Ressaca: causas, tratamento e prevenção

Dr. Pedro Pinheiro

comment 20 Comentários


Introdução

O álcool é uma das drogas mais consumidas em todo o mundo. Os mais recentes dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que cerca de 30% dos homens e 10% das mulheres no Brasil consomem álcool em excesso pelo menos uma vez por semana. Além disso, quase 80% dos jovens referem consumir bebidas alcoólicas regularmente.

Neste texto explicaremos o que é a ressaca, uma das consequências da intoxicação pelo álcool.

Para saber mais sobre os perigos das bebidas alcoólicas, leia também os seguintes artigos:

Para entender a ressaca é preciso antes saber por que ficamos bêbados e quais os efeitos do excesso de álcool no organismo. Portanto, antes de falarmos propriamente da ressaca, vamos revisar o que acontece com álcool após o mesmo ser ingerido.

Informações em vídeo

Antes de seguirmos em frente, assista a essa curta animação que resume as informações que serão detalhadas nesse artigo.

YouTube video

Como o álcool é metabolizado no organismo?

Quando comemos ou bebemos uma substância qualquer, ela passa basicamente por três estágios: digestão, absorção e metabolização pelo fígado. Ou seja, todo alimento que é absorvido pelo trato gastrointestinal obrigatoriamente passa pelo fígado antes de alcançar qualquer outro órgão. Isso vale para alimentos, álcool, remédios, drogas, etc. O fígado é uma espécie de centro de tratamento das substâncias ingeridas. A maior parte do que é ingerido só chega à circulação sanguínea central depois de ter sido processado pelo fígado. O nome desse processo é “metabolização hepática”.

No caso do álcool, 80% passa fígado e 20% consegue atingir a circulação sanguínea diretamente. Esses 20% circulam pelo organismo e acabam chegando novamente ao fígado, onde serão metabolizados.

Dentre os vários papeis da metabolização hepática, um deles é inativar substâncias tóxicas que tenham sido ingeridas, como álcool (etanol), por exemplo.

Na verdade, o processo de metabolização hepática do álcool é curioso, pois, como o fígado humano não produz uma enzima que neutralize diretamente o álcool, ele primeiro o transforma em acetaldeído, e só depois em ácido acético, que é um metabólito não ativo e não tóxico. O problema é que o acetaldeído é uma substância ainda mais tóxica que o próprio álcool. Portanto, até que o fígado transforme o acetaldeído em ácido acético, o organismo acaba tendo que lidar com duas substâncias tóxicas.

Algumas pessoas têm deficiência na enzima que transforma o acetaldeído em ácido acético, sendo elas muito mais propensas a ter níveis sanguíneos elevados de acetaldeído após a ingestão de álcool. Essa deficiência é muito comum nos indivíduos de origem asiática.

Nota: o acetaldeído é um carcinogênico (substância que causa câncer) e pode levar à lesão do fígado se a exposição for frequente e prolongada (leia: Cirrose hepática – Sintomas e causas).

Por que ficamos bêbados?

Bom, até aqui já aprendemos que o álcool, que é uma substância tóxica, após ser ingerido é transformado em outro elemento ainda mais tóxico antes de circular por todo o corpo.

Mas o problema não termina aí. A absorção do álcool pelos intestinos é muito mais rápida do que a capacidade do fígado de metabolizá-lo. O fígado só consegue metabolizar o equivalente a 10 gramas de álcool por hora, o que é menos que uma taça de vinho ou 300 ml de cerveja, que possuem cerca de 12 gramas de álcool.

Portanto, se tomarmos o equivalente a 5 taças de vinho, o corpo demora, em média, 6 horas para eliminar todo esse volume. Isso significa que após um consumo exagerado de álcool, por várias horas nosso organismo terá que lidar com duas substâncias altamente tóxicas circulando no sangue: álcool e acetaldeído.

Quando estamos de estômago cheio, a absorção de etanol fica mais lenta, dando mais tempo ao fígado para metabolizar o álcool que chega. Por isso, a intoxicação por etanol é mais intensa quando bebemos em jejum. Bebidas alcoólicas gasosas são absorvidas mais lentamente e alimentos ricos em proteínas ou em açúcar reduzem a absorção do álcool.

O álcool age em todo organismo, mas os seus efeitos mais visíveis são no cérebro, principalmente durante uma intoxicação aguda. Em pequenas quantidades, o álcool tem ação estimulante, levando à euforia, desinibição e maior interação social. Pequenas doses já afetam a coordenação motora e a capacidade de concentração.

Conforme o nível de álcool se eleva, a capacidade de julgamento fica alterada e surgem os comentários e as ações impróprias. Doses maiores de álcool e acetaldeído na circulação intoxicam os neurônios, levando à inibição do funcionamento do sistema nervoso. Conforme a concentração sanguínea se eleva, o paciente vai passando pelas seguintes fases: letargia, sonolência, redução do nível de consciência, coma e, eventualmente, morte.

