17 de agosto de 2013

ANEMIA FERROPRIVA | Carência de ferro

 
226 COMPARTILHAMENTOS

O ferro é um mineral essencial para a produção da hemoglobina, proteína que transporta o oxigênio pelo nosso organismo. Anemia ferropriva (ou anemia ferropénica) é o tipo de anemia mais comum no mundo, causada por uma grave deficiência de ferro.

Publicidade

Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a anemia por carência de ferro:

  • Relação entre ferro e anemia.
  • Metabolismo do ferro no nosso organismo.
  • Causa de anemia ferropriva.
  • Sintomas da anemia por carência de ferro.
  • Diagnóstico da anemia ferropriva.
  • Tratamento da anemia ferropriva
  • Alimentos ricos em ferro.

Relação entre ferro e anemia

Os glóbulos vermelhos, também chamados de hemácias ou eritrócitos, são as células do sangue responsáveis pelo transporte de oxigênio. São as hemácias que captam o oxigênio inspirado pelos pulmões e o leva até todas as células do nosso corpo.

Hemácias

Hemácias

Chamamos de anemia quando a concentração de hemácias do sangue está reduzida. Para um melhor entendimento do que é uma anemia, sugiro a leitura do nosso texto: ANEMIA | Sintomas e causas.

O principal componente da hemácia é a hemoglobina, uma proteína que necessita de ferro para ser formada. Quando ocorre uma deficiência de ferro no organismo, há falta de matéria-prima para a formação da hemoglobina e, consequentemente, para a formação das hemácias. A incapacidade de produzir hemácias provoca a anemia.

Portanto, toda vez que os estoques de ferro do organismo estão baixos, nós desenvolvemos uma anemia ferropriva ou anemia por carência de ferro.

Metabolismo do ferro

O corpo controla seus estoques de ferro de modo preciso, mantendo-o sempre estável. Quando estamos com o estoque completo, o intestino para de absorver o ferro dos alimentos, deixando-o ser excretado nas fezes. Se os níveis de ferro baixam, o intestino delgado volta a absorver o ferro dos alimentos, repondo nossos estoques.

O ferro absorvido no intestino é estocado no fígado, “empacotado” em uma proteína chamada ferritina. Quando temos níveis baixos de ferritina, significa que os nossos estoques de ferro estão baixos (leia: EXAMES DE SANGUE | VHS, PCR, LDH, Ferritina e CK). Geralmente, da quantidade total de ferro existente no nosso corpo, metade fica dentro das hemácias e metade estocada em forma de ferritina. Ainda há uma pequena fração ligada à transferrina, uma proteína que transporta o ferro dos estoques em direção à medula óssea, onde são produzidas as novas hemácias.

Geralmente, adultos saudáveis não precisam de muito ferro na dieta, pois o ferro já presente no organismo é constantemente reciclado. Quando uma hemácia torna-se velha e é destruída (mais ou menos com 120 dias de vida), o seu ferro é captado pela transferrina e levado de volta à medula óssea, sendo reaproveitado na formação de uma nova hemácia. Portanto, são precisos muitos anos com uma baixa absorção de ferro para que haja uma deficiência nos estoques corporais.

O grande risco de uma alimentação pobre em ferro se dá naqueles indivíduos que estão precisando de mais ferro do que o existe nos estoques. Dois exemplos fáceis de se entender são as crianças e as grávidas. O primeiro grupo está constantemente em crescimento e, portanto, necessitando de quantidades cada vez maiores de ferro. As crianças de 6 meses a 3 anos são as mais propensas a desenvolverem carência de ferro, pois apresentam grande demanda e ainda não tiveram tempo para criarem seus estoques. As grávidas geralmente apresentam bons estoques de ferro, todavia, passam a gastá-lo de forma rápida na formação de um novo ser. Nestes dois grupos, uma dieta rica em ferro é essencial para se manter os estoques preenchidos.

