CALORIAS PARA EMAGRECER 1 kg POR SEMANA

O tratamento da obesidade ou do excesso de peso requer, no mínimo, uma combinação de três fatores: dieta apropriada, prática regular de exercícios físicos e mudanças nos hábitos de vida. Eventualmente, faz-se necessário o uso de remédios para emagrecer, e nos casos mais graves, a cirurgia bariátrica pode ser indicada.

- PUBLICIDADE -

Neste texto vamos falar sobre a quantidade de calorias indicada para se perder peso. Vamos ensinar a calcular o número de calorias que você precisa consumir ao longo do dia para poder emagrecer cerca de 0,5 a 1 quilo por semana (2 a 4 quilos por mês).

Ao final do artigo disponibilizamos uma calculadora para você estimar quantas calorias por dia sua dieta precisa ter para você conseguir perder peso.

Este é apenas um dos artigos da série sobre obesidade, se você quiser ter acesso a todos os textos, clique no seguinte link: ARTIGOS SOBRE PERDA DE PESO.

Quantas calorias preciso consumir por dia?

O ganho de peso está diretamente associado à diferença entre a ingestão e o gasto de calorias ao longo dos dias. Emagrecer ou engordar é resultado de uma simples matemática. Se o indivíduo engorda é porque está ingerindo mais calorias do que gasta; se mantém o peso estável é porque ingere uma quantidade de calorias semelhantes ao seu gasto diário; se emagrece é porque está queimando mais calorias do que ingere. É simples assim, não existe outra explicação para perda ou ganho de peso.

A quantidade ideal de calorias diárias é diferente para cada indivíduo. Fatores tais como altura, idade, sexo, massa muscular, atividades diárias, etc. influenciam no gasto calórico basal do organismo. Entretanto, podemos estimar (atenção ao termo estimar) o gasto calórico médio do indivíduo ao longo do dia, de forma a indicar o consumo de calorias mais adequado para que ele consiga emagrecer.

É importante lembrar que mesmo em repouso, ou até dormindo, há consumo de calorias pelo metabolismo normal do nosso corpo, chamado de gasto energético basal. Manter nosso coração batendo, regular a temperatura corporal, manter os pulmões funcionando, etc., demandam energia. Esse gasto é chamado de taxa metabólica basal (TMB).

O gasto total de calorias ao longo do dia é, portanto, a soma da TMB mais os gastos calóricos com as atividades do dia a dia. Qualquer atividade que você faça, por menor que seja, há sempre alguma queima de calorias. Apenas como exemplos, quando dormimos, gastamos cerca de 10 a 15 kcal por hora, tomar banho gasta de 30 a 40 kcal por hora e 1 hora jogando squash gasta cerca de 100 kcal.

É importante destacar que pessoas ativas e com mais massa muscular gastam mais calorias mesmo quando em repouso. Um atleta queima mais calorias vendo TV do que uma pessoa sedentária. Uma pessoa que vai à academia pelo menos 3 vezes por semana gasta mais calorias dormindo que uma pessoa sedentária. Por isso, a prática de exercícios é tão estimulada. A própria massa muscular em si gasta calorias. Quanto mais massa muscular a pessoa tem, maior é a sua taxa metabólica basal.

Para emagrecer pelo menos meio quilo por semana, o indivíduo deve gastar, em média, 500 calorias a mais do que ingere ao longo do dia. Para emagrecer 1 quilo por semana, é preciso ingerir 1000 calorias a menos que o gasto basal do organismo. Vamos usar um exemplo para facilitar o entendimento (vou fornecer as fórmulas no final deste texto):

Obesidade

– Um indivíduo de 50 anos, sexo feminino, 1.60m de altura e 100 quilos gasta, em média, 1700 calorias (kcal) por dia apenas com o funcionamento basal do seu organismo. Se esta paciente for sedentária, as pequenas atividades do dia a dia elevam esta queima para aproximadamente 2000 kcal por dia.

