Esquizofrenia: sintomas, causas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 39 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 2 minutos

Introdução

A esquizofrenia é um transtorno mental grave no qual os pacientes passam a interpretar a realidade de forma anormal. A esquizofrenia costuma causar uma combinação de alucinações, delírios, pensamento desordenado e comportamento que prejudicam o funcionamento diário do indivíduo.

A esquizofrenia é uma condição crônica, que exige tratamento ao longo da vida.

Neste artigo vamos explicar o que é a esquizofrenia, seus sintomas e opções de tratamento.

O que é esquizofrenia

A esquizofrenia é uma desordem psiquiátrica caracterizada por quadro de psicose crônica ou recorrente, que leva à deterioração progressiva das capacidades funcionais.

A psicose é o termo usado para uma alteração do estado mental caracterizado pela perda da realidade, com sintomas tais como alucinações, delírios, pensamentos e discursos sem lógica e comportamentos caóticos.

O doente psicótico costuma ser extremamente desconfiado, ouve vozes e vê coisas que não existem, imagina ter poderes especiais, acha que a TV ou radio mandam mensagens especialmente para eles, e podem imaginar que existe algum tipo chip ou antena que consegue ler seus pensamentos e monitoriza suas atividades. Um bom exemplo é a personagem do Russel Crowe no filme vencedor do Oscar ” Uma mente brilhante” (A beautiful Mind no original).

Para saber mais sobre a psicose, leia: SINTOMAS DA PSICOSE.

A esquizofrenia acomete homens e mulheres na proporção de 1,4:1, e apresenta pico de incidência entre 20 e 30 anos de idade. O diagnóstico é puramente clínico uma vez que não existem testes laboratoriais ou de imagem específicos. Raramente inicia-se na infância ou em idosos.

Até 10% dos pacientes conseguem recuperação total, mas para 55% a doença tem curso crônico. Os restantes 35% apresentam episódios intermitentes.

80% apresentam uma associação com abuso de substâncias como álcool, drogas lícitas é ilícitas. É uma relação de consequência e não causal. O doente esquizofrênico tem uma chance 3 vezes maior de adquirir algum vício do que a população em geral.

Existe claramente um fator genético, mas que sozinho não é suficiente para desencadear a doença. Parentes de primeiro grau apresentam uma taxa de acometimento de 10%. Irmãos gêmeos idênticos, de 50%. Fatores ambientais ainda não claramente identificados apresentam grande peso.

Sintomas

O quadro clínico pode ser bem heterogêneo e os sintomas se caracterizam por quatro grandes grupos:

  • Sintomas positivos: são os sintomas da psicose descritos acima. Delírios e alucinações (especialmente auditivas) são os mais comuns.
  • Sintomas negativos: são sintomas de perda das características usuais. Pode ser perda da resposta afetiva, da expressão verbal, da motivação pessoal, da atenção ao ambiente, da interação social…
  • Alterações cognitivas: diminuição da atenção, capacidade de raciocínio, da memória, da linguagem e da capacidade em realizar funções.
  • Alterações na afetividade: problemas de humor com mudanças repentinas, manifestações inapropriadas ou bizarras de afetividade ou comportamento. Depressão é comum após períodos de exacerbação da psicose.

De acordo com o conjunto de sintomas, a esquizofrenia é dividida em 5 subtipos:

Paranoide

São os indivíduos que apresentam delírios e alucinações, sem alterações no pensamento lógico, na afetividade ou comportamento. É o subtipo que apresenta o melhor prognóstico. Esses grupo de pacientes costumam conseguir manter o emprego e o relacionamento familiar. Porém, como são os que mais percebem a doença, este é o subgrupo com maior taxa de suicídio.

Desorganizado

São os doentes com pensamento desorganizado e comportamento bizarro e inapropriado. Apresentam o pior prognóstico, com maior taxa de incapacidade funcional, perda de relacionamento e necessidade de institucionalização.

Catatônico

São os paciente que perdem interação com ambiente e assumem posturas estranhas. Não atendem a solicitações e resistem a tentativas de movê-los. A catatonia ocorre episodicamente.

Residual

São pacientes que apresentam longos períodos de ausência dos sintomas positivos, porém apresentam outros sintomas de modo discreto, como alterações no pensamento e afetividade.

Indiferenciado

São os que não se encaixam em nenhuma das categorias anteriores, apresentando sintomas de mais de um subtipo.