Causas de anemia ferropriva

a. Dieta

Como já explicado, uma deficiência simples de ferro na dieta é atualmente uma causa rara de anemia ferropriva em adultos saudáveis. A dieta da maioria das pessoas contém quantidades suficientes de ferro para compensar as pequenas perdas que ocorrem ao longo do tempo. A não ser em pessoas com desnutrição por falta de alimentação, não é preciso haver muita preocupação com a dieta, pois a maioria das carnes têm quantidades suficientes de ferro. Mesmo os vegetarianos são capazes de ingerir boas quantidade de ferro, já que alimentos como espinafre, ovos, creme de trigo, feijão e cereais contêm bastante ferro.

b. Má absorção

A deficiência de ferro e a anemia ferropriva podem surgir em pacientes com doenças do trato gastrointestinal que impeçam a absorção de ferro cronicamente, como nos casos de gastrite atrófica ou doença celíaca (leia: DOENÇA CELÍACA | Enteropatia por glúten). Esse pacientes podem ingerir até bastante ferro, mas não conseguem absorvê-lo, impedindo-os de repor seus estoques quando necessário.

c. Perdas de sangue

A principal causa de anemia ferropriva é perda de sangue. Quando perdemos sangue, perdemos junto o ferro que estava dentro das hemoglobinas, obrigando o organismo a lançar mão dos seus estoques na produção de novas hemácias.

Quando o sangramento é visível, como nos casos de vômitos com sangue, sangue nas fezes (leia: SANGUE NAS FEZES | Principais causas de hemorragia digestiva) ou traumatismos com sangramentos, por exemplo, a causa da anemia torna-se óbvia, pois há perdas agudas de grande volume de hemácias. Nestes casos, até há uma grande perda de ferro, mas a causa da anemia é uma perda imediata de sangue, sem que haja tempo hábil para o organismo produzir mais hemácias. Mulheres com períodos menstruais muito fortes também podem desenvolver anemia ferropriva.

A anemia ferropriva é mais difícil de ser identificada quando há pequenos sangramentos, mas de forma constante. Esses quadros são comuns em úlceras de estômago, tumores do intestino e hemorroidas (leia: HEMORROIDAS | SINTOMAS E TRATAMENTO). Muitas vezes o paciente nem sequer nota a presença de sangue nas fezes. A quantidade de sangue perdida é pequena para causar uma anemia imediata, mas a longo prazo faz com que o organismo tenha que estar sempre usando seus estoques de ferro para compensar as hemácias perdidas nos sangramento. Nestes casos, a quantidade de ferro na dieta pode ser menor do que a necessária para repor os estoques, fazendo com que o paciente esgote suas reservas e desenvolva anemia ferropriva ao longo do tempo.

Portanto, atualmente, qualquer anemia ferropriva, a não ser que haja uma causa óbvia, deve indicar a investigação de uma fonte de sangramento oculta.

Sintomas da anemia ferropriva

Os sintomas da anemia ferropriva são os mesmos dos de qualquer anemia: cansaço, palidez da pele, falta de ar, intolerância ao exercício, taquicardia (coração acelerado). Todavia, a anemia ferropriva pode causar alguns sintomas que não são comuns em outras anemias, como perversão do apetite (também chamado de pica), que é o desejo de comer não-alimentos, como gelo, terra, papel, concreto, etc. A síndrome das pernas inquietas é outro achado comum . Um sinal típico da anemia ferropriva é a presença de uma urina muito avermelhada após a ingestão de beterraba.

Diagnóstico da anemia ferropriva

O diagnóstico de anemia é feito quando os valores da hemoglobina e do hematócrito (percentual de hemácias no sangue) estão abaixo do valor de referência:

Em geral, dizemos que há anemia quando:
- hematócrito menor que 41% nos homens ou 35% nas mulheres.
- hemoglobina menor que 13 g/dL nos homens ou 12 g/dL nas mulheres.

Uma vez estabelecido o diagnóstico da anemia, é preciso identificar sua causa. No hemograma, além da queda do hematócrito e da hemoglobina, o VCM e o HCM costumam estar baixos na anemia ferropriva (leia: HEMOGRAMA | Entenda os seus resultados). No seguimento da investigação da anemia deve-se dosar a quantidade de ferro no sangue, a ferritina e a saturação de transferrina. Estando estes valores baixos na presença de anemia, pode-se dizer que há uma anemia por carência de ferro.

