9 de agosto de 2013

FASCITE PLANTAR | Dor no pé

A fascite plantar (fasceíte plantar em Portugal) é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar ou na sola dos pés, sendo provocada pela inflamação da fáscia plantar, uma espécie de ligamento localizado na sola do pé.

Publicidade

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a fascite plantar:

  • O que é fáscia plantar.
  • O que é a fascite plantar.
  • Causas da fascite plantar.
  • Sintomas da fascite plantar.
  • Diagnóstico da fascite plantar.
  • Tratamento da fascite plantar.

O que a fáscia plantar

Fascite plantar

A fáscia plantar, também chamada de aponeurose plantar, é um ligamento que corre ao longo da parte inferior do pé, conhecida como sola ou planta do pé. A fáscia plantar é uma faixa de tecido espesso, intimamente ligada à pele e com propriedades elásticas, capaz de se esticar ligeiramente conforme a movimentação dos pés. Este tecido recobre toda base do pé, estendendo-se desde o osso do calcanhar, chamado osso calcâneo, até a ponta do pés, local onde se divide em cinco ramos, um para cada dedo.

A fáscia plantar age como um elástico. Ela cria uma tensão de modo a manter o pé sempre levemente arqueado. Quando andamos, no momento em que levantamos o calcanhar do chão e ficamos apenas com a ponta dos pés encostada ao solo, a fáscia plantar age como uma espécie de guincho, diminuído pressão que os dedos sofrem ao receber grande parte do peso do corpo.

O que é a fascite plantar

A fascite plantar é uma inflamação da fáscia plantar. Habitualmente, o local onde há maior inflamação da fáscia é próximo à sua ligação com o osso calcâneo.

Causas de fascite plantar

A fascite plantar surge após repetitivos estresses na região da planta dos pés, causados normalmente por tensão e esgarçamento da fáscia plantar, que levam a micro traumas neste tecido e, consequentemente, inflamação da área lesionada.

A fascite plantar ocorre habitualmente em pessoas entre 40 e 60 anos, que ao longo de sua vida tiveram atividades ou problemas que provocaram repetido estresse sobre a fáscia plantar, como por exemplo:

  • Obesidade(leia: OBESIDADE | Síndrome metabólica).
  • Pé chato.
  • Pé cavo.
  • Trabalhar muito tempo em pé, como seguranças, professores, cirurgiões, trabalhadores de fábrica, etc.
  • Uso excessivo de salto alto.
  • Uso de calçados pouco apropriados para os pés, como sapatos apertados, largos ou velhos.
  • Alterações da marcha, como pisar com o pé torto, principalmente com a parte de dentro dos pés.

A fascite plantar também é muito comum em pessoas que praticam determinadas atividades, como corridas, ballet, levantamento de peso e dança. Caminhada sem tênis adequado também pode causar estresse sobre a sola dos pés e levar à lesão da fáscia plantar. Estas atividades podem provocar o aparecimento precoce da fascite plantar, antes dos 40 anos.

Esporão do calcâneo e fascite plantar

O esporão do calcâneo é uma protuberância que surge no osso calcâneo devido a múltiplos microtraumatismos nesta região. Portanto, as mesmas lesões que provocam o surgimento da fascite plantar, também causam o aparecimento do esporão.

Antigamente achava-se que o esporão era uma das causas da fascite plantar, mas hoje sabe-se que só 5% dos paciente com esporão apresentam quadro de dor e inflamação na sola do pé.

Para saber mais sobre o esporão de calcâneo, leia: ESPORÃO DE CALCÂNEO | Dor no calcanhar.

Sintomas da fascite plantar

O sintoma mais comum da fascite plantar é a dor, tipo pontada, na planta do pé, especialmente na região logo abaixo do calcanhar. A dor é tipicamente pior durante os primeiros passos, como ao sair da cama de manhã ou levantar-se depois de estar sentado por algum tempo. A dor da fascite plantar costuma acometer apenas um dos pés, apesar de não ser impossível ter a lesão em ambos os pés ao mesmo tempo.