Não existe um sintoma ou sinal patognomônico. O diagnóstico é feito pelo conjunto de sintomas. A psicose é uma manifestação típica, mas não é um sintoma exclusivo da esquizofrenia.

Tratamento

O tratamento com medicação antipsicótica é para a vida toda. Doentes muito agitados que colocam a sua vida e a de outros em perigo, devem ser internados até estabilização.

Entre os fármacos mais utilizados estão os chamados antipsicóticos de segunda geração, que produzem menos efeitos colaterias que os psicóticos mais antigos. São eles:

  • Aripiprazol (Abilify®).
  • Asenapina (Saphris®).
  • Clozapina (Leponex®).
  • Olanzapina (Zyprexa®).
  • Paliperidone (Invega®).
  • Quetiapina (Seroquel®).
  • Risperidona (Risperdal®)
  • Ziprasidone (Geodon®).

Os antipsicóticos de primeira geração mais conhecidos são:

  • Clorpromazina (amplictil®).
  • Haloperidol (Haldol®).

Os adultos com esquizofrenia que não respondem à terapêutica medicamentosa podem ser submetidos à terapia eletroconvulsiva (ECT), que provoca alterações na atividade elétrica do cérebro por meio de passagem de corrente elétrica pelo corpo, estando o paciente sob anestesia geral.

A ECT parece ser um tratamento assustador, mas ela é um procedimento seguro, eficaz e indolor.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


39 respostas para “Esquizofrenia: sintomas, causas e tratamento”

  1. Deuzalina
    Há12 anos descobri q tenho esquizofrenia o que me ajudou foi a hipnoterapia atraves dela eu pasei a me conhecer melhor
  2. Iraci Carvalho França
    Infelizmente se vê muitos casos de esquizofrenia hoje em dia. Acho que o assunto mereceria uma boa reportagem (ou documentário) com entrevistas, etc e que não fosse tão superficial, como algumas emissoras mostram tais assuntos. As pessoas sempre desejam saber mais. Mostrar exemplos reais de esquizofrênicos, como eles agem e por quê. Como é a vida dos familiares que convivem com um esquizofrênico, etc. O que acontece quando a doença se torna crônica, etc.
  3. Marisa Louzeiro
    Boa tarde, pelos sintomas que estive a ler, a minha mãe está assim, esquizofrénica desde que eu nasci. ela teve o parto sozinha em casa e depois ficou assim, isolada, diz que ouve vozes de espiritos que falam com ela, de dia dorme e de noite não consegue dormir porque diz que os espiritos não a deixam dormir, não sai à rua, fala raramente com as pessoas, só cmg e com o meu pai, não quer ser tratada e sente-se sempre perseguida e atacada, além disso, as vezes lamenta-se de coisas e depois começa-se a rir e só quer ir a “casas de bruxaria” para tratar dos espiritos, ela diz que eles estão sempre no tecto à noite…enfim coisas assim…o meu pai é completamente normal mas vai-se adaptando a isto que já dura uns 20 anos, desde q nasci pois o meu pai diz que antes disso, ela era completamente normal. ela teve-me com 35 anos…eu nasci e já fiz exames e tenho tudo certo, no entanto tanho medo que essa doença possa passar para os meus filhos, é possivel???
    Obrigada e aguardo uma resposta
  4. Monique Driely
    Bernardes,pode ser cansaço,porque nao tira umas férias?
    ás vezes esse sonhos pertubadores seje só cansaço,devido ao trabalho extressante que o Sr tem!
    Marque uma consulta com um psicólogo tbm,ou psiquiatra!
  5. debora oliveira
    Tenho um amigo que se mudou aqui pra minha casa alegando está sendo perseguido , querendo ir pra longe , se escondendo, esta com mania de perseguição diz que o celular pode esta sendo rastreado porem perguntamos e ele não sabe dizer quem esta o perseguindo ele diz que não sabe diz que recebe ligaçoes de ameaça a quais não vemos ,uma vez um amigo ligou pra ele e ele pos no viva voz pra eu ouvir alegando que a pessoa com quem ele estava falando ao telefone estava querendo fazer mal a ele e levalo pra algum lugar pra fazer isso .. porem a unica coisa que ouvir foi ele chama – lo pra ir dá um rolé como amigo normal .. isso começou depois que ele deu um entrevista sem mostrar o rosto ou seja ninguem sab que foi ele que deu a entrevista mais ele ficou com mania de perseguicaçao , conspiraçao e acredita que todo mundo o reconheceu ele esta muito agitado ele pode ser esquizofrenico ?? bom vim aqui porque ja presenciei um caso e achei os sintomas muito parecido com o que aconteceu .
  6. Luana
    Eu tenho alguns sintomas como faço pra saber se tenho esquizofrenia?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Vá a um psiquiatra.
      1. ShirleyPontes
        Tenho uma cunhada que está trancada dentro de casa a mais de anos, mora sozinha, não sai de casa, só fala com a filha, que mora com a mãe dela e leva comida e água para ela. Sua única comunicação com o mundo é através da Internet. A casa dele vive suja, não põem o lixo para fora, saiu do trabalho, não se relaciona com ninguém, sempre preferiu viver isolada da sociedade. A cada dia que passa ela se isola inda mais. O problema é que a família não sabe como ajudá-la, pois ela não aceita que está doente, e se recusa a sair de casa. Ela pode ser uma esquizofrênica?
        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          É provável que seja depressão. De qualquer modo, o tratamento é com psiquiatra.
  7. Danielamuniz20121111
    tenho alguem muito proximo a mim que tem reações estranea pois, é uma otima pessoa mas quando está´com raiva se transforma fica agressivo ,só fala em matar depois arrepende de tudo que falou, já foi usuario de maconha tem 30 anos é muito possesivo tem cíumes da esposa não quer trabalhar em lugares presos para não deixar a esopsa na rua sozinha, ela está muito desesperada para saber o que ele tem, muito medo de acontecer algo pior num momento desses apesar dele não ter agredido fisicamente. Ajude a identificar o que ele tem pois não tem condições financeiras pelo amor de DEUS
  8. apareida camargo rossi
    Dr quero saber se o que sinto é sinal de esquisofrenia, pois desde os 10 anos eu sinto na maior parte das vezes é quando vou dormir,sinto como meu corpo fosse tomado por outra entidade e me sinto paralizada não consigo falar mas sinto tudo e sei tudo que acontece ao meu redor,muitas vezes ouço vozes, e ultimamente eu to confundindo as frases, eu preciso parar e cpmeçar novamente o fato ou alguma historia que eu tava falando.por favor me responda
  9. Josué Frota
    Estou com dificuldade de atençao, e vivo me afogando em pensamentos, me distraio o tempo todo. Eu tenho 17 anos e sinto que estou me desligando do mundo real
  10. Rodrigo
    Vou contar o q me tem passado nestes ultimos dias. Há 2 dias no dia 11/9 estava a a ver videos do youtube sobre os atentados do 11 de setembro de 2001. Estava a ver um vídeo de uma chamada de um homem e a 1ª torre desabou ouviu-se o homem a gritar. Senti algo estranho e fiquei um pouco indiferente. A partir daí comecei a não me importar com nada a n ter sono, enorme indiferença, comecei a ter pensamentos de matar alguém (especialmente os meus familiares), e começo a pensar que já não quero saber de ninguém!!!!! E o mais estranho é que não me importo com isso. Isto é estranho para caramba!!!! Ajudem-me!!! Parece que dentro da minha cabeça está a ocorrer uma batalha entre o meu pensamento completamente enlouquecido e o meu subconsciente.

