PÍLULA DO DIA SEGUINTE – Como Tomar, Eficácia e Efeitos Adversos

A pílula do dia seguinte é uma forma de contracepção de emergência que pode ser tomada após o fim da relação sexual.

Pílula do dia seguinte

Os métodos contraceptivos clássicos, tais como as pílulas anticoncepcionais, DIU, diafragma e a camisinha, são habitualmente utilizados antes ou durante a relação sexual com o intuito de impedir a ocorrência de uma gravidez. Conforme explicamos mo artigo: 20 MÉTODOS ANTICONCEPCIONAIS MAIS COMUNS, existem dezenas de métodos anticoncepcionais disponíveis no mercado. Porém, por motivos diversos, todos os dias, milhares de mulheres acabam tendo relações sexuais sem a devida proteção de um método de controle de natalidade, passando a estar sob elevado risco de desenvolver uma gravidez. Nestes casos, ainda há uma alternativa: a contracepção de emergência.

A contracepção de emergência, mais conhecida sob a forma da pílula do dia seguinte, é um método contraceptivo que pode ser usado após a relação sexual, sendo capaz de inibir uma gravidez quando a mulher imagina ter tido relações sem as devidas precauções anticoncepcionais.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

É importante frisar que a contracepção de emergência é um método de controle de natalidade para ser usado ocasionalmente, em situações de emergência. De forma alguma a pílula do dia seguinte deve ser usada habitualmente, como substituta dos métodos tradicionais de controle de natalidade, pois ela é basicamente uma bomba hormonal.

Neste texto vamos explicar as opções disponíveis de contracepção de emergência, abordando os seguintes pontos sobre a pílula do dia seguinte e suas alternativas:

  • Opções disponíveis para contracepção de emergência.
  • Limite de tempo para tomar.
  • Quando usar a pílula contraceptiva de emergência.
  • Como ela age.
  • taxa de eficácia.
  • Como tomar.
  • Nomes e preços.
  • Efeitos colaterais.

O que são métodos contraceptivos de emergência?

A contracepção de emergência, também chamada de contracepção pós-coito, é uma medida de controle de natalidade que pode ser usada depois da relação sexual ter sido realizada. A contracepção de emergência deve ser usada pelas mulheres que não desejam engravidar, mas tiveram relações sexuais sem a devida proteção de um método contraceptivo.

Existem duas formas de contracepção de emergência

– Pílulas anticoncepcionais de emergência, mais conhecidas como pílula do dia seguinte (PDS).
– Dispositivos intra-uterinos, conhecidos como DIU.

O DIU é um método contraceptivo que é efetivo mesmo se implantado depois da relação sexual já ter ocorrido. Neste artigo vamos dar ênfase à pílula do dia seguinte. Falamos especificamente do DIU em um artigo à parte, que pode ser acessado através do seguinte link: DIU – Anticoncepcional intra-uterino.

Limite de tempo para tomar a pílula do dia seguinte

Após uma relação sexual desprotegida, a pílula do dia seguinte deve ser tomada o mais rápido possível, de preferência dentro das primeiras 72 horas (3 dias). Porém, apesar do clássica recomendação de 72 horas, até o limite de 120 horas (5 dias) a contracepção de emergência ainda pode ser eficaz. É importante notar, entretanto, que a cada dia que passa, a eficácia contraceptiva do esquema se reduz, principalmente após as primeiras 72 horas.

Nos EUA, Portugal e outros países da Europa (mas não no Brasil) já é comercializado o acetato de ulipristal (ellaone®), uma pílula contraceptiva de emergência que mantém elevada eficácia até 120 horas.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Como a pílula do dia seguinte é mais efetiva nas primeiras horas, recomenda-se que todas as mulheres com vida sexual ativa, que não planejam ter filhos no momento, tenham pelo menos uma caixa do medicamento em casa para que o mesmo possa ser utilizado rapidamente em caso de emergência.

Indicações para o uso da contracepção de emergência

A pílula contraceptiva de emergência não é um método anticoncepcional para uso frequente. Geralmente, indicamos o uso da PDS em duas situações:

1. Se você teve relação sexual vaginal sem a proteção de nenhum método anticoncepcional (camisinha, DIU, pílula, implante, diafragma…) nas últimas 120 horas.

2. Se você nas últimas 120 horas teve relações sexuais e usou um método anticoncepcional de forma incorreta ou se o mesmo sabidamente apresentou falhas. Isto inclui as seguintes situações:

– Camisinha que estourou, que foi usada de modo incorreto ou que saiu do pênis durante o ato sexual.
– Mulher que normalmente toma pílulas anticoncepcionais contendo estrogênio e progesterona e se esqueceu de tomar a pílula por dois dias seguidos.
– Mulher que normalmente toma pílulas anticoncepcionais contendo apenas progesterona (chamada de minipílula) e atrasou sua tomada em mais de três horas (leia: MINIPÍLULA – Vantagens e Desvantagens).
– Mulher que normalmente usa injeções de acetato de medroxiprogesterona (também chamado de Depo-Provera®) e atrasou sua injeção mais do que duas semanas.
– Mulher que normalmente usa adesivos anticoncepcionais e os retirou antes ou depois do tempo programado.
– Diafragma ou preservativo feminino que se rompeu ou saiu do lugar.
– DIU que saiu acidentalmente.

Atenção: a pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência e assim deve ser encarada. Devemos ter todo o cuidado para não banalizar o uso da pílula do dia seguinte, não só porque ela não é tão efetiva quanto os métodos de controle de natalidade tradicionais, como também porque a dose de hormônios contida na mesma é mais elevada do que nos anticoncepcionais comuns, podendo causar efeitos colaterais graves se usada repetidamente.

Nas últimas décadas temos reconhecido cada vez mais os efeitos colaterais do uso excessivo de hormônios femininos como forma de contracepção. Não é por acaso que atualmente a dose hormonal das pílulas anticoncepcionais tradicionais é muito mais baixa do que as das pílulas das décadas de 1970 e 1980. Para saber mais sobre os perigos da contracepção hormonal, leia: EFEITOS COLATERAIS DOS ANTICONCEPCIONAIS HORMONAIS.

Se você repetidamente se encontra em uma das situações acima, que indicam o uso da pílula do dia seguinte, é porque está fazendo tudo errado. O uso excessivo de hormônios feminino é danoso para o organismo e deve ser evitado. Se você tem precisado tomar a PDS com frequência, procure seu ginecologista para receber orientações sobre controle de natalidade.

Como funciona a pílula do dia seguinte

No Brasil a pílula do dia seguinte mais usada é composta por levonorgestrel 0,75 mg (marcas mais comuns: Postinor-2®, Pilem®, Pozato®, Diad®, Minipil2-Post® e Poslov®). Como já referido, a pílula de ulipristal ainda não está a venda no Brasil.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

O levonorgestrel é uma progesterona sintética, que atua como método contraceptivo de emergência por três mecanismos:
– Inibe a ovulação.
– Impede a fertilização do óvulo pelo espermatozoide.
– Impede que óvulo fecundado se aloje no útero.

