8 Sintomas da hepatite (viral ou não)

Dr. Pedro Pinheiro

comment 29 Comentários


Introdução

Apesar da maioria das pessoas julgar que a hepatite é uma doença única, o termo, na verdade, se refere a qualquer situação em que ocorra inflamação do fígado.

Muitas doenças e complicações podem causar hepatite, por exemplo, uso de drogas, medicamentos, excesso ou uso crônico de álcool, produtos químicos, doenças autoimunes, infecções por diversos tipos de vírus ou acúmulo de gordura no fígado (esteatose hepática).

Neste artigo abordaremos os principais sinais e sintomas da hepatite. Daremos ênfase à hepatite aguda, pois os pacientes com hepatite crônica costumam passar anos assintomáticos, desenvolvendo sintomas apenas quando já há sinais de cirrose.

Se você procura por mais informações sobre as diversas formas de hepatite, leia:

Sinais e sintomas da hepatite

Apesar de existirem diversas causas para hepatite aguda, os seus sintomas acabam sendo muito semelhantes, já que, no final das contas, tudo se resume a um fígado inflamado e incapaz de trabalhar adequadamente.

Icterícia

A icterícia é provavelmente o sintoma mais característico das hepatites. Damos o nome de icterícia à coloração amarelada da pele, olhos e mucosas provocada pelo acúmulo no sangue de uma substância chamada bilirrubina.

icterícia
Icterícia – pele amarelada

Gastaremos algumas linhas explicando o que é bilirrubina, pois vários sintomas da hepatite são provocados pelo seu acúmulo no organismo.

As nossas hemácias (glóbulos vermelhos) vivem em média 120 dias, sendo destruídas no baço quando já estão velhas. Um dos elementos liberados pela hemácia quando esta é destruída é a bilirrubina, um pigmento amarelo-esverdeado.

Diariamente milhões de hemácias velhas são destruídas no baço, provocando uma liberação constante de bilirrubina para o sangue. Para que esta bilirrubina não se acumule no corpo, o mesmo precisa eliminá-la de algum modo. É neste momento que entra em ação o nosso fígado.

Um dos papéis do fígado é captar esta bilirrubina circulante no sangue, metabolizá-la e excretá-la em direção aos intestinos, para que a mesma seja eliminada nas fezes.

Nos quadros de hepatite, o fígado encontra-se inflamado e doente, perdendo a capacidade de metabolizar e/ou eliminar a bilirrubina que é constantemente produzida pelo baço. Portanto, é muito comum nos quadros de hepatite haver acúmulo de bilirrubina no sangue. Este excesso de bilirrubina acaba extravasando para pele e mucosas, provocando a aparência amarelada dos mesmos.

A ictérica é um sinal típico da hepatite, mas pode também surgir em outras doenças do fígado, como cirrose ou síndrome de Gilbert, em infecções, como febre amarela ou leptospirose, ou quando há destruição maciça de hemácias, um quadro chamado hemólise.

Para saber mais detalhes sobre a icterícia, leia: ICTERÍCIA | Neonatal e adulto

Fezes claras

A presença de fezes claras, quase brancas, é chamada acolia fecal, sendo também um sinal comum de hepatite.

A origem da acolia fecal é a mesma da icterícia. A bilirrubina é a substância responsável pela coloração marrom das fezes. Se o fígado encontra-se inflamado e mal funcionante, a bilirrubina que chega até ele não consegue ser metabolizada nem excretada em direção às fezes, impedindo o bolo fecal de ter sua coloração característica.

Urina escura

A urina escura é outro sinal de hepatite que ocorre devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue.

O papel dos rins no nosso organismo é o de filtrar o sangue, eliminando substâncias desnecessárias ou em excesso. É exatamente isso que os rins fazem nos pacientes com icterícia; eles excretam o excesso de bilirrubina, que por ser um pigmento escuro, acaba escurecendo a urina, deixando-a com cor de Coca-Cola ou mate.

Coceira

A icterícia vem frequentemente associada à coceira, pois a bilirrubina depositada na pele causa irritação das terminações nervosas.

