Teratoma de ovário: o que é, tipos, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 18 Comentários


Introdução

O teratoma é um tumor, quase sempre benigno, que costuma ter origem nas células germinativas dos ovários ou dos testículos. Na maioria dos casos, a remoção cirúrgica do tumor é o único tratamento necessário, sendo rara a recidiva da lesão.

Por ser um tumor germinativo, ele pode ser formado a partir das células totipotentes que dão origem a todas as ordens de células necessárias para formar tecidos maduros e estruturas do nosso organismo. Não é incomum, portanto, que um teratoma seja um tumor de aparência bizarra, contendo cabelo, dentes, pele, ossos e tecido neural.

O que é um teratoma?

O teratoma é um dos vários tipos de tumor que surgem a partir das células germinativas dos ovários ou dos testículos, que são as células que dão origem aos óvulos e aos espermatozoides.  Além do teratoma, outros exemplos de tumores germinativos são: disgerminoma, tumor do saco vitelino, coriocarcinoma e carcinoma embrionário.

Os tumores germinativos costumam surgir dentro das gônadas, ou seja, nos ovários ou nos testículos, mas podem também aparecer em outras partes do corpo, como no mediastino (região da caixa torácica entre os pulmões), retroperitônio (parte de trás da cavidade abdominal) e na região sacrococcígea (porção final da coluna vertebral). Os tumores de células germinativas que surgem fora das gônadas são mais comuns em crianças e costumam ser causados por má-formações durante o desenvolvimento do embrião.

O teratoma é tipo mais comum de tumor germinativo e costuma surgir em mulheres jovens, com menos de 30 anos.

Existem basicamente três tipos de teratoma:

  • Teratoma maduro: também chamado de cisto dermoide, corresponde a mais de 95% dos teratomas e costuma ser um tumor benigno.
  • Teratoma imaturo:  também chamado de teratoma maligno, é a forma maligna do teratoma e corresponde a apenas 1% dos teratomas do ovário.
  • Teratoma altamente especializado: o tipo mais comum costuma ser o struma ovarii, que é um tumor de ovário formado por tecido da tireoide.

O motivo pelo qual os teratomas surgem ainda é desconhecido.

Teratoma maduro – Cisto dermoide

Praticamente todos os casos de teratoma são do tipo maduro, especialmente aqueles que surgem nos ovários.

A maior parte dos teratomas maduros tem aparência de um cisto, motivo pelo qual também são chamados de cisto dermoide (explicamos todas as causas de cisto no ovário no seguinte artigo: CISTO NO OVÁRIO – Sintomas e Tratamento). Ocasionalmente, os teratomas maduros podem ser lesões sólidas, como na imagem mais abaixo.

Os cistos dermoides são tumores benignos, comuns nos ovários, mas raros nos testículos. Cerca de 1/4 dos tumores de ovário são teratomas maduros. Entre as mulheres de 20 a 40 anos, o cisto dermoide é responsável por até 70% dos tumores ovarianos. Já no sexo masculino, menos de 5% dos tumores de testículo são teratomas puros (leia: CÂNCER DE TESTÍCULO – Fatores de Risco, Sintomas e Tratamento).

O teratoma maduro costuma ser composto por vários tecidos diferentes, podendo o tumor apresentar pele, cabelo, dentes, glândulas sebáceas, pele e tecidos de vários órgãos, incluindo vias urinárias, sistema gastrointestinal, sistema nervoso e pulmões.

teratoma
Teratoma maduro

Raramente, o teratoma maduro pode se transformar em um câncer. A transformação maligna ocorre em apenas em 0,5 a 2% dos casos.

Teratoma imaturo

O teratoma imaturo, que é a forma maligna, é um tumor raro, que representa apenas 1% dos teratomas de ovário. Eles são chamados de imaturos porque as células cancerígenas estão em um estágio muito inicial de desenvolvimento.

Os teratomas imaturos do ovário são geralmente diagnosticados em meninas e em mulheres jovens com menos de 20 anos.

O teratoma maligno é habitualmente classificado conforme o grau de diferenciação das suas células. O teratoma grau I é o mais bem diferenciado e apresenta uma evolução mais lenta, com menor risco de metastização. Já o grau III é mais indiferenciado e apresenta um comportamento mais agressivo.

Teratoma altamente especializado – Struma ovarii

Essa forma de teratoma também é rara e surge quando o tumor é composto majoritariamente por um único tipo de tecido.

O Struma ovarii, por exemplo, é um teratoma predominantemente composto por tecido da glândula tireoide, com capacidade de produzir  hormônios tireoidianos e provocar hipertireoidismo.

O Struma ovarii é incomum, correspondendo a apenas 3% dos teratomas ovarianos. A maioria dos casos é benigna, havendo raros episódios de transformação maligna.

Sintomas

A maioria dos teratomas de ovário não provoca sintomas e acaba sendo diagnosticado acidentalmente durante a realização de um exame de imagem de rotina, como uma ultrassonografia pélvica. A sua taxa de crescimento é lenta, não ultrapassando os 2 mm por ano. Eles podem surgir em apenas um ou ambos ovários.

Apesar de terem crescimento lento, como são assintomáticos, ao longo dos anos, os teratomas podem se tornar grandes tumores, alguns deles com mais de 10 cm de diâmetro. Quanto mais o tumor cresce, maior é o risco de haver complicações, sendo a torção do ovário a mais comum delas. Outra complicação possível é ruptura do cisto.

Quando os sintomas estão presentes, eles costumam incluir: dor abdominal, massa palpável na região pélvica ou sangramento uterino anormal. Sintomas da bexiga, distúrbios gastrointestinais e dores nas costas são menos frequentes, mas podem ocorrer em alguns casos. Quando a dor abdominal está presente, ela geralmente é constante e varia de leve a moderada em intensidade.