Dentre os três mecanismos acima, a inibição da ovulação é o mais importante, daí a necessidade de tomar a pílula o mais rápido possível.

Basicamente o que a pílula do dia seguinte faz é alterar o ciclo menstrual, antecipando o momento da menstruação (leia: PERÍODO FÉRTIL | Quando ocorre a ovulação?). A maioria das mulheres menstrua cerca de 1 semana após o uso da pílula.

Tomei a pDS e não menstruei. O que fazer?

Como referido, a menstruação costuma vir dias depois do uso da pílula. A descida da menstruação confirma a eficácia do tratamento. É muito comum que a menstruação não venha exatamente igual ao habitual, pois o ciclo foi interrompido pela metade.

Dependendo do momento do ciclo menstrual que a PDS tenha sido tomada, a menstruação pode demorar um pouco mais de 1 semana para descer.  Poucos dias de atraso não são motivo para pânico. Porém, se a menstruação não tiver vindo 3 a 4 semanas após o uso da pílula do dia seguinte, a paciente deve fazer um teste de gravidez (leia: TESTE DE GRAVIDEZ DE FARMÁCIA), pois, nestes casos, é preciso começar a considerar a hipótese de falha da pílula.

A pílula do dia seguinte provoca aborto?

Não, a pílula do dia seguinte não é abortiva! O aborto é proibido por lei no Brasil. Se a pílula contraceptiva de emergência fosse abortiva, ela não teria autorização para ser comercializada.

Tecnicamente, uma medicação abortiva é aquela que age após o óvulo fecundado já ter sido implantado no útero. O aborto é a perda de um embrião que estava se desenvolvendo em um útero. Como foi explicado, a ação do levonorgestrel é anterior à implantação do óvulo fecundado ao útero, não sendo, portanto, uma droga que provoca aborto.

Se o levonorgestrel for tomado após o óvulo já ter sido implantado ao útero, ele não terá efeito algum sobre a evolução da gravidez. Ele não provoca aborto e não há estudos que indiquem perigo de má-formação fetal, caso o medicamento seja acidentalmente usado em mulheres já grávidas.

Por outro lado, o ulipristal pode ter efeitos nocivos para o feto e não deve ser tomado se a mulher suspeita já estar grávida.

Eficácia da pílula CONTRACEPTIVA de emergência

Se tomado corretamente e dentro do prazo de 5 dias, o ulipristal apresenta eficácia de 98,5%. Já o levonorgestrel, se tomado corretamente e dentro do prazo de 72 horas, tem eficácia de 97%.

Em mulheres obesas, com IMC maior que 30, damos preferência ao uso do DIU como método contraceptivo de emergência, pois neste grupo a pílula do dia seguinte possui eficácia bem menor, apresentando 4 vezes mais riscos de falhas quando comparado a mulheres de massa corporal normal (IMC entre 18 e 25) – Leia: OBESIDADE | Síndrome metabólica.

Se a menstruação não tiver vindo 3 a 4 semanas após o uso da pílula do dia seguinte, a paciente deve fazer um teste de gravidez (leia: TESTE DE GRAVIDEZ DE FARMÁCIA).

É importante salientar que o efeito da pílula é garantido apenas para aquela relação sexual que motivou o seu uso. Se a mulher voltar a ter relações desprotegidas após ter tomado a pílula, não há como garantir seu efeito anticoncepcional.

Como tomar a pilula do dia seguinte

O levonorgestrel é habitualmente vendido em uma caixa com 2 comprimidos de 0,75 mg, que podem ser tomados juntos de uma só vez ou separados por 12 horas de intervalo. Já há no mercado a caixa com 1 comprimido de 1,5 mg, o que facilita a toma única do medicamento.

O ulipristal é vendido em caixa com 1 comprimido de 30 mg que deve ser usado também em dose única.

Se você tomou a pílula do dia seguinte e teve nova relação sexual desprotegida após 120 horas, é possível tomar uma segunda dose (exceto o ulipristal, que não deve usado mais de uma vez por ciclo). É preciso notar, porém, que este tipo de contracepção de emergência é feito com doses não fisiológicas de hormônios, que não devem ser administradas seguidamente, devido ao risco de efeitos colaterais.

Se você se encontra na situação de precisar da pílula do dia seguinte com alguma frequência, é porque está sendo muito irresponsável. Acidentes pontuais, como a camisinha estourar, podem acontecer com todo mundo, e justificam o uso da PDS. Agora, nada justifica a mulher frequentemente precisar fazer uso da pílula contraceptiva de emergência.

Nas mulheres que já usam anticoncepcional regularmente, mas precisaram da pílula do dia seguinte por terem esquecido de tomá-lo corretamente, a pílula convencional pode ser reiniciada no dia seguinte. Ter tomado a PDS não impede que a mulher volte a tomar o resto da cartela da sua pílula habitual. Mas atenção, é preciso esperar a próxima menstruação para poder confiar novamente no efeito contraceptivo dela. Até lá, deve-se usar camisinha ou qualquer outro método de barreira junto com o anticoncepcional.

Mulheres que estão amamentando podem tomar a pílula do dia seguinte, mas elas devem ter atenção ao risco de parte dos hormônios passarem para o bebê. O seu uso, portanto, deve ser ocasional (leia: Melhores Métodos Anticoncepcionais Durante a Amamentação).

Nomes comerciais e preço médio

– Levonorgestrel 0,75 ou 1,5 mg:

  • Diad ® → preço médio: 7 reais – caixa com 2 comprimidos de 0,75 mg.
  • Dopo ® → preço médio: 10 reais – caixa com 2 comprimidos de 0,75 mg.
  • Hora H ® → preço médio: 10 reais – caixa com 1 comprimido de 1,5 mg.
  • Neodia ® → preço médio: 12 reais – caixa com 1 comprimido de 1,5 mg.
  • Norlevo ® (Portugal) → preço médio: 10 euros – caixa com 1 comprimido de 1,5 mg.
  • Pilem ® → preço médio: 10 reais – caixa com 2 comprimidos de 0,75 mg.
  • Postinor ® → preço médio: 20 reais – caixa com 1 comprimido de 1,5 mg.
  • Pozato ® → preço médio: 15 reais – caixa com 1 comprimido de 1,5 mg.
  • Previdez ® → preço médio: 15 reais – caixa com 2 comprimidos de 0,75 mg.

Os preços acima foram pesquisados em Setembro de 2015. Em alguns casos, o preço médio da pílula do dia seguinte pode ser de 15 reais, mas é possível encontrar farmácias em promoção, com preços bem mais baixos. O ideal é pesquisar antes de comprar. Não há nenhum estudo que diga que uma marca é superior à outra em eficácia.

