pouco provável que não venha negativo novamente.

  21. Diego

    Dr, tive relação a 4 mes atras e fiz o exame recente e deu negativo, tem algum perigo te estar infectado ?

    1. Pedro Pinheiro

      4 meses é uma janela bem segura. É bem pouco provável que o exame seja um falso negativo.

  22. liv

    o uso de corticoide influencia no resultado do teste hiv?
    No caso, foi utilizada a última dose 2 meses de um acidente ocupacional.

    1. Pedro Pinheiro

      Não.

  23. livia

    Doutor, qual o risco de contaminação por hiv quando há o respingo de uma gota de sangue no olho??
    A carga viral influencia na contaminação??

    1. Pedro Pinheiro

      1- Há risco. Não tenho como lhe dar um número.
      2- Quanto maior a carga viral do paciente, maior o risco de transmissão.

      1. laiza

        é de 0,09%
        agora queria saber se a pessoa precisa estar com a imunodeficiencia já instalada para poder se capaz de transmitir deste jeito.

        1. Pedro Pinheiro

          1- 0,09% é dado estatístico geral, analisado retrospectivamente. Não se aplica a casos individuais. Esse valor foi obtido em um estudo, lá no início da década de 90, que viu que de 1143 profissionais de saúde que tiveram contato de sangue contaminado com suas mucosas (não inclui somente contato com olhos), apenas 1 se contaminou. Isso não significa que qualquer contato de sangue infectado com mucosas tenha risco de apenas 0,09%. Isso é uma interpretação equivocada de um dado estatístico.
          2- Basta ter o HIV para poder transmiti-lo.

    2. Gustavo

      Olá doutor, gostaria que por favor esclarecesse minha dúvida…

      Eu descobri que minha mulher é soro positiva, nós estamos juntos a mais de 4 anos descobrimos que ela tem o HIV a 1 ano atrás, eu fiz dois exames ( o primeiro foi o teste rapido deu não reagente, e depois fiz o exame ELISA 4*GERAÇÃO e novamente deu negativo, respeitei o tempo da janela imunologica entres 3 a 6 meses.) A pergunta é: Será que posso ter o HIV ainda mesmo tendo feito dois exames que deram não reagente? Só pra completar… Nós transávamos sem camisinha.

      1. Pedro Pinheiro

        É muito pouco provável, mas existem raros casos de soroconversão tardia. Como o seu risco é muito elevado, se eu fosse você repetiria o ELISA com 9 a 12 meses de janela. Mas já sabendo que a chance de vir positivo é bem pequena.

  24. Ana

    Se uma pessoa faz o teste rápido e da negativo,esta pessoa não poderia estar na janela?Se um profissional se contaminar com um sangue de paciente hiv positivo,faz o teste rápido e da negativo,esta pessoa não poderia estar negativo naquele momento e depois positivar?

    1. Pedro Pinheiro

      Sim. O teste só é feito imediatamente para saber se a pessoa já não é HIV positiva antes. Se ela for negativa e semanas depois virar positiva, você pode afirmar que a contaminação ocorreu neste acidente.

  25. Rodrigo Terra

    Dr. existe alguma alteração no hemograma comum que, aliada a outros sintomas, sugira fazer um teste de HIV.
    Obrigado.

    1. Pedro Pinheiro

      Não há nada muito específico. Um número baixo linfócitos pode ocorrer no paciente com HIV, assim como anemia e plaquetas baixas também. Porém, esses achados podem estar presentes em centenas de outras doenças. O hemograma sozinho, sem uma correlação com o quadro clínico do paciente, dificilmente indicará a realização de uma exame de HIV.

  26. Rogerio Rodrigues

    Qual a Janela Imunológica utilizada hoje?

    Faço uso de etanercept enbrel, para espondilite anquilosante.

    Tive uma relação desprotegita…… com uma garota de sorologia desconhecida

    Gostaria de saber se o uso desse remedio altera a janela imunologica…

    Fiz exames de 4ª Geração

    Com 19, 28, 40, 50 e 60 dias…. todos não reagentes.

    Fiz o teste rapido Rapid Check
    com 33 e 62 dias não reagente

    posso encerrar minha janela?

    1. Pedro Pinheiro

      Pode.

  27. alex

    Fiz um teste de hiv o resultado deu amostra não reagente para hiv
    A leitura do paciente deu 0,231 o índice é entre 0,90 á 2,00.
    Isso é bom ou ruim

    1. Pedro Pinheiro

      Não reagente significa negativo para HIV.

      1. alex

        Obrigado doutor…muito obrigado abraço e que Deus abençoe

  28. Boss

    Dr. queria saber se Alguns fatores aumentam o risco de um resultado indeterminado, seria a gravidez e pq a gravidez faz com que o resultado torna-se indeterminado

    1. Pedro Pinheiro

      Gravidez não influencia.

  29. Beto

    Dr um exame com 123 dias de janela e sem situação de risco , com resultado não reagente é suficiente para encerrar o caso de infecção ?

  30. Luis Carlos

    Em tempo: relendo as novas regras do site achei interessante repetir as perguntas de uma maneira mais ampla:

    a) Em quanto tempo a literatura entende que uma pessoa recém infectada é capaz de transmitir o vírus?

    b) Os exames de terceira geração atuais são realmente seguros já na sexta semana como algumas fontes declaram?

    Desde já muito obrigado e parabéns pelo trabalho…

    1. Pedro Pinheiro

      a) Geralmente, assim que o paciente tiver sintomas da fase aguda, ele já é capaz de transmitir o vírus.
      b) Sim. Mas os de 4ª geração são melhores.