Se a paciente mantiver o baixo nível de atividade física e consumir 2000 calorias por dia, ela manterá seu peso estável ao longo do tempo. Se consumir mais do que 2000 calorias diárias, ela irá continuar engordando.

Portanto, se esta paciente quiser emagrecer pelo menos meio quilo por semana, ela deve ingerir no máximo 1500 calorias por dia (500 Kcal a menos que seu gasto diário). Uma opção ainda melhor do que apenas restringir a dieta, é aumentar o seu gasto calórico diário, iniciando atividades físicas.

Por exemplo, se essa mesma senhora passar a praticar exercícios 3 a 5 vezes por semana, o seu gasto calórico diário total passará a ser em torno de 2500 calorias/dia. Portanto, mesmo com uma dieta de 2000 calorias por dia, ela ainda conseguiria emagrecer. Agora, se a paciente restringe o seu consumo de calorias para 1500 por dia e ainda passa a fazer atividades físicas regularmente, ela consegue ter um déficit de até 1000 calorias por dia, o que a fará perder cerca de 1 kg por semana.

O modo ideal para se perder peso, portanto, é associar o aumento do gasto calórico diário com a restrição da ingestão de calorias.

Na teoria tudo realmente parece mais fácil. Porém, as coisas são assim tão simples. Um fator que dificulta a manutenção do peso perdido é o fato de que ao emagrecer, o nosso gasto de calorias em repouso também diminui. Pessoas mais magras queimam menos calorias basais que pessoas mais gordas, pois um corpo menor demanda menos gasto calórico para ser mantido.

A paciente sedentária do nosso exemplo acima queima por dia mais ou menos 2000 calorias enquanto pesa 100 kg. Se ela fizer uma excelente dieta e após uns 5 meses conseguir emagrecer até 85 kg, o seu gasto diário basal de calorias cairá para 1800 kcal. Ou seja, para continuar emagrecendo 0,5 kg por semana, ela precisaria comer ainda menos calorias, reduzindo a ingestão para cerca de 1300 kcal/dia. Pessoas sedentárias precisam comer cada vez menos calorias para que o processo de emagrecimento não pare no meio do caminho. É por isso que perder peso inicialmente é mais fácil. Os primeiros quilinhos vão embora de forma relativamente fácil. O problema é continuar a perder peso a longo prazo.

Mas há uma solução, se a mesma paciente sedentária que com 100 kg gastava 2000 calorias por dia, e agora com 85 kg gasta 1800 kcal, começar a praticar exercícios 3x por semana, o seu gasto calórico diário saltará para 2300 calorias/dia, fazendo com que a dieta de 1500 kcal continue a fornecer um déficit calórico de 700 kcal, que é mais que suficiente para manter a perda de cerca de 500 gramas por semana.

Portanto, é muito mais fácil emagrecer aumentando o seu gasto diário de calorias através de exercícios físicos do que simplesmente mantendo-se sedentário, fazendo apenas dieta. Como já referido, o gasto de calorias não ocorre somente durante o momento que você está correndo na esteira ou pedalando na bicicleta. Com o passar do tempo, o seu metabolismo vai acelerar, e mesmo em repouso você queimará mais calorias.

Como calcular a quantidade de calorias necessárias por dia

Se você quiser estimar suas necessidades calóricas, pode usar a fórmula de Harris-Benedict, descrita abaixo. Atenção, estamos falando de estimativas que podem não funcionar para casos individuais. Para uma perda de peso eficaz é necessário um acompanhamento profissional, seja de um nutricionista ou de um médico endocrinologista.

Não se assuste com o tamanho das fórmulas. Apesar de grandes, elas requerem apenas operações aritméticas simples, como multiplicar, somar e subtrair. Ao final, vamos voltar a dar um exemplo para facilitar o entendimento. Se você tem horror de fazer cálculos, mais à frente iremos fornecer uma calculadora para facilitar o processo.

