SÍFILIS TEM CURA?

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria chamada Treponema pallidum. O seu principal sintoma é uma úlcera indolor, semelhante a uma afta, na região genital. Se não for tratada, a bactéria pode espalhar-se pelo organismo e, após anos de infecção, levar a complicações graves, como acometimento do sistema nervoso central.

A sífilis tem cura, mas é preciso tratá-la com antibióticos apropriados para se livrar do Treponema pallidum. O tratamento é estabelecido de acordo com a fase da doença.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Neste artigo vamos nos ater apenas ao tratamento e à cura da sífilis. Se vocÊ procura informações mais abrangentes sobre a sífilis, acesse o seguinte link: SÍFILIS | Sintomas, diagnóstico e tratamento.

Como curar a sífilis

O antibiótico com melhores taxas de cura da sífilis é a penicilina. O tipo mais usado de penicilina é a penicilina benzatina, mais conhecida como Benzetacil (leia: PENICILINA BENZATINA | Injeção de benzetacil).

Sempre que possível, a penicilina deve ser a primeira opção de tratamento. A penicilina é tão superior aos outros antibióticos que, em alguns casos, mesmo nos pacientes alérgicos à penicilina, ela permanece sendo a primeiro escolha. É preferível submeter o paciente a uma processo de dessensibilização do que indicar outro antibiótico (leia: ALERGIA À PENICILINA).

Esquema de tratamento da sífilis com penicilina

1) Sífilis primária, secundária ou latente precoce (com menos de 1 ano de infecção):
Tratamento mais indicado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhões de unidades em dose única por via intramuscular.
– Pacientes alérgicos à penicilina: Doxiciclina 100 mg de 12/12 horas por via oral, por 14 dias.

2) Sífilis com mais de 1 ano, terciária ou de tempo indeterminado:
Tratamento mais indicado: Penicilina benzatina (Benzetacil) 2.4 milhões de unidades em 3 doses por via intramuscular, com uma semana de intervalo entre cada.
– Pacientes alérgicos à penicilina: Doxiciclina 100 mg de 12/12 horas por via oral, por 28 dias.

3) Neurossífilis
Tratamento: Penicilina G cristalina 3 a 4 milhões de unidades a cada 4 horas por via intravenosa, por 10 a 14 dias.
– Pacientes alérgicos à penicilina devem fazer tratamento de dessensibilização para poderem ser tratados com penicilina cristalina.

O tratamento do paciente HIV positivo é exatamente igual ao da população em geral.

Tratamento da sífilis na gravidez

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

O tratamento da sífilis na gravidez é igual ao da população em geral. No caso de grávidas alérgicas à penicilina, a doxiciclina não é uma opção, pois é um antibiótico contraindicado durante a gestação (leia: ANTIBIÓTICOS NA GRAVIDEZ ). Nestes casos, o mais indicado é realizar um testes alérgicos para que a alergia à penicilina possa ser comprovada. A maioria dos pacientes que se diz alérgico à penicilina na verdade não o são. Alguns deixam de ser alérgicos com o passar dos anos, enquanto outros nunca foram, apenas interpretaram equivocadamente algum efeito colateral com os sinais de alergia. Se nos testes a paciente não apresentar sinais de alergia grave à penicilina, a gestante deve passar por um processo de dessensibilização à penicilina para que ela possa fazer o esquema completo de benzetacil.

Controle de cura da sífilis

Após o final do tratamento, o paciente deve repetir o exame de VDRL a cada 6 meses durante 2 anos. Se o tratamento tiver levado à cura da sífilis, os valores do VDRL cairão, no mínimo, 4 titulações após os primeiros 6 meses, e continuarão caindo ao longo dos anos.

Exemplos:
Se o VDRL era 1/256 ele deve cair para 1/64.
Se o VDRL era 1/128 ele deve cair para 1/32.
Se o VDRL era 1/64 ele deve cair para 1/16.