– Ulipristal 30 mg (não disponível no Brasil)

  • Ellaone ® (Portugal) → preço médio: 26 euros – caixa com 1 comprimido de 30 mg.

Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte é um medicamento extremamente seguro, se tomada de forma correta. Não há relatos de efeitos colaterais graves.

Náuseas e vômitos são os efeitos adversos mais comuns. Uma desregulação da menstruação é comum no primeiro mês após o tratamento.

Outros efeitos secundários possíveis, mas pouco frequentes, incluem tonturas, fadiga, dor de cabeça, sensibilidade nos seios, e dor abdominal.

Se houver quadro de vômitos nas primeiras duas horas após a pílula ter sido tomada, sugerimos a repetição do esquema.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

229 Comentários

  1. vi

    Eu amamento, meu filho tem tres meses! Posso tomar a pilula Dr. Pedro?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Durante a amamentação, a única pílula recomendada é a minipílula, composta apenas de progesterona. Porém, a pílula do dia seguinte pode ser utilizada eventualmente. Mas existe o risco dos hormônios serem passados para o bebê através do leite.

      1. vi

        Quais os riscos dos hormônios para o meu filho?

        1. Dr. Pedro Pinheiro

          Se for uma única vez, não há problema.

  2. Manu

    Dr. Tomo anticoncepcional a três meses e nunca esqueci, além disso faço controle pelo APP que disse que estava ovulando. Só que tive relação sem preservativo e houve ejaculação. Qual o risco de estar grávida? Devo tomar a pílula do dia seguinte?

    1. Dr. Pedro Pinheiro

      Se você toma o anticoncepcional sem erro, você não ovula. Não precisa tomar a pílula do dia seguinte.

  3. Bibi

    A pílula do dia seguinte acelera os batimentos cardíaco?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma.

  4. Wa Petersen

    Doutor li que a candidíase pode acontecer devido a elevadas doses hormonais, a PDS pode causar candidíase vaginal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se for usada com frequência, é possível.

  5. Beatriz

    Tomei a pílula do dia seguinte mês passado, tem algum problema se eu tomar esse mês também?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas por que você não começa a tomar a pílula comum logo? Dessa forma você já está se enchendo de hormônio na mesma e a eficácia contraceptiva é mais baixa.

  6. Bibi

    Estou com diarréia e quero tomar a pílula do dia seguinte, será que ela faz efeito?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se for uma diarreia intensa, pode não fazer.

  7. Bianca

    Bianca a day ago Pending

    Bom Dia, Tomei a PDS dia 18/05 e dei continuidade ao Antconcepcional.. não mestruei, corro risco? Não esta atrasada ainda, vem essa semana

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há problema. Se você não engravidou, a tendência é a menstruação vir normalmente no próximo ciclo.

      1. Bianca

        Mas tenho risco de estar? Tomando a PDS e dando continuidade no Anticoncepcional? é para vim amanhã

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Mas você já tomava anticoncepcional antes? Se sim, por que tomou a PDS?

  8. Jonathan

    Tomei a pilula do dia seguinte e duas semanas depois menstruei, corro o risco de estar gravida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  9. nathalia

    no dia seguinte depois de ter tomado a PDS(pílula do dia seguinte) posso terminar minha cartela de anticocepcional?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  10. Edivania Flavio

    Dr.minha mestruação está atrasada mais de 15 dias,e fiz relação camisinha posso tomar a pirula do dia seguinte?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A PDS tem que ser tomada no máximo até 72 horas depois da relação. Se a sua menstruação já está 15 dias atrasada, a PDS não tem mais utilidade nenhuma.

  11. :)

    eu tomei depois da relação sexual, mais não tomei a segunda pilula ,eu posso estar gravida ?
    e se eu estiver, prejudica o bb ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se estiver grávida, não se deve tomar a PDS. Não funciona e ainda pode fazer mal à gravidez.

  12. Camilla Spiller

    menstruei dia 13 e tive relações dia 17, dia 18 tomei a PDS e dia 23 menstruei novamente, isso é normal?
    é menstruação ou hemorragia, pois tomei a PDS por 4 meses seguido.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não faz isso. A PDS tem doses muito elevadas de hormônios. É para ser tomada esporadicamente. Você pode ter efeitos adversos graves.

  13. stephanny barreto

    Olá , eu tomei a segunda pilula uma hora depois da hora correta , porqe eu tinha me esquecido ! Tem algum poblema na eficacia ? Abç ‘

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem problema.

  14. Aiulli

    Eu tomei a segunda pilula duas horas antes da hora correta que era pra tomar tem algum problema na eficacia ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  15. Joana

    Olá! Tomei a pílula do dia seguinte e 3h depois deu diarreia, tem algum problema?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A não ser que a diarreia seja intensa e frequente, não há problema.

  16. Rafaela

    Ola, tem alguma coisa a ver se ejacula varias vezes em poucas horas e depois toma a pilula?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem problema, contanto que a pílula seja tomada dentro do prazo correto.

  17. Cátia Castro

    Ola gostaria de por uma questao…. fiz amor com ô meu namorado no dia 9 deste mes por volta da 1h da manha…. ô presevativo arrebentou e ele nao sentiu quando demos por ela ele ja tinha ejaculado dentro de mim. No mesmo dia por volta das 9h da manha tomei uma pilula do dia seguinte…. acha que posso estar gravida? Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você tomou a pílula dentro do prazo. A princípio, não deve engravidar.

      1. Cátia Castro

        Obrigada doutor continuação de bon trabalho

  18. Cristina

    Dr. bom dia
    gostaria de esclarecer uma situação.
    ontem tive relação com meu namorado, sendo q hoje era o dia certo de tomar o anticoncepcional injetável. É necessário tomar PDS e a o anticoncepcional ? ou so o anti concepcional ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você está tomando o anticoncepcional sempre na data correta, não precisa de PDS.

      1. Cristina

        obrigado , e parabens por esse trabalho q vc faz

  19. Fernanda

    se eu tomar 2 pilulas de anticoncepcional com intervalo de 12 horas… funciona como pilula do dia seguinte?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  20. Eduardo

    Doutor, é possivel uma mulher engravidar no mesmo mês em que tomou uma pilula do dia seguinte? houve sangramento após toma-la e em seguida uma relação desprotegida em que aconteceu a ejaculação.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A PDS não é 100% eficaz.

  21. Tristão

    Dr. gostava de saber qual é a idade minima ou a idade em que se pode começar a tomar a pilula do dia seguinte.
    obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a pessoa já ovula, ela pode tomar a PDS.