Para saber o quantas calorias você precisa ingerir por dia, o primeiro passo é calcular o gasto energético basal, que pode ser feito através das seguintes equações:

→ Homens = (13,75 x peso em quilos) + (5 x altura em centímetros) – (6.76 x idade em anos) + 66.5.
→ Mulheres = (9.56 x peso em quilos) + (1.85 x altura em centímetros) – (4.68 x idade em anos) + 665.

O resultado obtido acima fornece a TMB (Taxa Metabólica Basal), ou seja, o quanto o seu organismo gasta de energia para manter as atividades vitais básicas para o seu funcionamento. Para obtermos o gasto energético real é preciso levar em conta a quantidade e a frequência de atividades físicas que o indivíduo tem durante o dia. Portanto, após calcular o seu gasto energético basal você deve multiplicá-lo pelo fator de atividade:

  • Se você é sedentário (pouco ou nenhum exercício), multiplique a TMB por 1.2.
  • Se você é levemente ativo (exercício leve 1 a 3 dias por semana), multiplique a TMB por 1.375.
  • Se você é moderadamente ativo (pratica esportes 3 a 5 dias por semana), multiplique a TMB por 1.55.
  • Se você é muito ativo (exercícios intensos de 5 a 6 dias por semana), multiplique a TMB por 1.725.
  • Se você é extremamente ativo (exercícios intensos diariamente ou até 2 vezes por dia), multiplique a TMB por 1.9.

Exemplo: Mulher de 35 anos, 95 quilos, 1.65 metros (165 centímetros) e sedentária.

Cálculo da TMB = (9.56 x 95) + (1.85 x 165) – (4,68 x 35) + 665 ⇒ (908.2) + (305.25) – (163.8) + 665 ⇒ 1714.65 kcal por dia.

Cálculo do gasto energético real = 1714.65 x 1,2 ⇒ 2057.58 kcal por dia

Logo, se esta paciente deseja manter o seu peso sem alterações, ela precisa ingerir cerca de 2057.58 calorias por dia. Caso ela queira perder cerca de 0,5 kg por semana, ela precisa ingerir diariamente 500 calorias a menos que o seu gasto energético basal, o que significa uma ingestão de cerca de 1557.58 kcal por dia.

Para perder 1 quilo por semana, o consumo de calorias deveria ser restrito a 1057.58 kcal por dia. Em geral, não é aconselhado uma restrição calórica tão grande. O mínimo recomendado é 1200 kcal por dia. Restrição de calorias entre 800 e 1200 kcal até podem ser feitas ocasionalmente, mas só sob rigoroso acompanhamento médico e nutricional. Menos que isso é pouco efetivo e ainda pode ser danoso ao organismo. O ideal, portanto, é aumentar o deficit de calorias através de exercícios, que provocam um aumento do gasto energético real, permitindo que o paciente emagreça sem precisar recorrer a dietas muito intensas. Se com a atividade física a paciente conseguir elevar seu gasto energético para próximo de 2500 kcal/dia, a dieta com 1500 kcal será suficiente para ela ter um déficit de 1000 kcal por dia. Desta forma ela conseguirá emagrecer cerca de 1 kg por semana de forma mais saudável e permanente.

Se você não quiser usar as fórmulas, experimente nossa calculadora simplificada. Atenção: os resultados são apenas uma estimativa e não substituem a avaliação médica e nutricional.