A dor pode ser agravada por andar descalço em superfícies duras ou subir escadas. Em atletas, ela pode ser particularmente agravada pela corrida. Profissionais que permanecem em pé por muito tempo costumam se queixar de piora do quadro ao final do dia.

Um elemento importante na história clínica é o período que antecede o início da fascite plantar. Os pacientes podem relatar que antes do aparecimento da dor haviam aumentado a quantidade das atividades físicas, mudado o tipo de calçado habitual ou sofrido algum trauma no pé.

Diagnóstico da fascite plantar

O diagnóstico pode ser feito através da história clínica do paciente e do exame físico dos pés. O médico irá procurar por sinais de lesão nos pés, pontos dolorosos e alterações anatômicas, como pé chato.

Em caso de dúvida, a ultrassonografia e a ressonância magnética podem ajudar no diagnóstico. A radiografia do pé é geralmente solicitada quando queremos descartar outras causar para a dor.

Tratamento da fascite plantar

O tratamento é inicialmente feito de forma conservadora, com repouso e gelo local. Outros tratamentos para fascite plantar  incluem:

– Fisioterapia, com execícios e alongamentos específicos para os pés e panturrilhas
– Calçados com palmilhas especiais. São importantes para quem trabalha muito tempo em pé.
– Em alguns casos, o uso por poucos dias de um anti-inflamatório pode ser necessário para controlar a dor (leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS | Ação e efeitos colaterais).
– O uso de talas noturnas também é uma opção.
– Pessoas com excesso de peso devem emagrecer.

Injeções de corticoides no calcanhar podem ser utilizadas nos casos em que não há resposta satisfatória ao tratamento conservador (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | efeitos colaterais).

Em geral, mais de 80% dos pacientes respondem a esses tratamentos. A cirurgia é última opção, sendo  raramente necessária.

"FASCITE PLANTAR | Dor no pé", 5 out of 5 based on 60 ratings.
Publicidade
ARTIGOS SELECIONADOS PARA VOCÊ:
      
- LEIA ANTES DE COMENTAR -
O nosso site tem recebido mais de 150 mil visitas por dia e centenas de perguntas espalhadas pelos mais de 550 textos que já publicamos. Como o volume de comentários é muito grande, as perguntas podem demorar até 10 dias para serem aprovadas e publicadas. Neste momento, temos mais de 1500 perguntas em fila para serem lidas, aprovadas e respondidas. Infelizmente, é humanamente impossível responder a todos, por isso, selecionamos diariamente apenas um percentual dos comentários para ser publicado. Lamentamos se a sua pergunta não for selecionada.

Não fazemos consultas nem opinamos sobre casos pessoais pela Internet. Antes de enviar uma pergunta ou comentário, leia atentamente as REGRAS DO SITE para entender os nossos critérios de seleção.

Para que possamos dar prioridade aos textos menos comentados, encerramos temporariamente a seção de perguntas dos artigos com mais de 400 comentários publicados. Agradecemos a paciência e a compreensão.
  • Rosemery Branco

    Lí tudo o que o Sr. postou sobre esporão de calcanhar. E o que sinto é exatamente como o Sr. descreveu. A dor é intensa e fica difícil de caminhar. Já fiz tratamento por 10 dias com anti-inflamatório, mas não me sinto melhor…

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Já procurou um ortopedista?

  • ELAINE

    qual especialidade devo procurar para fazer o teste da pisada??? pq tenho tdos esses sintomas ja fiz ressonancia e raios x e não deu nada…assim disse o ortopedista…mas as minhas dores continuam insuportáveis não conseguindo usar nenhum tipo de sapato de salto…Moro no DF

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      O especialista que trata fascite plantar é mesmo o ortopedista. Um fisioterapeuta pode ajudar em relação a postura do pé durante a pisada..

  • Josiane basilio Pessoa

    Gostei muito das explicaçoes me ajudaram muito obrigado!