Muitas vezes o paciente com hepatite tem uma icterícia leve, o que pode passar despercebido, principalmente se o indivíduo tiver pele mais escura. Portanto, em alguns casos, o acúmulo de bilirrubina na pele se manifesta mais como uma coceira difusa e aparentemente sem explicação do que propriamente como uma pele amarelada.

Dor abdominal

A inflamação da hepatite aguda pode causar um inchaço do fígado, provocando dor no mesmo. A dor da hepatite é localizada caracteristicamente no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo das costelas, exatamente no local onde o fígado se encontra. Em alguns casos, o fígado pode estar inchado, podendo ser palpado através do exame do abdômen.

Para saber mais sobre os diferentes tipos de dor abdominal, leia: DOR NA BARRIGA | DOR ABDOMINAL | Principais causas.

Mal-estar

As hepatites sempre causam um quadro pouco específico de mal-estar, que podem incluir diversos sintomas, como fraqueza, cansaço fácil, perda do apetite, dor muscular, dor articular, diarreia, rash (manchas vermelhas no corpo), náuseas e vômitos. Se o paciente não desenvolver icterícia, o diagnóstico de hepatite pode não ser pensado logo de início, pois o quadro acaba se parecendo mais com uma virose inespecífica ou uma intoxicação alimentar (leia: VIROSE – Sintomas, Causas e Tratamento).

Febre

Outra manifestação comum da hepatite, mas muito pouco específica, é a febre. A febre da hepatite é tipicamente baixa e costuma vir acompanhada de alguns dos sintomas inespecíficos descritos no item anterior (leia: O QUE É A FEBRE?).

Insuficiência hepática

Raramente, o quadro de hepatite pode se manifestar como uma falência aguda do fígado, chamada hepatite fulminante. A inflamação é tão intensa que o fígado, um órgão vital, para de funcionar por completo, levando a um quadro catastrófico.

Doentes com hepatite fulminante podem apresentar uma variedade de complicações, como redução do nível de consciência, coma, edema cerebral, insuficiência renal aguda, hipoglicemia grave, hemorragias espontâneas e falência de múltiplos órgãos. O único tratamento efetivo para estes casos é o transplante de fígado urgente.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


29 respostas para “8 Sintomas da hepatite (viral ou não)”

  1. jane Borges

    Eu sinto um incômodo muito grande no meu corpo ,depois que retirei a vesícula que estava infeccionada tive complicação. Sinto coceiras amarelidao no corpo ,febre e dor de cabeça e mal estar ,falta de apetite. O que pode ser isso ,pode se problemas no fígado. Mim ajude.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você tem esses sintomas e a pele está amarelada, sim, problemas do fígado são uma possibilidade.

  2. Fabiano Duarte

    bom dia meu irmão foi diagnosticado com hepatite alcoolica, qual a diferença da cirrose alcoolica, e ele pode consumir cerveja sem alcool, obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A hapatite é uma inflamação do fígado. É um estágio anterior à cirrose. A chamada cerveja sem álcool não é 100% sem álcool. O ideal é evitar.

  3. Ronaldinho

    Dr. meu TGO deu 194 e o TGP 82, nao bebo bebidas alcoolicas, mas usei isotretinoina por 5 meses, qual especialista procuro?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Inicialmente o seu dermatologista. É provável que o medicamento seja a causa.

  4. Karen Monteiro

    Quais médicos procurar e quais exames fazer para detectar ou descartar o risco de hepatite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O médico que trata e investiga hepatite é o hepatologista ou o gastroenterologista.

  5. Tiago Arantes

    Um exame de bilirrubina que deu total de 3,48 pode ser grave ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com certeza há algum problema. Agora, pra dizer se é grave ou não, só sabendo detalhes do caso.

  6. Lucineia

    fiz o exame HBsAG e o resultado deu 6.404,00 e agora? o que isso significa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você tem que procurar um gastroenterologista ou um hepatologista, pois é possível que você tenha hepatite B.