 

- PUBLICIDADE -
  • Gisele Brenner

    Muito bom o post. Realmente é exatamente assim que funciona o organismo. É questão de matemática mesmo!
    Tenho 107 kg atualmente, minha altura é 1,66 e tenho 31 anos. Tinha há 1 mês e 1 semana 114 kg! Emagreci 7 kg em 1 mês e 1 semana!
    Nunca tinha feito dieta na minha vida, na verdade nunca consegui, eu me apavorava quando ouvia a palavra dieta. Mas quando fui ao endocrinologista e tive de me pesar fiquei absurdamente assustada com o peso de 114 kg com apenas 1,66 de altura. A partir desse dia decidi mudar a minha vida. Estou fazendo uma reeducação alimentar, não consumo mais do que 1.000 calorias por dia. Cortei doces, massas, refrigerantes, gordura trans por frutas, legumes, cereais, integrais muita fibra e bebo 2 litros de água por dia e faço exercícios físicos de segunda a sexta. Ando de bicicleta todos os dias, ando 13 km e musculação leve tb todos os dias. No sábado não dispenso a cerveja, mas manero na alimentação. E mesmo com hipotireoidismo consegui perder 7 kg em 1 mês e 1 semana.
    Estou muito feliz e entusiasmada com a perca de peso, afinal estou me esforçando demais, e largar todos os hábitos de anos e sedentarismo não foi fácil. Mas vejo como meu corpo melhorou depois da dieta e exercícios. Não tenho mais dor nas pernas, tenho mais disposição, durmo bem. Antes vivia triste, com sono o dia inteiro, cansaço e mal humor o tempo todo.
    Sei que tenho muito pela frente ainda, mas vou até o final. Afinal saúde é vida, não é só beleza. Saúde e se sentir bem com boa auto estima é viver mais feliz e com mais vontade de viver!
    Boa sorte a todos! E pra mim que quero chegar aos 65 kg!

  • maria

    ola sou maria tenho 62 anos pesso 88k tenho 1.53cm começei uma dieta quero tirar 25 k quero saber se é muito para mim

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      63 quilos para uma pessoa de 1,53m daria um IMC de 26, o que não é de todo mal para a sua idade. Agora, não é qualquer um que perde 25 quilos, ainda mais se for só com dieta, sem associar exercícios físicos. Acho que antes de estabelecer uma meta tão ambiciosa, você deveria focar em perder pouco peso de cada vez. Se você perder 10 quilos já será excelente e trará vários benéficos para a saúde. Depois dos 10 quilos, pense em perder mais 10 e assim por diante. Perca peso em etapas, mas de forma consistente.

  • Raitisa Boneli

    Bom dia! Só queria elogiar esse post, realmente emagrecer é pura matemática, e se não entendermos essa lógica voltamos a engordar, já tinha feito de tudo, tomado sibutramina, porém, como não fiz R.A e Exercícios físicos depois que parei de tomar engordei de novo, cheguei nos 115 kg com 22 anos! Iniciei minha reeducação em novembro e em 3 meses eliminei 10 kg, há duas semanas inclui exercícios físicos, estou fazendo 40 minutos de esteira todo dia, minha dieta é de 1500 calorias, e detalhe, eu só não emagreci mais porque no final de ano dei uma abusadinha, mas depois já voltei ao ritmo normal, pretendo entrar na academia assim que sair dos 3 digitos, porque por enquanto ainda sinto muita dor no joelho só de fazer esteira, mas não vou desistir! Enfim, agora que entendi essa lógica sei que não voltarei a engordar, pois pretendo manter a atividade física diária e manter a R.A (Reeducação Alimentar) o resto da vida… Tenho 1,68 e pretendo chegar aos 70kg, faltam 35 kg, mas não tenho pressa, devagar e sempre! Força pessoal! =D

    • Gisele Brenner

      Muito bom Raitisa! Boa sorte na sua dieta! vc vai conseguir! beijos

  • debora

    Olá! Eu estou com 52 kilos, e minha altura é de 1,53. E a gordura corporal está em 22 por cento. Estou com dificuldade de reduzir a gordura corporal, pois a dieta já está no nível” passando fome” mesmo com saladas e legumes, que não aguento mais rsrs. Será que só com atividades físicas eu consigo o objetivo?
    Obrigada 😉

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sim, atividade física é essencial para quem quer perder peso. Só dieta não costuma ser suficiente.