  31. joao paulo

    doutor só me responda uma coisa minha esposa esta gravida com 2 messes de gestaçao e tomou a vacina pra gripe quando ela foi fazer o teste de hiv de 0,10 o que quer dizer isso?

    1. Pedro Pinheiro

      Não sei, é preciso saber qual é o valor de referência que o laboratório usa. De qualquer modo, em geral, no resultado vem escrito reagente (positivo) ou não reagente (negativo) ao lado do valor.

    2. torres

      dr. fiz exames de hiv dia 29/01/2013 deu negativo,dai beijei uma garota dia 26/04/2013 com sorologia desconhecida dai dia 01/07/2013, negativo.existe algum perigo nesta minha relaçao? se eu tivesse me exposto ao risco com 60 dias o exame tinha detectado ?

      1. Pedro Pinheiro

        Beijar não pega nem transmite HIV.

  32. ronaldo rodrigo

    dr. uma pessoa contaminada pelo virus, pode viver quanto tempo sem tomar medicaçao (coquetel)?
    Desde ja obrigado pela atenção Dr!

    1. Pedro Pinheiro

      Depende, há pessoas que vivem vários anos sem precisar de tratamento, enquanto outras desenvolvem AIDS em um ou dois anos.

  33. JOHN

    Dr. Pedro,

    Pode-se descartar a infecção pelo HIV com teste rápido feito em uma janela aproximada de 170 dias levando em consideração que a prática foi sexo oral receptivo?

    1. Pedro Pinheiro

      Pode.

      1. Jonh

        Dr. Pedro,

        Aproveitando a resposta anterior , por que em vários lugares ainda se fala em janela com 1 ano de duração?

        1. Pedro Pinheiro

          Porque, muito raramente, há casos de soroconversão tardia. O paciente pode demorar a ter anticorpos. Mas com as técnicas mais modernas de sorologia, isso acaba sendo minimizado. Em geral, um ano de janela só se a exposição tiver sido de alto risco.

        2. Jonh

          Dr. Pedro nesses casos de soroconversão tardia o paciente demonstra algum sinal que permita identificar que ele não produz anticorpos?

        3. Pedro Pinheiro

          Não, necessariamente.

        4. John

          Então existe um teste mais específico parar saber com segurança e dê certeza se o indivíduo é soropositivo ou não?

        5. Pedro Pinheiro

          OS atuais testes são bem confiáveis. Mas não existe exame laboratorial infalível.

  34. RD

    DR Pedro,

    A janela imunológica é a mesma para uma relação que envolva apenas sexo oral receptivo?

    1. Pedro Pinheiro

      A janela é sempre a mesma. O que muda é o risco. Como a gente sabe que não existe exame laboratorial infalível, se o risco for muito grande, a gente tende a ser mais cuidadoso e acaba sugerindo que o paciente repita o exame com uma janela maior.

  35. mendes

    Dr. Pedro,

    Exame feito 5 meses após uma situação de risco hipotética é confiável tendo em vista que em alguns locais ainda se fala em janela imunológica de 6 meses até 1 ano?

    1. Pedro Pinheiro

      Só não é 100% confiável se você teve relação com alguém sabidamente HIV positivo. Nestes casos de alto risco, sugere-se pelo menos 6 meses de janela.

      1. mendes

        Uma janela então nesse casp só seria definitiva após 1 ano mesmo DR.?

        1. Pedro Pinheiro

          No seu caso 5 meses é suficiente. Só indicaria 1 ano se você tivesse tido relação sexual desprotegida com alguém sabidamente HIV+

        2. mendes

          Dr. vc indicaria essa janela de um ano mesmo se fosse apenas sexo oral receptivo com uma pessoa sabidamente HIV+ ?

        3. Pedro Pinheiro

          receptivo, não. Mas se fosse ativo, sim.

  36. RN

    Dr. Pedro,
    Um exame com 150 dias de janela é realmente confiável?

  37. jane

    ola doutor…tenho um relacionamento desde marco…ele era doador de sangue e deu HIV reagente….estamos juntos a quatro meses,fiz o teste e deu nao reagente,o que vc me diz?

    1. Pedro Pinheiro

      Repita o teste com 6 meses e depois com 1 ano.

  38. sandro

    Caro Dr. Pedro tenho algumas dúvidas é possível um teste de HIV de um gestante de primeiro trimestre que deu não reagente mudar mesmo não tendo relações extraconjugais? A médica solicitou novo teste agora no final da gestação e estou ficando louco pois como seria possível se não tivemos relações extraconjugais? É possível tendo relações com minha esposa a mais de 1 ano antes de engravidar sem preservativos um dos dois ter o vírus e não ter passado durante esse tempo todo?

    1. Pedro Pinheiro

      Sim, é possível, apesar de pouco provável, ter relações por mais de um ano sem se contaminar.

    2. livia

      Trata-se de uma rotina estabelecida na consulta de pré-natal, na qual pedimos 2 exames de hiv, 1 na primeira consulta e um com 30 semanas.

  39. Carlos Nascimento

    Fiz o enxame Elisa, só que tem uns dados na observação que eu não sei o que significa, o enxame deu NÃO REAGENTE (Negativo).. Mas estes dados estão me tirando o sono, não sei o que significa poderia me esclarecer? Por favor! Posso ficar tranquilo, dá uma olhada nos dados e me diz alguma coisa.