  7. Marcia

    Dr, fiz um exame TGO que deu resultado elevado (92 U/L). Que especialista eu devo procurar para investigar melhor a situação e buscar um eventual tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Gastroenterologista

      1. Vanessa

        Oi Dr meu filho adquiriu o vírus da hepatite c na uti guando nasceu só descobrir agora 10 anos depois mas ele já está com cirrose como devo tratar??

        1. Avatar de Pedro Pinheiro
          Pedro Pinheiro

          Ele precisa ser seguido por um hepatologista. A hepatite C já tem tratamento efetivo.

  8. Eliete

    Eliete, dr. boa tarde. Sinto há uns 05 meses uma dor na barriga do lado esquerdo mais ou menos na altura da cintura. Já fiz, ultrassom de abdômen total, colonoscopia, ultrassom transvaginal, prevenção e não constou nada, o que vc me orienta, qual profissional devo procura? é uma dor que fica dois segundos e passa, volta durante todo o dia de 10 em 10 mim ou até menos, é uma dor queimando…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O especialista em dor abdominal é o gastroenterologista.

  9. elizete

    oi eu gostaria de saber doutor as minhas unhas estao amarela e estou sentindo muita fraqueza , e sem apetite .isso pode ser grave

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Fraqueza e falta de apetite são sintomas que indicam algo de errado. Para saber se é grave, só investigando.

  10. Talita

    Eu sempre tive a pele meio amarelada, so que de um tempo pra ca os meus olhos estao ficando tambem( eles estao meio amarelos e meio brancos). Isso indica algum problema grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não necessariamente. Você come muita cenoura? Você tem algum sintoma?

  11. Marcelo

    Doutor saíram umas manchas na minha pele tipo picada de inseto, elas coçam vem e vai, pode ser hepatite?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Hepatite não se manifesta assim. Isso é problema para o dermatologista.

  12. juliana

    Meu filho de 7 anos , mais ou menos ha 20 dias começou apresentando dor abdominal na parte superior da bariga eu o levei no pediatra , pois devido a isso teve uma crise de dor na escola ,muito forte o pediatra me informou q eram apenas gases passado fiquei despreocupada pois confiei no q o medico disse, as dores continuaram mais pensei que era devido ao refrigerante.
    Quando foi na semana passada ele apresentou junto com a dor febre , mais nao foi febre constante foi um dia sim e um nao , por tres vezes , diareia e vomito , levei ele novamente no pedriatra que disse q nao deveria ser nada , entao tratei como se foce uma virose , porem ontem observei o olho dele amarelo , levei ele no pronto socorro e a medica disse que ele estava com o figado e o baço inchado ,ela pedio as funçoes hepaticas dele , o hemograma deu completamente normal , porem as funçoes hepaticas nao o tgo 170, tgp 92 , o ggt 308 e a fosfatase alcalina 1097 e bilirrubina total 6.25 , os medicos ficaram muito intrigados ois me disseram q os exames dele pareciam com o de alguem que ja estavano fim do quadro de hepatite , mais como explicar a ectericia ja no final e agora eles estao suspeitando q ele possa estar com algum tipo de obstruçao estou muito preocupada pois eles nao sabem oq meu filho tem e gostaria de saber se e possivel a ectericia aparecer somente no final da doença ? Ainda nao passaram a sorologia para hepatite!!!!

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Os exames de hepatite em fase avançada não costumam ser assim. Além disso, há vários outros parâmetros além desses que você descreveu para avaliar a viabilidade do fígado. Esse padrão de TGO e TGP pouco aumentados e GGT e FA muito elevados é mais comum em doenças das vias biliares. A icterícia depende do valor das bilirrubinas.

  13. eliane

    Uma criança q teve ictericia qdo nasceu, pode vir a ter hepatite um dia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      São problemas diferentes.

  14. Jesiel_1960

    Li todos os artigos relacionados às hepatites. Amanha realizarei consulta médica para diagnóstico, já que ha varios dias sofro com sintomas caracteristicos (agora conhecidos por mim) e também por grande alterações de TGO E TGP registrados em meu exame de sangue.
    MUITO OBRIGADO PELAS INFORMAÇÕES DISPONIBILIZADAS