Se não houver causas óbvias para a anemia ferropriva (gravidez ou sangramentos visíveis), geralmente inicia-se uma investigação com exames para procurar sangramentos ocultos do trato digestivo, como a endoscopia digestiva e a colonoscopia (leia: EXAME COLONOSCOPIA).

Tratamento da anemia ferropriva

O tratamento da anemia ferropriva é feito com reposição de ferro. Os comprimidos de sulfato ferroso geralmente têm até 6x mais ferro do que obtemos em uma dieta normal. Se a anemia ferropriva for causada por gravidez ou por um fluxo menstrual mais forte, geralmente a reposição de ferro é suficiente.

O ferro é melhor absorvido se tomado em jejum e junto com vitamina C ou suco de laranja. A reposição de ferro pode causar alguns efeitos colaterais, sendo os mais comuns, náuseas e azia. Fezes com uma coloração bem escura também são comuns, mas isso é só uma questão estética, sem maior relevância clínica.

Se a causa da anemia ferropriva não estiver clara, não se deve apenas repor ferro, é preciso também investigar a causa. Prescrever ferro sem realizar uma investigação de sangramentos ocultos pode até corrigir temporariamente a anemia, mas não irá tratar a doença de base. Se a causa for um tumor do intestino, por exemplo, apenas repor ferro, sem ir à procura da origem da perda sanguínea, irá atrasar o diagnóstico, diminuindo as chances de tratamento curativo da lesão.

Alimentos ricos em ferro

Apesar da dieta ser importante, as pessoas com deficiência de ferro costumam precisar de mais ferro do que podem consumir através da sua alimentação. Numa dieta normal de 2000 calorias, existe, em média, cerca de 10 mg de ferro elementar. Já um único comprimido de sulfato ferroso 325mg contém 65 mg de ferro elementar. Portanto, o aumento do consumo de ferro na dieta não é normalmente recomendada como único tratamento para uma anemia por deficiência de ferro. Isso não significa, porém, que uma dieta rica em ferro não possa ajudar. Quanto mais ferro o paciente conseguir consumir em sua dieta, menor será a necessidade de repor ferro com suplementos.

Em geral, os alimentos mais ricos em ferro são:

- Carne vermelha.
- Gema de ovo.
- Farinha de peixe (farinha de pescado).
- Folhas verde escuras, como espinafre e couve.
- Frutas secas, como ameixa e passas.
- cereais e grãos enriquecidos com ferro (verifique os rótulos).
- Moluscos (ostras, mariscos e vieiras).
- Miúdos de peru ou frango.
- Feijão, lentilha, grão ervilhas e soja.
- Fígado,
- Alcachofras

Publicidade
  • Tatiana Semedo Leal

    uma pessoa que toma medicamentos que contem ferro porque tem anemia ou que tem anemia pode atrazar a mestruação

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      O ferro não atrasa a menstruação. A anemia, se for moderada, pode casuar esse atraso.

  • Rita

    minha mãe tem anemia ferropriva,o médico passou 2 exames colonoscopia e endoscopia o problema dela é tão grave assim,aguardo a resposta obrigada.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      O médico está só investigando um possível sangramento do trato digestivo. Não significa que seja grave.

  • Erika Silveira

    Olá tenho anemia se eu tomar só o sulfato ferroso posso me livrar dela ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se não tratar a causa, somente repor ferro pode não ser suficiente.

  • Srt Paolla

    é possivel curar resolver o probelma c anemia só reforçando o ferro diarimente na alimentação?
    ja tentei tomar sufato ferroso liquido e comprimido..

    os dois me deram taquicardia, mt nervoso!(tipo uma tpm nivel mil) pupila dilatada!
    tremor.. bom tudo isso pq meu coração ficou mt acelerado! olha q só tomei um comprimido pois depois q vi o efeito desisti… o liquido me deu mt sono tbm…

    Isso é normal??
    tem outras opções de remédio suplemento Dr?? ^^

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O mais importante é descobrir a causa da carência de ferro e tratá-la.
      É difícil conseguir na dieta a mesma quantidade de ferro que existe nos comprimidos.