  22. Loki Afk

    dr. tive uma relação com minha namorada dia 15 . mas não usei nada . e cheguei a ejacular dentro . dois dias depois ela tomou PDS . e com 5 dias depois chegamos a ter outra relação e a camisinha estoro . e ela novamente tomo a PDS . a mestruação dela ja veio mas veio muito pouca . sera que ela esta gravida Dr .

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a menstruação veio é porque ela não engravidou.

      1. thiago

        Dr. Mais nesse caso ele falou que veio pouca, pode ser que seja a fecundação que e normal sangramento mais claro que pode ser confundido como menstruação?!

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Sim, pode confundir. Por isso, é importante saber se foi mesmo menstruação.

  23. Leticia

    Oii Doutor fiz sexo com meu namorado com camisinha mas ela escapou e ficou la dentro e ele ejaculou!! Quando retirei a camisinha de dentro de mim tinha semem espalhado em mim e na camisinha ficou bastante tbm…. na mesmo hora fomos pra farmácia e compramos Pozato uni e acho que no máximo em 1h eu tomei ela, eu nunca tinha tomado e não faço uso de pílula anticoncepcional a 1 ano, mesmo fazendo tudo diretinho da um medo que ela possa falhar mas gostaria de saber na minha situação se fiz tudo direitinho e se posso ficar tranquila e estar protegida??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, você fez o que deveria ser feito nesses casos.

  24. monique

    Olá. tomei a pilula do dia seguinte em abril e no final de agosto e gostaria de saber se pode desregular a menstruação no caso de menstruar duas vezes no mês? ex: menstruei dia 29 de outubro e depois menstruei de novo dia 9 de novembro. A PDS pode desregular o organismo assim?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas costuma ser apenas no primeiro ciclo. Meses depois não é comum.

  25. rita Joaquim

    Dr. Ontem tomei a pilula a hora certa e tive relações sexuais, porem durante a noite tive diarreia que alias continua, e como era de noite nao sei se passaram 4 horas depois da toma da pilula que devo fazer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A diarreia não atrapalha em nada.

  26. bruna

    Dr., nunca tomei anticoncepcional pois faço tratamento com ciclosporina há 10 anos, e os médicos dizem que não posso fazer uso desse método. Precisei fazer uso pela primeira vez da PDS mas estou receosa… corro algum risco?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O problema é que o estrogênio aumenta o nível sanguíneo da ciclosporina, podendo causar intoxicação. Por isso, a associação é desencorajada. Isso não significa que a ciclosporina corte o efeito do anticoncepcional.

  27. claudia

    Dr. Eu tomo anticoncepcional micropil à quase um ano e sempre tomo certinho. Ontem 10 / 09 tive relação sem camisinha, mas praticamos o coito interrompido. Gostaria de saber se a possibilidade de uma gravidez. E se tenho que tomar a pilula do dia seguinte. Obs : eu estava no dia de ovulação.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você toma a pílula certinho, sem falhas, não precisa da pílula do dia seguinte.

      1. claudia

        Me esclareça uma dúvida. Quem toma anticoncepcional tem período fértil?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não.

  28. Júlia

    Doutor, tomei a pílula do dia seguinte no dia 20/8 e aumentei muito de peso a minha menstruação era para vir no dia 27/08 mas não veio o que faço estou muito priocupada e nervosa não sei o que fazer!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que fazer o teste de gravidez.

  29. suelem

    Gostaria de parabenizar o site pelas informações e tirar uma duvida.
    Tomei a pílula do dia seguinte pela primeira vez e tomo contraceptivo oral, como houve o atraso do horario habitual optei pelo uso da mesma.
    Continuei meu contraceptivo porem minha menstruação resolveu vir mesmo assim (tomo elani 28).
    Seria melhor parar o Elani ate o ciclo estar normal ou continuo mesmo assim?

      1. Carol

        começar uma nova cartela no começo, ou no fim da menstruação?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          No primeiro dia da menstruação.

  30. Andreis

    Dr. Pedro, primeiramente queria parabeniza-lo pelo esclarecimento das duvidas de tantas pessoas por aqui. Tenho uma pergunta um pouco diferente; gostaria de saber qual o tempo de vida de um espermatozoide depois que ele sai do corpo, ele morre em contato com o ar? o tempo de vida dele pode passar de 1h30 fora de um lugar não esterilizado? Muito obrigado.

  31. Yasmim

    Eu estou na terceira cartela de anticoncepcional e tomei amoxicilina duarante dez dias sete dias depois a camisinha estourou, ha necessidade de tomar a pílula do dia seguinte?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  32. Yolanda

    Dr. Boa tarde!

    Por gentileza, me esclareça uma dúvida? Tomo anticoncepcional há alguns meses, porém, com falhas na tomada, portanto, na última cartela, segui corretamente a posologia….e no intervalo de uma cartela para outra, após um mês correto, tive relação desprotegida sem coito interrompido…tomei em seguida a PDS. Continuei com a próxima cartela do medicamento anticoncepcional…posso ter engravidado? Tenho que esperar a cartela terminar para saber ou devo parar para ver se a menstruação chega? Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se no último mês você tomou a pílula de forma correta todos os dias, não há risco de gravidez, mesmo no intervalo.

  33. rosana

    Dr tomo anticoncepcional com frequência porém fiquei o mês de fevereiro sem tomar. Dia 28/2 tive relação sem proteção e tomei a pílula do dia seguinte. 3 dias depois minha menstruação veio e retomei o uso do anticoncepcional. Tomei o mês de março certinho e estou no quarto dia do intervalo e minha menstruação ainda não veio. Posso estar grávida ou a carga de hormônios influenciou nesse atraso? Sinto cólicas e enxaqueca como todo mês que menstruo.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A pílula do dia seguinte não é infalivel, mas o fato de você ter menstruado dias depois de tê-la tomado sugere que ela tenha funcionado. O mais provável, pela história que você conta, é mesmo um ciclo desregulado pelos hormônios que você tomou, e não uma gravidez.

  34. juliana

    Após tomar a pílula o ciclo fica desregulado ou a ovulação ocorre normalmente por volta do 14 dia após o sangramento q ocorre 7 dias após o uso da pílula? Há chances de se engravidar logo após o sangramento decorrente do uso da pílula ou são baixas como seriam se fosse a menstruação normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depois da pílula do dia seguinte, o próximo ciclo pode ficar alterado. Fica meio imprevisível saber o dia da próxima ovulação.

  35. camila

    Doutor boa noite euu queria saber se caso a pessoa nunca tomou anteconcepicional ela pode tomar a pilula do dia seguinte?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, não tem problema.

  36. Pamelaa

    Doutor mantive relaçao sexual com meu marido e tomei a pilula,mais minha barriga esta muita redonda e dura,e se eu aperta meus seios saiem um liquido transparente. Posso estar gravida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sempre pode, pois a pílula do dia seguinte é eficaz, mas não é infalível.