    ANTICORPOS ANTI HIV – ETAPA I
    Amostra: Soro
    Método: Elisa

    RESULTADO: Teste 1: NÃO REAGENTE
    Teste 2 : NÃO REAGENTE
    Valores de Referência: Não Reagente

    OBSERVAÇÃO: Antigenos – Teste 1:
    HIV – 1: gp41 recombinante, gp 41 peptídeo, p24 recombinante.
    HIV – 2: gp36 peptideo.
    Antigenos – Teste 2:
    HIV – 1: gp41 recombinante, gp41 subtipo O.
    HIV – 2: gp35 peptideo.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Esqueça os detalhes técnicos, isso não é informação para o paciente é para o médico. O que importa pra você é que o resultado foi não reagente, que significa negativo.

  40. Ana

    Namoro ha 2 anos e tenho relações com meu namorado sem preservativo. Ele fez um teste de HIV recentemente e deu negativo. Isso quer dizer que eu tambem não tenho o virus?ou devo fazer um teste tb?pois ja tive outros namorados.

  41. anna cristina

    tive relações durante 7 meses com uma pessoa, e descobri que ele tem hiv, já fiz o primeiro exame que foi com 15 dias depois da relação e deu negativo, e fiz outro depois de 60 dias também deu negativo eu ainda preciso fazer mais um exame pra confirmar?

  42. Marcos

    Dr. trabalho na área da saúde, Meu exame periódico deu 0,22 NO teste de HIV 1 e 2 mas deu ausência de anticorpos do HIV, não reagente: Ausência de anticorpos. reagente: presença de anticorpos Gostaria de saber se tenho anticorpos ou não? Grato

  43. yahoo-G5EOMYQFS5E3IMXCX64VAW4XBM

    Dr. Pedro, bom dia ! Ao fazer uma verificação de glicose em uma paciente (minha irmã) portadora de HIV (que faz tratamento e nunca desenvolveu a doença) , acidentalmente me feri com a agulha da lanceta. Sangrou muito. Lavei a região com cloro, mas certamente o cloro não penetrou no orifício causado pela agulha. O que fazer? Existe aqui no Rio de Janeiro o coquetel do dia seguinte ? Agradeço se responder-me.

  44. Eduardo1987

    Dr.Pedro , boa tarde , um exame de elisa 4º geração elimina a suspeita de soroconversão tardia , após 4 meses da situação de risco ?

  45. mrci

    Dr.Pedro é possível haver um falso negativo fazendo o teste 7 meses apos possível contagio?

  46. Antonio Marcos

    Dr Pedro quando o teste pra hiv vem como nao reagente significa o que?
    negativo ou positivo?

  47. Claudio_Magalhaes

    Boa Tarde Dr. Pedro , há cerca de 3 fiz o Teste Rápido no COAS , minha janela imunologica era de 120 dias , porem eu estava um pouco que nervoso no dia to teste , que tinha medo do exame dar positivo e tudo mais , todavia o resultado deu NÂO REAGENTE , existe a possibilidade da Bio-médica que fez a minha coletagem ter alterado o Resultado para que eu não ficasse preocupado , ou seja , ela pode mentir sobre o resultado , com medo de que eu viva a minha vida em depressão , ou existe alguma lei que a proibe de mentir quanto a resultados ?

  48. Carolzinha79

    Boa tarde Dr. Pedro , a janela imunológica para situações que ocorram acidentes com agulha ou outros objetos perfuro cortantes é a mesma janela de relações sexuais desprotegidas??
    sendo um exame realizado aos 6 meses definitivo.

  49. Andressinhaaa

    Boa tarde Dr. Pedro
    Gostaria de saber se um pequeno resfriado pode alterar os resultados para HIV.
    Fiz exames de Sorologia para HIV, Hepatites e VDRL todos deram negativos, apenas gostaria que você esclarecesse se estando com um pequeno resfriado pode haver alteração nos resultados dos exames.
    Muito obrigada
    Andressa.

  50. Papel

    Ola Dr Pedro , Eu fiz um exame de Hiv 1 e 2 anticorpos anti, método ELETROQUIMIOLUMINESCENCIA

    Depois de 5 meses, deu NÃO REAGENTE.

    Devo fazer o exame de Elisa 4 geração ?

    Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não há necessidade de repetir o exame, a não ser que você tenha tido um comportamento de risco sério, como ter relações desprotegidas com alguém sabidamente HIV positivo, por exemplo.

  51. Yohann

    Ola Dr, meu exame de Hiv 1 e 2 depois de 5 meses deu NÃO REAGENTE

    0.34 o que significa ?

    Obrigado.

  52. anonimo

    Dr. é verdade que individuos que tenham alguma deficiencia na produçao de anticorpos, imunossupressao podem ter um resultado falso negativo mesmo apos muitos anos ou o que acontece é apenas uma soroconversao tardia, de modo que mesmo que tarde esse individuos imunodeficientes se soroconvertem? No meu caso fiz um exame apos dois anos da situaçao de risco, um resultado nao reagente descarta essa possibilidade de falso negativo? e esse valor ao lado 0,40 devo me preocupar?

  53. Os

    Ola Dr, no começo pro meio de novembro tomei vacina anti tetanica, isso pode influenciar no exame de Hiv ?

    Desde ja grato.

  54. hsbjr

    Dr. Testes rápidos são confiáveis para uma janela de 105 dias?