  • Elisangela

    Boa tarde, tenho 72 kilos e tenho 1,56 de altura qual a melhor dieta para mim

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      A melhor dieta não depende só do peso e da altura. São dezenas de fatores que devem ser considerados. Sugiro que você peça a opinião de um nutricionista.

  • Daiane Jacinto

    Bom dia
    Gostaria de saber o porque da dificuldade de perca de peso.
    pelo calculo sugerido no total eu tenho um gasto de 2604,00 por pesar 70 kilos 1,58,e 24 anos e fazer atividade fisica 6 vezes por semana. Faço acompanhamento com personal e nutricionaista ( dieta de 1400 calorias) e durante 3 meses eu perdi apenas 5 kilos, nao que estaja infeliz, perdi 5 kilos já é uma vitoria , mas pelo tanto de atividade e dietas que faço, a minha perca de peso deveria ser bem maior nao??

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Você perdeu quase 10% do seu peso em apenas 3 meses. É um bom resultado. Não tenha pressa. Você também não está assim tão acima do peso. Nesse ritmo, em 6 meses você alcança o seu IMC ideal.

  • mara lucia

    boa tarde tenho 47 ano 1,59 de altura e peso 117,00 kl preciso emagrecer já fiz centenas de dieta mas não emagrecer o que fazer

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Você tem feito exercícios físicos a sério, ou fica só na dieta?

  • Sarah Moreira Utzig

    Bem, há um semana comecei a monitorar a minha alimentação e gasto calórico; tenho 28 anos, 1,80m e estou com 80kg. Nesse período eu consumi em média 1.600kcal/dia e fiz no mínimo 60 minutos de bicicleta por 6 dias (alguns dias foram 90 minutos), que dá um gasto entre 1.000kcal 1.500kcal/dia. Porém eu não perdi absolutamente nada de peso, pelo contrário, eu ainda ganhei 0,5kg. Eu pratico exercícios regularmente há muito tempo, apenas não monitorava minha alimentação, mesmo ela sendo bem balanceada. Com base naquilo que estou comendo nessa última semana eu sei que meu consumo diário nos últimos meses não deve ter excedido 2.000kcal, e durante algumas dietas que fiz nesse período o consumo diário deve ter sido consideravelmente menor.

    Mas apesar de tudo isso eu simplesmente não consigo perder peso! Quando chego nos 77kg o meu corpo não perde mais nada, mesmo com uma dieta rigorosa. O que pode estar errado? Eu sei que tenho pouca gordura no corpo e meu peso se deve mais a massa muscular, mas de qualquer forma a matemática consumo kcal – ingestão de kcal deveria funcionar certo? Desculpe o post longo, mas isso é algo que tem me atormentado há muito tempo e gostaria de ter pelo menos uma opinião. Obrigada

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Quantos % de gordura corporal você tem? Qual é a sua massa magra e a massa gorda? Já fez essa avaliação? Você tem sido seguida por um nutricionista? Perder peso é matemática simples. Se você não está emagrecendo mais é porque há algum dado incorreto na sua avaliação.

      • Sarah Moreira Utzig

        Realmente não sei o percentual de gordura, mas recentemente fiz uma abdominoplastia com lipoescultura, e o médico achou bem pouca gordura, o que tenho muito é excesso de pele (fui obesa da infância até meus 24 anos, e já pesei mais de 130kg). Também já fiz várias dietas por indicação de nutricionistas e nenhuma deu o resultado que eu esperava; chego nos 77kg e simplesmente empaco. Essa matemática simples realmente não está funcionando comigo, é um mistério. Mas obrigada pela resposta.

  • laura

    Oii Eu tenho 18 anos 1,64 e peso 83 quilos ja estou na obesidade 1 quero e preciso emagrecer! Vc tem uma dieta que pode me passar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      O ideal é procurar um nutricionista. Ele é o profissional mais adequado para indicar dietas.