    PS: Já tinha comentado sobre este assunto. Mas não o aprofundei muito. Sim sou o utilizador abaixo que comentou a sua enorme vontade de matar os pais.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Você tem que procurar ajuda psiquiátrica.
  11. Rodrigo
    Tenho um problema. Hoje a partir das 13 horas comecei a ter pensamentos de matar os meus pais. E isto não me sai da cabeça. Gosto muito deles e sempre gostei.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Procure ajuda de um psiquiatra, isso não é normal.
      1. Rodrigo
        Isto agora tem acalmado. Mas terá a ver com hipocondria? É que no ultimo mês tem sido horrível para mim. Dores no coração que afinal não eram nada. Dores de cabeça que já passaram. E agora posso muito bem estar com a mania que estou louco. Sou hipocondriaco.
        1. Monique Driely
          Rodrigo,nao fique assim,querendo achar resposta de tudo!! Marque uma consulta com o psiquiatra,só ele e Deus,podera te ajudar
          !!
  12. Camile
    oi,sou cami,sera q vc pode me ajuga,tomei depo-provera 9 meses,e faz mais ou menos 1 mes q parei e a minha menstroaçao ainda n veio,e estou bastante inchada e com dores abdominais,oq pode ser,oq posso fazer,gravida eu n estou.obrigada
  13. ju
    lendo a materia, tem uma coisa que eles falam que eh muito certa,  va fazer exames de sangue e exames de imagens para ver se nao tem mesmo nada errado fisicamente, um bom exame de sangue quem sabe te ajudaria do tipo toxocologico, para ver se nao tem nada toxico no seu sangue, e nao pare o tratamento boa sorte
  14. Marcos Paiva
    Oi!, sou Marcos paiva, o problema não é comigo, mais com os meus irmãos que tem problemas psicológicos, são três irmãos, e tem um que está com todos os sitomas de esquizofrenia, e está acabando com à vida de minha mãe, e eu não sei mais o que fazer, o Estado é omisso, pois está privatizando toda esta questão, pois pelo sus, é precário, não dando condições nenhuma. No entanto deixamos eles em casa sem condições de tratamento adequado. Peço encarecidamente quem lê este comentário, possa me ajudar de alguma maneira, pois não tenho condições financeira de bancar uma clinica particular. O meu email é : [email protected], agradeço pela atenção.          
  15. cleuzi
    Bernardo bom dia não sei se vc continua com esse problema mas o que tenho a dizer pra vc é que não pare o tratamento mas busque ajuda espiritual se vc ainda não conhece jesus procure uma igreja evangélica ão importa qual  existe problemas que para os médicos é impossivel  onde só Deus pode entrar que e no espiritual onde ha uma luta entre o bem e o mal e se não estivermos firmes com cristo com certeza seremos vencidos. Que Deus possa te abençoar grandemente.