  55. Ionara Nunes

    Bem, não penso, pelo menos no momento, em realizar outro teste, como o senhor falou, os casos de falso negativo são raros, apenas quero saber, se no tempo que fiz o exame, 41 dias, já é suficiente para saber se fui ou não infectada. Lembro que foi um teste de quarta geração.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Só valeria a pena fazer outro teste se você tivesse certeza de ter tido um contato de grande risco, como por exemplo, ter tido relação sexual desprotegida com alguém sabidamente HIV positivo.

  56. Iony

    Olá Dr.! Fiz um teste HIV negativo com 41 dias após o contato de risco. Estou na dúvida se devo confiar, o teste é o P24, de quarta geração, mas falam em janela de 60 dias, 90 dias e por isso a dúvida voltou.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O ELISA de 4º geração tem janela de 3 semanas. Se o seu contato foi realmente de risco sugere-se repetição do exame com 3 meses para descartar os raros casos de falso negativo.

  57. Elis

    posso confiar 100% em um teste de HIV após de 30 dias ?

  58. A.S

    Os sintomas da infecção pelo vírus hiv na fase aguda veem todos de uma vez ou pode ocorrer de a pessoa apresentar vômito e dias depois manchas vermelhas que coçam pelo corpo?

  59. Dri

    Olá Doutor!
    Antes de iniciar a minha vida sexual, consultei um médico e pedi exames para ver se estava tudo ok antes de poder ter relações com o meu namorado e poder até não vir a usar preservativo. Eu uso a pilula. Ambos fizemos exames, o meu namorado fez também para outras doenças sexualmente transmissíveis.
    Só que no meu resultado apresentava o seguinte “Ac.Anti-HIV 1/2 Resultado/Unidade não reactivo (0.52)”, e do meu namorado apresentava 0.13, também não reactivo.
    Esse resultado é a quantidade de anticorpos do vírus no sangue? O que significa? Fiquei com receio que o meu valor seja “alto” e seja um “mau sinal”. Nunca tive comportamento de risco (transfusões de sangue, piercings, tatuagens, não tive atividade sexual de qualquer tipo ect) mas saiu o resultado e fiquei confusa e um bocado preocupada.
    Pode-me esclarecer, por favor? Porque que o meu deu um valor mais alto que o dele? Devo preocupar-me?
    O meu namorado diz que não tenho com o que me preocupar, mas eu não consigo relaxar e ter actividade sexual com medo que posso prejudica-lo. É idiota da minha parte, mas fiquei stressada.
    Obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Esses valores qdo estão abaixo do valor de referência são irrelevantes. O resultado ou é positivo ou é negativo. O seu e do seu namorado são negativos. O resto são detalhes técnicos do exame q nada interessam aos pacientes

  60. Gustavo Gabus

    Ola Dr,  queria saber se eu fazer um teste de hiv, esse exame pode detectar uma outra doença?
    Desde ja grato

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  61. gabriel

    Dr Pedro,gostaria de tirar uma duvida,usei um creme dermatologico(cetoconazol+diprop.de betametasona,20mg/g+0,5mg/g)2x ao dia por 15 dias ate 1 dia antes do teste elisa que eu fiz e deu nao reagente,esse resultado e confiavel ou esse creme que usei pode interferir e alterar o resultado?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Creme não interfere

  62. Lethlanzaa

    Oi gostaria de saber se pode ter tido relacoes um dia antes de fazer o teste!
    Lembrando q a relação de risco faz mais de 6 meses

  63. Paula Santos

    Dr. Gostaria de saber se a menstruação interfere no resultado do exame.
    muito obrigada
    Paula

  64. Júlio Cesar

    Olá doutor, gostaria de saber se o teste só da positivo após os primeiros sintomas chegarem ou se isso não tem nada haver e o teste pode da positivo antes dos primeiros sintomas serem apresentados, obrigado.

  65. Val

    uma pequena gota de sangue nos olhos , pode me contaminar se a pessoa tiver hiv

  66. Manu

    Boa tarde Dr. Pedro Pinheiro,

    Gostaria de saber o que significa um resultado negativo para anti-HIV 1 e 2 (4ª geração), mas com um valor 0.48? No laboratório onde foi realizado o exame para ser positivo seria >1.
    Exames que havia feito anteriormente (há 3 anos) sempre deram negativos, mas não apresentavam qualquer valor. Tem alguma importância este valor, sendo que está “relativamente” próximo de 1? O que este valor significa?

    Obrigada.

  67. filipe

    após um ano uma teste hiv pode dar falso negativo?

      1. filipe

        como assim fiz exame 2 meses apos o risco, apos 9 meses apos 1ano e meio, e deu tudo negativo anticorpos 1 e 2 sempre negativo pode dar uma falso negativo?
        necessito fazer mais teste mesmo apos 9 meses?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          3 exames negativos com 1,5 ano de intervalo é definitivamente negativo. Não há necessidade de repeti-lo.

  68. edio

    o exame de sangue nao detecta o virus da aids????

  69. Miguelalves1998

    Sendo um teste de 3ºgeração ou 4ºgeração o resultado apos um ano e fiavel?
    o de 3º geração nao procura o p24 correcto?

  70. James Moreno

    Dr. Pedro, há muitas controversias no que se refere ao período de janela imunológica do HIV no mundo médico, o Ministério da Saúde adota a janela de 30 dias, o Sr. acha qe o exame o resultado é seguro e definitivo num exame feito com esta janela?
    Uma pessoa com linfócitos a 44% no hemograma pode ser imunodepressiva?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      30 dias é uma janela segura. Mas como foi dito no texto, se houve comportamento de risco o indicado é repetir o exame com 3 meses. Lembre-se que nenhum exame laboratorial é 100% perfeito. Em relação aos linfócitos, o que importa é o número total e não o percentual.