Portanto, estar bêbado significa estar com os neurônios intoxicados por álcool (e acetaldeído). Os sintomas da bebedeira duram até o fígado conseguir neutralizar todo o álcool e o acetaldeído que circulam no sangue, o que já vimos que pode levar horas.

O que é a ressaca?

A noite acabou e você se depara com luz do sol ardendo nos seus olhos. A boca está seca e com gosto amargo. Você tenta se levantar e nota ainda uma tontura residual e uma fraqueza nas pernas. Nesse momento, você repara que uma terrível dor de cabeça lhe atormenta. Como se não bastasse, ainda há um mal-estar terrível e uma náusea que só não provoca vômitos porque o seu estômago está completamente vazio. Você corre para o banheiro e nota que está com diarreia, mas as fezes têm um cheiro diferente do habitual. Parece cheiro de álcool. Sua mente está um nevoeiro e os detalhes da festa da noite passada são apenas flashes. Isso lhe soa familiar?

Pois isso é nada mais do que os sintomas da ressaca, o resultado de horas de exposição a substâncias tóxicas. Na verdade, a ressaca habitualmente surge quando o nível de álcool no sangue já está bem baixo, quase zero, após intenso trabalho de limpeza feito pelo fígado.

A ressaca parece ocorrer basicamente por três motivos:

1. Intoxicação pelo acetaldeído.
2. Queda da glicose sanguínea (hipoglicemia).
3. Desidratação.

1. O acetaldeído chega a ser até 30 vezes mais tóxico às células do que o etanol. No caso de um consumo exagerado de álcool pode haver presença deste metabólito tóxico na circulação ainda por várias horas após o indivíduo ter parado de beber.

Grande parte do mal-estar da ressaca é por consequência da exposição prolongada das células ao acetaldeído, o que provoca uma espécie de inflamação generalizada do organismo.

Além disso, os neurônios ficam intoxicados, atrapalhando o estabelecimento de um padrão adequado de sono. O sujeito fica sonolento, mas a qualidade do seu sono é ruim, mantendo-o cansado.

2. O processo de metabolização do etanol envolve vias enzimáticas do fígado que também participam da produção de glicose, principalmente em períodos de jejum. Como essas enzimas estão ocupadas metabolizando o etanol, temos uma queda no nível de glicose para o cérebro e outras regiões do organismo. Daí surgem os sintomas de fraqueza e mal-estar.

3. Um dos efeitos adversos do etanol no cérebro é inativar a produção de um hormônio chamado ADH (hormônio antidiurético). Os rins filtram em média 180 litros de sangue (água) por dia. Graças ao hormônio ADH, destes 180 litros filtrados, urinamos apenas 1 ou 2 por dia.

O ADH é um dos principais mecanismos de controle da quantidade de água corporal. Quando ele é inibido, toda água que passa pelos rins acaba sendo eliminada na urina. Por isso, alguns minutos após a ingestão de álcool, começamos a urinar o tempo todo. Já reparou como é clara a urina após consumo de bebidas alcoólicas? Isso ocorre porque nesse momento, sua urina é basicamente água pura. Esse efeito diurético leva à desidratação, que causa os sintomas de boca seca, sede, dor de cabeça, irritação e câimbras.

O ADH só volta a ser produzido pelo sistema nervoso central quando os níveis de álcool tornam-se baixos, geralmente após horas de eliminação excessiva de água.

Como evitar a ressaca?

A resposta óbvia é: não beba. Mas imagino que não seja isso que você está querendo saber.

O risco de ressaca é maior quando há um consumo de pelo menos 4 taças de vinho ou 4 latas de cerveja (ou o equivalente em álcool de qualquer outra bebida) no intervalo de 2 horas. Está é uma quantidade de álcool consumido acima da capacidade de metabolização hepática, promovendo grande liberação de acetaldeído para a corrente sanguínea.

Como já dito, beber mais devagar e sempre depois de ingerir alimentos ricos em proteínas e carboidratos diminui a velocidade de absorção de álcool pelos intestinos, dando tempo para o fígado metabolizar o álcool que vai sendo consumido. O ideal é comer antes de começar a beber. Depois de bêbado, o álcool já foi todo absorvido, comer só aumentará o risco de você vomitar. Todavia, nada impede que você belisque durante a festa enquanto bebe, pois isso ajuda a retardar a absorção do álcool.

Beber muita água antes, durante e depois da festa talvez seja a melhor dica. Toda vez que você for ao banheiro urinar, beba algo não alcoólico, seja água, suco ou refrigerantes (com açúcar de preferência).

Curiosamente, bebidas mais escuras – como uísque, vinho tinto, tequila (que não é tão escura) e conhaque – geralmente causam ressacas piores do que o vinho branco, cerveja ou bebidas claras, como vodca ou gim. Porém, isso de modo algum significa que cerveja ou vodca não provoquem ressaca.

