Pólipo nasal: causas, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 32 Comentários


Pontos-chaves do artigo

O que é o pólipo nasal: pólipo nasal é um pequeno tumor benigno, em forma de gota ou uva, que cresce dentro da cavidade nasal ou dos seios paranasais.

→ O que causa: supõe-se que os pólipos nasais sejam causados por inflamação crônica do epitélio que reveste os seios nasais, como ocorre nos casos de pacientes alérgicos e/ou asmáticos.

→ Sintomas: pólipos pequenos são assintomáticos. Pólipos grandes podem causar obstrução parcial das vias aéreas, provocando constipação nasal, alterações do paladar e roncos ao dormir.

→ Tratamento: spray nasal à base de corticoides é o tratamento mais utilizado. Se não houver resposta, a cirurgia para remoção dos pólipos pode ser necessária.

O que é o pólipo nasal?

O pólipo nasal é um tumor benigno que surge na mucosa da cavidade nasal. Ao contrário dos pólipos que surgem no intestino grosso ou na bexiga, esse tipo de pólipo não tem nenhuma relação com o câncer. Pólipos nasais não são câncer nem apresentam risco de virar câncer.

Qualquer pessoa pode ter um ou mais pólipos nasais, mas eles são mais comuns nos indivíduos com mais de 40 anos. Nas crianças, essas lesões são raras. Enquanto na população adulta a incidência de pólipos pode chegar aos 5%, na infância eles só são encontrados em cerca de 0,1%.

Pólipo nasal

Os pólipos nasais podem se desenvolver em qualquer ponto do cavidade nasal ou dos seios paranasais. Eles geralmente estão associados a quadros de inflamação crônica das vias aéreas, como asma e rinite alérgica.

Imagina-se que inchaço da mucosa nasal provocado pelo processo inflamatório possa causar uma “queda” de parte da mucosa, que fica suspensa, adquirindo um formato de gota.

Causas

Não entendemos completamente por que surgem os pólipos nasais, porém, sabemos que há uma relação entre predisposição genética e processos inflamatórios crônicos das vias aéreas.

Existem algumas evidências de que o sistema imunológico das pessoas com esse tipo de pólipo apresenta um comportamento alterado, e as suas mucosas possuem marcadores químicos diferentes daqueles presentes nos pacientes que não desenvolvem pólipos.

Entre os fatores de risco conhecidos para o surgimento do pólipo nasal podemos citar:

É importante destacar que nem todos as pessoas com as doenças citadas acima desenvolvem pólipos nasais. O paciente precisa ter alguma predisposição genética para que esses problemas sirvam como gatilho para o desenvolvimento de pólipos na cavidade nasal.

Há uma forte associação entre alergia à aspirina e a presença de pólipos nasais. Pacientes que são alérgicos à aspirina e apresentam quadros de rinite ou sinusite recorrentes devem ser investigados quanto a presença de pólipos nasais. Do mesmo modo, pacientes com diagnóstico já confirmado de pólipos nasais devem evitar o consumo de aspirina.

Sintomas

Os sintomas do pólipo nasal dependem do seu tamanho e quantidade. Pólipos nasais pequenos não costumam causar sintomas e passam despercebidos.

Por outro lado, pólipos maiores ou vários pólipos nasais agrupados podem causar obstrução parcial das vias aéreas nasais, levando a problemas respiratórios, perda do olfato e infecções frequentes.

Entre os sinais e sintomas mais comuns, podemos citar:

  • Coriza.
  • Espirros.
  • Constipação nasal.
  • Diminuição do olfato (ocorre em até 75% dos pacientes).
  • Diminuição do paladar.
  • Dor de cabeça ou na face (semelhante à que ocorre na sinusite).
  • Dor nos dentes superiores.
  • Sensação de peso ou pressão nos seios nasais.
  • Coceira nos olhos.
  • Roncos ao dormir.

A presença de pólipos além de poder causar sinusite crônica, facilita a ocorrência de infecções respiratórias. Os pólipos também podem causar crises de asma, apneia obstrutiva do sono e infecções do olhos.

O diagnóstico é habitualmente feito pelo médico otorrinolaringologista através da rinoscopia, uma espécie de endoscopia nasal. Em casos de dúvidas, a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética dos seios da face podem ser úteis.

Tratamento

O tratamento dos pólipos nasais costuma ser feito com corticoides em spray nasal, como a fluticasona, budesonida ou triancinolona. Esses fármacos podem causar retração e, em alguns casos, até desaparecimento dos pólipos.