  71. anônimo

    Dr. Pedro, o teste Elisa seria o ECLIA + MEIA?
    Fiz esse teste ECLIA 4ª geração ( ECLIA + MEIA) após 45 dias de ter tido uma relação com risco e o resultado foi Não Reagente. Posso considerá-lo difinitivo ou terei que repetir o exame? 
    Grato 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É um método diferente do ELISA, mas é tão bom quanto. Se a sua relação foi de risco, mesmo com o ELISA sugere-se uma repetição com 3 meses para confirmar o resultado negativo.

  72. MAURICIO

    Existe alguma variação do HIV que não é detectado nos testes de laboratório?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  73. Mauriciopioli

    É possível haver contaminação pelo HIV e mais de um ano depois o teste dar negativo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, um ano é muito tempo.

  74. Bruno

    isso quer dizer que o teste rápido não é tão seguro como dizem doutor?

  75. Bruno

    Dr pedro estive conversando com uma infectologista sobre os exames de hiv e ela me disse que o teste elisa não é + usado com tanta freguência como era antes e que dentro de pouco tempo não vai + ser usado o teste elisa pois o teste rápido dá um resultado fidedigno.é isso mesmo doutor?

  76. Anonimo

    Pesquisando na internet verifiquei que existe um teste chamado PCR Qualitativo para HIV, que ao invés de procurar anticorpos, procura o próprio vírus no plasma sanguíneo do paciente.

    Esse exame deve ser muito mais caro imagino eu, o que impossibilita o fácil acesso a população e parece ser indicado para aqueles com acidentes de trabalho que precisam de um diagnóstico rápido. Tenho duas perguntas sobre essa técnica:
    1. Esse exame poderia ser usado com segurança para detectar a contaminação antes do período da janela imunológica?

    2. Existe uma janela segura específica para esse exame?

    Obrigado!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O PCR raramente é usado para o diagnóstico em adultos, pois é mais caro, não é qualquer laboratório que faz, demora mais tempo para ficar pronto e quase não oferece vantagens em relação ao ELISA 4ª geração e o WB. O PCR é mais usado para pacientes sabidamente HIV que precisam quantificar a carga viral ou para bebês que podem ter anticorpos da mães circulantes que afetam a sorologia tradicional.
      Como a janela imunológica atual é bem curta, o uso do PCR para diagnóstico perdeu um pouco o sentido. Só faz sentido se o paciente necessitar imediatamente do diagnóstico e ainda estiver dentro da curta janela imunológica das serologias.

  77. Drica

    Olá Dr. Pedro, acerca de um ano e pouco atrás tive uma relação de risco(sexo sem preservativo),  fiz dois testes de HIV 1 e 2 e p24  (1 ano após o ocorrido) ambos negativos… mas agora estão aparecendo algumas manchinhas vermelhas no meu corpo. devo repetir o exame ou caso encerrado?
    estas manchinhas podem ser algum tipo de alergia?Obrigado! 

  78. Rafael BH

    Dr.
    Liguei para um laboratório e me informaram que existem teste pelo p24 que identificam com um bom grau de segurança a infecção pelo hiv entre o quarto e nono dia a partir da exposição de risco.

    Tem algum conhecimento disso?

    Grato,

    Rafael BH

  79. portugal1

    Dr Pedro Sou de portugal tive um relação sem camisinha acerca de 1 ano atras fiz o teste hiv1 e hiv2 e deu negativo ,mas eu tomo à já muitos ano medicamentação forte para uma depresão pode influenciar o resultado?
    no entanto neste espaço fui pai.isto me esta fazendo muito mal

  80. lui469

     No CAD do Restelo o exame é o de 4º geração porque a mim disseram de este pesquisava o antígeno P24 e anticorpos, pelo que si aqui neste blogue o exame com antígeno P24 e anticorpos são os de 4ª geração. A pessoa pode fazer o exame as 4 semanas e deve repeti-lo as 6 a 8 semanas. foi o que eles me disseram.
     

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Então, é exatamente isso que está escrito no texto: 4 semanas de janela.

      1. lui469

         Ola novamente Dr Pedro, voltei a ligar para CAD e eles voltaram a explicar o exame que fiz em o Vikia ac HIV1/2, eu confundi com os de antigénicos, porque falaram-me de uma determinada portaina, e a janela era a mesma referida no texto, ou 4 semanas se negativo repete as 6 a 8 semanas. O que o Dr sabe sobre este tipo exame? Qual a janela deste? Com o exame feito aos 60 dias e outro aos 70, ainda tenho que fazer outro aos 90 dias ou posso esquecer isto?    

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Depende do risco que você correu. Se você acha que o risco de contaminação é grande, como por exemplo, ter tido relações desprotegidas com alguém suspeito ou sabidamente portador do HIV, vale a pena repetir o exame depois de algum tempo.

    2. Crjoalco89

      O exame no cad do restelo é o mesmo que no CAD da Lapa, o Vikia ac HIV I/II, teste rápido sem antigénio.