    1. Ela
      A pessoa descreve uma doença e você me vem com Jesus…… Amigo, procue um médico.
  16. Bernardes
    Ha algum tempo estou com alguns problemas, meus pensamentos parecem que estão meio desorganizados, sou policial da tropa de elite de meu estado e ja passei pela esperiencia de matar, em serviço e no cumprimeto do dever, puchar o gatilho parece que se tornou tão simples como acender um cigarro.Ultimamente estou me sentindo como se tivesse mais de uma pessoas dentro da minha cabeça que estão sempre conversando uma com a outra, sempre em conflito sobre minhas ações,sinto que por horas as vezes dias a minha cabeça fala comigo mesmo,sobre algo que eu teria q fazer, sobre alguma coisa q esta me irritando e geralmente não fala coisa boa, parece q tem uma totalmente mal e outra boa.tenho otimo relacionamento com as pessoas,muita facilidade em fazer amigos,porem tmb sou muito explosivo.Tem momentos que quero sair beber e enxer a cara, me divertir,so q nada me satisfaz, é so voltar pra casa e a depressão toma conta, pequenos problemas se tornam grandes e a vontade é de morrer, não consigo dormir apesar do sono, pois sonho muito e sempre com serviço,troco tiros mato e prendo a noite toda em meus sonhos,acordo cansado.se for fala tudo aqui vou escrever um livro.Tambem não estou conseguindo fazer nada, inclusive estou afastado do serviço sob licença medica, me entopindo com psicotropicos e hipnóticos ( as vezes chego a triplica a dosagem recomenda pra ver se consigo um minuto de silencio em minha cabeça).Ja consultei com neurologista e ele diz que é apenas ansiedade extrema, me recomendou descanso e os remedios que citei.so que estou a tres meses nessa e sinto q so pioro, pois inclusive em certos momentos chego a duvidar se tudo o que estou vivenciando naquele momento é real ou se faz parte de algum delirio ou coisa do genero.Ja senti algo parecido a alguns anos atras, mas não nessa intenssidade .Gostaria que me esclarecesse um pouco sobre o possivel de estar acontecendo comigo e o tratamento que deveria busca.Se puder me responder agradeço muito.Obrigado.
  17. Vanessa
    Oi estou com um sobrinho que esta passando por uns problemas que acho igual a da esquizofrenia desorganizada ele tenta se matar ñ quer pessoas com ele diz que é fantasma e que matou a familia toda esta falando com voz diferente se contorce e sobe pelas parede parece esta endemoniado é muito assustador foi enternado mas ate agora ñ falaram nada faz uma semana e ele só piora estamos todos assustados pois nunca vimos disso ele ñ é usuario  de dogas se vc puder responder te agradeço .
  18. Paulorafael
    oi o esquisofrenico pode ter uma vida sem remedio por que eu nao tomo mais nen sinto nenhu sitomas mais pois sei que eu tou curado como pósso saber si eu tou mesmo curado?