  • Jessica

    Olá Dr. Pedro. Minha endócrino receitou Combiron, pois minha ferritina estava baixa (9), embora o ferro mesmo estivesse OK e a hemoglobina idem. Ingeri 3 comprimidos durante 2 dias e parei pq tive alguns dos efeitos colaterais. Parei de tomar o Combiron na quarta-feira e ainda — hoje é segunda-feira — sinto enjôo, tenho vômitos e ansia de vômito frequentes. Minha dieta é só com alimentos integrais e sem açúcar, já q tenho hipoglicemia. Tenho ainda um hipotiroidismo leve, q ainda não se sabe se é permanente ou não. Mas o que eu gostaria de saber é: o Combiron pode estar ainda fazendo efeito depois de tantos dias?
    Obrigada.

    ps: é verdade que a cafeína (coca-cola) prejudica a absorção de ferro?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Realmente é muito tempo. Já era para ter melhorado os enjoos. De repente, a causa é outra.
      Sim, cafeína atrapalha, assim como leite, fibras, cereais, ovos…

  • Di

    Muito bom
    Me ajudou muito
    Parabéns Dr.

  • http://jaianeleite@live.com JAIANE LEITE

    Dr.Minha filha tem anemia e faz tratamento com vitamina C e Sulfato Ferroso ,mais de uns tempos notei que os cabelos dela estão caindo ,é normal?Me perdoe Dr. estou muito preocupoada me encaminharam para um Dermatologista o que eu faço?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Anemia não costuma provocar queda de cabelo de forma relevante.

  • Harold

    Dr. Pinheiro.
    Desde o final do ano passado, com o falecimento de minha mãe, entrei em depressão, passei a beber cerveja todo dia e a comer pouco. Parei com a cerveja a quase 4 semanas. Mas desde o começo do ano só tenho me alimentado esporadicamente com leite, pão e café. Fiquei meses nessa “dieta”. Devo ter desenvolvido anemia porque sinto cansaço extremo, falta de ar, mal posso subir uma rua por 5 segundos que já fico ofegante e tenho que parar. Sinto muitas dores no corpo, de cabeça, indisposição, tenho dificuldades para dormir devido a sensação de inchaço no abdômen e respiração curta. Comecei hoje a me tratar com comprimidos de 250mg de sulfato ferroso (50mg. de ferro elementar). Espero que isso me ajude a recuperar-me da fraqueza e cansaço. Quanto tempo para me sentir melhor e recuperar meu fôlego e disposição? Estou voltando a me alimentar normalmente também.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Você fez exames para saber se realmente tem anemia? E a anemia é mesmo por carência de ferro? Se você não foi avaliado por um médico, o mais provável é que esteja se tratando de forma errada.

  • Catarina

    qual é a evolução da anemia ferropriva ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Complete o seu pensamento, não sei se entendi bem a resposta que você quer.

  • Edelcy

    Olá! Doutor! Há muito tempo tive um diagnóstico de ferritina muito baixa. A dermatologista orientou que tomasse o Cewin em comprimido por três meses e comesse bastante frutas. Faço uso constante de frutas e o sintoma de fraqueza, queda de cabelo, continua. E recente descubro que estou com H. Pylori no estômago. O que devo fazer? Posso tomar medicamento que tenha ferro? Não serei prejudicada pela bactéria? Muito obrigada, aguardo retorno.

  • cibele

    Doutor, fiz o exame de hemograma na minha filha de 5 anos e teve um resultado de ferro que estava 157 ug/ dl sendo que os valore de referência eram de 35 até145, Oque isso quer dizer, me ajude por favor estou muito assustada isso pode ser excesso de ferro? Obs: Ela não come carne nem vermelha e nem branca, e se alimenta muito mal, mesmo assim ela é muito ativa, não tem fadiga muito menos falta de ar, e o peso dela é de 16 kls e meio um pouco abaixo da média…. Agradeço desde já a sua atenção

  • http://www.facebook.com/aline.santossilva.9461 Aline Santos Silva

    Bom Dia! Dr. uma criança com traço falcemico tem tendencia maior a ter anemia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • rodrigo

    Boa noite!
    Numa dieta alimentar, perdi 50 kg. Parei de comer carne vermelha e raramente comi feijão. Fiz alguns hemogramas durante a dieta e ví que aos poucos as taxas do sangue iam caindo e no ultimo deu que estava com anemia por falta de ferro. A causa foi a dieta?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se foi algo realmente muito restritivo, é possível. Mas só indo ao médico para confirmar, pois anemia por carência alimentar só em comum em casos de desnutrição.