  37. Jordana Marcela

    Doutor, tomei a PDS 18/01, meu anticoncepcional acabaria no dia 26/01, mas após tomar PDS, por falha na tomada de pílulas, pausei a cartela.
    A menstruação veio no dia 27/01 sendo que estava prevista para 31/01. Devo recomeçar o anticoncepcional quando menstruada ou esperar até o dia 03/01, que é quando normalmente eu iniciaria nova cartela?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Recomeça após 7 dias de pausa.

  38. walesson

    tomei levonorgestrel e apos minha urina esta escura..isso é normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não me parece que haja relação.

  39. Elen

    tomei a pilula meu acto no 3º dia da cartela e continuei a cartela mesmo assim. tem algum problema?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  40. jovanete

    quando tomamos a pilula do sia seguinte necessariamente a menstruação tem que vir apos uma semana ou seja 7 dias?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não necessariamente, mas é o esperado. Se não vier, sugere-se fazer um teste de gravidez.

      1. Rose

        Mesmo que esta pessoa esteja continuado a cartela da pílula anticoncepcional?

  41. Ane

    Oi doutor eu tive relações sexuais com meu namorado sem proteção já no outro dia eu tomei a pílula do dia seguinte, bom … só que após ter tomado a pílula eu tive relações sem proteção de novo, será que tenho chançes de está gravida? o que devo fazer? tomar outra pílula ?? me ajuda por favor !!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se foi de um dia para o outro não precisa repetir a pílula do dia seguinte.

      1. Ane

        Já se passou 1 mês doutor e eu acho que a pilula falhou , porque eu sinto algo mechendo na minha barriga , mais não sinto nenhum sintomas da gravidez oque acha que seja ?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Se você não menstruou após a PDS, sugiro fazer um teste de gravidez.

  42. carlinha

    Olá Doutor!
    Minha menstruação veio no dia 01/11, tive relação com meu namorado sem proteção no dia 24/11 e tomei a pilula do dia seguinte dia 25/11 mas a minha menstruação ainda não veio até a presente data. Posso estar grávida??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  43. Fátima

    bem eu tomei a pilula do dia seguinte no dia 29 de novembro , porém quando chegou no dia 12 de dezembro a minha menstruação veio amarronzada parecendo uma borra de café e em pouca quantidade , o que isso poderia ser ??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode não ser nada de mais.

  44. Guest

    Se tomar a pilula do dia seguinte dois meses em seguida pode engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O problema é que a pílula do dia seguinte é menos eficaz que a pílula comum e contém doses elevadas de hormônios. Deste modo você está optando por um método anticoncepcional mais falho e com maior risco de efeitos colaterais.

  45. lmp

    Tive relação sem camisinha e tomei a pilula ja no dia seguinte , eu estava em periodo fertil , nao houve nenhum tipo de sangramento dps de ter tomado a pilula , é necessario que tenha um primeiro sangramento para que eu nao fique gravida ?? é normal ter um atraso na menstruação ??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O normal é que a menstruação venha ao redor de 1 semana. Se você não menstruou, deve fazer o teste de gravidez.

  46. Anonimo

    Dr, menstruei dia 8/11, e dia 22/11, quinze dias após o incio do meu ciclo, meu namorado colocou apenas a cabeça do pênis na minha vagina, sem acontecer a penetração, porém já havia o líquido pré-ejaculatório. Posso engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O risco é baixo, mas pode.

  47. Daniele

    Dr. uso Diane 35 desde julho de 2013, sempre tomei certinho, mas tive relação desprotegida no dia em que iria começar uma nova cartela da pílula (e de fato comecei certinha como de costume) devo tomar a pílula do dia seguinte ou não tem necessidade? Só em tomar o Diane 35 já estou protegida até mesmo na pausa de 7 dias? Obrigada desde já!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você tem tomado a pílula de forma correta, mesmo na pausa você está protegida. Não há risco de gravidez.

  48. Jovanete Conceiçao

    Dr.faço tratamento com tetraciclina e tive relação com meu namorado sem nenhuma prevenção,e depois tomei a pilula do dia seguinte a tetraciclina corta o efeito da pilula depois q tomei a pilula parei de tomar a tetraciclina.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não corta o efeito.

  49. Juliana

    Ola gostaria de saber quanto tempo depois de ter tomado a pilula do dia seguinte posso engerir bebida alcoolica

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se for pequena quantidade, não tem problema.

  50. danniely santos

    posso engravidar se tiver tomado a pirola do dia sequinte errada?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  51. Adriano

    OLA. Gostaria de saber se a pílula Diad causa atraso na menstruação foi a primeira vez q ela tomou e tem 14 anos. O teste de farmácia deu negativo e até agora tem 5 dias de atraso.

    1. Pedro Pinheiro

      Sim, qualquer pílula do dia seguinte pode desregular o ciclo menstrual temporariamente. Porém, após 1 semana de atraso a menstruação não tiver descido, o ideal é repetir o teste de gravidez só para se ter certeza.

  52. Lini

    Olá Doutor…

    Estava tomando pela primeira vez o anticoncepcional Yasmin, no 11º dia da primeira cartela tive relação sexual sem camisinha, tomei a PDS com pouco mais de 96 horas, mesmo tomando o anticoncepcional há possibilidade de engravidar?

    1. Pedro Pinheiro

      Teoricamente, depois de 1 semana de uso correto da pílula, você já está protegida.

  53. tai

    Doutor eu tive relaçao sexual anal mas nao houve ejaculaçao porem a camisinha rompeu quando tirou o penis estava mentruada no primeiro dia mas tomei a pilulado dia seguinte é possivel engravidar?grata

    1. Pedro Pinheiro

      Não se engravida com relação sexual anal.

  54. rafaela guimaraes

    Dr. Sou casada e planejo um bb ..
    E gostaria de fazer uma pergunta. Tomei pilula do dia seguinte por uns 4 meses , sempre no meu periodo fertil. E eu queria saber se isso pode afetar algo em meu organismo? Evitando um bb.

    1. Pedro Pinheiro

      Pode afetar, sim. A pílula do dia seguinte tem uma quantidade de hormônios muito maior que a pílula comum. Ela é emergencial, não é remédio de uso frequente. Em relação à fertilidade, não deve haver problemas a longo prazo.

  55. Laura

    Dr.
    Estou preocupada…Em torno de três dias antes de menstruar tive um descuido na relação sexual e por conta disso pretendo tomar a pílula do dia seguinte…Será q em poucos dias de menstruar posso ter engravidado?

    1. Pedro Pinheiro

      Sempre pode.

  56. Aline Almeida

    Olá, fiz uso da pilula do dia seguinte e apó tomar o primeiro comprimido tive diarréia. Isso pode ter anulado o efeito do remédio?

