ESTRIAS | Causas e tratamento

As estrias são lesões da pele em forma de linhas que ocorrem devido a fatores hormonais e a um rápido crescimento ou ganho de peso. Estas cicatrizes são muito comuns e não causam nenhum problema médico significativo, mas podem ser motivo de preocupação estética para algumas pessoas.

- PUBLICIDADE -

Neste artigo vamos abordas as causas e os tratamentos das estrias. Se você está à procura de informações exclusivas sobre estrias na gravidas, leia: ESTRIAS NA GRAVIDEZ

Por que surgem as estrias?

A nossa pele possui propriedades elásticas que a tornam capaz de esticar e encolher de acordo com o crescimento do indivíduo. Entretanto, essa flexibilidade tem limite. Uma rápida e exagerada distensão da pele provoca lesões que são conhecidas como estrias. As estrias surgem nas áreas sujeitas a contínuo e progressivo esgarçamento. Ao serem esticadas demasiadamente, as fibras elásticas da pele sofrem lesões que provocam cicatrizes.

As situações que mais habitualmente provocam estrias são:

Ganhar peso rapidamente: costuma provocar estrias no abdômen e no quadril.
Gravidez:  costuma provocar estrias nos seios e no abdômen nos ombros de pessoas.
Rápido ganho de massa muscular:  costuma provocar estrias nos ombros.
Estirão puberal:  costuma provocar estrias nos quadris e coxas. Nas meninas podem surgir estrias nos seios.

Os adolescentes e as grávidas são os grupos com maior risco; 70% das adolescentes mulheres e 40% dos adolescentes homens desenvolvem estrias nesta época da vida. Nas grávidas a ocorrência de estrias é ainda maior, chegando a 90%. Quanto maior o peso do bebê, maior o risco de surgirem estrias na barriga.

Fatores genéticos também são importantes; algumas pessoas têm mais facilidade em desenvolver estrias que outras. Se um parente próximo tem estrias, as suas chances de também tê-las são grandes.

As estrias também podem surgir devido a doenças, a maioria delas pouco comuns, como síndrome de Cushing, síndrome de Marfan e síndrome de Ehlers-Danlos. Alguns medicamentos podem causar estrias como efeito colateral, os mais conhecidos são os corticoides (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | Indicações e efeitos colaterais), sejam eles em comprimidos ou cremes.

Sinais e sintomas das estrias

As estrias surgem quando a pele precisa se esticar de modo relativamente rápido, isto é, ao longo de alguns dias. As lesões inicialmente são linhas arroxeadas/avermelhadas que com o tempo tendem a ser tornam mais claras. Em alguns casos, as estrias podem torna-se quase imperceptíveis após alguns anos. Quando surgem na adolescência tendem a melhorar após alguns anos.

Estrias na barriga

Estrias recentes e antigas

Os locais que mais habitualmente desenvolvem estrias são o abdômen, quadris, seios, coxas, nádegas e ombros.

Na gravidez, as estrias surgem geralmente após o 6º mês de gestação.

As estrias causadas pelos corticoides são mais grossas, mais escuras e ocorrem em maior quantidade, podendo acometer até a face. No casos de corticoides tópicos (cremes e pomadas), quando surgem os primeiros sinais de estrias, a interrupção precoce do tratamento pode impedir a progressão das lesões.

- PUBLICIDADE -

Além do esfeito estético indesejado, que pode levar a graves consequências psicológicas em alguns casos, as estrias não provocam maiores problemas de saúde.

Como evitar as estrias

Não há tratamentos 100% efetivos contra o surgimento de estrias. O melhor modo é não engordar para não haver esgarçamento da pele. Porém, impedir que a barriga das grávidas aumente e que adolescentes cresçam é impossível.

Portanto, o que se pode fazer é tentar amenizar o aparecimento das cicatrizes, como usar cremes hidratantes nas áreas da pele mais susceptíveis, beber água com frequência para manter-se hidratado, evitar ganhos de peso e praticar atividades físicas.

As grávidas sabem de antemão que quando a barriga começar a crescer haverá um grande risco de surgirem estrias. Portanto, é importante manter a pele do abdômen sempre bem hidratada desde o início da gravidez e evitar engordar para que a barriga não cresça além do necessário.

Tratamento das estrias

Não existe tratamento que elimine completamente as estrias. Esqueça produtos que se intitulam altamente eficazes. Você provavelmente irá gastar dinheiro e ficará frustrada(o) com os resultados. O tratamento deve ser feito somente sob a orientação de um médico dermatologista. Não saia comprando cremes para estrias antes de uma avaliação médica.

Os melhores resultados acontecem quando o tratamento é feito precocemente, na fase em que as estrias ainda estão arroxeadas.

As opções de tratamento para estrias mais usadas são:

  • Ácido retinoico ou tretinoína – Se usado precocemente pode ajudar a aliviar as estrias. O ácido retinoico ajuda a reconstruir o colágeno da pele, tornando as estrias menos evidentes. Pode haver irritação da pele como efeito colateral. Este tratamento não é eficaz sobre as estrias antigas, é contraindicado na gravidez e não se deve pegar sol durante o seu uso.
  • Peeling – Agem de modo semelhante ao ácido retinoico, porém de modo mais intenso.
  • Microdermoabrasão – Este tipo de tratamento envolve o uso de cristais na pele de forma a lixá-la, com posterior remoção das células descamadas. A microdermoabrasão remove suavemente camada superior da pele, que resulta em crescimento da pele nova, que é mais elástica. Esta terapia é uma opção para as marcas mais antigas de estria.
  • Laser– Age estimulando o crescimento de colágeno e elastina. É mais eficaz quando as estrias são novas, mas o Laser ainda pode ter algum efeito em marcas mais antigas. É um tratamento atualmente muito usado por dermatologistas, pois costuma apresentar bons resultados.
- PUBLICIDADE -
  • Alisson Santos

    Olá doutor. Sou homem e desde os meus 15 anos tenho muitas estrias principalmente nas costas, e algumas no bumbum e coxas, sempre fui bem alto, hoje tenho 18 anos e tenho 1.87 de altura, será por isso que apareceram as estrias? Eu sou magro, nunca fui gordo, nem sofri com efeito sanfona. Oque Fasso para amenizar ou disfarçar já que são brancas? Desde já agradeço

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sim, estirão da puberdade pode provocar estrias. Se elas são grandes e incomodam, o ideal é você procurar ajuda de um dermatologista.