  • karina

    Dr. Boa Noite…. meu nome Karina e tenho tudo o que o sr. disse……. ferro 18, ferritina 4, e hb 10!!!Quando como beterraba a urina vermelha.. sem contar cansaço e para piorar meu cabelo caindo muito e sou operada de gastroplastia 11 anos… o que devo tomar?? sou enfermeira posso tomar noripurum ev???

  • Rodrigo Albuquerque

    Dieta ou Regime alimentar causa anemia ferropriva?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Muito raramente. Só se for algo muito restritivo e por muito tempo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O que define anemia é a hemoglobina.

  • Josenildo

    P.D.W de 17,1 quando o referencial é 25 a 65 já posso pensar em anemia mesmo que todas as outras taxas estão corretas com o referencial?

  • Josenildo

    P.D.W de 17,1 quando o referencial é 25 a 65 já posso pensar em anemia mesmo que todas as outras taxas estão corretas com o referencial?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O que define anemia é a hemoglobina.

  • marialeite21

    Dr. eu tenho uma questão.
    eu a coisa de 3 meses foi detectado que tinha falta de ferro. estou a tomar uns medicamentos.
    a coisa de 15 dias eu tive um acidente de trabalho cai. e bati com toda a coluna no chão.. a verdade é que eu tomo todo o tipo de medicamentos e continuo com as dores, mas tanto tenho dores como passo 1 ou 2 dias sem dores nenhumas, e outros dias que são insuportáveis, a mínima coisa que faça não aguento as dores. a minha questão é a seguinte. a probabilidades que as dores ósseas e musculares que eu sinto agora seja devido a carência de ferro. ou não.. é completamente inpossibel. as dores são mesmo devido a queda. obrigado

  • 1000malta1000

    Estou com a lipase em 924 U/L, amilase em 138 U/L, ferro em 157 UG/100ml, ferritina 1135.o ng/mL noto que tem ligações com vários tipos de doenças do figado e pâncreas venho fazendo um regime alimentar e exercicios quase todos os dias , mas neste final de ano exagerei um polco do dia 1 ao 3 na bebida de whisky e fiquei doente com dor na gargante e com dores no corpo pensei que fosse uma virose tomei tilenol e vitamina c melhorei, mas ao fazer estes exames no dia 21/01/2013 deu estes resultados acima, esta marcado para uma volta com a hematologista que passou alguns exames e que já fiz como por Ex. Hemacromatose 01/10/12, estarei na doutora no dia 25/02/13, existe urgência ou da para esperar ate o dia da consulta. outra pergunta é que venho fazendo regime e exercícios físicos todos os dias como corre mais ou menos 2.5 km e como muito pão integral e arroz integral oferece perigo. desde já agradeço a atenção.

    Malta Jr.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se você perde muito sangue na menstruação pode ser que o ferro tenha que ser tomado indefinidamente, pelo menos até você parar de menstruar.
    Sim, o comprimido tem o mesmo efeito. Existem também ampolas para beber.

  • http://profile.yahoo.com/J4V2L6EP3YYCB6XU4XZSX3MHMA Sissi

    Excelente artigo. Por qto tempo é preciso repor o ferro através de comprimido (menstruo demais devido a cinco miomas no útero)?
    Eu estava tomando o comprimido mastigável, mas ele é escuro e estava manchando meus dentes. O comprimido de engolir tem o mesmo efeito?
    Obrigada.