Se os corticoides nasais não funcionarem, o otorrinolaringologista pode prescrever corticoides por via oral, como a prednisona. Os corticoides em comprimido são mais efetivos, mas apresentam uma incidência maior de efeitos colaterais (leia: CORTICOIDES – Indicações e efeitos colaterais).

Anti-histamínicos também podem ser usados para aliviar os sintomas alérgicos, mas eles têm pouco ou nenhum efeito sobre os pólipos em si.

Antibióticos também não agem diretamente nos pólipos, mas podem ser usados se houver infecção ativa das vias aéreas, o que é relativamente comum nesses pacientes.

Cirurgia

Se o tratamento medicamentoso falhar, o otorrinolaringologista pode propor a remoção cirúrgica dos pólipos.

A cirurgia para retirada de pólipos nasais é chamada de polipectomia. Ela geralmente é realizada por via endoscópica, com anestesia local e tem duração menor que uma hora. O tempo de recuperação é de uma a duas semanas. No pós-operatório, o paciente deve retornar frequentemente ao otorrino para realizar limpezas da cavidade nasal.

Os pólipos podem voltar a crescer, motivo pelo qual o uso de corticoides nasais é indicado após a cirurgia. Nos casos de recorrência, nova cirurgia pode ser necessária.

Prevenção

A prevenção é importante para reduzir o risco dos pólipos voltem a aparecer uma vez que o tratamento tenha sido eficaz.

Além da manutenção do uso do corticoide intranasal, as seguintes estratégias também podem ajudar na prevenção:

  • Tente manter sua asma, sinusite ou rinite bem tratadas. Se os sintomas não estiverem bem controlados, o risco de surgirem novos pólipos é grande.
  • Evite contato com substâncias que irritem as vias aéreas, tais como fumaça, poeira, cheiros fortes, produtos químicos voláteis ou qualquer tipo de alérgenos conhecidos.
  • Lave as mãos regularmente para reduzir o risco de infecções bacterianas ou virais das vias aéreas (leia: Por que lavar as mãos é importante para evitar doenças?).
  • Evite permanecer em locais com ar muito seco. Se necessário, compre um umidificador de ar para a sua casa. Tenha cuidado para não ficar em ambientes com ar-condicionado ligado o dia inteiro.
  • Faça lavagem nasal com soro fisiológico com frequência, principalmente se notar algum sintoma de rinite. A lavagem dilui o muco e ajuda a remover alérgenos e outros irritantes.

Referências

  • Nasal Polyps – Harvard Health Publishing.
  • Nasal polyps – American Academy of Allergy, Asthma & Immunology.
  • Clinical presentation, diagnosis, and treatment of nasal obstruction – UpToDate.
  • Kliegman RM, et al. Nasal polyps. In: Nelson Textbook of Pediatrics. 20th ed. Philadelphia, Pa.: Elsevier; 2016.
  • Adkinson NF, et al. Rhinosinusitis and nasal polyps. In: Middleton’s Allergy: Principles and Practice. 8th ed. Philadelphia, Pa.: Saunders Elsevier; 2014.

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


32 respostas para “Pólipo nasal: causas, sintomas e tratamento”

  1. HELIO SOARES

    Muito bom o artigo, quase uma consulta. Muito obrigado doutor pedro, fica com deus.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado.

  2. Irene Lopes

    Dr. Pedro, depois de ter lido o seu artigo, consigo saber o que realmente tenho, pois, todos sintomas descritos eu sinto e isso fez com que me direcionasse para o tipo de consulta que devo fazer.Muito obrigada pelo artigo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Que bom, esse é exatamente o objetivo dos textos. Melhoras.

  3. Thiago fernandes xavier

    Sou portador de polipo nasal.

    Gostaria de saber se o pão normal é ruim para mim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  4. Luana

    Boa tarde dr Pedro

    fiz uma cirurgia para retirada de pólipos a 5 anos e hoje estou com isso de novo , pior saindo pra fora do nariz ! Não sinto cheiro e nem gosto mais , já usei todo tipo de corticoide mais não resolve

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente vai precisar operar de novo.

  5. Iraci de F Baroni

    Boa noite
    Tenho Granulomatose de Wegner, com destruição do septo nasal. Fiz uma tomografia dos seios da face e deu espessamento com pólipos ou cistos de retenção..
    Perdi olfato a anos, mas tenho sentido cheiro podre a quase um mês. É caso cirúrgico ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É provável que sim.