  • Thallita

    Dr.Pedro sinto dor em baixo do pé bem no meio do pé mesmo.
    Pratico exercícios físicos diariamente faço musculação,e trabalho de salto alto o dia todo sinto dores intensas no meio da sola do pé esquerdo pode ser fascite plantar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode. O ideal é você procurar um ortopedista.

  • maria costa

    Dr Pedro é muito bom agente ter algumas orientação assim agente fica mas ligado aus problemas do nosso corpo você esta de parabens

  • maria costa

    gostei de saber um pouco desta doenças quero deixar minha pergunta tenho muita queimação na sola dos pés e doi muito que venha ser isto?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não dá para opinar sem examinar. O ideal é que você procure um ortopedista.

  • maria armanda

    dr Pedro fiquei feliz de encontrar um colega de profissão um conterrâneo de faculdade, melhor dizendo da cidade que me formei pois me formei na Gama Fihho 1979, trabalhado na terra dos meus pais e com um trabalho maravilhosos,bem feito,embassado em conhecimentos profundos.
    E alguem que não para de se atualizadar, fiquei muito feliz de conhecer o seu trabalho me foi mul
    eito util e divulgarei sempre que puder, assim como vou enviar seu contato para os tios que moram em
    Portugal na região do Minho.Parabens continue assim o seu trabalho é maravilhoso.Que Deus te abençoe muito.

  • Luis guilherme Forbeck

    Dr°, boa tarde!
    Estou com uma dúvida e acho que o senhor poderá me ajudar!
    Comecei a praticar corrida e em um baixa prazo adquiri facsite plantar, estou em processo de fisioterapia.
    Mas a questão é o seguinte, eu descobri que o tênis que estou utilizando não é o apropriado para o meu pé, possuo uma pisada neutra e o tênis é para pisada pronada, isto pode estar influenciando???
    Grato…

  • Luis guilherme Forbeck

    Dr°, boa tarde!
    Estou com uma dúvida e acho que o senhor poderá me ajudar!
    Comecei a praticar corrida e em um baixa prazo adquiri facsite plantar, estou em processo de fisioterapia.
    Mas a questão é o seguinte, eu descobri que o tênis que estou utilizando não é o apropriado para o meu pé, possuo uma pisada neutra e o tênis é para pisada pronada, isto pode estar influenciando???
    Grato…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com certeza.

      • maria costa

        Obrigado Dr Pedro é muito bom ter alquem que nus orienta já estou passando com ortopedista irei falar com ele que Deus lhe abençoa

  • http://profile.yahoo.com/2ZHUURTHM2APHNAVNIZW6M7PJ4 Rejane

    boa tarde,Meu nome é Rejane utimamente tenho meus pés inchados ((ao redor dos tornozelos,não entendo porque isso,sei que estou acima so peso,e meus pés são chatos…..
    O que fazer doutor??? ****meu lado direito das costas cossa demais,já fui ao médico e me receitou pomada e remédio para tomar,mas não para de coçar,apenas diminuiu…estou com medo de ser lepra…. mas não fica ferida,pois coço me contendo….CHORO MUITO ESCONDIDA…. ME AJUDA DOUTOR O QUE FAZER?????????????
    Meus agradecimentos…

  • Marcela

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se essa inflamação causa dores embaixo (no calcanhar) e no peito do pé? É comum inchaço no peito do pé ena lateral interna? Estou bem acima do peso. Senti essas dores após um dia que andei muito com uma sandalia rasteira e nada confortável.

  • marly

    Boa tarde Drº Pedro,
    Eu estou com essa inflamação e em tratamento com fisioterapia mas parece-me estar piorando, também tenho tido caimbras, tem alguma relação com a fascite plantar?
    Grata

    marly

  • marly

    Boa tarde Drº Pedro,
    Eu estou com essa inflamação e em tratamento com fisioterapia mas parece-me estar piorando, também tenho tido caimbras, tem alguma relação com a fascite plantar?
    Grata

    marly

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, câimbras podem ter relação.

  • Jackson Alagoas

    Seus artigos são ótimos e de fácil compreensão.. Parabéns.

  • Jackson Alagoas

    Seus artigos são ótimos e de fácil compreensão.. Parabéns.