  • http://profile.yahoo.com/J4V2L6EP3YYCB6XU4XZSX3MHMA Sissi

    Excelente artigo. Por qto tempo é preciso repor o ferro através de comprimido (menstruo demais devido a cinco miomas no útero)?
    Eu estava tomando o comprimido mastigável, mas ele é escuro e estava manchando meus dentes. O comprimido de engolir tem o mesmo efeito?
    Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você perde muito sangue na menstruação pode ser que o ferro tenha que ser tomado indefinidamente, pelo menos até você parar de menstruar.
      Sim, o comprimido tem o mesmo efeito. Existem também ampolas para beber.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Anemia não vira leucemia. Nunca.

  • Eleandra

    gostei da materia me ajudou muito obrigado

  • Caroline_cs_14

    dr. meu filho tem tres anos, ele tem uma anemia profunda e ja ta tomando ferro direitinho,mas fiquei mt preocupada pois penso q uma anemia profunda pode se agravar e virar leucemia,me tire essa duvida por favor?!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Anemia não vira leucemia. Nunca.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Anemia NUNCA vira leucemia.

  • Sigrid Fernandes Ramos

    Em pesquisas eu percebi que é raro uma anemia avançar para leucemia, mas no caso de histórico de câncer na família ( no caso, parentes próximos) há um risco da anemia avançar para leucemia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Anemia NUNCA vira leucemia.

  • Wesleydarocha_jhom

    me tirem uma duvida foi doa sangue e nao pode pq deu anemia 38 a moça falou q o normal e 40 ela falou p corta os refrigerantes e volta la o mes q vem isso vai resove eu acho q nao sou anemico pois sou bem disposto

  • Rodrigo G. Albuquerque

    Falta de ferro causa azia, dor no estomago e gastrite?

  • Rodrigo G. Albuquerque

    Falta de ferro causa azia, dor no estomago e gastrite?

  • Kelly

    Olà doutor. Tenho um filho de 3 Anos e 10 meses. O meu filho esta com as fezes esbranquiçada. Gostaria de seber se isso pode ser um sinal de anemia? Obrigada! Kelly

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Fezes brancas podem ser sinal de doença do fígado ou das vias biliares. Entre em contato com o pediatra para saber se está tudo bem.

  • ednilson

    Doutor tenho Hemorroida e ela esta de costume sangrando quando evacuo sangue vivo sei que e um mamilo hemorroidário só que fica as vezes 15 dias sangrando todos os dias que vou a o banheiro isso me causa anemia e sempre tomo fosfato ferroso melhora só que esses dias agora estou sangrando a mais de 15 dias e não estou conseguindo fazer a hemorroida para de sangrar mesmo usando pomada proctyl e tomando remédio o que faço para para de sangra a hemorroida sou do rio de janeiro aonde o senhor atende

  • ednilson

    Doutor tenho Hemorroida e ela esta de costume sangrando quando evacuo sangue vivo sei que e um mamilo hemorroidário só que fica as vezes 15 dias sangrando todos os dias que vou a o banheiro isso me causa anemia e sempre tomo fosfato ferroso melhora só que esses dias agora estou sangrando a mais de 15 dias e não estou conseguindo fazer a hemorroida para de sangrar mesmo usando pomada proctyl e tomando remédio o que faço para para de sangra a hemorroida sou do rio de janeiro aonde o senhor atende

  • Keila becker bueno

    Olá Doutor, a algum tem tive o diagnostico de anemia ferropriva,fiz um tratamento de tres meses com ferropolimaltose,voltei então a repetir os exames e ainda estava baixo o nivel de ferro no meu organismo,agora estou tomando ferrocarbonila, esse tratamento é correrto? porque depois do 1° tratamento nao regularizou o nivel de ferro?

    Obrigada.

  • Keila becker bueno

    Olá Doutor, a algum tem tive o diagnostico de anemia ferropriva,fiz um tratamento de tres meses com ferropolimaltose,voltei então a repetir os exames e ainda estava baixo o nivel de ferro no meu organismo,agora estou tomando ferrocarbonila, esse tratamento é correrto? porque depois do 1° tratamento nao regularizou o nivel de ferro?

    Obrigada.

  • Daniaguida1

    Boa noite!
    Dr.
    Minha mãe já tomou sangue esse ano três vezes, tem uma anemia que não controla nunca já fez muitos exames e não foi descoberto a causa, as feses dela é muito preta e tem um odor horrível, ela já fez endoscopia, colocospia e uma série de exames, o que deverá ser?