  • Atd

    olá dr, boa tarde!
    Me chamo Ana, estou pesando 81,75 kg e tenho 27 anos, e a minha altura é 1,66… Qual seria o peso ideal pra mim? Obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Entre 55 kg e 68 kg você fica com IMC dentro da faixa nomal

      • Atd

        ok doutor,,, obrigada!

  • Camila

    Olá Dr! tenho 30 anos, 158 cm de altura, 64 kg, estou amamentando meu bebê de 2 meses. Quantas calorias devo ter na minha dieta para poder emagrecer? sem afetar a amamentação? Sou sedentária.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Camila, acho que agora não é hora de fazer dieta. A própria amamentação vai fazer você perder peso. Você acabou de ter um bebê, basta não fazer uma dieta muito rica em frituras e carboidratos que o seu peso vai cair gradativamente. O melhor agora é deixar de ser sedentária.

  • http://facebook.com cegonha02

    faço musculação 4x na semana intercalado com 40 minutos de bicicleta ergométrica a 1 anos e 4 meses…
    tenho 25 anos, 1,76, 90 kilos (o mínimo que cheguei foi a 87).
    a nutricionista me passou uma dieta de 2000kcal e eu comecei a ganhar peso… como proceder?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que ver se o peso não é massa muscular.
      Você é homem ou mulher?

      • http://facebook.com cegonha02

        homem… mas seria possível ganhar massa muscular com uma dieta de pouca caloria assim?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Se ela for rica em proteínas, sim. Agora, é importante confirmar se a sua dieta realmente é só de 2000 calorias. Pelo o seu peso e pelas sua carga de atividade física, o seu gasto calórico diário deveria ser maior que 2000 calorias. Por isso, não faz sentido você engordar. Há algo de errado nesta história.

  • Beatriz Helena Aquino

    Muito boa a máteria, tenho 34 anos 1,70 e estou pesando 75kg , venho fazendo uma dieta de 1300 calorias diarias e exercicios fisicos todos os dias, com isso já consegui eliminar 3 kg em 40 dias estou muito feliz com os resultados.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Você esqueceu de multiplicar por 1,3, que é o fator relacionado a pouca ou nenhuma atividade física. O seu gasto basal é de mais ou menos 2300 calorias. Para perder meio quilo por semana, o consumo deve ser ao redor de 1800 kcal. Não aconselho que você faça restrição calórica abaixo de 1500 calorias sem orientação de um profissional médico ou nutricionista.

  • Paula

    Doutor Pedro, tenho 23 anos e estou com 88 quilos.

    Eu fiz o calculo acima e deu um total de 1800,12 calorias.
    Gostaria de pesar 70 quilos, perder 1quilo por semana teria que consumir apenas 800 calorias por dia. Estou certa? Quais alimentos entre frutas e verduras o senhor me indica?
    Como quero perder rápido estes quilos estou disposta a fazer
    esse sacrifício, pois no momento estou sem tempo para fazer atividade física. Preciso de ajuda, por favor, me oriente.
    Desde já agradeço pelas dicas.
    No aguardo.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sem a sua idade não consigo usar a fórmula do texto. De qualquer forma, essa fórmula é só uma estimativa por alto. O ideal é você procurar um nutricionista para ele fazer uma avaliação individual.

  • franciele

    oi dr: Pedro tenho 1,62 de altura e 77 kilos gostaria de saber quants calorias devo ingerir por dia???
    sendo que caminho, e as veses pulo no jump… obrigada

  • Arnaldo Antunes Filho

    Olá, bom dia dr. Pedro!
    Meu amigo, tenho 27 anos, estou meio sedentário, mas costumo ir ao trabalho de bike… não me considero gordo, 1,65 de altura e 66 kg, entretanto tenho uma “barriguinha saliente”. Quero saber como devo proceder para perder, ou diminuir essa gordura que já está me incomodando.