  6. Sonia Maria

    O artigo foi esclarecedor.
    Agradeço

  7. Fatima Rosa

    Agradeço o artigo, me orientou muito.
    Grato
    Fatima Rosa

  8. cacau

    Olá Dr Pedro! Primeiro quero agradecer pelo blog. Muito esclarecedor! Sempre sofri com rinite e sinusite, agora estou me tratando, pois ficou cronica e ao fazer uma tomografia, a médica disse que estou com um cisto maxilar. Não sei se é o mesmo q polipo…ela sugeriu tratamento, porém, primeiro passou um medicamento chamado montelucaste de sódio e eu tive reações alérgicas (urticaria) , nunca mais passou, já sao cinco meses, precisei até ser socorrida, tomo loratadina todos os dias desde então, hj ataca apenas meus membros (placas grandes). Só usei por dez dias a medicação devido as reações.Voltei nela, e me passou livepax e diprospan (injeção). Li a bula e fiquei desesperada, pois há muitas contraindicações e estou com medo de usar e a urticaria voltar com toda força. A dr não deu importancia para a urticaria que relatei. Será que existe outro tratamento ? Esses cistos oferecem riscos ? Controlar com homeopatia seria uma alternativa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Homeopatia não é um tipo de tratamento médico que tenha suporte científico adequado. Eu não acredito que funcione além do efeito placebo.

      O cisto maxilar pode ser a causa da sua sinusite, ele pode funcionar como um pólipo. Uma das opções de tratamento nos paciente muito sintomáticos é a remoção cirúrgica.

      Em relação à sua alergia, sugiro que você procure um imuno-alergista. Sem investigar, é difícil saber de antemão a quais remédios você pode ter alergia.

      1. cacau

        Obrigada por responder! Vou procurar um imuno-alergista. Eu gostaria mesmo de fazer a cirurgia, porém, a médica acha viável tratar, pois segundo ela, ele pode voltar. Minha dificuldade maior são esses medicamentos que sempre são acompanhados de contraindicações. No caso, a loratadina que venho tomando, pode trazer algum risco por ser de uso continuo? Em qual órgão ela é metabolizada??

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não tem problema o uso prolongado. O metabolismo é hepático e a eliminação dos metabólitos é feita pela urina e fezes.

  9. Antonio Porto Rosa Filho

    Dr. Pedro, boa noite.
    Quanto em média custa uma cirurgia para extrair os pólipos nasais?
    Estou para fazer isso pelo SUS, mas está demorando muito.
    E gostaria de saber se isso também, afeta a audição, pois estou com um zumbido
    no ouvido.
    Outa, coisa, se eu levar os exames que fiz pelo SUS a um médico particular ele pode
    me dar um orçamento da cirurgia sem cobrar por isso?

    Desde já, obrigado pela atenção.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Antonio, eu não moro no Brasil e não trabalho com medicina privada, não faço ideia de quanto custa essa cirurgia na rede particular.
      Pólipo não costuma causar zumbido.

    2. Amélia Dias de Souza

      Dr. Pedro, o Sr disse que a cirurgia é com anestesia local, porque minha otorrina pediu avaliação com cardiologista e pneumologista, pela minha idade 64, ou ela vai usar outro tipo de anestesia, o meu está com 2,5 cm

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro

        Se a otorrinolaringologista está pedindo avaliação pré-operatória para um cardiologista e pneumologista, acredito que é porque a anestesia vai ser maior.

  10. Rogerio Costa

    Dr. Pedro. Mesmo depois de fazer uma septoplastia é normal os seios nasais ficarem sempre congestionados. Meu otorrino disse que tenho uma pan sinusite e fui diagnosticado recentemente com uma otite media aguda. Como proceder?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que tratar a sinusite. O seu otorrino não lhe propôs nenhum tratamento?

  11. Elton Rabelo

    Qual tipo de anestesia para retirada do polipo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Geralmente é local.

  12. sayomara

    Quanto custa uma cirurgia de polipo nasal eu tenho e preciso saber pois não estou conseguindo pelo sus.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sayomara, lamento, mas eu não moro no Brasil nem trabalho com medicina privada. Não sei o preço os procedimentos cirúrgicos em geral.

  13. Caren Borssato

    Pólipo nasal e cisto de retenção são a mesma coisa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, não são a mesma coisa.

  14. ELIZA FLORINDA DE OLIVEIRA

    olá meu filho foi diagnosticado com polipo nasal e ele tem apenas 7anos.Gostaria de saber se tem cura e isso e realmente considerado um tumor benigno e se afeta a visão .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, o pólipo nasal é um tumor benigno. Não costuma afetar a visão.

  15. Eridan de Sousa

    Olá!
    Em minha narina direita possuo uma espécie de nodulação semelhante a acne, que as vezes inflama, mas nunca some, sempre está lá, no mesmo lugar. Incomoda bastante, pois dói. Isso é comum? Devo procurar um otorrino ou dermo?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Se for dentro do nariz é o otorrino. Se for fora, dermatologista.