    Daniela Ribeiro 

  • Elaine RoselainedosSantos

    ola doutor meu filho tem seis anos e esta com anemia mas o pediatra nao me falou qual tipo de anemia.rs:hemograma 
    eritrograma:hemacias4,25 mm3 hemoglobina10,5 hematocrito 31,7 vcm74,59fen  hcm 24,7 pic chgm33,1 rdw13,5
    leucograma leucocitos por mm3=6.200
    mielocitos 0 metamielocitos 0 bastoes 0 segmentado 47, 2.914 eosinofilos 8,0 496 menocitos 6 372 linfocitos tip 39 2.418 linfocitos atip 0 basofilos 0
    plaquetas 328.000 vpm8,7 fl plaquetocrito 0,28 pdw 14,2.
    sera q o doutor poderia me informar qual o tipo de anemia e o dele?

  • heloisa

    tenho baixa ferritina no ultimo exame estava ( 3 .8 ng/ml ) minha medica mandou que eu tomasse sulfato ferroso, mais pelos sintomas acho que não vai dar tempo de curar antes que eu va parar em um hospital, tenho que ir trabalhar e estudar pois ela não viu a gravidade do meu problema, estou muito fraca com tonteiras e muito confusa sem contar com a irritabilidade, meus cabelos estão caindo minhas unhas estão se desfazendo, mesmo assim ela achou que tenho condições de cuidar de gente, sou tec.de enfermagem da mesma unidade de saude que ela trabalha, o que devo fazer eu quero ficar boa não quero ir para um hospital, estou assustada.
    meu email. angel.axl@hotmail.com

  • luzanira leila nunes

    Doutor sinto todo dia vontade de mastigar pedrinhas de gelo, seria isto um sintoma de anemia ferropriva? devo tomar sulfato ferroso? pois tenho forte sangramento durante a menstruação.

  • Debora larissa

    ola doutor a muito tempo estou tendo muita tontura fraqueza as vezes taquis cardia e frequentemente tenho caimbras.uma vez fiz exame de sangue e deu que eu tava com uma anemia moderada ja faz pouco mais de um ano…tomei ferro…e com o tempo passou mais vira e mexe esses sintomas voltam,tambem sinto tontura quando tomo por exemplo coca cola ou certos doces…doutor vc axa que ainda devo estar com anemia??? e vc axa que minha anemia pode estar sendo causada por alguma doença??? se sim qual doença o senhor axa que poderia ser????

  • Elyrufino

    a pessoa com anemia pode ficar sem menstruar?

  • Mauro Lacerda

    Dr.Pedro, to sentindo muita tontura, canseira e escuridão nas vistas.  O médico pediu exames de sangue e urina, apos ver os exames disse que ta normal.
    Mas quando cheguei em casa, vi no exames os seguintes: Hemácias 4,28 ; Hematócrito 38,9% ; Hemoglobina 13,6%. Será que realmente ta normal.
    Desde já, obrigado.

  • Chilani

    Dr. meu cabelo cai muito mesmo, estou me sentido péssima, feia com o cabelo muito ralo,
    hoje fui a dermatologista e o meu caso não chega a ser uma anenia estou com 39 ng/ml
    e ela me receitou ferro Combiron 120 mg 2x ao dia, a médica disse que é esse o motivo
    da queda de meu cabelo, e marquei ginecologista porque perco muito sange quaqndo
    menstruo.

    Aguardo retorno!!!

  • Debora larissa

    ola doutor a muito tempo estou tendo muita tontura fraqueza as vezes taquis cardia e frequentemente tenho caimbras.uma vez fiz exame de sangue e deu que eu tava com uma anemia moderada ja faz pouco mais de um ano…tomei ferro…e com o tempo passou mais vira e mexe esses sintomas voltam,tambem sinto tontura quando tomo por exemplo coca cola ou certos doces…doutor vc axa que ainda devo estar com anemia??? e vc axa que minha anemia pode estar sendo causada por alguma doença??? se sim qual doença o senhor axa que poderia ser????