Nos casos em que há torção do ovário ou ruptura aguda do cisto, uma dor abdominal e pélvica intensa costuma surgir e faz com que a paciente procure atendimento médico rapidamente.

Nos casos de Struma ovarii, até 35% das pacientes desenvolvem sintomas de hipertireoidismo.

Encefalite anti-receptor NMDA

A encefalite com anticorpos anti-NMDA é uma forma de inflamação do cérebro de origem autoimune descrita pela primeira vez em 2005. Em 2007, confirmou-se que uma das causas dessa forma de encefalite eram os teratomas, tanto maduros quanto imaturos. Até o momento, existem cerca de 1000 casos descritos.

Em 70% dos casos, o quadro inicia-se como uma síndrome gripal, com sintomas de dor de cabeça, febre, mal-estar, mialgia, sintomas respiratórios superiores, náuseas e diarreia. Após essa fase, inicia-se um quadro de mudança de comportamento e sintomas psicóticos, tais como delírios, alucinações e paranoia.

A remoção cirúrgica do teratoma é o tratamento mais eficaz.

Diagnóstico

Os teratomas apresentam um aspecto bem característico ao exame de ultrassonografia, sendo esta a forma mais simples de se fazer o diagnóstico. Nos casos duvidosos, a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética podem ser utilizadas. O diagnóstico definitivo, porém, é somente feito no momento da excisão cirúrgica da lesão.

Tratamento

Teratoma maduro

A remoção cirúrgica da lesão é o tratamento indicado para os teratomas maduros. O objetivo é retirar apenas o tumor, preservando o(s) ovário(s). A cirurgia pode ser feita por via aberta (laparotomia) ou por laparoscopia.

A cirurgia visa impedir que surjam complicações e evitar os raros casos em que há transformação maligna do teratoma. A recorrência do tumor após a cirurgia é incomum.

Teratoma imaturo

Nos teratomas malignos grau I, que estão restritos ao ovário, a remoção cirúrgica é o único tratamento necessário.

Já nos casos em que o tumor é mais agressivo e já há invasão para além dos ovários, 3 ou 4 ciclos de quimioterapia costumam ser indicados após o tratamento cirúrgico. Mesmo nesses casos ainda há chance de cura e a fertilidade costuma ficar preservada.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


18 respostas para “Teratoma de ovário: o que é, tipos, sintomas e tratamento”

  1. Karina

    Tem como fazer histerectomia total por vídeo

    Estou com teratoma ovário esquerdo outro cisto no ovário direito e mioma no útero

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, existe histerectomia total por via laparoscópica.

  2. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Sim, é possível ter outro teratoma.

  3. Gilvan Borba

    Boa tarde, atualizem as informações, o teratoma de ovário também pode provocar encefalite anti-NMDA. Já há diversos casos registrados desde 2007.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Olá Gilvan, eu inicialmente não havia mencionado essa questão por ser uma doença bem rara, com menos de 1000 casos descritos em todo mundo. De qualquer forma, agradeço a sugestão. Atualizei o texto com informações resumidas sobre a Encefalite anti-receptor NMDA.

  4. Eliane

    Tive um teratoma no ovário esquerdo e retirei por videolaparoscopia ha mais ou menos 4 anos.

    Hoje tenho atraso menstrual, queda de cabelo,aumento de acnes e ganho de peso.

    seria possível que seja outro teratoma no outro ovário?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é impossível. Mas há outras causas possíveis, como ovário policístico. O ideal é ser avaliada pelo seu ginecologista.

  5. Vanessa

    Fiz uma ressonância e constatou Ovário esquerdo de dimensões aumentadas, apresentando formação
    heterogênea, predominantemente com alto sinal em T1 e T2 e baixo sinal
    na sequência com supressão de gordura, compatível com teratoma, medindo
    2,3 x 1,7 x 2,4 cm.
    Terei que operar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Muito provavelmente, sim.

  6. Andreia

    Teratoma engorda? E que cuidados deve ter depois que descobri teratoma de 11C?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      1. Teratoma geralmente não faz engordar, mas pode fazer seu peso aumentar tanto pelo crescimento do próprio tumor quanto pelo surgimento de ascite.
      2. O teratoma precisa ser removido.

  7. sandra

    eu sandra tenho 24 anos. hj fiquei sabendo q tenho cisto no ovario direito ( mete 3.6×2.7×2.5cm. com volume de 17.5 cc .medido 1.6×1.2mm . conclusao no resultado :teratoma cisto complexo .gostaria de saber ser neste caso vou ter q fazer mesmo a cirugia ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente sim.

  8. Andressa

    Eu Andressa tenho 20 anos
    Estou com terratoma maduro Ovario direito de 4,2 x 2,6 x 4,5 cm nos maiores eixos(V=25,6 cm3)
    Estou muito preocupada o que fazer?Posso mostrar meu exame pra outro ginecologista não estou conseguindo fala com a doutora que me passou os exames o que fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Algum ginecologista precisa ver o seu resultado. Se a sua médica já não está mais disponível, você precisa procurar uma nova.

  9. Brunna

    Estou com Cisto Simples no Ovário Esquerdo de 1,1cm/d E estou com Muito Medo. Devo me preocupar? Existe algum Medicamento pra isso? Eu nunca tive e estou com Muito Medo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Cisto simples não costuma ser nada. Não há motivo pra preocupação.

  10. pepe

    Parabens pela materia, muito bem escrita e de facil entendimento. Minha esposa possui este problema e teve que remover um dos ovarios, , foi diagnosticada com problema no outro e apesar de tudo ela conseguiu temos uma filha.