O VDRL não precisa chegar a zero para se confirmar a cura. Basta que os sintomas desapareçam e o VDRL caia de forma relevante. Os valores do FTA-ABS não servem para serem usados no controle de cura.

Cerca de 15% dos pacientes tratados adequadamente não apresentam essa queda de 4 titulações do VDRL. Nestes casos, se o VDRL se mantiver acima de 1/32, um novo curso de antibiótico está indicado e uma investigação sorológica do(s) parceiros (as) é necessária. Nos pacientes com VDRL menor que 1/32 e sem sintomas, não é sugerido repetir o tratamento, a não ser que os títulos do VDRL voltem a subir.

Pessoas curadas não transmitem sífilis para outras.

Pessoas curadas podem ter sífilis de novo?

Se o paciente fez o tratamento correto e se curou da sífilis, não há risco da doença voltar. Porém, é importante salientar que ter tido sífilis não gera imunidade, o que significa que uma pessoa pode se contaminar com o Treponema pallidum mais de uma vez na vida. Portanto, se você teve sífilis, tratou adequadamente e se curou, mas voltou a ter relações sexuais com alguém contaminado, existe um grande risco de vocÊ voltar a ter sífilis novamente.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Não deixe de ler também:

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

68 Comentários

  1. L Gonçalves

    A bactéria Treponemma Pallidum da Sífilis é a mesma da Hanseníase?

    1. Pedro Pinheiro

      Não, a bactéria da hanseníase é a Mycobacterium leprae.

  2. Raissa Costa

    Doutor estou reagente com a titulação de 1/128 já estou recebendo tratamento porém possuo sintomas como as erupções na pele,depois de quanto tempo do uso da penicilina essas manchas costumam desaparecer? Tomei a primeira dose apenas

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Demora alguns dias pra começar a fazer efeito.

  3. Gabriel

    Dr., após tomar as doses de benzetacil, refiz o exame de sangue e o resultado saiu de 1/2 para 1/4, isto é, aumentou uma titulação. Como assim?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1/2 é um resultado muito baixo. Você teve sintomas de sífilis ou tratou apenas porque o VDRL veio positivo?

  4. Joel

    Olá fiz o vdrl e deu reagente 1/4 e o medico passou benzentacil 1200 de 5 em 5 dias mesmo com a titulação tão baixa é necessário tomar 5 mesmo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende. Tem que investigar melhor pra ter certeza. Além disso, eu não conheço esse esquema de 1200 a cada 5 dias.

  5. joao ricardo

    ola dr, minha siflis deu primaria o medico passou do se unica de azitromicina 1500ml e tomar fluconazou 1 a cada semana durante 3 semanas sera que resolve?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nos pacientes que têm alergia à penicilina, a azitromicina 2g em dose única pode ser uma opção para o tratamento da sífilis. O porquê do fluconazol eu não entendi.

  6. Regis

    Doutor Pedro, a queda significativa do vdrl em pouco tempo indica alguma coisa? 2 meses após o tratamento a queda foi de 1/256 para 1/32.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É sinal de eficácia do tratamento.

  7. Will

    Dr, se a penicilina é bastante eficaz contra o tramponema, porque o vdrl demora tanto para negativar ou cair? Antes do tratamento o meu vdrl era 1/256, um mês após o tratamento caiu para 1/128 e os sintomas sumiram, eu ainda tenho sifilis?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Porque o VDRL em si não é um marcador específico de treponema. Ele pode inclusive estar positivo em outros casos, que não a sífilis.

  8. jesse pereira

    boa tarde Dr. é possivel um casal contrair sifilis se as relações sexuais forem apenas entre si? uma vez que casam virgens. Se sim. explicai-me por favor

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. Para ter sífilis você tem que se contaminar com alguém que tenha a doença. A sífilis é uma DST, ela não surge espontaneamente em pessoas saudáveis.