  81. Cris

    Olá Dr Pedro, tenho uma duvida enorme. Porque é que no CAD do Restelo, o período de janela que indicam como definitivo para o teste rápido do HIV é de 60 dias (9 semanas), qiuando o Dr Pedro, fala em teste as 12 e 24 semanas? Obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Existem exames e protocolos diferentes para o teste do HIV. No Brasil, atualmente o teste mais usado é o ELISA de 4º geração, que tem uma janela de apenas 3 semanas. Provavelmente o teste usado lá no CAD é o de 3º geração que tem uma janela de aproximadamente 2 meses.

  82. lui469

    Ola Dr. Pedro fiz um exame de 4ª geração (pesquisa de antígeno P24) aos 60 dias após uma relação de sexo oral de risco e deu negativo, 70 dias depois realizei analises de sangue de todo o tipo incluindo DST e novamente fizeram um teste de HIV mas este de pesquisa de anticorpos e o resultado deu negativo novamente. Com estes dois resultados posso ficar descansado?
    É que não consigo pensar noutra coisa e não estou conseguido levar a minha vida para frente.
    Por favor peço que me responda.      

  83. Manu

    Bom dia Dr. Pinheiro,
    Respeitando a janela imonulógica, por vezes deixando passar mais de 6 meses para fazer o teste anticorpo anti HIV-1 e HIV-2, independentemente do tipo de geração utilizado, este já é seguro?
    Sendo que os testes atuais são seguros e confiáveis, porque se fala numa acurácia superior a 99% e não 100%?
    Obrigada.

  84. Paula

    Olá, Dr adoro seu site…. bom fiz exame 1 ano após o contato de risco e deu negativo, é definitivo? ou tenho q fazer outros testes? ah o teste foi elisa quarta geração p24

  85. J W

    Olá Doutor, fiz 3 exames Anticorpos HIV 1 e 2 Quimioluminescência. O 1ª foi com 60 dias, o 2º com 100 dias e o 3º com 8 meses após a relação de risco e ambos deram negativo. Posso confiar ou tenho que fazer mais exames? Abraço e boa noite.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode confiar.

  86. Maria Rodrigues5636

    e se passar um ano e fizer 3a geração e der negativo? é melhor fazer 4a geração na mesma? 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1 ano é um intervalo seguro. Não precisa repetir.

  87. Manuela

    Boa tarde Dr. Pedro Pinheiro,
    Li que há situações que mesmo fazendo o teste HIV após o perído de janela, o resultado negativo pode não ser correcto porque o anti-corpo pode não se ter “evidenciado”. Gostaria de saber até que ponto é mesmo assim, ou se fazendo um teste com 6 meses após situação de risco a pessoa pode ficar descansada!
    Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      6 meses é mais do que suficiente. Os atuais teste procuram não só pelo anticorpo, mas também por proteínas específicas do HIV.

  88. Medicinadentaria2009

    mas gostaria de saber porque? se uma pessoa teve um comportamento de risco e fez um testes depois do periodo de janela nao pode dar sangue nunca mais?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Quem tem um comportamento de risco costuma ter outros. Quem já teve sífilis e se curou também não pode. O mesmo vale para hepatite B. Uma transfusão de sangue é algo muito sério. É preciso reduzir ao mínimo qualquer risco de existir uma bolsa de sangue contaminada.

  89. Medicinadentaria2009

    ok, sim no periodo de janela certo? fora disso existem? o virus pode esconder-se no nosso corpo? pois para ser impedido para sempre (permanentemente)…

  90. Medicinadentaria2009

    Bom dia, gostaria de saber uma informação: porque é que alguem que tenha tido uma possível exposição ao virus da hiv é permanentemente impossibilitada de dar sangue mesmo se os testes tenham dado negativo? Obrigada

  91. Rafael Varela

    doutor, vi uma propaganda do governo que pode-se realizar o teste rápido com 30 dias… é realmente confiável?

      1. Rafael Varela

        entao doutor, fiz na verdade com  34 dias e deu não reagente, quer dizer que eu posso ficar despreocupado e dormir tranquilo? pois ainda estou com isso na cabeça… muito obrigado, você nao sabe o quanto me ajudou… só recomento UMA a quem está MUITO preocupado como eu estive: sei o quanto é difícil os dias que na verdade parecem não passar até fazer o teste, mas vale a pena, seja qualquer for o resultado FAÇA O TESTE! obrigado pelo espaço oferecido, Doutor!! #UseCamisinhaSempre

  92. Cyclone_jl_jonny

    Doutour fiz um teste 4 meses apos o estado de risco no metodo Elisa deu 0,02 não reagente fiz novamente 7 meses após o primeiro teste e o metodo Elisa deu 0,17 não reagente, Porque houve essa variação? devo me preocupar? tenho que fazer outro teste?

    Fico no aguardo.

    Obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Essa variação é irrelevante. O que importa é o fato dos dois exames serem negativos.

  93. Pietrosparks

    Doutor ralizei o exame após uns 9 meses após a relação desprotegida e o laboratorio me pediu outra coleta,isso é porque ja constou positividade e necessitam de outra amostra para confirmar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser. Mas pode ser também algum problema com o primeiro sangue que inviabilizou o exame.