    Não posso deixar de frisar que sou hipertenso e tomo remédio todo dia :(
    Desde já obrigado pela atenção, grande abraço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O modo mais fácil é deixar de ser sedentário. Não tem mistério ou fórmula milagrosa, para emagrecer você tem que gastar mais calorias do que consome.

  • Serra

    Boa tarde por favor me tire uma duvida eu tenho 31 anos tenho 1,59 e estou aflita estou pessando 79kl e sou sedentaria quantas calorias eu devo consumir para perder pesso ja fiz varias dietas e nao consigo perder
    Tb tenho sop serar por causa disso a minha dificuldade dr. Obrigado

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Fórmula: Sexo masculino, 31 a 60 anos = (0.0484 x peso em kg + 3.6534) x 240

      Gasto basal de aproximadamente 1800 kcal x 1,3 para sedentários = 2340 kcal

      Você deve consumir no máximo 1800 kcal por dia.

      A fórmula acima é apenas uma estimativa. O ideal é você procurar um nutricionista e um endocrinologista para ter uma indicação personalizada. Lembre-se que perder peso sem aumentar a atividade física é muito mais difícil.

  • Lia Cabral

    Bom dia! tenho dificuldade em perder peso,e estou fora de forma a algum tempo… se considerarmos minha altura por peso,preciso emagrecer urgente! Tenho 1.72 de altura,37 anos e peso 76.400 kg,faço caminhada diariamente uma hora por dia,passei ter a paranoia de contar as calorias de tudo que eu como…e já consegui reduzi-las para 1.200 calorias dia,também consegui perder quase oito quilos,mas agora parece ter ficado tudo mais difícil,não consigo perder com a mesma facilidade. O que estou fazendo de errado Dr.Pedro Pinheiro?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Tente fazer exercícios que levem a ganho de massa muscular. Além de gastar calorias malhando, o músculo em repouso consome muito mais calorias. 1200 calorias já é muito baixo, tá na hora de você se concentrar mais no gasto de calorias do que no seu consumo.

  • ÉRICA

    boa tarde!
    tenho 19 anos e peso 83 quilos, se eu consumir 1500 calorias diarias, devo gastar essa quantidade e mais 500 em atividade fisica ? essa é minha duvida.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Se você for sedentária, seu gasto basal é por volta de 2200 calorias por dia. Se você passar a gastar mais 500 calorias por dia em atividades, vai ter gasto cerca de 2700 calorias por dia. Se a dieta tiver 1500 calorias, você conseguirá perder cerca de 1200 calorias por dia. Se fizer isso por vários dias, você pode conseguir perder cerca de um quilo por semana. Em 3 meses terá perdido 12 a 15 quilos. Procure um nutricionista para te orientar na dieta. Com 19 anos e força de vontade, é planamente possível perder bastante peso.

      • ÉRICA

        ENTENDI PERFEITAMENTE, MUITO OBRIGADA!

  • marlene

    Boa tarde tenho uma duvida enorme ,talvez o dr possa me ajudar nesta resposta ,ha 3 anos faco dieta ,ja conseguir perder muito Peso mas de um tempo para ca nao consigo perder nada,o que devo fazer para continuar a perder Peso ,e como se eu tivesse me bloqueado,tenho 43 anos ,1.66 altura e Peso 86 quilos me ajude por favor,desde de ja agradeco pela resposta atenciosamente marlene

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Talvez só dieta não seja suficiente. Você tem aumentado suas atividades físicas?

  • Maria josé mario maciel

    Dr Pedro tenho uma cirurgia bariatrica a fazer a de capella mas estou com duas hernia no abdomem do lado direito e já tenho uma tela no umbigo é aconselhavel fazer esta cirurgia .

    Att
    Maria josé mario maciel