  9. li

    dr tomei remédio para alergia celestamine e depois prednosona antes de fazer o teste de sangue pode ter dado falso positivo

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esses medicamentos não causam falso positivo.

  10. Cicero

    Boa Tarde Dr.! Estou com VDRL não reagente mas o FTA – ABS reagente e pesquisa de anticorpos anti-treponema pallidum : 7,51…. Quem disser se estou ou não estou com sífilis?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso pode ser apenas um caso antigo e curado.

  11. marcus vinicius

    Dr Pedro, se a sifilis estiver na fase secundária ou terciária e não houver sintomas, o vdlr ficará negativo; se houver sintomas o vdlr fica positivo, é isso?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, o VDRL pode estar positivo mesmo na fase latente, ou seja, na fase sem sintomas.

  12. Pedro

    Dr Pedro, descobri que tenho sífilis 1/2, sífilis primaria, e fiz o tratamento com dose de 2,4 milhão em duas injeções, ou seja, 1,2 cada injeção, e com o intervalo de 15 dias, com um total de 2 doses somente. Isso esta correto? achei estranho esse tratamento que o urologista recomendou.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O preconizado são as 2 doses de uma só vez. 2.4 milhões de unidades em dose única.
      Você teve algum sintoma de sífilis? Um VDRL de apenas 1/2 é bem baixo. Nem sempre isso indica sífilis, ainda mais se você nunca teve sintomas. O FTA-ABS ajudaria nesse caso.

  13. viviane

    Dotor Pedro,descobri que tenho sifiles 1/2,fez o.tratamento com benzetacil,fui repetir o exame deu reativo 1/2.fiquei chateada e não quis mas saber.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Esse valor de VDRL é muito baixo, você tem ou tinha sintomas?

  14. Erasmo

    Dr minha esposa apresentou reagente e o meu exame deu negativo. Devo fazer o tratamento também?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não precisa.

  15. Melissa

    Ola se uma pessoa esta com o vírus do HPV isso pode gera o câncer no colo do utero .

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode.

  16. jessica

    A sifilis pode ser tratada pelo ginicologista ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  17. marcus vinicius

    Para mulheres que já tiveram sifilis, é recomendável refazer o tratamento na gravidez?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se tá curado, tá curado. Não precisa refazer o tratamento.

  18. Fernando

    Dr Pedro em dezembro era 1/64 hj e 1/32 isso é bom? Anticorpos totais 3,70 hj 6,81 o que significa? grato

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se os sintomas sumiram e o VDRL está a cair, isso é bom.

  19. Henrique

    Dr. Pedro eu fui diagnosticado com sífilis, fui medicado com duas doses de (x), uma em cada glúteo, por três semanas. Agora estou aguardando os três meses para refazer os exames novamente, porém passaram 30 dias após a última dose e eu fiz uso de bebida alcoólica e sugiram “manchas” na pele… Essas manchas podem ser da sífilis?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se o tratamento foi feito com benzetacil, é pouco provável que seja sífilis a causa, pois a taxa de sucesso do tratamento é muito alta..

  20. marcus vinicius

    Dr, em caso de re-infecção, o vdlr volta a ficar positivo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  21. jackson

    -Dr. Em janeiro/2014 fiz exames de VDRL e deu reagente 1/64 logo após procurei um Urologista e fiz tratamento. Refiz o exame em setembro/2014 e deu 1/8 . Agora 09/01/2015 refiz o exame e deu 1/4, ainda não estou curado ?
    -Outra coisa, outro dia apareceu os sintomas da Herpes simples e fui fazer exames sem ajuda de urologista. Fiz Herpes Simplex IgG e deu >30,0 e o igM e deu Não Reagente. O que significa ? Estou com Herpes também? Qual o tratamento mais correto ou algo que demore a apareçer a Herpes labial?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Já tem critério de cura. Os sintomas sumiram e o VDRL está em queda progressiva.