Tomar medicamentos anti-ressaca, como Engov, antes de beber tem pouco fundamento científico. São drogas que misturam substâncias contra náuseas, analgésicos e cafeína, tentando amenizar alguns dos sintomas da ressaca. O problema é que o seu efeito já não é tão grande muitas horas após tomado, e alguns deles ainda contêm anti-inflamatórios ou aspirina, que são substâncias que irritam o estômago. O Engov (ou similares) não age sobre a desidratação, sobre a hipoglicemia, nem sobre a irritação que o acetaldeído provoca nas células.

Além de não funcionarem bem como prevenção da ressaca, esses medicamentos ainda podem estimular o indivíduo a beber mais, pois o mesmo passa a achar que está protegido contra os efeitos maléficos de um consumo exagerado de álcool.

Como curar a ressaca?

Beba muitos líquidos ao acordar. A não ser que você esteja habituado a beber café de manhã, o ideal é evitá-lo, pois a cafeína também é um diurético. Água e sucos são o ideal. Isotônicos (tipo Gatorade) também podem ser usados.

Não existe remédio que cure ressaca nem que acelere o metabolismo do etanol. De nada adianta banho frio, café, chás, produtos com cheiro forte ou qualquer outra medicação caseira. O importante é hidratação, carboidratos e bastante repouso. Habitualmente, a ressaca melhora até o final do dia.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


20 respostas para “Ressaca: causas, tratamento e prevenção”

  1. Thiago Pereira

    No texto diz que não tem enzime que neutraliza diretamente o álcool. O que fazem as enzimas do grupo Álcool desidrogenase?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      As enzimas que metabolizam o álcool, incluindo a álcool desidrogenase, primeiro transformam o etanol em acetaldeído, que é um metabólito mais tóxico que o próprio etanol. Só depois, através da aldeído desidrogenase, é que ele é transformado em acetato.

  2. Rômulo Leal

    Quando consumimos álcool, por que o pâncreas não produz glucagon e evita a hipoglicemia ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A resposta não é suficientemente rápida. E é bom lembrar que o álcool também tem ação direta sobre o pâncreas, sendo uma das principais causas de pancreatite aguda.

  3. marcelo

    Parabéns otima explicação

  4. Leonardo

    Doutor, parabéns, ótimo site, perco horas aqui sanando minhas dúvidas, gostaria porém que adicionasse o fato de quando exageramos, esquecermos os fatos da noite anterior, obrigado.

  5. Suellen

    Muito bom seu site, você está de parabêns. E você é muito lindo viu!

  6. Joaopedro16

    Doutor nunca tive ressaca e racho o caneco rs , isso é algo a para se preocupar ? Mas sempre como algo antes que ajuda como citado no texto, bebo bastante água e aquele chocolatinho sempre como. Isso ajuda bastante, agora um bom sono estimula a degradação do alcool pelos hepatocitos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O que você tem que se preocupar é com o consumo excessivo de álcool e não com o fato de ter ou não ressaca. O sono ajuda ajuda a descansar, mas não melhora a atuação do fígado.

  7. mirian scariott

    O álcool não é estimulante (como foi descrito), em uma explicação técnica correta, essa substancia é depressora do sistema nervoso central. Aí está também um problema, quando ingerido com os estimulantes presentes nos energéticos etc etc…
    Mas, gostei do site.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Como está escrito, o álcool tem ação estimulante em pequenas doses. Isso não significa que eu esteja afirmando que ele seja uma substância estimuladora do sistema nervoso central. Na verdade, como o texto é para leigos, não achei que valia a pena tornar o texto ainda maior explicando o mecanismo que uma substância depressora pode causar excitação, já que inibe regiões do cérebro que controlam o julgamento, inibição e autocontrole.

  8. cleomara

    barabens !!
    muito aobrigada por corpartilhar seus conhecimentos.

  9. Lindda Felix

    Fabulosa e esclarecedora seu artigo sobre ressaca, infelizmente essa é uma constante na vida corrida e estressada que nos faz optar por esse “relaxamento”.

  10. osmario

    Muito bom o trabalho e as matérias bem explicadas de uma linguagem simples. Bem legal!

  11. coepriafriadriu

    Texto formidável. Quantas ressacas foram necessária para o Sr. apender tudo isso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      :)

  12. Rodrigotesta76

    Terminei o tratamento com amoxilina hoje(08/06/2012) as 9h da manhã. Quando poderei tomar uma cerveja?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esse artigo explica a relação entre álcool e antibióticos – https://www.mdsaude.com/2015/06/bebidas-alcoolicas-e-antibioticos.html

  13. Gustavo

    Parabéns pelo trabalho…seus textos são extremamente esclarecedores e com uma linguagem simples. Obrigado pela colaboração social!

  14. Jessica Luz

    Bom Dia Dr. Realmente desde que me intendo por gente tento intender o nosso organismo, a medicina e linda, ja estudei muito pq quero me formar em medicina, mais com essa sua explicacao eu aprendi muito mais do que ficar lendo livros !
    Ass: Jessica Luz