    1. Pedro Pinheiro

      Não. Só se a diarreia for algo muito violento, com mais de uma dezena de evacuações por dia. Diarreias comuns não interferem.

  57. marcos

    Tive relação sexual com minha namorada no qual o preservativo saiu,então ela utilizou a pílula do dia seguinte,com quatro dia ela teve um sangramento,após isso a sua menstruação está atrazada .ela pode esta grávida?

    1. Pedro Pinheiro

      Poder sempre pode. A pílula do dia seguinte não é 100% eficaz.

  58. Michely Ferdinanda

    Tive relação com meu namorado sem usar nem um método preventivo hoje pela manhã, aí resolvi tomar a PDS, tomei a tarde as 15:30 logo depois por volta das 16:40 tive um pequeno sangramento. posso estar grávida?

    1. Pedro Pinheiro

      Não deu tempo de você estar grávida ainda. O espermatozoide ainda nem chegou no óvulo (caso haja algum óvulo disponível).

  59. MH

    Tive relação com o meu namorado, no início, sem preservativo. Depois utilizamos. Após o mesmo ato percebi que estava nos dias de ovulação. No dia seguinte, de manhã, tomei a pílula do dia seguinte mas estou tomando anticoncepcional normalmente e não esqueci nenhum dia. Há duas semanas sinto dor nos seios e um pouco de cólica alternada. Nesta semana veio menstruação de coloração marrom junto com cólica mas já tive esse tipo de menstruação várias vezes. Meu intestino ta solto, como em todas as vezes que a menstruação vem. Estou preocupada. Será que estou grávida? Não está nos meus planos isso :/

    1. Pedro Pinheiro

      Pelo seu relato, o risco é bem baixo.

  60. Subarashi

    Dr. Pedro, o último parágrafo do texto e um de seus comentários me deixaram um pouco confusa…afinal,se a mulher atrasa o anticoncepcional por um dia (no caso do COC) ou se atrasa 3 horas ou mais( no caso da minipílula) e tem relação sexual justamente durante esses períodos, ela deve tomar a PDS ou apenas manter o anticoncepcional? Caso ela queira tomar a PDS , o comprimido da cartela que foi esquecido deve ser desprezado?
    Aproveitando a deixa: se o anticoncepcional tiver sido usado de modo incorreto e a mulher engravidar e mesmo assim continuar tomando as pílulas (por não saber da gravidez), quais seriam as complicações?
    Grata!

    1. Pedro Pinheiro

      Se o atraso foi grande, ela deve tomar a PDS, pois não há como garantir eficácia das pílulas comuns.
      Não se deve manter a pílula durante a gravidez, mas em geral, não há grandes problemas.

  61. Ana Clara

    Como diferenciar sangramento de implantação, e sangramento causado pela pílula? Se houver sangramento até 7 dias após a pílula significa que a mesma teve eficácia?

    1. Pedro Pinheiro

      Sim, menstruação após uma semana significa que você não engravidou. O sangramento da implantação nem sempre ocorre e é diferente do da menstruação.

  62. pedro

    ola, tomando a pilula e tendo outra relação desprotegida 2 dias depois ainda ha alguma proteção ? ja que ali em cima se diz que uma nova dose é possivel so apos 120 horas, entao tecnicamente ainda ha proteção?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Teoricamente sim. Mas a pílula não foi desenvolvida para ser tomada assim.

  63. Talita

    To na msma situação. O que vc fez?

  64. Guest

    Boa tarde doutor, só terminei a 1ª cartela do anticoncepcional, iniciei a segunda agora estou na terceira pílula. Fiz sexo sem preservativo. Gostaria de saber se eu corro risco de engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Após o primeiro mês completo, supostamente você já está protegida.

  65. stephanie escarlate ferreira

    Bom as chances de engravidar são de 97% mais não tive muita sorte eu estava dentro deste 3%…

  66. caio

    Minha namora da ta preocupada por que dever dor de barriga no dia em q tomou a pilula(tomou umas 7:00 am) e no final da tarde tever um diarreia. Tem alguama coisa a ver???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A absorção é rápida, não demora um dia inteiro.

  67. paula

    essa pilula pode alterar o próximo ciclo menstrual?

    ou atrazar a proxima mestruação??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  68. thania

    eu tomei as duas pilulas juntas, será q corta o efeito ou irá funcionar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não corta o efeito não

  69. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    É um grave erro usar PDS com frequência. É uma dose excessiva de hormônios que pode trazer graves efeitos colateriais. A PDS é somente para uso emergencial e pontual.

  70. Virginia Lopes

    tomei a pilula do dia seguinte a 2 meses, menstruei quatro dias após e na data esperada das outras duas até entao !! porem sinto a barriga inchada, sinto azia e estou com gazes e estao aparecendo varizes em meus pés. Tomo Diane 35 há 3 anos e tomei a PDS para desencanar a possibilidade de gravidez . As varizes serão por causa da grande carga hormonal das pilulas ?! nao sinto nada além disso, ainda existe possibilidades de gravidez ?!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O excesso de hormônio facilita o aparecimento de varizes.

  71. Gabriela Chaves

    quando esquece de tomar a segunda dose da pilula do dia seguinte apos as 12h da primeira, como preceder? toma quando lembrar? repete a dose por completo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tomar quando lembrar e rezar para a irresponsabilidade não terminar em gravidez.

  72. Eli

    Tenho 47 anos, não tomo anticoncepcional pois sou fumante, menstruo regularmente, minha última menstruação foi 18/01/13. Tive uma relação ontem sem proteção, posso tomar a pilula do dia seguinte, existe alguma contra indicação por causa da minha idade? Já tomei a pílula, mas uns 5 anos atrás.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não há contraindicação pela idade.

  73. Régis Carpes Pontel

    Olá, Doutor. Como o Sr. pode afirmar que a pílula do dia seguinte não é abortiva? Quando começa a vida? Quando o óvulo foi fecundado? Quando ocorre a implantação no endométrio? Quando a criança nasce? Há ainda toda uma discussão filosófica, religiosa, científica e jurídica a esse respeito. Portanto acho um tanto quanto temerário afirmar que o aborto só acontecia se o óvulo fecundado já estivesse implantado no útero. Abraço!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Juridicamente e cientificamente a definição de aborto é expulsão de um feto ou embrião do útero. Se não houver implantação, tecnicamente não há gravidez em curso. Por isso que em países que proíbem o aborto, como o Brasil, a venda da pílula do dia seguinte é permitida por lei. Agora, se você quiser entrar em discussões filosóficas ou, principalmente, religiosas, vamos ficar discutindo aqui para o resto da vida sem chegar a um consenso.