  • Tati Ruess

    Ola doutor. Fiz tratamento com a prednisona durante 3 anos adiquiri estrias terriveis por todo o corpo, elas sao roxas e vermelhas.
    Sao mais faceis de amenizar do que as comuns?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não, não são.

  • Karine Edwirges

    Boa noite Dr. Pedro, me chamo Karine,e tenho estrias claras no abdômen por causa da minha gravidez, sou de pele clara e elas deixaram a pele flácida. Gostaria de saber se à algum tratamento que amenize o problema.
    Obrigada.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Há como amenizar, procure um dermatologista. Evite tratar por conta própria com fórmulas ou tratamento que se dizem extremamente eficazes. Estes são geralmente ineficazes.

  • Simone Silveira

    Bom dia. Meu marido é obeso e tem uma barriga bem grande e cheia de estrias, mas, ele está reclamando que algumas estrias estão arrebentando internamente, e fica um buraco na pele, dá para colocar o dedo dentro do buraco, ele reclama de muita dor, como se fosse um beliscão. Existe de arrebentar as estrias internamente?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Nunca ouvi falar disso. Na verdade, eu não entendi bem o que ele tem.

  • vanessa

    Boa noite. Tenho imensas estrias desde o joelho á anca. A maior parte roxas e vermelhas. Penso em contratar um dermatologista mas o dinheiro é pouco. Os tratamentos são muito caros? Qual o mais eficaz? Espero resposta obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      São caros e a eficácia não é muito grande. Mas você pode mostrar as lesões a um dermatologista e pedir a opinião dele sobre o seu caso particular.

  • Aline Fernandes

    Boa tarde, eu tenho estrias na barriga devido a minha gravidez ,são finas e brancas tem tratamento? cicatricure gel adianta?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se elas são discretas, é possivel que um dermatologista consiga melhorar de forma relevante as lesões. Pomadas e gels, se não forem indicadas pelo médico, pouco adiantam.

  • Danielle Miranda

    Há mais ou menos um ano estou malhando pesado,sempre fui magra e até mesmo quando engravidei não tive uma estria sequer, mas hj ao reparar bem o meu bumbum vi q existem pequenas estrias mais clarinhas numa pequena parte quase q imperceptíveis mas q me deixaram apavorada. Tenho 33 anos sigo uma dieta balanceada faço exercícios seis vezes por semana praticamente todos os dias. Já li muito coisa sobre estria e não imaginava q aconteceria comigo a essa altura, hidrato minha pele todos os dias mas deve está faltando algo então me ajudem, oq devo fazer, oq ta faltando? Oq faço p q as estrias não apareçam ? E q tipo de tratamento devo fazer para essa pequena parte q surgiu? Socorrooooo

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você está ganhando massa muscular de forma rápida, o risco de ganhar estrias é maior. Como elas ainda são pequenas e pouco perceptíveis, sugiro que você procure um dermatologista, pois nesta fase a prevenção é mais fácil.

  • humorjean

    Um consumo maior de colágeno na dieta, incentiva o corpo a produzir uma maior quantidade desta proteína na pele, ou a taxa de síntese da mesma é sempre constante no organismo? Se sim, a maior ingestão de colágeno ajuda a prevenir a ocorrências de novas estrias?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há provas de que o consumo de colágeno seja benéfico para estrias.

  • disqus_KiMnPLmN97

    oi meu nome é camila tenho 8 anos sofro de puberdade tenho estrias tenho como curar

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem como amenizar.

  • Leupeque

    valeu esse site sempre tira minhas duvidas acho bem legal e recomendo.

  • J.M

    Bom, eu li a matéria sobre estrias e eu fiquei preocupada.Eu queria escolher o melhor tratamento e indolor.Ao meu ver, não sei o que fazer, tenho estrias no interior das coxas, no bumbum e algumas por detrás das pernas.O tratamento REALMENTE ameniza? Porque as vezes eu tenho vergonha de usar uma roupa mais curta. Eu aguardo a resposta.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, ameniza. Procure uma dermatologista.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não use nenhuma substância durante a amamentação que não tenha sido indicada pelo pediatra ou algum médico pessoal.

  • Anonymous

    Boa tarde dr. Pedro
    No ultimo mes de gestação, apareceram diversas estrias na região do meu abdome, embora eu fizesse religiosamente hidratação no local comn óleos e hidratantes, todos os dias.
    Vi a propaganda de um determinado creme que promete atenuar bastante as estrias recentes. Estou amamentando (meu bebe tem dois meses)e gostaria de saber se posso utilizar esse produto. A formulação dele é a seguinte:
    Água deionizada, Extratos Vegetais Lipossomados de Aloe Vera, Hamamélis, Complexo Vitamínico, D-Pantenol e Papaína, Óleo de Amêndoas, Propilenoglicol, Polisorbato 80, Trietanolamina, Carbômero, Miristato de Isopropila, Metilparabeno, Propilparabeno e Fragrância.

    Obrigada
    Patricia