  19. Paulorafael
    esquisofrenia tem cura ?

  20. Paulorafael
    eu tenho esquisofrenia mais nao consigo mais pensa em besteira mais por conta das minhas caminhadas na praia i botei na minha cabeca que nao tem nada menhor do que viver a vida do jeito que ela e i nao do jeito que eu penso que e probremas todos nos tem e so passageiro dei a vouta por cima nao penso mais em coisas negativas nen consigo mais nen tomo mais remedios por que eu sei que estou curado eu creio nas forca de vontade si vc quer ser curado e so acreditar eu acreditei i estou aqui paulorafae orkut e [email protected]
  21. lol lol

    Tenho uma mãe esquizófrénica e tive
    um tio também portador da mesma doença. O tio era agressivo com os familiares
    agredindo fisica e verbailmente estes, para além desta doença também era
    Toxicodependente e Alcoólico. A minha mãe não, mais calma mas de vez em quando
    também fazia das suas, era mais controladora do filho ou seja possesiva.

    O Psiquiatra diz que a minha Mãe não
    quer fazer tratamento, que esta não admite que é Esquizofrénica e ele não a
    pode obrigar, só o Tribunal através do Delegado de Saúde se este vir que ela é
    um perigo para a Saúde Pública.

    Eu filho sofro e sofri muito com
    eles, pois na Residência Familiar existia muita violência fisica e verbal, hoje
    aos meus 36 anos fui para consulta de Psiquiatria por minha vontade pois não me
    ando a sentir bem, nunca pensei que talvez esses comportamentos agresssivos me
    fossem afectar ao nivél de saúde. Não entendo como o Estado Português pode
    deixar uma criança a viver com Esquisofrénicos sem tratar a mãe e o tio.
    Poderei estar hoje portador da doença ou afectado pela convivência com os dois
    doentes? Penso ser talvez um traumatismo, não sei.

  22. mfrangospel
    Meu nome e Francione,sou de Natal-RN e  gosto muito de ler sobre saude!
    Saude faz parte da minha vida e das pessoas que convivi comigo.
  23. Meu nome e Francione,moro aqui no Rio e, sou de Natal-RN!
    Sou tecnica de enfermagem e,gosto muito de ler tudo que diz respeito a saude.
    Quero agradecer a todos que fazem parte do ministerio da Saude Publica…. 
  24. thalita
    olá dr Pedro Sou muito tímida e passei por um momento de stresse comecei a ouvir vozes depreciativas, achar que estava sendo perseguida e vigiada e ficava muito nervosa e as vezes chorava.Fui no psiquiatra e ele disse que era depressão e fobia pq eu não conseguia mais ir trabalhar estou tomando remédios antidepressivo e pra medo , as vezes ouço vozes e me into vigiada e a veze me into nervosa e outra com vontade de chorar ,isso é esquizofrenia. muito obrigada
  25. Telma
    Olá! 
    Dr. Pedro, tenho um irmão que desde que era criança tem problemas no comportamento, inquieto e agressivo, e não dorme direito. Agora adulto envolveu com o alcool e briga com todo mundo e quandooo ele quer dinheiro e se não darmos pra ele, abriga é feia. Ele intimida o meu pai e a todos que se recusa para ter dinheiro, hoje ele está preso por tentativa de homicídio e porte ilegal de armas. Em casa não sabemos mais o que fazer com ele pra ajudá-lo!
  26. Maria Aparecida
    Ola Dr. Pedro meu nome é Maria Aparecida meu pai esta apresentando alguns destes sintomas como por ex. dizendo que tem alguem que quer matalo, nao quer sair de casa, conversar com os conhecidos e se ver alum grupo de pessoas diz que eles estao combinando para matá ele, estamos muito preocupados e ele agora coloca uma faça na sintura. Pelo o amor de Deus nos dê uma orientação.. obrigada .
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Ele precisa de ajuda psiquiátrica.
  27. vitor
    Dr. Pedro

    Lendo seu artigo sobre esquizofrenia, me surgiu uma duvida, o paciente que apresenta essa doença, caso faça uma tomografia, apresentara alguma deformidade no cerebro?

    Desejo cursar psicologia futuramente e tenho curiosidade sobre este assunto

    Obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não. Nenhum exame de imagem habitual mostra alterações.
  28. pedro
    Dr.
    Pedro Pinheiro muito bom o teu texto, eu pude absorver e esclarecer tópicos que outrora não conhecia, peço por favor nunca deixe de atualizar qualquer tipo de informação nova, desde já grato…
  29. Danielle_rocha Luiz
    Poxa muito bom. Consegui compreender muitas coisas. Parabéns Doutor.