  94. monica

    Boa tarde Doutor, meu caso é um pouco diferente  de todos aqui, eu trabalho na área de Estética e tive uma situação de risco me furei com uma agulha de acupuntura, fiquei louca e fui em um posto de saúde a médica falou que as chances de contrair HIV era de 0,3%, mesmo assim fiquei desesperada, após 15 dias me deu herpes procurei uma dermatologista, ela falou que não era sintomas de HIV não!
    Fiz exames com um mês e meio, 3 mêses, seis mêses e oito mêses, e todos não reagentes.Nunca fiquei doente na vida muito menos Herpes, fico paranóica se meu marido fica resfriado, memos que ele seja muito alergico muito antes disso, eu não tive nada  além dessa Herpes.Gostária de viver e dormir em paz!Vc acha que posso confiar que não tenho nada?
    Obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O seu acidente foi de baixo risco e suas sorologias estão negativas. Não há motivos para achar que vc tenha sido contaminada

  95. Carlos

    Dr. Pedro. o Hipotiroidismo afeta o resulta do exame de HIV, ou atrasa a janela Imunológica? tenho exames negativos com 1, 2, 3, 6 e 9 meses, mas os três últimos são de terceira geração (quimioluminiscência centaur XP feito pelo DASA). O pior é que o hipotiroidismo só apareceu após a relação sexual que tenho medo (até achei que o HIV provocou o Hipotiroidismo). Fazem 9 meses que estou tratando com eutirox 75 MG, mas tem vezes que esqueço de tomar o remédio, mas tenho receio que o hipotiroidismo possa comprometer a resposta imune. tenho receio de soroconversão tardia. Grato.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não influencia.

  96. Lealnando

    Dr, tenho herpes genital, estou quase ficando louco pois tenho muito medo de tbm ter contraido hiv, quero te fazer uma pergunta, como descobri agora q tenho herpes genital (exposição ao virus recente) se eu fizer o teste rapido de hiv nos postinhos tem perigo d os anticorpos do herpes enfluenciar no exame de hiv falso positivo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  97. Lucas

    Olá Dr Pedro,
    Estou estudando Medicina na mesma Universidade em que o Senhor se formou. Conheço todos aqueles maravilhosos professores da DIP, como o Prof Querido, a Profa Marangoni… e outros. Todos excelentes. Enfim… mesmo sendo da área da saúde, mesmo tendo noção das coisas e acesso a informações, acabou acontecendo comigo…no dia 17 de janeiro, deixei uma mulher de programa fazer sexo oral em mim.. e eu estava sem camisinha. Desde então, estou desesperado… nem consigo dormir direito, etc, etc. Depois de 23 dias, fiz o ELISA de quarta geração, o qual deu negativo.Considerando a mulher soropositiva para HIV, qual a probabilidade de eu não ter sido infectado? Estou com medo de realizar um novo exame.. Abraços.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O risco de transmissão do HIV em uma única relação com sexo oral é muito baixo. Acho que você pode repetir o exame sem estresse.

  98. A.F

    Olá doutor,
    Ontém 14/03 em meio a relação observei um pequeno furo no preservativo, pois senti o calor da vagina da garota, logo de imediato retirei o pênis e fui ao banheiro me lavar. Hoje senti o corpo febril (35,6graus) é possível ou foi psicológico por causa do susto?
    Quando devo fazer os axames?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pelo menos 1 mês após o caso, ou seja lá pelo dia 14 de Abril.
      obs: febre é só acima de 37,5ºC

  99. W Guedes

    Olá Doutor, é verdade que se a pessoa fizer o ELISA 3 Geração com 60 dias e outro com 90 e ambos derem negativo a probabilidade de dar positivo com o exame de 6 meses é quase nula?!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  100. g.b

    ola dr!!
    estou com muito medo,porque no mes de setembro de  2010 tive relaçao sexual com um homem mas nao usamos preservativo,e agora as pessoas estao comentando que ele esta com AIDS,tow cm muito medo,eu nao sei o que fazer.
    tenho medo d fazer o exame e der positivo. o que eu faço? me ajuda 🙁

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Faça o exame.

  101. Diogoc_c

    Boa Tarde Doutor.
    Sempre acompanho seu site e outros depois que passei por uma relação de risco. e sempre leio os termos “janela confiavél” ou “janela segura” mas gostaria de saber se existe algum exame ou mesmo combinãção de exames que me deem uma garantia de 100% de certeza. Isso existe?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O ideal é fazer um exame com pelo 30 dias e repeti-lo com 90 dias.

  102. Vitória

    Olá Dr. Pedro!
    Tive relação sexual com um homem em agosto e depois em outubro/11, com o mesmo homem. Fiz o teste dia 25/02/12. Esse período é uma janela segura para resultado “não reagente” ?
    Obrigada,
    Vitória

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      4 meses é atualmente uma janela segura.

  103. Carlos

    Dr. Pedro… feito um exame com 60 dias (4º geração) com resultado ´´não reagente´´ onde ocorreu  sexo oral passivo, existe alguma possibilidade de soroconversão, neste caso??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  104. Kiko

    olá dr.
    minha dúvida é a seguinte:
    estar com herpes genital influencia no resultado de um exame para hiv?
    obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  105. Brunorj Fsa

    olá doutor gostaria muito de  saber o que significa gp24 no exame de hiv … significa pesquisa do antígeno p24? fiz um exame imunocromatográfico sd bioline terceira geração … depois de 120 dias posso ficar tranquilo? obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      o p24 é uma proteína presente no vírus HIV.
      Sim, 4 meses é uma janela segura.

  106. Raphael

    Oi doutor eu me chamo raphael, pois bem , eu tive uma relação de risco há duas semanas e estou muito ansioso e pensando em fazer um PCR, mas nao sei se é confiável a janela de 2 duas semanas para esse tipo de exame e nao sei qual devo fazer se o PCR qualitativo ou o quantitativo? O senhor poderia me responder?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O melhor exame é o ELISA de 4a geração que tem janela de 4 semanas.