  74. Tamiiiissouza

    o exame da minha irma deu 18.958 mUI/mL porem a mestruação dela nao esta atrasada. Doutor ah possobilidades ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O teste é positivo acima de 25. Se 18.958 for dezoito mil e novecentos, o exame é positivo. Se for 18.9 é negativo

  75. Tamiiiissouza

    Boa tarde!
    Bom, Dr. Minha irmã obteve relação sexual dia 26/12 sem o uso do preservativo no dia seguinte ela tomou a pilula do dia seguinte, no dia 31/01 desceu um pouco para ela. Hoje dia 22/01 ela por desencargo, fez um exame de farmacia que deu positivo, porem ontem a noite ela tomou pantogar, sera que pode ter dado algum efeito na hora do teste ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não acredito que o Pantogar interfira no resultado do exame.

  76. Victor Santos

    Ola dr, boa tarde.
    Fiz relaçoes sexuais com minha namorada, e a camisinha estorou, ejaculei um pouco dentro da vagina dela.
    depois de 20 min ela tomou a pirula do dia seguinte, é possivel de ela engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Possível até é, já que a pílula do dia seguinte não é 100% eficaz. Mas é pouco provável.

  77. Clarissa França

    Olá Doutor, tudo bem?
    Tomo o antioncepcional Elani ciclo e na primeira semana de uso, mais especificamente no 6º dia esqueci de tomar um comprimido. Tomei então o 6º e o 7º juntos (no setimo dia). Tive relação sem camisinha exatamente neste 7º dia e fiquei morrendo de medo. Tomei DIAD em 12 horas. Mesmo assim eu corro riscos de gravidez, visto que a eficácia do anticoncepcional é reduzida quando esquecido comprimido na primeira semana?
    Agradeço desde ja a atenção.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      No primeiro mês de anticoncepcional não deve ter relações desprotegidas, pois a sua eficácia não é 100%.

      1. Clarissa França

        Dr, obrigada pela gentileza da resposta. Entretanto devo falar que não é o primeiro mês que uso Elani. Faz alguns meses já, entretanto, como disse anteriormente, esqueci do 6º comprimido e tive relação desprotegida, por isso fiquei com medo e tomei o DIAD.

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Como você disse “primeira semana de uso” entendi que você tinha acabado de começar a usar a pílula. Na verdade, então, é a primeira semana do ciclo. Geralmente um único dia de falha não costuma dar problemas, basta tomar 2 pilulas no dia seguinte.

  78. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não era preciso tomar a pilula do dia seguinte se você já usa anticoncepcional. Assim você acaba consumindo doses muito elevadas de hormônio. O ideal é entrar em contato com o seu ginecologista para decidir a melhor conduta.

  79. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não, o risco é maior se o esquecimento for de dois dias.

  80. nandinhaah

    Boa noite!
    tive uma relação sexual desprotegida, e amanhã fazem 72 horas do ocorrido, porém nunca tomei anticoncepcional e ainda não tomei a pílula do dia seguinte, pois não deu tempo. Existe uma expecífica pra eu comprar pra tomar, ou é só chegar na farmácia e pedir a pílula?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Peça apenas a pílula do dia seguinte para o farmacêutico.

  81. Virginia Lopes

    estou sentindo queimaçao nos seios, e falta uma semana para parar com o anticonpecional … será hormonios demais devido a pilula do dia seguinte ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Difícil opinar à distância.

      1. Virginia Lopes

        as queimaçoes pararam, nao sinto mais nada no seios, eles estao normais (penso eu que poderia ser pelo periodo fertil, mas nunca senti isso antes) mas o inchaço e as fincadinhas no pé da barriga ainda continuam (pararam por alguns dias e agora falando 5 dias para parar com o anticoncepcional, elas voltaram) mesmo menstruando duas vezes apos a PDS tenho chances de estar gravida ?? Me responda por favor Dr Pedro

      2. Virginia Lopes

        outra pergunta … fiz o preventivo com 27 após a relçao ( se estivesse gravida daria para perceber atraves do exame de preventivo e o toque ?!

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Não necessariamente.

  82. livialemos

    Tomo anticoncepcional há 6 anos, porem esse mes esqueci de tomar por 3 dias seguidos e tive uma relaçao desprotegida. Assim, fiz uso da pilula do dia seguinte e com isso parei de tomar o anticoncepcional regular por orientacao da farmaceutica. Gostaria de saber quando devo retomar meu anticoncepcional mensal. No primeiro dia de sangramento? a partir do inicio da nova cartela quando estarei 100% protegida?

    obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode voltar a tomar no dia seguinte ou após a menstruação. Mas o novo ciclo não é seguro para ter relações desprotegidas, é preciso esperar uma nova cartela.

  83. euqirneh123456

    eu gostaria de saber como toma o anticoncepcional e quais os dias de perigo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Vou fazer um texto explicando como tomar os anticoncepcionais.

  84. Rita de Cassia

    Tomei a pds mas não senti nenhum efeito colateral e o sangue que costuma vir depois de 7 dias ainda não veio. Gostaria de saber se tem que ocorrer o sangramento depois de 7 dias.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se após 7 dias não vier a menstruação, está indicada a realização do teste de gravidez.

      1. Rita de Cassia

        Mesmo com a utilização da pilula qual pode ser a porcentagem de a mesma não ter funcionado? E a data prevista para vir a minha mestruação ainda não chegou mesmo assim existe risco? Esse sangramento deve ocorrer após a utilização da pilula?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Rita, suas respostas estão no texto. Releia-o com calma.

  85. lolla18

    mas corro risco de gravidez ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Para estar sob risco de gravidez basta ter relações sexuais. A questão principal, porém, pelo o que eu entendi, é o fato de você ter tomado a pilula em excesso e desnecessariamente, e agora estar com sangramento uterino acima do normal.

  86. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Se você realmente menstruou é porque não engravidou.

  87. Bia

    Tomei a 2° pilula do dia seguinte com o atraso de 1 hora e meia depois, corro risco de engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1,5 hora é pouco tempo de atraso.

  88. lara

    Doutor, tive relacoes em periodo fertil com coito interrompido … tomei a PDS certinho com exatamente 12 horas apos o consumo da primeira, estava com sintomas de tpm mais os sintomas de gravidez sao muito parecidos estava muito anciosa minha menstruacao estava pra vir no dia 10 , mais no dia nove tomei um cha que dizem fazer a menstruacao vir logo, ela veio no dia 10 com um fluxo muito alto e comecei a tomar o anticoncepcional no segundo diaa no terceiro ela foi embora junto com todos os sintomas agora faltam dez dias para ela vir novamente e ja comecei a sentir inxaço nos seios e sensibiliade tbm! Posso estar gravida ? Sera que minha mentruacao so veio por causa do remedio ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O único modo de saber se alguém está grávida é fazendo o teste de gravidez.

  89. rafaelapponte

    Doutor tomei a pipula do dia seguinte a ultima dose na sexta pela manha e no sabado tive relacao sexual sem preservativo. Corro o risco de engravidar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, corre.