      2- IgG positivo com IgM negativo significa que você já foi contaminado com o herpes. Tem o vírus no organismo. Não há tratamento para eliminá-lo.

  22. Luan Bitencourt

    Ola, descobri que tinha sifilis em novembro de 2014. Desde então, fiz o tratamento com 2 injeções de bezentacil por 3 semanas. Apos isso, o medico me disse que tem um periodo de 90 dias pra fazer um novo exame pra ver se estou curado. Mas a ingua na virilia não sumiu. O que faço?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Às vezes, a íngua fica. É um linfonodo infartado e cicatrizado.

      1. Luan Bitencourt

        Então posso ficar mais tranquilo? Estava com medo de não ter adiantado esse tratamento que fiz e esperar tanto tempo para nada…

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          O critério de cura é desaparecimento dos sintomas e queda do VDRL. Isso é que importa.

  23. lipe

    Boa Tarde,
    Fiz o tratamento a 1 ano e tive relação com minha namorada, sera q ela possui a doença?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você se curou há 1 ano, não há riscos.

  24. danielle

    Dr:gostaria de saber qual medico devo preocura para trata p sifilis?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Clínico geral, infectologista, ginecologista ou dermatologista. O que for mais fácil no seu caso.

  25. Guest

    doutor meu resultado deu 1/4 tomei dose unica de 3 comprimidos de cindral e iniciarei os antibioticos,conseguirei a cura?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não conheço nenhum medicamento chamado cindral. Qual é o composto químico?

      1. douglas cavalcanti

        é Clindal azitromicina desculpe.No meu caso 1/4 reativo a cura e so com a injeção mesmo ou consigo por meio dos antibióticos passados pelo medico,ainda não apresentei nenhum sintoma da sífilis. tenho asma também não sei se influencia no resultado

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          VDRL 1/4 sem sintomas nem sempre é sífilis. De qualquer forma, o benzetacil é um tratamento muito melhor que a azitromicina pra sífilis.

  26. mailke lucas

    fiz um exame vdrl deu 1/252 tomei bezentacil 2.4 milhões de unidades em dose unica, qual o tempo para repetir o exame?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O mais indicado é 6 meses. Se o VDRL não tiver baixado, repete-se com 1 ano

  27. Janaina

    Olá Dr Pedro .
    Fiz o exame VDRL resultado reagente 132
    o medico passou penicilina a benzatina 2.4mm dose unica .
    Tomei a medicação a uma semana , quanto tempo posso repetir o exame ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      3 meses.

  28. marcio

    Fiz vdlr e deu 1/64 queria saber se é primária, secundária ou tercearia? Em quanto tempo somem as elevações na pele?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pelo valor do VDRL não dá pra saber o estágio. Porém, se você tem lesões na pele, deve ser sífilis secundária. As lesões começam a sumir após alguns dias.

  29. jose

    Dr. eu queria saber se coceiras pode ser sintomas da sífilis

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma ser.

  30. jose

    Dr. fiz o exame de VDRL deu 12 positivo queria saber se é primaria ou segundaria ou terciaria me ajude

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1/2 é um valor tão baixo que pode nem ser sífilis.

  31. Rogerio

    UM tratamento com bezetacil contra a siflis, estágio 2, é indicado um tratamento de 15 em 15 dias sendo que a cada 15 dias é injetado duas injeções de bezetacil de 1.200 cada?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é o esquema mais habitual de tratamento da sífilis. A dose (1.2 milhão em duas injeções) está correta, mas o intervalo costuma ser de 1 semana, com um total de 3 doses.

      1. PINTO

        FUI DIAGNÓSTICADO COM sífilisVDRL 1/16 tomei uma dose 2.4 milhão em duas injeções 1,2 cada depois de 8 dias repeti o esquema, esse tratamento está correto?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Os esquemas preconizados são aqueles descritos no texto.