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Em adultos é basicamente anemia. Nas crianças há também um maior risco de infecções e baixo desenvolvimento intelectual.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Em adultos é basicamente anemia. Nas crianças há também um maior risco de infecções e baixo desenvolvimento intelectual.

  • Junior Moura

    Dr. Quais os efeitos ocasionados pela deficiência de ferro no organismo?

  • Junior Moura

    Dr. Quais os efeitos ocasionados pela deficiência de ferro no organismo?

  • Russa Ana

    Drs. Bom dia, a análise ao sague que fiz produziu os seguintes valores:
    LEU: 4.5B 103 /µL
    HCT: 33.3B %
    VCM: 71B fL
    HCM: 23.5BB pg
    CHCM: 33.0 g/dL
    __
    NE: 40.5RBB %
    LI: 53.5RA %
    MO : 1.1RB %
    NE# : 1.84RB 103 /µL
    MO#: 0.05RB 103 /µL
    Dei a luz a 6 meses, por cesariana electiva (por apresentar 2 fibromiomas calcinados) e ter tido durante toda gravidez hipertensão arterial e a partir das 22 semanas diabetes gestacionais.
    Podem ajudar-me a interpretar esses valores por favor?
    Neste caso foi-me diagnosticado Anemia o que é uma coisa recorrente para mim. Desde que me conheço que tenho insuficiencia de ferro no organismo o que muitas vezes explica a minha baixa HGB mais neste caso pergunto-vos será que as minha filhas poderão vir a sofrer deste mal?
    Obrigada por tudo e bom trabalho.

  • luzanira leila nunes

    Doutor, estou com uma mania terrivel de comer gelo, todo dia, será que estou com anemia ferropriva?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Este é um dos sintomas possíveis

  • Chilani

    Dr. meu cabelo cai muito mesmo, estou me sentido péssima, feia com o cabelo muito ralo,
    hoje fui a dermatologista e o meu caso não chega a ser uma anenia estou com 39 ng/ml
    e ela me receitou ferro Combiron 120 mg 2x ao dia, a médica disse que é esse o motivo
    da queda de meu cabelo, e marquei ginecologista porque perco muito sange quaqndo
    menstruo.

    Aguardo retorno!!!

  • Fran

    minha filha de 2 anos estava com hematócrito 33 e agora esta com 28,5como devo proceder ou não há preocupação .

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Este é um dos sintomas possíveis

  • luzanira leila nunes

    Doutor, estou com uma mania terrivel de comer gelo, todo dia, será que estou com anemia ferropriva?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se o sangramento tiver origem no estômago, sim.

  • Bruninhaap2008

    Doutor adorei esse blog!Estou com gatrite e sagramento nas fezes ja é grave?

  • Darioguedes

    Doutor esse problema de coagulação é muito grave ? 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Falta de ferro não causa hematoma. Ela precisa ser reavaliada por um médico. Pode ser problema na coagulação.

  • darioguedes

    Ela tem 52 anos de idade , um pouco acima do peso 1,55 m é pesa 75 kg

  • darioguedes

    Doutor a minha mãe está com hipertensão estágio 1 pressão (15/10) esta tomando remedios para controla-lo com a prescrição medica , mas nos ultimos meses tem aparecido diversos hematomas grandes no corpo dela braço,perna,barriga sem um motivo aparente é se cura naturalmente , isso é devido a má dieta é a falta de ferro ? ela não costuma praticar exercicios

  • darioguedes

    Doutor a minha mãe está com hipertensão estágio 1 pressão (15/10) esta tomando remedios para controla-lo com a prescrição medica , mas nos ultimos meses tem aparecido diversos hematomas grandes no corpo dela braço,perna,barriga sem um motivo aparente é se cura naturalmente , isso é devido a má dieta é a falta de ferro ? ela não costuma praticar exercicios

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Falta de ferro não causa hematoma. Ela precisa ser reavaliada por um médico. Pode ser problema na coagulação.

  • preta joaquim

    parabéns por este texto.muito esclarecedor.Gosto muito deste blog,muito obrigada pelas informacões!