  90. Rosely Serva de Deus

    Caso tenho tomado a pilula do dia seguinte e em menos de 12 horas tiver tido uma nova relação sem proteção, é possivel está gravida? ou a pilula ainda esta sobre efeito?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Teoricamente a pílula ainda funciona. Mas se você precisou tomar a pílula do dia seguinte e 12 horas depois voltou a ter relações desprotegidas, é sinal que você está fazendo tudo errado.

  91. Taís

    É comum depois de mais ou menos 1 semana que se toma a pilula ter sangramento de 2 dias ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, é possível.

  92. Jéssika

    Se houver quadro de vômitos nas primeiras duas horas após a pílula ter sido tomada, sugerimos a repetição do esquema.
    e se não repetir o que pode acontecer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A pílula não fará efeito.

  93. denes29

    e ela fez o teste de farmacia e deu positivo sera q ela ta gravida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É provável que sim.

  94. marcia danielle

    Bom dia! Tomei a pilula do dia seguinte e a mestruação não desceu fiz o exeme e deu positivo será se eu já estava gravida quando tomei por isso não fez efeito! estou com essa duvida gosteria de saber se pode ter ocorrido isso?.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É uma hipótese. Agora, só dá para saber se a idade gestacional já estiver mais avançada. Se a gravidez ocorreu próxima à tomada da pílula, você nunca vai saber quando realmente engravidou.

  95. Suéllen

    ola! bom dia Dr°
    tomei a pilula do dia seguinte dia 16/10, hoje faz 12 dias que tomei a pilula, e ainda nao menstruei
    ha risco de eu estar gravida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O indicado é fazer o teste de gravidez se a menstruação não vier em 3 semanas.

  96. Shirleybarbosaribeiro

    depois que eu tomar a pilula do dia seguinte quando devo tomar o anticoncepcional?obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se já tomava antes, pode reiniciar no dia seguinte. Se nunca tomou, pode começar assim que a menstruação aparecer.

  97. gabriela

    Olá, é normal sair uma borra de sangue após uma semana depois que tomei a pds?Obrigada!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode acontecer de vir uma menstruação um pouco diferente.

  98. Rebeca

    Boa tarde Doutor meu nome é Rebeca , gostaria de tirar uma duvida, depois de tomar a pirola em muitos casos a mulher menstrua, gostaria de saber se nesse período pode se começar a tomar o anticoncepcional normalmente??? obrigada e aguardo respostas

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  99. Angelica ferreira barbosa

    meu nome é angélica tenho 21 anos tenho uma filha de tres
    e tive relaçoes sexuais mais demorei cinco dias naõ tomei a pílula do dia seguinte
    depois que tomei a injecçaõ tenho como engravidar

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A injeção depois da relação não impede uma gravidez.

  100. Amanda Costa

    Ola Dr. Pedro Pinheiro gostaria de tirar uma duvida que esta me matando, tive relação desprotegida usando a pratica do coito interrompido e tomei a pilula Diad 6 horas depois da relação, mas geralmente ouvi dizer que com 3 a 7 dias ocorre o sangramento mas já estou na 3 semana que tomei a pilula do dia seguinte e nada ate agora, minha menstruação geralmente chega no final do me dia 28 a 29 tive relação no dia 7 ainda não ta no momento de vir mas gostaria de saber se posso estar gravida poque não ocorreu sangramento algum ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A indicação é fazer o teste de gravidez caso a menstruação não venha depois de 3 semanas do uso da pílula do dia seguinte.

  101. july Nascimento

    Tive relaçao com meu namorado sem preservativo dia 15 ele diz que nao ejaculou dentro mas mesmo assim sei que tem riscos entao tomei a pilula do dia seguinte dia 17 … como completou uma semana hoje eu tive nauseas e vomitei logo pela manha e tive dor de cabeça sao sintomas da pilula? e logo a noite notei um pequeno sangramento quero saber se isso é normal , desde ja agradeço !

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser tudo da pílula. Mas se a menstruação não vier em 2 semanas, faça o teste de gravidez.

  102. kheprthe

    OII..
    Minha mestruação esta atrasada a 20 dias.
    o primeiro dia da minha ultima mestruação foi 01/08 e até agora não desceu.
    A dois meses atraz eu tomei a pilula do dia seguinte.
    Fiz o teste de farmacia com 10 dias de atraso e deu negativo.
    com16 dias de atraso fiz outro pela manha bem cedo e tbm deu negativo.
    tou sentindo um peso nos meus braços, dores nos lados do peito, minha barriga ta inchada e sinto umas pontadas na cabeça.
    Será possivel que estou gravida, estou muito afilta.
    =,[

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com 16 dias de atraso e 2 testes negativos, o risco de gravidez é baixo. Sugiro que vc converse com seu ginecologista.

  103. D2 Douglas

    boa noite queria tirar um duvida
    eu dei a pirula do dia seguinte para minha namorada segunda feira a dois dias atraz mas ai hoje atarde tive relacao sexual com ela ai a camisinha acabou saindo queria sabe se eu devo me preocupar com isso e se devo da outra pirula pra ela que nao e o correto preciso mto desse conselho mto obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não se deve usar 2 pílulas do dia seguinte no mesmo ciclo menstrual, mas a principio não deve haver problema, pois a primeira pilula possivelmente vai proteger ambas as relações. De qualquer modo, peça para ela entrar em contato com o ginecologista.

  104. Fabiolafernandes

    tá com cinco dias que ñ amestrou, e suspeito que stou gravida posso tomar a pilula do dia seguinte?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é assim que se toma a pilula do dia seguinte.

  105. Tamara

    ola eu tomei a pilula de emergência eu continuo a tomar anticoncepcional que tomava sim ou não

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Há duas condutas possíveis:
      1- retornar o anticoncepcional no dia seguinte, mas usando camisinha até o início da próxima cartela, caso venha a ter relações sexuais.
      2- Só retornar depois que a menstruação vier, fazendo uso da camisinha até lá, caso tenha relações sexuais.
      O ideal é entrar em contato com seu ginecologista para ele decidir qual a melhor opção no seu caso particular.

  106. juli

    Eu tomei a pirula do dia seguinte, e no mes passado a Minha mentrução veinho pouca. e agora a Minha mentruação venho na outra semana. De
    atrazado. Tem risco de esta gravida?.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se a menstruação já veio duas vezes é pouco provável que vc esteja grávida.

  107. Imaiara_lourenco

    Ótima matéria, muito bem escrita, fácil de entender pois, o autor soube explicar muito bem. Muitas informações úteis e esclarecedoras.
    Amei a matéria. Agora não tenho nenhuma dúvida quanto ao uso da Pílula do Dia Seguinte.
    Obrigada!