  107. Nathy

    No texto consta que o exame de 4ª geração “pode ser feito com apenas 4 semanas (95% de
    acurácia). Se negativo, deve-se repeti-lo com 6 ou 8 semanas. Se
    novamente negativo, caso encerrado”.
    Então o exame realizado com 8 semanas (56 dias), tem 100% de acurácia? Não há mais risco de depois de alguns meses o resultado ficar positivo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Nenhum exame laboratorial tem 100% de segurança. Mas neste caso fica muito próximo disto.

  108. Lia

    Olá Dr., primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo grande trabalho realizado neste blog.
    Minha dúvida é a seguinte: um teste de 4ª geração feito com 63 dias com resultado não reagente é confiável e definitivo? Ou ainda é preciso esperar mais alguns dias e refazer o exame?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, é confiável.

  109. C M

    Muito obrigada pela resposta rápida Dr! Infelizmente eu estou desesperada e, pelo o que eu li no texto e nos comentários, eu preciso esperar 6 semanas para realizar o teste para tirar esse peso da minha cabeça, e claro, vou ficar atenta aos primeiros sintomas, mas mesmo assim..existe algum outro teste em que me mostraria os resultados antes dessas 6 semanas?

    Obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Atualmente o teste mais rápido tem uma janela de 4 semanas

  110. Nataly

    Dr., mesmo considerando os casos raros de soroconversão tardia, pode-se afirmar que um teste de 4ª Geração, realizado com mais de 60 dias é definitivo? Caso a resposta seja sim, isso ocorre porque o teste além de detectar os aticorpos também detectam o antígeno p24? Então se a pessoa ainda não tem anticorpos o exame daria reagente em razão da presença do vírus HIV? Nataly

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, sim e sim

  111. MARCOS

    Dr:

    Um Elisa anti – HIV 1 E anti -HIV 2 de terceira geração com resultado negativo, sem repetir o teste, com 10 anos e 8 meses após a relação de risco, é definitivo e confiável? obrigado!

    MARCOS

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  112. Eriiick

    Minha médica afirmou que as bolinhas sao Herpes Zoster. Isso complica minha situaçao?!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  113. MARCOS

    Dr:
     os testes elisa de qualquer geração são confiáveis independente do periodo da janela?
    ex: um elisa de terceira geração com com uma relação de risco á 10 anos e oito meses com resultado negativo é definitivo e confiável?obrigado!

    MARCOS

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim e sim.

  114. Léo

    O teste Quimioluminescência Amplificada é confiável 10 meses após o contato de risco?

    Obrigado 

    Léo

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  115. Golller

    Desculpe a insistência Dr. Pedro é que sofro de transtorno de ansiedade generalizada, eu posso confiar que não tenho hiv depois desse monte de exames? É praticamente baixa a possibilidade visto que o ultimo foi feito com 47 dias, quase 7 semanas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  116. Golller

    Dr Pedro acabei fazendo mais um com 47 dias. Também negativo. Posso parar de fazer os exames? Desde já agradeço o auxílio.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode

  117. Golller

    Dr Pedro, tive contato oral (passivo e ativo) no dia 29 de novembro. Realizei 4 exames de 4 geração (P24), respectivamente 18, 22, 28 e 40 dias após o contato, todos deram não reagente. Será que posso confiar nesses resultados?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  118. Eriiick

    Bom dia Dr. Pedro, estou num dilema ferrenho! A cerca de 20 dias atrás tive relação sexual sem camisinha, 2 dias após tive outra, também sem.
    Agora, a 6 dias atrás, maios exato nu reveiillon, tive uma terceira relação desprotegida. Cada qual com um parceiro diferente.

    Agora estou com a garganta inflamada, muitas dores de cabeça, enjoos, e perda de apetite. Uma amiga minha disse que esses são sintomas primários de quem contrai o HIV. Aí fui pesquisar na internet, e realmente parece que ela tem razão!

    Qual a tua opnião, posso estar infectado, ou ainda é cedo para tais sintomas?! O que devo fazer agora!? Ajude-me! Please!

    Ps: sei o quão insano fui!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Impossível saber sem fazer o exame.

      1. Eriiick

        Bom dia Dr. Pedro, sou eu novamente. Agora estou também com akeles ganglios situados abaixo do pescoço inchados.
        E também estou transpirando muito a noite e tem uma regiao em minhas costas que está cheia de umas bolinhas, tipo empipocado, soh q nao coçam e nao doem. Issoh eh alguma alergia ou pode tembém ser sintoma primário?!

        Eu já posso fazer o teste!? Após quantos dias da relação sexual jah aparece nos exames!?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          30 dias é o recomendado atualmente

  119. Luquinhas Lc

    dr pedro é possivel contrair o virus hiv se alguem fuma com uma pessoa q tem virus e a boca dela tiver sangrando e vc fuma o cigarro dela?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, muito pouco provável.

  120. Ruben Silva2000

    para termos sida temos que ter todos os sintomas

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, basta ter o HIV e pelo menos uma doença definidora de AIDS (SIDA)

  121. Ianluckas

    Dr.Pedro eu pedi exame de Sorologia para Rubeola.. Não vai detectar presença do HIV?nem um indicio?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não. Se foi só pedido sorologia para rubéola, é só isso que será pesquisado.

  122. talita

    qualquer tipo de exame de sangue que faço e possivel o medico constatar virus do HIV como
    o exame que agente faz pra verifica a tiroide

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      não, tem que ser um exame específico.